sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Oswaldo vai fechar parte do treino de sábado, véspera do clássico com Fla


Técnico do Botafogo tem série de desfalques por lesão e faz mistério antes de encarar o rival, domingo, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Oswaldo de Oliveira, Botafogo (Foto: Jorge William / Agência O Globo)Oswaldo de Oliveira tem problemas no Botafogo
(Foto: Jorge William / Agência O Globo)

Com uma série de desfalques importantes por lesão no elenco, o técnico Oswaldo de Oliveira decidiu fazer mistério para o clássico com o Flamengo, domingo, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. Com isso, o clube anunciou o fechamento de parte do treinamento do Botafogo na manhã deste sábado no estádio, na véspera do confronto com o rival.

Oswaldo não poderá contar com o zagueiro Antônio Carlos, o lateral-esquerdo Márcio Azevedo, os volantes Marcelo Mattos e Lucas Zen, os meias Vítor Júnior e Fellype Gabriel, além do atacante Rafael Marques. Destes, Marcelos Mattos e Lucas Zen são os que ainda devem demorar mais tempo para voltar, já que foram submetidos a cirurgias.

Se mantiver o que vem realizando nos treinamentos, Oswaldo deve escalar o time com Jefferson, Lucas, Brinner, Fábio Ferreira e Lima; Amaral, Renato, Seedorf, Andrezinho e Lodeiro; Elkeson.
O Botafogo está na sétima colocação do Campeonato Brasileiro, com 27 pontos. O Flamengo ocupa a nona posição, apenas dois pontos atrás do rival e um jogo a menos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/08/oswaldo-vai-fechar-parte-do-treino-de-sabado-vespera-do-classico-com-o-fla.html

Seedorf completará 10 jogos pelo Bota no clássico em evolução física


Holandês, de 36 anos de idade, se diz satisfeito com sua forma atual para o confronto com o Flamengo em seu quarto jogo seguido como titular

Por Thales Soares Rio de Janeiro

No clássico com o Flamengo, domingo, no Engenhão, Seedorf completará 10 jogos com a camisa do Botafogo. Desde o dia 22 de julho, quando fez sua estreia na derrota por 1 a 0 para o Grêmio, o holandês ficou fora apenas de um jogo, o de ida da Copa Sul-Americana no confronto com o Palmeiras, e entrou no segundo tempo no empate em 1 a 1 com a Portuguesa.

A cada semana, apesar da dificuldade para fazer treinamentos, Seedorf evolui fisicamente. Contra o Flamengo, ele emplacará, pela primeira vez desde que chegou ao clube, uma sequência de quatro jogos seguidos como titular, sendo que nos dois últimos ficou em campo até o fim, contra Atlético-MG e Palmeiras.

- Fisicamente, estou sempre melhorando, mas acho que preciso fazer mais trabalhos específicos que ainda não estou conseguindo nesse momento. Mas com as condições atuais estou satisfeito, sendo que ainda posso melhorar - afirmou Seedorf, de 36 anos de idade.

Seedorf e Andrezinho, Botafogo (Foto: Jorge William / Agência O Globo)Seedorf corre acompanhado por Andrezinho (Foto: Jorge William / Agência O Globo)

A comissão técnica do Botafogo havia feito uma previsão de que o jogador conseguisse chegar ao nível dos companheiros no fim deste mês. Seedorf terminou a temporada com o Milan em maio e começou a treinar no novo clube apenas no início de julho. No entanto, evita se preocupar com os problemas de adaptação.

- Não estou olhando as dificuldades, mas a possibilidade de aprender coisas novas. Já disputei três campeonatos diferentes. A bola é redonda, o campo é o mesmo. São outros jogadores, outra maneira de interpretar o futebol. Estou me divertindo. Para mim é uma novidade e nunca coloquei na minha cabeça como algo complicado. Estou em um país onde o futebol é importante, uma paixão. Sou feliz de poder viver todos os aspectos dentro de fora de campo - explicou.

Para o jogo com o Flamengo, haverá uma diferença de preparação. Enquanto o Botafogo precisou jogar na quarta-feira, correndo atrás de um resultado até o último minuto, o rival passou a semana inteira apenas treinando para o clássico de domingo.

- Pode ser uma vantagem fisicamente, mas acabando o jogo contra o Palmeiras, saímos com muito moral, nos deu força para enfrentar o Flamengo. Não sei se é vantagem passar a semana toda pensando em um clássico. Estamos acostumados com a sequência de jogar a cada três dias. Os dois times chegam bem, e precisamos ver como o aspecto psicológico vai influenciar também - comentou Seedorf.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/08/seedorf-completara-10-jogos-pelo-bota-no-classico-em-evolucao-fisica.html

PES 2013 ganha novo trailer com craques do Brasileirão e coreografia de Michel Teló


sex, 24/08/12

por Diego Borges |


A Konami cada vez mais que deixar os fãs de PES ansiosos pelo novo jogo da franquia. Hoje, a empresa japonesa divulgou dois novos vídeos que mostram as estrelas do Brasileirão mostrando suas habilidades coma bola, além de muito gingado ao som de Michel Teló.



Seedorf estará em PES 2013 (Foto: Reprodução)

No primeiro vídeo é possível notar os astros Seedorf, Deco, Vagner Love, D’alessandro e Ronaldinho Gaúcho – agora com a camisa do Atlético MG. Todos vestem os respectivos uniformes oficiais, com todos os patrocinadores muito bem reproduzidos nas camisas e shorts. No vídeo também é possível visualizar os estádios do Morumbi e da Vila Belmiro, que pela primeira vez estarão reproduzidos no jogo.

Já o outro vídeo mostra os astros fazendo a famosa coreografia da música “Ai se eu te pego!” do cantor Michel Teló. A canção fará parte da trilha sonora da versão nacional de PES 2013. Ainda não há informações sobre outras coreografias no jogo, enquanto isso, Gusttavo Lima, João Lucas e Marcelo, e diversos grupos de Axé, vivem a expectativa de ter suas coreografias e canções no game de futebol da Konami.



D'alessandro em PES 2013 (Foto: Reprodução)









FONTE:
http://globoesporte.globo.com/platb/globoesportegames/2012/08/24/pes-2013-ganha-novo-trailer-com-craques-do-brasileirao-e-coreografia-de-michel-telo/

Campeonato Italiano tenta superar saída de craques e novo escândalo


No retorno do Calcio, atual campeão Juve estreia com treinador punido, enquanto vice Milan busca juntar os cacos sem Ibrahimovic e Thiago Silva

Por Lucas Loos e Jorge Natan* Rio de Janeiro

A bola vai rolar a partir deste fim de semana na Itália, terra dos atuais vice-campeões europeus. Isso significa que craques da Azzurra como Buffon, Pirlo e Cassano, além de algumas estrelas brasileiras - casos de Robinho e Lúcio, por exemplo - vão voltar ao batente. Mas nem tudo é festa no futebol tetracampeão do mundo. Nomes de peso deram adeus ao Calcio (leia-se: Thiago Silva, Lavezzi e Ibrahimovic). As contratações de maior impacto até agora limitaram-se ao mercado interno, e um novo escândalo fora das quatro linhas fez barulho no país, resultando na suspensão de dez meses do treinador Antonio Conte, atual campeão com o Juventus.


