domingo, 10 de junho de 2012

Brasil dá o troco, vence a Polônia e assume a liderança na Liga Mundial

Em sua melhor atuação até aqui, seleção supera jogo de nervos com rivais, ganha por 3 sets a 1 e vai buscar a classificação para a fase final na Finlândia

Por João Gabriel Rodrigues São Bernardo do Campo, SP

Não que tenha sido um jogo tranquilo. Volta e meia, na rede, brasileiros e poloneses trocavam olhares e palavras não muito amistosas. As comemorações também eram sempre feitas de forma mais explosiva. Mas, apesar do clima de provocações que antecedeu a partida, o Brasil soube controlar bem os nervos. Sem se intimidar e com sua melhor atuação até aqui, a seleção foi soberana contra a Polônia neste domingo. Venceu com autoridade, por 3 sets a 1 (26/24, 25/17, 23/25 e 25/23), e tomou a liderança do grupo B da Liga Mundial, no ginásio poliesportivo Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo.

A vitória dá ao Brasil a condição de depender apenas de si próprio para avançar à fase final da Liga Mundial. Com o resultado, a seleção soma 21 pontos, à frente dos poloneses, que têm 20. Apenas o primeiro lugar de cada grupo e o melhor segundo lugar geral vão brigar pelo título em Sofia, na Bulgária. A disputa do grupo B termina na próxima semana, com os jogos em Tampere, na Finlândia.

vôlei wallace brasil polônia liga mundial (Foto: Wander Roberto / Vipcomm)Wallace sobe para enfrentar o bloqueio polonês (Foto: Wander Roberto / Vipcomm)
 
O Brasil volta à quadra na próxima sexta-feira, contra o Canadá, em Tampere. Depois, enfrenta Finlândia, no sábado, e Polônia, no domingo, na última partida do grupo B.
Principal arma dos poloneses, o oposto Bartman marcou apenas sete pontos no jogo e, bem marcado, foi sacado do time nos dois sets finais. Assim, perdeu a liderança da lista de pontuadores para Wallace. O oposto brasileiro deixou a quadra neste domingo com 23 pontos (50 no total da etapa) e agora tem o maior número de pontos da Liga Mundial, com 156.

- Entramos com muita vontade dentro de quadra, colocamos tudo para fora o que estava engasgado. Foi uma vitória mais do que merecida. Nós nos esforçamos bastante para sair do Brasil com essas três vitórias - disse o oposto.

O jogo
Bernardinho já havia dado dicas de que poderia mudar o time logo após a vitória contra o Canadá. Neste domingo, o treinador mandou Bruninho, Dante e Lucão para quadra, nos lugares de Ricardinho, Thiago Alves e Rodrigão. Mas o primeiro ponto foi polonês, com Bartman. Os rivais abriram 2/0, e Wallace abriu a contagem brasileira ao explorar o bloqueio. A seleção conseguiu chegar ao empate depois de um erro dos adversários, mas, no primeiro tempo técnico, era a Polônia que tinha vantagem: 8/7, depois de ponto de Bartman.

Sidão, após bola rápida de Bruninho, deixou tudo igual novamente (9/9). Em um ace de Murilo, o Brasil passou pela primeira vez à frente no placar. Foi por pouco tempo. Dante ficou no bloqueio, e a Polônia retomou a liderança. Assim como nos outros jogos, o Brasil errava saques seguidos e falhava na recepção. Os poloneses, então, abriram 16/14.
O Brasil voltou a empatar pela vibração de Murilo, em bloqueio duplo com Sidão (16/16). A virada veio também em um bloqueio, de Bruninho, que vibrou muito. O Brasil abriu vantagem após erro polonês e saque de Sidão, sem recepção do outro lado. Mas, em duas falhas em sequência, a Polônia encostou e, com dois pontos seguidos de Kurek, tomou a frente no placar novamente. Após bronca de Bernardinho, o Brasil conseguiu a virada e chegou ao set point depois de ataque para fora de Bartman. Os poloneses conseguiram salvar o primeiro, mas um bloqueio de Théo e uma condução de Bartman deu a vitória da parcial para os donos da casa: 26/24.


vbôlei brasil polônia liga mundial (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Seleção comemora ponto contra os poloneses (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
 
O Brasil voltou ainda melhor para o segundo set. Wallace, na paralela, abriu a contagem. Na sequência, Murilo ampliou com um bloqueio. Um ace de Wallace fez com que a seleção abrisse três pontos de vantagem (7/4). Depois de um erro de saque de Kurek, os donos da casa foram para o primeiro tempo técnico com 8/5.

Àquela altura, o Brasil fazia uma partida praticamente perfeita. Bem em todos os fundamentos, a seleção não dava chances à principal arma dos poloneses, o oposto Bartman. Com tranquilidade, foi construindo o placar e animando a torcida. Murilo, ao explorar o bloqueio rival, levou o Brasil ao set point (24/16). A Polônia salvou um, mas a diferença era muito grande. Murilo, mais uma vez explorando o bloqueio, fechou a tampa: 25/17.

vbôlei murilo brasil polônia liga mundial (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Fundamental na vitória, Murilo comemora ponto
do Brasil (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
 
Com um ataque de Jarosz, a Polônia abriu o placar no terceiro set. Wallace repondeu com uma linda diagonal. Os rivais abriram 4/2, e o Brasil foi buscar o empate. A Arbitragem flagrou uma condução de Bruninho, mas o levantador se recuperou na sequência, em belo passe para Wallace marcar. Foi a Polônia, porém, que foi para o primeiro tempo técnico em vantagem (8/7), ao explorar o bloqueio brasileiro. No lance, as provocações das outras partidas deu lugar ao fair play. Bruninho tropeçou no pé de Kubiak ao descer na rede e foi ao chão. No mesmo instante, o rival passou para o outro lado da quadra para ajudar o brasileiro a se levantar.
O jogo continuava tenso, mas o Brasil cresceu. Na largadinha de Thiago Alves, a seleção abriu 12/10 e incendiou o ginásio em São Bernardo do Campo. Só que os poloneses conseguiram se recuperar. Aproveitaram um momento de desatenção dos donos da casa e abriram 20 a 17. Os brasileiros conseguiram equilibrar a partida mais uma vez e chegaram ao empate em bela bola de Thiago Alves (21/21). A Polônia conseguiu chegar ao set point em ataque errado de Thiago Alves. Depois, um novo erro de Théo deu fim à parcial: 25/23 para os visitantes.

O clima esquentou logo na volta à quadra. Em um bloqueio de Kubiak, os poloneses pediram bola dentro, mas a arbitragem deu ponto para o Brasil. Serginho, com o dedo apontado para o rival, foi para a rede discutir. Com o jogo equilibrado, a seleção foi para o primeiro tempo técnico em vantagem (8/7).
Os poloneses continuavam dificultando o jogo brasileiro, mas, na garra, a seleção conseguiu abrir vantagem: 12/9, depois de ataque de Wallace. Aos poucos, o Brasil passou a controlar o jogo e disparar no placar. Ao explorar o bloqueio rival, Wallace fez 21/16 para a seleção. Um cartão amarelo para Bernardinho fez o clima ficar ainda mais tenso. As discussões na rede aumentaram, mas o nervosismo pesou mais para o lado polonês. Sem dar chance aos rivais, o time brasileiro fechou o jogo em 25/23, depois de um ponto de Lucão, sem defesa do outro lado.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/06/brasil-da-o-troco-embolsa-polonia-e-assume-lideranca-na-liga-mundial.html

Hamilton vence no Canadá, vira líder e amplia recorde de equilíbrio em 2012

Inglês é o sétimo vencedor diferente nas sete primeiras provas da temporada. Grosjean e Pérez completam o pódio. Massa chega em 10º, Bruno é o 17º

Por GLOBOESPORTE.COM Montreal, Canadá

O GP do Canadá provou mais uma vez que a monotonia não foi convidada para a temporada 2012 da Fórmula 1. A corrida, que seguia sem grandes emoções, ganhou jeito de drama no fim e corrou Lewis Hamilton, da McLaren, como o sétimo vencedor diferente após sete provas. Bem que Fernando Alonso (Ferrari) e Sebastian Vettel (RBR) tentaram surpreender o britânico e se arriscaram até o fim com apenas uma parada nos boxes. Não adiantou. Com os pneus desgastados, os dois bicampeões viram Hamilton recuperar as posições na pista e, pior, ainda foram superados por Romain Grosjean (Lotus) e Sergio Pérez (Sauber), que comemoram muito o pódio inesperado. Vettel ainda se arrependeu da tática, fez o pit e tomou o quarto lugar de Alonso, somando pontos valiosos na briga pela ponta do Mundial. Mas quem pulou para o topo foi o inglês, com 88 pontos, dois a mais que o espanhol da Ferrari, que está um à frente do alemão da RBR.

