quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Com direito a pneu, Victoria Azarenka estreia com vitória no WTA de Linz


Número 1 do mundo passa com tranquilidade pela holandesa Arantxa Rus

Por GLOBOESPORTE.COM Linz, Áustria

 Victoria Azarenka tênis Austria (Foto: EFE) Victoria Azarenka comemora a vitória (Foto: EFE)

A bielorrussa Victoria Azarenka venceu com tranquilidade seu primeiro desafio no WTA de Linz, na Áustria, nesta quarta-feira. Com direito a pneu, a número 1 do mundo derrotou a holandesa Arantxa Rus por 2 sets a 0, parciais de 6/0 e 6/2, em apenas 1h05m de partida. O próximo confronto será contra a romena Simona Halep.

A diferença de nível entre as duas tenistas ficou evidente desde o início da partida. Arantxa, apenas a número 69 do mundo, até chegou a arrancar uma quebra da adversária, no segundo set. Do outro lado, porém, a número 1 do mundo somou seis quebras, em oito oportunidades durante todo o duelo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/10/com-direito-pneu-victoria-azarenka-estreia-com-vitoria-no-wta-de-linz.html

Kalil rebate declaração de Zinho e chama diretor do Fla de 'pato novo'


Em poucas palavras, presidente do Atlético-MG retruca dirigente rubro-negro, que diz torcer para o Galo não ser o próximo campeão brasileiro

Por Sílvia Volpini Belo Horizonte

Alexandre Kalil no Rio (Foto: Léo Simonini / Globoesporte.com)Kalil retruca declaração de diretor de futebol Zinho
(Foto: Léo Simonini / Globoesporte.com)

O presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, preferiu usar poucas palavras para dilatar a polêmica criada pelo diretor de futebol do Flamengo, Zinho, nesta terça-feira. O presidente atleticano retrucou, ao seu melhor estilo, as declarações do dirigente rubro-negro de que não gostaria que o próximo campeão brasileiro fosse o Galo. 

- Anota aí. Pato novo, quando fala muito, está arriscado a engasgar e morrer afogado -  declarou.

Zinho disse, em entrevista à “Fox Sports”, que a rejeição não tem a ver com Ronaldinho Gaúcho, que trocou o Flamengo pelo Atlético-MG em junho, e sim com o presidente alvinegro, por criar rivalidades desnecessárias.

- Qualquer um, menos o Atlético-MG (próximo campeão). Por causa das declarações do presidente do Atlético, criou-se toda uma rivalidade de bobeira, sem necessidade. Pelo Ronaldo, não. Quero que ele continue jogando bem. O meu grande objetivo quando cheguei ao Flamengo era fazer com ele que jogasse bola. Ele sabe muito, joga demais. Só que aqui ele não queria. Quando a gente jogou contra o Atlético, criou-se uma rivalidade. Sem brincadeira? Qualquer um, menos o Atlético-MG.

Questionado sobre a punição de Ronaldinho Gaúcho pelo STJD, também nesta terça-feira, o presidente do Atlético-MG disse que vai repercutir o assunto apenas nesta quarta. R49 foi condenado a uma partida de suspensão pelo lance agressivo envolvendo o atacante Kleber, na partida contra o Grêmio, pela 26ª rodada. O clube vai tentar um efeito suspensivo para que o meia possa entrar em campo contra o Internacional, nesta quarta, às 22h, no Beira-Rio.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2012/10/kalil-dispara-contra-declaracao-de-zinho-e-chama-diretor-de-pato-novo.html

Alison e Emanuel surpreendem e dão réplica da medalha olímpica à técnica


Prata em Londres 2012, jogadores fazem homenagem e emocionam Letícia Pessoa. Membros da comissão técnica não recebem premiação nos Jogos

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Eles sofrem tanto quanto os jogadores. Gritam e vibram, mas não podem entrar em quadra. Os membros das comissões técnicas são parte importante da preparação de uma dupla vencedora no vôlei de praia. Reconhecendo esse papel, Alison e Emanuel prepararam uma surpresa para Letícia Pessoa, que rendeu lágrimas. Vice-campeã olímpica em Londres 2012, a dupla encomendou uma réplica da medalha para presentear a técnica, já que apenas os atletas recebem premiação nas Olimpíadas. 

Alison, Emanuel, Letícia vôlei de praia medalha Londres 2012 (Foto: DIVULGAÇÃO)Entre Alison e Emanuel, Letícia Pessoa mostra o presente que ganhou da dupla (Foto: DIVULGAÇÃO)

Depois do treino da manhã desta quarta-feira, na praia do Leme, no Rio de Janeiro, Alison e Emanuel surpreenderam a técnica, que tem em seu currículo três pratas olímpicas (Londres 2012, Atenas 2004 e Sydney 2000). Os dois entregaram a ela uma cópia fiel do metal que ganharam na Inglaterra, o que emocionou Letícia.

- É o resultado do trabalho, de muitos anos de dedicação, muito sofrimento e muita entrega. Isso é a maior prova de que tudo que fizemos valeu à pena. Não é fácil ganhar uma medalha dessas, é fruto de um esforço muito grande, e agora eu tenho a minha. Não esperava por isso, vai ficar no meu coração para o resto da vida - disse Letícia, emocionada.

Emanuel reconheceu o trabalho realizado por Letícia não só com ele, mas também com outros jogadores do vôlei de praia nos últimos anos. Segundo ele, "foi uma maneira de mostrar gratidão e carinho".

Alison e Emanuel desembarcam no Rio após a medalha de prata em Londres (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Na volta ao Brasil após Londres, Alison e Emanuel
posam ao lado da técnica (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
- É mais do que merecido. Letícia ajudou o vôlei de praia a conquistar três medalhas olímpicas, é uma das técnicas mais vitoriosas do esporte. Quando voltamos ao Brasil, conversando, surgiu essa ideia e encomendamos a medalha. Queríamos fazer essa surpresa, essa homenagem, foi a maneira que encontramos para mostrar gratidão e nosso carinho - afirmou Emanuel, dono de três medalhas olímpicas (ouro em Atenas 2004, prata em Londres 2012 e bronze em Pequim 2008).
Há seis anos ao lado de Letícia nas areias, e apenas três junto com Emanuel, Alison conta que o sentimento é ainda mais especial e agradece a presença da técnica em todos os momentos da dupla.
- Ela merece isso, fez parte de toda essa caminhada rumo a Londres, esteve conosco em todos os momentos, foi com ela que conquistamos essa medalha de prata. Tenho uma relação ainda mais especial com ela, pois estou junto com o Emanuel há três anos, mas com a Letícia estou há seis anos. São seis anos de parceria, amizade e cobrança - disse o Mamute.
Depois da homenagem a Letícia, a dupla ainda vai presentear o preparador-físico Ricardo Inocêncio, que não esteve presente no treino desta quarta-feira, com outra réplica da medalha de prata. Letícia e Ricardo formam a comissão técnica e, inclusive, foram companheiros de trabalho nas pratas olímpicas de Adriana Behar e Shelda (2004 e 2000).
Emanuel fez o último treino antes da disputa do torneio de Belo Horizonte (MG), terceira etapa do Circuito Brasileiro 2012/2013, que acontece neste fim de semana. Em Minas, ele terá a companhia do baiano Moisés, já que Alison ainda se recupera de um procedimento cirúrgico, após ter contraído uma bactéria há quatro semanas. O Mamute ficou fora das etapas de Goiás e Minas Gerais.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2012/10/alison-e-emanuel-surpreendem-e-dao-replica-da-medalha-olimpica-tecnica.html

