terça-feira, 21 de agosto de 2012

Zagallo opera hérnia no Rio, passa bem e tem previsão de alta até quinta


Ex-técnico da seleção brasileira foi internado nesta terça-feira para realizar uma cirurgia de hérnia inguinal. Último problema havia ocorrido em 2007

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Zagallo posa ao lado da camisa da Seleção de 1962 (Foto: Marcos Alves / Ag. O Globo)Zagallo posa ao lado da camisa da Seleção
de 1962: ex-técnico passa bem (Foto: Ag. O Globo)

O ex-técnico e jogador da seleção brasileira, Mario Jorge Lobo Zagallo, foi internado nesta terça-feira para realizar uma cirurgia de hérnia inguinal na Clínica São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital e a expectativa é de que um boletim médico seja divulgado na manhã desta quarta. Ele passa bem e tem previsão de alta para até quinta-feira.

Zagallo, de 81 anos, sofreu de um problema mais comum para homens idosos. A hérnia inguinal significa uma fraqueza na região da virilha e corresponde a 75% de todas as hérnias abdominais. O único tratamento é através da cirurgia.

Foi em 2007 a última vez em que Zagallo teve de ser internado. Ele teve desidratação e acabou submetido a um tratamento no Hospital Samaritano, em Botafogo, também na Zona Sul do Rio. Dois anos antes ele ficou por mais de 40 dias no hospital por conta de uma infecção gástrica após cirurgia no intestino.

Como jogador, Zagallo conquistou a Copa do Mundo em duas oportunidades: 1958, na Suécia, e 1962, no Chile. Ele também foi o técnico no título de 1970, no México, e auxiliar de Carlos Alberto Parreira em 1994, nos Estados Unidos. Atualmente, o Velho Lobo tem planos de se candidatar à vice-presidência da CBF como indicado pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro para a eleição de 2015.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/08/zagallo-opera-hernia-no-rio.html

Loco Abreu: 'Aprendi a nadar na água e aprendi a nadar na m...'


Atacante do Figueirense diz que vai continuar acreditando enquanto time
não for matematicamente rebaixado. Para ele, Sul-Americana dá moral

Por GLOBOESPORTE.COM Florianópolis

Loco Abreu no Figueirense (Foto: Savio Hermano / Globoesporte.com)Loco Abreu está ansioso por jogo contra Atlético-GO(Foto: Savio Hermano / Globoesporte.com)

Enquanto o Figueirense vive uma das piores crises dos últimos anos, Loco Abreu dá uma aula de liderança e não se abala com a fase da equipe. Líder dentro e fora das quatro linhas, o uruguaio pede calma ao time e diz que, enquanto houver chances matemáticas, não há razão para não acreditar na recuperação. Loco também afirma que o elenco de 45 jogadores é muito maior do que o que está acostumado, perto dos 25. Para ele, isso também dificulta criar uma identidade ao grupo.

Enquanto a empresa que participa da gestão do clube critica o conselho administrativo, e o conselho deliberativo discute questões políticas, o Figueirense segue na lanterna do Brasileirão. Principal estrela da equipe, o atacante uruguaio, de 35 anos, explica que já passou por situações difíceis e não vai desistir sem lutar até o fim.


... eu aprendi a nadar na água e aprendi a nadar na m... Eu não me assusto com nada."
Loco Abreu

— Para quem tem muito tempo de futebol, desculpe a palavra, eu aprendi a nadar na água e aprendi a nadar na m... Eu não me assusto com nada, vou até o fim. Acredito até a matemática falar o contrário. Acredito também que vai chegar uma hora que o time vai ter que encaixar, jogar futebol de time. Todos pensando no melhor para o coletivo e não no individual (...). Não adianta pensar em ganhar dez jogos. Não existe jogo que soma 30 pontos. Tem que ganhar o primeiro e aí pensar no outro — explica o camisa 13.

Loco Abreu destaca também que o elenco está muito grande: 45 jogadores são muito mais do que está acostumado a trabalhar, e isso pode ser um dos fatores que atrapalham ao grupo a ter um futebol mais entrosado.

— Essa não é a minha área, talvez eu não devesse falar isso, mas eu nunca trabalhei em um grupo com 45 atletas profissionais. Geralmente são 24 ou 25. Então, na hora de trabalhar é muito complicado. Acho que tem que começar a visualizar o grupo que está focado para esse tipo de desafio. Até porque vai ter xingamento e pressão. Claro, além de escolher os melhores jogadores fisicamente e futebolisticamente — afirmou Loco Abreu.


O atacante também explicou a ausência em alguns jogos. Ele diz que não é mais um garoto, que há um desgaste físico e está longe de conseguir longas sequências de jogos como o Neymar. Sobre as dores no joelho direito, o atleta disse que não é a pessoa mais qualificada para falar a respeito.

— Sobre a situação do joelho, é melhor vocês falarem com um médico. O importante é que não foi nada grave. Graças a Deus eu estou treinando com normalidade. Só o Neymar joga tanto. Ele não é desse mundo, é um extraterrestre, eu não. Eu tenho 35 anos, há um desgaste.


Loco abreu, Figueirense x Atlético-MG (Foto: Antônio Carlos Mafalda / Agência Estado)Atacante diz que nada o assusta (Foto: Antônio Carlos Mafalda / Agência Estado)

Loco Abreu está animado para o jogo de quinta-feira, contra o Atlético-GO, pela primeira fase da Copa Sul-Americana. O Furacão do Estreito precisa de um empate sem gol ou de uma vitória simples para conseguir uma inédita classificação.

— Estou esperando com muita ansiedade o jogo desta quinta. Não é um título, mas seria a primeira vez que o Figueirense passaria de fase na Sul-Americana. Essa classificação pode ajudar a dar moral ao time nessa pedreira do Brasileiro — disse o atacante.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/figueirense/noticia/2012/08/loco-abreu-aprendi-nadar-na-agua-e-aprendi-nadar-na-m.html

Francielle quer compensar fase do Figueira sendo a Musa do Brasileirão


Representante do time catarinense espera mostrar seu conhecimento sobre o clube, faturar concurso e levantar a estima dos alvinegros

Por João Lucas Cardoso Florianópolis

Passada a felicidade, vem o compromisso. Francielle Perão ficou muito contente por ter sido a escolhida por internautas para representar o Figueirense no Musa do Brasileirão. Mas agora, segundo ela, está na hora de uma outra missão: ser a vencedora do concurso para amenizar o momento ruim que o time do coração vive no Campeonato Brasileiro. Para isso, ela revela estar afiada nos conhecimentos sobre o Furacão do Estreito e disposta a mostrar toda a beleza da mulher de Santa Catarina.

Francielle, musa do Figueirense (Foto: Arte GLOBOESPORTE.COM)Francielle Perão, representante do Figueira no Musa do Brasileirão (Foto: Arte GLOBOESPORTE.COM)

Assim que terminou a seletiva, quando os votos dos internautas desbancaram a morena Kellyn Tinoco, a loira de 25 anos, natural de Lages e torcedora do Figueirense desde pequena, quer ser a Musa do Brasileirão. Ela vai concorrer com as representantes dos outros 19 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro.

Francielle, musa do Figueirense (Foto: Arte GLOBOESPORTE.COM)Musa quer título para amenizar fase ruim do time
(Foto: Arte GLOBOESPORTE.COM)

— Soube que havia sido escolhida pelo site. Um pouco antes, a musa de Flamengo (Sulamita Gonçalves) havia anunciado em uma rede social que tinha passado e fiquei com medo de não ter sido a escolhida. Quando vi meu nome, fiquei muito feliz e chorei muito. Era um grande sonho. Agora sinto a responsabilidade de trazer o título para Santa Catarina. É um compromisso grande representar a beleza da mulher alvinegra — comenta Francielle.

Mais do que isso, a modelo que optou pelo Figueirense por causa de um tio sabe que ser escolhida como Musa do Brasileirão vai além do título. Para ela, é a chance do Figueira “dar o troco” diante dos adversários no Campeonato Brasileiro. O time catarinense está na lanterna da competição e não faz boa campanha.

— Vou procurar levar para a fase final não só a beleza, mas também o conhecimento sobre o clube e o que sei de futebol. Participei do concurso porque sou torcedora do Figueirense de coração. Já que o time não está bem, espero pelo menos trazer o título para tentar amenizar a situação. É o que posso fazer como alvinegra — explica Francielle, que agradece aos votos de familiares, amigos e internautas que fizeram com que fosse a representante do Furacão do Estreito no concurso nacional.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/figueirense/noticia/2012/08/francielle-quer-compensar-fase-do-figueira-sendo-musa-do-brasileirao.html

Sugarpova


Você gosta de Maria Sharapova? E de doces? A partir desta segunda-feira, é possível levar os dois para casa ao mesmo tempo. Sugarpova, o doce que leva o nome e o rosto de Maria Sharapova, está à venda a partir desta segunda-feira nos Estados Unidos e em algumas outras cidades do mundo.

Os formatos são, no mínimo, divertidos. Lábios, bolas de tênis, sapatos, etc. Tudo a ver com a loira mais famosa do tênis mundial. Segundo o site oficial, ainda não há lojas no Brasil vendendo o produto, mas aposto que um par de importadoras trará os doces logo, logo. Enquanto você não prova, por exemplo, os lábios da dona Maria, veja abaixo imagens de alguns doces e, em seguida, o vídeo de lançamento da marca.




O apocalipse dos apocalípticos


sáb, 18/08/12

por Alexandre Cossenza ||

categoria Nada



A maior das verdades, lendo as notícias da última semana, é que Rafael Nadal encerrará sua carreira em breve. Seu estilo de jogo, que exige muito do físico – e dos joelhos! – não lhe permitirá jogar por muito tempo no nível que o levou aos títulos de Roland Garros. A tendinite é crônica e, eventualmente, as dores serão insuportáveis até para um atleta com a força descomunal do espanhol. Levantem seus cartazes. O fim está próximo.

