segunda-feira, 9 de abril de 2012

Loco Abreu defende Anselmo Ramon: 'Dão mais importância ao gol perdido'

Atacante do Botafogo reclama de abordagem da imprensa e diz que formadores de opinião atrapalham aprendizagem do torcedor sobre futebol

Por SporTV.com Rio de Janeiro
 
Anselmo Ramon marcou os dois gols do Cruzeiro no empate contra o Atlético-MG neste domingo, na Arena do Jacaré. Apesar do desempenho, a incrível chance perdida pelo atacante quando o Cruzeiro perdia por 2 a 0 foi tão destacada pela imprensa quanto seus gols. Do lado do Galo, Guilherme também teve tudo para fazer o terceiro gol, quando o seu time vencia por 2 a 1, mas chutou para fora. Situações que incomaram Loco Abreu, camisa 13 do Botafogo, que esteve nesta segunda-feira no "Redação SporTV".  
  
- Tem uma situação que eu fico analisando: por que dar mais importância ao gol perdido do que aos dois gols que ele fez em um clássico? Aí você vê a matéria: "Por que perdeu um gol?". Não. Primeiro: "Por que fez dois gols?". Aí depois faz a pergunta: "O que aconteceu na jogada?". Ficamos mais pensando na negatividade do que no positivo - disse o uruguaio.

Loco Abreu também citou o lance de Guilherme, e disse que este tipo de abordagem não estimula discussões mais aprofundadas sobre futebol:

- O outro garoto, o Guilherme, jogou pra c..., jogou para o time, foi muito bom. Aí só fica analisando porque perdeu o gol. Acho que a formação de opinião está atrapalhando o torcedor de poder aprender o futebol e conhecer um pouco mais de tática. Errou? Acontece. Mas ele provocou aquela situação. Primeiro tem que fazer a análise para depois poder cobrar. Vai direto na cobrança para ver se ele, em um momento quente da cabeça para ver se ele fala alguma coisa errada para poder ter matéria outro dia - disse Loco Abreu.

Assista aos vídeos do "Redação SporTV"

FONTE:
 http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2012/04/loco-abreu-defende-anselmo-ramon-dao-mais-importancia-ao-gol-perdido.html

Para Loco Abreu, tecnologia tornou concentração no futebol uma mentira

Atacante do Botafogo critica distanciamento emocional dos atletas e diz que imagem de jogadores juntos na preparação dos jogos é falsa

Por SporTV.com Rio de Janeiro
 
Na semana seguinte em que o técnico do Santos, Muricy Ramalho, apoiou o fim das concentrações, o atacante do Botafogo, Loco Abreu, criticou duramente a tradicional prática no futebol. Para ele, a tecnologia acabou com a imagem de que os jogadores passam o tempo conversando entre si nos dias que precedem as partidas.

- Não é tão comum como quando eu comecei. Onde mais se comentava sobre futebol era na concentração. Só que hoje para mim a concentração é uma mentira. Você procura a concentração em que fica todo mundo junto batendo um papo. Depois da janta, fica tomando um café, batendo um papo, falando do que pode acontecer, de melhorar as coisas do clube. Hoje a tecnologia está dentro da concentração - disse o uruguaio no "Redação SporTV" desta segunda-feira.

Na opinião de Loco Abreu, o distanciamento impede que os colegas de trabalho não se conheçam:

- Me tornei um dinossauro. Não tenho laptop e nem nada. Só chimarrão e olho jogo de futebol. O pessoal acaba a janta e... laptop, playstation. Então você perde contato. Tem jogador por aí que você não sabe se tem filho, se tem namorada, se tem pai, como é a situação dele. Não tem essa possibilidade de falar. Só vai lá para comer, dormir, ir para o jogo e para a palestra do treinador.

Assista aos vídeos do "Redação SporTV"

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2012/04/para-loco-abreu-tecnologia-tornou-concentracao-no-futebol-uma-mentira.html

Botafogo vai cobrar da Federação cadeiras quebradas no clássico

Diretor executivo do clube, Sergio Landau diz que alguém deve pagar pelos 120 assentos destruídos em Vasco x Fla: 'O que aconteceu foi um excesso'

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 
Mesmo sem ser uma decisão de campeonato e nem ter um grande público presente, o clássico entre Vasco e Flamengo, disputado sábado, no Engenhão, deixou um saldo de 120 cadeiras quebradas. Responsável pela administração do estádio, o diretor executivo do Botafogo, Sergio Landau, vai enviar um documento para a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) exigindo o pagamento do prejuízo.

- Alguém tem que pagar por isso. Não dá para deixar isso passar. O que aconteceu foi um excesso. Às vezes, quebram cinco ou sete cadeiras num jogo, mas 120 é demais - afirmou Sergio Landau, detalhando a quebradeira:

- Foram 70 da torcida do Vasco e 50 da do Flamengo.

botafogo x friburguense setor Norte do Engenhão (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)Cadeiras azuis e cinzas repõem as vermelhas e brancas quebradas por vândalos no Setor Norte durante o clássico entre Flamengo e Vasco, sábado, no Engenhão (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)
 
O dirigente já está no Engenhão para o jogo deste domingo, entre Botafogo e Friburguense, às 16h (de Brasília), pela penúltima rodada da Taça Rio. Segundo ele, já houve a reposição das cadeiras quebradas.

- Temos um estoque de cadeiras aqui, mas pagamos por isso - disse Landau.

Os setores Norte e Sul, pelo fato de contarem com o desenho de um patrocinador nas cadeiras, deixam clara a substituição. Os assentos normalmente são das cores vermelha e branca no local com a marca estampada. No entanto, há algumas azuis e cinzas entre as originais.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2012/04/botafogo-vai-cobrar-da-federacao-cadeiras-quebradas-no-classico.html

A 15 gols do 'milésimo', Túlio Maravilha deixa o CSE-AL

Contrato com o clube alagoano chega ao fim, e atacante busca novo emprego pelo Twitter

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Túlio Maravilha anunciou neste domingo, via Twitter, que está de saída do CSE, time de Palmeira dos Índios, em Alagoas. Segundo o atacante, seu contrato se encerra nesta segunda-feira.
De acordo com as contas de Túlio, faltam 15 gols para o artilheiro chegar à marca de mil na carreira. A ideia é conseguir um novo clube para marcar mais oito gols e, quando faltarem sete, voltar ao Botafogo para encerrar a saga pelo milésimo.
- Meu contrato pelo clube venceu (sic) dia 09 de abril. E faltam 8 gols para eu voltar para o Botafogo e fazer os 7 gols. Então sendo assim o clube que tiver interesse em fazer parte desta campanha pelo milésimo gol estou de portas abertas - disse o atacante, para em seguida divulgar o endereço de seu site oficial, no qual é possível entrar em contato.

