sábado, 28 de janeiro de 2012

Botafogo terá Diogo, Sacon, Pábrio e Mancha para a disputa da Liga Futsal


Clube apresenta elenco para a temporada depois de anunciar parceria

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Depois de anunciar a parceria com o Macaé, o Botafogo divulgou o seu elenco para a temporada 2012, onde o destaque será a inédita participação na Liga Futsal. Comandado pelo experiente técnico Fernando Malafaia, o Alvinegro contará com nomes conhecidos do futsal nacional, tais como o goleiro Diogo (ex-Joinville), os alas Sacon (ex-Peixe Brasília) e Pábrio (ex-Minas) e o pivô Mancha (ex-Atlântico Erechim).

Botafogo apresenta o seu novo time de futsal (Foto: Divulgação)Elenco alvinegro foi apresentado nesta quinta-feira em General Severiano (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira, o time foi apresentado no Rio, em evento que contou com a presença de representantes de Macaé Sports, Botafogo, Casa de España e Federação de Futsal do Rio de Janeiro.
Para Fernando Malafaia, falar em título da Liga é um pouco precipitado. Segundo o treinador, a meta do Botafogo para a competição é ficar, pelo menos, entre os quatro primeiros.

- Acompanhei os campeonatos do Rio e pude ver como foi competitivo. O trabalho foi muito bem feito e pretendo continuar vencendo, mas disputar uma Liga Futsal é muito mais difícil. Como sempre digo, chegar a uma semifinal já é vitória, o que nos dá mais vontade para vencer daí para frente - afirmou Malafaia.

futsal Brasília (Foto: Divulgação)Sacon (com os braços para o alto) vinha se destacandono Peixe Brasília (Foto: Divulgação)

Vice-presidente alvinegro, Caio Calumby destaca que a parceria representa uma valorização do futsal no clube. O discurso do dirigente era muito mais otimista.

- O Botafogo nunca deixou de pensar em projetos de esportes olímpicos, tanto que temos algumas modalidades que já trouxeram retornos para o clube. Não poderíamos montar uma equipe de futsal apenas para participar de uma competição nacional. Esta parceria montou um time para vencer - destacou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sportv/eventos/liga-futsal/noticia/2012/01/botafogo-tera-diogo-sacon-pabrio-e-mancha-para-disputa-da-liga-futsal.html

Mauricio Assumpção elogia Jobson e revela: 'Oswaldo está impressionado'


Presidente do Botafogo reforça lado humanitário de novo auxílio ao atacante, que tem outra oportunidade de zerar os erros a partir de 6 de março

Por SporTV.com São Paulo

Suspenso até o dia 6 de março por doping, o atacante Jobson, do Botafogo, voltará aos gramados em 40 dias e já cria expectativa no presidente do Alvinegro carioca, Mauricio Assumpção. O dirigente elogiou o empenho do jogador nos treinamentos na temporada e revelou que o técnico Oswaldo de Oliveira está satisfeito.

- Oswaldo tem ficado muito impressionado com o potencial do Jobson. Acreditamos que em mais 40 dias ele já possa atuar. Vai ser uma dor de cabeça para os adversários. A qualidade técnica dele é indiscutível - disse o presidente no "Arena SporTV" desta sexta-feira.

Emocionado ao relembrar o problema do jogador com drogas, Assumpção disse que foi uma questão humanitária e social ajudar Jobson, mais uma vez, em sua recuperação. Segundo ele, que teve caso de dependência química na família, a postura do atacante mudou, e isso ajudou a diretoria a repensar o modo como trabalhava com ele.

- Ultrapassa a questão esportiva. Tem uma questão humanitária, uma questão social, tem um envolvimento pessoal no meu caso em relação a ele. Todos vocês sabem o porquê disto, já disse claramente. E porque acreditamos na capacidade que ele tem de dar a volta por cima e de se repensar, mais do que como atleta, como indivíduo, como ser humano. Então, não posso me recusar a acreditar na capacidade de alguém de dar a volta por cima, de querer refazer a história de sua vida. Não poderia fazer isso comigo. Seria uma violência comigo negar isso ao Jobson.

Segundo o presidente do Botafogo, Jobson chegou ao clube com um discurso diferente neste ano e tem cumprido toda a programação de treinamentos e tratamento proposta pela equipe técnica e médica do Botafogo. Nos últimos dias, uma tendinite no pé direito o tirou das atividades, mas a expectativa é a de que segunda-feira já volte a participar.

Jobson está sendo utilizado normalmente nos treinos pelo técnico Oswaldo de Oliveira mesmo sem poder participar dos jogos. Ele estará à disposição para a estreia do Botafogo na Copa do Brasil, dia 14 de março, contra o Treze, em Campina Grande (PB). Paralelamente, a Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, estará sendo disputada.