Se a memória não falha, foi em 2007 a primeira vez que li algo como o que escrevi nas linhas acima. Na época, Nadal tinha três títulos de Roland Garros, dois vices em Wimbledon e era um número 2 do mundo fazendo um grande esforço para melhorar em quadras duras. Seu tênis, que não era tão agressivo como é nos dias atuais, não lhe rendia tanto sucesso em quadras duras (especialmente nos Slams), e o espanhol tentava compensar com as pernas o que forehands e backhands não lhe permitiam. Cada um luta com as armas que tem.
Pois aqui estamos, cinco anos e oito (!) títulos de Grand Slam depois (quatro em Paris, um em Nova York, dois em Wimbledon e um em Melbourne), lendo novamente sobre um suposto fim de carreira precoce de Rafael Nadal. A lesão da vez é conhecida como Síndrome de Hoffa (leia mais sobre ela aqui, em português, e aqui, em inglês) e já afasta o espanhol das quadras há mais de um mês. E se o ex-número 1 precisou ficar fora das Olimpíadas, sabemos que não é uma dorzinha qualquer.

Dizer mais do que isto é especular. Prever um fim precoce para a carreira de Nadal é recair no erro que muitos já cometeram – em 2007, 2008, 2009, 2011… O atual número 3 do mundo já passou por situações bem difíceis e sempre voltou a jogar em ótimo nível. Além do mais, ele e seu tio não parecem tão preocupados assim. Falam em um retorno na Copa Davis, em um mês. Talvez um pouco depois. 

Não se fala sobre a possibilidade de cirurgia. Não soa como uma lesão que ameace a carreira de alguém.

Convenhamos: as explicações de Toni e Rafael Nadal são as únicas informações palpáveis que temos até agora para avaliar o quanto a lesão coloca em risco a carreira do espanhol. Por mais que atletas não gostem de dar tantos detalhes sobre as dores que sentem (basta lembrar de Guga, que nunca entrou em detalhes sobre a gravidade de sua lesão no quadril até parar de jogar), Toni e Rafa sempre foram bastante precisos quando precisaram comentar abertamente esta ou aquela lesão.

E a que conclusão podemos chegar? Ainda não é hora de ligar as sirenes. Por tudo que já vimos sobre Rafael Nadal até agora (sublinhem e deem toda ênfase do mundo ao “até agora”, por favor), o mais provável apocalipse nos próximos meses será mesmo o das previsões apocalípticas.

Sambando no circuito


ter, 14/08/12

por Alexandre Cossenza |



Sambando na cara da WTA”. A frase apareceu rapidamente no Twitter quando Serena Williams fez alguns passos de dança (tecnicamente, ela fez o chamado crip walk) ao conquistar o ouro olímpico em Londres. No caminho até mais esta conquista em Wimbledon, a americana derrotou Jelena Jankovic (6/3 e 6/1), Urszula Radwanska (6/2 e 6/3), Vera Zvonareva (6/1 e 6/0), Caroline Wozniacki (6/0 e 6/3), Victoria Azarenka (6/1 e 6/2) e Maria Sharapova (6/0 e 6/1).

Trocando em miúdos, Serena perdeu apenas oito games nos quatro jogos teoricamente mais “difíceis” de sua campanha olímpica. Derrubou, “brincando”, uma ex-top 10 e três atuais top 10. Duas ex-líderes do ranking e a atual número 1 do mundo. A chave não poderia ser muito mais difícil.

Ressaltar as qualidades de Serena é fazer o Crip Walk com a dona Redundância. Ela tem o melhor saque do tênis feminino, possui a maior versatilidade do circuito, tem os golpes mais potentes… a lista é enorme. Se a atual número 4 do mundo – e é difícil acreditar que ela esteja mais de 1.500 pontos atrás de Azarenka – tem uma falha, é sua movimentação. Serena não é a mais veloz das tenistas e, também por isto, não está entre as atletas que se defendem melhor. Por outro lado, quem ataca e consegue dominar adversárias do jeito que a americana faz não costuma se preocupar muito em desenvolver um jogo defensivo.

Um leitor perguntou, em uma das caixinhas, se Serena é a melhor tenista de todos os tempos na grama. Nunca opino neste tipo de assunto, mas leio todas opiniões que encontro. É possível argumentar mais do que isso: ela está, sem dúvida, entre as melhores atletas que já pisaram em uma quadra de tênis. Esqueçamos os números de títulos em Grand Slams. Golpe por golpe, não há motivos suficientes para quem quer defender esta bandeira?
E o que seria de Serena (e do circuito feminino) se a moça não tivesse passado por momentos de desinteresse pelo tênis? Quantos troféus ela possuiria em casa? Quanto tempo haveria passado na liderança do ranking? Muita gente na WTA tem medo de imaginar.
Coisas que eu acho que acho:

- Há, em tese, muitas respostas para a pergunta sugerida no post. A mais óbvia delas talvez seja “Serena teria vencido mais uma meia dúzia de Grand Slams e estaria perto de alcançar a marca de Steffi Graf, que conquistou 22 Majors em simples”. Talvez com quatro ou cinco mil pontos de vantagem na liderança do ranking (algo como Federer em 2005-2007) e sendo considerada por muitos a melhor tenista de todos os tempos.

- Por outro lado, em casos assim, em que um atleta vence muito e com muita folga, há outros fatores a considerar. Se Serena tivesse mantido sua motivação em alta durante toda a carreira, quem garante que a americana não iria sofrer mais com lesões? Ou, quem sabe, com 20 Slams no bolso, Serena estaria esgotada mentalmente e muito mais perto da aposentadoria hoje. Uma questão assim nunca tem resposta definitiva. Não deixa de ser interessante e, às vezes divertido, imaginar cenários diferentes dos que vivemos.

- Voltando à questão do número de títulos de Grand Slams como fator na discussão sobre o melhor de todos os tempos, pergunto: o melhor é necessariamente quem ganha mais? Eu entendo quem coloca Roger Federer como o melhor tenista da história ou Michael Phelps como o maior atleta olímpico de todos os tempos. Só não concordo com quem usa o velho argumento “o melhor é quem vence mais”. Nem no tênis, com os títulos de Grand Slam, nem na natação olímpica, com as medalhas de ouro.

- Este post vai ao ar muito depois do fim dos Jogos pelos motivos que eu citei lá atrás. Muita coisa a fazer na redação, pouco tempo para escrever.

Palpitões delas em Cincinnati


sáb, 11/08/12

por Alexandre Cossenza |

categoria Palpitões


Ainda que sem Maria Sharapova ou Victoria Azarenka e atrasado por causa do mau tempo em Montreal, o circuito feminino faz em Cincinnati sua última parada relevante antes do US Open. Com Agnieszka Radwanska, Petra Kvitova, Samantha Stosur e Serena Williams como principais cabeças de chave, o evento pode (ou não) ser um termômetro interessante para que vejamos o quanto Ser
ena Williams continuará dominante após sua trifeta londrina (Wimbledon e ouros em simples e duplas).

O torneio americano é a próxima parada do Circuito dos Palpitões. As regras são as mesmas de sempre, mas vale lembrar que o limite é de 64 participantes e que novos participantes devem se inscrever com nome e sobrenome. Se você nunca palpitou por aqui, leia o regulamento e veja as caixinhas dos torneios anteriores para tirar dúvidas. Boa sorte a todos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/platb/saqueevoleio/

Ainda em êxtase, Fabi se prepara para linha dura de Bernardinho


Líbero carrega medalha para todo lugar, ‘divide’ ouro com fãs e quer descanso para não ‘entrar em parafuso’ antes de voltar aos treinos

Por Marcos Guerra São Paulo

Fabi homenagem Rio de Janeiro vôlei medalha de ouro (Foto: Adriano Albuquerque / Sportv.com)Medalha de Fabi é mais tietada do que a própria
jogadora (Foto: Adriano Albuquerque / Sportv.com)

Dez dias depois de conquistar o bicampeonato olímpico no vôlei, a líbero Fabi ainda está extasiada. Ela, que foi uma das jogadoras mais efusivas na comemoração ainda em Londres, carrega sua medalha para todos os cantos e não se importa de dividir o estimado objeto.

- As pessoas sempre pedem para ver a medalha, para tocar nela. Os amigos nem perguntam por mim, só querem saber da medalha. Sei que corro perigo, mas sempre ando com ela (risos). Mas é muito bom ver o orgulho de todos, que sofreram conosco nessa conquista, que teve momentos muito difíceis. Divido essa medalha com todos - disse a jogadora, em um evento de premiação a patrocinadores em São Paulo.

Fabi está de folga desde a conquista olímpica, mas a rotina continua atribulada. Foram muitos compromissos em eventos, muitas entrevistas e muitos pedidos de fotos com a medalha. Ela atende aos fãs de bom grado e com um grande sorriso no rosto. Apesar da folga pós-Londres, Fabi não teve descanso e quer respirar antes de se reapresentar à equipe do Rio de Janeiro e de encarar os puxados treinos do técnico Bernardinho.

- Vou viajar uns três dias para relaxar, se não a cabeça entra em parafuso (risos). Volto aos treinos na segunda-feira, porque moleza não existe no dicionário do Bernardinho - disse a jogadora.

O Rio de Janeiro se prepara para a temporada 2012/2013 da Superliga Feminina de Vôlei. A competição só tem início previsto para o fim de outubro, mesmo assim, Fabi espera ralar muito sob o comando de Bernardinho já neste mês.