Twitter Tulio Maravilha (Foto: Reprodução / Twitter)Túlio usa o Twitter para se colocar à disposição no mercado (Foto: Reprodução / Twitter)
 
Túlio chegou ao CSE em janeiro. O atacante marcou dez gols com a camisa do clube. O time foi o sétimo colocado no primeiro turno do Alagoano. No segundo, aparece na terceira posição.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/04/15-gols-do-milesimo-tulio-maravilha-deixa-o-cse-al.html

Jobson é considerado um jogador especial por Oswaldo de Oliveira

Técnico do Botafogo deve estar presente na reunião desta segunda-feira, que pode selar o futuro do jogador, suspenso por indisciplina

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 
jobson botafogo treino (Foto: Cezar Loureiro / Agência Globo)Oswaldo quer calma para analisar o caso de
Jobson (Foto: Cezar Loureiro / Agência Globo)
Desde o início de seu trabalho no Botafogo, o técnico Oswaldo de Oliveira tem demonstrado uma atenção especial com Jobson. Depois de cumprir uma suspensão por doping, ele voltou a jogar em março deste ano. Já fez um gol, deu passe, mas acabou afastado do grupo na sexta-feira por um ato de indisciplina.
Oswaldo não vou a discussão entre Jobson e o fisiologista Altamiro Bottino, que culminou na suspensão do jogador. Nesta segunda-feira, às 15h, em General Severiano, o técnico deve participar de um encontro com o gerente Anderson Barros e o vice-presidente de futebol, André Silva, para tomar uma decisão.

 - Não vi o incidente. Apenas ouvi os relatos. Estamos vendo a situação com muita tranquilidade. Não é primeira vez que o Jobson comete uma indisciplina, nem a primeira que um jogador de futebol faz. Vamos analisar o caso com a maior naturalidade e examinar a situação. Todos sabem que o Jobson é um jogador especial e trataremos isso com calma, vendo tudo o que aconteceu e a tomaremos a atitude que acharmos mais coerente - comentou Oswaldo.

Sem Jobson, o Botafogo venceu por 3 a 1 o Friburguense, neste domingo, no Engenhão (vídeo acima), e se classificou para a semifinal da Taça Rio. Dia 15, definirá se será primeiro ou segundo lugar do Grupo A no confronto com o Boavista, em São Januário. No momento, o time é vice-líder, com 17 pontos, um a menos do que o Flamengo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/jobson-e-considerado-um-jogador-especial-por-oswaldo-de-oliveira.html

Árbitro de polêmico clássico divulga súmula: cinco do Vasco são expulsos

Rodolfo, Eduardo Costa, Diego Souza, Fágner e Felipe Bastos são punidos pelo tumulto após jogo vencido pelo Fla. Wagner Rosa diz que foi agredido

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
O tumulto após a partida Vasco x Flamengo no qual se envolveram alguns jogadores do Vasco e o seu presidente, Roberto Dinamite, que invadiu o campo para reclamar da arbitragem, vai custar caro ao clube na reta final da Taça Rio. A Federação Carioca de Futebol (Ferj) divulgou a súmula da partida nesta segunda-feira. E o árbitro Wagner dos Santos Rosa expulsou cinco jogadores da equipe cruz-maltina: Rodolfo, Eduardo Costa, Diego Souza, Fágner e Felipe Bastos.
Os cinco cumprirão automaticamente um jogo de suspensão e não enfrentam, na última rodada, o Nova Iguaçu, domingo, em Moça Bonita. Como Fágner e Diego Souza já tinham recebido o terceiro cartão amarelo, os dois devem pegar dois jogos de suspensão. Caso o Vasco se classifique para as semifinais do Campeonato Carioca, estarão de fora da primeira partida.
vasco x flamengo súmula ferj 2 (Foto: Reprodução)Relatório anexo mostra explicação do árbitro sobre as expulsões (Foto: Reprodução)
No relatório anexo da súmula da partida, Wagner dos Santos Rosa descreveu o tumulto e disse que foi agredido por empurrões.
- Ao término da partida, fui surpreendido pela chegada repentina do atleta nº 4, o o sr. Rodolfo Dantas Bispo, e o atleta nº 5, sr. Eduardo Nascimento Costa, ambos da equipe do C.R. Vasco da Gama, os quais partiram em minha direção e me agrediram com empurrões nas costas. Só não causaram um mal maior graças à pronta intervenção  do policiamento do estádio (Gepe) e do árbitro assistente n° 2, sr. Francisco Pereira de Souza, que estava próximo do local.
Wagner Santos Rosa continuou a descrição do incidente:
- Ato contínuo, o atleta nº 4, sr. Rodolfo Dantas Bispo, da equipe do C.R. Vasco da Gama, continuou "partindo para cima" da arbitragem, empurrando os policiais, tentando agredir este signatário. Não satisfeito, apontou o "dedo em riste" em minha direção e disse as seguintes palavras: "Seu filho da p., tu tá ganhando quanto..., ladrão..., safado..., conseguiu o que queria...!!! O atleta n} 5, sr. Eduardo Nascimento Costa, da equipe do C.R. Vasco da Gama, também continuava "partindo para cima" da equipe de arbitragem, tentando transpor o policiamento e o árbitro assistente nº 2, sr. Francisco Pereira de Souza, empurrando e apontando "o dedo em riste" em minha direção, e disse as seguintes palavras: "Safado... vou te pegar... sem-vergonha..., tem que levar muita porrada...!!!
Mais abaixo, o árbitro explicou as punições a Diego Souza, Fagner e Felipe Bastos.
- Enquanto este signatário observava as atitudes desempenhadas contra a equipe de arbitragem, o atleta nº 10, sr. Diego de Souza Andrade, pegou a bola e a chutou em minha direção tentando me acertar. o que felizmente não aconteceu. Fui informado pelo árbitro auxiliar nº 1, sr. Marcelo Pacheco, que o mesmo atleta pegou a bola novamente, e dessa vez jogou com as mãos, tentando me agredir  quando me encontrava de costas. Que ainda no meio do tumulto pude identificar o atleta nº 23, sr. Fagner Lemos, e o atleta nº 21, sr. Fellipe Bastos, os quais, aproveitando-se da confusão, invadiram o campo de jogo, tentando ultrapassar a barreira policial do Gepe, sendo que ambos já estavam como substituídos da equipe do Vasco da Gama, também tentaram me agredir,  sendo contidos pelos policiais do Gepe, tendo sido ditas as seguintes palavras respectivamente: "Safado... ladrão... era isso que você queria... (Fagner). "Safado, ladrão, cara de pau..., eu já sabia que isso ia acontecer..., seu safado...." (Fellipe Bastos).
Mais abaixo, Wagner Rosa explicou que não foi possível aplicar o cartão vermelho aos cinco jogadores naquele momento "tendo em vista a situação desfavorável (...) o que poderia gerar,  a minha avaliação, um tumulto generalizado com consequências maiores".

