terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Renato é peça-chave em todos os setores pelo Bota


Volante funciona como motor do time e ganha responsabilidades


    Botafogo x Resende - Renato (Foto: Alexandre Loureiro) Renato: de bola na trave a desarmes contra o Resende (Foto: Alexandre Loureiro)

LANCEPRESS!
Publicada em 24/01/2012 às 07:40
Rio de Janeiro (RJ)

A estreia no Estadual contra o Resende, no último domingo, mostrou que Renato terá responsabilidades de sobra no time neste ano. Na vitória por 3 a 1, o volante participou de lances na defesa, no meio de campo e no ataque, sendo o único do time a alternar constantemente de setor. E o futebol mostrado pelo atleta de 32 anos deu pistas de como a equipe vai se comportar em 2012: bola para o camisa 8.
De acordo com a ferramenta de estatísticas LANCE!/Footstats, Renato teve a posse de bola nas mais variadas partes do campo e fez quatro desarmes, todos em diferentes quadrantes. Na frente, deu assistência para Loco Abreu marcar e colocou uma bola na trave. Tudo isso fez o técnico Oswaldo de Oliveira se derreter em elogios ao comandado.


– As jogadas pelas laterais são boas, mas não podemos ficar óbvios para atacar. A qualidade do Renato nos dá a oportunidade de jogar pelo meio – disse Oswaldo de Oliveira, que justificou a entrada de Herrera durante o segundo tempo como uma forma de ativar Renato ainda mais:

– Herrera entrou pela direita e puxou a marcação, deixando o Renato mais solto para criar. Isso deu certo - disse.O papel ofensivo não é inédito para Renato, que no ano passado chegou a atuar como homem de armação no mesmo esquema atual, o 4-2-3-1. Porém, neste ano, o jogador tem a missão de cair por todos os lados.

Em seu Twitter, Renato manteve a modéstia e destacou que o time ainda busca o melhor entrosamento.
– Começar ganhando sempre é bom, mas o entrosamento da equipe ainda não é o ideal. A tendência é que a cada jogo melhore – comentou.

No clube, as condições físicas de Renato impressionam, já que o atleta não é tão jovem. A boa forma, aliada à técnica na saída de bola e aos cuidados nos desarmes, faz com que ele seja escalado para atuar como curinga. Cérebro, coração e pulmões da equipe em uma só pessoa.

    
Volante é destaque do Bota
(Foto: Patrick Szymshek)
HISTÓRICO DEMONSTRA PRECISÃO
No ano passado não era Renato que ia para todos os lados, mas era ele que fazia a bola correr. Quase fixo na direita, o volante foi o segundo jogador com mais acertos em viradas de jogo no Brasileirão, com 69 êxitos, perdendo apenas para Marcos Rocha, do América-MG, que fez 74, números esses apontados pelo Footstats.
Renato liderou o quesito durante boa parte da competição. Com o fundamento, a missão era achar Elkeson no lado oposto. Cortês, que também subia muito pela esquerda, era outro que se aproveitava dos lançamentos.
Nos passes, o histórico de Renato pelo Botafogo também é exemplar. No último Brasileiro, o volante foi o jogador alvinegro que mais acertou tentativas. Sucesso obtido em 1.017 vezes.
Na última segunda-feira, pelo Facebook, uma patrocinadora do Botafogo citou em seu perfil que Renato foi um dos destaques na estreia no Estadual e os torcedores foram praticamente unânimes em elogios ao jogador, que foi chamado de "melhor volante do Brasil" e "melhor contratação do ano passado".

FUNÇÃO ANTIGA
Segredo vem da base - Pelo Guarani, quando menino, Renato era apoiador. Atuava avançado. Certa vez, foi usado até como segundo atacante. Já como profissional, passou a ser segundo volante e se adaptou.

Jogo limpo - Com a manha de armador, conseguiu descobrir os atalhos na marcação e se notabilizou pela classe na contenção. Tanto que ele nunca recebeu um cartão vermelho e só ficou suspenso uma vez, pelo Botafogo, ano passado.

Avançado para armar - No ano passado, Renato foi adiantado pelo técnico Caio Junior e atuou como meia armador diante do Figueirense, em derrota do Botafogo por 1 a 0.

BATE-BOLA
OSWALDO DE OLIVEIRA
Técnico do Botafogo

Qual foi a importância do Renato para a movimentação da equipe?
Ele apareceu bem, fez boas trocas de lado com o Andrezinho. Com o Renato, o meio ganha qualidade.

Como você tem visto o time no 4-2-3-1 e o que avaliou de diferença com Herrera no lugar de Elkeson?
Quando o Herrera entrou no segundo tempo fez fluir a direita para o Renato. Sobre o 4-2-3-1, não gosto de falar em números de táticas. O importante é que cada jogador cumpra suas funções em cada setor e se doe ao máximo.

Para o time, qual é o papel de um jogador que atua atrás e na frente?
Fazer esse papel é fundamental. Nosso time precisa atacar e defender o tempo todo. A defesa deve estar sempre compacta.

