quinta-feira, 26 de abril de 2012

Candidato a disputar a Copa de 2014, Jefferson chegou a abandonar o gol

No Dia do Goleiro, titular do Botafogo e um dos melhores do país relembra conselhos do ídolo Dida no Cruzeiro para seguir na posição que o consagrou

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro

Nem sempre a vida de Jefferson foi debaixo das traves de um campo de futebol. Aos 13 anos de idade, o goleiro do Botafogo viveu um dilema. Decidiu abandonar as luvas e tentar a sorte como meia-atacante na Ferroviária de Assis. Ele chegou até a disputar um torneio de sua categoria em Foz do Iguaçu-PR, mas uma peneira do Cruzeiro o "salvou" na época, o levando de volta à posição onde se consagraria e conheceria seu maior mentor.

Jefferson no treino do Botafogo (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)Jefferson confessa que era atacante pouco antes de se profissionalizar (Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)
 
No Dia do Goleiro, Jefferson fez questão de relembrar a história que o fez um dos melhores do país em sua posição e candidato a uma vaga na Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2014, quando 30 anos. Quem agradece é o Botafogo, que o terá em campo na decisão da Taça Rio, contra o Vasco, domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão.

- O Emerson Ávila (hoje técnico da Seleção Sub-15) estava procurando jogadores para um torneio promovido pelo Cruzeiro. Disseram que eu era goleiro e ele me chamou. Fui fazer o teste e fiquei. Um ano antes, tinha desistido e queria ser atacante. Nosso time ainda foi bem naquele torneio em Foz, com Grêmio e Internacional. Terminamos em quarto lugar - disse Jefferson.
Ainda tinha dúvida se seria ou não goleiro. Mas tive a chance de trabalhar com o Dida quando eu tinha 16 anos e ainda estava no juvenil. Ele conversou comigo e disse que eu tinha potencial, talento, para eu continuar trabalhando para estar pronto quando surgisse a chance"
Jefferson
 
Ao ser aceito pelo Cruzeiro, Jefferson recebeu a chance de trabalhar com Dida, que se transformaria em seu ídolo. Aos 16 anos, conversou pela primeira vez com o goleiro titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2006, que havia sido reserva na conquista do pentacampeonato quatro anos antes. Frio e detalhista, logo o inspirou.

- Ainda tinha dúvida se seria ou não goleiro. Mas tive a chance de trabalhar com o Dida quando eu tinha 16 anos e ainda estava no juvenil. Ele conversou comigo e disse que eu tinha potencial, talento, para eu continuar trabalhando para estar pronto quando surgisse a chance. Goleiro é assim, precisa amadurecer muito, ser lapidado. Acho que nessa volta ao Botafogo me senti assim, mais experiente e pronto - comentou Jefferson, que já exaltara sua ligação com Dida antes.

Pênaltis no caminho
Assim como acontecia com o ex-goleiro de Cruzeiro, Corinthians e Milan-ITA, entre outros clubes, as defesas em cobranças de pênaltis estão sendo frequentes nesta temporada para Jefferson. Contra o Vasco, pegou, por exemplo, a de Juninho Pernambucano na vitória por 3 a 1 na fase de classificação da Taça Rio. Diante do Treze, classificou o Glorioso à fase seguinte da Copa do Brasil. Isso sem contar com a defesa da marca da cal pela Seleção, contra o México. Ele garante, porém, não ter grandes segredos.

 - A gente entra preparado para isso, estudo bastante. Mas pela qualidade que os jogadores do Vasco, não há garantias de que eles repitam o local de uma cobrança. O Felipe bateu cruzado contra o Flamengo, mas pode mudar totalmente. Os goleiros observam antes, acompanham, mas também tomam a decisão na hora - disse Jefferson.

O sucesso do goleiro na temporada não vem sozinho. Ele fez questão de elogiar o sistema defensivo do Botafogo, que tem a defesa menos vazada do Campeonato Carioca.

