sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Após rachão com 'olé', Alecsandro faz hora extra nas conclusões a gol


Atacante se junta aos reservas no fim da atividade, na manhã desta sexta-feira, e tem bom aproveitamento. Time viaja para enfrentar o Atlético-GO

Por André Casado e Raphael Marinho Rio de Janeiro

O recreativo que fechou a preparação do Vasco para o jogo contra o Atlético-GO, neste sábado, no Serra Dourada, teve goleada do time de colete, liderado por Felipe, com direito a gritos de "olé" nos minutos finais. Os jogadores disputaram o acirrado bate-bola sob sol forte em São Januário. A equipe titular, porém, já está definida. Jonas e Renato Silva retornam, e Carlos Alberto e Eder Luis assumem as vagas de Felipe e Tenorio, respectivamente.

Alecsandro vasco treino (Foto: Raphael Marinho / Globoesporte.com)Após treinar finalizações, Alecsandro se hidrata no campo vazio (Foto: André Casado / Globoesporte.com)

Logo depois da atividade, que contou com Dedé, de volta da seleção brasileira, o atacante Alecsandro fez hora extra nas finalizações, para afiar a pontaria e tentar fazer as pazes com as redes. Artilheiro do clube no Brasileirão, com nove gols, ele só marcou uma vez nas últimas 15 rodadas e recebeu um afago do técnico Marcelo Oliveira. O aproveitamento dele foi positivo, bem acima dos reservas que estiveram a seu lado na movimentação.

Antes de sair do campo, alguns titulares ficaram na descida para o vestiário batendo um papo animado. A delegação viaja para Goiânia por volta das 14h (de Brasília). O Vasco está em quarto lugar no Brasileirão, com 47 pontos, 12 a menos do que o líder Fluminense. 

jogadores vasco treino (Foto: Raphael Marinho / Globoesporte.com)Jogadores se alinham para bater a gol após o recreativo (Foto: Raphael Marinho / Globoesporte.com)

FONTE:

Em recuperação de lesão, Nadal pode jogar o Brasil Open em 2013, diz tio


Toni Nadal, técnico do espanhol, afirma que tenista estuda retorno ao país

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo

Há quatro meses fora das quadras, Rafael Nadal pode voltar ao Brasil no ano que vem. Em recuperação de uma inflamação crônica nos joelhos, o número 4 do mundo cogita a possibilidade de disputar o Brasil Open, em São Paulo, em fevereiro de 2013. A informação foi dada pelo tio e técnico do espanhol, Toni Nadal, que está no país a convite de um de seus patrocinadores.

- No momento, o calendário do ano que vem ainda não está definido, mas há a possibilidade. Estamos pensando em jogar em Acapulco e seria possível atuar no torneio de São Paulo também - disse o treinador.

Toni Nadal - tio e técnico do Rafael Nadal (Foto: João Gabriel / Globoesporte.com)Toni pede que ATP reveja quantidade de torneios em quadras duras (Foto: João Gabriel / Globoesporte.com)

Segundo Toni Nadal, o ATP 250 de São Paulo, assim como o de Acapulco, surgiria como opção por ser disputado no saibro, o que desgastaria menos o físico do tenista. O treinador afirma, no entanto, que o fato de Rafael ter de se adaptar rapidamente na sequência para disputar os torneios em quadra dura pesa contra a vinda do tenista para o Brasil. Em 2005, em sua única passagem pelo país, o espanhol foi campeão do Brasil Open quando a competição ainda era disputada na Costa do Sauípe, na Bahia.

- Isso seria um problema. Rafael prefere jogar na América do Sul, assim como em outros lugares, mas seria um problema adaptar-se outra vez a superfícies de quadra dura. O saibro é um piso menos duro, o que seria bom para os joelhos. Mas o problema é que a ATP tem muitos torneios em quadra dura, que facilita lesões. Acho que a ATP deveria reconsiderar onde se joga a maior parte dos torneios. Algo tem de mudar no esporte para que os dirigentes se dêem conta disso. Acho que os dirigentes deveriam pensar mais na saúde dos jogadores - afirmou.

Toni acredita que Rafael Nadal deva retornar aos treinos em quinze dias. A volta às competições, no entanto, ainda não está definida. A final da Copa Davis, contra a República Tcheca, em novembro, é uma possibilidade.

