sábado, 14 de abril de 2012

Com dores na perna, Ronaldinho está fora do jogo contra o Americano

Camisa 10 não participa de treino recreativo e vai desfalcar a equipe. Love, Léo Moura e Willians também ficarão fora da partida deste domingo

Por Thales Soares Rio de Janeiro
87 comentários
Ronaldinho e Vagner Love (Foto: Fla Imagem)Ronaldinho e Love reclamaram de dores e não vão
enfrentar o Americano (Foto: Fla Imagem)
 
Depois da eliminação do Flamengo na Taça Libertadores, Ronaldinho Gaúcho não entrará em campo neste domingo, contra o Americano, às 16h (de Brasília), no Engenhão, pela última rodada da Taça Rio. Com dores na perna direita, ele não participou do recreativo deste sábado, no Ninho do Urubu, e desfalcará o time. Além dele, Vagner Love e Leonardo Moura, ambos com dores no joelho direito, e Willians, que será submetido a um exame na coxa esquerda, também estão fora da última rodada da fase de grupos da Taça Rio.

Ronaldinho ficou a maior parte do tempo desta manhã no departamento médico. Depois, foi até o refeitório. Em um determinado momento, convocou Vagner Love, que participou do treinamento recreativo, para uma foto produzida, perto de um painel com o escudo do Flamengo próximo ao refeitório.

Leonardo Moura e Willians tampouco participaram do recreativo. O lateral fez companhia para a presidente Patrícia Amorim, que assitiu ao treinamento. Além deles, o zagueiro David Braz está fora do jogo, pois ainda se recupera de uma lesão na coxa direita.


FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2012/04/com-dores-na-perna-ronaldinho-esta-fora-do-jogo-contra-o-americano.html

Joel Santana luta contra o fantasma da eliminação do Fla na Libertadores

Concentrado no Carioca, técnico diz que não adianta ficar resmungando e, em 20 dias, haverá mais equipes fora da competição sul-americana

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Joel coletiva (Foto: Richard Fausto de Souza / Globoesporte.com)Joel Santana pensa no futuro do Flamengo
(Foto: Richard Fausto de Souza/Globoesporte.com)
 
A eliminação na fase de grupos da Taça Libertadores é difícil de ser digerida. Mas o técnico Joel Santana tanta fazer com que o fato não atrapalhe seu trabalho no Flamengo, que volta a campo no domingo, às 16h (de Brasília), para enfrentar o Americano, no Engenhão, pela última rodada da Taça Rio.
Joel pensa no futuro, nas competições que fazem parte do calendário do Flamengo na temporada e em como formar o melhor elenco possível para o restante do ano. O técnico sabe que a conquista do Carioca é fundamental para se manter no cargo e a vaga na Libertadores do ano que vem é obrigação no Brasileiro.

- O que passou, passou. Não adianta ficar resmungando mais. Nosso futuro é ser campeão carioca, campeão brasileiro, se classificar para a Libertadores do ano que vem. É nisso que devemos pensar - comentou Joel.

Apesar de se concentrar na disputa do Carioca, Joel tem consciência de que as feridas são grandes e a cicatrização de todas elas ainda vai demorar. O técnico lembra que na próxima fase da Libertadores mais oito equipes estarão na mesma situação do Flamengo.

- Em 20 dias será decidido o Carioca e outras equipes estarão fora da Libertadores. O destino não quis. E quando não quer, não adianta. Jamais vi alguém contar coisa parecida com o que aconteceu. Foi uma perda muito grande, de uma pessoa muito particular da nossa família - comentou Joel, sobre a sequência de gols nos últimos minutos, que classificou o Emelec-EQU para as oitavas de final da Libertadores.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2012/04/joel-santana-luta-contra-o-fantasma-da-eliminacao-do-fla-na-libertadores.html

Dia em família: Oswaldo leva filho ao treino, vira goleiro e até o orienta

Treinador do Botafogo aproveita momento tranquilo durante o trabalho deste sábado para ficar com o pequeno Guilherme

Por Felippe Costa Rio de Janeiro

O técnico Oswaldo de Oliveira aproveitou o treinamento mais tranquilo do Botafogo na manhã deste sábado para levar o seu filho mais novo ao Engenhão. Antes do início das atividades em campo, ele foi com o pequeno Guilherme, de 5 anos, para um dos gols do campo anexo do estádio para brincar. Como goleiro, o paizão orientava o seu pupilo na hora dos chutes. Enquanto isso, os jogadores observavam de longe e motivavam o menino.
- Já fez quantos gols, Guilherme? – perguntou um deles.

Oswaldo de Oliveira e o Filho Guilherme, Botafogo (Foto: Felippe Costa / Globoesporte.com)Oswaldo de Oliveira orienta o filho Guilherme a como dar um chute (Foto: Felippe Costa / Globoesporte.com)
 
O treinador, de 61 anos, tem outros dois filhos de seu primeiro casamento: uma mulher e um homem, ambos já adultos. Animado, o pequeno não dava nem tempo da bola parar no gramado e já tentava o gol. Depois de alguns erros, Oswaldo de Oliveira foi em sua direção para orientá-lo a chutar com o peito do pé. O papo durou alguns minutos, antes de o pai ir para o centro de campo conversar com os jogadores.

O Botafogo enfrenta o Boavista, às 16h, deste domingo, no Estádio de São Januário, pela última rodada da Taça Rio. A vitória pode fazer a equipe acabar a fase em primeiro do Grupo A. Com um ponto a mais, o Flamengo joga no mesmo horário contra o Americano.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/dia-em-familia-oswaldo-leva-filho-ao-treino-vira-goleiro-e-ate-o-orienta.html

Renovação de Felipe Menezes vira pedido do chefe, e Botafogo analisa

Oswaldo de Oliveira enaltece técnica do meia, diz que o quer a seu lado, mas ressalta que ainda tem de 'ultrapassar limites'. Contrato vai até junho

Por André Casado Rio de Janeiro

Reserva de luxo desde que chegou ao Botafogo, em junho, Felipe Menezes, emprestado pelo Benfica-POR, não conseguiu se firmar nem conquistou a torcida com sua habilidade, que no Goiás, entre 2007 e 2010, havia lhe garantido destaque. Mas tem um fã importante: o técnico Oswaldo de Oliveira, que o acompanha atentamente e tem na ponta da língua um dos maiores elogios que um jogador de sua posição poderia ganhar. Por isso, pede a renovação do contrato.

