terça-feira, 16 de outubro de 2012

Torcida, Rafael Marques e um jovem: o dilema no ataque do Botafogo


Ainda sem fazer gols com a camisa do clube, atacante ainda não está confirmado para o clássico com o Vasco, domingo, no Engenhão

Por Raphael Marinho e Thales Soares Rio de Janeiro

O fato de Rafael Marques ter sido titular no empate em 1 a 1 com o Grêmio, deixando Elkeson no banco, e atuado os 90 minutos não significa que sua vaga está assegurada no time do Botafogo para o clássico com o Vasco, quinta-feira, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. O atacante ainda não fez gols com a camisa do clube em 16 jogos disputados e tem o próprio Elkeson e o jovem Bruno Mendes como concorrentes.

O técnico Oswaldo de Oliveira não confirmou sua escolha para o ataque e deixou aberta a possibilidade de atuar com dois homens na frente. A decisão passa muito pela relação da torcida com o jogador, a pior possível desde sua chegada em julho, indicado pelo comandante.

- Não tenho esse temor por causa da torcida, mas pela reação do jogador, que nunca foi apoiado. Isso pesa. Não para o Rafael Marques, mas para tantos outros que passaram por Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco - disse Oswaldo.

Rafael Marques, Botafogo (Foto: Jorge William / Agência O Globo)Rafael Marques já atuou seis vezes como titular no Botafogo (Foto: Jorge William / Agência O Globo)

Rafael disputou seis jogos como titular, sendo quatro deles fora de casa. Oswaldo mantém a defesa ao jogador e lembra um caso de recente de quem saiu do Botafogo e acabou se tornando algoz pouco tempo depois.

- Alguns jogadores que não recebem esse apoio, vão para outros clubes, voltam e acabam indo bem. O Fahel fez gol na gente e aqui a torcida não queria vê-lo pelas costas. São detalhes importantes -comentou o treinador.

O drama de Rafael Marques aumentou com o gol marcado por Bruno Mendes no empate com o Grêmio. O atacante, de 18 anos, atuou apenas nos minutos finais de dois jogos do Botafogo no Brasileiro e já fez o seu primeiro gol. O jovem foi contratado por empréstimo até o fim de 2013.
  •  
Botafogo_8-ultimas_rodadas - v2 (Foto: infoesporte)

- Ele não ficou pronto porque fez o gol. O Bruno vem evoluindo, é muito jovem. Naquele dia não estava pronto para iniciar o jogo e agora temos que aproveitar o momento. Vamos acompanhá-lo de perto para saber em que momento exatamente ele poderá iniciar o jogo. Tendo esse aval da comissão técnica, principalmente da preparação física, ele vai passar a iniciar também - afirmou Oswaldo.

Para o clássico com o Vasco, Oswaldo não parece esperar um comportamento diferente do que tem visto nos últimos jogos do Botafogo no Engenhão. Mesmo assim, acredita no potencial de seu time para superar mais essa adversidade.

- A animosidade normalmente é negativa. O Botafogo tem reagido bem assim fora de casa. O Olímpico estava lotado e o time reagiu e jogou bem o tempo todo. Não tem acontecido aqui. Não pode ter três mil pessoas, a torcida do Santos chegar no meio do jogo e apoiar mais do que a nossa - disse o treinador.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/10/torcida-rafael-marques-e-um-jovem-o-dilema-no-ataque-do-botafogo.html

Mano diz que Kaká deu personalidade à Seleção, e meia afirma: 'Satisfeito'


Técnico gostou da atuação do meia do Real Madrid nos amistosos contra Iraque e Japão. Jogador fez dois gols e foi bem taticamente

Por Leandro Canônico Breslávia, Polônia

Kaká está totalmente garantido no projeto da Copa do Mundo de 2014. Essa é a sensação passada pela comissão técnica e pelo próprio jogador depois da goleada por 4 a 0 sobre o Japão (confira os gols da partida no vídeo ao lado), nesta terça-feira, na Polônia. O meia do Real Madrid fez dois gols (um nos japoneses e outro no Iraque) e teve duas ótimas atuações.