- Foi uma lesão que veio se complicando. A princípio, parecia que em 20 dias ele voltaria às quadras. Mas, por uma série de motivos, piorou. Tivemos de parar a recuperação porque os médicos mandaram. Agora, há 15 dias, reiniciamos o tratamento e, ao que parece, está tudo bem. Em 15 dias, devemos voltar a treinar e veremos quando poderá voltar a jogar.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/10/em-recuperacao-de-lesao-nadal-pode-jogar-o-brasil-open-em-2013-diz-tio.html

Kleina recebe relatório sobre árbitro, mas pede calma: ‘Vamos jogar bola’


Alheio às polêmicas, treinador toma conhecimento de dossiê do clube contra Paulo César de Oliveira, que comanda clássico deste sábado


Gilson Kleina palmeiras coletiva (Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)Gilson Kleina não quer polêmica com arbitragem
(Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)

O Palmeiras está indignado com a escolha de Paulo César de Oliveira para apitar o clássico deste sábado contra o São Paulo, às 16h, no Morumbi. No entanto, essa preocupação não afeta o técnico Gilson Kleina, que assumiu o comando da equipe há duas semanas e se diz alheio às polêmicas. Para evitar confusões, Kleina revelou que teve uma conversa com seus jogadores para que eles se preocupem apenas em jogar futebol.

- Não vamos mudar nossa postura. Vamos dar tranquilidade ao Paulo César, para que a arbitragem dele seja a melhor possível. Temos de priorizar nosso foco só para o futebol - pediu o técnico.

A diretoria jurídica do clube enviou um ofício à CBF para pedir a mudança de arbitragem, mesmo sabendo que essa proposta é inviável – solicitações desse tipo precisam ser feitas até 48 horas antes do início da rodada do Campeonato Brasileiro, e ela começou nesta quinta-feira, com três jogos.

Vamos dar tranquilidade ao Paulo César, para que a arbitragem dele seja a melhor possível. Temos de priorizar nosso foco só para o futebol"
GIlson Kleina

No ofício, há um relatório com todos os jogos em que o Palmeiras diz ter sido prejudicado por Paulo César. Em 29 partidas do Verdão comandadas por ele, foram 11 pênaltis contra o time, mais 17 jogadores expulsos. O clube ainda alega uma série de intimidações por parte do árbitro em relação aos jogadores. Gilson Kleina recebeu esse relatório, mas entende que ele não deve influenciar negativamente no clássico.

- Chegaram os dados sobre ele, de quantas expulsões ocorreram, quantos erros... Mas agora é vida nova. Vamos dar tranquilidade ao profissional. Nossa responsabilidade de vencer é muito grande, não vamos ficar transferindo para ninguém caso as coisas deem errado. Os dados mostram uma situação muito adversa para o Palmeiras, mas prefiro deixar isso para a diretoria – explicou Gilson Kleina.

Quem tomou a frente nesse caso foi o diretor jurídico Piraci Oliveira, que não poupou críticas ao estilo de Paulo César. O último jogo do Palmeiras que ele apitou foi em maio de 2011, um clássico contra o Corinthians, válido pela semifinal do Campeonato Paulista. Na ocasião, o Verdão foi eliminado nos pênaltis e reclamou muito das expulsões do zagueiro Danilo e do técnico Luiz Felipe Scolari.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2012/10/kleina-recebe-relatorio-sobre-arbitro-mas-pede-calma-vamos-jogar-bola.html

Para Dudu, Coelho precisa esquecer o passado para vencer o Furacão


Volante diz que os jogadores precisam encarar a partida como uma decisão

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Dudu, volante do América-MG (Foto: Leonardo Simonini / Globoesporte.com)Dudu afirma que horário atítpico não vai influenciar(Foto: Leonardo Simonini / Globoesporte.com)

O volante Dudu voltou a treinar com a equipe titular do América-MG, na tarde desta terça-feira, no CT Lanna Drumond, em coletivo comandado pelo técnico Mauro Fernandes. Para o jogador, que pode ser aproveitado na partida contra o Atlético-PR, o Coelho precisa esquecer as últimas derrotas e entrar muito focado, encarando o confronto como uma decisão.

- A gente tem que esquecer essas últimas duas derrotas, isso já passou. Agora é vida nova pro América-MG. Nesse jogo, contra o Atlético-PR, vamos encarar como uma decisão. E cada jogo vai ser uma decisão para nós. Então, a gente tem que estar bem focado, bem atento porque a equipe deles é muito forte e porque o é um concorrente direto. Essa vitória vai ser muito importante pra gente e para o torcedor do América-MG. Vamos para lá buscando os três pontos.

Mesmo o jogo acontecendo em um horário atípico, às 14h (de Brasília),  Dudu garante que isso não será um problema para ele nem para o restante dos jogadores do América-MG, já que o grupo teve uma boa semana de preparação para a partida.

- Já joguei às 14h, 12h, 13h. Mas, acho que isso não vai influenciar em nada. Tivemos uma boa semana de treinamento, para a gente ter perna e conseguir fazer um bom jogo para enfrentar a equipe do Atlético-PR. Vamos para lá para buscar a vitória.

