sexta-feira, 30 de março de 2012

Djokovic derrota Mónaco, vai à final em Miami e reencontra Andy Murray

Número 1 do mundo vence argentino por 2 sets a 0 com direito a pneu, e decide o torneio com o britânico, no terceiro duelo entre eles na temporada

Por SporTV.com Miami, EUA
 
Novak Djokovic tênis x monaco (Foto: EFE)Djokovic comemora vitória sobre Mónaco (Foto: EFE)
 
Novak Djokovic justificou porque é o número 1 do mundo, na noite desta sexta-feira, na semifinal do Masters 1.000 de Miami, nos EUA. O sérvio derrotou Juan Mónaco, 21º do ranking, por 2 sets a 0, com direito a pneu: parciais de 6/0 e 7/6. Na decisão do torneio, Djokovic vai reencontrar o britânico Andy Murray, com quem já jogou duas vezes em 2012 - vencendo na semifinal do Australian Open e perdendo na mesma fase do ATP de Dubai. Murray chegou à final após abandono de Rafael Nadal, por causa de dores no joelho esquerdo.

O melhor tenista da atualidade precisou de frieza e muita concentração para vencer o confronto, que teve dois sets completamente diferentes. A primeira parcial da noite durou apenas 26 minutos. Djokovic não deixou Mónaco jogar, quebrou o saque do argentino três vezes e confirmou todos os seus serviços para aplicar um pneu como cartão de visitas: 6/0.

Aos poucos Juan Mónaco tentava entrar no jogo, confirmou pela primeira o seu saque aos 35 minutos de partida. Mas no quinto game, o sérvio voltou a quebrar o saque do rival e abriu vantagem na sequência: 4/2. Só que Djokovic começou a ter dificuldades para confirmar os serviços. Foi aí que no décimo game do segundo set Mónaco precisou de quatro chances para devolver a quebra e empatar: 5/5.
Com dois aces seguidos, o argentino fez 6/5 e passou à frente pela primeira vez. Djokovic precisou de sangue frio para levar o jogo para o tie-break. Os dois jogadores preferiram o fundo de quadra, até que Mónaco errou e deu dois match points ao número 1 do mundo. O argentino desperdiçou a primeira chance, mas não a segunda e fechou em 7/6 (7/5), com 2 horas e 3 minutos de partida.

FONTE:
 http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2012/03/djokovic-derrota-monaco-vai-final-em-miami-e-reencontra-andy-murray.html

Com novo estilo, Bota arrisca pouco e ainda procura gols de bola parada

Característica de toque de bola vem garantindo acesso fácil à área. No Carioca, time não marcou de falta, e apenas 6% dos gols foram de longe

Por André Casado Rio de Janeiro
 
Na temporada 2010, com a chegada de Loco Abreu, o Botafogo passou a explorar a bola aérea como principal arma. Prova disso foi o reduzido número de gols em arremates de fora da área: apenas nove em quase 70 jogos disputados. No ano seguinte, o número subiu para 18, já com a chegada de Elkeson ao elenco, que contribuiu com cinco golaços somente no Campeonato Brasileiro.
Este ano, a característica mudou mais uma vez. A equipe tem arriscado pouco de longe. Mas o motivo não são os cruzamentos incessantes para o ídolo uruguaio e, sim, a troca de passes mais frequente, que tem levado os jogadores ofensivos para perto do gol com facilidade.

Dos 33 gols marcados nos 15 jogos da temporada, somente dois - 6% do total - saíram em chutes de longe. Ainda assim, eles não foram convencionais: Maicosuel, contra o Bonsucesso, da entrada da área, e de Herrera, sobre o Macaé, encobrindo o goleiro em um contragolpe (veja ao lado). De falta, por exemplo, nada. O potente arremate de Elkeson, e a batida angulada de Andrezinho não estão marcando presença.
O técnico Oswaldo de Oliveira não perde o sono e espera, pacientemente, que isso mude quando os adversários saírem mais para o jogo.

- Estamos enfrentando equipes que bloqueiam a frente da área e, se repararmos, mesmo nos jogos dos outros times, a incidência tem diminuído. Mas provavelmente ao longo da temporada vamos criar mais oportunidades e teremos esses gols de fora da área - afirmou.
Temos um time técnico, de jogadores rápidos, e às vezes é mais fácil tentar a tabela e abrir o espaço. Quando vamos ver, já entramos na área. Precisamos aproveitar os chutadores, mas por enquanto não tem feito falta."
Fellype Gabriel
Os outros três grandes do estadual anotaram, juntos, quase vinte gols de longe. Ao todo, as tentativas alvinegras, no total, não passaram de 50, aproximadamente três por jogo. E as chances vêm sendo desperdiçadas na mesma medida em que são criadas, mesmo a poucos metros da meta. Contra o Duque de Caxias, foram seis delas, claras. O que poderia ter dado uma vitória mais tranquila do que 2 a 0.

- Temos um time técnico, de jogadores rápidos, às vezes é mais fácil tentar a tabela e abrir o espaço. Quando vamos ver, já entramos na área. Precisamos aproveitar os chutadores que temos, mas por enquanto não tem feito falta. E as chances perdidas são uma questão de capricho, treinamento e até desgaste. Estaremos melhores contra o Fluminense - analisou o meia Fellype Gabriel, autor de cinco gols em cinco partidas - todos, claro, de dentro da área.

Com suas faltas perigosas, Andrezinho já acertou o travessão contra o Flamengo (veja ao lado). Mas não vem repetindo o aproveitamento da época de Inter. O lateral Lucas exaltou a qualidade do companheiro, mas não vê uma necessidade para arriscar, já que as jogadas pelas pontas estão surtindo efeito. A opinião é parecida com a de Fellype.

- Vejo como uma circunstância do time mesmo. Trabalhamos isso, mas o sistema de jogo, bem definido com os homens pelo lado, facilita que a gente toque a bola. Não precisa finalizar de longe. Temos muita qualidade nessa bola, mas isso depende do momento - acredita Lucas.
Para o volante Renato, a dor de cabeça seria discutível caso o time passasse por uma seca de gols.
- Eu me preocuparia só se não estivéssemos criando nada. Perder gols é normal, acontecece. E maneira como eles estão saindo também não incomoda. Temos armas diferentes - avisou.
Botafogo e Fluminense se enfrentam neste domingo, às 18h30m, no Engenhão, pela sexta rodada da Taça Rio. O Tricolor deve mandar a campo um time misto.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/com-novo-estilo-bota-arrisca-pouco-e-ainda-procura-gols-de-bola-parada.html

Top 5: 'coreano' do Bangu, Almir lembra histórias de baratas e decotes

Conhecido por passagem no Botafogo em 2003, meio-campista do time
alvirrubro conta fatos curiosos vividos do outro lado do planeta

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Almir jogador do Bangu (Foto: Gabriel Fricke / Globoesporte.com)Jogador atualmente joga pelo Bangu e mora no Rio
(Foto: Gabriel Fricke / Globoesporte.com)
 
Da Coreia do Sul para a Zona Oeste do Rio de Janeiro. Esse foi o longo caminho percorrido pelo meia Almir quando decidiu deixar o Incheon United, após cinco anos no futebol do país asiático - com uma curta passagem pelo Atlético-MG -, para jogar no Bangu. Conhecido por ter vivido boa fase no Botafogo em 2003, na campanha da Série B, o principal jogador alvirrubro na Taça Rio também já defendeu o Ulsan Hyundai e o Pohang Steelers.

Chamado de "Tanque Brasileiro" pela imprensa local por conta da força física, Almir sofreu com a adaptação ao estilo do futebol, mas virou ídolo no país. Segundo ele, o jogo mais veloz fez com que tivesse que alterar suas características. Mas durante essa passagem, viveu momentos complicados e cômicos. E, para isso, teve de deixar a vaidade de lado.

