quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Aristeu consulta instrutores da Fifa e diz que gol de Tenorio foi legal


Aristeu consulta instrutores da Fifa
e diz que gol de Tenorio foi legal

Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF afirma que vascaíno não tirou vantagem do impedimento por causa de erros de cruzeirenses

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Aristeu Leonardo Tavares, enviou uma carta a dirigentes e árbitros, publicada em primeira mão no blog de Leonardo Gaciba, na qual diz que o gol marcado pelo atacante vascaíno Tenorio no jogo contra o Cruzeiro (assista no vídeo ao lado), no último domingo, em Varginha, deveria ter sido validado. A jogada foi anulada pelo árbitro André Luiz Castro, que atendeu ao aceno do auxiliar Alessandro Matos e marcou impedimento.

Aristeu relatou que, antes de enviar a carta, consultou instrutores de arbitragem da CBF, da Conmebol e da Fifa. Depois de ler as respostas, ele concluiu que o lance foi legal.

- Foi quase unânime e com argumentações baseadas no livro Regras do Jogo 2012/2013 que a decisão arbitral deveria ter sido de não considerar-se como envolvido em jogo ativo por ganhar vantagem por estar na posição o atleta do Vasco da Gama, por conta de ter sido a jogada consequência de um passe, pois dois jogadores em sequência tiveram a bola disponível para jogar e o fizeram por três vezes (...). Para finalizar que o gol produzido deveria ter sido validado - disse ele na carta.

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF anexou em sua carta a resposta que recebeu de Fernando Tresaco Gracia, chefe sênior da Divisão de Desenvolvimento de Competições e Arbitragem da Fifa, que também assistiu ao lance.

- Pelo que posso ver, os defensores tocam a bola por três vezes antes que chegue ao jogador que estava em posição de impedimento, quando o último companheiro toca a bola. Quero dizer que, se a bola houvesse chegado diretamente depois do primeiro desvio feito pelo defensor, poderíamos discutir se ganha vantagem ou não. (...) Mas depois um defensor a toca de novo e isto não é um rebote (...) com o que, em minha opinião, baseada nas regras do jogo, a jogada deveria ter sido considerada como normal, e o gol concedido - argumentou Gracia.

O lance aconteceu aos 8 minutos do segundo tempo da partida entre Cruzeiro e Vasco, quando o placar já marcava 1 a 1, resultado final do jogo. O vascaíno Dedé avançou pela direita, entrou na área e tentou cruzar para Carlos Alberto, mas Tinga interceptou. Na sequência, o zagueiro Lucas Silva errou o chute, e a bola sobrou para Tenorio colocar na rede. O árbitro alegou que o equatoriano se aproveitou da condição de impedimento no momento do passe de Dedé, porém Aristeu Tavares argumenta que Tenorio tirou proveito dos erros dos jogadores do Cruzeiro, o que não configuraria impedimento.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/09/aristeu-consulta-instrutores-da-fifa-e-diz-que-gol-de-tenorio-foi-legal.html

Barcelona sua a camisa, mas derrota Spartak de virada com dois de Messi


Com boa atuação e gol do ex-vascaíno Romulo, time russo não sente a pressão no Camp Nou e dá trabalho aos anfitriões em jogo do Grupo C

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha

Um dos grandes favoritos ao título da Liga dos Campeões, o Barcelona estreou com vitória na atual edição do torneio. Mas suou a camisa para isso. Diante de um aguerrido Spartak Moscou, que em nenhum momento mostrou temor por atuar no Camp Nou, o clube catalão venceu por 3 a 2, de virada, com direito a dois de Lionel Messi. O jovem Tello anotou o outro gol dos anfitriões, com o ex-vascaíno Romulo e o lateral Daniel Alves, contra, marcando para os russos que chegaram a sustentar o 2 a 1 a favor até a metade do segundo tempo.

Na próxima rodada do Grupo G, em 2 de outubro, o time de Messi e companhia visita o Benfica que, também nesta quarta-feira, empatou fora de casa por 0 a 0 com o Celtic. No mesmo dia, os escoceses enfrentam justamente o Spartak, em Moscou.