Fabi homenagem Rio de Janeiro vôlei medalha de ouro (Foto: Adriano Albuquerque / Sportv.com)Fabi encarou uma rotina de entrevistas após a conquista do bi olímpico (Foto: Adriano Albuquerque/Sportv.com)

FONTE:

Botafoguenses elogiam o 'frio' Barcos e pedem atenção especial


Carrasco nos últimos duelos diz que defesa alvinegra é muito dura. Antônio Carlos destaca posicionamento do palmeirense: 'Está sempre no lugar certo'

Por Diego Ribeiro e Fred Huber Rio de Janeiro

Se a defesa do Botafogo tem um motivo para se preocupar ultimamente, ele se chama Hernán Barcos. Nos dois recentes duelos com o Palmeiras, pela Sul-Americana e pelo Brasileiro, o atacante fez todos os gols das vitórias por 2 a 0 e 2 a 1. O desempenho impressionante deixou os alvinegros em estado de alerta para o jogo desta quarta-feira, que decide qual dos clubes avançará na Sul-Americana.

Depois de tantas más recordações, os defensores do Bota até já traçaram um perfil de Barcos. Em três dos quatro gols que anotou, o atacante passou por um marcador antes de finalizar (pela ordem, Lucas, Fábio Ferreira e Antônio Carlos). Em apenas uma oportunidade ele fez de fora da área. Em duas ocasiões, o cruzamento partiu da direita; em uma da esquerda; e na outra veio pelo meio.

O zagueiro Antônio Carlos não economizou nos elogios ao adversário e reconheceu que será preciso buscar uma alternativa de parar o Pirata.

- Ele é grande, protege bem, é frio. Merece uma atenção especial. Está sempre no lugar certo. Não podemos jogar a culpa em um ou outro pelos gols. É preciso uma melhora coletiva.

O goleiro Jefferson também enalteceu as qualidades do argentino, considerado por ele um dos principais atacantes em atividade no país. O capitão pediu que todos os esforços sejam feitos para neutralizar Barcos.

- Espero que a gente tenha aprendido com os erros. Sabíamos da força da jogada com o (Marcos) Assunção. Ele não vem jogando, mas agora tem o Barcos. Para mim, está fazendo um grande campeonato. É frio dentro da área. Poucos são assim. Com uma bola que a gente deixe, fica difícil. É ter bastante atenção para tentar neutralizar.


Barcos, Botafogo x Palmeiras (Foto: Guilherme Pinto / Agência O Globo)Barcos finaliza na partida contra o Botafogo (Foto: Guilherme Pinto / Agência O Globo)

Apesar do rendimento acima da média nos duelos pela Sul-Americana e pelo Brasileiro, Barcos disse que o duelo é como qualquer outro e que não sente uma facilidade especial para marcar contra o Botafogo. Pelo contrário: o argentino fez até elogios à defesa alvinegra.

- Não tem nada de especial em enfrentar o Botafogo, apenas tive a coincidência de fazer belos gols nos jogos contra eles. Tento entrar da mesma forma contra todas as equipes, não cheguei a reparar em alguma diferença que facilite para mim. Nesses jogos, a bola chegou bem para mim, e dentro da área procuro ter tranquilidade para finalizar. A defesa deles é muito dura, não é fácil enfrentá-los. Espero ter a mesma sorte na quarta-feira e ajudar o Palmeiras a se classificar.

Não é apenas o Botafogo que tem sofrido nos pés do Pirata, que fez os últimos sete gols do Palmeiras: quatro no Bota, e um em Cruzeiro, Flamengo e Atlético-GO. Na temporada ele já marcou 21. Quando chegar a 27, ganhará um churrasco do técnico Luiz Felipe Scolari.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-sul-americana/noticia/2012/08/botafoguenses-elogiam-o-frio-barcos-e-pedem-atencao-especial.html

Oswaldo comanda coletivo e testa time do Bota com três zagueiros


Brinner e Renato entram na equipe, que faz treinamento de cobranças de pênalti para o duelo com o Palmeiras, pela Sul-Americana

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

O técnico Oswaldo de Oliveira comandou um treino tático e coletivo na manhã desta terça-feira, no Engenhão, e fez mudanças bruscas na equipe para o duelo com o Palmeiras, quarta, às 22h (de Brasília). Ele testou a equipe com três zagueiros. Brinner entrou no lugar do volante Amaral, e Renato voltou ao time no lugar de Jadson.

Elkeson foi poupado da atividade por causa de dores musculares e foi substituído por Rafael Marques. A equipe treinou com: Jefferson, Brinner, Antônio Carlos e Fábio Ferreira; Lucas, Renato, Seedorf, Andrezinho, Lodeiro e Lima; Rafael Marques. Brinner atuou pela direita, Antônio Carlos na sobra, e Fábio Ferreira pela esquerda. No meio de campo, Lodeiro foi quem jogou mais adiantado. Desde que Oswaldo de Oliveira assumiu o cargo, o Botafogo não iniciou uma partida com o esquema tático com três zagueiros.


jogadores no treino do Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Oswaldo arma a zaga do Botafogo com três jogadores (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

pate. EmO treinador parou a atividade diversas vezes para orientar o posicionamento da equipe. Seedorf também conversou muito com os companheiros. Ao final do coletivo, o time treinou cobranças de pênalti. Os jogadores, com exceção do batedor, ficaram no meio do campo, assim como acontece nas partidas.

Como perdeu por 2 a 0 o jogo de ida, na Arena Barueri, o Botafogo precisa bater o Palmeiras por três gols de diferença para avançar na Sul-Americana, competição que determina os gols fora de casa como critério de desem caso de vitória alvinegra por 2 a 0, a disputa da vaga será nas penalidades máximas.

jogadores no treino de pênaltis do Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Jogadores aguardam chamado para cobranças de pênalti (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

FONTE:

Amaral, laterais e desfalques do rival: motivos para o Bota jogar no 3-5-2


Volante está fora da lista da Copa Sul-Americana e Oswaldo dará liberdade a Lucas e Lima em busca dos gols contra o Palmeiras para a classificação

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Além dos desfalques por lesão de até quatro jogadores (Márcio Azevedo, Fellype Gabriel, Vítor Júnior e Elkeson, que ainda é dúvida), o técnico Oswaldo de Oliveira não poderá contar com Amaral, contratado depois do fechamento da lista para a Copa Sul-Americana. Sem ter um jogador do mesmo estilo, ele optou por algo inédito em sua passagem pelo clube: um sistema de jogo com três zagueiros no treinamento desta terça-feira, que provavelmente será utilizado no confronto com o Palmeiras, quarta-feira, no Engenhão, no jogo de volta da primeira fase da competição.

Com a presença dos três zagueiros, Oswaldo fez mais mudanças. Seu time passou a atuar no sistema 3-5-2, com Lodeiro e Rafael Marques formando a dupla de ataque na ausência de Elkeson, com dores musculares. O Botafogo precisa fazer três gols de diferença para se classificar diretamente ou vencer por 2 a 0 para levar a decisão da vaga para as cobranças de pênaltis.

jogadores no treino do Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Brinner, Antônio Carlos e Fábio Ferreira formam o trio de zagueiros (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)


Com os três zagueiros, Oswaldo vai jogar com o time extremamente aberto no ataque. Lucas e Lima atuarão como verdadeiros pontas, tornando-se as principais armas ofensivas. Renato, recuperado de dores lombares, atuará à frente dos zagueiros como único volante, com Seedorf e Andrezinho bem próximos dos atacantes.

O time pode ficar ainda mais ofensivo caso Elkeson se recupere e seja escalado. Ele entraria na vaga de Brinner, com Lodeiro recuando para o meio e o sistema sendo modificado para o 4-4-2, ou do próprio uruguaio. Nas duas situações, formaria a dupla de ataque com Rafael Marques.
Não vou usar subterfúgios para responder. Não posso dar armas para o adversário que está nos observando atentamente. Poderia falar algo agora e depois parecer uma mentira. E um homem de 60 anos não pode ficar mentindo. Prefiro passar a pergunta"
Oswaldo de Oliveira

- Não vou usar subterfúgios para responder. Não posso dar armas para o adversário que está nos observando atentamente. Poderia falar algo agora e depois parecer uma mentira. E um homem de 60 anos não pode ficar mentindo. Prefiro passar a pergunta - respondeu Oswaldo de Oliveira.
Assim como reconhece que está sendo observado, o técnico também está de olho no Palmeiras. Uma série de jogadores do rival corre o risco de não jogar. Existe a expectativa, inclusive, de o banco ficar incompleto nesta quarta-feira. A situação serve como parâmetro para a escalação do Botafogo.

- Em princípio, é uma situação para o decorrer do jogo, que ainda vou amadurecer. Faltam ainda mais de 24 horas e há algumas confirmações que precisamos ter.Vou seguir observando e a questão dos desfalques do Palmeiras será levada em consideração. Devemos considerar todos os valores para modificar a situação e conseguirmos a classificação - explicou Oswaldo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/08/amaral-laterais-e-desfalques-do-rival-motivos-para-o-bota-jogar-no-3-5-2.html

Oswaldo demonstra preocupação com Lima, substituto de M. Azevedo


Técnico do Bota acredita que o jogador, recém-contratado pelo clube, ainda precisa amadurecer para dar segurança ao sistema defensivo

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

lima botafogo treino (Foto: Fábio Castro / Agif)Lima deve ser titular da lateral esquerda do Bota
contra o Palmeiras (Foto: Fábio Castro / Agif)

Por causa das dores na região do nervo ciático, Márcio Azevedo, um dos principais destaques do Botafogo no Brasileiro, está fora de ação. Enquanto ele não retorna, o responsável pela lateral esquerda será Lima, de 20 anos, recém-contratado pelo clube. A mudança preocupa o técnico Oswaldo de Oliveira, que acredita que o jogador ainda precisa amadurecer mais para dar segurança na defesa.

