segunda-feira, 18 de junho de 2012

Cassano e Balotelli marcam, Itália vence a Irlanda e avança às quartas

Azzurra não joga bem, mas conta com dupla de ataque para garantir a classificação. Italianos voltam a jogar no domingo

Por GLOBOESPORTE.COM Poznan, Polônia

Foi sofrido como de costume e dramático até o fim, mas a Itália está nas quartas de final. Ainda não foi desta vez que os italianos apresentaram um futebol convincente na Euro 2012, mas o triunfo por 2 a 0 sobre a Irlanda, nesta segunda, em Poznan, na Polônia, foi suficiente para garantir o avanço da Azzurra, que fechou o Grupo C na segunda colocação, com cinco pontos, atrás da Espanha, com sete. Cassano, com um gol suado como a classificação, e Balotelli, com uma puxeta, fizeram os gols.

De quebra, os italianos comemoram o fim de um jejum incômodo. A Itália não vencia uma partida em uma fase final de uma competição oficial (Eurocopa e Copa do Mundo) há seis jogos (quatro anos). O último triunfo havia sido na Euro de 2008, por 2 a 0, contra França.


comemoração Cassano da itália- Itália X Irlanda (Foto: EFE)Cassano comemora o primeiro gol italiano (Foto: EFE)
 
Com a segunda colocação do Grupo C, a Itália volta a jogar no domingo, às 15h45m, em Kiev na Ucrânia, com o primeiro colocado do Grupo D, que terá sua definição nesta terça-feira. Inglaterra, França e Ucrânia brigam por duas vagas. A Suécia já está eliminada.

Necessidade faz Itália mudar

A obrigação de vencer fez Cesare Prandelli mudar a Itália. Não somente nomes, mas também o esquema. O treinador deixou de lado o 3-5-2, optando pelo 4-4-2. Maggio, Bonucci e Giaccherini deram lugar a
Abate, Barzagli e Balzaretti no time titular. Com isso, De Rossi foi adiantado para o meio-campo. Outra mudança foi Di Natale no lugar de Ballotelli. Antes do jogo, o atacante do Manchester City sentiu o joelho e ficou como opção no banco de reservas.
Em Poznan, a Itália sentiu-se fora de casa. Fantasiados e alegres, os irlandeses encheram o estádio e ocuparam aproximadamente 75% da arena, parecendo esquecer que que seu país já estava eliminado. No adversário, um velho conhecido dos italianos prometeu dar trabalho.

 Treinador da Azzurra entre 2000 e 2004 e atual comandante da Irlanda, Giovanni Trapattoni avisou que, mesmo com os irlandeses sem chances de classificação, seus compatriotas não teriam vida fácil nesta segunda-feira.
Promessa feita e cumprida, pelo menos no início do jogo. Mesmo com um meio-campo pouco inspirado e com Pirlo em noite apagada, a Itália até teve a iniciativa do jogo e um maior domínio territorial (teve 64% de posse de bola na etapa inicial). No entanto, aparentemente nervosa, encontrou dificuldades para furar o ferrolho armado por Trapatonni, ao mesmo tempo em que, exposta a contra-ataques, levou sustos nos raros momentos em que a Irlanda se arriscava no ataque.

Gol suado de Cassano

Uma blitz de pouco menos de cinco minutos, porém, resultou no primeiro gol da Azzurra. Aos 30, Di Natale girou na área e chutou forte. A bola explodiu em St. Ledger, e os italianos pediram pênalti, alegando que o zagueiro irlandês havia cortado com a mão. O árbitro turco Cüneyt Çakır mandou o jogo seguir, mas o lance acordou a Itália. Na sequência, Cassano arriscou de longe, e Given falhou, mas deu sorte que a bola saiu pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, Cassano desviou na primeira trave de cabeça. Damien Duff ainda tentou afastar, mas a bola já havia cruzado a linha. Silêncio no estádio predominantemente irlandês. Alívio italiano, já que, a essa altura, Espanha e Croácia empatavam por 0 a 0.


Comemoração Balotelli - Itália X Irlanda (Foto: Getty Images)Bonucci tampa a boca de Balotelli e evita polêmica na comemoração do 2º gol (Foto: Getty Images)


Balotelli sai do banco para decidir

As duas seleções voltaram sem mudanças para a segunda etapa, mas a Itália seguiu atacando. Pensando em garantir logo sua vitória e, consequentemente a classificação, Cassano, De Rossi e Di Natale concluíram com perigo em três boas oportunidades antes dos dez minutos.

Aos poucos, porém, o jogo esfriou. A Irlanda arriscou com Andrews de fora da área, mas Buffon estava atento. Pouco para um segundo tempo que prometia. Um gol irlandês naquele momento, no entanto, eliminaria a Itália, o que deu contornos de dramaticidade ao jogo. A aflição dos italianos ainda aumentou com a lesão de seu principal defensor. Chellini, sozinho, machucou o músculo da coxa e deu lugar a Bonucci. 


Preocupado com a passividade italiana, Prandelli mudou seu ataque. Diamanti e Balotelli substituíram Cassano e Di Natale. E foi justamente jogador do Manchester City que selou a classificação. Aos 43, após escanteio, Balotelli acertou uma linda puxeta na área para marcar um golaço. Na comemoração, o polêmico atacante, que vem sendo alvo de críticas por parte da imprensa italiana, ensaiou um desabafo, mas foi impedido por Bonucci, que teve até de tampar a boca do companheiro. Com polêmica ou não, os 2 a 0 garantiram a sofrida classificação italiana.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/eurocopa/noticia/2012/06/cassano-e-balotelli-marcam-italia-vence-irlanda-e-avanca-quartas.html

Navas salva, Espanha vence Croácia e avança em primeiro às quartas


18/06/2012 17h39 - Atualizado em 18/06/2012 18h22

Gol do substituto de Torres no fim do jogo garante classificação na ponta
do Grupo C. Croatas são eliminados com a vitória da Itália sobre a Irlanda

Por Victor Canedo Direto de Gdansk, Polônia

Foi suado, num jogo carregado de tensão e drama. Poucos esperavam tamanha dificuldade, mas para a torcida da Espanha isso pouco importou. A Fúria venceu a Croácia por um magro 1 a 0, nesta segunda-feira, em Gdansk, em jogo que encerrou o Grupo C da Eurocopa 2012, e garantiu a classificação em primeiro para as quartas de final. O gol salvador foi de Jesus Navas, que entrou no lugar de Fernando Torres, aos 43 minutos do segundo tempo. A Itália, que fez a sua parte e derrotou a Irlanda, em Poznan, passou em segundo e mandou os croatas mais cedo para casa por conta do confronto direto.

Os atuais campeões da Copa do Mundo e da última edição da Euro, em 2008, voltarão a campo no próximo sábado, em Donetsk, para enfrentar o vencedor do Grupo D. O adversário será conhecido nesta terça: Inglaterra, França ou Ucrânia. A Itália, que venceu a Irlanda por 2 a 0, terminou na segunda colocação do Grupo C e também avançou às quartas.

Croácia x Espanha, Jesus Navas (Foto: Agência AFP)Navas comemora gol do triunfo da Espanha diante de uma Croácia desolada (Foto: Agência AFP)
Mesmo time, mas outro jogo
Croácia x Espanha, Piqué e Luka Modric (Foto: Agência EFE)Piqué leva vantagem na zaga (Foto: Agência EFE)
O técnico da Espanha, Vicente del Bosque, optou por repetir a escalação que fez sucesso na última quinta-feira, na goleada de 4 a 0 sobre a Irlanda. Mas sabia que não encontraria as brechas necessárias com tamanha facilidade. Até porque a Croácia mudou o seu esquema para justamente fechar as portas. Antes lateral, o capitão Srna passou a ter a função de vigiar Jordi Alba, uma das únicas opções de velocidade da Fúria. Ao menos no primeiro tempo, deu certo.