Messi e Tello, Barcelona x Spartak Moscou (Foto: Agência Reuters)Tello e Messi, os heróis do Barcelona (Foto: Agência Reuters)

Piqué sai, mas Tello marca

Se já entrou em campo desfalcado de quatro jogadores (Puyol, Iniesta, Alba e Sánchez – esse último ficou no banco), o Barcelona perdeu mais um nome importante logo no começo da partida. Após dar um chute de mau jeito aos seis, o zagueiro Piqué sentiu o pé esquerdo e foi substituído pelo volante camaronês Song. Com a entrada do ex-atleta do Arsenal, a zaga do Barça passou a ser toda improvisada, já que Mascherano atuava na vaga do capitão Puyol.

Tello Barcelona e Spartak (Foto: Agência Reuters)Tello celebra gol do Barça (Foto: Agência Reuters)

Os desfalques, no entanto, em nada prejudicaram o clube catalão que, como de praxe, impunha seu toque de bola diante de um fechado Spartak Moscou.

E, nesse cenário, o primeiro gol blaugrana não demorou a sair. Aos 14, o jovem Tello dominou na ponta esquerda, deu um corte para dentro – deixando o zagueiro Kirill Kombarov no chão – e chutou cruzado sem chances Dycan, goleiro e capitão do Spartak.
Daniel Alves marca... contra!

Mesmo em desvantagem, o Spartak seguiu fechado atrás e usando os volantes brasileiros Rafael Carioca, ex-Grêmio, e Romulo, ex-Vasco. A dupla, entretanto, sofria tendo que marcar Messi e companhia.

No entanto, em um rápido contra-ataque, o time de Moscou empatou aos 29. O atacante nigeriano Emenike cruzou rasteiro da direita, Song furou e Daniel Alves, tentando evitar que a bola chegasse no brasileiro Ari que vinha por trás, acabou marcando contra o próprio patrimônio.

Daniel Alves e Valdes, Barcelona x Spartak Moscow (Foto: Agência Reuters)Daniel Alves e Valdés lamentam o primeiro gol sofrido na partida Foto: Agência Reuters)

O gol não mudou o ritmo da partida, que seguiu com o Barça tendo o domínio e o Spartak entrincheirado. Mas sem muita intensidade e se mostrando um pouco apático em certos momentos, o time de Tito Vilanova não conseguiu transformar esse controle em chances e foi para o intervalo amargando o empate.

Rômulo e Daniel Alves, Barcelona x Spartak Moscow (Foto: Agência EFE)Romulo disputa jogada com Dani Alves (EFE)
Spartak vira com aniversariante

No segundo tempo, o Barcelona continuou com a total posse de bola e tentando encurralar os russos. Até balançou as redes com Daniel Alves aos cinco, mas o lateral-direito estava impedido.
Os visitantes, entretanto, não sentiam a pressão e, nos contra-golpes, principalmente com Emenike e Ari, ameaçavam a meta de Valdés.

E, em um deles, após a sequencia de um perigoso chute de Messi, acabou conseguindo a impensável virada aos 14 minutos. Ari puxou pela esquerda e tocou na entrada da área para Aiden McGeady que, rapidamente, rolou para o volante Romulo. Aniversariante do dia, o ex-vascaíno, que completou 22 anos, passou fácil pelo compatriota Adriano e bateu na saída de Valdés.

Messi desperta e dá vitória ao Barça

Para evitar o vexame, Tito sacou Daniel Alves e colocou o atacante chileno Alexis Sánchez para dar mais força ofensiva ao Barça. E a substituição acabou dando certo, com Messi, até então apagado, igualando o marcador aos 26 mostrando oportunismo após uma bela jogada de linha de fundo do jovem Tello.

A igualdade animou os anfitriões que, já com o artilheiro David Villa (entrou no lugar de Tello logo após o 2 a 2), sequer dava chances de contra-ataque ao Spartak.

E, nesse ritmo, a “revirada” saiu aos 34. E novamente com Messi. Após cruzamento de Sánchez, o camisa 10 argentino, mesmo no meio dos gigantes russos, conseguiu cabecear para marcar e evitar a primeira grande zebra da Liga dos Campeões 2012/2013.

