quinta-feira, 22 de março de 2012

González luta, mas perde para Mahut e se despede do tênis em Miami

21/03/2012 23h30 - Atualizado em 22/03/2012 02h06

Chileno, que havia anunciado que se aposentaria após este Masters 1.000, é derrotado no tie-break do terceiro set após 2h37m de jogo na primeira rodada

Por SporTV.com Miami, EUA
 
O chileno Fernando González lutou bastante para não se aposentar na noite desta quarta-feira, na primeira rodada do Masters 1.000 de Miami. Foram 2h37m em quadra, com direito a match point salvo, mas não foi o suficiente. O número 221 do mundo acabou derrotado pelo francês Nicolas Mahut (92º do ranking) por 2 sets a 1, parciais de 7/5, 4/6 e 7/6(3). Se não mudar de ideia, o campeão olímpico se despede da quadra aos 31 anos.
- Foram tantos anos jogando e tendo momentos divertidos. Estou orgulhoso de ter participado do circuito. Quero agradecer ao público por todos estes anos. Ao público, a meus amigos e a todos que estiveram presentes aqui - disse o chileno após o jogo.

fernando gonzalez tênis chile (Foto: Getty Images)Fernando González não esconde a decepção na derrota para o francês Nicolas Mahut (Foto: Getty Images)
 
Fernando Francisco Gonzalez Ciuffardi nasceu no dia 29 de julho de 1980, em Santiago do Chile. Com 1,83m e 82kg, o tenista destro virou profissional em 1999. Nas últimas temporadas, porém, teve sua carreira marcada por seguidas lesões.

Blog lembra grandes momentos e a falta que González já faz ao tênis. Leia e opine!


González encerra sua carreira profissional com onze títulos de simples, quatro deles em Viña Del Mar, três de duplas e três medalhas olímpicas (ouro em duplas, ao lado de Nicolas Massú, e bronze em simples em Atenas-2004, e prata em Pequim, em 2008). O tenista chegou a ocupar o quinto lugar no ranking da ATP entre janeiro e maio de 2007.

Nesta quarta, González e Mahut fizeram uma partida muito equilibrada, com quatro quebras para cada um. No terceiro set, porém, o saque do francês fez diferença. Ele conseguiu sete dos seus 12 aces na parcial decisiva, mas viu o chileno salvar três set points no décimo game. No tie-break, porém, o europeu acabou dominando a disputa e venceu por 7 a 3.

Na próxima rodada, Mahut irá enfrentar o tcheco Tomas Berdych, o sétimo colocado do ranking

FONTE:
 http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2012/03/gonzalez-luta-mas-perde-para-mahut-e-se-despede-do-tenis-em-miami.html

Sharapova vira partida e se junta a Serena na terceira rodada em Miami

Russa toma susto e perde primeiro set para a israelense Shahar Peer

Por GLOBOESPORTE.COM Miami
 
Vice-campeã em Indian Wells no último domingo, Maria Sharapova demorou mais do que o esperado para se encontrar no WTA de Miami. Nesta quinta-feira, em sua estreia no torneio, a número 2 do mundo perdeu o primeiro set antes de se recuperar e vencer de virada. No fim, Sharapova derrotou a israelense Shahar Peer (55 do ranking) por 4/6, 6/3 e 6/3, em 2h24m.

Maria Sharapova tênis Miami 2r (Foto: Reuters)Sharapova festeja a sofrida vitória desta quinta-feira em Miami (Foto: Reuters)
 
Por ser uma das cabeças de chave, Sharapova fez seu primeiro jogo na segunda rodada. Assim, ela já está classificada para a terceira fase. Sua rival será a vencedora do jogo entre a italiana Sara Errani (30) e a americana Sloane Stephens (90).

A terceira fase do WTA de Miami também já conta com a presença de Serena Williams, que fez nesta quinta-feira seu primeiro jogo desde a final do US Open, em setembro do ano passado. A ex-número 1 do mundo (atual 11ª colocada) não teve problemas para derrotar a chinesa Shuai Zhang (171) por 6/2 e 6/3.

O próximo obstáculo para Serena em Miami será a italiana Roberta Vinci (20), que estreou com vitória sobre a búlgara Tsvetana Pironkova (46) por 7/5 e 6/1.

Confira os outros resultados desta quinta em Miami
(10) Serena Williams (EUA) 2 x 0 (WC) Zhang Shuai (CHN) 6/2 e 6/3
(12) Sabine Lisicki (ALE) 2 x 0 Sofia Arvidsson (SUE) 6/3 e 6/2
Mona Barthel (ALE) 2 x 0 (13) Jelena Jankovic (SER) 6/0 e 6/3
Kim Clijsters (BEL) 2 x 0 (14) Julia Goerges (GER) 6/2 e 7/5
(17) Peng Shuai (CHN) 2 x 0 (Q) Stéphanie Foretz Gacon (FRA) 6/1 e 6/2
Ekaterina Makarova (RUS) 2 x 0 (19) Anastasia Pavlyuchenkova (RUS) 6/1 e 6/2
(21) Roberta Vinci (ITA) 2 x 0 Tsvetana Pironkova (BUL) 7/5 e 6/1
(23) Yanina Wickmayer (BEL) 2 x 0 Marina Erakovic (NZL) 6/3 e 6/4
Chanelle Scheepers (AFS) 2 x 1 (25) Anabel Medina Garrigues (ESP) 1/6, 6/4 e 6/0
Iveta Benesova (TCH) 2 x 1 (26) Svetlana Kuznetsova (RUS) 1/6, 7/6(7) e 7/6(7)


FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/03/sharapova-vira-partida-e-se-junta-serena-na-terceira-rodada-em-miami.html

Federer assina e vem ao Brasil em dezembro para fazer duas exibições


22/03/2012 17h09 - Atualizado em 22/03/2012 18h59

Federer assina e vem ao Brasil em dezembro para fazer duas exibições

Suíço faz anúncio em Miami, onde disputará torneio da série Masters 1.000

Por GLOBOESPORTE.COM Miami
 
Após meses de especulação, Roger Federer finalmente assinou contrato e confirmou sua vinda ao Brasil. Ele participará de duas exibições na primeira semana de dezembro, contra adversários ainda não definidos. Locais e datas também não foram acertados até agora. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, nos Estados Unidos, onde o ex-número 1 do mundo disputa, nesta semana, o Masters 1.000 de Miami.
"É oficial! Neste ano vou visitar o Brasil, o país mais importante para os esportes nos próximos anos. Estou muito empolgado para finalmente conhecer esta terra maravilhosa e semeae o amor pelo jogo", diz uma mensagem de Federer, em sua página no Facebook

