quinta-feira, 5 de julho de 2012

Juliana e Larissa vencem jogo adiado e, invictas, vão às oitavas em Gstaad

Ágatha/Bárbara Seixas e Taiana/Vivian estão na repescagem do Grand Slam

Por SporTV.com Gstaad, Suíça

A tempestade na véspera apenas adiou o resultado já esperado. Nesta quinta-feira, Juliana e Larissa venceram dois jogos sem perder sets e garantiram vaga direta para as oitavas de final do Grand Slam de Gstaad. No Grupo B, Ágatha e Bárbara Seixas e Taiana e Vivian avançaram à repescagem e seguem com chances de classificação no torneio suíço.

juliana larissa volei de praia (Foto: Divulgação/FIVB)Juliana e Larissa são as únicas brasileiras invictas na disputa feminina em Gstaad (Foto: Divulgação/FIVB)

Juliana e Larissa bateram duas parcerias americanas para garantirem a vaga. No primeiro duelo do dia, contra Sqeat/Fopma, precisaram de 32 minutos para triunfar por 21/19 e 21/13. O segundo confronto foi ainda mais tranquilo. Após 29 minutos de partida, as brasileiras garantiram a invencibilidade com um duplo 21/11.

taiana vivian volei de praia (Foto: Divulgação/FIVB)Taiana e Vivian abandonaram durante jogo com as
chinesas Xue e Zhang Xi (Foto: Divulgação/FIVB)

Pelo Grupo B, Ágatha e Bárbara Seixas venceram o confronto de vida ou morte contra Ângela e Lili por 2 sets a 0 (21/10 e 21/16). Como as duas duplas haviam perdido os dois jogos disputados na véspera, apenas quem vencesse seguiria na competição. Taiana e Vivian, que disputavam a liderança da chave e a classificação direta às oitavas com as chinesas Xue e Zhang Xi, abandonaram a partida por lesão. No entanto, as duas são esperadas pelos organizadores para a disputa da repescagem.

Nesta sexta-feira, as duplas voltam às quadras montadas em um resort nos Alpes suíços para a disputa da repescagem, das oitavas e das quartas de final. As semifinais e a decisão feminina estão marcadas para sábado.


 FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2012/07/juliana-e-larissa-vencem-jogo-adiado-e-invictas-vao-oitavas-em-gstaad.html

Alison/Emanuel e Benjamin/Bruno fecham invictos o 1º dia em Gstaad

Ricardo/Pedro Cunha tem 50% de aproveitamento; Thiago/Ferramenta perde

Por SporTV.com Gstaad, Suíça

Alison/Emanuel e Benjamin/Bruno Schmidt venceram os dois jogos que disputaram nesta quinta-feira no Grand Slam de Gstaad. Outras duas parcerias brasileiras na fase de grupos, Ricardo/Pedro Cunha e Thiago/Ferramenta não tiveram o mesmo desempenho. A dupla convocada para os Jogos de Londres estreou com vitória, mas perdeu a segunda partida do dia, enquanto os cariocas, que vieram do country cota, sofreram duas derrotas.

Nesta sexta-feira, as quatro parcerias voltam às quadras montadas em um resort nos Alpes suíços para o último duelo na fase de grupos. Horas mais tarde será disputada a repescagem para as oitavas de final.


Emanuel vôlei de praia Gstaad (Foto: Divulgação / FIVB)Emanuel foge do bloqueio: dupla com Alison passa invicta pelo 1º dia em Gstaad (Foto: Divulgação / FIVB)


No Grupo K, Alison/Emanuel não perderam sequer um set. Contra os tchecos Kubala e Benes, encontraram resistência na primeira etapa, mas se impuseram e fecharam o jogo em 39 minutos por 26/24 e 21/16. Diante dos holandeses Brower e Meewusen, tiveram mais tranqüilidade e venceram por 21/19 e 21/17
.
Pedro Cunha vôlei de praia Gstaad (Foto: Divulgação / FIVB)Pedro Cunha (foto) e Ricardo vencem noruegueses,
mas perdem para poloneses (Divulgação / FIVB
 
Ricardo e Pedro Cunha, na chave N, estrearam com vitória sobre os noruegueses Horrem e Eithun por 21/18 e 21/19. Na partida seguinte, os dois não mantiveram o ritmo e foram superados pelos poloneses Kadziola e Szalankiewicz, em 39 minutos, por 21/16 e 21/18.

Pelo Grupo O, Benjamin e Bruno Schmidt passaram invictos pelo primeiro dia. Contra Renato e Jorge, brasileiros que defendem a Geórgia, ganharam por 21/18 e 21/17. Diante dos gêmeos italianos Matteo e Paolo Ingrosso, a dupla verde e amarela saiu atrás no placar, mas confirmou a virada após 58 minutos de jogo: 19/21, 21/18 e 15/10.

Thiago e Ferramenta, que vieram do country cota, não tiveram sucesso no Grupo P. Os cariocas perderam para os suíços Heuscher e Bellaguarda por 21/19 e 21/14 e para os americanos Fuerbringer e Lucena por duplo 21/17. Para seguirem com chances na repescagem, os dois precisam vencer os americanos Jennings e Strickland por 2 sets a 0 e um placar elástico.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2012/07/alisonemanuel-e-benjaminbruno-fecham-invictos-o-1-dia-em-gstaad.html

Vôlei Futuro anuncia o fim da equipe feminina e permanência de Ricardinho

Com Paula Pequeno e Fernanda Garay, time chegou à semifinal da Superliga

Por GLOBOESPORTE.COM Araçatuba, SP

Vôlei Futuro Superliga Rio de Janeiro comemoração (Foto: Maurício Val / Vipcomm)Vôlei Futuro  comemora ponto na Superliga: fim da
equipe (Foto: Maurício Val / Vipcomm

Logo após o encerramento da Superliga, boatos sobre o fim do time feminino do Vôlei Futuro passaram a circular nos bastidores. Em um primeiro momento, a diretoria negou. Mas, com a saída de um dos principais patrocinadores, a equipe de Araçatuba anunciou que manterá apenas o time masculino, atual vice-campeão, para a próxima temporada.

Na última edição da Superliga, o Vôlei Futuro sofreu com altos e baixos. A equipe chegou à semifinal, mas foi eliminada pelo Rio de Janeiro. O investimento no time foi alto. Na última temporada, estrelas da seleção, como Paula Pequeno, que já havia acertado com o Fenerbahçe, e Fernanda Garay, além de outras jogadoras de renome, como Walewska, Joycinha, Carol Gattaz e a americana Stacy Sykora, fizeram parte do grupo.