Contra o Atlético-MG, na última rodada, Lima entrou durante a partida no lugar de Márcio Azevedo e não teve boa participação. No terceiro gol do galo, falhou na marcação de Neto Berola. Oswaldo aposta no potencial do atleta, mas considera que ele precisa de mais tempo para treinar com o time.

- Espero que o Lima consiga se aproximar mais do que o Márcio tem feito. As características são parecidas, só precisa se adaptar melhor ao time. É necessário que ele amadureça mais para poder dar tranquilidade ao nosso sistema defensivo.

Contra o Palmeiras, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), Lima deve compor o lado esquerdo junto com Lodeiro. Oswaldo também comentou sobre sua primeira impressão sobre o jogador uruguaio.


 - Acho que o Lodeiro está indo bem. Entrou já no finzinho contra a Portuguesa e teve um rendimento razoável. Contra o Atlético, melhorou. Achei um pouco temeroso quando levou o cartão amarelo, até por isso o substituí antes do que tinha planejado. Acredito que ele estará melhor ainda, mais ambientado nesta partida.

Para avançar na Sul-Americana, o Botafogo precisa vencer o Palmeiras por três gols de diferença, já que perdeu o jogo de ida por 2 a 0.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/08/oswaldo-demonstra-preocupacao-com-lima-substituto-de-m-azevedo.html

Em 40 dias, Verdão 'esquece' título e perde quase um time por desfalques


Após Copa do Brasil, lesões atrapalham Verdão, que pode ficar sem nove jogadores contra o Botafogo. Banco de reservas ficaria incompleto

Por Diego Ribeiro São Paulo

Scolari Felipão Murtoza treino Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Felipão sofre para armar time após Copa do Brasil
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

A conquista da Copa do Brasil teve um preço alto para o Palmeiras, que não consegue engrenar desde que levantou a taça no dia 11 de julho, após o empate com o Coritiba, no Couto Pereira. Sem conseguir repetir uma equipe por dois jogos seguidos, o técnico Luiz Felipe Scolari sofre com as lesões musculares de seus jogadores e, 40 dias depois do título, tem dificuldades até para montar um banco de reservas. Os desfalques prejudicaram no Campeonato Brasileiro, e o Verdão luta para fugir da zona de rebaixamento - desde a conquista, o time alviverde ganhou apenas quatro de 11 partidas, uma delas pela Sul-Americana, perdeu cinco e empatou duas.

Para o jogo desta quarta-feira contra o Botafogo, no Engenhão, pela Copa Sul-Americana, Felipão pode ter apenas 16 nomes à disposição – sendo três goleiros. Se Valdivia e Thiago Heleno ficarem fora da partida, o técnico terá um problema enorme para armar a equipe.

Serão apenas três jogadores de linha à disposição no banco de reservas. Já são sete desfalques, cinco deles por lesões musculares. E o Palmeiras nem pode inscrever o reforço Correa, contratado na semana passada, pois a Conmebol só permite trocas na lista da Sul-Americana na próxima fase. São 25 inscritos no torneio.

Os desfalques por problemas musculares são Maikon Leite, Daniel Carvalho, Márcio Araújo, Artur e Luan. Marcos Assunção, com uma tendinite no joelho direito, vai passar por uma artroscopia e desfalcar o Verdão por pelo menos 30 dias. E ainda há o caso do lateral-esquerdo Fernandinho, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e fica de molho por pelo menos seis meses.

Há 40 dias, tudo era diferente. No dia da finalíssima contra o Coritiba, quase todo mundo estava pronto para jogar. Os únicos desfalques por lesão eram Wesley e o zagueiro Román. Barcos, com uma apendicite, também não jogou. Valdivia estava suspenso. Mas logo depois do título, as primeiras baixas apareceram: Marcos Assunção sentiu dores no joelho direito, Thiago Heleno reclamou de um problema na coxa esquerda e Luan teve um estiramento na coxa direita.
Desfalques do Palmeiras para a Copa Sul-Americana (Valdivia e Thiago Heleno são dúvidas)
Jogador Lesão Fora do time há... Previsão de volta
Marcos Assunção Tendinite no joelho direito ...7 dias 30 dias
Fernandinho Ligamento cruzado do joelho esquerdo ...4 dias 6 a 8 meses
Luan Estiramento na coxa direita ...40 dias 15 dias
Maikon Leite Contratura na coxa direita ...20 dias 15 dias
Daniel Carvalho Dores na coxa esquerda ...10 dias 15 dias
Márcio Araújo Dores musculares ...4 dias Sem previsão
Artur Dores musculares ...4 dias Sem previsão

Assunção e Thiago chegaram a voltar à equipe, mas o volante reclamou de dores no mesmo joelho. Já o zagueiro apresentou um problema na virilha na derrota por 2 a 1 para o Atlético-GO, neste domingo, e passou a ser dúvida para enfrentar o Botafogo.

Tomando como exemplo a escalação utilizada contra o Atlético, Felipão pode escalar um time nesses moldes: Bruno, Román, Maurício Ramos e Leandro Amaro; João Vitor, Henrique, Patrik, Mazinho e Juninho; Obina e Barcos. O banco teria apenas três jogadores de linha, Wellington, Luiz Gustavo e Betinho, mais dois goleiros, Raphael Alemão e Fábio. O volante João Denoni, figura frequente no banco de reservas, não está inscrito na Sul-Americana.

– Dentro do que temos à disposição, estamos fazendo o que dá para exigir tanto taticamente quanto individualmente – disse o técnico.

Quando esteve sob pressão durante a Copa do Brasil, também com desfalques, o técnico inovou e fez mudança decisiva para a conquista: deslocou Henrique da zaga para o meio-campo. Agora, terá de quebrar ainda mais a cabeça para achar soluções e garantir a classificação à próxima fase da Sul-Americana.

Clique aqui e assista a vídeos do Palmeiras

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2012/08/em-40-dias-verdao-esquece-titulo-e-ganha-quase-um-time-de-desfalques.html

Fifa lança programa de voluntários, e governo espera 100 mil recrutados


Ronaldo e Bebeto participam de evento em Salvador. 'O sucesso do Mundial depende da participação dessas pessoas', diz o Fenômeno

Por Eric Luis Carvalho Salvador

Aos poucos, Brasil e Fifa seguem se afinando e entrando no clima da Copa do Mundo. Juntos num só ritmo, como diz o slogan do Mundial de 2014, país e entidade máxima do futebol deram nesta terça-feira mais um passo para a realização dos dois principais eventos esportivos dos próximos dois anos. Em Salvador, na Bahia, a Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) lançaram o programa de voluntários para a Copa do Mundo de 2014 e Copa das Confederações de 2013.
As inscrições para o projeto de voluntários para os trabalhos diretamente ligados COL/Fifa para o Mundial e Copa das Confederações começam nesta terça-feira no site da entidade. Posteriormente, será aberto um novo processo de recrutamento para voluntários ligados ao governo federal e às sedes. A expectativa do COL e do governo federal é de que 100 mil voluntários sejam recrutados.

ronaldo bebe jaques wagner copa do mundo (Foto:  Manu Dias/Secom/Divulgação)Ronaldo e Bebeto ao lado do governador da Bahia no evento da Fifa (Foto: Manu Dias/Secom/Divulgação)

No entanto, os voluntários que trabalharão exclusivamente subordinados ao COL/Fifa serão apenas 7 mil na Copa das Confederações e 15 mil na Copa do Mundo. Brasileiros e estrangeiros podem participar da seleção. As inscrições para primeira parte do programa poderão ser feitas através de um cadastro único no site da Fifa. Dentro de 15 dias, será feita uma avaliação, e a depender do número de inscritos, o processo pode ser encerrado. A previsão é que os treinamentos online comecem em dezembro. Entre janeiro e fevereiro de 2013, será o momento das dinâmicas de grupo, enquanto entre abril e maio os voluntários passarão por treinamentos específicos para que em maio de 2013, um mês antes da Copa das Confederações, os voluntários estejam nos estádios.

O evento contou com a participação dos membros do COL, Ricardo Trade, Ronaldo, Bebeto, o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, além do governador da Bahia, Jaques Wagner e diversas autoridades locais. Durante a cerimônia, os representantes do COL explicaram detalhes do programa de voluntários. O diretor executivo do COL, Ricardo Trade destacou que é o momento de começar a tirar os olhos dos estádios e focar nas obras imateriais.

- Nosso passo começa a passar para as operações. Temos que manter o olho no gato, que são os estádios e infraestrutura, mas focar no peixe, que são as cidades, a segurança, a televisão, e também o voluntariado, que é algo fundamental para fazer eventos como estes. Fui voluntário na Copa da África do Sul e sou testemunha do quanto é uma função querida. Os voluntários querem contribuir para o nosso país. Sem o voluntariado é muito difícil fazer uma competição desse tamanho. Esse é um dos muitos legados da Copa do Mundo e da Confederações. Esse programa está sendo discutido há muito tempo. As sedes terão uma participação muito grande. E é o que eu digo sempre, não é o COL nem a Fifa fazem a Copa do Mundo. Quem faz a Copa do Mundo é o povo – disse Trade.

Secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes usou o exemplo das Olimpíadas de Londres para destacar que espera 100 mil voluntários para as duas vertentes do Mundial do Brasil.