STJD nega interferência abusiva, e Gaciba diz que caso de R49 vai à Fifa


Comentarista teme por abertura de precedente com decisão do tribunal contrária à do árbitro da partida. Procurador alega 'situação normal'

Por Mariana Kneipp Rio de Janeiro

A última terça-feira pode ter sido um divisor de águas no debate da autoridade da arbitragem no futebol brasileiro. A punição a Ronaldinho Gaúcho por jogada violenta contra Kleber, determinada por maioria de votos pelo STJD, foi contrária à decisão de Héber Roberto Lopes, que não marcou falta no lance da partida entre Atlético-MG e Grêmio, em 23 de setembro. O tribunal reviu as imagens da televisão e denunciou o jogador, que teve pena de uma partida de suspensão, a ser cumprida nesta quarta-feira, contra o Inter. Dezesseis dias se passaram entre a data da partida e o julgamento, e, após a leitura da sentença, a dúvida permaneceu: afinal, quem é o dono do apito?

Árbitro por 21 anos e comentarista do SporTV, Leonardo Gaciba teme pela abertura de um precedente com a interferência do STJD nas decisões da arbitragem. E afirma que o caso será levado à consulta com a Fifa.

- É importante ver o livro de regras da Fifa, que diz que toda decisão do árbitro não tem volta. Se é uma decisão técnica, então vamos ter que olhar todos os jogos do Brasileirão e utilizar os mesmos exemplos. É um negócio complicado. Todo caso de agressão tem que ser punido, claro, e o STJD é soberano. Minha preocupação é a questão da citação, do critério igual para todo mundo. Na minha opinião, estão entrando em uma área que não é a deles. Agora vão discutir se o cartão tinha que ser amarelo ou vermelho? Seria o mesmo que colocar um árbitro para julgar um julgamento deles. Inverteríamos os papéis. Esse caso vai ser levado pela CBF a uma consulta à Fifa, para uma análise da arbitragem brasileira - afirmou Gaciba.

O texto das regras do jogo, um documento oficial da Fifa, descreve a situação da seguinte forma:

Regras de futebol árbitro regra 5 (Foto: Reprodução)
Presidente da Comissão da Arbitragem da CBF, Aristeu Leonardo Tavares não quis entrar em polêmica, mas reafirmou a autoridade do STJD.

- Não estou por dentro do assunto, porque estou aqui na Granja Comary em um treinamento. Mas a decisão do STJD é sempre soberana, vai ser sempre cumprida - garantiu.
No outro lado da discussão, o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, não vê motivo de preocupação com a decisão tomada pelo tribunal. Ele cita exemplos de outros jogadores que foram denunciados após o fim do jogo e sem orientação direta da arbitragem, como Bolívar, do Inter, que fez dura falta em Dodô, do Bahia, no Brasileirão de 2011. O colorado foi punido inicialmente com o mesmo tempo que levasse o período de recuperação do adversário e depois teve sua pena reduzida para quatro jogos.
Não estamos aqui para mudar o resultado do jogo, escanteios, impedimentos, mas se houver violência, prática de infração, pouco importa se o árbitro deixou
o cartão no bolso"
Paulo Schmitt, procurador-geral do STJD

- É uma situação absolutamente normal. Temos que cuidar das ações disciplinares, resguardar a ética e analisar infrações. O árbitro aplica as regras do jogo. Não houve interferência que não seja de competência do STJD. O campeonato vai afunilando, mas desde o início usamos a prova de vídeo. Se o árbitro viu mal, ou não viu, nossa competência é levar o conhecimento ao tribunal, como já aconteceu em diversos casos, por exemplo o do Bolívar com o Dodô. O árbitro estava próximo e não marcou a entrada quase criminosa, que deixou o atleta do Bahia mais de seis meses fora. Não estamos aqui para mudar o resultado do jogo, escanteios, impedimentos. Mas, se houver violência, prática de infração, pouco importa se o árbitro deixou o cartão no bolso. Não é uma novidade o uso de imagem - afirmou Schmitt.

No momento da falta de Ronaldinho Gaúcho em Kleber, Héber Roberto Lopes estava a cerca de quatro metros. Um atleta do Galo está perto, mas parece não obstruir a visão do árbitro. Uma situação parecida aconteceu há menos de um mês, com Adryan, do Flamengo (veja no vídeo abaixo). O árbitro Marcelo de Lima Henrique, que estava a cerca de 40 metros da cena, deu cartão amarelo por entrada no vascaíno William Matheus. No entanto, o meia foi denunciado pelo STJD e punido com uma partida de suspensão.

Para Schmitt, a tecnologia é uma aliada para os árbitros que não estejam bem posicionados no momento da infração e tenham uma avaliação equivocada devido à distância. Por isso, acredita que não houve incoerência entre a punição de Ronaldinho Gaúcho e a absolvição de Héber Roberto Lopes por "deixar de observar as regras da modalidade", como consta no artigo 259 do Código de Justiça Desportiva Brasileira, ao qual foi denunciado.

- A gente vem responsabilizando os árbitros em forma de denúncia em situações como essa. Mas, dependendo da análise dos auditores, é absolutamente compreensível que, embora ele pareça estar de frente, fique fragilizado em função da vigília eletrônica. As imagens que temos à disposição são evidentes. Com a velocidade que o jogo se desenrola, ele pode perder um lance específico. Por isso é compreensível que a grande maioria seja absolvida por interpretação errônea. Os atletas, sim, têm que ter mais consciência para praticar a modalidade com a maior lisura possível - concluiu Schmitt.

Lances_Arbitragem (Foto: infoesporte)Veja a visão da arbitragem nos casos de Adryan e  Ronaldinho Gaúcho (Foto: infoesporte)

FONTE:

No Rio, Patito tieta ídolo argentino e carrasco brasileiro: 'É um craque!'


Meia encontra atacante Caniggia no hotel em que está hospedado com elenco do Santos e registra momento na rede social Instagram

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP

caniggia pato patito rodríguez santos argentina (Foto: Divulgação / Instagram)Patito tira foto com ídolo Caniggia no Rio de Janeiro(Foto: Divulgação / Instagram)

Claudio Caniggia é um nome de lembranças não muito boas para o futebol brasileiro. Foi com um gol do atacante - hoje aos 45 anos e defendendo o Wembley, que disputa o equivalente a nona divisão da Inglaterra - que a Argentina eliminou o Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo de 1990. Mas se por aqui o jogador é carrasco, para os argentinos ele é ídolo. Que o diga o meia-atacante do Santos, Patito Rodriguez.

No Rio de Janeiro, em concentração para o jogo desta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), contra o Botafogo, no Engenhão, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, Patito encontrou Caniggia no hotel em que está hospedado com o elenco do Peixe. O meia fez questão de registrar o momento com o ídolo e postou a foto em sua conta na rede social Instagram.

- Bom dia a todos. Vale a pena ver essa foto. Fala por ela mesma. Um craque! - escreveu.