O volante do América-MG espera um jogo bem mais complicado que o confronto dos dois times no primeiro turno da competição. Na ocasião, o Coelho derrotou o Furacão por 3 a 2, em jogo difícil na 9ª rodada. Agora, com o Furacão em melhor posição na tabela de classificação, Dudu espera vencer para que o Coelho inicie a caminhada de volta ao G-4.

- Com certeza a gente espera um jogo difícil. No início do campeonato a gente estava indo muito bem fora de casa e dentro de casa, mas o campeonato vai mudando, tem altos e baixos. O campeonato é muito difícil e a gente tem muita surpresa na competição. Agora é hora de reverter isso, mudar na competição, o que é muito importante para a gente. Tem que entrar ciente, focado na vitória, buscando a vitória para seguir bem no campeonato. 

O Coelho entra em campo no sábado, às 14h (de Brasília), contra o Atlético-PR, pela 28ª rodada da Série B. O Furacão está em sexto lugar com 46 pontos, enquanto o América-MG ocupa a nona posição com 40 pontos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2012/10/para-dudu-coelho-precisa-esquecer-o-passado-para-vencer-o-furacao.html

América-MG renova contrato com Matheus pelos próximos dois anos


Jovem goleiro fez parte do elenco campeão brasileiro sub-20 em 2011

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

O jovem Matheus, de 20 anos, revelação da equipe do América-MG campeã brasileira sub-20 em 2011, acertou novo contrato com o clube até 2016. Matheus, que é irmão do volante Moisés, também revelado pelo Coelho e que atualmente atua pela Portuguesa, fez sua primeira partida como titular do América-MG na última rodada da Série B, contra o Barueri, e agradou. Apesar da derrota, o jogador fez defesas difíceis e ganhou elogios do treinador Mauro Fernandes.

Matheus, goleiro do América-MG (Foto: AMérica-MG / Divulgação)Goleiro Matheus vai permanecer no América-MG, no mínimo, até 2016 (Foto: AMérica-MG / Divulgação)

Outro que demonstrou agrado pelo futebol do jovem goleiro de 1,89m foi o integrante do Conselho de Administração do América-MG, Marcus Salum. O dirigente, que se afastou temporariamente do futebol do clube na última terça-feira, teceu elogios ao jogador e afirmou que a renovação do atleta faz parte de uma maior valorização do clube às categorias de base.

Para falar sobre o aproveitamento dos jovens jogadores, Salum citou o exemplo do atacante Fred, jogador do Fluminense e atual artilheiro do Brasileiro da Série A, que foi revelado pelo Coelho.

- Vamos trabalhar com a base no ano que vem. Nossos resultados na base são muito bons, mas queremos mais. Não temos condições de contratar um novo Fred, mas podemos fazer outros, declarou o membro do Conselho.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2012/10/america-mg-renova-contrato-com-matheus-pelos-proximos-dois-anos.html

Murray perde set, mas despacha Wawrinka e vai às semis em Tóquio


Britânico vai enfrentar o canadense Milos Raonic na próxima fase

Por Agências de notícias Tóquio, Japão

Andy Murray chegou às quartas de final do ATP de Tóquio sem perder um set sequer. Nesta sexta-feira, a rotina foi quebrada - mas ele não parece se importar muito. Favorito para ganhar o título na capital japonesa, o tenista escocês perdeu a segunda parcial para o suíço Stanislas Wawrinka, mas se recuperou sem dificuldades para vencer por 2 a 1 (6/2, 3/6, 6/2) e avançar às semifinais do torneio. O próximo desafio será contra o canadense Milos Raonic, que eliminou o sérvio Janko Tipsarevic também por 2 a 1.

Andy Murray, ATP Tóquio (Foto: AP)Murray segue firme em Tóquio em busca de mais um título na temporada Tóquio (Foto: AP)

Terceiro colocado no ranking mundial, Murray mantém a boa fase após a conquista do ouro nos Jogos de Londres e do US Open. Foi a oitava vitória dele sobre Wawrinka (16º da lista), que tem quatro triunfos no confronto. Após um primeiro set tranquilo, com duas quebras e um fácil 6/2, Murray sofreu uma quebra na segunda parcial e viu o suíço reagir para empatar a partida. Depois disso, tudo voltou ao normal, com a repetição do roteiro do set inicial.

Kei Nishikori tênis ATP de Tóquio (Foto: Getty Images)Nishikori ri à toa em Tóquio (Foto: Getty Images)

Raonic sofreu mais para vencer Tipsarevic. O canadense perdeu o primeiro set no tie-break, mas se recuperou bem no segundo ao ganhar por 6/2. Voltou a sofrer no terceiro, com mais um tie-break, mas garantiu a vitória por 2 a 1 sem ceder uma quebra de serviço sequer em todo o jogo.

Japão x Chipre na outra semi

A outra semifinal em Tóquio terá Marcos Baghdatis, do Chipre, enfrentando Kei Nishikori, japonês que conta com todo o apoio da torcida local. Os dois conseguiram vitórias por 2 a 0 nas quartas de final disputadas nesta sexta-feira.

