domingo, 27 de maio de 2012

Tudo para um, nada para o outro: Botafogo faz 3 a 2 no Coritiba

Com resultado, Alvinegro chega a seis pontos em duas rodadas, o oposto do rival, ainda zerado. Lucas é destaque, com dois gols


A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM

Tudo para o Botafogo, nada para o Coritiba na largada do Campeonato Brasileiro. Em ótimo jogo na tarde deste domingo, no Couto Pereira, o time alvinegro saiu perdendo, mas buscou a virada e bateu o Coxa por 3 a 2. Com isso, alcançou sua segunda vitória consecutiva na competição - o oposto do adversário, que acumulou a segunda derrota. Os alviverdes não perdiam em casa havia 28 jogos.

O time mandante pulou na frente muito cedo, aos 30 segundos de jogo, com gol de Lincoln. Ainda no primeiro tempo, o Botafogo virou com gols de Lucas e Vitor Júnior. O Coxa recuperou a igualdade na etapa final, com Lucas Mendes. Mas Lucas, aos 40 minutos, deu a vitória ao Glorioso.

O Alvinegro, com seis pontos, mantém provisoriamente a liderança da tabela por levar a melhor sobre Vasco e Atlético-MG no critério de saldo de gols. O Coritiba, zerado, é o último pelo mesmo critério. Volta a campo pelo Brasileirão em 6 de junho, em casa, contra a Portuguesa. Um dia depois, o Botafogo pega o Cruzeiro no Engenhão.

lucas botafogo gol coritiba (Foto: Rodolfo Buhrer / Agência Estado)Lucas comemora: lateral fez dois gols no Couto Pereira (Foto: Rodolfo Buhrer / Agência Estado)
 
Pressa não significa perfeição


A pressa, no futebol, talvez não seja exatamente inimiga da perfeição. Mas também não é sinônimo dela. Que o diga o primeiro tempo do jogo deste domingo. Um time foi ágil, fez um gol precoce, dominou os primeiros minutos. E quem saiu vitorioso no período foi o outro.

Bastaram 30 segundos para o Coritiba pular na frente. No primeiro ataque, saiu o primeiro gol da partida. E com participação infeliz de Dória, estreante da tarde. Everton Costa tramou boa jogada e abriu para Lincoln. O chute desviou no zagueiro botafoguense antes de entrar. Um azar daqueles: em seu primeiro jogo com a camisa alvinegra, em seu primeiro toque na bola, o jovem defensor se deu mal.
O gol deixou o jogo agitado. As equipes não se acanharam em atacar. De todos, era Lincoln quem parecia mais disposto a comandar o jogo com suas chuteiras. Ele quase fez um gol antológico. Eram seis minutos quando a bola sobrou para o jogador dentro da área, pelo lado esquerdo. Em um piscar de olhos, ele decidiu improvisar um toque de letra. A zaga foi vencida. A bola alçou voo, passou por cima da área e rumou na direção do gol. Renan, goleiro do Botafogo, saltou para evitar o golaço.
O lance foi emblemático. Pareceu dizer que não seria tão simples vencer o Botafogo. Tanto que o time carioca logo ameaçou com Lucas. Ele mandou chute cruzado, forte, e o goleiro Vanderlei conseguiu desviar a bola para o travessão.
O Coxa ainda conseguiu manter a partida equilibrada por mais alguns minutos. Mas acabou sucumbindo aos laterais alvinegros. Lucas, aos 19 minutos, recebeu de Herrera dentro da área, livre, e mandou chute cruzado. Vanderlei foi batido. Era o empate botafoguense.

E não era tudo. De novo pelo lado, mas desta vez pelo esquerdo, a equipe comandada por Oswaldo de Oliveira buscou a virada. Márcio Azevedo apareceu bem pela ponta, enganou a marcação e mandou o chute. Vanderlei defendeu, mas Vitor Júnior, no rebote, não deu chances para o goleiro.

Com a reviravolta no placar, o Botafogo freou um pouco suas ações. O Coritiba voltou a ter o comando do jogo. Mas não fez o suficiente para alcançar a igualdade antes do término do primeiro tempo.

Coxa empata, Bota busca
O início do segundo tempo trouxe a tiracolo a reação do Coritiba. O time da casa, incomodado com o resultado, voltou a acossar o adversário, principalmente com chutes de longe. E conseguiu o empate, mas pelo alto. Em cruzamento da esquerda, Demerson desviou de cabeça para Lucas Mendes, na segunda trave, completar.

O jogo ficou aberto. Em bate-rebate dentro do área, o Botafogo (com Lucas Zen no lugar de Jadson) poderia ter assumido novamente o controle do placar. Vanderlei defendeu o chute final de Fellype Gabriel. Mas o Coritiba respondeu. Lincoln, novamente inspirado, deixou a bola à feição de Ayrton (que entrou no lugar de Jonas). A bola quase encontrou o ângulo botafoguense.

Como o empate não satisfazia nenhuma das equipes, os treinadores buscaram novas alternativas. Anderson Aquino entrou no Coritiba. Elkeson substituiu Maicosuel no Botafogo. E a troca funcionou melhor para o visitante. Com 40 minutos, Lucas apareceu bem na área para se transformar no artilheiro do jogo e dar a vitória ao Botafogo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2012/27-05-2012/coritiba-botafogo.html

De 'vaca no gelo' a favorita em Paris, Sharapova se diz cada dia mais forte

Russa é candidata ao título de Roland Garros, que começa neste domingo

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Maria Sharapova tênis Roland Garros entrevista (Foto: AP)Maria Sharapova é uma das principais
candidatas ao título em Paris (Foto: AP)
 
Alguns anos atrás, Maria Sharapova reclamava quando pisava em uma quadra de saibro. Dizia que não se sentia confortável no piso e chegou a afirmar que se movimentava uma "vaca no gelo" quando atuava na terra batida. Hoje, o cenário é bem diferente. Campeã dos WTAs de Stuttgart e Roma (ambos no saibro), a atual número 2 do mundo é uma das favoritas ao título de Roland Garros. O Grand Slam francês começa neste domingo, e a russa credita sua forma atual na superfície à evolução física que vem conseguindo obter

- Sinto-me muito mais confortável neste piso. Embora não jogue muitos torneios ao longo do ano, acredito que a cada ano que passa e chega a temporada de saibro eu estou fisicamente mais forte. Estou curtindo um pouco mais. Antes eu me poupava um pouco nas partidas porque não acreditava que conseguiria jogar sete partidas em condições pesadas na Europa. Meu corpo não se recuperava tão bem. Melhorei nisto. Estou me movimentando muito melhor, o que ajuda também. É bom chegar a Roland Garros com um par de títulos no saibro e alguns dias para me preparar - disse a tenista, em entrevista coletiva nesta sexta-feira.
Dona de títulos no Australian Open, em Wimbledon e no US Open, Sharapova ainda não conquistou Paris. Este ano, colocada ao lado de Serena Williams e Victoria Azarenka entre as principais favoritas, a russa acredita que ainda tem a melhorar.

- Sempre acho que, não importa o quão velho você esteja ou há quantos anos você esteja no circuito, é possível se tornar um tenista e uma pessoa mais experiente. Você aprende com cada partida. Aprendi muito com meus jogos em Roland Garros. Com os difíceis, os fáceis e os que perdi. Nunca sento aqui e tento inventar desculpas. Sempre acreditei que melhorei a cada ano, e espero continuar evoluindo, ganhando ou não aqui este ano.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/05/de-vaca-no-gelo-favorita-em-paris-sharapova-se-diz-cada-dia-mais-forte.html

Vice-campeã de 2010, Samantha Stosur vence na estreia em Paris

Com direito a pneu, australiana bate Elena Baldacha em Roland Garros

Por GLOBOESPORTE.COM Paris, França

Sexta colocada do ranking da WTA e vice-campeã em 2010, Samantha Stosur fez sua estreia em Roland Garros com vitória, neste domingo, em Paris. Com direito a pneu, a australiana superou a  britânica Elena Baltacha por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/0.

Samantha Stosur, Roland Garros (Foto: Agência Reuters)Samantha Stosur comemora a vitória na estreia em Roland Garros (Foto: Agência Reuters)
No primeiro set, Elena Baltacha tentou resistir à forte pressão colocada por Stosur. A tenista número 68 do mundo ainda chegou a conquistar uma quebra, mas teve seu serviço quebrado duas vezes. Já o segundo set foi um passeio da australiana, que somou três break points, sem deixar a rival sair do 0 no placar.

Na próxima fase, a campeã de 2010 enfrentará a americana Irina Falconi, que derrotou a romena Edina Gallovits-Hall, com parciais de 3/6, 6/3 e 6/1.

Outro destaque do primeiro dia de disputas da chave principal do torneio, Ana Ivanovic derrotou a espanhola Lara Arruabarrena-Vecino. Com facilidade, a bela sérvia, atual 14ª do ranking, garantiu sua primeira vitória em Paris por 2 sets a 0, com um duplo 6/1.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/05/vice-campea-de-2010-samantha-stosur-vence-na-estreia-em-paris.html

Italiana de 31 anos superou a francesa Alizé Cornet na final deste sábado

Por GLOBOESPORTE.COM Estrasburgo, França

Francesca Schiavone, Tênis, WTA de Estrasburgo (Foto: Agência Reuters)Francesca festeja conquista (Foto: Agência Reuters)
 
Aos 31 anos, a italiana Francesca Schiavone garantiu o título do WTA de Estrasburgo, na França, neste sábado. A tenista número 14 do ranking venceu a francesa Alizé Cornet, 83ª colocada da lista, com um duplo 6/4, em 1h43m.

No primeiro set, a experiente italiana conseguiu a vitória parcial com uma quebra de vantagem em relação à francesa. Schiavone atrapalhou o serviço da adversária três vezes, enquanto Cornet, apenas duas. No segundo set, a cena se repetiu. Mas, desta vez, foram dois break points contra um da rival.

FONTE:

Com direito a pneu, Radwanska garante seu terceiro título no ano

Número 3 do mundo vence Simona Halep e é campeã em Bruxelas

Por GLOBOESPORTE.COM Bruxelas, Bélgica

A polonesa Agnieszka Radwanska conquistou seu terceiro título na temporada 2012, neste sábado, em Bruxelas, na Bélgica. A número 3 do mundo venceu mais um torneio ao superar na final, com direito a um pneu, a romena Simona Halep, por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/0, em 1h24m de jogo.

Agnieszka Radwanska, Tênis (Foto: Agência AFP)Agnieszka Radwanska comemora mais uma conquista na temporada (Foto: Agência AFP)
 
O primeiro set foi marcado por muitas quebras e equilíbrio entre as duas finalistas. Aproveitando quatro de oito oportunidades, Radwanska superou a rival com apenas um break point de vantagem. No segundo set, porém, a polonesa aproveitou a queda de rendimento da número 49 do mundo. Foram três quebras de serviços e, do outro lado, nenhum ponto marcado pela rival romena.

Além da conquista em Bruxelas, Radwanska, de 23 anos, já havia faturado nesta temporada os títulos do WTA de Miami e de Dubai.

FONTE
 http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/05/com-direito-pneu-radwanska-garante-seu-terceiro-titulo-no-ano.html

Webber vence em Mônaco, e F-1 bate recorde de equilíbrio; Massa é o sexto

Temporada tem agora seis vencedores nas seis primeiras provas, fato inédito para a categoria; Felipe obtém melhor resultado do ano, e Bruno é o décimo

Por GLOBOESPORTE.COM Monte Carlo, Mônaco

Equilibrada e emocionante, a temporada 2012 da Fórmula 1 ganhou um capítulo histórico nas ruas do principado de Mônaco neste domingo. Pela primeira vez nos 63 anos de categoria, seis pilotos diferentes venceram as seis etapas inicias do campeonato. Em Monte Carlo, foi a vez de Mark Webber, da RBR, sentir o gosto do champanhe no alto do pódio e aumentar a lista que já contava com Jenson Button (Austrália), Fernando Alonso (Malásia), Nico Rosberg (China), Sebastian Vettel (Bahrein) e Pastor Maldonado (Espanha). O brasileiro Felipe Massa também teve motivos para sorrir no domingo: disposto a reagir, chegou em sexto lugar, sua melhor colocação neste ano.
Após herdar a pole position com a punição a Michael Schumacher no sábado, o australiano só deixou a ponta por algumas voltas, em razão da parada tardia nos boxes do companheiro Vettel. E a vitória que parecia tranquila ganhou contornos dramáticos no fim. A chuva, que ameaçou cair durante toda a prova, resolveu dar as caras faltando 12 voltas. Juntou o pelotão da frente e fez a diferença entre o líder Webber e o sexto colocado Massa cair para três segundos.

GP de Mônaco, F1, Mark Webber (Foto: Agência AP)Festa para Mark Webber em Mônaco: piloto é o sexto a vencer na temporada 2012 (Foto: Agência AP)
 
O piloto da RBR conseguiu administrar a pequena vantagem sobre Nico Rosberg e completou as 78 voltas na primeira colocação. O alemão da Mercedes cruzou em segundo, seis décimos atrasado na briga pela vitória. Alonso, que ganhou a posição de Lewis Hamilton nos boxes, completou o pódio. O espanhol chegou imediatamente à frente de Vettel e tirou o rival da liderança do campeonato. Agora, Alonso tem 76 pontos, três a mais que o alemão da RBR, que acumula os mesmos 73 pontos de Webber, mas fica à frente nos critérios de desempate (posições melhores nas corridas).
Em busca da volta por cima após um início ruim no campeonato, Massa confirmou o bom fim de semana. Com o sexto lugar, marcou oito pontos e subiu para a 14ª colocação na tabela. O compatriota Bruno Senna, da Williams, também chegou na zona de pontuação. Fechou em décimo, assegurou um ponto e está logo à frente de Massa, com 15.


GP de Mônaco, F1, Alonso (Foto: Agência AP)O espanhol Fernando Alonso festeja mais um
pódio com a Ferrari (Foto: Agência AP)
 
Jenson Button e Pastor Maldonado foram os destaques negativos do fim de semana. O inglês da McLaren largou em 12º, foi ultrapassado por Heikki Kovalainen, da “nanica” Caterham, e duelou com o finlandês durante toda a prova até abandonar a oito voltas do fim. O venezuelano, vencedor do GP da Espanha, largou em último e bateu logo na largada. Outro que não completou a prova foi Michael Schumacher. O heptacampeão brilhou ao ser mais rápido no treino de sábado, mas largou em sexto por ter sido punido em Barcelona após batida em Bruno Senna. Na corrida, o alemão não conseguiu acompanhar os líderes e deixou a prova faltando 15 voltas, com problemas na Mercedes.
Os pilotos voltam à pista daqui a duas semanas para o GP do Canadá. A prova no circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, será no dia 10 de junho, com transmissão ao vivo da TV Globo e acompanhamento em Tempo Real com vídeos pelo GLOBOESPORTE.COM.

Acidente na largada
Com pista estreita e muros próximos, o risco de uma batida na largada em Monte Carlo é sempre alto. E foi o que aconteceu neste domingo. Romain Grosjean, da Lotus, se envolveu em mais um acidente no início da prova. Após tocar na Ferrari de Alonso, o francês jogou para esquerda, espremeu Schumacher no guard rail e rodou, perigosamente, bem em frente ao restante do grid. Sobrou para Kamui Kobayashi, que não conseguiu desviar a tempo, tocou na Lotus e viu a Sauber saltar nas quatro rodas. Os outros carros reduziram para não se envolver no acidente, mas Pastor Maldonado, que largou em último, demorou a frear e acertou a HRT de Pedro de la Rosa. Os quatro pilotos abandonaram.
Webber, Rosberg e Hamilton se mantiveram nas três primeiras posições. Os brasileiros largaram bem. Massa subiu de sétimo para o quinto lugar, Bruno pulou de 13º para décimo. Outro que também fez boa largada foi Vettel, que passou da nona para a sexta colocação. Em razão da batida, o safety car precisou ficar na pista durante quatro voltas. A relargada, na quarta volta, transcorreu normalmente, sem incidentes.

F1 Monaco Kamui Kobayashi (Foto: AP)Após tocar em Grosjean na largada, Sauber de Kobayashi parece flutuar (Foto: AP)
 
A corrida seguiu sem muitas alterações até a primeira rodada de pit stops. A principal atração ficava por conta do “trenzinho” comandado por Kimi Raikkonen. Mais lento, o finlandês perdeu contato com o sexto colocado Vettel e segurou Schumacher, Nico Hulkenberg, Bruno Senna, Paul di Resta e Daniel Ricciardo durante diversas voltas, até parar nos boxes. Com a ameaça de chuva, os pilotos buscaram permanecer o maior tempo possível na pista, mas com o aumento do desgaste dos pneus, precisaram seguir para os pits. A Ferrari trabalhou bem e Alonso ganhou a posição de Hamilton nos boxes. Um dos poucos no grid a largar com pneus macios, Vettel optou por uma estratégia diferente, retardou a parada e assumiu a liderança, seguido por Webber, Rosberg, Alonso e Massa.
No meio do grid, Pérez, que largava de 23º, teve a corrida de recuperação prejudicada ao ser punido com um drive through na 39ª volta. Ele foi punido por atravessar a pista na frente de Raikkonen para entrar nos boxes e quase causar um acidente. Como prêmio de consolação, o mexicano anotou a melhor volta da prova: 1m17s296, na 49ª passagem.
Webber recupera ponta
Na parte da frente, Vettel aguentou na pista até a 46ª volta. O piloto da RBR parou nos pits e voltou na quarta posição, à frente de Hamilton e Massa. Seu companheiro Webber retomou a ponta, seguido de perto por Rosberg e Alonso.
A profecia de Schumacher não se realizou. O heptacampeão havia dito a jornalistas que seria o mais rápido do treino, cairia para sexto por causa da punição recebida por ter batido na Williams de Bruno na Espanha e venceria a prova de Monte Carlo. O alemão não conseguiu acompanhar os líderes e abandonou na 65ª volta com problemas na Mercedes.
A chuva que ameaçou cair durante toda a prova finalmente começou na 66ª volta e tornou o fim da corrida eletrizante: o pelotão da frente se aproximou e apenas três segundos separavam o líder Webber do sexto colocado Massa a algumas voltas do fim. Mas as condições climáticas melhoraram rapidamente, a pista voltou a secar, e o australiano conseguiu segurar a pequena vantagem sobre Rosberg, cruzando em primeiro, seis décimos à frente do alemão da Mercedes. Alonso completou o pódio, seguido de perto por Vettel, Hamilton e Massa. A zona de pontuação foi completada por Di Resta, Hulkerberg, Raikkonen e Senna.

Confira o resultado final do GP de Mônaco, sexta etapa da temporada 2012 da Fórmula 1:
1 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – 1h46m06s557
2 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 0s0643
3- Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 0s947
4 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – a 1s343
5 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – a 4s101
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 6s195
7 – Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – a 41s500
8 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – a 42s500
9 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – a 44s000
10 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – a 44s500
11 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 1 volta
12 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – a 1 volta
13 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – a 1 volta
14 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – a 1 volta
15 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – a 2 voltas


Abandonaram:
Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – na volta 71
Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) – na volta 66
Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – na volta 65
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – na volta 64
Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – na volta 16
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – na volta 6
Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – na volta 1
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – na volta 1
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – na volta 1


 FONTE:
 Fhttp://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2012/05/webber-e-sexto-vencer-e-temporada-2012-bate-recorde-massa-chega-em-6.htmlONTE:

Atletas sofrem com comida na China e improvisam com feijão 'clandestino'

Comida enlatada levada por Raquel Pelluci é disputada por compatriotas, que sobrevivem à base de pizza e massas durante as três etapas no país

Por Helena Rebello Rio de Janeiro

Prontas para o início da chave principal do Grand Slam de Pequim de Vôlei de Praia, as duplas femininas do Brasil estão na China há mais de duas semanas. A trinca de etapas no país, que começou em Sanya e já passou por Xangai, teve resultados positivos para as parcerias brasileiras até o momento, com cinco medalhas e o título de Talita e Maria Elisa (Sanya). Longe das areias, porém, as atletas têm enfrentado muitas dificuldades para manter uma alimentação adequada. Com uma série de restrições na dieta em relação à culinária oriental, a maioria tem apelado para as massas. Mas até um feijão “clandestino” já foi improvisado para saciar a fome e, de tabela, parte da saudade de casa.

ilustração Vôlei de Praia Comida China (Foto: arte Esporte / Cláudio Roberto)Brasileiras sofrem com a alimentação na China (Foto: arte Esporte / Cláudio Roberto)
As atletas brasileiras não são muito fãs do cardápio chinês, que inclui animais exóticos e algumas espécies de insetos. A busca por restaurantes com comida internacional, porém, não é tão simples quanto em outros países que sediam etapas do Circuito Mundial. E isto motivou a jogadora Raquel Pellucci a levar na mala um “plano B”. Solidária, a medalhista de bronze em Sydney-2000 (na quadra) ainda dividiu a bagagem preciosa com outras compatriotas.

- Nossa amiga Raquel nos ofereceu feijão e atum enlatado que trouxe do Brasil. Foi a salvação do dia. Tudo ficou maravilhoso. Pena que acabou logo, pois tinha muito brasileiro para pouco feijão. Nós também andamos com nossos suplementos, que ajudam na nossa alimentação e minimizam um pouco esses déficits. Sinceramente, não me arrisco a comer a comida deles – contou Taiana que, em uma visita ao supermercado com a parceira Vivian, não apreciou muito as carnes de cobra, tartaruga e sapo que viu no setor de frios.

vôlei de praia talita maria elisa etapa de xangai (Foto: Divulgação / FIVB)Talita (dir) e Maria Elisa não comem nenhum tipo de
carne na China desde 2010(Foto: Divulgação / FIVB)
As limitações alimentícias também visam a evitar problemas com o controle antidoping. Como a China tem histórico de escândalos relacionados a esta área, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) emitiu um alerta aos atletas, ainda no ano passado, para que evitassem a ingestão de carnes, pois estas poderiam conter hormônios.

- O pessoal da FIVB deu um aviso em relação às carnes, que poderiam conter anabolizantes. Então optamos, desde o ano passado, por não comer carne ou frango nesse período que estamos na China. Somos responsáveis por tudo que comemos, e eles relataram que alguns atletas apresentaram anabolizantes em seus exames de antidoping. Acabamos ficando muito à base de macarrão. Muda muito a nossa alimentação, e também não nos arriscamos nas coisas que não conhecemos – contou Talita, por e-mail.
Outra jogadora que tem medo de ingerir algum produto contaminado é Maria Clara. A carioca tem se alternado entre uma pizzaria e um restaurante japonês, já que a comida oferecida pelo hotel onde ela e a parceira Raquel estão hospedadas deixa a desejar.

- Apesar de a CBV nunca ter passado essas informações sobre a possibilidade desses hormônios na carne caírem no doping, eu morro de medo e prefiro evitar também. Um dia comemos pizza, no outro, macarrão, e assim vamos seguindo. Neste ano descobrimos um japonês e fui lá alguns dias. Apesar de o hotel ser muito bom, a comida é realmente bem ruim. Só salva um arroz com ovo mesmo – escreveu a atleta, ainda em Xangai.

FONTE
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2012/05/atletas-sofrem-com-comida-na-china-e-improvisam-com-feijao-clandestino.html

Técnico brasileiro de Walsh e May é acusado de rapto internacional do filho

Márcio Sicoli está com o filho A. B. B. S, da união com a carioca Isabel Bierrenbach, nos EUA desde que a criança foi visitá-lo em janeiro

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Atuais bicampeãs olímpicas do vôlei de praia, as americanas Walsh e May estão viajando para disputar as etapas do Circuito Mundial sem seu principal treinador. A razão da ausência do brasileiro Márcio Sicoli se deve à acusação de rapto internacional de menor. A ex-mulher do técnico, Isabel Bierrenbach, alega que ele levou o filho dos dois, de três anos, para passar férias nos Estados Unidos em janeiro e não devolveu a criança.

Isabel e Márcio se casaram em 2005. Dois anos depois, trocaram o Rio de Janeiro por Los Angeles. Na Califórnia, o professor de educação física passou a trabalhar como técnico e instrutor na Universidade de Pepperdine. O filho dos dois nasceu em 2009 em Harbour County, Los Angeles, e possui passaportes brasileiro e americano. Após o divórcio, em outubro de 2011, Isabel voltou ao Brasil com a criança – segundo ela, com consentimento do pai, com quem mantinha uma boa relação.


Marcio Sicoli com as americanas Walsh e May (Foto: Ag. Reuters)Márcio Sicoli é técnico das americanas bicampeãs olímpicas Walsh e May (Foto: Ag. Reuters)

No Natal, Marcio teria pedido para que o filho passasse férias com eles nos EUA. Em janeiro, o desejo foi atendido. Ao final do mês, porém, ele teria anunciado que não devolveria o menor e que deu entrada em pedido de guarda no país em que mora. Em março, Isabel acionou a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que registrou o caso como abdução de crianças (traslado ilícito para outro país mediante o uso de força ou fraude). A instituição entrou em contato com o Departamento de Justiça americano e baseou suas alegações em defesa da mãe com base no Tratado de Haia, do qual os dois países são signatários.

No último sábado, o menino completou três anos. Em um blog que criou para relatar o passo a passo da disputa judicial – há também uma página no Facebook-, Isabel deixou uma mensagem ao filho por conta da data especial.

- Hoje você não entenderá, mas um dia mais velho irá compreender o porque que a mamãe não estava do seu lado para te ajudar a apagar a sua velinha! Se é que isso é compreensível… Estou longe de você fisicamente, mas ligada a você eternamente! (...) Se você parar um minuto e pensar “Ué, cadê a mamãe?! Porque que ela não esta aqui?!”, fique sabendo que eu queria e lutei muito para estar ao seu lado nesse dia especial com você, mas infelizmente a mamãe não conseguiu. Coisas de gente grande, estão acontecendo que é muito difícil te explicar! Até para nos, é difícil de compreender!! Não fique bravo com a mamãe, eu não te abandonei e não irei fazer isso nunca, estarei presente na sua vida para sempre e nunca vou desistir de ter você ao meu lado! A mamãe esta aqui, sempre pensando em você. E já já estaremos juntos de novo!!! – escreveu.


O SporTV.com tentou contato com Márcio Sicoli por e-mail, mas o treinador não respondeu até o momento da publicação desta matéria.

Em 2010, ex-jogadora Hilma foi ré em caso semelhante
Em 2006, a ex-jogadora da seleção Hilma Caldeira foi processada pelo ex-marido americano, Kelvin Birotti, sob acusação de sequestro internacional de crianças. A ex-atleta havia deixado os Estados Unidos com o filho do casal, na época recém nascido. Em abril de 2010, uma decisão da 19ª Vara Federal de Minas Gerais determinou que Hilma devolvesse a criança ao pai. Os advogados da ré, no entanto, recorreram ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, e conseguiram uma liminar para manter o menor no Brasil.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2012/05/tecnico-brasileiro-de-walsh-e-may-e-acusado-de-rapto-internacional-do-filho.html

De biquínis, cheerleaders 'importadas' chamam atenção no Slam de Pequim

Circuito Mundial de Vôlei de Praia

Na quarta etapa do Circuito, patrocinador leva dançarinas de outros países. Em Sanya e Xangai, apenas asiáticas - e de shorts - animavam o público

Por SporTV.com Pequim

Entre um jogo e outro do Grand Slam de Pequim, quarta etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, várias dançarinas fazem a alegria dos torcedores – sobretudo dos homens - nas arquibancadas. Um detalhe, porém, chama a atenção: nenhuma das cheerleaders na capital chinesa é asiática. As meninas foram contratadas e “importadas” por uma marca de bebidas energéticas, patrocinadora do evento.

Cheerleaders volei de praia Grand Slam de Pequim (Foto: Divulgação / FIVB)Cheerleaders estrangeiras animam a torcida no Grand Slam de Pequim (Foto: Divulgação / FIVB)
 
Cheerleaders volei de praia Grand Slam de Pequim (Foto: Divulgação / FIVB)Dançarinas usam apenas biquínis verde água com bolinhas brancas (Foto: Divulgação / FIVB)
 
Nas duas etapas anteriores, também na China, havia apenas cheerleaders orientais. O visual também era diferente. Em Sanya e Xangai, o figurino das moças era composto de shorts e top, enquanto as dançarinas em Pequim usam apenas biquínis com estampa de bolinhas. Recentemente, em entrevista ao SPORTV.COM, as atletas Xue e Zhang Xi – medalha de ouro em duas etapas do Circuito Mundial nesta temporada - comentaram que o país está muito mais aberto e aceita bem as roupas curtas no ambiente do vôlei de praia.

- Hoje em dia a China está muito mais aberta. As pessoas entendem que os biquínis são nosso uniforme porque trabalhamos na praia e também torcem por nós – contou Xue.

Montagem Cheerleaders etapas de Sanya e Xangai (Foto: Montagem com fotos da FIVB)Em Sanya e Xangai, apenas orientais - de shorts - animavam o público (Foto: Montagem com fotos da FIVB)
 
FONTE:


Juliana e Larissa batem italianas e faturam Grand Slam de Pequim

Botando pressão, brasileiras vencem com facilidade Cicolari/Menegatti por 21/13 e 21/15 e levam pela primeira vez uma etapa na temporada

Por SporTV.com Pequim, China

Jogando com intensidade e autoridade, Juliana e Larissa conquistaram o Grand Slam de Pequim ao vencerem as italianas Greta Cicolari e Marta Menegatti por 2 sets a 0 (parciais de 21/13 e 21/15, na manhã deste sábado (madrugada no Brasil). Esta foi a primeira etapa levantada pelas brasileiras (que superaram as alemãs Holtwick/Semmler na semi por 21/18 e 21/17), em quatro realizadas até o momento na temporada mundial de vôlei de praia.

Na disputa pelo terceiro lugar, as holandesas Keizer e Van Iersel derrotaram as alemãs Holtwick-Semmler por 2 a 1 (21-14, 24-26, 16-14), em duelo equilibrado e só decidido após quase uma hora de luta.

Depois de levarem a medalha de prata em Sanya e o bronze em Xangai, também na China, Juliana e Larissa voltaram ao lugar mais alto no pódio. As rivais na decisão foram semifinalistas em Brasília (primeira etapa na temporada), vencendo justamente a dupla brasileira na disputa pelo terceiro lugar.

Juliana e Larissa, campeãs em Pequim 2012 (Foto: FIVB / Divulgação)Juliana e Larissa comemoram a primeira vitória em uma etapa do Circuito Mundial em 2012
(Foto: FIVB / Divulgação)
 
Juliana/Larissa abriu boa vantagem no início em embate, mas as italianas logo empataram em 5 a 5. A partir daí, o que se viu foi um amplo domínio das hexacampeãs mundiais, que fizeram 13 a 7, após a arbitragem dar para o Brasil um ataque de Cicolari. Mantendo o ritmo, o time nacional ampliou para 19 a 12 e fechou o set em 21 a 13.

As brasileira seguiram mandando no início da segunda parcial, fazendo 4 a 1. Cicolari e Menegatti, no entanto, cresceram e chegaram a equilibrar a partida, mas Juliana e Larissa, inspiradas, voltaram a comandar as ações, liquidando a parcial em 21 a 15 após bloqueio de Juliana e faturando o ouro em Pequim.

Confira os resultados das quatro primeiras etapas da temporada:

Brasília (BRA)
1º Chen Xue e Zhang Xi-CHN
2º Talita Maria Elisa-BRA
3º Cicolari/Menegatti-ITA

Sanya (CHN)
1º Talita Maria Elisa-BRA
2º Juliana e Larissa-BRA
3º Chen Xue e Zhang Xi-CHN

Xangai (CHN)
1º Chen Xue e Zhang Xi-CHN
2º Talita Maria Elisa-BRA
3º Juliana e Larissa-BRA

Pequim (CHN)
1º Juliana e Larissa-BRA
2º Cicolari/Menegatti-ITA
3º Keizer/Van Iersel-HOL


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2012/05/juliana-e-larissa-batem-italianas-e-faturam-grand-slam-de-pequim.html

Fãs de Walsh/May, chinesas mantêm humildade na disputa em Londres

Em segundo no ranking da temporada, atrás só de Juliana e Larissa, Chen Xue e Zhang Xi despontam como fortes candidatas ao ouro olímpico

Por SporTV.com Brasília

Estilo ocidental junto com a disciplina dos orientais. Esse é o segredo da dupla chinesa de vôlei de praia Chen Xue e Zhang Xi, terceira colocada no ranking mundial e candidata ao ouro nas Olimpíadas de Londres. Após a conquista da prata em Pequim, o governo do país financiou viagens para os EUA e Brasil para que as duas aperfeiçoassem o estilo de jogo. E o resultado já pode ser notado. Em entrevista ao 'Rumo a Londres', elas falam sobre a expectativa para os Jogos.

- Eu me sinto como se fôssemos uma pessoa. Nossas mentes estão juntas, pensando em um só objetivo e isso é muito bom – disse Zhang Xi, de 27 anos, a mais experiente entre as duas.

Mais nova medalhista do vôlei de praia em Olimpíadas, Chen Xue, hoje com 23 anos, se derrete em elogios à parceira, a quem considera uma irmã.

- Acho que mesmo quando não falamos muito antes dos jogos, nós somos como irmãs, melhores amigas de longa data.

Xue e Zhang Xi, vôlei de praia (Foto: Divulgação/FIVB)Dupla chinesa desponta como favorita a uma medalha olímpica em Londres (Foto: Divulgação/FIVB)
 
Apesar de estarem atrás da dupla brasileira Juliana e Larissa no ranking da temporada e também no Mundial, a fonte de inspiração das chinesas vem das americanas Walsh e May, que ocupam somente o 12º lugar no Circuito em 2012.

- Elas também são altas, temos o mesmo estilo – destacou Chen Xue.

Apesar de despontar como favorita a uma medalha em Londres, a dupla prefere manter a humildade e projeta muita luta para atingir os objetivos. Nesta temporada, elas já venceram as estapas de Brasília e e o Grand Slam de Xangai no Circuito Mundial, além de terem conquistado um vice campeonato - todas as três finais foram disputadas contra as brasileiras Talita e Maria Elisa.

- Eu quero estar no pódio, vamos tentar ficar no pódio com uma medalha – finalizou Zhang Xi.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/rumo-a-londres/noticia/2012/05/fas-de-walshmay-chinesas-mantem-humildade-na-disputa-em-londres.html

Ricardo/Cunha e Alison/Emanuel fazem decisão brasileira em Praga

Duplas superam maratona de jogos da repescagem e disputam o ouro neste domingo. Rogers/Dalhausser e Márcio/Pedro Solberg duelam pelo bronze

Por SporTV.com Praga, República Tcheca

Ricardo/Cunha e Alison/Emanuel superam uma maratona e tanto na etapa de Praga do Circuito Mundial. A recompensa pelo enorme número de jogos – três só neste sábado – após terem caído na repescagem veio com a classificação para a final verde e amarela do torneio. Os americanos Rogers e Dalhausser e os também brasileiros Márcio e Pedro Solberg, invictos até então, disputam o terceiro lugar. O SporTV2 transmite as duas partidas, ao vivo, a partir das 10h (horário de Brasília).

pedro cunha dalhausser volei de praia praga (Foto: Divulgação / FIVB)Pedro Cunha supera o bloqueio de Dalhausser e põe fim à invencibilidade rival (Foto: Divulgação / FIVB)
 
Ricardo e Pedro Cunha chegaram às semifinais sem perder sets neste sábado. Após um início arrasador diante dos cazaques Kubala e Benes, os dois sofreram, mas conseguiram evitar um desgaste maior no tie-break (21/11 e 26/24). No confronto decisivo com os holandeses Nummerdor e Schuil, os dois levaram novamente a melhor, com parciais de 21/19 e 21/18.

Na primeira semifinal, Ricardo e Pedro Cunha enfrentaram os atuais campeões olímpicos Rogers e Dalhausser. Apesar do cansaço pela maratona de jogos desde que caíram na repescagem, ainda no primeiro dia de disputas em Praga, os brasileiros foram superiores 
durante todo o jogo e, após 44 minutos, derrotaram a dupla americana por 21/17 e 21/19.

Alison e Emanuel volei de praia praga (Foto: Divulgação / FIVB)Alison e Emanuel bateram os compatriotas Márcio e Solberg, até então invictos (Foto: Divulgação / FIVB)
 
Alison e Emanuel abriram o dia na repescagem diante dos holandeses Stiekema e Varenhorst, com vitória tranquila por 2 sets a 0, parciais de 21/15 e 21/17. No confronto que definiria a classificação para as semifinais, os campeões mundiais não tomaram conhecimento de Samoilovs e Soronski, da Lituânia. A partida durou apenas 34 minutos e terminou com duplo 21/13 no placar.

Na semifinal verde e amarela, Alison e Emanuel começaram arrasadores diante de Márcio e Pedro Solberg, até então invictos na competição. No segundo set, os rivais reagiram e forçaram o tie-break. Na etapa decisiva, o capixaba e o paranaense garantiram a classificação para a final: 21/14, 20/22 e 15/13.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2012/05/ricardocunha-e-alisonemanuel-fazem-decisao-brasileira-em-praga.html

Souza sobre recuo do árbitro no cartão vermelho: ‘Fomos espertos’

Por conta das dificuldades do ‘gramado ruim’, meia achou bom o empate

Por GLOBOESPORTE.COM Recife

Um dos lances mais curiosos do empate em 0 a 0, entre Náutico e Cruzeiro, nesse sábado, foi a expulsão do volante Charles. Ou melhor, a ‘não-expulsão’ dele. O jogador celeste recebeu o segundo cartão amarelo, após cometer falta em Araújo, em um lance que teve também a participação de Diego Renan. Os cruzeirenses argumentaram que a falta teria sido cometida pelo lateral e, com a orientação do auxiliar, o árbitro cancelou o cartão. O meia Souza comentou o incidente e destacou a malandragem do time mineiro no episódio.

- No futebol, às vezes, tem que ser sempre esperto, tem que tentar ludibriar o juiz. Foi o que aconteceu ali, e deu certo. Perder um homem no primeiro tempo, aqui nos Aflitos, seria complicado.

O lance envolvendo Charles chamou a atenção do técnico Celso Roth, que substituiu o jogador no intervalo. Após a partida, o comandante celeste confirmou que a mudança foi pelo cartão.

A expulsão de Charles poderia ter complicado ainda mais o jogo que já estava duro para o Cruzeiro. Para os jogadores celestes, as condições do gramado atrapalharam muito o time, tanto que o empate foi comemorado por todos, inclusive por Souza.

- Bom demais, pela circunstância. Nas vezes em que joguei aqui, venci poucas vezes. Hoje, pelas circunstâncias, foi bom. Tivemos poucas chances, mais de bola parada. Mas, com esse campo, é o mesmo que jogar em cima de um colchão, campo ruim, pesado. Claro que queremos sempre vencer, mas temos que sempre somar pontos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2012/05/souza-sobre-recuo-do-arbitro-no-cartao-vermelho-fomos-espertos.html

Golaço de bicicleta de Alecsandro dá vitória ao Vasco sobre Portuguesa

No jogo seguinte à eliminação cruz-maltina da Libertadores, atacante protagoniza pintura no Canindé. Com 1 a 0, time acumula seis pontos

A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM

Se volta de São Paulo com um gol perdido inacreditável, que aumenta a frustração pela eliminação na Libertadores, o Vasco traz na bagagem também um gol de placa, daqueles que são lembrados por muito tempo. Alecsandro acertou uma bicicleta, num lance de extrema dificuldade e bastante plástico, construindo a vitória por 1 a 0 sobre a Portuguesa no Canindé, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
O gol, marcado num primeiro tempo de poucas emoções, deixa o Vasco com seis pontos, na liderança provisória. A derrota por 1 a 0 para o Corinthians, na quarta-feira, teve os seus efeitos. Diego Souza, que no Pacaembu falhou diante de Cássio após percorrer sozinho todo o campo de ataque, saiu de campo vaiado ao ser substituído por Carlos Alberto. E o time mostrou cansaço após o intervalo, sendo dominado pelo adversário. A Lusa, que teve 17 finalizações contra seis do adversário, não soube transformar a pressão em gol e soma um ponto na competição.

As duas equipes voltam a jogar pelo Brasileiro no dia 6 de junho, uma quarta-feira. O Vasco recebe o Náutico em São Januário, e a Portuguesa vai ao Couto Pereira enfrentar o Coritiba. Recém-contratado, o goleiro Dida esteve no Canindé assistindo à partida, poucas horas depois de fazer mais um treinamento no gramado.
Alecsandro, que marcou seu 18º gol em 28 jogos na temporada, disse que o Vasco saberá reagir após a queda na Libertadores:

- Esse gol é para presentear o empenho da equipe na Libertadores. Por isso chamei todos para comemorar. Fomos eliminados de uma maneira que, na verdade, não poderia ter acontecido. Fomos melhores do que o Corinthians. Saímos injustamente, e isso nos deixou tristes. Mas o grupo é guerreiro e vai reagir. É a cara do Vasco.

O atacante Rodriguinho lamentou que a Portuguesa não tenha tido melhor sorte em um jogo em que - a exemplo do empate por 1 a 1 com o Palmeiras - foi superior em alguns momentos.

- Estamos brigando de igual para igual com os times grandes, mas não estamos conseguindo vencer. Primeiro, vamos lutar para não sermos rebaixados. É tudo passo a passo. Só depois vamos pensar em outros objetivos, como vaga na Sul-Americana ou até mesmo Libertadores.

Vasco aposta no lado direito e consegue golaço
A Portuguesa começou tomando a iniciativa no ataque. O Vasco demorou a ajustar sua marcação e deu alguma liberdade ao time da casa, que não conseguiu criar chances claras de gol. Ricardo Jesus chegou a assustar, perdendo uma boa oportunidade. Mas, fora as investidas de Raí pela esquerda, a Lusa não se mostrava perigosa.

alecsandro vasco bicicleta gol portuguesa (Foto: Miguel Schincariol / Agência Estado)Alecsandro acertou uma linda bicicleta (Foto: Miguel Schincariol / Agência Estado)
 
Aos poucos, o Vasco equilibrou o jogo, usando como recurso o toque de bola até que os espaços surgissem. E passou a lançar mão do lado direito, sua principal arma, como forma de levar perigo. E foi exatamente por ali que construiu a jogada que garantiria sua vitória, aos 21 minutos. Após tabela com Eder Luis, Fagner avançou pelo lado esquerdo. Mesmo derrubado por Raí, o lateral insistiu e cruzou para área. Alecsandro emendou de bicicleta, num chute cruzado que entrou do lado direito do goleiro Gledson. Um golaço.
A desvantagem obrigou a Portuguesa a se ir ao ataque, deixando alguns espaços que, entretanto, o Vasco não soube aproveitar. O time paulista tentava chegar com consistência, mas esbarrava na falta de um meio-campo criativo, que pudesse articular as jogadas. O camisa 10 Léo Silva - volante de origem - e Boquita não conseguiam fazer a função. Apesar dos três zagueiros, a Lusa não tinha os alas como força ofensiva.
Enquanto isso, o Vasco esperava o adversário para encaixar os contra-ataques. Apesar do esforço de Fagner e Eder Luis, sempre pela direita, o restante da equipe, principalmente os homens de meio-campo, continuavam a errar passes. Alecsandro teve uma boa chance de ampliar a vantagem, mas o primeiro tempo terminou logo depois que a Portuguesa teve sua melhor oportunidade. Fernando Prass fez boa defesa em chute cruzado de Boquita, aos 44 minutos.
Lusa pressiona e levanta bolas na área, sem sucesso

No segundo tempo, o técnico Geninho fez duas modificações que mudaram a cara da Portuguesa. As entradas de Michael e Ricardinho deram mais velocidade à equipe, que tomou as ações ofensivas e fez o Vasco se complicar. Mesmo aplicado e eficiente na marcação, o time cruz-maltino errava muitos passes e não conseguia contra-atacar com eficiência. Enquanto isso, a torcida vascaína - que tomava grande parte do Canindé - pedia a entrada de Carlos Alberto.


Aos 24 minutos, o meia entrou no lugar de Diego Souza, que saiu vaiado. Ao mesmo tempo, Cristóvão Borges trocou Fellipe Bastos por Chaparro. Apesar das mudanças, a partida seguiu com a Portuguesa dominando, pressionando o Vasco e criando muitas chances de ataque. No entanto, não mostrava competência nas finalizações.

Se cometeram uma falha decisiva na bola aérea contra o Corinthians, dessa vez os vascaínos - com Douglas no lugar de Rodolfo na segunda etapa - se saíram bem nos constantes cruzamentos na sua área. E contribuíram para a vitória no Canindé.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2012/26-05-2012/portuguesa-vasco.html

Fla rasura o dever de casa, mas Inter reage e arranca empate

Após ficar duas vezes em desvantagem de dois gols, Colorado chega ao placar de 3 a 3 no Engenhão. Ronaldinho Gaúcho é substituído e vaiado

A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
  

Os flamenguistas dirão que o time vacilou mais uma vez, cedendo o empate em uma partida que parecia ganha. Os colorados darão valor a uma equipe que, muito desfalcada, nunca se entregou e conseguiu uma grande reação no Engenhão, chegando ao placar de 3 a 3 após estar perdendo por 3 a 1, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. 
Dependendo do ponto de vista, muda também o personagem do jogo. No caso do Inter, sobressaiu a figura de Dátolo, que comandou o time na segunda etapa e marcou o terceiro gol - os outros dois foram de Gilberto e Fabrício. Para o Flamengo, as atenções e tensões estiveram em Ronaldinho Gaúcho. Foi hostilizado antes do jogo (ouvindo "ô Ronaldinho, preste atenção, muito respeito com a camisa do Mengão"), comemorou seu gol de pênalti reverenciando a torcida, perdeu a bola do lance de empate e foi vaiado ao ser substituído por Deivid. Airton e Vagner Love também marcaram para os donos da casa.

O Flamengo, que empatou com o Sport na primeira rodada, acumula dois pontos no nacional. O Inter, que vinha de uma vitória sobre o Coritiba, soma quatro. Os dois times só voltam a jogar no dia 6 de junho, uma quarta-feira. O carioca enfrentará a Ponte Preta em Campinas, e o gaúcho receberá o São Paulo.

Ibson, que fez sua estreia pelo Flamengo e teve boa atuação, lamentou o resultado e se desculpou com os torcedores no Engenhão, que recebeu público de 14.238 pagantes (19.274 presentes), com uma renda de R$ 391.125.

- Temos que trabalhar bastante, pois o Flamengo é uma equipe que quer ser campeã. Fizemos 3 a 1 e deixamos empatar. Pedimos desculpas à torcida, que veio apoiar, e vamos tentar melhorar - afirmou.

Pelo lado colorado, Dorival Júnior também teve com o que se preocupar apesar da boa reação do time. O técnico discutiu no início do segundo tempo com Fabrício e, após a partida, deu a entender que haverá punição:

- Aquilo foi inesperado e será conversado com a diretoria e com o atleta. Será trabalhado como sempre no Inter, todos os casos foram punidos dentro daquilo que aconteceram.

Flamengo faz 2 a 0 com 16 minutos
O Inter começou com uma marcação adiantada, o que dificultou muito as saídas de bola do Fla.

 A zaga rubro-negra abusava da ligação direta com o ataque, e o meio de campo pouco conseguia jogar. No entanto, num bom avanço de Léo Moura pela direita, a bola foi alçada na área, Nei se precipitou e jogou a bola para escanteio no lado oposto. Na segunda cobrança fechada feita por Ronaldinho Gaúcho, Muriel chegou a salvar o gol, mas a bola sobrou para Aírton completar de pé esquerdo e abrir o marcador, aos oito minutos.

ronaldinho gaucho flamengo gol internacional (Foto: Alexandre Loureiro / Vipcomm)Ronaldinho Gaúcho samba na comemoração do segundo gol do Fla (Foto: Alexandre Loureiro / Vipcomm)
 
A equipe colorada manteve a postura ofensiva e quase empatou em cabeçada de Gilberto, no minuto seguinte. Porém, o Flamengo também passou a marcar a saída de bola da defesa adversária e, depois de uma falha incrível de Índio, o zagueiro fez pênalti infantil em Ibson, que sairia da área com a bola. Ronaldinho Gaúcho bateu bem, aos 16, e aumentou: 2 a 0.
A partir daí, o contra-ataque passou a ser melhor opção para o Fla. O Inter - que teve os desfalques de Oscar e Leandro Damião, na Seleção; João Paulo, D’Alessandro, Sandro Silva e Kleber, lesionados; e Bolívar, suspenso - lutava para tentar diminuir, mas quase sempre seus atacantes eram barrados com faltas longe da área. Mas nem sempre Welinton e González achavam as pernas rivais, e numa escapada pela direita, aos 27, Josimar conseguiu penetrar na área e bateu cruzado. Paulo Victor fez boa defesa a escanteio.

Os problemas defensivos rubro-negros continuavam, e após nova saída de bola com um chutão errado, a bola bateu na canela de Luiz Antonio. Gilberto se aproveitou e tocou na esquerda para Fabrício, que chutou cruzado. O mesmo Gilberto desviou e diminuiu o placar, aos 33.
O Rubro-Negro, então, partiu para o ataque novamente e teve uma excelente oportunidade dois minutos depois, com Ibson. Ele entrou livre, mas falhou ao tentar driblar Muriel, que fez grande defesa e ficou com a bola. Em seguida, o ataque do Fla fez ótima jogada, mas, quando Ibson chutou dentro da área para marcar o terceiro, a bola desviou no cotovelo direito de Nei e foi a escanteio. O árbitro André Luiz de Freitas Castro marcou apenas escanteio.
Inter aproveita erro de Ronaldinho e empata


O Inter voltou para a etapa final com Maurides no lugar de Josimar e tomando as iniciativas de ataque. Logo aos dois minutos teve ótima chance. Após um bate-rebate dentro da área rubro-negra, a bola sobrou para Gilberto, que tentou bater colocado, mas apenas atrasou para Paulo Victor. O castigo veio rápido, no primeiro ataque do Flamengo no segundo tempo, Vagner Love recebeu livre na área de Léo Moura, driblou Moledo e bateu de canhota, no canto direito de Muriel para fazer o terceiro, aos três minutos.

Gilberto marcou no jogo contra o Flamengo (Foto: Alexandre Lopes / Inter, DVG)Gilberto comemora o primeiro gol do Inter no empate com o Flamengo (Foto: Alexandre Lopes / Inter, DVG)
 
Com a boa vantagem, o time da casa passou a esperar a equipe gaúcha para explorar os espaços no seu sistema defensivo. O Inter tentava na base do toque de bola criar uma chance para fazer o segundo, mas encontrava muitas dificuldades. Para tentar resolver o problema, o técnico Dorival Júnior trocou Gilberto por Marcos Aurélio, aos 16. E deu sorte: aos 21, Fabrício deu belíssimo chute de fora da área e acertou o ângulo esquerdo de Paulo Victor, que nada pôde fazer para impedir o gol.

Após uma bola perdida por Ronaldinho no meio do campo, o Inter chegou ao empate, em chute de Dátolo de fora da área, colocando a bola no canto esquerdo do goleiro rubro-negro. A torcida do Flamengo passou a protestar fortemente, e o time avançou, deixando espaços perigosos na sua complicada defesa. Depois de tirar Aírton para pôr Amaral, Joel Santana substituiu Ronaldinho Gaúcho pela primeira vez desde que voltou a trabalhar no clube da Gávea. O camisa 10 saiu muito vaiado para a entrada de Deivid. Renato Abreu também entrou em campo, no lugar de Luiz Antonio.

O jogo ficou inteiramente aberto, mas as chances claras de gol rarearam. O Flamengo, no entanto, é que teve a melhor oportunidade, aos 44, em cabeçada de Welinton que Muriel defendeu bem para escanteio. O time da casa ainda tentou pressionar, mas a defesa colorada aguentou firme e segurou o empate.
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2012/26-05-2012/flamengo-internacional.html