- Uma das marcas das Olimpíadas de Londres foi esse programa. Em Londres tivemos 70 mil voluntários, que levaram a marca da abertura, da boa vontade, da solidariedade. É uma iniciativa muito importante. O voluntariado é tão importante quanto os investimentos em obras e infraestrutura. Faz parte do legado imaterial da Copa do Mundo. O programa é uma das chaves do sucesso. Participação e solidadriedade são fundamentais, criando um clima de mobilização, não só nacional, porque também teremos voluntários internacionais, mas criando um clima de entusiasmo e energia positiva. Sem esse elemento, o sucesso da Copa do Mundo será diminuído. É isso que marca o sucesso desses grandes eventos que vamos organizar – disse Fernandes.
Definido como “primeiro voluntário”, por Ricardo Trade, Ronaldo destacou que o programa é uma chance de mostrar ao mundo, o estilo brasileiro.

- Gostaria de chamar atenção para essa importante missão, porque o sucesso da Copa depende da participação dessas pessoas. Queremos mostrar nossa cara, nossa alegria, respeito e hospitalidade. Vamos fazer não só a melhor Copa do Mundo, como o melhor projeto de voluntariado – garantiu o Fenômeno.

Para o governador da Bahia, Jaques Wagner, o projeto será um marco na vida das pessoas que farão parte dele.

- A voluntariedade é o tempero da paixão. E de tempero, o povo baiano entende. Não só na cozinha, mas na música, na esporte. Esses voluntários serão pessoas que vão falar para o resto da vida. Com certeza, teremos uma inscrição maior que o necessário – disse o governador.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/ba/noticia/2012/08/em-salvador-fifa-lanca-programa-de-voluntarios-para-copa-do-mundo.html

Empresário de Rousey quer testes antidoping em Cyborg até os cabelos


Darin Harvey sugere que cliente exija exames aleatórios até nos folículos capilares da brasileira e se propõe a pagar pelos testes

Por SporTV.com Los Angeles, EUA

A sonhada batalha entre a brasileira Cris Cyborg e a americana Ronda Rousey pode encontrar ainda mais obstáculos para sua realização. O duelo já depende do final da suspensão de um ano imposta à catarinense por ser pega no doping, em dezembro, e da definição da categoria em que o confronto aconteceria. O empresário de Rousey, Darin Harvey, revelou nesta segunda-feira mais uma exigência: que Cyborg passe por exames antidoping aleatórios rigorosos, passando até a testes dos folículos dos cabelos, para garantir que esteja "limpa".

Montagem Cris Cyborg e Ronda Rousey (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Rousey (dir.) vem trocando insultos com Cyborg pela imprensa (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

As estipulações ainda não são oficiais, mas Harvey revelou ao podcast "The MMA Hour" que vai recomendá-las à atual campeã peso-galo do Strikeforce antes da negociação do contrato de luta contra Cyborg. O empresário disse que pagaria pelos exames para garantir que os custos desses testes não se tornassem um empecilho para a brasileira. De acordo com especialistas em exames de doping, os folículos dos cabelos capturam moléculas de drogas, e testes dessas amostras podem detectar drogas até três meses após sua ingestão original.

- Acredito que não é a primeira vez que ela usou esteróides, é apenas a primeira vez que ela foi pega. Não fiquei surpreso. As pessoas especularam por anos, mas ninguém conseguia provar. Agora, foi provado. Esta é minha crença. Não sou médico, mas estou ao redor de atletas a minha vida inteira e acredito que, quando você toma esteróides, você altera seu corpo permanentemente. Talvez você perca um pouco da massa muscular, mas muito permanece. Então ela alterou seu corpo permanentemente. Quero que tudo seja para nossa vantagem. Ela vem tomando hormônios masculinos, o que não só é anti-ético, mas é muito perigoso, e você está pondo em risco as vidas dos atletas. Ela está entrando lá basicamente com força de homem - disse Harvey na entrevista ao podcast.

Harvey disse ter ouvido, por amigos em comum, que Cyborg é "uma pessoa muito boa", mas que tinha de buscar uma luta justa para sua cliente. Quanto ao debate de em que peso a luta aconteceria - a brasileira atua no peso-pena (até 65,8kg) e a americana é campeã do peso-galo (até 61,2kg) - o empresário reiterou que Rousey só lutará na sua divisão, a não ser que o combate fosse para pay-per-view e trouxesse consigo uma compensação financeira.

Ronda Rousey na luta contra Sarah Kaufman (Foto:  Esther Lin / SHOWTIME / Strike Force)Rousey finaliza Sarah Kaufman no Strikeforce
(Foto: Esther Lin/SHOWTIME)

- Ela vai ter que descobrir um jeito de bater o peso, e acredito que ela consegue - afirmou.
Darin Harvey ainda comentou sobre as possibilidades para a carreira de Ronda Rousey, que não deve lutar novamente até janeiro. Segundo ele, ofertas estão pipocando para sua cliente, mas ela não vai largar o MMA.

- Estamos explorando todas as avenidas possíveis para monetizar isso. Se Ronda gostar de algo, é isso que iremos considerar. Mas ela gosta de lutar. Ela não é uma pessoa malvada, mas é uma lutadora malvada - concluiu o empresário.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/combate/noticia/2012/08/empresario-de-rousey-quer-testes-antidoping-em-cyborg-ate-os-cabelos.html

Após erros de arbitragem, Tite pede Timão tranquilo contra o São Paulo


Treinador quer que jogadores esqueçam as falhas do trio de arbitragem e se concentrem em uma boa atuação no clássico de domingo, no Pacaembu

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo

A semana que antecede o clássico contra o São Paulo servirá para o Corinthians esfriar a cabeça após as polêmicas com a arbitragem na partida diante do Santos, na Vila Belmiro (veja no vídeo ao lado). Após os jogadores se revoltarem com as marcações de Flávio Rodrigues Guerra e do auxiliar Emerson de Augusto Gonçalves, o técnico Tite exige concentração total apenas no desempenho da equipe no confronto de domingo, às 16h, no Pacaembu.

– Cada jogo é um jogo. E vai ser de novo uma grande partida. Os atletas precisam estar focados apenas em jogar bem – afirmou o treinador.

A grande preocupação de Tite está no comportamento dos atletas dentro de campo em caso de novos lances polêmicos. No último fim de semana, eles protestaram bastante contra o auxiliar Emerson Augusto de Carvalho depois que o segundo gol de Andrade, em impedimento, foi validado.

Apesar da bronca, o Corinthians ainda conseguiu reagir e pressionou o Santos durante praticamente toda a segunda etapa. O argentino Martinez chegou a empatar o jogo, mas Bruno Rodrigo deu a vitória ao Santos perto do apito final. Na saída de campo, todos os atletas voltaram a reclamar muito do quinteto de arbitragem.

– Os jogadores ficaram indignados. Eu falei para eles deixarem isso com o técnico e a direção – ressaltou Tite.

Tite Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)Tite quer Corinthians focado apenas no jogo (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

A reclamação, porém, não trouxe prejuízo ao Corinthians. Somente o meia Douglas e o volante Paulinho receberam cartão amarelo, mas não estavam pendurados e seguem em condições para enfrentar o São Paulo – o recorde de advertências na temporada aconteceu contra o Emelec-EQU, em Guayaquil, pelas oitavas da Libertadores: sete cartões.

Para acalmar os alvinegros, o treinador contará com o retorno de dois líderes do grupo. O lateral-direito Alessandro e o zagueiro Chicão voltam após cumprirem suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. Outra novidade será o atacante Emerson, recuperado de uma torção no tornozelo esquerdo.

Clique e assista a vídeos do Corinthians

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2012/08/apos-erros-de-arbitragem-tite-pede-timao-tranquilo-contra-o-sao-paulo.html

Léo Moura brinca sobre Inacreditável Futebol Clube: ‘Lugar é do Deivid’


Lateral assume erro pelo gol perdido, rebate brincadeira do atacante e diz que foi cobrado em casa: ‘Não tem desculpa perder um gol daquele’

Por Janir Júnior Rio de Janeiro

Fim de jogo no Engenhão. Em meio à alegria pela vitória por 1 a 0 diante do Vasco, Léo Moura chegou ao vestiário e foi alvo de gozações dos companheiros, em especial de Deivid, que perguntou se o lateral-direito queria assumir seu lugar no Inacreditável Futebol Clube, quadro da Rede Globo. Aos 38 minutos do segundo tempo do clássico, o camisa 2 recebeu cruzamento rasteiro de Adryan e perdeu chance incrível de ampliar o placar (veja o vídeo). Léo Moura errou a finalização, mas emendou uma letra certeira em tom de brincadeira para o atacante.

- Ficaram me zoando, mas o lugar (do Inacreditável) é do Deivid por dois motivos: primeiro,  fui eu que dei o passe para o gol que ele perdeu; outro é porque ele é atacante (risos) – brincou Léo Moura.

Leo moura flamengo vasco (Foto: Guilherme Pinto / Agência O Globo)Léo Moura perde chance incrível diante do Vasco e lamenta (Foto: Guilherme Pinto / Agência O Globo)

O tom mais relaxado do lateral tem explicação. Mesmo com o gol que perdeu, o Flamengo venceu o jogo, ao contrário do que aconteceu quando Deivid assumiu a vaga de titular do Inacreditável Futebol Clube. No confronto pela semifinal da Taça Guanabara, o camisa 9 desperdiçou chance incrível quando o placar marcava 1 a 1. O Vasco venceu (2 a 1) e deixou o Rubro-Negro fora de decisão. E, por coincidência, o mesmo Léo Moura que desperdiçou neste domingo foi quem serviu o atacante.

No vestiário do Engenhão, até Deivid chegou a brincar com sua própria desgraça:

 - Pô, na hora que o Léo perdeu o gol viraram logo a câmera para mim. Já deviam estar lembrando.

Brincadeiras à parte, Léo Moura disse que assistiu ao lance outras vezes pela televisão. E assumiu o erro.

- Assisti ao lance quando cheguei em casa e me cobrei muito, pois não tem desculpa perder um gol daquele, mesmo com o campo irregular – disse o jogador.