Contratado junto ao Independiente-ARG, Patito tem 14 jogos pelo Santos, com um gol marcado - na estreia, no empate por 2 a 2 com o Atlético-GO, no Pacaembu. Defendendo o Peixe, o meia já tem um título no currículo: a Recopa Sul-Americana deste ano.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/santos-e-regiao/noticia/2012/10/no-rio-patito-tieta-idolo-argentino-e-carrasco-brasileiro-e-um-craque.html

No Rio, Patito tieta ídolo argentino e carrasco brasileiro: 'É um craque!'


Meia encontra atacante Caniggia no hotel em que está hospedado com elenco do Santos e registra momento na rede social Instagram

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP

caniggia pato patito rodríguez santos argentina (Foto: Divulgação / Instagram)Patito tira foto com ídolo Caniggia no Rio de Janeiro(Foto: Divulgação / Instagram)

Claudio Caniggia é um nome de lembranças não muito boas para o futebol brasileiro. Foi com um gol do atacante - hoje aos 45 anos e defendendo o Wembley, que disputa o equivalente a nona divisão da Inglaterra - que a Argentina eliminou o Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo de 1990. Mas se por aqui o jogador é carrasco, para os argentinos ele é ídolo. Que o diga o meia-atacante do Santos, Patito Rodriguez.

No Rio de Janeiro, em concentração para o jogo desta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), contra o Botafogo, no Engenhão, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, Patito encontrou Caniggia no hotel em que está hospedado com o elenco do Peixe. O meia fez questão de registrar o momento com o ídolo e postou a foto em sua conta na rede social Instagram.

- Bom dia a todos. Vale a pena ver essa foto. Fala por ela mesma. Um craque! - escreveu.

Contratado junto ao Independiente-ARG, Patito tem 14 jogos pelo Santos, com um gol marcado - na estreia, no empate por 2 a 2 com o Atlético-GO, no Pacaembu. Defendendo o Peixe, o meia já tem um título no currículo: a Recopa Sul-Americana deste ano.

FONE:
http://globoesporte.globo.com/sp/santos-e-regiao/noticia/2012/10/no-rio-patito-tieta-idolo-argentino-e-carrasco-brasileiro-e-um-craque.html

Arena do Corinthians recebe segundo módulo da cobertura


Guindaste que levanta peça metálica tem altura de um prédio de 40 andares. Mais 31 peças serão instaladas para completar estrutura no estádio

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

A obra da Arena Corinthians deu mais um passo na manhã desta quarta-feira. Os operários da construção colocaram o segundo módulo da cobertura do futuro estádio do Timão, que também sediará a abertura da Copa do Mundo de 2014. A peça metálica cobre o prédio leste, pesa 120 toneladas e tem 75 metros de comprimento.

Um equipamento imponente, conhecido como guindaste de esteira, é utilizado para levantar a peça metálica. Ele tem 110 metros de altura, o mesmo que um prédio de 40 andares.

O primeiro módulo da cobertura foi içado e assentado no início deste mês. Ainda serão instalados mais 31 módulos, que servirão de base para a cobertura do estádio. Mesmo com o tempo bom, a operação para levantar uma peça dura uma hora e sofre prejuízo quando há vento. A previsão é de que esta etapa do trabalho termine até o fim do mês. Após a colocação do segundo módulo, a obra da Arena Corinthians chegou à parcial de 51,38% concluída. 

Arena Corinthians obras (Foto: Divulgação)Guindaste levante peça metálica até o teto do estádio (Foto: Divulgação)

Os pilares e vigas para os quatro prédios que compõem o estádio já estão fabricados. Os degraus das arquibancadas superior e inferior do setor leste estão assentados. Agora, os operários trabalham para finalizar as arquibancadas norte, sul e oeste.

Alguns setores da futura Arena do Corinthians estão em fase de acabamento, como a galeria subterrânea de serviço, banheiros e espaços reservados para as concessões de lojas e lanchonetes.

A Arena Corinthians deve ser finalizada até dezembro de 2013. No total, o estádio do Timão será palco de seis jogos no Mundial, incluindo uma das semifinais da competição.

Clique e veja vídeos do Corinthians

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2012/10/arena-do-corinthians-recebe-segundo-modulo-da-cobertura.html

Mineirão chega a 84% e já tem parte da cobertura e cadeiras instaladas


Estádio de Belo Horizonte será inaugurado no dia 21 de dezembro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Com inauguração marcada para o dia 21 de dezembro deste ano, o Mineirão segue dentro do cronograma e está quase perto de ficar pronto: segundo os dados informados pelo governo de Minas Gerais nesta quarta-feira, o estádio chegou a 84% de conclusão.

As fotos divulgadas exibem o estágio avançado da obra, que já está com a estrutura da nova cobertura montada. O local onde ficará o campo também foi demarcado, à espera dos tratamentos finais para a plantação do gramado. Nas arquibancadas, boa parte das cadeiras está instalada.

Os banheiros estão com trabalho adiantado, em fase de acabamento, assim como os corredores de acesso. O sistema de drenagem do novo gramado está sendo instalado pelos operários.
No início do mês, 20 alpinistas industriais chegaram a escalar 40 metros para colocar a membrana auto-limpante sobre a cobertura metálica da arena de Belo Horizonte. Só o conjunto de equipamentos de segurança dos operários era de 12 quilos.

O estádio mais avançado para a Copa do Mundo é o Castelão, em Fortaleza, que fechou o mês de setembro com 88%. O Mineirão será palco de seis jogos em 2014, além de dois na Copa das Confederações de 2013.

obras estádio Mineirão Copa 2014 (Foto: Sylvio Coutinho / Divulgação)Foto tirada nesta quarta-feira no Mineirão: 84% dos trabalhos concluídos (Foto: Sylvio Coutinho / Divulgação)

FONTE:

Isner vence sul-africano no jogo mais longo do Masters 1.000 de Xangai


Americano salva três match points e garante vaga nas oitavas de final

Por SporTV.com Xangai, China

Sem qualquer break point na partida mais longa da história do Masters 1.000 de Xangai, o americano John Isner derrotou o sul-africano Kevin Anderson, na madrugada desta terça-feira, e se classificou para as oitavas de final. A vitória foi sofrida, depois de três tie-breaks, com parciais de 7/6 (7/3), 6/7 (8/10) e 7/6 (9/7), em 2h46m de confronto.

O duelo por uma vaga nas oitavas foi acirrado do começo ao fim. O americano número 12 do ranking da ATP teve mais chances de quebra durante a partida: quatro. O sul-africano teve três. Mas nenhum dos dois conseguiu converter uma quebra sequer. No momento decisivo, Isner, que somou 24 aces, salvou três match points e conseguiu arrancar a vitória.

Tênis john isner atp de xangai (Foto: Agência Getty Images)John Isner tem trabalho para vencer o sul-africano (Foto: Agência Getty Images)

FONTE:

Djokovic estreia com sobras e avança às oitavas em Xangai


Sérvio passa fácil pelo búlgaro Grigor Dimitrov por 2 a 0 e agora terá pela frente o espanhol Feliciano López no Masters 1000

Por SporTV.com Xangai, China

Como era esperado, Novak Djokovic não encontrou dificuldades eu sua estreia no Masters 1000 de Xangai, edição 2012. Na manhã desta quarta-feira, o número 2 do mundo derrotou o búlgaro Grigor Dimitrov (56º) por 2 sets a 0 (parciais de 6/3 e 6/2) e chegou às oitavas de final para enfrentar o espanhol Feliciano López (29º), que eliminou Philipp Kohlschreiber (19º), da Alemanha, por 6/3 e 6/4.

