terça-feira, 12 de junho de 2012

Gatas do dia: irmã e namorada de Nadal na sétima decisão em Paris

Maria Isabel e Maria Francisca Perelló vibraram com o heptacampeonato

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Rafael Nadal tênis Roland Garros final Maria Isabel Xisca Perello (Foto: Reuters)Maria Isabel, à esquerda, e Xisca Perelló assistem atentamente à partida (Foto: Reuters)
 
Enquanto Rafael Nadal batalhou por dois dias contra Novak Djokovic, duas belas moças vibravam em um dos camarotes de Roland Garros. A irmã do tenista, Maria Isabel Nadal, e a namorada, Maria Francisca Perelló, foram clicadas repetidamente pelos fotógrafos.

Rafael Nadal tênis Roland Garros final Maria Isabel (Foto: AFP)Rafael Nadal ganha beijos da mãe e da irmã na festa do título (Foto: AFP)
 
Sentadas lado a lado junto com o resto da família e da equipe, as duas sofreram no domingo, durante as paralisações por causa da chuva, e viram Djokovic crescer na partida e ameaçar o sétimo título de Nadal no Grand Slam francês. No fim, com a vitória assegurada, o tenista saltou para a área dos camarotes na quadra Philippe Chatrier e foi comemorar com a família. Maria Isabel lhe deu um longo beijo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/gatas-do-dia-irma-e-namorada-de-nadal-na-setima-decisao-em-paris.html

Sharapova está bem cotada para ser porta-bandeira da Rússia nos Jogos

Tenista número 1 do mundo vai disputar as Olimpíadas pela primeira vez

Por Das agências de notícias Moscou, Rússia
 
 
Depois de conquistar o título de Roland Garros e assumir a liderança do ranking feminino, Maria Sharapova está muito perto de ser apontada como porta-bandeira da delegação russa na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres. A confirmação será feita somente depois de reunião do Comitê Olímpico russo, entre os dias 10 e 11 de julho. Ainda assim, a indicação de Sharapova para o posto ganhou força com a declaração do presidente da Federação Russa de Tênis, Shamil Tarpishchev. O dirigente lembrou a escolha de outros tenistas para exercer a função.

- O tênis é um esporte muito popular e, até onde eu sei, Roger Federer foi escolhido para carregar a bandeira suíça e Rafael Nadal vai liderar a delegação espanhola na cerimônia de abertura em Londres 

- afirmou Tarpishchev, que também é membro do Comitê Olímpico Internacional (COI).
tênis maria sharapova Roland garros (Foto: Agência Reuters)Campeão em Roland Garros e número 1 do mundo, Sharapova estará em Londres-2012 (Foto: Reuters)
 
Se for confirmada como porta-bandeira, Sharapova quebrará com a tradição da Rússia, que geralmente deixa o cargo de líder da delegação sob a responsabilidade dos homens, como o lutador greco-romano Alexander Karelin e o nadador Alexander Popov.

Sharapova, que não se classificou para os Jogos de Atenas-2004 e perdeu a edição de 2008, em Pequim, com lesão no ombro, fará sua estreia olímpica em Londres. Curiosamente,  o torneio de tênis na capital britânica será disputado nas quadras de grama de Wimbledon, onde, quando tinha 17 anos, Sharapova surpreendeu Serena Williams na final para ganhar seu primeiro título de Grand Slam, em 2004.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2012/06/sharapova-esta-bem-cotada-para-ser-porta-bandeira-da-russia-nos-jogos.html

ATP atualiza lista e confirma Bellucci fora da lista para os Jogos de Londres

Brasileiro precisa de desistências ou convite para disputar as Olimpíadas

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Thomaz Bellucci está mesmo fora da zona de classificação para as Olimpíadas de Londres. Confirme o esperado, o brasileiro, que foi eliminado na primeira rodada em Roland Garros, perdeu pontos preciosos e despencou no ranking. Na lista divulgada pela ATP nesta segunda-feira, Bellucci perdeu dez posições e é apenas o 76º melhor tenista do momento.

Pelo regulamento de Londres-2012, o ranking classifica os 56 primeiros para as Olimpíadas, desde que respeitado um limite de quatro atletas por país. A cota por nações favorece Bellucci, já que alguns tenistas à frente do brasileiro são eliminados. Entre eles, um argentino (Florian Mayer), seis franceses (Julien Benneteau, Michael Llodra, Jeremy Chardy, Benoit Paire, Nicolas Mahut e Edouard Roger-Vasselin), cinco espanhóis (Feliciano López, Marcel Granollers, Pablo Andujar, Juan Carlos Ferrero e Albert Ramos) e um americano (Mardy Fish, que já anunciou sofrer um problema cardíaco e não viajará).

Ainda assim, para que consiga uma vaga nas Olimpíadas, Bellucci precisaria, hoje, de sete desistências. Caso não haja tantos abandonos, restará ao brasileiro esperar por um convite da Federação Internacional de Tênis (ITF).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/atp-atualiza-lista-e-confirma-bellucci-fora-da-lista-para-os-jogos-de-londres.html

Após búlgara, Campinas oficializa cubana 'carrasca' de Zé Roberto

Acertada há semanas, Daymi Ramirez fecha lista de contratações do time paulista para as disputas do Estadual e da Superliga Feminina

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP

O time feminino de Campinas oficializou nesta terça-feira a contratação de um reforço que contou com muita aprovação do técnico José Roberto Guimarães. Cansado de "sofrer" com ela quando ainda comandava equipes brasileiras e até mesmo pela seleção, o treinador agora terá a oposto cubana Daymi Ramirez à disposição a partir de agosto. Ao lado da búlgara Elitsa Vasileva, ela é a principal contratação do clube para a temporada 2012/2013, que inclui as disputas do Campeonato Paulista e da Superliga Feminina.