Léo Moura levou um puxão de orelha imediato, numa cobrança familiar quando ainda deixava o Engenhão na noite de domingo.

- A Isabella (filha caçula) estava no estádio com a Camila (mulher do jogador), e depois me cobrou quando estávamos no carro. Quer dizer... as duas cobraram – revelou Léo Moura.
Ele fez uma promessa que se estende aos torcedores:
- Falei que vou me redimir na próxima oportunidade.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2012/08/leo-moura-brinca-sobre-inacreditavel-futebol-clube-lugar-e-do-deivid.html

Com 15% a mais da Lei Piva, Brasil avança uma posição em Londres


Brasil teve aporte de R$ 331 mi e ficou em 22º, mas disputou menos finais do que em Pequim. Veja o investimento e o desempenho de cada esporte

Por Vicente Seda Rio de Janeiro

O último ciclo olímpico para o esporte brasileiro foi o mais bem sucedido em termos de arrecadação financeira. No período de quatro anos entre os Jogos de Pequim, em 2008, e os de Londres, recém-encerrados, a Lei Piva resultou em um montante de R$ 558 milhões. A cifra, recorde desde que a lei entrou em vigor, em 2001, supera em 43,5% o arrecadado no ciclo anterior - R$ 314,7 milhões, mas, com a correção da inflação, R$ 388,7 milhões (a inflação oficial acumulada de 2009 a 2012 foi de 23,53%, considerando a estimativa oficial de 5% para a inflação em 2012).
Em valores líquidos, o COB, que recebe e administra os recursos da Lei Piva, investiu R$ 331,1 milhões no ciclo pré-Londres, já que o restante foi usado para pagamento de impostos e percentagens destinadas ao esporte escolar e universitário. No quadriênio antes de Pequim, o investimento foi de R$ 286,5 milhões, valor já corrigido pela inflação. Em resumo, foram R$ 44 milhões a mais, um aporte 15,5% maior ao esporte olímpico brasileiro, se considerada apenas a verba recebida pela Lei Piva entre os ciclos de Pequim e Londres.
O Brasil obteve duas medalhas a mais do que na disputa na China, ocupando a 22ª posição no quadro geral. Marcus Vinícius Freire, superintendente executivo do COB, ressaltou que o desempenho ficou dentro da meta estipulada pela entidade. Mas externou a preocupação com alguns resultados em Londres. Embora medalhas douradas inéditas tenham surgido, como a de Arthur Zanetti nas argolas e a de Sarah Menezes no judô feminino, medalhões perderam o brilho. Casos da natação e do atletismo. Outra preocupação é a redução da participação em finais, que caiu de 41 na China para 36 este ano.

Carlos Arthur Nuzman Cob traça metas para Londres (Foto: Reuters)Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB, mostrou preocupação com algumas modalidades  (Foto: Reuters)
 
Confira a evolução desde a criação da Lei Agnelo/Piva em números oficiais:



Neymar, Oscar e Hulk com a medalha de prata Londres (Foto: Getty Images)Neymar, Oscar e Hulk com a amarga medalha
de prata nos Jogos de Londres (Foto: Getty Images)

Eliminado precocemente no feminino e medalha de prata no masculino, ao perder para o México na final, o futebol não recebe incentivo da Lei Piva. É o único dos esportes olímpicos que não ganha o benefício, custeado exclusivamente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Há, entre as demais, casos de disparidades entre os investimentos. O taekwondo, que rendeu o bronze de Natália Falavigna em Pequim, passou em branco na terra da rainha. Mas recebeu pouco mais que a metade das verbas de esportes como ciclismo e canoagem, nos quais o Brasil nunca esteve representado em alto nível olímpico.

Fato que deixou o COB em alerta foi o baixo desempenho da ginástica feminina brasileira. Um racha interno já atrapalhara o desempenho no Pan de Guadalajara. O próprio COB indicou um problema político na organização do esporte. O ouro inédito da ginástica masculina veio através de um atleta que só recebeu apoio meses antes dos Jogos.
Confira abaixo o investimento e os resultados de cada esporte. Os números foram obtidos nos demonstrativos oficiais do COB, disponíveis no site da entidade. Os valores de 2012, exercício em aberto, são estimativas divulgadas em janeiro pelo comitê (*). Para 2016, a meta anunciada é a entrada na lista dos dez melhores do quadro de medalhas no Rio de Janeiro. A diferença entre o Brasil e a 10ª colocada em Londres, a Austrália, é de 18 medalhas. Contudo, não é prudente analisar apenas o quantitativo geral. A distância para a nona colocada, neste quesito, é nula, já que a Hungria também somou 17 medalhas. A posição privilegiada no quadro se deu pelos oito ouros conquistados, contra apenas três do Brasil.]

ATLETISMO
Fabiana Murer na prova de salto com vara em Londres (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)Fabiana Murer fracassou no salto com vara
(Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)

A pior participação em 20 anos, visto que o Brasil não ficava sem medalha no esporte desde Barcelona, em 1992. As disputas de finais caíram pela metade: 16 em Pequim, oito em Londres. Queda na classificação geral de 16º para 43º colocado. Motivos de sobra para o COB redobrar a atenção com o esporte. As melhores chances brasileiras no atletismo se concentravam em dois nomes: Maurren Higa Magi e Fabiana Murer. Ambas fracassaram. A segunda, alegando receio de se machucar em função do vento, sequer tentou o último salto. Marílson dos Santos, da maratona, chegou em quinto. O COB anunciou, até o fim do ano, uma troca de gestão no comando da confederação, com a saída de Roberto Gesta de Mello e a entrada de José Antônio Fernandes, presidente da Federação Paulista de Atletismo.
Verbas da Lei Piva:
2009 - R$ 2.524.596,79
2010 - R$ 3.373.422,71
2011 - R$ 4.066.994,19
2012* - R$ 3.200.000,00
Total - R$ 13.165.013,19

Medalhas:
Pequim 2008 - 1 ouro
Londres 2012 - 0

BADMINTON
Apesar de nenhum atleta brasileiro ter disputado as competições desse esporte em Londres, o investimento no badminton foi semelhante ao do taekwondo, que, em Pequim, rendera um bronze, e do pentatlo moderno, que em 2012 deu o bronze inédito a Yane Marques.

Verbas da Lei Piva:
2009 - R$ 779.134,00
2010 - R$ 998.451,77
2011 - R$ 1.164.465,74
2012* - R$ 1.500.000,00
Total - R$ 4.442.051,51

Medalhas:
Pequim 2008 - 0
Londres 2012 - 0


BASQUETE
Nenê basquete Brasil x Austrália (Foto: Reuters)Nenê no jogo Brasil x Austrália (Foto: Reuters)
Há 16 anos sem se classificar para os Jogos Olímpicos, a seleção masculina de basquete demonstrou evolução e foi derrotada por uma das favoritas do torneio, a Argentina de Scola e Ginobilli, nas quartas de final. A preocupação externada pelo COB foi dirigida à equipe feminina, que não teve uma boa participação em Londres.
Verbas da Lei Piva:
2009 - R$ 1.880.648,68
2010 - R$ 1.739.801,20
2011 - R$ 2.342.412,44
2012* - R$ 2.800.000,00
Total - R$ 8.762.862,32
 

Medalhas:
Pequim 2008 - 0
Londres 2012 - 0


BOXE
Yamaguchi Dilma rousseff Esquiva palácio do planalto (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)Medalhistas Yamaguchi e Esquiva Falcão ao lado
de Dilma Rousseff (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Em um esporte na qual o país não conquistava medalhas há 44 anos, desde que Servílio de Oliveira ficou com o bronze na Cidade do México 1968, os irmãos Yamaguchi e Esquiva Falcão ganharam, respectivamente, bronze e prata. Não menos importante foi o bronze de Adriana Araújo, na categoria feminina, disputada pela primeira vez na história olímpica.

Verbas da Lei Piva:

2009 - R$ 1.401.164,48
2010 - R$ 1.641.823,29
2011 - R$ 1.898.203,22
2012* - R$ 2.000.000,00
Total - R$ 6.941.190,99

Medalhas:
Pequim 2008 - 0
Londres 2012 - 1 prata, 2 bronzes

CANOAGEM
Somente três atletas brasileiros disputaram as provas de canoagem em Londres. Nenhum deles chegou a resultados expressivos, ficando fora das finais, e o 20º lugar na classificação geral de Pequim foi repetido.

Verbas da Lei Piva:
2009 - R$ 1.555.116,54
2010 - R$ 2.186.468,60
2011 - R$ 2.254.952,54
2012* - R$ 2.500.000,00
Total - R$ 8.496.537,68

Medalhas:
Pequim 2008 - 0
Londres 2012 - 0

CICLISMO
O aporte de verbas públicas para o ciclismo não se traduziu, pelo menos até 2012, em medalhas. Na classificação geral, o Brasil ganhou apenas uma posição em relação às últimas Olimpíadas, passando de 21º para 20º. O número de atletas classificados, contudo, dobrou, de cinco para dez, e o número de finais, quase isso: foram cinco em Pequim e nove em Londres.