Por outro lado, a equipe masculina confirmou a permanência do levantador Ricardinho e a chegada do líber Polaco, para o lugar de Mário Júnior. Após a saída de Lorena, que foi para o Sesi, o Vôlei Futuro espera anunciar reforços de peso nas próximas semanas.

Confira o comunicado oficial a equipe:
"O Projeto Vôlei Futuro, vem por meio desta comunicar o fim da equipe feminina da categoria adulta, participante há seis anos da Superliga Nacional.


Agora, o projeto continuará com suas atividades com a equipe masculina da categoria adulta e com os núcleos de prática esportiva, que atendem crianças e adolescentes na cidade de Araçatuba (SP), além de parcerias com projetos de inclusão social.


Segue alguns nomes já confirmados para a temporada 2012/2013:
Levantadores: Ricardinho e Jairo Medeiros
Centrais: Michael e Vini
Líbero: Polaco
Ponteiros: Bruno Temponi e Guilherme Hage
Oposto: Caio de Prá"


FONTE:
http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=4193150885514913552#editor/target=post;postID=1226748328913681823

Brasil perde para Polônia no tie-break e fica fora das semis da Liga Mundial

Brasil perde para Polônia no tie-break e fica fora das semis da Liga Mundial

Depois de estar duas vezes à frente do marcador, seleção brasileira permite reação dos poloneses, perde por 3 sets a 2 e é eliminada da competição

Por GLOBOESPORTE.COM Sofia, Bulgária

A atitude da seleção brasileira até melhorou em relação à surra do dia anterior para Cuba, mas o jogo apresentado pela equipe de Bernardinho não foi o suficiente para derrotar a Polônia e manter vivas as esperanças de avançar às semifinais da Liga Mundial. Depois de estar duas vezes à frente do placar, o Brasil permitiu a reação dos poloneses, foi derrotado por 3 sets a 2, parciais de 23/25, 25/23, 23/25, 25/17 e 15/10, e deu adeus à briga pelo décimo título da competição.

Vibrante e mais agressivo no saque e no ataque, o Brasil começou a partida bem diferente do dia anterior. Cometendo poucos erros, a equipe só correu atrás do placar no primeiro set até a primeira parada técnica, quando os poloneses fizeram 8 a 5. Depois, só deu Brasil, que virou o jogo e administrou uma vantagem de dois pontos até fechar a parcial em 25 a 23.

A vitória devolveu a confiança à seleção brasileira, que dominou o começo da segunda parcial e fez 8 a 6 antes do primeiro tempo técnico. Os poloneses deram o troco e viraram para 12 a 10, mas os brasileiros mantiveram a calma e se aproveitaram dos muitos erros do rival para chegar à segunda parada técnica vencendo por 16 a 14.

Giba tenta passar peo bloquio polonês (Foto: FIVB/DIVULGAÇÃO)O polonês Bartman levou a melhor sobre Giba
(Foto: FIVB/DIVULGAÇÃO)
 
O Brasil continuou melhor no set, abriu 20 a 17 e deu a impressão de que não teria dificuldades de fazer 2 a 0 na partida. Mas o panorama do jogo mudou com as entradas do levantador Zagumny e do central Kosok, e a Polônia chegou à igualdade. A reação polonesa mexeu com os nervos dos brasileiros, que deixaram um set que parecia ganho escapar também por 25 a 23.

A derrota, no entanto, não tirou a tranquilidade da seleção brasileira. Agressiva e vibrante como nas suas maiores conquistas, a seleção começou o terceiro set arrasadora e chegou ao primeiro tempo técnico com uma vantagem de quatro pontos. Nem a parada diminuiu o ritmo do time brasileiro, que voltou para a quadra com a mesma intensidade para fechar o set por 25 a 23.

Se nos três primeiros sets o Brasil se apresentou bem, na quarta parcial tudo deu errado. Com os mesmo erros apresentados na derrota para Cuba, no dia anterior, a seleção deixou o set escapar depois da seguda parada técnica e praticamente assistiu os poloneses vencerem por fáceis 25 a 17.

Embalada pela surra no set anterior, a Polônia voltou pressionando a seleção brasileira no tie-break e abriu uma confortável vantagem de três pontos antes da virada de quadra (8 a 5). Daí em diante, coube ao carrasco do Brasil nesta Liga Mundial administrar a diferença para fechar em 15 a 10 e vencer o jogo por 3 sets a 2.

FONTE:
http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=4193150885514913552#editor/target=post;postID=7688813320525670174

A verdade é que vou sair do clube', afirma Loco Abreu a rádio uruguaia

Atacante diz que não tem qualquer problema com Oswaldo de Oliveira e
revela que sonha ser o técnico do Uruguai na Copa do Mundo de 2030

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Loco Abreu no treino do Botafogo (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)Loco Abreu diz que tem proposta de nove clubes
brasileiros (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)
 
A saída de Loco Abreu do Botafogo é mesmo iminente. Agora há a confirmação do próprio jogador, em entrevista à Rádio "Sport 890", do Uruguai, informa o site "Subrayado". De acordo com ele, não há qualquer problema com o técnico Oswaldo de Oliveira, apenas o esquema tático que não o favorece. Loco ainda afirmou que tem proposta de nove clubes brasileiros e que sonha ser o treinador da seleção do Uruguai na Copa do Mundo de 2030.

- A verdade é que vou sair do clube. Sou amigo do treinador, a tal ponto que vou a sua casa, ou seja, não há qualquer problema com ele. Somente que a equipe comigo em campo fica sem jogadas profundas, diagonais e se repete muito com cruzamentos me buscando. A comissão técnica quer jogar de outra maneira, e eu entendo - disse o atacante.

O uruguaio, que divulgou na quarta-feira um abaixo-assinado de torcedores do Botafogo para a diretoria do clube apoiando a sua permanência, acrescenta que a maturidade que atingiu permite que tenha a clara noção quando não se encaixa num esquema de jogo. E revela que a decisão de sua saída foi tomada em conjunto com Oswaldo.

- Fiz muitos gols no Botafogo, e é compreensível que os torcedores manifestem seu sentimento. Eu reconheço que estou em forma ainda. Não é em vão que, desde que se começou a se negociar a minha saída, fui procurado por nove clubes brasileiros. Eu sinto muitíssimo pelo Botafogo, talvez muito mais que por outros clubes onde joguei, por isso prefiro deixar a porta aberta da melhor maneira para voltar em outra oportunidade - afirmou.