Messi e Rafael Carioca, Barcelona x Spartak Moscow (Foto: Agência Reuters)Messi levou a melhor no duelo com o brasileiro Rafael Carioca (Foto: Agência Reuters)

FONTE:

Sem pensar em 2013, Kleina mira um jogo por vez para salvar o Palmeiras


Técnico admite situação difícil do Verdão na luta contra o rebaixamento, mas desafio não o assusta: 'É hora de passar confiança ao grupo'

Por Heitor Esmeriz Campinas, SP

Gilson Kleina, novo técnico do Palmeiras (Foto: Heitor Esmeriz/Globoesporte.com)Gilson Kleina mira um jogo por vez para salvar o
Verdão (Foto: Heitor Esmeriz/Globoesporte.com)

Gilson Kleina trocou uma zona de conforto por uma missão complicada. A 13 rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, deixou a Ponte Preta, na 11ª posição, para assumir o Palmeiras, vice-lanterna da competição. Ainda sem saber se fez a escolha certa, ele reconheceu a dificuldade de salvar o time do rebaixamento, mas vê na dificuldade uma chance de fazer história no Palestra Itália.

Para manter o Verdão na elite nacional, o treinador tem uma estratégia traçada: pensar um jogo de cada vez, evitando planos para 2013. Curiosamente, a prioridade de momento deixa de lado uma das exigências de Kleina para fechar com o Palmeiras: um contrato mais longo, até o fim de 2013, independentemente do que acontecer no Brasileirão.

- Só o futuro dirá se eu agi corretamente. Agora, eu tenho de pensar jogo a jogo, dia a dia. Não dá para fazer planos para 2013 se temos um desafio enorme pela frente. A situação é difícil, mas vamos trabalhar muito para tentar tirar o Palmeiras dessa. É hora de passar confiança ao grupo - comentou.

Gilson Kleina seguiu no fim da tarde desta quarta-feira para Itu, onde será apresentado ao elenco do Palmeiras. A expectativa é que ele comece a trabalhar na quinta. Sua estreia será sábado, contra o Figueirense, às 18h30m, em Florianópolis. Com ele, também chegam os auxiliares Jair Leite e Juninho e os preparadores Fabiano Chá (físico) e Palha (de goleiros).

Antes de Kleina, o Palmeiras havia conversado com Paulo Roberto Falcão, mas o salário pedido pelo treinador foi considerado alto demais, e não houve acerto. Adilson Batista passou a ganhar força, por ter sido indicado por Luiz Felipe Scolari, técnico anterior, mas a diretoria preferiu procurar Kleina antes de tentar Adilson.

Não dá para fazer planos para 2013 se temos um desafio enorme pela frente. A situação é difícil, mas vamos trabalhar muito"
Gilson Kleina

O fato de não ter sido a primeira opção do Palmeiras não incomoda Kleina. Para ele, o importante é o reconhecimento do trabalho feito na Macaca. Em abril do ano passado, o técnico já havia sido procurado pelo Fluminense, mas, na oportunidade, recusou o convite para seguir na Ponte. Agora, no entanto, ele considera que a oferta do Palmeiras foi irrecusável.

- Eu sei que eu não estava entre os primeiros da lista. Mas isso não importa agora. O que vale é que assumi com uma responsabilidade muito grande e prometo muito trabalho para tirar o Palmeiras dessa situação. Foi uma proposta irrecusável. Não só pela questão financeira, mas também pelo projeto oferecido.

Gilson Kleina deixa a Ponte após 115 jogos, com 48 vitórias, 32 empates e 35 derrotas. Foi o técnico com mais partidas consecutivas à frente da Macaca nos últimos 15 anos. Os números renderam o acesso à elite nacional, em 2011, e uma classificação às semifinais do Paulistão da atual temporada.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2012/09/sem-pensar-em-2013-kleina-mira-um-jogo-por-vez-para-salvar-o-palmeiras.html