Verbas da Lei Piva:
2009 - R$ 1.925.671,83
2010 - R$ 1.801.242,52
2011 - R$ 2.422.779,90
2012* - R$ 2.500.000,00
Total - R$ 8.649.694,25

Medalhas:
Pequim 2008 - 0
Londres 2012 - 0


DESPORTOS AQUÁTICOS
natação thiago pereira Cesar Cielo após a coletiva de imprensa na Somerset House (Casa Brasil) londres 2012 (Foto: Satiro Sodré / Agif)Thiago Pereira e Cesar Cielo, medalhistas da
natação em Londres (Foto: Satiro Sodré / Agif)

Sinal amarelo no Comitê Olímpico Brasileiro. Apesar da primeira medalha olímpica de Thiago Pereira, a prata nos 400m medley, o ouro em Pequim de César Cielo nos 50m não se repetiu na piscina olímpica de Londres. De primeiro, e recordista, caiu para terceiro. Nos 100m livre, prova que lhe rendeu o bronze na China, Cielo terminou em sexto. Foram esses os resultados mais expressivos dos desportos aquáticos, categoria que engloba, além da natação, maratona aquática, saltos ornamentais, polo aquático e nado sincronizado. Uma das favoritas da maratona, Poliana Okimoto, que vinha se mantendo no pelotão de elite da modalidade desde 2006, também sucumbiu, desistindo em função de hipotermia nas águas inglesas. Nos saltos, César Castro ficou em 17º, Hugo Parisi em 30º e Juliana Veloso na 28ª colocação. Já o dueto do nado sincronizado, composto por Lara Teixeira e Nayara Figueira, bronze no Pan de Guadalajara, repetiu Pequim com a 13ª colocação, fora das finais. O Brasil não se classificou para o torneio olímpico de pólo aquático masculino e feminino. A meta, segundo o COB, será "mais ousada" para 2016.
Verbas da Lei Piva:
2009 - R$ 2.389.315,73
2010 - R$ 2.873.091,18
2011 - R$ 3.544.691,83
2012* - R$ 3.200.000,00
Total - R$ 12.007.098,74

Medalhas:
Pequim 2008 - 1 ouro, 1 bronze
Londres 2012 - 1 prata, 1 bronze


ESGRIMA
O Brasil teve três representantes em Londres, mas não obteve resultados expressivos. Guilherme Toldo perdeu a segunda luta. Athos Schwantes não deu sorte, pegou o vice-campeão mundial, e foi derrotado logo na estreia, bem como Renzo Agresta.

Verbas da Lei Piva:
2009 - R$ 1.033.788,58
2010 - R$ 1.118.223,17
2011 - R$ 1.125.917,47
2012* - R$ 1.300.000,00
Total - R$ 4.577.929,22

Medalhas:
Pequim 2008 - 0
Londres 2012 - 0


GINÁSTICA
Diego Hypolito, Londres 2012 (Foto: Agência Reuters)Diego Hypolito caiu durante apresentação solo
em Londres (Foto: Agência Reuters)

A ginástica brasileira conquistou um ouro inédito e inesperado com Arthur Zanetti nas argolas, mas, de forma geral,  o desempenho ficou abaixo do esperado. A principal esperança no masculino, Diego Hypolito, caiu no solo e ficou fora da final. A equipe feminina, que já iniciou a trajetória de forma turbulenta com o corte de Jade Barbosa e, no Pan de Guadalajara, não chegou às finais. Ainda assim, como o Brasil ficou sem medalhas em Pequim, o ouro de Zanetti representou uma evolução para a modalidade no país. O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, foi duro ao analisar a situação da ginástica e afirmou que "este desempenho tem muito a ver com uma briga política dentro da entidade (a confederação), que acabou prejudicando os próprios atletas".
Verbas da Lei Piva:
2009 - R$ 2.325.919,61
2010 - R$ 2.956.619,30
2011 - R$ 3.324.030,14
2012* - R$ 3.100.000,00
Total - R$ 11.706.569,05

Medalhas:
Pequim 2008 - 0
Londres 2012 - 1 ouro

GOLFE
O esporte já começou a receber investimentos da Lei Piva desde o ano passado, mas só estará no programa olímpico em 2016.

Verbas da Lei Piva:
2009 - R$ -
2010 - R$ -
2011 - R$ 493.495,67
2012* - R$ 900.000,00
Total - R$ 1.393.495,67


HANDEBOL
Alexandra Nascimento na partida de handebol do Brasil contra a Noruega (Foto: AFP)Alexandra Nascimento na partida entre
Brasil e Noruega (Foto: AFP)

Outro esporte com o qual o COB demonstrou preocupação, no masculino, que ficou fora das Olimpíadas de Londres e perdeu o ouro no Pan de Guadalajara para a Argentina - quando poderia ter garantido a vaga em Londres caso vencesse. No feminino, a evolução é cristalina. Depois do ouro no México, em 2011, também em final contra a Argentina, terminou em uma inédita sexta posição na disputa olímpica com vitória nos seus três primeiros jogos, um deles contra Montenegro, equipe medalha de prata. A derrota veio nas quartas de final, para a Noruega, campeã olímpica e mundial. A modalidade tem alto investimento, figurando entre as que recebem maiores aportes da Lei Piva.
Verbas da Lei Piva:
2009 - R$ 2.235.486,34
2010 - R$ 2.684.578,60
2011 - R$ 3.210.773,37
2012* - R$ 3.200.000,00
Total - R$ 11.330.838,31

Medalhas:
Pequim 2008 - 0
Londres 2012 - 0

HIPISMO
O Brasil passou em branco em Londres. Rodrigo Pessoa e Álvaro Affonso de Miranda, o Doda, chegaram à final dos saltos, mas ficaram fora do pódio. Ambos foram bronze por equipe em Atlanta 1996 e Sidney 2000. Pessoa foi campeão olímpico individual em Atenas 2004.

Verbas da Lei Piva:
2009 - R$ 1.862.325,86
2010 - 2.108.989,90
2011 - R$ 2.760.211,00
2012* - R$ 3.200.000,00
Total - R$ 9.931.526,76

Medalhas:
Pequim 2008 - 0
Londres 2012 - 0

HÓQUEI SOBRE GRAMA
Brasil não disputou a modalidade em Londres. Está na categoria mais baixa de investimento.

Verbas da Lei Piva:
2009 - R$ 802.448,63
2010 - R$ 946.639,04
2011 - R$ 1.394.920,65
2012* - R$ 1.300.000,00
Total - R$ 4.444.008,32

Medalhas:
Pequim 2008 - 0
Londres 2012 - 0


JUDÔ
Judoca Sarah Menezes ouro em Londres (Foto: Agência Reuters)Judoca Sarah Menezes trouxe ouro inédito do judô
feminino em Olimpíadas (Foto: Agência Reuters)

O esporte tem tradição de conquistas entre os brasileiros. E, em Londres, teve ouro inédito. Sarah Menezes conquistou a primeira medalha brasileira, logo no topo do pódio, nesta edição das Olimpíadas e a primeira da história do judô feminino do Brasil. Porém, Leandro Guilheiro, favorito de sua categoria, acabou sem medalha. Mayra Aguiar também tinha boas chances de sair com o ouro em função dos resultados recentes, mas ficou com o bronze, bem como Rafael Silva, pioneiro em medalhas nos pesos-pesados, e Felipe Kitadai. Rafaela Lopes Silva, outra que tinha condições de brigar por medalha na equipe brasileira, acabou desclassificada. A delegação de judô, a princípio, ainda terá fôlego para os Jogos do Rio em 2016. Rafael tem 25 anos, Kitadai, 23, Sarah tem 22, Mayra, 21 e Rafaela está com apenas 20 anos. A modalidade está entre as que mais recebem recursos da Lei Piva.
Verbas da Lei Piva:
2009 - R$ 2.623.939,70
2010 - R$ 3.232.124,92
2011 - R$ 3.136.964,87
2012* - R$ 3.200.000,00
Total - R$ 12.193.029,49

Medalhas:
Pequim 2008 - 3 bronzes
Londres 2012 - 1 ouro, 3 bronzes


LEVANTAMENTO DE PESO
Fernando Saraiva na prova de levantamento de peso em Londres (Foto: Reuters)Fernando Saraiva sofreu queda no levantamento
de peso em Londres (Foto: Reuters)

Outro esporte na categoria mais baixa de investimentos através da Lei Piva, o levantamento de peso brasileiro foi representado por Fernando Saraiva Reis, ouro no Pan de Guadalajara, em 2011. Ele, contudo, acabou na 12ª colocação. No feminino, superação. Jaqueline Ferreira quebrou o recorde brasileiro na categoria até 75kg e entrou para a história com o oitavo lugar, o melhor resultado do país na modalidade, superando o nono de Maria Elizabete Jorge, na categoria até 48kg em Sidney 2000.
Verbas da Lei Piva:
2009 - R$ 1.009.664,51
2010 - R$ 1.121.154,35
2011 - R$ 1.202.163,10
2012* - R$ 1.300.000,00
Total - R$ 4.632.981,96

Medalhas:
Pequim 2008 - 0
Londres 2012 - 0

LUTAS ASSOCIADAS
A única representante brasileira nas lutas olímpicas em Londres foi Joice Silva, que participou do torneio de luta-livre na categoria até 55kg. Ela foi derrotada logo na estreia, nas oitavas de final. A modalidade também não trouxe medalhas da China. Antes de Joice, apenas quatro brasileiros (três homens e uma mulher) participaram das lutas nas Olimpíadas em Seul 1988, Atenas 2004 e Pequim 2008.

