quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Murray e Del Potro vencem e passam às oitavas no Masters de Pari


Tenista britânico derrota o francês Paul-Henri Mathieu, e argentino passa pelo colombiano Alejandro Falla

Por SporTV.com Paris

Andy Murray e Juan Martin Del Potro estrearam com tranquilidade no Masters 1000 de Paris, nesta quarta-feira. O britânico venceu o francês Paul-Henri Mathieu por 2 sets a 0 (7/5 e 6/3) e avançou para as oitavas de final após 1h32m. O tenista da Argentina foi ainda mais rápido. Em 1h17m, bateu o colombiano Alejandro Falla por duplo 6/2.

Na próxima fase, Murray, o terceiro do mundo, irá enfrentar o qualifier polonês Jerzy Janowicz, 69º do ranking, que passou pelo croata Marin Cilic na segunda rodada. Del Potro, o oitavo do ranking, terá pela frente o francês Michael Llodra, número 121 do mundo, que surpreendeu ao eliminar o americano John Isner (11°) por 2 sets a 0.

Tenista Andy Murray (Foto: Agência Reuters)Andy Murray comemora durante a vitória sobre o francês Paul-Henri Mathieu (Foto: Agência Reuters)

Mais cedo, David Ferrer também havia garantido classificação às oitavas ao derrotar o compatriota Marcel Granollers por 6/1 e 6/3. O número 5 do mundo vai agora enfrentar o suíço Stanislas Wawrinka.

Na chave de duplas, o brasileiro Marcelo Melo avançou ao lado do croata Marin Cilic depois que o sueco Robert Lindstedt e o romeno Horia Tecau desistiram no segundo set. Após ganhar a primeira parcial por 6/3, a dupla do brasileiro vencia a segunda po

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2012/10/murray-e-del-potro-vencem-e-passam-oitavas-no-masters-de-paris.html


Neymar tem participação em 46,1% dos gols da era Mano e iguala R9


Convocado para amistoso contra a Colômbia, atacante tem sido efetivo na equipe principal. Assim como o Fenômeno, ele marcou 16 gols em 25 jogos

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro

Carrossel_NEYMAR_EVOLUINDO_SELECAO - 2 (Foto: arte esporte)Neymar em vários momentos com a camisa da seleção brasileira (Foto: Arte Esporte)

"Neymar não repete na seleção brasileira as mesmas atuações do Santos". Desde que o atacante do Peixe estreou com a amarelinha, a frase é entoada pelos críticos quando não acontece uma pedalada, caneta ou jogada de efeito. Mas os números não mostram bem isso. Dos 25 jogos que disputou na equipe principal, o camisa 11 marcou 16 gols e deu oito assistências, tendo participado de 46,1% dos lances de bola na rede da equipe nacional. Números altos para um garoto de apenas 20 anos.

 Mas não é apenas a participação de Neymar nos gols da era Mano Menezes que chama a atenção. Ao balançar a rede nos amistosos contra o Iraque, em Malmo (veja o golaço no vídeo ao lado), na Suécia, e diante do Japão, na Polônia, o atacante atingiu uma outra marca: igualou em seus primeiros 25 jogos na seleção brasileira o feito de Ronaldo Fenômeno, que com os mesmos 20 anos chegou a números semelhantes aos da atual estrela do time nacional.

Neymar fica atrás apenas de quatro outros artilheiros do time canarinho que, com os mesmos 25 jogos do atacante do Santos, conseguiram balançar mais vezes a rede dos adversários. Apenas Pelé (29 gols), Leônidas (27), Zico (22) e Ademir Menezes (21) têm números melhores do que o camisa 11 do time canarinho, convocado por Mano Menezes para o amistoso contra a Colômbia, no dia 14 de novembro, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.
Com números olímpicos, percentual sobe ainda mais

Neymar brasil Atsuto Uchida japão (Foto: Agência Reuters)Neymar marcou duas vezes na vitória por 4 a 0
sobre os japoneses (Foto: Agência Reuters)

Na atual edição do Campeonato Brasileiro, Neymar também tem participação impressionante nos gols do Santos. Além de ter marcado nove vezes, ele ainda deu cinco assistências nos 13 compromissos que participou da equipe da Vila Belmiro, cotribuindo com 63,6% das bolas na rede do Peixe. Mas os 46,1% da Seleção sobem de maneira contundente se computadas as partidas que o camisa 11 disputou pela equipe olímpica.

Em 2012, Neymar esteve em sete compromissos da equipe sub-23. Foram quatro gols e cinco assistências. Por conta de tais números, a participação do atacante no percentual de bolas na rede da equipe nacional sobe para pouco mais de 55%. Números parecidos com os dos principais artilheiros do Campeonato Brasileiro. Luís Fabiano e Fred, por exemplo, com 57,14% e 52,63%, respectivamente. Sinal de que o camisa 11 está no caminho certo.

- Estamos criando a nossa identidade. Está sendo muito importante esse momento e fico feliz com o que estou fazendo. Espero que daqui para frente possamos melhorar ainda mais - disse Neymar, logo após os gols marcados na vitória por 4 a 0 sobre o Japão, na Breslávia, na Polônia.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/10/neymar-tem-participacao-em-461-dos-gols-da-era-mano-e-iguala-r9.html

Sem receber salários, Diego Souza tenta liberação imediata do Al Ittihad


Meia aciona escritório de advocacia para buscar a rescisão unilateral na Fifa. Ele pretende defender um clube paulista na próxima temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Diego Souza Al Ittihad Guangzhou (Foto: Reprodução / Site Oficial)Diego Souza (D) quer sair imediatamente do Al
Ittihad, da Arábia (Foto: Reprodução / Site Oficial)

Três meses depois de sua chegada ao Al Ittihad, da Arábia Saudita, o meia Diego Souza entrou em contato no fim da última semana com o escritório de advocacia de Marcos Motta, especialista em direito esportivo, para tentar a rescisão unilateral de seu compromisso com os sauditas. O jogador ainda não recebeu salários no novo clube e pretende voltar imediatamente ao Brasil. O primeiro passo foi notificar os árabes para um possível acordo. Se não acontecer, a Fifa será acionada. Segundo pessoas próximas ao camisa 10, ele já negocia e deve acertar com uma equipe paulista para a próxima temporada.

Irritado com a falta de pagamento, Diego pediu para ficar fora da segunda partida da semifinal da Liga dos Campeões da Ásia, nesta quarta-feira, entre Al Ittihad e Al Ahli. Prioridade do clube na temporada, a competição oferece uma vaga ao campeão no Mundial de Clubes, que será disputado em dezembro. O clube, no entanto, acabou eliminado.

- Eu não posso falar sobre esse assunto agora. Realmente é uma situação delicada. Estou blindado e, por isso, não posso me pronunciar - afirmou o jogador ao GLOBOESPORTE.COM.

O Al Ittihad pagou apenas o acordo de luvas quando Diego foi contratado. Depois disso, o jogador não recebeu um centavo sequer e sua paciência se esgotou com os sauditas, que tampouco pagaram o que devem ao Vasco e à Traffic pela negociação. O clube carioca teria direito a receber, com a cotação, cerca de R$ 5 milhões da negociação (33,3%), que totalizou aproximadamente R$ 14,4 milhões, mas o departamento jurídico cobra na Fifa ainda uma multa de 20% do total por causa do atraso no pagamento. No dia 8 de novembro expira o prazo para que o time local se posicione à entidade.

O jogador não gostou do discurso da diretoria vascaína de que ele só deixou o clube em julho porque quis e, por isso, já revelou a amigos que não há hipótese de voltar a São Januário. Na última terça-feira, o presidente Roberto Dinamite tornou a tocar no assunto e afirmou que o clube tem um limite para tentar evitar a saída de um jogador que pensa em se transferir.