Os croatas não se deixaram intimidar. Nem mesmo quando a posse de bola dos espanhóis ultrapassou os 76% - a primeira etapa terminou com 62%. Nas arquibancadas, os torcedores mandavam o apoio em forma de cantos fortes ou com sinalizadores que obrigaram o árbitro Wolfgang Stark a paralisar o jogo por alguns instantes.

Com dificuldades para armar, a Espanha só foi ter a sua primeira chance aos 11 minutos, quando David Silva deu ótimo passe para Iniesta. O meia do Barcelona não pegou como queria na bola e viu Pletikosa defender sem problemas.

Croácia se anima. Até o gol da Itália...
O lance foi uma raridade de emoção nos primeiros 25 minutos de jogo. Só a partir dos 22 a partida pegou fogo, e em nova chegada da Espanha. Fernando Torres, mesmo sem ângulo, emendou com força e ganhou um escanteio. Era preciso arriscar, e os espanhóis tinham consciência disso. Não à toa os zagueiros Sergio Ramos e Piqué tentaram a sorte de fora da área.



Croatas quase marcam no segundo tempo

Croácia x Espanha, Ivan Rakitic e Iker Casillas (Foto: Agência Reuters)Ivan Rakitic cabeceia e Casillas salva a Espanha
de sofrer o gol da Croácia (Foto: Agência Reuters)
O segundo tempo começou da mesma forma que terminou o primeiro. A Espanha seguia tocando a bola tentando furar a retranca dos rivais. A Croácia buscava os contra-ataques para tentar alcançar a classificação e eliminar o adversário, atual campeão do torneio.

E foi num contra-ataque que a Croácia quase abriu o marcador. Modric fez uma ótima jogada pela direita e cruzou na cabeça de Rakitic. O meia cabeceou, e Casillas evitou o gol dos rivais. Na sequência, Arbeloa errou o corte e o próprio atleta croata finalizou para nova intervenção do camisa 1.
O lance acordou a Croácia. O técnico Slaven Bilic mexeu na equipe e deu mais mobilidade ao setor ofensivo. Entraram Jelavic e Perisic nas vagas de Vida e Pranjic. E foram os dois jogadores que criaram uma ótima oportunidade aos 23. A defesa afastou o perigo.

Os croatas seguiram melhores e tiveram outra oportunidade aos 33. Perisic recebeu pelo lado direito, matou no peito e soltou a bomba. Casillas fez outra bela defesa. No lance seguinte, Busquets recebeu de frente para o gol, mas por excesso de preciosismo preferiu tentar um corte no defensor em vez de chutar
.
A partir daí, a Espanha resolveu arriscar. Na primeira tentativa, aos 38, Iniesta recebeu dentro da área e bateu cruzado para boa defesa de Pletikosa. No minuto seguinte, pelo lado direito, Navas cortou um zagueiro e bateu para outra intervenção do arqueiro. Aos 43, não teve jeito. Fàbregas lançou para Iniesta completamente sozinho dentro da área. O meia esperou a saída do goleiro e rolou para Jesus Navas estufar a rede.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/eurocopa/noticia/2012/06/navas-salva-espanha-vence-croacia-e-avanca-em-primeiro-quartas.html

Gandulas que comemoraram gol da Portuguesa sobre o Flu são afastados

Fluminense pediu análise das imagens ao Botafogo e gerente geral do Engenhão confirmou punição: 'Já mandei retirar os dois do quadro móvel'

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro

Os dois gandulas que comemoraram o gol único da Portuguesa na goleada por 4 a 1 do Fluminense no último sábado, no Engenhão, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, já foram afastados do quadro móvel de funcionários do estádio. Depois do ocorrido, o Tricolor entrou em contato com o Botafogo e solicitou a análise das imagens. No momento em que a cabeçada de Ricardo Jesus estufou a rede do goleiro Diego Cavalieri, a dupla, vestida com uniformes cedidos pelo próprio clube das Laranjeiras, se abraçou e pulou (veja o lance no vídeo acima).

- O Fluminense entrou em contato e pediu para que eu analisasse as imagens e tomasse a decisão. Para ser sincero, eu ainda não vi o vídeo. Mas já mandei retirar os dois do quadro móvel de tanta gente que me falou sobre o caso. Eles são pagos para trabalhar e precisam ser neutros. Torceu e fez coisa errada, está fora - confirmou Elcimar Ribeiro, gerente geral do Engenhão.

Essa não é a primeira vez que gandulas do Engenhão roubam a cena em 2012. Na final da Taça Rio, entre Botafogo e Vasco, Fernanda Maia ganhou destaque após devolver uma bola rapidamente e propiciar o contra-ataque que resultou no primeiro gol do Botafogo na vitória por 3 a 1. Recentemente, ela, torcedora assumida do Botafogo, participou até de uma ação de marketing organizada pelo clube no estádio.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2012/06/dupla-de-gandulas-que-comemorou-gol-da-lusa-sobre-o-flu-e-afastada.html

Maicosuel falta a treino, e Botafogo assume erro em data de passagem

Bilhete de volta de Porto Alegre do jogador, emitido pelo clube, estava marcado para a manhã de terça-feira, segundo departamento de futebol

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 
Depois de perceber que Maicosuel não compareceu ao treinamento desta segunda-feira, a diretoria do Botafogo procurou o jogador em busca de uma justificativa. Ao conseguir contato no fim da tarde, recebeu a explicação de que a passagem de volta de Porto Alegre, emitida pelo clube, estava marcada apenas para a manhã de terça-feira, como aconteceu com o grupo que atuou mais de 45 minutos na vitória por 2 a 1 sobre o Internacional, sábado, no Beira-Rio. 

Quem jogou menos do que um tempo (caso de Maicosuel) ou não foi relacionado para a partida tinha atividade marcada para esta segunda, no Engenhão.

O departamento de futebol confirmou que a passagem do jogador havia sido emitida para a manhã de terça-feira, data marcada para a reapresentação de todo o grupo. Maicosuel encarou o fato como uma liberação da diretoria.

O meia, que entrou apenas aos 40 do segundo tempo em Porto Alegre, perdeu a posição no time titular com a contratação de Vítor Júnior e a volta de Fellype Gabriel, que estava machucado, com um problema no joelho direito. Com todos os meias à disposição, ele acabou preterido, assim como Elkeson, que também não compareceu ao treinamento, mas havia sido liberado para visitar a mãe na Bahia.

Os dois jogadores estão sendo cotados para serem incluídos em negociações para clubes do exterior. Maicosuel recebeu sondagens de clubes italianos, mas ainda não há qualquer pro
posta oficial. Já Elkeson viu o Botafogo dizer não a uma proposta de R$ 11 milhões do Bologna.

Loco aparece
Depois de pedir para não integrar a delegação que viajou para Porto Alegre, Loco Abreu se reapresentou no Engenhão nesta segunda. Ele trabalhou em um treinamento técnico, sem a presença de Oswaldo de Oliveira.

Loco Abreu perdeu a posição para Herrera. O uruguaio passou duas semanas com a seleção do seu país, enquanto o argentino colaborava com boas atuações no Botafogo. Na estreia no Brasileiro, quando ainda foi titular, ele acabou substituído no intervalo pelo concorrente, que fez três gols na vitória por 4 a 2 sobre o São Paulo, no Engenhão.