Loco Abreu também disse que o Inter terá um grande reforço se confirmar a contratação de seu compatriota Diego Forlán, que poderá fazer uma grande dupla com Leandro Damião. Ele disse que deve voltar um dia ao Nacional de Montevidéu, mas não neste momento, e revelou que será treinador no futuro. Ao ser perguntado se gostaria de ser treinador da seleção de seu país, respondeu de primeira: 


- Claro. Mas tem de ser devagar. No entanto é certo que quero dirigir a seleção. Tentarei reunir todos os méritos esportivos necessário para poder comandá-la no Mundial de 2030, se me escolherem, claro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/07/verdade-e-que-vou-sair-do-clube-diz-loco-abreu-radio-uruguaia.html

Corintiano, Lula coloca faixa de campeão da Copa Libertadores

Ex-presidente participou de inauguração de posto médico em São Bernardo.
Ele divulgou vídeo sobre a conquista: 'o Corinthians merece só aplausos'.

Do G1 SP
4
Lula coloca faixa em comemoração da conquista do título da Libertadores (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)Lula coloca faixa em comemoração da conquista do título (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
 
Corintiano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vestiu nesta quinta-feira (5) a faixa de campeão da Copa Libertadores, título inédito conquistado pelo Corinthians. A cena ocorreu nos bastidores da primeira visita oficial da presidente Dilma Rousseff a São Bernardo do Campo, no ABC. Lula não se manifestou publicamente durante o evento sobre a vitória do time paulista. Porém, ele divulgou um vídeo em que parabeniza o Corinthians pela conquista.

“Ser corintiano é uma coisa diferente de tudo o que você conhece de torcedor de time de futebol. Ser corintiano é ser militante 24 horas por dia, 365 dias por ano, ou seja, uma vida inteira. Nós chegamos lá e chegamos com muita competência, invictos [...] O Corinthians merece só aplausos”, afirmou no vídeo.

Ele pediu para que a diretoria não desmonte o time, por causa da disputa do Mundial no Japão. "Eu queria apenas dar um conselho para a diretoria do Corinthians. Para a torcida, que não deixe nunca o Corinthians. Vamos continuar militante. Para a diretoria do Corinthians, é não desmontar o time. Porque, se desmontar o time, a gente pode ter uma frustração no final do ano quando formos ao Japão disputar o título mundial. Estarei lá junto com muitos de vocês para trazer mais um título para nosso querido Corinthians.”

Parabéns da presidente
Dilma disse, durante discurso, que "todos estão extremamente orgulhosos" pela conquista do título. "Cumprimento todos os paulistas que ontem [quarta-feira] tiveram junto com os brasileiros uma grande vitória. Estou me referindo ao Corinthians. Tenho certeza que nós todos, mesmo torcendo para outros times, ficamos extremamente orgulhosos daquele desempenho", disse Dilma.

Sob protestos de estudantes em greve da Universidade Federal do ABC, Dilma e Lula participaram nesta quinta da inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade, ao lado do candidato à reeleição, o prefeito Luiz Marinho (PT).  Por meio de teleconferência, Dilma inaugurou simultaneamente UPAs em Porto Seguro, na Bahia, e no Recanto das Emas, no Distrito Federal, governado por Agnelo Queiroz (PT)


FONTE:
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/07/lula-coloca-faixa-de-campeao-da-copa-libertadores-da-america.html

Radwanska vence Kerber e alcança sua primeira final de Grand Slam

Número 3 do mundo, polonesa pode sair de Wimbledon no topo do ranking

Por SporTV.com Londres

Agnieszka Radwanska apareceu no top 10 pela primeira vez em 2008, mas demorou a fazer grandes campanhas em Grand Slams. Nesta semana, em Wimbledon, tudo mudou. Dois dias atrás, chegou à sua primeira semifinal em um torneio deste porte. Nesta quinta, deu outro passo inédito. Derrotou Angelique Kerber por 6/3 e 6/4 e chegou, enfim, a uma final.

Agnieszka Radwanska tênis Wimbledon semi (Foto: Reuters)Agnieszka Radwanska manda beijos após a vitória desta quinta-feira (Foto: Reuters)
 
Número 3 do mundo, Radwanska pode sair de Wimbledon na liderança do ranking mundial. Para que isto aconteça, porém, a polonesa de 23 anos precisa ser campeã e torcer para que Victoria Azarenka, atual número 2, seja eliminada na outra semifinal, contra Serena Williams. Maria Sharapova, que ocupa o topo da lista, perderá seu posto.

Até esta semana, o melhor resultado de Radwanska em um Grand Slam era alcançar as quartas de final - algo que ela fez cinco vezes (no Australian Open em 2008, 2011 e 2012 e no Torneio de Wimbledon em 2008 e 2009), sem conseguir ir adiante.

Este ano, Radwanska ainda não perdeu nenhuma final. A polonesa fez três decisões e conquistou títulos nos WTAs de Dubai, Miami e Bruxelas, com vitórias sobre Julia Goerges, Maria Sharapova e Simona Halep, respectivamente. Seu retrospecto contra as outras semifinalistas de Wimbledon, entretanto, não é animador. Diante de Victoria Azarenka, Radwanska tem três vitórias e 11 derrotas. Contra Serena Williams, são duois reveses em dois jogos.

FONTE:
 http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2012/07/radwanska-vence-kerber-e-alcanca-sua-primeira-final-de-grand-slam.html

Tempestade adia partida de Juliana e Larissa, e vaga será definida na quinta

Hexacampeãs do Circuito Mundial não puderam disputar o segundo jogo pelo Grand Slam de Gstaad. Taiana e Vivian já estão, no mínimo, na repescagem

Por SporTV.com Gstaad, Suíça

Depois de estrear com uma vitória no Grand Slam de Gstaad, na Suíça, Juliana e Larissa foram impedidas de disputar o segundo jogo desta quarta-feira. Uma tempestade caiu sobre a região dos Alpes suíços, e a organização decidiu adiar para esta quinta as seis últimas partidas do primeiro dia de disputas da chave principal. Entre as outras duplas brasileiras, Taiana e Vivian garantiram vaga, no mínimo, na repescagem, mas ainda podem avançar direto às oitavas de final. Ágatha/Bárbara e Ângela/Lili medem forças para saber quem segue no torneio, também pela repescagem.

Juliana Grand Slam da Suíça vôlei de praia (Foto: Divulgação)Juliana e a companheira Larissa tiveram um jogo adiado devido ao mau tempo em Gstaad (Foto: Divulgação)
 
Pelo grupo A, Juliana e Larissa bateram as alemãs Borger e Buthe por 2 sets a 1 (16/21, 21/18 e 15/10). Porém, quando entrariam em quadra para enfrentar as americanas Sweat e Fopma, uma tempestade caiu sobre o local, adiando o jogo para quinta. As hexacampeãs do Circuito fecham o grupo contra Fendrick e Hanson, também dos EUA.

