sábado, 6 de outubro de 2012

CBV divulga tabela oficial da temporada 2012/13 da Superliga


Principal torneio entre clubes de vôlei do Brasil terá 22 equipes e 222 partidas na fase classificatória

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Cruzeiro campeão da Superliga (Foto: Alexandre Arruda/CBV)O Cruzeiro é o atual campeão da Superliga
masculina (Foto: Alexandre Arruda/CBV)

A tabela oficial da próxima edição da Superliga foi divulgada nesta sexta-feira pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). A temporada 2012/2013 da principal competição entre clubes de vôlei do Brasil começa no dia 23 de novembro, com cinco partidas pelo torneio feminino. No dia seguinte é a vez da disputa masculina, que também será aberta com cinco jogos. A primeira rodada da 19ª edição do torneio se encerrará no dia 25, com uma partida masculina.

A fase classificatória da competição feminina, disputada por 10 equipes, se estenderá até 22 de fevereiro de 2013, totalizando 90 jogos. As quartas de final estão marcadas para 27 de fevereiro e nos dias 2 e 5 de março. As semifinais também serão disputadas em março, nos dias 9, 16 e 22. A grande final será no dia 7 de abril, em ginásio a ser definido na cidade de São Paulo. O Osasco, atual campeão, estreia contra o Campinas em casa, no dia 23 de novembro, às 21h. A partida será transmitida ao vivo pelo SporTV.

O torneio masculino terá 12 equipes disputando 132 partidas da fase de classificação, que se estende até o dia 2 de março. As quartas de final também serão realizadas em março, nos dias 9, 12 e 16. As semifinais acontecem nos dias 23 e 30 de março, e em 2 de abril. O título será decidido no Rio de Janeiro, no dia 14 de abril. O Cruzeiro, atual campeão, joga pela primeira [vez no dia 24 de novembro, contra o Minas Tênis Clube. O clássico mineiro terá transmissão ao vivo do SporTV.

Jaqueline na final da Superliga Osasco x Rio (Foto: Maurício Val / Vipcomm)Entre as meninas, o Osasco defende o título
(Foto: Maurício Val / Vipcomm)

A fórmula da competição será a mesma da edição passada. Todos os times se enfrentam na fase classificatória, em turno e returno. Os oito mais bem colocados passam às quartas de final, quando acontecerá o sistema de playoff de três partidas com o cruzamento do 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º.

As regras de pontuação seguem os padrões estabelecidos pela Federação Internacional de Voleibol(FIVB): os vencedores pelo placar de 3 sets a 0 ou 3 sets a 1 ganham três pontos, e o perdedor não pontua. O time que vence por 3 sets a 2 soma dois pontos na tabela, e o derrotado ganha um ponto. O desempate no ranking seguirá índices técnicos: números de vitórias, média de sets, média de pontos, confronto direto e sorteio, respectivamente.

Primeira rodada - Superliga Feminina
Dia 23 de novembro
Sesi (SP) x Pinheiros (SP), às 18h
Praia Clube (MG) x São Bernardo Vôlei (SP), às 19h30
Rio de Janeiro (RJ) x São Caetano (SP), às 19h30
Minas Tênis Clube (MG) x Rio do Sul (SC), às 20h
Osasco (SP) x Campinas (SP), às 21h*

Primeira rodada - Superliga Masculina
Dia 24 de novembro
São Bernardo Vôlei (SP) x Sesi-SP, às 11h
Pindamonhangaba (SP) x Volta Redonda (RJ), às 18h
UFJF (MG) x RJX (RJ), às 19h30
Canoas (RS) x Super Imperatriz Vôlei (SC), às 20h
Minas Tênis Clube (MG) x Cruzeiro (MG), às 21h30*

Dia 25 de novembro

Brasil Vôlei Clube (SP) x Vôlei Futuro (SP), às 13h

*Partidas com transmissão ao vivo do SporTV

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/10/cbv-divulga-tabela-oficial-da-temporada-201213-da-superliga.html

Fluminense x Botafogo: ataques quase iguais e defesas bem distintas


Rivais deste sábado são as equipes que mais balançaram as redes no Brasileirão. Glorioso, porém, já sofreu quase o dobro dos gols do Tricolor