Botafogo marca data para lançar pedra fundamental do CT da base


Evento será realizado nesta quinta-feira, às 11h, em Marechal Hermes

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O Botafogo marcou para esta quinta-feira o lançamento da pedra fundamental da Escola de Futebol, futura casa das categorias de base do clube. O evento será realizado às 11h (de Brasília), na Rua Xavier Curado, em Marechal Hermes, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

CT Marechal Hermes (Foto: Divulgação)Imagem computadorizada mostra como vai ficar o CT da base em Marechal Hermes (Foto: Divulgação)

FONTE:

Seedorf volta a treinar com o grupo e Bruno Mendes trabalha na academia


Holandês não atua desde o dia 9, quando Botafogo superou o Náutico por 3 a 1, mas pode voltar ao time domingo, contra o Corinthians, no Engenhão

Por Thales Soares Saquarema

O Botafogo teve uma manhã de novidades em seu primeiro trabalho no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Depois de ficar dois jogos fora com uma contratura na coxa esquerda, Seedorf voltou a treinar com o grupo. Além disso, o atacante Bruno Mendes, que se apresentou na terça-feira, fez uma atividade na academia.

Depois de treinar com o grupo, Seedorf fez um trabalho físico em seu processo de recuperação. O último jogo do holandês foi a vitória por 3 a 1 o Náutico, no Engenhão, pelo Brasileiro, dia 9.

Oswaldo de Oliveira comandou um treinamento técnico no campo do CT da CBV, em Saquarema. Trinta e um jogadores viajaram para o local, onde o grupo ficará concentrado até sexta-feira. O goleiro Jefferson e o lateral-direito Lucas, que estão com a Seleção Brasileira, devem se juntar ao elenco na quinta-feira à tarde.

seedorf botafogo (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)Seedorf ao lado de Rafael Marques, no CT da CBV (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)

Fellype Gabriel trabalhou na academia, com a equipe de fisioterapia. Renato, que sofreu uma lesão na coxa esquerda, e Marcelo Mattos, submetido a uma cirurgia no púbis, fizeram uma atividade física e estão em fase final de recuperação de lesões. Lucas Zen e Matheus Menezes só voltam a jogar no ano que vem, mas estão com o grupo.

O próximo jogo do Botafogo é domingo, contra o Corinthians, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. O time está na sexta colocação, com 39 pontos, quatro a menos do que o Vasco, que seria o último classificado para a Taça Libertadores do ano que vem.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/09/seedorf-volta-treinar-com-o-grupo-e-bruno-mendes-trabalha-na-academia.html


Inter de Milão aumenta assédio, e Timão espera oferta por Paulinho


Diretoria admite que italianos voltarão com força máxima para contratar volante após o Mundial. Contato com representantes do jogador continua

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo

Paulinho na coletiva da Seleção (Foto: Mowa Press)Paulinho está com a Seleção (Foto: Mowa Press)

Dezembro será um mês de decisões no Corinthians. Não só pela disputa do Mundial de Clubes, no Japão, mas também pela possível saída de alguns titulares, principalmente o volante Paulinho. Enquanto o namoro com o Inter de Milão recomeça, a diretoria do Timão reconhece que espera por um assédio grande sobre o jogador após o torneio no Oriente.

A recusa da oferta de € 8,5 milhões (R$ 22,3 milhões) depois conquista do título da Libertadores, em julho, não minou a esperança dos italianos. Pelo contrário. Dirigentes do clube continuam em contato frequente com representantes do atleta para tentar alinhavar o acordo.

Salários e tempo de contrato já não são mais empecilhos. Nas primeiras conversas entre as partes, antes de anunciar a permanência no Timão, Paulinho se mostrava balançado com o que receberia no Velho Continente. No entanto, com o aumento salarial e a renovação até o fim de 2015, optou por continuar no clube por, pelo menos, mais seis meses.

Internamente, os dirigentes corintianos admitem a dificuldade em impedir a saída do marcador. O clube garante que ele ainda não está negociado, mas sabe que os italianos aparecerão a qualquer momento com uma nova oferta para tê-lo já no início de 2013, meio da temporada europeia.

