sexta-feira, 6 de abril de 2012

Rio bate o Vôlei Futuro e vai para a oitava final seguida contra o Osasco

Em sua penúltima partida na carreira, Fernanda Venturini conduz equipe carioca a mais uma decisão de Superliga, novamente contra as paulistas

Por Danielle Rocha Rio de Janeiro
 
Quando pisou na quadra, Fernanda Venturini trazia no rosto o sorriso de quem gosta de um momento decisivo. Não pensava que aquela poderia ser a partida que marcaria o seu adeus do vôlei. Pelo contrário. Afinal, tinha dado sua palavra à filha Júlia de que só depois de 14 de abril, dia da final da Superliga, teria todo o tempo do mundo para acompanhá-la em seus eventos. Nesta sexta-feira, a levantadora de 41 anos, que deixou a aposentadoria a pedido do marido e técnico Bernardinho, conduziu o Rio de Janeiro à vitória sobre o Vôlei Futuro, fechando a melhor de três em 2 a 1: 3 sets a 0 ( 25/23, 25/23 e 25/22). Com o resultado, a equipe heptacampeã brigará, pela oitava vez consecutiva, com o Osasco pelo título.

vôlei Rio de Janeiro (Foto: Alexandre Loureiro / VIPCOMM)Jogadoras do Vôlei Futuro comemoram ponto na partida (Foto: Alexandre Loureiro / VIPCOMM)
 
Eleita melhor em quadra, a jovem Amanda comemoro
u a vaga na final. Dispensou o rótulo de talismã da equipe e exaltou o trabalho feito na equipe carioca.

- Prefiro tirar esse rotulo de talismã. Prefiro dizer que é trabalho. Faço tudo para ajudar esse grupo - disse a jogadora, em entrevista ao SporTV após a partida.

Do outro lado, Carol Gattaz lamentou a impaciência da equipe para finalizar jogadas decisivas durante a partida.
- Acho que, em alguns momentos, a equipe pecou por não ter paciência de fazer algumas jogadas. Em algumas horas, não soubemos fazer taticamento que o jogo estava pedindo. Infelizmente, não soubemos ter a sabedoria para fechar os sets. Não foi o emocional, mas esses erros bobos não podem acontecer.

Rio domina ações e vai à final
 
Fernanda Venturini bloqueio Rio Vôlei Futuro (Foto: Daniel Ramalho/ adorofoto)Fernanda Venturini vence bloqueio do Vôlei Futuro
na partida (Foto: Daniel Ramalho/ adorofoto)
 
Diante de um Vôlei Futuro preocupado, com expressão fechada, a equipe da casa tentava fugir no placar. Fernanda distribuía bem as bolas e abria 5/3. Duas precipitações fizeram o time de Araçatuba chegar ao empate. Valeskinha pedia calma. O Rio de Janeiro respirou fundo e partiu para o ataque. Fez 12/9 com uma bola de segunda de Fernanda e parecia pronto para deslanchar. Mas, para alegria do adversário e desespero de Bernardinho, os erros de saque e ataque voltaram a acontecer. Depois de abrir 18/14, deu pontos de graça, e o Vôlei Futuro acordou. Chegou ao empate (19/19) e tirou a tranquilidade das anfitriãs, que tiveram que suar para fechar o primeiro set: 25/23.

Apesar da derrota, Paula Pequeno e suas companheiras estavam em bom momento. Fecharam os ouvidos para as 11.600 pessoas que faziam a sua parte para tentar desestabilizá-las. A arquibancada pressionava, mas o Rio de Janeiro não mostrava a mesma força. Sheilla e Regiane levavam uma chamada de Bernardinho. O time precisava delas para sair daquele incômodo 8/3. Não demorou muito para chegar ao empate (10/10). Só que passar... A equipe de Araçatuba voltou a abrir (20/16) e caminhava a passos largos para uma vitória na parcial. Não podia esperar que o rival fosse ter tanta força para reagir. A arquibancada pedia por uma virada, e ela veio com a preciosa contribuição de Amanda, que saiu do banco para substituir Regiane. O Maracanãzinho explodiu. Fernanda abraçava as companheiras, olhava para o céu e agradecia: 25/23.


Faltava apenas um set para a levantadora chegar à final. Do outro lado da quadra, o técnico Paulo Coco passou o intervalo conversando com Ana Cristina. Precisava achar uma forma de colocar sua equipe de novo nos trilhos. Nada funcionava. Cheio de moral, o Rio de Janeiro fez rapidinho 7/1. Aos pouquinhos, passado o susto, o Vôlei Futuro foi chegando. E quando menos esperava, já comandava o marcador: 11/10. As anfitriãs ficaram mordidas e foram buscar. Com dois bloqueios de Mari fizeram 18/16 e não olharam mais para trás. O time de Araçatuba sentiu o golpe e deu adeus ao sonho do título ao não conseguir defender um ataque de Mari. Do outro lado, Fernanda sonha colocar o 13º em sua galeria.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/04/rio-bate-o-volei-futuro-e-vai-para-oitava-final-seguida-contra-o-osasco.html

COL escolhe gramados para 2014 de acordo com clima de cada região

Bermuda, que se adapta melhor ao calor, será o tipo padrão. SP, Curitiba e Porto Alegre terão mescla com espécies para frio. Drenagem será a vácuo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
O Comitê Organizador da Copa de 2014 já escolheu os tipos de grama que serão usados nos estádios que estão sendo construídos ou reformados para os jogos. Preocupado com o clima brasileiro, o COL optou pela chamada Bermuda, que será o modelo padrão por se adaptar melhor ao país. Em entrevista ao "Jornal Nacional", o agrônomo Breno Couto disse que ela é especifica para o calor.