Daymi Ramirez, cubana contratada pelo time feminino do Campinas (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Daymi Ramirez, cubana contratada pelo time feminino do Campinas (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
 
- Joguei contra ela por vários anos e sempre me deu trabalho. Tem muita garra, caráter e atitude positiva dentro da quadra. É uma jogadora carismática e que tem a vantagem de estar bem adaptada, pois está no Brasil há dois anos - afirmou o treinador, lembrando a passagem da cubana pelo Minas, seu último clube antes de chegar a Campinas.

Quinta maior pontuadora da última Suerpliga, Ramirez tem 28 anos e mede 1,84m. Além do Minas, defendeu o Praia Clube em 2010. Pela seleção cubana, da qual se retirou em 2008, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, além de jogar também as Olimpíadas de 2008. Sua apresentação ao novo clube está prevista para início de agosto.
- Ela pode contribuir muito para o time. Não só com a excelente técnica, mas pela bagagem de ser um dos destaques da forte escola cubana dos últimos anos. Já foi levantadora e tem muita força física. Por isso, nos dará opções táticas importantes na montagem e na atuação do grupo - afirmou Zé Roberto.

Com a confirmação de Ramirez, Campinas fechou o elenco para a disputa da próxima temporada. Antes da cubana, o clube havia anunciado as contratações das centrais Natasha (ex-Usiminas/Minas), Andressa (ex-Vôlei Futuro) e Walewska (ex-Vôlei Futuro), das ponteiras Priscila Daroit (ex-Mackenzie) e Elitsa Vasileva (ex-Bergamo, da Itália), da oposto oposto Ju Nogueira (ex-Rio de Janeiro) e das levantadorasPriscila Heldes (ex-Mackenzie) e Fernandinha (que integra o elenco da seleção brasileira no Grand Prix).

Elitsa Vasileva, ponteira búlgara contratada pelo time feminino de Campinas (Foto: Divulgação)Elitsa Vasileva, ponteira búlgara contratada pelo time feminino de Campinas (Foto: Divulgação)
 
FONTE:

Alison brilha no bloqueio e leva ouro no Slam de Moscou com Emanuel

Ricardo e Pedro Cunha faturam bronze e asseguram ponta do ranking mundial

Por SporTV.com Moscou, Rússia

Alison Ceruti mede 2,03m. Quando pula com os braços esticados junto à rede, vira uma muralha de mais de 3 metros. Nesta terça-feira, o capixaba usou sua envergadura física com primor, brilhou no bloqueio e foi o destaque da grande vitória ao lado de Emanuel sobre os holandeses Nummerdor e Schuil. Por 2 sets a 0, com parciais de 21/16 e 29/27, os atuais campeões mundiais conquistaram, no Grand Slam de Moscou, seu primeiro título no Circuito Mundial nesta temporada.

Na disputa de terceiro lugar, Ricardo e Pedro Cunha derrubaram os alemães Brink e Reckermann e faturaram a medalha de bronze. De quebra, somaram pontos suficientes para manter a liderança do ranking mundial no ano.


Alison Emanuel volei de praia ouro Grand Slam de Moscou (Foto: Divulgação / FIVB)Alison Emanuel exibem as medalhas de ouro: primeiro título no ano no Circuito  (Foto: Divulgação / FIVB)

Muralha capixaba em Moscou faz a diferença

Para chegar à decisão, Alison e Emanuel passaram pelos alemães Brink e Reckermann mais cedo. Os brasileiros foram dominados no primeiro set, mas sobraram na segunda parcial e levaram a decisão para o tie-break. Nesta etapa, os bloqueios do gigante capixaba fizeram a diferença e garantiram a classificação: 15/21, 21/14 e 18/16 (veja no vídeo ao lado).

Na final contra os holandeses Nummerdor e Schuil, os brasileiros optaram por forçar o saque em Nummerdor, mais baixo. A estratégia deu certo, e Alison cresceu no bloqueio. O placar se manteve muito apertado, com as duas duplas se alternando na ponta até o Brasil abrir 14/12 após toque na rede de Schuil. Os rivais pediram tempo mas, no retorno à quadra, foi o atleta capixaba que brilhou. Alison virou uma muralha para os europeus e, após dois pontos seguidos junto à rede (sexto e sétimo no fundamento) deixou o país com cinco pontos de vantagem. A margem foi mantida até o parceiro de Emanuel encerrar a parcial com uma diagonal curta: 21/16.


Segundo set emocionante termina em ouro brasileiro
O embalo verde e amarelo seguiu no início da segunda etapa, e o placar rapidamente apontou 4 a 1. Schuil, bem no saque, comandou a reação holandesa, alcançando o empate em 7/7. Atacando de baixo para cima para explorar a seu favor o bloqueio de Alison, os europeus tomaram a frente no placar em 13/12. Com o jogo muito equilibrado, as duas parcerias se alternaram seguidamente na dianteira. Se Emanuel, mesmo longe da rede, virava bem, Schuil respondia com saques certeiros.