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2012/04/arbitro-do-polemico-classico-divulga-sumula-cinco-do-vasco-sao-expulsos.html

Oswaldo vive dilema para escalar Herrera, Loco Abreu ou os dois juntos


09/04/2012 11h25 - Atualizado em 09/04/2012 11h25

Oswaldo vive dilema para escalar Herrera, Loco Abreu ou os dois juntos

Atacantes formaram a dupla de ataque titular do Botafogo em apenas quatro jogos na temporada. Somados, já contabilizam 18 gols no ano

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 
 O Botafogo venceu o Friburguense por 3 a 1, domingo, com um gol de Loco Abreu, o de número 300 do time no Engenhão, e dois de Herrera. Os dois, no entanto, não atuaram juntos. Na temporada, o técnico Oswaldo de Oliveira escalou a dupla desde o início em apenas quatro jogos. Os dois somados chegam a 18 gols em 2012.
Herrera é o artilheiro do time na temporada, com 11 gols. Ele participou dos 18 jogos do Botafogo no ano, mas em boa parte deles começou no banco de reservas. Ele vem tendo o apoio da torcida seguidamente. Loco saiu para recuperar a sua melhor forma e nos últimos oito jogos, atuou em apenas dois.
Oswaldo até admite a possibilidade de usar a dupla novamente desde o início. A última vez em que isso aconteceu foi no empate em 1 a 1 com o Treze-PB, no Engenhão, quando o Botafogo conseguiu a classificação para a segunda fase na disputa por pênaltis. Loco marcou o gol, mas perdeu a sua cobrança.
- Quando acontecer um jogo em que eu precise de uma situação mais ofensiva, contra um adversário francamente dedicado ao posicionamento defensivo, posso utilizar sim. Já usei outras vezes. São dois atacantes, dois goleadores. Essa questão de ser titular ou não é efêmera - disse Oswaldo.

loco abreu herrera botafogo (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)Loco Abreu e Herrera lado a lado no treinamento do Botafogo (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)
A dupla ainda atuou junta desde o início no empate em 1 a 1 com o Bangu, em Moça Bonita, na vitória por 3 a 1 sobre o Volta Redonda, com dois gols de Herrera, e na semifinal da Taça Guanabara, no empate em 1 a 1 com o Fluminense, quando foi eliminado na disputa por pênaltis. Loco, mais uma vez, desperdiçou a dele.
O próximo jogo do Botafogo é contra o Boavista, em São Januário, pela última rodada da Taça Rio. O time já está classificado e disputa apenas a liderança do Grupo A. No momento, ocupa a segunda colocação, com 17 pontos, um atrás do Flamengo. É provável que Loco seja preservado para enfrentar o Guarani, dia 18, pelo jogo de volta da Copa do Brasil, no Engenhão - na ida, vitória do Botafogo por 2 a 1.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/oswaldo-vive-dilema-para-escalar-herrera-loco-abreu-ou-os-dois-juntos.html

Botafogo deve ter mudanças na defesa para preservar os titulares

Linha defensiva esteve em campo nos 18 jogos do time na temporada. Oswaldo vai estudar a situação do grupo para confronto com o Boavista

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 
O quinteto defensivo do Botafogo é uma das maiores preocupações do técnico Oswaldo de Oliveira. Com poucos jogadores experientes para as posições de zagueiro e laterais e um goleiro de Seleção Brasileira, ele já pensa em poupar alguns deles na partida contra o Boavista, domingo, pela última rodada da Taça Rio. O time já está classificado para a semifinal da competição.
Oswaldo lembrou que Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo atuaram em todos os jogos do Botafogo no ano (18). Além deles, apenas Renato e Herrera, que se divide entre o banco e a vaga de titular, também participaram da campanha completa do time. Outra preocupação é com Marcelo Mattos, que recentemente ficou fora com dores musculares.

Marcio Azevedo botafogo treino (Foto: Satiro Sodré / Agif)Marcio Azevedo foi titular nos 18 jogos do Botafogo nesta temporada (Foto: Satiro Sodré / Agif)
 
Para as laterais, os reservas são Gabriel e Renan Lemos, dois jogadores ainda com idade para jogar no time de juniores. Brinner, que disputou apenas minutos finais de dois jogos, e Matheus, que sequer fez sua estreia entre os profissionais, formam a dupla de zaga reserva. Lucas Zen é o principal volante no banco.

- Vamos jogar sempre com o objetivo de ganhar, mas não posso levar em consideração que ainda vamos jogar pela Copa do Brasil na quarta-feira (dia 18), contra o Guarani (no Engenhão). Tenho que examinar bem o elenco, principalmente a turma lá de trás. O Lucas foi substituído (contra o Friburguense) por estar visivelmente cansado e jogando mal por isso - explicou Oswaldo.

Para se ter ideia da dificuldade para armar o time, o treinador não contará com Lucas para o confronto com o Guarani, pois ele está suspenso por ter levado o terceiro cartão amarelo. O escolhido para substitui-lo deve ser o volante Lucas Zen, já que Gabriel ainda é considerado cru para enfrentar um jogo de definição como esse. No jogo de ida, o Botafogo venceu por 2 a 1, em Campinas-SP.

- Vamos esperar a reação de cada um depois do repouso (folgas segunda-feira e terça-feira) e no treinamento. Depois, analisaremos as possibilidades de vencer ou não, de classificar em primeiro lugar. Mas vamos pensar sempre na vitória - comentou Oswaldo.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/botafogo-deve-ter-mudancas-na-defesa-para-preservar-os-titulares.html

'Que Beleza!' Narrador Milton Leite estreia blog no SporTV.com

Narrador, que hoje estreia seu blog no SporTV, conta como começou a carreira e que muitas vezes é chamado pelo famoso bordão nas ruas

Por Wagner Bordin São Paulo
 
acesse o novo blog do SporTV
Que beleza! Ao ver algum lance bizarro de seu time em campo, com certeza, ao menos uma vez, você já repetiu o famoso bordão criado por Milton Leite. Conectado, o narrador diz que recebe muita corneta pelas redes sociais. Mas, pensando ainda mais em interagir com os apaixonados por esporte, Milton Leite estreia nesta segunda-feira seu blog no SporTV.com. No “Que Beleeeeza!!!”, blog que já esteve ativo no Globoesporte.com entre 2006 e 2007, irá analisar situações do cotidiano do futebol e falar de personagens do esporte.
- Vou escrever muito sobre futebol, mas pretendo de vez em quando colocar textos sobre outras modalidades, porque gosto de esporte, não só de futebol. Gosto mais de analisar situações, falar de personagens. Não sou muito de ficar comentando partidas específicas, até porque não consigo assistir a todos os jogos, nem dar atenção a todas as competições. Para fazer comentário de jogo tem gente muito melhor do que eu.

Header do blog do Milton Leite (Foto: Reprodução)Header do blog do narrador Milton Leite, que estreia nesta segunda-feira no SporTV.COM (Foto: Reprodução)
 
Natural de Jundiaí, cidade próxima a São Paulo, o narrador sonhou em ser escritor ficcionista, mas graças à correnteza, como o próprio diz, encontrou o jornalismo esportivo e hoje é um dos principais locutores do Brasil.