- Se for vaidoso, não se dá bem. Você tem que respeitar a cultura, tem que virar um coreano - brincou.

Da Coreia do Sul, ficaram as lembranças de uma vida muito diferente da atual, principalmente por conta da comida e da cultura, bastante diferentes do Brasil. A pedido do GLOBOESPORTE.COM, o jogador revirou a memória para relembrar as histórias mais marcantes.

Pipoca ou barata?
- Uma vez estava na praia, vi uns caras vendendo alguma coisa em um carrinho. Logo pensei: "É pipoca, vou lá comprar". Já tinha até pedido, mas na hora em que ia comprar vi que era aquela baratinha de guarda-roupa. E frita. Não comi, não: devolvi. Está maluco? Não tinha muita coragem para comer essas comidas diferentes (risos).

Carne de cachorro
- Tinha acabado um treino e o técnico chamou todo mundo. Ele perguntou alguma coisa, todo mundo começou a levantar a mão. Eu não sabia o que era, achei que devia ser bom. Levantei também. No hotel, disseram que era para saber quem queria carne de cachorro no almoço. Arrumei uma confusão, dei uma desculpa e acabei indo para um restaurante italiano. Nunca comi. O bichinho é criado para abate. Às vezes, na rua, passam carros fechados com os cachorrinhos amontoados. Não dá, não.

Decote do metrô
- Uma vez, no metrô, uma mulher que era chilena, esposa de um turista, estava vestindo uma blusa um pouco mais decotada, pouca coisa. No Brasil, seria perfeitamente normal, nada demais. Mas as pessoas ficavam olhando para ela. De repente, veio uma coreana reclamando, falando alguma coisa que não entendi e puxou a gola da camisa da chilena até que não ficasse mais à mostra.

almir  com coreanos (Foto: Divulgação)Almir posa para fotos com fãs coreanos. De acordo com o jogador, o povo é bastante fechado, e é preciso conquistar a confiança deles (Foto: Divulgação)
 
Cabeça raspada

- Uma vez o time, que era considerado grande na Coreia, estava mal no campeonato. Eles tinham investido muito, e o presidente estava revoltado. Um dia ele chegou no treino e mandou todo mundo cortar o cabelo, como punição. Eu falei: "O meu é ruim mesmo, não tem problema, não". Agora, o Leandro Machado (ex-jogador de Inter, Flamengo e Sport) sofreu bastante. Ele tinha o cabelo bom. Achei uma medida bem diferente.
Sem desfeita
- Se você estiver numa mesa com outras pessoas e te derem a comida, você tem que comer. Principalmente, se for o mais velho presente. Se você não come, é como uma desfeita, eles ficam revoltados mesmo. Se bobear, não te convidam mais. Em Hulsan arrumei uma saída: as cozinheiras me adoravam. Eu entrava na cozinha, ficava brincando com elas e saía de lá com um bife com arroz. Bem gostoso, igual ao do Brasil.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2012/03/top-5-coreano-do-bangu-almir-lembra-historias-de-baratas-e-decotes.html

Botafogo muda abordagem e amplia receitas do Engenhão ano após ano

Estádio rendeu lucro de R$ 8 milhões em 2011 e deve superar a marca na temporada, com shows, eventos, como o UFC, e até pequenas filmagens

Por André Casado Rio de Janeiro
 
Durante mais de três anos, o Botafogo fracassou em parte dos projetos que tentou implementar e aprendeu com os erros na administração de uma potencial fonte de dinheiro como Engenhão. Atrair o público horas antes das partidas, com infraestrutura extracampo, como restaurantes e centros comerciais, ainda está longe de acontecer, mas o trabalho de divulgação e consolidação do estádio como palco de grandes eventos anda de vento em popa ao menos desde o início de 2011.

Em conjunto com o departamento de marketing, o diretor executivo Sérgio Landau montou uma equipe para cuidar dos planos para os lucros do maior patrimônio atual do clube, que já rendeu R$ 8 milhões de superávit na temporada passada - alavancados pelo show do ex-beatle Paul McCartney -, mesmo com os cerca de quase R$ 5 milhões de gastos com manutenção e aluguel. A proximidade de espetáculos como a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016 ajudaram, além da saída de cena provisória do Maracanã. Mas foi a mudança de postura em relação ao mercado que valeu o salto de receitas e transformou de vez a imagem.


Roger Waters Engenhão  (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)Megaestrutura para Roger Waters foi montada esta semana (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)
 
- Havia um hábito de querer entrar, dar uma filmadinha, usar o Engenhão como se fosse público. Não é, nos custa caro. Hoje, trata-se de um equipamento pronto para receber até a rainha da Inglaterra. São instalações novas, aprovadas, tudo bem cuidado e organizado para qualquer esporte e evento. Mas até passar isso para o mercado, demora. Quando finalmente entenderam, elevamos o patamar e os resultados passaram a surgir com mais naturalidade - explica Landau.
Há empresas interessadas em investir somente através da parceria com o estádio. A entrada da Ambev é vista como um divisor de águas. A marca ligada ao ramo de bebidas financia reformas, discute novos projetos e pede em troca sua divulgação. Não à toa, pintou as cadeiras dos setores Norte e Sul com nome e cor de uma de suas cervejas. As máquinas de luz artificial, a serem instaladas em abril e que servirão para preservar o gramado, foram adquirida pela multinacional. O fato de o Alvinegro ter Flamengo e Fluminense a seu lado recentemente, não só em clássicos, também tem sido um facilitador. 
Temos estimado cerca de 20 a 30 eventos no ano. Não dá para ter a cabeça fechada e achar que vai prejudicar o futebol. Infelizmente, o estádio não se paga com os jogos do Campeonato Carioca. "
Sérgio Landau
Nesta sexta-feira, centenas de funcionários trabalham na limpeza do show de Roger Waters, ex-líder do Pink Floyd, banda de rock progressivo das décadas de 70 e 80. Pela locação do espaço, os cofres do Glorioso embolsaram mais de um R$ 1 milhão. Em 2007, quando o baixista se apresentou no Rio de Janeiro pela última vez, a produção gostaria de um local maior do que a Apoteose, mas não houve acordo para tocar no Maracanã, e o Engenhão ainda recebia seus retoques finais para a inauguração, semanas antes dos Jogos Pan-Americanos.
Neste semestre, mais precisamente em 24 de junho, o UFC desembarca com seu aparato não menos imponente que as toneladas de equipamentos exigidas pelo músico inglês. O valor, não confirmado oficialmente, gira em torno de R$ 3,5 milhões, e a casa alvinegra não estava nem na lista de opções quando Dana White e sua organização decidiu retornar ao país. Mas impasses em São Paulo abriram caminho para a realização de mais uma noite de lutas na capital carioca. Faltam apenas ajustes em relação ao entorno e de datas da Taça Libertadores.

torcida do Flamengo no Engenhão para o jogo contra o Emelec (Foto: Richard Souza / GLOBOESPORTE.COM)Além do Carioca, até a Libertadores não recebe
grandes públicos (Foto: Richard Souza / GE.COM)
 
- Temos estimado cerca de 20 a 30 eventos no ano, entre pequenos e grandes. Não dá para ter a cabeça fechada e achar que vai prejudicar isso ou aquilo em relação ao futebol. Infelizmente, o estádio não se paga com os jogos do Campeonato Carioca. No contrato de cada empresa, há uma cláusula de responsabilidade quanto à liberação imediata e à preservação do campo e instalações. Por isso, não tem dúvidas de que o clássico de domingo (contra o Fluminense) receberá os torcedores da mesma maneira - frisou o diretor executivo.
Em breve, a tendência é que mais dois grandes eventos sejam confirmados para o período entre outubro e novembro. Nem mesmo o Botafogo sabe quais são ainda, por se tratarem apenas de reservas. No entanto, já é possível prever um lucro superior anual de R$ 10 milhões, que ajudam a sanear as contas do clube e não entram no orçamento do departamento de futebol.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/botafogo-muda-abordagem-e-amplia-receitas-do-engenhao-ano-apos-ano.html

