sábado, 1 de setembro de 2012

Secopa divulga sistema de avaliação da administração do novo Mineirão


Objetivo é garantir qualidade do serviço prestado, entre outros

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Na semana em que a Minas Arena anunciou o fim da parceria com a Lusoarenas para a gestão do Mineirão, a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) de Minas Gerais divulgou nota informando que o contrato de parceria público-privada Governo de Minas com o consórcio responsável pela reforma e administração do estádio determina excelência na prestação de serviços para que o patrimônio público seja operado de forma responsável. A concessão será monitorada pelos próximos 25 anos.

Mineirão (Foto: Sylvio Coutinho/Divulgação)Mineirão em obras para as copas da Confederação e do Mundo (Foto: Sylvio Coutinho/Divulgação)

De acordo com o secretário interino da Secopa, a parceria público-privada do Mineirão "foi desenhada de forma tal que, independentemente dos parceiros com os quais a Minas Arena for aliar-se ao longo da concessão, o nível de excelência está assegurado".

A remuneração devida pelo Estado à concessionária está diretamente vinculada ao desempenho da operação mensurada através de notas. Para facilitar essa análise de performance, o documento estipula quatro índices de desempenho: o de qualidade, disponibilidade, conformidade e o financeiro.

O primeiro foi elaborado para retratar através de pesquisas semestrais de opinião a satisfação de quatro partes, quais sejam: público, clubes, federações e imprensa. O segundo índice vai avaliar a disponibilidade do Complexo do Mineirão para a realização de jogos. Qualquer interdição ou suspensão de uso dessas áreas será devidamente reportada. O índice de conformidade inclui normas de segurança e indicadores ambientais. Já o índice financeiro vai detalhar a relação entre a margem operacional final esperada pelo plano de negócio e a receita bruta estimada.

Além do contrato da parceria público-privada, o Estado conta com um segundo instrumento jurídico de acompanhamento da operação do Mineirão pelo consórcio Minas Arena. Para garantir um fiel monitoramento dos 184 itens para avaliação, foi contratada, através de licitação, a auditoria Ernst & Young, que faz o papel de verificador independente dos resultados obtidos pelo consórcio e funciona como um apoio adicional.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/noticia/2012/08/secopa-divulga-sistema-de-avaliacao-da-administracao-do-novo-mineirao.html

Na estreia do técnico, América-MG bate CRB fora de casa e volta a subir


Alessandro marca no primeiro jogo de Mauro Fernandes e põe o Coelho na sétima posição; alagoanos se aproximam perigosamente da zona de degola

Por GLOBOESPORTE.COM Maceió

Após três rodadas sem vencer e na estreia do técnico Mauro Fernandes no comando, o América-MG voltou a comemorar na noite deste sábado ao derrotar o CRB por 1 a 0, fora de casa, no estádio Rei Pelé, em Maceió, no encerramento da 21ª rodada da Série B do Brasileirão 2012. Com o gol marcado por Alessandro, o quarto do artilheiro do Coelho na competição (ao lado de Fábio Junior), os mineiros ganharam duas posições na tabela de classificação. Com 33 pontos, agora o América é o sétimo colocado, a cinco pontos do G-4. Os alagoanos, em 15º, com 24, se aproximam perigosamente do Z-4 - a distância é de cinco pontos.

As duas equipes voltam a jogar nesta terça-feira, quando acontecem os dez jogos da 22ª rodada da competição. O América recebe o Paraná Clube, às 19h30m (de Brasília), no estádio Independência, em Belo Horizonte. Às 21h50m, o CRB enfrenta o Guaratinguetá, no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos (SP) - o estádio Dário Leite está fechado para reforma do gramado.

CRB e América-MG se enfrentam no Rei Pelé (Foto: Divulgação / Assessoria do América-MG)América-MG vence CRB no Rei Pelé (Foto: Divulgação / Assessoria do América-MG)

Alessandro faz o seu quarto gol

No recomeço do técnico Mauro Fernandes no time mineiro - ele comandou o América entre 2010 e 2011 - a primeira boa chance pintou aos oito minutos. Em jogada de Bryan pela esquerda, o lateral tocou para Alessandro completar no primeiro pau, mas à esquerda do goleiro Cristiano. O CRB respondeu no minuto seguinte, com Palhinha finalizando rente à trave de Neneca. Aos 13, os anfitriões contra-atacaram rápido, e Adeílson desperdiçou boa chance chutando fraco para o gol. Mas o Coelho aproveitou sua oportunidade aos 17. Thiago Humberto, avançou veloz e tocou para Alessandro, que dominou e acertou uma bomba no ângulo esquerdo: 1 a 0 para o América, no quarto gol do atacante na Série B.

O gol não intimidou os alagoanos. E de novo com Palhinha, aos 22, o CRB assustou o goleiro Neneca, que fez boa defesa. Mas o Coelho poderia ter chegado ao segundo gol aos 31, quando Alessandro foi lançado na esquerda em condições, sozinho, mas o assistente marcou impedimento equivocadamente. Cinco minutos depois, em jogada individual, Adeílson driblou o adversário e bateu forte, mas a bola foi pela linha de fundo.
Pressão alagoana em vão

Na etapa final do jogo no Rei Pelé, o CRB voltou diferente: além de ter trocado o uniforme listrado pelo todo vermelho, os anfitriões passaram a pressionar bastante. Antes, o América desperdiçou uma ótima chance logo aos seis minutos. Em cobrança de falta, Thiago Humberto botou a bola na cabeça de Gabriel, mas mesmo debaixo das traves, o zagueiro tocou para a linha de fundo. Adeílson teve uma boa chance de ampliar aos 17, em outra falta, esta batida direto, que o goleiro Cristiano segurou, mas quase deu rebote.

A partir dos 20 minutos, o time alagoano investiu no ataque. No primeiro lance, Jadílson fez grande jogada e tocou para Ricardinho, que, livre, finalizou cruzado: Neneca fez ótima defesa. O lateral voltou a aparecer na área mineira aos 24 batendo forte, e novamente o goleiro salvou, mas meio atrapalhado desta vez. Ricardinho e Rogélio também assustaram a defesa mineira durante a pressão alagoana. Mas tanta disposição acabou não dando em nada. O Coelho até perdeu uma boa oportunidade aos 37, com Alessandro chutando forte para defesa de Cristiano, e Rodrigo Pimpão pegando o rebote sem direção. Mas no restante do jogo, prendeu a bola e segurou a sua décima vitória na Série B 2012 e voltou a subir na tabela.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-b/noticia/2012/09/america-mg-faz-pazes-com-vitoria-bate-crb-fora-e-volta-subir.html

Kleber é expulso logo no início, mas Grêmio segura Verdão no Pacaembu

Com um jogador a mais desde os 18 minutos do primeiro tempo, Palmeiras não sai do 0 a 0 e se afunda no Z-4. Gaúchos seguem à caça dos líderes


 A CRÔNICA
por Carlos Augusto Ferrari e Rodrigo Faber

O torcedor palmeirense teve motivo para se encher de esperança. Parecia que chegaria ao fim o o martírio que o time vive no Brasileirão deste ano. Com um jogador a mais a partir dos 18 minutos do primeiro tempo - Kleber, sim, ele mesmo, foi expulso -, o Verdão controlou todo o jogo, encurralou o Grêmio, criou chances, mas faltou o gol. Faltou só um gol. O empate por 0 a 0 aumenta o clima tenso e a pressão sobre a equipe, figura constante na zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Para os gaúchos, um ponto comemorado como se fossem três.
Kleber quase ajudou o ex-clube. Vaiado pela torcida desde o momento em que seu nome apareceu no telão, o atacante recebeu cartão amarelo por reclamação, aos 13 minutos, e levou o vermelho, aos 18, depois de um choque com Henrique em que teria deixado o cotovelo de forma proposital.
O Grêmio deixa São Paulo com um ponto valioso por atuar com um homem a menos por mais de 70 minutos. Com 41 pontos, está a três do vice Fluminense e do líder Atlético-MG, que tem dois jogos a menos (encara o Corinthians neste domingo e o Flamengo, em duelo adiado, no dia 26).
O Palmeiras se animou e teve a partida nas mãos ao sufocar o adversário durante quase todo o tempo: foram 20 finalizações contra três. Mas não conseguiu aliviar o mau momento. O incentivo vindo das arquibancadas se transformou em nervosismo e vaias. São agora quatro partidas sem vencer, desempenho que o mantém no grupo dos quatro piores, com apenas 17 pontos, em 17º lugar.