Como cabeça-de-chave 2, Djokovic folgara na rodada inaugural, enquanto Dimitrov passou pelo espanhol Pablo Andujar (40º), vencendo também por 2 a 0 (parciais de 7/5 e 6/3).


Novak Djokovic, Masters 1000 de Xangai (Foto: Reuters) Djokovic festeja a estreia com vitória (Foto: Reuters)

O sérvio começou a partida logo com uma quebra sobre Dimitrov no segundo game e confirmou rapidamente o seu saque, fazendo 3 a 0 no set e deixando clara a ampla superioridade sobre o jovem oponente, de apenas 21 anos. Na sequência, ambos confirmaram seus serviços, e Nole fechou a parcial em 6/3 em 25 minutos.

Djokovic abriu o segundo set novamente quebrando o serviço de Dimitrov. Com absoluto controle do embate, aproveitou bem seus saques e, com um ace, venceu a parcial por 6/2, liquidando a fatura em apenas 53 minutos.

Confira os duelos desta quarta pelo Masters 1000 de Xangai:

Feliciano Lopez (ESP) 2 x 0 Philipp Kohlschreiber (ALE) – 6/3 e 6/4
Sam Querrey (EUA) 2 x 1 Kei Nishikori (JAP) – 2/6, 6/1 e 6/4
Tomas Berdych (TCH) 2 x 0 Andreas Seppi (ITA)– 6/3 e 6/3
Novak Djokovic (SER) 2 x 0 Grigor Dimitrov (BUL) – 6/3 e 6/2
Marcos Baghdatis (CIP) 2 x 1 Milos Raonic (CAN) – 7/6(4), 6/7(5) e 7/6(3)
Stanislas Wawrinka (SUI) 2 x 1 Denis Istomin (UZB) – 6/4, 4/6 e 6/4
Jo-Wilfried Tsonga-FRA 2 x 0 Bernoit Paier-FRA – 7/6(7) e 7/5
Alexandr Dolgopolov (UCR) 2 x 0 Gilles Simon (FRA) – 6/3 e 6/4
Andy Murray (GBR) eliminou por desistência Florian Mayer (ALE)



Com seguranças de olho, Federer bate taiwanês na estreia em Xangai


Após ameaças, suíço inicia disputa chinesa com vitória sobre Yen-Hsun Lu

Por SporTV.com Xangai, China

O taiwanês Yen-Hsun Lu é apenas o número 62 do mundo, ainda assim, deu trabalho para o melhor do mundo nesta quarta-feira. Com uma quebra em cada set, o suíço Roger Federer , que entrou em quadra escoltado por seguranças, garantiu a vitória em sua estreia no Masters 1.000 de Xangai, por 2 a 0, parciais de 6/3 e 7/5 , em 1h20m de partida. O compatriota Stanislas Wawrinka será seu adversário nas oitavas de final.

Lu fez jogo duro no início do primeiro set. Apenas no sexto game, ao cometer dupla falta, acabou permitindo a primeira quebra do líder do ranking da ATP, que anda sendo protegido por seguranças na competição após sofrer ameaças de morte. Com a vantagem, Federer só precisou administrar para fechar em 6/3.

tênis roger federer atp de xangai (Foto: Agência Reuters)Federer foi observado por seguranças durante todo o jogo (Foto: Agência Reuters)

Na segunda parcial, o taiwanês chegou a ter a chance de devolver a quebra no segundo game, mas o suíço se recuperou a tempo. Lu mostrou bastante resistência, salvando três chances de quebra. Mas, no 11º game, Federer conseguiu a vantagem que precisava para vencer a partida.
Na semana passada, o suíço recebeu ameaças de morte em fóruns virtuais da China. Depois da enorme repercussão do caso, o internauta, conhecido como Gato Azul, pediu desculpas pela mensagem. Federer minimizou o caso e disse essa é uma situação normal para pessoas famosas.

Todo cuidado é pouco para que incidentes como o ocorrido com a tenista Monica Seles, em 1993, não se repita. Na época, a bela tenista sérvia estava no auge de sua carreira, com 20 anos, quando foi atacada por um torcedor fanático durante uma partida pelo Aberto de Hamburgo. A jogadora levou uma facada nas costas em um dos intervalos. O objetivo do alemão Gunther Parche era ajudar a compatriota vice-líder Stefi Graf a alcançar o topo do ranking. O ferimento não chegou a ter consequências graves. Seles, no entanto, sofreu de depressão e bulimia e acabou ficando dois anos afastada.

Federer tênis guarda China (Foto: Reuters)Segurança em todos os pontos: policial acompanha o confronto da arquibancada (Foto: Reuters)

FONTE:

Talita e Mª Elisa oficializam separação: ‘Nós decidimos viver coisas novas’


Em entrevista exclusiva ao SporTV, dupla afirma que decisão foi tomada em comum acordo. Devido a contratos, as duas jogam juntas até dezembro

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Os fãs de Talita e Maria Elisa terão apenas mais quatro etapas do Circuito Brasileiro para ver a parceria em ação. Nesta terça-feira, em entrevista exclusiva ao canal "SporTV", as atletas oficializaram que a separação da dupla será no final deste ano. Durante toda a conversa, as duas afirmaram que a decisão foi tomada em comum acordo após quase um mês de conversas.

- Passo mais tempo com a Maria do que com qualquer outra pessoa. Foram quatro anos de muitas alegrias e, acho, de poucas tristezas. Aprendi muita coisa com ela, mas os ciclos vão se acabando e precisamos refletir em alguns momentos. Pensamos sobre o que seria melhor, se era seguirmos juntas e ou separadas, e nós decidimos viver coisas novas. É difícil mas, com calma, vamos organizar as ideias e buscar motivação para seguir daqui em diante – disse Talita.

Talita e Maria Elisa vôlei de praia (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com) Maria Elisa e Talita na praia da Barra, no Rio de Janeiro (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)

A dupla começou a jogar junta em 2009 e, já no ano de estreia, quebrou a hegemonia de Juliana e Larissa no Circuito Brasileiro e conquistou bronze no Mundial de Stavanger, na Noruega. Juntas, as duas conquistaram oito etapas (em um total de 25 pódios) do Circuito Mundial, sendo vice-campeãs da competição em 2009 e 2010. Neste ano, devem encerrar em terceiro lugar mesmo sem participarem da etapa de Bangsaen, na Tailândia, no final de outubro.

O grande objetivo da parceria era disputar os Jogos de Londres. As duas conquistaram a segunda vaga do Brasil através do Circuito Mundial e, posteriormente, foram convocadas pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) para representar o país na competição. Após passarem invictas pela primeira fase, as brasileiras foram eliminadas nas oitavas de final pelas tchecas Kolocova e Slukova e se despediram na nona colocação. Depois das Olimpíadas, fizeram uma avaliação do trabalho e, mesmo considerando o salto positivo, optaram pela separação.

Maria Elisa e Talita, Vôlei de Praia, Olimpiadas (Foto: Agência Reuters)Talita e Maria em Londres: campanha invicta na 1ª
fase e eliminação nas oitavas (Foto: Reuters)

- Eu não tinha vivido um ciclo olímpico ainda, e a Talita fez o segundo ciclo dela comigo.