Como rescindiu seu contrato, nada mais o liga ao Vasco. Mesmo que os advogados cruz-maltinos consigam o ganho de causa na Fifa, o que só deve acontecer em 2013, a disputa pelo dinheiro é só com o Al Ittihad, e Diego poderia jogar normalmente por outro clube.

Bruno Mendes dá boa notícia sobre Seedorf: 'Volta em duas semanas'


Holandês tem lesão na coxa direita, já está vetado para confronto com o Palmeiras, domingo, e deve desfalcar o Bota ainda contra a Portuguesa

Por Raphael Marinho e Thales Soares Rio de Janeiro

Bruno Mendes na coletiva do Botafogo (Foto: Raphael Marinho / Globoesporte.com)Bruno Mendes confia nos substitutos de Seedorf
(Foto: Raphael Marinho / Globoesporte.com)

O holandês Seedorf vem fazendo tratamento intensivo para se recuperar de uma lesão na coxa direita, sofrida no sábado, durante a vitória por 4 a 0 sobre o Atlético-GO, no Engenhão. Ele fará um novo exame na próxima semana para saber como foi a evolução de sua recuperação e estabelecer uma nova programação de treinamentos.

O médico Luiz Fernando Medeiros não quis falar em prazo, mas o atacante Bruno Mendes acabou mostrando confiança na recuperação do companheiro. Seedorf, no entanto, já está vetado para o confronto com o Palmeiras, domingo, em Araraquara, e não deve enfrentar a Portuguesa, no fim de semana seguinte, no Engenhão.

- Ele (Seedorf) falou que volta em duas semanas. Enquanto isso, outro que entrar no lugar dele vai fazer a diferença também - comentou Bruno Mendes.

Com esse prazo, a volta de Seedorf só deve acontecer contra o Sport, em jogo marcado, por enquanto, para o dia 18 de novembro. Contra o Palmeiras, Fellype Gabriel é o favorito para ocupar a sua vaga.

O Botafogo está na sexta colocação no Campeonato Brasileiro, com 50 pontos, oito atrás do São Paulo, que seria o último time classificado para a Taça Libertadores do ano que vem.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/10/bruno-mendes-da-boa-noticia-sobre-seedorf-volta-em-duas-semanas.html

Zinho pede suspensão do Brasileirão com polêmica de Inter x Palmeiras


Para diretor de futebol do Fla, competição não deveria seguir enquanto caso não fosse julgado; ele lembra erro contra o time no jogo com Cruzeiro

Por Janir Júnior Belo Horizonte

No momento atual do Campeonato Brasileiro, o campo e bola muitas vezes têm ficado em segundo plano. Entram em campo decisões dos tribunais e também da CBF. Diretor de futebol do Flamengo, Zinho acredita que a competição deveria ser paralisada até que se tenha uma definição sobre a polêmica envolvendo o confronto entre Palmeiras e Internacional, e o gol de mão de Barcos, confirmado, e depois anulado pelo árbitro (assista o vídeo).

- O problema do Palmeiras entrando na Justiça, foi gol de mão, o juiz não deu. Cara, tem que parar o campeonato. Está bom, não somou os pontos. Mas e agora? Vai julgar isso quando? Vai decidir quando? Vários clubes estão interessados no resultado... Como vai ser isso? Para as rodadas, julga, vê o que vai dar, depois continua. Não estou dizendo que o Palmeiras está errado, está no direito dele. Mas o Inter também, o gol foi de mão. Mas vai esperar julgar até quando? – questionou Zinho.

Para as rodadas, julga, vê o que vai dar, depois continua. Não estou dizendo que o Palmeiras está errado, está no direito dele. Mas o Inter também, o gol foi de mão. Vai esperar julgar até quando?"
Zinho

O diretor de futebol do Flamengo destacou que todos os times que se sintam prejudicados têm o mesmo direito, e citou um erro da arbitragem contra o Flamengo no empate em 1 a 1 com o Cruzeiro, no Engenhão, quando Liedson teve um gol legal anulado quase no fim da partida.

- Então, o Flamengo também vai entrar. O nosso gol contra o Cruzeiro foi legal, legal. Dizem: “ah, mas foi um erro do bandeirinha”. Quem garante que não falaram no ouvido dele? Todos os clubes que se sentirem prejudicados no campeonato podem entrar com uma ação e o campeonato vai parar. Está ficando chato isso no futebol. Estão tendo muitas brechas... - destacou o diretor.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva pediu à CBF que não compute ainda os pontos do Internacional na vitória sobre o Palmeiras por 2 a 1, no último sábado, já que existe a alegação de que houve interferência externa na anulação do gol de Barcos. O julgamento da partida ainda não tem data conhecida, mas a previsão de Flavio Zveiter, presidente do STJD, é que uma sessão extraordinária analise o caso no dia 8 ou 14 de novembro.


Otimista, dirigente do Palmeiras revela frase de árbitro: 'Veja aí'


"OPINIÃO DO BLOG COM "INDIGNAÇÃO"

"A que ponto chegou o Futebol  Brasileiro PENTA-CAMPEÃ DO MUNDO!!!
Dirigentes de Clube brasileiro apelam aos TRIBUNAIS para que GOL reconhecidamente feito com a MÃO  seja VALIDADO!!! QUANTA IMORALIDADE"

Segundo Piraci Oliveira, juiz pediu a quarto árbitro que checasse com alguém se houve gol de mão. Ele diz ter vídeo com o momento do pedido

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Depois de o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pedir à CBF que não compute ainda os pontos do Internacional na vitória sobre o Palmeiras por 2 a 1, no último sábado, agora o time paulista diz ter mais uma evidência de que houve interferência externa na anulação do gol de Barcos. O diretor jurídico do Alviverde, Piraci Oliveira, conta que o clube possui um vídeo mostrando o árbitro Francisco Carlos Nascimento pedindo, através de seu ponto eletrônico, ajuda ao quarto árbitro, Jean Pierre Gonçalves Lima. A tese do diretor palmeirense é que o juiz queria saber se havia sido gol de mão ou não. No entanto, a frase proferida por Nascimento não deixa claro qual era exatamente o objetivo dele na ocasião.

- Vimos ontem um vídeo no qual o juiz diz para o quarto árbitro, através do comunicador, após o lance: 'Veja aí'. Ele coloca a mão no microfone e diz esta frase - ressaltou o dirigente do Palmeiras, em entrevista à rádio "Estadão/ESPN". 

Além do vídeo, o clube paulista reuniu outras evidências para apresentar ao STJD no dia do julgamento (ainda não marcado) do pedido de anulação da partida. O Palmeiras defende que o árbitro só soube que o gol de Barcos foi com a mão porque recebeu a informação do quarto árbitro. Este soube do ocorrido pelo delegado da partida, que consultou uma repórter à beira do campo. O Alviverde ainda não sabe se pedirá o depoimento da jornalista, mas não descarta a possibilidade. Piraci admite estar bem mais confiante sobre um resultado favorável ao Palmeiras.