Baghdatis, número 46 do ranking, derrubou o russo Dmitry Tursunov, 117º da lista. Sem permitir nenhuma quebra, o cipriota venceu por 6/2 e 6/4, em 1h20m de partida. Nishikori, que ocupa a 17ª posição no ranking, surpreendeu o tcheco Tomas Berdych, sexto do mundo. O japonês conseguiu quatro quebras contra duas do rival e venceu por 7/5 e 6/4.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/10/murray-elimina-wawrinka-e-avanca-semifinal-em-toquio.html

Em menos de 1h, Djokovic despacha Melzer e avança à semi em Pequim


Sérvio vai enfrentar o alemão Florian Mayer em jogo que vale vaga na final

Por GLOBOESPORTE.COM Pequim

Cinquenta e três minutos. Foi disso que Novak Djokovic precisou para carimbar sua passagem às semifinais do ATP 500 de Pequim. O número 2 do ranking mal precisou suar a camisa para despachar o austríaco Jurgen Melzer (37º) com um fácil 2 a 0 (6/1, 6/2). Agora o sérvio vai enfrentar o alemão Florian Mayer, que eliminou o chinês Ze Zhang, também por 2 a 0.

Novak Djokovic tênis ATP de Pequim (Foto: Getty Images)Djokovic não perdeu tempo e venceu o jogo das quartas de final em menos de uma hora (Foto: Getty Images)

O primeiro set foi um passeio para Djokovic. Com duas quebras de serviço, ele emplacou um 6/1 e abriu caminho para a vitória. Melzer ainda conseguiu defender seu saque duas vezes na segunda parcial, mas desperdiçou suas duas chances de quebra e viu o sérvio fechar em 6/2 sem sustos.

Mayer teve um pouco mais de dificuldades para despachar o local Zhang. Com uma quebra no primeiro set, venceu por 6/3, mas viu o rival melhorar seu tênis dali em diante. Ainda assim, conseguiu controlar o ritmo para fechar em 6/4 e garantir a passagem às semis.]

A outra semifinal será disputada por Jo-Wilfried Tsonga e Feliciano Lopez. O francês Tsonga, sétimo do ranking, eliminou o russo Mikhail Youzhny, 28º da lista, por 2 a 0 (6/3 e 6/2). Lopez, que ocupa a 30ª posição, bateu de virada o 26º, o americano Sam Querrey, por 2 a 1 (4/6, 6/4, 6/4)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/10/em-menos-de-1h-djokovic-despacha-melzer-e-avanca-semi-em-pequim.html

Surpreso como líder, Alonso admite: 'Se ganharmos o título, será milagre'


Espanhol diz que não esperava estar na ponta da tabela após problemas da Ferrari no início do ano e avisa que vai adotar estratégia cautelosa pelo tri

Por GLOBOESPORTE.COM Suzuka, Japão

Com 14 das 20 etapas disputadas, Fernando Alonso, da Ferrari, lidera o campeonato com 194 pontos, 29 à frente do vice-líder Sebastian Vettel, da RBR. Apesar da boa vantagem, o espanhol está preocupado. Surpreso por estar na ponta, apesar do desempenho aquém do esperado dos carros vermelhos no início do ano, Alonso reconhece a evolução, mas crê que assegurar o título ainda é uma missão complicada.

- É um pequeno milagre estarmos liderando o campeonato neste momento. Foi um longo caminho desde as seis primeiras corridas, quando quase não chegávamos ao Q3 e estávamos 1s5 segundo mais lento que os melhores. Agora, o carro evoluiu e estamos mais otimistas, mas precisamos ver o que podemos fazer daqui até o fim. Se conquistarmos o título, será um milagre, mas se não conseguirmos, teremos feito o nosso melhor. Pois acredito que até agora, fizemos 14 corridas perfeitas – analisa.

Fernando Alonso nos boxes da Ferrari no GP do Japão, em Suzuka (Foto: EFE)Fernando Alonso nos boxes da Ferrari no fim de semana do GP do Japão, em Suzuka (Foto: EFE)

Horários Gp do Japão - 620 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

BM9 faz pedido a Fred: ‘Já está aí na frente, deixa a artilharia comigo’


Em lua de mel com a torcida, Bruno Mineiro brinca com a disputa pelo posto de goleador e diz que o jogador do Flu deveria se contentar com o título

Por Daniel Romeu São Paulo

O atacante Bruno Mineiro precisou de 15 jogos no Brasileirão para conquistar o carinho da torcida da Portuguesa. Artilheiro isolado da competição após os três gols marcados na goleada sobre o Sport, por 5 a 1 (foi a 14, um a mais que Fred), BM9 vive lua de mel na Lusa.
Ao final de cada jogo da equipe em casa, o canto fica cada vez mais alto no Canindé: “Olé, olé, Bruno Mineiro matador do Canindé”. O atacante se delicia com a boa fase – talvez, a melhor na carreira do jogador de 29 anos. Os números são impressionantes: em 15 jogos pela Lusa no Brasileirão, 14 gols.