Aprendi bastante, me profissionalizei muito. Eu ainda era uma promessa e conquistei meu espaço junto com ela. Aprendi muito e devo muito a nossa parceria, a nossa equipe e aos nossos fãs. Há quatro anos eu nunca poderia imaginar que isso iria acontecer. Por isso mesmo que estamos aqui, dando uma satisfação da nossa vida, porque há muitas pessoas que querem nosso bem. Sou uma outra pessoa, uma outra jogadora hoje – afirmou Maria Elisa.

Nesta segunda-feira, o SporTV.com publicou que Maria Elisa foi convidada por Juliana para ser parceira da cearense a partir do próximo ano. Com contratos de patrocinadores até dezembro, as partes preferem não comentar ainda os novos rumos de suas carreiras.

- Existem possibilidades para mim e para a Talita. Formamos um bom time, estamos quase no topo do ranking. Nosso principal objetivo hoje é comunicar que estamos nos separando. Daqui para a frente é que vamos pensar individualmente qual caminho será melhor para cada uma - disse Maria.

Neste final de semana, de 12 a 14 de outubro, as jogadoras disputam o Open de Belo Horizonte, terceira etapa da temporada 2012/2013 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. Até dezembro, elas competirão também em Campinas, Curitiba e Rio de Janeiro.

Talita e Maria Elisa vôlei de praia (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)Talita e Maria Elisa falaram com exclusividade com o SporTV (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)

FONTE:

Vôlei de praia: Larissa confirma que vai parar e fica na torcida por Juliana


Dupla mais vitoriosa do vôlei de praia em atividade confirma separação. Capixaba tem sonho de engravidar e revela 'pausa para corpo e mente'

Por SporTV.com Fortaleza, CE

Juliana e Larissa confirmaram: vão mesmo se separar no fim desta temporada após nove anos de parceria. A dupla mais vitoriosa do vôlei de praia em atividade conversou muito e decidiu que era hora de um descanso - pelo menos para Larissa. A capixaba de 30 anos tem o sonho de engravidar e ser mãe, mas a rotina desgastante de uma atleta profissional não permitia que tenha esse tempo. Enquanto isso, Juliana continuará nas quadras com uma nova parceira - provavelmente com Maria Elisa, que já até foi convidada.

Em busca de "uma pausa para corpo e alma", Larissa mostrou-se tranquila e firme na decisão de abandonar o vôlei de praia. Mesmo assim, ela garante que ficará na torcida - agora da arquibancada - por Juliana.

- É um pensamento antigo. Já tinha vontade de dar uma pausa. O que fazemos é maravilhoso, jogar vôlei de praia é muito bom, mas desgasta muito. Há momentos em que temos que abdicar de muita coisa. Muitas coisas vividas, muitos títulos, muitas conquistas, mas ia chegar a hora de dar uma pausa para o corpo, uma pausa para a mente. Eu tenho outros projetos, outras coisas que penso em fazer. Agora chegou o momento, e acho que tudo tem sua hora certa. Estou bem tranquila e decidida. Chegou a hora de dar essa pausa. A Juliana vai continuar, e eu vou continuar torcendo por ela, mas vou dar esse "break" para dar uma descansada na mente e no corpo - disse Larissa.

Juliana fala sobre o fim da dupla com Larissa no vôlei de praia e avisa que vai continuar com nova dupla (Foto: Reprodução SporTV)Juliana continuará jogando, provavelmente com
Maria Elisa (Foto: Reprodução SporTV)
Aos 29 anos, Juliana ainda espera ganhar muitos títulos nas areias. Por conta de lesões, a paulista já teve que deixar as quadras duas vezes, mas voltou. Para ela, ainda não chegou a sua hora de parar.
- Eu, infelizmente, já tive que parar duas vezes na minha carreira e senti muita falta. Parei não por vontade, por planejamento de querer parar. Parei porque sofri uma contusão e tive que parar. Gosto muito disso daqui. Para mim, ainda não é o momento. Vai chegar uma hora que o corpo vai dizer. Meu desejo é continuar, mas também desejo que ela seja feliz no caminho que escolher e na vida dela - declarou Juliana.
Disputas até o fim do ano
Após vencerem em Cuiabá e em Goiânia, Juliana e Larissa lideram a temporada 2012/2013 do Circuito Brasileiro. Até dezembro, ainda terão mais quatro etapas pela frente: Belo Horizonte (MG), neste fim de semana, Campinas (SP), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ). De 23 a 28 de outubro, elas jogarão a última etapa do Circuito Mundial 2012, em Bangsaen, na Tailândia.
As brasileiras lideram o ranking mundial com 5.320 pontos contra 5.240 de Xu e Zhang Xi. Há a expectativa de que as chinesas nem participem da etapa, já que não se inscreveram nos torneios da Polônia e da Finlândia, disputados após as Olimpíadas. Caso as asiáticas joguem, Juliana e Larissa confirmarão o título se terminarem a competição até uma posição atrás das rivais. Neste caso, a dupla verde-amarela conquistaria o heptacampeonato do Circuito, ultrapassando a marca de Adriana Behar e Shelda, donas de seis títulos. Talita e Maria Elisa devem terminar o ano em terceiro lugar.
Confira os títulos da dupla:
- Hexacampeãs do Circuito Mundial
- Pentacampeãs do Circuito Brasileiro
- Um ouro, duas pratas e um bronze em Campeonatos Mundiais
- Dois ouros em Jogos Pan-Americanos
- Um bronze em Olimpíadas (Londres 2012)

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2012/10/volei-de-praia-larissa-confirma-que-vai-parar-e-fica-na-torcida-por-juliana.html

M. Fernandes sustenta gol irregular, embora placar final tenha sido justo


Técnico do América-MG afirma que gol da vitória do Furacão saiu de um lance de marcação equivocada da arbitragem

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

O impressionante equilíbrio entre Atlético-PR e América-MG no duelo deste sábado, no Eco Estádio, comoveu também o técnico do Coelho, Mauro Fernandes. O vitória por 5 a 4 (veja os gols no vídeo) para os donos da casa, segundo o treinador, não tira méritos do time mineiro que merecia o resultado positivo, principalmente, pelo lance confuso que originou o quinto e decisivo gol paranaense.

- O lateral, licitamente era do América-MG, o jogador do Atlético-PR pegou a bola primeiro e bateu o lateral. Ficou todo mundo olhando e, no bate-rebate, saiu o gol. Mas não podemos tirar os méritos do Atlético-PR, porque qualquer uma das equipes que conseguisse a vitória teria o prêmio pela movimentação, pela busca incessante do gol. As duas equipes lutaram muito, debaixo de um sol forte, e acabamos amargando um resultado muito ruim.

Para Fernandes, a apresentação do América-MG não foi como ele esperava, tal qual à da vitória sobre o Criciúma, na 23ª rodada. Mas, além das próprias falhas, o América-MG foi infeliz também pelo dia inspirado do atleticano Paulo Baier, que entrou no segundo tempo, e fez a diferença para o Furacão.