Clique e visite o site do Jornal Nacional

- São gramas de clima quente, gramas adaptadas ao nosso país, ao nosso clima.
Nas sedes de São Paulo, Porto Alegre e Curitiba, os campos terão, em menor quantidade, algumas espécies de grama de inverno, que são mais finas e apresentam um crescimento mais acelerado.
Para Maristela Kuhn, agrônoma do COL, o grande desafio é superar a mudança causada pelas coberturas que serão colocadas nos estádios. Afinal, as gramas precisam de sol.
- O desafio maior pra nós aqui no Brasil é a questão das coberturas. Está se criando um  ambiente fechado, aonde a grama vai reagir de uma maneira diferente. Isso predispõe o gramado a ser mais fraco, cheio de algas, suscetível a doenças.
Outra preocupação é com as chuvas. Para superar os obstáculos, a drenagem será a vácuo. Em caso de um temporal, a água é sugada com uma eficiência quatro vezes maior que a drenagem convencional. O sistema também funciona no sentido inverso, injetando ar de baixo para cima, o que refresca a grama e a torna mais saudável.

estádio de Brasília com grama para jogo dos operários (Foto: Vianey Bentes/TV Globo)Estádio de Brasília colocou grama temporária para torneio dos operários (Foto: Vianey Bentes/TV Globo)
FONTE:

Polícia é chamada para encerrar protesto na porta do hotel do Fla

Membros de uma torcida organizada vão até a concentração, batucam e gritam palavras de ordem. Chegada da PM dá fim à manifestação

Por Richard Souza Rio de Janeiro
 
Pela manhã, membros de uma torcida organizada do Flamengo foram até o Ninho do Urubu e protestaram contra o time, jogando ovos e pipoca no ônibus do clube. Na noite desta sexta, integrantes de uma outra facção organizada rubro-negra fizeram uma nova manifestação, desta vez na porta do hotel que serve de concentração ao Flamengo. Os torcedores, que carregavam faixas, batucaram e gritaram palavras de ordem. A gerência do hotel chamou uma patrulha da Polícia Militar para encerrar o protesto, alegando que os hóspedes estavam sendo incomodados. Com a chegada dos policiais, o grupo cessou a manifestação de maneira pacífica.

Hotel Flamengo Windsor Barra (Foto: Eduardo Lamas / Globoesporte.com)Hotel que serve de concentração ao Flamengo (Foto: Eduardo Lamas / Globoesporte.com)
 
Chefiada por José Pinheiro, a equipe de segurança do Flamengo é formada no total por cinco pessoas, que têm ainda o apoio dos seguranças do hotel. De acordo com Pinheiro, o contingente não foi aumentado por conta do momento de crise por que passa o Flamengo. O chefe da segurança garantiu ainda que não planeja pedir auxílio à Polícia.
O Flamengo vive situação delicada na Taça Libertadores. Para avançar às oitavas de final, o time precisa vencer seu último jogo na fase de grupos, contra o Lanús, na próxima quinta, no Engenhão, e ainda torcer para que Olimpia x Emelec, no mesmo dia, termine empatado.

Neste sábado, o Rubro-Negro joga o clássico com o Vasco no Engenhão. Se vencer, o Fla, dependendo dos demais resultados da rodada, pode garantir a classificação à fase semifinal da Taça Rio com uma rodada de antecipação.
Cobrança da presidente
Na tarde desta sexta-feira, a presidente Patricia Amorim esteve na concentração. Acompanhada por outros dirigentes, ela pediu a palavra e questionou os últimos resultados. Durante a reunião, Patricia exigiu maior comprometimento dos jogadores e reforçou o discurso da grandeza do Fla. O vice de futebol Paulo Coutinho e o vice jurídico Rafael de Piro também discursaram. O técnico Joel Santana não participou da conversa porque não foi convidado.
Ronaldinho permaneceu calado durante todo o tempo. O único que falou em nome do grupo foi o atacante Deivid. Ele disse que o elenco é unido, mas reconheceu os fracos resultados do ano.
- Estamos prontos para resolver essa situação. Não existe apenas um culpado, mas sim todo o grupo. Temos um compromisso com a torcida para mudar essa situação – disse o camisa 9 na frente de todos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2012/04/policia-e-chamada-para-encerrar-protesto-na-porta-do-hotel-do-fla.html

Feijão não consegue se impor, e Colômbia sai na frente na Davis

Número 2 do Brasil é superado por Santiago Giraldo, 55 do mundo, no primeiro jogo em São José do Rio Preto (SP). Bellucci faz segunda partida