Roger Federer tênis Gustavo Kuerten guga Roland Garros 2007 (Foto: Getty Images )Gustavo Kuerten pode ser um dos rivais de Federer no Brasil, em dezembro (Foto: Getty Images )
 
- A Koch Tavares está bastante feliz por trazer o melhor jogador de todos os tempos pela primeira vez ao Brasil. O Federer está atravessando uma das melhores fases da carreira, está ganhando tudo. Estamos contentes - disse Luiz Procópio Carvalho, gerente de esportes da Koch Tavares, promotora responsável pela vinda do tenista suíço ao Brasil.
Blog pergunta: Quem você contrataria para enfrentar Federer no Brasil? Opine!
Carvalho disse ainda que o maior desafio para a assinatura do contrato não foram as exigências de Federer, mas a concorrência, já que o tenista é bastante disputado entre promotores..
- Federer é um dos caras mais tranquilos de lidar. Ele não é uma diva. A maior dificuldade é encaixar na agenda dele, que tem pedidos para jogar em todas as partes do mundo nesta época. Ele é muito requisitado. A maior dificuldade é convencer ele e, obviamente, conseguir chegar num valor que faça sentido para todo mundo. O cara é o atleta mais vencedor de todos os tempos de qualquer esporte. Se não for isso, é um deles. Tiger Woods, Pelé... ele está nesse nível. Temos de fazer um evento bem interessante para estar no nível do Federer - completou Carvalho.
A passagem do ex-número 1 do mundo pela América do Sul também contará com uma exibição na Colômbia. Promotores argentinos tentam fazer com que Federer também vá a seu país.

 FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/03/federer-assina-e-vem-ao-brasil-em-dezembro-para-fazer-duas-exibicoes.html

São Paulo surpreende Fla, e Bota segue invicto no Brasileiro de Clubes

futebol de areia

Em jogo emocionante, Tricolor Paulista derrota o Rubro-Negro por 6 a 5. Na primeira partida do dia, Glorioso bate Sport por 7 a 3 e fica perto das semis

Por Ana Carolina Fontes São Paulo
 
São Paulo Flamengo futebol de areia (Foto: William Lucas/Inovafoto)Vitória do São Paulo embola o Grupo A do torneio
(Foto: William Lucas/Inovafoto)
 
O segundo dia do Campeonato Brasileiro de Clubes de futebol de areia começou com vitória do Botafogo e a garotada do São Paulo aprontando para cima do favorito Flamengo. Com média de 23 anos de idade, o Tricolor Paulista chegou a estar perdendo por 4 a 1, mas conseguiu uma virada emocionante sobre o Rubro-Negro por 6 a 5 e embolou o Grupo A da competição. Já no jogo que abriu as disputas nesta quinta-feira na Arena Guarapiranga, o Botafogo bateu o Sport por 7 a 3, chegou à segunda vitória no torneio e ficou muito próximo da classificação para as semifinais.

Depois de perder para o Cruzeiro na estreia, o São Paulo chega a três pontos e assume a liderança do grupo. Por sua vez, o Flamengo agora soma apenas dois pontos com o triunfo sobre o Vasco por 1 a 0 na prorrogação e fica em situação complicada na competição, que classifica os líderes dos três grupos e o melhor segundo colocado de todas as chaves para as semifinais.
Em um duelo cheio de reviravoltas,  Allan, Nego, Lipe, Rafinha, Alanzinho e Adielson garantiram a vitória tricolor, enquanto Juninho Alagoano (3), Diego e Gabriel marcaram para o Rubro-Negro.
- Sabíamos que seria difícil. A vitória foi na base da raça e da superação. O São Paulo tem um grupo jovem, mas experiente. Enfrentamos e superamos Flamengo, um time com jogadores da seleção brasileira e um dos favoritos - comemorou Adielson, que se sentiu mal durante os últimos minutos da partida por conta do desgaste físico.

Sidney Betinho Botafogo futebol de areia (Foto: William Lucas/Inovafoto)Jogadores da seleção, Sidney e Betinho comemoram a vitória do Botafogo (Foto: William Lucas/Inovafoto)
 
Após derrotar a Portuguesa por 4 a 0, o Botafogo tirou as chances de classificação do Sport, que perdeu para o Corinthians na estreia por 9 a 4, pelo Grupo B do Brasileiro. Betinho (2), Fred, Sidney (2), Bernardo e Baiano fizeram os gols do Glorioso, e Leandrinho (3) descontou para o Leão.

- O jogo foi difícil, o Sport é uma equipe experiente. Aproveitamos os contra-ataques e quando tivemos a oportunidade, a gente matou - disse Sidney.
O Sportv transmite ao vivo as semifinais do Brasileiro de Clubes, a partir das 11h30m de sábado, e a grande decisão do evento, no domingo, às 12h30m.

Confira a tabela e os resultados do Brasileiro de Clubes

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/eventos/futebol-de-areia/noticia/2012/03/sao-paulo-surpreende-fla-e-bota-segue-invicto-no-brasileiro-de-clubes.html

Loco demora a tocar na bola e perde pênalti, mas tem volta produtiva

Atacante trava duelo com goleiro rival e converte uma chance, mas por pouco não sai como vilão. 'Outros craques perderam pênalti', diz Oswaldo

Por André Casado Rio de Janeiro
 
Por pouco, tudo não foi por água abaixo. A volta de Loco Abreu ao time do Botafogo - após ser poupado para um trabalho cuidadoso de recondicionamento físico - foi produtiva mesmo com o mau desempenho do time, na noite da última quarta. O uruguaio teve cinco chances claras de balançar a rede. Converteu uma, de cabeça, e ouviu os gritos de incentivo da arquibancada. Só que, no fim, o filme da Taça Guanabara quase se repetiu: o uruguaio errou outro pênalti e teve de rezar para Jefferson resolver. Quando o goleiro pegou a cavadinha de Léo Rocha, do Treze, e encerrou a disputa, o capitão respirou aliviado (assista à matéria exibida pelo Globo Esporte).
Loco demorou cerca de 12 minutos para tocar na bola. Já com a desvantagem no placar, errou o tempo de uma cabeçada, em cruzamento que veio em sua direção. Logo depois chutou de canhota, já de dentro da área, mas acertou Fellype Gabriel, em bate e rebate. Na sequência, não perdoou: aos 21, em falha da defesa, tocou por cobertura, de cabeça, e desencantou, depois de um mês e meio sem balançar a rede. Foi seu sexto gol na temporada.