- Quando garoto transmitia meus próprios jogos de botão, mas nem pensava que um dia seria narrador de verdade, nem mesmo quando cresci e tive que escolher uma profissão. Cheguei até aqui mais levado pela correnteza do que qualquer outra coisa. Na adolescência, sempre gostei muito de escrever e sonhava ser escritor, ficcionista. Mas faltava talento. Por isso, resolvi fazer faculdade de jornalismo, porque queria ganhar a vida escrevendo. Na época me via jornalista de jornal, trabalhando em redação, escrevendo - diz Milton Leite.
Jornalista formado pela Universidade de São Paulo, Milton começou a carreira no Jornal de Jundiaí. Em paralelo com o jornal, trabalhou na Rádio Difusora de Jundiaí, e foi ali onde começou sua carreira como narrador.
Pouco tempo depois, Milton foi para o Estadão, um dos maiores jornais do Brasil. Mas, para escrever sobre economia. Como a correnteza sempre o conduzia para o esporte, foi convidado para fazer teste como narrador na Jovem Pan TV, emissora que estava começando e hoje não existe mais.

Milton Leite apresentado no SporTV (Foto: Arquivo Pessoal)Milton Leite em sua apresentação no SporTV em 2005 (Foto: Arquivo Pessoal)
 
No SporTV desde 2005, o narrador conta que sempre buscou inspiração em grandes locutores esportivos de rádio, como Osmar Santos, Joseval Peixoto, José Silvério.
- Minha geração aprendeu a gostar de futebol muito mais pelo rádio do que pela TV. Aos poucos fui criando minha própria maneira de fazer, mas é claro que Galvão Bueno e Luciano do Valle são referências para qualquer um que siga essa atividade.
No canal, participou da cobertura de duas Copas do Mundo (Alemanha-2006 e África do Sul-2010), dos Jogos Olímpicos de Pequim, e também criou um de seus mais famosos bordões: o 'Que Beleza!'.

Milton Leite em seu início de carreira (Foto: Arquivo Pessoal)Milton Leite em seu início de carreira na Rádio Difusora(Foto: Arquivo Pessoal)
 
- Normalmente, (os bordões) são expressões que uso com meus amigos, ou que amigos usam. Nada foi criado para ser bordão. Às vezes arrisco colocar alguma expressão dessas numa transmissão e dependendo da reação, acaba ficando. Não fico pensando em bordões novos, não me sinto obrigado a colocar os bordões nas transmissões e sempre vou para o jogo preocupado em transmitir direito, acertar todos os nomes, provocar emoção, informar, divertir as pessoas. Os bordões são a cereja do bolo. Quero que gostem do meu trabalho independentemente de eu usar ou não os bordões - ressaltou Milton Leite.
No entanto, apesar de ver os bordões como a cereja do bolo, reconhece que ganhou fãs, e conta que muitas vezes é chamado de 'Que beleza' pelas ruas.

- Tem gente que me chama de Que Beleza! É como coisas como “Pai, olha o Que Beleza ali”. 
“Que beleza, vamos tirar uma foto?”. Eu acho divertido e me sinto lisonjeado - complementou.

De Primeira:
 Ídolo no esporte: Não tenho um ídolo. Mas um time inteiro: a seleção de 70, que me fez ser apaixonado por futebol.
Esportes favoritos: Para narrar, gosto muito de individuais, natação, atletismo.
Música: MPB. Nos últimos tempos, Marisa Monte.
Livro: Gosto muito de biografias. Nos romances, "Cem Anos de solidão" é um dos favoritos.
Filme: Dos antigos, "Blade runner". Mais recentes, "Meia-noite em Paris"
Na folga, prefere: Ir ao cinema com a minha mulher.
Lugar que deseja conhecer: Muitos. De primeira, Berlim (estive lá na Copa, mas sem tempo de conhecer).
Complete a frase "Copa e Olimpíada no Brasil...": ...serão efetivamente maravilhosas se deixarem mesmo um belo legado para a maioria da população das cidades-sede".


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/noticia/2012/04/que-beleza-narrador-milton-leite-estreia-blog-no-sportvcom.html
 

08/04/2012 18h45 - Atualizado em 08/04/2012 18h47 Elkeson é quem mais finaliza e mais erra passes contra o Friburguense

Na vitória do Botafogo sobre o Friburguense, por 3 a 1, neste domingo, Loco Abreu acerta todos os oito passes que deu

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Apesar de não ter feito gol, Elkeson foi o personagem da vitória do Botafogo sobre o Friburguense, por 3 a 1, neste domingo, no Engenhão. O camisa 9 alvinegro foi o jogador que mais finalizou a gol, cinco vezes, sendo que numa delas acertou a trave esquerda do goleiro Marcos, e também o que mais errou passes: sete, de 38 no total.
Apesar desse alto índice de passes errados de Elkeson, o Botafogo teve um alto aproveitamento neste quesito: 90,4% (contra 87,2% do Friburguense). Quem contribuiu muito para isso foi Loco Abreu, que acertou todos os oito passes que deu. E o uruguaio ainda marcou um gol em pouco mais de uma hora em campo. Ele concluiu a gol três vezes, o mesmo número de Antônio Carlos e Fellype Gabriel (e também Marcelo e Romulo, os que mais arremataram no Friburguense). No total, o Alvinegro finalizou 17 vezes, enquanto que o time serrano tentou 11.
A jogada predileta do time da casa foram as bolas alçadas na área, já que foram 19 contra 11 do adversário. Dessas jogadas aéreas, o Botafogo conseguiu quatro cabeçadas (três de Antônio Carlos), enquanto que o Friburguense apenas uma. Andrezinho foi o que mais levantou a bola na área: seis vezes.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/

Após dois gols e classificação, Herrera pede mais confiança no time

Atacante começa na reserva e substitui Loco Abreu no segundo tempo. Ele lembra que a equipe segue invicta na temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
 Com a volta de Loco Abreu ao time, o técnico Oswaldo de Oliveira decidiu colocar Herrera no banco de reservas. O argentino entrou durante a o segundo tempo e, com dois gols, foi decisivo na vitória alvinegra por 3 a 1 sobre o Friburguense, neste domingo, no Engenhão. Loco, ainda na primeira etapa, também marcou.

Na saída de campo, o técnico Oswaldo de Oliveira reuniu os jogadores e fez com que todos entrassem juntos no vestiário. Herrera deu entrevista rapidamente, e em tom de desabafo. O atacante argentino lembrou que o Bota está invicto no ano e merecia mais confiança.

- É preciso dar mais confiança. Não perdemos ainda. Estamos fazendo a coisa certa - afirmou Herrera.

Com a vitória, o Bota garantiu a classificação para semifinal da Taça Rio. No próximo domingo, a equipe encara o Boavista, em São Januário, e decide com o Flamengo, que encara Americano, no Engenhão, quem termina em primeiro no Grupo A.


FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/apos-dois-gols-e-classificacao-herrera-pede-mais-confianca-no-time.html

Oswaldo exalta o grupo do Botafogo e defende jogadores das vaias

Técnico acompanhou a saída do time de braços dados com Renato e Antônio Carlos depois da vitória sobre o Friburguense

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 
 Apesar da vitória por 3 a 1 sobre o Friburguense, neste domingo, no Engenhão, o Botafogo sofreu com a reclamação da torcida, principalmente o meia Andrezinho e o lateral-direito Lucas, vaiados diretamente. No fim do jogo, o técnico Oswaldo de Oliveira fez questão de demonstrar a união do grupo, retirando praticamente todos os jogadores juntos de campo e de braços dados com Renato e Antônio Carlos, alvo de críticas pela falha no lance do gol do adversário.
Oswaldo rechaçou as vaias dos torcedores, principalmente pela classificação antecipada para a semifinal da Taça Rio. O Botafogo ainda vai enfrentar o Boavista, dia 15, em São Januário, para definir se será primeiro ou segundo lugar do Grupo A. Hoje, o time é o vice-líder, com 17 pontos, um a menos do que o Flamengo.

- Essa foi a reação de alguns. Não de todos. Somos uma equipe. O Andrezinho errou na quarta-feira (contra o Guarani), hoje foi o Antônio Carlos, o Caio... Vamos ganhar juntos e, quando perdermos, perderemos juntos sempre. Só quis demonstrar que isso aqui é um grupo e não individualidades que mereçam mais ou menos atenção. É o Botafogo que está jogando - afirmou Oswaldo, com certa irritação na voz.

Oswaldo de Oliveira Btafogo x Friburguense (Foto: Fernando Soutello / AGIF)Oswaldo adota discurso de coletividade no
Botafogo (Foto: Fernando Soutello / AGIF)
A campanha do time no Campeonato Carioca merece destaque. O Botafogo é o único invicto da competição, depois de 15 jogos disputados. Os outros grandes já sofreram derrotas. No Grupo B, ainda existe a possibilidade de Fluminense e Vasco ficarem fora das semifinais da Taça Rio.

- Friburguense, Boavista, Macaé e outros ganharam de um dos outros três grandes. Nenhum deles ganhou da gente. Tenho visto os outros jogos e os pequenos dominam os grandes, que só decidem no final por causa de seus craques e artilheiros e fica tudo encoberto. Estou satisfeito com o Botafogo - analisou Oswaldo.

Como última defesa em relação aos seus jogadores, o treinador lembrou de um amistoso da Seleção Brasileira na preparação para a Copa do Mundo de 1970, quando estava no Maracanã. Na época, Oswaldo acompanhou um momento raro da carreira de Pelé.

- Os jogadores são seres humanos. Eventualmente, vão errar mesmo. Vi o Pelé dar uma furada num amistoso com País de Gales antes da Copa do Mundo de 1970. E era o o Pelé. O que importa é que o time ganhou mais uma vez, como grupo - disse Oswaldo. - O erro pode acontecer, o que não pode é ficar sem reação, como aconteceu com o Antônio Carlos no gol do Friburguense. Não pode se entregar.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/oswaldo-exalta-o-grupo-do-botafogo-e-defende-jogadores-das-vaias.html

Fellype Gabriel revela conversa com Jobson sobre confusão no Botafogo

Companheiro procura ouvir do atacante explicação sobre a confusão que o afastaou do grupo. Reunião nesta segunda-feira deve definir o caso

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 
O tempo apenas de treinamento antes de sua estreia com a camisa do Botafogo fez Fellype Gabriel estreitar o relacionamento com Jobson, que também estava impossibilitado de jogar, mas por conta da suspensão por doping. Sábado à noite, um dia antes da vitória por 3 a 1 sobre o Friburguense (assista aos gols), ele ligou para o companheiro, afastado por indisciplina por tempo indeterminado, para saber detalhes do ocorrido e conversar sobre sua reintegração.
A preocupação com Jobson faz parte do cotidiano de todos os jogadores. Nesta segunda-feira, haverá uma reunião no departamento de futebol, em General Severiano, para decidir o seu futuro. Com contrato até junho de 2015, é possível que a punição fique na suspensão e na aplicação de uma multa.

- Liguei para saber dele o que havia acontecido. Não estava presente na hora da confusão. Ele me controu exatamente o que já havia ouvido de outras pessoas. Estão vendo o que vai ser feito.


Disse ao Jobson para ficar tranquilo. Estamos aqui para ajudá-lo no que for preciso. Deve ter mais calma em alguns momentos, pois qualquer coisa que acontece com ele ganha maiores proporções. Mas às vezes pode estar em uma situação difícil e fica complicado - disse Fellype Gabriel.

Com bom desempenho no time desde sua estreia, quando até fez gol, Fellype Gabriel considera a presença de Jobson um ganho para o grupo. Ao conversar com o companheiro, percebeu um certo arrependimento e espera rapidamente contar com ele novamente no time para a disputa do Campeonato Carioca e da Copa do Brasil.

- Ele se mostrou bem chateado com o que aconteceu. Falei para o Jobson que precisamos dele aqui, que é importante para o grupo - comentou Fellype Gabriel.

O Botafogo volta a jogar apenas domingo, contra o Boavista, pela última rodada da Taça Rio. Os jogadores que atuaram na maior parte dos jogos ganharam dois dias de folga e só se reapresentam na quarta-feira. O time está na segunda colocação do Grupo A, com 17 pontos, um atrás do Flamengo, mas já classificado para a semifinal.

Clique aqui e assista a vídeos do Botafogo

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/fellype-gabriel-revela-conversa-com-jobson-sobre-confusao-no-botafogo.html#equipe-botafogo

No Triângulo, América-MG bate Uberaba e mantém posição na tabela

Em domingo de Páscoa a festa é para o Coelho com placar de 2 a 0 em cima do Zebu

Por Luiz Vieira Uberaba, MG
 
O tempo nublado não só marcou o ínicio do jogo entre Uberaba Sport e América-MG, no Uberabão, como também selou a participação do Zebu no Campeonato Mineiro. Em dez jogos, apenas uma vitória e a amarga realidade de estar prestes a voltar para o Módulo II do Mineiro. Mas, mesmo com o assombroso cenário, o time do Triângulo Mineiro fez bonito na tarde de domingo e lutou até o fim para subir na tabela. Mas o América-MG não entregou nenhum ponto e fez 2 a 0 nos donos da casa, que, agora, já não enxergam mais luz no fim do túnel.
O primeiro tempo começou com as investidas do Coelho contra o Zebu, mas a equipe de Uberaba manteve a defesa reforçada para o equilíbrio do jogo. Quando apareceu a oportunidade, o Uberaba bem que tentou, mas faltou pontaria. Em um dos lances, Araújo passou para Gabriel Davis que tentou marcar, mas mandou para longe. Rodriguinho e Fábio Júnior investiram no contra-ataque para o América-MG, mas não conseguiram passar pela defesa do goleiro Fernando. A dupla do Uberaba fez outra tabelinha: Araújo passou para Davis que perto da grande área tentou marcar, mas chutou por cima do gol.

