quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Clássico Vovô vira tira-teima entre os astros estrangeiros Deco e Seedorf


Mais velhos em campo e empatados em duelos na carreira, jogadores defendem neste domingo Flu e Bota, respectivamente, pelo Brasileirão

Por Edgard Maciel de Sá, Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Em anos desfilando seu talento por alguns dos maiores clubes da Europa, o português Deco, de 35 anos, e o holandês Seedorf, de 36, terão um encontro diferente neste sábado. Com as camisas de Fluminense e Botafogo, respectivamente, e mais velhos em campo, eles serão os astros do clássico Vovô, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro, e farão um verdadeiro tira-teima. No histórico, foram sete jogos, com três vitórias para cada e um empate.
A importância para seus times vai além da experiência e status. Nos números, correspondem. Depois de um mês e meio fora, Deco voltou a jogar contra o Náutico, recuperado de um estiramento grau 2 na coxa esquerda, e o Fluminense venceu por 2 a 1. Na rodada seguinte, deu o passe para o gol de Fred na vitória por 1 a 0 no clássico com o Flamengo, chegando a seis assistências em 11 jogos. Ele ainda marcou um gol no Brasileirão.

Deco no treino do Fluminense (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)Deco sorridente com a volta ao time do do Fluminense (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)

- Joguei pelo Porto e Barcelona contra Real Madrid e Milan. Lembro de uma semifinal entre Milan e Barcelona que ganhamos por 1 a 0. O jogo mais emocionante foi a semifinal da Eurocopa, que marcou bastante. A Holanda tinha uma grande equipe, muito forte. Ganhamos no Alvalade e nos classificamos para a final. Foi um jogo que me marcou muito - disse Deco, recordando os confrontos contra Seedorf.

Os jogadores do Botafogo sabem como Seedorf tem sido importante em campo e fora dele. Ele disputou 14 jogos no Campeonato Brasileiro, tem seis gols, dois a menos do que Elkeson e Andrezinho, artilheiros do time na competição, e ainda deu duas assistências. Por enquanto, vem sobrevivendo sem graves lesões.

- Acho que vai ser um grande jogo, principalmente por esses dois jogadores de extrema categoria. Deco tem muita qualidade,é inteligente e sabe fazer o último passe de forma precisa. É tão importante para o Fluminense quanto o Seedorf para o Botafogo. Ele vem nos ajudando muito até nos gols, chegado bastante na área, próximo do Elkeson. Espero que a gente leve a melhor e o Seedorf esteja bem na partida - comentou Fellype Gabriel.

Seedorf no treino do Botafogo (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)Em pouco tempo, Seedorf está bem adaptado ao time do Botafogo (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)

Seedorf e Deco ainda não tiveram a chance de se encontrar no Rio. O holandês mora no Leblon, enquanto o camisa 20 do Fluminense escolheu a Barra da Tijuca como residência. O português chegou ao clube em meados de 2010, quando terminou o ano campeão brasileiro, e vê o rival de outros tempos em uma caminhada de sucesso em seu começo no futebol brasileiro.


- O começo dele no Brasil é fantástico. Demonstra a qualidade que ele tem. Teve um pouco de azar porque o Botafogo perdeu alguns atacantes. Mas ainda assim está jogando em alto nível - comentou Deco.

O Fluminense lidera o Campeonato Brasileiro, com 59 pontos, seis à frente do Atlético-MG, segundo colocado. O Botafogo está na sétima colocação, com 40, sete a menos do que o Vasco, que seria o último classificado para a Taça Libertadores no momento.
Data                         Deco x Seedorf                    Competição                                                                       
28/09/1999        Porto 1 x 3 Real Madrid Liga dos Campeões 1999/2000 (Fase de grupos)
20/10/1999 Porto 2 x 1 Real Madrid Liga dos Campeões 1999/2000 (Fase de grupos)
29/08/2003 Porto 0 x 1 Milan Supercopa Europeia 2003 (Final)
20/10/2004 Barcelona 0 x 1 Milan Liga dos Campeões 2004/2005 (Fase de grupos)
30/06/2004 Portugal 2 x 1 Holanda Eurocopa 2004 (Semifinal)
02/11/2004 Barcelona 2 x 1 Milan Liga dos Campeões 2004/2005 (Semifinal)
26/04/2006 Barcelona 0 x 0 Milan
Liga dos Campeões 2005/2006 (Semifinal)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/10/classico-vovo-vira-tira-teima-entre-os-astros-estrangeiros-deco-e-seedorf.html