- O Palmeiras luta por um princípio. A arbitragem é muito ruim, e o clube já foi prejudicado por erros de fato, o que acontece, mas esse é um erro de direito. A minha convicção sempre foi de que houve interferência externa. Mas depois de colher as provas e com toda essa massa de informação nova estou muito mais otimista do que antes. Sei que não é nada fácil, mas estou otimista - acrescentou o diretor jurídico do Verdão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2012/10/otimista-dirigente-do-palmeiras-revela-frase-de-arbitro-veja-ai.html

Irmãs Williams jogam na África para defender os direitos das mulheres


Venus e Serena disputam partidas de exibição na Nigéria e na África do Sul

Por GLOBOESPORTE.COM Lagos, Nigéria

As irmãs Williams iniciaram nesta quarta-feira uma jornada que vai muito além das pancadas na bolinha amarela. Venus e Serena chegaram à cidade de Lagos, na Nigéria, onde vão disputar jogos de exibição com o objetivo de chamar atenção para os direitos da mulher no continente africano. Elas vão promover uma clínica para crianças em um clube e visitar uma escola durante uma aula de educação sexual. Na sexta-feira, a dupla segue para a África do Sul, onde fará a mesma campanha.

Serena e Venus Williams são recebidas por Governador em cidade da Nigéria (Foto: AFP)Em Lagos, as irmãs Williams foram recebidas pelo governador Babatunde Fashola (Foto: AFP)


FONTE:

Evento com Federer em SP terá mais um dia e presença de David Ferrer


Organização confirma jogos de exibição de 6 a 9 de dezembro, no Ibirapuera

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Tênis David Ferrer atp de Valencia (Foto: Agência EFE)David Ferrer está confirmado no evento de
dezembro em São Paulo (Foto: Agência EFE)

Como se não bastassem Roger Federer, Maria Sharapova, Serena Williams, e um punhado de estrelas do tênis mundial, o evento do fim do ano no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, abriu ainda mais o leque. A organização anunciou nesta quarta que adicionou mais um dia de exibições e confirmou as presenças dos espanhóis David Ferrer e Tommy Robredo. O evento agora terá quatro dias, de 6 a 9 de dezembro.

Depois do corredor Usain Bolt e do nadador Michael Phelps, em dezembro será a vez de os astros do tênis invadirem o Brasil. Antes dos anúncios de Ferrer e Robredo, já estavam confirmados Federer, Sharapova, Serena, Caroline Wozniacki, Victoria Azarenka e Jo-Wilfried Tsonga, além do brasileiro Thomaz Bellucci.

6 de dezembro
19h30m - Bob/Mike Bryan x Bruno Soares/Marcelo Melo
Não antes das 21h30m - Roger Federer x Thomaz Bellucci


7 de dezembro
19h30m - Maria Sharapova x Caroline Wozniacki
Não antes das 21h30m - Thomaz Bellucci x Jo-Wilfried Tsonga


8 de Dezembro
19h - Serena Williams x Victoria Azarenka
Não antes das 21h - Roger Federer x Jo-Wilfried Tsonga


9 de Dezembro
16h - Thomaz Bellucci x Tommy Robredo
Não antes das 18h - Roger Federer x David Ferrer


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/10/evento-com-federer-em-sp-tera-mais-um-dia-e-presenca-de-david-ferrer.html

Novak Djokovic 'encarna' Darth Vader e cai na estreia do Masters de Paris


Sam Querrey perde primeiro set por 6/0, reage e vence sérvio por 2 sets a 1

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

No espírito do Halloween, Novak Djokovic entrou em quadra com a máscara de Darth Vader. Sob a pele do vilão da série "Star Wars", que ganhará novos episódios como anunciado pelos estúdios Disney na terça-feira, ele arrancou aplausos da arquibancada. Como futuro número 1 do ranking (voltará à liderança na próxima semana), arrancou em apenas 20 minutos um 6/0 no primeiro set contra Sam Querrey. Nesta quarta-feira, a partida de estreia no Masters 1000 de Paris parecia caminhar para uma vitória tranquila, mas o americano reagiu.  Fez mais. Surpreendeu o sérvio, que amargou uma derrota de virada: 2 sets a 1, parciais de 0/6, 7/6 (5) e 6/4.
  
A útima vez que Djokovic tinha sido eliminado na primeira rodada de um torneio foi em março de 2010. Na segunda-feira, ele ainda tinha dúvidas se participaria ou não do Masters devido a um mal estar. No ano passado, Nole teve de abandonar a disputa por conta de dores no ombro.

Djokovic máscara Darth Vader (Foto: EFE/Ian Langsdon)Djokovic brinca com a máscara de Darth Vader antes do jogo (Foto: EFE/Ian Langsdon)

Diante de Querrey, Djokovic parecia sobrar em quadra. Ao menos na primeira parcial. O adversário aceitava, sem resistência, aos seus ataques. Teve seu serviço quebrado e não conseguiu mudar a situação durante todo o primeiro set. Sacando bem, Djokovic precisou apenas de 20 minutos para vencer com direito a pneu: 6/0.

O americano não se conformava. Resolveu se arriscar mais nas subidas de rede e melhorar o saque para tentar sair daquela situação incômoda. Dois aces o levaram a finalmente ganhar um game, o que foi comemorado com as mãos erguidas para o céu (2/1). Querrey acordou e conseguiu a virada tirando proveito dos erros de Djokovic: 3/2.  O sérvio se recuperou, chegou ao empate (4/4), mas o rival o colocava para correr.  E, de ace em ace, Querrey tomou novamente o comando do placar (5/4). Nole confirmou seu serviço e deixou tudo igual de novo e se salvou de novo, levando o jogo para o tie-break.

Querrey saiu na frente e fez 3-1. Com uma dupla falta, deixou Djokovic se aproximar. O sérvio conseguiu equilibrar as ações novamente (5-5), mas se precipitou. Querrey sacou com set point e venceu: 7-5.

No set decisivo, Djokovic começou melhor. Até se complicar com uma dupla falta e ter seu saque quebrado (3/2). Dali em diante, o sérvio se esforçou para se manter no jogo, mas Querrey manteve a calma fechando o confronto.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2012/10/djokovic-encarna-darth-vader-e-cai-na-estreia-do-masters-de-paris.html

Destaque da seleção juvenil, casal concilia rotina de jogos com romance


Namorados há seis meses, João Rafael e Rosamaria aproveitam afinidade nas quadras para intensificar relacionamento marcado pela paixão ao vôlei

Por GLOBOESPORTE.COM Saquarema, Rio de Janeiro

Namorados há seis meses, João Rafael e Rosamaria dividem a rotina nas quadras com o clima de romance (Foto: Divulgação)Os namorados João Rafael e Rosamaria se dividem
entre as quadras e o romance (Foto: Divulgação)

O duradouro relacionamento de Murilo e Jaqueline, casados desde 2009, inspira um novo romance do vôlei nacional. Seguindo os passos das estrelas da seleção brasileira, os “calouros” João Rafael e Rosamaria também resolveram assumir a paixão que surgiu entre saques e cortadas.

Destaques da seleção juvenil, os dois se conheceram no CT de Saquarema, no litoral fluminense, mas a intensa rotina de treinos impedia qualquer tentativa de aproximação. Até que a catarinense foi a São José, na região metropolitana de Florianópolis, para assistir a uma partida da equipe masculina no Campeonato Brasileiro de Seleções, no último mês de abril.

- Nos conhecemos em Saquarema, mas nem nos falávamos direito. Até que ela foi ver uma competição minha e acabamos nos encontrando por lá. Foi aí que ficamos pela primeira vez. Foi tão legal que um mês depois estávamos namorando - lembra João Rafael, de 19 anos, que também joga pelo Campinas.

Este mês, as duas seleções juvenis disputam o Campeonato Sul-Americano. A equipe feminina conquistou seu 17º título na segunda-feira, em Lima, Peru, ao desbancar as donas da casa por 3 sets a 1. O time masculino estreia na competição nesta quarta-feira, às 16h30m, contra a Colômbia.