Alison Emanuel volei de praia ouro Grand Slam de Moscou (Foto: Divulgação / FIVB)Emanuel se livra do bloqueio do holandes Schuil na decisão desta terça-feira (Foto: Divulgação / FIVB)

Um toque de rede de Schuil assinalado pela arbitragem gerou muitos protestos, já que Alison também cometeu a irregularidade. O ponto deu o empate para os campeões mundiais, que viraram em um ataque para fora dos rivais (18/17). Os holandeses pediram tempo, mas a pausa não mudou o panorama do jogo. Na diagonal curta, Emanuel levou o time ao match point, salvo pelos holandeses. Nummerdor, com uma largadinha na linha, adiou o fim do jogo e ainda reverteu a vantagem para sua dupla. Alison, na diagonal curta e depois na paralela longa, salvou duas vezes, e Emanuel, outras duas. O gigante capixaba, três vezes seguidas, colocou a parceria brasileira em vantagem. Com muita categoria, Emanuel encerrou a maratona moscovita: 29/27.


Bronze e liderança do ranking para Ricardo e Pedro Cunha

Nas semifinais contra os holandeses Nummerdor e Schuil, Ricardo e Pedro Cunha tiveram atuação apática na maior parte do tempo. No primeiro set, perderam por cinco pontos de diferença. Com bons bloqueios de Ricardo, a parceria levou a partida para o tie-break e teve um match point a favor, mas não converteu e viu os rivais irem à final: 21/16, 22/24 e 17/15.

Na disputa pelo terceiro lugar contra Brink e Reckermann, os brasileiros largaram melhor, mas sofreram a virada em 7/6 após dois erros seguidos. A diferença se manteve em um ponto, com as parcerias se alternando na frente até o tempo técnico em 11/10. A pausa fez bem para os atuais líderes do ranking, que contou com bons bloqueios de Ricardo para abrir três pontos (15/12). A margem foi mantida até o fim. Os alemães ainda salvaram dois set points, mas um saque na rede de Reckermann encerrou a parcial: 21/19.
O segundo set começou com os europeus à frente, mas o Brasil virou com a marcação de dois toques dos rivais. Com uma grande sequência no serviço de Ricardo, com direito a ace e ótimas intervenções no bloqueio, a dupla de verde abriu cinco ponto de vantagem. Pressionados, Brink e Reckermann passaram a arriscar mais. Tiraram o baiano do saque, mas também somaram erros – nove em toda a parcial. Muito eficiente na cobertura, Pedro Cunha mostrou habilidade nos contra-ataques e ajudou a manter a dianteira folgada. Em saque para fora de Brink, os brasileiros venceram por 21/14, faturaram o bronze e se garantiram na ponta do ranking.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2012/06/alison-brilha-no-bloqueio-e-leva-ouro-no-slam-de-moscou-com-emanuel.html

Jefferson: 'Já sofremos todos os gols que poderíamos'

Goleiro do Botafogo não atuou nos últimos três jogos, quando o time perdeu dois deles e sofreu oito gols, mas não procura culpados e, sim, solução

Por Thales Soares Rio de Janeiro

MATÉRIA COM GOLEIRO JEFERSON ( BOTAFOGO ) FOTOS : ANDRÉ DURÃO (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Jefferson sai em defesa de Milton Raphael
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)
 
À distância, enquanto estava a serviço da Seleção Brasileira, o goleiro Jefferson acompanhou os últimos três jogos do Botafogo no Campeonato Brasileiro. Viu uma vitória e duas derrotas, com oito gols sofridos. A marca o deixou bem insatisfeito, mas sem procurar culpados pelo desempenho do sistema defensivo.

De volta ao time e garantido no confronto com o Internacional, sábado, no Beira-Rio, Jefferson tem consciência de sua importância para o time. Ainda sem entender o que aconteceu nas derrotas para Cruzeiro e Náutico, ele procura o caminho para voltar a vencer na competição.

- Não sei o que aconteceu, mas não podemos mais tomar gol. Já sofremos todos os que poderíamos. Temos que ter cautela e jogar com atenção. Todos devem assumir suas responsabilidades. Eu não vou fugir da minha. Sei da carga que há em cima e a expectativa é grande que se marcarmos um ou dois gols não vamos perder - afirmou Jefferson.

Em sua única partida nesse Brasileiro, o Botafogo venceu por 4 a 2 o São Paulo com uma grande atuação do goleiro, autor de uma defesa milagrosa em cabeçada de Luis Fabiano. Jefferson toma aquele jogo como exemplo para o time seguir no restante da competição.

- O verdadeiro Botafogo é aquele que venceu o São Paulo, que saiu perdendo e se superou com companheirismo. Esse é o caminho. Estamos com jogadores tão qualificados no grupo, que esquecemos a necessidade de defender. Precisamos acertar esse detalhezinho e dançar conforme a música, sabendo o momento de atacar e defender - explicou Jefferson.

Ele só não gostou de saber que o zagueiro Fábio Ferreira deixou o campo contra o Náutico acusando Mílton Raphael de ter falhado no terceiro gol. Jefferson disse que ainda vai conversar com o companheiro, mas garantiu que isso não causará qualquer tipo de problema de relacionamento no grupo.