Com nove gols em 11 jogos, Fred diz que sofre contra a zaga do Botafogo


Camisa 9 reencontra adversário que mais enfrentou e cujas redes mais balançou: 'Tenho esses gols todos contra o Botafogo, mas sofro com eles'

Por Edgard Maciel de Sá, Rafael Cavalieri e Thiago de Lima Rio de Janeiro

Até este Brasileiro, quando decidiu os dois clássicos com um gol em cada, Fred nunca havia deixado sua marca contra o Flamengo. Mas se a dificuldade contra o Rubro-Negro era grande, o mesmo não se pode dizer do próximo rival do Fluminense: o Botafogo. Contra o Glorioso, foram 11 partidas e nove gols gols marcados - três este ano (veja o último deles no vídeo abaixo). O Alvinegro é o adversário que Fred mais enfrentou e cujas redes mais balançou. Sem fazer promessas, Fred admite que a boa fase - dele e da equipe - eleva a confiança em repetir a dose e ampliar a marca.

Fred, Fluminense (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)Fred sonha terminar o ano como artilheiro e campeão (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)

No entanto, como já fez em outras ocasiões, ele ressaltou que considera a defesa do Botafogo uma das mais fortes que já enfrentou.

- Estão todos confiantes, mas cientes das dificuldades que vamos encontrar. O time do Botafogo tem muita qualidade. Tenho esses gols todos contra o Botafogo, mas eu sofro com eles. Marcam forte, muito contato físico... Vou ter de ralar muito para ampliar a marca - disse.

Artilheiro do Brasileiro com 13 gols, Fred voltou a dizer que sonha terminar como o goleador do campeonato. O fato de ter batido na trave no ano passado - marcou 22 gols e ficou apenas um atrás de Borges - mexe com o atacante.

- Sinceramente, por ter acontecido isso, entrei com o objetivo claro na cabeça de marcar o máximo de gols possíveis. Mas a meta máxima é o título, obviamente. Com isso, vou fazendo os meus gols. Se der para ser campeão e artilheiro, seria maravilhoso - finalizou.

O jogo contra o Botafogo está marcado para o próximo sábado, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão. O time tricolor é o líder do Campeonato Brasileiro com 59 pontos. Já o rival está em sétimo com 40.  

Clique aqui e veja vídeos do Fluminense

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/10/com-nove-gols-em-11-jogos-fred-diz-que-sofre-contra-zaga-do-botafogo.html

Distância para o G-4 aumenta, mas Botafogo não desiste do sonho


Arrancada do rival Flu em 2009 serve de inspiração para a equipe alvinegra, que está a sete pontos do Vasco, o quarto colocado

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Fellype Gabriel Botafogo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Fellype Gabriel espera vitórias para se aproximar
do G-4 (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)

Depois da última rodada, quando o Botafogo perdeu por 2 a 0 para o Bahia, a distância do time para o Vasco, o primeiro da zona de classificação para Libertadores, aumentou para sete pontos. Apesar disso, o discurso no Alvinegro é de não jogar a toalha enquanto houver chances matemáticas.

O meia Fellype Gabriel espera que o Bota consiga uma boa sequência de vitórias para melhorar sua situação. A inspiração do jogador para desafiar a probabilidades vem do adversário do próximo sábado, o Fluminense. Em 2009, a equipe das Laranjeiras era dada como rebaixada e conseguiu se salvar com uma arrancada espetacular.


- Se temos 1%, vou acreditar até o final. O próprio Fluminense já nos deu esse exemplo e se livrou do rebaixamento. Precisamos vencer. Enquanto não estivermos vencendo, realmente fica difícil pensar. Temos que estar motivados sempre, cada jogo é uma final.
O volante Gabriel também já fez as contas e está confiante de que ainda há possibilidades de conseguir uma vaga no G-4.

Sete pontos (para o G-4) é uma distância grande, mas não é impossível."
Gabriel, volante do Botafogo

- É possível, são 33 pontos em disputa. Sete pontos (para o G-4) é uma distância grande, mas não é impossível. Ainda temos confrontos diretos com times que estão em cima (Vasco, Grêmio e Atlético-MG). É pensar jogo a jogo, de três em três pontos, e conseguir o objetivo lá na frente. A missão é difícil, mas acho que podemos.

O primeiro desafio para voltar a subir na tabela é o Fluminense, neste sábado, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão. Fellype Gabriel acredita que o Bota precisa melhorar para ter sucesso no clássico.

- Realmente não fomos bem contra o Bahia, eles foram superiores. Temos que arrumar soluções, ver o que precisa ser melhorado e errar o menos possível.

FONTE
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/10/distancia-para-o-g-4-aumenta-mas-botafogo-nao-desiste-do-sonho.html

Jobson faz testes e deve ser avaliado pela comissão técnica na sexta-feira


Atacante se apresenta para nova sessão com fisiologista Gustavo Marques e trabalha ao lado do volante Fabiano, que se recupera de uma cirurgia

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Fabiano Jobson botafogo (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)Jobson treina ao lado de Gabiano nesta quarta
(Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)

Nesta quarta-feira, Jobson cumpriu mais uma etapa do processo que pode levá-lo de volta ao time do Botafogo. Em nova sessão de testes físicos, sob a orientação do fisiologista Gustavo Marques, ele trabalhou ao lado do volante Fabiano, de 20 anos, que se recupera de uma cirurgia no joelho.

A previsão é de que Jobson termine a fase de testes na sexta-feira. Depois, os resultados serão avaliados e, então, diretoria e comissão técnica tomarão uma decisão sobre o futuro do jogador, que tem contrato com o clube até junho de 2015.

Jobson não joga desde o dia 6 de julho, quando deixou o Barueri dizendo não ter se adaptado. Depois, tentou acertar com a Avaí, mas foi impedido pela legislação, já que seria seu terceiro clube no mesmo país em uma temporada.

No começo do ano, Jobson fez parte do elenco do Botafogo, chegou a disputar alguns jogos e fazer um gol. Depois de uma série de indisciplinas, acabou sendo afastado e emprestado ao Barueri.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/10/jobson-faz-testes-e-deve-ser-avaliado-pela-comissao-tecnica-na-sexta-feira.html

Sem moleza: Oswaldo exige bastante do time e pede defesa mais ligada


Volante Renato participa normalmente em atividade em Saquarema e deve ficar à disposição. Seedorf fica na academia, e Fellype Gabriel na piscina

Por Fred Huber Saquarema, RJ

O Botafogo realizou na manhã desta quarta-feira, o primeiro CT da Seleção Brasileira de vôlei, em Saquarema, e o técnico Oswaldo de Oliveira não perdeu tempo. Depois de um trabalho físico intenso sob intenso calor, ele comandou uma atividade tática em que os jogadores atuaram em apenas metade do campo. O volante Renato, recuperado de um estiramento na coxa esquerda, participou normalmente e deve ficar à disposição.

Durante determinado momento da atividade, Oswaldo de Oliveira se exaltou com a postura do sistema defensivo.

- Está frouxo demais!

Treino Botafogo Saquarema (Foto: Fred Huber/Globoesporte.com)Oswaldo conversa com o elenco no CT da CBV, em Saquarema (Foto: Fred Huber/Globoesporte.com)

Seedorf não foi a campo. O holandês fez um trabalho de fisioterapia e a expectativa é de que participe do treino da parte da tarde. O meia Fellype Gabriel, que tem convivido com dores na coxa direita, foi sozinho para um atividade na piscina. O zagueiro Antônio Carlos, com um estiramento na coxa direita, nem viajou com o time para Saquarema.

A equipe treina no CT da CBV até esta quinta-feira, quando retorna ao Rio de Janeiro. No sábado, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão, o time faz o clássico com o Fluminense. O Alvinegro é o sétimo colocado do Brasileiro com 40 pontos.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/10/sem-moleza-oswaldo-exige-bastante-do-time-em-treino-sob-forte-calor.html

Robinho no Tricolor? 'É complicado, vamos aguardar', diz Juvenal


Nome do atacante do Milan é comentado nos bastidores do São Paulo, e presidente, com dinheiro para investir, não descarta a negociação

Por Marcelo Prado e Alexandre Lozetti São Paulo

Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo
(Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)

Acostumado a investir pouco para reforçar a equipe, Juvenal Juvêncio mudou a política de contratações do São Paulo em 2012. Contando Paulo Henrique Ganso, que veio do Santos, os onze reforços contratados no ano custaram R$ 45 milhões. E as grandes aquisições vão continuar na próxima temporada. Pelo menos é o que o garantiu o mandatário são-paulino.

– No São Paulo foi feita uma correção de rumos. Ou vai subir jogador bom e produzido em casa ou vou buscar jogador de grande jaez (palavra usada pelo dirigente para se referir a qualidade). Vale a pena investir mais forte porque você tem a figura importante dentro de campo, isso movimenta a torcida e provoca ressonância na imprensa. Vale investir mais forte em determinados atletas – afirmou Juvenal.

Um dos nomes comentados nos bastidores do clube é o de Robinho, do Milan. O Santos já manifestou interesse no jogador. Questionado se o atacante de 28 anos interessa ao São Paulo, Juvenal respondeu:

– É complicado falar. Vamos aguardar – disse, rindo.

A mudança de rumo citada pelo dirigente ocorreu pelo fato de a equipe ter ficado fora da Taça Libertadores da América por dois anos consecutivos. Ele nega ter se lançado a fazer grandes investimentos por causa das cobranças da torcida. E afirma se sentir prestigiado pela maioria dos torcedores.

– Uma pequena parte da torcida se expressou uma vez, mas a grande maioria me apoia, sempre mostrou solidariedade. Tenho apoio da coletividade. Desavenças ocorrem de vez em quando, mas é preciso entender que o torcedor vive de emoção e eu sou a razão – disse Juvenal.

Robinho, Milan e Cagliari (Foto: Agência Reuters)O ex-santsita Robinho está no Milan (Foto: Agência Reuters)


FONTE:

Restaurante 'no campo', shopping e 44 lojas: o Beira-Rio além do futebol


CEO da BRio, empresa criada em parceria com a Andrade Gutierrez, aposta que casa colorada será um polo de confraternização dos gaúchos

Por Tomás Hammes Porto Alegre

O colorado que hoje passa algumas provações com a reforma do Beira-Rio pode se tranquilizar. A espera vai valer a pena. É o que garante a nova empresa criada para gerir a modernização do estádio. A partir de dezembro de 2013, quando as obras chegarem ao fim, o torcedor poderá usufruir de todas as comodidades vistas nos grandes templos europeus. Mas não só eles. A transformação da nova casa colorada pretende agregar mais do que os apaixonados por futebol para conviver nos 60 mil metros quadrados do complexo.

- Queremos fazer o Beira-Rio virar um grande polo, um centro de convergência do gaúcho, não só do colorado - afirma o Executivo Chefe (CEO) da Sociedade de Propósito Específico (SPE) Holding Beira-Rio S/A, a BRio, Marcelo Flores.

Aqui, um parêntese. A BRio nasce de uma parceria entre o Inter e a Andrade Gutierrez. De sugestivo nome, que agrega o estádio e também faz alusão à raça gaúcha, a empresa será responsável pela modernização do Beira-Rio e pela infraestrutura de edifício-garagem, gastronomia e serviços, incluindo shows e eventos no estádio.

Modernização Beira-Rio (Foto: Divulgação / Inter)Beira-Rio ficará pronto em dezembro de 2013 (Foto: Divulgação / Inter)

Restaurante dentro do estádio e 44 lojas no entorno

Dentro do Beira-Rio, o torcedor terá um restaurante panorâmico, com vista para o gramado. Além de poder fazer a sua refeição torcendo, o colorado encontrará as principais inovações. O nível 1 do estádio vai contar com 44 lojas em um shopping tematizado de serviços, entretenimentos e gastronomia.

Assim como ocorre com os skyboxes (área nobre situada na parte mais alta do estádio), o CEO aguarda contato da Fifa para determinar como será utilizado, o que ele acredita que ocorrerá até o início de dezembro. O shopping será inaugurado após a Copa do Mundo porque a entidade tem a exclusividade do espaço no período.

Beira-Rio permanecerá como centro dos eventos

As atrações do novo Beira-Rio se difundem também por conta de sua localização, garante Marcelo Flores. O estádio fica às margens do Guaíba, a sua a área útil, com mais opções de lazer, deve levar o porto-alegrense, não apenas o fã do futebol, a passar o dia no complexo e, com isso, capitalizar recursos com a publicidade e os eventos.

Modernização Beira-Rio (Foto: Divulgação / Inter)Colorados terão mais comodidade após a modernização do Beira-Rio (Foto: Divulgação / Inter)

Casos esses que não devem diminuir ou encerrar com a concorrência da Arena do Grêmio, futuro estádo do rival a ser inaugurado em 8 de dezembro. Oriundo do ramo do entretenimento, Flores acredita que a casa colorada leva vantagem em razão do histórico de shows recebidos - como Paul McCartney e Roger Waters -, além de estar em uma área mais próxima do centro da capital, ao contrário da nova residência azul, localizada no Bairro Humaitá, na zona norte.

- Os grandes shows já ocorrem no Beira-Rio. É lógico que depende da turnê internacional, mas o Brasil está incluído, e Porto Alegre é uma das rotas. A ideia é de que se perpetue no Beira-Rio, até pelo histórico dos produtores o conhecerem como um grande centro. Além de ficar perto do centro, em uma localização ímpar.

SPE em busca dos naming rights

Para fazer o Beira-Rio ainda mais rentável, o BRio procura no mercado empresas que desejem associar seu nome ao estádio: os naming rights. Flores trata as negociações com sigilo, sem revelar as companhias e o montante ao qual giram as cifras, mas vê o fato de ser uma das sedes do Mundial como um dos grandes trunfos da casa colorada.

Não apenas por receber as partidas. Também pelo prazo maior. Como o nome só entraria em vigor ao término da Copa, a Sociedade de Propósito Específico (SPE) tem mais tempo para negociar com a corporação.

Edifício-garagem
O BRio ainda cuidará da exploração do edifício-garagem. O local, que comportará três mil vagas, ficará onde eram os antigos campos de treinamento. Deverá estar pronto em dezembro de 2013.

O colorado Flores

Flores fez carreira como diretor-geral da HSBC Arena e na área comercial de eventos do Engenhão, ambos no Rio de Janeiro. Gaúcho de Taquari, foi escolhido pela Andrade Gutierrez, empreiteira responsável pela reforma do estádio, para tocar a sua modernização tão logo foi formalizada a parceria com a direção colorada (ocorrida em 19 de março deste ano).
O colorado de 44 anos, que deixou o Rio Grande do Sul em 1988, mostra humildade ao falar sobre a sua seleção. O CEO lembra que há poucas pessoas com experiência na área e brinca com o fato de ter trabalhado em duas das arenas do Brasil, o que não impediu a empresa mineira de escolhê-lo.

- Gestor de arena, gaúcho e colorado, se você jogasse no Google, só teria a minha foto. A última arena construída foi o Engenhão. Daqui a dois anos, terá uma dúzia. É um setor muito embrionário. Não foi difícil chegar ao meu nome - minimiza.

Modernização Beira-Rio (Foto: Divulgação / Inter)Beira-Rio receberá cinco jogos da Copa do Mundo de 2014 (Foto: Divulgação / Inter)

O time do coração, aliás, não ficou esquecido no período distante de Porto Alegre. Flores revela que é sócio desde 1985 e, quando morou em Los Angeles, nos anos 1990, chegou a ser cônsul na cidade californiana:

- Sempre acompanhei o Inter, mesmo longe. Sou colorado de carteirinha.
O Beira-Rio receberá cinco jogos da Copa do Mundo de 2014. Para as partidas do torneio, a capacidade total do estádio será de 51.300 lugares. Depois do evento, o Inter poderá ampliar até para 56 mil lugares com a retirada das cadeiras localizadas atrás das goleiras.

O estádio contará com 70 camarotes (dos quais quatro pertencerão ao clube neste período), 5 mil assentos VIPs, na parte mais central do campo, onde ficava a social, e os 55 skyboxes, que serão uma área nobre, na parte mais alta do estádio, na antiga marquise, próximo às folhas metálicas que cobrirão o Beira-Rio.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2012/10/restaurante-no-campo-shopping-e-44-lojas-o-beira-rio-alem-do-futebol.html

Calejado por pressão caseira, Brasil enfrenta a Argentina em caldeirão


Depois de sofrer com cobranças em São Paulo e Goiânia, Seleção vai ao norte do país dos hermanos para a decisão do Superclássico das Américas

Por Leandro Canônico e Rodrigo Faber Resistência, Argentina

Jogar na Argentina é sempre complicado. Ainda mais em um estádio acanhado, como o Centenário, em Resistencia, com capacidade para 25 mil pessoas. Em outro momento, a seleção brasileira poderia até ver isso como pressão. Mas depois de três jogos em casa, dois deles com forte cobrança da própria torcida, o time de Mano Menezes está calejado para a decisão do Superclássico das Américas, nesta quarta-feira, às 22h.

Mano Menezes no treino da seleção brasileira (Foto: Mowa Press)Após duelos em casa, Brasil de Mano Menezes tem desafio em caldeirão na Argentina (Foto: Mowa Press)

No último dia 7 de setembro, no Morumbi, na vitória por 1 a 0 sobre a África do Sul, a torcida paulista vaiou a Seleção, pegou no pé de Neymar e de Leandro Damião. Já no dia 19 do último mês, no triunfo por 2 a 1 sobre a Argentina, em Goiânia, o alvo foi Mano Menezes. Irritados, os torcedores locais pediram o retorno de Felipão e deram "adeus" ao atual comandante da equipe verde e amarela.

Entre esses dois jogos, a seleção brasileira teve uma folga na goleada por 8 a 0 sobre a China, no Recife. No nordeste, a torcida apoiou muito. Até pelo placar elástico construído. É evidente, porém, que o clima de pressão "venceu" e o Brasil decide o título do Superclássico das Américas com a cobrança de um bom futebol. Por ter vencido em casa, a Seleção joga por um empate para ser bicampeã.


Neymar no treino da seleção brasileira (Foto: Mowa Press)Neymar é esperança de gols para o duelo desta quarta-feira  (Foto: Mowa Press)

- Os argentinos estarão torcendo muito pela Argentina contra o Brasil, porque é assim que tem de ser. Da mesma maneira que o torcedor brasileiro torceu no começo em Goiânia. Tivemos uma atuação superior ao nosso adversário por lá e é com esse parâmetro que vamos entrar nesse jogos. Queremos repetir a boa atuação e sair com o título de lá - comentou Mano Menezes.

Para os jogadores, o principal desafio em Resistencia será encarar a tradicional "catimba" dos hermanos. Muito embora o confronto em Goiânia tenha sido tranquilo nesse aspecto, o meia Thiago Neves não espera o mesmo em solo argentino. Até porque eles precisam vencer por dois ou mais gols de diferença para tirar o título do Superclássico das Américas do Brasil.

- Acho que vai ter catimba, mas o torcedor tem de respeitar do jeito que a gente respeitou em Goiânia. Vamos jogar futebol. É claro que é um clássico, tem rivalidade, mas fora de campo não tem de ter violência. Dentro é normal ter discussão - alertou o meia do Fluminense, lembrando que recentemente, em uma passagem da seleção brasileira sub-20, houve problemas com a torcida de Resistencia.

Mudanças no Superclássico

A seleção brasileira tem uma mudança confirmada para o duelo desta quarta-feira, contra a Argentina: Thiago Neves ganhou a vaga de Jadson no time titular. Por outro lado, o técnico Mano Menezes manteve o mistério em relação ao substituto de Luis Fabiano, vetado por conta 
de um problema na coxa direita.

Thiago Neves na coletiva da Seleção (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)Thiago Neves alerta para a catimba adversária (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)

De acordo com o que testou no treinamento da última terça-feira, em São Paulo, a dúvida está entre Arouca e Leandro Damião. No caso de o volante jogar, Lucas seria adiantado para formar dupla de ataque com Neymar. Mas se o atacante do Inter for o escolhido a formação terá três atacantes.

A Argentina, por sua vez, não deve manter a postura defensiva que teve em Goiânia, com três zagueiros e três volantes. Mas também não deve ser abrir muito. A expectativa é que o técnico Alejandro Sabella tire o zagueiro Lisandro Lopez para a entrada do cruzeirense Montillo.

Argentina x brasil
Ustari; Desabato, Sebá Dominguez e Lisandro Lopez (Montillo); Peruzzi, Maxi Rodriguez, Braña, Guiñazu e Clemente Rodriguez; Martinez e Barcos. Jefferson; Lucas Marques, Dedé, Réver e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Arouca (Leandro Damião) e Thiago Neves; Lucas e Neymar.
Técnico: Alejandro Sabella Técnico: Mano Menezes
Data: 03/10/2012 Local: estádio Centenário, em Resistencia (Argentina)
Árbitros: Enrique Osses (Chile) Auxiliares: Francisco Mondria e Carlos Astroza (ambos do Chile)
Transmissão: a TV Globo, o SporTV e do GLOBOESPORTE.COM exibem ao vivo. O site também acompanha os lances da partida em Tempo Real.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/10/calejado-por-pressao-caseira-brasil-enfrenta-argentina-em-caldeirao.html