Confira os melhores momentos no vídeo acima


Enquanto havia motivos de sobra para os três primeiros colocados celebrarem, os brasileiros tiveram mais uma corrida para esquecer. Felipe Massa até que começou bem ao superar Nico Rosberg na segunda volta, mas rodou sozinho quatro passagens depois. O piloto da Ferrari vinha se recuperando e chegou a estar em sexto, mas não manteve o ritmo e terminou na 10ª posição, somando apenas um ponto. Bruno Senna fez uma prova apagada. Largou do 16º lugar e terminou em 17º. Outro que mais uma vez não esteve em um bom dia foi Jenson Button. Enquanto viu seu companheiro de McLaren triunfar, o campeão de 2007 teve um desempenho melancólico e fechou apenas em 16º.

Hamilton no pódio do GP do Canadá (Foto: Reuters)O inglês Lewis Hamilton comemora vitória no Canadá: sete vencedores em sete provas (Foto: Reuters)
 
A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas para o GP da Europa. A prova nas ruas de Valência está programada para o dia 24 de junho e terá transmissão ao vivo da TV Globo e em Tempo Real, com vídeos, pelo GLOBOESPORTE.COM.

Início tranquilo
A largada transcorreu normalmente, sem incidentes. Vettel manteve a ponta, seguido de perto por Hamilton, Alonso e Webber. Massa começou bem, pressionando Rosberg durante toda a primeira volta. Na passagem seguinte, o piloto da Ferrari conseguiu uma bela ultrapassagem por fora sobre o alemão, antes da chicane que antecede a reta de chegada. De nada adiantou a boa largada do brasileiro. Na sexta volta, ele rodou sozinho na curva 1 e acabou caindo para a 12ª posição. Partindo de 16º no grid, Bruno chegou a ganhar uma posição, mas perdeu rendimento e, na sexta volta, caiu para 19º após ser ultrapassado pelo companheiro de Williams, Pastor Maldonado, que largou em 22º em razão de uma troca de câmbio.

Prova comprometida para Massa
Em razão da rodada, Massa alterou a estratégia de corrida e foi o primeiro a parar nos boxes, na 13ª passagem. No pelotão da frente, Hamilton e Alonso começaram a diminuir drasticamente a diferença para o líder Vettel, que ainda deu uma pequena escapada no hairpin e quase foi atingido pela McLaren do inglês.

A primeira rodada de pit stops inverteu a situação dos três primeiros colocados. Vettel seguiu para os boxes na 16ª volta. Hamilton parou na seguinte e ganhou a posição do piloto da RBR. Alonso permaneceu na pista por mais duas voltas e retornou à frente dos dois após a parada. Mas o britânico deu o troco rapidamente: ultrapassou o espanhol antes da última chicane e assumiu a ponta após Grosjean ir para o pit.

Atrás do trio, a cerca de cinco segundos, vinham Raikkonen e Pérez, que optaram por uma estratégia de apenas uma parada. Os dois só foram para os boxes na volta 41, voltando logo atrás de Massa, o sexto. O brasileiro conseguiu imprimir um bom ritmo de prova, se manteve entre os mais rápidos da pista e recuperou diversas posições após os pits dos rivais. No entanto, Massa não conseguiu segurar a tocada até o final, foi superado e completou em décimo, marcando apenas um ponto.

Surpresas reservadas para o fim
No fim, a monotonia deu lugar ao drama. Na 50ª volta, o líder Hamilton parou nos boxes e voltou na terceira posição. Daí em diante, era só aguardar os pits de Alonso e Vettel e cruzar em primeiro. Ledo engano. Os bicampeões surpreenderam e arriscaram permanecer na pista até o fim, e Hamilton se viu obrigado a recuperar as posições no braço. O campeão mundial de 2008 tirou a diferença, ultrapassou o alemão a oito voltas do fim, superou o espanhol duas passagens depois, retomou a ponta e cruzou a linha de chegada em primeiro. A tática de Alonso e Vettel não funcionou e os dois ainda perderam seus lugares no pódio para Grosjean e Pérez. O piloto da RBR diminuiu o prejuízo ao parar nos boxes na volta 64 e conseguiu tomar o quarto lugar do rival da Ferrari.  O pódio recompensou as belas exibições do francês da Lotus e do mexicano da Sauber, que largaram, respectivamente de 7º e 15º, também optaram por apenas um pit stop. Enquanto Grosjean parou na mesma volta que Alonso (19ª), mas não teve o mesmo desgaste de pneus do espanhol. Pérez fez seu pit apenas na 41ª passagem e conseguiu uma excelente corrida de recuperação.

Hamilton vence GP da Canadá (Foto: AP)Lewis cruza em primeiro e fatura emocionante GP do Canadá (Foto: AP)
 
Confira a classificação final do GP do Canadá, sétima etapa da temporada 2012:
1- Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1h32m29s586
2- Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – a 2s513
3- Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 5s260
4- Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – a 7s295
5 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 13s411
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 13s482
7 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – a 15s085
8 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – a 15s567
9 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 24s432
10 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 25s272
11 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – a 37s693
12 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – a 46s236
13 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – a 47s052
14 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) – a 1m04s475
15 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – a 1 volta
16 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 1 volta
17 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – a 1 volta
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – a 1 volta
19 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – a 1 volta
20 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – a 2 voltas


Não completaram
Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – volta 57
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – volta 34
Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – volta 25
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – volta 23


FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2012/06/hamilton-vence-no-canada-assume-lideranca-e-mantem-escrita-de-2012.html

Brasil sai na frente, passa sufoco, mas bate a Polônia no Grand Prix

Depois de vencer por Itália e Sérvia, time de Zé Roberto Guimarães vence 2 sets, permite empate, mostra poder de reação no tie-break e segue invicto

Por GLOBOESPORTE.COM Lodz, Polônia

A arquibancada e o potencial ofensivo da Polônia fizeram o técnico José Roberto Guimarães franzir a testa horas antes do confronto. O técnico da seleção brasileira lembrava que o terceiro adversário da primeira etapa do Grand Prix tinha derrubado Rússia e Sérvia no Pré-Olímpico da Europa e que, por pouco, não garantiu vaga nos Jogos de Londres. Neste domingo, em Lodz, o início fácil apontava para uma vitória traquila. Mas o Brasil oscilou e permitiu a reação. Apesar dela, teve força suficiente para se livrar do sufoco e seguir invicto na competição: 3 sets a 2, parciais de 25/15, 25/13, 23/25, 22/25 e 15/10.
- Estou feliz com a vitória, mas no terceiro e no quarto sets faltou um pouco de lucidez para o grupo. Foi um jogo difícil. A Polônia não desistiu em nenhum momento. Não é fácil jogar três jogos seguidos com cinco sets, mas conseguimos nos superar no tie-break - destacou Fernanda Garay.
O próximo desafio das brasileiras será em casa. As atuais campeãs olímpicas formarão o grupo E ao lado da Alemanha, Itália e Estados Unidos. O primeiro compromisso na segunda fase está marcado para sexta-feira, às 20h20m, contra as alemãs, em São Bernardo do Campo (SP).
O jogo
A resistência da Polônia durou até o empate em 5/5 no placar. Dali em diante, ficou difícil para a equipe anfitriã conseguir parar o ataque brasileiro. Fernanda Garay, Tandara e Natasha passavam pelo bloqueio e ajudavam o Brasil a fugir no marcador: 10/5. Num breve momento de desatenção, as polonesas marcaram quatro pontos seguidos e encostaram (10/9). Zé Roberto parou o jogo. Na volta, o domínio foi outra vez verde e amarelo. Camila Brait e Fernandinha faziam grandes defesas, Adenízia sacava bem e o ataque errava pouco. Não demorou muito para abrir 20/12 e fecher o primeiro set em 25/15.
O ritmo da seleção continuou forte. A Polônia seguia cometendo erros, desperdiçando ataques. E o Brasil tirava proveito disso. Sem muita dificuldade e com um bom aproveitamento no saque, fez 21/11. Dani Lins entrou em quadra no finalzinho do segundo set. Sem forças para reagir, a Polônia viu o rival comemorar outra vez: 25/13.