Oswaldo reúne grupo e, aos gritos, reclama de acomodação no treino

Comandante não gosta nem um pouco dos erros na atividade desta sexta e lembra que, à medida que o jogo se aproxima, o nível precisa melhorar

Por André Casado Rio de Janeiro
 
O técnico Oswaldo de Oliveira não gostou do nível do treinamento apresentado pelo elenco na manhã desta sexta-feira. A ponto de decidir reunir o grupo do Botafogo ao final da atividade e dar uma ríspida bronca, com gritos e gestos, pelo que chamou - posteriormente, na entrevista coletiva - de acomodação. A preocupação se deve aos erros exibidos após uma semana livre para treinos e com a proximidade do clássico contra o Fluminense, domingo, no Engenhão.
- Ontem (quinta) fizemos um excelente treino, e hoje eu vi algumas falhas. Não posso deixar passar isso. Com a aproximação da partida, a qualidade tem que crescer, e vi acomodação. Tem aquela máxima de que treino é treino, e jogo é jogo. Alguns reagem diferente, mas preciso fazer com que se crie um espírito competitivo. O tempo de treino é curto, justamente para que não haja o desgaste, e quero um aproveitamento sério. Quando acontece um detalhe ou outro ruim, com pouca frequência, são colocações particulares. Mas, neste nível, gosto de dar um alerta, como dei, para que não percamos a intensidade - argumentou Oswaldo.

Oswaldo de Oliveira no treino do Botafogo com os jogadores (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)Oswaldo dá bronca nos jogadores durante treinamento desta sexta (Fotos: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)
 
De acordo com o treinador, o fato de não ter havido um coletivo não significa menor pegada.
- Sempre ressalto que, quando não tem adversário, nós temos que criar nossa dificuldade. Sem os dois toques, arriscar mais. Durante o treino, a coisa até melhorou um pouco - disse, em referência ao treino tático, de ataque contra defesa, que priorizou a rápida troca de passes e finalizações.
A movimentação marcou o retorno de Loco Abreu ao time titular, deixando Herrera entre os reservas. O uruguaio, porém, levou uma pancada nas costas em dividida com o goleiro reserva Renan e caiu de mau jeito, sendo atendido prontamente. A confirmação sobre sua utilização diante do Fluminense só sai na manhã deste sábado, após avaliação dos médicos.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/oswaldo-reclama-do-nivel-do-treinamento.html

Jobson se vê em 60% da condição: 'Quando entrar, não quero sair mais'

Atacante compreende que ainda falta evoluir por forma ideal, agradece a 'moral' de Romário por tê-lo posto na Copa e brinca com carinho da torcida

Por André Casado Rio de Janeiro
 
Sem pressa, Jobson reúne armas para estar em condições de desequilibrar quando voltar a ser protagonista pelo Botafogo. Sempre que perguntado sobre a ansiedade antes de um clássico, por decisões ou peor gols frequentes, responde que nada é mais complicado do que a incerteza do que viveu, com a suspensão por doping que o atormentou por diversos meses. De acordo com a avaliação do atacante, sua forma atingiu 60% do ideal apenas, após cinco jogos. Mas quando Oswaldo de Oliveira o lançar efetivamente, espera não visitar mais o banco de reserva.
- Ainda não me sinto bem mesmo, acho que estou a 60%, faltam uns 40% para ficar como eu quero e preciso para jogar. Teve um lance contra o Duque de Caxias em que não passei pelo zagueiro, botando na frente, e me incomodou. Se eu estivesse bem, seria diferente. Quando ele (técnico) me colocar, não quero sair mais do time - avisou.

Jobson treino Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Jobson faz força nos treinos para completar os 60% rapidamente  (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Nos treinamentos, Jobson costuma se destacar e já foi elogiado por Oswaldo algumas vezes. Mas ele mesmo cita que não é o mesmo cenário. É nas quatro linhas, com a camisa alvinegra, que suas jogadas precisam funcionar e ele espera corresponder.
- No treino é uma coisa, no jogo é outra. Você não pode errar como num treino. Quando eu ganhar confiança, poderei jogar melhor. O importante é pensar que, quando mais precisarem de mim, já estarei bem e poderei fazer a diferença - crê o jogador, em referência à reta final do Carioca, em duas semanas, e da Copa do Brasil, em dois meses.
Enquanto isso, o carinho da torcida o alimenta.

 jobson botafogo x vasco (Foto: Fernando Soutello/AGIF) No prineiro clássico, Jobson não ganhou muitas
divididas (Foto: Fernando Soutello / AGIF)
- Isso é bom. Quando dá 20 minutos sem gols, costuma ser aquela coisa: a torcida já grita meu nome, eu olho para o Caio e ele já ri - diverte-se.
Sonho com a Copa 2014
Diversos jogadores do Botafogo e até opiniões externas não tem dúvidas ao afirmar que, se levar o futebol a sério como tem feito nos últimos três meses, Jobson será figura carimbada na Copa do Mundo 2014. A lembrança até mesmo de Romário faz o também camisa 11 sorrir:
- Eu me espelho muito nele. É um jogador consagrado, fico muito feliz dele me dar essa moral.
O próximo passo para a evolução será neste domingo, contra o Fluminense, às 18h30m, no Engenhão. Ele ficará como opção e tem tudo para ser usado no segundo tempo mais uma vez, em clássico válido pela sexta rodada da Taça Rio. O Botafogo defende sua liderança, com 13 pontos, um a mais que Flamengo e Macaé, que vêm logo atrás.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/jobson-se-ve-em-60-da-condicao-quando-entrar-nao-quero-sair-mais.html

Blatter diz que Brasil precisa agir: 'Queremos atos, e não só palavras'

Presidente da Fifa reitera que o secretário-geral, Jérôme Valcke, seguirá à frente da organização da Copa e virá ao Brasil em breve

Por GLOBOESPORTE.COM Zurique, Suíça
 
No último dia da reunião do Comitê Executivo da Fifa, em Zurique, na Suíça,o presidente da entidade, Joseph Blatter, demonstrou certa irritação com o andamento dos preparativos para a Copa de 2014, no Brasil.

Ao contrário da última quarta-feira, quando reiterou confiança na organização do Mundial e garantiu que o Brasil terá uma Copa “excepcional”, Blatter mudou o tom nesta sexta-feira.

- Pelo menos votaram a Lei Geral no Congresso. A bola está com eles agora. Queremos atos, e não mais só palavras – disse o mandatário da Fifa, em coletiva de imprensa.

Blatter (Foto: Agencia AP)Joseph Blatter mudou o tom e disse que o Brasil precisa trabalhar mais para a Copa (Foto: Agencia AP)
 
Blatter reiterou que o secretário -geral da Fifa, Jérôme Valcke, segue à frente dos preparativos para a Copa, mesmo após a revolta do governo brasileiro devido à polêmica declaração de que o país precisava de um "chute no traseiro" por causa dos atrasos em obras e na aprovação da Lei Geral. Blatter disse que esse é um assunto encerrado, já que não existe mais nenhum tipo de mágoa do governo brasileiro. No entanto, durante a coletiva, não deixou Valcke falar publicamente sobre a polêmica.

- Não há nenhuma mágoa nesse sentido por parte do governo, e este assunto está encerrado - decretou.

Se não falou sobre seu impasse com o governo brasileiro, Jérôme Valcke mostrou certa preocupação em relação à rede hoteleira do Brasil. O dirigente levantou a possibilidade de torcedores e imprensa ficarem hospedados em cidades próximas aos locais dos jogos, em caso de falta de hotel para todos.
Jérôme Valcke tinha visita prevista ao Brasil no início de março, quando estavam previstas vistorias na Arena Pernambuco, em Recife, no Estádio nacional Mané Garrincha, em Brasília, e na Arena Pantanal, em Cuiabá. Entretanto, devido à polêmica com o governo brasileiro, ele cancelou a viagem. Blatter confirmou que o dirigente voltará ao país em breve.