- Tecnicamente, é o melhor jogador que eu tenho no Botafogo. Falei para ele isso. Só que uns demoram mais, outros menos para se firmar. Quero ele ao meu lado e a manutenção desse jogador no elenco. Confio muito nele - afirmou o chefe, que admite que precisa haver melhora.

Felipe Menezes no treino do Botafogo (Foto: Fabio Castro / Divulgação Agif)Felipe Menezes é opção no banco do Botafogo desde que chegou (Foto: Fabio Castro / Divulgação Agif)
 
- Por outro lado, ele tem que ultrapassar alguns limites, e acho que ele pode conseguir. Acertar ainda mais passes, fazer mais gols, em suma, ser decisivo - avaliou.
Tecnicamente, é o melhor jogador que eu tenho no Botafogo. Eu o quero ao meu lado. Mas tem que ultrapassar alguns limites, e acho que ele pode conseguir. Acertar ainda mais passes, fazer mais gols, em suma, ser decisivo"
Oswaldo de Oliveira
Destro, Felipe Menezes marcou seus cinco gols pelo Alvinegro - um deles este ano - com o pé esquerdo, mostrando versatilidade. Mas costuma ser criticado pela lentidão na armação. A falta de ritmo também não tem ajudado. Na temporada, entrou em dez ocasiões, apenas três delas como titular. Gols, mesmo, só no jogo-treino contra o Boavista, adversário deste domingo, pela Taça Rio, antes do início da competição, há três meses. Ele ficará no banco de reservas novamente.
No último treino, mostrou entrosamento com Caio e ajudou muito os reservas a empatarem o coletivo com os titulares em 2 a 2, na sexta-feira. Seu desempenho também foi citado por Oswaldo.

A diretoria do Glorioso não descarta a possibilidade de estender o vínculo do meia, que se encerra em dois meses. Mas sabe que ouvirá uma exigência financeira dos portugueses, o que deve complicar a negociação. O caso está sendo analisado pelo departamento de futebol e só começará a ter um desfecho em maio. Para o setor, Oswaldo não pode reclamar de reforços, pois conta com Andrezinho, Fellype Gabriel, Elkeson, Maicosuel, Cidinho e Jeferson.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/renovacao-de-felipe-menezes-vira-pedido-do-chefe-e-botafogo-analisa.html

Na despedida de Fernanda Venturini, Osasco bate o Rio e conquista o penta

Equipe paulista mostra consistência e vence as heptacampeãs por 3 sets a 0, num Maracanãzinho lotado

Por Danielle Rocha Rio de Janeiro

 Jogar a última final da carreira, num dia 14, era tido como um bom sinal por Fernanda Venturini. Por muito tempo foi esse o número que carregou na camisa, e que passou a ser sinônimo de sorte para ela. Só que neste sábado, no Maracanãzinho, uma outra levantadora vestia a 14. Desta vez, a sorte sorriu para Fabíola, que em sua primeira decisão como titular, ajudou a conduzir suas companheiras e o Osasco ao pentacampeonato da Superliga (2002/2003, 2003/2004, 2004/2005, 2009/2010 e 2011/2012). Na oitava vez em que brigaram pelo título, a equipe paulista mostrou mais consistência, contou com grande atuação da americana Hooker, e não deu chances para as heptacampeãs e nem para que Fernanda se despedisse com o tão sonhado troféu: 3 sets a 0, parcias de 25/14, 25/18 e 25/23.

- Eu não tenho padrinho, mas tenho uma família linda que na hora da derrota me põe para cima. Sou privilegiado. Se eu pudesse, deitava aqui no Maracanãzinho e ficava olhando para esse teto o dia todo - disse o técnico Luizomar de Moura.

Vôlei, Osasco x Rio de Janeiro (Foto: Alexandre Loureiro / Vipcomm)A vibração do Osasco, pentacampeão da Superliga feminina (Foto: Alexandre Loureiro / Vipcomm)
O jogo
O Rio de Janeiro saiu na frente, com um ataque forte de Sheilla. Foi o único momento em que esteve no comando do placar. O adversário ditava o ritmo e o time da casa subia com vontade no bloqueio para tentar conter o ímpeto ofensivo do Osasco. Fernanda deixou tudo igual (6/6) quando fechou, sozinha, a porta para Jaqueline. A ponteira e suas companheiras ficaram mordidas e, dali em diante, passaram a atacar mais forte. O Rio desperdiçava saques, a bola não chegava redonda às mãos de Fernanda o bloqueio já não era o paredão de antes. Do outro lado, tudo dava certo. O time estava redondinho e não demorou a abrir 17/10.
Bernardinho balançava a cabeça, dava orientações, mas nada mudava. Trocou Fernanda por Roberta, Sheilla por Ju Nogueira, só que as falhas continuavam. O saque do time paulista castigava. Hooker também. Enquanto Bernardinho gritava, tentava acordar suas pupilas, Luizomar de Moura levava uma conversa ao pé do ouvido com a levantadora Fabíola durante o pedido de tempo. 

Na volta dele, diante de um Rio de Janeiro apático, o Osasco fechou o primeiro set em 25/14.

Hooker, Vôlei, Osasco x Rio de Janeiro (Foto: Mauricio Val / Vipcomm)Hooker, principal destaque da final da Superliga, voa para atacar (Foto: Mauricio Val / Vipcomm)
As heptacampeãs respiraram fundo e se cumprimentaram antes de voltar à quadra, como se o jogo estivesse começando ali para elas. Mais atentas e vibrantes, conseguiram equilibrar as ações. Abriram 4/1 e forçaram o pedido de tempo. O Osasco se arrumou e virou (5/4). Só que já não encontrava aquela fragilidade de antes do outro lado da rede. Sheilla passou a virar mais bolas, ajudando o time carioca a fazer 14/13. A torcida fazia a sua parte e mostrou satisfação quando Bernardinho chamou Amanda para o jogo. O talismã estava em quadra. Se empenhava, só que Hooker voava mais alto. Sem encontrar resistência à sua frente, colocou o Osasco em vantagem: 18/15. As companheiras foram no embalo. Estavam firmes na defesa e faziam valer seu poderia ofensivo, que tanto preocupava o Rio de Janeiro (21/17). Tandara, Jaqueline, Hooker, Adenízia, Thaísa... Estava difícil segurá-las: 25/18.