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Tão parecidos, tão diferentes. Fluminense e Botafogo fazem neste sábado, no Engenhão, um clássico marcado por semelhanças quando o assunto é o ataque, mas uma baita disparidade ao se falar de defesa. Líder do Brasileirão, o Tricolor chega à 28ª rodada tentando manter a boa vantagem sobre Atlético-MG e Grêmio na corrida pelo título. Em sétimo, o Glorioso ainda sonha com G-4 e uma vaga na Libertadores de 2013.
O clássico põe frente a frente os dois times que mais fizeram gols até aqui na competição: foram 44 do Flu e 41 do Bota, o segundo mais positivo, junto com o Atlético-MG. Coincidentemente,  tricolores e alvinegros têm exatamente o mesmo número de finalizações ao longo do torneio. Foram 311, o que equivale ao 12º posto no ranking do quesito, liderado pelo Náutico, com 368. Quase idênticos no ataque, os rivais, porém, têm números defensivos bem diferentes. O Flu possui a zaga menos vazada da competição, com 18 gols sofridos, e o Bota levou quase o dobro, 35.
O Fluminense viveu uma semana de tranquilidade após a vitória sobre o Flamengo por 1 a 0. Abel Braga vai repetir contra o Botafogo a equipe que derrotou o Rubro-Negro. Entre os principais jogadores do elenco, o único desfalque continua sendo o zagueiro Leandro Euzébio, que ainda se recupera de dores no joelho esquerdo. Em compensação, o treinador conta com Fred, que tem fama de carrasco alvinegro, com nove gols em 11 jogos.

O Botafogo fez uma preparação de final para o clássico, com treinos fora do Rio em regime de concentração, atividades fechadas para a imprensa e cobrança forte de Seedorf em cima dos companheiros. No clube, todos acreditam que uma vitória tem potencial para dar o ânimo que a equipe precisa para seguir na luta pelo G-4. Neste sábado a principal novidade no time deve ser a volta de Renato após se recuperar de um problema na coxa esquerda.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Premiere transmite a partida para todo o Brasil, pelo sistema pay per view. O jogo está marcado para as 18h30m (de Brasília).

header as escalações 2
Fluminense: sem atletas suspensos, o Tricolor deve ir a campo com a seguinte formação: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Digão e Carlinhos; Edinho, Jean, Deco e Thiago Neves; Wellington Nem e Fred.
Botafogo: o técnico Oswaldo de Oliveira não confirmou qual time vai escalar, mas deve colocar em campo ao menos uma novidade: Renato, recuperado de um problema na coxa esquerda. Ele entra no lugar de Jadson. Lodeiro deve ser mantido na vaga de Fellype Gabriel, que tem convivido com dores no joelho direito. O Bota deve entrar em campo com: Jefferson, Lucas, Fábio Ferreira, Dória e Márcio Azevedo; Gabriel, Renato, Lodeiro, Seedorf e Andrezinho; Elkeson.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Fluminense: os  zagueiros Anderson, que voltou a sentir a coxa direita, e Leandro Euzébio, com dores no joelho esquerdo, não jogam.

Botafogo: apesar de recuperados de lesão, Antônio Carlos, Brinner e Marcelo Mattos ainda estão em fase de recondicionamento físico e não ficam à disposição. Lucas Zen, que rompeu os ligamentos do joelho esquerdo, está no departamento médico e a tendência é de que só volte na próxima temporada. Não há atletas suspensos.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Fluminense:
Anderson, Bruno Vieira, Deco, Diego Cavalieri, Jean e Wallace.
Botafogo: Andrezinho, Dória, Gabriel, Jefferson, Lennon, Lucas e Vitor Júnior.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Felipe Gomes da Silva (RJ) apita a partida, auxiliado por Rodrigo Henrique Correa (RJ) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ). Felipe Gomes ainda não arbitrou jogos da Série A este ano, que registra média de 5,03 amarelos, 0,29 vermelho, 36,7 faltas e 0,21 pênalti.

header fique de olho 2

Fluminense:
artilheiro do Campeonato Brasileiro, Fred vive fase iluminada. O camisa 9 marcou de voleio o gol da vitória tricolor no Fla-Flu do último domingo.