Verbas da Lei Piva:
2009 - R$ 842.492,23
2010 - R$ 1.006.199,54
2011 - R$ 1.500.507,57
2012* - R$ 1.700.000,00
Total - R$ 5.049.199,34

Medalhas:
Pequim 2008 - 0
Londres 2012 - 0


PENTATLO MODERNO
Yane Marques atleta do decatlo do Brasil com a medalha de Bronze (Foto: Getty Images)Yane Marques conquistou bronze inédito para o
Brasil no pentatlo moderno (Foto: Getty Images)

A pernambucana Yane Marques superou as expectativas e conseguiu o primeiro pódio olímpico do país na história do esporte, ficando com o bronze. A modalidade também está na categoria mais baixa de investimento da Lei Piva.
Verbas da Lei Piva:
2009 - R$ 871.307,34
2010 - R$ 1.066.852,19
2011 - R$ 1.370.696,11
2012* - R$ 1.500.000,00
Total - R$ 4.808.855,64

Medalhas:
Pequim 2008 - 0
Londres 2012 - 1 bronze
 

REMO
O Brasil foi representado por quatro remadores em Londres, sendo a estrela da companhia a atleta do Flamengo, Fabiana Beltrame, campeã mundial em 2011 e medalha de prata no Pan de Guadalajara. Remando em dupla com Luana Bartholo, ela obteve o 13º lugar no double skiff peso leve. No single skiff, Beltrame já havia ficado em 14º lugar em Atenas 2004 e 19º em Pequim 2008. A notícia ruim ficou por conta do primeiro caso de doping envolvendo uma brasileira na competição. Kyssia Cataldo, também do Flamengo, foi flagrada em exame realizado antes dos Jogos por uso de eritropoetina (EPO), hormônio usado por atletas para melhorar a resistência, pois provoca aumento de glóbulos vermelhos no sangue e, portanto, a oxigenação.

Verbas da Lei Piva:
2009 - R$ 1.791.143,49
2010 - R$ 2.017.285,74
2011 - R$ 1.984.675,72
2012* - R$ 2.100.000,00
Total - R$ 7.893.104,95

Medalhas:
Pequim 2008 - 0
Londres 2012 - 0

RUGBY
O esporte não foi disputado em Londres, mas está no programa olímpico de 2016 e, por isso, já vem recebendo recursos da Lei Piva desde 2011. O rugby já esteve em outras quatro edições dos Jogos: Paris 1900, Londres 1908, Antuérpia 1920 e Paris 1924. Em todas essas oportunidades, o esporte foi disputado na versão com 15 atletas em cada equipe. A variação que entrará no programa das Olimpíadas do Rio terá sete jogadores por time.

Verbas da Lei Piva:
2009 - R$ -
2010 - R$ -
2011 - R$ 495.815,18
2012* - R$ 900.000,00
Total - R$ 1.395.815,18


TAEKWONDO
diogo silva taekwondo londres 2012 (Foto: Agência AFP)Diogo Silva ficou sem medalha por conta de decisões
polêmicas da arbitragem (Foto: Agência AFP)

Incluído na categoria mais baixa de investimento da Lei Piva, o taekwondo não repetiu o bronze em Pequim, obtido por Natália Falavigna. Diogo Silva, que perdeu a chance de disputar o ouro e a medalha de bronze em decisões polêmicas da arbitragem, deixou os Jogos reclamando da falta de apoio. Falavigna, por sua vez, perdeu na primeira rodada e, como sua algoz não foi à final, ficou fora da repescagem e da disputa por um lugar no pódio.

 

Verbas da Lei Piva:
2009 - R$ 1.012.697,28
2010 - R$ 1.090.540,15
2011 - R$ 1.260.542,06
2012* - R$ 1.300.000,00
Total - R$ 4.663.779,49

Medalhas:
Pequim 2008 - 1 bronze
Londres 2012 - 0

TÊNIS
O Brasil foi representado no torneio de tênis em Londres por quatro atletas: Thomaz Bellucci, André Sá, Marcelo Melo e Bruno Soares. Como em Pequim, o país ficou sem medalhas na modalidade.

Verbas da Lei Piva:
2009 - R$ 1.171.398,96
2010 - R$ 1.484.002,88
2011 - R$ 1.809.112,34
2012* - R$ 2.100.000,00
Total - R$ 6.564.514,18

Medalhas:
Pequim 2008 - 0
Londres 2012 - 0


TÊNIS DE MESA
Hugo Hoyama tênis de mesa (Foto: Agência EFE)Hugo Hoyama, do tênis de mesa (Foto: Agência EFE)

Se a modalidade produziu um dos maiores medalhistas brasileiros da história do Pan, Hugo Hoyama, nas Olimpíadas a história não se repete. Com seis Olimpíadas no currículo, ele perdeu na primeira partida. O restante da equipe também não foi muito longe. Em Londres, como já acontecera em Pequim, o Brasil não conseguiu medalhas neste esporte que está em categoria intermediária de investimento da Lei Piva.
 

Verbas da Lei Piva:
2009 - R$ 1.492.577,50
2010 - R$ 1.927.235,19
2011 - R$ 2.670.519,76
2012* - R$ 2.500.000,00
Total - R$ 8.590.332,45

Medalhas:
Pequim 2008 - 0
Londres 2012 - 0

TIRO COM ARCO
O único representante do Brasil em Londres nesta modalidade foi Daniel Xavier, e ele acabou deixando a competição logo na primeira rodada da eliminatória no Lord's Cricket Ground. A vaga nas oitavas de final teria sido um resultado inédito para o país neste esporte, que está na categoria mais baixa de investimentos da Lei Piva. Em Pequim, o Brasil também teve apenas um atleta classificado, Luiz Gustavo Trainini da Silva.

Verbas da Lei Piva:
2009 - R$ 642.750,17
2010 - R$ 1.133.233,99
2011 - R$ 1.399.044,14
2012* - R$ 1.300.000,00
Total - R$ 4.475.028,30

Medalhas:
Pequim 2008 - 0
Londres 2012 - 0


TIRO ESPORTIVO
 Filipe Fuzaro tiro esportivo londres 2012 olimpiadas (Foto: Getty Images) Filipe Fuzaro não foi às finais do tiro esportivo
em Londres (Foto: Getty Images)

Felipe Fuzaro e Ana Luiza Ferrão não conseguiram chegar às finais do tiro esportivo em Londres. O desempenho da equipe brasileira no Pan de Guadalajara deu esperança de melhores resultados nas Olimpíadas, mas eles não se realizaram. Ferrão foi ouro no México na pistola de 25m no ano passado, mas ficou fora das finais olímpicas no Royal Artillery Barracks. No somatório geral após a disputa das duas séries (precisão e rapidez), Ana Luiza acabou em 39º e último lugar, com 560 pontos. A primeira colocada foi a coreana Jangmi Kim, com 591 pontos (novo recorde olímpico da prova).
Verbas da Lei Piva:
2009 - R$ 1.323.496,55
2010 - R$ 1.475.140,69
2011 - R$ 1.881.579,93
2012* - R$ 2.200.000,00
Total - R$ 6.880.217,17

Medalhas:
Pequim 2008 - 0
Londres 2012 - 0

TRIATLO
O Brasil não foi bem no triatlo olímpico no Hyde Park. Reinaldo Colucci, principal representante do país, saiu da prova reclamando de ter levado uma "surra" na natação. No feminino, após uma queda no ciclismo, Pâmella Oliveira ficou com a 30ª colocação. Em Pequim, o país também ficou longe das medalhas. O veterano Juraci Pereira melhorou 15 posições em relação a sua participação em Atenas 2004, mas isso significou somente a 26ª colocação. Colucci foi o 36º. Diogo Sclebin, por sua vez, fechou a participação no 44º lugar.  No feminino, Mariana Ohata foi a 39ª colocada na China.

Verbas da Lei Piva:
2009 - R$ 1.164.667,99
2010 - R$ 1.481.241,70
2011 - R$ 2.138.332,62
2012* - R$ 2.300.000,00
Total - R$ 7.084.242,31

Medalhas:
Pequim 2008 - 0
Londres 2012 - 0


VELA
Scheidt e Bruno Prada, Vela, Medalha de Bronze (Foto: Agência Reuters)Robert Scheidt e Bruno Prada ficaram com o bronze
na classe Star da vela (Foto: Agência Reuters)

O esporte traz medalhas em sequência para o Brasil desde os tempos de Torben Grael, em Atlanta 1996. Está, portanto, na categoria mais elevada no repasse de verbas da Lei Piva. Depois de dois ouros em Atenas 2004, o país não repetiu o desempenho em Pequim. Robert Scheidt e Bruno Prada ficaram com a prata na classe Star.
Em Londres, os resultados puseram o COB, que tinha a expectativa de mais medalhas, em alerta. Disputando nove classes, o Brasil conseguiu apenas o bronze com Scheidt e Prada na Star. Mas o que realmente preocupou o COB foi a participação em "medal races", as regatas finais valendo medalha: foram somente três.
Verbas da Lei Piva:
2009 - R$ 2.532.452,10
2010 - R$ 2.830.091,60
2011 - R$ 3.121.424,88
2012* - R$ 3.200.000,00
Total - R$ 11.683.968,58

Medalhas:
Pequim 2008 - 1 prata, 1 bronze
Londres 2012 - 1 bronze


VÔLEI (QUADRA E PRAIA)
Bernardinho e Zé Roberto Guimarães, Vôlei (Foto: Agência Reuters)Bernardinho foi prata no masculino, enquanto Zé
Roberto papou o bi feminino (Foto: Agência Reuters)

Uma das principais potências do mundo, o Brasil mais uma vez alcançou resultados expressivos. Conquistou o bicampeonato olímpico no feminino, após uma recuperação do time dirigido por Zé Roberto Guimarães. No masculino, ficou com a prata. No vôlei de praia, o Brasil trouxe a prata com Emanuel e Alison. enquanto Juliana e Larissa conseguiram o bronze.
Verbas da Lei Piva:
2009 - R$ 2.630.736,25
2010 - R$ 2.750.380,70
2011 - R$ 3.049.140,40
2012* - R$ 3.200.000,00
Total - R$ 11.630.257,35

Medalhas:
Pequim 2008 - 1 ouro, 2 pratas, 1 bronze
Londres 2012 - 1 ouro, 2 pratas, 1 bronze


* Os valores de 2012 são uma estimativa divulgada pelo COB em janeiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2012/08/com-15-mais-da-lei-piva-brasil-avanca-uma-posicao-em-londres.html