O Timão, porém, promete não facilitar, sobretudo depois de adquirir os 50% dos direitos que pertenciam ao Banco BMG por cerca de € 5 milhões (R$ 13,1 milhões). O acordo está selado e depende apenas de assinaturas para ser anunciado. A outra metade pertence ao Audax-SP, que ainda terá de repassar uma parcela ao Bragantino, clube do qual ele foi contratado em 2010.
Segundo o jornal italiano "Corriere dello Sport" do último sábado, os italianos estão dispostos a pagar até € 15 milhões (R$ 39,4 milhões). O Timão ficaria com R$ 19,7 milhões.

Paulinho deu indícios de que dificilmente ficará no Brasil após o Mundial. Em algumas entrevistas, o jogador disse que só garantia a permanência até o torneio e que depois analisaria as ofertas que chegassem, priorizando clubes de maior expressão na Europa – ele já rejeitou uma proposta do CSKA, da Rússia.

Mais do que o dinheiro que poderá receber na Europa, o volante completará um ciclo vitorioso no fim do ano, passando pelos títulos brasileiro e da Libertadores, além de chegar à seleção brasileira. Vencer o Chelsea em uma possível decisão pode ser o passaporte definitivo para atuar na Itália.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2012/09/inter-de-milao-aumenta-assedio-e-timao-espera-oferta-por-paulinho.html

Seleção aposta em artilharia pesada no Superclássico contra a Argentina


Trio de ataque formado por Lucas, Neymar e Luis Fabiano tem 71 gols na temporada. Jogo será no estádio Serra Dourada, às 22h, desta quarta-feira

Por Fabrício Marques e Leandro Canônico Goiânia, GO

GLOBOESPORTE.COM, TV Globo e SporTV transmitem ao vivo o Superclássico na quarta-feira, às 22h (de Brasília)
 
A defesa da Argentina terá de ser forte, muito forte, para segurar a artilharia pesada que a seleção brasileira preparou para o jogo desta quarta-feira, às 22h, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, pelo Superclássico das Américas. Afinal, o trio formado por Lucas, Neymar e Luis Fabiano soma 71 gols nesta temporada.

Principal jogador da Seleção, Neymar balançou 36 vezes as redes pelo Santos. Lucas, negociado recentemente com o Paris Saint-Germain por R$ 108 milhões, fez 11 gols pelo São Paulo. Também pelo time do Morumbi, Luis Fabiano, longe da Seleção desde a Copa do Mundo de 2010, colocou 24 bolas nas redes adversárias.

Se a isso forem somados os gols que cada um deles tem com a camisa da seleção brasileira, o número passa a ser 117. Luis Fabiano, com 28 gols, é o maior artilheiro dos últimos dez anos com a amarelinha. Neymar, principal goleador da era Mano Menezes, já tem 16. Lá atrás aparece Lucas, com apenas dois.

Luis Fabiano, Lucas e Neymar, Seleção Brasileira (Foto: Mowa Press)Lucas, Neymar e Luis Fabiano: força ofensiva na Seleção de Mano Menezes (Foto: Mowa Press)

Um desses dois, no entanto, foi justamente contra a Argentina, na grande decisão do Superclássico do ano passado, em Belém. Lucas abriu o placar aos oito minutos do segundo tempo e Neymar, aos 29, sacramentou a vitória por 2 a 0. Aquele feito, por sinal, não sai da cabeça do meia-atacante são-paulino.

- Foi um momento muito especial jogar contra a Argentina e fazer um gol. Aquele foi meu primeiro e único título como profissional até aqui - comentou Lucas.

Luis Fabiano é outro que tem ótimas recordações de duelos com a Argentina. O atacante do São Paulo jamais perdeu para os hermanos. São duas vitórias e dois empates. Em um deles, aliás, a vitória nos pênaltis deu o título da Copa América de 2004. O Fabuloso ainda fez dois no triunfo por 3 a 1, em 2009, pelas eliminatórias.

- Aqueles gols tiveram um sabor especial pelo que envolvia a partida. A vitória nos deu a classificação para a Copa do Mundo e falavam muito de Messi lá. Levaram o jogo para Rosario para fazer uma pressão na gente. Ganhar da Argentina e ver um estádio inteiro calado é mais gostoso - relembrou Luis Fabiano.