- Amanhã (quinta) teremos duas duplas americanas, que sempre são muito fortes, para buscarmos a classificação. Nosso grupo é muito forte, mas acreditamos que vamos conseguir passar para a próxima fase - disse Larissa.

Vivian, Vôlei (Foto: Mauricio Kaye / CBV)Vivian comemora vitória que garantiu uma vaga pelomenos na repescagem (Foto: Mauricio Kaye / CBV)
 
Já o grupo B conta com três duplas do Brasil. Invictas, Taiana e Vivian deram início à fase principal contra duas duplas compatriotas. No primeiro embate, a parceria superou Ângela e Lili por 2 a 1 (21/19, 14/21 e 15/11). Na sequência, uma vitória um pouco mais tranquila em cima de Ágatha e Bárbara, por 2 a 0 (27/25 e 22/20)
.
Na quinta, Taiana e Vivian pegam as chinesas Chen Xue e Zhang Xi, que também tem duas vitórias, depois que derrotaram Ágatha/Bárbara e Ângela/Lili, respectivamente, por 2 a 1 (18/21, 21/19 e 15/12) e 2 a 0 (21/16 e 21/13). A partida vale a liderança do grupo e a classificação direta às oitavas. Quem perder vai para a repescagem. Já o confronto entre Ágatha/Bárbara e Ângela/Lili leva as vencedoras à repescagem.

No torneio feminino do Grand Slam de Gstaad, os oito primeiros de cada grupo garantem vaga direta nas oitavas de final. Já o segundo e o terceiro colocados vão para a repescagem, de onde saem mais oito duplas para as oitavas.

FONTE:
 http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2012/07/taiana-e-vivian-garantem-vaga-pelo-menos-na-repescagem-na-suica.html

Longevidade no banco: segredos de Palmeiras e Coritiba para a decisão

Felipão e Marcelo Oliveira consolidam trabalhos nos finalistas da Copa do Brasil. Nesta quinta, em Barueri, eles iniciam tira-teima no torneio nacional

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Felipão Scolari x Marcelo Oliveira (Foto: Montagem sobre foto da Ag. Estado)Felipão e Oliveira: final começa com os técnicos
(Foto: Montagem sobre foto da Ag. Estado)
 
A grande final da Copa do Brasil, entre Palmeiras e Coritiba, começa no banco de reservas. O agitado Luiz Felipe Scolari e o sereno Marcelo Oliveira, cada um ao seu estilo, têm a partir desta quinta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), na Arena Barueri, a chance de coroar um trabalho que foi realizado a longo prazo. Felipão comanda o Palmeiras desde julho de 2010, enquanto Marcelo está no Coxa desde janeiro de 2011. Apenas Tite, do Corinthians, rivaliza em longevidade entre os técnicos da Série A: chegou à equipe paulista em outubro de 2010.
Nesta Copa do Brasil, os dois finalistas tentam o primeiro título nacional em seus clubes. Felipão já venceu a mesma competição, mas em 1998, na sua primeira passagem pelo Palmeiras. Aos 63 anos, Luiz Felipe Scolari é mais experiente, tem 17 títulos na carreira e foi campeão do mundo em 2002 com a Seleção Brasileira. Com 57, Marcelo Oliveira surgiu no Atlético-MG, clube que defendeu como jogador, mas se consolidou mesmo com a boa temporada pelo Coritiba em 2011.

A caminhada até a decisão não foi fácil. Felipão e o Palmeiras passaram por Coruripe, Horizonte, Paraná, Atlético-PR e Grêmio, em uma campanha invicta até o momento (sete vitórias e dois empates). Oliveira e o Coritiba eliminaram Nacional-AM, ASA, Paysandu, Vitória e São Paulo, com seis vitórias, dois empates e duas derrotas. Nas semifinais, as duas equipes entraram desacreditadas, mas passaram por cima dos adversários.

Felipão e Marcelo Oliveira mantêm relação cordial, sempre se cumprimentam em seus encontros. O gaúcho e o mineiro se encontraram nas quartas de final do ano passado, e o resultado foi surpreendente: os 6 a 0 aplicados pelo Coritiba no Couto Pereira são lembrados até hoje por quem participou daquela partida. O técnico palmeirense descarta revanche, mas espera que seus comandados deem uma resposta à altura nesta final.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos, a partir das 21h50m. O SporTV transmite o duelo para todo o Brasil. A arbitragem será de Wilton Pereira Sampaio (GO), auxiliado por Alessandro Rocha de Matos (BA) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO).
header as escalações 2
Palmeiras: sem Henrique, suspenso, Felipão deve retomar a formação utilizada no início da temporada – e que preocupou o torcedor palmeirense. Márcio Araújo deve ser o escolhido para substituir o zagueiro. Marcos Assunção e Valdivia estão garantidos na decisão. O time: Bruno, Artur, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção, João Vitor e Valdivia; Mazinho e Barcos.

Coritiba: o técnico Marcelo Oliveira tentou fazer mistério até os últimos minutos, mas não deu certo. O propósito era dizer que o atacante Roberto seria reavaliado até minutos antes, mas o atleta nem embarcou para São Paulo. Além dele, o lateral-direito Ayrton não joga e será substituído por Jonas. A provável escalação coxa-branca deverá contar com Vanderlei; Jonas, Emerson, Pereira e Lucas Mendes; Willian, Júnior Urso, Gil, Rafinha e Everton Ribeiro; Everton Costa.


quem esta fora (Foto: arte esporte)
Palmeiras: Henrique, suspenso, Luan, com um estiramento na coxa direita (mais um mês de recuperação), e Wesley (três a cinco meses de recuperação de uma cirurgia no joelho direito).
Coritiba: o volante Sérgio Manoel está suspenso; o atacante Roberto foi vetado com dores na coxa esquerda e o lateral Ayrton não se recuperou de uma lesão no tornozelo esquerdo.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Palmeiras: Cicinho, Marcos Assunção e João Vitor
Coritiba: Emerson e Tcheco
header fique de olho 2

Palmeiras: com 14 gols na temporada, Barcos já passou da metade de sua meta para 2012, que é de 27 gols. Ele tem sido fundamental na Copa do Brasil e é a principal esperança de Felipão para vazar a boa defesa do Coritiba.