Logo depois da partida, o técnico Mano Menezes, em entrevista para a imprensa estrangeira, rasgou elogios a Kaká. Falou que a Seleção teve mais personalidade e exaltou o compromisso tático. É mais do que certo que o meia estará na convocação para o amistoso contra a Colômbia, dia 14 de novembro, nos Estados Unidos.

- Significa que ele está voltando como tínhamos a expectativa. Mais do que os dois gols que ele fez, é importante destacar as atuações, o conjunto da obra. Taticamente ele esteve bem e foi determinante para que a Seleção tivesse mais personalidade com a sua chegada - avaliou o comandante verde e amarelo.

kaká brasil gol japão  (Foto: Mowa Press)Kaká deixou sua marca no amistoso contra o Japão (Foto: Mowa Press)

Kaká, por sua vez, recebeu com muita alegria os comentários do treinador. O meia bem que tentou ser cauteloso em relação a sua presença no projeto da Copa do Mundo de 2014, mas estava evidente a empolgação com o momento vivido.

- Saio feliz. Meu propósito era aproveitar as oportunidades. Com esse elogio do Mano, sei que aproveitei da maneira que realmente gostaria. Estou satisfeito com meu desempenho, serviu também para dar mais ritmo porque não vinha jogando muito. Vou pensar no Real e esperar para ver o que vai ser a próxima convocação - disse.

O técnico Mano Menezes anuncia os 23 convocados para o duelo com a Colômbia, em Nova Jersey, no próximo dia 30 de outubro, no Rio de Janeiro. Kaká, claro, estará na lista, pronto para ajudar ainda mais na evolução do time verde e amarelo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/10/mano-diz-que-kaka-deu-personalidade-selecao-e-meia-afirma-satisfeito.html

Um tempo para cada: Espanha sai na frente, mas vê a França reagir no fim


Espanhóis dominam etapa inicial e ainda desperdiçam pênalti com Cesc Fàbregas. Franceses crescem e chegam ao empate de forma merecida

Por GLOBOESPORTE.COM Madri

O torcedor espanhol, já acostumado com títulos e muitas vitórias nos últimos anos, sofreu um duro golpe nos acréscimos nesta terça-feira. Mas o gol de Giroud, aos 48 minutos do segundo tempo, tratou de aproximar Espanha e França de um resultado, digamos, mais justo. Com um tempo para cada, as duas seleções ficaram no empate por 1 a 1, no Estádio Vicente Calderón, pela quarta rodada do Grupo I das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014.
O defensor Sergio Ramos, aos 25 da etapa inicial, havia aberto o placar para os espanhóis, enquanto Hugo Lloris ainda defendeu um pênalti cobrado por Fàbregas. Os Bleus ainda reclamaram de um gol mal anulado de Ménez, também na primeira metade do jogo. Tudo sob olhares do Rei Juan Carlos, presente na casa do Atlético de Madri.

Ambas também estão iguais na tabela de classificação. A Fúria, com sete pontos, tem a vantagem no saldo de gols em relação aos franceses (5 a 3). E, já à essa altura, é improvável que não sejam apontadas como as duas primeiras colocadas ao fim do torneio classificatório, já que Geórgia (quatro pontos) e Bielorrússia (três pontos) ainda têm um jogo a mais - a Finlândia, que completa a chave, soma um ponto em dois compromissos. O líder garante vaga direta no Mundial do Brasil, enquanto o vice irá para repescagem.

Xavi, Espanha e França (Foto: Agência AFP)Xavi tentou, mas não conseguiu levar a Espanha à vitória no Vicente Calderón (Foto: Agência AFP)

Espanha e França voltam a atuar em praticamente um mês. Mas dessa vez somente para amistosos. No dia 14 de novembro, a equipe do técnico Didier Deschamps visitará a Itália, em Parma, enquanto o time de Vicente Del Bosque viajará para ainda mais longe: Panamá, contra a seleção da casa. As eliminatórias só retornarão no dia 22 de março de 2013.