- Acho que é uma das melhores defesas com a qual eu já joguei. Mas não é só o Antônio Carlos e o Fábio Ferreira. Tem o Lucas e o Márcio Azevedo, os atacantes que voltam e têm ajudado muito. É uma filosofia do Oswaldo que tem ajudado muito - comentou Jefferson.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/candidato-disputar-copa-de-2014-jefferson-chegou-abandonar-o-gol.html

Botafogo reforça aposta na estrela de Loco Abreu para superar o Vasco

Após três gols contra o Bangu, jogadores esperam que o uruguaio acorde com o pé e a cabeça bons para decisão da Taça Rio, neste domingo

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro
 
Loco Abreu treino botafogo (Foto: Alexandre Cassiano / Agencia O Globo)Loco Abreu controla a bola com a cabeça no treino
(Foto: Alexandre Cassiano / Agencia O Globo)
 
Os três gols marcados pelo uruguaio Loco Abreu na vitória por 4 a 2 sobre o Bangu, pela semifinal, deixaram os jogadores do Botafogo aindam mais animados para o confronto com o Vasco, domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão. Quem vencer, conquista o título da Taça Rio e vai enfrentar o Fluminense na final do Campeonato Carioca.

Com nove gols no Campeonato Carioca, o atacante divide a artilharia do time com Herrera e está a três de Alecsandro, do Vasco, líder da competição. Seus companheiros esperam que os gols do último jogo sejam apenas o início de uma grande sequência, após um início de temporada difícil, de baixo rendimento e treinos físicos e técnicos especiais a pedido dele. Afinal, além de contribuir para manter a invencibilidade da equipe e ir à decisão do estadual, o troféu de goleador ainda é palpável.

- Isso é o que todos nós estamos esperando. O grupo respeita muito o Loco Abreu, é um ídolo da torcida e sempre esperamos dele que faça a diferença. Tomara que seja o início de grandes jogos - comentou o goleiro Jefferson.

Antes do jogo com o Bangu, Loco Abreu recebeu votos de confiança do zagueiro Antônio Carlos, que havia ocupado o posto de capitão do time em sua ausência. O companheiro promete repetir o gesto para desejar boa sorte ao uruguaio.

- Falei que ele teria uma noite brilhante e ele fez três gols. Tomara que o time e ele acordem com o pé bom e a estrela do Loco brilhe novamente. Na última partida, ele vinha de alguns questionamentos, mas estrela é isso aí - disse Antônio Carlos.

Depois de ficar fora de alguns jogos para recondicionar sua forma física, Loco Abreu voltou a atuar efetivamente. Ficou no banco contra o Guarani, pela Copa do Brasil, mas engrenou depois. Nesta quinta-feira, ele contou com o apoio do pai, Washington Miguel, no treinamento realizado no campo anexo do Engenhão. Seu Abreu assistirá ao clássico. Ele foi homenageado pelo filho com a bola da vitória sobre o Bangu, em viagem ao Uruguai. O jogador disse que ele havia previsto os três gols.

 FONTE:
http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=4193150885514913552#editor/target=post;postID=7026021224715550572

Em noite de festa, Alessandro faz dois para o Coelho sobre o Argentinos Jrs.

No amistoso que marcou a despedida de Euller e a reinauguração do Independência, quase dez mil torcedores estiveram no novo estádio

Por Lucas Catta Prêta Belo Horizonte

Foi um daqueles jogos para entrar para a história, não por valer algum título ou vaga em alguma competição. Mas América-MG e Argentinos Juniors escreveram seus nomes na história do futebol mineiro ao se enfrentarem no amistoso de reinauguração do Independência, cuja vitória ficou com o Coelho, que venceu por 2 a 1. Balsas abriu o placar, mas ainda no primeiro tempo Alessandro marcou duas vezes e deu números finais ao duelo.

Reinauguração e despedida
O estádio, que ficou em obras por mais de dois anos, foi reaberto nesta quarta-feira, com a presença de dirigentes de futebol e políticos, além de um público de 9.250 torcedores, que presenciaram ainda outro momento especial: o ex-atacante Euller, de 41 anos, fez sua despedida oficial do mundo da bola. O jogador, que já defendeu o Coelho em 236 jogos, com 79 gols, foi ovacionado pela torcida, empolgada com a volta ao Independência.

