terça-feira, 5 de junho de 2012

Achei! Ex-Fla, Bota e Corinthians, Váldson vira pé-quente em Sergipe

Perto de encerrar a carreira, zagueiro acumula quatro títulos sergipanos nos últimos cinco anos. Ele foi considerado o melhor na posição em 2012

Por GLOBOESPORTE.COM Aracaju

Itabaiana campeão Sergipano 2012 (Foto: João Áquila/GLOBOESPORTE.COM)Váldson foi campeão com o Itabaiana em 2012
(Foto: João Áquila/GLOBOESPORTE.COM)
 
Doze anos após se projetar nacionalmente pelo Botafogo, primeiro clube grande da carreira, o zagueiro Váldson ainda desarma atacantes rivais nos gramados sergipanos. Com 37 anos, ele admite estar próximo da aposentadoria, mas demonstra  bastante produtividade. Neste ano, foi considerado o melhor zagueiro do Estadual, jogando pelo campeão Itabaiana.

Desde que retornou à terra natal, o atleta ganhou a marca de pé-quente. Sem ser campeão nos clubes grandes nos quais jogou, conseguiu ganhar em Sergipe quatro títulos estaduais nos últimos cinco anos, por três camisas diferentes: Confiança (2008/2009), River Plate-SE (2011) e Itabaiana (2012). No mais recente, aproveitou para escancarar uma mágoa.

- Este título é uma resposta aos críticos que não acreditavam que eu ainda poderia render dentro de campo. Muita gente fez piada e avaliou como errada a minha contratação, mas mostrei mais uma vez em campo que ainda posso jogar um bom futebol.

Váldson pode ser campeão sergipano pela quarta vez em quatro anos (Foto: Felipe Martins/GLOBOESPORTE.COM)Váldson: quatro títulos sergipanos em cinco temporadas (Foto: Felipe Martins/GLOBOESPORTE.COM)
 
Posição alterada
O zagueiro começou no futebol como volante. Criado na base do Confiança, seu time do coração, aos 18 anos foi improvisado na zaga pelo treinador da época, Ariston Dias.

- Gostei de ser zagueiro pela minha qualidade de sair jogando. Larguei a função de volante e me adaptei jogando atrás. Acabei mudando minha história no futebol por causa disso. Deu certo, e não me arrependo.

O início como profissional foi pelo mesmo Confiança. O bom rendimento em campo demonstrado no vice-campeonato estadual chamou a ateção de Lula Ribeiro, que na época comandava o Rio Branco-SP. Foi contratado. Lá, disputou o Paulistão de 1998.
Mas não ficou muito tempo no interior paulista. No mesmo ano, rumou para o Ceará junto de Lula Ribeiro. No Vozão, ganhou o bicampeonato cearense (1998/1999).

Projeção nacional

Na época, um olheiro do Botafogo foi à capital cearense observar Ronaldo Angelim, que fazia dupla de zaga com Váldson, mas acabou se interessando pelo zagueiro sergipano e o levou para o clube da estrela solitária.

- Foi um longo tempo até a ficha cair. Saí do Nordeste para fechar contrato com um time grande. Foi um sonho que virou realidade. O sonho de todo jogador do Nordeste é ir para um time do Sul ou Sudeste.

No Botafogo, viveu a melhor fase da carreira. Apesar de não ter conquistado títulos, teve boas atuações. Ao todo, foram 84 jogos e nove gols marcados.

- Foi marcante para mim. No primeiro ano jogando em um time como o Botafogo, já fui escolhido para a Seleção do Carioca. Foi especial. Fui até cotado para a Seleção Brasileira - afirma o zagueiro.


Passagem pelo Flamengo não foi marcante (Foto: Divulgação/Flamengo)Passagem pelo Flamengo não foi marcante
(Foto: Divulgação/Flamengo)
 
Clubes de massa
Após rápida passagem pelo Vitória-BA em 2001, Váldson retornou ao futebol carioca, desta vez para defender o Flamengo, onde jogou por duas temporadas. Porém, a estada na Gávea não traz boas recordações para o jogador. Além de ter chegado em uma ocasião turbulenta do time, sofreu com graves lesões.

- Foram momentos difíceis. Tive uma contusão no joelho e o time quase foi rebaixado no Brasileiro. Estes problemas acabaram impedindo que eu fosse feliz por lá. Acho que minha passagem no Rio de Janeiro foi destaque apenas no Botafogo.

Do Fla, ele partiu para os gramados internacionais. No México, em 2004, jogou pelo Querétaro, mas não gostou da experiência. Na época, ao comentar a transferência, cometeu uma gafe, dizendo que estava feliz com a realização do sonho de jogar na Europa.

- Não era um time de ponta e, além disso, atrasava o pagamento. Não tive boa adaptação lá e não vi evolução na minha carreira estando lá. Por causa disso, foi uma passagem curta.

Na volta para o Brasil, Váldson teve nova chance em um clube de massa. Ele desembarcou no Parque São Jorge para jogar pelo Corinthians. Mas, assim como na época de Flamengo, não chegou ao clube em um momento interessante. A passagem foi discreta, e Váldson teve que aprender a lidar com a forte pressão da torcida.

- A equipe não estava financeiramente bem e não fez um time competitivo. Quase que o Corinthians cai no Paulistão, até que o Tite chegou para salvar o clube.

Váldson teve passagem pelo Corinthians  (Foto: Agência/Diário de São Paulo) 
Váldson em sua passagem pelo Corinthians (Foto: Agência/Diário de São Paulo)
 
Após deixar o Timão, virou um nômade da bola, passando por dez clubes em oito anos. Antes de voltar a Sergipe, jogou por Ceará, Paysandu, Fortaleza, Santa Cruz, Boa Vista e Gama.

Reencontro com o Bota
Jogando pelo River Plate-SE, em 2011, Váldson teve um reencontro com o clube que o tornou famoso em todo o país. O time sergipano encarou o Botafogo na primeira fase da Copa do Brasil e vendeu caro a classificação para o time carioca. Váldson era o capitão da equipe e armou, no primeiro jogo, em Aracaju, um bloqueio que conseguiu neutralizar as investidas de Loco Abreu e Herrera.

No jogo de ida, no Batistão, o River venceu por 1 a 0. No jogo de volta, no Engenhão, o Bota devolveu o placar e garantiu a classificação nas penalidades. As duas partidas marcaram o reencontro de Váldson e Joel Santana, que foi treinador do zagueiro nos tempos de Botafogo.

Loco Abreu Botafogo x River Plate-SE (Foto: Ag. Estado)Váldson, pelo River, marca Loco Abreu na Copa do Brasil de 2011 (Foto: Ag. Estado)
 
- Joel foi um cara importante na minha carreira. Ele me ensinou muito. Eu era inexperiente, não tinha maturidade tática. Ele me mostrou a importância de seguir o que o técnico propõe.

Apesar de não ter conquistado títulos por Botafogo, Flamengo e Corinthians, Váldson se diz realizado com tudo o que viveu como jogador de futebol.

- Não dá para reclamar. Vivi intensamente todas as experiências que a bola me deu. Vesti camisas de times importantes e fui campeão em outras equipes, especialmente no meu estado. Cometi alguns erros, mas aprendi com eles. Sei que estou perto de encerrar a carreira, mas ainda me sinto feliz jogando. Enquanto tiver essa alegria e disposição para jogar, vou continuar. Acho que ainda posso fazer muito pelo futebol.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/se/noticia/2012/06/achei-ex-fla-bota-e-corinthians-valdson-vira-pe-quente-em-sergipe.html

Botafogo pensa em comprar acervo de Nilton Santos para ajudar esposa

Presidente ressalta que clube paga mensalidade da clínica e remédios do ídolo, internado permanentemente, e busca solução para doença da esposa

Por André Casado Rio de Janeiro

Maurício Assumpção presidente do Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Maurício Assumpção, presidente do Botafogo
(Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 
O presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção, confirmou que o clube estuda uma maneira de arrecadar dinheiro para ajudar a esposa de Nilton Santos, dona Célia, que, após anos cuidando do ídolo alvinegro, foi diagnostica com câncer no cérebro e está com a saúde debilitada há alguns meses. O Glorioso cobre os custos da internação permanente e também dos remédios de seu eterno camisa 6 (portador dos Mal de Alzheimer e de Parkinson), mas não os dela. A compra do acervo histórico da época de jogador, hoje em posse de um amigo, que o recebeu de presente, é um dos caminhos.

O mandatário detalhou a situação, nesta segunda-feira, no Maracanã, após o anúncio do novo movimento de união comercial dos quatro grandes clubes do Rio, denominado "Cariocas".

- Primeiro, preciso deixar claro o seguinte: desde a gestão do Bebeto (de Freitas) - não começou com o Mauricio isso -, o Botafogo encampou a ideia de ajudar de todas as formas possíveis seu grande ídolo. Um homem que só vestiu duas camisas na vida: a alvinegra e a da Seleção Brasileira. Quando assumimos, não tivemos dúvidas em manter esse procedimento. Ou seja, tudo relacionado ao Nilton Santos é nossa responsabilidade, e vai continuar assim. Ele merece.
Está lá na clínica na Gávea, com assistência dia e noite para que não falte nada. Agora, a questão da dona Célia é bem diferente. A questão do acervo é mais delicada. Não será 
para ontem, mas tentaremos ver se podemos viabilizar a compra - confirmou Assumpção.

Elkeson Nilton Santos Botafogo (Foto: Divulgação)Elkeson encontra Nilton Santos na clínica e mostra a taça ganha em cima do Vasco (Foto: Divulgação)
 
A ideia de auxiliar a família neste sentido é antiga. Desde 2004, Damásio Deziderio divulga que quer achar um comprador para as relíquias do Botafogo e da Seleção Brasileira. Segundo ele, porém, certas peças não saem por menos de R$ 500 mil. A princípio, ele descarta um leilão. Até a CBF foi contatada, mas não se interessou pelo investimento.

Em maio, Nilton Santos recebeu a visita de dirigentes do clube, do meia Elkeson, que levou o troféu conquistado na Taça Rio, e ganhou uma pequena festa de aniversário, por seus 86 anos, em um apartamento em Copacabana, Zona Sul do Rio, além de uma homenagem na sede de General Severiano, com um bandeirão hasteado e uma exposição pessoal.

saiba mais

 Amigo busca comprador para peças históricas de Nilton Santos

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/06/botafogo-pensa-em-comprar-acervo-de-nilton-santos-para-ajudar-esposa.html

Para ficar com Vítor Júnior, Botafogo terá de pagar no mínimo R$ 3 milhões

Valor acordado com o Corinthians, dono do jogador, é apenas por 50% dos seus direitos econômicos. Ainda será preciso negociar com o clube paulista

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Vítor Júnior conquistou a torcida do Botafogo em pouco tempo. Ele marcou dois gols nos dois primeiros jogos do Campeonato Brasileiro e ajudou o time a liderar a competição, com seis pontos. No entanto, não será fácil ficar com o jogador no fim da temporada. No acordo de empréstimo com o Corinthians até dezembro, o clube terá a opção de pagar R$ 3 milhões por 50% de seus direitos econômicos.

No entanto, mesmo com esse pagamento não há garantia de permanência do jogador. Seria apenas um investimento do Botafogo em Vítor Júnior, que foi emprestado de graça pelo Corinthians, onde jogou apenas oito jogos, que tem contrato com o jogador até 31 de dezembro de 2015.
Vitor Junior treino botafogo (Foto: Jorge William / O Globo)Vítor Júnior mostra bom futebol com a camisa do Botafogo (Foto: Jorge William / O Globo)
 
A diretoria do Botafogo tem um bom relacionamento com a do Corinthians, o que poderia facilitar um entendimento, caso decidisse pagar os R$ 3 milhões. Eles poderiam seguir como sócios nos direitos econômicos, mas ele continuaria emprestado ao clube carioca.

Vítor Júnior chegou ao Botafogo no fim do Campeonato Carioca, competição que não disputou por ter sido contratado depois do encerramento das inscrições. Ele ainda chegou a entrar em campo na eliminação para o Vitória nas oitavas de final da Copa do Brasil, mas apenas no segundo tempo do jogo, quando o time já perdia por 2 a 1.

Contratado a pedido do técnico Oswaldo de Oliveira, de quem foi adversário no Japão, ele teve chances rapidamente graças a uma lesão de Andrezinho. Agora, Vítor Júnior, aos 25 anos, já é considerado titular no Botafogo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/06/para-ficar-com-vitor-junior-botafogo-tera-de-pagar-no-minimo-r-3-milhoes.html

Após eliminação em Paris, Wozniacki lança linha de roupas íntimas

Atual número 9 do mundo, dinamarquesa de 21 anos participa da confecção das lingeries e ataca de modelo para divulgar as peças

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Caroline Wozniacki tênis (Foto: Divulgação)Wozniacki participou da criação das peças, e posoucom uma das lingeries da coleção (Foto: Divulgação)
 
Eliminada de Roland Garros no último sábado, diante da estoniana Kaia Kanepi, a ex-número 1 do mundo Caroline Wozniacki, de 21 anos, lançou nesta terça-feira sua própria linha de lingerie. Sob o slogan “This is me” (ou “Esta sou eu”, em tradução livre), a coleção teve participação direta da dinamarquesa, que colaborou nos desenhos das roupas íntimas e também posou para fotos com as peças. A expectativa é que a linha comece a ser vendida em setembro.

Segundo Wozniacki, atual nona colocada do ranking, a coleção reflete seu estilo individual, e é voltada para mulheres que buscam boa aparência e conforto.

- Uma coleção de peças íntimas com estilo de vida feminino e confortável, para a mulher que quer estar bem do ponto de vista da moda, bom ajuste ao corpo e uma qualidade que é difícil de superar – avaliou.

Este não é o primeiro trabalho curioso de Wozniacki fora do tênis. Em abril, ela lançou a música “Oxygen”, que ganhou até videoclipe. À época, o talento da moça nos vocais foi duramente criticado pela mídia especializada.

Se no mundo artístico Wozniacki tem se mostrado inspirada, dentro das quadras o rendimento não é dos melhores. Após perder o posto de melhor do mundo em janeiro, a atleta, que liderou o ranking da WTA em 2010 e 2011, acabou eliminada em Roland Garros por Kaia Kanepi, da Estônia, por 6/1, 6/7 (3/7) e 6/3. Assim, amarga um péssimo retrospecto em Majors: o melhor resultado da dinamarquesa foi a decisão do US Open, em 2009, quando caiu diante da belga Kim Clijsters, por 2 sets a 0 (parciais de 7/5 e 6/3)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/apos-eliminacao-em-paris-wozniacki-lanca-linha-de-roupas-intimas.html

Federer se aproveita de lesão de Del Potro, vira jogo e vai à semi em Paris

Suíço reedita a semi do ano passado, contra Novak Djokovic, na próxima sexta-feira. Sérvio derrota francês Jo-Wilfried Tsonga em jogo duro: 3 a 2

Por GLOBOESPORTE.COM Paris
 
 
Por dois sets, Roger Federer e Juan Martín del Potro trocaram pancadas e disputaram longos pontos do fundo de quadra. O argentino levou a melhor em ambos e abriu 2 a 0, mas logo sentiu os efeitos de uma lesão no joelho esquerdo que vem atrapalhando seu desempenho desde o começo do torneio. Federer não teve dó. Manteve o ritmo, jogou o rival de um lado para o outro da quadra e virou o jogo. Por 3/6, 6/7(4), 6/2, 6/0 e 6/3, avançou às semifinais em Roland Garros.

Roger Federer tênis Roland Garros quartas (Foto: AFP)Roger Federer não contém a emoção ao fechar o jogo de cinco sets (Foto: AFP)
 
Na luta pela final, o suíço vai reeditar a semi do ano passado, contra Novak Djokovic, na próxima sexta-feira. O sérvio derrotou o francês Jo-Wilfried Tsonga por 3 sets a 2, também nesta terça-feira. Ano passado, o suíço derrotou Nole e avançou à decisão contra Rafael Nadal. O espanhol conquistou, então, seu hexacampeonato no saibro de Paris.

Del Potro começou melhor a partida, atacando bastante a esquerda de Federer e levando vantagem do fundo de quadra. O argentino conseguiu duas quebras e abriu 4/1. O suíço, então, passou a variar mais os golpes e usar mais slices. A mudança fez efeito, e Delpo cometeu um par de erros para perder um game de serviço.

O jogo mudou, e Federer, depois de confirmar seu serviço, teve um break point para empatar o set em 4/4. O argentino, porém, se salvou e manteve a vantagem. No nono game, uma direita errada de Federer deu outra quebra e o set para o número 9 do mundo: 6/3.

A segunda parcial começou mais equilibrada, e o número 3 do mundo foi quem saiu na frente. No quinto game, jogando de forma agressiva, conseguiu a primeira quebra da parcial. A vantagem durou pouco, e Del Potro respondeu no sexto game, vencendo no saque de Federer. Os dois tenistas seguiam trocando pancadas e se alternando no comando dos pontos. Primeiro, o suíço teve break points no sétimo game. Não converteu. Depois, o argentino teve uma chance de quebra no oitavo game: errou por pouco uma direita na paralela.
 Federer manda torcedor calar a boca e perde tie-break

A decisão só veio no tie-break. Del Potro saiu na frente, graças a duas direitas fortíssimas, sem defesa para Federer. O argentino abriu 4/1, mas o suíço reagiu. Ao ganhar uma troca de bolas longa, o número 3 devolveu o mini-break e igualou o placar em 4/4. No fim, porém, Del Potro foi melhor. Chegou a dois set points e, logo no primeiro, converteu: 7/6(4).

O tie-break ainda teve Federer gritando para que um torcedor calasse a boca. O suíço perdeu a calma quando, com o placar em 4/4, mandou uma bola longa. Antes que Delpo rebatesse, um espectador gritou "fora". O argentino não se incomodou e rebateu a bola normalmente. Federer errou uma direita pouco depois. Ao fim do ponto, soltou o grito de reclamação.

A desvantagem de 2 sets a 0 não desanimou o suíço, que conseguiu a primeira quebra do terceiro set e abriu 3/0. Quando salvou um break point no quinto game, Federer acabou de vez com as chances do oponente na parcial. Com o argentino menos sólido do que antes, o suíço aproveitou. Obteve outra quebra no oitavo game, fez 6/2 e estendeu a partida.

Quando o quarto set começou, Del Potro, que jogou o torneio inteiro com uma bandagem no joelho esquerdo, já não se movimentava como no começo. Federer tirou proveito e, atacando dos dois lados da quadra, passou a ter vantagem em quase todas trocas de bola. Rapidamente, o número 3 aplicou um pneu e mandou a decisão para o quinto set.

Já não havia muito que o argentino pudesse fazer. Federer, dono do jogo, conseguiu a quebra derradeira no quarto game, abriu 3/1 e não permitiu reação. Por 6/3, selou o jogo e assegurou a suada vaga nas semifinais.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/federer-se-aproveita-de-lesao-de-del-potro-vira-jogo-e-vai-semi-em-paris.html

Número 1 do mundo reeditará duelo contra Roger Federer em Roland Garros

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

A Philipe Chatrier, maior quadra de Roland Garros, estava lotada de fanáticos empurrando o tenista da casa, Jo-Wilfried Tsonga. O número 5 do mundo, por sua vez, estava inspirado. Tudo conspirava para uma vitória do ídolo local. Novak Djokovic, porém, frustrou as esperanças do país. Suportou o bom momento do adversário, salvou quatro match points e avançou às semifinais do Grand Slam francês. No fim, depois de 4h09m de jogo, o placar mostrava 6/1, 5/7, 5/7, 7/6(6) e 6/1.

Novak Djokovic tênis Roland Garros quartas (Foto: Reuters)Após 4h09m, Novak Djokovic comemora diante de uma decepcionada torcida em Paris (Foto: Reuters)
 
Semifinalista também em 2011, o número 1 do mundo reeditará uma das melhores partidas do ano passado. Na ocasião, ele e Roger Federer trocaram jogadas sensacionais durante quatro sets e 3h39m. No fim, o suíço triunfou e pôs fim à invencibilidade de 43 jogos de Djokovic. Este ano, o suíço, número 3 do mundo, vem de uma virada em cinco sets sobre Juan Martín Del Potro.
O primeiro set foi todo de Djokovic. Tsonga só confirmou o seu saque no segundo game. Depois disso, o francês errou muito, não incomodou o sérvio e viu o número 1 do mundo disparar no placar. Djokovic, que cometeu apenas cinco erros não forçados, fez 6/1 e fechou a parcial.

Tsonga só voltou a confirmar o serviço quando já perdia a segunda parcial por 2/0. Ao fazê-lo, festejou com um grito e levantou a torcida francesa, que não tinha muita a comemorar até então. Aos poucos, o tenista da casa foi equilibrando o jogo. Sua recompensa veio no oitavo game, com uma quebra e o empate em 4/4.
O francês ganhou moral e partiu de vez para o ataque. No 12º game, chegou a dois break points, que também eram set points. Nole, contudo se salvou de ambos. Só que Tsonga teria uma terceira chance e não desperdiçaria. Com uma direita pesada e profunda, deslocou o adversário, que devolveu para fora e seu números finais à parcial: 7/5.

Jo-Wilfried Tsonga tênis Roland Garros quartas (Foto: AP)Tsonga não conseguiu aproveitar os quatro
match points que teve na partida (Foto: AP)
 
Nole saiu na frente no terceiro set, com uma quebra no terceiro game. Tsonga, entretanto, se recuperou em seguida, empatando a parcial em 2/2. O equilíbrio continuou até os games finais. Nole teve break point no 11º game, mas não converteu. Tsonga, por sua vez, aproveitou a chance no 12º. Com um set point e diante de Djokovic na rede, o francês forçou o rival 
a fazer um voleio difícil e, na sequência, fechou o set com uma passada de direita na cruzada.

Tsonga tem quatro match points
O quarto set foi tão emocionante quanto os outros, com a torcida fazendo barulho e vibrando a cada ponto de seu tenista. Em dois games, Tsonga teve de salvar break points e brilhou. A pressão acabou mudando de lado, e Djokovic, sacando em 4/5, cedeu dois match points a Tsonga. Um voleio difícil e um ótimo saque, contudo, mantiveram o número 1 no jogo.
No 12º game, Tsonga voltou a ter chances. Nole salvou o terceiro match point do jogo com um bom ataque. Pouco depois, escapou de um quarto ponto para o jogo com um smash. A decisão foi para o tie-break, e a torcida gritava de pé quando, na virada de lado, Tsonga tinha 4/2 de frente. O tenista da casa sacou em 4/3, mas o número 1 reagiu. Primeiro, com uma direita vencedora na cruzada. Depois, contou com uma bola na rede do adversário.
Nole chegou a dois set points (6/4), mas perdeu ambos. O primeiro, com uma esquerda errada. No segundo, Tsonga sacou bem e empatou em 6/6. O francês cedeu outro set point ao jogar uma direita para fora e finalmente perdeu o set quando mandou uma esquerda na rede: 7/6(6).

O momento do jogo mudou totalmente. Tsonga sentiu as chances não aproveitadas e começou o quinto set perdendo um game de serviço. A torcida também já fazia menos barulho. Djokovic não perdoou. Tomou controle do jogo de vez e, com outra quebra no sexto game, abriu 5/1. O francês já não tinha mais poder de reação.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/djokovic-salva-quatro-match-points-bate-tsonga-de-virada-e-vai-semi.html

Fellype Gabriel e Renan ainda são dúvidas no Botafogo

Meia sequer participa do coletivo desta terça-feira, e goleiro deixa a atividade antes do fim. Jogo com o Cruzeiro é na quinta-feira, no Engenhão

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Para defender a liderança do Campeonato Brasileiro, quinta-feira, contra o Cruzeiro, no Engenhão, o Botafogo ainda tem dúvidas. O meia Fellype Gabriel deixou o campo nesta terça-feira antes mesmo do começo do coletivo, poupado com dores no joelho direito, e o goleiro Renan, com um incômodo na coxa esquerda, não atuou na parte final da atividade no campo anexo do Engenhão.

O técnico Oswaldo de Oliveira tem duas opções para o caso de Fellype Gabriel realmente ser vetado. Andrezinho começou o coletivo como titular, mas foi substituído por Elkeson. No gol, o substituto natural de Renan é Mílton Raphael.

O Botafogo já não pode contar com o zagueiro Antônio Carlos, com um edema ósseo no joelho direito, o volante Marcelo Mattos, com dores na coxa direita, o goleiro Jefferson e o atacante Loco Abreu, convocados para as suas seleções.

Com esses desfalques, o time que deve entrar em campo contra o Cruzeiro deve ser formado com Renan (Mílton Raphael), Lucas, Brinner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson, Renato, Maicosuel, Vítor Júnior e Fellype Gabriel (Andrezinho ou Elkeson); Herrera.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/06/fellype-gabriel-e-renan-ainda-sao-duvidas-no-botafogo.html

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2012/06/dia-de-r49-lentidao-passe-de-trivela-e-papo-animado-com-jo-e-mancini.html

Campeã do US Open entra pela terceira vez no grupo das quatro melhores

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Samantha Stosur tênis Roland Garros quartas (Foto: AFP)Stosur alcança as semifinais pela terceira vez
em Roland Garros (Foto: AFP)
 
Samantha Stosur não teve problemas para eliminar a algoz de Victoria Azarenka em Roland Garros. Por 6/4 e 6/1, a australiana campeã do US Open superou a eslovaca Dominika Cibulkova (16 do ranking) e avançou às semifinais do Grand Slam parisiense.

Atual número 6 do mundo, Stosur só viveu um momento instável - no fim do primeiro set. Sacando em 5/2, a australiana teve seu serviço quebrado e foi forçada a sacar novamente para o set em 5/4. No décimo game, Cibulkova teve três break points, mas Stosur se salvou brilhantemente e fechou a parcial.

A eslovaca também teve três chances de quebra no começo do segundo set (0/40), mas não conseguiu converter. Stosur, que saiu de 0/40, aproveitou o embalo e quebrou Cibulkova em seguida. A australiana não deu mais chances para reação e disparou na frente.

Nas semifinais, Stosur vai enfrentar a italiana Sara Errani (24), que derrotou a alemã Angelique Kerber (10) por 6/3 e 7/6(2) e já tem o melhor resultado de sua carreira em um Grand Slam. Ao triunfar nesta terça, Errani conseguiu sua primeira vitória sobre uma top 10. Até então, a italiana somava 28 derrotas diante de rivais entre as dez melhores do mundo. Stosur e Errani já duelaram cinco vezes, e a australiana, vice-campeã de Roland Garros em 2010, venceu todas as vezes

FONTE:
.http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/stosur-derrota-cibulkova-sem-sustos-e-vai-semifinais-em-roland-garros.html

Dia de R49: lentidão, passe de trivela e papo animado com Jô e Mancini

Cuca conversa com o meia-atacante após a movimentação e dá sinais de que novo contratado começará jogando nesta quarta, contra o Bahia

Por Fernando Martins Y Miguel e Leonardo Simonini Belo Horizonte

 Ronaldinho Gaúcho chegou ao Atlético-MG como bom mineiro. Sem alarde, sem festa da torcida, sem pompa ou aparição meteórica. Em seu primeiro dia como jogador alvinegro, o jogador acertou os detalhes de seu contrato, que vencerá no dia 31 de dezembro deste ano, vestiu o uniforme de treinamento e foi a campo com os demais companheiros na Cidade do Galo, centro de treinamento do clube.

Em campo, após o aquecimento,  Cuca comandou a atividade com um treino leve de toque de bola, na metade do campo. Discreto, Ronaldinho participou normalmente, sempre calado e com pouca movimentação. O silêncio do astro somente foi quebrado quando os jogadores deram uma pausa para beber água.

O jogador trocou algumas palavras com o lateral-esquerdo Junior Cesar, ex-companheiro de Flamengo, e teve papo animado com Mancini, conhecido da época em que atuaram no futebol italiano. O entrosamento com os velhos amigos já havia sido mostrado antes do início da atividade, quando Ronaldinho participou de uma roda de troca de passes (veja o vídeo acima).

Outro com quem Ronaldinho conversou bastante foi o atacante , também recém-chegado ao clube, curiosamente com a mesma fama de baladeiro do novo camisa 49 - o meia-atacante não irá usar a camisa 10 no Galo, e o novo número é uma homenagem à mãe, Miguelina, com o ano de nascimento dela (veja ao lado o vídeo com a apresentação do jogador).

Logo depois, sem distinguir titulares e reservas, Cuca promoveu um treino técnico, novamente em gramado reduzido, e mais uma vez Ronaldinho teve participação discreta. Com posicionamento mais centralizado e atuando no meio-campo, o jogador relembrou o craque de outros tempos apenas em um lançamento de três dedos para Richarlyson. No mais, toques laterais, corridas leves e nenhuma finalização.

. Blog Olho Tático: Como Ronaldinho pode jogar, se quiser, no Galo

Após o treinamento, um papo de dez minutos com Cuca e os 11 titulares que bateram o Guarani-MG, em jogo-treino realizado no último sábado, além de Réver, que voltou a treinar com o grupo nesta segunda-feira, e Leandro Donizete, que se recuperou de estiramento muscular na panturrilha esquerda. O técnico deu mostras de que utilizará Ronaldinho na partida desta quarta-feira, às 21h (de Brasília), contra o Bahia, no Independência.


Ronaldinho Gaúcho, Jô e Mancini no treino do Atlético-MG (Foto: Leonardo Simonini / Globoesporte.com)Ronaldinho Gaúcho, J
 ô e Mancini no treino do Atlético-MG (Foto: Leonardo Simonini / Globoesporte.com)
 
FONTE:

Zé Roberto tira a camisa para provar boa forma na chegada ao Grêmio

Camisa 10 diz que utilizará a experiência do futebol alemão no Tricolor gaúcho. Estreia deve ser contra o Flamengo, no dia 24 de junho, em casa

Por Diego Guichard Porto Alegre

O Grêmio enfim tem um camisa 10. Principal reforço tricolor na janela de transferências de junho, o meia Zé Roberto foi apresentado oficialmente como atleta do clube nesta segunda-feira. Jogador simples, de voz tranquila, Zé Roberto perdeu a humildade ao falar de si. Para rebater críticas de que estava velho, tirou a camisa para exibir a boa forma, o que fez o presidente Paulo Odone gargalhar.

- Posso tirar a camisa? Faço questão de mostrar, porque disseram que eu estava velho – exibiu-se o jogador, que está com 37 anos.

zé roberto grêmio grêmio apresentação odone (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)Zé Roberto exibiu músculos para ironizar quem o chamou de velho (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)
 
Além de comprovar o físico em dia, Zé Roberto também avisou que não pensa em aposentadoria tão cedo.
- Ainda não tenho planos de encerrar minha carreira. Me falaram que eu sou como vinho, quanto mais velho, melhor. E isso pode ser verdade. Com 37 anos, me sinto muito bem e acho que posso jogar mais dois anos em alto nível tranquilamente.
Antes de embarcar para o Brasil, Zé Roberto passou duas semanas na Alemanha. Em Hamburgo, vinha treinando com um preparador físico particular.

Com a garra, a força física e técnica que sempre tive, acredito que vou ajudar bastante. No Sul joga-se com muita força física como na Alemanha. E só colocar em prática
Zé Roberto, meia do Grêmio
 
Segundo o meia, estará pronto para atuar em pouco tempo. Poderá estrear na sexta rodada do Brasileirão, contra o Flamengo, no dia 24 de junho, no Olímpico. No primeiro discurso, disse que a adaptação será fácil. Usará a experiência do futebol alemão no sul.

- Com a experiência que adquiri, com certeza vou somar. Com a garra, a força física e técnica que sempre tive, acredito que vou ajudar bastante. Não devo ter muita dificuldade. No Sul joga-se com muita força física como na Alemanha. Só vou colocar em prática – projetou.

zé roberto grêmio grêmio apresentação (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)Zé Roberto é o novo dono da camisa 10 tricolor
(Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)
 
Indicado por Vanderlei Luxemburgo, com quem trabalhou no Santos e na Seleção, fica no Olímpico até o final do ano e renova automaticamente o contrato, caso venha a acontecer a classificação para a Libertadores.

A negociação durou aproximadamente dois meses. Desde que Luxemburgo foi contratado, em 23 de fevereiro, o clube gaúcho buscava um atleta experiente para suprir a ausência de Douglas, vendido ao Corinthians.

Ficha técnica

Nome: José Roberto da Silva Júnior (Zé Roberto)
Data de nascimento: 6 de Julho de 1974 (37 anos)
Posição: Meia
Peso: 77kg
Altura: 1,76m
Clubes: Portuguesa, Real Madrid, Flamengo, Bayer Leverkusen, Bayern de Munique, Santos, Hamburgo, Al Gharafa
Seleção Brasileira: Copa do Mundo 1998 e 2006, Copa América 1997 e 1999, Copa das Confederações 1997 e 2005
Títulos: Campeonato Espanhol e Supercopa da Espanha 1997 (Real Madrid); Campeão Paulista 2007 (Santos); Bundesliga 2003, 2005, 2006, 2008 (Bayern de Munique); Copa América 97 e 99, Copa das Confederações 97 e 2005 (Seleção Brasileira)

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2012/06/na-apresentacao-no-gremio-ze-roberto-se-mostra-fininho-e-veste-10.html

Vítor Júnior reconhece concorrência pesada no Bota mas espera sequência

Autor de dois gols no Brasileiro, meia vive a expectativa de disputar seu terceiro jogo seguido como titular, mesmo com a volta de Andrezinho

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Vitor Junior, Botafogo (Foto: Satiro Sodré / Agif)Vítor Júnior deve seguir como titular do Botafogo
na quinta-feira (Foto: Satiro Sodré / Agif)
 
Com a recuperação de Andrezinho, o crescimento de Vítor Júnior e a continuidade do esquema utilizado pelo técnico Oswaldo de Oliveira, o meio-campo do Botafogo se consolidou como o setor mais importante e com maior número de opções. Contra o Cruzeiro, quinta-feira, no Engenhão, cinco jogadores estarão na disputa por três vagas.

Nome do momento no setor, Vítor Júnior marcou dois gols nos dois primeiros jogos do Botafogo no Campeonato Brasileiro, ajudando o time a assumir a liderança da competição, com seis pontos. O jogador tem sido utilizado entre os titulares nos treinamentos, mesmo com todos à disposição.

- Vim para o Botafogo buscar uma sequência, assim como tive no Atlético-GO no ano passado e não aconteceu no Corinthians. Espero cada vez mais elovuir e dar o meu melhor para me manter na equipe - disse Vítor Júnior.

Nesta segunda-feira, ele mais uma vez atuou entre os titulares. Desta vez, formou a linha ofensiva do meio-campo com Andrezinho, que entrou no lugar de Fellype Gabriel, poupado com dores no joelho direito, e Maicosuel. Elkeson ficou entre os reservas.

- Cabe ao Oswaldo decidir. Temos que obedecer e fazer apenas o que for melhor para o Botafogo. Preciso mabnter minha força de vontade nos treinamentos e ajudar. No meio-campo, só há jogadores de qualidade. Independentemente de quem jogue, o importante é dar o máximo - afirmou Vítor Júnior.

O espaço no time titular surgiu logo em sua chegada com a lesão de Andrezinho, que está há mais de um mês sem jogar por causa de uma lesão na coxa esquerda. Vítor Júnior sabe que precisa ficar inteiro para concorrer de igual para igual por uma vaga

- Tem que se cuidar, não ter lesão e treinar bem, em condição de estar no time. O elenco do Botafogo é qualificado, principalmente no meio. Se você ficar fora, complica - disse Vítor Júnior.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/06/vitor-junior-reconhece-concorrencia-pesada-no-bota-mas-espera-sequencia.html