Na próxima rodada, o Palmeiras volta a jogar em casa. Recebe o Sport, quinta-feira, às 21h, no Pacaembu. O Grêmio recebe o Atlético-GO, na quarta-feira, às 20h30m, no estádio Olímpico.

henrique palmeiras kleber grêmio brasileirão (Foto: Márcio Fernandes / Agência Estado)Kleber abre o braço em disputa com Henrique: expulsão logo no início (Foto: Márcio Fernandes/Ag. Estado)

Palmeiras domina, mas não marca; Kleber é expulso

A necessidade de uma vitória para aliviar a pressão fez o Palmeiras colocar o Grêmio contra a parede. No embalo da torcida, que compareceu em número apenas razoável ao Pacaembu (11.586 pagantes e 12.035 presentes), mostrou vontade, lutou em todos os lances, mas não foi capaz de furar a boa marcação armada pelo Grêmio e construir uma vantagem mínima.

Ranking de cartões

01 PAL 0 x 0 GRE 21ª RODADA 13
02 PAL 1 x 0 FLA 17ª RODADA 13
03 PON 2 x 2 FLA 3ª RODADA 10
04 CRU 1 x 3 GRE 9ª RODADA 10
05 PAL 0 x 2 BAH 12ª RODADA 10

média do campeonato: 5.16 média e ranking até 01/09/2012


 Felipão optou por um esquema com três volantes e acabou minando as forças ofensivas do time. Luan, de volta após 14 partidas, o estreante Tiago Real e o ídolo Barcos se destacaram, mas não puderam resolver. Os paulistas esbarraram na muralha construída por Vanderlei Luxemburgo em frente à área e só levaram perigo em chutes de longe de Artur e João Vitor.
O domínio aumentou aos 18 minutos. Muito vaiado pela torcida palmeirense, o atacante Kleber foi expulso por Sandro Meira Ricci depois de uma dividida com Henrique na intermediária. A arbitragem entendeu que o Gladiador acertou uma cotovelada no adversário - ele já havia sido punido com cartão amarelo por reclamação cinco minutos antes.

Mesmo com um a mais, o Palmeiras não conseguiu criar oportunidades claras para marcar. Maikon Leite entrou na vaga de João Vitor e pouco fez. O Grêmio só chegou ao ataque aos 44. Zé Roberto recebeu passe em profundidade na área, driblou o goleiro Bruno e chutou. A bola tocou no braço de Thiago Heleno, mas a arbitragem mandou o lance seguir, revoltando os tricolores.

barcos palmeiras grêmio (Foto: Léo Barrilari / agência Estado)
Barcos foi quem mais finalizou no jogo (quatro) e acertou a trave (Foto: Léo Barrilari / Ag. Estado)

Mais pressão do Verdão e... 0 a 0

Scolari tentou dar mais qualidade ao Palmeiras com a entrada de Correa no lugar de Artur. O volante foi improvisado na lateral direita, e o Verdão passou a insistir mais por aquele lado. Apesar de os primeiros minutos se transformarem em um treino de ataque contra defesa, os paulistas não levaram perigo ao goleiro gremista. Na melhor jogada, Tiago Real bateu da entrada da área e quase acertou o canto direito de Marcelo Grohe.

jogo truncado

36 FALTAS
13 CARTÕES
  PAL GRE TOTAL MÉDIA*
FALTAS 23 13 36 36.7
CARTÕES AMARELOS 7 5 12 4.9
CARTÕES VERMELHOS 0 1 1 0.3
*média parcial do campeonato até 01/09/2012

 Assim como na primeira etapa, o Grêmio se trancou atrás e buscou apenas os contra-ataques. E foi em um deles que os gaúchos quase abriram o placar, aos dez. Zé Roberto fez bela jogada pela esquerda e, na saída de Bruno, tocou a bola para trás. Com o gol vazio, Marcelo Moreno chutou e a bola explodiu em Maurício Ramos.

O passar do tempo trouxe nervosismo à torcida e contaminou a equipe. O Palmeiras passou a errar mais passes e, por alguns momentos, se descontrolou. Bem marcado, Barcos sofreu com a falta de espaço. Novamente, a solução foi arriscar em chutes de longe. Maikon Leite foi quem mais se aproximou do gol em duas finalizações perigosas de fora da área.

Aos 40, o lance que definiu o empate por 0 a 0. Barcos fez boa jogada pela direita, passou por um marcador e tocou por cobertura. A bola passou pelo goleiro gremista e caprichosamente beijou o travessão. Era o fim do jogo.


Flu abre 2 a 0 no 2º tempo, recua e é castigado com empate com Figueir

Após marcar dois gols em sete minutos, Tricolor leva sufoco, acaba cedendo a igualdade em 2 a 2 e perde a chance de dormir na liderança


 A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM

Com dois gols em sete minutos no início do segundo tempo, o Fluminense tinha o jogo nas mãos, mas recuou muito e acabou cedendo o empate em 2 a 2 para o Figueirense, neste sábado, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O resultado impediu o Tricolor de assumir, pelo menos provisoriamente, a liderança do Campeonato Brasileiro, que continua com o Atlético-MG, que tem duas partidas a menos, e que neste domingo enfrenta o Corinthians, no Pacaembu. O time carioca foi a 44 pontos, o mesmo que o Galo, mas em desvantagem no número de vitórias (13 contra 12). A equipe catarinense permanece na última colocação, agora com 15.

Os gols tricolores foram marcados por Digão, substituto de Gum, e Rafael Sobis, que entrou no lugar de Thiago Neves, e os do Alvinegro catarinense, por Aloísio e João Paulo. A renda somou R$ 195.770, com 8.943 pagantes (9.266 presentes). Na 22ª rodada, o Flu receberá o Santos, na quinta-feira, às 21h (de Brasília), no Engenhão. No dia anterior, às 22h, o Figueira jogará novamente em casa contra o Figueirense.

Em situação desesperadora no campeonato e jogando em casa, o Figueirense do técnico Marcio Goiano, que fazia sua estreia, não tinha outra alternativa que não fosse jogar ofensivamente. Mas praticamente não usou o lado direito do seu ataque. O Fluminense voltou a jogar dentro da estratégia de Abel Braga, o aniversariante do dia, que tem deixado o time na disputa pelas primeiras posições desde o início da competição: primeiro defender, depois atacar. Mas no setor defensivo apresentava um perigoso buraco entre o meio e a zaga, por onde o adversário ora tentou entrar na área com toques, mas falhando sempre no último passe, ora chutando de fora da área, alternativa que se mostrou mais perigosa.