FONTE:

Jefferson crê em caminho certo, mas pede inteligência e responsabilidade


Goleiro faz alerta para evitar contra-ataques e manter mais a posse de bola

Por André CasadoRio de Janeiro

jefferson  botafogo (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)Suado após o treino, Jefferson sorri em entrevista
(Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)

O goleiro Jefferson avaliou positivamente a estreia do Botafogo no Campeonato Carioca de 2012. Ainda assim, apesar de enxergar muitas qualidades na equipe já no início da temporada, alertou para os erros cometidos na vitória por 3 a 1 sobre o Resende, no Engenhão, e pediu que os jogadores que experientes chamem a responsabilidade para acalmar o time e evitar desperdiçar a posse de bola.


- Foi acima do esperado, o placar foi até elástico e poderia ser mais. Nesse começo o que vale são os três pontos, estrear com vitória é sempre fundamental, dá confiança principalmente para o Oswaldo desenvolver o trabalho dele. Mas precisamos colocar na cabeça, nós mais experientes, que temos colocar a bola no chão, evitar o erro e não nos precipitar nas jogadas. Não adianta só atacar, pressionar, porque vamos levar contra-ataque. Nesse jogo não fez tanta diferença, mas contra um rival mais complicado, pode ser fatal. Temos que chamar cada vez mais a responsabilidade - orientou o camisa 1 alvinegro.

Os titulares atuais têm média de idade de 27 anos e conta com Antônio Carlos (28), Renato (32) e Loco Abreu (35), por exemplo, mas o grupo está recheado por jovens, que serão as primeiras opções do treinador. Jefferson não acredita que seja um problema.

- Essa mescla é importante, tem que usar a garotada também. Caio e Lucas Zen, por exemplo, já são rodados, disputaram Carioca e Brasileiro. Não são bobinhos, como dizemos no futebol. Mas cabe a nós também deixá-los à vontade. Depois ainda vamos ter o Jobson. O dom que Deus para eles deve ser aproveitado - afirmou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/01/jefferson-cre-em-caminho-certo-mas-pede-inteligencia-e-responsabilidade.html

Projeto Manequinho

Botafogo oferece visitas guiadas à histórica sede de General Severiano
Você conhece a histórica sede de General Severiano? Se não, terá a oportunidade através do Projeto Manequinho. De segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 18h30h, o Botafogo oferece visitas guiadas para o torcedor a preços populares. São dois tipos de tour para o botafoguense se aprofundar na história e nas glórias do clube.
Confira o vídeo sobre o Projeto Manequinho!

 

O Projeto Manequinho oferece uma série de atrações. Logo ao entrar na sede do Botafogo, o torcedor pode ver o casarão histórico e o grande pavilhão alvinegro com dimensões de 4x6m e 22 metros de altura. Não há como não se emocionar ao chegar ao Salão Nobre e à Sala de Troféus. Expostas para admiração dos torcedores, taças de todos os esportes mostram o espírito vencedor do clube. Também estão disponíveis para visualização fotos e documentos antigos, além de uma seção especial em homenagem a Nilton Santos, entre outras memórias que orgulham qualquer alvinegro de coração.

No caminho da sede para o complexo sócio-esportivo, é possível conhecer o Memorial dos Fundadores e o Túnel do Tempo, dois modernos espaços inaugurados no ano de 2011. O primeiro  homenageia os 12 precursores da paixão alvinegra e o segundo faz ode à história gloriosa. Há um rico acervo com imagens dos principais ídolos do Botafogo em ação, além de narração de gols e cânticos da torcida, o que deixa o trajeto emocionante e nostálgico. A parte final do espaço é destinada exclusivamente aos Esportes Olímpicos, mostrando que "noutros esportes tua fibra está presente".
Com disponibilidade de acordo com a programação do futebol profissional, o CT João Saldanha poderá ser visitado. O torcedor terá a chance de conhecer o local onde os jogadores do Botafogo se preparam para as partidas. No percurso, estão Sala de Imprensa Armando Nogueira / Tempo Real, sala da comissão técnica, fisioterapia, musculação e vestiários, tudo especialmente decorado com as cores e ídolos do Glorioso.

No Projeto Manequinho, os guias são jovens aprendizes treinados e qualificados pelo clube, que recebem salários, benefícios e um curso técnico de Administração. Eles encerram o tour com os torcedores na Loja Oficial do Botafogo. Robusta, com 200 metros quadrados de área e em posição privilegiada, a loja oferece todo o conforto para o botafoguense, que têm à disposição uma extensa linha de produtos oficiais licenciados. Há também um charmoso espaço reservado para exposições temporárias, decorado com fotos e grandes ídolos que escreveram seus nomes na história do clube.

Quer conhecer General Severiano? Saiba os detalhes do Projeto Manequinho!

O tour acontece de segunda a sexta.  Confira abaixo as opções de horário!