Nesta noite, Loco Abreu participará de um evento em um shopping na Barra da Tijuca, na loja da Puma, que é a fornecedora de material esportivo do Glorioso e passou a ser sua patrocinadora oficial. O presidente do Botafogo, Maurício Assumpção prestigiará o evento.

O próximo jogo do Botafogo será realizado domingo, contra a Ponte Preta, no Engenhão. O time ocupa a quarta colocação no Campeonato Brasileiro, com nove pontos.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/06/maicosuel-falta-treino-e-botafogo-assume-erro-em-data-de-passagem.html

A Chance: Salvador, São Paulo, Rio e outras duas cidades serão visitadas

Ainda é possível correr atrás da sua chance. Dois times receberão visitas extras e Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro recebem próximas peneiras

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Os comentários indicam que muitos jogadores querem aproveitar sua chance e pedem que os olheiros da Nike visitem sua cidade para ver os talentos do seu bairro ou da sua rua. Pois bem, ainda é possível participar. Os olheiros da Nike estarão em São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro, mas não acaba aí.

Além disso, estão previstas duas etapas extras. As duas equipes que mais se destacarem no aplicativo A Chance no Facebook receberão visitas dos olheiros do A Chance, e isso pode acontecer em qualquer ponto do Brasil. Você pode ser o próximo. Ainda não se inscreveu? Monte seu time, faça barulho e seja notado.

A Chance (Foto: NikeFutebol - Divulgação)A Chance (Foto: NikeFutebol - Divulgação)
 
Confira o Calendário do A Chance
- 19/05 Porto Alegre - etapa finalizada
- 26/05 Curitiba - etapa finalizada
- 24/06 São Paulo
- 30/06 Salvador
- 08/07 Rio de Janeiro

Entre o final de junho e o começo de julho acontecerão também duas peneiras extras com visitas aos times que fizerem mais barulho no aplicativo no Facebook. Tudo isso para chegar a grande final nacional nos dias 20, 21 e 22 de julho na Granja Comary 

A Chance é uma grande peneira mundial com jogadores de futebol amadores organizada pela Nike. Etapas regionais estão selecionando os 50 brasileiros que jogarão a final nacional em julho na Granja Comary. Entre esses apenas dois jogadores se classificarão para a final mundial. Em 55 países estão sendo realizados testes eliminatórios em busca de vagas na final mundial que vai reunir 100 candidatos selecionados mundo afora em La Masia, CT do Barcelona em setembro.

Lá, terão acesso a instalações de nível mundial e treinamento de elite, além de orientação de preparadores físicos, nutricionistas e psicólogos à medida que progridem no programa. O grande prêmio são 16 vagas no plantel da Nike Academy, equipe da Nike estabelecida na Inglaterra que joga amistosos com grandes equipes do mundo todo como Juventus e Manchester United.

FONTE;
http://globoesporte.globo.com/informe-publicitario/a-chance/noticia/2012/06/chance-salvador-sao-paulo-rio-e-outras-duas-cidades-serao-visitadas.html

FIVB fecha ranking da praia, e Brasil confirma quatro duplas em Londres

Pontos para as vagas foram conquistados por Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa, Alison/Emanuel e Ricardo/Pedro Cunha, mas CBV definirá convocados

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) divulgou nesta segunda-feira a atualização do ranking olímpico do vôlei de praia e confirmou vagas para quatro duplas brasileiras nos Jogos de Londres. O país conquistou o direito de levar oito atletas com pontos ganhos por Juliana/Larissa e Alison/Emanuel, líderes das listas feminina e masculina, respectivamente, e Talita/Maria Elisa e Ricardo/Pedro Cunha. A palavra final sobre quem serão os representantes do país nas Olimpíadas de 2012, no entanto, será dada pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

No início deste ano, a entidade pré-convocou três parcerias. Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa, Taiana/Vivian, Alison/Emanuel, Ricardo/Pedro Cunha e Márcio/Pedro Solberg. A tendência é que as duplas que conquistaram os pontos para o país, que obtiveram os melhores resultados na temporada, sejam chamadas.


Juliana e Larissa, campeãs em Pequim 2012 (Foto: FIVB / Divulgação)Juliana e Larissa fecham o ranking olímpico na liderança (Foto: FIVB / Divulgação)

O ranking olímpico foi encerrado ao final do Grand Slam de Roma, neste domingo. Foram distribuídas 16 vagas masculinas e 16 femininas, com limite máximo de duas por país. Outras sete vagas por gênero serão distribuídas pela Continental Cup, e duas
 parcerias da Grã-Bretanha estão classificadas como representantes do país sede.

vÔlei de praia ricardo pedro cunha etapa de moscou (Foto: Divulgação / FIVB)Ricardo/Cunha conquista vaga para o país e leva
vantagem sobre Márcio/Solberg (Divulgação / FIVB)
 
Entre as mulheres, Brasil, Estados Unidos, República Tcheca e Alemanha conseguiram duas vagas. Itália, China, Holanda, Suíça, Espanha, Áustria, Austrália e Grécia conquistaram o direito de levar uma parceria, mas ainda podem ampliar sua participação através das seletivas continentais.

Entre os homens, Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Suíça e Letônia levarão duas duplas. As demais vagas distribuídas pelo ranking olímpico ficaram com Holanda, Polônia, Espanha, China, República Tcheca e Itália.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/06/fivb-fecha-ranking-olimpico-e-brasil-confirma-quatro-duplas-em-londres.html

Polícia britânica investiga Nalbandian após agressão a juiz em Queen's

Argentino se descontrolou durante final do ATP de Queen's, chutou placa publicitária e feriu juiz. Episódio rendeu uma multa de US$ 12 mil

Por Agências de notícias Londres

A polícia britânica confirmou nesta segunda-feira que abriu uma investigação contra o argentino David Nalbandian, após denúncia de agressão durante a final do ATP de Queen’s, em Londres. No episódio, o tenista de 30 anos chutou uma placa publicitária e feriu o juiz de linha na perna. Ele acabou descalssificado por conduta antiesportiva, e viu o título ir para as mãos do croata Marin Cilic, que perdia a partida por 1 set a 0.

Em comunicado, a Scotland Yard revelou que o argentino foi denunciado por conta do episódio, que já está sob investigação. "Foi apresentada uma denúncia e a Polícia Metropolitana está investigando. A acusação é agressão", explica a nota.

Nalbandian também foi multado em US$ 12 mil (cerca de R$ 24 mil) pelo incidente. Sua desclassificação por conduta antiesportiva significou, além disso, a perda do prêmio em dinheiro e dos pontos conquistados no ATP de Queen's (se fosse vice-campeão, receberia € 44.945 e 150 pontos).

O incidente

Nalbandian vencia a partida por 1 set a 0, com parcial de 7/6 (7/3). Na segunda etapa, no lance em que teve o saque quebrado por Cilic, que fez 3/4 no placar, o argentino se irritou e partiu com violência para a placa. Com o chute, o material se partiu e feriu o árbitro na altura da tíbia.

david nalbandian atp de queens (Foto: Agência Getty Images)Nalbandian se desculpou pelo episódio, mas foi
desqualificado da final (Foto: Agência Getty Images)
 
Após a partida ter sido suspensa por vários minutos, o supervisor da ATP, Tom Barnes, entrou em quadra para anunciar que o tenista tinha sido desclassificado por "conduta antiesportiva". Indignado, Nalbandian reclamou ainda em quadra, enquanto os 6.000 espectadores presentes o vaiavam.

