quinta-feira, 15 de março de 2012

vanovic supera Bartoli e volta à semi de Indian Wells depois de três anos

Sérvia ex-número 1 do mundo vinga derrota de 2011 para francesa

Por GLOBOESPORTE.COM Indian Wells, EUA
 
Ana Ivanovic tênis Indian Wells quartas (Foto: AP)Ana Ivanovic foi campeã do torneio californiano
em 2008 e vice em 2009 (Foto: AP)

Nas temporadas em que brigou pelas primeiras posições do ranking mundial, Ana Ivanovic brilhou em Indian Wells. Foi campeã em 2008, quando era número 2 do mundo. No ano seguinte, como sétima do ranking, foi vice. Nesta quarta-feira, depois de três anos, a jovem sérvia retornou às semifinais do torneio californiano. O feito veio com uma vitória por 6/3 e 6/4, em 1h17m, sobre a francesa Marion Bartoli, atual número 7 do mundo, que não se sentia bem fisicamente.

O resultado desta quinta-feira de certa forma vinga a derrota sofrida no ano passado. Nas quartas de final de Indian Wells/2011 - mesma fase do duelo deste ano, Ivanovic foi superada em dois sets pela própria Bartoli: 6/4 e 7/6(4).

A ex-número 1 e atual 16ª do ranking também alcança uma semifinal de torneio pela primeira vez na temporada. Nos cinco eventos que disputou em 2012, Ivanovic só chegou às quartas de final uma vez - e foi eliminada pela dinamarquesa Caroline Wozniacki. Agora, em Indian Wells, a sérvia também deu um troco em Wozniacki, derrotando a também ex-número 1 por 6/3 e 6/2 nas oitavas.

Sua próxima adversária sairá do jogo entre as russas Maria Sharapova (2) e Maria Kirilenko (23), que duelam ainda nesta quinta-feira.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/03/ivanovic-supera-bartoli-e-volta-semi-de-indian-wells-depois-de-tres-anos.html

Bellucci sai na frente, mas Federer acorda, vira e avança às quartas

Suíço começa partida com muitos erros, mas segue vivo em Indian Wells

Por SporTV.com Indian Wells, EUA
 
No começo ruim de Roger Federer, Thomaz Bellucci brilhou e fez um primeiro set perfeito. Aos poucos, porém, o suíço, reduziu seus erros e equilibrou o jogo. No terceiro set, o mais parelho, a partida ganhou em drama, e o número 3 do mundo comprovou sua superioridade. Mesmo sem estar 100% recuperado de um resfriado, Federer esperou por erros de Bellucci, que vieram no décimo game e selaram o jogo. Por 3/6, 6/3 e 6/4, o suíço triunfou e avançou às quartas de final do Masters 1.000 de Indian Wells.

Thomaz Bellucci tênis Indian Wells oitavas (Foto: AFP)Thomaz Bellucci esteve a dois pontos de quebrar o saque de Federer no terceiro set (Foto: AFP)
Com a vitória, Federer chega à marca de 36 jogos vencidos nos últimos 38 disputados. Campeão dos ATPs 500 de Dubai e Roterdã este ano, o ex-número 1 do mundo também acumula a impressionantes 64 triunfos consecutivos contra adversários fora do top 20. Seu próximo rival em Indian Wells será o argentino Juan Martín del Potro (9 do mundo), que bateu o uzbeque Denis Istomin (51) por 2 a 1, parciais de 7/6(2), 6/7(6) e 6/2.


- Joguei bem. Fiz um excelente primeiro set, mas no segundo e terceiro set ele sacou muito bem e tive poucas chances de jogar na frente. No geral, foi um bom jogo. Joguei de igual para igual com ele, e o jogo foi decidido somente nos últimos pontos - disse Bellucci.


"Questão de grandeza": blog avalia a partida. Leia e opine!


O começo do jogo foi perfeito para o brasileiro. Logo no terceiro game, Federer cometeu uma série de quatro erros não forçados e perdeu o serviço. Bellucci aproveitou a vantagem e deslanchou. Sacando bem (cinco aces) e atacando a esquerda do suíço, o brasileiro manteve o serviço com facilidade em toda a parcial. Federer, que voltou a errar muito no nono game, cedeu outra quebra e viu o paulista fechar em 6/3.

Até ali, Bellucci tinha executado oito bolas vencedoras e cometido apenas cinco erros. Federer, por sua vez, tinha nove golpes indefensáveis e incomuns 13 falhas não forçadas. O primeiro game do segundo set, contudo, viu uma mudança. O número 1 do Brasil, pela primeira vez, cometeu seguidos erros. Um par deles deu a Federer a quebra e a primeira liderança no jogo.


Bellucci, no entanto, voltou a jogar bem. O suíço aparentava não estar 100% recuperado do resfriado que pegou no início do torneio e tentava definir os pontos com rapidez. Mesmo assim, Federer errou pouco no segundo set e deu poucas chances ao brasileiro. Bellucci ainda saiu de 0/40 no sétimo game e se manteve vivo na parcial, mas não resistiu no nono. Depois de comandar um ponto, o brasileiro levou um lob defensivo de Federer e se atrapalhou ao devolver a bola. Mandou-a para longe, cedeu outra quebra e perdeu o set.


A parcial decisiva foi equilibrada desde o começo, com os dois tenistas confirmando seus saques sem sustos. Por duas vezes, o brasileiro saiu de 15/30. No nono game, Bellucci ameaçou pela primeira vez o serviço do adversário. Federer teve de sacar em 0/30, mas encaixou quatro serviços perfeitos e saiu do buraco. No game seguinte, com 4/5 no placar, o paulista não resistiu e cometeu seguidos erros. Bellucci ainda salvou um break point, mas mandou uma bola na rede e outra para fora, selando o resultado do duelo.


Apesar das falhas no fim, o brasileiro se disse contente com o resultado no torneio:
- Esta semana aqui em Indian Wells foi importante. Elevei meu nível de tênis, joguei bem melhor do que vinha jogando e isso me dá mais confiança e motivação para o próximo torneio, em Miami - avaliou.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2012/03/bellucci-sai-na-frente-mas-federer-acorda-vira-e-avanca-quartas.html

Djokovic controla Almagro e passa à semi em busca do tri na Califórnia

Número 1 do mundo foi campeão do Masters de Indian Wells em '08 e '11

Por SporTV.com Indian Wells, EUA
 
Novak Djokovic teve um serviço quebrado no primeiro set, mas nem de longe teve sua vitória ameaçada nesta quinta-feira, no Masters 1.000 de Indian Wells. Em controle desde o começo, o sérvio número 1 do mundo fez 6/3 e 6/4 sobre o espanhol Nicolás Almagro (12 do mundo) e garantiu sua vaga nas semifinais do torneio californiano.