Segunda-feira: 14h às 18h30
Terça-feira: 9h às 13h e das 14h às 18h30
Quarta-feira: 9h às 13h e das 14h às 18h30
Quinta-feira: 9h às 13h e das 14h às 15h
Sexta-feira: 9h às 13h e das 14h às 18h30

Percursos e Preços

TOUR ALVINEGRO
1 Memorial dos Fundadores, Túnel do Tempo, Complexo Social, Salão Nobre, Sala de Troféus e Loja Oficial.
Visita, Flyer e Assinatura no Livro de Ouro. R$3,00
Duração: 30 minutos

TOUR GLORIOSO
2 Memorial dos Fundadores, Túnel do Tempo, Complexo Social, CT João Saldanha*, Salão Nobre, Sala de Troféus, Loja Oficial.
Visita, Flyer e Assinatura no Livro de Ouro. R$5,00
Duração: 50 minutos
*Dependendo da Disponibilidade
** Sócio Torcedor, Sócio Proprietário e menores de 12 anos não pagam

Departamento de Marketing
FONTE:

Azarenka vence jogo instável contra Radwanska e vai à semi na Austrália


Bielorrussa pode sair de Melbourne como nova número 1 do mundo

Por GLOBOESPORTE.COMMelbourne, Austrália

Não foi bonito nem especialmente emocionante, mas Victoria Azarenka superou uma jornada abaixo da média e avançou às semifinais do Australian Open. Em um jogo de altos e baixos - mais baixos que altos - que teve 69 erros não forçados, a número 3 do mundo derrotou a polonesa Agnieszka Radwanska (8ª do ranking) por 6/7(0), 6/0 e 6/2.

Victoria Azarenka tênis Australian Open quartas (Foto: Reuters)Victoria Azarenka abre os braços e festeja a vitória em três sets (Foto: Reuters)

A bielorrussa, que disparou 39 golpes vencedores e cometeu 38 erros não forcados, fica entre as quatro melhores de um Grand Slam pela segunda vez na carreira - a primeira foi em Wimbledon/2011. Azarenka, porém, ainda nunca chegou a uma final de um torneio deste porte. Ela tentará o resultado inédito contra a vencedora do jogo entre a dinamarquesa Caroline Wozniacki (1) e a belga Kim Clijsters, que também duelam esta terça.

A vitória sobre Radwanska também mantém Azarenka na briga pela liderança do ranking mundial. Para sair de Melbourne como nova número 1 do mundo sem que precise depender de derrotas de suas rivais, a bielorrussa precisa conquistar o título. Até agora, a briga pelo topo ainda conta com Wozniacki, Petra Kvitova (2) e Maria Sharapova (4)
.
Sobre Kim, Roger, Vika e Rafa: blog resume o nono dia do Australian Open

O primeiro set foi cheio de altos e baixos, com muitos erros e quebras de saque. Cada tenista perdeu seu serviço quatro vezes e, juntas, Azarenka e Radwanska cometeram 41 erros não forçados. A parcial foi para o tie-break, e a polonesa, que errou menos (16 falhas no set) foi recompensada. Por 7/0, colocou-se à frente no jogo.

O segundo set foi totalmente diferente. Azarenka se recuperou rapidamente, parou de errar e continuou atacando mais do que sua adversária. Com 11 winners (um a menos do que em todo o primeiro set) e só cinco erros não forçados, a bielorrussa se impôs, aplicou um pneu e empurrou a decisão do jogo para o terceiro set.

O bom momento da número 3 do mundo continuou no começo do terceiro set, e Azarenka saiu na frente, quebrando o serviço de Radwanska e abrindo 3/1. Por um momento, o jogo voltou a ficar instável, com duas quebras de saque seguidas, e a polonesa ainda teve dois break points para fazer 3/3. Azarenka, no entanto, se salvou e fechou as portas. No oitavo game, outra quebra colocou a bielorrussa nas semifinais. Depois do smash no match point, Azarenka levou as mãos à cabeça e festejou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/01/azarenka-vence-jogo-instavel-contra-radwanska-e-vai-semi-na-australia.html

Gatas do dia, Sharapova e Lisicki duelam no Australian Open


FOTOS: gatas do dia, Sharapova e Lisicki duelam no Australian Open

1 de 11 fotos
slideshow
Maria Sharapova (esq.) e Sabine Lisicki duelaram pelas oitavas de final do Australian Open
Reuters

No duelo pela ponta, Rio põe sua liderança à prova contra Vôlei Futuro


Cariocas encaram time de Araçatuba em casa, nesta terça-feira, às 21h

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

Nas últimas rodadas, Rio de Janeiro e Vôlei Futuro se revezaram na liderança da Superliga feminina. Com a mesma campanha das rivais (oito vitórias e uma derrota) e um ponto de vantagem, as cariocas vão pôr o primeiro lugar à prova nesta terça-feira, às 21h, no Maracanãzinho. O SporTV transmite o duelo ao vivo.

Maior pontuadora do Rio, com 121 pontos na competição, a oposto Sheilla é uma das armas da equipe diante das paulistas. A jogadora espera que o fato de jogar em casa ajude a equipe em busca da vitória.

sheila paula pequeno vôlei montagem (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Sheila e Paula Pequeno: destaques do duelo entre Rio e Vôlei Futuro (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

- O Vôlei Futuro está com um time ainda mais forte do que na temporada passada, mais consistente, e sabemos que o bloqueio é um dos pontos fortes da equipe. Não vai ser fácil, mas nós vamos jogar em casa e contamos com esse ponto a nosso favor.
Sheilla também aposta na força do saque da equipe para manter a liderança.
- Com certeza o saque vai ser muito importante para que o nosso time jogue bem e alcance o resultado esperado. Esse é um jogo que define a liderança e vamos com tudo para conseguir a vitória.