MONTAGEM - Lucio Juventus robinho milan cassano internazionale (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)Dança das cadeiras: no Juve, Lucio vai encarar Robinho e Cassano, ex-parceiros de Milan (Editoria de arte)

- Acho que é uma das piores edições da Série A dos últimos 32 anos. Depois de abrir as portas para jogadores estrangeiros em 1980, o campeonato nunca foi tão pobre. No momento, nenhum jogador de alto nível chegou, enquanto talentos como Del Piero, Nesta, Seedorf, Inzaghi, Ibrahimovic e Thiago Silva saíram por razões distintas. A única esperança real vem de jovens jogadores como Lorenzo Insigne, do Napoli, e Ciro Immobile, do Genoa - avaliou o jornalista italiano Mattia Fontana, repórter da revista “Guerín Sportivo”.


milan x palermo machucado pato (Foto: AFP)Pato começa a temporada com lesão: já são 15 ao
longo das últimas duas temporadas (Foto: AFP)

Thiago Silva e Ibrahimovic deixaram o atual vice-campeão Milan e são agora as estrelas do PSG, que levou também Ezequiel Lavezzi, do Napoli. Mas o exôdo das estrelas da Velha Bota não parou por aí: Seedorf, Nesta, Inzaghi, Gattuso... A lista dos que saíram é extensa. Tem ainda o troca-troca com o rival Inter de Milão entre Cassano, que pediu para mudar de lado “pela falta de ambição rossonera”, e Pazzini - nome de maior impacto a reforçar o Milan até agora. Fora o fato de que Alexandre Pato já começa a temporada machucado. A diretoria rubro-negra culpa a crise, mas quem joga no país não acredita que essa seja uma justificativa convincente.
- Na Espanha, também tem uma crise muito grande. É em toda a Europa. Mas eu não vejo que o futebol italiano será abalado por conta disso. Sempre foi muito forte e formado por times de camisa. Os outros clubes se reforçaram. O Lazio, por exemplo, manteve a base dos últimos anos e se reforçou agora com o Éderson. Não vejo o Lazio afetado pela crise. O que pesou no Milan não foi isso, e sim o bom momento vivido financeiramente pelo PSG - disse o brasileiro Hernanes, um dos destaques do Lazio, quarto colocado na última edição.

Contratações modestas

Se até um passado recente, mais precisamente dois anos atrás, o Inter de Milão podia se orgulhar do pentacampeonato de forma seguida e da conquista da Liga dos Campeões na temporada 2009/10, a situação mudou um pouco de lado. De lá para cá, os nerazzurri viram os rivais Milan e Juventus vencerem o Calcio em 2011 e 2012, respectivamente, e, por conta da modesta - e suada - sexta colocação na última Série A, têm de se contentar com a Liga Europa.


Alvaro pereira internazionale apresentação (Foto: Agência EFE)Álvaro Pereira foi apresentado ao Inter nesta
sexta-feira  (Foto: Agência EFE)

Ao menos para o lado azul e preto de Milão não aconteceu o desmanche que houve no rival. E até chegaram alguns reforços: o goleiro esloveno Samir Handanovic (ex-Udinese), o atacante argentino Rodrigo Palácio (ex-Boca Juniors), o meia uruguaio Wálter Gargano (ex-Napoli), o ala uruguaio Álvaro Pereira (ex-Porto), além do próprio Cassano, titular na campanha italiana que culminou no vice-campeonato europeu na Ucrânia e na Polônia. Já as perdas não foram tão doloridas, uma vez que a própria diretoria liberou os principais nomes que deixam o Inter de Milão: casos de Forlán, Lúcio e Pazzini.

Já o atual campeão Juventus não perdeu muita gente e ainda fez contratações pontuais, buscando reforços como o zagueiro Lúcio e os meio-campistas Mauricio Isla e Kwadwo Asamoah (ambos ex-Udinese), além de acertar os retornos de Giovinco e Martín Cáceres. De negativo mesmo foi a suspensão do técnico Antonio Conte, afastado da função pelos próximos dez meses por envolvimento no escândalo de combinação de resultados e fraude em apostas esportivas.


saiba mais
Na ocasião, na temporada 2010/11, Conte, então treinador do Siena, foi condenado por não ter denunciado as partidas contra Novara e Albinoleffe, jogos que tiveram os placares combinados, segundo a acusação. O escândalo só estourou agora e ainda colocou Simone Pepe e Leonardo Bonucci, ambos jogadores do Juve, na mesa dos réus. Os jogadores, no entanto, foram absolvidos por falta de provas.

Devido ao mesmo escândalo, Sampdoria, Torino, Atalanta e Siena foram punidos e tiveram pontos retirados antes mesmo de o campeonato começar.

Vale lembrar que em 2006, na conquista do tetracampeonato mundial, a Azzurra chegou à Copa da Alemanha desacreditada pelo esquema de compra de árbitros na primeira divisão, o Calciopoli. Como punição, o Juventus, então campeão, foi rebaixado e teve dois títulos retirados.


Antonio Conte técnico do Juventus é levado pela polícia (Foto: Reuters)Conte: suspenso por dez meses devido ao envolvimento no escândalo de apostas (Foto: Reuters)

Brasileiros em alta nas outras forças

Entre os principais candidatos ao título, alguns brasileiros ainda resistem, como Robinho e Lúcio (o goleiro Julio César e o lateral Maicon podem ser negociados pelo Inter). Mas são nas outras forças que eles são maioria. Equipes como Roma e Udinese apostaram no mercado deste lado do Atlântico para compor o elenco para a temporada 2012/13 e pretendem se colocar entre os primeiros colocados - até mesmo sonhar com o título.

O Udinese, por exemplo, conta com sete brasucas no elenco. A equipe pela qual Zico brilhou após deixar o Flamengo apostou justamente em jogadores de clubes do Rio de Janeiro: o volante Willians, ex-Flamengo, e os meias Alan, ex-Vasco, e Maicosuel, ex-Botafogo. Eles se juntam aos zagueiros Danilo (ex-Palmeiras) e Neuton (ex-Grêmio), ao lateral Gabriel Silva (também ex-Verdão) e ao atacante Paulo Vitor Barreto (formado nas categorias de base do Treviso).


Willians, Braga x Udinese (Foto: Agência EFE)Willians fez seu primeiro jogo oficial no Udinese
contra o Braga, na Liga dos Campeões (Foto: EFE)

Willians, que começou a temporada como titular diante do Braga, na última quarta-feira, em jogo da Liga dos Campeões, acredita que o toque de bola é o que leva os brasileiros ao sucesso na Terra da Bota.
- Aqui no clube todos os brasileiros se conhecem, se divertem e se entrosam. Tem muitos sul-americanos por aqui, e poucos italianos. Todo mundo se dá bem no campo, sabe tocar bem a bola. Acho que preferem os brasileiros pela disposição que têm, o toque de bola. Esse dom do brasileiro mesmo - avaliou o volante.

O Roma também aplicou seu capital no mercado brasileiro. Além de garantir a compra em definitivo do meia Marquinho, ex-Fluminense, o time da capital italiana viu no Corinthians dois reforços para sua zaga. Primeiro, contratou Leandro Castán, um dos destaques alvinegros na conquista da Taça Libertadores. Depois, apostou no garoto Marquinhos, de 18 anos, revelado nas categorias de base do Timão. Esses se juntam a outros três brasucas: Dodô, Jonatan e Taddei.


leandro castan roma  (Foto: Reprodução Corriere Dello Sport)Leandro Castán em sua chegada ao Roma
(Foto: Reprodução Corriere Dello Sport)

No Lazio, o otimismo para a temporada é grande. Participando da Liga Europa, a equipe, quarta colocada na última edição (à frente de equipes como Roma e Inter de Milão), também contratou um brasileiro: o meia Éderson, ex-Lyon. Ele se junta aos compatriotas André Dias, Hernanes (ambos ex-São Paulo) e Matuzalém (ex-Vitória).

Para o meia Hernanes, a disputa está aberta, e o Lazio, ao lado de outras seis equipes, é um dos fortes candidatos ao título.