- O América-MG fez uma boa partida. Não foi extraordinária, mas foi boa. Tivemos desatenção em alguns momentos, principalmente no lance do gol do empate no comecinho do segundo tempo. O Paulo Baier, com toda a sua idade, incendiou o jogo para o Atlético-PR no segundo tempo. E, no finalmente, fomos castigados. Por tudo que o América-MG fez dentro do jogo. Mas não considero o futebol com placar injusto. Considero o placar de quem busca o tempo todo, busca o gol, a vitória. A duas equipes buscaram, só que nós não fomos felizes.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2012/10/m-fernandes-sustenta-gol-irregular-embora-placar-final-tenha-sido-justo.html

Em jogão de nove gols, Atlético-PR vence o América-MG por 5 a 4


Uma das partidas mais emocionantes da Série B tem viradas dos
dois times e um gol de Paulo Baier aos 49 minutos do segundo tempo

Por GLOBOESPORTE.COM Curitiba

O Atlético-PR venceu o sol forte do início da tarde no Ecoestádio, em Curitiba, e um impetuoso América-MG, que chegou a ficar três vezes à frente no placar. Com um incomum 5 a 4, o Furacão mostrou que tem poder de reação, além de continuar firme na luta pelo acesso. Os gols atleticanos foram marcados pelos atacantes Marcelo (duas vezes) e Marcão, além dos meias Elias e Paulo Baier, este aos 49 minutos do segundo tempo. Pelo Coelho, Alessandro e Fábio Júnior balançaram as redes duas vezes cada um.

O horário não foi o habitual para o futebol brasileiro. Jogadores e torcida tiveram que mudar a rotina no sábado para assistir a partida que começou às 14h em função das eleições municipais neste domingo, dia que não terá jogos pelo Brasil. Mas a particularidade não tirou a emoção do jogo, que colocou frente a frente dois postulantes a uma vaga na Série A do ano que vem.

Com a vitória diante de 5.029 pagantes, para uma renda de R$ 50.290,00, o Furacão retorna à quinta posição, com 49 pontos, ainda a três do São Caetano, o quarto colocado. O resultado foi desastroso para o América-MG, que despencou para décimo, com apenas 40 pontos.


Comemoração Elias, Atllético-Pr e América-MG (Foto: Geraldo Bubniak / Agência Estado)O sol e o horário não atrapalharam a grande partida no Ecoestádio (Foto: Geraldo Bubniak / Agência Estado)

Partida começa quente em todos os sentidos

No quente Janguitão, enganou-se quem pensou que os times economizariam fôlego. O jogo foi muito movimentado e nervoso. Os únicos que começaram com preguiça típica de horário de almoço foram os defensores dos dois times. O primeiro erro foi da dupla de zaga atleticana. Aos cinco minutos, o atacante Alessandro aproveitou a lentidão dos zagueiros e abriu o placar: 1 a 0 para o Coelho.

Com a desvantagem no placar e a impaciência da torcida, o Furacão não demorou para ir ao ataque. Enquanto o América-MG se fechou – em alguns momentos, com uma linha de cinco -, o Rubro-Negro teve dificuldades para furar o bloqueio.

Na base do abafa, o Atlético-PR só conseguiu o empate após o volante Dudu derrubar Marcelo na área. Apesar das reclamações dos americanos, Elias não perdeu a concentração e bateu bem, deslocando o goleiro Neneca para um lado e colocando a bola no outro.

A igualdade no placar não mudou o esquema tático do Coelho. O técnico Mauro Fernandes orientou o time a continuar esperto nos espaços que o Atlético-PR deixava durante os ataques. Deu certo. Com 28 minutos, Alessandro foi lançado livre e acabou derrubado por Weverton. Pênalti bem cobrado e segundo gol do centroavante.

Drubscky aproveitou para fazer a primeira substituição do Atlético-PR: o meia Wellington Saci entrou no lugar do lateral-direito Daniel. Após a alteração, aos 38 minutos, Marcão roubou a bola e passou para o chute de João Paulo, que bateu na trave direita. No rebote, Marcelo só empurrou para a rede, empatando a partida de novo.

Mas o primeiro tempo não estava finalizado. O Coelho ainda conseguiu dar um último pulo para sair na frente do marcador. Foi vez de o atacante Fábio Júnior aproveitar a marcação em linha do Atlético-PR. Oportunista, deu um leve bico e tirou do goleiro Weverton, aos 46 minutos. Vaias para o arqueiro atleticano, que saiu ouvindo o coro de "frangueiro".
Furacão ressurge e vence no último minuto

Para a etapa final, o Atlético-PR recorreu a uma velha arma do time: o maestro Paulo Baier, que entrou no lugar do meia Henrique. Foram necessários 30 segundos para o craque mostrar a diferença. Na rápida saída do Furacão, deu um toque para Marcão sair na cara do gol e igualar o placar pela terceira vez.

Além de sentir o baque de outro empate, o América-MG tinha dificuldades em marcar o novo posicionamento atleticano, com o atacante Marcão mais recuado. A virada do Furacão foi com Marcelo, que arriscou um chute cruzado: 4 a 3.

O Coelho continuava com dificuldades de atacar e sair da defesa, mas o treinador americano fez duas substituições para tentar mudar o panorama: o lateral Rodrigo Heffner saiu para entrar o meia Thiaguinho, além da saída do volante Agenor e entrada do atacante Ewerthon.
Autor de dois gols, Marcelo sentiu uma lesão e precisou deixar o campo. Drubscky tentou segurar o resultado e colocou o volante Derley. No primeiro lance depois que o técnico recuou o Furacão, Fábio Júnior aproveitou mais uma boa assistência e bobeada da zaga atleticana, com 31 minutos, e fez 4 a 4.

O resultado não era bom para ambas as equipes, mas foi o Atlético-PR que decidiu ir à luta, sem antes tomar uma ducha de água fria. O volante João Paulo colocou a mão na bola na entrada da área e foi expulso.

Mas o calor e o cansaço não foram barreiras para o Furacão. No sufoco, a estrela de Baier fez a diferença. Num bate-rebate dentro da área, o veterano mostrou oportunismo e garantiu a vitória no último lance do jogo, aos 49 minutos. Vitória suada (em todos os sentidos) do Furacão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-b/noticia/2012/10/em-jogao-de-nove-gols-atletico-pr-vence-o-america-mg-por-5-4.html

Com gol de Renato, Coelho vence o Vitória pela Copa do Brasil Sub-20


Partida foi realizada na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Na estreia da equipe na Copa do Brasil Sub-20, o América-MG derrotou o Vitória neste sábado por 1 a 0, partida realizada na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Renato marcou o único gol do jogo, aos 14 minutos do segundo tempo. O duelo foi bastante equilibrado na primeira etapa, com as duas equipes se estudando muito e marcando forte. O time baiano teve um jogador expulso aos quatro minutos do segundo tempo, o que acabou dando espaço para o Coelho criar. E foi assim que a equipe mineira conseguiu abrir o placar.

A competição é disputada nos mesmos moldes do profissional, em sistema eliminatório, com jogos de ida e volta, sendo que o time da casa pode ser eliminado na primeira partida casa seja derrotada pela diferença de dois ou mais gols. Como a vitória foi do América-MG, os dois adversários voltam a se enfrentar no próximo dia 17, em Salvador.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/10/com-gol-de-renato-coelho-vence-o-vitoria-pela-copa-do-brasil-sub-20.html

Seedorf e Andrezinho conversam com Oswaldo: 'Delego poderes'


Depois do treinamento desta terça-feira, técnico do Botafogo ouve os jogadores na expectativa de uma reação do time no confronto com o Santos

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Em mais uma demonstração de sua confiança em alguns jogadores do elenco, o técnico Oswaldo de Oliveira passou alguns minutos conversando com Seedorf e Andrezinho. A preocupação com o momento do Botafogo no Campeonato Brasileiro existe, afinal o time não vence há cinco jogos e terá o Santos pela frente no Engenhão, quarta-feira, com a obrigação de conquistar a vitória e ainda ter um sopro de esperança de classificação para a Taça Libertadores do ano que vem.