Brasil comemora vitória no vôlei sobre a Polônia no Grand Prix (Foto: EFE)Brasil comemora vitória sobre a Polônia no Grand Prix (Foto: EFE)
O sorriso só voltou ao rosto do time anfitrião no set seguinte, quando tomou o comando do marcador (7/5). A essa altura, era o Brasil que cometia falhas bobas. Apesar deles, conseguiu a virada (12/11) graças a um bloqueio de Adenízia. Só que as polonesas estavam dispostas a levar a partida para a quarta parcial, mesmo após uma reação no fim do set, com uma boa passagem de Fernandinha pelo saque que levou a três ataques para fora. A Polônia controlou os nervos e respirou aliviada ao vencer por 25/23.

As adversárias ganharam confiança e trataram de se impôr. Abriram 14/10 e Zé Roberto Guimarães chamou Mari para o jogo. Aos pouquinhos, o Brasil foi chegando e, com um ace dela, encostou de vez: 16/15. Mas passar... A seleção brasileira oscilava e a Polônia aproveitava. Mari queria jogo e dava conta do recado. O problema é que as rivais também estavam com o mesmo apetite. Tie-break à vista: 25/22.
E lá, a Polônia fez rapidamente 5/1. A seleção se não se abateu. Trabalhou e chegou ao empate (6/6) após dois ataques poderosos de Fernanda Garay. Mais uma vez, com a boa passagem de Fernandinha pelo saque, o Brasil conseguiu a virada (11/9). Depois dali, não olhou mais para trás. Com um bloqueio de Adenízia, estragou a festa das donas da casa: 15/10.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/06/brasil-sai-na-frente-passa-sufoco-mas-bate-polonia-no-grand-prix.html

Após duas paradas e longa espera, final de Roland Garros é adiada

Djokovic e Nadal recomeçarão confronto às 8h (de Brasília) desta segunda

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

O mau tempo não permitiu que a final de Roland Garros terminasse neste domingo. Depois de duas paralisações por causa de chuva e uma longa espera, a organização do torneio, às 20h locais (15h de Brasília), adiou a partida entre Novak Djokovic e Rafael Nadal. O recomeço está marcado para as 13h (8h de Brasília) desta segunda-feira. Nadal vencia por 6/4, 6/3, 2/6 e 1/2. O sérvio, porém, tinha uma quebra de vantagem no quarto set e estava prestes a sacar.

Rafael Nadal tênis Roland Garros final chuva (Foto: Reuters)Rafael Nadal deixa a quadra sob chuva (Foto: Reuters)
Quebras de saque e até de banco
Apesar da previsão de chuva para todo o domingo, a final começou pontualmente às 15h locais (10h de Brasília), e Rafael Nadal entrou em quadra mais sólido. Quebrou o saque de Djokovic duas vezes e abafou uma reação do sérvio, que conseguiu até empatar a parcial.

Novak Djokovic tênis Roland Garros final raquete banco (Foto: EFE)Djokovic desconta a raiva no banco (Foto: EFE)
O jogo não mudou no segundo set, e Nadal seguiu mais consistente. Quando teve o serviço quebrado no sétimo game, o sérvio perdeu a paciência e descontou no banco em que senta durante os intervalos. Bateu violentamente com a raquete e quebrou a estrutura de madeira do móvel.

Antes do fim da parcial, os pingos, que já haviam aparecido no primeiro set, engrossaram e forçaram a primeira paralisação. Durante o intervalo, que durou meia hora, a organização do torneio trocou o banco de Djokovic. No retorno, Nadal seguiu dominando e fez 2 sets a 0.

No terceiro set, Nole foi arrasador. Depois de perder os dois primeiros games, parou de errar e tomou o controle do jogo. Venceu a parcial e saiu na frente no set seguinte. Quando Nadal, depois de perder oito games em sequência, voltou a confirmar seu saque, o árbitro de cadeira determinou que a partida fosse paralisada novamente. Desta vez, não houve retorno.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/apos-duas-paradas-e-longa-espera-final-de-roland-garros-e-adiada.html

Jadson esquece derrota: 'Quero estar em primeiro lugar na última rodada'

Volante do Botafogo minimiza perda da liderança contra o Cruzeiro e
prevê recuperação no Brasileiro contra o Náutico, domingo, nos Aflitos

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Jadson Botafogo (Foto: Thales Soares )Jadson faz análise da virada do Cruzeiro
(Foto: Thales Soares/Globoesporte.com)
 
A derrota para o Cruzeiro por 3 a 2, de virada, não só abalou asestruturas alvinegras, mas impediu o time de seguir na liderança do Campeonato Brasileiro. O Botafogo já havia terminado as duas primeiras rodadas na primeira colocação. No entanto, caiu para quarto e, agora, precisa se recuperar contra o Náutico, neste domingo, às 18h30 (de Brasília), nos Aflitos, para se manter entre os líderes.

Mesmo com o baque, os jogadores do Botafogo se preocupam em demonstrar serenidade e evitam expressões relacionadas a uma possível queda de confiança. Para eles, o importante não é estar em primeiro lugar agora num campeonato longo como o Brasileiro.

- A gente está muito focado. Não queremos estar em primeiro lugar na terceira rodada, mas, sim, na última, em dezembro, com a taça de campeão na mão - afirmou Jadson, volante de apenas 18 anos, que vem substituindo Marcelo Mattos, com dores na coxa direita..
Mesmo muito jovem, Jadson faz uma análise do que aconteceu no jogo contra o Cruzeiro. O time vencia por 2 a 0 até os 28 minutos do segundo tempo, quando sofreu três gols em apenas seis minutos e acabou perdendo em casa.

- Houve uma desatenção que contra uma equipe de qualidade não pode acontecer. Não pode deixar que isso tome conta do time nem entrar em pânico, como aconteceu. Vamos enfrentar o Náutico em busca de um bom resultado para iniciarmos a recuperação - avisou Jadson.

Para isso, o Botafogo terá mais uma vez que se superar. O técnico Oswaldo de Oliveira não contará com os goleiros Jefferson, com a Seleção Brasileira, e Renan, machucado, o zagueiro Antônio Carlos, o volante Marcelo Mattos e o meia Fellype Gabriel, todos machucados, além de Loco Abreu, convocado para a seleção do Uruguai.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/06/jadson-esquece-derrota-quero-estar-em-primeiro-lugar-na-ultima-rodada.html

Náutico e Botafogo duelam após aflição no meio da semana

Times buscam a recuperação no Campeonato Brasileiro, neste domingo,
às 18h30m (de Brasília), em confronto no Estádio dos Aflitos, no Recife

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Cada um com o seu grau de aflição, em busca de recuperação no Campeonato Brasileiro, Náutico e Botafogo se enfrentam neste domingo, às 18h30m (de Brasília), nos Aflitos, pela quarta rodada. Pernambucanos foram facilmente derrotados pelo Vasco (4 a 2) na quarta-feira, e no dia seguinte cariocas viram o Cruzeiro marcar três gols num intervalo de seis minutos e chegar ao placar de 3 a 2.
Com a expectativa no Recife pela estreia de Alessandro, que deixou o clube carioca no ano passado cercado de polêmicas, o confronto ganhou um ar de rivalidade até pelos últimos encontros no mesmo palco. Em 2008, uma confusão entre a polícia local e o zagueiro André Luis causou um tumulto que só foi resolvido na delegacia, contando inclusive com a detenção do então presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas. Na ocasião, o Náutico venceu por 3 a 0. No ano seguinte, em jogo recheado de polêmicas de arbitragem, houve empate por 2 a 2.

Na busca pela recuperação, o Náutico vive uma situação mais dramática. Ainda não venceu na competição e está na penúltima colocação, com apenas um ponto conquistado em três rodadas. Já o Botafogo estava na liderança da competição, mas sofreu uma derrota por 3 a 2 para o Cruzeiro, no Engenhão, de virada, e caiu para o quarto lugar.
O Premiere FC transmite a partida. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir de 18h (de Brasília).


header as escalações 2
Náutico: insatisfeito com o rendimento do time, o técnico Alexandre Gallo não antecipou a escalação, mas garantiu que fará mudanças em todos os setores. A única modificação forçada será na zaga por conta da lesão de Marlon. Na lateral direita, Alessandro deve estrear contra o ex-clube e no ataque o novo companheiro de Araújo será Rhayner. No meio-campo, Ramón deve perder a vaga para Souza, e o time terá quatro volantes. A escalação provável: Gideão; Alessandro (Auremir), Ronaldo Alves, Márcio Rosário e Lúcio; Derley, Elicarlos, Martinez e Souza; Rhayner e Araújo.

Botafogo: não há dúvidas na escalação do técnico Oswaldo de Oliveira para o confronto com o Náutico. Ele repetirá o time que perdeu por 3 a 2 para o Cruzeiro no Engenhão, com Milton Raphael, Lucas, Brinner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson, Renato, Vítor Júnior, Maicosuel e Andrezinho; Herrera.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Náutico: Marlon é o mais novo paciente do departamento médico e deve desfalcar o Náutico não apenas contra o Botafogo. Por causa de uma lesão muscular na coxa, o defensor deve ficar afastado por cerca de 30 dias. Além dele, o meio-campo Cascata e o atacante Rogério continuam se recuperando de cirurgias de joelho.

Botafogo: o técnico Oswaldo de Oliveira ainda tem grandes dificuldades para escalar o seu time ideal no Botafogo. Além de Jefferson e Loco Abreu, convocados para as suas seleções, ele não contará com o goleiro Renan, com dores na coxa esquerda, o zagueiro Antônio Carlos, com um edema ósseo no joelho direito, o volante Marcelo Mattos, com dores na coxa direita, e o meia Fellype Gabriel, com um inchaço no joelho direito.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Náutico: ninguém.
Botafogo: Jadson.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Heber Roberto Lopes (Fifa/PR) apita a partida, auxiliado por Thiago Gomes Brigido (CE) e Pedro Martinelli Christino (PR). Heber Roberto participou de uma partida (Portuguesa 0 x 1 Vasco, pela segunda rodada) neste Brasileiro: aplicou três amarelos e nenhum vermelho, marcou 35 faltas e nenhum pênalti em um campeonato que registra a média de 4,9 amarelos, 0,23 vermelhos e 36,9 faltas.


header fique de olho 2
Náutico: após um longo período no departamento médico, o lateral-direito Alessandro deve fazer sua estreia pelo Náutico justamente diante do clube que defendeu por cinco anos. Aos 34 anos, ele chegou aos Aflitos como uma das principais contratações do técnico Alexandre Gallo, que cobrava atletas com experiência. Em busca da primeira vitória neste Brasileiro, Alessandro deve aumentar o poder ofensivo da equipe, já que a lateral direita vinha sendo ocupada pelo volante Auremir.

Botafogo: um dos artilheiros do Campeonato Brasileiro, com quatro gols, o argentino Herrera vive excelente fase assumindo o lugar de Loco Abreu no comando de ataque, já que o companheiro está a serviço da seleção do Uruguai. Além de balançar a rede, ele ainda deu duas assistências, tornando-se um dos principais jogadores do time nesse começo de competição.


header o que eles disseram

Alessandro, lateral-direito do Náutico: “Não guardo sentimento de vingança ou de querer mostrar algo para o Botafogo. Não preciso provar nada para ninguém. Saí porque eles acharam que era o momento. Lógico que fica na minha memória todos os anos em que passei no clube, mas sou jogador do Náutico e precisamos da vitória.
Beltrano, alguma coisa do Botafogo: "Vamos enfrentar um time de qualidade em um estádio onde a torcida vai apoiar o tempo todo. Espero que o último jogo (derrota por 3 a 2 para o Cruzeiro) tenha servido de lição para que aquela desatenção não aconteça novamente e a gente possa sair de campo com o resultado positivo."
header números e curiosidades
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* O Botafogo levou a melhor no primeiro confronto com o Náutico na história do Campeonato Brasileiro. No dia 11 de outubro de 1972, no Arruda, a equipe carioca venceu por 2 a 1, com gols de Ferreti e Dorinho, descontando Borges.


* A maior goleada registrada na história deste confronto foi conseguida pelo Náutico no Brasileiro de 2007, quando venceu por 4 a 1, em Recife. O Botafogo jamais derrotou a equipe pernambucana por mais de dois gols de diferença em jogos de Brasileiro.

* A média de gols das partidas entre Náutico e Botafogo na primeira divisão é de três por partida. Foram marcados 39 gols em 13 jogos. Apenas três terminaram empatados, dois por 1 a 1 no Rio de Janeiro, em 1989 e 2008, e um por 2 a 2 nos Aflitos em 2009.
header último confronto v2
No Campeonato Brasileiro de 2009, o Botafogo recebeu o Náutico no Engenhão e levou a melhor: 1 a 0 com gol do zagueiro Juninho. A partida foi marcada pela grande quantidade de cartões amarelos: foram nove, sendo cinco para os donos da casa e quatro para os visitantes. O Bota era comandada por Estevam Soares e foi a campo com Jefferson, Alessandro, Juninho, Diego Giaretta, Wellington; Leandro Guerreiro, Léo Silva, Jônatas, Reinaldo, André Lima e Jobson. O Timbu jogou com Gledson, Michel, Márcio, Vágner, Fernando, Patrick; Johnny, Irênio, Aílton; Tuta e Carlinhos Bala. O comandante era Geninho.http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/06/nautico-e-botafogo-duelam-apos-aflicao-no-meio-da-semana.html

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/06/nautico-e-botafogo-duelam-apos-aflicao-no-meio-da-semana.html

Ronaldinho estreia, Atlético-MG bate Palmeiras e dorme líder do Brasileiro

Galo domina a maior parte do jogo e vence por 1 a 0, gol marcado pelo atacante Jô, de cabeça. Verdão pode terminar a rodada na lanterna

A CRÔNICA
por Marcelo Prado

Para o Palmeiras, era o último ensaio antes da primeira semifinal da Copa do Brasil, na quarta-feira, contra o Grêmio. Para o Atlético-MG, além da estreia de Ronaldinho, existia a certeza de que uma vitória valeria a liderança provisória do Campeonato Brasileiro. No jogo realizado na fria noite deste sábado, no estádio do Pacaembu, o R49 buscou jogo, se movimentou, acertou passes, mas não foi brilhante. Não precisou. O Galo, bem superior ao Verdão, venceu com justiça por 1 a 0, foi aos dez pontos na tabela de classificação e mostrou que pode ir longe neste ano.

Com mais um tropeço, o terceiro consecutivo, o Verdão segue na zona de rebaixamento, com apenas um ponto conquistado. Caso a Portuguesa vença o Atlético-GO neste domingo, o time de Palestra Itália terminará a rodada em último. As duas bolas no travessão em faltas cobradas por Marcos Assunção nos minutos finais da partida fizeram enorme diferença. Por  centímetros, o clima do Verdão seria outro.

Pelo Nacional, a equipe paulista buscará a reabilitação no próximo domingo, contra o Vasco, novamente no estádio do Pacaembu. O Galo voltará a campo no mesmo dia, contra o São Paulo, no Morumbi.

Galo melhor
Os dois times entraram em campo com a mesma formação tática: 4-3-2-1. No Palmeiras, foram três alterações em relação à derrota para o Sport, na última quarta-feira, em Recife: Felipe entrou na vaga de Maikon Leite, Daniel Carvalho ficou com o lugar de Valdivia, liberado para viajar ao Chile após sofrer um sequestro-relâmpago, e Thiago Heleno, afastado por sete meses com lesão, voltou e ficou com o posto de Leandro Amaro. No Galo, com a estreia de Ronaldinho Gaúcho, o técnico Cuca apostou na movimentação constante do trio formado pelo recém-chegado, Danilinho e Bernard, com Jô funcionando como referência à frente.

O Palmeiras esteve ligeiramente melhor nos primeiros 15 minutos, principalmente porque matinha a posse de bola. Daniel Carvalho e Felipe se movimentavam bastante e buscavam se aproximar de Barcos a todo o instante. No Galo, Ronaldinho, que, em vez de jogar na esquerda, como no Flamengo, atuou mais centralizado, era marcado individualmente por Márcio Araújo. Aos 17, no único ataque perigoso do Verdão, Luan exigiu boa defesa de Giovanni em chute de fora da área.

Ronaldinho Gaúcho na partida do Atlético-MG contra o Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Ronaldinho Gaúcho foi muito vigiado pelo meio-campo do Verdão (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
Com o passar do tempo, o jogo mudou de lado. O Galo passou a ter o controle e, com jogadores mais talentosos e experientes, valorizava a posse de bola. Ronaldinho levava vantagem sobre marcação e, aos 21, o time visitante só não abriu o marcador porque Bernard perdeu gol incrível, cara a cara com Bruno, após passe de Danilinho e falha de Cicinho. Nesse lance, Bruno e Henrique se desentenderam e tiveram de ser separados pelos companheiros.
A torcida palmeirense não via reação e, perto dos 30, começou a reclamar. Seus meias não eram mais notados em campo e deixavam Barcos isolado na frente. Até o apito do intervalo, a equipe não esboçou qualquer reação.

Jô marca, Atlético-MG domina e vence
O Galo voltou ainda melhor para o segundo tempo e empurrou o Palmeiras para trás. Aos três minutos, Bernard se livrou como quis de Cicinho e cruzou na cabeça de Jô, que testou longe do alcance de Bruno: 1 a 0. O Pacaembu se transformou em um caldeirão. O Palmeiras, desorganizadamente, avançou seu meio-campo, mas seguia sem criar nada por absoluta falta de competência. O técnico Luiz Felipe Scolari tentou renovar o gás da equipe, com as entradas de Maikon Leite no lugar de Felipe e de Mazinho na vaga de Luan. Não adiantou. O time só chegou com perigo em duas faltas cobradas por Marcos Assunção, bem defendidas por Giovanni.


Jô e Ronaldinho comemoram gol do Atlético-MG contra o Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Jô e Ronaldinho comemoram o gol do Galo no segundo tempo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
O Galo, ao contrário, ficou com o jogo em suas mãos. Ronaldinho passou a ter liberdade para jogar, principalmente depois que Márcio Araújo, seu perseguidor, levou cartão amarelo. O gaúcho acertou lançamentos, prendeu a bola e iniciou os contra-ataques. Em um deles, aos 15, Jô marcou, mas a arbitragem anulou, considerando que ele cometeu falta em Henrique. Aos 23, Bruno fez brilhante defesa em cabeça de Jô e evitou o segundo gol da equipe mineira. Seis minutos depois, a arbitragem errou. Em cobrança de falta de Ronaldinho Gaúcho, Rafael Marques marcou, mas o tento foi anulado, sob alegação de impedimento, que não aconteceu.
O tempo passava e o Verdão não dava o menor sinal de que algo poderia mudar. Felipão fez sua terceira mudança, sacando Cicinho e improvisando o volante João Vítor na lateral direita. No Galo, Cuca tirou Marcos Rocha, que havia tomado o cartão amarelo e colocou Serginho. O Galo seguiu soberano em campo e só não aumentou sua vantagem porque diminuiu seu ritmo de jogo nos minutos finais. O Verdão, sem organização nenhuma, até criou chances para empatar, mas apenas na base da bola parada.Aos 39 e 41 minutos, Marcos Assunção cobrou duas faltas e carimbou o travessão em ambas.


FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2012/09-06-2012/palmeiras-atletico-mg.html

Bia Maia é superada por russas e fica com o vice nas duplas em Paris

Jovem de 16 anos é segunda brasileira a disputar uma final de Grand Slam

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Bia Haddad Mais tênis Roland Garros troféu duplas Montserrat Gonzalez (Foto: AFP)Bia Maia (à direita) e sua parceira posam com os
troféus de vice-campeãs juvenis  (Foto: AFP)
 
Faltou pouco para o título. Bia Haddad Maia e sua parceira, a paraguaia Montserrat Gonzalez, foram superadas neste sábado, na final juvenil de duplas, e ficaram com o vice em Roland Garros. Suas algozes foram as russas Daria Gavrilova e Irina Kromacheva, por 4/6, 6/4 e 10/8.

Bia e Gonzalez derem trabalho. Na segunda parcial, depois de deixarem as russas abrirem 5/1, brasileira e paraguaia devolveram uma quebra e encostaram. No décimo game, com as adversárias sacando em 5/4, a parceria sul-americana ainda teve um break point, mas não converteu.

No match tie-break, Gavrilova e Kromacheva novamente saíram na frente e chegaram a quatro match points, com o placar mostrando 9/5. Bia e Gonzalez se salvaram três vezes, mas as russas sacaram em 9/8 e fecharam o jogo.

Bia Maia, de 16 anos, foi a segunda brasileira a disputar uma final de Grand Slam. A primeira foi Maria Esther Bueno, que conquistou 19 títulos entre simples, duplas e duplas mistas.

Gavrilova Kromacheva tênis Roland Garros final duplas juvenil (Foto: AFP)Gavrilova (à esquerda) e Kromacheva festejam a conquista (Foto: AFP)
 
FONTE:

Finalista em simples, Errani levanta troféu nas duplas em Roland Garros

Italiana conquista título em parceria com a compatriota Roberta Vinci

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Classificada para a final de simples em Roland Garros, a italiana Sara Errani já levantou um troféu no Grand Slam parisiense. Ao lado da compatriota Roberta Vinci, ela conquistou o título de duplas nesta sexta. Na final, elas derrotaram as russas Nadia Petrova e Maria Kirilenko por 4/6, 6/4 e 6/2.

Sara Errani tênis Roberta Vinci Roland Garros duplas final troféu (Foto: Reuters)S
ara Errani (à dir.) e Roberta Vinci na tradicional foto das campeãs (Foto: Reuters)
 
É a primeira vez que Errani e Vinci conquistam um Grand Slam juntas. No Australian Open deste ano, elas chegaram à decisão, mas foram superadas pelas russas Svetlana Kuznetsova e Vera Zvonareva. Em 2010, as italianas já somam cinco conquistas, nos WTAs de Monterrey, Acapulco, Barcelona, Madri e Roma).

Na segunda-feira, quando o ranking mundial da modalidade for atualizado, Errani aparecerá em terceiro lugar. Vinci será a quarta colocada.

Neste sábado, a partir das 10h (de Brasília), Errani tentará completar a dobradinha na final de simples contra Maria Sharapova. A última tenista a conseguir este feito raro em Roland Garros foi a francesa Mary Pierce, que bateu Conchita Martínez na final de simples e triunfou nas duplas ao lado da suíça Martina Hingis.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/finalista-em-simples-errani-levanta-trofeu-nas-duplas-em-roland-garros.html

Até 'sentado', Nadal derrota Ferrer e vai à sétima final em Roland Garros

Hexacampeão, número 2 do mundo espera vencedor de Djokovic x Federer

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Rafael Nadal continua arrasador em sua caminhada rumo ao heptacampeonato em Roland Garros. Nesta sexta-feira, o número 2 do mundo foi tão superior a seu compatriota David Ferrer que ganhou até um ponto "sentado" no saibro da quadra Philippe Chatrier. Sem dó do amigo, Nadal fez 6/2, 6/2 e 6/1 e avançou pela sétima vez à final do Grand Slam francês.

Rafael Nadal tênis Roland Garros sentado semifinal (Foto: Reuters)Nadal, sentado, executa uma curtinha. Ele ganhou o ponto com um lob na sequência (Foto: Reuters)
 
O tenista de Mallorca está agora a uma vitória de conquistar um inédito hepta na chave masculina do torneio. Vencedor em 2005, 2006, 2007, 2008, 2010 e 2011, Nadal divide atualmente o posto de maior campeão de Roland Garros com o sueco Bjorn Borg, que também faturou o torneio seis vezes (1975, 1975, 1978, 1979, 1980 e 1981). A americana Chris Evert é a única tenista a conquistar sete títulos na chave de simples.

Na decisão, marcada para domingo, Nadal enfrentará o vencedor do jogo entre o número 1 do mundo, Novak Djokovic, e o número 3, Roger Federer. Em confrontos diretos, o espanhol leva vantagem contra ambos: 18 a 14 diante do sérvio e 18 a 10 contra o suíço.

Ainda sem perder sets no torneio este ano (e cedendo apenas uma quebra de saque em seis jogos), Nadal agora acumula 20 triunfos consecutivos no evento. Sua última - e única derrota - no torneio veio em 2009, diante de Robin Soderling, nas oitavas de final. Em toda a carreira, Nadal tem 51 vitórias e um revés no evento.
No saibro vermelho (sem contar o piso azul do Masters 1.000 de Madri), o atual número 2 do mundo já soma 32 vitórias seguidas. Desde a derrota na final do Masters 1.000 de Roma, no ano passado, Nadal levantou troféus em Roland Garros/2011, Monte Carlo/2012, Barcelona/2012 e Roma/2012, além de somar triunfos na Copa Davis.

Break points acordam o campeão
David Ferrer começou a partida jogando bem, confirmando o saque duas vezes sem sustos e agredindo mais. No quarto game, com Nadal sacando em 1/2, o número 6 do mundo teve os primeiros break points do jogo. O hexacampeão se salvou do primeiro com um belo ponto, mas Ferrer teve a segunda chance de quebra à disposição. O tenista de Javea teve duas bolas fáceis para ganhar o ponto, mas atacou em cima de Nadal, que não perdoou e levou a melhor.

Depois de confirmar o saque, Nadal acordou de vez. Ferrer, por outro lado, passou a errar mais. O hexacampeão conseguiu a quebra no quinto game e tomou o controle do jogo. Sem demora, selou o primeiro set com um maiúsculo 6/2.

Nadal executa golpe sentado
No começo da segunda parcial, Nadal deu outra prova de seu talento. Ao correr para a rede, o espanhol escorregou e caiu no chão. Mesmo assim, sentado no saibro, executou uma curtinha. Ferrer devolveu e levou um lob de Nadal, que já estava de pé e acabou ganhando a disputa. Um ponto depois, o número 2 quebrou o saque do oponente e fez 2/1 (veja aqui o lance).

A chuva apareceu e interrompeu a partida por uma hora. No retorno, pouca coisa mudou. Nadal confirmou o saque até fazer outro 6/2 e rapidamente abriu o terceiro set com uma 
quebra. Ferrer só venceria mais um game. A vitória do hexacampeão nunca esteve ameaçada.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/ate-sentado-nadal-derrota-ferrer-e-vai-setima-final-em-roland-garros.html

Seleção feminina é finalista do Mundial Escolar de Vôlei na França

Brasileiras derrotam gregas e decidem título com a Espanha neste domingo. Time masculino luta pela quinta posição contra os donos da casa

Por GLOBOESPORTE.COM Toulon, França

Brasil vôlei feminino e masculino CEL esporte estudantil Mundial Escolar Toulon na França (Foto: Divulgação)CEL representa o Brasil na França(Foto: Divulgação)
 
As meninas do Brasil vão lutar neste domingo pelo título do Campeonato Mundial Escolar de Vôlei, que está sendo disputado em Toulon, na França. Na manhã deste sábado, a seleção feminina, que está sendo representada pelo time do Centro Educacional da Lagoa (CEL), do Rio de Janeiro, derrotou a equipe da Grécia por 3  sets a  1 (25/20, 25/20, 16/25 e 25/21) nas semifinais da competição e agora vai encarar a Espanha na decisão.

Depois de perder para a Grécia, o time masculino venceu a equipe do Irã por 3 a 1 (21/25, 25/19, 25/23 e 25/19) e vai disputar neste sábado a quinta posição do torneio contra os donos da casa. 

O Campeonato Mundial Escolar de Vôlei conta com a presença de 32 países e termina neste domingo. Entre as mulheres, 27 seleções participam da disputa: Brasil, Alemanha, Holanda, Bulgária, Turquia, República Tcheca, Chipre, China Taipei, Hungria, Dinamarca, Luxemburgo, Espanha, Sérvia, Lituânia, Nova Zelândia, Grécia, 

França, Chile, Polônia, Israel, Croácia, Eslovênia, Áustria, Liechstein, China e Inglaterra.
Já no masculino, além da seleção canarinho, outras 27 entraram na brigada por medalhas: Irã, Sérvia, Dinamarca, China Taipei, Áustria, Estônia, Luxemburgo, Lituânia, Chipre, República Tcheca, Grécia, Israel, Hungria, Polinésia Francesa, Espanha, Bélgica, Inglaterra, China, Eslováquia, Bulgária, Turquia, Polônia, Chile, França, Holanda e Croácia.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/esporte-estudantil/noticia/2012/06/selecao-feminina-e-finalista-do-mundial-escolar-de-volei-na-franca.html

Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa vão, invictas, às oitavas no Slam moscovita

Ângela/Lili e Taiana/Vivian são eliminadas na repescagem neste sábado

Por SporTV.com Moscou

Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa confirmaram o favoritismo e avançaram invictas às oitavas de final do Grand Slam de Moscou, quinta etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia feminino. Para Ângela/Lili e Taiana/Vivian, a competição terminou neste sábado. As duas parcerias passaram da fase de grupos à repescagem, mas acabaram eliminadas.
- Essa etapa está permitindo um pouco mais de descanso. Hoje, por exemplo, tivemos apenas esse jogo, o que nos permite recarregar mais as energias. Vamos continuar concentradas porque nosso objetivo é o lugar mais alto do pódio – disse Larissa

vôlei de praia etapa de moscou juliana e larissa (Foto: Divulgação / FIVB)Juliana e Larissa vencem as suíças Kuhn e Zumkehr e vão às oitavas de final (Foto: Divulgação / FIVB)
 
Como já tinham vencido os dois jogos da véspera, Juliana e Larissa garantiram a liderança do Grupo B ao baterem as suíças Kuhn e Zumkehr. O triunfo tranqüilo, por 21/15 e 21/16, veio após 35 minutos de jogo e garantiu a classificação da dupla para as oitavas de final, em que enfrentarão as finlandesas Érika e Emilia Nystrom.

vôlei de praia etapa de moscou talita natalie cook (Foto: Divulgação / FIVB)Talita bloqueia a campeã olímpica Natalie Cook e
garantem vaga nas oitavas (Foto: Divulgação / FIVB)
 
O mesmo aconteceu com Talita e Maria Elisa, no Grupo C. As duas mantiveram os 100% de aproveitamento ao superarem as australianas Natalie Cook e Hinchley, invictas até então, por 21/15 e 21/19. Na próxima fase, as duas irão enfrentar as russas Bratkova e Popova.
Gêmeas finlandesas viram pedra no sapato


Ainda na chave C, Taiana e Vivian venceram o confronto decisivo com as italianas Gioria e Momoli (21/14 e 21/15) e foram para a repescagem. Uma derrota para as gêmeas Emilia e Érika Nystrom, porém, fez a parceria dar adeus à competição (22/20 e 21/15).

Ângela e Lili, que na véspera venceram um jogo e perderam outro, também tombaram diante das irmãs Nystrom, ainda na fase de grupos, por duplo 21/16. Apesar do revés, as duas foram à repescagem. Nesta etapa, não tiveram sucesso e caíram, depois de 45 minutos, diante das australianas Nat Cook e Hinchley por 22/20 e 21/13.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2012/06/julianalarissa-e-talitamaria-elisa-vao-invictas-oitavas-no-slam-moscovita.html

Três duplas brasucas largam invictas na fase de grupos do Slam de Moscou

Alison/Emanuel, Ricardo/Pedro Cunha e Bruno Schmidt/Benjamin vencem os dois jogos do dia. Márcio/Pedro Solberg e Thiago/Ferramenta têm chances

Por SporTV.com Moscou, Rússia

Alison/Emanuel, Ricardo/Pedro Cunha e Bruno Schmidt/Benjamin largaram com 100% de aproveitamento no primeiro dia da fase de grupos do Grand Slam de Moscou. As três parcerias brasileiras venceram os dois jogos que disputaram neste sábado e deram um importante passo para se classificarem diretamente para as oitavas de final. Márcio/Pedro Solberg e Thiago/Ferramenta, com um triunfo e uma derrota cada, ainda estão vivos na competição.

Alison e Emanuel volei de praia Moscou (Foto: Divulgação / FIVB)Alison e Emanuel venceram os dois jogos do dia e disputam liderança da chave K (Foto: Divulgação / FIVB)
 
Pelo Grupo K, Alison e Emanuel abriram o dia com um passeio diante dos holandeses Brower e Meeusen por 21/16 e 21/14, após 36 minutos de jogo. No segundo desafio, os campeões mundiais começaram desatentos e perderam a primeira parcial para os tchecos Kubala e Benes. Com tranquilidade, os brasileiros consolidaram a virada e fecharam o placar em 18/21, 21/15 e 15/11. Neste domingo, os dois disputam a liderança e a classificação direta às oitavas com os italianos Nicolai e Lupo.

Marcio, Benjamin e Bruno Schmidt volei de praia Moscou (Foto: Divulgação / FIVB)Márcio tenta furar o bloqueio de Benjamin: dupla deverde leva a melhor no jogo(Foto: Divulgação / FIVB)
 
No Grupo L, Ricardo e Pedro Cunha venceram por placares apertados, mas não perderam nenhum set. Contra os neozelandeses Lochhead e O’Dea, venceram por 22/20 e 21/19 após 42 minutos de partida. Na seqüência, bateram os alemãs Dollinger e Windscheif por 22/20 e 21/12. Neste domingo, os brasileiros duelam com os espanhóis Herrera e Gavira pela vaga direta na próxima fase.

Thiago e Ferramenta, com uma derrota e uma vitória, ainda seguem vivos no Grupo N. A dupla, que veio do country cota, estreou na fase principal com derrota para os alemães Erdmann e Matysik por 21/15 e 21/16. No confronto seguinte, contra os poloneses Fijalek e Prudel, a dupla verde e amarela se recuperou e venceu por 21/14 e 21/19.

No Grupo O, Bruno Schmidt e Benjamin suaram, mas fecharam o dia com 100% de aproveitamento. No duelo de compatriotas contra Márcio e Pedro Solberg, os dois levaram a melhor após 1h01m de partida: 21/16, 18/21 e 15/13. Os dois assumiram a liderança da chave ao vencerem, de virada, os suíços Laciga e Weingart por 18/21, 21/18 e 15/12. Márcio e Solberg, após baterem os noruegueses Skarlund e Spinnangr no tie-break (parciais de 21/23, 21/13 e 15/9), seguem co chances na disputa.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2012/06/tres-duplas-brasucas-largam-invictas-na-fase-de-grupos-do-slam-de-moscou.html

Brasil sua, mas conquista sobre a Sérvia a segunda vitória no Grand Prix

Eficiente bloqueio da seleção feminina ajuda a 'segurar' as gigantes sérvias. Após superar a Itália, país tem trabalho, mas vence no tie-break segundo rival

Por GLOBOESPORTE.COM Lodz, Polônia

A seleção brasileira sabia que os primeiros desafios no Grand Prix não seriam nada fáceis. No primeiro, pelo grupo D, a equipe feminina conquistou uma vitória suada sobre a forte Itália, nesta sexta-feira, em Lodz, na Polônia. O duelo deste sábado era contra as gigantes sérvias. Mais uma vez, o Brasil precisou de cinco sets para vencer a partida. Com destaque para o eficiente bloqueio e para as ponteiras Paula Pequeno e Fernanda Garay, o time do técnico Zé Roberto fez 3 sets 2, parciais de 21/25, 25/18, 25/23, 23/25 e 15/5.

O próximo desafio da seleção brasileira será contra as donas da casa. O time verde e amarelo volta à quadra da Atlas Arena neste domingo para encarar as polonesas às 15h (horário de Brasília).

- Sabíamos que nessa fase iríamos enfrentar resistência de todos os times. Como vamos encontrar amanhã, novamente, contra a Polônia. Dois jogos seguidos decididos no tie-break seguidos são complicados para a recuperação. Apesar disso, nós queremos ganhar essa etapa e chegar bem no Brasil, onde será disputada a próxima fase - disse Paula Pequeno.

vÔlei brasil líbero sérvia (Foto: Divulgação / FIVB)Sobre a Sérvia, Brasil conquista sua segunda vitória no Grand Prix (Foto: Divulgação / FIVB)
 
Depois da derrota na partida de estreia contra a Polônia, a Sérvia entrou em quadra neste sábado disposta a conquistar sua primeira vitória na disputa. Forçando no saque e dificultando o passe adversário, logo abriu vantagem no placar. Quando o marcador já estava em 10/4, Paula Pequeno liderou a reação do Brasil. Fe Garay e Adenízia também cresceram no bloqueio e ajudaram a seleção a deixar tudo igual em 14/14. Mas a oposta Brakocevic desiquilibrou nos ataques. O técnico Zé Roberto ainda chegou a lançar Tandara no lugar de Mari, mas já era tarde para tentar a virada. As sérvias fecharam a parcial em 25/21.

O início do segundo set foi mais equilibrado. Quando estava tudo em igual em 4/4, o Brasil encaixou melhor os saques e disparou com 8/4. Mais uma vez, Paula Pequeno se apresentou bem nos ataques pela diagonal, enquanto as sérvias cometeram muitos erros neste mesmo fundamento. A ponteira Fernanda Garay também cresceu no jogo e somou pontos importantes para a seleção. A Sérvia reagiu com a ajuda de seu paredão no bloqueio e chegou a encostar em 13/15. Zé Roberto tirou Fernandinha e Tandara e colocou Dani Lins e Joycinha. Com o time renovado em quadra, a equipe voltou a dominar o jogo e, com mais um bloqueio duplo de Adenízia e Fe Garay, fechou o segundo set em 25/18.


vÔlei tandara adenizia  brasil líbero sérvia (Foto: Divulgação / FIVB)Destaque da Sérvia, Brakocevic tem dificuldade de passar pelo bloqueio brasileiro (Foto: Divulgação / FIVB

Após o bom desempenho no segundo set, o Brasil seguiu embalado. Em uma defesa, a líbero Camila Brait se machucou após se chocar com Tandara. Mas foi apenas um susto. Depois de ser substituída rapidamente por Fabi, a líbero voltou para a quadra. Estrela da equipe sérvia, a gigante Brakocevic, de 1,96m, passou a cometer muitos erros e parou diante do eficaz bloqueio brasileiro, com destaque para Juciely. Do outro lado, as opostas Paula Pequeno e Fe Garay seguiram aproveitando bem as boas bolas distribuídas pela levantadora Fernandinha, que voltou à quadra no terceiro set. Juciely, novamente fez a diferença na rede e ajudou a seleção a abrir em 23/18. Quando a parcial já parecia decidida, o Brasil cometeu muito erros e a diferença caiu para um ponto. Mas, com mais um bloqueio, fechou em 25/23
.
O quarto set começou equilibrado, mas a seleção brasileira se desconcentrou e cometeu uma sequência de falhas. Com a Sérvia liderando o placar, Dani Lins entrou no lugar de Fernandinha. A levantadora, porém, também não conseguiu mudar o cenário da parcial. Quando Tandara foi para o saque, o Brasil reagiu e chegou a empatar em 19/19. Mas as sérvias voltaram a liderar o placar, fecharam em 25/23 e levaram a decisão para o quinto set.

No tie-break, a seleção acordou. Liderado por Adenízia e Fernanda Garay, o Brasil atropelou as sérvias na parcial. As gigantes europeias se encolheram diante dos fortes ataques adversários, e a derrota foi inevitável. Em 15 a 5, a equipe verde e amarela fez 3 a 2 e garantiu a segunda vitória no Grand Prix.
- Estou feliz pela vitória e pela melhora da equipe em alguns aspectos em relação ao jogo de ontem (sexta). Sempre é difícil jogar contra a Sérvia. Elas têm um potencial de ataque incrível. O resultado foi bom, mas ainda tivemos altos e baixos. Temos que melhorar para os próximos jogos - disse o técnico Zé Roberto.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/06/brasil-sua-mas-conquista-sobre-servia-segunda-vitoria-no-grand-prix.html

Murilo comemora evolução contra o Canadá e diz: 'Tenho de ser cobrado'

Após jogo ruim diante da Finlândia, ponteiro afirma ter entrado mais disposto

Por João Gabriel Rodrigues São Bernardo do Campo, SP

Murilo entrou em quadra disposto a mudar. Depois de uma partida ruim contra a Finlândia, o ponteiro queria apagar a má impressão e mostrar que não vai demorar a voltar ao velho ritmo. Mais vibrante, foi acionado com frequência na vitória contra o Canadá pela Liga Mundial. No fim do jogo, comemorou a evolução.

- Ontem foi uma vergonha, so fiz besteira. E não foi por causa do ombro. Não tem mais desculpa, tenho de ser cobrado como todos os outros. Hoje entrei mais disposto porque nao poderia repetir a atuação de ontem. Precisava demonstrar confiança. E tenho de dar opção aos levantadores. Preciso ajudar nisso também. Ontem fiquei muito abaixo rendimento. Quem sabe amanhã eu não faço o melhor jogo do fim de semana?

Murilo Liga Mundial vôlei (Foto: William Lucas/VIPCOMM )Murilo cresceu de rendimento contra o Canadá (Foto: William Lucas/VIPCOMM )
 
Contra a Finlândia, Murilo marcou apenas um ponto, de bloqueio. Neste sábado, foram nove: sete em ataques, um de bloqueio e um ace. Para o ponteiro, toda a equipe mostrou um desempenho melhor contra os canadenses.

-Foi mais uma vitória importante para gente. Estamos em busca de vitórias, principalmente em casa. Jogamos num bom ritmo, apesar do primeiro set termos tido um apagão no fim do primeiro set. Não é bom levarmos três, quatro pontos seguidos em erros. O 2º set e o 3º set foram bem melhortes, conseguimos um bom ritmo. Agora, é descansar um pouco e nos prepararmos para o jogo de manhã (domingo).

O Brasil encara a Polônia neste domingo, às 10h, em partida que vale a liderança do grupo B da Liga Mundial. A TV Globo transmite o confronto ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/06/murilo-comemora-evolucao-contra-o-canada-e-diz-tenho-de-ser-cobrado.html:

Em clima de provocações, Brasil pega a Polônia e tenta dar o troco na Liga

Depois de duas derrotas, seleção enfrenta europeus neste domingo, às 10h, no duelo pela liderança do grupo B da competição; TV Globo transmite

Por João Gabriel Rodrigues São Bernardo do Campo, SP

De uma hora para outra, o duelo ganhou ares de rivalidade histórica. Para isso, dois grandes jogos, uma dose de provocação de um lado e a vontade de dar o troco do outro. Neste domingo, às 10h, em São Bernardo do Campo, Brasil e Polônia voltam a se enfrentar. O confronto, desta vez, vale a liderança do grupo B e um passo largo em direção à vaga na fase final da Liga Mundial, em Sofia, na Bulgária. A TV Globo transmite ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real.

Após a rodada de sábado, a Polônia lidera o grupo B da Liga Mundial com 20 pontos. O Brasil vem logo atrás, com 18. Apenas os líderes de cada chave e o melhor segundo colocado geral se classificam para as finais da Liga, em Sofia, na Bulgária. Caso perca neste domingo, a seleção de Bernardinho não terá mais chances de ultrapassar os poloneses. Assim, dependeria de uma combinação de resultados para avançar como o melhor segundo lugar geral. A disputa do grupo B termina na próxima semana, com os jogos em Tampere, na Finlândia.

Bernardinho vôlei Liga Mundial (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Bernardinho não descartoumudanças na equipe para jogo contra a Polônia (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
 
Uma das seleções mais fortes do mundo na década de 1970, com um título mundial, em 1974, e outro olímpico, em 1976, a Polônia voltou a ganhar força nos últimos anos. E, de quebra, se tornou uma pedra no sapato do Brasil. Nos dois primeiros confrontos pela Liga Mundial, levou a melhor. Em Katowice, no último duelo, os brasileiros reclamaram de uma série de provocações dos rivais. Agora, engasgados, esperam dar o troco.

- Sabemos que é um jogo decisivo. Queremos estar na fase final da Liga. Então, qualquer que fosse o adversário, os três pontos seriam importantes. Mas, claro, por causa das duas derrotas que sofremos contra eles, é hora de tentar levar uma energia positiva para o jogo - disse o levantador Bruninho.

Para a partida contra a Polônia, Bernardinho não descartou mudanças na equipe. Confirmou, inclusive, a possibilidade de começar o jogo com Bruninho, mais entrosado com o time do que Ricardinho, que vem sendo o titular.

- Já tenho alguma coisa na cabeça para o jogo, mas ainda preciso falar com os jogadores. Há essa possibilidade (começar com o Bruninho), mas ainda não defini.

Bruninho Liga Mundial vôlei (Foto: Wander Roberto/VIPCOMM)Bruninho tem chances de começar jogando contra
a Polônia (Foto: Wander Roberto/VIPCOMM)
 
Durante a Liga Mundial, Bruninho tem revezado com Ricardinho nas partidas. Para o levantador, o fato de a seleção brasileira poder mudar seu estilo de atuar dependendo do que pede o jogo é uma arma.

- Eu acho isso importante. Faz com que a equipe tenha várias possibilidades para os jogos.
O líbero Serginho reconhce o grande momento vivido pela Polônia, mas afirma que a seleção brasileira tem condições de dar o troco em casa.

- Estamos em casa e temos que buscar os três pontos de qualquer maneira. Respeitamos muito a equipe da Polônia e sabemos que é um adversário difícil, com bons jogadores. Mas aqui em casa é diferente. Precisamos dessa vitória para irmos para a Finlândia com mais tranquilidade, sabendo que fizemos o que tinha que ser feito nessa etapa no Brasil. Queremos os nove pontos.
Na Polônia, confiança em alta


Do outro lado, a confiança é alta. Um dos pilares da equipe, o ponteiro Kurek Bartosz afirma que a Polônia ainda tem muito a evoluir, mas já sonha com passos mais largos.

- Nós ainda estamos tentando melhorar nosso tipo de jogo. Mas queremos manter o bom nível até os Jogos e, quem sabe, conseguir uma medalha olímpica. Ainda temos alguns problemas de recepção, mas estamos trabalhando nisso. E, claro, vencer o Brasil dá confiança para os Jogos de Londres.

Kurek Polônia Liga Mundial vôlei (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Kurek Kurek é um dos destaques da Polônia (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
 
FONTE;