Com nove pontos de vantagem sobre o Sport (primeiro time na zona do rebaixamento) e a permanência na Série A no caminho certo de ser assegurada, Bruno Mineiro espera só atingir a pontuação desejada para se livrar da degola antes de focar só na disputa pelo posto de goleador. Para isso, no entanto, tem um rival de peso: Fred, do Fluminense, que tem 13 gols, e mantém  boa regularidade na competição. Para ficar com a artilharia, o atacante da Lusa faz um pedido ao rival, que também é mineiro e seu amigo de longa data. Ainda na base do América-MG, Bruno formou dupla de ataque com Fred por cerca de dois anos.

– Ele sendo campeão, já está bom. Já está lá na frente. Deixa a artilharia comigo (risos). Ele campeão, nós permanecendo na Séria A e eu com a artilharia seria bom demais – afirmou o atacante.

Emprestado pelo Atlético-PR, ele tem contrato com a Lusa até o fim do ano e comemora o carinho conquistado junto à torcida em tão pouco tempo de casa.

– Vamos conquistando aos poucos. Torcedor é isso. Perdemos do Fluminense e saímos aplaudidos. Não está faltando dedicação, força de vontade. Desde que cheguei a torcida está apoiando. Isso é muito importante. Vamos com o pé no chão, as coisas vão acontecendo. Infelizmente a Portuguesa caiu no estadual, mas já falavam que não aguentaríamos o Brasileiro antes mesmo de começar. Isso dói, estamos muito focados - completou.

Bruno Mineiro gol Portuguesa (Foto: Ale Vianna / Ag. Estado)Bruno Mineiro comemora um de seus três gols sobre o Sport (Foto: Ale Vianna / Ag. Estado)

O técnico Geninho, que indicou a contratação do centroavante à diretoria rubro-verde, valoriza ainda mais a marca alcançada por Bruno – que não é o batedor oficial de pênaltis da equipe, ao contrário de Fred. Ele admite que a chegada do jogador deu outro padrão ao futebol apresentado pela Portuguesa no Brasileiro, e tem sido o principal responsável pela boa fase do time.

– Fred fez muito gol, mas bateu quatro ou cinco pênaltis. O Bruno não bate. Ele fez menos jogos que toda a turma que está perto dele. Se for ver o percentual de jogos e gols, ele é disparado o artilheiro. A bola bate em todo mundo e sobra para ele. Às vezes, ele nem cria. É o homem da última bola, tem uma facilidade incrível. Ele se coloca bem... Está brigando pela artilharia sem bater pênalti – disse Geninho, sem se preocupar com o assédio de clubes rivais sobre o jogador.
– Fui buscar o Bruno encostado no Atlético-PR, foi uma grande aposta minha. Tinha feito gols comigo em outras equipes, conheço ele, sei da característica. Temos alguém para por o pé na última bola, era o que faltava. Com a chegada dele, a fase virou porque os gols começaram a acontecer. Caiu na Série A, em um time com cobrança, se arrumando. A chegada dele marcou uma evolução da Portuguesa. Não só ele, muitos jogadores estão se valorizando. Ele faz gols e tem destaque maior, mas a maior virtude talvez seja o grupo, o conjunto – completou Geninho. 

Contra o Flu, Andrezinho espera que o ataque retome os bons números


Equipe marcou apenas três vezes nas últimas quatro rodadas. Jogador comenta sobre as mudanças no meio de campo

Por Fred Huber Saquarema, RJ

Andrezinho no treino do Botafogo (Foto: Jorge William / Ag. O Globo)Andrezinho no treino do Botafogo em Saquarema
(Foto: Jorge William / Ag. O Globo)

Nas últimas quatro partidas, o aproveitamento do sistema ofensivo do Botafogo não foi o mesmo do que vinha sendo no Brasileiro. Foram apenas três gols. Neste sábado, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão, o Alvinegro faz o clássico com o Fluminense e espera voltar a mostrar a força do ataque que já foi o melhor e agora está empatado na segunda posição com o Atlético-MG com 41 gols marcados.


No Bota x Flu do primeiro turno, Andrezinho marcou de cabeça o gol do empate alvinegro. Fred fez para o Tricolor.


- Cada jogo tem sua história. Quando começa a chegar nesta fase do campeonato, os jogos ficam mais difíceis, a marcação fica complicada. Tem que movimentar, procurar soluções para os gols voltarem. Vamos esperar que isto acabe logo - disse Andrezinho.