Novak Djokovic tênis Indian Wells quartas (Foto: Sergio Moraes / Reuters)Novak Djokovic só perdeu um set até agora em Indian Wells  (Foto: Sergio Moraes / Reuters)
Campeão em 2008 e 2011, Nole ruma em busca do tricampeonato e não terá de encarar Andy Murray na próxima fase. O escocês, favorito para chegar às semis e repetir o duelo de Dubai, onde derrotou o número 1, foi eliminado logo na estreia em Indian Wells. O adversário de Djokovic na semi sairá do jogo entre o americano John Isner (11) e o francês Gilles Simon (13).


No primeiro set contra Almagro, Djokovic conseguiu a primeira quebra, mas o espanhol reagiu no quinto game e recuperou-se ao vencer um game de saque do oponente. Djokovic, porém, nem deixou que o rival empatasse o jogo. No sexto game, o número 1 conseguiu mais uma quebra e, dessa vez, não bobeou. Fez 5/2 em seguida e fechou pouco depois, em 6/3.


O segundo set foi mais equilibrado, com Almagro mantendo seus games de serviço, apesar de pressionado pelo favorito. O espanhol até escapou de quatro break points no sétimo game antes de finalmente sucumbir no nono, quando falhou seguidamente com sua esquerda. Djokovic aproveitou a vantagem e, sem perder um ponto sequer, fechou o jogo em 6/4.

FONTE:
 http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2012/03/djokovic-controla-almagro-e-passa-semi-em-busca-do-tri-na-california.html

Sharapova vira partida nervosa contra Kirilenko e marca duelo com Ivanovic

Ex-líderes do ranking se encontram em um torneio depois de quatro anos

Por GLOBOESPORTE.COM Indian Wells, EUA
 
Maria Sharapova teve de superar um começo ruim e uma adversária inspirada para se manter viva no WTA de Indian Wells. De virada, a número 2 do mundo superou a compatriota Maria Kirilenko (23ª do ranking) em uma bela e nervosa partida e avançou às semifinais do torneio californiano. As parciais foram 3/6, 7/5 e 6/2, e o duelo durou 3h05m.

Maria Sharapova tênis Indian Wells quartas (Foto: AFP)Maria Sharapova foi agressiva durante as 3h de partida nesta quinta-feira (Foto: AFP)
Em busca do bicampeonato em Indian Wells, Sharapova, que levantou o troféu em 2006, vai encarar outra ex-número 1. Sua próxima adversária será Ana Ivanovic (atual 16ª do ranking), que vem de vitórias sobre Caroline Wozniacki e Marion Bartoli. Russa e sérvia não se enfrentam desde 2008, quando fizeram a final do Australian Open. Sharapova, que levantou o troféu em Melbourne, não vence um Grand Slam desde então.

O jogo das belas loiras russas começou com Sharapova cometendo muitos erros e permitindo que Kirilenko abrisse 3/0, com uma quebra de vantagem. Mesmo com dificuldade para encontrar um ritmo ofensivo, a número 2 do mundo conseguiu devolver a quebra no quarto game. Sharapova, contudo, nem chegou a igualar o placar. Com outros erros, cedeu nova quebra a Kirilenko, que fez 4/2 e ganhou confiança. A 23ª do ranking encaixou uma série de ótimos saques e fechou o set pouco depois, em 6/3.

Demorou, mas a maré mudou. Depois de Kirilenko abrir 2/0 no segundo set, Sharapova venceu dois games longos em sequência. Primeiro, devolveu a quebra depois de evitar vários game points da compatriota. Depois, salvou seis break points antes de confirmar o serviço e fazer 3/2. Kirilenko, então, pediu atendimento médico e teve seu pé esquerdo enfaixado. Após a paralisação, ela perdeu o saque e viu Sharapova abrir 4/2.

Maria Kirilenko tênis Indian Wells quartas (Foto: AFP)Maria Kirilenko teve chances no segundo set, mas não conseguiu segurar a compatriota (Foto: AFP)
A ex-número 1, contudo, não conseguiu abrir vantagem. Kirilenko quebrou de volta em seguida e, depois de salvar uma série de break points, empatou o set em 4/4. Sharapova pressionava nas devoluções e ameaçava mais, e a batalha ganhou uma pitada extra de emoção. No meio de uma troca de bolas, Kirilenko, que se defendia, bateu seguidas vezes com a raquete no chão e perdeu o ponto porque a árbitra apontou interferência intencional. Irritada, ela começou a gritar mais alto e atacar mais. A número 23 do ranking salvou dois set points e empatou o jogo em 5/5, mas bobeou pouco depois, no 12º game . Cometeu duas duplas faltas e viu a compatriota mandar uma bela direita cruzada para fazer 7/5 e forçar o terceiro set.

O momento era de Sharapova, que não deixou a rival se levantar. Em pouco tempo, a número 2 do mundo abriu 4/0. Kirilenko ainda reduziu a diferença, devolvendo uma das quebras, mas muito mais por falhas de Sharapova, que acordaria a tempo de evitar uma virada. A número 2 do mundo ainda conseguiu outra quebra para fechar o duelo em 6/2 no terceiro set.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/03/sharapova-vira-partida-nervosa-contra-kirilenko-e-marca-duelo-com-ivanovic.html

Secretário confirma que quer o Independência ainda em março

Partida entre América-MG e Guarani-MG, no dia 15 de abril, pela 11ª primeira rodada do Campeonato Mineiro, já está marcada para o estádio

Por Ana Paula Moreira Belo Horizonte
 
Após mudanças na data de reinauguração do estádio Independência, o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Sérgio Barroso, confirmou que o objetivo da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) é fazer o jogo de abertura ainda neste mês de março. Nesta sexta-feira, o secretário se reunirá com a construtora responsável pelas obras para determinar a data.