Memória EC: Luis Fabiano a três gols de virar maior artilheiro da Seleção no século

'Brasileiros' da Argentina não querem aliviar no Superclássico - Brasil x Argentina (Foto: Fernando Vasconcelos / Globoesporte.com)Guiñazu, Montillo, Barcos e Martinez: os 'brasileiros' da Argentina (Foto: Fernando Vasconcelos)

Curiosamente, neste primeiro desafio do Superclássico das Américas, o ataque da Argentina também pode ser "brasileiro": o técnico Alejandro Sabella deve mandar a campo a dupla Barcos, do Palmeiras, e Martinez, do Corinthians. Os argentinos que atuam no Brasileirão, porém, prometem não aliviar.

- É uma oportunidade única, sempre trabalhei para isso. Creio que posso ajudar a Argentina. Tenho que aproveitar este momento - disse o palmeirense Barcos.

A provável escalação da Argentina, porém, prevê um time bem defensivo para encarar a artilharia pesada do Brasil. São três volantes, incluindo também Guiñazu, do Internacional. O outro "brasileiro", Montillo, do Cruzeiro, pode aparecer no lugar de Martinez. Essa é uma das dúvidas do treinador hermano.

BRASIL X ARGENTINA
Jefferson; Lucas Marques, Dedé, Réver e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Jadson; Lucas, Neymar e Luis Fabiano. Ustari; Vergini, Sebá Dominguez e Desábato; Peruzzi, Maxi Rodriguez, Ponzio (Braña), Guiñazu e Clemente Rodríguez; Martinez (Montillo) e Barcos.
Técnico: Mano Menezes Técnico: Alejandro Sabella
Data: 19/09/2011. Local: estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO). Árbitro: Carlos Amarilla (Paraguai). Auxiliares: Rodney Ubaldo Aquino e Carlos Santiago Caceres (ambos do Paraguai)
Transmissão: a TV Globo, o Sportv e o GLOBOESPORTE.COM exibem ao vivo. O site também acompanha os lances em Tempo Real.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/09/selecao-aposta-em-artilharia-pesada-no-superclassico-contra-argentina.html

Desfalcado, Barcelona estreia diante do Spartak Moscou no Camp Nou


Puyol, Iniesta e Alexis Sánchez não devem enfrentar o time russo. No outro jogo do Grupo G, o Benfica, sem Luisão, visita o Celtic

Por Agências de notícias Barcelona, Espanha

Campeão na temporada retrasada (2010/2011), o Barcelona, que tenta retomar o domínio no continente após o recente título do Chelsea na competição, estreia na Liga dos Campeões nesta quarta-feira, recebendo o Spartak Moscou no Camp Nou, pelo grupo G da competição, que ainda conta com Benfica, de Portugal, e Celtic, da Escócia. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o duelo entre espanhóis e russos em tempo real a partir das 15h45m (de Brasília).

O time catalão vai a campo com diversos problemas, o que não tem atrapalhado o desempenho nas primeiras partidas da temporada: o Barça lidera o Campeonato Espanhol com 100% de aproveitamento em quatro rodadas disputadas.

Tito Vilanova dificilmente deverá entrar em campo sem Carles Puyol, Andrés Iniesta e Alexis Sánchez. Já o lateral-esquerdo Jordi Alba, que se recupera de gripe, é dúvida. Se não jogar, Adriano, que balançou as redes contra o Getafe no final de semana, pode aparecer entre os titulares ao lado de Messi e Daniel Alves, que voltam à equipe principal após começarem no banco de reservas contra o mesmo Getafe.

messi busquets barcelona treino (Foto: Agência Reuters)Observados por Mascherano ao fundo, Messi e Busquets brincam durante treino do Barça (Reuters)

Vilanova, contudo, ainda tem duas dúvidas para o jogo: no meio-campo, entre Cesc Fàbregas e Alex Song, e no ataque, entre David Villa e Cristian Tello.

Para surpreender o Barcelona, o Spartak de Moscou conta com o técnico espanhol Unai Emery, que comandou o Valencia. O retrospecto do treinador, contudo, não é dos mais animadores, já que Emery nunca venceu o rival desta quarta-feira.

tito vilanova barcelona coletiva (Foto: Agência Reuters)Tito Vilanova, técnico do Barça (Agência Reuters)

O treinador tem dois desfalques importantes, o atacante brasileiro Welliton, que está contundido e o volante holandês De Zeeuw, suspenso após ter recebido o terceiro cartão amarelo contra o Fenerbahçe. Os volantes Rafael Carioca, ex-Grêmio, e Romulo, ex-Vasco, além do atacante Ari estão disponíveis.

Maior campeão do futebol da Rússia, o Spartak quer repetir na Liga dos Campeões o desempenho na antiga Copa dos Campeões da temporada 1990/1991, quando caiu nas semifinais diante do Olympique de Marselha, depois de eliminar o Real Madrid. O último grande resultado internacional da equipe foi duas temporadas atrás, ao chegar nas quartas de final da Liga Europa.

Prováveis escalações:
Barcelona: Valdés; Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Alba (ou Adriano); Busquets, Xavi, Fabregas (ou Song); Pedro, Messi e Villa (ou Tello). Técnico: Tito Vilanova.
Spartak Moscou: Dykan; Kombarov, Insaurralde, Suchi e Makeev; Rômulo, Kombarov, Källstrom e Bylyaletdinov (ou Jurado); McGeady e Ari (ou Dzyuba). Técnico: Unai Emery.

Treino de Spartak Moscou (Foto: Agência EFE)Jogadores do Spartak treinaram na última terça-feira no Camp Nou(Foto: Agência EFE)

Celtic encara o Benfica

No Celtic Park, também pelo grupo G, o Celtic retorna a Liga dos Campeões depois de três temporadas e enfrenta o Benfica. O clube lisboeta relacionou o zagueiro Luisão que foi suspenso por dois meses em jogos dentro de Portugal por ter agredido um árbitro durante a pré-temporada.

No entanto, a Fifa, horas depois do anúncio da lista divulgada pelo técnico Jorge Jesus, confirmou que o gancho foi estendido para competições internacionais.
A equipe escocesa não terá em campo o atacante grego Samaras, contundido. Outro desfalque da equipe deve ser o lateral Thomas Rogne, que está em litígio com o clube por causa da sua renovação de contrato.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2012/09/desfalcado-barcelona-estreia-diante-do-spartak-moscou-no-camp-nou.html

Jobson tem contrato reativado e poderá defender o Bota novamente


Diretoria e comissão técnica vão decidir de qual forma o atacante, de 24 anos, será aproveitado no clube

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

jobson atacante (Foto: Agência Globo)Jobson teve seu vínculo com o Botafogo
revalidado (Foto: Agência Globo)

Jobson poderá entrar em campo pelo Botafogo novamente. O clube reativou o contrato do atacante na Federação de Futebol do Rio de Janeiro, e a CBF já havia publicado a rescisão do jogador com o Barueri. Agora, caberá aos membros da comissão técnica decidirem de qual forma o polêmico atleta será utilizado. Ele tem vínculo com o Glorioso até junho de 2015.

O atacante, de 24 anos, ainda precisaria de um período de recondicionamento físico, já que não entra em campo desde o dia 6 de julho. A diretoria alvinegra está preocupada com o risco de desvalorizar mais o atleta o deixando e lado, e também há o temor de o atleta poderia alegar na Justiça de que está sendo impedido de exercer sua profissão.

Jobson jogou no Botafogo até maio, quando foi afastado por indisciplina depois de uma série de faltas. Antes, ele já havia sido punido por uma discussão com o fisiologista Altamiro Bottino no vestiário porque não concordou em fazer um exame de termografia, que identifica a possibilidade de uma lesão.

Com isso, o jogador foi emprestado ao Barueri até o fim do ano para disputar a Série B. Depois de dizer que não se adaptou ao clube paulista, Jobson esteve perto de assinar com o Avaí, mas não ficou por não poder defender três clubes de um mesmo país em uma temporada. Agora, ele só pode defender Botafogo e Barueri.

Bruno Mendes tem o contrato publicado no BID

O atacante Bruno Mendes, de 18 anos, que fez seu primeiro treino na terça-feira, teve o nome publicado no BID da CBF. O jogador, ex-Guarani, foi comprado por investidores e inscrito como jogador do Macaé com contrato até o dia 18 de setembro de 2017. Ele será emprestado ao Botafogo até o fim de 2013.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/09/jobson-tem-contrato-reativado-e-podera-defender-o-bota-novamente.html

Rebaixamento preocupa todo o Fla, e pressão atinge mais jovens, diz Zinho


Diretor afirma que garotada sente a pressão e confessa: ‘O torcedor está preocupado com zona de rebaixamento, eu também, a direção, jogadores’

Por Janir Júnior Rio de Janeiro

Zinho na entrevista do Flamengo (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)Zinho concede entrevista coletiva no Ninho
(Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)

O Flamengo amarga sequência de sete jogos sem vitória no Brasileirão, sendo quatro derrotas e três empates. Na 16ª colocação, com 28 pontos, o time tem um jogo a menos e quatro pontos a mais do que o Sport, primeira equipe do Z-4. A forte pressão ronda todo clube, a preocupação com rebaixamento vai da Gávea ao Ninho do Urubu. Zinho admite que a aflição é geral e respinga nos mais jovens, mas acredita que o momento adverso possa servir como aprendizado de como é ser jogador profissional do Rubro-Negro.

Ao ser questionado sobre o aproveitamento de Joel Santana e Dorival Júnior, Zinho apresentou sua tese e deixou clara a preocupação que está no ar. O diretor tem exibido um semblante sério diante da fase complicada.

- Quando teve o time todo na mão, o Dorival deu uma arrancada. Perdemos o Renato, os gringos (Cáceres e González) foram para as seleções, saímos do Engenhão, fomos para Volta Redonda, depois jogamos fora. Isso numa reta final é diferente do que no começo da competição. O torcedor está preocupado com zona de rebaixamento, eu também, a direção, jogadores, mas acreditamos num poder de reação com a volta de alguns atletas, uma semana livre para treinamento. Agora, precisa que todo mundo esteja à disposição, mas a pressão é diferente do começo do campeonato – afirmou o diretor de futebol.

Acreditamos num poder de reação com a volta de alguns atletas, uma semana livre para treinamento. Agora, precisa que todo mundo esteja à disposição, mas a pressão é diferente do começo do campeonato"
Zinho

O temor de rebaixamento também atinge a diretoria, principalmente a presidente Patricia Amorim, que sabe: a queda para a Segunda Divisão teria sérias consequências em sua vida profissional e particular.

Zinho comentou ainda o fato de jovens valores – como Adryan e Mattheus – estarem sendo lançados em meio a um momento conturbado. O dirigente, porém, espera que os jogadores amadureçam.

- Adryan tem entrado no segundo tempo, Thomás deu uma segurada. Tivemos perdas de jogadores importantes que dão sustentação para esses garotos. Infelizmente tivemos que apostar na garotada por conta de atletas que foram para seleção, contusões. São jogadores (os jovens) que têm que entrar aos poucos. Esse era o planejamento. Devido às circunstâncias, tivemos que mudar. Eles têm talento, potencial, mas o momento é de muita pressão, então, às vezes, sentem. Mas vão amadurecer com isso. Importante que aprendam com essa fase e saibam que são jogadores profissionais – destacou Zinho.

Além da crise de resultados, o diretor apontou outros fatores que podem ser prejudiciais aos mais jovens. Segundo ele, um talento do juvenil ou dos juniores não é sinônimo de sucesso na equipe principal:

- Jogar no juniores do Flamengo já é uma pressão, mas não é como no profissional. Há vários jogadores que são talentosos no juvenil, no juniores, e chegam no profissional não conseguem manter o mesmo nível. Você entrar num time já formado, com apoio, facilita que esse talento apareça, mas com time desfalcado, pressão pela vitória, pressão de rebaixamento, cobrança, crise política do clube, isso tudo afeta bastante. Agora, acredito que eles estão amadurecendo.

Clique e assista a vídeos do Flamengo


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2012/09/rebaixamento-preocupa-todo-o-fla-e-pressao-atinge-mais-jovens-diz-zinho.html