Vôlei, Osasco x Rio de Janeiro (Foto: Mauricio Val / Vipcomm)Jaqueline também brilhou na decisão contra o Rio
de Janeiro (Foto: Mauricio Val / Vipcomm)
Mas era preciso fazer isso se quisessem se manter na briga pelo título. O Rio saiu na frente e fez 4/2 após um erro de Hooker. O Osasco logo reagiu. Conseguiu dois aces e num ataque de Hooker conseguiu a virada (7/5). Com Mari e um bloqueio duplo de Fernanda e Jucyely, as anfitriãs retomaram o comando do marcador (10/9). Luizomar de Moura achou melhor parar a partida. Pediu tempo, conversou com suas pupilas e a resposta veio rapidamente. O time abriu três pontos após duas bobeadas de Mari. O Rio ainda acreditava. Tirou proveito das falhas e do saque de Amanda para empatar (18/18). A alegria durou pouco tempo. Fabíola procurou por Hooker duas vezes seguidas e ela colocou a bola no chão.

Na arquibancada, a torcida vestida de azul já roía as unhas. A de laranja, em menor número, cantava a plenos pulmões. O Rio não dava ouvidos e subia no bloqueio. Um de Carol deixou tudo igual de novo (21/21). Diante da tentativa de reação, foi só chamar Hooker, que dos últimos seis pontos do Osasco tinha sido responsável por cinco. Fez mais um e deixou sua equipe a um ponto do título (24/22). Jaqueline desperdiçou a primeira chance, mas Thaísa não perdeu a chance que teve: 25/23.


- Foi uma Superliga incrível. A cada ano que passa está mais difícil chegar numa decisão. Não é ganhar ou perder. A gente sai com o espírito de não ter feito o que deveria ter feito - disse Fabi, líbero do Rio de Janeiro.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/04/no-jogo-de-despedida-de-fernanda-osasco-bate-o-rio-e-conquista-o-penta.html

Loco Abreu chega a seu 100º jogo pelo Botafogo

Uruguaio alcançará a marca histórica neste domingo, contra o Boavista, no clube em que passou mais tempo na carreira

Vinícius Perazzini
Publicada em 14/04/2012 às 07:13

Rio de Janeiro (RJ)

Botafogo foi o clube que Loco Abreu mais partidas disputou na carreira
(Foto: Alexandre Loureiro)
   
Uma marca que, acima de tudo, destaca identificação. Neste domingo, contra o Boavista, Loco Abreu completa 100 jogos com a camisa do Botafogo. Aos 35 anos – dois anos e quatro meses deles no Alvinegro –, o uruguaio tem contrato com o Glorioso até junho de 2014 e mostra felicidade por isso. A estatística centenária é vista para o camisa 13 como consequência de um tempo alegre.
Em papo com a reportagem do LANCENET! na última segunda-feira, quando foi modelo no lançamento dos uniformes do Botafogo para 2012, El Loco foi direto ao comentar sobre a proximidade do seu jogo 100.
– É uma estatística legal, porém o mais importante disso é desfrutar o jogo. E desde que cheguei estou desfrutando o dia a dia no Botafogo, a estrutura do clube. Desfrutando o que se faz, os números chegam de forma natural – comentou Loco Abreu.
Receba as notícias sobre Loco Abreu pelo Glorioso no celular!
Até chegar ao Botafogo, El Loco havia atuado por 16 clubes. Seu recorde anterior pelo mesmo time era de 72 partidas feitas pelo San Lorenzo, da Argentina, em duas passagens (1996-1997, 2000-2001). No Rio de Janeiro criou raízes: caiu nas graças de uma torcida supersticiosa como ele, foi campeão com quatro meses de casa, virou ícone de marketing e até mesmo referência cultural, o que se nota pelo discurso nas entrevistas.
– Na Espanha, o Real Madrid empatou em casa no domingo e a torcida aplaudiu o time, o que foi destacado pela imprensa. Essa mentalidade da torcida e da imprensa só transmite forças – disse 
 El Loco, modesto:
– O time não é só Abreu. E está muito bem, fazendo muitos gols.

VOLTA AO PALCO DEPOIS DE VAIA
No jogo 100, Abreu volta a São Januário, palco no qual levou as primeiras vaias pelo Botafogo. Na última partida alvinegra no estádio, contra o Volta Redonda, em 4 de março deste ano, o uruguaio recebeu a reprovação de pequena parte da torcida ao ser substituído durante o segundo tempo da vitória do Glorioso por 3 a 1.
Apesar das críticas, o ano tem sido de bola na rede para Loco Abreu. A média de gols do atacante na atual temporada é melhor do que a obtida nos dois últimos anos. Em 2012, são 0,63 gols por confronto em média. Loco tem sete gols no ano e no elenco só está atrás de Herrera, com 11 tentos.
OS 13 MOMENTOS DE LOCO ABREU NO BOTAFOGO
1. Carinho na chegada
Em 3 de janeiro de 2010, o Botafogo anunciou Abreu. Cerca de 50 torcedores fizeram festa no aeroporto. No dia 6, El Loco foi apresentado em grande festa em General Severiano e recebeu a camisa 13 das mãos do ídolo Zagallo.

2. Estreia para esquecer
Na terceira rodada da Taça Guanabara, El Loco pouco conseguiu fazer para evitar a goleada sofrida por 6 a 0 contra o Vasco. O atacante saiu no intervalo.

3. Redenção rápida
No encontro seguinte de Loco Abreu com o Vasco, só alegria. Em plena decisão da Taça Guanabara, o camisa 13 marcou e fechou triunfo por 2 a 0.

4. Cavadinha histórica
Na decisão da Taça Rio, contra o Flamengo, o uruguaio imortalizou a cavadinha. O pênalti resultou no gol do título carioca em vitória por 2 a 1 e tornou Abreu ídolo. Anteriormente, o rival havia feito do Bota três vezes vice.

5. Juntos no Mundial
A celeste foi até a semi e levou os alvinegros ao delírio. Na volta do Mundial, o marketing do clube preparou camisa parecida com a do Uruguai e a peça virou fenômeno: cerca de 50 mil peças vendidas.