O jogador comentou sobre as mudanças que o técnico Oswaldo de Oliveira deve fazer no meio de campo para este sábado. Renato, recuperado de um problema na coxa esquerda, entra no lugar de Jadson, e Lodeiro será mantido na vaga de Fellype Gabriel.

- Acho que não muda muita coisa, do meio de campo para frente já sabemos nossa forma de jogar, independente de quem será titular. Renato é mais técnico, mais rodado, o Jadson tem uma dinâmica grande, marcação e saída de bola rápida. Já jogamos destas duas maneiras. O que o Oswaldo optar não vai ser problema.

O Botafogo é o sétimo colocado do Brasileiro com 40 pontos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/10/contra-o-flu-andrezinho-espera-que-o-ataque-retome-os-bons-numeros.html

Em clima de decisão, Oswaldo fechará parte do treino desta sexta


Botafogo faz um planejamento especial de preparação para encarar o Flu

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Oswaldo de Oliveira no treino do Botafigo (Foto: Jorge William / Ag. O Globo)Oswaldo quer privacidade para preparar o Bota
(Foto: Jorge William / Ag. O Globo)

O técnico Oswaldo de Oliveira decidiu fechar parte do treinamento desta sexta-feira, véspera do clássico com o Fluminense, no Engenhão. Em clima de decisão, ele quer privacidade para tentar ajustar os últimos detalhes e surpreender o líder do Campeonato Brasileiro.

A preparação para encarar o Flu recebeu contornos especiais. O elenco ficou dois dias no CT da CBV, em Saquarema, em regime de concentração. Na atividade desta quinta, o treinador não se preocupou em esconder qual time deve começar jogando no clássico. A entrada de Renato no lugar de Jadson e a manutenção de Lodeiro na vaga de Fellype Gabriel são as principais novidades.

O Botafogo é o sétimo colocado do Campeonato Brasileiro com 40 pontos, sete atrás do Vasco, o quarto colocado.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/10/em-clima-de-decisao-oswaldo-fechara-parte-do-treino-desta-sexta.html

Com tecnologia da Nasa, Bota tenta melhorar rendimento dos atletas


Clube utiliza aparelho chamado Power Plate, que ajuda na força, equilíbrio, recuperação de lesões e age contra o envelhecimento muscular

Por Fred Huber e Thales Soares Saquarema, RJ

Muitas vezes o trabalho que é realizado fora do campo pela comissão técnica não chega ao conhecimento da torcida. No Botafogo, há um trabalho físico realizado com os jogadores que tem dado bons resultados e otimismo. O clube utiliza um aparelho de vibração mecânica chamado Power Plate, uma marca desenvolvida pela Nasa, a agência espacial americana.

O aparelho tem cerca de 130kg e parece uma balança. Ele é utilizado pelos jogadores nos treinos diários, antes das partidas e até nos intervalos dos jogos. É uma atividade física complementar que, entre outros benefícios, pode deixar os jogadores "mais leves" em campo, acelerar a recuperação de possíveis lesões e retardar o envelhecimento muscular. Seedorf já conhecia e tinha um em casa na Itália.


Power Plate - Botafogo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Lucas Zen, Fábio Ferreira e Anônio Carlos no aparelho, que é útil para os atletas até mesmo no intervalo das partidas para combater o os efeitos do cansaço muscular (Foto: Divulgação)

- Em cima da plataforma a gravidade aumenta, com isso protegemos as articulações. Quando os jogadores vão para o campo, eles se sentem, entre aspas, mais leves porque treinaram com a gravidade maior. A técnica aumenta o tempo de vida útil do jogador. Ele melhora a vascularização e a musculatura fica melhor alimentada. O desempenho no treino melhora e resposta é dada no campo. Machucar é do futebol, mas a recuperação torna-se mais rápida porque a musculatura está bem preparada - disse o fisioterapeuta Alex Evangelista, que desenvolveu a técnica no Japão, onde trabalhou com Oswaldo de Oliveira.

montagem Power Plate treinos (Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal)Seleções da Alemanha e do Japão também usam
o aparelho (Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal)

Nos intervalos das partidas, o objetivo é aliviar o desgaste físico dos jogadores e deixá-los mais preparados para o restante dos jogos.
- O jogador vai para o intervalo com as pernas cansadas. O aumento da circulação sanguínea leva também as toxinas..
.
Alex Evangelista, que conheceu Oswaldo em 2004 exatamente por causa da curiosidade do treinador de saber melhor sobre esta técnica, acredita que, apesar de outros clubes já terem o Power Plate, o trabalho não é desenvolvido da mesma forma como no Botafogo.

- Acredito que os outros clubes já compraram o aparelho, mas duvido que utilizem esta técnica que usamos no Botafogo. Eu desenvolvi ela praticamente toda no Japão. Os holandeses costumam usar. O Seedorf tinha um em casa, na Europa já é rotina. A seleção alemã também passou a utilizar.

O fisioterapeuta disse que a explicação para o aparelho ter a capacidade de retardar o envelhecimento muscular é que ele impede a diminuição dos estímulos elétricos.

Marlos Almeida e Alex Evangelista, Botafogo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Marlos Almeida e Alex Evangelista, do Botafogo
(Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)

- A medida que a pessoa vai envelhecendo, o sinal elétrico do cérebro para os músculos vai diminuindo. Por isso que jogadores de 35 são considerados velhos. Este aparelho aumenta o potencial. Tentamos diminuir os efeitos da idade.

O preparador físico Marlos Almeida deu como exemplo dos benefícios deste trabalho a evolução física mostrada por Andrezinho, que tinha dificuldade de suportar sequências de jogos
.
- O Andrezinho voltou rápido (da última lesão que teve, no tornozelo). Tenho certeza de que é a melhor fase física e técnica dele. Fizemos um trabalho com ele. Nunca jogava dez jogos seguidos na carreira. Agora está em uma sequência grande. Queremos isso para todos. Estamos no caminho certo.

Andrezinho confirmou que sente os benefícios do trabalho realizado neste novo aparelho. Para o meia, ele ganha mais força e estabilidade.
Mexemos com todos os músculos, além de dar força e estabilidade. Hoje estou em um dos melhores momentos da minha força física"
Andrezinho

- Fez muita diferença para mim. Foi uma inovação. É um aparelho grande, ficava olhando e imaginando como funcionava. No começo do ano eu vinha de três lesões, nunca tinha acontecido isso. Ficava uma dúvida na cabeça. Assim que comecei a usar o Power Plate as coisas começaram a fluir. Pelo que soube, usam muito na NBA, na seleção alemã... Mexemos com todos os músculos, além de dar força e estabilidade. Hoje estou em um dos melhores momentos da minha força física.

Marlos Almeida deu outro exemplo prático de um caso em que um jogador se beneficiou deste trabalho. O zagueiro Matheus, revelado na base e que passou por uma cirurgia no joelho para reconstruir um ligamento, evoluiu muito sua parte física e se tornou o primeiro lugar nos testes realizados pela comissão técnica.

- É um caso interessante. Ele se machucou e era tido como um rapaz de pouca força. Após a cirurgia ele começou a usar o Power Plate, fez eletroestimulação e hoje ele é o jogador mais forte do elenco nos testes que fazemos. Passou a potência do Márcio Azevedo, que é estupidamente forte. Com certeza teve muita ajuda do Power Plate. O salto foi muito grande.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/10/com-tecnologia-da-nasa-bota-tenta-melhorar-rendimento-dos-atletas.html

Mascote da Copa, tatu-bola leva a pior durante protesto em Porto Alegre


Boneco gigante é atacado e destruído por cerca de 50 pessoas no no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre

Um protesto na noite de quinta-feira no centro de Porto Alegre derrubou o mascote da Copa do Mundo de 2014. Literalmente. Durante manifestação de um ato combinado pela internet, o boneco gigante do tatu-bola exposto no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público, foi destruído.

manifestantes atacam o mascote da Copa do Mundo em 2014 no Rio Grande do Sul (Foto: Wesley Santos / Ag. Estado)Manifestantes atacam o mascote da Copa em Porto Alegre (Foto: Wesley Santos / Ag. Estado)

Antes da destruição do mascote, os manifestantes entraram em confronto com a polícia e pelo menos 30 pessoas ficaram feridas (saiba mais no G1). A Brigada Militar usou bombas de efeito moral e balas de borracha para dispersar a multidão.

Durante o conflito (veja imagens acima), cerca de 50 pessoas invadiram a área destinada à exibição do mascote e esvaziaram o boneco de 7 metros de altura. Dois homens foram presos em flagrante, de acordo com a polícia. Um, de 20 anos, pagou a fiança de um salário mínimo e foi liberado. O outro, de 36, se recusou a pagar e foi encaminhado ao Presídio Central.

Desde o final da tarde, mais de 400 pessoas haviam se reunido na Praça Montevidéu, em frente ao prédio da prefeitura. O ato denominado “Defesa Pública da Alegria” fora organizado pelas redes sociais e tinha como objetivo criticar uma suposta privatização dos espaços públicos da capital.


Mascote da Copa é exposto no centro de Porto Alegre (Foto: Gustavo Gargioni / Palácio Piratini, DVG)Mascote estava exposto no centro de Porto Alegre
(Foto: Gustavo Gargioni / Palácio Piratini, DVG)

A presença do tatu-bola no Largo Glênio Peres faz parte de estratégia de marketing de uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo no Brasil. Algumas cidades-sedes do Mundial (como Recife e Brasília) ganharam um modelo do boneco gigante, como se estivesse dentro de uma toca.

O mascote da Copa ainda não tem nome. A votação para batizar o tatu-bola está sendo feita no site da Fifa, com três opções: Amijubi, Fuleco e Zuzeco. Clique aqui para votar.

tatu-bola mascote derrubado porto alegre protesto copa (Foto: Bruno Alencastro / Agência RBS)Manifestantes e policiais entram em confronto (Foto: Bruno Alencastro / Agência RBS)

FONTE:

Salário alto, marketing e centenário: trunfos do Palmeiras para ter Alex


Clube prepara proposta robusta para o meia, incluindo ações fora de campo até aniversário de 100 anos. Sampaio e Kleina mostram ânimo

Por Diego Ribeiro São Paulo

Alex fenerbahce (Foto: Agência Getty Images)Alex pode ser o camisa 10 do centenário do Verdão,
em 2014 (Foto: Agência Getty Images)

O Palmeiras prepara uma proposta considerada “forte” para ter o meia Alex na próxima temporada. Sem precisar se preocupar com a compra dos direitos econômicos do jogador, que já rescindiu contrato com o Fenerbahçe, a diretoria vê mais facilidades para fazer um bom projeto que possa atrair o jogador.

Ainda não há nada no papel, mas alguns fatores serão colocados na oferta que será enviada ao meia de 35 anos: um salário considerado “top”, prêmios por metas na Libertadores e em outras competições, e contrato de dois anos para ser o craque do centenário do clube, em 2014.
O Verdão deve oferecer salário superior ao de nomes como Valdivia, mas ainda não sabe se precisará ou não da ajuda de um parceiro.

A ideia do Palmeiras é usar Alex em ações de marketing até a temporada em que o clube completa 100 anos. Ao lado do ex-goleiro Marcos, atual embaixador alviverde, o meia participaria de ações promocionais, seria o principal jogador da equipe e, se assim desejasse, encerraria a carreira no fim de 2014, quando estará com 37 anos.

Além disso, existe a possibilidade de o clube oferecer participação nos lucros na venda de produtos licenciados com a marca do craque. Para isso, ele deve ter direito à camisa 10, hoje utilizada por Valdivia – o Mago já se mostrou aberto a trocar de numeração para agradar ao ídolo.

– Como ele tem um histórico limpo e grande aceitação junto ao torcedor, acredito que o Alex seria um sucesso de vendas. Em relação à camisa, é barbada. Poderíamos também explorar outros produtos. Assim, o Alex se paga – afirmou um dirigente alviverde, que pediu para não ser identificado.

Queremos um contrato bom, se possível de dois anos, para que ele possa jogar no centenário"
Arnaldo Tirone

– Se com o Kleber, que deu no que deu, tivemos sucesso, imagine com ele? – indagou o mesmo dirigente, lembrando o atacante que joga atualmente no Grêmio e saiu brigado do clube alviverde.

A ideia do Palmeiras é preparar um projeto robusto e apresentar a Alex assim que ele chegar ao Brasil, o que deve ocorrer dentro de duas semanas. A proximidade do meia com o gerente de futebol César Sampaio e o técnico Gilson Kleina são trunfos da diretoria, mas não são fatores primordiais na escolha do jogador. O presidente Arnaldo Tirone acompanha a questão, mas deixa a dupla como “linha de frente” nas conversas com o meia.

– O César e o Kleina conhecem o Alex há muito tempo, é importante que eles tenham esse contato. Queremos oferecer um contrato bom, se possível por dois anos, para que ele possa jogar no centenário – disse Tirone.
César Sampaio ligou para Alex nesta semana e fez questão de marcar posição em entrevista ao site oficial do Palmeiras.

– Não formalizamos proposta, mas oficializamos o interesse. Ele já conhece o clube, tem uma identificação enorme e já sabe o quanto o queremos, tanto clube, quanto torcida. Como profissional, ele disse que precisa primeiro resolver questões da parte burocrática e familiar. Ele disse que ficou lisonjeado com o interesse do Palmeiras, mas não sinalizou com nada ainda. Vamos aguardar a chegada dele para abrirmos negociação – explicou Sampaio.

Alex é declaradamente o sonho de consumo alviverde para 2013 e 2014. Nos bastidores, Arnaldo Tirone até acredita que o acerto com o meia pode facilitar sua reeleição à presidência do clube, no último pleito que terá a participação só dos conselheiros – a partir a eleição seguinte, os sócios com mais de três anos de Palmeiras terão direito a voto.

– Não penso nisso. Quero reforçar o Palmeiras e montar o melho
r time possível, comigo ou não na presidência ano que vem – despistou Tirone.

Clique aqui e assista a vídeos do Palmeiras

FONTE;
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2012/10/salario-alto-marketing-e-centenario-trunfos-do-palmeiras-para-ter-alex.html