Coritiba: Everton Ribeiro é uma das surpresas do Coritiba em 2012 e provou ser decisivo. Nas finais contra o Atlético-PR, ele marcou duas vezes e fez o pênalti que deu o tricampeonato local. Contra o São Paulo, pela semifinal, fez o segundo gol, que deu a classificação para a decisão. Na segunda final seguida da Copa do Brasil, o meia se torna a esperança coxa-branca de gols.

header o que eles disseram

Marcos Assunção, volante do Palmeiras: “Não podemos nos sentir pressionados nessa final. Vamos ficar emocionados por jogar uma decisão depois de 12 anos, e por isso precisamos estar felizes, soltos. Com esse grupo, temos de fazer história”.
Everton Ribeiro, meia do Coritiba: "O Palmeiras também tem grandes jogadores. Mas a nossa força é o nosso grupo e nós já estamos demonstrando isso desde o ano passado. Agora é manter esse mesmo nível de atuação e o grupo vai poder fazer a diferença nesses jogos"

header números e curiosidades
* Quem venceu mais? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* O Palmeiras pode ser o primeiro campeão invicto da Copa do Brasil desde 2000, quando o Cruzeiro obteve o feito. Além da equipe mineira, mais quatro times foram campeões sem perder uma partida sequer: Grêmio (1997), Flamengo (1990), Criciúma (1991) e
Corinthians (1995).


* O time que decidiu em casa foi campeão em apenas nove das 22 edições da Copa do Brasil realizadas até hoje. Nas últimas três finais, Corinthians (09), Santos (10) e Vasco (11) levaram a melhor longe de seus domínios
.
* O Palmeiras está invicto nas últimas 11 partidas como mandante na Copa do Brasil. São dez vitórias e um empate. Marcou 25 gols e sofreu apenas dois.
header último confronto v2
Em 6 de novembro do ano passado, Palmeiras e Coritiba se encontraram na mesma Arena Barueri, pelo Campeonato Brasileiro. Em fase bem melhor que a do rival, o Coxa não se intimidou por jogar fora de casa e fez 2 a 0 com certa facilidade. Davi abriu o placar aos 23 do primeiro tempo, e Leonardo ampliou aos 11 do segundo. Nenhum deles joga mais pela equipe paranaense. Assista aos lances do jogo no vídeo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/2012/07/longevidade-no-banco-segredos-de-palmeiras-e-coritiba-para-decisao.html

Anhembi vira 'mini Pacaembu', e Fiel transforma tensão em êxtase

Cerca de 20 mil torcedores vão ao parque na Zona Norte de SP para vibrar com a equipe. Trio elétrico, rojões e música embalam a festa

Por Murilo Borges São Paulo

Um corintiano bastava para transformar qualquer canto do Brasil em uma extensão do Pacaembu. Imagine então juntar 20 mil em um mesmo lugar. Aí o bando de loucos estava pronto para a festa. Com este clima de otimismo desde o início da tarde desta quarta-feira, o Anhembi reviveu os tempos de fevereiro e presenciou um verdadeiro carnaval fora de época. Só que as fantasias exóticas e coloridas deram lugar a camisas, agasalhos e roupas cujas cores não escapavam do tradicional branco e preto.

Malucos pela única grande conquista que lhes faltava - e que ambicionavam para acabar de vez com as gozações dos rivais Palmeiras, Santos e São Paulo -, os "maloqueiros e sofredores" que não garantiram presença no estádio se acotovelaram para acompanhar, em três telões espalhados pelo parque, a noite mais importante da história do Sport Club Corinthians Paulista. Pagaram R$ 20 (fora bebida e comida...) por um sentimento semelhante ao de quem esteve no Pacaembu e acompanhou in loco a vitória por 2 a 0 sobre o Boca Juniors.

Torcedores do Corinthians no Anhembi (Foto: Gustavo Tilio / Globoesporte.com)Torcedores do Corinthians fazem a festa no Anhembi (Foto: Gustavo Tilio / Globoesporte.com)
 
Pré-jogo animado, primeiro tempo aflito
O clima estava preparado muito antes da bola rolar. Os três telões mostravam todos os lances da campanha invicta do Corinthians, com destaque para a defesa de Cássio no mano a mano com Diego Souza e para o gol de Emerson, na dramática vitória mínima sobre o Santos na Vila Belmiro. A torcida vibrava como se já fosse a partida. Não eram os 30 mil anunciados pela organização antes da partida (dois mil ingressos sobraram nas bilheterias), mas era o suficiente para fazer barulho.

Até que ela começou, e toda aquela descontração deu lugar a angústia. A narração de Cléber Machado e o som ambiente dos corintianos nas arquibancadas do Pacaembu era a única coisa audível. Se o telão estivessse mudo, seria possível ouvir o ranger dos dentes, o roer das unhas, ou os sussurros de 20 mil, que, misturados, valiam por um.

- Vai, Corinthians. Vai, Corinthians. Vai, Corinthians. Vai, Corinthians. Vai, Corinthians. Vai, Corinthians. Vai, Corinthians. Vai, Corinthians - repetiu um torcedor seguidamente, sem ligar para o que os outros pensariam. E, cá entre nós, todos ali entenderam perfeitamente.
A angústia continuou por todo o primeiro tempo, na caneta de Emerson, nos chutes de Alex, na raça de Ralf e, por que não, a cada toque na bola de Riquelme. Apito do juiz, hora do intervalo. E o sentimento de coração apertado seguiria intacto por longos 15 minutos.

Torcedores do Corinthians no Anhembi (Foto: Gustavo Tilio / Globoesporte.com)Torcedores assistiram ao jogo em telão no Anhembi (Foto: Gustavo Tilio / Globoesporte.com)
 
Explosão com gol relâmpago e delírio no fim
Tudo que o primeiro tempo teve de angustiante acabou no início da etapa final. Vozes por todo o sambódromo carregaram a bola da cabeça de Jorge Henrique para o pé direito de Emerson. E o gol proporcionou uma mescla de estranhos sentimentos: a aflição do 0 a 0 ficou ainda maior na vitória.