Esquema de ataque do botafogo (Foto: arte Esporte)Esquema ofensivo no segundo tempo, com Loco sempre centralizado (Foto: André Casado / Editoria de Arte)
Na celebração, fez questão de cumprimentar Oswaldo de Oliveira, a quem sempre demonstrou respeito. O técnico conseguiu dobrá-lo no diálogo nas últimas semanas, tirando-o do time titular para preservá-lo. Animado, o capitão alvinegro criou um lance, em rara saída efetiva para fora da área. Deu o passe, mas Fellype Gabriel não conseguiu finalizar. E tentou um toque de calcanhar para Lucas, em arrancada em velocidade que poderia ter dado certo.
Mas o que se veria na etapa final era um duelo de Loco com o goleiro Beto. Foram três chances claras que pararam no camisa 1 paraibano. O posicionamento do atacante no esquema jamais mudou. Ainda que a disposição tática, no segundo tempo, tenha sido diferente, pela necessidade da vitória. O Botafogo passou a jogar com três atacantes - Jobson e Fellype Gabriel invertiam os lados. E Renato, depois Felipe Menezes, pelo setor direito, auxiliavam Andrezinho na armação.

Loco Abreu, contra o Treze (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Loco sai calado, discretamente, apesar da boa
atuação (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
'Outros craques já perderam pênalti'

Na hora das cobranças da marca da cal, a exemplo da disputa contra o Fluminense, na semifinal da Taça Guanabara, Abreu foi o último da lista. A batida no meio do gol parou no goleiro e silenciou o Engenhão, já que poderia definir o confronto. Loco balançou a cabeça e, daí em diante, calou-se. Viu Jefferson pegar o pênalti final do Treze e saiu de campo discretamente, sem dar entrevistas, exibindo insatisfação com seu aproveitamento na noite.
- Da outra vez (contra o Flu), treinamos bastante e não vencemos. Agora, não houve nada específico e vencemos. Quis atingir o psicológico dos jogadores, às vezes o treino afeta, cria estresse e pressão. O Abreu, como outros craques, já perdeu pênalti, não está em uma boa fase. Faz parte do futebol. Nada proíbe de voltar a marcar, como já fez em situação de decisão - defendeu Oswaldo de Oliveira, sobre o quarto em cinco pênaltis desperdiçados pelo camisa 13.
Com o resultado, o aproveitamento do Botafogo com Loco tem nova queda. Agora são quatro triunfos e seis empates, com 60% dos pontos. Sem ele, são 83,3%, só que em apenas quatro partidas. Seguindo sua nova cartilha, o uruguaio ficará fora da partida contra o Duque de Caxias, sábado, para descansar. E retorna no fim de semana posterior, frente ao Fluminense.
- O trabalho é de três semanas, para melhorar a condição física e de força. Já foi avaliado e vamos concluir para o Abreu se sentir melhor no restante do ano - explicou Oswaldo.

Loco Abreu e Oswaldo de Oliveira comemoram gol do Botafogo (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)Loco Abreu recebe cumprimento do chefe depois do gol (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
FONTE

Cavadinha de jogador do Treze não perturba Oswaldo: 'Ainda bem que fez'

Técnico diz que, se saísse gol, todos achariam ótimo, como Loco já fez

Por André Casado Rio de Janeiro
 
O goleiro Jefferson não gostou, deu bronca em Léo Rocha, mas a cavadinha do jogador do Treze, no pênalti que deu a classificação ao Botafogo, não foi assunto no vestiário. O próprio técnico Oswaldo de Oliveira deixou o assunto de lado e pôs panos quentes, lembrando que o uruguaio Loco Abreu costumava utilizar o recurso e que, se bola entrasse, ninguém reclamaria.
- Se faz o gol, todos achariam ótimo, como o Loco já fez. No fundo, é um recurso técnico, mas tem que saber fazer e ter ousadia. Normalmente o goleiro não gosta mesmo. Ainda bem que ele fez, deu mais chance de o Jefferson fazer a defesa - ponderou Oswaldo.

Segundo o camisa 1 alvinegro, o dedo em riste para o volante rival, com os gritos "Aqui, não!", se deveu à suposta falta de respeito dos paraibanos após o empate em 1 a 1 em João Pessoa.

Com a classificação, o Glorioso chega à segunda fase para enfrentar o Guarani, nos dias 4 e 18 de abril. O primeiro jogo é em Campinas. O próximo compromisso acontece pela quinta rodada da Taça Rio, contra o Duque de Caxias, sábado, no Engenhão.

Memória EC: Léo Rocha acertou cavadinha...mas quando jogava na Venezuela. Veja


saiba mais Oswaldo planeja poupar jogadores no sábado e lamenta sua falta de opções
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/cavadinha-de-jogador-do-treze-nao-perturba-oswaldo-ainda-bem-que-fez.html

Jefferson admite exagero, mas diz que desabafo não foi por cavadinha

Goleiro diz que declaração de jogador do Treze-PB desrespeitou o Botafogo

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
 
A cena causou espanto para quem assistia à disputa de pênaltis entre Botafogo e Treze-PB, que decidiu a classificação do Glorioso à segunda fase da Copa do Brasil. Depois de defender a última cobrança, feita de cavadinha por Léo Rocha, Jefferson correu em direção ao meia e gritou em sua cara (veja no vídeo acima). A reação pareceu ainda mais fora de propósito pelo fato do time alvinegro ter em seu elenco Loco Abreu, um jogador cuja marca registrada é justamente a cavadinha. O goleiro reconhece que exagerou, mas diz que o problema não foi a forma como o adversário bateu.

- Posso ter exagerado um pouco, eu assumo. Mas, com certeza, a gente ia falar com eles. Depois do jogo de lá, teve jogador que deu entrevista dizendo que não tinha que respeitar o Botafogo (Manu teria sido o autor dessa declaração). Não foi nada pessoal com o Léo Rocha. Depois do jogo, fiquei sabendo que ele sempre bate assim. O que nos incomodou não foi a cavadinha, foi a declaração deles de que não precisava respeitar o Botafogo. A gente respeita todo mundo e acho que deveria receber o mesmo respeito. Foi um desabafo na hora. Antes do jogo, esse foi o tema da preleção. Os caras não respeitaram a gente. Na oportunidade da cavadinha, a gente desabafou até excessivamente.