Trabalha, Lloris!

Hugo Lloris foi contratado pelo Tottenham por cerca de R$ 26 milhões no último mercado de transferências. O dinheiro aparentemente não impressionou o técnico André Villas-Boas, que o deixou no banco de reservas neste início de temporada para a sua revolta. Mas ele certamente irá rever os seus conceitos depois do que se passou durante o primeiro tempo no Vicente Calderón.

É válido ressaltar que não foi lá um ataque contra defesa e em poucos momentos a Fúria ensaiou uma pressão. Foi o necessário para que Lloris trabalhasse bastante, inclusive defendendo um pênalti cobrado por Fàbregas aos 42 minutos. Ele só não impediu o gol quando Sergio Ramos aproveitou um próprio rebote do francês depois de cabecear uma bola na trave, aos 25. Seria pedir demais.

Sérgio Ramos comemora gol da Espanha contra a França (Foto: Getty Images)Sergio Ramos comemora gol com mortal (Getty)

Sem conseguir trabalhar a posse de bola - o que não é uma novidade contra a Espanha -, a França ainda deixou o primeiro tempo lamentando um gol mal anulado de Ménez, aos 39 minutos. O meia-atacante do Paris Saint-Germain completou de cabeça em condição legal após cruzamento de Benzema, mas viu o árbitro Felix Brych assinalar a irregularidade inexistente.
França chega ao merecido empate

A Espanha, que àquela altura já havia perdido o meia David Silva, lesionado, também viu o lateral Arbeloa se contundir no início da etapa final. Curiosamente, a França cresceu e passou a ocupar o campo ofensivo com frequência e criou suas chances. Lloris, antes protagonista, tornou-se um mero coadjuvante torcedor. A primeira boa oportunidade para os visitantes surgiu aos 13, em bonito chute de Ribéry de fora da área. A bola chegou a deslizar pela rede do lado de fora. Aos 19, novamente em jogada do meia do Bayern de Munique, Benzema desperdiçou.

Os donos da casa não se encolheram, embora a criatividade já não fosse uma virtude. A cabeçada de Sergio Ramos, aos 24, após escanteio cobrado por Xavi, não passou de um susto. Era pouco.

Com o tempo, a Fúria tratou de alocar-se no campo defensivo. Os Bleus pressionaram, finalizaram e enfim chegaram ao empate. Mas só no último lance do jogo. Antes, aos 27, Sissoko tratou de perder nova oportunidade, enquanto Casillas apareceu bem aos 44 para salvar a pátria em cruzamento fechado de Ribéry. Aos 48, no entanto, ele centrou na cabeça de Giroud, que colocou no cantinho para selar o merecido empate.

Giroud França Espanha (Foto: AP)Giroud igualou para a França aos 48 minutos do segundo tempo (Foto: AP)

FONTE:



Oswaldo confirma volta de Seedorf ao time titular contra o Vasco


Meia, que ficou no banco contra o Grêmio, está garantido para o clássico, mas técnico ainda tem outras dúvidas para escalar a equipe

Por Raphael Marinho e Thales Soares Rio de Janeiro

oswaldo de oliveira botafogo (Foto: Raphael Marinho/Globoesporte.com)Oswaldo escalará Seedorf entre os titulares
(Foto: Raphael Marinho/Globoesporte.com)

Depois de ficar no banco na partida contra o Grêmio por estar gripado, Seedorf está confirmado pelo técnico Oswaldo de Oliveira no time titular para o clássico desta quinta-feira, contra o Vasco. O holandês vai entrar na vaga de Andrezinho, que cumpre suspensão por ter recebido o terceiro cartão amarelo, mas o treinador ainda tem dúvidas para escalar a equipe.
- Sei que o Seedorf vai atuar no lugar do Andrezinho. Para a lateral e o restante ainda não decidi - afirmou Oswaldo.