- Sempre tem o Juventus, que ganhou o campeonato passado e manteve a mesma base. Mas o que eu vejo mais é um grupo de times que vai brigar no topo da tabela: Juventus, Inter, Milan, Roma, Lazio, Udinese e Napoli são equipes que mais uma vez vão brigar na parte de cima. Dali, vai sair o campeão e os donos das vagas nas Ligas (dos Campeões e Europa) – afirmou.

Jornalistas: Juve favorita e Napoli forte

O fato de ser o detentor do título e ainda ter buscado algumas contratações pontuais elevam o Juventus ao lugar de favorito nesta temporada, garante o jornalista italiano Mattia Fontana, repórter da revista “Guerín Sportivo”. O jornalista também ligou a escolha à queda de Inter e Milan. Mas ele alerta: o Napoli pode vir forte e, na opinião dele, é o maior concorrente alvinegro.

Cavani comemora gol do Napoli contra o Juventus (Foto: Reuters)Napoli de Cavani vai dar trabalho ao campeão Juventus, garantem jornalistas (Foto: Reuters)

- O favorito é o Juventus, sem dúvida. Eles ganharam a última Serie A e contrataram jogadores muito bons como Kwadwo Asamoah e Mauricio Isla, mas também trouxeram o jovem Paul Pogba, do Manchester United, além do Lúcio. Só falta alguma coisa a eles no ataque, onde ainda estão procurando um grande jogador. O escândalo que envolveu Antonio Conte não irá afetá-los, também por conta do fato de as equipes de Milão terem times fracos para competir. O único concorrente real é o Napoli - disse o jornalista.

O jornalista Fabrizio Ponciroli, editor da versão italiana do portal “Goal.com”, concorda com a opinião do colega e vê um Napoli forte e o Juventus no lugar de favorito.


Juventus, Taça (Foto: Agência Reuters)Juventus superou o Napoli na Supercopa (Reuters
)
- O Juventus é o favorito, mas deve ter atenção com o Napoli. O time comandado por Mazzarri pode ir muito bem nesta temporada e até, quem sabe, vencer o campeonato.

Na abertura da temporada, o Juventus levou a melhor sobre o Napoli na final da Supercopa ao vencer na prorrogação por 4 a 2, no Ninho de Pássaro, em Pequim. O duelo foi considerado uma revanche, já que Cavani e cia. haviam derrotado os alvinegros na decisão da Copa da Itália.
Retrospecto

Atual campeão, o Juventus pode se orgulhar de ser o maior detentor de títulos da Itália: são 28 conquistas. Seriam 30, não fosse o escândalo Calciopoli, citado acima, que tirou duas taças de Turim. Em seguida na lista, aparecem dois rivais empatados: Milan e Inter, ambos com 18 conquistas.

Del piero juventus ergue a taça de campeão italiano  (Foto: Agência Reuters)Sem Del Piero, que deixou o clube, maior campeão Juve vai em busca do bi (Foto: Agência Reuters)

Equipes tradicionais, mas que enfrentam um longo jejum, como Genoa, Bologna e Torino - time este que volta à elite nesta temporada - vêm logo depois. A última vez que o Calcio não parou nas mãos de um dos três gigantes foi na temporada 2000/01, com o tricampeão Roma. Fiorentina, Napoli e Lazio são bi.

Dois jogos abrem a rodada neste sábado

O "brasileiro" Udinese será o primeiro time a entrar em campo na temporada. Neste sábado, às 13h (horário de Brasília), Willians, Maicosuel e companhia vão ao Artemio Franchi, onde enfrentarão a Fiorentina. No mesmo dia, só que um pouco mais tarde, será a vez do atual campeão Juventus encarar o Parma, às 15h45m (de Brasília).

Veja a relação completa de jogos desta primeira rodada:
Sábado
13h - Fiorentina x Udinese
15h45m - Juventus x Parma

Domingo

12h - Milan x Sampdoria
15h45m - Roma x Catania
15h45m - Atalanta x Lazio
15h45m - Chievo x Bologna
15h45m - Genoa x Cagliari
15h45m - Palermo x Napoli
15h45m - Pescara x Inter Milan
15h45m - Siena x Torino


* Sob a supervisão de Marcos Felipe

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-italiano/noticia/2012/08/italiano-volta-em-baixa-afetado-pela-saida-de-craques-e-novo-escandalo.html

Neymar ganha Audi R8 vermelho avaliado em R$ 770 mil



O atacante Neymar está de carro novo. Ele recebeu um Audi R8 Coupé de cor vermelha da montadora alemã Volkswagen. Avaliado em R$770 mil, o “presente” faz parte do pagamento pela campanha publicitária da montadora protagonizada pelo jogador.  O superesportivo, escolhido pelo próprio jogador, está entre as versões top de linha da Audi. O principal diferencial do carro é a potência: ele tem motor 5.2 V10 FSI e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos. O Audi R8 é um dos carros mais completos da fabricante alemã, conta com faróis e lanternas de LED, sistema de ar-condicionado automático, sistema de navegação, computador de bordo de última geração, sistema de som com conexão Bluetooth e microfones espalhados em diversos pontos, permitindo ao motorista efetuar ligações sem tocar no celular

FONTE:
http://colunas.revistaepoca.globo.com/felipepatury/2012/08/24/neymar-recebe-seu-audi-r8-vermelho/

Rafael Marques e Antônio Carlos não têm previsão de volta no Botafogo


Jogadores sofreram lesões graves no confronto com o Palmeiras. Time para o clássico com o Flamengo, domingo, no Engenhão, sofrerá mudanças

Por Thales Soares Rio de Janeiro

A situação do elenco do Botafogo se complicou depois dos exames realizados no atacante Rafael Marques e no zagueiro Antônio Carlos, que se machucaram na vitória por 3 a 1 sobre o Palmeiras, quarta-feira, no Engenhão. Ambos estão com lesões graves, no tornozelo esquerdo e na coxa direita, e não há previsão de volta para a dupla.

Rafael Marques deixou o Engenhão de muletas na quarta-feira e com o pé esquerdo imobilizado. A torção foi grave e o jogador ficará em tratamento intensivo. O grupo, agora, tem apenas três atacantes: Elkeson, Willian e Sassá, que estava com o time de juniores na Taça BH e foi reintegrado quinta-feira ao grupo.

Já Antônio Carlos sofreu um estiramento na coxa direita. Ele já havia ficado um bom tempo afastado no começo do Campeonato Brasileiro para se recuperar de um edema ósseo no joelho direito. Com a lesão, o técnico Oswaldo de Oliveira já promoveu Brinner ao time titular, mas conta apenas com Dória para a posição no elenco como reserva.

vitor junior botafogo treino (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)O meia Vítor Júnior treina no campo anexo do Engenhão (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

Além dos dois jogadores, Oswaldo não poderá contar ainda com o lateral-esquerdo Márcio Azevedo, com dores na região do nervo ciático. Fellype Gabriel, com uma lesão na panturrilha da perna direita, e Vítor, com uma contratura na coxa direita, também estão fora do clássico.

Vítor Júnior, no entanto, apareceu no campo anexo do Engenhão para um trabalho à parte, enquanto parte do grupo trabalhava com Oswaldo em um treinamento técnico, entre eles, Lodeiro, Amaral e Lima, que devem atuar contra o Flamengo. O meia fez uma atividade física no gramado sob o comando dos preparadores físicos do time. Entre os outros titulares, Seedorf e Andrezinho ainda correram em volta do gramado.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/08/rafael-marques-e-antonio-carlos-nao-tem-previsao-de-volta-no-botafogo.html

Pouco público em jogos do Botafogo no Engenhão não incomoda Seedorf


Holandês diz que defende o clube sem se preocupar com o número de pessoas no estádio. Domingo, confronto será com o Flamengo

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Seedorf tem convivido no Botafogo com públicos pequenos no Engenhão, com exceção de sua estreia, na derrota por 1 a 0 para o Grêmio, quando havia 29.943 pagantes. O fato não parece preocupar o jogador em relação ao desempenho do time em campo no Campeonato Brasileiro. Domingo, há o confronto com o Flamengo pela frente em um clássico capaz de superar os últimos quatro jogos do holandês no estádio com o clube como mandante.