Sérgio Barroso, secretário da Secopa Independência (Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)Sérgio Barroso que o Independência rapidamente inaugurado (Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)
 
- Na sexta-feira, temos uma reunião com a construtora e vamos saber o dia certo. Nós pretendemos ter o estádio pronto até o fim desse mês e a inauguração logo em seguida. Não está confirmada a data de 15 de abril e, inclusive, queremos fazer a inauguração antes.

No dia 15 do próximo mês, terá um jogo entre América-MG e Guarani-MG. A Secopa já adiantou que a partida de abertura será do clube americano, proprietário do estádio. Antes dessa data, o América-MG jogará no dia 28 de março, contra o Tupi, clube que também comemora o centenário em 2012. Essa é a única data possível para a reinauguração do Independência ainda no mês de março.

- O jogo do América-MG e do Guarani-MG, no dia 15, vai acontecer no estádio Independência. Mas nosso objetivo é fazer com que o estádio seja inaugurado ainda em março. Por isso que nós já confirmamos esse jogo no Independência. Nosso objetivo é cobrar e exigir da construtora que o estádio seja entregue agora.

Independência blindex (Foto: Tarcísio Badaró / Globoesporte.com)Estádio Independência está 98% concluído
(Foto: Tarcísio Badaró / Globoesporte.com)
 
O secretário garantiu que a Secopa tem pressionado a construtora para que uma data seja definida logo. Segundo Sérgio Barroso, o estádio não será inaugurado se não estiver em pleno funcionamento.
- Nossa exigência é que a construtora entregue a obra ainda no mês de março. Nós não vamos fazer uma inauguração se o estádio não estiver definitivamente pronto. E é compromisso da construtora que o estádio vai estar pronto. Eu preciso que a construtora me dê a garantia do dia que o estádio vai ser entregue.

De acordo com Sérgio Barroso, o estádio tem 98% das obras concluídas. Ele garantiu que, nesta sexta-feira, terá a data da inauguração do Independência. A Secopa terá ainda que conversar com a Federação Mineira de Futebol, já que pode anunciar a data do jogo com atraso.

- Faltam pequenos acabamentos. Hoje, eles falaram que têm cerca de 98% da obra terminada. O meu compromisso é o seguinte: eu cobro resultado. Quero saber o dia que vai estar pronto, nós precisamos fazer a inauguração, não podemos mais esperar, o Campeonato Mineiro está nessa dependência. É claro que eu ainda tenho que fazer um acordo com a Federação Mineira, porque temos que falar com dez dias de antecedência do dia do jogo. Por isso que o jogo do dia 15 já está programado para o Independência, mas nosso objetivo é inaugurar o estádio antes.


FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/mg/noticia/2012/03/secretario-confirma-que-quer-o-independencia-ainda-em-marco.html

Com coração em dia, técnico Givanildo Oliveira exalta gol no fim

Comandante do Coelho também não poupa a arbitragem da
partida: ‘Foi o jogo dos últimos dez anos que mais reclamei do juiz’

Por Leonardo Simonini Sete Lagoas, MG
 
Givanildo Oliveira mostrou muita irritação com a equipe, principalmente nos 35 minutos iniciais, até sair o gol de Moisés. Mas um jogo que poderia ter sido decidido de maneira mais simples se complicou e só teve um desfecho feliz para o Coelho aos 47 minutos da etapa final. Kaio marcou o gol da vitória e, consequentemente, o da classificação americana. O fim emocionante mostrou que o coração do treinador está em boas condições.


- O coração tem que estar em dia. O futebol é complicado. Quando menos se espera, as coisas acontecem. Felizmente, aconteceu o gol que nos deu vida nova, em um momento em que estávamos praticamente entregues. São para essas situações no futebol que temos que preparar o coração.
Apesar do alívio pela classificação, o treinador se mostrou na bronca com a arbitragem de Paulo Henrique de Godoy Bezerra, sobretudo com a expulsão de Moisés na etapa final.


- Foi o jogo dos últimos dez anos que mais reclamei do juiz. Ele entrou nervoso, assustado e, de repente, começou a ficar ruim para nosso lado, até acontecer a expulsão. Temos que ter cuidado de jogar com menos um e não inocento o Moisés. Mas o lance do cartão vermelho não foi falta para cartão, foi choque por cima, e acho que o juiz foi rigoroso.


Por fim, Givanildo deu sua opinião sobre o Boavista e os motivos pelos quais o jogo foi tão difícil.
- O time deles se armou bem, não davam o bote lá em cima. Até o Somália ficava na linha do meio-campo. Eles fizeram uma marcação muito bem feita, o que fez com que não criássemos chances de gol. No segundo tempo, tivemos chances com o Gabriel e com o Patrick. Poderíamos ter feito o segundo ou o terceiro gol e mataríamos o jogo, mas isso não aconteceu.


Classificado, o Coelho aguarda o vencedor do confronto entre Goiás e Paulista. Os goianos venceram em Jundiaí, por 3 a 2, e podem até perder por 2 a 1 no Serra Dourada. Aos paulistas, resta vencer por dois ou mais gols de diferença, ou por um, desde que o placar seja superior a 3 a 2.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2012/03/com-coracao-em-dia-tecnico-givanildo-oliveira-exalta-gol-no-fim.html

Herói do jogo, Kaio diz que é predestinado e explica a motivação

Minutos antes de marcar, jogador tirou forças do apoio do treinador

Por Leonardo Simonini Sete Lagoas, MG
 
O jovem Kaio tem se especializando em fazer gols decisivos. Nos dois últimos jogos, ele marcou dois, um na vitória sobre o América TO, pelo Campeonato Mineiro, e o desta quarta-feira, diante do Boavista, que garantiu a classificação do Coelho para a segunda fase da Copa do Brasil.


Feliz com o feito, o jogador se sente predestinado, mas faz questão de dividir os méritos com toda a equipe.


- Me sinto escolhido por Deus e acho que todos têm um chamado para cumprir na Terra. Ele tem me abençoado e não foi diferente. Mas a vitória foi 99% do América-MG e 1% do Kaio. Eu só estava ali, tirei da zaga e fiz o gol. O time tem demonstrado luta e garra, e tenho feito gols decisivos, graças ao desgaste que os companheiros fazem o adversário ter.


O meia também explicou de onde tirou forças para correr até o fim, já que, nos minutos finais, estava com câimbras.


- Minutos antes de cair com câimbra, o Givanildo tinha perguntado se eu estava bem. Falei que sim. Mas com um a menos, tive que dar dois piques e caí com muitas dores. O Patrick me alongou, tentei levantar, e o Givanildo me disse que faltavam só três minutos. Isso me deu força a mais, motivação. Fui para a área, dominei, consegui tirar dos zagueiros e concluí em gol.