Uberaba x América-MG (Foto: Enerson Cleiton)Uberaba perde em casa para o América-MG e vira lanterna do Campeonato Mineiro(Foto: Enerson Cleiton)
 
O jogo seguiu e em uma falta do jogador do América-MG, Pará, em cima de Araújo, rendeu cartão amarelo e deixou o USC na cara do gol novamente. Mas o Coelho continuou atento na defesa e nada dos donos da casa marcarem. Dessa forma veio uma alteração no Uberaba: o jogador Vitor Hugo saiu para entrar o camisa 13, Eder. O Zebu manteve as investidas no ataque, mas não conseguiu finalizar. Gabriel Davis teve algumas oportunidades, mas não venceu a defesa do Coelho e o primeiro tempo ficou sem gols no placar.

O segundo tempo começou sem alterações nas duas equipes, mas com boa tentativas de gol do Coelho. Em uma delas, Fábio Júnior ficou sozinho na cara do gol, mas o goleiro Fernando levou a melhor. Com pouco mais de 10 minutos o América-MG conseguiu abrir o placar. Em um cruzamento, Alessandro aproveitou e fez o primeiro do jogo.

Após o gol, o Uberaba fez algumas mudanças. Saiu Roberto e entrou Thiago Marin. E Ederson Jaú deu lugar para o atacante Marlon. Pelo América-MG saiu Rodriguinho e entrou Caio. As duas equipes continuaram investindo no ataque, mas o jogo ficou morno e o Uberaba se mostrou distante da recuperação.

O América-MG com vantagem no jogo resolveu investir em outras mudanças. Desta vez quem saiu foi o autor do gol, Alessandro, para entrar Bruno Meneguel. Em falta em cima de Marlon, o USC ficou perto do gol novamente, e com chances de empatar a partida. Mas Gabriel Davis  ao cobrar a falta chutou pra longe. E se o Uberaba desperdiçou as boas oportunidades, diferente fez o Coelho com Bruno Meneguel. Em um contra-ataque, o jogador conseguiu marcar mais um deixando o placar em 2 a 0 para time da capital.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/futebol/campeonato-mineiro/noticia/2012/04/no-triangulo-america-mg-bate-uberaba-e-mantem-posicao-na-tabela.html

Nos contra-ataques, São Caetano vira e bate o Santos completo

Peixe começa forte, sai na frente com Neymar, mas dá espaços na segunda etapa e sofre a virada por 2 a 1, no Anacleto Campanella.

A CRÔNICA
por Marcelo Hazan
 
Feriado de Páscoa, Santos com todos os seus titulares, promessa de mais um show. Ficou na promessa. O Peixe chegou a esboçar mais uma grande partida, com Neymar irresistível. No entanto, tudo não passou de um lampejo. O São Caetano não se intimidou, se impôs, foi para cima, virou o jogo e venceu por 2 a 1, neste domingo, no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, pela 18ª rodada do Campeonato Paulista.
Os três pontos do Azulão certamente serão contestados pelo Peixe, já que um gol legal de Paulo Henrique Ganso foi anulado na segunda etapa. Mesmo assim, errando muitos passes, principalmente no meio de campo, o Alvinegro esteve irreconhecível no segundo tempo.

Desatento, o Santos foi obrigado a se contentar com um chocolate amargo na Páscoa, na última partida da equipe antes do centenário. Quando voltar a campo, contra o Catanduvense, domingo que vem, na Vila Belmiro, o Peixe terá 100 anos - o aniversário é sábado. Já o São Caetano enfrentará o Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, também no domingo. Toda a rodada será às 16h.
Apesar do tropeço, o Santos se mantém na terceira posição com 36 pontos, mesmo número do Guarani. A diferença está no saldo de gols: 23 a 9. Se não vencer o Catanduvense, o Peixe pode terminar a primeira fase fora do G-4 e, assim, perder a vantagem de jogar em casa nas quartas de final. Já o São Caetano, com 22 pontos, está em 11º lugar: está garantido na Série A-1 em 2013.
Neymar brilha e Peixe sai na frente
- Não sou folgado, só jogo futebol.
Essa foi a resposta de Neymar, no intervalo, quando lhe perguntaram sobre os dribles desconcertantes em cima dos adversários. A frase dá uma ideia do que o craque fez em campo durante a etapa inicial. No clima da Páscoa, o atacante distribuiu dribles de presente aos zagueiros, em jogadas sempre construídas em parceria com seu compadre Paulo Henrique Ganso, que é padrinho de Davi Lucca, filho do camisa 11.

Gol São Caetano x Santos (Foto: Roberto Vazquez / Futura Press)Marcelo Costa corre para comemorar gol do Azulão (Foto: Roberto Vazquez / Futura Press)
 
Antes do primeiro minuto, a dupla já mostrou a que veio: linda tabela com troca de passes de calcanhar e letra, com finalização de esquerda do camisa 11 para fora. Depois, aos 12, o perigoso chute de fora da área do meia dava a impressão de jogo fácil. No entanto, o São Caetano apertou.
Primeiro com Gabriel, completando escanteio de cabeça para fora. Depois com Augusto Recife, em contra-ataque iniciado em um erro de passe de Ganso. Livre pela esquerda, o volante soltou o pé por cima do gol, na melhor chance do Azulão na primeira etapa. Por fim, com Geovane, de fora da área, obrigado Rafael a fazer ótima defesa.
A partida começava a ficar perigosa para o Santos, quando o dono do time novamente mostrou sua cara. Após deixar Borges em ótimas condições e ver o centroavante perdendo a chance, Neymar decidiu resolver com a ajuda de Ganso.
O camisa 10, com um daqueles passes improváveis que lhe são tão comuns, deixou o atacante à vontade na cara de Luiz para dominar com estilo e definir de esquerda: 1 a 0. Na comemoração, o craque imitou um coelho, em homenagem à Páscoa.
Antes do apito final, ainda houve tempo para o artilheiro carimbar o travessão, depois de novo passe preciso de Ganso.
Azulão vira, e Santos tem gol anulado equivocadamente
Mesmo com a boa atuação de Neymar, o Santos já havia mostrado exposição aos contra-ataques do São Caetano. No segundo tempo, o Azulão se aproveitou disso novamente, agora com eficiência. Disperso, errando passes, o Santos perdeu o rumo e viu o adversário crescer.
Rafael já havia alertado para este defeito no intervalo:
 - Precisamos corrigir algumas coisas e errar menos passes, para não dar contra-ataques, forma como eles chegam com mais perigo.
O alerta do goleiro foi em vão. O primeiro contra-ataque veio em bela jogada individual de Moradei, aos 12 minutos. Com velocidade, o volante passou por dois santistas, abriu pela esquerda e cruzou na cabeça de Geovane. Livre, o atacante tirou a bola do alcance de Rafael.
Dez minutos depois, veio a virada. Novamente aproveitando os erros de passe no meio de campo do Peixe, Geovane deu belo lançamento para Aílton, que ganhou da marcação e completou. O goleiro santista defendeu. Na sobra, Marcelo Costa completou para o gol vazio: 2 a 1.
Daí em diante, o time do interior se encolheu e o Santos foi ao ataque. O técnico Muricy Ramalho fez três substituições no Peixe: Alan Kardec entou no lugar Borges, Elano substituiu Fucile e Rentería ficou com o lugar de Ibson.
Entre os três, Elano foi o que entrou melhor. Em alta com a torcida, teve seu nome gritado  diversas vezes pelos fanáticos. E correspondeu com jogadas de perigo. Na melhor e mais polêmica delas, o Santos conseguiu o gol, mal anulado pela arbitragem. O meia chutou de fora e acertou o travessão. No rebote, Ganso, em posição legal, empurrou para a rede. O auxiliar, porém, anotou impedimento.
A pressão no fim da partida não deu resultado e o Peixe ganhou de Páscoa e de 100 anos um presente de grego.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/paulista-2012/08-04-2012/sao-caetano-santos.html