Jefferson defende penalti no jogo do Botafogo contra o Treze-PB (Foto: Fernando Soutello / Agif / Ag. Estado)Jefferson critica Léo Rocha após defender cavadinha do jogador (Foto: Fernando Soutello / Agif / Ag. Estado)
Antônio Carlos, que também se dirigiu a Léo Rocha para reclamar, foi outro a tentar colocar panos quentes na questão. O jogador seguiu a linha de Jefferson e garantiu que o problema não foi a cavadinha.
- A questão foi depois do jogo de lá. O rapaz que fez o gol deles deu uma entrevista dizendo que não precisavam respeitar o Botafogo. Ele foi infeliz na frase que ele falou. A gente estava engasgado. Não tem problema bater cavadinha na gente – garante.
Léo Rocha, assim que deixou o campo, foi interpelado por um de seus colegas pela maneira que bateu o último pênalti. A diretoria do Treze decidiu por afastar o meia do time por conta do ocorrido. Jefferson lamentou esses fatos, mas diz que não pode ser responsabilizado nem indiretamente por isso.

- Não, de maneira nenhuma. A responsabilidade foi dele. O Treze tem suas normas, mas talvez tenha sido um excesso tentar agredir o jogador, como um colega chegou a ameaçar, excluir ele do grupo e da viagem de volta. Mas eles têm as regras deles.
O Botafogo volta a campo no sábado, contra o Duque de Caxias, pela quinta rodada da Taça Rio. O jogo vai ser disputado no Engenhão, a partir das 16h (de Brasília).

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/jefferson-admite-exagero-mas-diz-que-desabafo-nao-foi-por-cavadinha.html

Diretoria comparece ao treino do Botafogo, mas sem fazer cobranças

Presidente Maurício Assumpção e vice de futebol André Silva estiveram no Engenhão nesta quinta-feira

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
 
O presidente Maurício Assumpção esteve nesta quinta-feira no treino do Botafogo. O mandatário alvinegro chegou no meio das atividades dos reservas e ficou assistindo à movimentação ao lado de um dos assessores do clube. Um pouco depois, o vice de futebol, André Silva, também apareceu no local, acompanhado de Osvaldo de Oliveira, que até então estava com os titulares na academia. A presença de ambos após atuação ruim diante do Treze-PB levava a crer que haveria uma conversa com atletas. Mas não foi o que aconteceu.

Diretoria do Botafogo (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)Elkeson descansa sentado no chão, enquato André Silva e Maurício Assumpção conversam ao lado da comissão técnica (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)

A dupla conversou com o gerente de futebol Anderson Barros e até trocou algumas palavras com os jogadores que passavam por eles. Mas as conversas foram sempre em tom amigável. A diretoria entende que esse ainda não é o momento de fazer cobranças mais severas, dando um crédito ao time e esperando para ver como ele irá se comportar nos próximos jogos.

No treino, a única novidade foi a presença de Elkeson, poupado do duelo de quarta por conta de um desconforto muscular. O técnico Osvaldo de Oliveira, entretanto, já garantiu sua escalação para o jogo deste sábado, contra o Duque de Caxias, pela quinta rodada da Taça Rio. O duelo vai ser disputado no Engenhão, a partir das 16h (de Brasília).


FONTE:
http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=4193150885514913552#editor/target=post;postID=4822212564177836255

Ronaldinho é suspenso por dois jogos, e Fla espera efeito suspensivo

Camisa 10 rubro-negro, expulso na vitória sobre o Fluminense, corre risco de ficar fora da partida contra o Volta Redonda neste sábado

Por Richard Souza e Thales Soares Rio de Janeiro
 
Ronaldinho Gaúcho corre risco de ficar fora do jogo entre Volta Redonda e Flamengo, no estádio Raulino de Oliveira, neste sábado, pela quinta rodada da Taça Rio. Expulso na vitória sobre o Fluminense, ele levou dois jogos de suspensão em julgamento na tarde desta quinta-feira, no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ).

O departamento jurídico do Fla já tinha um recurso pronto antes mesmo do julgamento e o apresentou logo após a divulgação da sentença.  Como ele não será apreciado até esta sexta-feira, a expectativa é que o Tribunal conceda um efeito suspensivo, que permita a escalação do jogador até que haja novo julgamento.

Ronaldinho cumpriu apenas um jogo, contra o Friburguense, no último domingo, e não poderá ir a campo neste sábado, caso o efeito suspensivo não saia. O camisa 10 rubro-negro foi incurso no artigo 254 do Código Brasileira de Justiça Desportiva - praticar jogada violenta; atuação temerária ou imprudente na disputa de bola - que prevê suspensão de um a seis jogos.
Advogado do Flamengo na defesa de R10 durante o julgamento, Martinho Miranda apresentou em vídeo os dois lances em que o atleta foi advertido com o cartão amarelo, ocasionando a expulsão. Para ele, o árbitro não usou o mesmo critério com outros jogadores ao longo do Fla-Flu.
- A defesa discorda da Procuradoria sobre a denúncia por "prática de jogada violenta". A súmula destaca que não houve atendimento ao atingido. O árbitro fez essa avaliação de expulsá-lo, mas, com base nas reportagens aqui apresentadas, ele não adotou o mesmo critério ao longo de sua atuação na partida. Neste caso, peço a absolvição do atleta - disse o advogado, em declaração transcrita no site "Justiça Desportiva".

Além da ameaça de perder Ronaldinho, o técnico Joel Santana não poderá contar com o zagueiro González e o meia Bottinelli, também por causa de suspensões.

ronaldinho gaúcho flamengo (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)Ronaldinho observa o coletivo no Ninho do Urubu
(Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)
Joel testa Diego Maurício
A hipótese de não contar com R10 no sábado já teve consequência no treino desta quinta-feira no Ninho do Urubu. Joel Santana iniciou o coletivo com a mesma formação do dia anterior, mas, depois de meia hora, sacou Ronaldinho e testou Diego Maurício no lugar dele. A escalação dos titulares foi: Felipe, Léo Moura, David Braz, Welinton e Junior Cesar; Muralha, Willians, Luiz Antônio e Thomás; Ronaldinho (Diego Maurício) e Vagner Love.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2012/03/ronaldinho-e-suspenso-por-dois-jogos-e-flamengo-entra-com-recurso.html