Por Alexandre Cossenza Direto de São José do Rio Preto (SP)
 
O plano era impor os saques e o jogo ofensivo, mas João Souza não conseguiu implantá-lo por tempo suficiente para triunfar.O número 2 do Brasil, mais conhecido como Feijão, sacou bem esporadicamente, mas não evitou os ralis com o consistente colombiano Santiago Giraldo (55 do mundo). O visitante fez 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/4 e 6/4, e triunfou no primeiro jogo do duelo entre Brasil e Colômbia, em São José do Rio Preto (SP), válido pelo Zonal das Américas - espécie de segunda divisão da Copa Davis.

tênis Feijão  (Foto: Alexandre Cossenza / Globoesporte.com)Feijão não conseguiu se impor diante do colombiano Giraldo (Foto: Alexandre Cossenza / Globoesporte.com)
Perdendo a melhor de cinco por 1 a 0, o Brasil espera que seu melhor tenista, Thomaz Bellucci (45), consiga o empate ainda nesta sexta-feira. O paulista entra em quadra contra Alejandro Falla (56) logo em seguida. A partida terá transmissão ao vivo do SporTV.

Se Feijão entrou em quadra nervoso, a tensão não ficou óbvia. Logo no primeiro game, Giraldo jogou três esquerdas na rede e cedeu um break point, que o brasileiro desperdiçou errando uma direita. O colombiano logo encontrou seu tênis consistente e, no sexto game, conquistou suas primeiras chances de quebra. Feijão salvou dois break points seguidos, mas, depois, jogou uma direita na rede e outra para fora. Giraldo quebrou e, em seguida, fez 5/2. O brasileiro ainda teria oportunidades para igualar o placar, mas errou uma direita boba quando teve um break point. Giraldo, então, encaixou três bons saques, salvando outro break point e fechando a parcial em 6/3.

O segundo set começou mal para Feijão. Com seguidos erros e uma subida à rede que terminou com um voleio errado, o brasileiro perdeu o saque no primeiro game. O tenista da casa chamou a torcida, que demorou a acordar, mas fez barulho quando Feijão salvou dois break points no quinto game e contou com seguidos erros de Giraldo para finalmente devolver a quebra no sexto e empatar em 3/3.
Luzes apagam, Feijão idem
O número 2 do Brasil estava bem no jogo, mas bobeou no nono game. Depois de perder dois game points, Feijão viu os holofotes do Harmonia Tênis Clube piscarem. O jogo prosseguiu com metade das luzes, e Giraldo jogou dois belos pontos para conseguir nova quebra. O colombiano sacou logo depois para o set e não bobeou. Por 6/4, abriu 2 a 0.

Colombiano também leva sorte

O início do terceiro set foi cruel com o brasileiro. Giraldo ganhou ponto com uma bola que tocou na fita e outro com uma bola que quicou na linha e mudou de ângulo. Sem vencer um ponto sequer, Feijão perdeu o serviço e novamente teve de correr atrás. A vantagem colombiana no placar era grande, e a torcida murchou. Até que a sorte mudou. Sacando em 4/3, Giraldo cometeu um erro e viu uma bola de Feijão tocar na fita e morrer pertinho, dando o ponto ao brasileiro. O paulista teve três break points (0/40) e, no segundo deles, comemorou um erro do adversário, que lhe cedeu a quebra. O público se levantou, Feijão gesticulou para a plateia, e o momento parecia mudar novamente.

Com 4/4, Feijão abriu 40/15, mas não conseguiu fechar. Giraldo fazia boas devoluções e ameaçava. Com uma curtinha ruim, o brasileiro viu o rival alcançar a bola, fazer a passada e chegar a mais um break point. Feijão, então, mandou uma direita para fora e perdeu o saque. O colombiano não daria mais chances. No décimo game, Giraldo sacou e confirmou o primeiro ponto da Colômbia em São José do Rio Preto.

FONTE:
 http://sportv.globo.com/site/eventos/copa-davis/noticia/2012/04/feijao-nao-consegue-se-impor-e-colombia-sai-na-frente-na-davis.html

Patricia cobra jogadores em reunião sem Joel; Deivid é porta-voz do grupo

Ronaldinho fica calado durante conversa de quase uma hora. Em discurso firme, presidente pede comprometimento e diretores se irritam com Willians

Por Eduardo Peixoto e Richard Souza Rio de Janeiro
 
O confinamento dos jogadores do Flamengo à espera do jogo contra o Vasco serviu para uma forte cobrança da presidente Patricia Amorim na tarde desta sexta-feira, no hotel onde o grupo se concentra, na Barra da Tijuca. Acompanhada por outros dirigentes, ela pediu a palavra e questionou os últimos resultados. Com uma folha de quase R$ 7 milhões, o Rubro-Negro está na lanterna do Grupo 2 da Libertadores – cinco pontos em cinco jogos – e só avança às oitavas se vencer o Lanús, quinta-feira, e Olimpia e Emelec empatarem no Paraguai.
Durante a reunião, Patricia exigiu maior comprometimento dos jogadores e reforçou o discurso da grandeza do Fla. Ela disse que o clube respira vitórias e que os jogadores precisam dar alegrias aos torcedores. O vice de futebol Paulo Coutinho e o vice jurídico Rafael de Piro também discursaram. O técnico Joel Santana não participou da conversa porque não foi convidado.
Ronaldinho permaneceu calado durante todo o tempo. O único que falou em nome do grupo foi o atacante Deivid. Ele disse que o elenco é unido, mas reconheceu os fracos resultados do ano.