6. Ruído com técnico
Em 1 de setembro de 2010, Joel Santana e Loco discutiram no banco após o técnico tirar o atacante durante segundo tempo contra o Prudente. Dias depois, o Alvinegro derrotou o Santos com gol de Abreu e o atacante mostrou o escudo do clube em sua “segunda pele”, camisa que guarda seus tesouros na vida.

7. Problema clínico
Em fevereiro de 2011, uma inflamação no nervo ciático fazia Abreu sentir dores lombares. Porém o problema não se agravou e El Loco voltou aos gramados em pouco menos de um mês.

8. Joel sai, Loco capitão
Loco Abreu já disse em entrevistas que sua diferença com Joel Santana era apenas por questões táticas. Porém, com a saída de Joel Santana e a chegada de Caio Junior, no fim de março de 2011, o camisa 13 logo virou capitão do time.

9. Briga em campo
Contra o Avaí, pela Copa do Brasil, Loco saiu no braço com Marquinhos, do rival, ao fim da partida. O adversário disse a Abreu: “Chupa, gringo”.

10. América alvinegra
Ao festejar o título da Copa América, Abreu levou a bandeira do Botafogo para todos os lados na premiação.

11. Tempo de recordes
Em setembro de 2011, Abreu fez do Botafogo o time pelo qual mais atuou e o que mais balançou a rede na carreira.

12. Vilão em pênaltis
Do fim do ano passado até hoje, nos últimos cinco pênaltis batidos por El Loco, quatro acabaram sendo perdidos.

13. Novo fôlego
Em março, Loco ficou três semanas em trabalho de recuperação física especial.

BATE-BOLA
Loco Abreu
Atacante do Botafogo

Como você avalia o comportamento ofensivo do time no ano?
Estamos bem, no caminho certo. A gente treina para o Botafogo fazer gol, ganhar, ser campeão. Botafogo não faz gol, Herrera não faz gol, não faz Abreu, mas o time faz gol. Vamos valorizar o elenco.

Você acredita que existe uma análise equivocada da equipe?
Creio que sim. Não dá para fazer uma avaliação do time em números com Abreu ou sem Abreu. O time se analisa pelo grupo.

O que tirar desses 100 jogos?
É seguir trabalhando com dedicação... E a gente trabalha fortemente pelo bem do Botafogo.

FONTE:

http://www.lancenet.com.br/botafogo/Loco-Abreu-chega-jogo-Botafogo_0_681532074.html

Renan Lemos sonha se destacar na brecha e encerrar procura por lateral

Ligado ao pai, jogador espera orgulhá-lo em campo, revela que já ganhou três quilos com trabalho físico especial e diz que não tem medo de vaias

Por André Casado Rio de Janeiro

Tido como uma promessa ainda a ser lapidada, Renan Lemos terá sua chance diante dos holofotes no Botafogo. Para o jovem lateral, aos 19 anos, uma boa atuação pode fazer com que o clube recue na busca por um reforço na posição, que conta com Márcio Azevedo, poupado. Para isso, se apoia no companheiros mais experientes e garante não ter medo de vaias.

- A expectativa é muito grande. Já me sinto preparado para ajudar o grupo, que vem me passando muita confiança. Quero estrear com o pé direito. O pessoal me orienta bastante, principalmente o Márcio. Todos falam que vai contratar, mas chegou a minha oportunidade de mostrar que o Botafogo está bem nessa posição e que dá para esquecer um pouco isso. Não gasta dinheiro com outro jogador e dá uma aumentada no meu salário (risos) - brinca Renan.

Renan Lemos dos Santos, lateral Botafogo (Foto: Reprodução / Site Oficial do Botafogo)Renan Lemos tem jogado nos juniores e treinado no profissional (Foto: Reprodução/Site Oficial do Botafogo)
 
Muito ligado ao pai, motorista de ônibus municipal, o jogador jamais escondeu que deseja tirá-lo das dificuldades. Ele lamenta o fato de que seu Rogério está escalado para trabalhar no domingo, quando o filho entrará em campo contra o Boavista, às 16h, em São Januário.

- Ele está vendo se consegue trocar o turno com alguém. Quando dei minha primeira entrevista aqui, até me emocionei ao falar do meu pai. Disse que ia agarrar com unhas e dentes essa oportunidade. E estou fazendo isso. Acho que, muito por ele, consegui me dedicar nos treinos para mostrar meu futebol e convencer o professor Oswaldo - afirmou.

Todos falam que vai contratar, mas chegou a minha oportunidade de mostrar que o Botafogo está bem na posição e que dá para esquecer um pouco isso. Não gasta dinheiro com outro jogador e dá uma aumentada no meu salário (risos)"
 
Renan Lemos
 
Força física e vaias
O momento é agora, e Renan Lemos, no clube desde 2004, batalha para se firmar e se tornar mais forte fisicamente, uma necessidade identificada pela comissão técnica. O lateral conta que já ganhou três quilos com o trabalho especial de musculação, mas projeta "estourar" de vez na carreira depois da Copa do Mundo.

- Daqui há uns cinco anos espero estar bem, mais forte, tecnicamente, mentalmente e fisicamente, além de ser um ídolo da torcida. Estou fazendo um reforço muscular desde janeiro. Cheguei aqui com 64 quilos e ganhei três. Malho todos os dias, aliado à suplementação. Minha meta é chegar aos 70 quilos - explica o jovem, sem medo de críticas, que atingiram parte dos jogadores alvinegros no último jogo, diante do Friburguense:

- Se eu tiver esse medo de ser vaiado pela torcida é que não vou mostrar meu futebol. O professor e os companheiros confiam em mim e estou bem tranquilo para entrar em campo.

Renan Lemos dos Santos, lateral Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Renan Lemos será titular pela primeira vez nesta
temporada (Foto: André Casado/Globoesporte.com)
 
Vale lembrar que não falta ritmo de jogo ao lateral-esquerdo, que tem atuado com certa frequência no Campeonato Carioca de juniores. Quando não há partida, está presente aos treinos em General e no Engenhão. Assim como os volantes Gabriel e Elber e o meia Jeferson.
Oswaldo depositou confiança no pupilo.

- Quando conversamos a primeira vez, eu já estava preocupado com a situação do Cortês, que estava de saída e o Márcio, que não sabia se ficava, tinha a questão da torcida. Me diziam que o Renan era muito novinho, mas esse garoto, nesses três meses, tem treinado bem. Nosso pessoal de juniores fala bem das atuações dele e a evolução é clara. Minha preocupação diminuiu muito. Vamos comprovar isso no campo agora - comentou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/com-boa-atuacao-renan-lemos-quer-encerrar-procura-por-lateral.html
 

Timidez inicial de Brinner 'confundiu' Oswaldo: 'Hoje, orienta até do banco'

Técnico crê que zagueiro tenha atingido 'nível de jogo' nas últimas semanas

Por André Casado Rio de Janeiro

Para o zagueiro que gosta de liderar, nada melhor do que ser falante, se impor nas situações do grupo e ganhar a confiança dos companheiros em campo, certo? O mineiro Brinner preenche apenas parte desses requisitos, com seu jeito manso e observador longe das quatro linhas. O que até "confundiu" o técnico Oswaldo de Oliveira, ao conhecer os jogadores, em janeiro. Aos poucos, porém, notou que, quando a bola rola, o titular contra o Boavista, domingo, é o mais participativo.

- Confesso que o estilo dele me confundia, porque realmente parecia ser uma pessoa muito tímida, sem tanto convívio social aqui. Mas só no início e, principalmente, fora do gramado. Na hora do treino, ele assume um papel de líder mesmo, com um conhecimento tático necessário. Hoje, até do banco ele orienta. Gradativamente, Brinner tem crescido bastante nas movimentações diárias e creio que tenha atingido um nível de jogo nas últimas semanas - revelou o comandante.

No time titular, Antônio Carlos e Fábio Ferreira têm personalidades opostas também. Enquanto o primeiro, fora por estar pendurado com dois cartões amarelos, é o capitão na ausência de Loco Abreu e é a marca do carioca extrovertido, o outro é bem mais na dele, de origem nordestina e compensa o encaixe da dupla. Em São Januário, pela última rodada da Taça Rio, a tendência é que Brinner ocupe a faixa direita da zaga, e Fábio, a esquerda. Só que o
 camisa 4 tem sofrido com fortes dores no tornozelo e pode até dar lugar ao jovem Matheus.

BRINNER Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Brinner é discreto, mas em campo se torna líder do
time (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Com respostas curtas, porém diretas, Brinner dá a impressão de seriedade e confianção nas entrevistas coletivas. O apelido de xerife é prontamente negado, mas a origem de seu nome tem relação direta com os filmes de faroeste norte-americanos do meio do século passado.

A escalação está praticamente confirmada com Jefferson, Lucas, Brinner, Fábio Ferreira (Matheus) e Renan Lemos; Lucas Zen, Renato, Andrezinho, Fellype Gabriel e Elkeson; Loco Abreu. Além de Antônio Carlos, Márcio Azevedo será preservado pelo número de punições e especialmente para descansar um pouco, já que atuou nos 18 jogos do ano. Marcelo Mattos está suspenso. Herrera, apesar de também ter dois cartões, deve ficar no banco de reservas.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/timidez-inicial-de-brinner-confundiu-oswaldo-hoje-orienta-ate-do-banco.html

Viaduto da Abolição trará mudanças ao tráfego no entorno do Engenhão

A previsão é de que a obra seja finalizada até setembro deste ano.
Depois disso, as ruas do entorno do estádio serão reurbanizadas

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O tráfego no entorno do Engenhão sofrerá mudanças em breve por conta da construção do Viaduto da Abolição. A estrutura que está sendo erguida sobre a Linha Amarela vai criar uma nova saída do estádio em direção à Barra da Tijuca, além de devolver a circulação entre o começo e o fim da Rua da Abolição, interrompida há 15 anos pelas obras da via expressa.
- A pessoa que sai do Engenhão hoje tem duas opções para ir para a Barra: ou ela vai pega a Suburbana (Av. Dom Helder Câmara); ou vai ter que ir por dentro. Aí, fica confuso, porque as ruas são estreitas e você não tem capacidade para receber trânsito, o que gera um problema de operação – explica o engenheiro Eduardo Fagundes, gerente de obras de Vias Especiais da Secretaria Municipal de Obras.

Viaduto da Abolição mudará tráfego no entorno do Engenhão (Foto: Divulgação / Site Cidade Olímpica)Viaduto da Abolição mudará tráfego no entorno do Engenhão (Foto: Divulgação / Site Cidade Olímpica)
 
Com o novo viaduto, o motorista que estiver na Rua das Oficinas – Setor Norte do Engenhão – vai poder chegar ao bairro da Abolição sem precisar dar a volta no estádio para acessar a Rua Piauí e a Av. Dom Helder Câmara. Esse caminho será feito pela própria Rua da Abolição, até o momento sem saída.
A técnica utilizada para a construção da estrutura evita o fechamento, mesmo que parcial, da via expressa. Primeira obra do pacote das Olimpíadas de 2016 previsto para o entorno do Engenhão, o Viaduto da Abolição deve ficar pronto até setembro deste ano. Depois dele, além de outras intervenções que já acontecem na região, como a implantação de novas redes de drenagem, as ruas do Engenho de Dentro que cercam o estádio serão reurbanizadas.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2012/04/viaduto-da-abolicao-trara-mudancas-ao-trafego-no-entorno-do-engenhao.html

Andrezinho vê equipe pronta para as decisões e aprova opção de poupar

Meia exalta planejamento e união alvinegros e ressalta que experimentar os jovens contra o Boavista, domingo, colocará a quallidade do grupo à prova

Por André Casado Rio de Janeiro

Pouco mais de três meses de trabalho, nenhuma derrota e às vésperas de encarar a semana mais importante da temporada até aqui, os jogadores do Botafogo enchem o peito para dizer que estão preparados para os desafios da Copa do Brasil e da reta final da Taça Rio. Para o meia Andrezinho, o responsável para que tudo fluísse de uma maneira positiva é o correto planejamento. Ele admite que o time ainda precisa evoluir mais em campo, mas a cabeça e o físico estão em dia.

- Estamos prontos, sim. Acho que a nossa preparação para isso vem desde a pré-temporada. Oswaldo dizia naquela época que nos trabalhos físicos já estaríamos pensando nessas decisões de vaga. O planejamento foi bem feito, conseguimos a classificação antecipada na Taça Rio e estamos conscientes do que fazer, unidos pelo objetivo, o que é muito importante, e podendo pensar até em poupar para estarmos mais descansados na semana que vem - colocou o camisa 10, referindo-se ao jogo contra o Boavista, neste domingo, que só vale a definição da ponta, e terá Brinner e Lucas Zen, pelo menos, entre os titulares.