Os corintianos no Anhembi eram o terceiro zagueiro, que afastava as bolas do ataque do Boca assim que os argentinos passavam do meio-campo. Era o primeiro volante, que fungava no pescoço de Riquelme. E o atacante que corria para tentar garantir um placar mais elástico.
A partir daí, muita coisa passou pela cabeça dos 20 mil corajosos que se arriscaram a acompanhar a partida mais importante de suas vidas fora de suas casas. Confiança. Emoção. Tremedeira. Tensão. Nervosismo. Alegria. Êxtase. O alívio só veio com Emerson, que, assim como fez contra o Santos, virou o nome da partida, ao marcar o segundo gol e decretar o título
O Boca que calou cruzeirenses, palmeirenses, santistas e gremistas encontrava o gosto do silêncio no Pacaembu, mas silêncio foi algo que passou longe, mas bem longe do Anhembi. Aliviado, o bando de loucos que tanto rezou durante os 90 minutos enfim levanta os dedos para festejar: 'A Libertadores agora é minha'
.
torcida do Corinthians no Anhembi final Libertadores (Foto: Gustavo Tilio / Globoesporte.com)Torcida do Corinthians acompanha o jogo no telão (Foto: Gustavo Tilio / Globoesporte.com)
 
FONTE:

Sheik da Fiel! Emerson vira herói corintiano e critica o Fluminense

Em noite de gala, atacante faz dois gols, comanda inédita conquista do
Timão e manda recado ao Tricolor: 'Hoje sou campeão da Libertadores'

Por Carlos A. Ferrari e Leandro Canônico São Paulo

A estrela de Emerson brilha reluzente em preto e branco. Marrento, até certo ponto falastrão e decisivo nos momentos que o time de guerreiros do Corinthians mais precisou de um toque de qualidade, Sheik entrou nesta quarta-feira para a história alvinegra e de lá nunca mais sairá. Dos pés dele saíram os dois gols que, enfim, deram ao Timão o inédito título da Taça Libertadores e acabaram com a angústia de mais de 30 milhões de fieis. Na comemoração, lembrou sua trajetória e não poupou de críticas o Fluminense, clube que o dispensou no ano passado.

- Saí de um lugar onde me acusaram de coisas absurdas. Vocês foram injustos comigo, e hoje sou campeão da Libertadores - disse Sheik, sem citar diretamente o clube, mas deixando clara sua insatisfação com a polêmica que o tirou das Laranjeiras.

Foram 45 minutos que transformaram o baixinho carioca de Nova Iguaçu em um novo gênio do Parque São Jorge. Sobrou habilidade. Primeiro, teve o oportunismo de um centroavante para receber belo passo de calcanhar de Danilo e chutar no canto direito do goleiro. No segundo, disparou como um raio pelo campo adversário e, com um toque sutil, mandou para as redes novamente.

Na comemoração, Sheik correu pelo gramado como num contra-ataque. Agarrado, abraçado e beijado pelos companheiros, só não caiu nos braços da Fiel graças ao alambrado que separa o campo do banco de loucos em êxtase.

Os dois gols também fizeram de Emerson o artilheiro isolado do Timão na competição. Foram cinco gols marcados, três deles nas últimas quatro partidas. Antes, já havia feito uma obra de arte na Vila Belmiro, abrindo o caminho para o Corinthians eliminar o atual campeão Santos das estrelas Neymar e Paulo Henrique Ganso. Era o ano de Sheik.

Emerson gol Corinthians Libertadores (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Emerson comemora gol do Corinthians contra o Boca (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
Revelado pelo São Paulo e por muitos anos no Japão e no Oriente Médio, Sheik tem brilhado intensamente no Brasil nos últimos anos. Nas últimas três temporadas conquistou nada menos que três títulos brasileiros. Em 2010, foi dele também o gol que deu o título ao Fluminense na rodada final, diante do Guarani, no Engenhão.

A chegada dele ao Corinthians, aliás, aconteceu quase por acaso. O Timão tinha negociações avançadas com Gilberto, do Santa Cruz, mas de última hora o Internacional cobriu a oferta e o contratou. Necessitando de um novo atacante, os paulistas viram em Emerson a chance de reforçar o elenco com um atleta experiente e, de quebra, decisivo nos momentos mais importantes.

O destino também quis que Sheik entrasse para o bando. Em uma viagem do Fluminense, o jogador cantou uma música alusiva ao Flamengo no ônibus da delegação tricolor, desencadeando uma crise que resultou na rescisão de seu contrato. O caminho estava quase trilhado para defender o Vasco, mas, por uma pequena diferença salarial, ele optou por se juntar ao Timão.

- Gosto dessas partidas. A galera que acompanhou a história sabe o quanto era importante. Não vou chorar. Estou alegre - declarou o jogador.

Champagne com nome escrito em cristais

Bom de papo e dono de gostos refinados, Emerson tem em casa uma garrafa de champagne com o nome dele escrito com cristais. A promessa era de abri-la com o título da Libertadores. Com dois gols marcados na grande final, a festa não tem hora para acabar. Merecidamente.

Emerson comemora gol do Corinthians contra o Boca Juniors final  (Foto: AFP)Emerson Sheik comemora um dos gols do Timão na decisão contra o Boca Juniors (Foto: AFP)
 
FONTE:

Ronaldo comemora título em cassino de Las Vegas: 'Estou feliz demais'

Atacante está nos Estados Unidos para luta de Anderson Silva e diz que participação de Andrés Sanches foi fundamental para ganhar Libertadores

Por Amanda Kestelman e Adriano Albuquerque Direto de Las Vegas, EUA
 
Ronaldo, Comemorando, Corinthians, Libertadores (Foto: Amanda Kestelman / Globoesporte.com)Ronaldo beija bandeira do Timão em cassino
(Foto: Amanda Kestelman / Globoesporte.com)
 
O ex-atacante Ronaldo não esteve no Pacaembu, mas comemorou a inédita conquista da Taça Libertadores em grande estilo: jogando roleta no cassino do hotel onde está hospedado em Las Vegas (EUA). O ídolo, que se tornou corintiano depois de sua passagem pelo clube, entre 2009 e 2011, se disse muito feliz com o título e rasgou elogios a Emerson.

Os dois não chegaram a atuar juntos no Timão. Quando o Sheik foi contratado, o Fenômeno já havia anunciado sua aposentadoria. Agora, à distância, o ex-jogador carregou nos adjetivos para agradecer ao substituto pelos dois gols na final contra o Boca Juniors.

- Eu até coloquei no Twitter, ele foi gênio, fantástico, craque. Habilidoso, rápido e com personalidade. É um jogador como o Ralf, o Paulinho, tem que ter no time - afirmou.
Estou muito feliz, o Corinthians foi infinitamente superior. Vamos comemorar"
Ronaldo
 
Ronaldo está nos Estados Unidos para a luta do corintiano Anderson Silva, cliente da agência 9ine, que tem no Fenômeno um de seus sócios, contra o norte-americano Chael Sonnen. Ele assistiu à partida separado do lutador brasileiro e se mostrou calmo durante os 90 minutos. Depois, comemorou com apostas na roleta.

Para ele, a administração do antigo presidente Andrés Sanches, hoje diretor de seleções da CBF, foi fundamental para que o Timão conquistasse sua primeira Libertadores. O dirigente foi o responsável pela contratação de Ronaldo e por incrementar o marketing do clube, além de ter multiplicado as receitas de patrocínio com a presença do maior artilheiro das Copas do Mundo.