- Estamos prontos para resolver essa situação. Não existe apenas um culpado, mas sim todo o grupo. Temos um compromisso com a torcida para mudar essa situação – disse o camisa 9 na frente de todos.

Segundo um dirigente que estava na reunião, o comportamento de um atleta irritou os comandantes: Willians. O volante se mostrou alheio ao papo e pode ser afastado do grupo após a partida contra o Lanús, quinta-feira.

- Ele é marrento e não respeita ninguém. Não se enquadra no que queremos daqui para frente – disse o dirigente.

O vice de relações externas, Walter Oaquim, rebateu o comentário:

- Quem passou essa informação está mentindo. O único que pode barrar o Willians é o técnico. Não existe nenhum movimento para afastá-lo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2012/04/patricia-cobra-jogadores-deivid-e-o-porta-voz-e-divide-culpa-por-fracassos.html

Com 28 duplas, etapa de Fortaleza fecha o semestre do Circuito Brasileiro

Disputa no Ceará será a última antes da pausa para o Circuito Mundial

Por GLOBOESPORTE.COM Fortaleza
 
Sede da primeira etapa da história do Circuito Brasileiro, em 1991, Fortaleza receberá a competição pela 20ª vez neste fim de semana. De sexta-feira a domingo, a capital cearense será a casa dos principais atletas brasileiros em busca do quarto título nacional da temporada, último em disputa neste semestre antes da pausa para o Circuito Mundial. Ao todo 28 duplas masculinas e femininas vão brigar por medalha na arena montada no Aterro da Iracema.

Líderes na classificação masculina da temporada com 1.000 pontos, Bruno e Hevaldo tentarão chegar à terceira final no ano. Campeões na abertura do torneio em Salvador, os dois ficaram com a prata em João Pessoa. O atleta amazonense, com uma torção no tornozelo esquerdo desde a semifinal, jogou no sacrifício, mas já está completamente recuperado.


- Terminar o primeiro semestre do Circuito Banco do Brasil na primeira posição seria maravilhoso, é tudo que queremos. Mas não jogamos pressionados por esta situação e nem pelo fato de estarmos em casa (Bruno é cearense). Nossa meta, como sempre, é manter a regularidade e terminar entre os quatro primeiros – disse Hevaldo.

Bruno e Hevaldo Volei de praia (Foto: Divulgação / CBV)Bruno e Hevaldo (em pé) na final em João Pessoa contra Alison e Emanuel (Foto: Divulgação / CBV)
 
Assim como na Paraíba, haverá jogos noturnos. Na sexta-feira, os quatro últimos jogos da fase de classificação serão disputados na quadra central entre 18h e 22h. No sábado, as quartas de final serão de dia, e as semifinais, de noite. Na manhã de domingo haverá as disputas de medalhas.

No masculino, jogam Bruno/Hevaldo (AM/CE), Alison/Emanuel (ES/PR), Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ), Evandro/Harley (RJ/DF), Thiago/Ferramenta (SC/RJ), Billy/Bruno Schmidt (ES/DF), Franco/Juca (CE/BA), Márcio/Pedro Solberg (CE/RJ), Benjamin/Álvaro Filho (MS/PB), Gilmário/Luciano (PB/ES), Beto Pitta/Lipe (RJ/CE), Fred/Bernardo (RJ), Marcus/Guto (RJ), Marcos Cabral/Daniel Souza (RJ), Moisés/Vitor Felipe (BA/PB) e Fernandão/Rodrigo Saunders (ES/CE)


Entre as mulheres, as 12 parcerias inscritas são Juliana/Larissa (CE/PA), Talita/Maria Elisa (AL/PE), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Taiana/Vivian (CE/PA), Val/Shaylyn (RJ/CE), Ângela/Lili (DF/ES), Karin/Raquel (SUE/SP), Izabel/Pri Lima (PA/RJ), Thati/Érica Freitas (PB/MG), Naiana/Carolina Horta (CE), Rebecca/Neide (CE/AL) e Maria Clara/Raquel (RJ).