Botafogo bate Friburguense por 3 a 1 e está na semifinal da Taça Rio

Com empate entre Resende e Volta Redonda, Alvinegro joga contra o Boavista apenas para saber se passa ou não o Fla, que pega o Americano


A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
 
A apresentação deixou muito a desejar, mas valeu muito para o Botafogo a vitória de 3 a 1 sobre o Friburguense, neste domingo, no Engenhão - com um do ídolo Loco Abreu, que voltava ao time após três jogos, e dois de Herrera, que o substituiu no segundo tempo. Afinal, além dos três pontos conquistados, o empate do Resende com o Volta Redonda por 1 a 1 garantiu ao Alvinegro a classificação antecipada para a semifinal da Taça Rio.
Após o apito final, o técnico Oswaldo de Oliveira reuniu todos os seus jogadores e saiu de braços dados com eles para o vestiário. Uma tentativa de mostrar um grupo unido contra críticas, já que alguns atletas, como Lucas e Andrezinho, foram vaiados por parte da torcida.

O Botafogo, que chegou a 17 pontos, um a menos que o Flamengo e quatro a mais que o Resende, ocupa o segundo lugar no grupo. A equipe serrana ficou com cinco pontos e agora é a penúltima do Grupo B. Na última rodada, o Botafogo lutará pela primeira colocação da chave contra o Boavista, em São Januário, no próximo domingo, às 16h (de Brasília). No mesmo dia e horário, o Flamengo pega o Americano, no Engenhão. O Friburguense fecha sua participação no estadual contra o desesperado Bonsucesso, no estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo. O time não tem mais qualquer aspiração na competição. Não pode se classificar, nem corre risco de rebaixamento.

Sustos no primeiro tempo
A configuração inicial da partida mostrava um ataque contra defesa. Mas o Botafogo, apesar de ofensivo, jogava com pouca velocidade e pouco criava. Para deixar o cenário mais tenso, o Friburguense, que esperava o momento do bote, quase abriu o marcador aos nove minutos. Jefferson fez grande defesa, abafando chute à queima-roupa de Ricardinho. A resposta alvinegra só veio cinco minutos depois em chute forte e com efeito de Elkeson, que o goleiro Marcos defendeu parcialmente. A partir daí, o Botafogo passou a encurralar o adversário, mas falhava muito no último passe. Isso durou até a parada técnica, aos 20.
Loco Abreu gol Botafogo (Foto: Fernando Soutello / AGIF)Loco Abreu comemora o seu gol. Renato chega para cumprimentá-lo (Foto: Fernando Soutello / AGIF)
 
Na volta, o Friburguense conseguiu um pênalti equivocadamente marcado pelo árbitro Eduardo Cordeiro Guimarães. Marcelo Mattos não tocou em Jorge Luiz, que se jogou aos 23. O volante alvinegro ainda recebeu cartão amarelo. Na cobrança de Romulo, Jefferson mais uma vez salvou o Botafogo, com bela defesa no seu canto direito.
A equipe visitante parece ter se dado conta de que poderia arriscar mais e passou a frequentar mais o campo adversário. No entanto, quando o Botafogo já começava a irritar sua pequena torcida presente ao estádio (apenas 4.452 presentes - 2.824 pagantes - para uma renda de R$ 43.220,00), veio o gol. Andrezinho tentou servir Márcio Azevedo, que penetrava na área pela esquerda. Sergio Gomes cortou, mas acabou dando um passe açucarado para Loco Abreu só empurrar ao gol.
O jogo ficou mais aberto. Jorge Luiz teve uma boa chance para o Friburguense e Antônio Carlos respondeu com uma cabeçada perigosa. Dois minutos depois, Elkeson deu um passe perfeito para Fellype Gabriel. Livre diante de Marcos, o meia ajeitou o corpo para tocar com estilo e marcar, mas jogou a bola longe. Aos 45, Elkeson disparou uma bomba de fora da área e o goleiro do time serrano fez grande defesa.
Herrera entra no lugar de Loco e faz dois gols
Em desvantagem e àquela altura com remotas chances de classificação para a semifinal da Taça Rio, o Friburguense voltou para a etapa final com o time mais avançado. Já o Botafogo retornou com o mesmo ritmo lento do início do jogo. Elkeson era o melhor em campo e o que mais procurava a bola em busca do gol, que quase veio aos 12, quando recebeu livre na área de Andrezinho e chutou a bola na trave esquerda de Marcos. No rebote, Loco Abreu isolou a bola. Logo em seguida, o uruguaio saiu para a entrada de Herrera, que seria importantíssimo para o time.
A atuação alvinegra na etapa final não era das mais animadoras, mas o time da Serra tinha imensa dificuldade para criar boas chances de gol. Com isso, a partida ficou modorrenta, principalmente por parte da equipe da casa, que chamava o adversário para o seu campo. Mesmo com suas limitações, o Friburguense criou duas boas oportunidades seguidas: aos 24, com Romulo chutando de dentro da área e obrigando Jefferson a tirar com a ponta dos dedos para escanteio; e logo depois com cabeçada de Sergio Gomes por cima, depois de belíssima jogada de Flavinho pela esquerda.

Herrera gol Botafogo (Foto: Fernando Soutello / AGIF)Herrera, abraçado a Fellype Gabriel, comemora um de seus gols (Foto: Fernando Soutello / AGIF)
 
O pouco interesse do time fez a torcida alvinegra se irritar, em especial com o lateral-direito Lucas, que, vaiado, acabou sendo substituído aos 30 pelo xará Zen. Apesar disso, num raro momento de velocidade, o Botafogo fez o segundo. Fellype Gabriel recebeu na direita, em posição de impedimento, avançou à linha de fundo e cruzou bem para Herrera completar para marcar.
O gol animou o Alvinegro, que quase fez o terceiro, em cabeçada de Antônio Carlos. Animou tanto que o zagueiro relaxou numa saída de bola errada. Douglas se aproveitou para diminuir, contando com a sorte, já que a bola tocou em Fábio Ferreira e enganou Jefferson. Quando todos pensavam que o Botafogo passaria sufoco nos minutos finais, Herrera aproveitou com perfeição uma boa jogada de Lucas Zen pela direita para fazer o seu segundo e o terceiro do time, acabando com as esperanças do Friburguense, que ainda teve chances, mas esbarrou na falta de categoria.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/carioca-2012/08-04-2012/botafogo-friburguense.html