Seedorf e Andrezinho são considerados alguns de seus homens de confiança. A lista ainda inclui o goleiro Jefferson, que está com a Seleção Brasileira, e o volante Renato, que pode ser relacionado para esse jogo depois de se machucar na vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba, no dia 2 de setembro.

Oswaldo de Oliveira no treino do Botafigo com Seedorf e Andrezinho (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Oswaldo de Oliveira conversa com Seedorf e Andrezinho (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

- A gente fala muito sobre a situação da equipe e temos um curto espaço de tempo para recuperar o ânimo dos jogadores. Eles são importantes, assim como o Jefferson se estivesse aqui. Delego poderes para que possam falar com os companheiros em outra perspectiva, com outro ponto de referência. Quando a iniciativa parte deles é ainda mais importante - disse Oswaldo.

Durante os dois dias de treinamento em Saquarema na semana passada, Seedorf chegou, inclusive, a se exaltar com os companheiros durante um treinamento, atirando até um copo com água no chão. A ação provocou reações sem maiores transtornos ao ambiente, mas não foi suficiente para vencer o Fluminense.

- Seedorf fala com muita precisão a palavra dele tramita bem entre os jogadores. Algumas vezes, de forma mais enérgica, mas uma palavra do bem, que quer o bem de todo mundo - comentou Oswaldo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/10/seedorf-e-andrezinho-conversam-com-oswaldo-delego-poderes.html

Bota x Santos: sem dupla de Seleção, Seedorf e André atraem as atenções


Desfalcados de Jefferson e Neymar, times se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Engenhão, para encerrar sequência negativa

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O confronto entre Botafogo e Santos já foi um dos maiores do Brasil. Nos auréos tempos de Garrincha e Pelé, nos anos 60, os alvinegros transformaram-se em base da seleção brasileira e times da moda. A realidade, porém, no momento, é diferente. Nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), as equipes se enfrentam no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro, em queda na tabela e ainda sem o brilho que Neymar é capaz de dar a um jogo de futebol.

Se o Santos não tem Neymar, convocado para a Seleção, o Botafogo jogará sem Jefferson, também no grupo de Mano Menezes, e conta com Seedorf para tentar recolocar o time na briga por uma vaga na Taça Libertadores do ano que vem. São cinco jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro e 10 pontos atrás do Vasco, que seria o último classificado para a competição sul-americana no momento.
Sem seu craque, o Santos aposta em André, que já marcou seis gols no Brasileiro e tem quatro em sua carreira contra o Botafogo, uma de suas maiores vítimas (ao lado de Grêmio, Fluminense e Corinthians), para voltar a vencer depois de três  jogos. O time precisa da vitória para se afastar da zona de rebaixamento. Com 35 pontos, tem oito de vantagem sobre o Sport, que seria o primeiro rebaixado para a Série B no momento, faltando ainda 10 jogos a serem disputados no Brasileiro.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Premiere transmite para todo o Brasil pelo sistema pay-per-view.

header as escalações 2

Botafogo: apenas com o desfalque de Jefferson, convocado para a seleção brasileira, o técnico Oswaldo de Oliveira repetirá o restante do time que perdeu por 1 a 0 para o Fluminense na rodada passada. Com isso, terá em campo a seguinte formação: Renan, Lucas, Fábio Ferreira, Dória e Márcio Azevedo; Gabriel, Jadson, Andrezinho, Seedorf e Fellype Gabriel; Elkeson.

Santos: o técnico Muricy Ramalho não deu pistas sobre a equipe que levará a campo contra o Botafogo. Nos dois dias de treinamentos abertos para a imprensa, o comandante fez trabalhos técnicos e um rachão. Apesar disso, é possível imaginar novidades no esquema. Com a volta de Adriano, que cumpriu suspensão na última rodada, contra o Internacional, o treinador pode optar por uma formação com três volantes. Sem os retornos dos laterais de ofício na direita, Muricy deve seguir improvisando Ewerton Páscoa na posição, enquanto Gerson Magrão segue na esquerda. A grande dúvida é se o argentino Miralles será titular ou dará lugar a um dos volantes, já que a promessa é de dar sequência para a dupla de meias Felipe Anderson e Bernardo. Assim, o provável Peixe terá: Rafael, Ewerton Páscoa, Bruno Rodrigo, Durval e Gerson Magrão; Adriano (Miralles), Arouca, Henrique, Felipe Anderson e Bernardo; André
quem esta fora (Foto: arte esporte)

Botafogo: além de Jefferson, o técnico Oswaldo de Oliveira não terá Antônio Carlos, com lesão na coxa direita, Marcelo Mattos, que já treina no campo, mas ainda se recupera de uma cirurgia no púbis, Lucas Zen, que rompeu o ligamento do joelho esquerdo e só volta em 2013. Já o volante Renato, curado de uma lesão na coxa esquerda, ainda é dúvida por questão física, mas se for liberado ficará no banco de reservas.

Santos: Neymar (convocado pela Seleção), Alison, Bruno Peres, Edu Dracena, Fucile, Paulo Henrique Soares e Rafael Galhardo (todos machucados). Muricy optou por poupar o lateral Léo, mesmo recuperado de lesão na panturrilha esquerda. Já Victor Andrade, que voltou a treinar com os profissionais nesta semana, novamente não foi relacionado.
 
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Botafogo: Andrezinho, Dória, Gabriel, Jefferson, Lennon, Lucas, Márcio Azevedo e Vítor Júnior.
Santos: André, Bruno Peres, Edu Dracena, Juan e Léo.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Wagner Reway (MT) apita a partida, auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Paulo César Silva Farias (MT). Wagner Reway arbitrou oito jogos no Brasileirão, marcou 252 faltas (média de 31,5 por jogo), aplicou 37 amarelos (média de 4,6 por jogo), três vermelhos (média de 0,38 por jogo) e um pênalti (média de 0,13 por jogo). O campeonato tem média de 4,9 amarelos, 0,29 vermelho, 36,7 faltas e 0,21 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos paulistas na Série A deste ano: Vasco 2 x 0 Santos, pela 11ª rodada.


header fique de olho 2
Botafogo: Elkeson não faz gols desde o dia 9 de setembro, quando o time venceu por 3 a 1 o Náutico. Na ocasião, marcou duas vezes. Ele é o artilheiro do time no Brasileiro, com oito gols, empatado com Andrezinho, que vive o mesmo jejum.


Santos: titular pela segunda vez seguida desde que se recuperou de lesão no músculo adutor da coxa direita, o meia-atacante Bernardo está com fome de bola e quer mostrar serviço para garantir permanência no Santos em 2013. Seu contrato de empréstimo termina no fim da temporada. Caso Peixe não exerça opção de compra, ele retornará ao Vasco. Contra o Internacional, no último sábado, fez seu primeiro gol pelo Alvinegro, no empate por 1 a 1 na Vila Belmiro.

header o que eles disseram

Renan, goleiro do Botafogo: "Há algumas rodadas, ainda se falava em título aqui no Botafogo. Com as rodadas acontecendo, fica difícil. Temos que fazer o nosso melhor vencendo os jogos para ver o que vai acontecer, até onde der".