Do outro lado, o técnico Paulo Coco diz que o Vôlei Futuro precisa estar atento aos detalhes para conseguir vencer o Rio fora de casa.

- Estamos nos preparando muito bem, cuidando muito dos detalhes. O Rio de Janeiro é muito forte, especialmente no ataque e no bloqueio. Temos que trabalhar com eficiência, pois com o passe na mão, elas têm muitas opções de ataque. São muitas jogadoras experientes, principalmente a Fernanda Venturini (levantadora), que joga muito rápido.

Confira os jogos da décima rodada
23/01 (Segunda-feira) - Já realizado
Mackenzie 1 x 3 Minas (25/23, 25/20, 17/25 e 25/21)

24/01 (Terça-feira)
Sesi x Osasco, às 20h, na Vila Leopoldina, em São Paulo (SP)
Rio de Janeiro x Vôlei Futuro, às 21h, no Maracanãzinho (SporTV transmite ao vivo)
São Caetano x Pinheiros, às 20h, no Lauro Gomes, em São Caetano
Rio do Sul x Macaé Sports, às 20h, no Artenir Werner, em Rio do Sul (SC)
São Bernardo x Praia Clube, às 20h, no Baetão, em São Bernardo (SP)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/01/no-duelo-pela-ponta-rio-poe-sua-lideranca-prova-contra-volei-futuro.html

Ou vai, ou fica: André Lima recebe proposta, mas pode ser reintegrado


Diretoria do Grêmio tem proposta do exterior; definição sai na quarta

Por Eduardo CecconiPorto Alegre
  • André Lima treina em separrado (Foto: Diego Guichard  / GLOBOESPORTE.COM)André Lima estuda propostas (Foto: Diego Guichard)
Quarta-feira é o dia marcado para André Lima conhecer seu futuro. O centroavante treina à parte do grupo principal do Grêmio desde 09 de janeiro, por estar fora dos planos do treinador Caio Júnior e da diretoria tricolor.

Mas o Grêmio recebeu proposta de um clube do exterior - cujo nome não foi revelado - e estabeleceu como prazo para concluir a negociação esta quarta, dia 25, quando o interessado tentará chegar aos valores pedidos pelos gaúchos.
O primeiro contato foi realizado, mas não houve acerto financeiro. O clube que tenta contratar André Lima enviará nesta quarta a nova proposta. Se o Grêmio aceitar, André Lima se despede dos tricolores.
Mas, se novamente a proposta estrangeira ficar aquém das ambições gremistas, André Lima será reintegrado aos treinos com o grupo principal a partir de quinta-feira, deixando a turma dos "afastados" e tornando-se alternativa para Caio Júnior.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2012/01/ou-vai-ou-fica-andre-lima-recebe-proposta-mas-pode-ser-reintegrado.html

Desafio de Vôlei 4x4 marca o tira-teima do duelo Brasil x EUA


Ricardo/Pedro Cunha e Juliana/Larissa enfrentam Rogers/Dalhausser e Kessy/Ross. Em quatro edições do evento, países somam dois títulos cada

Por GLOBOESPORTE.COMSão Paulo

Juliana e Larissa na etapa de João Pessoa (Foto: Divulgação)Juntas há sete anos, Juliana e Larissa formam atualmelhor dupla feminina do mundo (Foto: Divulgação)

Neste fim de semana, a hegemonia da maior rivalidade do vôlei de praia entre, Brasil e Estados Unidos, estará à prova no Desafio 4x4. Em quatro edições do evento, os países somam dois títulos cada: vitória verde-amarela em 2008 e 2011, e triunfo americano em 2009 e 2010. Este ano, o desempate cabe às duplas brasileiras Ricardo/Pedro Cunha e Juliana/Larissa, que enfrentam Todd Rogers/Phil Dalhausser e Jennifer Kessy/April Ross na Arena Guarapiranga, localizada na Represa de Guarapiranga (SP).

As partidas de duplas acontecem no sábado, valendo um ponto cada uma, a partir das 14h (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo SporTV. Já os quartetos duelam no domingo, disputando três pontos, às 10h, jogo que será transmitido ao vivo pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular. O país que mais pontuar será o campeão e receberá R$ 60 mil em prêmios, enquanto o vice levará R$ 40 mil.

- Espero que a gente comece o ano com vitória e que o Brasil vença nesse início de temporada olímpica. Quero ajudar a desempatar, já que está dois a dois no histórico dos confrontos. Temos um quarteto muito bom e, com certeza, o equilíbrio vai ser a tônica desses jogos. Mas nós temos um diferencial: a nossa torcida - ressaltou Pedro Cunha.