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/04/com-28-duplas-etapa-de-fortaleza-fecha-o-semestre-do-circuito-brasileiro.html

Perto de se aposentar, Fernanda diz ainda ter fôlego para mais dois jogos

Levantadora do Rio de Janeiro espera por partida equilibrada contra o Vôlei Futuro, mas sonha avançar à final e se despedir, outra vez, com o título

Por Danielle Rocha Rio de Janeiro
 
Fernanda Venturini reestreia Rio de Janeiro vôlei (Foto: Marco Antônio Teixeira/Adorofoto)Fernanda Venturini diz que jogo 3 será uma final
(Foto: Marco Antônio Teixeira/Adorofoto)
 
O joelho não deu trégua e impôs algumas limitações, mas Fernanda Venturini não reclama. Desde que aceitou retornar às quadras para ajudar o Rio de Janeiro nesta temporada, a levantadora admite que só conseguia pensar na fase de playoffs da Superliga, seu momento predileto dentro da competição. Embora admita não ver a hora de voltar a ser apenas a mãe de Júlia e Vitória, Fernanda tem fôlego para mais dois jogos. Sabe que o Vôlei Futuro fará de tudo para impedir que a equipe heptacampeã chegue à oitava final seguida contra o Osasco. Nesta sexta-feira, as equipes estarão frente a frente no Maracanãzinho, para definir quem segue na briga pelo título. A partida está marcada para as 21h, com transmissão do SporTV.

- Essa é a melhor hora da vida, o momento mais esperado por alguém com 41 anos. Tive problemas físicos e não joguei 50% do que podia. O joelho incomodava e isso não é esporte. Tem que jogar sem remédio, sem se privar de fazer coisas no treino que você gosta. Mas esse jogo é uma final. Gosto desse clima. Essa é a parte gostosa, a fase em que queria estar desde o começo do campeonato. O que vale mesmo é agora. Nós jogamos mal na segunda partida, nosso saque não esteve bem. Demos não sei quantos pontos para elas por causa dos erros. E isso não pode acontecer. Agora, que elas façam o delas e nós o nosso. Vai ser um jogo bem equilibrado, entre dois times que se conhecem bem - disse Fernanda.

Dona de 12 títulos nacionais, a capitã do Rio de Janeiro frisa que será preciso muita concentração para passar pelo time de Araçatuba. Paula Pequeno e suas companheiras também acreditam que manter o foco será fundamental. Para evitar o desgaste da viagem de volta e manter o grupo ainda mais unido, a opção foi passar parte da semana no CT da seleção brasileira, em Saquarema.

- Como as nossas viagens são muito complicadas, resolvemos vir com tudo direto, caso houvesse a terceira partida. A ideia de estar em Saquarema era estar um pouco isolado. Embora todos sintam a falta da família, mantivemos um convívio mais forte e ficamos mais juntos. Acho que o fundamental vai ser o foco no nosso jogo. É importantíssimo que o time consiga executar o que vem treinando - afirmou o técnico Paulo Coco.

Paula Pequeno, Rio de Janeiro x Vôlei Futuro (Foto: Alexandre Loureiro/VIPCOMM)Paula Pequeno e suas companheiras querem derrubar heptacampeãs (Foto: Alexandre Loureiro/VIPCOMM)
 
O Vôlei Futuro entra em quadra motivado pelo triunfo no jogo 2, em pleno Maracanãzinho. Venceu por 3 sets a 2 e respirou aliviado ao ganhar sobrevida na série que saiu perdendo pelo placar de 3 a 0, dentro de casa. Já o Rio de Janeiro, tenta fazer valer a experiência adquirida em outras edições e na mesma fase do torneio, para sair do sufoco. E Fernanda Venturini quer cumprir a promessa que fez para a filha mais velha.

- Falei para a Júlia que a partir de 14 de abril (dia da final) vai dar para ir a todos os eventos dela. Ela está feliz que eu vou parar de jogar. E não tem como repensar isso. Quero estar em casa, com as minhas filhas, acompanhando o crescimento delas. Vou ficar no esporte, mas cuidando de uma rede de academias. Não vai faltar coisa para fazer - disse.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/04/perto-de-se-aposentar-fernanda-diz-ainda-ter-folego-para-mais-dois-jogos.html

Discussão com fisiologista levou gerente a suspender Jobson

Atacante do Botafogo questionou tratamento de fisioterapia e houve uma discussão entre os dois, interrompida por Anderson Barros

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 
Jobson Botafogo (Foto: Fred Huber/Globoesporte.com)Jobson, com mão na cabeça, só volta ao Botafogo
na  terça (Foto: Fred Huber/Globoesporte.com)
 
O motivo da suspensão de Jobson foi uma discussão com o fisiologista Altamiro Bottino no vestiário do Engenhão, antes da reunião conduzida pelo técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, nesta sexta-feira. Uma reunião da diretoria na próxima segunda-feira com o jogador vai determinar como o caso será solucionado.
Jobson chegou ao Engenhão por volta das 8h30m, meia hora antes do treinamento, como determina a comissão técnica. O jogador, então, foi chamado por um fisioterapeuta para iniciar o trabalho feito por todo o grupo, mas o questionou o procedimento por não ter atuado no último jogo.