Andrezinho no treino Botafogo (Foto: Fábio Castro / Divulgação Agif)Andrezinho batalha pelo primeiro gol e acredita na mescla do Botafogo (Foto: Fábio Castro / Divulgação Agif)
 
- Precisamos manter a cabeça no lugar, porque mais do que a invencibilidade, vem o bom trabalho. Desde o começo, notamos a melhora da equipe, mas ainda queremos mais. Temos na cabeça que estamos no caminho certo. A mescla de jovens e experientes, o trabalho psicológico do Oswaldo... - enumerou Andrezinho, que assina embaixo a ideia de promover novas opções.

- É de suma importância, até porque o calendário no Brasil é cheio e não vai ser a primeira nem a última semana de jogos decisivos. Se pegarmos o rendimento nestes jogos, poderemos colocar à prova a qualidade do grupo e tenho certeza de que dará tudo certo. Aqueles que entrarem vão fazer de tudo para apresentarem um bom futebol - assegurou.

Reencontro com antigo rival
Partiu do próprio jogador do Botafogo a lembrança de que ele e o atacante Somália, artilheiro do Carioca, com 12 gols, dividiram os campos na Coreia do Sul. O rival deste domingo, em São Januário, curiosamente também vestia outra equipe na época. Enquanto o alvinegro era do Pohang Steelers, o amigo jogava pelo Busan I'Park, time mais modesto na Primeira Divisão.
- Dos pequenos, é um dos mais experientes que tem (o Boavista). Somalia é artilheiro não é à toa, nem por sorte, é um amigo particular. Convivi com ele na Coreia, sei de suas qualidades, do faro. Mas já enfrentamos grandes atacantes e nossos zagueiros estão preparados para fazer tudo para que não faça os gols - concluiu Andrezinho, acostumado a balançar as redes no Oriente e no Inter, mas que ainda busca o seu na nova casa.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/andrezinho-ve-equipe-pronta-para-decisoes-e-aprova-opcao-de-poupar.html

Bronca fica para trás, e treino do Bota é elogiado com citação ao Brasil de 62

Oswaldo gosta de desempenho dos reservas, diz tudo saiu como planejado e brinca que nem famosa zaga pararia Felipe Menezes e Caio, nesta sexta

Por André Casado Rio de Janeiro

Ciente de que são raras as vezes em que a semana está livre para treinamentos, Oswaldo de Oliveira tenta aproveitá-las da melhor forma possível, tirando o máximo do trabalho dos jogadores. Há 15 dias, quando o Botafogo se preparava para o clássico contra o Fluminense, o técnico reprovou uma manhã de atividades, dando uma bronca geral no elenco, com pedidos de mais pegada. Desta vez, nada de críticas. Satisfeito, o chefe destacou até mesmo quem não vem jogando, em alusão bem-humorada à Seleção de 1962, campeã do mundo no Chile.

Fellype Gabriel, Caio e Jobson no treino do Botafogo (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)Felipe Menezes e Caio (esq) foram a diferença no treino, para Oswaldo (Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)
 
- Treinamos normalmente, fizemos tudo o que precisávamos e acho que saímos bem melhores da semana. Nada sobressaiu aos meus olhos negativamente, nada que exigisse uma conversa. Eles estão sempre cumprindo o que devem e fazendo até mais em muitos casos - defendeu Oswaldo, que não vê como um problema o alto número de chances criadas pelo setor ofensivo reserva, que marcou duas vezes, com Felipe Menezes e Caio, dupla que roubou a cena nesta sexta.

- Outro dia foram três gols sofridos pelo time titular, com Antônio Carlos e Fábio Ferreira (mais cedo, Brinner e Matheus formaram a zaga). O treino é preparação e não vou julgar, principalmente na parte negativa, alguma falha isolada, porque estoou acompanhando o trabalho de todos há três vezes. Acho que nem Bellini e Mauro (dupla canarinho há 54 anos) parariam Felipe e Caio hoje. Ou mesmo o Leônidas (ídolo do Botafogo, homenageado na quinta). Eles estava demais - enalteceu.

O Alvinegro encara o Boavista, neste domingo, às 16h, no Engenhão, pela última rodada da Taça Rio. Se vencer e o Flamengo tropeçar, o time de Oswaldo passará como líder do Grupo A. Na semana que vem, duas decisões: quarta, contra o Guarani, pela segunda fase da Copa do Brasil, e no sábado ou domingo, com adversário a definir, pela semifinais do turno

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/bronca-fica-para-tras-e-treino-do-bota-e-elogiado-com-citacao-ao-brasil-de-58.html

Oswaldo despista e garante que time contra Boavista ainda não está certo

Técnico alvinegro diz que avaliará as possibilidades, apesar dos jogadores que serão poupados, e reforça confiança nos substitutos para domingo

Por André Casado Rio de Janeiro
 
De olho nas partidas decisivas que terá na semana que vem, mas sem perder o foco na conquista do primeiro lugar do Grupo A, Oswaldo de Oliveira vai montando aos poucos a equipe que entrará em campo no domingo, contra o Boavista, pela última rodada da Taça Rio. Ao distribuir os coletes nesta sexta, deixou claro suas intenções, mas avisou que os titulares ainda não estão confirmados. Ainda assim, Renan Lemos será o lateral-esquerdo, e Lucas Zen e Brinner também jogam.
- O time não está definido. Tenho que avaliar melhor todas as possibilidades. Tem jogadores que estamos decisivamente poupando (Márcio Azevedo e Antônio Carlos, pendurados com dois cartões amarelos), pelo menos nos treinamentos. Vamos seguir fazendo isso até este sábado. Com certeza farei alguma modificação, mas ainda não sei quais e nem quantas - despistou o treinador, indicando que pode usar algumas peças no banco de reservas.