CBF define datas e horários da segunda fase da Copa do Brasil

Jogos serão disputados entre os dias 4 e 19 de abril. Regra que elimina a partida de volta com vitória fora por dois ou mais gols continua valendo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Com quase todos os confrontos definidos após a rodada de quarta-feira, a CBF divulgou, na tarde desta quinta-feira, a tabela da segunda fase da Copa do Brasil. Apenas o adversário do ASA-AL ainda não foi definido. Ele sai do duelo entre Coritiba e Nacional-AM, marcado para esta quinta-feira, às 19h30m, no Couto Pereira - no primeiro jogo as equipes empataram em 0 a 0. Os jogos serão realizados a partir do dia 4 de abril.
Vale lembrar que nesta etapa da competição ainda vele a regra que elimina o jogo de volta com vitória do visitante por diferença de dois gols ou mais na partida de ida.
Confira os principais jogos de abertura da segunda fase:
04/04, às 19h30m – Ipatinga x Grêmio – João Lamego
04/04, às 21h50m – Horizonte-CE x Palmeiras – Horácio Souza
04/04, às 21h50m – Guarani x Botafogo – Brinco de Ouro
11/04, às 20h30m – Penarol x Atlético-MG – Roberto Simonsen
11/04, às 21h50m – Bahia de Feira x São Paulo – Joia da Princesa
11/04, às 21h50m – Chapecoense x Cruzeiro – Índio Condé


Clique aqui e confira a tabela completa



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/2012/03/cbf-define-datas-e-horarios-da-segunda-fase-da-copa-do-brasil.html

Oswaldo exalta a marcação do Treze, mas admite: 'Não criamos o suficiente'


22/03/2012 01h15 - Atualizado em 22/03/2012 01h55

Técnico ressalta que, após ser surpreendido pelo gol no início, orientação era evitar tomar mais um. E justifica desmpenho com cansaço dos jogadores

Por André Casado Rio de Janeiro
 
A classificação suada, nos pênaltis (3 a 2), após atuação irregular e empate em 1 a 1 diante do organizado Treze-PB, fez Oswaldo de Oliveira entrar na sala de imprensa, já na madrugada desta quinta-feira, e suspirar: "teste para o coração, hein?". O alívio só saiu com a terceira cobrança errada do rival, que parou em Jefferson. O técnico até defendeu sua equipe, ao elogiar a atuação defensiva dos paraibanos e destacar que a Copa do Brasil causa outro tipo de pressão, por ser mata-mata. Mas não deixou de admitir que poderia ser bem melhor.

- A Copa do Brasil é diferente. Entrei no vestiário no intervalo e falei que era até mais importante não levar o segundo gol do que fazer o segundo. Se tomássemos, seria difícil correr atrás em função da partida anterior. Estávamos precavidos e queríamos levar o rival ao estresse, ao erro pelo cansaço. E de uma forma ou de outra, tivemos chances claras e não conseguimos marcar. É claro que da forma que atuou o Treze, muito inteligente, marcando severamente os nossos meias, ficou difícil. A situação de jogo, o fato de termos levado um gol na saída de bola, tudo isso atrapalha. Mas nós não criamos o suficiente para vencer - ponderou.
Para o treinador, o cansaço e uma certa falta de ritmo de quatro jogadores do meio de campo para frente também influenciou para o mau desempenho.

oswaldo oliveira botafogo x treze da paraíba (Foto: Fernando Soutello/AGIF/Agência Estado)Oswaldo de Oliveira observa a partida com preocupação (Foto: Fernando Soutello/AGIF/Agência Estado)
- Foram quatro que voltaram de lesão ultimamente (Marcelo Mattos, Andrezinho, Fellype Gabriel e Loco Abreu). Estavam se recuperando e não conseguiram se desvencilhar. Embora eu tenha procurado artifícios para que isso acontecesse - completou.
Na próxima fase, o Botafogo encara o Guarani, em confronto ainda sem datas definidas pela CBF. No sábado, tem o Duque de Caxias pela frente, no Engenhão, pela quinta rodada da Taça Rio.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/oswaldo-exalta-marcacao-do-treze-mas-admite-nao-criamos-o-suficiente.html

Andrezinho exalta Jefferson: 'Graças a Deus temos um goleiro como ele'

Meia reconhece atuação ruim do Botafogo e espera tirar lição da partida

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
compli
Com a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil, assegurada na madrugada desta quinta-feira, Andrezinho deixou o gramado do Engenhão elogiando muito o goleiro Jefferson. Afinal, ele defendeu a última cobrança do Treze e definiu a vitória do Botafogo por 3 a 2 nas penalidades, após o empate por 1 a 1 (veja os melhores momentos no vídeo ao lado) no tempo normal. E os jogadores alvinegros tiveram motivos para se procupar, já que Loco Abreu e Renato desperdiçaram suas cobranças, quase aram a equipe e transformaram tudo em vexame.
- Na hora do pênalti, tem que ter frieza para bater, esquecer tudo que se passa. Graças a Deus temos um golerio como o Jefferson. Mesmo desperdiçando duas cobranças, ele fez as defesas e nos deu a classificação - vibrou o meia, que abriu as cobranças do Botafogo e converteu seu chute.
Apesar de ter motivos para comemorar, Andrezinho criticou a atuação do time, reconheceu a dificuldade para superar o adversário e espera tirar lições da partida.

andrezinho botafogo x treze da paraíba (Foto: Ricardo Ramos/Frame/Agência Estado)Andrezinho disputa a bola com adversário na noite desta quarta (Foto:Ricardo Ramos/Frame/Agência Estado)
- Isso prova que a Copa do Brasil tem essa característica de ter surpresa. Nós entramos respeitando eles e, infelizmente, tecnicamente não fizemos uma grande partida. A gente lutou, batalhou, brigou, mas ficou abaixo na parte técnica. Fica o aprendizado de, quando tiver as oportunidades, fazer os gols, porque a competição é traiçoeira.
Na próxima fase do torneio, o Botafogo vai enfrentar o Guarani, que eliminou o Brasiliense. As datas e mando de campo ainda serão definidos. Sábado, o rival é o Duque de Caxias, pela Taça Rio.

Clique e assista a outros vídeos do Botafogo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/andrezinho-exalta-jefferson-gracas-deus-temos-um-goleiro-como-ele.html

Após defender cavadinha, Jefferson critica adversário: 'Mais respeito'

Goleiro cobra meia Léo Rocha, que se defende: 'Meu jeito de bater é esse'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Jefferson não foi muito exigido no tempo normal do empate do Botafogo por 1 a 1 (confira os melhores momentos no vídeo acima com o Treze, na noite desta quarta-feira. Mas, na disputa por pênaltis, ele defendeu a cobrança que deu ao Botafogo a vitória por 3 a 2 e a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil. No lance, o meia Léo Rocha chutou com cavadinha, e o goleiro, que caiu no canto certo, defendeu com uma só mão. Depois, criticou o adversário antes de ir comemorar com os companheiros.
- (Falei para ter) Mais respeito. Quando empataram lá na Paraíba, falaram que não tinham que respeitar. Tem que respeitar o Botafogo, sim, do mesmo jeito que a gente respeitou eles - disse Jefferson, que teve a ajuda da trave para salvar outras duas cobranças do Treze, de Rone Dias e Anderson.