Brasil busca 1º título longe do Guarujá


Coincidentemente, as duas ocasiões em que o Brasil saiu vitorioso no evento foram disputadas no Guarujá, no litoral paulista, enquanto os americanos levaram a melhor nos jogos no Alto da Lapa (SP) e em Serra (ES).

Para quebrar esse tabu, o país aposta na experiência: Ricardo, três vezes medalhista olímpico (bronze em Sidney-2000, ouro em Atenas-2004 e bronze em Pequim-2008), disputa o Desafio desde sua primeira edição, em 2008; Já Juliana e Larissa, hexacampeãs do Circuito Mundial
(2005/2006/2007/2009/2010/2011), vão competir pela terceira vez. Dos representantes brasileiros, só Pedro Cunha participará pela primeira vez do torneio. Mas a tarefa não será simples, pois do outro lado da quadra os americanos contam com a atual dupla masculina campeã mundial e medalhista de ouro nas Olimpíadas de Pequim, além das campeãs mundiais de 2009.

Ricardo e Pedro Cunha em Fortaleza (Foto: Divulgação/CBV)Ricardo ( ao fundo) e Pedro Cunha, que vai fazer sua estreia no Desafio 4x4 (Foto: Divulgação/CBV

FONTE:

Prêmio Friedenreich 2012: Túlio Maravilha começa com a corda toda


Folclórico atacante vem brilhando pelo CSE. André Cassaco (Horizonte) e Rafael Paty (Cametá) lideram a primeira parcial de artilheiros da temporada

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

André Cassaco (Foto: Natinho Rodrigues/Agência Diário.)André Cassaco, do Horizonte, é artilheiro do Brasil
em 2012 (Foto: Natinho Rodrigues/Agência Diário.)

Foi dada a largada para o Prêmio Friedenreich de 2012 - que lista os principais goleadores da temporada no futebol brasileiro. E a disputa deste ano promete ser ainda mais acirrada com os craques Luís Fabiano (São Paulo) e Adriano (Corinthians) começando a temporada no país. Neste primeiro mês, jogadores de clubes de menor expressão têm tido destaque. Com quatro gols cada, André Cassaco (Horizonte-CE) e Rafael Paty (Cametá-PA) são os líderes até o momento.

Mais 11 atletas vêm logo abaixo com três gols. Um deles é o folclórico atacante Túlio Maravilha. Apesar de ter começado o ano no Bonsucesso-RJ, o artilheiro acertou com o CSE e vem tendo sucesso imediato no clube alagoano. A média de um gol por partida tem ajudado no sonho para chegar aos mil (segundo as contas de Túlio, faltam 22 para a marca).

tulio maravilha cse (Foto: Felipe Araújo/Primeira Edição)Túlio Maravilha se adaptou rapidamente ao futebol alagoano (Foto: Felipe Araújo/Primeira Edição)

Outro jogador conhecido que teve um excelente início de 2012 foi o baixinho Clodoaldo, que ganhou notoriedade em 2003, quando defendia o Fortaleza. Agora, pelo Juazeirense-BA, o atacante já marcou três vezes em duas partidas e deixou a sua equipe na terceira colocação do Campeonato Baiano.

Contando somente jogadores de clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, quem aparece com força para esta temporada é o atacante Neto Baiano. Ele marcou três vezes na goleada do Vitória por 6 a 1 e já faz planos para faturar a artilharia do estadual.

- Quero ser o artilheiro do Campeonato Baiano e levar o Vitória para o lugar que ele merece: ser campeão baiano e subir para a Primeira Divisão - declarou.

Neto Baiano gol Vitória (Foto: Felipe Oliveira / Ag. Estado)Neto Baiano é a esperança de gols do Vitória neste ano (Foto: Felipe Oliveira / Ag. Estado)

Vencedor do prêmio no ano passado com 38 gols, o atacante Leandro Damião fará a sua estreia oficial neste ano na quarta-feira. O Internacional, clube da camisa 9, inicia a sua caminhada pelo tricampeonato da Libertadores contra o Once Caldas-COL, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do Prêmio Friedenreich: a primeira divisão de cada estadual, as Séries A a D do Brasileiro, a Libertadores, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/01/premio-friedenreich-2012-tulio-maravilha-comeca-bem-temporada.html

Larissa Riquelme será ring girl em evento de MMA disputado em Manaus


Musa paraguaia participará do evento Amazon Forest Combat 2, em março

Por SporTV.comManaus

A musa da última Copa do Mundo agora vai esbanjar sua beleza em volta de um octógono. O evento Amazon Forest Combat confirmou, através de seu Twitter pessoal, que a bela paraguaia Larissa Riquelme será a ring girl da disputa do dia 31 de março, que marca a segunda edição da competição.
Larissa Riquelme em São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Larissa Riquelme será a nova musa do octógono em Manaus (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

- A primeira ring girl confirmada no Amazon Forest Combat 2, a musa das américas: Larissa Riquelme - informou o microblog da competição.