Oswaldo de Oliveira no treino do botafogo (Foto: Marcos Tristão / Ag. O Globo)Oswaldo de Oliveira aposta na divulgação da escalação em cima da hora (Foto: Marcos Tristão / Ag. O Globo)
 
- Os jogadores que forem poupados não necessariamente ficarão de fora. Os de defesa estão jogando muito. Sempre usamos essa conduta de diminuir a carga de trabalho semanal, para que possam ter uma recuperação pronta. Tenho plena confiança no Renan e no Brinner. Agora, sabemos que existem parâmetros que devemos respeitar. O jovem precisa de mais tempo para se adaptar, e o experiente inspira mais tranquilidade para escalar. Faz parte do trabalho e temos que conviver com isso. Assim como sei que tudo o que eu estou fazendo nesta semana vai definir as próximas, já que teremos o descanso obrigatório na segunda e na terça - ponderou Oswaldo, sobre o confronto com o Guarani, na quarta-feira, pela Copa do Brasil.

Nem a indefinição a respeito de quem passará na outra chave mexe com o chefe. O Bangu pode ser o primeiro e, teoricamente, facilitar a vida do segundo colocado entre Botafogo e Flamengo.

- Nós não vamos abrir mão de tentar o primeiro lugar, seja lá o adversário que for. Tenho que pensar na vitória, pois o que dá confiança e a sequencia de vitórias para chegar ao titulo - ressaltou.

Além dos pendurados, o volante Marcelo Mattos está suspenso. Glorioso e Boavista medem forças em São Januário, às 16h (de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM acompanha em tempo real, com vídeos exclusivos, meia hora antes de a bola rolar.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/oswaldo-despista-e-garante-que-time-contra-boavista-ainda-nao-esta-certo.html

Inspirado no faroeste, Brinner exibe jeitão de líder, mas não se diz 'xerife'

Titular do Botafogo pela primeira vez neste domingo, zagueiro ganhou, a pedido do avô, o nome de famoso ator de filmes de 'bangue-bangue'

Por André Casado Rio de Janeiro

Quando o filho de Cleuza Maria e Carlos Henrique estava para nascer, em 1987, na cidadezinha mineira de Lavras, a morte de um dos ídolos de seu João Vicente, avô materno, ainda era recente. A pedido dele, como homenagem ao lendário ator russo (naturalizado americano) Yul Brynner (1920-1985), o zagueiro titular do Botafogo no domingo, contra o Boavista, foi batizado com nome similar. Agora, na grande chance da carreira, Brinner quer orgulhar ainda mais a família provando que o sucesso nas telas de cinema pode, sim, ser transportado para o futebol.
- Ainda bem que não virei Yul, né? - diverte-se o jogador, que rejeita o rótulo de xerife, tantas vezes interpretado pelo astro de Hollywood, mas destaca-se pelos gritos e liderança nos treinos.

arte Brinner caubói (Foto: arte Esporte) Brinner ostenta a estrela solitária com seu distintivo na zaga (Foto: André Casado / Montagem Arte Esporte)
- Não tem isso, não, só acho que quem está jogando na defesa tem uma visão completa do jogo. Se percebo que posso falar algo para orientar um companheiro, eu faço - explica.

Torcedor do Vasco, seu João Vicente gostava de futebol, conta o neto. Mas não chegou a vê-lo se profissionalizar, já que faleceu há dez anos. O programa favorito dele, no entanto, era acompanhar os filmes de faroeste, que dominaram grande parte do mercado da sétima arte no meio do século passado, com James Stewart, John Ford, Henry Fonda, entre outros.

- É uma das minhas maiores lembranças. Assistia a muitos filmes assim, mas prefiro comédia ou ação atualmente. Sei quem é o ator, vi imagens e só. Acho legal minha mãe ter dado o privilégio de ele indicar. Éramos próximos e tenho certeza de que, onde estiver, meu avô, que também era meu padrinho, está torcendo muito por mim neste momento - disse Brinner, que substituirá 
Antônio Carlos, preservado para a semi da Taça Rio por ter dois cartões amarelos.

Yul Brynner participou de produções importantes como "Os Dez Mandamentos" (1956) e "O Rei e Eu" (do mesmo ano), pelo qual ganhou sua única estatueta do Oscar. Mas foi a série Sete Homens e Um Destino que o alçou definitivamente a um dos grandes nomes do gênero tratado à época como "bangue-bangue".

Montagem Brinner e Yul Brynner (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Brinner e Yul Brynner: parecidos só no estilo de
liderança (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Quem assumiu o posto de parente mais coruja, posteriormente, foi a avó, dona Aládia, que não sai da frente da televisão à espera de imagens de seu zagueiro predileto, ex-Paraná Clube, de 1,89m.

- Todo jogo ela está atenta, agora meio impaciente porque não estou jogando (risos). Mas se informa sobre o que acontece comigo e sempre estamos em contato. Em uns 15 dias virá para o Rio passar um tempo e vamos matar as saudades - prevê Brinner.

Em campo, a referência ao Velho Oeste que sobra é apenas a estrela solitária, o distintivo brilhante que o jogador espera honrar ao sair vencedor no duelo, na bola, com os atacantes rivais, em São Januário.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/inspirado-no-faroeste-brinner-tem-jeitao-de-lider-mas-nao-se-diz-xerife.html

Vôlei Futuro bate o Rio em Araçatuba e vai à final da Superliga pela 1ª vez

Em partida nervosa, equipe paulista vence por 3 sets a 1 e festeja com a torcida. A disputa pelo título vai ser contra o Cruzeiro, no dia 21 de abril

Por João Gabriel Rodrigues Araçatuba, SP

 Foi através dos passes de Ricardinho. Ou das pancadas de Lorena e Camejo. Ou ainda impulsionado pela vibração de Michael e Dentinho. Na noite desta sexta-feira, o Vôlei Futuro soube aliar todos os seus melhores ingredientes. Longe do time apático da primeira partida da semifinal, a equipe de Araçatuba deu apenas um set para que o Rio de Janeiro sonhasse. No anseio de chegar à primeira final de Superliga de sua história, no entanto, impôs 3 sets a 1 sobre o time carioca: 25/17, 25/21, 29/31 e 25/21. Desta vez, a festa estava completa no ginásio Plácido Rocha. (Confira os melhores momentos no vídeo acima).

O próximo compromisso já está marcado. Em jogo único, o Vôlei Futuro vai enfrentar o Cruzeiro no dia 21 de abril, sábado, no ginásio de São Bernardo do Campo, na disputa pelo título. Na última Superliga, as equipes se enfrentaram nas semifinais, e o time mineiro levou a melhor.
- É um projeto de anos se concretizando. Estamos dando uma resposta a esse investimento que foi feito, a essa doação. O time, a torcida, a diretoria, estão todos de parabéns - disse Micahel, eleito melhor jogador em quadra.