Além das afinidades no namoro, os ponteiros também têm a camisa 9 em comum (Foto: Divulgação)Além das afinidades no namoro, os ponteiros também têm a camisa 9 em comum (Foto: Divulgação)

Como o campeonato dos garotos será disputado no Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema, João Rafael acredita que a proximidade da namorada possa ajudá-lo nas partidas. Para superar a distância enquanto Rosamaria jogava no Peru, o ponteiro assistia aos jogos da amada pelo computador.

Mesmo longe, o namorado de Rosamaria penou para controlar o nervosismo enquanto conferia o desempenho da ponteira de 18 anos na final de Lima. Mas a catarinense, que é a capitã do time comandado por Luizomar de Moura e também atua pelo São Caetano, não só contribuiu para o título brasileiro, como foi eleita a melhor atacante da competição.

João Rafael assiste pelo computador à final disputada por Rosamaria no Peru  (Foto: Divulgação)João Rafael assiste pelo computador à finaldisputada por Rosamaria no Peru (Foto: Divulgação)

- Ih, vou ter que ganhar aqui também. Nós fazemos uma disputa de prêmio individuais, e como ela ganhou lá, tenho que ganhar aqui também - brinca João Rafael, ao festejar a conquista da namorada.

Em busca de uma vaga para o Mundial da Turquia, em 2013, a seleção juvenil masculina começa a campanha contra a Colômbia, e depois encara o Chile pelo Grupo A. Os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais, marcada para a sexta-feira. A final será disputada no sábado.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/10/destaque-da-selecao-juvenil-casal-concilia-rotina-de-jogos-com-romance.html

Fernandão segue os passos do irmão e faz estreia com Márcio em Campinas


Quatro anos após ver Fábio Luiz e o cearense conquistarem a prata olímpica, capixaba celebra: 'É a chance de dar um passo adiante na minha carreira'

Por Helena Rebello Rio de Janeiro

Na última vez que Campinas recebeu uma etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, há sete anos, Márcio e Fábio Luiz subiram no lugar mais alto do pódio. A partir desta sexta-feira, será a vez de Fernandão, o caçula da família Magalhães, assumir o lugar que foi do irmão Fábio por cinco anos no passado para disputar, em parceria com o cearense, o quarto torneio da temporada 2012/2013 do campeonato nacional. O SporTV transmite as semifinais e finais, ao vivo, no sábado e no domingo.

vôlei de praia Fernandão e Márcio (Foto: Arquivo Pessoal) Fernandão e Márcio vão jogar juntos a partir do Open de Campinas  (Foto: Arquivo Pessoal)

Márcio e Fábio Luiz começaram a parceria em 2005 e já no primeiro ano sagraram-se campeões do Circuito Brasileiro. Para os Jogos de Pequim, em 2008, classificaram-se como a segunda dupla do país, mas bateram os compatriotas Ricardo e Emanuel nas semifinais e conquistaram a medalha de prata. A dupla se separou amigavelmente em 2010 e cada um seguiu seu caminho. Após cinco trocas de parceiro, Márcio tentou – sem sucesso - a classificação para as Olimpíadas de Londres com Pedro Solberg, Fábio passou por uma série de cirurgias para corrigir lesões nos ligamentos dos joelhos.

Fábio Luiz e Márcio posam com a medalha de prata (Foto: Divulgação/Maurício Kaye)Fábio Luiz e Márcio com a medalha de prata nos
Jogos de Pequim (Foto: Divulgação/Maurício Kaye)

Nos dois últimos meses, ao lado de Filipão, o cearense não obteve resultados satisfatórios e ficou fora dos Opens de Goiânia e Belo Horizonte. Decidiu então desfazer a parceria e convidar Fernandão, que também não teve bom desempenho ao lado de Gilmário neste início de temporada. Passaram a treinar em Fortaleza sobre o comando do técnico Ronaldo Rocha, que ajudou na conquista do pódio olímpico há quatro anos. E agora, juntos, alimentam esperanças de subirem no ranking nacional.

- Já havíamos conversado sobre essa possibilidade antes e no ano passado jogamos juntos em uma oportunidade. Acho que jogar com ele, um atleta olímpico de alto nível, vai me acrescentar muito. Meu irmão ficou muito feliz e me disse para aproveitar essa oportunidade como ele fez na época, porque jogar ao lado de alguém que tem essa bagagem é algo para o próprio crescimento. É a chance de dar um passo adiante na minha carreira – contou Fernandão, por telefone.

Com os pontos que os atletas têm no ranking nacional, a dupla garantiu classificação direta para o Open de Campinas, que reúne a elite do vôlei de praia nacional. Além deles, outras duplas irão estrear na competição no interior paulista. O próprio Fábio Luiz forma uma nova parceria. Ao lado de Oscar, o capixaba conquistou a vaga ao vencer o Nacional, enquanto seus antigos parceiros, Rodrigo Saunders e Luciano, ganharam vaga direto na fase principal. Ao todo, 16 duplas estão inscritas no torneio masculino, e outras 12 disputam o título feminino.


vôlei de praia Beto Pitta, Lipe, Fabio Luiz, Oscar, Rhuan, Carlos campinas (Foto: Divulgação / CBV)No centro, Fábio Luiz e Oscar inicam parceria com título no Nacional e vaga no Open (Foto: Divulgação / CBV)

Fora desta etapa, dois jovens talentos da modalidade também passaram a treinar juntos. Após dividir a quadra com Márcio no início da temporada, Filipão voltou a morar no Espírito Santo e agora jogará com Márcio Gaudie. O carioca trabalha com Letícia Pessoa, técnica de Alison/Emanuel e que guiou Adriana Behar/Shelda nas duas pratas olímpicas da dupla.

- Não foi essencial para o fechamento da dupla, mas poder trabalhar com a Letícia de novo e estar dentro desse grupo de treinamento é um fator muito positivo. O Gaudie é um cara de quem sempre gostei, um menino que sempre correu muito atrás do que quis. Pelo menos por enquanto vamos nos dividir entre o Rio de Janeiro e Vitória – contou Filipão, que trabalhou com Letícia por alguns dias para jogar o Open de Goiânia ao lado de Emanuel, já que Alison se recuperava de cirurgia.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2012/10/fernandao-segue-os-passos-do-irmao-e-faz-estreia-com-marcio-em-campinas.html

Pai e chefe: à la Bernardinho, Paulão assume dupla função e treina o filho


Com 17 anos, Pedro Henrique dá primeiros passos ao lado de campeões olímpicos como Gustavo e Minuzzi no Canoas Vôlei. Paulão é o treinador.

Por Jessica Mello Canoas, RS

Paulão, técnico de vôlei do Canoas (Foto: Ricardo Rimoli/CBV)Paulão tem no Canoas a sua primeira experiência
como técnico de vôlei  (Foto: Ricardo Rimoli/CBV)

Em sua primeira experiência como técnico, 20 anos após conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona, Paulo André Jukoski da Silva, o Paulão, tem uma responsabilidade maior do que “apenas” orientar grandes craques como Gustavo Endres e Roberto Munuzzi dentro de quadra. Repete com o seu filho, Pedro Henrique, de 17 anos,  no Canoas Vôlei, a jornada simultânea de comandante e pai, já realizada por Bernardinho e Bruninho. A ideia, claro, é conseguir a mesma sintonia em família alcançada pela dupla campeã mundial pela seleção brasileira.

- Tento não transparecer muito, mas acho isso bacana. Quando eu estava começando, não tive a oportunidade de aprendizado que ele está tendo agora. E isso é muito bom. A gente nunca sabe até onde um menino vai no esporte, mas ele está focado e determinado e adora jogar vôlei - conta o profissional, sem deixar de ser coruja.

