segunda-feira, 21 de maio de 2012

Bruninho, após 1ª vitória na Liga: 'Hoje jogamos como um verdadeiro time'

Titular contra a Finlândia, levantador foi um dos destaques da seleção em Toronto. Bernardinho diz que entrosamento com Sidão e Lucão ajudou

Por GLOBOESPORTE.COM Toronto, Canadá

vôlei Liga Mundial Brasil x Finlândia Bruninho (Foto: FIVB)Bruninho levanta para Wallace (Foto: FIVB)
Foi pelas mãos de Bruninho que o Brasil encontrou o caminho rumo à primeira vitória na Liga Mundial, após duas derrotas. Reserva nos dois primeiros jogos - contra Polônia e Canadá -, o levantador começou jogando e teve boa atuação contra a Finlândia, neste domingo. Marcou quatro pontos de saque no triunfo por 3 sets a 1 (23/25, 25/13, 25/22 e 31/29), em Toronto.

- Nós tivemos jogos difíceis nesta fase e estou feliz porque hoje jogamos como um verdadeiro time. Todos os jogadores se ajudaram e isso é muito importante para nós. Na próxima semana teremos jogos muito importantes para seguirmos com a meta que é chegar na fase final - disse Bruno.
Para Bernardinho, o entrosamento melhor neste domingo se deu porque parte do time que esteve em quadra disputou o Pan de Guadalajara, no ano passado. O Brasil jogou sem Giba, Murilo e Leandro Vissotto.
- Essa é uma composição nova, de jogadores que nunca jogaram juntos. O time de hoje foi mais regular porque tivemos parte do grupo que esteve nos Jogos Pan-Americanos. O Bruno tem bom entrosamento com o Sidão e o Lucão, e isso facilitou o trabalho. Os resultados não são os que gostaríamos, mas apresentagloboesporte.globo.com/volei/noticia/2012/05/bruninho-apos-1-vitoria-na-liga-hoje-jogamos-como-um-verdadeiro-time.htmlmos pontos positivos nesta primeira etapa. A postura da equipe foi 100% - disse Bernardinho.

A seleção retorna ao Brasil e treinará durante a semana no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ). No domingo, viajará para Katowice, na Polônia, onde disputará a segunda etapa, contra as mesmas equipes.

FONTE:
globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/05/bruninho-apos-1-vitoria-na-liga-hoje-jogamos-como-um-verdadeiro-time.html

Ricardinho vai para o banco, Brasil supera início ruim e vence a primeira

Instável, seleção cresce no bloqueio e derrota a Finlândia na Liga Mundial

Por GLOBOESPORTE.COM Toronto, Canadá

As duas derrotas e as péssimas exibições nas primeiras partidas trouxeram mudanças. Ricardinho foi para o banco, substituído por Bruninho, e Thiago Alves ganhou o lugar de Dante, poupado, no time titular. Mesmo assim, o começo não foi dos melhores. Os erros de passe e recepção ainda estavam lá. Mas, aos poucos, o Brasil se recuperou. Cresceu no bloqueio e apostou suas fichas nos ataques certeiros de Wallace, o nome do jogo. À base da força, a seleção de Bernardinho virou sobre a Finlândia e venceu a primeira na Liga Mundial, por 3 sets a 1, parciais (23/25, 25/13, 25/22 e 31/29), em Toronto

Com o resultado, o Brasil se despede de Toronto com duas derrotas, para Polônia e Canadá, e uma vitória no grupo B. A seleção volta a jogar no dia 1º de junho, contra a mesma Finlândia, em Katowice, na Polônia. Até lá, Bernardinho espera pela recuperação de Dante, poupado da partida deste domingo por conta de dores no joelho direito.

A primeira vitória brasileira na Liga Mundial veio pelas mãos de Wallace. Com 26 pontos, o oposto foi o grande nome da partida. Os centrais Sidão e Lucão também brilharam no bloqueio e cresceram nos momentos complicados. Pela Finlândia, Hietanen, que marcou 14 vezes, foi o destaque, ao lado de Mikko Oivanen e Antti Siltala.

Wallace Brasil vôlei Liga Mundial (Foto: Divulgação / FIVB)Wallace foi o grande nome brasileiro contra a Finlândia (Foto: Divulgação / FIVB)
 
O jogo
Bernardinho quis mudar. Ao contrário dos dois primeiros jogos, mandou Bruninho para a quadra, no lugar de Ricardinho, e poupou Dante. Só que a Finlândia começou melhor. Hietanen e Ojansivu abriram dois pontos de diferença no início. O Brasil foi buscar no bloqueio de Maurício e no ace de Lucão. Mas, a cada recuperação brasileira, os finlandeses ganhavam força e reconstruíam a vantagem. Quando Hietanen marcou 13/9, o técnico brasileiro perdeu a paciência.

Bruninho vôlei Liga Mundial (Foto: Divulgação / FIVB)Bruninho começou a partida como titular neste
domingo (Foto: Divulgação / FIVB)
 
A bronca não fez muita diferença. Em um ataque finlandês, o árbitro marcou desvio no bloqueio e irritou Bruninho. Em resposta, Sidão cravou bela bola na quadra rival, mas a diferença voltou a ser de três pontos na sequência: 16/13. Em dois erros seguidos, Thiago Alves mandou um ataque no bloqueio e outro para fora. Ricardinho e Theo foram para quadra, na inversão 5 x 1, mas a Finlândia já vencia por 21/15. O Brasil conseguiu buscar e empatou em 23/23, mas deixou escapar o set depois de um levantamento errado de Wallace: 25/23.
Com a mesma formação, mas com outra postura, o Brasil cresceu no segundo set. Desde o início, encaixou bem o bloqueio e fechou os espaços diante do ataque finlandês. Em bola de Sidão, fez 6/3 e começou a construir boa vantagem na parcial. Depois de uma diagonal curta de Wallace, a seleção foi para a primeira para técnica com 8/4.
Enquanto a Finlândia tentava se arrumar em quadra, o Brasil seguia absoluto. Sidão, em belo bloqueio, fez a diferença chegar a sete pontos (16/9). E, pela primeira vez na partida, os jogadores tinham a expressão tranquila. Maurício fechou novamente na rede e não deu espaços para Hietanen, principal pontuador da Finlândia. O caminho até o fim da parcial foi tranquilo. Em novo bloqueio de Thiago Alves, o Brasil fechou: 25/13.
O início do terceiro set repetiu o roteiro do anterior. Com um bloqueio forte, o Brasil conseguiu reduzir os efeitos das falhas no serviço e abriu vantagem no placar. Depois de dois ataques seguidos de Lucão, a seleção foi para a primeira parada técnica com 8/4. Mas a Finlândia conseguiu aproveitar um momento de apagão brasileiro para encostar: 11/9.
Só que Bruninho acertou dois ótimos saques, e o Brasil voltou a liderar com folga (14/9). O Brasil abriu 17/10, mas um novo momento de instabilidade fez a Finlândia reduzir a diferença (17/13) e Bernardinho pedir tempo. Lehtonen se aproveitou de um erro de recepção brasileiro e bloqueou. Wallace respondeu com uma pancada, depois do melhor rali do set. Em dois ataques, de Thiago Alves e Wallace, o Brasil voltou a crescer. Apesar de alguns erros e dois set points salvos pelos finlandeses, a seleção fechou a parcial em 25/22, depois de um saque na rede de Mikko Oivanen.

Seleção brasileira vôlei Liga Mundial (Foto: Divulgação / FIVB)Seleção brasileira comemora ponto contra os finlandeses (Foto: Divulgação / FIVB)
 
O quarto set começou com um erro de ataque brasileiro depois de um belo saque de Thiago Alves. As falhas continuaram e, depois de a Finlândia abrir 4/1, Bernardinho pediu tempo. Deu certo. Em saque de Sidão, o Brasil chegou ao empate (6/6) e virou logo depois, indo para a parada técnica com 8/6. O empate finlandês veio com Siltala, em jogada pelo meio. O Brasil voltou a abrir vantagem, e a Finlândia voltou a responder. Depois de um bloqueio sobre Sidão, assumiu a ponta no placar, levando Bernardinho à loucura.
A Finlândia continuou melhor. Apesar do esforço brasileiro para se recuperar, a equipe europeia conseguia segurar a pressão e abriu 22/19. Só que o paredão brasileiro voltou a funcionar. O Brasil chegou ao empate, conseguiu a virada com bloqueio de Sidão e teve o match point nas mãos. Os finlandeses se recuperaram e tiveram quatro chances de fechar o set. Mas, no erro de Oivanen, a seleção chegou à vitória: 31/29.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/05/ricardinho-vai-para-o-banco-brasil-supera-inicio-ruim-e-vence-primeira.html

Para Oswaldo, virada é recomeço, mas não apaga fracassos do semestre

Técnico ressalta que o moral da equipe não pode residir em apenas uma vitória e se defende de estigma de que o time alvinegro não sabe decidir

Por André Casado Rio de Janeiro

Pela questão psicológica, mais do que muitos adversários, o Botafogo precisava largar na frente no Campeonato Brasileiro. Depois de 23 jogos invicto, foram duas frustrações consecutivas, no início do mês, que tiraram os títulos do Campeonato Carioca e da Copa do Brasil do caminho. O técnico Oswaldo de Oliveira, no entanto, faz questão de manter os erros vivos na memória, apesar do trabalho de motivação, e garante que a virada por 4 a 2 sobre o São Paulo, no Engenhão, não muda o que ocorreu (assista aos melhores momentos da partida no vídeo acima).

- Não apaga nada, não. É claro que é ótimo ganhar do São Paulo, que, para mim, continua sendo candidato ao título, com jogadores de nível de Seleção e muito bem preparados. Mas nosso moral não pode residir em só uma partida, não é um marco, nem nada. Repito: não batemos uma equipe qualquer, mas não podemos localizar a história de um campeonato em 38 partidas. É só a primeira página de um recomeço - afirmou o treinador, sem querer aumentar a importância dos três pontos que colocam o Glorioso na liderança, após a primeira rodada.
Quanto ao estigma de time que não é capaz de decidir, Oswaldo também se defendeu.

Oswaldo de Oliveira Botafogo (Foto: Celso Pupo / Ag. Estado)Oswaldo de Oliveira diz que vitória não apaga erros do semestre (Foto: Celso Pupo / Ag. Estado)
 
- Em jogos deste nível, também ganhamos do Guarani, do Vasco, é uma alternância que existe no futebol. Eu vejo de uma forma geral, preciso ser frio ao analisar assim. É muito difícil ganhar do Fluminense e nas condições em que entramos contra o Vitória, também. O Fluminense é um timaço, cara, e não tem desmerecimento por termos perdido a sequência invicta. Estou orgulhoso demais do que fizemos, porque é difícil demais no Brasil. É um marco na minha carreira, mas um dia íamos perder. Eu me preparei para isso, não dava para manter a vida toda - finalizou.

Na próxima rodada, o Botafogo enfrenta o Coritiba, domingo, no Couto Pereira. Até lá, tem cinco dias de treinamentos previstos, para recuperar e preparar o elenco. A ideia de voltar ao CT da CBV, em Saquarema, para novo retiro, não deve se concretizar, já que, após a folga desta segunda-feira, a atividade de terça está marcada para o Engenhão, às 10h de terça.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/para-oswaldo-virada-e-recomeco-mas-nao-apaga-fracassos-do-semestre.html

Lucas é eleito o melhor em campo por Oswaldo: 'Prova de recuperação'

Participação ativa do lateral, que deu uma assistência na virada sobre o São Paulo, após pesadelo das expulsões, é enaltecida pelo treinador

Por André Casado Rio de Janeiro

Lucas Botafogo x São paulo (Foto: Satiro Sodré / AGIF) 
Lucas recebe elogios do técnico alvinegro(Foto: Satiro Sodré / AGIF)
 
Após duas semanas de puro tormento, Lucas teve a chance de voltar a campo no último domingo, contra o São Paulo, no Engenhão, palco de suas duas expulsões seguidas, que acabaram prejudicando o Botafogo na final do Carioca, diante do Fluminense, e na eliminação da Copa do Brasil, para o Vitória. E, segundo Oswaldo de Oliveira, o lateral só tem a comemorar. Ele foi eleito pelo técnico o melhor em campo na virada sobre o Tricolor - que assegurou a liderança do Brasileirão ao Glorioso logo na estreia - por sua regularidade ao longo dos 90 minutos.
- Herrera fez os três gols, mas para mim o grande jogador foi o Lucas, que jogou bem o tempo todo mesmo depois dos desdobramentos das expulsões. Isso foi uma prova de recuperação muito grande, que precisa ser valorizada. Se não reconhecermos, esqueceremos algo que foi primordial para a vitória. Para mim, foi o melhor da partida - surpreendeu o comandante, que tratou a volta por cima do camisa 2 como um projeto pessoal.

Ainda no gramado, Lucas, que jogou amparado pela liberação da CBF, era a imagem do alívio e da felicidade. Lembrou que o futebol é dinâmico e que não foi fácil colocar a cabeça no lugar. O cruzamento perfeito para a cabeçada de Herrera (veja ao lado), no primeiro gol alvinegro, foi dele. Na comemoração, o lateral ganhou tantos abraços quanto o argentino, autor de outros dois, posteriomente.
Outro destaque citado por Oswaldo foi Maicosuel, que teve desempenho discreto e chegou a irritar a torcida ao perder uma dividida e errar um passe, no primeiro tempo. Para o comandante, que ganhou mais mobilidade com a troca de atacantes no intervalo, o trabalho do camisa 7 foi pouco visto, mas decisivo.

- É um ponto de vista muito particular, mas Maicosuel foi importantíssimo. Ele retomou oito bolas no jogo. Realmente carregou a bola um pouco demais em alguns momentos, mas o aproveitamento foi excelente. Fez o time fluir quando melhoramos. É sempre uma preocupação para o adversário. O Elkeson já é outra história, tem características diferentes. Eu até iria colocá-lo, mas, ao empatarmos, mudei de ideia. Quando marcamos o terceiro, não foi mais preciso - revelou.

No domingo que vem, o Botafogo visita o Coritiba, no Couto Pereira. Nesta segunda-feira, o elenco folga e só volta às atividades às 10h de terça, no Engenhão. Pelo saldo de gols, o clube lidera o Brasileirão.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/lucas-e-eleito-o-melhor-da-partida-recuperacao-precisa-ser-valorizada.html

Pacotão da rodada #1: Botafogo e Inter vencem bem e largam na frente

Torcida do Sport lota a Ilha do Retiro em seu retorno à Primeira Divisão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Herrera fez três gols (Foto: Satiro Sodré / AGIF)
Herrera gol Botafogo (Foto: Satiro Sodré / AGIF)
Bola rolando para o Campeonato Brasileiro. Botafogo e Internacional, que já estão fora da Copa do Brasil e da Libertadores, respectivamente, aproveitaram para largar na frente diante de equipes que ainda dividem as atenções. O Alvinegro contou com uma defesaça de Jefferson e uma entregada de Maicon para bater o São Paulo por 4 a 2. O destaque do jogo, no entanto, foi Herrera, autor de três gols. No Sul, o Colorado fez 2 a 0 no Coritiba com direito a uma pintura de Leandro Damião.
Quem também deu show foi a torcida do Sport, que colocou 28.663 pessoas na Ilha do Retiro em sua volta à Série A. O time não correspondeu à empolgação e ficou só no 1 a 1 diante do Flamengo. Rithelly, da equipe pernambucana, até foi um dos ladrões de bola da rodada, assim como Léo Silva, da Portuguesa, como seis desarmes perfeitos.
As decepções ficaram por conta dos já citados São Paulo e Coritiba, além de Corinthians e Ponte Preta, que perderam em casa. O Vasco, por outro lado, conseguiu a vitória, mas Allan abusou do direito de errar passes, cometendo 12 equívocos no 2 a 1 frente ao Grêmio, que teve um gol mal anulado pelo árbitro Célio Amorim.
Além do botafoguense Jefferson, outros goleiros de destaque foram Paulo Victor, do Flamengo, Roberto, do Atlético-GO, e Weverton, da Portuguesa. Todos fizeram cinco defesas difíceis, que impediram as derrotas de seus times na estreia. Coincidentemente, todos empataram nesta primeira rodada.

pacotão da rododa#1 corrigido (Foto: arte esporte)
header pacotao golaço da rodada (Foto: arteesporte)
Leandro Damião recebe de Oscar na entrada da área e tenta o chute. A bola bate na zaga do Coxa e volta para ele. O atacante decide se livrar da marcação, faz o drible da vaca e bate sem chances para Vanderlei. Uma pintura do camisa 9 colorado que vale a pena ver e rever.
header pacotao defesa da rodada (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)


header pacotao sarrafo da rodada (Foto: arteesporte)
Jefferson não é goleiro da Seleção Brasileira por acaso. Quando a bola de Jadson partia em direção à cabeça de Luis Fabiano teve muita gente que já contava com o gol do São Paulo. Estavam enganados! O arqueiro alvinegro defendeu com reflexo e sem dar rebote.



header pacotao mico da rodada (Foto: arteesporte)
Colisão frontal no Beira Rio entre o colorado João Paulo e o atacante Marcel, do Coritiba. Pior para o meia do Inter, que acabou deixando o campo após a dura dividida.
 

header pacotao gol mais perdido da rodada (Foto: arteesporte)

Sem Neymar e Ganso, o Santos não conseguiu tirar o zero do placar diante do Bahia e a torcida baiana ainda teve que assistir a um lance bisonho protagonizado por Gerson Magrão. O jogador se enrolou com a bola, que acabou saindo pela linha lateral.
 
header pacotao erro da rodada (Foto: arteesporte)

Tudo certo para Miralles fazer o gol do Grêmio em São Januário. Marcelo Moreno pegou pela esquerda, chutou firme, Fernando Prass rebateu exatamente onde estava o atacante argentino, mas ele pegou muito mal na bola e mandou pela linha de fundo.


header pacotao drible da rodada (Foto: arteesporte)
Quando Miralles fez o gol, o árbitro Célio Amorim anulou o lance. O goleiro vascaíno Fernando Prass se chocou com seu companheiro Rodolfo, e a bola sobrou para o argentino tocar para a rede. Só o juiz viu falta na jogada. Aos tricolores, restaram as reclamações.



O Fla pode não ter vencido na estreia diante do Sport (1 a 1), mas Léo Moura pelo menos deixou um adversário no chão. Rivaldo veio com tudo para ganhar o lance e acabou levando uma caneta do lateral-direito.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/05/pacotao-da-rodada-1-botafogo-e-inter-vencem-bem-e-largam-na-frente.html

Armandão: Herrera é o craque da rodada#1 com 45 minutos em campo

Atacante substitui Loco Abreu e marca três vezes na vitória do Botafogo sobre o São Paulo. Leandro Damião decide para o Inter contra o Coritiba

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Mais um Campeonato Brasileiro teve início neste fim de semana e com ele começou a quarta edição do Troféu Armando Nogueira. O prêmio tem o objetivo de apontar os melhores jogadores da competição com base nas avaliações feitas por comentaristas do SporTV e por jornalistas do GLOBOESPORTE.COM jogo a jogo. O atual vencedor da disputa é o craque Neymar, com média de 6,98. Nesta primeira rodada, o jogador que obteve a maior nota foi o atacante Herrera, do Botafogo, que brilhou intensamente no Engenhão.

O argentino herdou a vaga de Loco Abreu no intervalo, quando o Alvinegro perdia por 1 a 0 para o São Paulo, e foi fundamental para a bela estreia do Glorioso. Com a garra habitual e a pontaria em dia, ele balançou a rede três vezes e decretou o triunfo do clube carioca por 4 a 2 sobre o Tricolor paulista. Assim, Herrera faturou a nota 9 e o prêmio de craque da rodada de abertura, também chamado de Armandinho.

Quem foi muito bem no ano passado e já dá mostras de que neste ano não será muito diferente é Leandro Damião. O atacante do Internacional fez um gol e deu uma assistência na vitória colorada sobre o Coritiba. Outro destaque da primeira rodada foi o goleiro Roberto. Inspirado, o arqueiro garantiu um ponto ao Atlético-GO diante do Cruzeiro, em Minas.

Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas no Brasileirão. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM.


Seleção Rodada 1 (Foto: Globoesporte.com)


GOLEIRO

A responsabilidade de substituir o ídolo Márcio não pesou para Roberto. Com cinco defesas de alto grau de dificuldade, o goleiro se transformou em peça-chave para garantir o empate por 0 a 0 ao Atlético-GO contra o Cruzeiro, em confronto realizado em Uberlândia. A mais brilhante das intervenções de Roberto aconteceu aos 17 do segundo tempo, após uma cabeçada de Wellington Paulista no contrapé. Com agilidade e elasticidade, ele foi buscar e com isso faturou a nota 8,5. Paulo Victor, do Flamengo, também fez cinco defesas difíceis no empate por 1 a 1 com o Sport e ganhou a mesma avaliação. No entanto, o fato de ter levado um gol pesou para que não fosse eleito o melhor da posição na rodada em comparação a Roberto, que não foi vazado. Jefferson foi decisivo para a vitória do Botafogo e também merece o registro, principalmente por uma defesa à queima-roupa, após cabeçada de Luís Fabiano.

LATERAL-DIREITO


Curiosamente, o lateral-direito da rodada é um volante e conquistou a nota 7. Fabinho foi improvisado pelo técnico Paulo Roberto Falcão e deu conta do recado no empate sem gols entre o seu Bahia contra o Santos. Com clara prioridade à marcação, o jogador se adaptou bem à nova posição e conseguiu brecar grande parte das investidas do Peixe pela esquerda, com Léo e Gerson Magrão. Além disso, Fabinho ainda foi visto no ataque e por pouco não surpreendeu Aranha no segundo tempo, em um cruzamento venenoso. Carlos César (Atlético-MG), Allan (Vasco) e Luís Ricardo (Portuguesa) são os demais laterais-direito que tiveram algum destaque.

ZAGUEIROS


A zaga da rodada tem pinta de dupla sertaneja. Léo, do Cruzeiro, cujo o nome é Leonardo, sobressaiu no empate do Cruzeiro diante do Atlético-GO. Seguro, ele se desdobrou para evitar os chutes de média distância de jogadores como Bida e Elias, que tem potencial quando o assunto é arremate de fora. Leandro Euzébio comandou a equipe reserva do Fluminense no triunfo sobre os também suplentes do Corinthians (1 a 0), no Pacaembu. Além disso, o até outrora titular do time tricolor foi o autor do gol da vitória, numa bela cabeçada, sem chances para Cássio. Os xerifes da rodada obtiveram a nota 7. Rafael Donato (Bahia), Bruno Rodrigo (Santos) e Rodrigo Moledo (Internacional) tiveram boas atuações e mantiveram suas defesas invictas na estreia.

LATERAL-ESQUERDO


A vitória do Atlético-MG sobre a Ponte Preta foi conquistada na raça. E o símbolo deste triunfo foi Richarlyson. Com muita disposição e o pé esquerdo calibrado, ele se tornou um tormento constante ao goleiro  Lauro. O agora lateral-esquerdo também demonstrou valentia depois de abrir o supercílio e voltar a campo com a cabeça enfaixada. Boa parte das melhores jogadas do Galo surgiu de seus pés. Apesar de não ter participado diretamente do gol de Escudero, o triunfo conquistado no fim só fez premiar todo o esforço de Richarlyson na partida. Por tudo isso, ele garantiu a excelente nota 7,5. Bruno Cortez (São Paulo), Pará (Grêmio) e Léo (Santos) jogaram muito bem na rodada.

VOLANTE


Maestro do time do Botafogo, Renato teve mais uma atuação que mantém seu alto padrão de qualidade e faturou a nota 7. Com boa saída de bola e preenchendo espaços na marcação, ele ditou o ritmo alvinegro, principalmente no segundo tempo, na vitória por 4 a 2 sobre o São Paulo. A vitória tem também um sabor especial para Renato por conta da aposta que havia feito com o ex-companheiro Luís Fabiano, com quem atuou ao lado pelo Sevilla (ESP). Quem perdesse a partida teria que lavar o uniforme do outro. Resta saber se o atacante são-paulino vai cumprir o combinado. Fernando (Grêmio), Jadson (Botafogo) e Romulo (Vasco) são outros volantes que desempenharam um bom futebol.

MEIAS


Com 7,5 de avaliação, Juninho Pernambucano e Luan foram apontados como os melhores apoiadores da rodada. O Reizinho entrou no intervalo e mudou a cara do Vasco no triunfo por 2 a 1 sobre o Grêmio. Foi dele o cruzamento primoroso que resultou no gol de cabeça de Alecsandro. Depois de amargar um período no estaleiro, Luan volta a ganhar espaço no Palmeiras. Homem de confiança de Felipão, o meia abriu o marcador contra a Portuguesa no empate por 1 a 1 com sua marca registrada: uma bomba de fora da área. Fernandes, do Figueira, merece menção honrosa por ter sido decisivo no êxito de sua equipe contra o Náutico. Bida (Atlético-GO), Vítor Júnior (Botafogo) e Jadson (São Paulo) são os demais destaques da armação de jogadas nesta primeira rodada.

ATACANTES


O craque da rodada de abertura do Brasileirão surgiu do improvável. Herrera saiu do banco de reserva com missão de substituir o ídolo Loco Abreu num momento em que o Botafogo perdia por 1 a 0 para o São Paulo. Com quatro minutos em campo, o argentino igualou o marcador numa bela cabeçada. Mais tarde, quando o Tricolor Paulista havia recuperado a vantagem, Herrera voltou a deixar tudo igual, desta vez de pênalti. Para completar a jornada de inspiração, o atacante aproveitou falha da defesa são-paulina e fuzilou o goleiro Denis para anotar o seu terceiro gol, quatro do Bota na vitória por 4 a 2. Pelo conjunto da obra, Herrera obteve a nota 9. Pelo Internacional, Leandro Damião parece trilhar novamete o caminho da boa fase. No Beira-Rio, o camisa 9 abriu o marcador na vitória colorada por 2 a 0 sobre o Coxa numa linda jogada individual. Além de dar a meia-lua em Gil, disparou um chute forte, inalcançável para Vanderlei. No gol de Dagoberto, Damião foi decisivo ao dar a assistência. Apesar do revés do São Paulo no Engenhão, Luís Fabiano (que ganhou a nota 8) tem de ser exaltado pela exibição que teve. Como de costume, ele deixou a sua marca ao cabecear sem perdão diante do goleiro Jefferson, da Seleção Brasileira, que pouco antes havia operado um milagre em outra finalização do Fabuloso.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/Trofeu-Armando-Nogueira/noticia/2012/05/armandao-herrera-e-o-craque-da-rodada1-com-45-minutos-em-campo.html

Nadal supera Djokovic, é hexa em Roma e volta a ser número 2 na ATP

Tenista espanhol chega a 26 vitórias consecutivas no saibro vermelho

Por SporTV.com Roma

Rafael Nadal volta a reinar em Roma. Superado por Novak Djokovic na final do ano passado, o espanhol deu o troco nesta segunda-feira, jogando um tênis perfeito para o saibro vermelho: defesas com bolas cheias de efeito e ataques inteligentes. Perfeito ns pontos importantes, Nadal tirou a paciência de Nole, fez 7/5 e 6/3 e conquistou o hexa do Masters 1.000 de Roma. De quebra, garantiu seu retorno ao posto de número 2 do mundo.

Rafael Nadal tênis Roma final (Foto: Reuters)Rafael Nadal foO tenisi impecável quando encarou break points no segundo set (Foto: Reuters)
 
O tenistata de Mallorca havia perdido a vice-liderança do ranking na última semana, quando Federer conquistou o título do Masters de Madri. No entanto, com os mil pontos conquistados na capital italiana, Nadal volta a ficar à frente do suíço e será o cabeça de chave número 2 em Roland Garros. Djokovic, campeão de Roma no ano passado, continua na liderança da lista da ATP.
Com a vitória desta segunda-feira - a final seria no domingo, mas foi adiada por causa da chuva -, Nadal tem 33 triunfos e apenas duas derrotas no torneio italiano. Campeão em 2005, 2006, 2007, 2009, 2010 e 2011, o espanhol só foi derrotado por Juan Carlos Ferrero, em 2008, e por Djokovic, na decisão do torneio em 2011.
Eliminado nas oitavas de final do Masters de Madri, disputado no saibro azul, o mallorquino agora acumula 26 vitórias consecutivas no saibro vermelho. Desde que perdeu a final de Roma/2011, ele conquistou os títulos de Roland Garros/'11, Monte Carlo/'12, Barcelona/'12 e Roma/'12.

Nadal quebra primeiro
Djokovic começou o jogo pressionado por Nadal, que jogou um tênis agressivo e chegou a dois break points. O número 1 se salvou por pouco. No primeiro ponto, encaixou uma bola vencedora. No segundo, o espanhol dominou o ponto, mas subiu mal à rede e não conseguiu devolver uma bola baixa do sérvio. No quinto game, Djokovic cometeu três erros não forçados, e Nadal teve mais duas chances de quebra. Na primeira delas, o número 3 jogou uma paralela de forehand para fora. Na segunda, contou com uma péssima curtinha do adversário. Nadal alcançou a bola e matou o ponto com um backhand cruzado.
A vantagem do número 3 durou pouco. No sexto game, foi ele quem cometeu uma série de erros não forçados. Com quatro falhas, Nadal cedeu a quebra e a igualdade ao sérvio: 3/3. O jogo mudou, e o espanhol viu seu aproveitamento de primeiros saques cair para abaixo dos 50%. Nole passou a ameaçar mais o serviço do oponente. Com Nadal sacando em 4/5 e 30/30, Djokovic dominou o ponto, mas um juiz de linha errou ao apontar uma bola fora do sérvio. Em vez de ter um set point, o número 1 precisou jogar o ponto novamente. O número 3 venceu a repetição e confirmou: 5/5.

Novak Djokovic tênis Roma final (Foto: Reuters)Djokovic perdeu a paciência com as chances que
não aproveitou no segundo set (Foto: Reuters)
 
O 11º game foi o mais dramático. Djokovic abriu 40/15, mas cometeu dois erros e deixou Nadal a dois pontos da quebra. Com o placar em "iguais", os dois jogaram um rali de 32 rebatidas que terminou com uma falha do sérvio. No set point, Nadal deu uma curtinha. Djokovic alcançou a bola, mas Nadal ganhou a disputa com dois voleios seguidos e chegou à quebra. na sequência, o espanhol confirmou o saque sem problemas e fez 7/5 depois de 1h15m de jogo.
A segunda parcial começou com Nadal em alta. Controlando a maioria dos pontos com seu forehand, o espanhol deslocou Djokovic para os dois lados e conseguiu a quebra. Nole teve quatro chances para igualar o placar na sequência, mas não conseguiu aproveitar os break points e deixou Nadal escapar de um 0/40. O número 1 voltou a perder oportunidades no quarto game. Com um voleio para fora e uma direita não forçada na rede, desperdiçou outros dois break points.
Djokovic seguia lutando, mas se irritava com suas próprias falhas e via Nadal executar belas bolas para manter a liderança. No nono game, Djokovic não resistiu mais. Com uma esquerda para fora, o sérvio cedeu o primeiro match point do jogo ao rival. No ponto seguinte, cometeu uma dupla falta que deu números finais. Game, set, match, Nadal: 7/5, 6/3.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2012/05/nadal-supera-djokovic-e-hexa-em-roma-e-volta-ser-numero-2-na-atp.html