Quarta-feira, na vitória por 3 a 1 sobre o Palmeiras, apenas 2.434 pagantes foram ao jogo. Com isso, nos últimos quatro jogos do Botafogo como mandante no Engenhão, o público total foi de 11.842. Seedorf afirmou que a influência da presença maciça da torcida na arquibancada não faria diferença nos resultados.

Seedorf, Andrezinho, Ricardo Henriques, Régis, Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Seedorf conversa com Andrezinho, Régis e Ricardo Henriques (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

- Não muda o que eu tenho para fazer em campo. Na Europa, também há jogos sem ninguém, como os da Copa da Itália, por exemplo. São duas coisas diferentes. A gente gosta de estádio cheio, é melhor para o ambiente, cria uma energia jogando em casa, mas não muda nada para os objetivos e o que se deve fazer em campo. A vontade de vencer e ser competitivo é a mesma - afirmou Seedorf.

Apesar do discurso, nas duas últimas duas temporadas com a camisa do Milan, o holandês jogou apenas uma vez para um público abaixo dos 10 mil pagantes. Seedorf mostrou confiança no trabalho do Botafogo para aumentar a presença de torcedores no estádio e elogiou o comportamento no último jogo, quando o time venceu o Palmeiras, mas saiu da Copa Sul-Americana.

- O primeiro foco é ver esse time crescer, melhorar o que está acontecendo. Em segundo lugar, esse é um processo (presença dos torcedores) que não vai mudar assim. O clube vai ter que trabalhar e está trabalhando. Com erteza, no futuro, vai melhorar. O Jefferson pediu ao torcedor para vir ao jogo contra o Palmeiras e duas mil pessoas viram o espírito com o qual o time entrou em campo. Fomos aplaudidos no fim mesmo saindo da Copa Sul-Americana - comentou.

No momento, o Botafogo ocupa a sétima colocação no Brasileiro, com 27 pontos, No entanto, no ranking de público pagante tem apenas a 14ª melhor média. Seedorf lembrou que sua vinda para o clube vai muito além disso e procurou valorizar o relacionamento que tem com a instituição.

- Não foi nao foi casual vir para o Botafogo. Muitos falam que poderia ter ido para outro clube. Ir para o Corinthians, por exemplo, seria fácil. Dizem que teria mais chances de conquistar títulos. 

Mas isso eu já fiz. Vir para o Botafogo, com um projeto para o futuro e a possibilidade de ajudar nisso, é gratificante, um valor a mais para  alcançar os objetivos. Se fosse um time e um clube sem potencial não estaria aqui - disse Seedorf.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/08/pouco-publico-em-jogos-do-botafogo-no-engenhao-nao-incomoda-seedorf.html

Aplaudido por rivais no Barça x Real, R49 avisa: ‘Tenho sorte em clássicos’


Ronaldinho destaca que costuma se dar bem em partidas entre rivais


ronaldinho gaucho atlético-MG treino (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)Ronaldinho relembra os clássicos que já disputou
(Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)

Se tem um jogador no Atlético-MG que tem propriedade para falar de clássicos, esse é Ronaldinho Gaúcho. O meia tem no currículo alguns dos principais confrontos entre rivais do futebol mundial. Já no começo da carreira, brilhou no Gre-Nal. Na França, pelo Paris Saint-Germain, enfrentou o Olympique de Marselha. Na melhor fase da carreira, encantou o mundo pelo Barça contra o Real Madrid. Na Itália, defendeu o Milan diante do Internazionale.  De volta ao Brasil, envergou novamente as cores rubro-negras, do Flamengo, contra três adversários tradicionais: Vasco, Fluminense e Botafogo.

Com tanta experiência em partidas entre rivais, Ronaldinho vai colocar mais uma no currículo no próximo domingo. E deixa o recado: tem sorte em clássicos.

Sempre chego com muita confiança em clássicos. Fiz gol em quase todos"
Ronaldinho Gaúcho

- Milan e Inter, PSG e Marselha, Barça e Real, sempre tive sorte. Sempre chego com muita confiança em clássicos. Fiz gol em quase todos. Então, tenho memórias maravilhosas de todos.
O clássico espanhol, no entanto, parece que é o lembrado com mais carinho por R49. E não é para menos. Afinal, no clube catalão, ele atuou entre 2003 e 2008, período no qual conquistou os principais títulos do futebol mundial. Brilhou tanto no dia 19 de novembro de 2005, quando marcou dois gols na vitória do Barça por 3 a 0, que foi aplaudido de pé pelos torcedores do Real no estádio Santiago Bernabéu, feito que só Cruyff e Maradona, em 1974 e 1983, respectivamente, tinham conseguido até então.

Sobre o clássico espanhol, comentou o porquê de todos pararem para assistir ao duelo. E aproveitou para desejar sorte ao clube catalão na disputa contra o Real, pela Supercopa da Espanha. Na quinta, Messi & Cia. saíram na frente, com um 3 a 2, em casa.

- Todos querem ver os melhores do mundo, por isso todos param. E espero que o Barça vença. Tenho um carinho fora do normal por eles, me identifiquei com eles, e espero que possam conquistar o título.

Indiferente ao melhor momento do Galo no Brasileiro, do qual é líder, Ronaldinho afirma que, como qualquer clássico, o jogo de domingo contra o Cruzeiro será bem difícil . E lembra que o duelo, marcado para o Independência, às 18h30m (de Brasília), terá apenas a torcida rival.
- Espero dificuldades. Eles têm o apoio da torcida. Nós nos preparamos para uma final.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2012/08/com-barca-x-real-no-curriculo-r49-avisa-tenho-sorte-em-classicos.html

Ney Franco confessa: já desenhou campinho com Ganso no São Paulo


Treinador diz que foco agora está no clássico de domingo, contra o Corinthians, mas chegou a imaginar como meia atuaria pelo Tricolor

Por Marcelo Prado São Paulo

Ney Franco São Paulo (Foto: Divulgação)Ney Franco fala sobre Ganso (Foto: Divulgação)

A negociação entre São Paulo e Santos por Paulo Henrique Ganso continua sem definição. O Peixe quer um valor maior para liberar uma de suas principais estrelas, enquanto o Tricolor espera o momento certo de fazer nova oferta para tentar reforçar sua equipe no segundo turno do Campeonato Brasileiro e na sequência da Copa Sul-Americana. Mas o técnico Ney Franco já faz projeções de como poderá usar o meia canhoto em sua equipe.

Durante a entrevista coletiva concedida na manhã desta sexta-feira, o treinador foi questionado sobre a negociação e deu a seguinte resposta.

- Essa negociação pode ser uma história curtinha ou uma novela. E a gente sabe que, quando a novela dá ibope, demora uns nove meses. Logicamente que quando fui informado da negociação, já sentei e rabisquei um campinho com a melhor forma de ele jogar pelo São Paulo – afirmou o treinador.


Como qualquer técnico, Ney Franco aprova a chegada do meia santista. No entanto, diz que agora também não pode ficar se envolvendo muito nessa questão.

- A informação que eu tenho é de que existe uma negociação. Mas também não posso só ficar pensando no Ganso. Meu problema imediato é o clássico de domingo, preciso montar um time para enfrentar o Corinthians – ressaltou.