Com isso, o fisiologista Altamiro Bottino foi chamado para falar com o atacante. Rispidamente, ele se dirigiu a Jobson, que respondeu. Imediatamente, o gerente de futebol Anderson Barros encerrou a discussão e comunicou a suspensão.
Jobson vinha sendo utilizado por Oswaldo como opção no banco de reservas e não enfrentou o Guarani, quarta-feira, em Campinas, por causa de uma lesão na coxa direita, detectada em exame realizado na quinta-feira. Agora, ele não irá ao clube até segunda-feira, data do encontro com os dirigentes.
Inicialmente, não há expectativa de uma punição mais severa a Jobson. O jogador vem recebendo atenção especial da diretoria e comparecendo ao tratamento conduzido pelo médido Roberto Hallal. Sem ele, o Botafogo vai enfrentar o Friburguense, domingo, no Engenhão, pelo Campeonato Carioca.

Clique aqui e veja vídeos do Botafogo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/discussao-com-fisiologista-levou-gerente-suspender-jobson.html

 

Veja os resultados de quinta na Copa do Brasil, Libertadores e estaduais

Com a vitória do Libertad sobre o Nacional, Vasco garante vaga na próxima fase do torneio sul-americano. Ponte Preta e Atlético-GO vencem no nacional

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Taça Libertadores da América 2012: (Fase de grupos - 5ª rodada)
Libertad-PAR 2 x 1 Nacional-URU
Juan Aurich-PER 1 x 0 The Strongest-BOL
*Com a vitória do Libertad, o Vasco garantiu vaga na próxima fase, assim como os próprios paraguaios

Copa do Brasil 2012: (Segunda fase - jogos de ida)
Criciúma 1 x 2 Atlético-PR
Atlético-GO 2 x 1 Ponte Preta

Campeonato Gaúcho Segunda Divisão 2012: (Primeira fase - 6ª rodada)
Milan-RS 2 x 0 Sapucaiense

Campeonato Catarinense 2012: (Segundo turno - 8ª rodada)
Camboriú 2 x 0 Marcílio Dias

Campeonato Cearense 2012: (Primeira fase - 14ª rodada)
Ceará 2 x 1 Crateús

Campeonato Capixaba Série B 2012: (Primeira fase - 3ª rodada)
Vilavelhense 0 x 4 Desportiva Ferroviária
Estrela do Norte 2 x 1 Castelo

Campeonato Sul-Mato-Grossense 2012: (Primeira fase - 13ª rodada)
Maracaju 2 x 0 MS Saad
*O MS Saad está rebaixado para a Segunda Divisão


Campeonato Sergipano 2012: (Taça Estado de Sergipe - 3ª rodada)
Itabaiana 1 x 1 Guarany-SE

Campeonato Maranhense 2012: (Segundo turno - 2ª rodada)
Cordino 3 x 2 Maranhão
Viana 2 x 2 Santa Quitéria
Sampaio Corrêa 5 x 1 Sabiá
Bacabal 2 x 3 São José-MA
Imperatriz 1 x 1 Moto Club

Campeonato Acreano 2012: (Primeira fase - 7ª rodada)
Náuas 2 x 2 Independência
Plácido de Castro 1 x 4 Juventus-AC
Rio Branco-AC 4 x 4 Atlético-AC

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/04/veja-os-resultados-de-quinta-na-copa-do-brasil-libertadores-e-estaduais-9.html

Colunista de 'O Globo' reclama de Botafogo com vergonha de ganhar

Arthur Dapieve diz que Alvinegro é um time acanhado, não se ilude com invencibilidade em 2012 e critica falta de jogadores na defesa e no ataque

Por SporTV.com Rio de Janeiro
 
O Botafogo venceu o Guarani por 2 a 1, nesta quarta-feira, em Campinas, mas poderia ter feito mais um gol e eliminado a partida de volta. Esta foi a impressão do colunista do jornal "O Globo", Arthur Dapieve, que participou nesta quinta do "Redação SporTV". Para ele, o time mais uma vez não mostrou seguranca e autoridade, parecendo ter vergonha de vencer.
- Claro que o resultado foi bom. Mas o Botafogo é um time acanhado. Parece que tem vergonha de ganhar a partida. E ontem foi assim. Ele podia ter fechado a tampa do Guarani. Mas aí fez o segundo gol e recuou horrivelmente. Ficou pedindo para tomar um gol do Guarani no final - disse o botafoguense Dapieve.

A opção de Oswaldo de Oliveira por Caio demonstra, na opinião do colunista, o desespero do treinador alvinegro. Para Dapieve, a time sofre com a falta de bons jogadores na defesa e no ataque:

Herrera comemora gol do Botafogo sobre o Guarani (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Herrera comemora gol do Botafogo sobre o Guarani(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
- Eu realmente não acredito que algum técnico na face da Terra, nem o Pep Guardiola, acha que vai colocar o Caio em campo e achar que ele vai mudar o panorama de uma partida. Mas eu entendo o desespero do Oswaldo, porque a diretoria do Botafogo foi incapaz de dar a ele opções na defesa e no ataque. O Botafogo tem um meio-campo vistoso, embora com jogadores em fases desiguais, nem todos estão em boa forma. Agora, não tem nenhuma opção no ataque. Tem que escalar o Herrera. Aí quando tira o Herrera põe o Caio. E na defesa ele está na conta do chá. Ele não tem reservas. Tem um jogador só, depois daquela história esquisitíssima com o zagueiro chileno que foi dispensado por uma arritmoa ou suposta arritmia.
A invencibilidade em 2012 - foram 17 jogos, com nove vitórias e oito empates - não ilude Dapieve:

- Está invicto na temporada, mas enfrentando o quê, né? Não vi nada que justificasse alguma esperança de que esse ano vá ser diferente do que passou. Nenhuma. Não vai ser uma vitória do Guarani. 

Para Renato Maurício Prado, que também participou do programa, o Botafogo se ressente de um bom atacante:
- Eu acho o time do Botafogo ajeitadinho, mas falta um centroavante. Se botasse um Vagner Love seria um time interessante dentro do panorama atual do futebol brasileiro.

Assista aos vídeos do "Redação SporTV"
Participe da liga Redação SporTV Oficial no Bolão SporTV. Clique aqui

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2012/04/colunista-de-o-globo-reclama-de-botafogo-com-vergonha-de-ganhar.html

Zagallo torce por retorno de Loco: 'Que continue fazendo seus gols'

Velho Lobo destaca, porém, que os 35 anos de idade podem resultar em mudanças na forma como o atacante será aproveitado no Botafogo

Por Alexandre Sattamini Rio de Janeiro
 
Loco Abreu Zagallo Botafogo x Vasco (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Loco Abreu se encontra com Zagallo em clássico contra o Vasco (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
 
Ídolo da torcida e capitão desde que chegou ao Botafogo, o uruguaio Loco Abreu ainda não engrenou na temporada. Lutando contra problemas físicos, que o deixaram de fora de sete partidas do Alvinegro em 2012, o atacante tem visto seu retorno aos gramados adiado há quatro jogos. Contra o Guarani, na vitória por 2 a 1, pela segunda fase da Copa do Brasil, assistiu à disputa pela TV.

Um torcedor especial, no entanto, pode representar um ânimo extra para Loco. Mario Jorge Lobo Zagallo, que atuou pelo clube entre 1958 e 65, compartilha com o atual ídolo um carinho especial - além da identificação com o número 13 - e espera que o jogador retome rapidamente a presença nos gramados.

- Espero que ele mantenha a forma como ele vem jogando pelo Botafogo, mostrando tranquilidade e a sua marca principal, a perseverança. Desejo que ele continue fazendo os seus gols pelo Botafogo - disse o Velho Lobo.

Zagallo, contudo, apontou a idade de Loco como um fator que pode resultar em mudanças no elenco alvinegro. Aos 35 anos, o atacante tem contrato com o Botafogo até dezembro de 2014, data em que voltaria ao Nacional-URU para encerrar a carreira.

- Eu gosto dele. Evidente que ele joga com a camisa 13, ele tem o mesmo gosto que eu. Mas no meu caso é fé, eu e minha mulher somos devotos de Santo Antônio, e no caso dele, é mais por superstição. Ele tem feito muitos gols pelo Botafogo, mas é claro, que, com 35 anos, qualquer hora vai acontecer alguma mudança pela sua idade - disse.

saiba mais
 Veja os vídeos do Arena SporTV

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/arena-sportv/noticia/2012/04/zagallo-torce-por-retorno-de-loco-que-continue-fazendo-seus-gols.html

Após marcar três gols pela Seleção, Cidinho sonha levar taça na bagagem

Jogador do Botafogo balançou a rede duas vezes e deu uma assistência na vitória do Brasil Sub-20 sobre o CP Sarriá, pela Copa do Mediterrâneo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Depois de vencer o EU Lagostera por 4 a 1 nesta quarta-feira, a Seleção Brasileira Sub-20 voltou a campo e venceu o CP Sarriá por 3 a 0. Cidinho, que já havia marcado uma vez na competição, foi o grande destaque com dois gols e uma assistência. Os duelos são válidos pela Copa do Mediterrâneo.

- Estou muito feliz por conseguir ajudar a Seleção Brasileira nesse início de competição. Pude marcar três gols, dar passe para outro, e espero continuar tendo esse bom desempenho. Estou procurando jogar com a mesma alegria que jogo no Botafogo e está tudo dando certo. Quero representar bem o clube e voltar com essa taça na bagagem. Nosso grupo é forte e tem tudo para conseguir isso.

Quarta-feira, na estreia, o Brasil venceu o FE Palamós por 4 a 0. Antes da viagem para a Espanha, o técnico Ney Franco comandou um período de duas semanas de preparação na Granja Comary, em Teresópolis, onde a equipe disputou três jogos-treino: vitórias de 3 a 0 sobre Madureira, 4 a 1 contra o Botafogo e 2 a 1 no Flamengo.

Depois da Copa do Mediterrâneo, a Seleção sub-20 segue para disputar amistosos no Qatar como preparação para o Sul-Americano e o Mundial da categoria em 2013.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/apos-marcar-tres-gols-pela-selecao-cidinho-sonha-levar-taca-na-bagagem.html

Suspensão de Lucas na Copa do Brasil expõe carência do Botafogo

Para Oswaldo de Oliveira, desfalque na lateral direita é motivo de preocupação para jogo da volta, dia 18, no Rio de Janeiro

Por Heitor Esmeriz GLOBOESPORTE.COM
 
Apesar da vantagem conquistada em Campinas, com a vitória de virada sobre o Guarani por 2 a 1, o técnico Oswaldo de Oliveira já tem uma preocupação para o jogo da volta, dia 18, no Engenhão: o desfalque do lateral-direito Lucas. Assista aos gols no vídeo ao lado.
A ausência do jogador, suspenso por três cartões amarelos, expõe a carência de opções para a posição. Lucas é um lateral-direito de ofício no grupo, o que vai obrigar o treinador a improvisar para encontrar um substituto.