- O Andrés é o pai disso tudo. Eu me sinto importante com essa mudança conceitual, essa evolução estrutural. O Corinthians é o que é hoje graças a essa mudança inteira. O pontapé inicial do Andrés foi muito importante - disse Ronaldo, que considerou incontestável a vitória por 2 a 0 sobre os argentinos no Pacaembu.

- Ganhou merecidamente. Foi infinitamente superior.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2012/07/ronaldo-comemora-titulo-em-cassino-de-las-vegas-estou-feliz-demais.html

Botafogo já usa imagem de Seedorf para ganhar novos sócios-torcedores

Holandês estampa banner convocando os botafoguenses a fazerem parte de um programa do clube. Jogador será apresentado sábado no Engenhão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O Botafogo já começou a usar a imagem de Seedorf para aumentar o número de sócios-torcedores. Nesta quarta-feira, depois de anunciar o cronograma de chegada e apresentação do jogador, o clube divulgou um banner do Programa Sou Botafogo com a foto do holandês e os dizeres: "Seedorf é Botafogo e você? Associe-se", complementado com o endereço do site, do perfil no Facebook e dos telefones para contato.

Seedorf Facebook Botafogo (Foto: Reprodução / Facebook)O banner publicado pelo site oficial do Botafogo na noite desta quarta-feira (Foto: Reprodução / Facebook)
 
Logo depois do anúncio oficial da contratação do jogador, sábado à noite, o presidente Maurício Assumpção, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, disse que a torcida seria o maior parceiro do clube para ajudar a pagar Seedorf. Ele receberá R$ 700 mil por mês, livres de impostos, além de R$ 1,5 milhão de luvas.

Seedorf desembarca no Rio de Janeiro na sexta-feira, às 9h (de Brasília) e será apresentado sábado, às 17h (de Brasília), no Engenhão, antes do jogo com o Bahia, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Haverá venda de camisas comemorativas apenas no dia da apresentação do jogador.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/07/botafogo-ja-usa-imagem-de-seedorf-para-ganhar-novos-socios-torcedores.html

Botafogo se arma contra provocação, festa e para se recuperar no Brasileiro

Jefferson garante que grupo foi bem blindado depois da derrota para Ponte Preta e está pronto para superar todos os obstáculos no jogo com o Bahia

Por Rafael Cavalieri e Thales Soares Rio de Janeiro

A provocação de Souza, a crítica de Fahel aos dirigentes do clube, a festa para a chegada de Seedorf e a necessidade de vencer depois de uma derrota em casa para a Ponte Preta. O Botafogo se arma para uma série de dificuldades que enfrentará sábado, contra o Bahia, no Engenhão, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

Um dos líderes do grupo, o goleiro Jefferson garantiu que o time está preparado para superar qualquer obstáculo nesse jogo. Nesta quarta-feira, o técnico Oswaldo de Oliveira passou mais de uma hora reunido com o grupo antes de iniciar o treinamento no Engenhão justamente para fazer o alerta.

- Estamos preparados. Fomos bem blindados depois do último jogo que fizemos em casa - disse Jefferson

jefferson botafogo coletiva (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Jefferson mostra confiança na recuperação do Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
Na semana turbulenta antes da derrota para a Ponte Preta, o grupo precisou conviver com negociações envolvendo Maicosuel, Herrera e Elkeson. Além disso, Loco Abreu havia se manifestado sobre o fato de não se encaixar no sistema de jogo de Oswaldo de Oliveira e colocou a sua saída do clube como uma opção.

O Fahel é um amigo. Essa declaração, a gente deixa para diretoria. Não sei se é verdade ou não, mas nossa diretoria vem mostrando profissionalismo até com aqueles que saíram, quitando tudo"
Jefferson
 
- Mas agora a situação é mais tranquila. Pensamos apenas no Bahia. O Seedorf é uma grande contratação e precisará de tempo para se adaptar. Acho que as saídas de jogadores são mais complicadas. Com quem está chegando, fica mais fácil manter a concentração. Quando há uma possibilidade de saída, não se sabe se o jogador vai treinar ou jogar - explicou Jefferson.
Além de administrar a questão relacionada a Seedorf, o Botafogo sofre com polêmicas vindas do adversário. Depois de Souza prometer repetir o chororô se for provocado, o volante Fahel criticou a diretoria, dizendo que ainda tem três meses a receber.

- O Fahel é um amigo. Essa declaração, a gente deixa para diretoria. Não sei se é verdade ou não, mas nossa diretoria vem mostrando profissionalismo até com aqueles que saíram, quitando tudo. Quero dar parabéns ao Anderson (Barros, gerente de futebol) e ao presidente (Maurício Assumpção) por isso - afirmou Jefferson.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/07/botafogo-se-arma-contra-provocacao-festa-e-para-se-recuperar-no-brasileiro.html

Riquelme anuncia que está de saída do Boca Juniors: 'Eu me sinto vazio'

Craque, 34 anos, faz declaração de amor ao clube, mas diz que não tem mais o que somar à equipe xeneize. Futuro ainda não está definido

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Riquelme confirmou após a derrota para o Corinthians na final da Libertadores o que já era especulado antes da partida: ele não vai mais jogar pelo Boca Juniors. Emocionado, o jogador, de 34 anos, revelou que já informou à diretoria sobre sua decisão.

- Disse ao presidente e a meus companheiros que não vou continuar no clube. Eu me sinto vazio, dei tudo o que tinha ao clube. Eu amo esta equipe, nasci e vou morrer Boca, mas não posso jogar pela metade. Amo este clube e estou agradecido - declarou.

Riquelme e Tite, Corinthians x Boca Juniors (Foto: Marcos Ribolli  / Globoesporte.com)Riquelme cumprimenta o técnico Tite após a final da Libertadores (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
Riquelme disse ainda que seu futuro vai depender da vontade de seu filho, que tem nove anos de idade.

- Vou falar com meu bebê e, se ele quiser me ver jogar, vou ver o que decido. Mas não posso neste clube - finalizou.