Rafael sobis fluminense figueirense (Foto: Cristiano Andujar / Agência Photocamera)Sobis, autor do 2º gol do Flu, domina a bola marcado por Claudinei (Foto: Cristiano Andujar/Ag. Photocamera)

E foi arriscando de fora que o time da casa teve boas chances com Fernandes, aos 8 minutos, e num forte chute de Helder, que Cavalieri defendeu bem, aos 41. Além disso, ameaçou abrir o marcador com Aloísio, aos 17; numa cabeçada de Túlio, após chutão do goleiro do Flui para afastar a bola de sua área, aos 21. e numa bola que bateu na trave esquerda de Cavalieri após Aloísio cruzar da esquerda e Jean só resvalar na bola ao tentar afastar o perigo, aos 34.

Quando ia à frente, o Tricolor mostrava claramente que tem mais qualidade e variação de jogadas que o time catarinense. E teve ótimas oportunidades de marcar, com Wellington Nem, sua melhor opção ofensiva, aos 3; Sobis, aos 12; Carlinhos, que diante de Wilson resolveu dar a bola para um companheiro e errou o passe, e a mais clara, aos 30, em chute de Samuel que bateu na trave direita do goleiro do Figueirense. O Tricolor ainda teve um pênalti não marcado pelo árbitro Ricardo Marques Ribeiro de Jackson em Carlinhos, aos 17.

Flu marca dois logo no início do segundo tempo

O bombardeio aéreo tricolor, que na primeira etapa quase não havia sido utilizado, foi fatal logo com um minuto do segundo tempo. Wellington Nem cobrou escanteio pelo lado direito, Samuel resvalou de cabeça no primeiro pau, e Digão, solto no lado oposto, só empurrou a bola para a rede também com uma cabeçada. Foi o 16º gol do Flu originado de bola parada, o décimo de cabeça. A vantagem não acomodou a equipe carioca, que passou a dominar o adversário, e chegou ao segundo, aos 7: Bruno, ex-Figueira, fez boa jogada da direita para o meio e serviu Sobis, que chutou forte, rasteiro, no canto esquerdo de Wilson.

Para tentar fazer o Figueirense voltar a ser tão ofensivo como no primeiro tempo, Márcio Goiano tirou o volante Claudinei e pôs o meia-atacante Almir, ex-Botafogo. Embora o aspecto emocional tenha prejudicado um pouco a equipe catarinense, a princípio, o Flu se contentou em tentar manter o resultado, deu campo para o time catarinense e acabou castigado. Aloísio, em bela cabeçada que tocou na trave esquerda de Cavalieri antes de entrar, diminuiu para o Figueirense, aos 22, um minuto após Abel tirar Nem e colocar Diguinho, com a clara intenção de reforçar a marcação no meio de campo tricoor.

O jogo, então, mudou, com a equipe da casa pressionando em busca do empate e os visitantes acuados, sem a força ofensiva do início. E aí, o Tricolor, que tinha a partida nas mãos, contou com milagres de Cavalieri e com uma decisão polêmica da arbitragem antes de levar o empate. Aos 33, ele pegou duas bolas seguidas, em chutes de Aloísio e Almir. No rebote, Aloísio completou para o gol, mas foi marcado impedimento e invalidado o lance. No entanto, o Figueirense tanto martelou que chegou ao empate, aos 40, em bonita cobrança de falta de João Paulo, colocando a bola no canto esquerdo do goleiro tricolor, que ficou parado, sem nada poder fazer.

O time catarinense ganhou ânimo extra e passou a lutar pela virada. Porém, num contra-ataque do Flu, João Paulo derrubou Samuel na meia-lua e deu uma grande chance para o adversário desempatar. Na cobrança feita por Jean, a bola tocou no travessão e na trave esquerda de Wilson, deixando Abel angustiado no lado de fora do campo. Aloísio ainda teve uma ótima chance, mas demorou a arrematar e foi desarmado por Leandro Euzébio. E com essas fortes emoções o jogo acabou mesmo empatado em 2 a 2.


FONTE;

Vasco tenta desbloquear quase R$ 6 milhões da venda de Diego Souza


Valor pago pelo Al Ittihad foi retido na CBF por penhora, mas clube tenta garantir direito a receber quantia referente à venda do jogador

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Frame - Diego Souza (Foto: Reprodução / YouTube)Diego Souza no Al Ittihad. Dinheiro ainda não
chegou ao Vasco (Foto: Reprodução / YouTube)

Envolvido em dificuldades financeiras, o Vasco apostou na venda de Diego Souza como mais uma importante fonte de recursos. Mas um mês depois de acertar a negociação com o Al Ittihad, da Arábia Saudita, o clube ainda não viu a cor dos quase R$ 6 milhões que lhe couberam na tranferência. O dinheiro foi retido na CBF após decisão judicial que determinou a penhora do valor.

O departamento jurídico do Vasco ainda busca junto à CBF saber a origem da penhora. Desta forma, uma das principais tarefas dos advogados do clube ao longo da próxima semana será negociar junto à entidade e à Justiça a liberação da verba que corresponde a 33% dos direitos econômicos de Diego Souza.

O Vasco tem sofrido com constantes penhoras de suas rendas. Recentemente, Romário, que cobra uma dívida avaliada em R$ 52 milhões, garantiu na Justiça o direito de um percentual sobre os direitos econômicos de Dedé, Eder Luis, Fellipe Bastos e Nilton, além de cotas de televisão e patrocínio.

O clube também enfrenta dificuldades para receber as cotas semestrais de patrocínio da Eletrobras, já que não detém as certidões negativas de débito com a União. O dinheiro (R$ 16 milhões anuais) chega ao Vasco apenas depois de ser liberado pela Justiça após ação do Sindicato de Funcionários de Clubes.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2012/09/vasco-assume-que-vai-correr-riscos-para-vencer-e-reagir-no-brasileiro.html

No dia mais quente do US Open, Federer sua pouco e bate Verdasco


Suíço número 1 do mundo avança às oitavas de final em Flushing Meadows

Por SporTV.com Nova York

Roger Federer tênis US Open 3r (Foto: AFP)Federer festeja no calor nova-iorquino (Foto: AFP)

O calor de mais de 30 graus e a umidade de 40% em Nova York fizeram Roger Federer suar neste sábado. Seu adversário, Fernando Verdasco, não incomodou tanto assim. Do começo ao fim, o número 1 do mundo foi superior no dia mais quente do torneio. Sem ter sua vitória ameaçada, o suíço fez 6/3, 6/4 e 6/4, derrotou o espanhol pela quinta vez em cinco jogos e avançou às oitavas de final do US Open.

Pentacampeão (2004-2008) do torneio, Federer segue sem perder sets nesta edição do Grand Slam americano. Depois de superar o americano Donald Young por 6/3, 6/2 e 6/4 na estreia, o suíço bateu o alemão Bjorn Phau por 6/2, 6/3 e 6/2 antes de encontrar Verdasco
.
A vitória deste sábado foi a oitava consecutiva do atual líder do ranking. Antes de ir a Nova York, Federer conquistou o título do Masters 1.000 de Cincinnati, também nos Estados Unidos. Seu próximo adversário será o vencedor do jogo entre o americano Mardy Fish (25 do mundo) e o francês Gilles Simon (17). Os dois duelam ainda neste sábado.

Verdasco entrou em quadra disposto a atacar a esquerda de Federer. Sacando quase sempre no golpe menos forte do suíço, o espanhol manteve a partida equilibrada por um tempo. No oitavo game, porém, o favorito se impôs. Quando Verdasco errou um forehand, cedeu a quebra e a vantagem decisiva. Federer fez 5/3 e confirmou o serviço na sequência, fechando a parcial.