- Este foi o pior dia da minha carreira. Sinto muito pelo que eu fiz. Às vezes, a gente se sente frustrado em quadra e é difícil se controlar. É muito difícil terminar uma final desta forma. Cometi um erro e tenho que pagar por isso. Todo mundo comete erros – declarou, após o troféu ter sido entregue a Ciclic.

Mesmo envergonhado, Nalbandian não poupou críticas à ATP, e revelou insatisfação com as mudanças de horário por causa da chuva que castigou Londres
.
- Existem muitos regulamentos e não podemos fazer nada. A ATP basicamente pode fazer o que quer com os tenistas e ninguém pode falar nada - disse.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/policia-britanica-investiga-nalbandian-apos-agressao-juiz-em-queens.html

 

 

Árbitro relata na súmula ofensas de Luis Fabiano após expulsão

Atacante recebeu cartão vermelho de Elmo Alves Resende Cunha no segundo tempo da partida contra o Atlético-MG, no último domingo

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Além da suspensão automática, a expulsão de Luis Fabiano na partida contra o Atlético-MG, no último domingo, pode dar uma dor de cabeça maior para o jogador na sequência do Campeonato Brasileiro. Segundo o árbitro Elmo Alves Resende Cunha, o camisa 9 do Tricolor recebeu o cartão vermelho por ofendê-lo após lance de falta no segundo tempo da partida, que foi disputada no Morumbi.

"P..., marca só uma, seu m...! Tá inventando desde o início, é muito fraco" teria dito Luis Fabiano para o árbitro. Após ser expulso, Elmo Alves Resende Cunha revelou que o jogador voltou a ofendê-lo.

"Seu filho da p.., você é um v..., dá vontade de te meter soco na cara, vagabundo, te encher de pancada" teria afirmado o são-paulino.

Súmula com xingamentos (FORTES) de Luis Fabiano - São paulo X Atlético-Mg (Foto: Reprodução )Árbitro relata na súmula ofensas de Luis Fabiano após expulsão contra o Galo (Foto: Reprodução )
 
Os trechos da súmula foram divulgados nesta segunda-feira, pela Confederação Brasileira de Futebol. De acordo com o árbitro, Luis Fabiano, que teria usado 'um tom de voz bastante elevado', teve de ser contido pelos companheiros na saída do gramado.

Fora da próxima rodada do Campeonato Brasileiro, quando o Tricolor enfrenta a Portuguesa, no próximo sábado, no Canindé, às 18h30m, Luis Fabiano não será problema para Emerson Leão na partida desta quarta-feira, contra o Coritiba, no estádio Couto Pereira, pela segunda semifinal da Copa do Brasil.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2012/06/arbitro-relata-na-sumula-ofensas-de-luis-fabiano-apos-expulsao.html

Após vitória, delegação do Botafogo madruga e chega ao Rio desfalcada

Jogadores e comissão técnica acordaram antes das 5h para pegar voo de Porto Alegre. De 19 relacionados, sete passarão a folga em outros destinos

Por André Casado Rio de Janeiro


Com sono e o desfalque de sete jogadores, a delegação do Botafogo desembarcou no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na manhã deste domingo, trazendo na bagagem os três pontos da vitória de virada sobre o Inter, na noite do último sábado, no Beira-Rio. O resultado de 2 a 1 - gols de Andrezinho e Fellype Gabriel - recolocou o clube nos trilhos e afastou um princípio de crise que rondava General Severiano. Por ora, o Alvinegro ocupa a quinta posição do Campeonato Brasileiro (confira os gols da partida no vídeo).

Para sair de Porto Alegre bem cedo e poder aproveitar os dois dias de folga completos, o time teve de madrugar. Antes das 5h, já havia movimentação no hotel para conseguir pegar o voo das 6h, que chegou no Rio por volta das 8h20. Contando que a saída do estádio aconteceu às 21h30m, jogadores e comissão técnica descansaram pouco, e muitos dormiram no avião.

Com destinos diferentes, de acordo com algumas de suas raízes, sete relacionados não voltaram para a cidade: o goleiro Jefferson (São Paulo), os zagueiros Brinner (Minas Gerais) e Fábio Ferreira (ficou no Rio Grande do Sul), o lateral Lucas (Santa Catarina) e os meias Vitor Júnior (ficou no RS), Andrezinho (idem) e Elkeson (que seguiu em conexão para a Bahia).

fellype gabriel botafogo desembarque (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Fellype Gabriel foi um dos que desembarcou no Rio (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 
Os titulares se reapresentam na tarde de terça-feira, no Engenhão. Para os que não começaram jogando - além dos machucados Antônio, Carlos, Jadson e Marcelo Mattos, e o liberado Loco Abreu -, haverá atividade nesta segunda, no mesmo local. O próximo compromisso do Glorioso é no próximo domingo, frente à Ponte Preta, no Engenhão.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/06/apos-vitoria-delegacao-do-botafogo-madruga-e-chega-ao-rio-desfalcada.html

s.

Com dois gols sofridos em 11 jogos, média do Timão é de 0,18, a mais baixa do torneio. Santos terá de ser perfeito para avançar no tempo normal

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo

O Corinthians conta com um impressionante retrospecto para chegar à decisão da Taça Libertadores pela primeira vez em sua história. Se o talento de Neymar é a aposta do Santos para inverter a vantagem, o Timão, que venceu o jogo de ida, quarta-feira passada, na Vila Belmiro, por 1 a 0, conta com a força de sua defesa para ficar com a vaga. Na história do principal torneio das Américas, disputado desde 1960, nunca um clube teve uma média tão baixa de gols sofridos.

leandro castan chicão corinthians treino (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Estado)Castán e Chicão comandam a melhor defesa da história da Libertadores (Daniel Augusto Jr / Agência Estado)
 
Em 11 partidas até o momento, o clube da capital paulista foi vazado apenas duas vezes (média de 0,18 por duelo), ambas na primeira fase. Logo na estreia, ficou no 1 a 1 contra o Deportivo Táchira-VEN, em San Cristóbal. Já na penúltima rodada do grupo, levou um na vitória por 3 a 1 sobre o Nacional-PAR, em Ciudad del Este – o resultado garantiu a classificação às oitavas.

Em comparação com os clubes que fizeram mais de dez partidas em uma edição do torneio, quem mais se aproxima do Timão é o Boca Juniors de 1977. Em sua caminhada até o título, o clube de Buenos Aires levou apenas três gols em 13 partidas, média de 0,23. Também campeão, o Nacional, do Uruguai, sofreu quatro em 13 rodadas (0,30) na edição de 1971.

- Não é só mérito da defesa. Nossa equipe é muito consciente, todo mundo ajuda na marcação. Isso facilita muito o nosso trabalho. A equipe inteira tem méritos – afirmou o zagueiro Leandro Castán.
Times que não chegaram à final também já conseguiram um grande desempenho defensivo. Mesmo assim o Timão versão 2012 é superior. Em 2010, o São Paulo teve quatro bolas em sua rede em 12 jogos (0,33). Entretanto, a queda veio nas semifinais justamente pelos gols sofridos. O Tricolor perdeu para o Internacional por 1 a 0, em Porto Alegre, venceu no Morumbi por 2 a 1, mas acabou eliminado por ter levado um casa.