Botafogo: goleador do time no Brasileiro com oito gols, ao lado de Elkeson, o meia-atacante Andrezinho é uma das esperanças da equipe para o clássico. No duelo do primeiro turno, ele fez de cabeça e deixou sua marca no empate em 1 a 1.

header o que eles disseram

Fluminense: Fred, atacante do Fluminense: "Estão todos confiantes, mas cientes das dificuldades que vamos encontrar. O time do Botafogo tem muita qualidade. Tenho esses gols todos contra o Botafogo, mas eu sofro com eles. Marcam forte, muito contato físico... Vou ter de ralar muito para ampliar a marca"

Botafogo: Oswaldo de Oliveira, técnico do Bota: "O Fluminense é muito difícil de ser batido. Nesse campeonato só perdeu dois jogos, realmente é uma tarefa complicada. Temos que fazer nosso melhor."
header números e curiosidades
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* O Botafogo não vence o Fluminense há mais de um ano (ou seis jogos). A última vitória foi no dia 27/08/2011, por 2 a 1, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. Nas últimas seis partidas disputadas entre os times, foram duas vitórias do Tricolor e quatro empates.

* Esta é a sexta partida disputada entre Botafogo e Fluminense nesta temporada. Nos primeiros cinco jogos, foram duas vitórias do Flu e três empates.

* O clássico carioca tem um retrospecto equilibrado em Campeonatos Brasileiros. Em 39 confrontos, o Botafogo venceu 12 vezes, o Flu levou a melhor em 11 vezes e aconteceram 16 empates. Nos gols marcados, o Bota leva uma pequena vantagem: 47 contra 44.
header último confronto v2
Sob os olhares do recém-contratado Seedorf, que foi conferir o desempenho de seu novo time, Botafogo e Fluminense empataram em 1 a 1 em um clássico sem brilho para pouco mais de 12 mil pessoas no Engenhão. Fred abriu o placar para o Tricolor aos oito do segundo tempo, mas Andrezinho deixou tudo igual aos 21.

Provável saída do time no clássico não abala o jovem Jadson


Volante do Botafogo deve perder a vaga de titular para o experiente Renato, que está recuperado de um problema na coxa esquerda

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Jadson na coletiva do Botafogo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Jadson tem se destacado na equipe do Bota
(Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)

O volante Jadson, de 19 anos, deve perder a vaga de titular no time do Botafogo neste sábado, no clássico com o Fluminense. Recuperado de um problema na coxa esquerda, o experiente Renato deve retomar sua posição. Gabriel, de 20 anos, que vem atuando como primeiro volante, será mantido. Nada que abale Jadson

O volante acredita que tem feito um bom papel. Ele lembrou que sua vida mudou drasticamente este ano e que ele já é reconhecido pela torcida alvinegra.


- Independente do que venha a acontecer, estou muito feliz por tudo o que tem ocorrido comigo no Botafogo. O Oswaldo me deu a oportunidade de jogar essas partidas em sequência e tenho procurado dar o meu recado, retribuir essa confiança jogando com o maior empenho possível. Era apenas mais um quando começou o ano e hoje todos já me reconhecem. Isso é uma satisfação enorme, um reconhecimento que batalhei muito para ter. Espero continuar agradando a todos e conquistando meu espaço - afirmou.

Sétimo colocado do Brasileiro com 40 pontos, o Botafogo enfrenta o Fluminense neste sábado, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/10/provavel-saida-do-time-no-classico-nao-abala-o-jovem-jadson.html

Forma física de Seedorf impressiona Abel: 'Fiquei meio apavorado'


Treinador revela primeiro encontro na praia há cinco anos, confessa admiração pelo futebol do holandês e diz que não fará marcação especial

Por Rafael Cavalieri e Thomas Freund Rio de Janeiro

seedorf botafogo   (Foto: Satiro Sodré/Agif/Agência Estado)Seedorf mostrou que está em forma no Botafogo
(Foto: Satiro Sodré/Agif/Agência Estado)

Seedorf chegou ao Botafogo há pouco mais de quatro meses e não conquistou apenas os torcedores do clube. Com seu futebol técnico, o holandês ganhou admiradores entre todos os fãs do esporte. Abel Braga é um deles. Mas o sentimento não vem de hoje. Segundo o treinador tricolor, o primeiro contato com o camisa 10 alvinegro aconteceu na praia do Leblon há cinco anos. Ali, Abel já percebeu que além de um grande jogador, Seedorf é também um grande ser humano.