Para que Ganso suba a serra e vire reforço do São Paulo, falta o acerto financeiro com a equipe da Baixada Santista, que detém 100% dos direitos federativos e 45% dos direitos econômicos. A primeira oferta, de R$ 10,7 milhões, foi recusada. Com a DIS, empresa que detém os outros 55%, o acerto com o Tricolor está encaminhado pela quantia de R$ 12,5 milhões. Com o jogador, que ganha R$ 150 mil mensais no Peixe, já está tudo certo e ele ganharia aproximadamente R$ 280 mil mensais no novo clube. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/08/ney-franco-confessa-ja-desenhou-campinho-com-ganso-no-sao-paulo.html

Wozniacki sente dor no joelho direito e abandona o WTA de New Haven


Dinamarquesa desiste logo depois de perder set inicial para Maria Kirilenko

Por GLOBOESPORTE.COM New Haven, Estados Unidos

Tetracampeã do WTA de New Haven, Caroline Wozniacki não alcançará o penta no torneio. Sentido dores no joelho direito, a dinamarquesa abandonou o evento nesta sexta-feira, durante as semifinais. A ex-número 1 do mundo desistiu logo depois de perder o primeiro set para a russa Maria Kirilenko por 7/5.

Caroline Wozniacki tênis New Haven semi (Foto: AP)Caroline Wozniacki recebeu tratamento no joelho, mas não resistiu às dores (Foto: AP)

Wozniacki já demonstrou sentir incômodo no local na partida anterior, contra a eslovaca Dominika Cibulkova. A dinamarquesa chegou a pedir atendimento médico e receber tratamento no joelho, mas conseguiu uma boa vitória por 6/2 e 6/1.

Kirilenko, atual número 14 do mundo, voltará à quadra neste sábado para lutar pelo troféu. Sua oponente será a vencedora do jogo entre a tcheca Petra Kvitova (5) e a italiana Sara Errani (10).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/08/wozniacki-sente-dor-no-joelho-direito-e-abandona-o-wta-de-new-haven.html

Oswaldo de Oliveira resgata Sassá do time de juniores do Botafogo


Técnico tem problemas com jogadores ofensivos e conta novamente com jovem de 18 anos, que estava com o grupo na disputa da Taça BH

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Sassá, treino Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Sassá foi reintegrado ao grupo dos profissionais
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

Com o problema de Rafael Marques e a série de lesões de jogadores com características ofensivas no Botafogo, como Fellype Gabriel e Vítor Júnior, o técnico Oswaldo de Oliveira resgatou Sassá, de 18 anos, que estava com o time de juniores na disputa da Taça BH. O jogador já chegou ao Rio e participa do treinamento no campo anexo do Engenhão.

Sassá chegou a fazer parte do grupo profissional no começo da temporada, mas seguiu disputando jogos com os juniores. Sua estreia com o time principal aconteceu na apresentação de Seedorf no Engenhão, dia 7 de julho, na vitória por 3 a 0 sobre o Bahia, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

Com a chegada de Sassá, Oswaldo ainda terá à disposição para o ataque Elkeson e Willian. Para o clássico com o Flamengo, domingo, no Engenhão, ele deve atuar apenas com Elkeson como atacante de ofício, com Lodeiro sendo o jogador do meio mais próximo.

FOONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/08/oswaldo-de-oliveira-resgata-sassa-do-time-de-juniores-do-botafogo.html

Após sair ileso contra Barcos, Brinner aguarda duelo com Vagner Love


Com a lesão de Antônio Carlos, zagueiro deve ser mantido no time titular do Botafogo no clássico com o Flamengo, neste domingo

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Brinner treino Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Brinner deve enfrentar o Flamengo no domingo
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

Com o problema na coxa direita de Antônio Carlos, Brinner deve ser mantido no time do Botafogo para o clássico com o Flamengo, domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão. Contra o Palmeiras, na quarta-feira, pela Sul-Americana, a defesa conseguiu não levar gol de Barcos, que havia marcado quatro nos dois duelos anteriores. Agora, a missão será parar Vagner Love, artilheiro do Brasileiro com nove gols.

Brinner está animado com a possibilidade de enfrentar o arquirrival do Bota e espera estar bem preparado no domingo.

- O Love é um jogador de muita qualidade. Temos que ter o mesmo cuidado que tivemos com o Barcos. Se estivermos bem concentrados, podemos fazer uma boa partida. É um clássico que todos querem jogar, e comigo não é diferente. Se eu entrar, quero estar bem para fazer um bom jogo e conseguir a vitória.

Contra o Palmeiras, Brinner assustou a torcida ao sentir dores na panturrilha e cair no gramado com dores. Os alvinegros presentes ao Engenhão gritaram o nome do zagueiro, que está recuperado das dores.

- Fico grato pela torcida reconhecer meu trabalho. Manter este ritmo para fazer boas partidas.

Para Brinner, o time tem que tirar coisas boas da partida contra o Palmeiras, apesar da eliminação na Sul-Americana. Ele acredita que a garra demonstrada pode ser um padrão daqui para frente.

- Já passamos uma borracha. Agora é Flamengo. O exemplo que tiramos foi a superação, a vontade de vencer o jogo. Isso temos que manter para domingo.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/08/apos-sair-ileso-contra-barcos-brinner-aguarda-duelo-com-vagner-love.html

Legião estrangeira marca território no clássico entre Botafogo e Fla


Pelo Alvinegro, Seedorf e Lodeiro; no Rubro-Negro, Cáceres e González. Jogadores vivem boa fase e fazem duelo domingo, no Engenhão

Por Janir Júnior e Thales Soares Rio de Janeiro

Botafogo e Flamengo será um clássico com sotaque de gringo. Pelo lado do Alvinegro, Seedorf e Lodeiro assumem a cada jogo funções importantes, e têm se destacado no time. No Rubro-Negro, Cáceres chegou para dar proteção à zaga, que conta com González. Nas três partidas em que o volante paraguaio esteve em campo, o time não sofreu gols. Holandês, uruguaio, chileno e paraguaio dão o tom da legião estrangeira para o jogo de domingo, às 16h, no Engenhão.

Seedorf fez três gols em nove jogos. Lodeiro, que atuou apenas uma vez como titular, balançou a rede pela primeira vez na vitória por 3 a 1 sobre o Palmeiras, quarta-feira, no Engenhão, quando mais uma vez entrou no decorrer do jogo válido pela Copa Sul-Americana. Foi sua terceira partida pelo Botafogo.

MONTAGEM - Gonzalez Caceres flamengo lodeiro seedorf botafogo (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)González e Cáceres pelo Fla, Lodeiro e Seedorf pelo Botafogo: gringos dão o tom do clássico de domingo no Engenhão (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)

No clássico de domingo, a dupla deve entrar em campo desde o início, como aconteceu na derrota para o Atlético-MG pela última rodada do Brasileirão. Com isso, o técnico Oswaldo de Oliveira chega mais próximo do time que deseja, apesar da série de desfalques por lesão que aconteceram na temporada.

- Ele (Seedorf) ainda está se adaptando ao Botafogo e nós, a ele. É flagrante que mudamos de forma decisiva a nossa forma de jogar desde a sua chegada a equipe. É uma expectativa que vem se confirmando. A cada jogo, a partir do confronto com o Atlético-GO, tem evoluído bastante e estamos aprendendo a lidar com ele - disse Oswaldo.

Com Cáceres em campo, Fla não sofreu gol

Pelo lado do Flamengo, nos três jogos com participação de Cáceres, o Flamengo não sofreu gol. As duas primeiras partidas foram contra Figueirense (2 a 0) e Náutico (2 a 0). Convocado para a seleção paraguaia, ele ficou fora contra o Palmeiras, quando o time foi derrotado por 1 a 0, em Barueri. O volante retornou no clássico com o Vasco, na vitória por a 1 a 0
.
- O Cáceres realmente entrou muito bem. Ele passa uma tranquilidade muito grande pelo posicionamento que tem, é muito bom na saída de bola e tem sido um dos pontos positivos nesses últimos jogos – afirmou Dorival Júnior, depois do jogo com o Vasco.