Gerson Magrão, lateral-esquerdo do Santos: "O Neymar faz falta para qualquer time, é uma peça fundamental. Com ele em campo, o time adversário respeita mais e tem uma atenção maior em cima dele, mas temos de conseguir vitórias sem o Neymar. Isso é importante e tentaremos contra o Botafogo".
header números e curiosidades
* No Engenhão, foram cinco os jogos entre Botafogo e Santos, com bastante equilíbrio, com duas vitórias para cada lado e um empate, todos válidos por campeonatos brasileiros.
* O Santos foi a primeira equipe a vencer o Botafogo no Engenhão: Santos 2 x 1 Bota, no dia 06/10/07, com gols de Rodrigo Tabata e Renatinho, descontando Dodô.

* A média de gols das partidas entre Santos e Botafogo em Brasileiros é de 2,29. Foram marcados 101 gols em 44 jogos.

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
header último confronto v2
Maior estrela do futebol brasileiro no momento, Neymar também não atuou no duelo mais recente entre Santos e Botafogo. Em jogo válido pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro deste ano, no dia 18 de julho, houve empate em 0 a 0, na Vila Belmiro, com um público de  7.069 pagantes.

Juniores: com rostos já conhecidos, Bota estreia na Copa do Brasil


Sassá, Vitinho, Dedé, Gilberto e Tellechea estão entre os jogadores que defendem a equipe na competição, que dá vaga na Libertadores

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Vitinho e Lucas no treino do Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Vitinho ao lado de Lucas no treino do time principaldo Bota (Foto: André Casado / Globoesporte.com)

O Botafogo inicia nesta quarta-feira, às 16h30m (de Brasília), contra o Sport, em Caruaru (PE), sua participação na Copa do Brasil sub-20. Os sistema de disputa é o mata-mata e dará ao campeão e ao vice uma vaga na Libertadores da categoria na próxima temporada. A equipe alvinegra terá algumas caras já conhecidas dos torcedores, como Vitinho, Sassá, Dedé e Gilberto, além do uruguaio Tellechea.

O Bota chega para a disputa motivado pela boa campanha que vem fazendo na Taça Otávio Pinto Guimarães (OPG). São sete jogos de invencibilidade. No último fim de semana, o time venceu o Vasco por 3 a 1. Apesar do bom momento, o técnico Jair Ventura fez um alerta.


- Esta competição é diferente por ser mata-mata, o que faz a vaga ser decidida em 180 minutos. Temos que ter muito cuidado. Como acontece em todas as competições que participamos, vamos para brigar pelo título, mas nossa prioridade é a formação de atletas, tanto que alguns jogadores foram para o elenco principal e outros chegaram para nos ajudar - disse ao site oficial do clube.

Um dos destaques do time, o volante Dedé está animado e acredita que o Botafogo fará um bom papel na competição, brigando de igual para igual com todos.

- Acredito que podemos fazer uma boa campanha. As expectativas são as melhores possíveis. Nós fomos competitivos no Campeonato Brasileiro e na Taça BH, agora vamos para esta competição embalados por sete vitórias seguidas no Torneio OPG - disse.

A competição terá a participação de 32 clubes e será disputada entre os dias 2 de outubro e 15 de dezembro.

Confira a lista dos jogadores do Bota na competição:
Andrey
Gilberto
Cazu
Vinicius
Medeiros
Renan
Octávio
Dedé
Sassá
Gegê
Vitinho
André Lucas
Kerlyson
Rafael Reis
Elber
Lukinhas
Tellechea
Faique


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/10/juniores-com-rostos-ja-conhecidos-bota-estreia-na-copa-do-brasil.html

Contrato de Loco prevê volta ao Botafogo caso Figueira seja rebaixado


Passagem apagada até agora pelo clube catarinense pode estar perto do fim. Cláusula é confirmada por dirigente que participou das negociações

Por GLOBOESPORTE.COM Florianópolis

Loco Abreu no treino do Figueirense (Foto: Luiz Henrique / Site Oficial do Figueirense)Loco poderá deixar o Figueirense e voltar ao Fogo(Foto: Luiz Henrique / Site Oficial do Figueirense)

A história de Loco Abreu no Figueirense pode estar com os dias contados. O contrato de empréstimo que o atacante assinou junto ao Figueira estipula um vínculo até o final de 2013. Porém, neste mesmo contrato existe uma cláusula que poderá abreviar a passagem do uruguaio no clube catarinense e fazê-lo retornar ao Botafogo na próxima temporada. Se o Figueira cair para a Série B, Loco volta ao Rio de Janeiro.

Quando chegou ao Figueirense, em julho, na 9ª rodada, o discurso da diretoria e do atacante Loco Abreu era o de brigar pelo ‘sonho alvinegro’: uma vaga na Libertadores. No entanto, o que era festa, quase três meses depois, se transformou em frustração, tanto para o atleta, quanto para o torcedor catarinense. A realidade do Figueira na competição se mostra uma quase irreversível luta contra o rebaixamento — são 98% de chances de queda, segundo o matemático Tristão Garcia.

Contando com esta possibilidade no momento da construção do contrato que selaria o empréstimo, o staff de Loco Abreu impôs uma exigência em forma de cláusula contratual: em caso de queda para a Série B, o jogador retorna automaticamente para o Botafogo.

O ex-diretor de futebol do Figueirense, Marcos Moura Teixeira, um dos responsáveis pela chegada do jogador ao clube, confirma a existência da cláusula. Teixeira, que não faz mais parte do Figueirense, participou das negociações e explica que a volta ao Botafogo aconteceria de forma automática.

— Sim, há uma cláusula que diz que se o Figueirense cair para a Série B, ele poderia voltar ao Botafogo. Ele está emprestado, ele não veio transferido para cá (Figueira), os direitos federativos são do Botafogo. Em tese, isso acontece de forma automática — diz Marcos Moura.

Loco Abreu, no Figueirense, contra o Flamengo (Foto: Luiz Henrique, divulgação / FFC)Loco Abreu, no Figueirense, contra o Flamengo
última vez que esteve em campo pelo clube(Foto: Luiz Henrique, divulgação / FFC)

Jogador pode atuar em doze jogos

Caso a queda aconteça, Loco Abreu, que chegou com status de maior contratação da história do Figueira, poderá atuar no máximo em doze partidas pelo clube. Até o momento, o atacante esteve à disposição dos treinadores em apenas sete partidas, sendo que atuou em cinco delas — por duas vezes ficou no banco sem ser aproveitado pelo treinador Márcio Goiano. Até o momento, Abre fez um gol com a camisa do Figueira, na Sul-Americana, sobre o Atlético-GO.

Desde a estreia do jogador no Brasileirão, o Figueirense disputou 22 partidas — entre Série A e Copa Sul-Americana. Até o final da temporada serão mais dez partidas e Loco só poderá ser relacionado em sete delas, já que está com a seleção do Uruguai e se ausentará por mais duas rodadas — sem contar com a partida desta quarta, contra o Atlético-GO.

 Seleção do Uruguai e lesões, foram os principais motivos das ausências do jogador.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/10/contrato-de-loco-preve-volta-ao-botafogo-caso-figueira-seja-rebaixado.html