Jerome Valcke dirigente fifa (Foto: Agência Reuters)Blatter confirmou que Valcke deve vir ao Brasil até maio (Foto: Agência Reuters)
 
FONTE:

Minas é multado em R$ 50 mil por racismo de torcedora contra Wallace

Oposto do Cruzeiro foi xingado de 'macaco' durante partida entre as equipes

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
 
Os xingamentos de uma torcedora ao oposto Wallace, do Cruzeiro, geraram uma multa de R$ 50 mil ao Minas. O clube, que venceu o clássico mineiro pela Superliga, foi punido de forma unânime nesta quarta-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. As informações são do site “Justiça Desportiva”.

Segundo a denúncia, após um ponto do jogador, uma torcedora gritou: “Wallace, seu macaco, volta para o zoológico”. O oposto foi xingado novamente de “macaco” outras vezes pela mesma torcedora.
O Minas foi denunciado com base no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”. A pena pode ser de suspensão de cinco a dez partidas, se o ato for praticado por atletas ou membros da comissão técnica do clube, além de multa de R$ 100 a R$ 100 mil.

Como o ato oi praticado por uma torcedora, a denúncia teve como base o segundo parágrafo do artigo, que diz: “A pena de multa prevista neste artigo poderá ser aplicada à entidade de prática desportiva cuja torcida praticar os atos discriminatórios nele tipificados, e os torcedores identificados ficarão proibidos de ingressar na respectiva praça esportiva pelo prazo mínimo de 720 dias”.

A partida foi válida pela oitava rodada do returno da Superliga. Na ocasião, o Minas venceu por 3 sets a 2, em Belo Horizonte. As equipes estão nas quartas de final da Superliga e podem se enfrentar novamente nas semifinais, caso vençam seus duelos. O Cruzeiro encara o São Bernardo, enquanto o Minas enfrenta o Florianópolis.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/03/minas-e-multado-em-r-50-mil-por-ofensas-de-torcedora-wallace.html

Longe das lesões, defesa do Botafogo se sacrifica e ganha elogios do time

Seis jogadores titulares ainda não ficaram fora de qualquer partida da temporada, apesar do cansaço pela sequência e falta de opções

Por André Casado Rio de Janeiro
 
Para a sorte do Botafogo, que conta com poucas opções na defesa, a sequência de problemas físicos do setor de ataque não se repete com seis jogadores cuja substituição, em sua maioria, é complicada. O goleiro Jefferson, os laterais Lucas e Márcio Azevedo, os zagueiros Fábio Ferreira e Antônio Carlos e o volante Renato estão longe das lesões há meses e garantem alguma tranquilidade ao técnico Oswaldo de Oliveira, que tem raras peças para repor.
Destes, apenas o camisa 2 ficou fora do time titular em uma oportunidade, mas entrou no segundo tempo. Na ocasião, o volante Lucas Zen teve de ser improvisado. Na zaga, Brinner jogou alguns minutos, e Matheus jamais disputou uma partida pelo Alvinegro. Nas laterais, só na esquerda o recém-promovido Renan Lemos surge como alternativa, mas não é tido como pronto. Assim, a diretoria segue mapeamento o mercado para contratar para o Brasileirão.

Antônio Carlos treino Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Antônio Carlos só foi substituído uma vez na temporada (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 
O sacrifício e a responsabilidade dos "intocáveis" vem sendo frequentemente exaltado no clube.
 - No futebol, damos ênfase à parte ofensiva, e a zaga só vive de escudo, né? Do meio para frente, temos opções, estamos tranquilos, apesar de termos passado por um momento de contusões. Mas a rotatividade não impediu um bom desempenho. E os zagueiros e laterais vêm numa sequência grande sem serem substituídos. É uma sequência exemplar, deram duro. Isso mostra que o grupo de jogadores sabe lidar com essas situações, é experiente e responsável. Ficamos felizes de não termos tido um problema clínico com eles - declarou o meia Andrezinho, que não pôde atuar em cinco duelos.
O lateral Lucas enaltece o entrosamento adquirido pelos defensores.

- Sempre que jogamos com os mesmos jogadores, reforçamos o entrosamento. Tem uma parcela disso também. Acho que é um misto de sorte e trabalho para não termos lesões - disse.
O Botafogo enfrenta o Fluminense, neste domingo, às 18h30m, no Engenhão, pela sexta rodada da Taça Rio, e os seis estarão presentes, na 17ª partida do ano.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/longe-das-lesoes-defesa-do-botafogo-se-sacrifica-e-ganha-elogios-do-time.html

Sobis em alta com Abel: 'Acontece o inesperado com ele em Libertadores'

Bicampeão pelo Inter, atacante brilha pela primeira vez na competição continental com a camisa do Tricolor e recebe elogios do treinador

Por GLOBOESPORTE.COM Barinas, Venezuela
 
Com dois títulos de Taça Libertadores no currículo, ambos pelo Internacional, em 2006 e 2010, o atacante Rafael Sobis brilhou pela primeira vez na competição deste ano, ao garantir a vitória do Fluminense sobre o Zamora por 1 a 0, nessa quinta-feira, em Barinas (confira ao lado os melhores momentos). O técnico Abel Braga, principal incentivador do jogador no clube, comemorou a vitória tricolor e o gol do pupilo.

- O Sobis bateu a falta sem ter tocado na bola (entrara três minutos antes), uma coisa meio atípica. Sempre acontecem coisas inesperadas com ele em Libertadores - disse o treinador, referindo-se ao fato de que Sobis fez gols nas finais das duas Libertadores que conquistou pelo Inter, sendo que o de 2010 foi seu único na competição com a camisa colorada, após voltar de lesão.

O atacante já se envolveu em polêmica nesta temporada, quando não festejou o gol que marcou contra o Resende, na primeira rodada da Taça Rio. Ainda assim, Abel garante que o jogador - que tem contrato até 1º de agosto - está feliz nas Laranjeiras.
- Ele está trabalhando sempre. Do banco, está vibrando, dando água aos colegas, e vocês viram a alegria de todos quando ele fez o gol - afirmou.
O treinador, que só vai decidir a escalação contra o Botafogo depois da chegada da delegação do Fluminense ao Rio de Janeiro, na manhã de sábado, também vibrou com o retorno de Thiago Neves. O jogador foi titular e aguentou ficar em campo até os 28 minutos do segundo tempo.
- É alegria pelo Thiago ter voltado e não ter sentido nada. Não tivemos problema de lesão - lembrou.
O Fluminense volta a entrar em campo neste domingo, no clássico contra o Botafogo, pela Taça Rio, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão. Pela Libertadores, o próximo compromisso do time é no dia 11 de abril, contra o Boca Juniors, também no Engenhão.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2012/03/sobis-em-alta-com-abel-acontece-o-inesperado-com-ele-em-libertadores.html

Após show, gramado do Engenhão surge com falhas e reparo é imediato

Roger Waters reuniu milhares de pessoas no campo, na noite da última quinta. Trabalho de olho na recuperação para o clássico Flu e Bota já é feito

Por André Casado Rio de Janeiro
 
O aparato tecnológico e as milhares de pessoas que se amontoaram sobre o gramado para assistir ao show do músico inglês Roger Waters, ex-integrante da banda Pink Floyd, na noite da última quinta-feira, trouxeram danos ao campo de jogo do Engenhão. Próximo ao círculo central e em uma das intermediárias, há falhas que já estão sendo reparadas pela equipe da organização do espetáculo.