América-MG x Argentinos Juniors novo estádio Independência (Foto: Lucas Catta Prêta / GLOBOESPORTE.COM)Times perfilados antes de a bola rolar no gramado (Fotos: Lucas Catta Prêta / GLOBOESPORTE.COM)
 
Mas enquanto um sai, outro entra. Os americanos também puderam ver em campo uma das principais contratações do time para a temporada, o meia Gilberto. O jogador, já com 36 anos, entrou em campo apenas no segundo tempo e mostrou um pouco de seu futebol.

Gols só no primeiro tempo
Mesmo com tanta pompa e motivo para festa, os argentinos, alheios a tudo isso, vieram a Belo Horizonte fazer aquilo que estava combinado: jogar bola. E o time do técnico Leonardo Astrada chegou disposto a estragar a festa. O primeiro gol do novo estádio foi de Balsas, aos 25 minutos. O atacante, após cruzamento pelo lado direito, recebeu a bola e cabeceou certeiro, sem defesa para o goleiro Neneca. Os americanos, após as vaias, emudeceram.

Os quase dez mil americanos nas novas cadeiras do Independência só voltaram a vibrar quando Alessandro, aos 37 minutos, fez o gol do empate, o primeiro do América-MG na nova casa. O atacante, sozinho, construiu a jogada, carregou a bola, e chutou de longe, sem chances para o goleiro.

Euller, uma das estrelas da noite, visivelmente sentindo o ritmo de jogo (o último dele havia sido em 2011), não teve grandes chances de balançar as redes, apesar de ter arriscado algumas vezes.

O América-MG, mais vivo após o gol de empate, insistia e queria virar o marcador ainda no primeiro tempo. Tanta insistência deu certo, novamente com Alessandro. Após cobrança de escanteio, ele aproveitou rebote e empurrou para o fundo das
 redes: 2 a 1 para o América-MG. Nas arquibancadas, festa no último minuto da etapa inicial.
Fim de uma carreira vitoriosa


Na volta para o segundo tempo, o técnico Givanildo Oliveira mudou todo o time. Entre as alterações, a entrada de Gilberto, que ficou com a braçadeira de capitão. No início da etapa final, Euller se encaminhou para as laterais, tirou a camisa dourada e a atirou em direção à torcida que, de pé, aplaudia e agradecia o ex-atacante.

Reabertura do estádio Independência (Foto: Lucas Catta Prêta / GLOBOESPORTE.COM)Apenas dez, dos 25 mil ingressos de capacidade do estádio foram colocados à venda. Ao todo, 9.250 pessoas compareceram para a noite de reinauguração e despedida de Euller, o 'Filho do Vento'

Com muitos atletas que não vêm jogando o Mineiro e, portanto, sem se conhecerem tão bem em campo, casos dos reforços Júnior Timbó e Romão, o América-MG começou o segundo tempo desencontrado, sem conseguir criar tantas chances. O mesmo se percebia do Argentinos Juniors, também mexido para a etapa final.

A melhor chance do América-MG veio com Júnior Timbó, aos 39 minutos, que, na cara do goleiro Sebastián Giovini, chutou bisonhamente para fora.

Sem grandes emoções em campo, mas com a vitória na reinauguração do Independência, o América-MG fez o que sua torcida esperava: uma vitória para terminar bem uma noite de festa.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/04/em-noite-de-festa-alessandro-faz-dois-para-o-coelho-sobre-o-argentino-jrs.html

Musa do Mineiro: Atlético-MG, América TO, Villa e Cruzeiro na final

Renata Leal, Jessica Collen, Gabriela Magnani e Thatiane Pereira
garantem vaga na decisão. Ganhadora será anunciada em 15 de maio

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

O Campeonato Mineiro chegou ao fim da primeira fase e, com ele, terminou também a etapa preliminar do concurso Musa do Mineiro. Cada clube participante do Estadual indicou uma representante e, das 12 beldades, apenas quatro chegam à grande final.

Quatro musas chegam à final do concurso (Foto: Sanzio Mello)Quatro musas chegam à final do concurso (Foto: Sanzio Mello)
 
Não perca tempo! Clique aqui e dê seu voto na disputa final!