Vôlei Futuro dá o troco, empata a série e segue na briga pela vaga na final

Após perder em casa, Lorena e seus companheiros superam pressão e batem Rio no Maracanãzinho; último jogo da semi será sexta, em Araçatuba

Por Danielle Rocha Rio de Janeiro
 
Aquela derrota por 3 sets a 0, em plena Araçatuba, ainda estava engasgada. E, apesar da desvantagem na série, o Vôlei Futuro não estava nem um pouco disposto a fazer aumentar a lista de gigantes derrubados pelo Rio de Janeiro. Neste domingo, no Maracanãzinho, o estreante da Superliga contou com o apoio de 11.400 torcedores, saiu na frente, criou oportunidades, mas não conseguiu passar por Lorena, eleito o melhor em quadra, e seus companheiros: 3 sets a 1, parciais de 18/25, 27/25, 25/23 e 25/21. Dado o troco, a vaga na final da Superliga será decidida na próxima sexta-feira, às 21h, no interior de São Paulo.
Em seu primeiro ano de vida, a equipe carioca ainda segue com chances de se igualar a Unisul, Florianópolis e Montes Claros, então três calouros que ganharam o direito de brigar pelo título da competição. Pode fazer mais. Ainda segundo as estatísticas da CBV, nenhum outro time, que ficou em sétimo lugar na fase de classificação, avançou à decisão.

- A gente não queria que a nossa história terminasse aqui hoje. Nós vimos o vídeo do jogo passado e concluímos que perdemos para nós mesmos, porque não fizemos o que vínhamos fazendo dentro do campeonato. Sabíamos que, se jogássemos como nas partidas anteriores, poderíamos passar pressão para o outro lado. Aos pouquinhos, os jogadores foram entrando no jogo e conseguimos arrancar essa vitória. Agora a série está aberta e sabemos que vai ser um jogão na sexta-feira - disse Lorena, o destaque da partida, com 23 pontos.

ricardinho vôlei futuro x rio de janeiro (Foto: Maurício Val/VIPCOMM)Vôlei Futuro surpreende fora de casa e leva decisão para o terceiro jogo (Foto: Maurício Val/VIPCOMM)
O jogo
Mal pisou na área de saque, Marlon ouviu o pedido da arquibancada. O pedido era por um ace, mas o saque parou na rede. Esse e outros tantos também de seus companheiros e também do Vôlei Futuro, que forçavam os seus. Os erros deixaram o jogo equilibrado até o oitavo ponto. Dali em diante, quem deu as cartas foram os anfitriões. Dante comandou a equipe, que rapidamente abriu 15/10. O time de Araçatuba não se encontrava. Seguia desperdiçando saques e ataques. O técnico Cezar Douglas tentava colocar ordem na casa, tirou Ricardinho de quadra, trocava outras peças, mas nada surtia efeito. A difereça só aumentava. Para piorar a situação, o adversário estava muito atento e salvava bolas praticamente perdidas. A torcida agradecia, fazendo ainda mais barulho (20/12). Sem conseguir parar Théo, o Vôlei Futuro via o primeiro set ir para a conta do rival: 25/18.

ricardinho vôlei futuro x rio de janeiro (Foto: Maurício Val/VIPCOMM)Lorena e Ricardinho foram dois destaques da vitóriado Vôlei Futuro (Foto: Maurício Val/VIPCOMM)
Durante o intervalo, o levantador Ricardinho chamou os companheiros para uma conversa. Buscavam força para tentar vencer a etapa seguinte. Vibravam a cada vez que olhavam o placar e se viam em vantagem. Mesmo que fosse de um ponto. Quando fez 11/9, com um ataque de Lorena, a vaia foi imediata. Ele fingiu que não ouviu e soltou o braço de novo. Camejo fez o mesmo. A frente aumentou para 15/12. Apesar das falhas, o Rio de Janeiro encostava no marcador. A chance de empatar ficou na rede, com um saque de Lipe. Depois dali o tempo esquentou. O juiz deu desvio no bloqueio num ataque do time de Araçatuba. Os jogadores do Rio de Janeiro diziam que não. Lorena não gostou e foi reclamar na rede.

No ponto seguinte, virou a bola e comemorou olhando para a torcida. A arquibancada passou então a voltar olhos e xingamentos em sua direção. Enquanto isso, a equipe carioca reagia e cortava a vantagem. Lorena ficou irritado e não quis nem ouvir as instruções do treinador no pedido de tempo. Pouco depois, o empate: 20/20. Mas o Vôlei Futuro não se abateu e fugiu outra vez (23/21). Lorena chamava a responsabilidade. O Rio de Janeiro evitou duas vezes que o adversário fechasse o set. Só que na terceira, Théo encontrou o bloqueio duplo montado à sua frente: 27/25.


rio de janeiro x volei futuro (Foto: Maurício Val/VIPCOMM)Bloqueio triplo do Vôlei Futuro sobe para barrar ataque de Théo (Foto: Maurício Val/VIPCOMM)
Os visitantes não tiveram muito tempo para comemorar. Os donos da casa voltaram para a quadra mordidos, abrindo 5/0. Mantiveram a diferença na casa dos cinco pontos (11/6). Vini, Lorena e o líbero Mario Júnior tentavam fazer o Vôlei Futuro vibrar de novo. A essa altura, parecia não ser o suficiente para ameaçar o bom momento do Rio de Janeiro. Até que um saque errado de Lucão, dois pontos de Michael e uma bola na antena de Lipe tiraram os anfitriões da zona de conforto: 17/15. Em meio a lamentos, a equipe tentava recuperar a concentração e as rédeas do set. Sem sucesso. Lorena conseguiu o empate e, com um bloqueio simples, Vini promoveu a virada: 20/19. As equipes seguiram se revezando no comando do placar. Até que Ricardinho mandou duas bolas para Lorena e ele não perdoou: 25/23.

O Rio de Janeiro lutava, mas os erros voltavam a atrapalhar. Melhor para o Vôlei Futuro, que aproveitava para se distanciar. Ditava o ritmo e minava as forças do rival. Fez 22/18 e ainda contou com um ace de Vini para respirar aliviado. Faltavam só dois pontos. O outro saque não passou para o outro lado da quadra. Chance para o time da casa. Um erro no levantamento de Ualas deixou a equipe de Araçatuba a um passo do triunfo. No entanto, o Rio de Janeiro não se entregava. Salvou dois match-points. Um saque de Théo, que bateu na fita e não passou para o outro lado, deu a vitória para o Vôlei Futuro.

- Nós começamos bem a partida e já esperávamos por um jogo equilibrado. Mas nós começamos a pecar na parte defensiva, e o Lorena começou a rodar as bolas. Isso deu confiança para o time deles. O Vôlei Futuro passou a jogar de forma mais agressiva, que é o que eles têm de melhor. Acho que eles tiveram mais tranquilidade que a gente. Agora é mata-mata - disse Marcos Miranda, técnico do Rio de Janeiro.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/04/volei-futuro-da-o-troco-empata-serie-e-segue-na-briga-pela-vaga-na-final.html