Veja outros vídeos do programa


Jobson treino Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Jobson está suspenso até o dia 6 de março (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

FONTE:

Quintal de casa: Oswaldo reencontra Moça Bonita, estádio onde foi criado


Técnico do Botafogo é de Realengo, bairro vizinho ao estádio, e tem muitas histórias para contar antes de voltar a trabalhar no local, neste domingo

Por André Casado Rio de Janeiro

Oswaldo de Oliveira no treino do Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Oswaldo de Oliveira no treino do Botafogo(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

As recordações vêm da adolescência, quando na década de 60 os clubes cariocas tinham times de dar inveja ao restante do país, e qualquer jogo era sinônimo de casa cheia. Com um sorriso no rosto, Oswaldo de Oliveira, 61 anos, dá impressão de que contaria histórias durante o dia inteiro, se fosse possível. Com a memória privilegiada, o treinador não esconde a felicidade de poder trabalhar ao lado de casa, em Moça Bonita, estádio mais do que especial, no qual passou a infância nas redondezas.
Criado em Realengo, colado a Bangu, ele lembra de quando pegava sua bicicleta para explorar um dos 27 campos da vizinhança. E esperava com ansiedade por um isolado Fluminense x Campo Grande que fosse. Mesmo que tivesse de matar a aula para aproveitar os portões abertos.
- Realmente são muitas recordações, vi grandes jogos, até um amistoso da Seleção de 70, antes da Copa, contra o Bangu. Espero que esse momento de nostalgia seja bom, positivo, mas que dure até a hora do jogo. Depois, que seja só alegria com uma vitória - comentou.
Quis o destino que, por conta da defasagem do estádio, Oswaldo não pudesse visitá-lo mais vezes, apesar de estar envolvido com o futebol há mais de 30 anos. Ele jamais comandou uma equipe em Moça Bonita, mas tentou deixar sua marca de outra forma.

bangu especial (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)Reformado, estádio de Moça Bonita volta a receber os grandes (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)

- Treinei lá, como ponta direita, em 1967, com 16 para 17 anos. Não deu certo a carreira de jogador antes de me profissionalizar. Mas eu tinha um primo que jogou no Bangu, então continuava indo ao estádio, que para mim não perdia o charme. De Padre Miguel era bonito ver, do alto, aquela imensidão de gente ocupando os campos aos domingos com Moça Bonita no meio - diz.
A mãe do treinador e parte da família e amigos ainda residem em Realengo, e a oportunidade de visitá-los depois da partida contra o Nova Iguaçu, domingo, não será desperdiçada, garante.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/01/quintal-de-casa-oswaldo-reencontra-moca-bonita-estadio-onde-foi-criado.html

Azarenka massacra Sharapova, é campeã na Austrália e chega ao topo


Após mau começo, bielorrussa vence 12 de 13 games e fatura primeiro Slam

Por GLOBOESPORTE.COM Melbourne, Austrália

Por dois games, Victoria Azarenka deixou à mostra a tensão de disputar uma final de Grand Slam pela primeira vez. O momento ruim, porém, durou pouco. Quando controlou os nervos, a bielorrussa dominou a experiente Maria Sharapova, venceu 12 de 13 games, aplicou um pneu e triunfou por 6/3 e 6/0. Ao ver a última esquerda da rival ficar na rede, Azarenka se ajoelhou, conquistou o título do Australian Open e assumiu o posto de nova número 1 do mundo.

O primeiro triunfo em um dos quatro maiores torneios do circuito mundial fará com que a jovem de 22 anos apareça no topo da lista da WTA que será divulgada na próxima segunda-feira. Ela terá 8.585 pontos, contra 7.690 da tcheca Petra Kvitova, número 2. Sharapova, número 4 até o começo do Australian Open, ganhará uma posição, enquanto Caroline Wozniacki deixará a liderança do ranking e cairá para o quarto posto.
O começo foi nervoso para Azarenka, que deixou clara a tensão de jogar uma final de Grand Slam pela primeira vez na vida. Com duas duplas faltas e um par de erros bobo, a bielorrussa perdeu o saque logo de cara. Pouco depois, sacando em 0/2, Azarenka ainda teve de encarar um 0/30, a dois pontos de ceder outra quebra. Sharapova, contudo, cometeu duas falhas e permitiu que a rival saísse do zero. Foi o bastante para a bielorrussa se encontrar em quadra. No quarto game, ela devolveu a quebra e empatou a parcial em 2/2.
Maria Sharapova tênis Australian Open final (Foto: Getty Images)Maria Sharapova venceu apenas três games e
não teve como reagir diante da rival (Getty Images)

Azarenka adquiriu confiança e passou a tomar a iniciativa na maioria dos pontos. Sharapova tentava acatar, mas a bielorrussa se movimentava bem e saía da posição defensiva rapidamente. Mais consistente, Azarenka conseguiu outra quebra no oitavo game e não bobeou em seguida. Com o saque, fez 6/3 e fechou o primeiro set.