Jefferson Botafogo (Foto: Fernando Soutello / AGIF)Jefferson defende cavadinha  de Léo Rocha só com a mão esquerda (Foto: Fernando Soutello / AGIF)
Na saída de campo, Léo Rocha foi sucinto e se defendeu da crítica.
- Meu jeito de bater é esse.
O goleiro Beto, do Alvinegro da Paraíba, evitou criticar o companheiro e demonstrou apoio ao meia.

- Não gosto de comentar porque cada um tem um pensamento, sua responsabilidade. Ele é um garoto excepcional, de quem a gente gosta bastante, e não vai ser por causa disso que vamos culpá-lo. Ele foi bastante guerreiro.

Na próxima fase do torneio, o Botafogo vai enfrentar o Guarani, que eliminou o Brasiliense. As datas e mando de campo ainda serão definidos.

Clique e assista a outros vídeos do Botafogo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/2012/03/apos-defender-cavadinha-jefferson-critica-adversario-mais-respeito.html

'É sempre bom pontuar', diz Bruninho, levantador com vocação de atacante

Decisivo na vitória do Florianópolis sobre o Minas no jogo 1 das quartas de final da Superliga, jogador marcou três pontos de ataque e um de bloqueio

Por Raphael Andriolo Rio de Janeiro
 
Levantador Bruninho no treino do Florianópolis (Foto: Hermínio Nunes/VIPCOMM )No treino do Florianópolis, Bruninho levanta para acortada de Gustavo (Foto: Hermínio Nunes/VIPCOMM)
 
A maioria das jogadas do vôlei passa pelas mãos do levantador. Com estatura quase sempre mais baixa que a dos demais, ele tem a função de distribuir as bolas para que os companheiros de time ataquem. Mas nada impede que vez ou outra ele marque seus pontinhos. Segundo melhor jogador do fundamento na Superliga masculina, Bruninho mostrou que tem vocação para atacante. Na vitória do Florianópolis sobre o Minas, no primeiro jogo das quartas de final, marcou três pontos de ataque, um de bloqueio e ainda foi eleito o melhor da partida.
A prioridade é servir. Servir quem aparece pelo meio, quem surge pelas pontas ou salta de trás da linha dos três metros. Servir os centrais, ponteiros e opostos. Mas quando a bola sobra alta na rede e o levantador está melhor posicionado para finalizar a jogada, pode ser o seu momento de atacante.

- Naquele momento do jogo sobraram algumas bolas para eu atacar, aí tem que ter um pouco de ousadia, né. O ataque é um recurso que o levantador tem que ter, mas apenas um recurso. Como já fiz um pouco de tudo na minha formação como jogador, isso me deu a oportunidade de poder atacar. Hoje, o vôlei está cada vez mais difícil, com jogadores mais altos e mais fortes, se você não buscar um diferencial fica difícil. Mas antes tenho que fazer bem o meu fundamento, que é o levantamento. Mas se a oportunuidade aparecer, estarei por ali. É sempre bom pontuar também - avisou o jogador.

Florianópolis x Minas comemoração (Foto: Cristiano Andujar/VIPCOMM)Bruninho comemora ponto com os companheiros de time (Foto: Cristiano Andujar/VIPCOMM)
 
Energia de sobra em quadra
Vibrante em quadra, Bruninho comemora cada ponto conquistado, mas também esbraveja quando preciso. Filho da ex-jogadora de vôlei Vera Mossa e do treinador e também ex-jogador Bernardinho, o levantador do Florianópolis sabe que herdou boa parte dessa agitação da família, principalmente do pai.

bernardinho bruninho vôlei (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Tal pai, tal filho: Bernardinho e Bruninho em ação
(Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com
 
- Acabei puxando isso do meu pai. Minha personalidade é assim, gosto de motivar bastante os meus companheiros em quadra. É uma maneira de cobrar os caras, de dar força. Minha função também é essa e é dessa maneira que eu sei jogar. Uns são mais calados, mais calmos. Eu sou assim. Minha genética pesou bastante nesse aspecto - disse.

Aos 25 anos, Bruninho é tetracampeão da Superliga com o Florianópolis e quer ajudar o time catarinense a se tornar o maior vencedor da competição, com cinco títulos. Para isso, é preciso passar pelo Minas, também campeão quatro vezes do torneio, nesta sexta-feira, às 21h, em Belo Horizonte. A meta é garantir a classificação às semifinais sem precisar do terceiro jogo dos playoffs.

- Sabemos da dificuldade de enfrentar o Minas na casa deles, com uma torcida apaixonada e que vai lotar o ginásio. Nosso objetivo é fechar a série lá em Belo Horizonte mesmo, mas sabemos que não será fácil. Temos que continuar sacando bem, porque o Marcelinho distribui as bolas muito rápido - finalizou Bruninho.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/03/e-sempre-bom-pontuar-diz-bruninho-levantador-com-vocacao-de-atacante.html

'Gelado', Danilo decide contra o Cruz Azul e coloca o Timão na liderança

Famoso pela frieza, armador é decisivo outra vez e comanda o triunfo do por 1 a 0 no Pacaembu, colocando Corinthians perto da vaga no Grupo 6
 
A CRÔNICA
por Carlos Augusto Ferrari e Leandro Canônico
Em meio à pressão de um Corinthians ávido pelo inédito título da Libertadores, a frieza de Danilo voltou a ser decisiva. Criticado, questionado e até odiado por não vibrar como gostam os alvinegros, o meia fez mais uma vez a diferença para colocar o Timão em uma confortável situação. Frio e oportunista, o armador marcou de cabeça no primeiro tempo o gol que deu a vitória por 1 a 0 sobre o Cruz Azul, no Pacaembu, deixando o Timão na liderança do Grupo 6.
Apesar do placar mínimo, o Corinthians não teve tantos problemas para superar seu adversário mais difícil na primeira fase. A marcação ofensiva, a garra e a pressão dos quase  30 mil torcedores fizeram o Timão controlar o jogo. O ataque não brilhou novamente, mas Danilo, como havia feito na vitória sobre o Nacional-PAR, apareceu discretamente para acabar com a apreensão. O susto só viria no fim, com um chute de Villa que acertou a trave, aos 42 minutos do segundo tempo. Um lance que serviu para a torcida comemorar ainda mais a vitória.
O triunfo coloca os corintianos com oito pontos, um acima dos mexicanos e bem perto da vaga. Uma vitória sobre o Nacional-PAR, dia 11 de abril, provavelmente em Ciudad del Este, garante a passagem para as oitavas. Caso os paraguaios, terceiros com três pontos, empatem com o Deportivo Táchira, na próxima terça-feira, na Venezuela, uma igualdade já será suficiente para o alvinegro.