Se há semelhanças entre a dupla de pais e filhos, uma diferença entre eles também se destaca. Enquanto Bruninho herdou até a mesma posição que o pai Bernardinho, o jovem do Canoas Vôlei optou por um lugar diferente em quadra. Na época de atleta, Paulão jogava como central. Agora, Pedro Henrique espera crescer como levantador.

Primeira lição é fora da quadra

Ao contrário de Pedro Henrique, que já nasceu em uma família de campeões e recebeu todo o apoio financeiro para seguir no esporte, Paulão precisou contar com uma ajuda providencial. Todos os dias, João Batista, treinador do atleta na adolescência, deixava cinco cruzeiros na mochila do futuro campeão. Não era uma fortuna, mas o suficiente para pagar a passagem de ônibus de Gravataí, na Região Metropolitana, onde morava, até as quadras da Sogipa, em Porto Alegre.

Os valores arraigados depois de adulto em Paulão são frutos do exemplo recebido quando criança, de poder abrir mão de algo para apoiar uma causa ou alguém. Esse é um dos motivos pelos quais Paulão aceitou o desafio de comandar o Canoas Vôlei no início deste ano, quando a equipe se preparava para disputar a Superliga B. O projeto tinha como objetivo fortalecer o vôlei gaúcho e montar um time que pudesse voltar a figurar nas grandes competições. 


Paulão e filho Pedro Henrique do Canoas Vôlei (Foto: Fernando Potrick / TXT Assessoria)Paulão passando instruções ao filho Pedro Henrique (Foto: Fernando Potrick / TXT Assessoria)

O primeiro passo foi dado ao vencer o Pindamonhangaba na grande final da B e conquistar o direito de disputar a divisão principal da Superliga a partir de novembro. Depois, veio o título do Campeonato Gaúcho no início de outubro, em que a equipe teve uma campanha invicta, com seis vitórias e nenhum set perdido.

Nessa caminhada, Pedro foi andando ao lado do pai. O garoto não faz parte da equipe principal, mas já teve a oportunidade de iniciar algumas partidas como titular. Com isso, usa cada minuto ao lado dos campeões mundiais, seja nos treinos ou nos jogos, para aprender algo de novo.
- Não tenho palavras para explicar o que significa essa experiência para alguém da minha idade. Poder atuar ao lado de jogadores experientes como o Endres e o Minuzzi é um sonho - explica.

Paulão comemora título do Canoas campeão da Superliga B de vôlei (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Paulão comemorando o título do Canoas na
Superliga B (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

No entanto, o vôlei não foi a sua primeira opção no esporte. Até porque para iniciar na modalidade precisava esperar até contar com um pouco mais de idade e altura. Por isso, quando criança, testou primeiro natação, futebol, capoeira, judô, futsal e tênis, tornando as quadras a escolha mais sólida somente aos 12 anos. E permanente, pelo que projeta o jovem:

- Foi um dos últimos esportes que tentei, mas foi o que mais me identifiquei. Fui levando na brincadeira até ver que não tinha mais como intercalar com nenhum outro e acabei optando por focar somente no vôlei.

Se o jovem tinha a liberdade para escolher o esporte que quisesse, também é verdade que a modalidade mais óbvia seria o vôlei. E não somente pela influência de se ter um pai campeão olímpico em casa. O padrinho de Pedro, ninguém menos que o ponta Giovane, também esteve presente na conquista de Barcelona, em 1992. Ou seja, o vôlei estava predestinado a continuar na família.

- A gente come, dorme, vive o vôlei - admite Paulão.

E, no que depender da paixão adquirida nestes anos, Pedro Henrique já tem profissão definida assim que terminar o colégio (atualmente cursa o segundo ano do Ensino Médio no Bom Conselho, em Porto Alegre). Sem pensar ainda em uma possibilidade de curso superior, o levantador tem como prioridade seguir o sonho de ser jogador de vôlei.

Para isso, trabalha com intensidade nos treinos. Além do Canoas, que frequenta cerca de três dias por semana, joga também na categoria infanto do Grêmio Náutico União, aliando lições de técnica e tática à experiência das competições.


Paulão e o filho Pedro Henrique na infância (Foto: Arquivo Pessoal)Paulão e o filho Pedro Henrique na infância (Foto: Arquivo Pessoal)


Pai e filho? Só em casa
A pressão por repetir o sucesso do pai dentro das quadras não incomoda Pedro, que reconhece que ainda tem muito a aprender com o esporte para chegar a uma Olimpíada e, mais ainda, sustentar no peito uma medalha dourada. Para o jovem, as comparações com o pai são normais e não são motivo para se chatear. Pelo contrário, transformam-se em motivação para seguir a trajetória de sucesso da família.

E a cobrança dentro de quadra não diminui por parte do técnico Paulão, que exige do garoto o mesmo que de qualquer outro atleta do Canoas:

Independente de ser meu filho ou não, ele é cobrado igual, não tem proteção"
Paulão, sobre a relação com o filho em quadra

- Independente de ser meu filho ou não, ele é cobrado igual, não tem proteção. Até porque, conhecendo o Pedro, ele nem aceitaria nenhuma intromissão nesse sentido.

Mesmo tendo uma grande influência na carreira do filho, tanto pela escolha do esporte por meio da vivência dentro de casa quanto pelos treinamentos no Ginásio do Centro Poliesportivo La Salle, em Canoas, o que Paulão busca mesmo é priorizar os ensinamentos de amizade e respeito. São por meio deles que o caráter do jogador é formado.

- Falo muito para o Pedro seguir os valores humanos. Tudo o que eu aprendi de espetacular na vida eu tento passar, não só para ele, mas para todo o time. Respeito, determinação, ideais, objetivos... As pessoas se moldam em um ambiente positivo, de amizade, de união. E esse ambiente nós temos no Canoas. O caminho (do Pedro) de ser atleta só o tempo irá dizer se ele será de fato. O importante mesmo é o que ele aprende de valor nesse trajeto. 

Valores esses que são os mesmos responsáveis por moldar Paulão na adolescência até que chegasse a três participações em Jogos Olímpicos. Para o iniciante técnico e experiente ex-atleta, o que importa é a lição fora da quadra. O sucesso dentro dela é pura consequência. Afinal, cinco cruzados na mochila podem brilhar tanto quanto uma medalha de ouro.

Após derrota, América-MG demite Mauro Fernandes e já planeja 2013


Decisão da diretoria foi após o revés de 1 a 0 para o ASA, no Independência, resultado que joga por terra as chances do time voltar à Série A ano que vem

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Duraram exatos dois meses a terceira passagem de Mauro Fernandes pelo América-MG. O treinador foi demitido nesta terça-feira, dia 30, após ter voltado ao time em 30 de agosto. A decisão da diretoria foi tomada após a derrota para o ASA, por 1 a 0, no Independência. Esse resultado sepultou as chances do Coelho de voltar à Série A em 2013, um dos objetivos neste ano do centenário do clube. Um dos membros do conselho de administração do América-MG, Francisco de Assis Santiago, disse que a decisão já antecipa um planejamento para 2013.

Segundo o dirigente, que reconhece que o time não almeja mais nada nesta Série B, apenas cumprir tabela, a mudança no comando técnico era necessária. Segundo Santiago, o plantel do clube também será reavaliado. Já foi antecipado, no entanto, que um dos focos para 2013 será a aposta mais forte nas categorias de base do clube.

Já na condição de ex-treinador do América-MG, Mauro Fernandes agradeceu a oportunidade de mais uma vez ter trabalhado em Belo Horizonte. Segundo ele, pelo menos foi possível ter conseguido manter o time na Série B.