Com o momento a favor, o número 1 do mundo aproveitou e quebrou o saque de Verdasco logo no primeiro game da segunda parcial. O espanhol seguiu lutando e atacando a esquerda do suíço, mas sem muito sucesso. O máximo que Verdasco conseguiu foi um único break point em toda a parcial. Mesmo assim, arriscou um forehand na paralela e mandou para longe. Federer manteve o serviço até o fim do set e fez 6/4.

A terceira parcial não foi muito diferente. Sem fazer muita força, o favorito conseguiu uma quebra de saque logo no começo e apenas manteve a vantagem até fazer 6/4.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2012/09/no-dia-mais-quente-do-us-open-federer-sua-pouco-e-bate-verdasco.html

Mais consistente, Radwanska bate Jankovic e vai às oitavas no US Open


Polonesa briga para sair de Nova York na liderança do ranking mundial

Por SporTV.com Nova York

Agnieszka Radwanska tênis US Open 3r (Foto: AP)Radwanska cometeu 22 erros a menos que
Jankovic neste sábado, em Nova York (Foto: AP)

Não foi bonito, mas foi o bastante para Agnieszka Radwanska garantir seu lugar nas oitavas de final do US Open. Em um jogo com longas trocas de bola e muitos erros não forçados, a polonesa foi mais consistente que a sérvia Jelena Jankovic (número 27 do mundo), fez 6/3 e 7/5 e triunfou neste sábado, no Estádio Arthur Ashe, o maior do complexo de Flushing Meadows.
Atual número 2 do mundo, Radwanska terminou a partida com 15 winners e 15 erros não forçados. Jankovic, ex-líder do ranking, disparou mais bolas vencedoras (23), mas também cometeu um número enorme de falhas não provocadas (37).

A polonesa de 23 anos, atual vice-campeã de Wimbledon, pode terminar o torneio na liderança do ranking. Para isto, ela precisa ser campeã e torcer para que Victoria Azarenka, dona do número 1 do mundo, não passe das semifinais do US Open.

Confira no blog Saque e Voleio a briga pela liderança do ranking mundial feminino
Nas oitavas de final, Radwanska vai encarar a italiana Roberta Vinci (19 do mundo), que derrotou a eslovaca Dominika Cibulkova (14) por 6/3 e 7/5 e também avançou neste sábado.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2012/09/mais-consistente-radwanska-bate-jankovic-e-vai-oitavas-no-us-open.html

Serena aplica pneu em algoz de Melbourne e vai às oitavas em NY


Americana perde apenas oito pontos com o serviço diante de Makarova

Por SporTV.com Nova York

Serena Williams não deixou que a história se repetisse. Diante da russa Ekaterina Makarova, sua algoz no Australian Open, em Melbourne, a americana disparou oito aces, perdeu apenas oito pontos com o saque, e triunfou por 6/4 e 6/0, em 1h21m, conquistando uma vaga nas oitavas de final do US Open, em Nova York.

Serena Williams tênis US Open 3r (Foto: Reuters)Serena Williams joga em busca de seu tetracampeonato no US Open (Foto: Reuters)

Atual campeã olímpica e de Wimbledon, a ex-número 1 do mundo agora soma 61 vitórias em 70 jogos disputados no US Open desde sua estreia, em 1998. Tricampeã do torneio (1999, 2002 e 2008), Serena enfrentará na próxima fase a vencedora do jogo entre a russa Maria Kirilenko (12 do mundo) e a tcheca Andrea Hlavackova (82).

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2012/09/serena-aplica-pneu-em-algoz-de-melbourne-e-vai-oitavas-em-ny.html

Botafogo treina sem o meia Seedorf na véspera de enfrentar o Coritiba


Holandês, no entanto, foi apenas poupado e estará à disposição para o confronto. Brinner, Fábio Ferreira e Fellype Gabriel também ficam fora

Por Thales Soares Rio de Janeiro

lucas botafogo (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)Lucas durante treino do Botafogo na manhã deste
sábado(Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)

Seedorf não apareceu no campo anexo neste sábado no treinamento do Botafogo, véspera do confronto com o Coritiba, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. No entanto, ele foi apenas poupado, pois deixou o jogo com o São Paulo, quinta-feira, sentindo dores na coxa direita. Além dele, os zagueiros Brinner e Fábio Ferreira e o meia Fellype Gabriel, também não participaram da atividade, mas estarão à disposição para o confronto.

Já o meia Vítor Júnior, que chegou a treinar no campo sexta-feira, também ficou fora da atividade deste sábado e não poderá enfrentar o Coritiba. Ele trabalhou na academia do Engenhão, seguindo o planejamento da comissão técnica para a recuperação de uma contratura na coxa direita.

Neste sábado, os jogadores participaram de um treinamento recreativo, no qual só usavam as mãos para passar a bola um para outro. Apenas a finalização acontecia com a cabeça. No fim, quem atuou menos de 45 minutos contra o São Paulo ainda atuou em um treino técnico.
Se não houver problemas até a hora do jogo com o Coritiba, o time deve ser escalado com Jefferson, Lucas, que volta depois de cumprir suspensão, Brinner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Amaral, Renato, Seedorf, Lodeiro e Fellype Gabriel; Elkeson.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/09/botafogo-treina-sem-o-meia-seedorf-na-vespera-de-enfrentar-o-coritiba.html

Com Oswaldo na berlinda, presidente do Botafogo silencia no Engenhão



Maurício Assumpção não fala sobre situação do treinador e do time. Mau resultado contra o Coritiba, domingo, poderá provocar mudanças no futebol

Por Thales Soares Rio de Janeiro

O Botafogo não vence há três jogos, está apenas na oitava colocação do Campeonato Brasileiro, com 28 pontos, não conseguiu chegar à final do Campeonato Carioca, caiu no primeiro confronto pela Copa Sul-Americana e nas oitavas de final. Em 48 partidas, venceu 21, com um aproveitamento de 52% dos pontos conquistados. Toda a temporada sob o comando do técnico Oswaldo de Oliveira, que, domingo, contra o Coritiba, no Engenhão, terá um jogo de risco.

Neste sábado, o presidente Maurício Assumpção, que acumula a vice-presidência de futebol, esteve no Engenhão, conversou com o treinador, assistiu a uma parte do treinamento apenas com os reservas em campo e deixou o estádio apenas às 13h (de Brasília). Ele deixou o local sem fazer comentários sobre a situação do time e de Oswaldo, sob orientação da assessoria de imprensa, que vetou a possibilidade de uma entrevista no momento.

Oswaldo de Oliveira no treino do Botafogo (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)Técnico Oswaldo de Oliveira vive situação delicada no Botafogo (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)

Em momento algum a diretoria se manifestou sobre a situação do treinador, contratado no fim do ano passado, depois de cinco anos no comando do Kashima Antlers, do Japão, onde conquistou uma série de títulos. A torcida do Botafogo tem perseguido Oswaldo e, antes mesmo do início dos jogos no Engenhão, já começa a vaiá-lo. Pesa a favor do comandante a sua relação com o grupo e, principalmente, Seedorf, e a falta de opções no mercado.

Depois da goleada aplicada pelo São Paulo por 4 a 0, Oswaldo ficou em situação delicada, principalmente pelo histórico de decepções do Botafogo no Campeonato Brasileiro antes de sua chegada. O clube sempre faz planos para conquistar uma vaga na Taça Libertadores, se aproxima da zona de classificação, mas acaba pelo caminho. O treinador chegou a dizer: "Acho que vou continuar. Meu trabalho não pode ser medido pelo que aconteceu nesta quinta".