Se, no futebol, Atlético-MG, Cruzeiro e América-MG já se garantiram, e Tupi e Nacional-MG ainda brigam por uma vaga, no concurso, as musas do Atlético-MG (Renata Leal), do América TO (Jessica Collen), do Villa Nova (Gabriela Magnani) e do Cruzeiro (Thatiane Pereira) conseguiram um lugar na decisão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/futebol/campeonato-mineiro/musa-do-mineiro/noticia/2012/04/musa-do-mineiro-atletico-mg-america-villa-e-cruzeiro-na-final.html,

Reinaugurado, Independência tem 'novos' problemas de visibilidade

Além dos seis mil pontos cegos no terceiro nível, estádio, aberto nessa quarta-feira, também tem problemas no segundo nível de arquibancadas

Por Lucas Catta Prêta Belo Horizonte
 
Família na reabertura do Independência (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)Família prestigia a reabertura do Independência
(Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)
 
Reinaugurado após uma espera de pouco mais de dois anos, o estádio Independência teve o primeiro “teste” na noite dessa quarta-feira, no amistoso do América-MG, que venceu o Argentinos Juniors-ARG por 2 a 1, de virada. A torcida americana, que lotou o estádio com quase dez mil pessoas, público máximo permitido, ficou satisfeita com a vitória, porém, fez algumas ressalvas com relação à nova casa. A família Abras, por exemplo, que acompanhou o jogo do segundo nível do Independência, reclamou do problema da visibilidade reduzida.

O patriarca, José Sebastião Abras, afirma que aqueles que ficaram na primeira fileira do segundo nível, por exemplo, rapidamente pularam para as cadeiras de trás, mesmo com o sistema de assentos reservados.

- Quem tinha ingresso para a primeira fila foi para trás, não tinha jeito de ver. Eu mesmo pulei de fileira, porque até a terceira você perde um pouco do gramado.

O problema, de fato, existe. A reportagem do GLOBOESPORTE.COM se sentou na primeira fileira e pôde constatar que a visão do gramado fica prejudicada. Para conseguir assistir à partida, o torcedor teria que se debruçar sobre a grade que fica à frente. Veja na foto abaixo.

Nível 2 do Independência (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)Visão da primeira fileira no segundo nível do Independência  (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)
 
Esse problema, vale lembrar, não é o mesmo que se refere aos cerca de seis mil assentos sem visibilidade no terceiro e último nível de arquibancadas. Esses lugares, que não estiveram abertos no jogo de quarta-feira, ainda estão sem solução definida. O diretor da Arena Independência, Bruno Balsimelli, garantiu que em até 90 dias estudos serão feitos para que o problema possa ser corrigido. O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, demonstrou certa irritação ao ser perguntado sobre o assunto. Segundo ele, o consórcio que administra o estádio resolverá o problema dos seis mil assentos.

- Nós temos a observância exata do regulamento do Corpo de Bombeiros (que faz as exigências com relação à segurança). Agora a administração do estádio fará o aperfeiçoamento dessa área. Eu acho que basta a pessoa chegar e ver que não há um estádio tão belo como esse, nem preciso falar isso.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/noticia/2012/04/torcedores-reclamam-de-visibilidade-prejudicada-no-novo-independencia.html

Dirigente quer espetáculo de todos os grandes na nova Arena Independência

Afonso Celso Raso, presidente do América-MG, diz que estádio reformado é presente para o futebol mineiro. Diretor garante Galo x Goiás no dia 3

Por SporTV.com Belo Horizonte
3
O presidente do América-MG, Afonso Celso Raso, comemorou a inauguração do novo estádio do Independência, realizada nesta quarta-feira, após mais de dois anos de reformas. O dirigente afirmou que a arena, que continua sendo propriedade do Coelho, deverá acolher todos os times de Minais Gerais.

- É um presente que não é só para o América, mas para o futebol mineiro. Na nossa casa, com grande orgulho, nós queremos receber todos o grandes clubes do futebol mineiro para grandes espetáculos - disse.