Agora, o jogador quer descansar para jogar a próxima partida, neste sábado, pelo Campeonato Mineiro. O Coelho enfrentará o Boa Esporte, na Arena do Jacaré, às 16h (de Brasília).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2012/03/heroi-do-jogo-kaio-diz-que-e-predestinado-e-explica-motivacao.html

Veja resultados desta quarta da Copa do Brasil, estaduais e Libertadores

Fluminense consegue vitória magra sobre o Zamora, e continua 100% na competição continental. Atlético-MG elimina jogo de volta ao vencer por 3 a 1

Por GLOBOESPORTE.COM Igor Gonçalves
Taça Libertadores 2012: (Fase de grupos - 3ª rodada)
Arsenal (ARG) 1 x 2 Boca Juniors (ARG)
Fluminense 1 x 0 Zamora (VEN)
Libertad (PAR) 1 x 1 Vasco
Cruz Azul (MEX) 0 x 0 Corinthians

Copa do Brasil 2012: (Primeira fase - jogos de ida e volta)
Santa Quitéria (MA) 2 x 3 ASA-AL
Madureira 0 x 2 Criciúma
Sapucaiense (RS) 0 x 0 Ponte Preta
São Paulo 4 x 0 Independente-PA
São Mateus 2 x 1 Chapecoense
Nacional-AM 0 x 0 Coritiba
América-RN (2) 2 x 0 (4) Horizonte-CE
Paraná 2 x 0 Luverdense-MT
Remo 3 x 0 Real-RR
Bahia de Feira 2 x 0 Aquidauanense
América-MG 2 x 1 Boavista
Santa Cruz 2 x 3 Penarol-AM
Guarani 3 x 0 Brasiliense
Vitória 2 x 0 São Domingos-SE
Coruripe 0 x 1 Palmeiras
CENE 1 x 3 Atlético-MG
IV de Julho 0 x 2 Sport
Treze 1 x 1 Botafogo

- Criciúma, São Paulo, Paraná,  Remo, Bahia de Feira, América-MG, Penarol-AM, Guarani, Vitória, Atlético-MG, Horizonte-CE e Sport estão classificados para a segunda fase.
Campeonato Paulista Série A2 2012: (Primeira fase - 15ª rodada)
Audax São Paulo 3 x 1 Santo André
Grêmio Barueri 1 x 2 Monte Azul
Atlético Sorocaba 3 x 1 Rio Preto
União Barbarense 2 x 0 Santacruzense
União São João 1 x 1 São Carlos
América-SP 2 x 4 São Bernardo
Penapolense 1 x 0 Velo Clube
Ferroviária 1 x 0 Rio Claro
São José 2 x 3 Noroeste
Campeonato Paulista Série A3 2012: (Primeira fase - 13ª rodada)
Flamengo 0 x 2 Osvaldo Cruz
Juventus-SP 1 x 1 Batatais
Inter de Bebedouro 2 x 3 Grêmio Osasco
Francana 4 x 0 Capivariano
Barretos 0 x 1 Itapirense
Sertãozinho 2 x 0 Taubaté
Marília 1 x 2 São Bento
Rio Branco 0 x 1 XV de Jaú
Inter de Limeira 3 x 0 Taboão da Serra
Campeonato Gaúcho Segunda Divisão 2012: (Primeira fase - 4ª rodada)
Riopardense 1 x 3 Brasil de Pelotas
Farroupilha 2 x 2 Guarany de Camaquã
União Frederiquense 3 x 1 Milan-RS
Juventus-RS 1 x 1 Passo Fundo
São Paulo-RS 1 x 0 14 de Julho
Santo Ângelo 2 x 0 Esportivo
Glória 2 x 1 Brasil de Farroupilha
Campeonato Pernambucano 2012: (Primeira fase - 18ª rodada)

Belo Jardim 1 x 2 América-PE
Campeonato Cearense 2012: (Primeira fase - 13ª, 14ª e 20ª rodadas)
Trairiense 1 x 1 Ferroviário
Guarany de Sobral 0 x 1 Crateús
Crato 2 x 0 Icasa

Campeonato Brasiliense 2012: (Primeira fase - 2ª rodada)
Capital 2 x 3 Dom Pedro
Campeonato Capixaba 2012: (Primeira fase - 12ª rodada)
Serra 1 x 5 Rio Branco-ES
Linhares 1 x 0 Espírito Santo
Conilon 1 x 1 Aracruz

Campeonato Sul-Mato-Grossense 2012: (Primeira fase - 7ª rodada)
Chapadão 4 x 2 Misto
Colorado 1 x 2 Águia Negra
Comercial-MS 0 x 1 MS Saad
Ivinhema 4 x 0 Itaporã
Naviraiense 1 x 1 Urso

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/03/veja-resultados-desta-quarta-da-copa-do-brasil-estaduais-e-libertadores.html

Ex-BBB Renatinha visita treino do Cruzeiro e causa furor na Toca II

Cruzeirense, a ex-participante espera ter levado sorte para o Mineiro

Por Ana Paula Moreira Belo Horizonte
 
O treino do Cruzeiro teve uma atração especial na manhã desta quinta-feira. Os torcedores que estiveram presentes na Toca da Raposa II desviaram a atenção do treinamento para tietar a ex-BBB Renata Dávila. A ex-participante do programa é cruzeirense e foi desejar sorte aos jogadores celestes. Por ficar confinada por quase dois meses, Renata ficou sem notícias do time do coração.

Renata Dávila mostra que é cruzeirense de coração (Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)Renata Dávila mostra que é cruzeirense de coração (Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)
 
- Tinha muito tempo que eu não assistia meu timão treinando ou jogando. Foi muito legal vir aqui prestigiar. Adorei o convite para acompanhar o treino. Vou ficar na torcida no próximo jogo.

Durante a visita à Toca da Raposa II, Renata recebeu o carinho dos fãs cruzeirenses. Simpática e de uma beleza de chamar a atenção, a ex-BBB distribuiu autógrafos, tirou fotos e afirmou que está muito feliz com a receptividade do público
.
- Estou recebendo muito carinho dos fãs, tem muita cartinha. Estou adorando. O carinho das pessoas tem sido muito especial para mim. Estou muito feliz com resultado.

De família atleticana, Renata foi influenciada pelos avós maternos e por amigos para torcer pelo Cruzeiro. Mesmo sem ser fanática, a ex-BBB garantiu que torce e acompanha os jogos.

Renata Dávila dá atenção aos torcedores (Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)Renata Dávila dá atenção aos torcedores
(Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)
 
- Gosto muito, acompanho os jogos. Meus amigos só falavam do Cruzeiro, só tinha notícias do time. Então, virei cruzeirense. Me identifiquei com o time, adoro torcer e acompanhar.

Renata não tem preferência por um jogador específico, mas garantiu que gosta muito dos ídolos Fábio, Montillo e Roger. O meia, inclusive, recebeu a ex-BBB e conversou sobre a permanência na casa.
- Gosto muito do Fábio e do Montillo, que sempre se destacam. Gosto do Roger também, que é um bom jogador. Mas admiro todos. Admiro todos que fazem meu time brilhar.

Fora da casa, Renata garantiu que, agora, acompanhará mais os jogos do Cruzeiro. Ela espera ter levado sorte para os jogadores e vai ficar na torcida pelo título do Campeonato Mineiro e da Copa do Brasil.
- Vim para dar sorte, e essas conquistas vão acontecer.

Longe das câmeras do BBB, Renatinha não quer se afastar dos holofotes. A ex-participante dará uma pausa na faculdade de psicologia para se dedicar a carreira artística.

- Vou investir em minha carreira artística, vou seguir o trabalho como modelo. Sei que tenho que estudar muito para ser uma grande atriz. Vamos ver se dará certo.

Confinamento 

Renata Dávila tira foto ao lado de Roger (Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)Renata Dávila tira foto ao lado de Roger
(Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)
 
Renata ficou 57 dias dentro da casa do Big Brother Brasil. A estudante de psicologia sofreu com o confinamento, mas afirmou que o período também serviu de aprendizado.

- Com o confinamento, nos conhecemos muito mais, aprendemos muito. Saí de lá mais amadurecida. É uma experiência única, são poucas as pessoas que têm essa oportunidade. É uma oportunidade muito bacana, foi muito bom para mim. Ainda está uma confusão danada, tem uma semana que eu saí. Não tenho tido tempo nem para respirar direito.

Renata foi recebida por vários jogadores do Cruzeiro. Curiosos, os atletas perguntavam sobre o confinamento na casa do BBB e como agüentar a pressão.

- Eles têm que ficar em concentração sempre. No meu caso, fiquei dois meses presa, mas, toda semana, eles têm que ficar confinados, longe da
família. Isso é o que mais pesou para mim, ficar longe da família. É o que dificulta, mas tudo por um bom motivo.

O volante Leandro Guerreiro, que acompanha o BBB esporadicamente, ressaltou que sabe da dificuldade de ficar confinado por muito tempo. Ele garantiu que os jogadores que ficam em pré-temporada já sentem a pressão.

- O programa até mostra nossa realidade, de ficar fechado. Admiro esse pessoal que fica três meses lá dentro, porque nossa pré-temporada é de duas semanas. Quase fico maluco com duas semanas aqui. Ainda temos televisão, computador, e eles não têm nada. Dá para notar no semblante deles que ficam praticamente pirados lá dentro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2012/03/ex-bbb-renatinha-visita-treino-do-cruzeiro-e-causa-furor-na-toca-ii.html

Técnico do Vôlei Futuro se desculpa por 'chacoalhão' em Fernanda Garay

Paulo Coco assinou nota no site oficial para pedir desculpas por "atitude incorreta" em vitória da equipe sobre o Praia Clube

Por GLOBOESPORTE.COM Araçatuba, SP
 
O técnico Paulo Coco, da equipe feminina do Vôlei Futuro, pediu desculpas publicamente à atacante Fernanda Garay pelo "chacoalhão" que lhe deu durante a vitória por 3 a 2 sobre o Praia Clube, nesta terça-feira, em Araçatuba, durante um pedido de tempo.


Coco segurou Garay pelos ombros e tentou incentivá-la aos gritos, deixando claro que ela era a referência do time na partida e precisava de uma atuação melhor. A jogadora não reagiu na hora, aceitou a recomendação e fechou a partida com 20 pontos - Paula Pequeno foi a maior pontuadora, com 24, e Suelle, do time mineiro, marcou 21.


- Gostaria de me retratar aqui em relação à atitude incorreta cometida contra a atleta Fernanda Garay, durante a primeira partida válida pelas quartas de final da Superliga Feminina. O pedido de desculpas já foi feito às atletas e especialmente à Fernanda Garay, o ato exagerado não é de meu feitio como profissional e pessoa. Me desculpo também com o público em geral - escreveu o técnico.

  Com a vitória, o Vôlei Futuro pode se classificar para as semifinais já na partida de volta, que será neste sábado, às 12h, em Uberlândia, com transmissão pelo SporTV.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/sorocaba/noticia/2012/03/tecnico-do-volei-futuro-se-desculpa-por-chacoalhao-em-fernanda-garay.html

Destaque nos playoffs, Fabíola elogia Luizomar e sonha com Londres

Levantadora do Osasco é eleita a melhor jogadora da primeira rodada das quartas de final da Superliga e divide méritos com a comissão técnica do time

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
 
vôlei Fabiola (Foto: Fabio Rubinato / AGF / Divulgação)Fabíola, eleita a melhor jogadora da primeira rodadados playoffs (Foto: Fabio Rubinato/AGF/Divulgação)
 
Das quatro partidas da primeira rodada dos playoffs da Superliga Feminina, apenas o jogo do Osasco não foi para o tie-break. Primeiro colocado na fase de classificação, o time paulista venceu o São Bernardo por 3 a 0 e abriu vantagem nas quartas de final. Essa boa campanha se deve muito às atuações da levantadora Fabíola, líder nas estatísticas na posição. Eleita a melhor jogadora da rodada, a brasiliense de 29 anos elogiou o técnico Luizomar de Moura e sonha estar no grupo que defenderá o Brasil nos Jogos de Londres.
Afinada com o comandante do Osasco, Fabíola reconhece que o trabalho com a comissão técnica e principalmente com o treinador passa confiança e tranquilidade. Além do empenho pessoal, a levantadora credita sua evolução aos conselhos e orientações de Luizomar e sua equipe.

- O que aconteceu aqui no Osasco foi que o Luizomar começou a trabalhar nas minhas dificuldades. Nos treinamentos, ele me orientou especificamente naquilo que eu estava errando e começou a insistir até melhorar. Ele trabalhou esse aspecto desde que cheguei, ou seja, o que eu não conseguia acertar, o Luiz insistia. Trabalhamos forte como se fosse a realidade do jogo e isso me fez crescer muito, tanto que tenho estado na liderança da estatística e fui eleita a melhor jogadora da rodada - disse
.
Treino Osasco Vôlei Luizomar (Foto: João Pires/VIPCOMM)Durante treino, jogadores do Osasco prestam atenção no técnico Luizomar (Foto: João Pires/VIPCOMM)
 
Desde que chegou no Osasco em 2011, Fabíola teve o desafio de liderar a equipe tetracampeã da Superliga. Com boas atuações, ela vem conseguindo se destacar em uma equipe que conta com jogadoras de seleção brasileira, como Jaqueline, Thaísa, Camila Brait, Adenízia... Por isso, a levantadora alimenta o sonho de defender o Brasil nos Jogos de Londres.

vôlei tandara fabíola brasil treino (Foto: Divulgação / CBV)Fabíola e Tandara nos treinos da seleção brasileira
de vôlei (Foto: Divulgação / CBV)
 
- Nesta temporada, assumi uma posição que é a de liderar uma equipe como o Osasco e jogar o campeonato com essa responsabilidade de estar entre os melhores do Brasil. Então, esse ano está sendo muito importante para mim. O fato de poder jogar com as meninas que provavelmente estarão na seleção é excelente. O fato de trabalhar com elas vai me ajudar por estar mais entrosada. Mas tudo vai depender do meu trabalho e dedicação para fazer o meu melhor nessa Superliga e estar no grupo para ir às Olimpíadas - comentou.

Não basta apenas jogar bem. Fabíola se prepara fora de quadra para cometer o menor número de erros possível durante os jogos. Ela estuda bastante a parte tática e conta com a ajuda de Fábio Simplício, o "estatístico" do Osasco, para rever cada detalhe das partidas. Tudo isso para ficar mais perto do título da Superliga e de uma vaga na seleção que estará nas Olimpíadas.

Mas antes de pensar em Londres, Fabíola tem pela frente o segundo jogo das quartas de final contra o São Bernardo, que acontece nesta sexta-feira, às 18h45m, no Ginásio Baetão, na casa do adversário. Outra vitória garante o Osasco na semifinal da Superliga. O SporTV transmite o confronto ao vivo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/03/destaque-nos-playoffs-fabiola-elogia-luizomar-e-sonha-com-olimpiadas.html

Loco Abreu mantém rotina especial de treino com auxiliar de preparação

Ao lado de Andrezinho, Fellype Gabriel e outros não relacionados para viagem a Paraíba, uruguaio se recondiciona para jogar contra o Vasco

Por André Casado Rio de Janeiro
 
loco abreu botafogo treino (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Loco Abreu fará um trabalho especial por três
semanas (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 
Fora da viagem para Paraíba, onde o Botafogo enfrenta o Treze às 22h, Loco Abreu cumpre a rotina de treinos específicos no Engenhão. Entre terça e a próxima quinta-feira, o uruguaio se junta a Andrezinho e Fellype Gabriel, além de outros não relacionados, para trabalhar de olho no clássico contra o Vasco, domingo. O capitão, no entanto, tem tido atenção especial em busca de um recondicionamento. A comissão técnica sentiu que seu rendimento pode ser melhor e alterou sua programação até o fim do mês.
Os auxiliares de preparação física ficaram no Rio e cuidam do restante do grupo. Apenas o volante Marcelo Mattos, com dores na coxa esquerda, está entregue ao departamento médico e é dúvida para pegar o Cruz-maltino.
O elenco completo voltará às atividades na sexta-feira, em General Severiano. O Alvinegro desembarca no Rio por volta das 18h desta quinta. Antes, faz uma leve movimentação no hotel onde está hospedado, de manhã. Depois de atuar por 45 minutos contra o Bangu, sábado passado, Loco deve fazer no máximo mais três partidas em março.

FON E:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/loco-abreu-mantem-rotina-especial-de-treino-com-auxiliar-de-preparacao.html

Pré-lista de Mano para Londres tem 52 nomes: R10 dentro, e Kaká fora

Convocação final para Olimpíadas sairá apenas no dia 6 dejulho.
Ao todo, 16 atletas não têm idade olímpica, entre eles Dedé e Julio César

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
ronaldinho gaúcho brasil x bósnia (Foto: AFP)Ronaldinho está na pré-lista de Mano (Foto: AFP)
 
O técnico Mano Menezes divulgou nesta quarta-feira a pré-lista de convocados para a Seleção Brasileira Olímpica. Ao todo, o treinador listou 52 nomes que podem estar em Londres: Ronaldinho Gaúcho, que disputou os Jogos em 2000 e 2008, está dentro, enquanto Kaká foi descartado.

Entre os atletas relacionados, há 36 nomes com idade olímpica (nascidos a partir de 1º de janeiro de 1989), como Neymar, Leandro Damião e Paulo Henrique Ganso, e 16 que podem entrar na relação dos três jogadores acima de 23 anos. São eles, além de Ronaldinho: os goleiros Diego Alves (Valencia), Jefferson (Botafogo) e Julio César (Inter de Milão); os laterais Adriano (Barcelona), Daniel Alves (Barcelona) e Marcelo (Real Madrid); os zagueiros David Luiz (Chelsea), Dedé (Vasco), Luisão (Benfica) e Thiago Silva (Milan); os volantes Elias (Sporting) e Fernandinho (Shakhtar); o meia Hernanes (Lazio); e os atacantes Hulk (Porto) e Jonas (Valencia).

Subindo de produção no Real Madrid, Kaká ficou fora e não terá chance de ir a Londres. O atacante Robinho, também em boa fase pelo Milan, foi outro que não entrou na lista. A convocação final (18 nomes) para as Olimpíadas sai no dia 6 de julho, mas em 8 de junho Mano Menezes diminuirá a relação para 35 jogadores.

O torneio de futebol masculino será disputado entre os dias 25 de julho e 11 de agosto em seis sedes: Millennium Stadium (País de Gales), Old Trafford (Manchester), St. James Park (Newcastle), Hampden Park (Glasgow), City of Coventry (Coventry) e Wembley (Londres). Até o momento, há dez classificados (faltam seis): Grã-Bretanha (sede), Coreia do Sul, Gabão, Marrocos, Egito, Brasil, Uruguai, Espanha, Suíça e Bielorrússia. Já o feminino, com 11 das 12 seleções, está quase completo: Grã-Bretanha, Coreia do Norte, Japão, África do Sul, Camarões, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Colômbia, França e Suécia. Resta a vaga da Oceania.

Entre os clubes brasileiros, o Vasco é quem tem mais representantes na pré-lista de Mano: quatro (Dedé, Fagner, Allan e Rômulo). Logo atrás vêm Atlético-MG (Renan Ribeiro, Bernard e André), Internacional (Romário, Oscar e Leandro Damião), São Paulo (Casemiro, Lucas e Willian José) e Santos (Rafael Cabral, Ganso e Neymar).

O Tricolor Paulista, por sua vez, ainda tem dois jogadores emprestados para o exterior: o zagueiro Bruno Uvini (Tottenham) e o atacante Henrique (Granada), ambos campeões mundiais sub-20 com o técnico Ney Franco, na Colômbia. O Porto, com Danilo, Alex Sandro e Hulk, lidera a lista dos estrangeiros.

mano menezes neymar brasil (Foto: agência Reuters)Neymar é um dos atletas com idade olímpica incluído por Mano na pré-lista (Foto: agência Reuters)
 
Confira a lista completa com os 52 jogadores (em negrito os acima de 23 anos):
Goleiros: Diego Alves (Valencia), Gabriel (Cruzeiro), Jefferson (Botafogo), Julio César (Inter de Milão), Neto (Fiorentina), Rafael Cabral (Santos) e Renan Ribeiro (Atlético-MG).
Laterais: Adriano (Barcelona), Alex Sandro (Porto), Daniel Alves (Barcelona), Danilo (Porto), Fágner (Vasco), Gabriel Silva (Novara), Galhardo (Flamengo), Marcelo (Real Madrid) e Rafael (Manchester United).
Zagueiros: Bruno Uvini (Tottenham), David Luiz (Chelsea), Dedé (Vasco), Juan (Inter de Milão), Lucas Mendes (Coritiba), Luisão (Benfica), Marquinhos (Corinthians), Romário (Internacional) e Thiago Silva (Milan).
Volantes: Allan (Vasco), Casemiro (São Paulo), Elias (Sporting), Fernandinho (Shakhtar Donetsk), Fernando (Grêmio), Rômulo (Vasco) e Sandro (Tottenham).
Meias: Bernard (Atlético-MG), Douglas Costa (Shakhtar Donetsk), Dudu (Dínamo de Kiev), Elkeson (Botafogo), Paulo Henrique Ganso (Santos), Giuliano (Dnipro), Hernanes (Lazio), Lucas (São Paulo), Oscar (Internacional) e Philippe Coutinho (Espanyol).
Atacantes: Alexandre Pato (Milan), André (Atlético-MG), Henrique (Granada), Hulk (Porto), Jonas (Valencia), Leandro Damião (Internacional), Neymar (Santos), Ronaldinho Gaúcho (Flamengo), Wellington Nem (Fluminense) e Willian José (São Paulo).

FONTE:
lhttp://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/03/mano-menezes-convoca-pre-lista-para-olimpiadas-com-52-nomes.html

Herrera se revolta com árbitro: 'Vestiu a camisa do time deles por baixo'

Atacante argentino reclamou muito durante o jogo e viu falta em Jefferson na origem do lance do gol de empate do Treze, nesta quarta-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
O empate do Treze-PB no fim da partida, por 1 a 1 (veja os gols no vídeo acima), revoltou os jogadores do Botafogo. Além das críticas e dos lamentos à firula de Elkeson, que antecedeu o gol do rival, o atacante Herrera saiu soltando o verbo contra o árbitro Jaílson Macedo Freitas, que teria deixado de marcar uma falta em Jefferson no lance crucial.

- Ele vestiu a camisa do time deles por baixo. Errou muito, não pode apitar assim. Fomos prejudicados várias vezes e principalmente na falta que deixou de marcar ali (na hora do gol) - criticou
.
Herrera na partida do Botafogo contra o Treze (Foto: Francisco França / VIPCOMM)Em 2011, Herrera teve histórico de punições por discussões com árbitros (Foto: Francisco França/VIPCOMM)
Herrera recebeu um cartão amarelo no primeiro tempo, quando já reclamava muito. O camisa 17 teve um recaída em seu comportamento em campo, que vinha sendo mais contido. Na temporada 2011, em especial, o argentino foi punido diversas vezes por discussão com árbitros e assistentes.
Com o resutado, Botafogo e Treze voltam a campo na próxima quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Engenhão, para definir a vaga. O vencedor avança à próxima fase. O Botafogo vai jogar pelo empate por 0 a 0. Novo 1 a 1 leva a decisão para os pênaltis, e empate por 2 a 2 ou mais classifica o Treze-PB.

FONTE:
http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=4193150885514913552#editor/target=post;postID=1360992022236671628

Oswaldo minimiza culpa de Elkeson: 'Jogador é ser humano, comete erros'

Técnico não entra na discussão sobre firula do meia e prefere exaltar Treze

Por João Neto João Pessoa, PB
 

Mais do que deixar escapar a vitória na partida contra o Treze, na noite desta quarta-feira, em João Pessoa, o que irritou os botafoguenses foi a maneira como a equipe perdeu espaço no fim e bobeou diante da tentativa de pressão do rival. O meia Elkeson fez firula e ouviu críticas, principalmente de Jobson. O técnico Oswaldo de Oliveira, no entanto, colocou panos quentes no caso.

- Jogador é ser humano, comete erros. A bola perdida foi no campo do adversário, acabou repercutindo no nosso gol, mas foi uma fatalidade. Todos erraram. O Treze é um bom time, com jogadores rápidos e ágeis na frente. Exploraram o lado direito deles, isso é uma preocupação para o jogo de volta - alertou o comandante, que teve de responder mais uma vez sobre seu camisa 9, que imediatamente após o apito final assumiu a responsabilidade.

- Acho normal isso, se ele crê que teve a responsabilidade, vai conversar com o grupo. Não foi tanto culpa dele. Só tentou o drible quando poderia ter protegido a bola - minimizou.

Logo após deixar o campo de jogo, Elkeson chegou a assumir a culpa pelo resultado.
- O erro foi meu, sou homem para assumir. Errei, era para ter feito a jogada, todo mundo está sujeito a erro. A responsabilidade foi minha por ter errado essa bola - disse.

A vaga na segunda fase da Copa do Brasil será decidida no Engenhão, na próxima quarta-feira, às 22h (de Brasília). O vencedor avança à próxima fase. O Botafogo vai jogar pelo empate por 0 a 0. Novo 1 a 1 leva a decisão para os pênaltis, e empate por 2 a 2 ou mais classifica o Treze-PB.

Clique e assista a vídeos do Botafogo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/oswaldo-minimiza-culpa-de-elkeson-jogador-e-ser-humano-comete-erros.html

Botafogo sai na frente, mas bobeia e leva empate do Treze no último lance

Tme carioca sofre com condições do campo, perde muitas chances e acaba castigado pelo esforço equipe paraibana, que força partida de volta


A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
 
As condições do campo eram péssimas, e o Botafogo caiu na armadilha da correria do Treze durante grande parte do jogo. Em noite de futebol ruim no Estádio Almeidão, em João Pessoa, o time de Oswaldo de Oliveira até saiu na frente, com gol de Herrera, e perdeu chances claras de ampliar e eliminar o rival sem precisar do jogo de volta. Mas cedeu à pressão paraibana e, castigado, não evitou o empate em 1 a 1, que saiu nos acréscimos, marcando assim novo duelo com os paraibanos, na próxima quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Engenhão.

Com o resultado, o Alvinegro carioca joga por um empate sem gols para avançar à segunda fase da Copa do Brasil. Novo placar de 1 a 1 levará a decisão da vaga para os pênaltis - qualquer empate com dois ou mais gols classifica o time paraibano. Quem vencer, portanto, passa adiante e mede forças com o Guarani, que superou o Brasiliense.

Antes no entanto, o Botafogo volta a campo pelo Campeonato Carioca. Domingo, às 18h30m, faz o clássico contra o Vasco, no Engenhão. O Treze enfrenta o Esporte, também no domingo, às 16h, no mesmo Almeidão, pela 11ª rodada da primeira fase do Paraibano.

Botafogo começa jogo pressionando
Ignorando o gramado muito irregular e a disposição do rival, o Glorioso montou uma blitz em seu ataque. Os primeiros dez minutos foram de puro domínio carioca. Cidinho aparecia nos dois lados e tabelava ora com Márcio Azevedo, ora com Herrera, deixando-os em condições de abrir o placar. Só a falta de capricho impediu o gol, porque a defesa do Treze dava espaços.

Treze-PB x Botafogo (Foto: Francisco França / Jornal da Paraíba)Renato cerca na marcação um jogador do Treze (Foto: Francisco França / Jornal da Paraíba)
Sem conseguir trocar mais do que quatro passes no meio de campo, o time mandante mostrava nervosismo. Mas o Glorioso sofreu um apagão a partir da primeira chance do adversário, aos 18, com Vavá, de cabeça. Depois, Márcio Carioca perdeu boa chance: cara a cara com Jefferson, não conseguiu passar pelo goleiro. Afobado, o Botafogo jogou fora o controle do jogo e passou por aperto. Mais uma vez, a pontaria foi a vilã. Agora do outro lado.

No terço final da etapa, pouco futebol, muita correria e erros de passe aos montes. A impressão era de que as equipes cansaram de lutar contra o campo desnivelado e passaram a se livrar da bola com chutões. O duelo era de baixíssima qualidade técnica. Irritado, Herrera voltou a seu estilo - que abandonara por alguns jogos - e levou um cartão amarelo, de tanto reclamar do árbitro. Além disso, desperdiçou mais dois gols.

Roupa nova, vacilo no fim
Na volta do intervalo, o técnico Oswaldo de Oliveira tentou acertar seu time, em busca de mais posse de bola, colocando Maicosuel, de volta após 25 dias parado, no lugar de Cidinho, que foi se apagando cada vez mais. Mas a participação do Mago não durou nem oito minutos. Ele sentiu a lesão na coxa direita novamente e pediu para sair. Jobson, então, foi a opção da vez.

O panorama, porém, quase não mudou. Diferença, mesmo, só o uniforme. Para evitar confusão, o Bota trocou a camisa branca pela preta. Os buracos nas retaguardas garantiam a emoção, e ambos jogavam nos contragolpes, em alta velocidade. Até o trio de arbitragem acabou se atrapalhando. Em falta cobrada por Elkeson, um dos auxiliares, traído pela iluminação do Almeidão, achou que a bola havia entrado e indicou gol, acompanhado pelo árbitro, que apontou para o centro do gramado. Mas a bola foi na rede pelo lado de fora.

Jobson na partida do Botafogo contra o Treze (Foto: Francisco França / VIPCOMM)Jobson tentou, mas parou no goleiro Beto, do Treze (Foto: Francisco França / VIPCOMM)
Quando era melhor na partida novamente, o Alvinegro saiu na frente. Jobson desviou escanteio, e Herrera, livre, bateu de pé direito: 1 a 0. Após o gol, o técnico Marcelo Vilar mexeu no esquema do Treze, adiantou sua equipe, mas os cariocas continuavam comandando as ações. Ainda assim, Jefferson foi obrigado a fazer duas grandes defesas: uma em cobrança de falta, e outra, de reflexo, abafando o atacante adversário
.
O desafogo esperado por Oswaldo veio com Jobson. Apesar de ainda estar sem ritmo, o atacante deu arrancadas importantes e cavou dois cartões de jogadores do Treze. Aos 39 minutos, em dois lances seguidos, o mesmo Jobson poderia ter se consagrado e evitado a partida de volta. Mas o goleiro Beto salvou a competição para o mandante, de dentro da área.

No fim, veio o castigo, no melhor estilo do jargão "quem não faz leva": a pressão paraibana foi premiada com o empate. Elkeson, que já havia levado uma chamada dos companheiros ao tentar uma firula, retardou um contragolpe, perdeu a bola e deixou o adversário no ataque. Aos 47, após confusão na área, Vavá chutou, a bola bateu em Manu e morreu no fundo da rede, levando à loucura os torcedores presentes ao estádio

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/copa-do-brasil-2012/14-03-2012/treze-botafogo.html