Brincalhão, Abel revelou que começou a falar francês com Seedorf. No entanto, o próprio apoiador conduziu a conversa em português. No papo muito futebol, mas também a impressionante forma física que o jogador de 36 anos apresenta.

- Já o encontrei na praia do Leblon algumas vezes. Acho que o apartamento dele é perto do meu. Eu me apresentei a ele e ficamos conversando. É uma pessoa com uma humildade incrível. E no dia eu fiquei completamente impressionado com o seu biotipo. Falaram muito até quando ele apareceu no Botafogo sem camisa. E é aquilo mesmo. O cara é seco, fiquei meio apavorado (risos). Seu percentual de gordura deve ser o mais baixo do futebol brasileiro - brincou.

Mas apesar da admiração, Abel Braga sabe que terá dor de cabeça por enfrentar Seedorf. Na quinta-feira, Deco disse que seria natural o Fluminense realizar uma marcação individual em cima do camisa 10 alvinegro. No entanto, o treinador tricolor acha que isso não será possível.

- Não tenho como fazer em função do esquema do Botafogo. A movimentação dos três jogadores por trás do Elkeson não permite essa marcação individual. Mas temos de estar atentos. O Seedorf vem abrilhantando o campeonato e trazendo peso ao time jovem do Botafogo. Fico feliz pelo futebol brasileiro poder trazer um jogador deste nível. Ele pode decidir o jogo com um passe ou um chute, mas espero sair feliz - finalizou.

O confronto entre Fluminense e Botafogo acontece no próximo sábado, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão. O Tricolor é o líder do Brasileiro com 59 pontos enquanto o Glorioso está em sétimo com 40 pontos.  

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/10/forma-fisica-de-seedorf-impressiona-abel-fiquei-meio-apavorado.html

Com pé nas costas, Sharapova vai à final em Pequim e pega a número


Russa aplica bicicleta na chinesa Na Li e vai enfrentar Azarenka na decisão

Por GLOBOESPORTE.COM Pequim

Maria Sharapova WTA de Pequim (Foto: AFP)Pé nas costas: Sharapova avançou sem sustos para a final (Foto: AFP)

Maria Sharapova sabia que a torcida na semifinal do WTA de Pequim estava do outro lado da rede. Diante da chinesa Na Li e do estádio que apoiava a prata da casa, a russa não se intimidou. Com um tranquilo 6/4 e um implacável 6/0, a número 2 do mundo venceu por 2 a 0, sem sustos, e avançou para a final do torneio. Sua rival no domingo será Victoria Azarenka, a líder do ranking, que eliminou a francesa Marion Bartoli por 6/4 e 6/2.

No confronto direto, a tenista da Bielorrússia leva vantagem. Azarenka tem seis vitórias, contra quatro de Sharapova. O último encontro foi no US Open, e a líder do ranking venceu de virada por 2 a 1. Azarenka ganhou três dos últimos quatro duelos.

No primeiro set, Sharapova chegou a ver Na Li tomar a dianteira com uma quebra de saque, mas reagiu a tempo de evitar que a número 8 do ranking impusesse seu jogo. Aos poucos, a russa foi dominando as ações até fechar em 6/4. No segundo set, veio o show. Com três quebras e sem ceder nenhum game, a vice-líder do ranking aplicou o pneu e carimbou sua vaga na decisão.

Fã de tênis WTA Pequim (Foto: AFP)Torcedor capricha na caracterização (Foto: AFP)

- Foi um primeiro set de qualidade, e ela conseguiu sair na frente, mas eu reagi. Na Li é uma campeã de Grand Slam, então você tem que manter o alto nível o tempo todo. Eu não tinha jogado muito bem em Tóquio quando vim para este torneio. Nunca cheguei à final aqui, por motivos de lesão, então era um objetivo. Desde a estreia eu tentei melhorar e tenho conseguido - afirmou Sharapova.

Na outra semifinal, Azarenka mostrou por que é a líder do ranking. O primeiro set foi parecido com o de Sharapova. Bartoli conseguiu uma quebra e ameaçou complicar as coisas, mas a bielorrussa manteve a cabeça no lugar e fechou em 6/4. Na segunda parcial, uma chuva de quebras. Foram duas para a francesa e quatro para a número 1 do mundo, que conseguiu se impor e assegurar a passagem à final.