O técnico ainda não decidiu quem vai atuar na lateral direita, meio de campo e ataque. Vitor Júnior e Lodeiro disputam vaga na armação, Lennon e Jadson são os cotados para substituir Lucas, suspenso, e Rafael Marques está na briga com Elkeson para ser o centroavante, mas Bruno Mendes tem chance de ser titular, caso a preparação física o libere para jogar os 90 minutos.

seedorf botafogo  (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)Seedorf treinou com os reservas na manhã desta terça (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)

FONTE

Líder, Argentina defende série invicta em duelo contra o Chile


Há seis jogos sem perder nas eliminatórias, Messi e companhia chegam à metade final em situação confortável. Ameaçado, Uruguai encara a Bolívia

Por GLOBOESPORTE.COM Santiago

A metade final da corrida por um lugar na Copa do Mundo de 2014 começa nesta terça-feira para os sul-americanos. Com 50% dos jogos já disputados, as eliminatórias têm a Argentina invicta há seis partidas e cada vez mais consistente na ponta, um Uruguai irregular e o Paraguai mais ameaçado do que nunca. A grande atração da décima rodada serão justamente Messi e companhia, que visitam o Chile, quinta colocado. O GLOBOESPORTE.COM transmite o duelo no Estádio Nacional de Santiago em Tempo Real às 21h (de Brasília).

Messi no treino da Argentina (Foto: AFP)Messi é só alegria com a campanha argentina: liderança com seis jogos de invencibilidade  (Foto: AFP)

Com 17 pontos, a Argentina lidera, mas segue vigiada de perto por Colômbia e Equador, ambas com 16. A equipe comandada por Falcao García, no entanto, folga nesta terça, enquanto os equatorianos têm um embate com a Venezuela, primeira equipe fora da zona de classificação.

Treino da seleção do Paraguai (Foto: Agência Reuters)Situação do lanterna Paraguai na tabela
é preocupante (Foto: Agência Reuters)

Quarto colocado e adversário da Bolívia, o Uruguai tem 12 - assim como o Chile, que perde no saldo de gols e precisaria disputar a repescagem caso a disputa terminasse hoje. Lanterna com quatro pontos, o Paraguai enfrenta o Peru, também mal das pernas, em sétimo.

Nas eliminatórias sul-americanas, as nove seleções se enfrentam em turno e returno. As quatro mais bem colocadas avançam diretamente para a Copa, enquanto a quinta precisa disputar uma repescagem contra um representante da Ásia.
Situação de Argentina e Chile

Para o duelo contra o Chile, a Argentina deve contar com o atacante Higuaín, que sentiu dores no quadril após ter sofrido um choque na vitória por 3 a 0 sobre o Uruguai. No entanto, ele treinou neste domingo e tem chances consideráveis de formar o trio de ataque ao lado de Messi e Agüero.

Treino Seleção do Chile (Foto: Agência Reuters)Chile parou na tabela nas últimas três rodadas: uma folga e duas derrotas (Foto: Agência Reuters)

Dono de uma campanha instável, o Chile estagnou na tabela nas três últimas rodadas. Após ter emplacado uma série de três vitórias seguidas (Paraguai, Bolívia e Venezuela), a equipe do atacante Alexis Sánchez, companheiro de Messi no Barcelona, tirou folga na sétima rodada e, desde então, perdeu seus dois compromissos (Colômbia e Equador).

Os resultados negativos fizeram com que o grupo se reunisse para lavar a roupa suja e prometesse mais empenho. No entanto, este início de reação terá que ser sem Arturo Vidal, Osvaldo González e Pablo Contreras - todos suspensos. A boa notícia é que Gary Medel volta ao time, que tenta dar o troco nos argentinos pela derrota no duelo de ida por 4 a 1.
Prováveis escalações:

Chile: Miguel Pinto; Hans Martínez, Marcos González, Gonzalo Jara; Isla, Gary Medel, Matías Fernández, Mark González; Alexis Sánchez, Beausejour e Sebastián Pinto.
Argentina: Romero; Hugo Campagnaro, Federico Fernández, Ezequiel Garay, Zabaleta; Gago, Mascherano, Di María; Messi, Higuaín e Agüero.