O Atlético-MG foi o primeiro clube a fechar contrato com o consórcio responsável pelo novo Independência e poderá explorar o estádio comercialmente, além de mandar jogos no local, pelos próximos dez anos. O Cruzeiro também enviou proposta à direção e poderá utilizar a arena caso feche o contrato.

O Galo estreia no Independência no dia 3 de maio, quando enfrenta o Goiás pelo segundo jogo das oitavas de final da Copa do Brasil. Com isso, deixa de mandar jogos na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Para Bruno Balsimello, diretor da Arena Independência, não há hipótese da partida não ocorrer.

- O Atlético-MG vai jogar com certeza aqui, é certeza absoluta - disse.

Um amistoso entre América-MG e o Argentino Juniors celebrou a inauguração do novo Independência. Com dois gols do atacante Alessandro, o Coelho venceu a partida por 2 a 1, que também oficioalizou a despedida de Euller dos gramados.

Nível 2 do Independência - foto 2 (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)Independência ficou pronto após mais de dois anos de obras (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)
 
FONTE:

Natália encara reta final da batalha: 'Tem sido horrível ficar de castigo'

Ponteira se recupera de cirurgias na tíbia esquerda. Técnico Zé Roberto
diz que meta é que ela esteja jogando um mês antes de Londres-2012

Por Danielle Rocha Saquarema, RJ

Depois de duas cirurgias e de ver a Superliga como torcedora, Natália corre contra o tempo para tentar ir aos Jogos Olímpicos de Londres. Treina duro, sem perder o bom humor. Acredita estar na reta final da batalha, que em junho completará um ano. Confia que, até lá, estará liberada para saltar. Neste mês, a ponteira juntou-se à seleção brasileira. Em Saquarema, a equipe treina para, de 9 a 13 de maio, disputar o Pré-Olímpico.

- Não tenho como dar uma previsão, mas espero no fim de maio já estar saltando. Tem sido horrível ficar de castigo - diz.

Natália seleção feminina de vôlei (Foto: Alexandre Arruda / CBV) 
Natália treina com a seleção em Saquarema (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
 
Natália será avaliada no dia 6 e, só então, saberá quando estará liberada para saltar. Em Saquarema, está cercada de cuidados. A comissão do técnico José Roberto Guimarães está em contato direto com médicos e fisioterapeutas do Rio de Janeiro, time que ela defende - o contrato foi renovado para a temporada 2012/2013.
- Sei que é uma corrida contra o tempo, mas estou me dedicando bastante. É muito bom ver que estão tendo esse cuidado comigo. O que mais quero é estar nas Olimpíadas.

Natália seleção feminina de vôlei (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Zé Roberto diz que ponteira é extremamente
importante (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
 
União de esforços e conhecimentos, mas sem pressa. Segundo Zé Roberto, ela precisa estar recuperada um mês antes dos Jogos, que começam no dia 27 de julho.

- Estou rezando todos os dias para que ela fique bem. Ela é extremamente importante para seleção pelo passe, defesa, ataque e pelo volume de jogo que dá à equipe. Tenho muita fé de que ela vai se recuperar. Temos três meses até Londres. Ela está melhorando a cada dia. Temos um protocolo de recuperação. Estamos acompanhando de perto, mas não vamos acelerar o processo. O importante é que ela esteja bem e jogando no último mês antes dos Jogos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/04/natalia-encara-reta-final-da-batalha-tem-sido-horrivel-ficar-de-castigo.html

Ring girl Geisa concorda com Spider: 'Homem tem que ser cheiroso'

Loura do Jungle Fight, estrela de ensaio sensual do SPORTV.COM, lista Anderson Silva e Daniel Sarafian, do TUF Brasil entre 'musos' do MMA

Por Adriano Albuquerque Rio de Janeiro

Nas últimas semanas, o campeão dos pesos-médios do UFC, Anderson Silva, declarou que é metrossexual e que as mulheres gostam de homem cheiroso e bem cuidado. A ring girl oficial do Jungle Fight e musa do MMA, Geisa Vitorino, aprovou o comentário. A loura, que estará em ação em Belém no Jungle Fight 38, no próximo sábado, e que estrela ensaio sensual do SPORTV.COM nesta sexta-feira, gosta dos lutadores cuidadosos com o visual - desde que não haja excessos.