Com a camisa do Boca, Riquelme conquistou seis títulos argentinos, três Libertadores, uma Recopa Sul-Americana e um Mundial de Clubes. Ele defendeu o clube entre 1996 e 2002, quando se transferiu para o Barcelona. De lá, rumou ao Villarreal, onde ficou até 2007, quando retornou ao Boca por empréstimo. Depois de mais uma breve passagem pelo Villarreal, Riquelme chegou de volta ao Boca em 2008 e, desde então, não saiu mais do clube.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-argentino/noticia/2012/07/riquelme-anuncia-que-esta-de-saida-do-boca-juniors-eu-me-sinto-vazio.html

Vai, Corinthians! Sheik decide contra o Boca, e a Libertadores é alvinegra

Emerson faz dois gols no segundo tempo contra um adversário inofensivo e eterniza seu nome, dos companheiros e de Tite na história do Timão

A CRÔNICA
por Alexandre Lozetti

Vai, Corinthians! Vai para as ruas, vai para o abraço do torcedor que te ama, vai para o pódio, vai levantar a taça que você tanto sonhou... Vai atravessar o mundo. Vai para o Japão!
Cássio, Alessandro, Chicão, Leandro Castán, Fábio Santos, Ralf, Paulinho, Alex, Danilo, Jorge Henrique, Emerson, Julio Cesar, Danilo Fernandes, Welder, Marquinhos, Wallace, Ramón, Willian Arão, Ramírez, Douglas, Romarinho, Gilsinho, Willian, Elton, Liedson e Tite. Nomes que não vão constar em livros de História, mas estarão eternamente dentro dos corações e da memória de milhões de pessoas, que ensinarão aos filhos e netos quem foram eles, e o que foi o 4 de julho de 2012 para a nação corintiana. O dia da libertação. O dia da Libertadores.

A vitória por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, no Pacaembu, sobre o gigantesco Boca Juniors, de tradições e glórias mil, de seis títulos sul-americanos, torna ainda mais gigantesca a conquista inédita. E mais: de forma invicta, algo que só um time brasileiro havia conseguido - o Santos de Pelé, em 1963. A taça da Libertadores, enfim, tem uma plaquinha do Corinthians.

O triunfo final sobre os argentinos selou a campanha com identidade. De um time sem estrela, que não se assustou com placares adversos, rivais tradicionais ou craques do outro lado. Que não se pressionou por nada e encontrou o equilíbrio (palavra idolatrada por Tite) entre lutar a cada centímetro de grama pela Libertadores sem tratá-la como um campeonato do outro mundo.
De 6 a 16 de dezembro, o Corinthians tentará o bicampeonato mundial. Dessa vez, sem convite, sem a chance de enfrentar um brasileiro na final e tendo que ir ao Japão. Bem diferente de 2000, quando bateu o Vasco na decisão, no Maracanã. Um mundial para ninguém botar defeito. Monterrey (MEX), Auckland City, da Nova Zelândia, e o poderoso Chelsea (ING) já estão classificados para a competição no fim do ano.

Emerson, Corinthians x Boca Juniors (Foto: Marcos Ribolli  / Globoesporte.com)Emerson bate e abre o placar contra o Boca Juniors (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Mais luta do que futebol
O Corinthians entrou em campo invicto na Libertadores. O Boca Juniors foi ao Pacaembu sem ter perdido nenhum jogo fora de casa. Jogaço? Lutaço! Os primeiros minutos fizeram inveja a Anderson Silva e Chael Sonnen. Soco de Chicão em Mouche, empurrão de troco, tapa de Erviti em Paulinho... Mais tarde, ainda haveria exibição de "El Tanque" Santiago Silva, com cotovelada em Castán e tentativa de imobilização em Ralf.

Futebol mesmo apareceu pelos pés de Sheik. Com velocidade, ousadia e toques rápidos, o camisa 11 era quem menos tinha medo da decisão. Ousadia que provocou o maior drama do primeiro tempo: um choque entre Somoza e o goleiro Orion.

O camisa 1 do Boca caiu por três vezes no chão e não suportou a dor. Saiu aos prantos, consolado pelo técnico, o ex-goleiro Julio César Falcioni. E por ironia do destino, o reserva Sosa, pouco mais de um ano depois, voltou ao Pacaembu. Era ele o goleiro do Peñarol (URU), que perdeu a final da Libertadores de 2011 para o Santos.

Alex não confiou nem em Orion nem em Sosa. Tentou quatro finalizações de fora da área, sem sucesso. Do outro lado, Riquelme, que antes do jogo tomava água e gargalhava, foi só rascunho do grande jogador que entrou para a história. Era constrangedor seu esforço, em vão, para correr e achar os companheiros, limitados tecnicamente. Fim de primeiro tempo com a certeza de que o segundo não poderia ser pior.

Emerson comemora gol do Corinthians contra o Boca Juniors final (Foto: AP)Emerson comemora gol do Timão  (Foto: AP)
Sheik para a história

O empate levaria o jogo para a prorrogação, e Riquelme, que mal conseguia jogar 90 minutos, parecia querer disputar 120. Rolou no chão, demorou para cobrar escanteio, mexeu com o equipamento dos fotógrafos e fez falta digna de jogador juvenil. Na cobrança, a bola esperou por um toque consciente, que veio do calcan
har de Danilo. Sheik, no lugar certo, na hora certa, fuzilou Sosa e deixou o Pacaembu em êxtase.
A vantagem expôs ainda mais a limitação do Boca. Riquelme, em atuação de dar pena, não criou nada. O único recurso, mesmo depois que Falcioni colocou o atacante Cvitanich no lugar do meia Ledesma, eram os cruzamentos. Os argentinos abriram o meio e se cansaram, cenário dos sonhos para o Corinthians garantir o título invicto (oito vitórias e seis empates).

Mouche, sozinho, teve a única boa chance dos visitantes durante o jogo. Cabeceou nas mãos de Cássio. Uma caridade do atacante para que o goleiro, brilhante no mata-mata, pudesse aparecer na decisão. Riquelme, de 34 anos, não era o único "velhinho" cambaleante em campo. Schiavi, aos 39, errou passe fácil no campo de defesa. Deu nos pés de quem não poderia dar.
 Daquele que nasceu para ser vencedor. Tricampeão brasileiro nos últimos três anos, Emerson arrancou para a glória definitiva. Deixou Caruzzo para trás como se o rival nem existisse e tocou com categoria. Não parou de correr nem na comemoração, quando foi perseguido pelo preparador físico Fábio Mahseredjian, outro craque desse título.

Daí para frente foi só festa. O Boca não tinha mais o que fazer, e os "antis" já nem secavam mais. A torcida orgulhosa por ter sido fiel e Fiel na Libertadores, viajou por alguns segundos. Lembrou-se do vacilo de Guinei, da cobrança de pênalti de Marcelinho Carioca, do "pega, pega" do Morumbi, do gol de Vágner Love e de ter descoberto quem era o Tolima. Exemplos que invertem a letra do hino. Teu passado é uma lição. Teu presente, uma bandeira.

Enquanto os adversários terão de pensar em novas brincadeiras a partir de agora, a torcida grita "É campeão!". Duas palavras que valem mais do que todas escritas acima.

Time do Corinthians posado (Foto: Marcos Ribolli  / Globoesporte.com)Foto para a história: o time campeão da Libertadores (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
FONTE