Sinal de alerta ligado no Uruguai

A derrota frente à Argentina deixou o Uruguai mais distante da briga pelo primeiro lugar, e a proximidade de Venezuela e Chile é, de fato, um incômodo. Pesa ainda o fato de que o técnico Óscar Tabárez não poderá contar com três de seus homens: Diego Lugano, Diego Godín e Martín Cáceres, suspensos. O momento é tão complicado que os uruguaios se mostram assustados.

- Foi uma semana complicada, e a derrota doeu. Era um clássico, precisávamos dos três pontos, e agora a situação se complicou. Cada jogo será como uma final. Nossa ida ao Mundial agora corre perigo - afirmou Lugano, capitão do Uruguai, após a derrota para a Argentina.

Forlan Uruguai treino (Foto: Agência Reuters)Uruguai do colorado Forlán faz campanha instável nas eliminatórias (Foto: Agência Reuters)

Se os uruguaios já se mostram incomodados com a situação na tabela, os bolivianos não escondem o desapontamento com a campanha, após terem conquistado modestos cinco pontos em oito partidas - desempenho melhor apenas que o do lanterna Paraguai.

- Está difícil, mas não vamos renunciar da disputa pelos 24 pontos que restam - reconheceu o técnico da Bolívia, Xabier Azkargorta.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/eliminatorias-america-do-sul/noticia/2012/10/lider-argentina-defende-serie-invicta-em-duelo-contra-o-chile.html

Timão já tem programação detalhada para viagem ao Japão no fim do ano


Preparador físico Fábio Mahseredjian fala sobre roteiro do Corinthians antes do Mundial: luta contra fuso horário e foco em treinos técnicos

Por GLOBOESPORTE.COM* São Paulo

Fábio Mahseredjian, novo preparador físico do Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari / GLOBOESPORTE.COM)Mahseredjian detalha preparação do Timão
(Foto: Carlos Ferrari / GLOBOESPORTE.COM)

Ainda faltam pouco menos de dois meses para a viagem do Corinthians ao Japão, para a disputa do Mundial de Clubes. O Timão embarca na madrugada de 3 para 4 de dezembro para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde fará uma espécie de escala antes de chegar a Nagoya, cidade na qual ficará hospedado para seu primeiro jogo pela competição internacional (marcado para Toyota). A comissão técnica já tem todos os detalhes da preparação do elenco acertados: dos voos aos treinos, pensando principalmente no clima e na diferença de fuso horário.

O preparador físico Fábio Mahseredjian traçou sua estratégia já pensando que o Corinthians terá apenas seis dias de adaptação às novas condições. Ele passou por experiência semelhante em 2010, quando trabalhava no Internacional, que disputou o Mundial naquele ano, mas em outro local: Abu Dhabi, também nos Emirados Árabes.

– Vamos jogar em um ambiente muito mais frio e seco, com fuso horário de 12 horas. São situações completamente distintas. A intenção é traçar uma estratégia de fisiologia para nos adaptarmos. Os jovens dormem bastante, acredito que o prazo de seis dias será suficiente – afirmou.

O profissional alvinegro já tem em mente, inclusive, o número e os tipos de treinos estipulados para cada dia no exterior. A intenção é fazer com que os jogadores se sintam completamente à vontade para o primeiro jogo do Mundial, agendado para o dia 12 de dezembro. O adversário será o vencedor do confronto entre o campeão africano e quem passar do duelo Auckland City, da Nova Zelândia, contra o campeão japonês.

– Em Dubai, vamos treinar, primeiro fazendo musculação e depois trabalho com bola. Entre os dias 5 e 6 embarcamos para o Japão. Vamos chegar à noite. Descansaremos e já treinaremos na manhã do dia seguinte, para acelerar a adaptação com o fuso horário. Os treinos serão muito mais táticos e técnicos do que físicos. Nesse aspecto, faremos apenas prevenção de lesões. O mais importante é ter sucesso nos jogos – completou.