Cáceres tem dado maior proteção à zaga, e tem como características uma postura sem firulas e com saída de bola de qualidade, além de boa estatura. O volante também pode ser uma opção nas jogadas de bolas aéreas.

- O balanço deste mês no Flamengo é muito positivo. O time melhorou e ganhou alguns jogos. Isso é importante para a confiança de todos - disse Cáceres.

González ganhou de vez a vaga de titular, e já disputou 23 partidas com a camisa rubro-negra. Atualmente, o jogador, que fez sua estreia em março, forma a zaga com Welinton.

- Nossos zagueiros estão mais confiantes, isso facilita muito para o goleiro. O mais importante é que nossos adversários têm criado poucas oportunidades - analisou o goleiro Felipe.
O técnico da seleção chilena, Claudio Borghi, convocou González para o jogo com a Colômbia, no dia 11 de setembro, em Santiago, pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2014. O zagueiro ficará fora das partidas contra Coritiba e Santos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/08/legiao-estrangeira-marca-territorio-no-classico-entre-botafogo-e-fla.html

Hélio dos Anjos diz que cargo está à disposição do Figueirense


Treinador entende as cobranças e lamenta ter decepcionado a torcida. Ele também assume a responsabilidade pela má fase do Alvinegro

Por Savio Hermano Florianópolis

Após a derrota nos pênaltis para o Atlético-GO que eliminou o Figueirense da Copa Sul-Americana, Hélio dos Anjos diz que o cargo está à disposição da direção do clube. O treinador também destaca o respeito à entidade Figueirense e lamenta a eliminação. O técnico entende a cobrança da torcida e diz estar triste por ter provocado dor aos torcedores que não param de apoiar o Alvinegro.

Hélio dos Anjos, treinador do Figueirense (Foto: Luiz Henrique, divulgação / FFC)Hélio dos Anjos assume a responsabilidade pela má fase do Figueira (Foto: Luiz Henrique / FFC)

Hélio dos Anjos, que deve ter a permanência ou saída do Figueirense definida na manhã desta sexta-feira, afirmou que tem feito o melhor trabalho possível e preza pelo respeito o clube. O treinador deixa a decisão de continuar no cargo com a diretoria.
 

Meu cargo esta sempre a disposição. Comigo, a direção vai estar sempre à vontade para tomar a decisão."
Hélio dos Anjos

— Meu cargo está sempre a disposição. Comigo, a direção vai estar sempre à vontade para tomar a decisão. Eu posso sair do Figueirense agora, se eles acharem que é melhor, mas eu quero deixar uma coisa clara para o torcedor: eu exijo respeito à entidade Figueirense. Eu protejo a entidade —, disse o treinador que já comandou o Figueirense em nove partidas e conquistou uma vitória.

Hélio lamentou muito ter perdido uma oportunidade de entrar para a história do Furacão do Estreito. Se conseguisse manter a vantagem aberta no primeiro tempo, com o gol do Tulio, o time conseguiria, pela primeira vez, chegar na segunda fase de um torneio continental.

— Isso não pode acontecer. Nós estamos aqui para fazer a historia do clube, e hoje tivemos essa possibilidade de chegar numa fase que nunca o Figueirense chegou antes. No futuro isso pode até parecer pequeno, mas agora seria um passo importante. Precisamos melhorar a moral dos jogadores — explica.


Segundo Hélio, no futebol, os erros não costumam ser assumidos, mas com ele é diferente. O técnico afirma ter caráter para assumir as falhas. Mas para ele, o problema do ´Figueirense não é falta de treinamento.

— A responsabilidade não é de A, B ou C. A responsabilidade é minha. Eu que assumi o Figueirense e as decisões que levaram o Figueirense a essa situação fui eu que tomei. Vou dizer uma coisa para vocês: continuo com o mesmo ponto de vista (...) Se fosse por falta de treinamento eu iria assumir que é falta de treinamento, mas não é o caso. No futebol filho bonito tem um monte de pai, mas filho feio ninguém quer assumir. Eu gosto de assumir todos os meus filhos.


Hélio dos Anjos, Figueirense (Foto: Luiz Henrique, divulgação / FFC)Hélio lamenta eliminação na Copa Sul-Americana
Foto: Luiz Henrique, divulgação / FFC)

Em meio à crise política que o Figueirense atravessa, Hélio dos Anjos deixou claro que quem faz a escalação e prepara o time é ele. O jeito que o grupo vai jogar futebol é escolhido por ele, e não por empresários.

— Eu não tenho que obedecer ninguém. Eu, com 54 anos de idade, não vou fazer papel de palhaço para ninguém. Eu presto conta ao diretor de futebol porque ele é o diretor de futebol do Figueirense. Eu não estou aqui para prestar contas a empresários — afirmou.

Para Hélio dos Anjos, a situação da equipe, eliminada da Sul-Americana e na lanterna do Brasileirão, é muito ruim e a pressão da torcida tem sido até pouca. Ele afirma que esperava mais protestos ainda e que o torcedor tem todo o direito de reclamar por melhoras.

— Pelo que eu conheço do futebol, não está tendo cobrança nenhuma. A cobrança está pequena. A torcida não deixou de apoiar quando precisava. Nas cobranças de penalidades, no momento mais emocional, eles estavam do nosso lado. Se tivéssemos vencido, eles estariam do nosso lado. (...)Eu estou sentido porque o torcedor saiu vaiando. A vaia é dor, e eu estou sentido por ter provocado essa dor ao torcedor que ficou até os pênaltis apoiando o time —, assume Hélio dos Anjos.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/figueirense/noticia/2012/08/helio-dos-anjos-diz-que-cargo-esta-disposicao-do-figueirense.html

Valdivia nega 'migué' e Fla: '80% dos palmeirenses acreditam em mim'


Mago rebate críticos, admite que balançou com proposta da Arábia, mas desdenha do Flamengo. Ex-estudante de jornalismo, quer ser comentarista

Por Daniela Scatolin e Diego Ribeiro São Paulo

O nome de Valdivia nunca é ouvido com indiferença, qualquer que seja o interlocutor. Amado, odiado, controverso, o chileno completou dois anos de Palmeiras nesta semana. Em meio a tantas polêmicas, ele sobrevive na equipe de Luiz Felipe Scolari e tenta engatar, enfim, uma boa sequência como titular (assista a mais no vídeo acima).

Enquanto não consegue isso, ele fala, dá opiniões, marca sua posição. Migué para se transferir? Ele assegura que não existiu e nem existe. Amigo de Felipão? Talvez, apesar das diferenças. E mesmo com a cobrança de parte da torcida, ele acredita que a maioria ainda está ao seu lado.
– Acredito que 80% dos palmeirenses ainda confiam e sentem carinho por mim. Se ainda estou aqui e lutando, aguentando tudo isso, é por causa dessa maioria. E esses 20% que querem que eu vá embora vão mudar de ideia – garante.

Nesta entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, é possível perceber um Valdivia articulado, complementando a fala com gestos, às vezes suaves, às vezes bruscos. São respostas longas, às vezes com pausas de mesma duração. Pensativo, o Mago se controlou, mas não deixou de falar sobre assuntos espinhosos: o sequestro-relâmpago, a proposta da Arábia Saudita, a sondagem do Flamengo, as informações que vazam diariamente de dentro do clube, as lesões, a relação com Felipão, o futuro.

Valdivia entrevista Palmeiras (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)Valdivia sorri durante entrevista: 'A magia vai voltar', assegura (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)

Às vezes, Valdivia hesitava. Não queria responder. Em outros momentos, desandou a falar. Uma prévia do que pode aparecer na televisão chilena – e até brasileira, por que não? – em um futuro não tão distante. De criticado, Valdivia quer passar a crítico. Quer retomar a faculdade de jornalismo que abandonou depois de oito meses, no Chile. Quer ter um programa esportivo na televisão, opinar, receber convidados do mundo da bola.