Victoria Azarenka WTA Pequim tênis (Foto: Getty Images)Victoria Azarenka festeja a passagem para a final do WTA de Pequim (Foto: Getty Images)

FONTE:

Com gol de Agüero e irritação de Balotelli, City vence o Sunderland


Atacante italiano fica chateado ao ser substituído no segundo tempo
pelo argentino, que acaba anotando o segundo no triunfo de 3 a 0

Por GLOBOESPORTE.COM Manchester, Inglaterra

Depois de tropeçar em casa no meio de semana diante do Borussia, pela Liga dos Campeões, o Manchester City voltou a fazer a alegria de sua torcida no Etihad Stadium. Na abertura da sétima rodada do Campeonato Inglês, a equipe do técnico Roberto Mancini não teve problemas para bater o Sunderland por 3 a 0, com gols de Kolarov, Agüero (que entrou no lugar de Balotelli no segundo tempo, deixando o italiano bem irritado) e Milner.[

Com o resultado, os Citizens assumem provisoriamente a vice-liderança da Premier League, com 15 pontos, um a menos que o Chelsea e dois à frente do Everton, rivais que ainda jogam neste sábado contra Norwich e Wigan, respectivamente.

Kolarov manchester city gol sunderland (Foto: Agência EFE)Kolarov celebra primeiro gol do City (Foto: Agência EFE)

Tevez titular

Sem o capitão Kompany, machucado, e com um ataque formado por Tevez e Balotelli – formação ofensiva diferente da usada no empate em 1 a 1 com o Borussia Dortmund na última quarta (na ocasião, Dzeko e Agüero foram titulares), o City abriu o placar logo no início da partida.

Tevez manchester city e sunderland (Foto: Agência Reuters)Tevez sofreu a falta que originou o primeiro gol
(Foto: Agência Reuters)

Após contra-ataque, Tevez foi derrubado na entrada da área pelo espanhol Cuellar. Na cobrança, aos quatro minutos, o lateral-esquerdo Kolarov bateu com perfeição, no ângulo do goleiro Simon Mignolet.

Balotelli deixa campo irritado

Na segunda etapa, depois de inúmera
s chances perdidas pela nova dupla de ataque, o técnico Roberto Mancini resolveu mudar e sacou Balotelli para a entrada do argentino Agüero. O atacante italiano, que salvou o time da derrota para os alemães no meio de semana, não gostou nada da substituição, deixando o campo direto para o vestiário sem falar com o treinador e com cara de poucos amigos.

Aguero manchester city gol sunderland (Foto: Agência EFE)Agüero celebra gol após sair do banco (EFE)
Mas se Balo não curtiu a troca, a torcida do City gostou. E muito. Minutos depois de entrar, aos 15, Agüero fez 2 a 0 após passe perfeito do espanhol David Silva.

Aos 44, o meia Milner, de falta, ampliou e decretou de vez a festa no lado azul de Manchester.

United joga neste domingo

Arquirrival do City, o Manchester United entra em campo neste domingo, quando visitará o Newcastle no estádio St. James Park. O GLOBOESPORTE.COM acompanhará o duelo em tempo real a partir das 12h (de Brasília).

Balotelli manchester city sunderland (Foto: Agência AFP)Balotelli deixa o campo sem falar com Mancini (Foto: Agência AFP)

FONTE:

Vettel 'brinca' em Suzuka e garante pole em dia de dobradinha da RBR


Alemão forma primeira fila ao lado de Webber. Piloto da casa, Kobayashi parte em terceiro no GP do Japão. Massa largará em 10º e Bruno, em 16º

Por GLOBOESPORTE.COM Suzuka, Japão

Em um autódromo onde uma tradicional roda gigante já faz parte da paisagem, Sebastian Vettel faz da pista o seu parque de diversões. Neste sábado, o piloto da RBR "brincou" no treino classificatório e garantiu com tranquilidade sua quarta pole position seguida no circuito de Suzuka. O alemão anotou o tempo de 1m30s839 e liderou a dobradinha da RBR para o grid do GP do Japão, à frente de Mark Webber (1m31s090). O líder do campeonato, FernandoAlonso, deve estar começando a ficar preocupado nesta reta final da temporada da Fórmula 1. Enquanto vê o vice-líder com a primeira posição do grid, o espanhol da Ferrari largará na sexta posição. Ele, assim como Lewis Hamilton (McLaren), foi prejudicado com a bandeira amarela no fim do treino classificatório em razão da saída de pista de Kimi Raikkonen (Lotus). Jenson Button fez o terceiro melhor tempo da atividade (1m31s290), mas perde cinco posições pela troca da caixa de marchas e parte e oitavo. Com isso, para delírio da torcida japonesa, o piloto da casa, Kamui Kobayashi começa na terceira posição do grid.
Vettel é investigado pela direção de prova