A lista de jogadores que será entregue à Fifa no dia 26 de outubro (serão 35 relacionados, mas apenas 23 inscritos) está praticamente pronta. Nesta segunda-feira, por exemplo, o zagueiro Chicão foi liberado do treino pela manhã para tirar o visto japonês.

Há uma semana, o gerente de futebol Edu Gaspar viajou ao país que sediará o torneio, na companhia do supervisor Saulo Magalhães. Eles visitaram hotéis, locais de treino e estádios. O Timão contará também com uma nutricionista e um chefe de cozinha no Japão.

*Colaborou Rodrigo Faber, sob supervisão de Zé Gonzalez

Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2012/10/timao-ja-tem-programacao-detalhada-para-viagem-ao-japao-no-fim-do-ano.html

Arigatô, Neymar! Inspirado, craque lidera vitória do Brasil sobre o Japão


Atacante do Santos chama a responsabilidade do jogo, organiza as principais jogadas e ainda faz dois gols no triunfo por 4 a 0, na Polônia

Por Leandro Canônico Breslávia, Polônia

Mano Menezes não quer sobrecarregar Neymar com o rótulo de principal jogador da seleção brasileira, mas o atacante é realmente "o cara". Não há como negar. Nesta terça-feira, ele mostrou mais uma vez porque com apenas 20 anos é considerado craque. À vontade, o garoto liderou o Brasil na vitória por 4 a 0 sobre o Japão, no estádio Miejski, na Breslávia, na Polônia. Ele fez dois gols, Paulinho e Kaká marcaram os outros.

Os gols, claro, coroaram a atuação de Neymar em grande estilo. Mas na partida desta terça ele mostrou enorme importância tática. O atacante não se limitou a dribles e contra-ataques, mas também apareceu para criar jogadas, deu passes desconcertantes e abriu o jogo nos momentos mais complicados. Contou, é verdade, com a ótima ajuda de Kaká, outro que fez uma grande partida diante dos japoneses.

Mais solta contra adversários que propõe um jogo mais ofensivo, como foi o caso do Japão, a Seleção completou seis jogos seguidos com vitória. A última derrota foi na final das Olimpíadas, para o México, em Wembley. De lá para cá, o time de Mano Menezes ganhou de Suécia, África do Sul, China, Argentina, Iraque e Japão. Nesse período, sofreu duras críticas no Brasil, mas encantou os europeus nos últimos dias.

Neymar kaká brasil gol japão - Agência AP (Foto: Agência AP)Neymar e Kaká comemoram o segundo gol da seleção brasileira (Foto: Agência AP)

O próximo desafio da seleção brasileira será contra a Colômbia, no dia 14 de novembro, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Depois disso, no dia 21, com um time formado apenas por jogadores que atuam no Brasil, a Seleção faz a decisão do Superclássico das Américas com a Argentina, em La Bombonera, em Buenos Aires.

Paulinho e Neymar colocam o Brasil em vantagem
paulinho brasil x japão (Foto: AFP)Paulinho vibra com o seu segundo gol com a
camisa da seleção brasileira (Foto: AFP)

O Japão começou em cima da Seleção, trocando passes na intermediária em busca de um espaço para chegar ao gol de Diego Alves. A equipe de Mano Menezes buscava roubar a bola para tentar chegar ao ataque nos contra-ataques. E foi justamente em lance rápido que o time canarinho perdeu uma ótima chance. Neymar recebeu na entrada da área e tocou para Ramires, que em vez de chutar tentou o passe e jogou pela linha de fundo.