– Mas sem trairagem, como muitos fazem por aí – reclamou.
Confira abaixo a íntegra da entrevista:

GLOBOESPORTE.COM: Houve um grande desgaste físico e psicológico na Copa do Brasil. Isso faz efeito até hoje? A falta de reposição também prejudica?
Valdivia: Você vê o Santos. Com Neymar e Ganso é outro Santos, há dois ou três jogos eles estavam lá embaixo, agora estão pensando até em título. É um pouco de tudo. Na Copa do Brasil, a gente se esforçou ao máximo para trazer o título, as consequências estão aí. Tem jogador machucado, Luan, Wesley, outros. A cada semana sempre tem alguém novo no departamento médico. Isso não acontece só no Palmeiras, já citei o exemplo do Santos. Eu sempre cito que quando você tem um elenco, é muito mais fácil levar várias competições. Machuca um, entra outro e não tem muito problema. Mas quando acontece o que aconteceu com o Palmeiras, que não tem muito de onde pegar, dificulta um pouco. Não é só isso que está atrapalhando nossa posição no Brasileiro, é um pouco de tudo.


Valdivia no Verdão:
165 jogos, 33 gols, dois títulos
1 Paulistão (2008)
1 Copa do Brasil (2012)

Falta reposição no elenco?
Elenco a gente tem, só que precisa de mais. Com esse elenco que a gente tem, fomos campeões da Copa do Brasil, ganhamos do Grêmio lá no Olímpico e não perdemos para o Coritiba no Couto Pereira. Esse mesmo elenco foi campeão. Precisa de mais. A gente teve a felicidade de ninguém ter uma lesão maior, só agora que teve Assunção e Fernandinho. Tem jogador com dor no joelho, dor muscular, na Copa não aconteceu nada disso.


Você ou algum outro jogador tem atuado com dores? É comum para você?
Eu já joguei assim muitas vezes. Já joguei gripado também, estou um pouco mal agora. Mas é dor comum, dor muscular, isso vai ter sempre. Fiquei fora por 20 dias entre tratamento e recondicionamento para poder voltar a jogar. Aí joguei 90 minutos contra o Flamengo, mais um jogo contra o Atlético-GO, e é normal que o jogador passe a ter incômodo muscular. É muito comum você jogar com dor. A maioria dos jogadores atua assim, é normal.


Essas dores são decorrentes das antigas lesões?
Não, nada. Quando fico fora de algum jogo já falam que é a mesma coxa de sempre, a esquerda, a da fibrose. Não é assim. Isso já sumiu, é parte do passado e não quero nem lembrar. Não tem lesão. O que me deixa fora de algum jogo é produto do cansaço que o corpo vai sentindo pelo fato de ficar três, quatro dias sem treinar, porque ainda não estou 100%. Queria jogar sempre sem dor muscular, mas não dá pelo fato de todos os problemas que tive no passado. Como fiquei fora de vários jogos e voltei a jogar só agora, é normal, mas lesão grave eu não tive mais.


Valdivia, Palmeiras x Coritiba (Foto: Marcos Ribolli  / Globoesporte.com)Valdivia homenageia Barcos: 'Clima é o mesmo da Copa do Brasil' (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

A biopsia realizada há quatro meses o ajudou?
Desde aquilo eu não tive mais lesões, então ajudou. (Teve um problema muscular na coxa esquerda, que o tirou de campo por 20 dias)

Como é o esquema de treinamentos hoje? Dá para encarar a maratona de jogos entre Brasileiro e Sul-Americana?
Meus treinamentos são controlados. Eu não treino menos do que os outros. Mas quando é uma atividade mais puxada, que vai exigir do músculo, eu faço algo diferente, mas faço. A intenção é jogar todas, eu não quero ser poupado, mas preciso. Agora, por exemplo, fiquei fora contra o Botafogo, pela Sul-Americana, porque o Felipão prefere me ter contra o Santos. E aí eu jogo domingo, quarta, domingo, e fico uma quarta descansando. Devemos fazer isso de novo. Depois disso, mais preparado, acho que dá para ter uma sequência maior. Dá para jogar duas vezes por semana, mas tem de dosar algumas coisas.


Forcei muito a coxa para jogar, tomei infiltrações muitas vezes (...) Quando você faz um ultrassom e não dá nada, tem de jogar, não importa a dor, porque senão os caras pensam que você está dando migué"
Valdivia

Como você lida com as acusações de 'migué'? Você já fez isso para não jogar alguma partida?
Nunca! Forcei muito a coxa para jogar, tomei infiltrações muitas vezes. Mas para mim é complicado falar isso, não é o jogador que tem de falar... (longa pausa). Não é o jogador que tem de vir a público falar disso. Forcei a coxa porque o momento não era bom, todo mundo precisava dar algo a mais no ano passado. Quando eu queria dar esse algo a mais, não conseguia. Quando era para parar por um tempo e tratar, vinha aqui no Palmeiras, fazia exames e não dava nada, porque não ia dar nada mesmo. Nunca rompeu o músculo, só tinha as dores. Só depois de forçar umas quatro vezes é que rompe. Mas quando você faz um ultrassom e não dá nada, tem de jogar, não importa a dor, porque senão os caras pensam que você está dando migué. Era para descansar, fortalecer e voltar recuperado 100%. Mas como o exame não dava nada, eu tinha de ir para o jogo. O momento não era bom, Felipão dizia que precisava de mim, de um gás para ajudar. Em 2010 e 2011 o momento não era bom, eu estava aí, pronto para ajudar. Estou falando isso porque você me perguntou, mas já joguei 500 vezes machucado e vocês não falam nada.

A repercussão dessas lesões foi bem negativa...

Tudo foi negativo, mas não me arrependo de ter feito isso, de ter forçado para ajudar o Palmeiras. Quem me conhece sabe o que eu fiz, quem não me conhece prefere falar do que ouve por aí. Tento não dar muita importância para aqueles que preferem falar coisas ruins.


De onde você acha que surgem essas "coisas ruins"? Por que tanta polêmica em torno do Valdivia?
Isso tudo cansa, por isso que prefiro não me importar mais com essas coisas. Apenas ouço os verdadeiros amigos e a família. No mundo do futebol é muito difícil fazer amigos. Se perguntar para uns 500 jogadores, 350 vão te dizer que não é fácil fazer amizades no futebol. Tem os interesseiros, no mundo da bola tem muita inveja. Não é fácil. Tenho muito amigo jogador, e desses amigos a gente cuida. Amigo é quem entra na minha casa, conhece meus pais, meus filhos.


fases Valdivia cabelo Palmeiras (Foto: Montagem sobre foto da Agência Estado)A cada campeonato, um visual diferente (Montagem sobre fotos da Agência Estado)

Você tem esses amigos no Palmeiras? Eles que o mantêm no clube?Tenho amigos dentro e fora do Palmeiras, mas o que me motiva mais é o clube, o carinho do torcedor. Acredito que 80% dos palmeirenses ainda confiam e sentem carinho por mim. Se ainda estou aqui e lutando, aguentando tudo isso, é por causa dessa maioria. E esses 20% que querem que eu vá embora vão mudar de ideia.

O Felipão, hoje, é considerado um amigo? A relação entre vocês está tranquila?
É boa hoje, ontem, um mês atrás, ano passado... Não temos problemas, ou brigas, apenas não concordo com algumas coisas que ele pensa. É uma questão normal. Mas problema de um querer socar o outro, não tem. Nada a ver. Nossa relação é boa desde sempre. Mas as pessoas preferem falar que não jogo, dou migué, brigo com o treinador, porque isso vende mais, repercute mais. Se sou amigo dele? Bom, amigo... Se falo que não, já pensam que sou inimigo. Portanto, amigo.