Aryane Steinkopf, modelo que será ring girl do Amazon Forest Combat (Foto: Reprodução/Twitter)Aryane Steinkopf, modelo também será ring girl
do Amazon Forest Combat (Reprodução/Twitter)

A intenção da organização do evento é poder trazer musas conhecidas para desfilarem charme durante o evento. Na primeira edição do Amazon Forest, no ano passado, Juju, a ex-panicat, também adotou a faceta de ring girl, fazendo a alegria dos marmanjos.
Segundo a organização do evento, a panicat Aryane Steinkopf fará dupla com Larissa sendo a segunda ring girl confirmada para o evento. Juntas, as duas prometem chamar ainda mais atenção ao evento de Artes Marciais Mistas da Amazônia.

Na primeira edição do Amazon Forest Combate, dez mil pessoas estiveram na Arena Amadeu Teixeira para assistir à despedida de Royler Gracie.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/combate/noticia/2012/01/larissa-riquelme-sera-ring-girl-em-evento-de-mma-disputado-em-manaus.html

Santos homenageia Neymar e inaugura Espaço Puskas na Vila


Atacante comemora mais uma conquista individual e revela novo objetivo na carreira: 'Eu sonho em fazer um gol de bicicleta, que ainda não fiz', diz

Por Adilson Barros e Leandro CanônicoSantos, SP

museu santos neymar (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)Conquistas de Neymar em 2011 no Espaço Puskas(Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)

O golaço de Neymar contra o Flamengo no último Campeonato Brasileiro e eleito pela Fifa o mais bonito do ano passado foi eternizado pelo Santos. A diretoria alvinegra inaugurou nesta terça-feira o Espaço Puskas no Memorial das Conquistas do clube, na Vila Belmiro, em homenagem ao prêmio vencido pelo atacante do Peixe.

- A homenagem é fantástica, estou muito feliz. Marcar o nome na história do Santos, com placa de melhor gol do mundo. É um sonho que está sendo realizado - disse o jogador.

Ao falar sobre a jogada, Neymar destacou a importância de Borges no lance do gol contra o Rubro-Negro carioca, agradeceu as homenagens recebidas e revelou um novo objetivo para a carreira: marcar um gol de bicicleta.

- Pensei aqui e não consegui achar um gol mais bonito do que esse. É esse que vai ficar marcado na minha carreira. Mas eu sonho em fazer um gol de bicicleta, que ainda não fiz - contou.

Principal esperança do Santos na disputa do Campeonato Paulista e da Copa Libertadores no primeiro semestre deste ano, Neymar não se mostra acomodado com tantas premiações individuais e espera aumentar sua coleção de títulos nesta temporada.

- Espero que esse ano seja melhor que 2011, com mais conquistas pessoais e novos títulos com o Santos - afirmou.

neymar santos museu (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)Neymar ganhou também estátua de lata no Memorial do clube (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)

O presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, comandou a inauguração do espaço e foi só elogios ao atleta. Além do Prêmio Puskas, o local conta também com uma estátua de lata do atacante, a chuteira usada por ele na partida histórica contra o Flamengo, vencido pelo clube carioca por 5 a 4, e os títulos de Rei da América de 2011 e também o de melhor jogador da Copa Libertadores.

- Ídolo ele já é. Não só pelas qualidades como atleta, mas como ser humano também. Ele vai virar um mito - declarou o dirigente.

No último dia 9 de janeiro, Neymar participou da festa da Bola de Ouro da Fifa, em Zurique, na Suíça, quando recebeu o Prêmio Puskas. Na briga pelo gol mais bonito de 2011, o santista superou o argentino Lionel Messi, do Barcelona, e o inglês Wayne Rooney, do Manchester United

Clique aqui e assista a vídeos do Santos


museu santos neymar (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)Neymar autografa Espaço Puskas, inaugurado nesta terça-feira (Foto: Leandro Canônico /

FONTE:
 

Nadal discute com árbitro brasileiro, vira jogão e vai à semi contra Federer


A um ponto de ficar atrás por 2 sets a 0, número 2 do mundo sai de buraco,
derrota Tomas Berdych em 4h16m e segue vivo no Australian Open

Por GLOBOESPORTE.COM
Melbourne, Austrália

No primeiro set uma discussão com árbitro brasileiro Carlos Bernardes. No segundo, um set point de um inspirado Tomas Berdych. Rafael Nadal superou os nervos, o rival e, depois de 4h16m, garantiu uma suada vaga nas semifinais do Australian Open. O triunfo por 6/7(5), 7/6(6), 6/4 e 6/3, colocará o atual número 2 do mundo em um raro confronto com Roger Federer antes da decisão de um Grand Slam

Rafael Nadal tênis Australian Open quartas  (Foto: Reuters)Rafael Nadal vibra intensamente com um de seus 57 winners na partida (Foto: Reuters)

Nadal e Federer já se enfrentaram 26 vezes na carreira, mas uma semifinal em um Grand Slam é coisa rara. Como ambos se revezaram nos postos de número 1 e 2 do mundo pela maior parte dos últimos cinco anos, espanhol e suíço praticamente só se encontraram em decisões. A única semifinal de grande porte entre eles foi há mais de seis anos, em Roland Garros/2005. Nadal venceu e, dois dias depois, foi campeão do torneio.

Polêmicas com árbitro em momentos decisivos


O jogo entre Nadal e Berdych ganhou drama no 12º game, com Nadal sacando em 5/6. Após um par de devoluções excelentes de Berdych, o espanhol se viu diante de três set points seguidos. O tcheco teve uma bola fácil logo no primeiro set point, mas afundou uma direita na rede. No segundo, um rali de 29 golpes, sempre com Berdych no ataque, acabou com um contra-ataque lindo de Nadal, que teve de defender várias bolas complicadas. O número 2 ainda se salvou de dois outros set points com ótimos saques e, em seguida, forçou o tie-break.
Rafael Nadal tênis Australian Open quartas Carlos Bernardes (Foto: Reuters)Nadal se desepera ao não poder ver o replay
durante o tie-break do primeiro set (Foto: Reuters)

O tie-break trouxe mais emoção e polêmica. Com o placar em 5/5, uma bola de Berdych que quicou fora causou polêmica. Nadal, após devolvê-la, ficou esperando que o juiz de linha marcasse fora, mas o oficial deu bola boa, e Berdych rebateu. O espanhol começou a correr na direção da bola, mas desistiu e pediu o replay. O árbitro brasileiro Carlos Bernardes disse que Nadal demorou a pedir o recurso eletrônico e não concedeu o benefício, dando o ponto ao tcheco. Com o set point, Berdych disparou um ace e fechou o set.

Clique aqui e confira no blog Saque e Voleio o vídeo da discussão


A segunda parcial teve mais polêmicas envolvendo marcações. Sacando em 5/3 e 15/30, Nadal fez um bom saque, que Berdych não conseguiu devolver. Um juiz de linha, porém, deu bola fora. Quando o replay confirmou que a bola tocou na linha, Carlos Bernardes ordenou que o ponto fosse disputado novamente. Nadal perdeu o ponto e, em vez de 30/30, o placar ficou em 15/40. Berdych converteu o segundo break point e finalmente conseguiu sua primeira quebra.

O número 2 ainda conseguiu um set point no 12º game, mas Berdych encaixou um bom saque e matou o ponto junto à rede. O segundo tie-break foi tão emocionante e parelho quanto o primeiro. O tcheco foi o primeiro a conseguir um set point, mas subiu à rede e errou um voleio. Berdych, então, errou duas direitas consecutivas, e o jogo ficou empatado em 1 set a 1.

O tcheco não se mostrou abalado e começou o terceiro set acertando outras ótimas devoluções e quebrando o saque de Nadal, mas não conseguiu manter o ritmo. Aos poucos, o espanhol melhorava na devolução e, ao mesmo tempo, Berdych perdia precisão do fundo de quadra. O número 2, que perdia por 2/0, quebrou o rival duas vezes seguidas, fez 4/2 e tomou controle. Sem ser ameaçado, manteve a frente até fechar em 6/4.

Outro golpe forte do espanhol veio já no primeiro game do quarto set. Na defensiva e muito atrás da linha de fundo, Nadal achou uma paralela de esquerda para quebrar o saque de Berdych. Vencendo, mas sendo pressionado no sexto game, o número 2 do mundo reclamou outra vez do árbitro brasileiro. No lance em questão, um break point, Berdych devolveu um saque para fora, mas pediu o replay, argumentando que o serviço do espanhol havia saído. Nadal argumentou que era tarde para a solicitação do recurso, já que o tcheco só se manifestou quando viu que sua bola tinha saído, mas Carlos Bernardes concedeu o replay.
Nadal teve de repetir o saque - o primeiro tinha mesmo saído -, mas salvou os dois break points e se manteve na dianteira. Berdych passou aperto no quinto e no sétimo games, mas seguiu lutando. No nono, porém, ele finalmente cedeu. Com uma bela devolução de Nadal, o tcheco perdeu outro saque e o jogo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/01/nadal-discute-com-arbitro-brasileiro-vira-jogao-e-vai-semi-contra-federer.html

Por R$ 4,6 milhões, São Paulo fecha a contratação do atacante Osvaldo


Tricolor comprou 50% dos direitos econômicos do jogador, que assinou por quatro anos. Ele usará a camisa 17 e será apresentado ainda nesta semana

Por Marcelo PradoSão Paulo

O São Paulo segue se reforçando para acabar em 2012 com o jejum de títulos que já dura três anos. Depois de Edson Silva, Maicon, Fabrício, Cortês, Paulo Miranda e Jadson, o clube fechou nesta terça-feira com o atacante Osvaldo, que se destacou no último Campeonato Brasileiro com a camisa do Ceará. Ele assinou contrato com o time do Morumbi por quatro temporadas e será o dono da camisa 17. Sua apresentação ocorrerá ainda nesta semana.

Osvaldo assina contrato com o São Paulo (Foto: Rubens Chiri / Site oficial do São Paulo FC)Osvaldo assina contrato com o São Paulo (Foto: Rubens Chiri / Site oficial do São Paulo FC)

Para contratar o jogador, o São Paulo pagou € 2 milhões (R$ 4,6 milhões) ao Al-Ahli por 50% dos direitos econômicos do atacante. O clube dos Emirados Árabes segue com a outra metade. Cruzeiro e Corinthians eram outros clubes que tinham interesse no atleta.

Osvaldo chega para dar mais opções ao ataque do São Paulo, que hoje conta com Luis Fabiano, Fernandinho e Willian José. Ele teve o aval do técnico Emerson Leão que, ao ser consultado pela diretoria, disse que se tratava de uma contratação importante.

- Já havia o OK para a chegada do Osvaldo lá atrás. Quando o jogador tem qualidade e é promissor, não precisa nem me consultar – ressaltou o treinador, quando questionado sobre o jogador na entrevista coletiva cedida após a goleada sobre o Botafogo, no último domingo.

O diretor de futebol do clube do Morumbi, Adalberto Baptista, disse em entrevista ao site oficial que o jogador terá muito sucesso em seu novo clube.

- O Osvaldo é um jovem talento em quem o São Paulo deposita grande confiança. Seu estilo de jogo tem muito para agregar e qualificar nossa equipe. Esperamos que consiga repetir aqui o mesmo futebol envolvente que demonstrou no Ceará - ressaltou o dirigente.

Osvaldo e Rogério Ceni no São Paulo (Foto: Rubens Chiri / Site oficial do São Paulo FC)Osvaldo cumprimenta o goleiro Rogério no CT do Tricolor (Foto: Rubens Chiri / Site oficial do São Paulo FC)

O atacante tem 24 anos e iniciou sua carreira no futebol profissional pelo Fortaleza, com 19 anos, em 2006. Em 2009, foi contratado pelo Al Ahli, onde teve pouquíssimas oportunidades, já que sofreu uma séria lesão no dedão direito e ficou três meses sem poder colocar o pé no chão. Após se recuperar, foi deixado de lado pelos dirigentes, tanto que só voltou a jogar no ano seguinte, quando foi emprestado para o Braga-POR. No ano passado, viveu o melhor momento de sua carreira com a camisa do Ceará no Campeonato Brasileiro.

Clique aqui e assista a vídeos do São Paulo
Osvaldo e Luis Fabiano no São Paulo (Foto: Rubens Chiri / Site oficial do São Paulo FC)Osvaldo já foi ao CT e foi recebido por Luis Fabiano (Foto: Rubens Chiri / Site oficial do São Paulo FC)

FONTE:

No milésimo jogo, Federer passa por Del Potro e vai à semi em Melbourne


Suíço disputará uma semifinal de Grand Slam pela 30ª vez na carreira

Por GLOBOESPORTE.COM
Melbourne, Austrália

Pela milésima vez, Roger Federer entrou em quadra em um torneio de nível ATP. E pela 814ª vez, o suíço saiu vitorioso. Com uma atuação digna de uma data histórica, o atual número 3 do mundo fez 6/4, 6/3 e 6/2 em cima do argentino Juan Martín del Potro e avançou às semifinais do Australian Open pela nona vez seguida.
Roger Federer tênis Australian Open quartas (Foto: Reuters)Roger Federer termina uma partida oficial pela milésima vez na carreira  (Foto: Reuters)
Tetracampeão do torneio, o suíço também alcançou a 30ª semifinal de Grand Slam na carreira. A marca é a segunda melhor do tênis na Era Aberta (a partir de 1968), ficando atrás apenas do americano Jimmy Connors, que chegou a 31.
Connors também detém o recorde de maior número de vitórias em Grand Slams, com 233, mas Federer pode ultrapassá-lo ainda em Melbourne - se vencer mais dois jogos e conquistar o título. Ao derrotar Del Potro, o suíço chegou a 232 triunfos.
No jogo desta quarta, Federer entrou em quadra impecável, atacando a esquerda de Del Potro, subindo à rede e usando curtinhas. O argentino, sufocado, cedeu uma quebra no segundo game e teve de salvar break point no quarto para se manter na parcial. Aos poucos, Delpo foi entrando no jogo, e Federer deu uma chance no sétimo game, cedendo a quebra.
Com o placar em 4/4, o primeiro empate depois do primeiro game, Federer brilhou. Disparou uma sequência bolas vencedoras e confirmou o saque. Depois, com duas direitas indefensáveis, chegou a dois set points no serviço de Del Potro. O argentino sentiu a pressão, fez uma dupla falta e perdeu o set por 6/4.
O número 3 do mundo aproveitou o momento favorável e quebrou o saque do sul-americano logo no começo da segunda parcial. Del Potro conseguia atacar com sua potente direita, mas não com a frequência necessária para emparelhar o jogo.
O argentino, porém, teve chances para devolver a quebra quando Federer sacava em 5/3. Foram quatro break points, mas o suíço salvou-se de todos. No último, após um erro de Del Potro, Federer soltou um berro de alívio. Dois pontos depois, finalmente fechou a parcial em 6/3 e se colocou à frente por 2 sets a 0.
O terceiro set foi mais do mesmo. O sul-americano já começou a parcial sem aparentar poder ou ânimo para tentar uma reação, e Federer aproveitou. Como fez no começo, abriu com uma quebra e disparou na frente. O suíço não ficaria mais muito tempo em quadra. Com um backhand na paralela, fechou seu milésimo jogo e passou às semifinais.