Com a classificação bem próxima, o Corinthians tenta agora recuperar a primeira colocação do Campeonato Paulista. Um ponto atrás, o Timão faz o clássico contra o líder Palmeiras, domingo, às 16h, no Pacaembu. Apesar do desgaste físico pela sequência de jogos, o técnico Tite deve utilizar todos os titulares na partida.

paulinho corinthians x cruz azul (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Paulinho arrisca finalização contra o Cruz Azul (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)
 
Marcação por pressão
Tite repetiu no Pacaembu a estratégia que surpreendeu o Cruz Azul na Cidade do México. Jorge Henrique, Liedson, Alex e Danilo foram adiantados para marcar a saída de bola adversária e recuperar a bola rapidamente. Funcionou como na semana passada, mas, outra vez, faltou pontaria para ganhar vantagem no placar logo nos primeiros minutos e dar tranquilidade para administrar o jogo.
Com muita vontade, o Corinthians dominou a partida sem grandes sustos e poderia ter marcado logo aos oito, quando Alex chutou de fora da área e Corona defendeu. A facilidade para chegar à área rival contrastava com os problemas na finalização, grande drama da equipe em 2012.
O Cruz Azul claramente viajou a São Paulo para tentar arrancar um empate e assegurar a liderança. A catimba começou antes mesmo de o jogo começar. Os mexicanos subiram para o gramado faltando apenas dois minutos para o início da partida, deixando o Timão fazendo aquecimento por quase outros dez. Quando a bola rolou, os azuis criaram somente uma chance, com Perea desviando muito perto da trave de Julio Cesar.
Com o passar do tempo, o Timão diminuiu o ímpeto para pressionar o adversário no campo de ataque, mas encontrou uma outra arma para furar o bloqueio. Aos 35, em cobrança de falta de Alex para a área, Danilo apareceu entre os zagueiros e desviou de cabeça, no canto direito de Corona. Explosão dos mais de 30 mil alvinegros e até do sempre contido camisa 20.

danilo corinthians x cruz azul (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Danilo marca de cabeça para o Corinthians na etapa inicial (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)
 
O abafa corintiano voltou com o segundo tempo. O Timão não quis saber de acomodação pela vantagem mínima e reapareceu com muita velocidade para confundir a zaga mexicana. Em uma das rápidas trocas de posição, Paulinho apareceu na entrada da área para chutar forte, obrigando o goleiro a fazer bela defesa. Em seguida, foi a vez de Fábio Santos surgir livre, mas bater errado.
O Cruz Azul se manteve cauteloso e sem espaços para atacar. Nem a entrada do brasileiro Maranhão deu mais velocidade ao time, preso pela boa marcação alvinegra. Enrique Meza ainda tentou arriscar com a entrada do argentino Villa, artilheiro da equipe no Campeonato Mexicano, mas de nada adiantou.

A situação dos mexicanos piorou quando Fausto Pinto foi expulso, aos 27 minutos, depois de cometer falta em Emerson. Era o que o Timão precisava. Chicão, em cobrança de falta, Alex, em chute de fora da área, e Sheik, em disparo cruzado, obrigaram Corona a fazer grandes defesas.

Parecia fácil para o Corinthians ampliar o placar a qualquer momento. No fim, porém, respiração presa no Pacaembu: aos 42, Villa invadiu a área pela esquerda, driblou a marcação e acertou a trave de Julio Cesar. Nos instantes finais, até o goleiro foi para a área tentar o empate que não veio. Mas foi só um susto.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/jogo/libertadores-2012/21-03-2012/corinthians-cruz-azul.html

De olho no título de Miss Mundo, Luciane sonha com a seleção

Eleita a mais bela gaúcha de 2011, jogadora do Mackenzie desejar conciliar desfiles com a carreira no vôlei

Por SporTV.com São Paulo
 
Jogadora do Mackenzie (MG), Luciane Escouto foi eleita "A mais bela gaúcha de 2011". Com o seu time eliminado na primeira fase dos playoffs da Superliga Feminina, após perder para o Rio de Janeiro na última segunda-feira, a jogadora tem agora um objetivo, fora das quadras: representar o Brasil no concurso Miss Mundo.
Com 1,85m, Luciane, 24 anos, nunca havia participado de um concurso de beleza antes de vencer a disputa no Rio Grande do Sul. Agora, a atleta irá disputar o Miss Mundo Brasil, que indicará a representante do país no Miss Mundo.
Mas apesar dos compromissos fora da quadra, a atleta diz que não pretende deixar o vôlei para se dedicar à carreira de modelo. E sim conciliar as duas profissões.
- Meu contrato (com o Mackenzie) vai até abril, mas eu pretendo conciliar os dois. Eram dois sonhos que eu tinha desde criança (ser jogadora e modelo). E agora que eu consegui, quero os dois - disse Luciane ao "Arena SporTV" desta quarta-feira.
Apesar do sucesso nas passarelas, um dos grandes sonhos de Luciane está nas quadras: defender a seleção brasileira de vôlei.
- Desde que comecei a jogar vôlei eu almejo (chegar à seleção). Não é fácil, tem jogadoras muito boas. Mas, a cada dia treinando, se esforçando, não é impossível - afirmou.


Assista a outros vídeos do programa


Luciane vôlei miss Tá na Área 1 (Foto: Reprodução/SporTV)Luciane com a faixa do título de 'Mais bela gaúcha' (Foto: Reprodução/SporTV)
FONTE:

Botafogo sofre, mas consegue passar pelo Treze nos pênaltis

Após empate por 1 a 1 em 90 minutos, time carioca ainda se complica nas penalidades, porém é mais competente que os paraibanos e avança

 A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
 
Foi suado, com direito a disputa de pênaltis, mas o Botafogo espantou a possibilidade de uma eliminação precoce na Copa do Brasil. O empate com o Treze por 1 a 1 no Engenhão - gols de Amaral Rosa, para os visitantes, e Loco Abreu - repetiu o placar do jogo de ida, na Paraíba. A cobrança que decidiu a vaga para os cariocas, curiosamente, veio numa cavadinha mal executada por Léo Rocha e defendida por Jefferson, que ficou revoltado com a estratégia do adversário, muito usada por Loco.
Rone Dias e Anderson também desperdiçaram suas cobranças pelo Treze, enquanto no Botafogo as falhas foram de Renato e Loco Abreu - sem cavadinha. O placar de 3 a 2 nas penalidades põe os alvinegros do Rio na segunda fase, em que terão o Guarani como adversário.