O jogo

Foi no embalo de sua barulhenta torcida que o Vôlei Futuro entrou em quadra. No primeiro ponto, o árbitro flagrou invasão de Marlon e incendiou as arquibancadas do ginásio Plácido Rocha. Vaiado a cada toque na bola, Lucão empatou, mas errou um saque na sequência. Foi quando o time da casa disparou. Michael foi para o saque, acertou dois aces e abriu vantagem. Mal na recepção, o time carioca também não conseguia passar do bloqueio de Lorena. Assim, o Vôlei Futuro já tinha 10 a 3 no placar.

Vôlei Futuro x Rio de janeiro (Foto: João Gabriel Rodrigues/Globoesporte.com)Vôlei Futuro comemora em quadra a vaga para a decisão (Foto: João Gabriel Rodrigues/Globoesporte.com)
Nos passes de Ricardinho e nas pancadas de Lorena e Camejo, o Vôlei Futuro manteve o ritmo. Nem alguns erros de recepção do time de Araçatuba conseguiram fazer o Rio encostar no placar. Àquela altura, estava fácil. Michael, também em dia inspirado, brilhava nos saques e na rede. Os cariocas ainda tentaram uma reação, com Lucão e Dante, mas ficaram apenas na tentativa. Lorena explorou o bloqueio e fez 24/17. Michael desperdiçou um saque, mas, na sequência, Théo devolveu o favor: 25/18.


Em uma largada malfeita, Ricardinho entregou o primeiro ponto do segundo set para o Rio de Janeiro. E os cariocas começaram melhor a parcial. Com Marlon no saque, souberam explorar os erros de recepção do Vôlei Futuro e abriram 4/1. Mas os donos da casa foram buscar. No erro de Théo, o time de Araçatuba chegou ao empate (5/5).

Vôlei Futuro x Rio de janeiro (Foto: Gaspar Nóbrega / Inovafoto  )Bloqueio de Dentinho e Michael em ação pelo
Vôlei Futuro (Foto: Gaspar Nóbrega / Inovafoto )

Ao contrário do primeiro set, o Vôlei Futuro errava demais. E, assim, o Rio voltou a abrir vantagem. No ace de Dante, os cariocas fizeram 11/8 e silenciaram as arquibancadas por alguns segundos. Só que o Vôlei Futuro foi buscar mais uma vez. Lorena, que andava meio apagado, explorou o bloqueio e empatou. Na sequência, Camejo, em belo saque, virou. O time da casa acordou de vez. Em jogada de muito talento, Lorena enganou o bloqueio do Rio e marcou mais um ponto: 14/13.


Dentinho, em belo bloqueio, abriu três pontos para o time da casa: 17/14. A torcida voltou a gritar, e o Vôlei Futuro disparou novamente. Michael explorou o bloqueio mais uma vez e marcou o set point: 24/20. Os cariocas ainda diminuíram, em saque para fora de Lorena e em belo ataque de Da Silva. Mas, na jogada seguinte, Dentinho atacou pela ponta, o bloqueio do Rio não funcionou, e a equipe local abriu 2 sets a 0: 25/22.

Discussão em quadra

Michael, no bloqueio, abriu a contagem no terceiro set. O Vôlei Futuro começou melhor e nem o nervosismo por uma marcação de dois toques de Camejo tirou o controle do time. Do outro lado, a tensão era maior. Depois de bloqueio de Vini, Marlon e Riad tiveram discussão áspera em quadra. Depois de conversar com o técnico Marcos Miranda, o meio de rede deixou a quadra, irritando Dante, que o chamou de “moleque”. (Confira a discussão no vídeo abaixo)

 O Vôlei Futuro, então, se aproveitou. Na primeira parada técnica, já tinha 8/4 no placar. Os cariocas, já com Riad de volta, tentaram mostrar que não estavam mortos e empataram a parcial por duas vezes. Depois de abrir 18/16 com pancada de Vini, o Vôlei Futuro viu o Rio empatar novamente em um ponto dado de graça. Após saque balanceado, Loren acertou o ace na linha e fez 20 a 18. Mas o time carioca não estava morto, deixou tudo igual em ponto de Dante e colocou fogo no jogo (20 a 20).


A partir daí, foi emoção pura, com as equipes praticamente juntas no placar. Com o Vôlei Futuro vencendo por 23/22, Théo foi para o ataque, Vini bloqueou, e a arbitragem marcou bola fora de forma equivocada. Os paulistas reclamaram bastante. No lance seguinte, o Vôlei Futuro errou o ataque e viu o Rio ficar em vantagem (24 /23). Os cariocas desperdiçaram três set points, até que Vini acertou a mão no saque e fez 27/26 para o Vôlei Futuro. No próximo saque, Vini jogou na rede e viu Dante brilhar no bloqueio no lance seguinte. O Rio ganhou moral e mostrou força para fechar o set em 31/29, após bloqueio, e se manter vivo na partida.
No retorno à quadra, o time de Araçatuba se acertou. Camejo, no bloqueio, marcou o primeiro ponto da parcial. O Rio se esforçava e lutava por cada bola, mas foi o Vôlei Futuro que abriu vantagem: 6/3. Em dois erros de Lorena, o Rio encostou. A torcida resolveu incentivar o oposto e passou a gritar o nome do jogador, que se recuperou e acertou seu ataque seguinte.
O jogo seguiu equilibrado, mas o Vôlei Futuro conseguiu abrir quatro pontos de vantagem. Àquela altura, a torcida já fazia a contagem regressiva. Ricardinho, Dentinho e Lorena gritavam e pediam a festa das arquibancadas. Com 18/12 no placar, o Rio se esforçava, mas não conseguia tirar a diferença. Ricardinho, em linda bola de segunda, fez 21/14 e levantou ainda mais o público. O Rio chegou a esboçar a reação, encostou no placar, mas não deu. O Vôlei Futuro fechou o set em 25/21 e comemorou dentro de quadra a classificação para a decisão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/04/volei-futuro-passeia-em-aracatuba-bate-o-rio-e-vai-final-da-superliga.html