Acostumada a bater mais forte e controlar os pontos, Sharapova se viu sem saída quando seu jogo não fez mais efeito diante de Azarenka. A russa, então, tentou bater ainda mais forte e definir os pontos de forma ainda mais rápida. Não deu certo. Em três games, Azarenka tinha 3/0 e duas quebras de vantagem no segundo set.
Sem recursos, Sharapova não conseguiu fazer mais nada e virou vítima de uma oponente mais rápida e mais precisa. Para espanto do público na Rod Laver Arena, Azarenka não perdoou a ex-número 1, fez 6/0 no segundo set e se ajoelhou na quadra, festejando, quando a adversária errou o último golpe da partida.

FONTE
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/01/azarenka-massacra-sharapova-e-campea-na-australia-e-chega-ao-topo.html

Novas arquibancadas do Maracanã começam a ser montadas


Palco da final da Copa de 2014 ganha novas formas. Previsão é que o estádio seja entregue em fevereiro de 2013

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A pouco mais de um ano do prazo para a conclusão das obras (o estádio está previsto para ser entegue em fevereiro de 2013), o Maracanã começa a ganhar novas formas em sua preparação para a Copa do Mundo de 2014. A montagem das novas arquibancadas começou e, de acordo com o governo do Rio de Janeiro, foi antecipada em um mês.

obras no Maracanã para a Copa 2014 (Foto: Divulgação / Governo do Rio de Janeiro)Novas arquibancadas estão sendo montadas (Foto: Divulgação / Governo do Rio de Janeiro)

O estádio já ganha novos contornos em sua parte interna. A rede de drenagem ao redor do campo, com dois metros de altura e 1,20m de largura, está sendo finalizada, enquanto a mureta que irá separar a arquibancada do campo já está pronta. A arquibancada inferior começa a tomar forma, com a construção da estrutura, o aterro da área e a instalação dos pré-moldados.

De qualquer ponto do Maracanã será possível ter visão completa do campo. Da mesma forma, a nova cobertura, em lona antiaderente, cobrirá todas as cadeiras do estádio.

obras no Maracanã para a Copa 2014 (Foto: Divulgação / Governo do Rio de Janeiro)Segundo o governo do Rio, etapa foi antecipada em um mês (Foto: Divulgação / Governo do Rio de Janeiro)

- O torcedor vai ficar mais perto do campo e assistirá aos jogos em posição privilegiada, uma vez que a parte superior vai avançar 12 metros em direção ao gramado. Não haverá mais pontos cegos no estádio – afirmou o secretário de Obras, Hudson Braga, ao site do governo do Rio de Janeiro.

O novo Maracanã terá um só lance de arquibancadas, sendo as partes inferior e superior separadas por 110 camarotes. A distância entre as cadeiras também passou de 48 centímetros para 50 centímetros, enquanto as cadeiras passarão a ser rebatíveis.

Orçado em R$ 859 milhões, o novo Marcanã receberá sete jogos do Mundial, incluindo a decisão no dia 13 de julho de 2014. A Seleção Brasileira só jogará no estádio caso chegue à final da Copa do Mundo.

obras no Maracanã para a Copa 2014 (Foto: Divulgação / Governo do Rio de Janeiro)Estádio deve ser entregue em aproximadamente um ano (Foto: Divulgação / Governo do Rio de Janeiro)

FONTE:

Sem 'tradutor', Oswaldo fala menos e já começa a ver grupo no automático


Evolução nos treinamentos agrada comandante, que brincou com zagueiro Antônio Carlos sobre suposto vocabulário difícil de ser compreendido

Por André CasadoRio de Janeiro

Depois de mais de três semanas de trabalho, com quase 40 períodos de treinamentos, Oswaldo de Oliveira dá sinais de que já passou da fase de conhecimento do grupo do Botafogo e nota uma evolução na assimilação de sua filosofia. A ponto de admitir que não precisa orientar tanto no dia a dia como o fez nas atividades de pré-temporada. Ele destacou, porém, que só à medida em que os jogos passarem, poderá avaliar melhor os erros cometidos e se muda ou não o foco dos treinos.
- Claro que melhoramos. É importante ressaltar esse ponto. Estou buscando detalhes dentro do que procurei passar, porque o principal já está sendo feito com naturalidade. Notei que não preciso mais falar tanto nos treinos, e as coisas estão acontecendo de uma forma melhor. Minha expectativa é de que haja uma progressão a cada partida, principalmente com uma semana inteira no meio, como agora. Fortaleci o que fizemos de bom na estreia e tentei corrigir os erros - explicou.
Oswaldo de oliveira botafogo treino (Foto: Satiro Sodré / Agência Estado)Oswaldo está satisfeito com a evolução do grupo nos treinamentos (Foto: Satiro Sodré / Agência Estado)
Antes de chegar a esse nível, porém, Oswaldo brincou com o zagueiro Antônio Carlos por conta de uma declaração, na base da brincadeira. O vocabulário mais culto do treinador, que passou cinco anos no Japão e trabalhou em outros quatro países, teria causado dúvidas em alguns jogadores na apresentação. Nada que tivesse maior repercussão, porém.
- Ele até me sacaneou, perguntando se eu precisava de um tradutor (risos). Mas está tranquilo. Oswaldo está ganhando o grupo, gostamos muito do trabalho em campo dele, dificilmente um treino é repetido. Estamos focados em fazer o que ele vem pedindo. É um cara que foi lá fora e ganhou tudo o que disputou e vai nos ajudar a fazer um grande trabalho - acredita o camisa 3.
Dos quatro principais clubes do Rio, o Botafogo, apesar da base mantida, é o único que tem técnico novo para esta temporada
Mais do que o plano tático ou técnico, o técnico demonstrou preocupação com as condições em Moça Bonita, palco do duelo com o Nova Iguaçu, neste domingo, às 17h.
- Minha preocupação é com o horário do jogo, quando deve estar muito quente em Bangu, e outra é com o estado do gramado. Vi o jogo do Fluminense (sábado passado) e não me pareceu tão ruim. Não sei como vai estar. A informação que tenho é que havia uma mistura de gramas no campo, e isso dá um certo desnivelamento. Quem gosta de ir tocando, como o time do Botafogo, leva desvantagem. Isso me preocupa um pouco, sim - comentou Oswaldo.
Entre os jogadores, a parte física ainda é assunto. Ainda que a preparação tenha sido alvo de elogios, está longe do ideal.
- Em 100% não vamos estar, demora um pouco. Acho que nunca podemos admitir isso, para o trabalho não perder a intensidade - disse Antônio Carlos.

Oswaldo luta por equilíbrio entre bola aérea de Loco e velocidade dos meias


Com Elkeson, Andrezinho e Maicosuel, jogada rasteira predominou durante estreia no Carioca, mas técnico não quer perder a maior arma do uruguaio

Por André CasadoRio de Janeiro
Loco Abreu gol Botafogo (Foto: Fernando Soutello / AGIF)Loco Abreu comemora seu segundo gol de cabeça
no jogo de domingo (Foto: Fernando Soutello/AGIF)
Durante os primeiros meses de Loco Abreuno Botafogo, a principal arma utilizada por Joel Santana era a bola aérea para o uruguaio, da parte do campo de ataque que fosse. Aos poucos, porém, com a mudança de estilo dos jogadores de meio de campo, o ídolo passou a ser menos acionado, chegando ao cenário atual, já com Oswaldo de Oliveira no comando. Para ele, é fundamental explorar a velocidade e a troca de passes dos três meias. Mas sem deixar Loco de lado.
- Essa variante é fundamental, temos de buscar o equilíbrio e confundir o adversário. Aconteceu no jogo passado, quando tivemos boas tentativas pelo meio, caprichando no passe final, e o Loco também teve chances nos cruzamentos, fez até dois gols de cabeça. Mas as características dos meias não pode ser esquecida. Estamos trabalhando em cima disso diariamente - destacou.
De fato, a variação foi a marca da vitória sobre o Resende, no Engenhão. O pênalti sofrido por Andrezinho - e desperdiçado pelo camisa 13 - surgiu de uma jogada rasteira rápida e a própria abertura do placar nasceu em tabela que Renato, já na área, deixou Loco sozinho para concluir.
O zagueiro Antônio Carlos já tem a fórmula para deixar o time desenvolver seu potencial.
- Nosso time é rápido, e Maicosuel e Elkeson já começaram tocando bem a bola. Além disso, correm muito. Temos que deixar eles jogarem, e nós vamos ajudar atrás, desarmando e dando essa condição. Sabemos das armas que temos. Um bom encaixe na defesa depende da ajuda de todos, e com o ataque não é diferente - avisou.
Resta conferir se o equilíbrio ofensivo marcará também o duelo com o Nova Iguaçu, em Moça Bonita, neste domingo. Ou se um dos estilos prevalecerá.
FONTE: