segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Teve Isso! Pouso forçado em campo, time desidratado e cachorro solto


Curiosidades do futebol brasileiro no fim de semana têm ainda massagista dando uma de zagueiro, 'malandragem' de Valdívia e técnico líder no chão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O futebol brasileiro teve curiosidades para todos os gostos no fim de semana. Perdeu algum? Confira:

Vagner Love à la Deivid


O Flamengo venceu o Atlético-GO no Estádio Serra Dourada e se afastou da zona do rebaixamento. A vitória de virada por 2 a 1 poderia ter sido mais folgada se o atacante Vagner Love não tivesse desperdiçado um pênalti e perdido um gol incrível em seguida. Aos 44 minutos da segunda etapa, o atacante, que estava praticamente embaixo do gol, mandou a bola no travessão após receber cruzamento de Wellington Silva já com goleiro Márcio batido na jogada. Após o lance, muitos torcedores devem ter se lembrado dos gols incríveis perdidos pelo atacante Deivid, que recentemente foi contratado pelo Coritiba após sair do clube.

'Malandragem' de Valdívia


O Palmeiras derrotou o Figueirense por 3 a 1 no Estádio Orlando Scarpelli na estreia do técnico Gilson Kleina. Apesar da vitória, os jogadores do Verdão, sobretudo Valdívia, reclamaram muito do gol de falta marcado por Marcos Assunção anulado pelo árbitro Wilton Pereira Sampaio sob a alegação de que o Mago estaria impedido. No momento da cobrança, o chileno ficou pulando sozinho atrás da barreira, dentro da área, como forma de atrapalhar a visão do goleiro Wilson. O jogador, que recebeu cartão amarelo por reclamação, afirmou após o jogo que é perseguido pelo juiz desde a final da Copa do Brasil. Nessa, o chileno tentou ser malandro.

Quase gol de placa


No clássico contra o Santos disputado no Pacaembu, Moisés, da Portuguesa, quase fez um gol de placa lembrando o ex-jogador do clube Dener, que morreu num acidente de carro em 1994. Ele arrancou com a bola do meio do campo, passou no meio de dois defensores, driblou o goleiro Rafael, mas na hora de chutar acabou perdendo o ângulo e mandou a bola na trave. Sorte que não fez falta, pois a Lusa bateu o Peixe por 3 a 1. Lembrando que um dos gols mais bonitos marcados pelo saudoso Dener foi feito justamente num jogo contra o time da Vila Belmiro.
Dois dias de viagem para ver o time do coração

O comerciante maranhaense Manoel de Jesus, de 42 anos, encarou dois dias de viagem para realizar o seu sonho de ver pela primeira vez num estádio um jogo do Vasco, seu time de coração, na partida contra a Ponte Preta, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Ele juntou dinheiro nos últimos dois anos para realizar o sonho e carregou cinco integrantes da família. Apesar da longa e cansativa viagem, Manoel não perdia a animação e fazia questão de registrar tudo com sua câmera. Sua próxima meta é assistir a um jogo do Vasco no Rio. Definitivamente, o amor do torcedor pelo seu clube não tem limites, nem distância.


Torcida do Vasco no Moisés Lucarelli (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)Torcida do Vasco no Moisés Lucarelli (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)

Protesto no aeroporto


Insatisfeito com os últimos resultados do clube no Campeonato Brasileiro, um grupo de torcedores do Cruzeiro fez um protesto no aeroporto durante o embarque da equipe para São Paulo. O alvo principal foi o goleiro Fábio. O jogador foi chamado de "mão de alface" pela própria torcida, principalmente pela atuação contra o Vasco, em Varginha, quando foi acusado de falhar no gol da equipe carioca. Os jogadores tiveram que ser escoltados por policiais militares até a sala de embarque. Ninguém foi poupado. Até o argentino Montillo foi criticado pelos torcedores. A iniciativa não deu muito resultado, pois a Raposa acabou sendo derrotada pelo São Paulo por 1 a 0 no Morumbi em nova falha do goleiro Fábio.
Presidente chama árbitro de ‘bandido’


Após a derrota para o Fluminense por 2 a 1, em Volta Redonda, o presidente do Náutico Paulo Wanderley chamou o árbitro Pablo Santos Alves de "bandido" por não ter marcado um pênalti no fim da partida em cima do atacante Kim, que poderia ter garantido o empate para a equipe pernambucana. Após dar uma cabeçada à queima-roupa contra a meta do goleiro Diego Cavalieri, Kim foi empurrado pelo zagueiro Gum quando se preparava para pegar o rebote.

Sai da frente


Uma cena inusitada marcou a partida entre Fluminense e Náutico, em Volta Redonda. Aos 16 minutos do primeiro tempo, o zagueiro Leandro Euzébio cai após tentar evitar a saída da bola pela linha lateral e se choca com o técnico Abel Braga, que estava na beira do gramado, arrancando risadas de quem estava no estádio. Felizmente, os dois não se machucaram e puderam continuar no jogo normalmente. O Fluminense venceu o jogo por 2 a 1, com um gol do próprio Leandro Euzébio e outro de Fred.

Cachorro solto


No segundo tempo da partida entre Botafogo e Corinthians, no Engenhão, um cachorro da Polícia Militar chamou a atenção ao começar a correr ao lado do campo. O pastor alemão chegou a entrar no gramado, mas não interrompeu o jogo. Após alguns minutos, os policiais conseguiram colocar a coleira no animal. Lembrando que um cachorro chamado Biriba faz parte da história do Glorioso, pois era considerado um verdadeiro amuleto pelo ex-presidente Carlito Rocha. O cachorro da PM não deu muita sorte ao Botafogo, que apenas empatou com o 
Corinthians em 2 a 2.

Meião rasgado


Uma cena curiosa aconteceu no segundo tempo da partida entre Atlético-MG e Grêmio, na Arena Independência, em Belo Horizonte. Após ser desarmado pelos defensores do Galo quando tentava levar o Tricolor Gaúcho ao ataque, Zé Roberto teve o meião rasgado. Apesar do esforço do jogador, o Grêmio apenas empatou em 0 a 0 com o Atlético-MG e continua na terceira colocação  com 49 pontos. Já o Galo continua na vice-liderança com 52 pontos, quatro a menos que o líder Fluminense.

Pouso no gramado

Um paraquedista pousou no gramado do Estádio Novelli Junior, em Itu, durante o primeiro tempo da partida entre Ituano e Botafogo-SP, válida pela segunda fase da Copa Paulista. Segundo a assessoria de imprensa do Ituano, o rapaz teria afirmado aos fiscais da Federação Paulista que um "vento inesperado" o levou para dentro do gramado. Ele ainda se ofereceu para trabalhar como gandula. Porém, os fiscais da Federação Paulista pediram para que ele deixasse o gramado. O jogo terminou empatado em 3 a 3.


Paraquedista cai dentro do campo durante partida da Copa Paulista em Itu (Foto: Rafael Martinez / Botafogo FC)Paraquedista cai no campo durante partida da Copa Paulista em Itu (Foto: Rafael Martinez / Botafogo FC)

Do hospital para o campo

Treze jogadores do Boca Júnior-SE foram internados com desidratação. Por conta disso, o presidente do clube, Gilson Bhear, pediu que a partida contra o Laranjeiras, pela segunda divisão do estado, fosse adiada, mas o presidente da Federação sergipana, Carivaldo Sousa, recusou. Mesmo com os problemas médicos, o time conseguiu vencer o jogo por 2 a 0. Dos jogadores que entraram em campo, apenas o volante Rodrigo e o lateral David não passaram mal. O goleiro Rodrigo; o lateral Geovani; os zagueiros Deniscley (Denisson), Júnior e Gener (Alex); os meias Rodrigo, Daniel Alves e Tales (Gildemar); e os atacantes Rael e Humberto jogaram no sacrifício.


Partida entre Laranjeiras 0x2 Boca Júnior (Foto: Josafá Neto / Rádio Jornal)Partida entre Laranjeiras 0x2 Boca Júnior (Foto: Josafá Neto / Rádio Jornal)

Bola pro mato


 Um lance diferente marcou a partida entre Coxim e Ponta Porã, pela 5ª rodada do Campeonato Sul-Mato-Grossense Série B. Aos 45 minutos do segundo tempo, durante um lance de ataque do time da casa, o massagista ponta-poranense invadiu a grande área e dividiu a bola com o atacante, evitando uma chance de gol. O massagista estava atrás do gol porque tinha acabado de prestar atendimento ao goleiro da equipe. Revoltados, alguns jogadores do Coxim foram para cima do massagista, querendo tirar satisfação. O árbitro Alan Larios Lezo expulsou o massagista de campo. A partida estava em 1 a 0 para os visitantes quando houve a intervenção, e o placar se manteve até o apito final.

Técnico-torcedor

O técnico do Libermorro, Luís Carlos Martins, que comanda a equipe na disputa do Campeonato Amazonense infantil e juvenil, mal esperou o apito do árbitro que sinalizou a derrota de sua equipe por 5 a 1 para o Nacional para assistir por meio de um celular aos lances do empate sem gols do seu clube de coração, o Paysandu, que jogou contra o Santa Cruz pela Série C do Campeonato Brasileiro. O técnico-torcedor ainda deu "pitaco" no time do coração. Luís atuou em 1960 no Papão da Curuzu.


Luís_celular (Foto: Anderson Silva/Globoesporte.com)Luís torceu pelo celular (Foto: Anderson Silva/Globoesporte.com)


Jobson se reapresenta nesta segunda e passará por testes


Comissão técnica quer saber quais são as condições físicas do atacante. Processo de recondicionamento será feito longe do time principal

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Jobson no treino do Botafogo (Foto: Jorge William / Ag. O Globo)Jobson em sua última passagem pelo Botafogo
(Foto: Jorge William / Ag. O Globo)

O atacante Jobson desembarca no Rio de Janeiro nesta segunda-feira e se reapresentará ao Botafogo. Na parte da tarde, em General Severiano, o jogador passará por uma série de testes para avaliar sua condição física e um planejamento será elaborado para seu recondicionamento. Ele não entra em campo desde o dia 6 de julho, quando ainda defendia o Barueri.

A possível reaproximação de Jobson ao time principal deve acontecer de forma gradual. As primeiras etapas do retorno do atacante serão feitas à parte, longe do elenco alvinegro.

Jobson jogou no Botafogo até maio, quando foi afastado por indisciplina depois de uma série de faltas. Antes, ele já havia sido punido por uma discussão com o fisiologista Altamiro Bottino porque não concordou em fazer um exame de termografia, que identifica a possibilidade de uma lesão.

Com isso, o jogador foi emprestado ao Barueri até o fim do ano para disputar a Série B. Depois de dizer que não se adaptou ao clube paulista, Jobson esteve perto de assinar com o Avaí, mas não ficou por não poder defender três clubes de um mesmo país em uma temporada.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/09/botafogo-se-revolta-com-arbitragem-e-deve-fazer-reclamacao-formal.html

Botafogo se revolta com arbitragem e deve fazer reclamação formal


Gerente de futebol Anderson Barros pede punição de Sandro Meira Ricci, e Oswaldo de Oliveira não perdoa: 'Acúmulo de grandes erros interferiu'

Por Fred Huber Rio de Janeiro

O clima após o empate em 2 a 2 entre Botafogo e Corinthians, neste domingo, no Engenhão, foi de revolta entre os botafoguenses. O alvo principal foi o árbitro Sandro Meira Ricci. A reclamação é de que não marcou dois pênaltis, em Elkeson e Jadson, e validou o lance com impedimento que originou o segundo gol corintiano, em cobrança de penalidade máxima.

O gerente de futebol do Bota, Anderson Barros, disse que Ricci definiu o resultado no Engenhão. O dirigente pediu uma punição ao árbitro e avisou que o clube deve fazer uma reclamação formal "mais contundente".

- O Sandro Meira Ricci é considerado uma referência e não tem o direito de cometer os erros da forma como foram hoje (domingo). Dá para definir o jogo do jeito que foi em dois erros claros: pênalti a favor do Corinthians originado em um lance de impedimento e um pênalti a nosso favor (em Elkeson) que ele não marcou e estava a menos de dez metros. Coisa muito grave. O Sandro precisar ser punido, a Comissão de Arbitragem não pode mais permitir. Faltam 12 rodadas, até quando vamos passar por isso? É preciso fazer um levantamento dos erros recentes dele. Não pode se valer, até com certa empáfia, da posição dele. Ele quem definiu o resultado do jogo. É inadmissível. Alguma coisa tem que acontecer. Desta vez temos que fazer uma cobrança mais contundente, cobrar uma atitude. Isso não pode acontecer - afirmou ao GLOBOESPORTE.COM.

Revoltado, o técnico Oswaldo de Oliveira pouco conseguiu fazer sua análise sobre o desempenho do time, que buscou o empate com o Corinthians e teve boas chances de virar. O comandante alvinegro lembrou que Ricci o havia expulsado na primeira rodada do Brasileiro, quando o time venceu o São Paulo.

- Acho que foi um jogo de três forças: Botafogo, Corinthians e arbitragem, que foi decisiva. Lamentável que a gente ainda veja isso. O acúmulo de grandes erros interferiram no resultado. O segundo gol do Corinthians foi em um lance de impedimento flagrante. Seguidos pênaltis não foram marcados a nosso favor. Espero que isto não seja resquício da primeira rodada, quando ele se equivocou ao me expulsar. O erro dele foi grave, tanto que não recebi punição.

Sexto colocado com 40 pontos, o Botafogo volta a campo no próximo domingo, às 16h (de Brasília), para enfrentar o Bahia, no Pituaçu. Os jogadores ganharam folga nesta segunda. A reapresentação será na tarde de terça-feira.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/09/botafogo-se-revolta-com-arbitragem-e-deve-fazer-reclamacao-formal.html

'Tenho certeza de que o torcedor gostou', diz Andrezinho sobre jogo


Para o meia, Bota formou um grupo de homens, e vitória sobre o
Corinthians só não veio por detalhes

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Artilheiro do Botafogo neste Campeonato Brasileiro ao lado de Elkeson, com oito gols, Andrezinho não marcou contra o Corinthians, mas foi peça importante para o time conquistar mais um ponto na competição. Para ele, o empate em 2 a 2 não foi ruim, e a vitória não veio por pouco.

- Faltou o detalhe final. Tenho certeza de que o torcedor gostou do que viu, da recuperação. Os aplausos mostram. Dominamos o jogo no segundo tempo. Lutamos até o final. Por detalhes não vencemos. O Botafogo formou um grupo de homens. Esperamos conseguir os pontos para o nosso objetivo - disse.

O Botafogo chegou aos 40 pontos e ocupa a sexta posição, quatro atrás do Vasco, que está no G-4. O próximo compromisso da equipe será contra o Bahia, no próximo domingo, às 16h (de Brasília).


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/09/botafogo-se-revolta-com-arbitragem-e-deve-fazer-reclamacao-formal.html

Botafogo sai na frente, Corinthians vira, mas tudo fica igual no Engenhão

Partida teve lances polêmicos e bela atuação de Seedorf, que retornou depois de lesão muscular e marcou os dois gols dos cariocas: 2 a 2


 A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM


Em mais uma grande atuação de Clarence Seedorf, o Botafogo lutou, mas não saiu do empate em 2 a 2 com o Corinthians no Engenhão. O holandês, que voltou ao time depois de dois jogos fora por causa de uma contratura na coxa esquerda, marcou os dois gols dos alvinegros do Rio, enquanto Paolo Guerrero e Douglas fizeram para os paulistas. Em partida equilibrada e  eletrizante, com dez finalizações para cada lado, não faltaram polêmicas e lances bonitos. No segundo gol corintiano, Martínez, que sofreu o pênalti cometido por Lucas, estava impedido. Em outros dois lances, a torcida do Botafogo também reclamou de penalidades que teriam sido ignoradas pelo árbitro Sandro Meira Ricci.

Com o resultado, o Botafogo chegou a 40 pontos, na sexta posição, enquanto o Corinthians soma 36, na oitava colocação. Na próxima rodada, ambos enfrentarão equipes que lutam contra o rebaixamento. O Botafogo encara o Bahia em Pituaçu. Os paulistas recebem o Sport, no Pacaembu. Ambas as partidas estão programadas para o próximo domingo.

Seedorf botafogo romarinho corinthians (Foto: Terra Britto / Agência Estado)Seedorf, do Botafogo, é marcado por Romarinho, do Corinthians (Foto: Terra Britto / Agência Estado)

Além do retorno de Seedorf, o confronto teve um desfalque de peso. Emerson, o Sheik, que enfrentaria os cariocas, acabou tendo seu efeito suspensivo revogado pelo próprio Corinthians, em uma estratégia do departamento jurídico do clube para que sua suspensão pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) não atrapalhe a preparação para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro. Ele foi suspenso por seis jogos por conta de uma confusão com o árbitro Péricles Bassols na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG.

Indagado sobre os gols, Seedorf afirmou que está jogando mais à frente, como atuava anos atrás na Europa. Ele fez questão de exaltar a qualidade do Corinthians e disse que o futebol apresentado pelo Botafogo credencia a equipe a brigar no topo da tabela.

- Estou jogando um pouco mais à frente, como nos anos que jogava mais à frente na Europa e conseguia fazer mais gols. O Corinthians é um grande time, respeito muito, mas hoje a gente mostrou de novo que pode acreditar, pode chegar lá na frente, esse empate não vai decidir o campeonato. Acho que a gente merece um parabéns por esse jogo.

Entre os corintianos, havia certa decepção pelo time ter permitido o empate. Mas o lateral Alessandro reconheceu que a atuação do adversário no segundo tempo tornou o resultado justo.

-  Gostaríamos de vencer, tínhamos uma vantagem. Pelo que o Botafogo jogou no segundo tempo, acho que foi justo o empate. Conquistar ponto fora de casa é sempre bom.
 

Gol do Botafogo e virada corintiana

Guerrero corinthians seedorf botafogo (Foto: Luciano Belford / Agência Estado)Guerrero deu trabalho à defesa do Botafogo
(Foto: Luciano Belford / Agência Estado)

A expectativa de um grande confronto se confirmou logo no início da partida. A primeira falta, em cima de Romarinho, aconteceu com cerca de 30 segundos. Um sinal da disputa acirrada que se desenrolaria durante os 90 minutos no Engenhão. O embate começou em ritmo frenético. Os primeiros lances de perigo foram do Botafogo. Elkeson avançou aos três minutos e caiu diante de Paulo André e Wallace, mas o jogo seguiu apesar das reclamações da torcida pedindo pênalti. No minuto seguinte, foi a vez de Lucas finalizar para defesa tranquila de Cássio.

E, aos cinco, o gol. Gabriel recebeu na área e levantou sem força para Seedorf completar com o pé, quase sem ângulo. A bola ainda desviou em Alessandro antes de entrar. Logo após o gol, um cachorro - animal símbolo do Botafogo - da Polícia Militar se soltou da coleira e deu vários dribles nos policiais, chegando a invadir o campo antes de ser capturado. Mas a alegria dos anfitriões não durou. Sem se abalar, o Corinthians passou a pressionar e conseguiu o empate dois minutos depois. Em uma jogada confusa, Douglas levantou na área, e Fábio Ferreira cortou parcialmente. Na sobra, Paulinho completou, Jefferson espalmou e Paolo Guerrero, de cabeça, não perdoou: 1 a 1.


O time paulista seguiu agressivo no ataque e pressionou até a virada, aos 12 minutos, no pênalti polêmico assinalado por Sandro Meira Ricci. Em nova bobeira da zaga do Botafogo, Douglas achou Romarinho sozinho na entrada da área. Ele bateu para boa defesa de Jefferson. A bola sobraria para Juan Martínez, que acabou derrubado por Lucas. A polêmica do lance se deu por conta do impedimento de Martinez no momento do chute de Romarinho. A cobrança foi convertida com categoria por Douglas. Jefferson acertou o canto, mas não alcançou.

Mesmo com o gol da virada, o Corinthians não parou de pressionar. Aos 14 minutos, mais uma vez Romarinho conseguiu se desmarcar na área e escorou cruzamento de cabeça para grande defesa de Jefferson. O Botafogo apresentava dificuldades para vencer o bom posicionamento defensivo dos paulistas e não mostrava velocidade suficiente para criar espaços. A única opção de jogada parecia ser pelos flancos, com Lucas na direita e Seedorf na esquerda, mas as bolas alçadas na área corintiana acabavam invariavelmente rebatidas pelos zagueiros.


- Não podemos dar essa chance, ainda mais com um adversário como o Corinthians. Começamos pressionando, o mais difícil era sair na frente, não podemos levar dois gols dessa forma, deu um apagão na equipe. Mas temos tudo para conseguir o empate - lamentou o meia Andrezinho, do Botafogo.

O goleiro corintiano Cássio, por sua vez, afirmou que sua equipe entrou desatenta no gramado do Engenhão e que isso não poderia se repetir após o intervalo.

- Entramos um pouco desligados, vamos acertar o que tem para a acertar para conseguirmos sair daqui com a vitória.

Seedorf brilha no Engenhão


No segundo tempo, o jogo começou truncado, com ambos os times com dificuldades na criação. E a polêmica voltou à baila. Aos oito minutos, Jadson recebeu na área do Corinthians e reclamou muito de um empurrão de Ralf. Sandro Ricci mandou seguir, e a torcida novamente protestou. Pelo lado corintiano, Douglas era o principal articulador ofensivo, chegando a arriscar algumas finalizações com pouco perigo. Aos 11, Paolo Guerrero fez um golaço, com direito a lençol dentro da área, mas foi marcado corretamente o impedimento. O Botafogo voltou a ameaçar em boa arrancada de Elkeson pela direita. Ele cruzou rasteiro para Lucas, que completou para fora.

Tentando mandar a equipe para frente, Oswaldo de Oliveira lançou o uruguaio Lodeiro no Botafogo no lugar de Márcio Azevedo, que já havia cometido oito faltas e levado cartão amarelo. Tite optou por tirar, minutos depois, Martínez para a entrada de Jorge Henrique. Mas quem brilhou foi o holandês Seedorf. Aos 29 minutos, ele recebeu na esquerda, limpou a marcação e bateu colocado. A bola desviou em Wallace, ganhou efeito e morreu no canto esquerdo do gol de Cássio: 2 a 2.

O Botafogo ganhou confiança e passou a partir para o ataque com maior consistência. Buscando a vitória, Oswaldo lançou ainda mais um atacante. Rafael Marques substituiu Jadson. Quem ameaçou foi o Corinthians, em boa cobrança de Jorge Henrique, aos 42 minutos. Aos 45, depois de bola alçada por Andrezinho, Dória teve a chance de fazer o terceiro, de cabeça, mas a bola foi por cima do gol. Prevaleceu a igualdade no Engenhão.





FONTE: