sexta-feira, 25 de maio de 2012

Com blitz inicial, Barça derrota Bilbao e leva a Copa do Rei em adeus de Pep

Pedro Rodríguez, duas vezes, e Lionel Messi decidem no 14º título do treinador, que passará o bastão para o auxiliar Tito Vilanova em 2012/13

Por GLOBOESPORTE.COM Madri

Foram 11 dias seguidos sem entrar em campo. Onze dias de pressão da torcida e imprensa por um título relevante na temporada. Onze dias de lembranças da Era Guardiola, que chegaria ao seu ponto final ou de forma melancólica ou com mais uma conquista. O Barcelona não teve dúvidas: escolheu a segunda opção e precisou de apenas 24 minutos para presentear o treinador mais vitorioso da história do clube em sua despedida oficial. Com o futebol que o notabilizou por todo o mundo desde 2008, o time de Lionel Messi & companhia derrotou o Athletic Bilbao, por 3 a 0, no Vicente Calderón, em Madri, e se sagrou campeão da Copa do Rei de 2011/2012.

Barcelona, Campeão Copa do Rei, Xavi (Foto: EFE)Capitão na ausência de Puyol, Xavi levanta o troféu da Copa do Rei na despedida de Guardiola (Foto: EFE)
O craque argentino, inclusive, deixou sua marca. Foi o segundo do Barcelona, marcado aos 20 minutos de jogo e com o pé direito. E o 73º dele em 60 jogos na temporada, ampliando o próprio recorde. A estrela, porém, foi Pedro Rodríguez, que marcou duas vezes, aos dois e 24 minutos, e possivelmente selou a sua convocação para a disputa da Eurocopa com a seleção da Espanha. Pedrito, aliás, que manteve a fama de artilheiro em finais: ele já havia feito gols em decisões de Supercopa espanhola, europeia, Liga dos Campeões e Mundial de Clubes.

Desta forma, Josep Guardiola passará o bastão para o auxiliar Tito Vilanova com 14 troféus acumulados em 19 disputados. Foram três Campeonatos Espanhóis (2008/09, 2009/10 e 2010/11), duas Liga dos Campeões (2008/09 e 2010/11), dois Mundiais de Clubes (2009 e 2011), três Supercopas da Espanha (2009, 2010 e 2011), duas Supercopas da Europa (2009 e 2011) e duas Copas do Rei (2008/09 e 2011/12). O segundo treinador com mais títulos do Barcelona é o holandês Johan Cruyff, com 11 entre 1988 e 1996.
Vice-campeão da última edição, o Barça levantou o troféu com uma campanha segura. Na fase de 16 avos, atropelou o L'Hospitalet (10 a 0 no agregado). O adversário na sequência foi o Osasuna, vítima após duas vitórias (6 a 1 no agregado). O superclássico precoce diante do Real Madrid veio nas quartas, e uma vitória no Santiago Bernabéu, ainda na ida, garantiu a vantagem do empate por 2 a 2 na volta. Na semifinal, a vítima foi o Valencia (3 a 1 no total).

Pedro comemora gol do Barcelona contra o Atlhetic Bilbao final Copa do Rei (Foto: AFP)Pedro comemora um de seus dois gols na fácil vitória sobre o Athletic Bilbao (Foto: AFP)
O feio e a bela
Shakira assiste a final da Copa do Rei entre Barcelona e Atlhetic Bilbao (Foto: EFE)Shakira viu de perto a blitz do Barcelona (Foto: EFE)
Antes de a bola rolar, torcedores catalães e bascos protagonizaram uma cena lamentável ao vaiarem em alto e bom som o hino da Espanha. Fora do estádio, membros da ultradireita do país realizaram um protesto nas ruas da capital contra os movimentos separatistas. Sob gritos de "Viva Franco", os manifestantes exibiram símbolos fascistas contra o que consideram insulto por parte do País Basco e da Catalunha. As duas regiões são as que reúnem o maior número de pessoas a favor de mais autonomia em seus territórios ou até mesmo a independência.
A festa nas arquibancadas, no entanto, era linda. E ficou ainda mais com a presença da cantora colombiana Shakira, namorada do zagueiro Gerard Piqué. Ela viu bem de perto a blitz que o Barcelona imprimiu ao Athletic Bilbao nos minutos iniciais.

Pep Guardiola e  Tito Vilanova na final da Copa do Rei Barcelona Atlhetic Bilbao (Foto: Reuters)Pep Guardiola conversa com o auxiliar Tito Vilanova, que o substituirá no Barcelona (Foto: Reuters)
Título em 24 minutos
O primeiro gol saiu logo aos dois minutos, quando o Barça já concluira duas vezes contra a meta de Iraizoz. Depois da cobrança de escanteio, Piqué desviou para o segundo poste, a zaga do Bilbao não conseguiu o corte e a bola sobrou com Pedro, que só completou.

Barcelona, Campeão Copa do Rei (Foto: EFE)Camisa de Abidal parou no troféu (Foto: EFE)
Desfalcada de Iturraspe e Ander Herrera, a equipe de Marcelo "Loco" Bielsa praticamente perdeu a qualidade de sua saída de bola. O Barcelona, como de costume, não perdoou e definiu a parada logo. Aos 20, Iniesta deu ótima enfiada de bola para Messi na direita, nas costas da zaga. O argentino foi à linha de fundo e, quase sem ângulo, bateu forte com o pé direito para estufar as redes pela 73ª vez na temporada - ele também soma 29 assistências.
A situação para os bascos já era delicada, mas tornou-se uma missão impossível com o terceiro gol. Aos 24, Piqué entregou para Xavi na direita. O meia rolou para trás, na entrada da área. Pedro concluiu de primeira e acertou o canto direito de Iraizoz.
Nem o pênalti não marcado para o Bilbao logo na sequência, aos 27, fez com que o panorama de jogo mudasse. Se Llorente sofreu a falta em um puxão de Piqué, o Bilbao penou com a inércia diante de um adversário que cozinhou o jogo na etapa final - e mesmo com a defesa praticamente reserva, já que Puyol, Daniel Alves e Abidal foram desfalques. Àquela altura, era só contar os minutos para festejar o título no fim de uma era que o Barça espera apenas ter mudado de nome.

Messi na partida do Barcelona contra o Atlhetic Bilbao final da Copa do Rei (Foto: AFP)Lionel Messi controla a bola: atacante marcou o seu 73º gol na temporada (Foto: AFP)

Everton Luiz revela orientação de Givanildo sobre contragolpe do CRB

Zagueiro também explica como funciona a cobertura dos laterais. América-
MG busca a segunda vitória na Série B neste sábado, no Independência

Por Leonardo Simonini Belo Horizonte

Everton Luiz do Atlético-MG (Foto: Leonardo Simonini / Globoesporte.com)Everton Luiz está atento para contragolpes do CRB(Foto: Leonardo Simonini / Globoesporte.com)
 
O América-MG já sabe bem qual é a principal arma do CRB, adversário deste sábado na Série B do Brasileirão. A partida, no Independência, será às 16h20m (de Brasília). O zagueiro Everton Luiz, por exemplo, conta que o técnico Givanildo Oliveira já passou orientações e o vídeo do jogo anterior da equipe alagoana, para que o Coelho não seja surpreendido em casa. O CRB perdeu o primeiro compromisso por 2 a 0, em casa, para o Bragantino.

- Temos que ter cuidado com a equipe do CRB. Assistimos ao jogo deles contra o Bragantino, eles perderam em casa, mas fizeram uma boa partida. Eles têm um ataque rápido e por isso temos que ter cuidado com o contragolpe, porque eles, provavelmente, vão nos esperar para usar essa arma.

Para evitar os contragolpes, Everton explica como funciona a cobertura dos laterais Boiadeiro e Bryan, que tem como característica principal o apoio ao ataque.

- Os laterais têm a característica de atacar. A gente orienta para eles segurarem, mas temos o Leandro e o Dudu que acabam fazendo a função de terceiro zagueiro. Como foi lateral, o Gilberto também tem a característica de fechar ali no setor, e no coletivo eles andaram revezando , isso está dando certo. O Rodriguinho também volta (para marcar) e isso nos ajuda.

FONTE
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2012/05/everton-luiz-revela-orientacao-de-givanildo-sobre-contragolpe-do-crb.html

Torcedor terá que cadastrar rádios de pilha na entrada do Independência

Polícia Militar pretende diminuir casos de arremessos do objeto no gramado

Por Rodrigo Fuscaldi Belo Horizonte

Coronel Carvalho Jogo no novo estádio Independência (Foto: Marco Antônio Astoni/Globoesporte.com)Coronel Carvalho explicou motivos da medida
(Foto: Marco Antônio Astoni / Globoesporte.com)
 
A Polícia Militar de Minas Gerais comunicou uma medida, no mínimo, curiosa, que será implantada a partir deste sábado, às 16h20m (de Brasília), na partida do América-MG contra o CRB, pela Série B, em Belo Horizonte. A partir de agora, o torcedor que, na entrada do estádio Independência, for identificado com rádio de pilha, terá que se dirigir a um setor especial e cadastrar o equipamento.

O Comandante do Policiamento Especializado da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Carvalho, explicou os motivos da medida.

- Esse trabalho começou no Mineirão, por causa da incidência dos arremessos de rádios e pilhas no gramado. Na Arena do Jacaré, chegou a ser proibida a entrada desse tipo de equipamento. Agora, no Independência, pela proximidade entre gramado e cadeiras, vamos pedir o cadastramento dos equipamentos.
O torcedor terá que apresentar o nome completo, o número da carteira de identidade e a marca e o modelo do radinho de pilha. Caso haja algum arremesso no gramado, será mais fácil identificar o infrator.

No domingo, no confronto entre Atlético-MG e Corinthians, pela Série A, e em todas as partidas realizadas no Independência, esse procedimento será novamente repetido.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/mg/noticia/2012/05/torcedor-tera-que-cadastrar-radios-de-pilha-na-entrada-do-independencia.html

Bota posta foto de Túlio Maravilha em reunião com marketing do clube

Clube usa Twitter para colocar imagem à disposição dos torcedores. Projeto do retorno do ídolo alvinegro está cada vez mais perto de ser concretizado

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O Botafogo publicou nesta sexta-feira em seu Twitter oficial um link do aplicativo Instagram com uma foto do atacante Túlio Maravilha, de 42 anos. Na imagem, ele aparece com um boné do Glorioso fazendo sinal de positivo. Ao lado, a mensagem: "Túlio Maravilha em reunião com o departamento de marketing do Fogão!”. Ídolo alvinegro e a sete gols de alcançar a marca do milésimo, segundo suas contas, Túlio Maravilha já tem um acordo pronto com o seu ex-clube para atuar em jogos beneficentes pelo Brasil com o time sub-23.

O departamento de marketing trabalha intensamente para colocar em prática o projeto. Nesta quinta-feira, o diretor Marcelo Guimarães confirmou a informação e disse que o retorno do campeão brasileiro de 1995 está "enlouquecendo" a sua equipe.

- Estou muito emocionado com tudo isso. O Túlio é um mito vivo. Há uma geração de botafoguenses que se formou em função dele. Estamos fazendo tudo com muito amor, e vamos em breve apresentar esse projeto, mas sem pressa, no seu tempo. A garotada do marketing está enlouquecida - comentou Marcelo.

tulio maravilha botafogo twitter (Foto: Reprodução / Twitter)Túlio Maravilha em foto na sala de marketing do Botafogo (Foto: Reprodução / Twitter)
 
Túlio estava no Tanabi, do interior de São Paulo, e marcou três gols na terça-feira, ficando a sete do gol mil. Havia um acordo firmado com o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, que o atacante voltaria a defender o clube quando faltassem esses sete gols, numa alusão ao número 7, usado por ele na conquista de 1995.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/bota-posta-foto-de-tulio-maravilha-em-reuniao-com-marketing-do-clube.html

Com lição de 2011, Botafogo se arma para não sofrer em jogos fora de casa

Tme conta com o meia Vítor Júnior, que estava no Atlético-GO em 2011, quando tirou a invencibilidade de seis meses do Coritiba no Couto Pereira

Por Thales Soares Rio de Janeiro

No décimo ano do Campeonato Brasileiro disputado na atual fórmula, os jogadores e comissões técnicas procuram colocar em prática lições aprendidas em sucessos e fracassos. Uma delas é como trabalhar os jogos fora de casa. O Botafogo vai enfrentar o Coritiba, domingo, no Couto Pereira, consciente de que não basta se preocupar com os resultados no seu mando de campo. A importância dos pontos conquistados longe de seus domínios é que costumam fazer a diferença.

No ano passado, o Botafogo sofreu 11 derrotas como visitante, venceu apenas cinco vezes e empatou três, com um aproveitamento de apenas 31,6%, entre os 10 piores da competição. Para mudar isso, o time conta com a experiência de alguns jogadores, como Vítor Júnior. Apesar de ter apenas 25 anos, já jogou em vários clubes, e tem no currículo a vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba na primeira rodada do Brasileiro de 2011, no Couto Pereira.

Vitor Junior no treino do Botafogo (Foto: Satiro Sodré / Agif)Vítor Júnior relembra vitória sobre o Coritiba na primeira rodada do Brasileiro de 2011 (Satiro Sodré / Agif)
 
- Eles não perdiam havia muito tempo e jogaram com todo mundo que estava disputando o título da Copa do Brasil. Não pouparam ninguém - comentou Vítor Júnior, lembrando que o Coritiba, na época, ostentava uma invencibilidade de seis meses no Couto Pereira. - É um time muito difícil de ser batido, mas temos potencial e qualidade para vencermos. Para mim, o fato de jogar em casa ou fora não influi tanto. Vou dar o máximo sempre, independentemente de onde estiver jogando.

No Brasileiro de 2011, com o retrospecto ruim fora de casa, o Botafogo se apoiava no desempenho no seu estádio. No entanto, não venceu os últimos três jogos que disputou como mandante na competição e viu a chance de classificação para a Libertadores acabar. Com isso, o time promete não se permitir um desempenho tão ruim fora de casa como aconteceu no ano passado.

- Os números que acompanham a gente fora de casa não são bons e sabemos que vencer em casa é importante. Mas precisamos ter tranquilidade na cabeça para vencermos também quando não atuarmos no Engenhão. Pelo menos, não perder - afirmou o volante Renato, que estava no grupo no ano passado. - Vimos vários exemplos recentes de que não tem que ser bonito sempre. O Boca Juniors e o Chelsea mostraram isso. Jogaram feio e venceram.
Para o jogo contra o Coritiba, o técnico Oswaldo de Oliveira não poderá contar com o zagueiro Antônio Carlos, com édema ósseo, o volante Marcelo Mattos, com dores na coxa direita, e o meia Andrezinho, que está recuperado de um estiramento na coxa esquerda, mas será preservado. Brinner, Jadson e Vítor Júnior serão os substitutos.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/com-licao-de-2011-botafogo-se-arma-para-nao-sofrer-em-jogos-fora-de-casa.html

Botafogo treina sem Loco Abreu e Fábio Ferreira, dúvidas para domingo

Atacante ainda sente a lombar, e zagueiro tem dores na coxa esquerda. Prováveis substitutos são Herrera e Dória, que deve jogar com Brinner

Por Thales Soares Rio de Janeiro

O treino do Botafogo nesta sexta-feira foi marcado pelas ausências do atacante Loco Abreu e do zagueiro Fábio Ferreira. O uruguaio já não havia participado das atividades desta quinta à tarde, chegou melhor, mas foi poupado por ainda sentir a lombar. Já o defensor ficou fora de todo o treinamento da quinta por conta de dores musculares na coxa esquerda. Os dois são dúvidas para o confronto diante do Coritiba, no domingo.
Os prováveis substitutos são o argentino Herrera, autor de três gols na estreia contra o São Paulo, e Dória, de apenas 17 anos. O jovem deverá atuar ao lado de Brinner, que substitui Antônio Carlos, com edema ósseo no joelho direito.

Oswaldo conversa com os  titulares (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Oswaldo conversa com os titulares (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
Dois outros desfalques são o meia Andrezinho, que já está recuperado de um estiramento na coxa esquerda, treina com o grupo, mas será poupado, e o volante Marcello Mattos, que sente um problema na coxa direita. O Alvinegro visita o Coxa às 16h (de Brasília), no Estádio Couto Pereira.

Clique e confira os vídeos do Botafogo


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/botafogo-treina-sem-loco-abreu-e-fabio-ferreira-duvidas-para-domingo.html

Protagonistas do mais antigo clássico paulista, iniciado em 1913, Corinthians e Santos vão se enfrentar por vaga na final da Libertadores

Por Gustavo Serbonchini e Rodrigo Faber São Paulo

É o destino: Corinthians e Santos protagonizarão um dos clássicos paulistas mais importantes da história pela semifinal da Taça Libertadores da América de 2012. Com a vitória do Peixe nos pênaltis sobre o Vélez Sarsfield nesta quinta-feira, o confronto por uma vaga na decisão se confirmou: enquanto os santistas, atuais campeões, lutam pelo tetra da competição continental, os corintianos vão em busca do título inédito, considerado uma obsessão pela torcida.
A rivalidade alvinegra é quase centenária. Começou no dia 26 de julho de 1913, com vitória santista por 6 a 3, e se destacou, desde o início, pelos longos tabus impostos por ambos os lados. Logo no início da história do clássico, o Santos passou seis anos sem perder para o Corinthians (ou seja, até 1919). O maior período de seca imposto pelo Corinthians foi de sete anos (1976 a 1983). Ao contrário do conhecido tabu da era Pelé, na qual o Timão ficou 22 jogos sem vencer o Peixe apenas pelo Campeonato Paulista, a equipe de Parque São Jorge não foi derrotada pelo rival da Baixada em nenhuma competição profissional daquele período.

Neymar Santos Emerson Sheik Corinthians (Foto: Montagem sobre foto da Reuters)Neymar e Emerson Sheik, esperanças de Santos e Corinthians (Montagem sobre fotos da Reuters)
 
Na Libertadores deste ano, as campanhas dos rivais na primeira fase foram semelhantes. Ambos avançaram como líderes de seus grupos: o Santos com 13 pontos (quatro vitórias, um empate e uma derrota) e o Corinthians com 14 (quatro vitórias e dois empates). A diferença veio no mata-mata. Tanto nas oitavas quanto nas quartas de final, a equipe do Parque São Jorge se classificou empatando sem gols fora de casa e vencendo no estádio do Pacaembu. Já o time da Baixada perdeu as duas fora de casa (2 a 1 para o Bolívar e 1 a 0 para o Vélez Sarsfield), decidindo a vaga com vitórias no Alçapão da Vila Belmiro.
Inevitavelmente, o destaque inicial do confronto é o duelo entre o eficiente ataque do Peixe e a sólida defesa do Timão: liderado por Neymar, o Santos marcou 22 gols em dez jogos (média de 2,2 por jogo), enquanto o Corinthians foi vazado apenas duas vezes na mesma quantidade de partidas (média de 0,2) e detém a segunda melhor defesa da história da competição, atrás apenas do Junior Barranquilla-COL de 1978, que tomou um gol em seis jogos (média 0,17), mas caiu na primeira fase daquele ano.

tite muricy ramalho santos corinthians (Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)Tite e Muricy, os estrategistas de Timão e Peixe
(Montagem: Editoria de Arte/globoesporte.com)
 
Aliás, o time da capital não sofreu nenhum gol jogando como mandante e ainda tem a chance de se sagrar o sexto campeão invicto da história da Libertadores. Peñarol-URU (1960), Santos (1963), Independiente-ARG (1964), Estudiantes-ARG (1969 e 1970) e Boca Juniors-ARG (1978) já conquistaram o feito.
Independentemente do resultado que obtenha contra o Santos, o Corinthians já igualou sua melhor campanha na história da Libertadores. Em 2000, uma das melhores equipes da história alvinegra, com figuras como Marcelinho Carioca, Vampeta, Rincón, Edilson e Luizão, sucumbiu para o arquirrival Palmeiras nos pênaltis, pela segunda vez consecutiva. O campeão seria o Boca Juniors. O roteiro agora é parecido - o Corinthians tem um rival paulista nas semifinais e vê o Boca pintando com força do outro lado da chave.
CORINTHIANS SANTOS
122 vitórias 96 vitórias
555 gols marcados 471 gols marcados
Maior vitória:
11 a 0, em 1920,
na Vila Belmiro
Maior vitória:
8 a 3, em 1927, na Vila Belmiro
O histórico geral de confrontos entre Timão e Peixe, independentemente da competição, apresenta larga vantagem para o time do Parque São Jorge. Em 301 jogos, foram 122 vitórias do Corinthians, contra 96 triunfos do Santos, além de 83 empates. O Alvinegro Praiano balançou as redes 471 vezes, contra 555 gols do rival.
O Corinthians tem um retrospecto equilibrado em seus confrontos com outras equipes brasileiras na história desta competição. Em 10 Libertadores, o clube disputou 20 partidas contra outras equipes brasileiras, conseguindo oito vitórias, cinco empates e sete derrotas, com 23 gols marcados e 23 sofridos.Palmeiras (seis vezes), Flamengo (quatro), Internacional, Botafogo, Grêmio, Atlético/MG e Vasco, duas vezes cada, são os brasileiros que já cruzaram o caminho corintiano no torneio.

O Santos, por outro lado, tem um retrospecto negativo em jogos com outras equipes brasileiras na Libertadores. O Peixe enfrentou 10 vezes seus compatriotas dentro da competição, obtendo apenas três vitórias, além de dois empates e cinco derrotas. Em 1963, o Peixe eliminou o Botafogo nas semifinais da competição (1 a 1 e 4 a 0); em 1984, na primeira fase, o Peixe foi goleado duas vezes pelo Flamengo (4 a 1 no Maracanã e 5 a 0 no Morumbi); em 2005, o Santos foi eliminado nas quartas de final, com duas derrotas diante do Atlético-PR (3 a 2 em Curitiba e 2 a 0 na Vila Belmiro).

Enquanto o Timão vem embalado por uma vitória justamente sobre um compatriota, o Vasco, o Peixe não enfrenta adversários brasileiros na competição continental desde 2007. E a lembrança de cinco anos atrás não é nada boa. Também pela fase semifinal, o Santos acabou eliminado pelo Grêmio por conta de um gol marcado fora de casa pelo Tricolor Gaúcho, que venceu por 2 a 0 no Olímpico e perdeu por 3 a 1 na Vila Belmiro.
Embora a Conmebol ainda não confirme as datas oficiais, Corinthians e Santos devem se enfrentar nos dias 13 e 20 de junho. Para aumentar ainda mais a ansiedade do torcedor, o GLOBOESPORTE.COM selecionou grandes momentos da história do clássico paulista, apresentados abaixo. Relembre e se prepare para este jogaço!


Ronaldo, comemoração gol na Vila Belmiro (Foto: Marcos Ribolli)Ronaldo comemora golaço sobre o Santos na Vila, na decisão de 2009 (Foto: Marcos Ribolli)
 
GRANDES VITÓRIAS DO CORINTHIANS
Maior de todos os tempos (Santos 0 x 11 Corinthians - Paulista de 1920)
Esta é a maior goleada aplicada pelo Timão e sofrida pelo Peixe na história. Jogando na Baixada Santista, o Corinthians abriu 5 a 0 ainda no primeiro tempo. Os santistas, revoltados com a arbitragem, passaram a forçar expulsões e pênaltis. Quando Neco marcou o décimo tento da equipe de Parque São Jorge, Ary, do Alvinegro Praiano, fez gol contra de propósito. O jogo terminou aos 21 minutos da etapa complementar, porque o Santos não tinha jogadores suficientes em campo.

Rei de verdade é o Rivellino! (Corinthians 2 x 0 Santos - Paulista de 1968)
O dia era 6 de março. Havia 11 anos (ou 22 partidas) que o Timão não ganhava do Santos de Pelé em partidas válidas pelo Campeonato Paulista. Com os reforços de Paulo Borges, Buião e Eduardo, o Corinthians, liderado por Rivellino, matou o jogo no segundo tempo, após uma etapa inicial equilibrada: Paulo Borges, o Risadinha, e Flávio, o Minuano, marcaram os gols da redenção. A torcida deixou o Pacaembu cantando: “Com Pelé, com Edu, nós quebramos o tabu!”.

No último suspiro, do jeito que a Fiel Gosta (Santos 1 x 2 Corinthians – Paulista de 2001)

O torcedor do Corinthians que esteve no Morumbi no dia 13 de maio de 2011 dificilmente esquecerá esta data. Os rivais alvinegros brigavam por uma vaga na final do Campeonato Paulista. O Santos, que jogava pelo empate, saiu na frente, mas Marcelinho Carioca igualou o marcador um minuto depois. Quando tudo parecia perdido e a torcida do Santos já comemorava a eliminação corintiana, o meia Ricardinho disparou chute certeiro, de fora da área, sem chances para Fábio Costa, a 15 segundos do fim. Explosão da Fiel e Timão na decisão contra o Botafogo de Ribeirão Preto. A campanha resultaria no 24° título estadual do clube.
 

  Baile ao ritmo de cumbia argentina (Corinthians 7 x 1 Santos – Brasileiro de 2005)
Em todos os clássicos contra o Santos, desde 6 de novembro de 2005, a torcida do Corinthians carrega uma bandeira: "Eterno 7 a 1". Não é para menos. Com um show de Carlitos Tevez, que marcou três gols e infernizou o Peixe no Pacaembu, o Timão construiu uma goleada que ficaria marcada como a melhor exibição da campanha do título nacional, conquistado na última rodada, contra o Goiás. Os torcedores santistas tentam justificar a goleada lembrando que os jogadores pareciam querer derrubar o então treinador, Nelsinho Baptista. Mas o que ficou para a história mesmo foram os gols.



Quando o Rei aplaudiu de pé o Fenômeno (Santos 1 x 3 Corinthians – Paulista de 2009)
Após eliminarem São Paulo e Palmeiras, respectivamente, Corinthians e Santos chegaram à final do Campeonato Paulista. No primeiro jogo, na Vila Belmiro, apenas um nome foi falado: Ronaldo. O Fenômeno marcou dois dos três gols do Timão, sendo que um deles (o que fechou o triunfo), foi classificado por ele próprio como o mais bonito da carreira. Após cortar o lateral Triguinho na intermediária, R9 viu Fábio Costa adiantado e não teve dúvidas: tocou por cobertura, com classe, calando a torcida santista. Presente na partida, Pelé não teve dúvidas: levantou-se e aplaudiu o feito do atacante. O Corinthians ficaria com o título após empate por 1 a 1 no Pacaembu.


pelé santos corinthians campeonato paulista 1971 (Foto: agência Gazeta Press)Pelé infernizava a vida do Corinthians: contra o Timão, 50 jogos, 51 gols (Foto: Gazeta Press)
 
GRANDES VITÓRIAS DO SANTOS
Taça na Vila ou fogo no Parque (Corinthians 0 x 2 Santos - Paulista de 1935)
O primeiro título do Santos de maior repercussão foi o Campeonato Paulista de 1935. Com 23 anos de história – o time foi fundado em 1912 –, o Peixe conseguiu o troféu justamente em cima do Corinthians. Nos pontos corridos, o Alvinegro Praiano venceu o Timão dentro do Parque São Jorge, por 2 a 0, e conseguiu ficar com a taça. Na ocasião, por conta de erros da arbitragem em partidas anteriores da equipe da Baixada em outras competições, houve uma mobilização grande dos torcedores que lotaram o estádio de São Paulo com galões de gasolina e prometeram colocar fogo no local caso o Santos fosse novamente prejudicado.

Curvem-se ao Rei Pelé (Corinthians 4 x 7 Santos - Paulista de 1964)

O maior artilheiro da história do clássico Santos e Corinthians é Pelé, com 51 gols em 50 partidas disputadas. Nesta vitória por 7 a 4, pela antepenúltima rodada do Campeonato Paulista de 1964, o Rei do Futebol marcou quatro vezes, manteve o Peixe na liderança da competição e abriu diferença considerável na tabela de classificação, que praticamente tirou as possibilidades de o Timão conquistar o título daquele ano – o time da Vila foi aos 40 pontos e o da capital ficou com 38, sendo que naquela época cada vitória valia apenas dois pontos. Na última rodada, o Alvinegro da Baixada venceu a Portuguesa por 3 a 2 e conquistou o título.


Última glória antes do jejum (Corinthians 0 x 1 Santos - Paulista de 1984)
Após a conquista deste título do Campeonato Paulista de 1984 em cima do Corinthians, o Santos entra em uma fase de ostracismo e fica longe das glórias até 2002. Em seguida, ser santista passa a ser um sofrimento. Falta de dinheiro, jogadores medíocres e péssimas administrações afundam o clube. Os alvinegros praianos viram alvo de piadas. A competição era disputada nos pontos corridos, e novamente o time da Vila Belmiro fez o jogo que definiu o campeão diante de um dos maiores rivais.



Show e fim da seca. Melhor impossível! (Santos 3 x 2 Corinthians - Brasileiro de 2002)
Depois de uma fase difícil, o Santos venceu o Corinthians com um time formado basicamente por garotos e conquistou, depois de 18 anos, um título importante. Naquela campanha, a diretoria havia dito que não iria contratar mais ninguém por falta de dinheiro, e o então técnico Emerson Leão teve de apostar na base. E assim surgiram jogadores como Diego, Elano, Renato, Alex e, claro, Robinho, o garoto de canelas finas que eternizou um drible - a pedalada - em cima do lateral corintiano Rogério.


Lembrada com carinho, mas não valeu (Santos 4 x 2 Corinthians - Brasileiro de 2005)
A partida não definiu um título, mas tem espaço na memória dos santistas mais novos. Nesta vitória por 4 a 2 diante do Corinthians, no Brasileirão de 2005, o Peixe colocou em campo pela única vez no clássico dois de seus maiores ídolos recentes: Giovanni e Robinho - o maior representante da geração de 1995 e o ícone do time campeão em 2002. O meia marcou dois gols. A partida, porém, é mais lembrada por ter sido anulada pelo STJD após o escândalo da máfia do apito, que manipulou resultados naquela temporada. O jogo remarcado foi recheado de lances polêmicos, expulsões, protestos, invasão da torcida e pênalti não marcado, o Corinthians venceu por 3 a 2, de virada, e disparou na liderança da competição nacional – o Timão acabou campeão daquele ano. Neste jogo, Robinho já havia sido negociado e Giovanni, descontente com a arbitragem, chutou a bola para a arquibancada em sinal de protesto.


FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2012/05/timao-x-peixe-rivalidade-centenaria-sacode-semifinais-da-libertadores.html

Atual treinador da Dinamarca é carrasco da Seleção Brasileira

Em 89, Morten Olsen marcou em jogo contra o time canarinho comandado por Lazaroni. Neste sábado, equipes voltam a se enfrentar em Hamburgo

Por Márcio Iannacca Direto de Hamburgo
 
Morten Olsen técnico Dinamarca (Foto: AP)Morten Olsen testa a Dinamarca diante da Seleção
Brasileira do técnico Mano Menezes (Foto: AP)
 
No comando da Dinamarca desde 2000, Morten Olsen já cruzou o caminho da Seleção Brasileira em outra oportunidade. O amistoso deste sábado, às 10h30m (de Brasília), em Hamburgo, na Alemanha, não será a primeira experiência do treinador diante do time canarinho. Em 1989, o ex-jogador encarou a equipe então comandada por Sebastião Lazaroni e não perdoou os rivais. Além de marcar um gol, ele viu a equipe de seu país bater o adversário por 4 a 0, em duelo disputado em Copenhague.

O amistoso foi disputado em homenagem ao centenário da Federação Dinamarquesa. Além do gol de Morten Olsen, os donos da casa venceram com tentos de Michael Laudrup (2) e Lars Olsen. A Seleção naquela época tinha como estrelas o lateral Branco e o zagueiro Ricardo Gomes, que atuavam no futebol português.

Mas a última recordação de um duelo entre as seleções aconteceu na Copa do Mundo de 1998 e foi mais do que positivo para a equipe brasileira. Naquela ocasião, em partida válida pelas quartas de final do torneio, o Brasil derrotou os rivais por 3 a 2, na França. Na final, o time canarinho perdeu para os donos da casa por 3 a 0.

Para o confronto deste sábado, o comandante da Dinamarca tem como destaques o zagueiro Jores Okore, do F.C. Nordsjælland, o meia Eriksen, do Ajax, e o atacante Bendtner, do Sunderland.

nicklas bendtner dinamarca marcos tulio tanaka japão (Foto: Agência Reuters)Bendtner em ação pela Dinamarca (Foto: Reuters)
 
- O Okore fez uma excelente temporada e é um dos nossos zagueiros. Sobre o Bendtner não temos dúvidas de suas qualidades, mas ele é dúvida para a partida por conta de suas condições físicas. Vamos testar seu estado físico nos próximos treinos para saber se ele estará apto a participar da partida - afirmou Olsen, em entrevista à imprensa dinamarquesa.
O jogo diante da Seleção Brasileira é o último da Dinamarca antes da Eurocopa. A equipe de Morten Olsen está no Grupo D e terá na primeira fase do torneio os seguites adversários: França, República Tcheca e Irlanda.

Para o duelo contra o Brasil, a Dinamarca vai seguir para Hamburgo horas antes da partida. O confronto será transmitido ao vivo pela 
 TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha a partida em Tempo Real.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/05/atual-treinador-da-dinamarca-e-carrasco-da-selecao-brasileira.html

Barça joga final da Copa do Rei para dar uma última alegria a Guardiola


25/05/2012 07h00 - Atualizado em 25/05/2012 07h22

Barça joga final da Copa do Rei para dar uma última alegria a Guardiola

Na despedida do treinador, Barcelona enfrenta o Athletic Bilbao tentando salvar a temporada com o título da Copa do Rei

Por GLOBOESPORTE.COM Madri

Na despedida oficial do técnico Pep Guardiola do comando do Barcelona, o time catalão terá a última chance de conquistar um título na temporada depois de perder o Campeonato Espanhol para o Real Mardid e ser eliminado nas semifinais da Liga dos Campeões para o Chelsea. Na final da Copa do Rei, que será disputada nesta sexta-feira, contra o Athletic Bilbao, no estádio Vicente Calderón, em Madri, a missão entre os jogadores é uma só: fazer com que o treinador tenha motivos para festejar no dia do adeus. O GLOBOESPORTE.COM transmite a decisão em Tempo Real a partir das 17h (horário de Brasília).

Caso consiga a taça, Guardiola encerrará sua caminhada à frente do Barça com 14 títulos conquistados desde que assumiu o comando da equipe principal em 2008. Quem também poderá aumentar uma expressiva galeria de troféus é Xavi. Jogador mais vencedor da história do clube, o meia poderá alcançar sua 20ª conquista nas 14 temporadas que disputou com o time catalão.

- Tenho a impressão de que estamos muito bem preparados para a final. O Athletic é uma equipe com alma e será uma decisão terrivelmente dura. Será uma final muito bonita. Eles atacarão, e nós também - avaliou Guardiola.

Josep Guardiola coletiva Barcelona (Foto: AFP)Pep Guardiola deixa a sala de imprensa do Barcelona pela última vez (Foto: AFP)
 
Um outro símbolo da geração Guardiola, no entanto, luta para vencer a Copa do Rei pela primeira vez estando em campo em uma final. O meia Iniesta não jogou na vitória sobre o Athletic Bilbao por 4 a 1 na temporada 2008/2009. Já na temporada 2010/2011, o jogador participou da decisão, mas o Barcelona perdeu para o Real Madrid.

- Sim, tenho um incentivo a mais com a Copa pessoalmente porque não consegui ganhar nenhuma jogando. Espero que esta seja a hora. Seria bonito me despedir da temporada assim - disse.

O Athletic é uma das equipes que mais encantaram na temporada. Sob o comando do argentino Marcelo Bielsa, o Bilbao chegou à final da Liga Europa eliminando o gigante Manchester United, mas perdeu a decisão para o Atlético de Madri. O jogo desta sexta-feira é a última chance para corar uma temporada histórica para o clube.

Xavi posa com alguns de seus trofeus (Foto: Reprodução / Jornal Mundo Deportivo)Xavi posa com 'alguns' de seus troféus (Foto: Reprodução / Mundo Deportivo)
 
Barcelona e Athletic têm em comum a filosofia de se apostar nas categorias de base. Os bascos não aceitam jogadores de fora da região para manter viva a tradição de formação de um time local. No Barcelona, o histórico de sucesso começa pelo técnico Guardiola, que se criou no clube. Messi, Xavi, Iniesta, Fábregas, Piqué, Puyol... a lista dos "canteranos" que triunfam na equipe principal é extensa.

Uma das crias do Bilbao que atualmente se destaca no time principal é Ander Herrera. O meia terá nesta sexta uma tradição familiar a honrar e poderá igualar um feito do pai, Pedro.
- Há 26 anos eu ganhei com o Zaragoza a final contra o Barça no mesmo Vicente Cald
erón e espero que isso se repíta nesta sexta - lembrou Pedro em entrevista à Rádio "Marca".

 Piotr Trochowski e Ander Herrera, sevilla x athletic bilbao (Foto: Reuters) Ander Herrera poderá se igualar ao pai, que venceu o Barça numa final de Copa do Rei (Foto: Reuters)
 
O técnico Pep Guardiola teve duas boas notícias nesta quinta-feira: o goleiro Pinto, que tem sido titular nos jogos da Copa do Rei, e o atacante Alexis Sánchez, recuperaram-se de lesão e estarão disponíveis. O treinador resolveu levar todos os jogadores a Madri, inclusive os lesionados Puyol, David Villa, Daniel Alves e Fontàs. Abidal, que se recupera de uma cirurgia de transplante de fígado, foi o único que não viajou para a capital.

Marcelo Bielsa faz mistério sobre a escalação do Athletic. Sua maior preocupação, evidentemente, é Lionel Messi.

- Sempre que se enfrenta um atacante desse nível, as fórmulas de pará-lo são variadas, mas ele tem soluções para a maioria dos problemas que lhe são apresentados e trataremos de fazer com que ele não as encontre - filosofou.

marcelo bielsa llorente atlético bilbao treino (Foto: Agência EFE)Bielsa conversa com Fernando Lllorente, a esperança de gols do Athletic (Foto: Agência EFE)
 
FONTE

Alan Kardec revela previsão de Neymar: 'Você vai fazer o gol'

Atacante perdera gol incrível três minutos antes de marcar o tento da vitória sobre o Vélez no tempo normal. Nos pênaltis, Santos garantiu vaga

Por Marcelo Hazan e Lincoln Chaves Santos, SP

Aos 29 minutos do segundo tempo, Alan Kardec recebeu a bola com liberdade, avançou e bateu em cima de Montoya, goleiro do Vélez Sarsfield-ARG. Nas arquibancadas da Vila Belmiro, não houve que não lembrasse do gol perdido na quarta-feira pelo vascaíno Diego Souza, quando o time carioca ainda empatava sem gols com o Corinthians, no Pacaembu - o Timão venceu por 1 a 0 e se classificou às semifinais da Libertadores. Três minutos depois, o atacante santista se redimiu, fazendo o gol da vitoria do Santos diante dos argentinos no tempo normal. Um gol, segundo o artilheiro, previsto por um visionário Neymar.

- Quando perdi aquele primeiro gol, o Neymar falou para mim: é você que vai fazer o gol. E foi o que aconteceu. Comemorei com muita vontade e garra, mas teria feito o mesmo se tivesse marcado naquele primeiro lance, pois estávamos atrás do placar. Não foi desabafo, mas felicidade por ter feito o gol - disse o jogador, que também deixou sua marca na disputa de penalidades, vencida pelo Peixe por 4 a 2 e que garantiu o Alvinegro nas semifinais.
Não é a primeira vez que o atacante dá a volta por cima logo após perder uma boa chance em um jogo decisivo nesta Libertadores. Diante do The Strongest-BOL, na última rodada da fase de grupos, o atacante desperdiçou grande oportunidade ao mandar por cima do gol aos 37 minutos do segundo tempo, quando o marcador ainda estava 0 a 0. E três minutos depois - tal qual nesta quinta - Kardec fez, de cabeça, o gol que inaugurou a vitória por 2 a 0 diante do time boliviano, que garantiu ao Peixe a liderança da chave e a classificação às oitavas.

- Já tinha acontecido contra o The Strongest, então quando perdi aquele gol hoje (quinta) fiquei tranquilo. Longe de ter passado alguma coisa em relação ao Diego Souza. Claro, fica na cabeça que poderia ter ocorrido melhor. Mas quando fiz o gol, a primeira coisa que me veio na mente foram os familiares. Meu pai veio de Barra Mansa (RJ), e é raro tirar ele de lá. Também estavam aqui minha mãe e minha mulher... Ainda tentei encontrá-los na torcida, mas tinha muita gente - contou o jogador.

Mas para Kardec, não foi apenas seu gol que aproximou o Alvinegro das semifinais da Libertadores. Na visão do atacante, o Santos soube valorizar a posse de bola e se comportar com tranquilidade ao longo dos 90 minutos do tempo normal, mesmo com a necessidade de marcar para seguir vivo na competição sul-americana.

- Foi um jogo muito difícil. Pegamos um time que soube se defender bastante e que contava com talentos individuais. Às vezes, quando tocamos a bola, a torcida pode até pensar que nosso time está devagar, mas é que do outro lado estava uma equipe experiente. São 90 minutos, não adiantaria correr como louco, sabendo que pode aparecer um contra-ataque. Agora é comemorar essa vitória, descansar e a partir de amanhã já pensar no Corinthians - concluiu o atacante, em alusão ao clássico das semifinais da Libertadores.

Alan Kardec, Velez x Santos (Foto: Agência Reuters)Alan Kardec, Velez x Santos (Foto: Agência Reuters)
 
FONTE:

Shakhtar Donetsk envia proposta ao Botafogo para contratar Elkeson

Clube da Ucrânia se dispõe a pagar seis milhões de euros pelo jogador, de 22 anos, que precisa ser convencido pelos dirigentes a aceitar a oferta

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Elkeson no treino do Botafogo (Foto: Satiro Sodré / Agif)Elkeson é um dos jogadores mais valorizados do
elenco do Botafogo (Foto: Satiro Sodré / Agif)
 
Consciente de que precisa fazer caixa para poder ter uma temporada tranquila e conviver com sua dívida, o Botafogo está à procura de um comprador para Elkeson. Nos últimos dias, uma proposta do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, de seis milhões de euros (R$ 15 milhões) chegou ao clube e, agora, a dificuldade está em convencer o jogador a aceitar a oferta, já que o destino não é dos seus preferidos.

Ainda existe entre os representantes de Elkeson a expectativa de conseguir uma oferta da Juventus, da Itália, pelo mesmo valor, o que deixaria o jogador mais satisfeito. No entanto, o clube italiano, campeão nacional este ano, não parece disposto a desembolsar esse valor para contratar o jogador, de apenas 22 anos de idade.
No Botafogo, Elkeson acumulou altos e baixos, chegando a 59 jogos, com 15 gols marcados. No ano passado, chegou como um furacão e se tornou rapidamente um dos principais jogadores do elenco. No entanto, um longo jejum de gols fez com que tivesse uma queda brusca de popularidade.
Em 2012, começou como titular com o técnico Oswaldo de Oliveira, mas já ficou no banco de reservas no jogo passado, contra o São Paulo e sequer foi utilizado. No próximo jogo, contra o Coritiba, domingo, no Couto Pereira, ficará novamente como opção.

Um estudo recente avaliou o valor de Elkeson em 4,8 milhões de euros (R$ 12 milhões). Por isso, o interesse em aceitar rapidamente a proposta feita pelo Shakhtar e conseguir um lucro efetivo com o jogador como aconteceu na venda de Cortez para o São Paulo, na qual o Botafogo ganhou R$ 5 milhões no fim do ano passado.

Elkeson foi comprado a um ano por R$ 4,7 milhões. O Botafogo ainda deve R$ 400 mil ao Vitória por ter cedido apenas um (Rodrigo Mancha) de três jogadores como previa o acordo. O clube baiano chegou a acionar a Justiça para receber o valor e ouviu a promessa de que o pagamento será efetuado.

 FONTE
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/shakhtar-donetsk-envia-proposta-ao-botafogo-para-contratar-elkeson.html

No sufoco dos pênaltis, Santos bate Vélez e agora encara o Corinthians

Peixe faz 1 a 0 no tempo normal, só garante vaga nas penalidades e agora fará duelo brasileiro contra o Timão nas semifinais da Libertadores


A CRÔNICA
por Marcelo Hazan

Foi suado, sofrido e emocionante, mas o sonho da conquista do tetracampeonato do Santos na Taça Libertadores da América continua vivo. Depois de 1 a 0 no tempo normal, o Alvinegro contou com a estrela do goleiro Rafael para eliminar os argentinos do Vélez Sarsfield e avançar às semifinais da competição continental.
Nos 90 minutos, a equipe alvinegra encontrou muita dificuldade para furar a retranca argentina. Com um a mais desde o fim do primeiro tempo - o goleiro Barovero foi expulso após falta em Neymar -, o Peixe cresceu de produção na etapa final e conseguiu o gol que levou a decisão para as penalidades aos 32 minutos, com Alan Kardec.
Nas penalidades, apenas Martinez e Sebá converteram para o Vélez. Canteras chutou por cima, e Rafael defendeu a cobrança de Papa. O Peixe teve 100% de aproveitamento nas cobranças, com Alan Kardec, Ganso, Elano e Léo convertendo para o Peixe. Neymar, o quinto jogador escolhido por Muricy para bater, nem precisou confirmar a classificação alvinegra para a próxima fase.
Na sequência da competição continental, o Santos vai decidir uma vaga na final contra o rival Corinthians. Por ter melhor campanha na primeira fase, o Timão terá a vantagem de disputar o segundo jogo no Pacaembu. A diretoria do Peixe ainda não decidiu onde mandar a primeira partida. A Vila recebe atualmente menos de 16 mil pessoas (o público pagante contra o Vélez foi de 13.908 pessoas). Morumbi e o próprio Pacaembu pintam como opções.

Neymar Santos x Velez (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Neymar foi perseguido pela marcação do Vélez Sarsfield (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
Nervoso, Peixe pouco ameaça
"Acá és Velez", dizia uma das faixas na torcida do Vélez Sarsfield, entre os torcedores argentinos na Vila Belmiro. Tal identificação deveria ser suficiente para sinalizar: furar o bloqueio do "Fortín" não seria tarefa nada fácil para o Santos.
Empurrado pelo Alçapão lotado e com uma bonita festa de papéis higiênicos, há muito tempo não feita no estádio do Peixe, o time encontrou um Vélez extremamente disciplinado taticamente.
Como um corpo fechado de engrenagens perfeitamente sincronizadas, as duas linhas de quatro dos argentinos nunca se distanciavam. O pouco criativo meio de campo santista, liderado por um Ganso no sacrifício (ele passará por uma artroscopia na manhã desta sexta-feira), esteve perdido na armação.
Muito nervoso pela necessidade de abrir dois gols de diferença, o Alvinegro não conseguiu impor seu ritmo. Das tribunas de honra da Vila, Diego, Robinho e Alex, trio da geração campeã brasileira de 2002, certamente ficaram preocupados com o que viram na etapa inicial.
Exceção feita a lances esporádicos, como em duas cobranças de falta de Elano e raros lances em que Neymar levou a melhor sobre a zaga, o time não ameaçou Barovero. O Vélez, por sua vez, aproveitava esse nervosismo para tocar a bola com muita eficiência e irritar o Peixe.
De tanto pegar a bola e procurar Neymar como um robô, o Santos, enfim, conseguiu algo. Aos 39 minutos, o time retomou a bola e Elano enfiou belo lançamento da zaga para o ataque na direção do craque. Após dominar de cabeça e passar por Barovero, Neymar sofreu falta do goleiro, na entrada da área - era gol certo. Resultado: o argentino foi expulso.
Nos minutos finais, o Peixe até tentou aumentar a pressão no embalo da torcida, mas foi pouco. Sobrou nervosismo e faltou bola.

Goleiro do Velez expulso, Santos x Velez (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Barovero foi expulso no primeiro tempo após falta em Neymar (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)
 
Léo muda o jogo, e Kardec salva
Um jogador a mais durante 45 minutos para fazer ao menos um gol. Esse era o panorama do Santos quando voltou do intervalo contra o Vélez Sarsfield. A equipe poderia ter calma, tranquilidade e colocar a bola no chão até conseguir o objetivo. Em um desespero inexplicável desde o apito inicial, porém, a opção foi outra: chuveirinho e cruzamentos na área, totalmente fora das características da equipe.
O primeiro lance da etapa final dava a impressão de um Peixe massacrando. De tanto girar a bola de um lado para o outro, o time encontrou Adriano livre. O volante, então, resolveu chamar para si: soltou o pé de fora da área e Montoya, goleiro reserva, espalmou de forma esquisita.
Totalmente aberto e desesperado, o Santos dava espaços para os contra-ataques. E o disciplinado Vélez quase aproveitou em duas oportunidades. Primeiro com Fernández, em lance de muita ousadia e genialidade, quando do meio de campo finalizou e quase surpreendeu Rafael. Depois, com Martínez fazendo boa jogada e rolando para o mesmo Fernández novamente perder.

Neymar, Santos x Velez (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Ganso e Neymar comemoram a classificação
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
Daí para frente, o Santos passou a usar quase que de forma única os cruzamentos. Com o time nervoso pelo tempo que passava, a situação já virava dramática. Muricy, então, resolveu mudar: trocou Juan por Léo, ovacionado pela torcida. E o time ganhou o fôlego que precisava pela esquerda. Rentería já havia tomado o lugar de Adriano, mas sem qualquer notoriedade, exceção feita aos erros bizarros.
Foi então que Alan Kardec teve a chance de ouro, nascida em um ótimo passe de Elano. Completamente livre, porém, o atacante finalizou mal e Montoya defendeu. Parecia o fim para o Santos, já cansado e desesperado.
Léo, então, deu as caras e mostrou por que recebe tanto apoio das arquibancadas. Em uma jogada espetacular pela esquerda, o experiente lateral arrancou, tabelou, invadiu a área e deixou Alan Kardec novamente livre para, desta vez, abrir o placar. Explosão de alegria e alívio na Vila Belmiro.
Incendiado pelo gol, o Alçapão ferveu de forma ensurdecedora. Incentivado pelos quase 14 mil santistas, Neymar fez jogada de gênio. Da esquerda para o meio, passou por toda a zaga argentina e deixou Rentería em ótima condição para marcar, mas o colombiano demorou e perdeu a oportunidade.
O Peixe buscou o segundo, ficou no 1 a 0 e teve de passar pelo drama dos pênaltis. Drama na Vila. O clima era de apreensão, afinal, a geração de Neymar e Ganso, campeã da Libertadores em 2011 e da Copa do Brasil em 2010, ainda não havia passado pela necessidade da disputa de penais.
Mas até esse tabu ficou pra trás. E a geração que tem estabelecido marcas impressionantes, semelhantes às do time de Pelé, pode igualar mais um feito do Peixe dos anos 60 - o bicampeonato consecutivo da Libertadores. Para isso, precisará passar primeiro pelo maior rival, o Corinthians - justamente o único grande paulista que nunca venceu o torneio. Mais drama à vista.

Neymar, Santos x Velez (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Neymar faz a festa com a torcida na Vila Belmiro (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
FONTE:

Jhonny Herrera brilha, La U bate o Libertad nos pênaltis e pega o Boca

Goleiro do time chileno faz defesa espetacular no fim do tempo normal, que acabou 1 a 1, mesmo placar do jogo de ida, e depois pega uma penalidade

Por GLOBOESPORTE.COM Santiago

Em noite do goleiro Jhonny Herrera, que fez uma defesa espetacular no fim do tempo normal e ainda pegou um pênalti na decisão nas penalidades, o Universidad de Chile derrotou o Libertad-PAR, por 5 a 3, após empate em 1 a 1 no tempo normal, nesta quinta-feira, no estádio Nacional de Santiago, e se classificou para as semifinais da Taça Libertadores. No primeiro jogo, em Assunção, o placar havia sido o mesmo. La U, que nesta quinta completou 85 anos de fundação, lutará por vaga na final com o Boca Juniors, que eliminou o Fluminense, sendo que a primeira partida será em Buenos Aires e a segunda, em Santiago.

Nesta quinta, o tempo normal foi muito disputado, em alguns momentos com rispidez, mas com muitas chances de gol e emoção. Nas penalidades, para o time chileno fizeram Arandiz, Díaz, Ruidíaz (com cavadinha), Rodríguez e Lorenzetti; enquanto que para o Libertad marcaram Velázquez, Cáceres e o goleiro Muñoz. Ayala desperdiçou.

A partida começou com o time da casa pressionando em busca do gol, mas pouco conseguiu penetrar na área adversária. No entanto, a insistência acabou premiada, aos 17 minutos: Díaz cobrou falta por baixo da barreira e marcou um gol semelhante ao feito por Ronaldinho Gaúcho contra o Santos, nos 5 a 4 para o Flamengo, no Campeonato Brasileiro do ano passado.

Marcelo Diaz, Universidad de Chile x Libertad (Foto: Agência Reuters)Díaz (21) comemora com seus companheiros o gol de La U no tempo normal (Foto: Agência Reuters)
 
O Libertad saiu da defesa e logo criou uma chance para empatar, com Núñez quase alcançando na pequena área um chute cruzado de Civelli da esquerda. La U deu a resposta imediata e por pouco não chegou ao segundo, aos 20: Díaz aproveitou um rebote da zaga paraguaia e soltou a bomba, que desviou levemente num adversário e passou zunindo perto do travessão.
Dois minutos depois o Libertad chegou ao empate com ajuda do adversário. Após cruzamento alto na área, da direita, González se precipitou e, de cabeça, jogou contra a própria rede. A partir daí, o time visitante passou a criar as melhores chances de gol e quase chegou à virada em três oportunidades: aos 30, quando Civelli, livre na área, chutou para fora; aos 33, em cabeçada de Ayala que Jhonny Herrera defendeu firme, e aos 43 em chute perigoso de Velázquez, para fora.

Herrera faz defesa milagrosa no fim e evita classificação do Libertad
O panorama na segunda etapa se manteve com o time paraguaio mais perigoso. Aos 5, Samudio chutou com perigo para fora e quase marcou. A partida ficou amarrada, com muita marcação e poucas jogadas de profundidade. Porém, aos 27, num contra-ataque, Lorenzetti foi derrubado na meia-lua por Benegas. Díaz cobrou muito bem a falta, desta vez por cima da barreira, mas Muñoz voou, espalmou e contou com a sorte de a bola bater no travessão e não entrar.

A equipe da casa se animou e teve outra ótima chance de marcar: aos 32, Rodríguez chutou bem da entrada da área e novamente Muñoz se esticou todo para jogar a bola para escanteio no seu canto esquerdo. La U tentava pressionar e cedia espaços para perigosos contra-golpes do Libertad. E foi assim que o time paraguaio ficou muito perto do gol da classificação, aos 46: Gamarra cruzou da esquerda, de dentro da área, e Velázquez cabeceou bem, mas quando parecia que a bola ganharia a rede, Jhonny Herrera saltou com muita agilidade e reflexo e salvou a equipe chilena, levando a decisão para os pênaltis.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2012/05/jhonny-herrera-brilha-la-u-bate-o-libertad-nos-penaltis-e-pega-o-boca.html

Zé Roberto, do Bahia, é flagrado tentando agredir árbitro no Olímpico

Jogador busca atingir Péricles Bassols com um chute após expulsão de Fahel na derrota do Tricolor baiano para o Grêmio na Copa do Brasil

Por SporTV.com Porto Alegre

O meia-atacante Zé Roberto, do Bahia, foi flagrado pelas câmeras do SporTV tentando acertar um chute no árbitro Péricles Bassols, nesta quinta-feira, na derrota de seu time para o Grêmio, por 2 a 0, pelas quartas de final da Copa do Brasil (assista ao vídeo acima).

A confusão ocorreu após Bassols expulsar Hélder, aos 38 minutos do segundo tempo, quando o Grêmio já vencia por 2 a 0. Jogadores do Bahia cercaram o árbitro.

Um dos mais exaltados, Fahel recebeu o vermelho após se dirigir com agressividade ao juiz. Logo após Bassols apresentar o vermelho ao volante, Zé Roberto tentou acertá-lo com um chute.

Falcão, técnico do Tricolor baiano, afirmou não ter presenciado a tentativa de agressão.

- Não vi isso. Não deu nem para ver de onde eu estava - disse. 

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2012/05/ze-roberto-do-bahia-e-flagrado-tentando-agredir-arbitro-no-olimpico.html

Grêmio vence Bahia de novo e revive duelos históricos com Palmeiras

Após 2 a 0, gols de Miralles e Moreno, Luxa e Felipão irão se encontrar em semifinal da Copa do Brasil


A CRÔNICA
por Hector Werlang

Talvez seja impossível dimensionar o tamanho da classificação do Grêmio à semifinal da Copa do Brasil. Ao confirmar o favoritismo e vencer tranquilamente o Bahia por 2 a 0, na noite desta quinta-feira, no Olímpico, com gols de Miralles e Marcelo Moreno, o time de Vanderlei Luxemburgo não só manteve a campanha 100% (oito vitórias em oito jogos) e o sonho do pentacampeonato como irá ainda reviver os duelos históricos com o Palmeiras. Com um detalhe quase inimaginável: Luiz Felipe Scolari no lado inimigo.

O sorteio do mando de campo das partidas será feito nesta sexta-feira pela CBF, no Rio de Janeiro. As datas já estão definidas: 13 e 20 de junho. Há uma pausa na competição para os amistosos da Seleção Brasileira.

Haverá até uma prévia. Neste domingo, às 18h30min, o Grêmio recebe o Palmeiras pelo Brasileirão. Por enquanto, sem Kleber, jogador que deixou o time paulista após atrito com Felipão. O Bahia, que não conseguiu superar a própria marca das quartas de final, desafia o São Paulo, no mesmo dia, no Morumbi, porém, às 16h.

- Serão dois confrontos com muita dificuldade, duas equipes de tradição. E ainda tem o Felipão, acostumado com esse tipo de decisão - lembrou Gilberto Silva, pentacampeão com a Seleção então comandada pelo atual treinador do Palmeiras.
Sem partidas para projetar pela Copa do Brasil, restou ao Bahia lamentar.

- O resultado em Pituaçu influenciou muito. Tomar 2 a 1 em casa é muito difícil de reverter. A gente tentou, mas não conseguiu nem assustar o Grêmio. Hoje a gente foi praticamente aniquilado peo Grêmio - reconheceu o goleiro Marcelo Lomba, que evitou escore mais elástico.

grêmio bahia copa do brasil olímpico miralles moreno gol (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Jogadores comemoram o gol de Miralles, no primeiro tempo (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Festa da torcida

A torcida do Grêmio fez a sua parte. Entusiasmada pela vantagem dos 2 a 1 obtida fora de casa e pelo reencontro com Paulo Roberto Falcão, algoz na final do Gauchão do ano passado, compareceu em peso: 35 mil pessoas protagonizaram o maior público do ano no Olímpico. E, claro, empurraram o time.

Com Miralles na vaga de André Lima, a surpresa na escalação, a vitória começou a ser construída. Em nenhum momento o Grêmio correu riscos. E não demorou para abrir o placar.

Aos 12 minutos, após chute cruzado de Edilson, o argentino, que deu nova movimentação ao ataque gremista, apareceu livre na área e completou para o gol de Marcelo Lomba. A jogada se repetiu por todo o jogo. Com marcação deficitária, o Bahia deixou as laterais livres para o Grêmio atacar. Nem mesmo a lesão de Edilson, que saiu para entrada de Gabriel, atrapalhou.

O Grêmio só não ampliou pois Lomba fez duas boas defesas em tentativas de Marcelo Moreno. E o Bahia... mal chegava ao ataque. Só ameaçou em uma saída em falso de Victor.


Outro gol no começo

grêmio bahia copa do brasil olímpico pará (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Pará teve boa atuação no Olímpico
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
No segundo tempo, o Grêmio repetiu a tática. Fez novo gol no começo. Desta vez, com Moreno. Marco Antonio lançou Miralles, que serviu o companheiro: 2 a 0. A larga vantagem deixou a partida morna. O Bahia continuou sem força e o Grêmio só atacou na boa.

Miralles, Léo Gago e Rondinelly levaram perigo a Lomba. As trocas de Falcão não surtiram efeito. Zé Roberto, Junior e Rafael não mudaram o panorama da partida. E, com as expulsões de Helder e Fahel, após falta em Léo Gago e reclamação contra arbitragem, respectivamente, sucumbiu em campo.

Deu tempo até para a torcida gritar olé. Agora é esperar pelas semifinais.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/copa-do-brasil-2012/24-05-2012/gremio-bahia.html