Na sequência, aos oito minutos, Endo recebeu na entrada da área e finalizou para grande defesa de Diego Alves. E a partida seguiu com o mesmo panorama até os 12 minutos. Paulinho recebeu de Oscar na entrada da área e chutou de três dedos para deslocar o goleiro e marcar um golaço, o seu segundo com a amarelinha. A partir daí, os japoneses até tentavam tocar bola, mas o Brasil já era melhor e assustava mais o arqueiro Kawashima
.
E Paulinho estava inspirado, aparecendo no ataque como elemento surpresa e confundindo os defensores japoneses. Aos 16, recebeu ótimo passe de Neymar, invadiu a área, driblou o goleiro e chutou para fora. O lance deu mostras de como seria a etapa inicial. Com o Brasil buscando o ataque, com trocas rápidas de passes e investidas individuais de Neymar, Kaká e Oscar.

Aos 25, Kaká tabelou com Adriano e recebeu dentro da área. O apoiador tentou tirar de um defensor japonês, mas a bola resvalou no ombro do atleta, que já estava caído no gramado. O árbitro assinalou a penalidade. Na cobrança, Neymar fez mais um: 2 a 0. Seis minutos depois, o Japão respondeu com Hasebe. O volante finalizou da intermediária e Diego Alves voltou a fazer grande defesa, evitando o gol dos japoneses.

Na etapa inicial, o Brasil ainda teve uma ótima oportunidade de ampliar. Aos 34, Neymar rolou para Kaká na entrada área. O apoiador bateu colocado e a bola bateu caprichosamente na trave. Quase o terceiro gol da seleção brasileira.

Neymar faz mais um, e Kaká deixa a sua marca

kaka brasil x japão (Foto: EFE)Kaká também foi um dos destaques da vitória da seleção brasileira (Foto: EFE)

Logo no início do segundo tempo, Neymar marcou mais um. Aos dois minutos, o atacante foi lançado por Oscar na área, matou no peito e bateu desequilibrado. A bola desviou no zagueiro e enganou o goleiro Kawashima: 3 a 0.

paulinho brasil x japão (Foto: AFP)Jogadores comemoram o gol marcado por
Paulinho nesta terça-feira (Foto: AFP)

O Brasil passou a tocar a bola, administrar o jogo, e a atuar nos contra-ataques. O quarto gol quase saiu em cobrança de falta de Hulk. O atacante soltou a bomba, a bola desviou no meio do caminho e triscou na trave. O goleiro já estava batido.
Aos 21, o Brasil chegou a marcar o quarto gol, mas o bandeirinha invalidou o lance, alegando que a bola teria saído pela linha de fundo em cruzamento de Neymar. Ramires até tocou para o fundo da rede, mas o lance foi anulado.
Faltava o gol de Kaká. Aos 29, o meia recebeu na entrada da área, passou por um adversário e tocou na saída do goleiro, que ainda tocou na bola, para marcar o quarto gol do Brasil.  Seis minutos depois, ele foi substituído por Lucas e saiu ovacionado do gramado. Neymar deixou a partida logo em seguida e recebeu o mesmo carinho da torcida em Breslávia. No fim, festa brasileira em solo polonês.
BRASIL 4 X 0 JAPÃO
Diego Alves, Adriano, Thiago Silva, David Luiz e Leandro Castán; Paulinho, Ramires (Sandro), Kaká (Lucas) e Oscar (Thiago Neves); Neymar (Leandro Damião) e Hulk (Giuliano). Kawashima; Uchida (Sakai), Konno, Yoshida e Nagatomo; Nakamura (Inui), Endo, Hasebe (Hosogai) e Kiyotake; Kagawa e Honda.
Técnico: Mano Menezes Técnico: Alberto Zaccheroni
Gols: Paulinho, aos 12 do primeiro tempo, Neymar, aos 25 minutos do primeiro tempo; Neymar, aos dois minutos do segundo tempo, Kaká, aos 29 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Ramires e David Luiz (Brasil)
Árbitro: Marcin Borski (Polônia)
Auxiliares: Rafal Rostkowski (Polônia) e Krzysztof Myrmus (Polônia)
Local: Miejski, na Breslávia (Polônia)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/10/arigato-neymar-inspirado-craque-lidera-vitoria-do-brasil-sobre-o-japao.html