- É uma preocupação mesmo. Vou ter que já começar a pensar para buscar uma alternativa – afirmou o comandante alvinegro.

Ao menos para o próximo jogo do Carioca, Lucas está à disposição. Domingo, às 16h, no Engenhão, o Botafogo recebe o Friburguense, com chance de confirmar a classificação às semifinais da Taça Rio. Para isso, precisa fazer a sua parte e torcer por tropeços de Macaé e Resende.

lucas botafogo (Foto: Satiro Sodré/Agif)Lucas está suspenso para o jogo da volta entre Botafogo e Guarani (Foto: Satiro Sodré/Agif)
FONTE:

Jefferson acredita que Oswaldo resgatou ambição do Botafogo

Goleiro afirma que time será campeão este ano caso siga tudo o que for pedido pelo treinador

Por Fred Huber Rio de Janeiro
jefferson botafogo desembarque (Foto: Fred Huber/Globoesporte.com)Jefferson no desembarque do Botafogo nesta
quinta (Foto: Fred Huber/Globoesporte.com)
Ainda invicto no ano e mais próximo de se classificar para as oitavas de final da Copa do Brasil depois da vitória por 2 a 1, em Campinas, sobre o Guarani, o Botafogo está otimista. Um das razões, de acordo com o goleiro Jefferson, é a chegada do técnico Oswaldo de Oliveira.
Para o camisa 1 alvinegro, o comandante deu mais ambição ao elenco e existe a confiança de que, caso o time faça tudo que for pedido, tem tudo para se sagrar campeão nesta temporada.
- Ele é um treinador diferenciado. O Joel (Santana) e o Caio (Júnior) também fizeram um grande trabalho. O Oswaldo se preocupa tanto com a parte ofensiva quanto com a defensiva, e nos motiva muito também. Se fizermos o que ele nos pede, vamos ser campeões este ano. Vemos o Elkeson, Fellype Gabriel, Andrezinho... todos marcado. Sem a bola como um time pequeno, mas com a bola jogamos como o Botafogo.
O volante Renato concorda. Para ele, Oswaldo de Oliveira não deixa que os jogadores deixem de pensar em momento algum na conquista da taça.

- O Oswaldo veio para somar nesta responsabilidade de disputar títulos. É um vencedor e quer sempre ser campeão. Nosso pensamento é de buscar títulos sempre, temos que ter esta ambição. Não é fácil, mas isso tem que existir.

Para tornar o desejo de ser campeão em realidade, o Botafogo sabe que precisa diminuir o número de empates - já foram oito em 17 jogos este ano.

- Precisamos aumentar o nosso número de vitórias, temos muitos empates. Mas a invencibilidade prova que estamos no caminho certo - finalizou Jefferson.

Segundo colocado do Grupo A, o Botafogo enfrenta o Friburguense neste domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/jefferson-acredita-que-oswaldo-resgatou-ambicao-do-botafogo.html

Loco treina normalmente e se mostra recuperado do problema nas costas

Em General Severiano, atacante participa de longa atividade de finalização. Maicosuel calça chuteiras e também vai a campo

Por Fred Huber Rio de Janeiro
 
Loco Abreu treino Botafogo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Em treino de finalizações, Loco se mostra sem
dores (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
 
Depois de desembarcar nesta quinta no Rio de Janeiro após a vitória por 2 a 1 sobre o Guarani, na noite de quarta-feira, em Campinas, pelo jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil, o elenco do Botafogo foi direto para General Severiano treinar. Os titulares fizeram apenas um trabalho regenerativo na academia, enquanto o restante do elenco foi para o gramado. Entre eles, o atacante Loco Abreu, que não encarou o Bugre por causa de dores nas costas.
Depois de um trabalho técnico mais leve, o uruguaio treinou com os demais atletas em campo reduzido. Por fim, participou de um longo trabalho de finalização após cruzamentos na área e, aparentemente, não tem mais limitações. A expectativa é de que ele possa ser escalado no jogo contra o Friburguense, domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão, pela sétima rodada da Taça Rio - segundo turno do Campeonato Carioca.

Quem também vestiu chuteiras e foi a campo foi o meia Maicosuel. Em fase final de recuperação de um estiramento na coxa direita, ele deve ter condição de jogo a partir do dia 15, contra o Boavista, na última rodada do returno.

Jobson, poupado contra o Guarani por causa de dores na perna esquerda, não treinou no gramado porque foi fazer exames.

Assista a vídeos do Botafogo

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/loco-treina-normalmente-e-se-mostra-recuperado-do-problema-nas-costas.html