- A gente ainda vai conversar. Isso não pode acontecer. Ele (Fábio Ferreira) foi infeliz. Quando subi no Cruzeiro, com 17 anos, fui blindado pelos mais experientes. Para mim, o Mílton não errou e era apenas o segundo jogo dele. Mesmo que tivesse errado, o grupo não pode expor ninguém. Isso acontece num momento de cabeça quente, mas tenho certeza de que ele já se arrependeu - comentou Jefferson.

FONTE:
http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=4193150885514913552#editor/target=post;postID=6324371793569005432

Após ovada, santistas atiram rojões para campo no treino do Timão

Ônibus que transportou a delegação de São Paulo a Santos é atingido por ovos. No estádio, seis rojões são atirados de fora para dentro da Vila

Por Carlos A. Ferrari e Gustavo Serbonchini Santos, SP

Depois de 2h30m de viagem de São Paulo a Santos por causa da neblina na Serra do Mar, os jogadores do Corinthians ainda levaram um susto no início do treino na Vila Belmiro, nesta terça-feira. Seis rojões foram atirados para dentro do estádio, mas ninguém foi atingido.
Os artefatos caíram entre a arquibancada e um dos portões que dão acesso ao gramado, levando um pouco de fumaça perto dos alvinegros. Na primeira vez, o auxiliar Cleber Xavier estava próximo ao local e nada sofreu. Na segunda, ninguém estava próximo, já que o grupo usava a outra metade do campo. Depois do treino, mais quatro rojões foram estourados na arquibancada próxima ao gol onde Tite ensaiava jogadas de bola parada.

Apesar da proteção policial, o ônibus do Corinthians foi atingido por alguns ovos, atirados por torcedores nas proximidades da Vila. A proteção policial continuará com a delegação até o hotel em que ela ficará concentrada.

A expectativa é de que policiais fiquem de prontidão nas imediações do hotel para evitar que torcedores soltem mais rojões durante a madrugada, praticamente bastante costumeira em clássicos e partidas de grande importância.

- As bombas não atrapalham. Tomara que não venham de madrugada. Mas se vierem, não tem problema. A quarta-feira é longa e dá para descansar - disse o lateral-esquerdo Fábio Santos.

Rojão apos treino do Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)Rojão estoura durante treino do Corinthians na Vila (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)
 
FONTE:

Vice nas duplas em Paris, Bia Maia entra no top 20 do ranking juvenil

Thiago Monteiro perde posições e sai do top 50 na lista de sua faixa etária

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

Bia Haddad Maia tênis Roland Garros  (Foto: Getty Images)Bia Maia, vice nas duplas em Paris (Getty Images)
Graças à campanha que a levou ao vice-campeonato nas duplas e às oitavas nas simples em Roland Garros, Bia Haddad Maia subiu duas posições no ranking mundial juvenil e agora figura no top 20. A paulista de 16 anos, que treina em Camboriú (SC), ultrapassou Laura Pigossi e, na 20ª posição, Bia Maia também é a brasileira mais bem ranqueada a partir desta segunda-feira.

Laura, que era a 20ª colocada até a última semana, perdeu dois postos depois de Roland Garros e agora é a 22ª da lista. A diferença entre as duas paulistas é de apenas dez pontos.

No ranking masculino para tenistas de até 18 anos, o melhor brasileiro é o gaúcho Gabriel Friedrich, que subiu quatro postos depois do Grand Slam francês e agora ocupa o 30º lugar. Thiago Monteiro, que já esteve entre os dez melhores do mundo, perdeu 35 posições após Roland Garros e é o número 82 da lista. Monteiro, porém, já vem disputando torneios profissionais e não participa de todo calendário juvenil.

Confira os ranking juvenis e os melhores brasileiros
1. Taylor Townsend (EUA) - 1285 pontos
2. Ashleigh Barty (AUS) - 851,25
3. Elizaveta Kulichkova (RUS) - 815
4. Yulia Putintseva (CAZ) - 782,50
5. Anna Danilina (CAZ) - 752,50
6. Eugenie Bouchard (CAN) - 742,50
7. Katerina Siniakova (TCH) - 732,50
8. Sachia Vickery (TCH) - 732,50
9. Chalena Scholl (EUA) - 702,50
10. Anna Karolina Schmiedlova (SVK) - 670
20. Beatriz Haddad Maia (BRA) - 585
22. Laura Pigossi (BRA) - 575

1. Luke Saville (AUS) - 1.566, 25 pontos
2. Kimmer Coppejans (BEL) - 1.178,75
3. Gianluigi Quinzi (ITA) - 956,25
4. Filip Peliwo (CAN) - 865
5. Liam Broady (GBR) - 801,25
6. Kaichi Uchida (JAP) - 743,75
7. Mitchell Krueger (EUA) - 742,50
8. Nikola Milojevic (SER) - 721,25
9. Andrew Harris (AUS) - 672,50
10. Mateo Nicolas Martinez (ARG) - 650
30. Gabriel Friedrich (BRA) - 497,50
82. Thiago Monteiro (BRA) - 342,50


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/vice-nas-duplas-em-paris-bia-maia-entra-no-top-20-do-ranking-juvenil.html

Vice em Roland Garros, Djokovic abre vantagem na ponta do ranking

Roger Federer, finalista em 2011, vê rivais ainda mais longe na lista da ATP

Por GLOBOESPORTE.COM Ponte Vedra Beach, EUA

Novak Djokovic não saiu de Roland Garros com o troféu de campeão, mas aumentou sua vantagem sobre Rafael Nadal e Roger Federer no ranking. Atual número 1 do mundo, o sérvio, que perdeu nas semifinais em 2011, foi vice-campeão em Paris este ano e somou 480 pontos. Na lista divulgada pela ATP nesta segunda-feira, Nole tem 12.280, contra 10.060 de Nadal, o vice-líder.