Engenhão esburacado (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Engenhão amanhece com buracos (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 
Em contratos feitos com produtoras de shows, o Botafogo sempre se respalda em uma cláusula que afirma que problemas no gramado sempre serão resolvidos rapidamente. O time alvinegro encara o Fluminense, neste domingo, no Engenhão, às 18h30m (de Brasília), pela Taça Rio.

Engenhão esburacado (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Estrutura do palco de Roger Water (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 
O agrônomo responsável pelo campo do Engenhão, Arthur Neto, contratado pelo Glorioso, está acompanhando o trabalho feito pelos funcionários da organização do show. Pelo tamanho do espetáculo, a escolha da data, 72 horas antes de um dérbi carioca, foi estratégica.
Um detalhe interessante foi a mudança feita em alguns corredores de acesso às arquibancadas. Para deixar os fãs de Roger Waters ainda mais fascinados, a organização do show transformou os locais de passagem em camarotes para o show "The Wall".

saiba mais FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2012/03/apos-show-de-roger-waters-gramado-do-engenhao-exibe-buracos.html

Veteranos das Olimpíadas desafiam o tempo nos Jogos de Londres

Atletas como Hugo Hoyama, aos 43 anos, e Emanuel, com 39, explicam como mantêm a longevidade para mais uma participação olímpica

Eles competiram contra vários adversários durante a carreira. Atravessaram os anos entre vitórias e derrotas, e nos Jogos de Londres terão um desafio a mais: o tempo. São os atletas veteranos do Brasil, os fominhas das Olimpíadas, destaque da edição de março do "Brasil 2012".
O mesatenista Hugo Hoyama terá completado 43 anos em sua sexta participação olímpica - a primeira foi em Barcelona, em 1992. A experiência permite que ele treine metade do tempo do início da carreira, que não terá fim após os Jogos de Londres:
- Eu sempre coloquei na cabeça que enquanto eu representar bem o Brasil eu vou estar jogando. Eu nunca voi querer ir numa competição, Mundial, Pan-americano, Sul-americano, qualquer torneio que seja, defendendo a seleção brasileira só por ir. Enquanto eu sentir condições para isso eu vou estar batalhando. Se tiver que ganhar seletiva na mesa eu vou na mesa eu vou lutar para ganhar na mesa. Vai ser assim até eu ver condições. Aí eu vou parar - disse Hoyama.
Acho que sou um privilegiado de poder manter durante praticamente quatro ciclos olímpicos essa força e energia."
Emanuel, 39 anos
Prestes a completar 39 anos (no dia 15 de abril), Emanuel participa das Olimpíadas desde a entrada do vôlei de praia no programa dos Jogos - Londres será a sua quinta edição. Ao lado de Alison, 13 anos mais novo, Emanuel vai competir nas areias de Londres entre os favoritos. Para ele, sua longevidade é um privilégio.
- Eu confesso que é uma exceção mesmo. O vôlei de praia é um esporte muito desgastante. É um esporte em que você tem que estar sempre bem fisicamente. E a competição todo fim de semana. Isso vai desgastando todos os atletas. Então, acho que sou um privilegiado de poder manter durante praticamente quatro ciclos olímpicos essa força e energia. E a vontade de ganhar. Toda vez que você entra no ciclo olímpico você tem vontade de ser um medalhista - disse Emanuel.
Campeão olímpico em Atenas-2004, e bronze em Pequim-2008, ao lado de Ricardo, Emanuel não acredita que chegará aos Jogos de 2016, no Rio, competindo:

Alisob e Emanuel (Foto: Divulgação) Emanuel, ao lado de Alison: em Londres, a quinta
olimpíada aos 39 anos (Foto: Divulgação)
- Por isso que estou aproveitando o máximo deste ciclo de Londres. Adoro jogar Olimpíada, sou um atleta que adoro representar o meu país. Mas eu tenho quase que convicção que não vou conseguir chegar a 2016 jogando. Mas acho que com a minha experiência eu vou poder ajudar de outra forma - disse Emanuel.

Outros casos de atletas fominhas estão na vela, com o bicampeão olímpico Roberto Scheidt indo para a quinta Olimpíada, e o cavaleiro Rodrigo Pessoa, saltando para a sexta participação para tentar sua quarta medalha.
Atléta olímpico com o maior número de medalhas - cinco, sendo duas de ouro - o iatista Torben Grael desistiu de tentar uma vaga em Londres no ano passado para se dedicar aos projetos pessoais. Aos 51 anos, ele tem a explicação para a longevidade dos atletas na vela:

- Cada esporte tem as suas peculiaridades. E o nosso esporte tem a vantagem de ir compensando um eventual declínio físico com um ganho técnico - disse Torben.

Assista aos vídeos do "Brasil 2012"

 FONTE 
http://sportv.globo.com/site/programas/brasil-2012/noticia/2012/03/veteranos-das-olimpiadas-desafiam-o-tempo-nos-jogos-de-londres.html

Brasil conhece adversárias na luta por vaga em Londres-2012

Na primeira fase, seleção feminina vai encarar Colômbia e Uruguai

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
festa Brasil vôlei comemoração (Foto: FIVB)Brasil vai enfrentar Colômbia e Uruguai pelo grupo A de olho na vaga para Londres-2012 (Foto: FIVB)
A seleção feminina de vôlei já sabe quem terá pela frente para garantir a vaga nos Jogos Olímpicos de Londres. Nesta quinta-feira, a Confederação Sul-Americana de Voleibol (CSV) divulgou os grupos do Pré-Olímpico, que será disputado entre os dias 9 e 13 de maio no ginásio Milton Olaio Filho, em São Carlos. No grupo A, além do Brasil, estarão Colômbia e Uruguai. Já Argentina, Peru e Chile integram o grupo B.

Na primeira fase, as equipes de cada grupo se enfrentam e as duas melhores colocadas vão às semifinais. Nessa etapa, o primeiro colocado do grupo A joga com o segundo do B e o primeiro do grupo B enfrenta o segundo do A. Os dois vencedores fazem a grande final, e o campeão carimba o passaporte para os Jogos-2012. A seleção vice-campeã terá outra chance no Pré-Olímpico Mundial, no Japão, entre os dias 19 e 27 de maio. Lá, três vagas estarão em jogo.

Atualmente, apenas Itália, Estados Unidos e China já estão classificadas para os Jogos de Londres.


FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/03/brasil-conhece-adversarias-na-luta-por-vaga-em-londres-2012.html

Após susto, Henrique promete choro e emoção no jogo final Minas x Floripa

Central caiu em quadra com cãibras, assustou família e viu do banco o time mineiro empatar a série. Nesta sexta, quem vencer avança à semi da Superliga

Por Raphael Andriolo Rio de Janeiro
 
Jogo empatado em 2 sets a 2. Início do tie-break, com o placar em 1 a 1. Henrique corre, saca e cai no chão. Em quadra, jogo parado e apreensão. Na arquibancada, desespero da esposa Úrsula e do filho Luca, de 7 anos. Com lágrimas no rosto, o central do Minas deixa a partida com fortes cãibras e vê do banco sua equipe vencer o quinto set e empatar as quartas de final da Superliga com o Florianópolis. Prometendo muita emoção e choro (de alegria e tristeza), as equipes se enfrentam novamente, nesta sexta-feira, para ver quem continua vivo na comeptição. O SporTV transmite o duelo a partir das 21h, no ginásio Capoeirão, em Santa Catarina.

Depois da vitória do Floripa, por 3 a 2, no primeiro jogo da série, o Minas tinha a obrigação de vencer em casa para não ser eliminado. A partida ganhou contornos de dramaticidade quando Henrique ficou se contorcendo no chão e assustou companheiros, familiares e torcedores. A expressão da esposa Úrsula traduzia a preocupação, e o choro do meio de rede misturava emoções.

Henrique, jogador de vôlei do Minas (Foto: Reprodução / SporTV)Chorando, Henrique deixa quadra carregado no segundo jogo da série (Foto: Reprodução / SporTV)
- Até a cãibra passar eu não vi nada, fiquei me contorcendo de dor no chão. Logo depois vi a Úrsula na arquibancada perguntando se eu estava bem e disse para ela que estava. O choro, primeiro foi por não poder ajudar o time naquele momento tão importante e depois foi um choro de alegria mesmo, pela vitória - contou o tetracampeão da Superliga, três vezes com o Minas e uma com o Florianópolis.
Úrsula não sabia o que dizer ao filho Luca, que perguntava pelo pai sem entender muito bem o ocorrido. Ela mesmo só se acalmou quando o preparador físico do Florianópolis, ex-time de Henrique, informou sobre a situação do jogador.

Henrique, jogador de vôlei do Minas (Foto: Reprodução / SporTV)Esposa de Henrique, Úrsula acompanha o drama
da arquibancada (Foto: Reprodução / SporTV)
- Nessa reta final, as dores físicas só vão aumentando. É dor nas costas, no joelho, no ombro... Quando vi ele chorando entrei em desespero, não sabia o que fazer. Mas o Renato Bacchi, que é nosso amigo, me avisou de longe que era só cãibra e fiquei mais tranquila - disse.
Pronto para o último jogo
Depois do jogo, Henrique foi logo procurar os motivos da cãibra. Conversou com a nutricionista do time sobre alimentação e garantiu que não fica fora por nada do terceiro e decisivo confronto. A partida que envolve os dois maiores vencedores da Superliga masculina, com quatro títulos para cada lado, promete choro, mas sem susto dessa vez, garante o central do Minas.

- Vai ser um jogo muito importante e difícil. Florianópolis x Minas virou clássico, sinônimo de emoção e decisão. Estou preparado para um 3 a 2 com um 52/50 no tie-break. Mas com certeza não vai ter susto dessa vez. Tem 25 anos que jogo vôlei e me emociono até hoje. Pode esperar choro, mas de alegria.

O vencedor de Florianópolis x Minas enfrenta quem passar de Cruzeiro x São Bernardo, que também tem a série empatada em 1 a 1. Do outro lado da chave, Vôlei Futuro e Rio de Janeiro disputam a outra semifinal.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/03/apos-susto-henrique-promete-choro-e-emocao-no-jogo-final-minas-x-floripa.html

A uma vitória da 11ª final consecutiva, Osasco encara força caseira do Minas

Equipe paulista tenta evitar terceiro jogo da semifinal contra as mineiras, que perderam apenas duas vezes em Belo Horizonte nesta Superliga feminina

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
 
Os números continuam a favor. Desta vez, porém, o Osasco precisará enfrentar um ginásio inteiro se quiser garantir seu lugar nas finais da Superliga feminina sem precisar entrar em quadra novamente. Depois de vencer o primeiro jogo, a equipe paulista encara o Minas nesta sexta-feira com a vantagem nas mãos para avançar pela 11ª vez consecutiva à decisão. Ao time mineiro, que perdeu apenas duas vezes em casa na competição, só interessa a vitória para se manter vivo na disputa. Osasco e Minas se enfrentam em Belo Horizonte, às 18h45m, com transmissão ao vivo do SporTV.

Na primeira partida do confronto da semifinal, o Osasco fez valer seu favoritismo e alcançou a 14ª vitória seguida na Superliga ao derrubar o Minas por 3 sets a 1 (25/7, 25/20, 19/25 e 25/18). Agora, nesta sexta, o time paulista aposta na força de Jaqueli
ne, uma de suas principais jogadoras, para chegar novamente à final da Superliga.

vôlei jaqueline osasco minas (Foto: Fabio Rubinato/AGF/Divulgação)Jaqueline é a aposta do Osasco por mais uma final (Foto: Fabio Rubinato/AGF/Divulgação)
 
- Nosso grupo é forte, mas não podemos vacilar em nenhum momento. Até porque a equipe do Minas fará um jogo de sobrevivência, mas vamos tentar buscar essa vitória com muita vontade e determinação. Estamos treinando forte para esta partida e fazendo nosso trabalho muito bem. Espero que tudo o que fizemos durante a semana seja colocado em prática. Precisamos fazer a nossa parte e ir em busca de uma vitória – disse a ponteira.

Luizomar de Moura, técnico do time paulista, ressaltou a importância de Jaqueline, terceira colocada nas estatísticas de recepção, dentro de quadra na busca por mais uma final de Superliga.
- É uma jogadora que todo treinador gostaria de contar, porque a Jaqueline ocupa um espaço importante na linha de passe. Ela desenvolveu esta qualidade, pois com o histórico de lesões que teve em sua carreira, na recuperação ela não podia saltar, então, ela deu muita manchete. Esse cenário a ajudou demais para ser esta jogadora completa. Sem poder saltar, desenvolveu uma habilidade incrível nesse fundamento que é a recepção.

herrera vôlei minas (Foto: Divulgação / CBV)Herrera tentará prolongar o caminho do Minas
na Superliga (Foto: Divulgação / CBV)
 
A aposta no lado mineiro é, mais uma vez, na cubana Herrera. Daymi, que recebeu seu terceiro amarelo na competição na última partida, está fora do confronto. O técnico Jarbas Soares acredita que a derrota na primeira partida pode ajudar a equipe, que venceu 11 dos 13 jogos dentro de casa - perdeu apenas para Sesi e Rio de Janeiro, ainda na fase de classificação.

- O que tiramos de lição é que o time tem que ser mais ousado, tem que acreditar mais. O primeiro set lá em Osasco foi bastante atípico e, nos seguintes, conseguimos adotar uma postura melhor. Vimos que podemos ganhar delas, como fizemos na fase de classificação. Em alguns momentos, precisamos ser mais ofensivos do que defensivos.

O treinador ainda não sabe se poderá contar com Mari Paraíba, destaque na fase de classificação, mas que, com uma lesão no joelho esquerdo, deve desfalcar o tim novamente.

- Ainda temos uma dúvida com relação à Mari Paraíba. Ontem, ela foi ao médico novamente e fez novo procedimento no joelho esquerdo. Vamos aguardar e estamos na expectativa. Ao longo da semana, testamos algumas formações, sem a Daymi e a Mari. Mas isso mexe bastante na estrutura da equipe, principalmente no passe. Trabalhamos, estudamos e temos que ver qual equipe vamos montar. O mais provável é que entrem Carla e Carol.

Em caso de vitória do Minas, a terceira partida será no dia 6 de abril. Na outra semifinal, o Rio de Janeiro venceu o Vôlei Futuro, em Araçatuba, no primeiro jogo

FONTE:
.http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/03/uma-vitoria-da-11-final-consecutiva-osasco-encara-forca-caseira-do-minas.html

Discurso de marcação de Oswaldo contagia elenco: 'Característica forte'

Elkeson ressalta pedido do treinador em relação à criatividade de Caio Jr.

Por André Casado Rio de Janeiro
Oswaldo de Oliveira no treino do Botafogo (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)Oswaldo de Oliveira comanda treino do Botafogo
(Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
 
Desde que chegou ao Botafogo, Oswaldo de Oliveira tem batido na tecla da integração da marcação. O jeito de o time jogar teve mais uma mudança, e os jogadores assmilaram. Foram apenas 12 gols sofridos em 16 partidas. O meia Elkeson ressalta a característica do treinador como a principal diferença identificada pelo grupo em relação a Caio Júnior.

- É na parte da marcação que vemos a diferença. Ele sempre lembra que todos têm de marcar. A equipe não se desliga disso. Acho que antes nos preocupávamos muito com a criatividade, hoje é mais geral, não se fala só do ataque - avaliou o camisa 9.

Para Lucas, esse é um dos segredos para manter a invencibilidade e a consistência no ano.
- Temos que ter concentração e foco cada vez maiores para fazer durar o máximo possível. Isso passa pela defesa, onde temos sidos equilibrados. A entrega da equipe é fundamental. Os outros adversários vêm para derrotar o Botafogo, então precisamos de atenção total - disse o lateral.

Elkeson está ansioso para saber como o time vai atuar contra o Fluminense, domingo, às 18h30m, no Engenhão. Isso porque Loco Abreu, mais uma vez, não treinou junto com o restante. 
Herrera, Fellype Gabriel e Andrezinho formam com o maranhaense o quarteto ofensivo, por enquanto.

- Estamos procurando nos entrosar dos dois jeitos. Treinamos sem ele hoje, amanhã já deve ser com ele. Temos que nos adaptar ao esquema que for. Sem ele, Herrera tenta fazer a função, mas muda um pouco a característica. Ficamos na expectativa, porque, com certeza, Loco mete medo nos adversários - atestou Elkeson, que também espera entrosamento maior com o fim das lesões:
- Nas outras semanas, sempre tinha alguns fora. Agora, só o Maicosuel, que está para voltar e com certeza vai nos ajudar bastante na reta final da Taça Rio.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/discurso-de-marcacao-de-oswaldo-contagia-elenco-caracteristica-forte.html

CBT fecha negócio e confirma: Brasil sediará um torneio da WTA em 2013

Entidade conversa com candidatas a cidade-sede e quer definição até julho

Por Alexandre Cossenza Rio de Janeiro
 
Em fevereiro, Jorge Lacerda, presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), já avisava que estava prestes a trazer um evento do circuito mundial feminino para o Brasil. Nesta quinta-feira, o dirigente confirmou o negócio. A entidade comprou os direitos do Torneio de Marbella, na Espanha, e a WTA deu o aval. Em 2013, o país receberá um torneio feminino.

O próximo passo para a CBT é definir que cidade sediará o torneio. Lacerda afirma que tudo deve estar definido até julho, quando a entidade começará a buscar patrocinadores.

- Foi aceita a transferência, está tudo certo junto à WTA. A gente vai começar a trabalhar a cidade-sede. Tem Rio e Brasília bastante interessadas. Vamos continuar os contatos com os estados para ver se finalizamos isso até julho para colocar o produto à venda.

O WTA de Marbella era disputado na primeira semana de abril, mas o torneio brasileiro ainda não foi encaixado no calendário mundial. Segundo Lacerda, a WTA pode optar por ter o evento na primeira semana de fevereiro. Neste caso, a competição faria parte da sequência latino-americana de torneios no saibro, que já conta com Bogotá (Colômbia), Acapulco e Monterrey (ambas no México). Até que a data seja estipulada, não há confirmação sobre o tipo de quadra utilizado no torneio. Caso fique em fevereiro, a terra batida deve ser a superfície de jogo.

O último torneio da WTA em solo brasileiro foi disputado em 2002, na Costa do Sauípe (BA). Em 2001 e 2002, a promotora Koch Tavares realizava o evento feminino junto com o masculino, o atual Brasil Open. O WTA não sobreviveu, mas o torneio para os homens viveu seu melhor ano em 2012, com tenistas de alto nível e lotando o ginásio do Ibirapuera.

Dois torneios graantidos, mais dois na mira
Lacerda informou também que a IMX, parceria do empresário Eike Batista com a IMG Worldwide (empresa dona de torneios e que representa atletas como Rafael Nadal, Roger Federer e Maria Sharapova), também tenta comprar os direitos de realizar torneios no Brasil.
Segundo o dirigente, a empresa quer adquirir a data do Torneio de Memphis. Atualmente, a cidade americana recebe um torneio da ATP e um da WTA na mesma semana. Caso a IMX feche negócio, trará os dois para o Brasil, que terá quatro torneios - levando em conta o WTA promovido pela CBT e o já existente Brasil Open, em São Paulo.

O GLOBOESPORTE.COM não conseguiu entrar em contato com a assessoria de imprensa da IMX na noite desta quinta-feira.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/03/cbt-fecha-negocio-e-confirma-brasil-sediara-um-torneio-da-wta-em-2013.html

Sharapova supera apagão, derrota Wozniacki e volta à final em Miami

Três vezes vice, russa vai em busca de seu primeiro título no torneio

Por GLOBOESPORTE.COM Miami
 
Maria Sharapova tênis Miami semi (Foto: Reuters)Maria Sharapova festeja a vaga na final de Miami
pela quarta vez na carreira (Foto: Reuters)
 
Com o primeiro set sob controle, Maria Sharapova desandou a errar, perdeu cinco games seguidos e viu Caroline Wozniacki vencer a parcial. A russa, contudo, acordou a tempo do apagão, reencontrou seu tênis e saiu de quadra com uma bela vitória por 4/6, 6/2 e 6/2. O triunfo coloca Sharapova na final do WTA de Miami pela quarta vez.

Ex-número 1 e atual número 2 do mundo, a tenista russa busca seu primeiro troféu no torneio da Flórida. Nas três decisões que disputou em Miami, saiu derrotada. Em 2005, caiu diante de Svetlana Kuznetsova. No ano seguinte, perdeu para Kim Clijsters. Em 2011, foi vítima da bielorrussa Victoria Azarenka.
Sharapova agora aguarda pela segunda semifinal, entre a polonesa Agnieszka Radwanska (4 do ranking) e a francesa Marion Bartoli (7). Será a terceira decisão da tenista russa em 2012. Nas outras duas (Australian Open e Indian Wells), ela saiu derrotada por Azarenka.

Começo arrasador seguido de apagão
Sharapova começou melhor e conseguiu a quebra no serviço de Wozniacki logo no primeiro game. Na sequência, confirmou seu serviço com facilidade e abriu 2/0 com uma bela paralela. A russa teve três chances de voltar a quebrar o saque de Wozniacki no terceiro game, mas a dinamarquesa conseguiu buscar. E, após voleio de Sharapova na rede, confirmou seu serviço.
Mas a russa continuava melhor. Depois de confirmar seu serviço, conseguiu nova quebra na sequência, abrindo 4/1 no placar. Sharapova continuou pressionando Wozniacki do fundo de quadra, mas a dinamarquesa, pela primeira vez na partida, conseguiu responder aos ataques da rival. Aproveitou sua primeira chance de quebra e diminuiu a diferença: 4/2.
O jogo de Sharapova desandou. No oitavo game, cometeu três duplas faltas e cedeu o empate em 4/4. Os erros da russa continuaram se multiplicando, e Wozniacki se aproveitou deles. Sem precisar arriscar, a dinamarquesa venceu cinco games seguidos e fechou o set em 6/4.

O apagão não durou muito, e Sharapova voltou a mandar no jogo na segunda parcial. Novamente, abriu duas quebras da vantagem. Desta vez, porém, com 4/0 no placar, a russa manteve o alto nível até confirmar o saque no oitavo game, fazer 6/2 e forçar uma parcial de desempate.

O domínio da atual número 2 do mundo continuou no terceiro set. Em controle dos ralis e explorando a frágil direita de Wozniacki, Sharapova mandou no jogo. A dinamarquesa emparelhou a parcial até o terceiro game, mas vi a rival vencer cinco games seguidos e abrir 5/2.
A dinamarquesa, então, tentou agredir mais. Com três bolas ofensivas, quebrou o serviço no oitavo game e forçou Sharapova a sacar novamente para o jogo em 5/4. Na segunda tentativa, a russa não bobeou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/03/sharapova-supera-apagao-derrota-wozniacki-e-volta-final-em-miami.html

Após passear no primeiro set, líder do ranking tem que suar para vencer por 2 sets a 0, e agora vai enfrentar o argentino Juan Mónaco no Masters 1.000

Por SporTV.com Miami, Estados Unidos
 
Novak Djokovic fez um grande primeiro set e precisou de apenas 32 minutos para vencê-lo. Mas David Ferrer não estava disposto a entregar a vitória tão facilmente. Quinto colocado do ranking, o espanhol cresceu muito no segundo set e deu muito trabalho para o adversário. Deu um cansaço no número 1 do mundo, mas não o suficiente para derrotá-lo. Após 1h53m de partida, o sérvio venceu por 2 sets a 0, 6/2 e 7/6(1), e agora vai enfrentar o argentino Juan Mónaco na semifinal do Masters 1.000 de Miami.

Djokovic venceu os quatro confrontos que fez com Mónaco, o 21º do ranking. Os dois, porém, não se enfrentam desde 2010, quando o sérvio ganhou por 2 sets a 0 no Masters 1.000 de Paris.

Novak Djokovic tênis   (Foto: Reuters)Novak Djokovic sofreu no segundo set, mas avançou para a semifinal no Masters de Miami (Foto: Reuters)
David Ferrer teve vida dura desde o primeiro game do jogo, quando precisou salvar três break points para confirmar o serviço. Não teve a mesma sorte dois games depois, quando Djokovic começou a disputa com dois belos voleios. Em uma bola para fora, o espanhol teve seu saque quebrado de zero.
Em seu serviço, Novak Djokovic cedeu apenas três pontos, o primeiro deles apenas no sexto game. Ferrer cedeu à pressão no sétimo game. Com um break point contra, cometeu uma dupla falta e teve o saque quebrado outra vez. Na sequência, em uma bola fora do espanhol, o tenista da Sérvia fez 6/2 em 32 minutos.

O número 1 do mundo manteve o ritmo e quebrou o saque adversário logo no primeiro game do segundo set. Mas, no game seguinte, Ferrer endureceu o jogo pela primeira vez nesta quinta. Os tenistas duelaram por mais de 13 minutos, e o espanhol levou a melhor, devolvendo a quebra. A partida seguiu dura para Djokovic, que precisou salvar um break point para empatar o confronto em 2/2.
Novak Djokovic aparentava cansaço, mas ganhou oito de dez pontos disputados para confirmar seu serviço, quebrar o do rival, e sacar para a vitória em 5/4. Mas David Ferrer não se entregou. Depois de longas trocas de bola, o quinto colocado do ranking devolveu a quebra no game seguinte para seguir vivo na partida, que foi para o tie-break.
Ferrer começou mal o tie-break, cometendo um erro logo no primeiro ponto e dando o mini-break para o adversário. Um desafio errado do espanhol deu o segundo mini-break para Djokovic, que abriu 4 a 1. O número 1 do mundo voltou a ter a agressividade do primeiro set e fez 6 a 1 para fechar o set em 7/6 e ganhar o jogo.

FONTE:
 http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2012/03/djokovic-sofre-no-segundo-set-mas-derrota-ferrer-vai-semi-em-miami.html

De 2009 a 2012, Jobson ganha oito quilos e quer aliar explosão à força

'Turbinado', atacante diz que família acha que está gordo quando lhe assiste

Por André Casado Rio de Janeiro
 
Jobson está de volta. E turbinado. Depois de cinco partidas entrando no segundo tempo, a versão 2012 do atacante tem impressionado cada vez mais. Desde 2009, quando chegou ao Botafogo pela primeira vez, ganhou oito quilos de massa magra - antes, pesava 73kg e agora, 81kg, distribuídos em 1,75m de altura. O estilo de jogo não mudou muito, mas a vantagem que leva sobre os adversários, sim. E o atacante está ansioso para colocar isso novamente em prática.

- Quando eu pegar ritmo de jogo, aí vai melhorar, vai ficar como eu quero. A massa vai ajudar. Eu era muito leve, perdia algumas divididas. Fiquei muito tempo sem jogar e pude fazer bastante academia. Minha família, quando me assiste, até pergunta se estou gordo (risos). É massa, estou forte - diverte-se Jobson, que encorpou mesmo no primeiro ano, porque desde que deixou o Alvinegro, em outubro de 2010, só teve aumento de 1,6kg, no período de Atlético-MG e Bahia.

Jobson no treino do Botafogo (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)Jobson: velocidade e força nas arrancadas (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
 
O fisiologista do clube, Altamiro Bottino, ressalta que o ganho de massa não influencia na agilidade do jogador, se ele estiver com o percentual de gordura controlado e competindo em alto nível.

- Isso é lenda urbana. Ele ganhou mais explosão, e os números, que só vêm evoluindo desde a avaliação de 5 de janeiro, são bons. Maicosuel, por exemplo, jamais demonstrou que perdeu a velocidade, como muitos disseram. E precisava desse ganho físico - explicou.

Para o preparador físico Ricardo Henriques, o camisa 11 está quase no ponto.

Jobson treino botafogo (Foto: Cezar Loureiro / Agencia O Globo)Jobson ergue peso em treino no campo de General
Severiano (Foto: Cezar Loureiro / Agencia O Globo)
 
- Ainda pode melhorar a questão física, dar uma afinadinha. Estamos em contato com a área de nutrição e com todos os envolvidos na questão. Estamos controlando a alimentação dele, assim como a dos outros. Principalmente fora do clube, Jobson tem que ajudar - avisou.

Mesmo depois do gol marcado sobre o Duque de Caxias, no último sábado, o primeiro em quase oito meses, Jobson segue na reserva para o clássico contra o Fluminense, domingo, no Engenhão. A expectativa é a de experimentá-lo por 90 minutos somente em mais algumas semanas.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/de-2009-2012-jobson-ganha-oito-quilos-e-quer-aliar-explosao-forca.html

Radwanska passa por Bartoli e vai à final no WTA de Miami

Sentindo dores na coxa e no quadril, francesa luta, mas não resiste a número 4 do mundo, que vai enfrentar Sharapova na decisão

Por GLOBOESPORTE.COM Miami, EUA
 
Agnieszka Radwanska carimbou seu passaporte à final do WTA de Miami. Na noite desta quinta-feira, a polonesa derrotou Marion Bartoli por 2 a 0 (parciais de 6/4 e 6/2) e se qualificou para a grande decisão contra a russa Maria Sharapova. O duelo foi marcado pelo esforço da francesa, que desde o início lutou contra dores na coxa esquerda e no quadril.

Agnieszka Radwanska, WTA de Miami (Foto: EFE)Radwanska aproveitou-se dos problemas físicos de Bartoli e avançou à decisão em Miami (Foto: EFE)
 
O primeiro set foi um festival de quebras. Foram 16 break points e nove serviços quebrados. 4ª do ranking, Agnieszka Radwanska conseguiu confirmar apenas um saque, no sétimo game, para fazer 4/3. Foi o suficiente para vencer a parcial por 6/4.

Muito mal nos seus serviços, Marion Bartoli (7ª) viu seu drama aumentar após o nono game. A russa deixou a quadra mancando para receber atendimento para dores na coxa esquerda e no quadril, e retornou com uma bandagem na perna. A francesa recebeu atendimento mais duas vezes, mas seguiu em quadra, mesmo com muita dificuldade para se movimentar.

Radwanska, porém, não sabia aproveitar o problema da adversária. Ansiosa, a polonesa cometia muitos erros e mantinha Bartoli na partida. E o festival de quebras continuou. A número quatro do mundo confirmou o saque no primeiro game, mas foi só isso até 4/2, quando a luz acabou no estádio. Restabelecida a energia, Agnieszka Radwanska ratificou as expectativas, fechando a parcial em 6/2 e a partida em 2 sets a 0.

Em oito confrontos entre Radwanska e Sharapova, a polonesa venceu apenas uma vez, no US Open de 2007. A russa, número 2 do mundo, venceu os seis duelos seguintes, o último deles em Roland Garros, em 2011.


Clique aqui e assista a vídeos do tênis

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/03/radwanska-passa-por-bartoli-e-vai-final-no-wta-de-miami.html#atleta-agnieszka-radwanska