Então dá para dizer que você está confortável no Palmeiras?
Sim. Não queria voltar para o Chile depois do sequestro-relâmpago, como disseram por aí, mas a necessidade de ficar perto da família me fez pensar isso. Isso me fez duvidar se adiantava ou não ficar aqui. Nunca me senti carente nem inseguro, nem agora, nem depois do que aconteceu. Nunca precisei de seguranças, de carro blindado, então nunca me senti incomodado com isso. Acho que todos os países têm dificuldades e problemas, perigos, riscos. Não sei se aqui é pior. Não foi a violência que me fez pensar em ir embora, mas sim a necessidade de ficar perto da família.


Valdivia no treino do Palmeiras (Foto: André Pera / Futura Press)Valdivia admite diferenças com Felipão, mas diz que se dá bem com ele (Foto: André Pera / Futura Press)

Você se sente uma referência dentro do grupo, mesmo jogando pouco?
A referência é muito simples. De quem o pessoal pega mais no pé? Barcos, eu... Automaticamente você já percebe que é referência. Barcos, Assunção, Bruno, que a gente espera que seja o novo Marcos. O próprio torcedor e a imprensa já sabem de quem cobrar mais. Minha responsabilidade está assumida faz tempo, o que pegam no meu pé não é brincadeira.
Flamengo,
não, de jeito nenhum. É a segunda vez que me procuram. Para jogar em outro time do Brasil, não me vejo. Pelo que eu vi, o salário era muito maior do que aqui. Mas estou bem aqui, feliz"
Valdivia

Mas os gols e assistências estão mais raros, não? No Brasileirão, nenhum gol ou assistência.
Fazedor de gols eu não sou, eu sou o jogador que deixa os outros na cara do gol. Mas às vezes você dá o passe e o cara não faz o gol. O que era para ser assistência não é mais. Não é a mesma coisa deixar o Barcos ou outro jogador na cara do gol. Essa é outra questão. Se deixar o roupeiro na cara do gol, vai perder, o Barcos eu tenho certeza de que faz. É um pouco de tudo isso. Tenho de melhorar, claro. Mas na maioria dos jogos recebo marcação individual, você vê aí a importância que tem no time. Do outro lado os caras fazem questão de te dar essa importância.

Continua apanhando muito?
Sim, sim, isso aí não muda nada. Se for na maldade é problema, mas se for uma pancada de jogo, pela frente, não tem problema. Por trás é na maldade. Mesmo assim, a magia vai voltar, já está aí, quando o Palmeiras precisava de uma saída, de um escape, eu resolvi. Contra o Grêmio (pela Copa do Brasil) fui lá e fiz o gol. Sempre estou aparecendo nos momentos que é para aparecer. Na final eu fiz um gol contra o Coritiba de pênalti (e depois foi expulso), contra o São Paulo já não fiz, mas não tinha a mesma magnitude.


Como você se sente ao ver tantas situações internas sendo expostas? O caso do João Vitor, por exemplo.

Que caso do João Vitor?

Ele admitiu que chegou com “hálito de cachaça” em um treino nesta semana.
Eu não vi isso, só vi que ele deixou o treino por causa de uma dor. Mas se ele falou, não sei. Não é coisa minha.


Mas os vazamentos incomodam? Já sabem quem é que passa isso para fora?
Não sabemos, mas se precisar a gente faz uma rodinha lá no vestiário e descobre. Mas não é ninguém do grupo, jogador, essas coisas. Estamos muito unidos, a brincadeira continua, o bom ambiente está igual à Copa do Brasil. Isso posso garantir.


A pergunta é recorrente, mas será feita de novo. Vai ficar no Palmeiras para a Libertadores?
Sim... Ah, eu quero. Mas se o treinador e a diretoria não quiserem, temos de arrumar uma saída.


valdivia camisa flamengo palmeiras (Foto: Reprodução)Valdivia vestiu a camisa do Flamengo após o jogo
da semana passada (Foto: Reprodução)

Você pensou em ir para o Flamengo quando o Palmeiras recebeu a sondagem?Flamengo, não, de jeito nenhum. É a segunda vez que o Flamengo me procura. Para jogar em outro time no Brasil, não me vejo. Pelo que eu vi, o salário era muito maior do que aqui. Mas estou bem aqui, feliz, gosto daqui, agradeço dia a dia o carinho do torcedor. Sou muito de pele, não pretendo sair para algum outro time.

Mas aquela história de colocar a camisa do Flamengo pegou mal, não?
Nada a ver, coloquei porque estava com frio. É a mesma coisa se jogar o Chile com o Brasil e eu colocar a camisa do Brasil. Qual o problema? Procura aí na internet, você vai achar um monte de casos como esse. Aí um torcedor falou para eu tirar e eu pensei: "Ah, realmente é melhor tirar". E aí colocam que torcedor me xingou...


E a proposta do Al-Ahli, da Arábia Saudita, fez você pensar em mudar de ares?
Quando chegou a proposta da Arábia, o Palmeiras ouviu, gostou, só que o clube pediu uma garantia bancária, fato que os árabes, por terem muito dinheiro, não dão. Como eles não deram, o Palmeiras não me vendeu. A verdade é essa. No momento eu estava em casa, sempre sendo meio questionado pela família para voltar a ver meus filhos. Pensei um pouco, mas não estava muito afim. Sei como é na Arábia, é muito difícil. Quando joguei nos Emirados eu procurei perguntar como era a vida nos outros países lá, fui jogar nesses países e é difícil. A Arábia é um dos países mais complicados para morar. Perguntei ao Marcinho, da Ponte Preta, que jogou no time que me queria. Contou um pouco, quando ele chegou lá prometeram casa, carro, ouro, e ainda está esperando tudo isso. A família demorou para ir, ele morou numa casa que não era a que ele queria, atrasavam quatro meses de salário. Mulher não podia dirigir, não podia sair com roupa normal. É muita coisa... Nos Emirados é diferente, tem Dubai e Abu Dhabi, é normal. Vale a pena visitar.


Valdivia treino palmeiras (Foto: Luis Moura / AE)Valdivia diz que já jogou com dores, mas nunca deu "migué"  (Foto: Luis Moura / AE)

Às vezes você é mais notícia pelo que faz fora do que dentro de campo. Como você encara isso?Não me sinto perseguido. Gostaria que falassem mais do que faço em campo, mas às vezes a gente dá brecha. Esse fato de por a camisa do Flamengo para mim... Não importa. Aì o torcedor pediu para eu tirar a camisa, tirei. Aí dizem que fui xingado pelos torcedores. Nada a ver. Você vê aí a maldade. Vende mais uma notícia ruim do que uma boa a uma notícia simples. Eu sei disso, fiz oito meses de jornalismo, conversava com muita gente, sei o que vende mais, o que interessa, o que não interessa.

Jornalismo? Quando foi isso?
Quando eu estava no Chile, início de carreira, comecei a fazer faculdade porque me interesso muito pelo assunto, gosto de saber como funciona. Parei porque não dava para conciliar com o futebol, não tinha tempo. Aí optei pelo futebol, mas pretendo retomar quando encerrar a carreira.

Pensa em ser comentarista, apresentador, algo do tipo?
É o que eu quero, vou comentar, cornetar. Primeiro comentarista, depois quero ter meu programa de TV, com entrevistas, essas coisas. Seria bem legal. Mas no meu programa não vai ter trairagem. Se o cara jogou mal, vou dizer que jogou mal. Mas o que ele faz fora de campo não me interessa.


Clique aqui e assista a vídeos do Palmeiras

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2012/08/valdivia-nega-migue-e-fla-80-dos-palmeirenses-acreditam-em-mim.html