Uma derrota para o Coritiba pode deixar a situação de Oswaldo insustentável. Ele e Maurício foram acompanhados para o campo anexo do Engenhão assistir ao treinamento. A conversa no caminho parecia tranquila e cercada de sorrisos. Como no esporte o resultado vem em primeiro lugar na maioria dos casos, o domingo pode terminar em divórcio dependendo do que acontecer no Engenhão, apesar do casamento entre diretoria e treinador continuar com uma boa aparência.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/09/com-oswaldo-na-berlinda-presidente-do-botafogo-silencia-no-engenhao.html

Fluminense pode dormir na liderança caso vença o Figueirense


Vice-líder do Campeonato Brasileiro, com 43 pontos, um a menos que o Atlético-MG, que jogará apenas no domingo, o Fluminense pode assumir a liderança neste sábado caso derrote o Figueirense em duelo programado para às 18h30 (de Brasília), no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC), e válido pela 21ª rodada.

O Tricolor vem de empate por 1 a 1 com o Corinthians e quer reencontrar o caminho das vitórias. Já o Figueira vive uma realidade oposta. A derrota por 3 a 2 para o Náutico, no meio de semana, o manteve na lanterna, com 14 pontos e a reação se faz necessária. O time catarinense vai estrear o técnico Márcio Goiano, que substitui a Hélio dos Anjos.

Abel Braga, técnico do Fluminense, conversou com seus jogadores sobre a importância deles respeitarem o Figueirense apesar da situação do adversário na tabela de classificação.

“Não podemos nos iludir com a situação do Figueirense, pois o time deles vem subindo de produção no Campeonato Brasileiro. Tem estado mais regular e vai nos dar muito trabalho. Nós precisamos do resultado positivo e não podemos cair na besteira de minimizar as qualidades do rival”, afirmou Abel Braga.

Na visão dos jogadores do Fluminense, o time vai precisar superar a pressão do adversário. “O Figueirense vai querer se impor desde os primeiros minutos e não podemos nos intimidar com essa situação. Temos que ter inteligência e equilíbrio para não nos deixarmos dominar e permitir que nosso adversário tenha o controle das ações. Precisamos fazer prevalecer o nosso estilo de jogo em relação ao do adversário”, afirmou o lateral direito Bruno.

O Fluminense tem desfalques para este jogo. O zagueiro Gum e o meia Thiago Neves receberam o terceiro cartão amarelo no empate com o Corinthians e terão que cumprir suspensão, enquanto o atacante Fred foi vetado com dores na coxa direita. O desfalque de Thiago Neves é um problema considerável para Abel Braga, que já não vem podendo contar com o meia brasileiro naturalizado português Deco, que se recupera de um estiramento grau 2 na coxa esquerda.

Assim, a única opção disponível no plantel para auxiliar Wagner na criação de jogadas é o jovem Higor, de 19 anos, revelado nas categorias de base do clube. Sem querer usar um atleta tão jovem, ele vai modificar o estilo do time. A tendência é que o atacante Rafael Sobis seja o escolhido para atuar de maneira mais recuada. Outra possibilidade é usar o volante Diguinho, liberando mais os laterais para o apoio. Já a vaga de Gum ficará com Digão, enquanto o posto de Fred ficará com o jovem Samuel.

Pelo lado do Figueirense a principal aposta recai no novo treinador. Márcio Goiano tem uma história vitoriosa no clube, que em 2012 conduziu de volta à elite do futebol nacional. O novo técnico está confiando em uma parceria com os torcedores para tirar o time desta situação delicada no Brasileirão.

“O torcedor do Figueirense tem consciência de que podemos, com o apoio dele, mudar a realidade do time neste Campeonato Brasileiro. O time vem recuperando a autoestima e passando a acreditar que é possível fazer uma campanha bem melhor neste segundo turno e afastar o risco de rebaixamento. A torcida está convocada para este duelo contra o Fluminense e para todos os demais que teremos dentro de nossa casa”, disse Márcio Goiano.

Para este compromisso o Figueirense terá o retorno do zagueiro João Paulo e do volante Túlio, que cumpriram suspensão diante do Náutico. O primeiro reaparece na vaga de Canuto, enquanto o segundo ganha a vaga de Túlio. Livre de uma lesão muscular na perna direita, o atacante Loco Abreu fica à disposição, mas deve começar no banco de reservas por não suportar os noventa minutos.

No primeiro turno do Campeonato Brasileiro as duas equipes empataram por 2 a 2 no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ). Marcos Júnior e Wagner anotaram os gols do Tricolor, que não conseguiu a conquista dos três pontos graças aos tentos de Caio e Pablo.

FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE-SC X FLUMINENSE-RJ

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: 1 de setembro de 2012 (Sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Assistentes: Marcelo Van Gasse (Fifa-SP) e Márcio Luiz Augusto (SP)


FIGUEIRENSE: Wilson, Elsinho, João Paulo, Edson e Hélder; Jackson, Claudinei, Túlio e Fernandes; Caio e Aloisio
Técnico: Márcio Goiano


FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno, Digão, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean, Wagner e Rafael Sobis (Diguinho); Wellington Nem e Samuel

FONTE:
http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2012/08/fluminense/fluminense-pode-dormir-na-lideranca-caso-venca-o-figueirense.html

Meninas do Brasil 'incomodam', mas perdem para China no vôlei sentado


Em sua primeira Paralimpíada, seleção verde-amarela inicia sua caminhada em Londres com derrota por 3 a 1 para a atual campeã da competição

Por GLOBOESPORTE.COM Londres, Inglaterra

Participando pela primeira vez das Paralimpíadas, a seleção brasileira feminina de vôlei sentado chegou a assustar a equipe chinesa, mas acabou derrotada por 3 sets a 1 (parciais de 26/24, 25/15, 20/25 e 25/16) pelas atuais campeãs, na manhã deste sábado, em Londres. Com o resultado, a China, que estreara derrotando os EUA pelo mesmo placar, lidera o Grupo B com duas vitórias.

O Brasil fará no domingo sua segunda partida nos Jogos, contra a Eslovênia, e encerrará a primeira fase duelando com as americanas no dia seguinte. As duas melhores equipes dos dois grupos participantes estarão classificadas para as semifinais. Grã-Bretanha, Japão, Holanda e Ucrânia são as concorrentes na outra chave. (Fotos: Guilherme Taboadal/CPB)

Brasil e China no vôlei sentado feminino (Foto: Guilherme Taboadal/CPB)
Brasil e China no vôlei sentado feminino (Foto: Guilherme Taboadal/CPB)

FONTE:

Ju/Larissa e Maria Clara/Lili perdem, e Brasil não sobe ao pódio na Finlândia


Campeãs mundiais desperdiçam a chance de garantir o heptacampeonato do Circuito Mundial por antecipação, e dependerá de chinesas na Tailândia

Por SporTV.com Aland, Finlândia

Duas derrotas puseram fim às chances de Juliana/Larissa e Maria Clara/Lili subirem ao pódio na etapa de Aland do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. As duplas, que poderiam se encontrar na decisão, foram superadas na repescagem antes de alcançarem as semifinais e se despediram na quinta colocação. Com o resultado, as campeãs mundiais desperdiçaram ainda a chance de garantir o heptacampeonato do Circuito por antecipação. Agora, vão depender da participação das chinesas Xue e Zhang Xi na etapa da Tailândia, em outubro.

As semifinais de Aland, disputadas ainda neste sábado, terão confrontos entre as suíças Kuhn e Kumkehr e as alemãs Holtwick e Semmler. Na outra chave, as espanholas Liliana e Elza Baquerizo duelam com as russas Ukolova e Khomyakova. A decisão será no domingo.