Os dois times voltam a campo no fim de semana. O Botafogo enfrenta o Duque de Caxias às 16h de sábado, no Engenhão, pela quinta rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. O Treze encara o Auto Esporte, domingo, às 16h, pela 13ª rodada da primeira fase do Paraibano.

Treze abre o placar no início


O Botafogo começou a partida com formação ofensiva. Andrezinho, Fellype Gabriel, Herrera e Loco Abreu compuseram o quarteto de frente, que teve ainda Renato como um dos volantes ao lado de Marcelo Mattos. No lado do Treze, a equipe entrou em campo com um tradicional esquema 4-4-2.
Como havia levado um gol no jogo da Paraíba, o time trezeano precisava marcar ao menos uma vez no Engenhão para seguir sonhando com a vaga. O objetivo foi alcançado logo aos três minutos. Amaral Rosa arriscou um chute de fora da área, a bola desviou em Fábio Ferreira e matou o goleiro Jefferson: 1 a 0 para os visitantes.
O gol irritou a torcida alvinegra carioca no Engenhão e descontrolou momentaneamente a equipe. O Botafogo precisou de dez minutos para se encontrar e passar a pressionar o Treze. A primeira boa chegada foi de Herrera, mas a conclusão saiu por cima. Depois, foi a vez de o zagueiro Antônio Carlos ter a chance do empate, mas o chute, que tinha endereço certo, carimbou Fellype Gabriel.

Jefferson Botafogo (Foto: Fernando Soutello / AGIF)Jefferson defende pênalti com cavadinha de Léo Rocha e garante vaga (Foto: Fernando Soutello / AGIF)
 
Abreu busca o empate
O gol da igualdade do Botafogo surgiu aos 22 minutos. Após falta batida por Renato para a área, Loco Abreu desviou de cabeça e se aproveitou da saída em falso de Beto para empatar a partida em 1 a 1. Apesar de ter falhado no gol, o goleiro se redimiu na sequência e evitou a virada. Ele fez boas defesas em chutes de Andrezinho e ainda salvou uma cabeçada de Antônio Carlos.
Aos poucos, os dois times baixaram um pouco o ritmo. O Treze só assustou em chutes de longe. Na saída para o intervalo, a torcida botafoguense vaiou a equipe e pediu a entrada de Jobson. Na volta para o segundo tempo, o técnico Oswaldo de Oliveira atendeu ao apelo popular e sacou Herrera, que não viveu noite inspirada. O Treze também mexeu: o treinador Marcelo Villar optou por trocar o atacante Vavá por outro homem de frente, Thiago Cunha.
A primeira boa chegada da etapa final foi do Treze. Carlos Alberto fez grande jogada pessoal, deixou marcadores para trás e, da entrada da área, bateu cruzado. A bola saiu à esquerda de Jefferson, com perigo. Jobson, a exemplo do que fez no clássico contra o Vasco, mostrou disposição no lado esquerdo do ataque do Botafogo. Aos 11 minutos, ele tabelou com Fellype Gabriel e teve a chance de marcar o segundo, mas o chute saiu em cima do goleiro Beto.
Treze fica com um homem a menos
Ciente de que, se fizesse mais um gol passaria a levar a vantagem do empate, o Treze procurou buscar o ataque, embora um tanto timidamente. O Botafogo, por sua vez, seguiu sem ter uma grande atuação, mas não deixou de criar chances. Loco Abreu ficou com a bola limpa na área, após bola raspada de cabeça por Andrezinho, mas bateu no meio do gol, e Beto defendeu.
A pressão dos donos da casa, aos poucos, foi crescendo. Antônio Carlos teve grande oportunidade, após cruzamento rasteiro de Abreu, mas não mostrou cacoete de atacante, acertou a "orelha" da bola e conseguiu mandá-la para trás, longe do gol.
Mesmo com o Botafogo melhor, a torcida se irritou com o passar do tempo. A partir dos 26 minutos, começou a pedir a entrada do atacante Caio. Antes de o jogador ir a campo, Loco Abreu ainda perdeu mais uma chance, na cara de Beto, que mandou a escanteio.

andrezinho botafogo x treze da paraíba (Foto: Ricardo Ramos/Frame/Agência Estado)Andrezinho disputa lance: Bota ficou com um jogador a mais (Foto: Ricardo Ramos/Frame/Ag. Estado)
 
Aos 30, Caio entrou na vaga de Fellype Gabriel, que demonstrou cansaço. No Treze, o atacante Márcio Carioca, com cãibras, saiu para a entrada do meia Léo Rocha. O panorama não havia mudado, e o Treze ainda perdeu um jogador: Carlos Alberto, um dos destaques da equipe, recebeu o segundo cartão amarelo após falta em Márcio Azevedo e foi expulso, aos 32.
O Botafogo seguiu melhor no jogo. Caio teve a chance da virada, mas Beto apareceu bem, mais uma vez, para defender o chute do botafoguense. O time paraibano tratou de tentar amarrar o jogo para levar a decisão para os pênaltis. Pouco antes de um tiro de meta, Beto caiu no gramado, alegando dores na perna, e recebeu atendimento médico.
Cavadinha ridícula enterra sonho do Treze

O objetivo do Treze foi atingido, e o jogo acabou 1 a 1. Na disputa de pênaltis, Rone Dias perdeu logo a primeira cobrança dos visitantes, na trave. O Botafogo acertou as seguintes, assim como o Treze, até o placar de 3 a 2. Aí, foi um festival de cobranças ruins. Renato bateu fraco, no canto direito, e Beto defendeu. Anderson foi bater para o Treze, e a bola triscou a trave e foi para fora.
Loco Abreu teve a chance de decidir, mas Beto defendeu com o pé a cobrança rasteira, no meio do gol. Aí, Léo Rocha se apresentou
 para a última cobrança do Treze e tentou uma cavadinha. Jefferson defendeu sem dificuldade e, ao comemorar, falou para o rival:

- Aqui não.
Alívio botafoguense no Engenhão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/copa-do-brasil-2012/21-03-2012/botafogo-treze.html