Geisa Vitorino, ring girl do Jungle Fight (Foto: Ernani D'Almeida)Geisa Vitorino, ring girl do Jungle Fight, em ensaio para o SPORTV.COM (Foto: Ernani D'Almeida)
 
- Tem um limite, né? Tem uns caras que exageram. Mas o homem tem que ser depilado, cheiroso, bem cuidado sim. Não tem coisa pior do que homem peludo... - afirmou Geisa.

Atualmente solteira, a ring girl garante que mantém a vida íntima bem separada do lado profissional e que não se envolve com os lutadores do Jungle ("Tem que ser séria, ver como um trabalho e manter a distância"). Entretanto, a musa tem suas preferências no octógono, incluindo Spider e um dos lutadores do reality show "The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões".

- Tem vários musos. Tem um do TUF Brasil que eu acho uma graça, que é o Daniel Sarafian. Tem o Douglas Bertazini, que é bem gatinho, e o Anderson Silva, que é um gato - admitiu.
O ensaio completo de Geisa Vitorino vai ao ar na sexta-feira no SPORTV.COM. O Jungle Fight 38 acontece no sábado, em Belém, com transmissão ao vivo do canal Combate a partir de 21h (horário de Brasília).

 
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/combate/noticia/2012/04/ring-girl-geisa-concorda-com-spider-homem-tem-que-ser-cheiroso.html

Mano anuncia convocados para quatro amistosos no dia 11 de maio

 Marin chegou a dizer que lista das Olimpíadas sairia na data, mas convocação será para jogos contra Dinamarca, EUA, México e Argentina
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
A CBF confirmou nesta quinta-feira que o técnico Mano Menezes convocará no dia 11 de maio, às 10h (de Brasília), a Seleção Brasileira para os amistosos com Dinamarca, Estados Unidos, México e Argentina, que serão realizados entre o final de maio e início de junho.

O presidente da entidade, José Maria Marin, chegou a anunciar que a lista dos Jogos Olímpicos seria anunciada nesta data, mas logo em seguida a CBF corrigiu o dirigente e revelou que a convocação para Londres será apenas no dia 6 de julho
.
Mano afirmou na última quarta, durante evento na Granja Comary, que a base da Seleção dos próximos quatro amistosos será formada por atletas com idade olímpica. Em Londres, o técnico poderá contar com apenas três acima dos 23 anos de idade.

- Já está claro desde o início do trabalho que, em um último momento da preparação, nós iríamos direcionar mais para uma base olímpica. Mas não levaremos apenas uma base olímpica porque ainda não temos os atletas acima de 23 anos que vamos chamar. É a Seleção principal com um direcionamento para as Olimpíadas. Afinal, nós queremos vencer essa competição.
O primeiro compromisso do Brasil é contra a Dinamarca, dia 26 de maio, em Hamburgo (Alemanha). Em seguida, a delegação embarca para os Estados Unidos, onde enfrentará os donos da casa (30 de maio, em Washington), México (3 de junho, Dallas) e Argentina (9 de junho, New Jersey).

Nesta sexta, a Federação Inglesa (FA) anunciou que o Brasil será o rival da seleção da Grã-Bretanha em 20 de julho, seis dias antes das Olimpíadas, em um amistoso de preparação para os Jogos. Porém, a CBF ainda não confirmou a realização da partida.

Mano Menezes durante coletiva de convocação da Seleção (Foto: Antonio Lacerda / EFE)Mano anunciará lista de amistosos no próximo dia 11 de maio (Foto: Antonio Lacerda / EFE)
 
 FONTE:

Final da Taça Rio reúne geração de velhos amigos do futebol carioca

Fellype Gabriel fala com carinho da antiga relação com Diego Souza, que também conhece zagueiro Antônio Carlos desde a base do Fluminense

Por André Casado e Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

No início dos anos 2000, época em que Flamengo e Fluminense dominavam as categorias de base do futebol carioca, uma geração foi formada por jovens amigos que ainda sonhavam ser promovidos aos profissionais. Entre eles Diego Souza, Antônio Carlos, Rodolfo, Carlos Alberto, Fellype Gabriel, Andrezinho... Jogadores que, mais tarde, ganhariam destaque no cenário nacional. Desde então, mudaram-se os clubes, mas a amizade ficou. E neste domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão, a final da Taça Rio entre Botafogo e Vasco reúne novamente essa safra de atletas, agora mais maduros, em lados opostos do campo.