Cassio Goleiro Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Desde que assumiu o gol, Cassio não levou nenhum na Libertadores (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
O desempenho do Corinthians é melhor até contra os clubes que fizeram menos de dez partidas. Até 1999, o campeão da Libertadores tinha o direito de entrar na edição seguinte em fases adiantadas. O privilégio chegou a ser ainda maior até 87, quando o vencedor estreava já nas semifinais. Em 70, o Estudiantes-ARG ficou com o título disputando somente quatro partidas e sofrendo um gol. Mesmo assim, a média é de 0,25 e não supera a do Timão
.
Além da defesa, o Santos precisará superar outro obstáculo. O goleiro Cássio, um dos responsáveis pela vitória do Corinthians por 1 a 0, na Vila Belmiro, ainda não sofreu gols desde que virou titular. O goleiro assumiu o lugar que era de Julio 

Cesar nas oitavas, contra o Emelec-EQU, e passou ileso nas cinco partidas que disputou.
Dois detalhes dificultam ainda mais a missão do Peixe na próxima quarta-feira, às 21h50m, no Pacaembu: O Corinthians não sofreu gols em casa nos cinco duelos que realizou no mata-mata. Para eliminar o Corinthians no tempo normal, o Santos será obrigado a fazer mais gols do que adversário sofreu em toda a competição. Um empate ou uma vitória colocam o Tim ão na final. Se o placar do primeiro jogo se repetir, mas em favor do Peixe, a decisão será nos pênaltis.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2012/06/maior-arma-defesa-corintiana-e-melhor-da-historia-da-libertadores.html

Após atuação apagada de R49, jogadores do Galo falam sobre o astro

Pierre, Bernard e Junior Cesar comentam sobre o que ele pode fazer, e o que podem esperar de Ronaldinho Gaúcho

Por Léo Simonini São Paulo

Foi apenas o segundo jogo de Ronaldinho Gaúcho como atleta do Atlético-MG. Na estreia, atuação razoável e vitória fora de casa sobre o Palmeiras, por 1 a 0. Na segunda, também longe de BH, tropeço diante do São Paulo pelo placar mínimo, com atuação apagada de R49. (Veja o gol da partida ao lado). Após a partida, jogadores do Galo como Pierre, Bernard e Junior Cesar tiveram opiniões diferentes sobre o companheiro, mas todos concordaram em afirmar que ele é diferenciado.

Para o volante Pierre, o time já era regular antes da chegada do astro, e que não depende só dele para o time ir bem ou mal. De toda forma, o jogador acredita que é preciso ter armas variadas para não ficar apenas na dependência de Ronaldinho.

- É apenas o segundo jogo do Ronaldinho, e sem ele a gente vinha mantendo uma regularidade ao longo do ano. Mas sabemos que ele é diferenciado, é um jogador que chama a atenção dos adversários, sempre com marcação acirrada em cima. Mas temos que procurar subterfúgios, algumas jogadas, para que no dia que estiver ruim para ele, termos outros jogadores para decidir.

Para o jovem meia Bernard, só depende do próprio Gaúcho o aumento de seu rendimento para repetir as boas atuações que se habituou a ter.

- É difícil falar o que falta para ele. O Ronaldinho tem que tirar de dentro dele mesmo o que pode render, dentro das características dele, que são várias. É um jogador decisivo, que está nos ajudando com a visão de jogo e espero que ele possa voltar a atuar bem como foi contra o Palmeiras, ou até melhor.

Para Junior Cesar, companheiro de R49 desde os tempos de Flamengo, é natural que a marcação sobre o meia seja forte.

- Normal, natural, pela qualidade que tem o Ronaldo. A responsabilidade sobre ele cresce e é natural que a cada jogo a marcação seja um pouco mais forte.

Depois de dois jogos longe de Minas, Ronaldinho Gaúcho fará sua estreia diante do torcedor, já que o Galo recebe o Náutico no próximo sábado, às 21h (de Brasília), no Estádio Independência.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2012/06/apos-atuacao-apagada-de-r49-jogadores-do-galo-falam-sobre-o-astro.html

Na lanterna, Corinthians iguala seu pior início de Brasileirão da história


18/06/2012 07h20 - Atualizado em 18/06/2012 07h20

Na lanterna, Corinthians iguala seu
pior início de Brasileirão da história

Timão soma apenas um dos 15 pontos que disputou no campeonato deste ano. Campanha é idêntica à de 1995, com 6,7% de aproveitamento

Por Murilo Borges Campinas, SP

O início turbulento deste Brasileiro ficará na história do Corinthians. Não pelo aspecto positivo, mas sim pelo excesso de maus resultados. Com apenas um ponto, sem vitórias e ocupando a lanterna, o Timão alcançou seu pior início em toda a história do torneio, igualando a campanha de 1995. O aproveitamento do clube é de apenas 6,7%.

Willian, Ponte Preta x Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Estado)Domingo, em Campinas, mais uma derrota: Ponte Preta 1 a 0  (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Estado)
 
Naquele ano, o Corinthians estreou com derrota para o Guarani (2 a 1), perdeu na sequência para o Cruzeiro (2 a 0), empatou com o Paraná Clube (1 a 1) e teve mais dois tropeços, contra Botafogo e Bragantino (ambos por 2 a 1).

Em 2012, os resultados são semelhantes. O Timão perdeu para o Fluminense (1 a 0), caiu diante do Atlético-MG (1 a 0), empatou com o Figueirense (1 a 1) e foi derrotado outras duas vezes, por Grêmio (2 a 0) e Ponte Preta (1 a 0).
RODADA EM 1995 EM 2012
Guarani 2 x 1 Corinthians Corinthians 0 x 1 Fluminense
Cruzeiro 2 x 0 Corinthians Atlético-MG 1 x 0 Corinthians
Corinthians 1 x 1 Paraná Corinthians 1 x 1 Figueirense
Botafogo 2 x 1 Corinthians Grêmio 2 x 0 Corinthians
Corinthians 1 x 2 Bragantino Ponte Preta 1 x 0 Corinthians
Os números, no entanto, não preocupam o técnico Tite, que admitiu que esperava uma queda de rendimento enquanto o time estivesse na disputa do Campeonato Brasileiro e da Libertadores.
- Ninguém aqui está se surpreendendo. Todas as equipes que chegaram até semifinal e final de Libertadores, quando saem, ficam mais ou menos na zona de rebaixamento. Nunca escondi de ninguém, até pelo alto grau de dificuldade do Campeonato Brasileiro - disse.

Caso sirva de alento, o Corinthians se recuperou no Brasileiro de 1995 na sexta rodada, ao vencer o Flamengo por 2 a 1. Se a história se repetir, vai sobrar para um arquirrival. O Timão enfrentará o Palmeiras no próximo domingo, às 16h, no Pacaembu. Se passar pelo Santos na quarta-feira e avançar à decisão da Taça Libertadores da América, Tite deverá continuar com os reservas no clássico do fim de semana com o Verdã.

 FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2012/06/na-lanterna-corinthians-iguala-seu-pior-inicio-de-brasileirao-da-historia.html

Zé Roberto dá méritos aos EUA e se preocupa: 'Time está oscilando muito'

Técnico diz que equipe americana é a melhor do mundo no momento e pede mais regularidade à seleção: 'Se formos assim, vai ser sempre difícil vencer'

Por João Gabriel Rodrigues São Bernardo do Campo, SP

José Roberto Guimarães seleção vôlei (Foto: Gaspar Nóbrega / VIPCOMM)José Roberto Guimarães diz que seleção precisa
parar de oscilar (Foto: Gaspar Nóbrega / VIPCOMM)
 
Ao falar dos erros brasileiros, José Roberto Guimarães ressalta os acertos dos Estados Unidos. Nas palavras do técnico da seleção, as americanas, hoje, estão milhas à frente de qualquer outra equipe do mundo. O treinador, no entanto, pede calma. Apesar do curto espaço de tempo até os Jogos Olímpicos, afirma que o Brasil pode tirar lições da derrota para as rivais no Grand Prix e crescer até a estreia em Londres.