O tenista espanhol, que conquistou o hepta em Roland Garros, não teve os pontos alterados, já que também levantou o troféu no ano passado. Federer, por sua vez, perdeu território na briga pelo número 1. O suíço foi vice-campeão em 2011 e parou na semi este ano. Por isto, perdeu 480 pontos e agora acumula 9.310.

A única alteração no top 10 esta semana foi a subida de John Isner, que ganhou dois postos e assumiu a décima posição. O também americano Mardy Fish caiu duas posições e passou a ocupar o 12º posto.
Bellucci despenca

Conforme o previsto, o brasileiro Thomaz Bellucci sofreu uma grande queda no ranking. Ao ser eliminado na primeira rodada em Roland Garros, o brasileiro despencou do 66º para o 76º posto e saiu da zona de classificação para as Olimpíadas de Londres-2012.

Confira o top 10 e os melhores brasileiros
1. Novak Djokovic (SER) - 12.280 pontos
2. Rafael Nadal (ESP) - 10.060
3. Roger Federer (SUI) - 9.310
4. Andy Murray (GBR) - 6.980
5. Jo-Wilfried Tsonga (FRA) - 5.230
6. David Ferrer (ESP) - 5.180
7. Tomas Berdych (TCH) - 4.685
8. Janko Tipsarevic (SER) - 3.200
9. Juan Martín del Potro (ARG) - 3.180
10. John Isner (EUA) - 2.655
76. Thomaz Bellucci (BRA) - 627
113. Rogério Dutra Silva (BRA) - 478
115 - João Souza, o Feijão (BRA) - 463
138. Ricardo Mello (BRA) - 383
145. Thiago Alves (BRA) - 375

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/vice-em-roland-garros-djokovic-abre-vantagem-na-ponta-do-ranking.html

Sharapova assume oficialmente a liderança do ranking feminino

op 10 da WTA tem a estreia da italiana Sara Errani, vice em Roland Garros

Por GLOBOESPORTE.COM St. Petersburg, EUA

Maria Sharapova posa com a taça de Roland Garros em Paris (Foto: EFE)Maria Sharapova conquistou o título de Roland
Garros no último sábado (Foto: EFE)
 
Quatro anos depois, Maria Sharapova está de volta ao topo do ranking mundial. A russa de 25 anos assumiu o posto de número 1 oficialmente nesta segunda-feira, com a atualização da lista da WTA. Ela agora soma 9.490 pontos, contra 8.800 da bielorrussa Victoria Azarenka, que liderava o ranking até a última semana.

Sharapova, que já havia encabeçado o tênis feminino por 17 semanas, começa, então, sua 18ª semana como número 1. Seu último período como líder da lista foi em 2008, durante a semana de Roland Garros. Naquele ano, Ana Ivanovic foi campeã do Grand Slam francês e assumiu a ponta. Em 2012, foi a vez de Sharapova triunfar em Paris e chegar ao topo.

O top 10 feminino também teve nesta semana a estreia da italiana Sara Errani. A atleta de 25 anos deu um salto de 14 postos ao chegar ao vice-campeonato em Roland Garros.
A pernambucana Teliana Pereira continua como número 1 do Brasil. Na lista desta segunda-feira, ela é a 202ª colocada no ranking. Maria Fernanda Alves, Roxane Vaisemberg, Vivian Segnini e Nathalia Rossi completam o top 5 brasileiro
.
Confira o top 10 e as melhores brasileiras
1. Maria Sharapova (RUS) - 9.490 pontos
2. Victoria Azarenka (BLR) - 8.800
3. Agnieszka Radwanska (POL) - 7.230
4. Petra Kvitova (TCH) - 6.895
5. Samantha Stosur (AUS) - 6.180
6. Serena Williams (EUA) - 5.700
7. Caroline Wozniacki (DIN) - 4.366
8. Marion Bartoli (FRA) - 4.070
9. Angelique Kerber (ALE) - 4.055
10. Sara Errani (ITA) - 3.350

202. Teliana Pereira (BRA) - 294
326. Maria Fernanda Alves (BRA) - 143
353. Roxane Vaisemberg (BRA) - 123
386. Vivian Segnini (BRA) - 103
439. Nathalia Rossi (BRA) - 81


FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/sharapova-assume-oficialmente-lideranca-do-ranking-feminino.html

Seleção masculina não dá sorte e cai em 'grupo da morte' nos Jogos-2012

No grupo B, Brasil terá pela frente Rússia, Estados Unidos e Sérvia, além de Alemanha e Tunísia. Grã-Bretanha é confirmada como cabeça da chave A

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

vôlei bernardinho brasil polônia liga mundial (Foto: Wander Roberto / Vipcomm)Seleção masculina terá grupo complicado
em Londres (Foto: Wander Roberto / Vipcomm)
 
A seleção masculina de vôlei terá pela frente um grupo complicado para os Jogos Olímpicos de Londres. A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) confirmou nesta terça-feira o chaveamento para as disputas da modalidade. Assim como no feminino, a Grã-Bretanha será cabeça do grupo A. Desta forma, o Brasil ficou no grupo B, ao lado de Rússia, Estados Unidos, Sérvia, Alemanha e Tunísia. As seis seleções formam o “grupo da morte” da competição. Mas a outra chave não fica atrás, e também reúne equipes fortes: além dos donos da casa, estão Itália, Polônia, Argentina, Bulgária e Austrália.

- Com certeza o nosso grupo é o mais difícil, pois conta com pelo menos outros três fortes candidatos à medalha de ouro. Mas nós gostamos de desafios e isso só irá aumentar nossa motivação para chegarmos a Londres bem preparados - disse Rodrigão, campeão olímpico em Atenas-2004.

Para definir as chaves, a FIVB leva em consideração o ranking de seleções feito pela própria entidade, e adota o modelo "serpentina": os países são classificados nos grupos de dois em dois. Por sediarem o evento, os britânicos encabeçam o grupo A. Assim, o Brasil, número 1 do mundo, ficou no grupo B ao lado da Rússia, segunda colocada. Itália e Polônia, que aparecem logo depois na lista, se juntaram aos donos da casa na primeira chave, e assim por diante.
Os quatro melhores de cada grupo avançam para a fase de mata-mata. Mas, até lá, o Brasil terá pela frente três rivais de peso e muita rivalidade. Os EUA levaram a medalha de ouro na última edição, em Pequim-2008, e a Sérvia é outra que tem tradição olímpica, com título em Sydney-2000. Já os russos são os atuais campeões da Liga Mundial.

- A Rússia vem em um grande momento, após a conquista da Liga Mundial e da Copa do Mundo de 2011. Os Estados Unidos e a Sérvia são sempre adversários complicados e a Alemanha evoluiu muito nos últimos anos. Não encontraremos moleza na primeira fase, mas em Olimpíadas é assim mesmo, teremos que "matar um leão" por jogo” - disse Bruninho,  prata em Pequim-2008 e campeão mundial em 2010.


Confira os grupos:

Grupo A
Grã-Bretanha
Itália (3º)
Polônia (4º)
Argentina (8º)
Bulgária (9º)
Austrália (22º)

Grupo B
Brasil (1º)
Rússia (2º)
Estados Unidos (6º)
Sérvia (7º)
Alemanha (13º)
Tunísia (18º)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/06/selecao-masculina-nao-da-sorte-e-cai-em-grupo-da-morte-nos-jogos-2012.html

Copa do Brasil, Luxa e Felipão: combinação se repete após 16 anos

Técnicos já se enfrentaram pelas semis da competição nacional, em 1996. Pelo Palmeiras, Luxemburgo levou a melhor sobre o gremista Scolari

Por Diego Ribeiro e Hector Werlang São Paulo e Porto Alegre


A atual edição da Copa do Brasil é a grande chance para dois dos maiores técnicos brasileiros dos últimos 20 anos recuperarem a fase de conquistas. Vanderlei Luxemburgo, pelo Grêmio, e Luiz Felipe Scolari, pelo Palmeiras, começam nesta quarta-feira a decisão de uma vaga na final da competição nacional. Há 16 anos, o cenário era o mesmo, mas os técnicos estavam em lados diferentes. Na ocasião, melhor para Luxa, que classificou o Palmeiras em cima do Grêmio de Felipão (veja os gols do jogo decisivo no vídeo acima).

Em meio a tantos duelos incendiários, os jogos das semifinais foram os únicos em que a dupla se encontrou pela Copa do Brasil. “Donos” do país na década retrasada, Felipão e Luxa brigam hoje pela redenção depois de um período de baixa. Eles não admitem, mas sabem que já viveram dias melhores na profissão. Luxemburgo, por exemplo, faz questão de defender seu trabalho.

– Imagina se ganho todos os campeonatos que disputo. Seria o maior campeão de todos os tempos. O importante é pegar a história. Minha carreira é brilhante. Até os que não gostam têm de reconhecer: a carreira do cara é brilhante. É o que digo: jornalista, ao chegar aos 60 anos, vira sábio. Técnico, ultrapassado. Felipão deixou de ser bom técnico? Claro que não! Nem eu – disse o atual comandante do Grêmio, sem esconder seu rancor com as críticas.


Luxemburgo no Palmeiras (Foto: Antônio Carlos Mafalda / Agência Estado)Luxa comandou o Verdão quatro vezes: a última foi em 2008 (Foto: Antônio Carlos Mafalda / Agência Estado)
 
Há 16 anos, os técnicos dividiam a hegemonia do futebol brasileiro. O Grêmio de Felipão já era campeão da Copa do Brasil (1994) e da Libertadores (1995). O Palmeiras de Luxa era bicampeão brasileiro (1993 e 94) e campeão paulista com um supertime montado em 96. Os dois jogos foram equilibrados, mas a qualidade técnica alviverde superou a raça tricolor na soma geral.

O primeiro jogo foi vencido pelo Palmeiras: 3 a 1 no Palestra Itália, gols de Rivaldo, Djalminha e Muller (veja os gols no vídeo ao lado). Paulo Nunes descontou para os visitantes. Apenas um jogador daquele Verdão está no clube hoje, mas em outra função. O ex-volante Galeano participou do duelo, e hoje é fiel escudeiro de Felipão na comissão técnica da equipe paulista.
A partida de volta foi no Olímpico, e tão equilibrada quanto a anterior. O lateral-direito Claudio abriu o placar para o Palmeiras e obrigou o Grêmio a tentar pelo menos três gols para levar a decisão aos pênaltis. O time de Felipão só conseguiu dois, com Jardel e Zé Alcino, e acabou eliminado. Na grande decisão, o Palmeiras perdeu o título para o Cruzeiro.

Luis Felipe Scolari Felipão Grêmio 1996 (Foto: Gazeta Press)Felipão pelo Grêmio: muitos títulos, mas eliminação na Copa do Brasil de 96 (Foto: Gazeta Press)
 
Agora, 16 anos depois, os papeis se inverteram. O palmeirense Felipão, com um time mais raçudo, pega um Grêmio mais técnico nas mãos de Vanderlei Luxemburgo. Ambos sofrem com a escassez de títulos nacionais nos últimos anos. O último de Luiz Felipe Scolari foi a Taça Libertadores de 1999, pelo próprio Verdão. O último de Luxa foi o Campeonato Brasileiro de 2004, pelo Santos.

O atual comandante do Grêmio ainda alega que sempre colocou seus times na Libertadores, mas a Copa do Brasil é, sim, a grande chance de uma taça de grande relevância. Depois dos dois confrontos, só um deles poderá continuar sonhando.
Confira as fichas técnicas dos dois jogos:


29/5/1996 - Palmeiras 3 x 1 Grêmio - Palestra Itália
Gols: Rivaldo, aos 35min, e Djalminha, aos 47 do primeiro tempo; Paulo Nunes, aos 9 e Müller, aos 34 do segundo tempo.


Palmeiras: Velloso, Cafu, Sandro, Cléber e Júnior (Cláudio); Amaral, Flávio Conceição (Galeano), Rivaldo e Djalminha; Müller e Luizão (Elivélton). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Grêmio: Danrlei, Arce, Rivarola, Luciano e Carlos Miguel; Dinho (Émerson), Luís Carlos Goiano, João Antônio e Aílton (Rodrigo); Paulo Nunes (Zé Alcino) e Jardel. Técnico: Luiz Felipe Scolari.


7/6/1996 - Grêmio 2 x 1 Palmeiras - Olímpico
Gols: Cláudio, aos 12min, Jardel, aos 16, e Zé Alcino, aos 33 do segundo tempo.
Grêmio: Danrlei, Arce, Rivarola, Luciano e Roger; Adílson, João Antônio, Aílton e Rodrigo (Zé Alcino); Paulo Nunes e Jardel. Técnico: Luiz Felipe Scolari.


Palmeiras: Velloso, Cafu, Sandro, Cláudio e Júnior; Galeano, Amaral, Rivaldo e Djalminha (Roque Júnior); Müller (Marquinhos) e Luizão (Elivélton). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.


Clique aqui e assista a vídeos do Grêmio

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/2012/06/copa-do-brasil-luxa-e-felipao-combinacao-se-repete-apos-16-anos.html

Vítor Júnior assume erro em derrota do Bota e pede desculpa a Oswaldo

Meia tentou recuo equivocado para o goleiro Mílton Raphael, que resultou no terceiro gol do Náutico, domingo, nos Aflitos, pelo Campeonato Brasileiro

Por Thales Soares Rio de Janeiro


 O terceiro gol do Náutico, domingo, nos Aflitos, levou o meia Vítor Júnior a assumir a culpa pelo erro na jogada, quando tentou o recuo para o goleiro Milton Raphael e viu Derley se antecipar e comemorar a vitória por 3 a 2 sobre o Botafogo (veja o vídeo). O resultado abalou o time, que havia conseguido reagir no jogo depois de sair de uma desvantagem de 2 a 0.
No desembarque do time no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na tarde desta segunda-feira, a preocupação de Vítor Júnior foi tentar colocar o erro e a derrota no passado. O Botafogo volta a jogar sábado, contra o Internacional, no Beira-Rio.

- Errei o passe para o goleiro. É um momento no qual você tem fração de segundos para tomar uma decisão e optei pelo recuo, mas a bola saiu fraca. O importante é que o grupo é unido e todos me deram força da mesma forma que tive crédito pelas vitórias que conquistamos. Falhei, mas agora precisamos esquecer isso e virar a página para o jogo com o Internacional - afirmou Vítor Júnior.

Depois da derrota para o Náutico, o técnico Oswaldo de Oliveira estava indignado e chegou a dizer que deveria haver mais responsabilidade dos jogadores em campo. Vítor Júnior conversou com ele na volta ao Rio e se desculpou pelo erro.

Ele estava muito chateado, assim como todos nós ainda estamos. Conversamos de novo e pedi desculpa, pois realmente cometi um erro"
Vítor Júnior
 
- Ele estava muito chateado, assim como todos nós ainda estamos. Conversamos de novo e pedi desculpa, pois realmente cometi um erro - afirmou Vítor Júnior.

Com dois resultados ainda sem explicação no Botafogo (contra Cruzeiro e Náutico), o time tenta reencontrar o futebol das duas primeiras rodadas, quando venceu São Paulo e Coritiba. Vítor Júnior teve participação decisiva nas duas vitórias, quando marcou um gol em cada jogo.
- É difícil expicar o que aconteceu de novo. São dois jogos nos quais poderíamos ter conseguido um resultado melhor. Mas o bom do campeonato é que já temos como nos redimir no sábado contra o Internacional - afirmou Vítor Júnior, lembrando a derrota por 3 a 2 para o Cruzeiro, quando o Botafogo sofreu a virada depois de abrir 2 a 0 no placar

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/06/vitor-junior-assume-erro-em-derrota-do-bota-e-pede-desculpa-oswaldo.html

Oswaldo e Lucas são absolvidos pelo STJD e estão liberados para os jogos

Lateral levou vermelho após salvar gol com a mão, contra o Vitória, e não cumpriu suspensão. Já o técnico foi expulso na estreia do Brasileiro e reclamou

Por André Casado Rio de Janeiro

O Botafogo terá dois problemas a menos para lidar na partida de sábado, contra o Internacional, no Beira-Rio. Em julgamentos na noite desta segunda-feira, na sede do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o lateral Lucas foi absolvido pelos auditores da Primeira Comissão Disciplinar e está liberado para defender sua equipe. O camisa 2 foi expulso contra o Vitória, em maio, pela Copa do Brasil, por ter evitado um gol ao colocar a mão na bola. Já o técnico Oswaldo de Oliveira viveu situação semelhante e deixou o local apenas com uma advertência. Nenhum dos dois compareceu à sessão.

Lucas foi enquadrado no artigo 250, parágrafo 1º (item I), e poderia pegar até três jogos de suspensão. Como o Glorioso foi eliminado da competição no duelo em questão, sequer houve gancho automático, uma vez que na estreia do Brasileirão, há três semanas, o clube escalou o jogador respaldado em um documento oficial enviado pela CBF.

Lucas, Botafogo x Vitória (Foto: Dhavid Normando / Futura Press)Lucas fica desolado após ser expulso contra o Vitória, em maio (Foto: Dhavid Normando / Futura Press)
 
O advogado do Botafogo, Aníbal Rouxinol, usou como argumentos a falta de gravidade no lance, o detalhe de Lucas não ter reclamado ou se recusado a sair e também de sua última visita ao tribunal ter acontecido em outubro de 2011, o que não configura uma reincidência por ter sido há mais seis meses, como diz o Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Já o treinador foi expulso por ter, segundo o árbitro Sandro Meira Ricci, reclamado de um lateral contra seu time, em confronto com São Paulo, também pela estreia da competição, e depois ter perdido o controle com as seguintes frases: "Estúpido! Safado! Você não é homem!". O fato de ser réu primário pesou a favor de Oswaldo, que viu o artigo 258, no qual foi denunciado, ser desclassificado por ter sido considerada uma ofensa moral.

Na partida em questão, o Botafogo atrasou um minuto a entrada em campo e foi multado em R$ 960. Neste domingo, o Alvinegro foi derrotado pelo Náutico, por 3 a 2, nos Aflitos, e caiu para a sexta posição no campeonato, após ter perdido os últimos seis pontos em disputa.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/06/lucas-e-absolvido-pelo-stjd-e-esta-liberado-para-encarar-o-internacional.html


Oswaldo trata volta de Antônio Carlos como remédio para a defesa do Bota

Zagueiro se recupera de edema ósseo e técnico terá maiores informações sobre a chance de escalá-lo contra o Internacional, sábado, no Beira-Rio

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 
Em apenas quatro jogos disputados, o Botafogo já sofreu 10 gols no Campeonato Brasileiro, o dobro do Corinthians, lanterna da competição. O desempenho ofensivo tem equilibrado a campanha do time, sexto colocado, com seis pontos, mas a defesa começa a preocupar o técnico Oswaldo de Oliveira na competição.

Dos jogadores ainda em recuperação, Oswaldo tratou Antônio Carlos, um dos líderes do time, como fundamental. O jogador tem um edema ósseo no joelho direito e a expectativa é que possa voltar. No caso de Marcelo Mattos, o treinador elogiou Jadson.

antonio carlos botafogo treino (Foto: Jorge William / Agência O Globo)Antônio Carlos ainda não atuou no Campeonato Brasileiro deste ano (Foto: Jorge William / Agência O Globo)
 
- O Antônio tem feito falta, sim. Mas o Jadson tem jogado bem defensivamente e sua presença em campo não acarretou nos gols que sofremos - disse Oswaldo, que espera mais informações sobre Antônio Carlos no treinamento desta terça-feira no Engenhão.

Com desfalques importantes no setor defensivo, Oswaldo vem trabalhando com as peças que tem a sua disposição. Jefferson, ficou fora de três jogos, seu reserva Renan se machucou e deu lugar a Mílton Raphael nos dois últimos. Fábio Ferreira não jogou a estreia e Antônio Carlos e Marcelo Mattos sequer entraram em campo na competição.

Contra o Internacional, sábado, no Beira-Rio, Oswaldo tem apenas a volta de Jefferson garantida, depois de defender a Seleção Brasileira. Além disso, ainda perdeu Márcio Azevedo, expulso contra o Náutico, e pode promover a estreia de Lennon, lateral-direito de origem, mas que também atua pela esquerda.

Além dos desfalques defensivos, Oswaldo também não sabe se poderá contar com Fellype Gabriel, que sofre com um inchaço no joelho direito. Quem pode voltar a ser escalado é o atacante Loco Abreu, que estava a serviço da seleção uruguaia.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/06/oswaldo-trata-volta-de-antonio-carlos-como-remedio-para-defesa-do-bota.html