Larissa vôlei de praia Aland (Foto: Divulgação/FIVB)Larissa orienta Juliana: dupla é eliminada e não garante título antecipado do Circuito (Foto: Divulgação/FIVB)

Juliana e Larissa, que sofreram a primeira derrota na ilha finlandesa nas oitavas, tinham um caminho mais longo a percorrer para alcançar as semifinais. No primeiro desafio do dia, superaram as alemãs Back e Walkenhorst em sets diretos, com parciais de 21/17 e 21/16. No segundo jogo, contra as russas Ukolova e Khomyakova, a dupla brasileira foi surpreendida e derrotada por 2 sets a 0, com parciais de 21/18 e 21/19.

Para conquistarem o heptacampeonato do Circuito sem depender dos resultados de Xue e Zhang Xi, as atuais líderes do ranking mundial precisariam conquistar o título em Aland. Com a quinta colocação nesta etapa. Agora, com 5.320 pontos contra 5.240 das asiáticas, as brasileiras asseguram o hepta com a segunda colocação em Bangsaen. Caso as chinesas não conquistem o ouro, Juliana e Larissa precisam apenas terminar o torneio até uma posição atrás das rivais. Há a expectativa que elas nem se inscrevam, já que não disputaram nenhum torneio da competição desde que perderam o bronze nos Jogos Olímpicos, superadas justamente pelas campeãs mundiais.

Maria Clara e Lili, que atuam juntas pela segunda vez no ano, formaram a dupla que manteve a invencibilidade por mais tempo. Derrotadas nas quartas de final, as duas caíram para a repescagem e precisavam de uma vitória para garantir vaga nas semifinais. O triunfo, porém, não veio. Diante das alemãs Holtick e Semmler, as brasileiras levaram 2 sets a 0 no plarcar (21/17 e 23/21).

Lili e Maria Clara vôlei de praia Aland (Foto: Divulgação/FIVB)Lili e Maria Clara: no segundo torneio juntas, dupla se despede na quinta colocação (Foto: Divulgação/FIVB)

FONTE:

Em 14º no grid, Felipe Massa reclama de balanço da Ferrari: 'Díficil de guiar'


Brasileiro lamenta desempenho de seu carro no segundo setor do circuito de Spa-Francorchamps: 'Sai de frente, sai de traseira...'

Por GLOBOESPORTE.COM Spa-Francorchamps, Bélgica

 Felipe Massa voltou das férias de agosto da Fórmula 1 determinado a fazer uma bom fim de temporada para garantir seu lugar na Ferrari em 2013, pois seu contrato termina no fim deste ano. Mas o brasileiro não começou bem esta caminhada. No treino classificatório deste sábado, em Spa-Francorchamps, ficou apenas com o 14º tempo do grid. Massa não ficou satisfeito com o balanço do carro vermelho, principalmente no segundo setor do veloz circuito belga.

- Uma volta muito difícil. Não só uma, como várias. Sofrendo no segundo setor. Na verdade, no primeiro e no último setor a gente está bem. Mas chega no segundo setor e é difícil de guiar o carro. Sai de frente, sai de traseira... Não tem um bom balanço no segundo setor, nas curvas de alta. Sofri bastante desde hoje de manhã e acabou não sendo possível fazer uma volta boa, sempre relativo ao segundo setor que eu vinha sofrendo bastante – desabafou em entrevista à TV Globo, logo após ser eliminado do Q2.

felipe massa  bélgica fórmula 1 (Foto: Reuters)Felipe Massa foi apenas o 14º colocado no treino classificatório em Spa-Francorchamps (Foto: Reuters)

Seu companheiro de Ferrari, Fernando Alonso, partirá da sexta colocação. O espanhol, líder do campeonato, se classificou à frente do brasileiro em todas as onze provas do ano. A pole position ficou com o inglês Jenson Button, da McLaren, que anotou o tempo de 1m47s573. O outro brasileiro do grid, Bruno Senna, sai apenas do 17º lugar. Partindo do meio do pelotão, Massa torce para que seu carro tenha um desempenho diferente com o tanque cheio para almejar um bom resultado.

- Tem que ver o carro com bastante gasolina para ver se muda alguma coisa, mas na verdade o carro vai ser o mesmo amanhã.

O GP da Bélgica, 12ª etapa da temporada, será disputado neste domingo. A TV Globo abre a transmissão ao vivo às 8h40, com entrevistas direto do paddock de Spa-Francorchamps. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

Confira o grid de largada para o GP da Bélgica, 12ª etapa da temporada:
1 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m47s573
2 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m47s871
3 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - 1m48s205
4 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m48s219
5 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m48s313
6 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - 1m47s893*
7 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m48s394
8 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1m48s538
9 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m48s890
10 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m49s722
11 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - 1m49s362
12 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m48s392**
13 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m49s742
14 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m49s588
15 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - 1m49s763
16 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - 1m49s572
17 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - 1m49s958
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - 1m51s739
19 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - 1m51s967
20 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - 1m52s336
21 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - 1m53s030
22 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - 1m53s493
23 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m50s181**
24 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - 1m54s989


* Pastor Maldonado foi punido com a perda de três posições no grid por bloquear Nico Hulkenberg durante o Q1.

** Mark Webber e Nico Rosberg perderam cinco posições no grid por trocarem o câmbio, respectivamente, da RBR e da Mercedes.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2012/09/em-14-no-grid-felipe-massa-reclama-de-balanco-da-ferrari-dificil-de-guiar.html

Por sucesso no Mundial, Tite quer concentração imediata no Timão

A 19 pontos da liderança no Brasileirão, o Corinthians tenta não falar em defender o título obtido no ano passado. Após a conquista da Copa Libertadores, o grande alvo nesta temporada da equipe, 12ª colocada no torneio doméstico, é a disputa do Mundial de Clubes, a ser realizado em dezembro, no Japão.

Antes dele, porém, o Timão tem mais 18 rodadas a disputar na Série A. Mesmo com o foco distante, o clube paulista, que está sem vencer no Nacional há três partidas – são duas derrotas e um empate - precisa colocar seu pensamento na recuperação no atual campeonato para, consequentemente, ir bem no Mundial.

“É um grande desafio, manter a intensidade não só física, mas mental. A velocidade de reação, a percepção, antecipação dos lances, tudo isso está ligado à cabeça. Os jogadores do Corinthians são inteligentes e bem-dotados neste quesito. A capacidade de concentração é sempre muito alta”, disse o treinador alvinegro.

“Eu sempre peço para manter o nível, pois é a melhor forma para se pensar no jogo de domingo, de quarta e consequentemente no Mundial, na hipotética partida contra o Chelsea (os dois times poderão se enfrentar em uma possível decisão do torneio). Isso monta uma equipe sólida. Nesse momento, é preciso entender que esse processo é importante para chegar forte na frente”, acrescentou.
Djalma Vassão/Gazeta Press


O técnico Tite explicou que a atenção imediata de sua equipe pode ser uma boa preparação para o Mundial
Por conta da conquista do torneio de mata-mata, que Tite diz ter margem de erro mínima, caso sonhe com o título, o clube acabou deixando o Brasileiro em segundo plano. A primeira tarefa, sair da zona de rebaixamento, foi conseguida com tranquilidade: o time já está a nove pontos do arquirrival Palmeiras, primeiro time na área da degola.