- Perder nunca é bom e normal. Mas se você perde e aprende... Perder só traz problema. Você tem de ser muito maduro para aprender com uma derrota e ver o que o time de lá tem de coisas importantes para tentar se aproximar. Hoje, os EUA são o time parâmetro para o mundo. É o melhor disparado. Se nós aprendermos com isso, não com a derrota, mas com elas, temos muito a evoluir.

Para Zé Roberto, o problema brasileiro está na instabilidade. Ao fazer um set como o primeiro na derrota para os EUA e não conseguir manter o ritmo, a seleção abre brechas para as rivais.

- O time está oscilando muito. Nessa fase para Pequim, não tínhamos tantos erros, dávamos poquíssimos erros para os outros times. Essa oscilação maior, esses altos e baixos são um problema. Demos muitos pontos para os EUA. Isso é mortal. Temos de usar isso como parâmetro. Se formos assim, vai ser sempre difícil vencer os EUA. Elas nao vão cair (de rendimento), podem ter certeza. É daí para mais, não tenham dúvida disso.

A derrota complicou a vida brasileira no Grand Prix. Embora tenha cinco vitórias em seis jogos na competição, todas foram em 3 sets a 2 e deram apenas 11 pontos na classificação. Zé Roberto reconhece que uma eliminação antes da fase final não é impossível.

- Podemos (ficar fora da fase final), por que não? Tudo pode acontecer. Pegamos dois grupos difíceis e vencemos cinco jogos por 3 sets a 2. Os outros vão pegar concorrentes mais fracos e vao se classificar cinco ja. Podermos ter perdido uma partida aqui, ganhar os proximos três jogos e ficarmos fora mesmo assim. Tudo vai depender dos outros grupos.

A queda para os EUA foi a primeira do Brasil na competição. As rivais continuam invictas, com seis vitórias. Agora, a seleção, que ocupa o quinto lugar, com 11 pontos, viaja para Luohe, na China, para a terceira e última semana da fase classificatória. Lá, vai enfrentar Cuba, Porto Rico e as donas da casa. No Grand Prix, apenas cinco equipes se classificam para a fase final, além das chinesas, que vão sediar a etapa.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/06/ze-roberto-da-meritos-aos-eua-e-se-preocupa-time-esta-oscilando-muito.html

Tommy Haas surpreende, evita hexa de Federer e volta a triunfar em Halle

Alemão de 34 anos não conquistava um título no circuito desde 2009

Por GLOBOESPORTE.COM Halle, Alemanha

Os cinco títulos no ATP 250 de Halle e as nove vitórias seguidas sobre o rival deste domingo colocavam Roger Federer como favorito absoluto a mais um título na grama do torneio alemão. Tommy Haas, contudo, ignorou as probabilidades, surpreendeu o número 3 do mundo e, empurrado pelos fãs locais, triunfou. Por 7/6(5) e 6/4, o veterano alemão de 34 anos derrubou Federer e conquistou seu segundo título em Halle.

Tommy Haas tênis Halle final troféu (Foto: Reuters)Tommy Haas, três anos depois, volta a levantar o troféu do ATP 250 de Halle (Foto: Reuters)
 
Haas não levantava um troféu desde 2009, quando foi campeão no mesmo torneio. O ex-número 2 do mundo, que começou o torneio como 87º do ranking e só entrou na chave graças a um convite da organização, agora tem 13 títulos na carreira. Curiosamente, Haas não perde uma decisão desde 2002. A vitória deste domingo foi sua oitava consecutiva em uma final.

Federer, por sua vez, perdeu mais uma chance de conquistar o hexa em Halle. Campeão em 2003, 2004, 2005, 2006 e 2008, o suíço alcançou a final também em 2010, mas foi derrotado pelo australiano Lleyton Hewitt. Em seu retrospecto contra Haas, agora tem dez triunfos e três reveses.

Suíço larga na frente
Federer começou a partida arrasando. Quebrou o saque de Haas no primeiro game e teve chances de quebra no terceiro e no quinto. O alemão, que escapou dos últimos break points, foi recompensado no sexto game, graças a seguidos erros do suíço. Quando Federer jogou uma direita fácil na rede, cedeu a quebra e viu o placar ficar igual em 3/3.

O tenista da casa ganhou confiança e passou a confirmar seus saques sem problema. No décimo game, sacando em 4/5, Federer novamente errou seguidas vezes. Haas teve dois set points, mas cometeu duas falhas não forçadas e não aproveitou. A decisão só veio no tie-break, e o suíço, que vivia momento instável, pagou o preço. Por 7/5, o tenista da casa fechou a parcial.

Quando o segundo set começou, Haas levava vantagem na maioria das trocas de bola e confirmava o serviço com mais facilidade. Federer escapou de games complicados um par de vezes, mas sucumbiu no nono game, quando cometeu alguns erros e viu o alemão vencer um belo rali com uma passada de esquerda.

O ponto rendeu a quebra decisiva a Haas, que sacou para a partida na sequência. O último game ainda teve um escorregão de Federer, que ficou deitado na grama no fundo de quadra. Pouco depois, o tenista da casa fechou o jogo e fez a festa da torcida.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/tommy-haas-surpreende-evita-hexa-de-federer-e-volta-triunfar-em-halle.html

Lennon tem estreia elogiada: 'Mostrou coragem e ainda vai progredir muito'

Técnico Oswaldo de Oliveira só quer mais equilíbrio do lateral, que jogou improvisado na esquerda, para não correr em exagero e ficar exausto

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre

Lennon no terino do botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Lennon deve seguir no time por mais uma partida
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
O desempenho de Lennon em sua estreia com a camisa do Botafogo agradou Oswaldo de Oliveira. Depois de um mês e meio treinando para entrar em forma após se livrar de um problema no tornozelo esquerdo, o lateral foi improvisado no lado esquerdo, pelo qual se destacou no Vila Nova, no Campeonato Goiano desta temporada. Segundo o treinador, levando em conta o atenuante de pegar logo o Inter, no Beira-Rio, o jogador deve ser elogiado pela ousadia que tentou demonstrar.

- Para uma estreia, nas condições que surgiram, foi convincente. Ainda é um menino (20 anos), mas mostrou coragem. Acima da maturidade, isso é importante agora. No fim do jogo, em algumas vezes, Lennon passou correndo e demonstrava muito cansaço, precisava se equilibrar. Vai ganhar isso com o tempo, vai progredir muito e ajudar o Botafogo - avaliou Oswaldo.
Lennon, muito provavelmente, terá sua segunda oportunidade no time titular em sequência. Márcio Azevedo retorna de suspensão, por ter sido expulso na derrota para o Náutico, nos Aflitos, e Lucas "assume" seu lugar, com o terceiro amarelo que recebeu. Assim, a nova aposta do clube atuaria em seu setor de origem contra a Ponte Preta, domingo, no Engenhão. Gabriel é outra opção.

Aliás, dos desfalques em Porto Alegre, o Alvinegro, quarto colocado no Brasileirão, deve recuperar mais dois, pelo menos: o zagueiro Antônio Carlos e o volante Jadson. Sem treinar com bola há mais de um mês, Marcelo Mattos ainda permanece como incógnita. Já Loco Abreu terá sua situação reavaliada com comissão técnica e diretoria, já que está incomodado com a reserva.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/06/lennon-tem-estreia-elogiada-mostrou-coragem-e-ainda-vai-progredir-muito.html

Zen cumpre promessa de aniversário e celebra sua atuação com churrasco

Titular contra o Inter, volante faz 21 anos em ritmo de festa com familiares e, em especial, o pai, Wallace, a quem disse que dedicaria a vitória

Por André Casado Rio de Janeiro

Com pouco espaço em 2012, Lucas Zen jamais imaginou que teria um presente de aniversário tão completo. Com as lesões de Marcelo Mattos e Jadson, recebeu a chance de ser titular pela quarta vez sob o comando de Oswaldo de Oliveira e não decepcionou. E, de quebra, na véspera de completar 21 anos, saiu de campo com a vitória sobre o Inter, que prometeu dedicar ao pai, Wallace, ex-amador que incentiva a carreira do botafoguense desde pequeno.

A comemoração foi com um churrasco no condomínio de sua avó, na Taquara, Zona Oeste do Rio, com a presença da família. Zen fez questão de lembrar do pai mais uma vez.

lucas zen botafogo ao lado da família  (Foto: Arquivo Pessoal)Lucas Zen festejou 
aniversário com o pai, Wallace, a mãe, Celeste, e o irmão, Renan (Foto: Arquivo Pessoal)
 
- Ganhar fora de casa no Brasileirão é gratificante. Falei que iria homenagear o meu pai e cumpri o que prometi. Ele agradeceu o presente logo quando eu liguei para ele, ainda de Porto Alegre (risos). É um momento especial porque meu pai sempre me apoiou. Entende de futebol, sempre conversou comigo sobre tudo o que eu precisava saber. Às vezes, chego em casa e ele está assistindo a uma reprise para me mostrar os erros - contou o volante.

O momento em evidência não poderia ser melhor. Com a ascensão de Jadson, o jogador deixou de ser relacionado eventualmente e também sofreu com um problema no púbis que o afastou por um mês dos treinos. A disputa com o companheiro é encarada com naturalidade.

- Fiquei parado, fora de forma, mas aí voltei a treinar bem. Sabia que, quando aparecesse a oportunidade, precisava me sobressair. Até a comissão técnica já me elogiou pelo jogo. Toda a comunicação entre os zagueiros e meias foi importante para sairmos com os três pontos sobre o Inter. Ficamos acertadinhos na maior do tempo. Minha relação com o Jadson é boa, muito sadia. Quanto mais disputa houver, só eleva o nível do grupo do Botafogo - acredita.

O próximo compromisso do Alvinegro, quarto colocado, é no domingo, contra a Ponte Preta, no Engenhão, pela sexta rodada do Brasileirão. Lucas Zen ainda não sabe se permanecerá no time. Tudo depende da situação clínica de quem, por enquanto, está na sua frente na concorrência.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/06/zen-cumpre-promessa-de-aniversario-e-celebra-sua-atuacao-com-churrasco.html

Bellucci cai duas posições e atinge pior marca desde julho de 2009

Em 78º, brasileiro fica a sete pontos de deixar o grupo dos 80 melhores

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Thomaz Bellucci tênis Roland Garros 1r (Foto: AFP)Bellucci amarga a pior posição no ranking da ATP
desde julho de 2009, quando era o 119º (Foto: AFP)
 
O brasileiro Thomaz Bellucci segue ladeira abaixo. Fora da lista para Londres-2012, ele perdeu duas posições no ranking da ATP desta semana, caiu para 78ª colocação e chegou ao seu pior resultado na lista desde julho de 2009, quando era o 119º. Bellucci já havia estabelecido sua pior marca em três anos na última semana, quando caiu dez posições e passou a ocupar o 76º lugar. Para completar, o canhoto está a apenas sete pontos de deixar o grupo dos 80 melhores.

Na última semana de julho de 2009, Bellucci era o 119º colocado do ranking, mas ganhou 53 posições após seu primeiro título de um torneio ATP, em Gstaad. Assim, figurou na lista de agosto já em 66º. A partir daí, o brasileiro pegou o elevador e conseguiu bons resultados, chegando a figurar em 21º em julho de 2010. No entanto, desde o final de 2011, o brasileiro vem em queda livre.

Por outro lado, Bellucci tem poucos pontos pela frente para defender no segundo semestre, e pode voltar a ganhar postos com algumas boas campanhas até o final do ano. A próxima competição será Wimbledon, terceiro Grand Slam do ano. Em 2011, ele foi eliminado na estreia pelo alemão Rainer Schuttler.

Os outros brasileiros da lista tiveram uma semana melhor que a do número 1 do país: Rogério Dutra da Silva segue como o segundo melhor do Brasil, na 113ª colocação geral, seguido por João Souza, o Feijão, que caiu um posto e é o 116º. Ricardo Mello, Thiago Alves e Júlio Silva ganharam uma posição cada, e aparecem em 137º, 144º e 157º, respectivamente.

Top 10 não sofre mudanças na semana
A lista dos 10 melhores do mundo ficou sem alterações. A liderança é do sérvio Novak Djokovic, que tem 12.280 pontos, seguido pelo espanhol Rafael Nadal e por Roger Federer, da Suíça. O croata Marin Cilic, campeão do ATP de Queen’s, ganhou sete posições e figura em 18º. Já Tommy Haas, que superou Federer na final em Halle, subiu 38 postos e aparece em 49º.

Confira a lista dos 10 melhores

1. Novak Djokovic (SER) - 12.280 pontos
2. Rafael Nadal (ESP) - 10.060
3. Roger Federer (SUI) - 9.435
4. Andy Murray (GBR) - 6.980
5. Jo-Wilfried Tsonga (FRA) - 5.230
6. David Ferrer (ESP) - 5.180
7. Tomas Berdych (TCH) - 4.685
8. Janko Tipsarevic (SER) - 3.200
9. Juan Martín del Potro (ARG) - 3.180
10. John Isner (EUA) - 2.655

Veja os melhores entre os brasileiros

78. Thomaz Bellucci (BRA) - 627
113. Rogério Dutra Silva (BRA) - 478
116 - João Souza, o Feijão (BRA) - 463
137. Ricardo Mello (BRA) - 383
144. Thiago Alves (BRA) - 373
157. Júlio Silva (BRA) - 333


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/bellucci-cai-duas-posicoes-e-atinge-pior-marca-desde-julho-de-2009.html

Atuação dos meias empolga Fellype Gabriel: 'É o lugar mais concorrido'

Camisa 11 diz que Elkeson e Maicosuel no banco contra o Inter servem como motivação para ele, Vitor Júnior e Andrezinho se empenharem mais

Por André Casado Rio de Janeiro

Com Herrera, artilheiro do Campeonato Brasileiro com quatro gols, de coadjuvante desta vez, foi sob a batuta dos meias que o Botafogo virou o jogo sobre o Inter, na noite do último sábado, no Beira-Rio. A atuação do trio formado por Fellype Gabriel, Vitor Júnior e Andrezinho animou para a sequência da competição. Segundo o camisa 11, que decidiu a vitória, a concorrência apertada é uma motivação a mais. Prova foram as barrações de estrelas como Elkeson e Maicosuel.

- É o lugar mais concorrido hoje, temos grandes jogadores, e Maicosuel e Elkeson tiveram que ficar no banco desta vez. Mas isso pode mudar, por isso quem está entrando tem que mostrar o melhor, não pode dar mole. Quem tiver a chance no decorrer ou quando um estiver machucado, precisa cumprir o que o Oswaldo pedir. Esse tem de ser o espírito da equipe. Todos ganham, não só o técnico ou um jogador que marcou o gol - afirmou Fellype Gabriel, no desembarque da delegação alvinegra, na manhã deste domingo, no Aeroporto Internacional Tom Jobim.

O meia, que voltou à equipe após três rodadas, também voltou a bater na tecla da desatenção mais uma vez, ressaltando que o Botafogo não pode mais esperar levar um gol para reagir.

- Às vezes parece que temos que tomar um gol para forçarmos mais e conseguirmos virar as partidas. Felizmente conseguimos algumas vezes, mas não vai ser sempre. O Inter bateu a falta rápido. Vamos corrigir isso, temos que estar atentos os 90 minutos. Ainda mais contra uma equipe de qualidade como o Inter - apontou.

Domingo que vem, pela sexta rodada, o Glorioso recebe a Ponte Preta no Engenhão e pode voltar ao G-4. São nove pontos em 15 disputados, com três triunfos e duas derrotas.

Fellype Gabriel, Internacional x Botafogo (Foto: Renan Olaz / Agência Estado)Fellype Gabriel comemora o gol da vitória sobre o Inter com Renato (Foto: Renan Olaz / Agência Estado)
 
 FONTE:

Com Túlio e Gonçalves, evento reúne centenas de alvinegros em São Paulo

'Feijão no Fogão' tem sua primeira edição em 2012 na capital paulista e recebe a presença de atacante e ex-zagueiro, além do presidente do clube

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

O Botafogo realizou a primeira edição de 2012 do "Feijão no Fogão", evento itinerante tradicional do clube, neste sábado, com a presença dos ídolos Túlio Maravilha e Gonçalves. O local escolhido foi São Paulo, que reuniu centenas de alvinegros para uma confraternização no bairro Vila Olimpia. O presidente Mauricio Assumpção fez as honras da casa, junto a outros dirigentes e até o mandatário da Puma no Brasil, Roberto Goldminc. O dia foi marcado pela vitória sobre o Inter, no Beira-Rio, pela quinta rodada do Brasileirão, horas depois.

Evento, Botafogo, Tulio e Gonçalves (Foto: Divulgação / Flick Oficial do Botafogo)Túlio e Gonçalves comandaram a festa em São Paulo (Foto: Divulgação / Flick Oficial do Botafogo)
 
Na ocasião, o Glorioso nomeou seu embaixador na cidade. Nélio Weiss participou de uma pequena cerimônia, será o responsável por liderar a “Embaixada do Botafogo em São Paulo” e foi um dos destaques da tarde na capital. Além disso, uma extensa linha de produtos oficiais do Botafogo foi distribuída. Entre os quais canecas, petisqueiras e até uma miniatura do Caçador, dirigível em forma de tubarão-submarino que se tornou mascote desde a temporada passada.

O ex-zagueiro Gonçalves representou o tema "Guardiões da Estrela", uma reverência aos defensores que marcaram seu nome na história do clube. Campeão brasileiro em 1995, título conquistado com gol de Túlio na decisão contra o Santos, ele relembrou o momento.

- Voltar a São Paulo anos depois de conquistar o título Brasileiro é arrepiante. Aquele título foi um marco na minha vida, um sonho realizado. É muito bom comemorar com vocês e ver que aquela conquista maravilhosa permanece intacta no coração de todos vocês - disse.

A participação do atacante, de 43 anos, tem ligação com o projeto de marketing preparado para seu milésimo gol. Faltam sete, segundo suas contas, e o camisa 7 fará amistosos com a camisa alvinegra no segundo semestre para atingir o objetivo. O gol derradeiro deverá ser marcado no Engenhão.

Evento, Botafogo (Foto: Divulgação / Flick Oficial do Botafogo)Centenas de alvinegros prestigiaram a confraternização (Foto: Divulgação / Flick Oficial do Botafogo)
 
FONTE:

ncomodado, Loco tem promessa de paciência e compreensão de Oswaldo

Técnico diz que atacante 'passa por momento difícil na carreira', mas torna a tratá-lo como diferenciado pela idolatria e liderança que exerce no Bota

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre

A versão oficial dava conta que Loco Abreu foi liberado da viagem a Porto Alegre, onde seria reserva na partida entre Botafogo e Inter, no sábado, para resolver problemas particulares no Rio. No entanto, Oswaldo de Oliveira não quis saber de rodeios e confessou o real motivo da baixa de última hora. O atacante está mesmo incomodado com a situação e foi sincero ao afirmar, em papo particular com ele, que não gostaria de ser relacionado desta vez.
O ídolo alvinegro segue com respaldo de seu chefe, que evocou paciência para tratar o caso. O discurso do treinador é o de que Loco ainda tem muito a oferecer ao Glorioso.

loco abreu botafogo (Foto: Marcos Tristão / Agência Globo)Loco Abreu vive novo momento de dificuldade no Botafogo (Foto: Marcos Tristão / Agência Globo)
 
- Abreu é um jogador respeitabilíssimo, um líder do Botafogo, muito inteligente. Ele passa por um momento de dificuldade na carreira e eu quero ter bastante paciência para ajudá-lo a admistrar isso. É um goleador emérito, importante em vários sentidos. Tenho certeza de que no decorrer da temporada e em outros jogos vamos precisar muito dele - afirmou.

Os detalhes do teor da conversa foram ainda mais reveladores. O técnico alvinegro defendeu o uruguaio quanto às críticas de falta de comprometimento com o elenco, que vinha de duas derrotas no Campeonato Brasileiro e precisava de reforços para inverter o cenário.

Ele foi claro comigo, e eu prefiro que seja dessa forma. Não está se sentindo bem, não está à vontade. É melhor que fale para não trazê-lo insatisfeito. Temos de respeitar"
Oswaldo de Oliveira
- Ele foi claro comigo, e eu prefiro que seja dessa forma. Não está se sentindo bem, não está à vontade. É melhor que fale para não trazê-lo insatisfeito. É uma situação que temos de respeitar. Pode até haver ambiguidade no julgamento de alguns, mas não considero falta de profissionalismo, muito pelo contrário. Seria se, sem preparo, Abreu viesse e eu tivesse que lançar mão dele sem condições de ajudar - avaliou Oswaldo.

Herrera tomou a vaga de titular na primeira rodada da competição, após entrar no segundo tempo do duelo com o São Paulo, em substituição ao camisa 13, e marcar três gols. Antes, Loco passara em branco nas finais do estadual e na eliminação precoce da Copa do Brasil, para o Vitória, nas oitavas de final, no Engenhão. Ao todo, o argentino anotou 15 gols em 2012, enquanto o companheiro, 12. De acordo com o esquema de Oswaldo, que utiliza três meias e apenas um centroavante, não há espaço para que ambos dividam espaço.

Convocado para defender sua seleção nas eliminatórias para a Copa de 2014, o uruguaio ficou duas semanas longe de General Severiano. Em seu país, teve furtados pertences de valor material e sentimental, como uma filmadora que continha horas de gravação de suas andanças com a Celeste, aumentando mais o inferno astral que começou a viver recentemente. Em seu site, chegou a prometer uma recompensa a quem devolvesse o produto. Nesta segunda-feira, é aguardado para treinar no Engenhão junto aos jogadores que não foram relacionados para a vitória sobre o Colorado e os que ficaram na reserva.

oswaldo de oliveira loco abreu botafogo treino (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)Oswaldo e Loco em um dos contatos durante esta semana (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)
 
FONTE: