quarta-feira, 9 de maio de 2012

Bota x Vitória: disputa por vaga na Copa do Brasil e motivação a mais

Em desvantagem nas decisões estaduais, times se enfrentam nesta
quarta-feira, no Engenhão, para definir o confronto pelas oitavas de final

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador e Rio de Janeiro

As rivalidades estaduais são fundamentais para o tempero futebolístico dos jogos espalhados por um país continental como o Brasil. Elas podem fazer seu time chegar ao céu ou ir ao inferno depois de 90 minutos. Botafogo e Vitória sabem como é difícil decidir um título em seu estado, mas precisam esquecer a desvantagem em que se encontram contra Fluminense e Bahia, respectivamente, para se concentrarem no confronto entre eles, nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Engenhão, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
Em Salvador, houve empate em 1 a 1 no Barradão. O Botafogo está em vantagem e se classificará com uma vitória simples ou empate em 0 a 0. A repetição do placar levará a decisão para a cobrança de pênaltis. Qualquer outro resultado dará a vaga ao Vitória. O vencedor do confronto vai enfrentar o Coritiba nas quartas de final.

Além de ser mais uma etapa na busca pela vaga na Taça Libertadores do ano que vem, a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil pode ser até um ingrediente a mais para os clubes nas finais estaduais. No Carioca, o Botafogo precisa vencer o Fluminense por três gols de diferença para levar a decisão do título para as cobranças de pênaltis ou quatro para ser campeão diretamente. Já o Vitória joga em desvantagem contra o Bahia, que depende de um empate no Estádio Pituaçu para conquistar o Campeonato Baiano.
O confronto entre Botafogo e Vitória será apitado pelo gaúcho Paulo Cesar de Oliveira (Fifa-SP), que terá como auxiliares Vicente Romano Neto (SP) e Fabio Baesteiro (SP). O GLOBOESPORTE.COM acompanha os detalhes em tempo real, com vídeos exclusivos, já meia hora antes. O SporTV transmite ao vivo para todo o Brasil.

header as escalações 2
Vitória: para o jogo de volta contra o Botafogo, o Vitória terá o retorno de Gabriel Paulista na zaga. Ele vai substituir Victor Ramos, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Outra mudança será a entrada de Rodrigo Mancha na vaga de Michel. Na lateral direita, Romário e Léo brigam pela vaga. O restante será o time do empate em 0 a 0 com o Bahia, no domingo: Douglas, Léo (Romário), Gabriel Paulista, Rodrigo e Wellington Saci; Uelliton, Rodrigo Mancha, Pedro Ken, Geovanni e Tartá; Neto Baiano.
Botafogo: o técnico Oswaldo de Oliveira promete colocar força máxima em campo, inclusive, o atacante Loco Abreu, que vinha sendo preservado em alguns jogos. Com isso, o time deve atuar com Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Fellype Gabriel, Maicosuel e Elkeson; Loco Abreu.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Vitória: Victor Ramos, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Michel, com lesão muscular.
Botafogo: Andrezinho segue em recuperação de um estiramento na coxa esquerda e Jobson aprimora a forma física depois de sofrer uma lesão na coxa direita.

header fique de olho 2
Vitória: Tartá ganhou a vaga de titular do Vitória nos últimos jogos e tem se destacado como principal homem de ligação do meio com o ataque. Além de chegar com perigo na área adversária, ele já deu três assistências para Neto Baiano..

Botafogo: nos últimos seis jogos em que atuou, Loco Abreu marcou sete gols, alguns deles decisivos, como os dois marcados na vitória por 3 a 1 na final da Taça Rio, contra o Vasco.
header o que eles disseram
Ricardo Silva, técnico do Vitória:A gente não pode ir lá querendo ganhar de qualquer jeito. A gente tem que se preocupar em não tomar gols e fazer gols. A postura tem que ser ofensiva, mas tendo seus cuidados defensivos."

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "Para quem perde como nós perdemos é normal ficar sem dormir, mas temos de nos reabilitar rapidamente. Há dois lados da moeda e aprendi isso com a minha carreira no futebol. Vitorioso ou derrotado, você precisa estar preparado. A sequência do meu trabalho não pode ser interrompida porque perdi ou ganhei um jogo."
header números e curiosidades (Foto: arte esporte)
* Quem leva vantagem? Veja o histórico de confrontos na Futpédia
* Botafogo e Vitória disputaram três partidas no Engenhão na história do confronto, todas pelo Campeonato Brasileiro, com duas vitórias dos cariocas (3 x 1/2008; 1 x 0/2010) e um triunfo dos baianos (3 x 1/2009).
* O Botafogo disputou apenas quatro partidas contra equipes baianas na história da
Copa do Brasil, obtendo dois empates e duas derrotas. Já o Vitória não costuma se dar bem contra equipes cariocas na história da Copa do Brasil. Ao todo, foram 14 jogos disputados, com quatro vitórias, três empates e sete derrotas, com 19 gols a favor e 23 contra.


header último confronto v2
No jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil deste ano, em confronto bem equilibrado, o Botafogo saiu na frente no placar, com um gol de Elkeson, revelado pelo Vitória. No entanto, o atacante Neto Baiano, então artilheiro do Brasil, empatou o jogo em 1 a 1, no Barradão, e deu números finais ao placar. (veja os melhores lances no vídeo acima).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/2012/05/bota-x-vitoria-disputa-por-vaga-na-copa-do-brasil-e-motivacao-mais.html

Com novidades, seleção masculina de vôlei se prepara para a Liga Mundial

Os ponteiros Lucarelli, do Minas, e Maurício Borges, do Cruzeiro, foram destaques nas últimas temporadas e passam a fazer parte do elenco campeão

Por SporTV.com Saquarema, RJ

O retorno de Ricardinho à seleção brasileira de vôlei não é a única novidade para a disputa da Liga Mundial de 2012, em Toronto. A mudança de uniforme e a presença de duas jovens revelações também fazem parte do pacote. Lucarelli e Maurício Borges compõem o elenco na busca de mais um título para a coleção do técnico Bernardinho.
Destaque do Minas, equipe que ficou com a terceira colocação na Superliga deste ano, o ponteiro Lucarelli se mostra animado com sua primeira convocação.

- Estou me sentindo muito bem. É um ambiente que eu gosto, fiquei quatro anos nas seleções de base, sempre gostei daqui. Estar jogando com os caras em quem eu sempre me espelhei é uma honra.


Ciente da responsabilidade de dividir a quadra com grandes nomes do esporte, o menino de 20 anos quer aproveitar ao máximo a grande oportunidade que está tendo.

- Aqui eu só tenho a aprender. Todo tempo que eu fico aqui o meu foco é aprender.
 
Maurício Borges, fundamental para a conquista do título inédito do Cruzeiro na Superliga de 2012, já havia sido convocado em 2010. Aos 22 anos, ele foi campeão no Pan-Americano de Guadalajara, no ano passado. Mesmo assim, o atleta ainda fica entusiasmado por atuar com ícones do vôlei.

- Está sendo bacana, tem umas peças antigas e ao mesmo tempo outras novas. Estar jogando ao lado deles é sensacional, não tem explicação.

giba apresentação novo uniforme de vôlei do brasil (Foto: Jorge William / Agência O Globo)Giba vira modelo na apresentação do novo uniformeda seleção (Foto: Jorge William / Agência O Globo)
 
Para Bernardinho, treinador da seleção masculina há 11 anos, as duas promessas estão no caminho certo e disputam espaço no time principal.

- Eles já estão na nossa órbita há algum tempo e agora estão brigando por vaga efetivamente.

Os rostos novos não são a única novidade do time para a disputa da Liga Mundial. Os atletas trocaram as quadras pela passarela e mostraram o uniforme que será usado já na estreia da competição, dia 18 de maio.

FONTE:
 http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2012/05/com-novidades-selecao-masculina-de-volei-se-prepara-para-liga-mundial.html

Ângela e Lili vencem duas e garantem vaga na chave principal em Pequim

Com a classificação, Brasil terá quatro duplas na fase de grupos do Slam

Por SporTV.com Pequim

Ângela disputa na rede(Foto: Reprodução FIVB)
Ângela volei de praia grand slam de pequim (Foto: Reprodução FIVB)
Com mais duas vitórias na conta, Ângela e Lili se classificaram para a chave principal do Grand Slam de Pequim. Nesta terça-feira, no qualifying chinês, as brasileiras superaram uma parceria suíça e outra eslovaca para se garantirem na fase de grupos, em que há oito chaves com quatro duplas em cada. Nesta etapa, também representam o Brasil Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa e Taiana/Vivian.

- Lutamos muito no tie-break e estamos nos fortalecendo a cada jogo. Mudamos nossa estratégia no terceiro set e deu certo. Foi muito complicado, com a areia muito quente, mas foi um grande jogo. As dificuldades continuam na fase principal. Vamos tentar manter o que fizemos nestes dois dias para conseguir as vitórias – disse Lili, referindo-se principalmente às dificuldades encontradas no primeiro jogo do dia.

As brasileiras precisaram suar diante das suíças Forrer/Vergé-Dépré. Uma vitória fácil no primeiro set passou uma falsa tranqüilidade, que desapareceu na segunda parcial. As rivais cresceram e conseguiram forçar o tie-break. Na parcial decisiva, porém, Ângela e Lili voltaram a se impor e avançaram para a segunda rodada: 13/21, 21/17 e 15/11.

No jogo seguinte, contra as eslovacas Bubovcova/Nestarcova, a brasiliense e a capixaba não foram ameaçadas e mantiveram a dianteira do placar com boa vantagem. Em 39 minutos, fecharam o duelo em 2 sets a 0, com parciais de 21/16 e 21/19.


Ângela e Lili volei de praia grand slam de pequim (Foto: Reprodução FIVB)Com Ângela e Lili, Brasil terá quatro duplas na chave principal  (Foto: Reprodução FIVB)
 
FONTE:

Caso Oscar: São Paulo incentiva o Caxias a ir à Justiça contra o Inter

Clube, que decide o Gauchão contra o Colorado, recebe contato de
diretor de futebol do Tricolor e documentos envolvendo o jogador

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
 
Oscar, jogador do Inter (Foto: Arte/Globoesporte.com sobre foto de Alexandre Lops)Caso Oscar poderá se complicar judicialmente
(Foto: Arte/ sobre foto de Alexandre Lops)
 
O Caso Oscar continua cada vez mais enrolado. Depois do confuso comunicado da CBF de que o jogador ainda tem contrato vigente com o São Paulo, o Tricolor Paulista entrou em contato com o presidente do Caxias, Osvaldo Voges, para incentivar o clube gaúcho a entrar na Justiça contra o Inter. O contato foi feito diretor de futebol Adalberto Baptista - Caxias e Inter decidem o Campeonato Gaúcho, e Oscar marcou o gol do empate em 1 a 1 no jogo de ida, domingo, em Caxias do Sul.

Segundo Adalberto, um advogado do Caxias, chamado Cláudio, ligou para o clube do Morumbi pedindo informações sobre o caso. O próprio Adalberto retornou a ligação e cedeu alguns documentos.

- O São Paulo se dispôs a ajudar porque não é do interesse do São Paulo que o Oscar esteja em campo contra o Caxias , assim como não é do interesse do São Paulo que ele jogue contra o Fluminense, porque o Oscar é patrimônio do São Paulo, e toda vez que ele entra em campo para jogar pelo Internacional, corremos risco de sofrer um dano quase irreparável - explicou Adalberto.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, o presidente do Caxias, Osvaldo Voges, explicou a postura do clube:
- Houve uma alteração de posicionamento do Caxias porque teve mudança de fato. O diretor de futebol Adalberto nos procurou, e depois recebi um e-mail, documentos para analisar, e prontamente enviei aos advogados. Está em jogo um campeonato estadual muito importante. Se houver alguma coisa irregular, não tem por que o Caxias ficar parado.

No início da noite, o Tricolor publicou em seu site oficial o ofício enviado pela CBF a Juvenal Juvêncio. A diretoria são-paulina entende que, pelo documento, a entidade assegura que o contrato de Oscar com o clube do Morumbi continua válido.
Ofício da CBF para Juvenal Juvêncio (Foto: Reprodução)Ofício da CBF para Juvenal Juvêncio (Foto: Reprodução)

Oscar voltou a atuar pelo Inter exatamente neste último domingo, depois de 47 dias longe dos gramados devido ao imbróglio judicial envolvendo o São Paulo. O departamento jurídico do Caxias analisará os  documentos do clube paulista envolvendo Oscar até a manhã desta quarta-feira, quando decidirá se entrará com processo.

Já o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto, entende que não há problema na inscrição de Oscar. O dirigente se baseia no BID para que o atleta possa ser utilizado no Campeonato Gaúcho.

- O BID é a nossa bíblia. A federação só quer saber se ele está no BID ou não - afirmou Novelletto.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/05/caso-oscar-sao-paulo-incentiva-o-caxias-entrar-na-justica.html

Em má fase, Mari é cortada por Zé Roberto da lista final do Pré-Olímpico

Técnico decide deixar jogadora fora da competição, assim como Juciely

Por Éwerton Araujo e João Gabriel Rodrigues São Carlos, SP
 
Durante toda a Superliga, Mari conviveu com críticas ao seu desempenho em quadra. Campeã olímpica com a seleção, a ponteira ouviu o técnico José Roberto Guimarães dizer em entrevistas que precisava evoluir. Nesta quarta-feira, o treinador mostrou que a jogadora não é mais insubstituível. Mari ficou fora da lista final das 12 atletas inscritas no Pré-Olímpico Sul-Americano, disputado em São Carlos, no interior paulista. A meio de rede Juciely também não vai participar da competição.

Mari treino vôlei Pré-Olímpico (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Mari durante treino em São Carlos: fora da lista final (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
 
Antes de revelar a lista final para o Pré-Olímpico, Zé Roberto deu pistas de que ainda não estava satisfeito com o rendimento da jogadora. Embora tenha tentado preservá-la, o treinador manteve a posição de que Mari precisava voltar à melhor forma.

- Acho que ela ainda precisa evoluir. Muitas atletas ainda estão aquém do potencial que se espera para os Jogos Olímpicos.
Mari, assim como Juciely, continuará treinando com o grupo em São Carlos durante o Pré-Olímpico. Natália, que se recupera de lesão, também participa dos treinamentos, mas já não tinha chances de participar da competição.

Confira a lista de jogadoras que vão disputar o Pré-Olímpico:
Levantadoras:
Dani Lins
Fabíola


Líberos:
Fabi
Camila Brait


Ponteiras:
Jaqueline
Paula Pequeno
Fernanda Garay


Opostas:
Sheilla
Tandara


Centrais:
Fabiana
Adenízia
Thaísa


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/05/em-ma-fase-mari-e-cortada-por-ze-roberto-para-o-pre-olimpico.html