Mauro fernandes américa-mg treino (Foto: Roberto Rodrigues / Globoesporte.com)Mauro Fernandes não é mais técnico do América-MG (Foto: Roberto Rodrigues / Globoesporte.com)

- Estou tranquilo. O primeiro objetivo era livrar do rebaixamento o América. O outro, o acesso à Série A. Infelizmente as coisas não aconteceram do jeito que a gente queria. Nosso ciclo está terminando, mas é com tranquilidade.

O nome do novo técnico do América-MG, segundo Francisco de Assis Santiago, deverá ser anunciado ainda nesta semana.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2012/10/apos-derrota-america-mg-demite-mauro-fernandes-e-ja-planeja-2013.html

ASA vence o Coelho e acaba com sonho mineiro de voltar à Série A

Artilheiro do time, Lúcio Maranhão faz o gol que praticamente assegura alagoanos na Segundona. América demite técnico Mauro Fernandes


 A CRÔNICA
por Marco Antônio Astoni

O sonho de voltar à elite do futebol brasileiro no ano do centenário acabou para o América-MG. O time perdeu para o ASA, por 1 a 0, em pleno estádio Independência, em Belo Horizonte, e não tem mais chances de terminar a Série B do Campeonato Brasileiro no G-4. Melhor para a equipe alagoana que, com a vitória, praticamente se livra do rebaixamento. O único gol da partida foi marcado por Lúcio Maranhão, que chegou aos 40 na temporada. Após a partida, foi anunciada a demissão do técnico Mauro Fernandes. O Coelho corre atrás de um novo treinador.

O resultado fez com que o ASA subisse para a 11ª colocação, agora com 44 pontos. O Coelho permaneceu em sétimo, com 50, mas pode perder esta posição depois dos demais jogos da rodada, sexta-feira e sábado.

Na próxima rodada, o América-MG vai a Salvador, onde enfrenta o Vitória-BA, terça-feira, dia 6 de novembro, às 21h50m (de Brasília), no Barradão. Já o ASA vai a Campinas, encarar o Guarani-SP, no Brinco de Ouro, no mesmo dia, só que um pouco mais cedo, às 19h30m. 
Pressão alviverde e... nada de gols!

Foram do time alagoano as primeiras iniciativas da partida. Comandado por Didira, o ASA começou o jogo em cima do América-MG, tocando a bola no campo do adversário. O problema do alvinegro de Arapiraca era o baixo número de finalizações. Mesmo com o time sendo atacado, Neneca era um mero espectador da partida.

O domínio do ASA, porém, durou apenas dez minutos. O América-MG se organizou em campo, Rodriguinho passou a participar mais do jogo, e os times inverteram os papéis. O Coelho, ao contrário do rival, finalizou algumas vezes. Numas delas, inclusive, Ewerthon quase marcou. O atacante cabeceou para o gol, a bola passou pelo goleiro Gilson Rodrigo e o zagueiro Audálio salvou em cima da linha.

A pressão do América-MG continuou. Preso em seu campo de defesa, o ASA não conseguia sair para os contra-ataques, o que acabava chamando o time mineiro para seu campo. Fábio Júnior chutou uma bola na trave. Marquinhos Paraná e Dirceu também tiveram chances para abrir o placar no Independência. Para se ter ideia do domínio americano, o primeiro chute a gol do ASA só foi dado aos 30 minutos, com Lúcio Maranhão.

O jogo cresceu muito em emoção e qualidade técnica nos minutos finais do primeiro tempo, quando o ASA conseguiu se desvencilhar do domínio americano e passou a incomodar Neneca. Como o América-MG não abdicou do ataque, a partida ficou lá e cá. O gol, todavia, não saiu e a decisão da partida ficou para a etapa final.

A marca do artilheiro
O América-MG voltou mudado para o segundo tempo. O volante Marquinhos Paraná deu lugar ao meia Geovanni, o que deixou o time mineiro teoricamente mais ofensivo. Foi o que, de fato, aconteceu. O Coelho partiu pra cima do ASA e criou várias chances reais de gol. A principal delas foi com Rodriguinho, que avançou com a bola dominada desde o campo de defesa e soltou a bomba na trave de Gilson.

O ASA mostrava sua cara vez ou outra, sempre com Didira e Lúcio Maranhão. Muito isolado, jogando entre os zagueiros do Coelho, o atacante Alexsandro pouco produzia. A melhor possibilidade de gol dos alagoanos era através da bola parada. Foi exatamente assim que o ASA abriu o placar no Independência. Após cobrança de escanteio da direita, Lúcio Maranhão subiu para fazer seu 15º gol na Série B e 40º na temporada, aos 20 minutos.

Atrás no placar, o América-MG se lançou todo ao ataque e, se antes do gol era perigoso, depois dele se desorganizou todo, ficando confuso e perdido em campo. Tranquilo, o ASA tocava a bola e saía na boa para o ataque.

Por mais que tenha tentado, o Coelho não conseguiu o empate, deixando a pequena torcida presente no Independência triste, já que o time decepcionou no ano do centenário, fracassando no Campeonato Mineiro, na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro.


FONTE:

Botafogo confirma treinamento na Fonte Luminosa na véspera do jogo


Programação é alterada e time viaja na sexta-feira à tarde para Araraquara, local do confronto com o Palmeiras, domingo, pelo Campeonato Brasileiro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Estádio fonte luminosa araraquara (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)A Fonte Luminosa, palco do jogo com o Palmeiras
(Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)

O técnico Oswaldo de Oliveira chegou a falar em um período de concentração no interior de São Paulo antes do confronto com o Palmeiras, domingo, em Araraquara, pelo Campeonato Brasileiro. Mas a programação sofreu apenas uma pequena alteração e foi confirmada nesta sexta-feira um treinamento na Fonte Luminosa, na véspera do jogo.
O Botafogo deve ficar hospedado em São Carlos, já que não há hotéis disponíveis no momento em Araraquara. Mais um motivo que levou a comissão técnica a pedir a antecipação da viagem para uma cidade próxima ao local do jogo. Até o início da noite, a progrmação ainda previa um treinamento na manhã de sábado no Rio.

Com 50 pontos, o Botafogo está na sexta colocação. O São Paulo está oito à frente do clube carioca e seria o último classificado para a Taça Libertadores de 2013 no momento.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/10/botafogo-confirma-treinamento-na-fonte-luminosa-na-vespera-do-jogo.html

Confiança, paciência e esperança: Rafael Marques se recusa a desistir


Sem dor, sem resultado. Obstáculos e jejum não intimidam atacante do Botafogo, que sonha com um gol na Fonta Luminosa, onde tudo começou

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Rafael Marques botafogo (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)Rafael Marques com a camisa 'No pain, no gain'
(Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)

O semblante ainda demonstra uma confiança que teve motivos de sobra para ser abalada diante de todas as dificuldades encontradas desde sua chegada ao Botafogo. Mas Rafael Marques se recusa a cair. A expressão em inglês na camisa que veste simboliza o momento que vive e o esforço necessário para superar o drama da perseguição ao primeiro gol que chega a 17 jogos: "No pain, no gain" (sem dor, sem resultado).

Aos 29 anos, com uma perseverança difícil de encontrar na maioria das pessoas, Rafael Marques ainda encontra forças para se mostrar disposto a vencer a desconfiança diante do olho de um furacão que precisou enfrentar. A crise pela saída de Loco Abreu, as críticas ao técnico Oswaldo de Oliveira, que o indicou, e a falta de resultados na época acabaram com qualquer possibilidade de a torcida ter paciência.

Neste domingo, contra o Palmeiras, o Botafogo vai jogar em Araraquara (SP), terra natal de Rafael Marques. O atacante ainda não sabe se será aproveitado pelo técnico Oswaldo de Oliveira, mas vive uma ansiedade pelo anúncio dos nomes que estarão relacionados para o jogo, como se percebesse que seu momento chegou. Nos punhos, traz as datas de nascimento da mulher, Carla, e da filha, Natália, de três anos. Agora, não vê a hora de repetir o gesto que fazia no Japão para comemorar seus gols, beijando as duas tatuagens.

- É jogo que eu queria. Faz 11 anos que não jogo na Fonte Luminosa, onde tudo começou. Essa é a semana em que estou sentindo mais vontade, como se fosse fazer um gol. Joguei na Ferroviária, no futsal, no campo. Acho que disputei uma Série B-1 nos profissionais e depois deixei o clube. Se eu for para o jogo, terei o apoio da minha família e meus amigos. Tenho de conseguir ingresso para todo mundo - avisou Rafael Marques.

Rafael Marques botafogo (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)As datas de nascimento da mulher e da filha de Rafael Marques (Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)

Essa confiança ainda existir é uma demonstração da recusa do jogador em aceitar que não dará certo. A cada convocação de Oswaldo para entrar em campo durante os jogos, as vaias surgem, sempre fortes, acompanhadas de pedidos pela saída do treinador. Isso dá mais força ao atacante, preocupado com a situação das pessoas que o defendem das críticas e lutaram pela sua contratação.
- Procuro não desanimar. É um direito deles, torcer, vaiar. Não vou chegar aqui e dizer que eles estão errados. Eu é que vou ter de mudar isso. Não cheguei ainda onde quero e vou mostrar o que fiz lá fora ainda. Quando isso acontecer, tenho certeza de que a situação vai mudar. Encontro torcedores na rua e eles me apoiam. Ninguém veio colocar o dedo na minha cara para me cobrar. Dizem que estou me esforçando e vou conseguir - afirmou Rafael Marques.

A chegada de Bruno Mendes, de apenas 18 anos, deixou sua situação ainda mais difícil. O jovem entrou no time, marcou cinco gols em cinco jogos e assumiu a posição de titular. Rafael Marques mostra mais uma vez estar preocupado apenas com o sucesso do Botafogo. O gol da vitória por 3 a 2 sobre o Vasco mereceu uma comemoração especial.

- Não estou feliz pelo fato de não conseguir mostrar meu futebol. Claro que é importante que eu faça gols para isso melhorar, mas fico feliz por ter mudado um pouco essa questão em cima dos atacantes. Não comigo, mas com o Bruno e o Elkeson, que fizeram gols nos últimos jogos. Sempre tivemos uma das melhores médias de gols do Brasileiro. O gol do Bruno na virada contra o Vasco foi um dos momentos mais felizes que tive no Botafogo - comentou.

O jejum de gols de 17 jogos é algo inédito em sua carreira, segundo o próprio Rafael Marques. Nesse período, foi titular poucas vezes e ainda sofreu uma grave torção no tornozelo esquerdo na vitória por 3 a 1 sobre o Palmeiras, pela Copa Sul-Americana, jogo do qual saiu de maca aplaudido pelos torcedores aos 40 minutos do primeiro tempo, quando o time vencia por 1 a 0.

Na Turquia, eu era estressado. No primeiro ano de Japão, ainda reclamava muito com os árbitros. Depois, fui melhorando. O nome disso é paciência"
Rafael Marques

- Ninguém fica sete anos fora do país, ocupando uma vaga de estrangeiro à toa. Isso é um investimento grande e fui muito bem lá, mas nunca fui contratado para resolver, ser matador, mas para ajudar o grupo com bom futebol. Achei que minha adaptação seria mais fácil e não aconteceu.  Essa situação (jejum) não está sendo agradável, mas a equipe está ganhando e isso me dá mais tranquilidade para trabalhar. Isso tem de acabar logo e penso muito nisso. Lá fora, não jogava como referência. Aqui, o Loco saiu, a posição carente, o professor precisou e me colocou. Achei até que viria para jogar com o Loco e não aconteceu. Como jogador, tenho de ajudar o time. Contra o Sport e o Palmeiras, tive a chance de jogar com mais um atacante e a torcida até me aplaudiu. Mas me machuquei, voltei contra a Ponte Preta de uma lesão chata no tornozelo, ainda sem estar cem por cento e fui muito cobrado - explicou.

Sua dedicação aos treinamentos é louvável. Rafael Marques já ficou algumas vezes depois das atividades, com ajuda de alguns membros da comissão técnica e goleiros, aprimorando as finalizações. Incapaz de se dar por vencido, ele não vai descansar enquanto se sentir em dívida.

- Sempre fui assim. Na Turquia, os treinadores não queriam deixar e eu batia de frente com eles, dizia que era bom para mim. Preciso mostrar que estou querendo, nos treinos e nos jogos. Quero fazer parte disso aqui, estou vestindo a camisa - afirmou.

Rafael Marques esteve perto de ser convocado para a seleção da Turquia. Na época, o técnico Fatih Terim respondeu uma pergunta sobre o atacante e disse que se ele fosse naturalizado, poderia ser chamado. O processo foi feito, mas ele não completou os cinco anos necessários no país para isso. De lá para o Japão, mudou seu comportamento e uma das características japonesas o ajuda a enfrentar o momento difícil que vive.

- Na Turquia, eu era estressado. No primeiro ano de Japão, ainda reclamava muito com os árbitros. Depois, fui melhorando. O nome disso é paciência - contou Rafael Marques.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/10/confianca-paciencia-e-esperanca-rafael-marques-se-recusa-desistir.html

Sem conseguir esquecer Londres, Marta vê Bola de Ouro distante


Craque aconselha jogadoras a irem para exterior, diz não saber onde vai jogar em 2013 e afirma que Brasil está ficando para trás no futebol feminino

Por Rafael Maranhão Especial para o GLOBOESPORTE.COM em Tyresö, Suéciabrasil

Marta na derrota do Brasil para o japão no futebol (Foto: AP)Marta não esquece a derrota para o Japão(Foto: AP)

Marta está falando sobre um outro assunto, mas a palavra escapa como um ato falho. Não chega nem a ser a palavra inteira, pois a jogadora consegue interrompê-la: "Olimp.". O suficiente para revelar algo que não sai da cabeça dela desde o dia 3 de agosto: a eliminação da seleção brasileira feminina de futebol dos Jogos Olímpicos de Londres após uma derrota para o Japão nas quartas de final.

– Foi muito estranho o que aconteceu, não consigo entender. Eu me cobro todos os dias, eu me pergunto todos os dias o que eu podia ter feito para que a gente pudesse ter um resultado melhor nas Olimpíadas, ter chegado pelo menos a disputar uma medalha – diz a craque de 26 anos.

A decepção com o resultado somente não é maior do que a preocupação com o futuro. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM na Suécia, Marta diz que o Brasil está ficando para trás no futebol feminino e aponta uma seleção permanente, a exemplo do campeão olímpico Estados Unidos, como uma possível solução - recentemente, Cristiane também criticou a organização brasileira. Enquanto ela não vem, Marta aconselha as jogadoras a buscarem um clube no exterior. Ainda que nem ela saiba onde atuará no ano que vem.

Marta no jogo enttre Tyreso e Djurgarden (Foto: Divulgação)A brasileira defende o Tyreso da Suécia, mas não garante permanência em 2013 (Foto: Divulgação)

O contrato com o Tyresö termina no fim do ano. No sábado, pela última rodada do Campeonato Sueco, Marta enfrenta o LdB Malmö na casa do adversário na última chance de conquistar um título em 2012. Depois disso, ela diz que precisa de férias e por isso não aceitou o convite do Vitória-PE para disputar a Copa Libertadores feminina. Nem mesmo a viagem que faz a Zurique desde 2004 para a premiação da Fifa às três melhores jogadoras do ano está garantida.

– Esse, sem dúvida, é o ano mais difícil. O resultado nas Olimpíadas vai contar muito – afirma.
GLOBOESPORTE.COM: Você já conseguiu superar a decepção nas Olimpíadas de Londres? Qual a explicação para o resultado ruim da seleção brasileira?

Yuki Ogimi marta brasil x japão (Foto: Getty Images)Desespero na derrota contra as japonesas, nas
Olimpíadas de Londres (Foto: Getty Images)

Marta: Ainda não. Esses dias mesmo eu estava relembrando os jogos das Olimpíadas. Para mim foi muito estranho o Brasil não ter classificado para as semifinais, não ter ido mais longe. Foi muito estranho porque a gente tem um potencial muito grande. Eu realmente não sei se é uma questão de mentalidade, se falta alguma coisa... A gente tem visto aí equipes abaixo da nossa mas que têm uma mentalidade, uma tranquilidade para disputar uma partida de Olimpíadas, de Copa do Mundo, que o futebol feminino brasileiro não tem.

O que é preciso para se chegar ao nível das outras equipes?
A gente não pode ficar esperando que as coisas aconteçam, a gente precisa também querer mudar as coisas. E eu me cobro todos os dias, eu me pergunto todos os dias o que eu podia ter feito de melhor para que a gente pudesse ter um resultado melhor nas Olimpíadas, ter chegado pelo menos a disputar uma medalha. Eu me cobro muito, mas não posso cobrar o grupo todo, cada uma tem que fazer isso. Mas a gente sabe que o futebol feminino brasileiro tem muito a oferecer ainda, tem muito a mostrar e a gente tem que levantar a cabeça, colocar as coisas no lugar e trabalhar firme. Se meu corpo ainda responder bem, quem sabe vou ter a oportunidade de estar no Mundial ou nas Olimpíadas do Brasil em 2016.

No passado, você cobrou mudanças, a criação de uma liga feminina de futebol e melhor estrutura. Agora, diz que não é possível ficar esperando as coisas acontecerem. Qual a solução, então, sair do Brasil?
Eu acho que sim, porque é muito difícil para uma jogadora de seleção brasileira, de alto nível, manter a qualidade não tendo uma liga no Brasil, não tendo uma competição para disputar em que ela realmente vai ser exigida. Então isso influencia muito. A mentalidade no exterior também é diferente. Nós, que jogamos aqui fora, costumamos atuar contra meninas que a gente sempre encontra em seleções estrangeiras. Então a gente se acostuma a jogar num nível mais alto, você é cobrada em todas as partidas e tem que se exigir cada vez mais. Isso não dá para comparar com o Brasil, onde uma jogadora disputa uma liga que dura dois, três meses, aí para e depois volta a treinar de novo. Apesar de numa seleção como a dos Estados Unidos, por exemplo, a maioria das jogadoras também não estarem numa liga.

Marta santos Troféu (Foto: Divulgação)Marta jogou pelo Santos em 2011, e ajudou a equipe a se sagrar campeã da Libertadores (Foto: Divulgação)

Uma seleção permanente, como a dos Estados Unidos, seria um caminho para o Brasil?
Se é uma solução, eu não sei. Mas que funciona com os Estados Unidos, funciona. As jogadoras treinam praticamente o ano inteiro na seleção, tem o calendário exclusivo para elas, então é uma situação diferente. Elas têm uma remuneração que te permite, por exemplo, largar o clube para se dedicar exclusivamente à seleção. É um outro caso e faz a diferença toda.

Você foi nomeada entre as dez melhores do ano para a Bola de Ouro da Fifa. Acredita que estará mais uma vez entre as três primeiras? O resultado das Olimpíadas vai influenciar na escolha?
O resultado da equipe influencia muito. Se forem pegar e olhar apenas o lado individual são muitas as atletas de alto nível, até mesmo aqui na liga sueca. Mas foi um ano de Olimpíadas e vai contar bastante o que a seleção da jogadora alcançou. Então, eu já estou feliz por estar entre as dez melhores. Já é um grande privilégio para mim. Mas, sem dúvida, esse é um dos anos mais difíceis.

Você vai disputar a Libertadores feminina? Aceitou o convite do Vitória-PE?
Não, não há condições. A temporada foi muito longa, joguei aqui na Suécia, joguei com a seleção brasileira... Depois da última partida do Tyresö ainda continuo treinando por mais uma semana para fazer alguns testes e devo voltar para o Brasil lá pelo dia 12. Não devo nem participar da premiação dos melhores da liga sueca. O Vitória cogitou meu nome mas não posso ultrapassar o meu limite. O corpo do atleta precisa de descanso também e se eu saísse daqui diretamente para disputar a Libertadores seria um período curto, praticamente só o restante do mês de novembro. Depois já vem o Torneio Cidade de São Paulo, pela seleção brasileira, do dia 4 ao dia 18 de dezembro. Com isso tudo é praticamente impossível para um atleta manter o ritmo o ano inteiro. A gente precisar ir para casa, descansar, comer a comidinha da mamãe, tomar um refrigerante (risos).

marta com trofeu de melhor jogadora do mundo - fifa (Foto: Reprodução)Marta crê que este ano a briga pelo troféu de melhor do mundo será muito acirrada (Foto: Reprodução)

E depois disso, você volta para a Suécia? Continua no Tyresö em 2013?
Não sei. Tenho contrato para este ano e uma opção de renovação para o ano que vem, mas não está nada certo. A gente não pode falar nada agora porque está muito cedo ainda. Vamos sentar, conversar e ver. Foi bacana, foi muito bom ter voltado mas não depende só de mim para o próximo ano. Acho muito difícil que a liga dos Estados Unidos volte, mas, sinceramente, eu prefiro ficar no futebol europeu. Se não for na Suécia, que seja em algum outro lugar da Europa. Tem várias equipes boas aqui hoje em dia e as ligas existem há muitos anos, não é uma coisa que vai acabar na próxima temporada, que fica com aquelas incertezas todas. E ainda espero que aconteça algo de bom no Brasil para que eu possa um dia voltar e jogar lá.

Acha que você tomou a decisão certa ao voltar para a Suécia?

Marta comemora gol do Brasil contra Camarões (Foto: Reuters)Marta está satisfeita como garçonete (Foto: Reuters)

Sim, a coisa mais positiva do ano foi ter voltado para a Suécia, poder jogar aqui de novo, sentir o calor do público e o carinho que as pessoas têm por mim. Joguei três fora, voltei e percebi que as pessoas ainda guardavam esse carinho por mim, então isso muito importante para mim quando cheguei aqui. Pelo menos a classificação para a Liga dos Campeões nós já temos, agora vamos em busca do título sueco e depois ver como vai ficar a equipe para o ano que vem. Dificilmente aconteceu de eu terminar um ano sem ter conquistado algum campeonato. Nós nos complicamos diante de equipes contra quem não deveríamos ter perdido pontos, com todo respeito aos adversários, mas agora temos essa oportunidade de ganhar o título e vamos em busca dela.
Você lidera as estatísticas de passes para gol (16) mas dessa vez ficou longe da briga pela artilharia do Campeonato Sueco (quinto lugar, com 12 gols). O que mudou?
Eu virei garçonete, né? (risos) Mas eu sempre fui assim, sempre pensei na equipe em primeiro lugar. Na maioria das vezes, se vejo uma companheira em situação melhor, sem dúvida vou dar o passe para o gol. Esse ano aconteceu mais de eu estar nessa situação. Não acho que foi um motivo especial.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2012/10/sem-conseguir-esquecer-londres-marta-ve-bola-de-ouro-distante.html