Antônio Carlos  Botafogo Diego Souza Fellype Gabriel  (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Antônio Carlos, Diego Souza e Fellype Gabriel: mantém amizade de longa data (Foto: Arte/Globoesporte.com)
 
Um dos laços mais estreitos de amizade é aquele formado entre Antônio Carlos e Diego Souza. Em seu perfil no site oficial do Botafogo, o zagueiro diz que o meia vascaíno é o seu melhor amigo no futebol. Eles se conheceram nas categorias de base do Flu, quando Antônio Carlos, dois anos mais velho do que Diego, estava nos juniores, e o atual cruz-maltino, no juvenil.

- Quando ele foi para o Benfica-POR, eu estava na França (no Ajaccio), e não éramos tão aproveitados em nossos times, havia muito rodízio. Então, nos dávamos força via MSN, telefone, sempre procuramos saber o que estava acontecendo um com o outro. É uma amizade que tenho orgulho de levar para a vida toda, independentemente da distância - recordou o defensor, que, na base, atuava na mesma posição de Diego: volante.

Vou marcá-lo mais uma vez e espero que o Bota saia vencedor, porque na época dele de Palmeiras eu estava perdendo muito e estava me incomodando (risos)"
Antônio Carlos, zagueiro do Botafogo
 
- Ele era um marcador, pegava mesmo. Depois, eu virei zagueiro, junto com o Rodolfo, outro parceiro, e o Diego virou atacante. É até curioso, o caminho normalmente é ao contrário, mas ele tem habilidade e é forte.

Desde que voltaram a morar no Rio de Janeiro, os dois costumam se encontrar para jogar peladas e rever os amigos. Diego Souza diz que está sempre com o colega alvinegro, ma
s que esta semana o contato tem sido raro, tudo para se preservarem até a final da Taça Rio.

- Nos enfrentamos várias vezes e estamos sempre juntos. Mas, quando chega perto de um jogo decisivo como o de domingo, a gente procura nem se falar, porque a rivalidade é muito grande. Quando você joga contra um amigo, não quer perder de jeito nenhum – ressaltou o vascaíno.
Antes da partida, Antônio Carlos se prepara para  marcar mais uma vez o meia e revela um incômodo no retrospecto recente contra o rival.

- Vou marcá-lo mais uma vez e espero que o Botafogo saia vencedor, porque na época dele de Palmeiras eu estava perdendo muito e estava me incomodando (risos).
Amizade com Fellype Gabriel vem do tempo de escola

diego souza fellype gabriel flamengo 2005 (Foto: Agência Globo)Fellype Gabriel (esq.) e Diego Souza (dir.), junto de
Léo Moura no Fla de 2005 (Foto: Agência Globo)
 
Antônio Carlos não é o único amigo de Diego Souza no elenco do Botafogo. No colégio, ele conheceu Fellype Gabriel, de quem continua próximo até hoje. O botafoguense morava no bairro carioca de Bonsucesso, mas ganhou bolsa para estudar na Escola Lemos Cunha, na Ilha do Governador, onde a mãe era professora. No time do colégio, ele jogou com Diego. Mais tarde, eles reviveram a experiência na Seleção Sub-20, antes de conquistarem o primeiro título juntos, a Copa do Brasil de 2006, pelo Flamengo
.
- Fomos da mesma turma e depois de turmas separadas. Nos conhecemos há muito tempo e nossas famílias também têm ótima relação. É um cara de quem todo mundo gosta, muito brincalhão. É o que vemos nas comemorações, não o que ele passa às vezes na imprensa, meio sério. Depois, nos separamos, mas mantivemos contato. A gente se fala, troca ideia sobre futebol... - contou Fellype, que voltou ao Rio de Janeiro no início deste ano, depois de duas temporadas no futebol japonês, e revelou uma dívida com o vascaíno.

- Estamos tentando marcar um futevôlei desde que eu voltei, estou devendo isso a ele.

Assista a vídeos do Botafogo e Vasco

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2012/04/final-da-taca-rio-reune-geracao-de-velhos-amigos-do-futebol-carioca.html

Engenhão já recebe retoques para decisão da Taça Rio, neste domingo

Funcionários trocam algumas cadeiras e pintam grades internas do estádio

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Às vésperas da decisão da Taça Rio, domingo, às 16h (de Brasília), entre Botafogo e Vasco, o Engenhão recebeu os últimos retoques. Funcionários do estádio fizeram nesta quinta-feira a troca de cadeiras da arquibancada e pintaram grades internas.

Enquanto eles trabalhavam, os jogadores do Botafogo treinavam no campo anexo e jovens participavam de uma peneira de atletismo de um projeto social na pista principal.

troca de cadeiras no engenhão (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Funcionário ajusta algumas cadeiras no Engenhão para a final (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

peneira de atletismo no engenhão (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Pe
neira de atletismona pista do Engenhão, nesta quinta (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
FONTE:

Após comissão técnica, Bota treina com novo uniforme pela primeira vez

Clube já havia apresentado as camisas de jogo no dia 9 de abril, mas vinha trabalhando com material provisório cedido pela nova fornecedora

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Marcelo Mattos com novo uniforme de treinamento (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Marcelo Mattos mostra novo uniforme no treino
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
O Botafogo treinou nesta quinta-feira com o seu novo uniforme de treinamento, fornecido pela Puma, no campo anexo do Engenhão, pela primeira vez. O time vinha trabalhando com um material provisório, fabricado pela empresa, mas sem o logo de sua nova patrocinadora. A comissão técnica já havia estreado novas camisas pólo cinza.

A roupagem continuou sendo azul, mas num tom mais claro do que o provisório cedido pela Puma, e com uma linha negra. Os goleiros também seguem com camisa e calças pretas.
No dia 9 de abril, o Botafogo fez a apresentação oficial de seus novos uniformes de jogo, mas não havia mostrado os de treinamento. A estreia da camisa aconteceu no empate em 1 a 1 com o Boavista, na última rodada da fase de classificação da Taça Rio.

Clique e veja vídeos do Botafogo
 
Comissão técnica roupa nova Botafogo (Foto: André Casado  /globoesporte.com)Oswaldo, auxiliar Luiz Alberto e estatístico Thiago Larghi com a roupa nova (Foto: André Casado / GE.COM)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/botafogo-treina-com-novo-uniforme-pela-primeira-vez.html

Sem estipular limite, Barça abre o cofre para renovar com Guardiola

Treinador pode decidir os termos e a duração do contrato. Prazo da resposta é até antes o jogo de domingo, contra o Rayo Vallecano

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona

guardiola barcelona real madrid (Foto: Agência Reuters)Guardiola: fica ou não fica no Barcelona?
(Foto: Agência Reuters)
 
“Tudo por Guardiola”. Deve ser este o lema do Barcelona para manter o treinador no clube, pelo menos, para a próxima temporada. Na última quarta-feira, o presidente Sandro Roselli, em uma reunião na casa de Pep, ofereceu uma espécie de cheque em branco para tentar convencer o técnico a continuar no Barça. Também participaram da reunião o vice-presidente Josep Maria Bartomeu e o diretor de futebol, Andoni Zubizarreta.

Segundo a “TV3”, Guardiola pode decidir os termos do contrato e a duração do mesmo. O prazo para a resposta é até antes da partida de domingo, contra o Rayo Vallecano, fora de casa. Ao que tudo indica, a resposta de Pep deve ser dada nesta sexta, dia em que o time volta a treinar, depois da eliminação para o Chelsea na Liga dos Campeões. Guardiola daria a resposta diretamente aos jogadores.