A sequência, porém, também tem sido desgastante, o que faz o treinador pensar em poupar o elenco a partir do jogo com o Atlético-MG, neste domingo. Ainda com a força máxima diante do Galo, Tite espera ver de seu time, que sonha 'tumultuar' e ser o 'fiel da balança' no torneio, o mesmo padrão apresentado na primeira etapa do empate com o Fluminense, no Engenhão.

“Temos a chance de repetir um padrão daquele primeiro tempo, já que no segundo o Fluminense nos empurrou, até por nosso cansaço e isso tirou nossa forma. Vamos retomar com uma confiança um pouco melhor. Contra o Atlético-MG temos que ter uma marcação muito forte, pois é uma equipe que consegue arriscar e tem qualidade para jogar dentro e fora de casa”, completou o treinador, que em relação ao time que jogou com o Fluminense deve ter apenas Paulo André como novidade entre os titulares.

FONTE;
http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2012/09/corinthians/por-sucesso-no-mundial-tite-quer-concentracao-imediata-no-timao.html

Panorama: acidente em Brasília e avanço no Maracanã marcam agosto


Valcke faz quarta visita ao país e passa pelas obras de Manaus e Cuiabá

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Agosto começou com acidente na obra de Brasília e alguns dias de greve no Recife, teve bons avanços no Maracanã e terminou com elogios da Fifa sobre a prepraração dos estádios para a Copa do Mundo de 2014. Na última semana do mês, o secretário-geral Jérôme Valcke visitou Manaus e Cuiabá ao lado de Ronaldo e Bebeto e voltou à Suíça empolgado pela boa relação com o governo após a crise causada pelo "chute no traseiro" em março.

- O que mudou é que simplesmente está funcionando melhor. Há mais trabalho sendo feito, há uma aceleração do processo, e as coisas estão acontecendo. A vida é assim. Era difícil e lento e, de repente, talvez pela pressão do evento, todos se deram conta de que era preciso agilizar. Tivemos alguns problemas, mas muitos já foram resolvidos. Agora, estamos em ritmo de cruzeiro, no ritmo necessário para deixarmos tudo pronto em 2014 - disse Valcke na coletiva realizada no Rio de Janeiro, quinta, antes de retornar à Suíça.

Obras no Maracanã /  (Foto: Divulgação / Consórcio Maracanã)Último anel de compressão da cobertura é colocado no Maracanã / (Foto: Divulgação / Consórcio Maracanã)

Todo dia 1º, o GLOBOESPORTE.COM publica um panorama com o andamento das obras dos 12 estádios do Mundial, segundo dados divulgados pelos comitês de cada cidade-sede. O Castelão segue como mais adiantado: a arena de Fortaleza fechou agosto com 87% e mantém o cronograma para ser inaugurado até dezembro. Natal tem a arena mais atrasada. A última medição revelada, feita em 30 de julho, aponta a Arena das Dunas com 29%, mas o governo do Rio Grande do Norte acredita que a obra passou de 30% em agosto.

O Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, voltou a ter problemas com acidente no canteiro de obra. Depois da morte de um operário ao cair de uma altura de cerca de 30 metros em junho, cinco funcionários ficaram feridos no dia 6 de agosto após uma armação feita para sustentar uma das vigas de concreto ter despencado sobre os trabalhadores. A arena da capital federal fechou o mês com 72% da obra concluída.

Acidente nas obras do Mané Garrincha (Foto: Fabrício Marques / Globoesporte.com)Acidente nas obras do Estádio Mané Garrincha(Foto: Fabrício Marques / Globoesporte.com)

Palco das finais da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, o Maracanã teve avanços importantes em agosto. Duas partes da obra foram concluídas: o último anel de compressão da nova cobertura tensionada em fibra de vidro e teflon foi colocado, assim como a última peça de pré-moldado da arquibancada.

O governo do Rio de Janeiro anunciou ainda que chegou a um acordo com a empresa brasileira Giroflex para a compra das cadeiras do estádio, que serão fabricadas no país a partir de setembro. Nas cores azul, amarela e branca, os cerca de 79 mil assentos são confortáveis e de cinco tipos diferentes, distribuídos entre arquibancada, cadeiras especiais, premium, camarotes e tribuna de honra. O Maracanã terminou agosto com 62% de conclusão.

Ainda sem a confirmação de ser sede da Copa das Confederações em 2013, a Arena Pernambuco sofreu com dois dias de paralisação dos operários, que reivindicavam melhorias salariais, plano de saúde, folga no dia do pagamento e reajuste das horas extras. José Maria Marin, presidente do COL e da CBF, afirmou que Recife estará no torneio do ano que vem, mas Valcke voltou a dizer que a cidade deve esperar até o final de outubro pela decisão da Fifa.

Em Porto Alegre, um vídeo feito por torcedores do Grêmio gerou polêmica no Beira-Rio: as imagens mostram uma rachadura e um tremor em um dos setores do estádio durante o Gre-Nal 393, no último domingo. Mas a diretoria do Internacional garante que não há problemas na estrutura da construção e que tampouco há riscos para a segurança.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2012/09/panorama-acidente-em-brasilia-e-avanco-no-maracana-marcam-agosto.html

Andre Brasil vence os 100m borboleta e fatura seu segundo ouro em Londres


Quarto melhor na fase classificatória, carioca vence a disputa com 56s35

Por GLOBOESPORTE.COM Londres, Inglaterra

Andre Brasil subirá no degrau mais alto do pódio mais uma vez neste sábado. Medalha de ouro nos 50m livre na sexta-feira, o nadador carioca conquistou sua segunda vitória nas Paralimpíadas nos 100m borboleta da classe S10. Com o quarto melhor tempo da fase de classificação, o brasileiro dominou a prova no Centro Aquático de Londres e venceu a disputa ao cravar 56s35, novo recorde da competição. O russo Dmitry Grigorev, com 56s89, e o sul-africano Achmat Hassiem, com 57s76, completaram o pódio. Outro brasileiro na prova, Phelipe Andrews foi o quinto colocado geral. O pernambucano nadou a distância em 58s79. 

andre brasil  natação paralimpica londres 2012 (Foto: Getty Images)Andre Brasil bate recorde paralímpico e leva seu segundo ouro em Londres (Foto: Getty Images)

andre brasil Phelipe Rodrigues natação paralimpica londres 2012 (Foto: Getty Images)Andre cumprimenta o compatriota Phelipe Andrews,
quinto colocado na prova  (Foto: Getty Images)

Esta foi a terceira medalha paralímpica de Andre na capital britânica. Além do ouro nos 50m livre, conquistado com a quebra de seu próprio recorde mundial (23s50), o atleta brasileiro faturou a prata nos 200m medley. Aos 28 anos, ele pretende subir ao pódio em todas as oito provas em que foi inscrito. Resta ainda cair na água nos 100m e 400m livre, nos 100m costas e nos revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley, em que faz parte do quarteto titular.
 
Adriano de Lima é o sétimo nos 400m livre

Na classe S6, Adriano de Lima foi o sétimo colocado na final dos 400m livre. O potiguar manteve-se na quinta colocação até os 100 metros finais, mas perdeu fôlego e caiu duas posições, fechando o percurso em 5m33s79. O pódio foi formado pelo irlandês  Darragh McDonald, único a nadar abaixo da casa dos cinco minutos (4m55s56), o sueco Anders Olsson (5m03s44) e o britânico Matthew Whorwood (5m11s59).

Botafogo tem aproveitamento pior após a entrada de Seedorf no time


OBS. do  Blog:

"Na  minha opinião, a culpa é ÚNICA E EXCLUSIVA do Técnico Oswaldo Oliveira".

Apesar de o desempenho do holandês ser bom, equipe caiu de rendimento na segunda metade do primeiro turno
Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Seedorf e Oswaldo de Oliveira no treino do Botafogo (Foto: Jorge William / Ag. O Globo)Seedorf conversa com Oswaldo no treino do Bota
(Foto: Jorge William / Ag. O Globo)

Seedorf estreou com a camisa do Botafogo na 11ª rodada do Brasileiro, na partida contra o Grêmio, com uma grande festa no Engenhão. Na ocasião, o Alvinegro acabou sendo derrotado por 1 a 0. De lá para cá, o holandês esteve em campo em todas as outras nove partidas, mas, apesar de ter tido um bom desempenho individual, o aproveitamento de pontos do time caiu.

Ao fim da décima rodada, o Bota era o quinto colocado com 17 pontos (cinco vitórias, dois empates e três derrotas - 56,6%). Agora, ao fim da vigésima, tem 28 pontos (três vitórias, dois empates e cinco derrotas - 46,7%). Apesar do reforço de Seedorf, outros aspectos podem servir para explicar a queda de rendimento do time.

Na segunda metade do primeiro turno, o Bota já não contava com peças importantes que foram negociadas, como Herrera, Loco Abreu e Maicosuel. O argentino foi o primeiro a deixar o clube, após a vitória sobre o Inter por 2 a 1, no Beira-Rio. Os outros dois saíram depois da sexta rodada, após a derrota para a Ponte Preta. As peças de reposição, além de Seedorf, foram Lodeiro e Rafael Marques.

Mas ultimamente talvez a maior dificuldade do técnico Oswaldo de Oliveira seja com lesões e a impossibilidade de escalar força máxima. Recentemente, Márcio Azevedo, Fellype Gabriel, Vítor Júnior, Antônio Carlos, Andrezinho, Marcelo Mattos, Lucas Zen e Rafael Marques ficaram fora de combate. Apenas os dois primeiros já estão à disposição novamente.

Neste domingo, o Bota tem a chance de tentar iniciar uma recuperação e aliviar a pressão em cima de Oswaldo de Oliveira. A equipe enfrenta o Coritiba no Engenhão, que pode se tornar um ambiente hostil caso o resultado não seja favorável para o Alvinegro.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/09/botafogo-tem-aproveitamento-pior-apos-entrada-de-seedorf-no-time.html

Em Spa, Button conquista 1ª pole com McLaren. Massa é 14º e Senna, 17º


Imbatível no Q3, britânico garantiu, com tranquilidade, o primeiro lugar no grid do GP da Bélgica. Brasileiros são eliminados no Q2. Líder Alonso larga em 6º

Por GLOBOESPORTE.COM Spa-Francorchamps, Bélgica

A Fórmula 1 voltou das férias de agosto tão imprevisível quanto na primeira parte da temporada. Soberano no treino classificatório deste sábado em Spa-Francorchamps, Jenson Button conquistou a pole position para o GP da Bélgica com o tempo de 1m47s573. É a primeira vez que o britânico largará na posição de honra pela McLaren, escuderia que defende desde 2010. Ele tem mais sete poles na carreira, duas pela BAR, uma pela Honda e quatro pela Brawn, time pelo qual foi campeão mundial de 2009. Quem também conseguiu um feito inédito foi Kamui Kobayashi. Dono do segundo tempo do dia (1m47s871), o japonês da Sauber nunca largou na primeira fila. Pastor Maldonado (Williams) e Kimi Raikkonen (Lotus) formam a segunda fila. Logo atrás, vem a Sauber de Sergio Pérez, seguida pela Ferrari de Fernando Alonso, líder do campeonato.

Se no último GP, na Hungria, Felipe Massa e Bruno Senna avançaram juntos à superpole pela primeira vez na temporada, desta vez, a dupla foi eliminada no Q2 e ficou de fora das dez primeiras posições no grid. Massa ficou com o 14º tempo, enquanto Bruno foi apenas o 17º. Quem também caiu na segunda parte da atividade foi o heptacampeão Michael Schumacher, que completa 300 GPs na F-1 neste fim de semana. O alemão foi o 13º. Seu compatriota, Sebastian Vettel, também decepcionou. Fez o 11º tempo, mas larga em décimo porque ganha a posição do parceiro de RBR, Mark Webber, que perdeu cinco posições por trocar de câmbio.


jenson button belgica fórmula 1 (Foto: Reuters)Jenson Button foi soberano no treino classificatório para o GP da Bélgica (Foto: Reuters)

O GP da Bélgica, 12ª etapa da temporada, será disputado neste domingo. A TV Globo abre a transmissão ao vivo às 8h40, com entrevistas direto do paddock de Spa-Francorchamps. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

Header_Q1 (Foto: Infoesporte)

Rosberg decepciona

Se o fim de semana já não estava bom para Nico Rosberg, ficou ainda pior. Punido com a perda de cinco posições no grid por trocar o câmbio da Mercedes, o alemão foi a grande decepção do Q1. Com o 18º tempo, não avançou à segunda parte da sessão e, em razão da penalização, terá que largar na penúltima colocação. Além de Rosberg, ficaram de fora do Q2: Heikki Kovalainen e Vitaly Petrov (Caterham); Timo Glock e Charles Pic (Marussia); e Pedro de la Rosa e Narain Karthikeyan (HRT). Os brasileiros passaram com tranqüilidade. O melhor tempo desta parte do treino ficou com Pastor Maldonado, com 1m18s993.


Header_Q2 (Foto: Infoesporte)

Brasileiros são eliminados

Em sua primeira tentativa de volta rápida no Q2, Bruno escapou de traseira com Williams na curva de alta Pouhon. Mas mostrou categoria para recuperar o controle do carro em uma manobra digna de campeonatos de “drift”. Bruno seguiu para os boxes e chegou a voltar para a pista no fim da sessão, mas não fez um bom tempo e ficou apenas em 17º. Massa também não conseguiu se classificar para a superpole e ficou com o 14º tempo. Os outros eliminados foram: Sebastian Vettel (RBR), Nico Hulkenberg (Force India), Michael Schumacher (Mercedes), Jean-Eric Vergne e Daniel Ricciardo (STR). O mais rápido do Q2 foi Button, com 1m47s654, seguido por Pérez e Raikkonen.


Header_Q3 (Foto: Infoesporte)
Button imbatível na superpole

Mais veloz no Q2, Button foi dominante na parte final da classificação. Logo com quatro minutos, anotou o tempo de 1m47s686, que já seria suficiente para garantir o primeiro lugar no grid. Os adversários tentavam bater o tempo do britânico, mas passavam longe. Com o cronômetro zerado, o campeão mundial de 2009 baixou ainda mais sua marca, cravou 1m47s573 e provou que o sábado era dele.

Confira o grid de largada para o GP da Bélgica, 12ª etapa da temporada:
1 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m47s573
2 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m47s871
3 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - 1m47s893
4 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - 1m48s205
5 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m48s219
6 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m48s313
7 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m48s394
8 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1m48s538
9 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m48s890
10 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m49s722
11 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - 1m49s362
12 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m48s392*
13 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m49s742
14 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m49s588
15 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - 1m49s763
16 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - 1m49s572
17 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - 1m49s958
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - 1m51s739
19 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - 1m51s967
20 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - 1m52s336
21 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - 1m53s030
22 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - 1m53s493
23 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m50s181*
24 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - 1m54s989

* Mark Webber e Nico Rosberg perderam cinco posições no grid por trocarem o câmbio, respectivamente, da RBR e da Mercedes.


F-1: Circuito GP Bélgica (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Arte horários GP da Bélgica 620 x 390 (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)