Após o treino, a direção de prova quase acaba com a graça de Vettel. Ele e Alonso foram chamados para se reunir com os comissários. A alegação é de que o alemão teria supostamente bloqueado o piloto da Ferrari durante o Q3. O encontro se estendeu por três horas e depois de muita conversa e análise de vídeos, a FIA decidiu aplicar apenas uma reprimenda - um "puxão de orelha" - ao piloto da RBR, que não perdeu a pole.

Sebastian Vettel  - treino livre para o GP do Japão (Foto: AFP)Ve
ttel 'brincou' no sábado em Suzuka (Foto: AFP)]

Felipe Massa, por pouco não avançou à superpole. Ele ficou a dois centésimos de se classificar para o Q3, mas largará em décimo, já que Nico Hulkenberg também perde cinco posições por trocar a caixa de câmbio de sua Force India. Bruno Senna saiu fora logo na primeira parte da atividade após ter sua volta rápida atrapalhada por Jean-Eric Vergne, da STR. Irritado, o piloto da Williams reclamou do francês na saída da pista. E com razão. O piloto da STR foi penalizado com três posições no grid em razão da manobra e, dessa forma, Bruno subiu para o 16º lugar. O brasileiro já havia herdado a posição de Michael Schumacher. Em sua primeira corrida após 
anunciar que deixa as pistas no fim do ano, o heptacampeão Schumi largará em um lugar que não está nem um pouco acostumado: a última fila. O veterano foi o 13º no treino, mas traz uma punição de dez posições no grid em razão da batida em Vergne no GP de Cingapura.

Vettel e Webber repetiram a dobradinha que haviam feito poucas horas antes, no terceiro treino livre. O alemão quebrou uma sequência de quatro poles consecutivas da McLaren no ano. De quebra, ainda se isolou na terceira posição no ranking dos pilotos que mais largaram na posição de honra. Com 34 poles, superou Alain Prost e Jim Clark (33), e aparece atrás apenas de Michael Schumacher (68) e Ayrton Senna (65).

A TV Globo inicia a transmissão do GP do Japão às 2h40 da madrugada deste domingo, com entrevistas e o clima nos boxes de Suzuka. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.
Header_Q1 (Foto: Infoesporte)
Bruno é atrapalhado por Vergne

O treino acabou cedo para Bruno. Prejudicado por Vergne em sua volta rápida, ele ficou no limite para avançar ao Q2. Porém, quando o cronômetro já estava zerado, Schumacher - que ainda não havia marcado tempo - anotou o 16º e empurrou o brasileiro para fora da zona de classificação. Bruno ficou irritado com o incidente com Vergne e desabafou ao sair da pista: “É uma piada”. Ficaram de fora também os pilotos das três equipes menores: Heikki Kovalainen, Timo Glock, Pedro de la Rosa, Charles Pic, Vitaly Petrov e Narain Karthikeyan. A melhor volta do Q1 foi de Romain Grosjean, da Lotus, seguido por Kabayashi, para alegria da torcida japonesa. Massa passou com tranquilidade, em 10º.


Header_Q2 (Foto: Infoesporte)
Massa não avança ao Q3 por 0s02

Por pouco, Massa não garantiu uma vaga na superpole. O brasileiro da Ferrari figurou entre os dez primeiros durante todo o Q2, mas com o cronômetro zerado, foi superado por Raikkoen, Grosjean e Pérez e caiu fora. Massa ficou em 11º, a apenas dois centésimos de Hulkenberg, que garantiu a última vaga para o Q3. Quem também ficou pelo caminho foram: Paul di Resta, Schumacher, Pastor Maldonado, Nico Rosberg, Daniel Ricciardo e Vergne. Já Vettel começou a mostrar que era o favorito à pole e foi o mais rápido desta parte da atividade, seguido por Button, Raikkonen e Alonso.


Header_Q3 (Foto: Infoesporte)
Kimi roda e 'garante' pole de Vettel

Logo aos cinco minutos do Q3, Vettel mostrou que estava obstinado a assegurar mais uma pole em Suzuka ao anotar 1m30s839 e assumiu a primeira posição. Webber até chegou a ameaçar o tempo do alemão, mas errou no trecho final da volta e ficou em segundo. No fim, as chances de desbancar Vettel caíram por terra com a rodada de Raikkonen na curva Spoon. O finlandês saiu da pista, provocou bandeira amarela no setor e obrigou os pilotos que fechavam suas voltas a reduzirem. Alonso e Hamilton, que deixaram para fazer suas voltas rápidas no fim da sessão, acabaram prejudicados e terminaram com a sexta e a nona colocações, respectivamente.

Confira o grid de largada para o GP do Japão:
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m30s839
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m31s090
3 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m31s700
4 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1m31s989
5 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m32s022
6 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m32s114
7 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m31s294 *
8 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - 1m32s208
9 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m32s327
10 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m32s293
11 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m32s327
12 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - 1m32s512
13 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m32s625
14 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - 1m32s954
15 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - sem tempo *
16 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - 1m33s405
17 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - 1m34s657
18 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - 1m35s213
19 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - 1m33s368 ***
20 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - 1m35s385
21 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - 1m35s429
22 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - 1m35s432
23 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m32s469 **
24 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - 1m36s734


* Jenson Button e Nico Hulkenberg  perdem cinco posições no grid por trocar a caixa de marchas de McLaren e Force India, respectivamente

** Michael Schumacher perdeu dez posições no grid por provocar o acidente com Jean-Eric Vergne no GP de Cingapura


*** Jean-Eric Vergne perdeu três posições no grid por bloquear Bruno Senna durante o Q1


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2012/10/vettel-sobra-e-garante-pole-em-dia-de-dobradinha-da-rbr-em-suzuka.html

Antes de fazer exame no IML, Viola nega ter arma irregular em casa


Ex-jogador foi detido na noite de sexta-feira, em Santana de Parnaíba, SP.
Polícia diz que ele tinha em casa munições e acessório de uso restrito.

Rafael Miotto Do G1 SP

Viola foi detido no condomínio onde mora em Santana de Parnaíba (Foto: Rafael Miotto/ G1)Viola foi detido no condomínio onde mora em Santana de Parnaíba (Foto: Rafael Miotto/ G1)

O ex-jogador Viola negou ter arma irregular em sua casa quando deixava o Distrito Policial de Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, para fazer um exame no Instituto Médico Legal (IML) de Osasco, na manhã deste sábado (6). Ele foi detido na noite de sexta-feira (5) por suspeita de desobediência à ordem judicial, de ameaça contra a mulher e de posse de munição e acessório de uso restrito.

“Não vou falar mais nada agora. Tudo está sendo investigado. Depois eu vou falar a verdade”, disse o jogador. A Polícia Civil não informou em qual carceragem ele permaneceria detido.



Segundo o delegado Ronald Nascimento, a Justiça expediu um mandado para que a mulher do ex-jogador deixasse a residência com seus pertences e na companhia do filho do casal de 5 anos. No momento em que o oficial de Justiça, que estava acompanhado de policiais militares, chegou à residência para cumprir a determinação, Viola recusou-se a recebê-lo.


O delegado foi chamado e esteve no condomínio onde o ex-jogador do Corinthians mora. Diante da resistência, foi determinada a entrada dos policiais na residência, onde foram encontrados um silenciador e munições. Uma arma também foi localizada. “Ela [a arma] está legalizada”, disse.
Nascimento explicou que, de acordo com a legislação em vigor, a autoridade policial não pode arbitrar uma fiança, porque a soma das penas dos delitos praticados pelo suspeito supera quatro anos de prisão. Nesses casos, ele deve ficar detido enquanto aguarda uma decisão da Justiça.
Desde a última terça-feira (2), até 48 horas após o encerramento das eleições, nenhum eleitor pode ser detido ou preso, exceto em casos de flagrante ou mediante sentença condenatória.

A assessoria de imprensa da Polícia Militar não se manifestou sobre o caso. O G1 não conseguiu localizar o advogado do ex-jogador.

FONTE:
http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=4193150885514913552#editor/target=post;postID=533272644910220741