sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Rio de Janeiro atropela o Minas em casa e assume liderança da Superliga


Equipe carioca vence rivais mineiras e alcança o topo da tabela da disputa

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Foi fácil. Disposto a assumir a ponta da tabela da Superliga, o Rio de Janeiro não tomou conhecimento do Minas na noite desta terça-feira no Maracanãzinho. A equipe do técnico Bernardinho derrotou as mineiras por 3 sets a 0, parciais 25/19, 25/12 e 25/17, e é a nova líder da Superliga feminina 2011/2012.

Rio de Janeiro vôlei comemoração (Foto: Daniel Ramalho / adorofoto)Rio de Janeiro comemora vitória sobre o Minas no Maracanãzinho (Foto: Daniel Ramalho / adorofoto)

Com a vitória, o Rio de Janeiro chegou aos 21 pontos, mesma pontuação de Vôlei Futuro e Osasco. O time carioca, no entanto, leva vantagem no aproveitamento de sets. Juciely foi a maior pontuadora da partida, com 15 pontos. A ponteira Régis foi eleita a melhor jogadora em quadra.

- Estava precisando fazer uma boa partida, estava devendo isso a mim mesma. Treinamos muito para conseguir esse resultado. O segredo era marcar bem e o bloqueio funcionar. E tudo funcionou muito bem - disse Régis.

A central Juciely destacou a importância da vitória neste momento da competição.

- As mineiras estão entre as favoritas para terminar entre as quatro primeiras da Superliga. Está todo mundo de parabéns, especialmente a Régis, que fez uma grande partida.

O Rio volta à quadra no próximo sábado, contra o Pinheiros, em São Paulo, às 12 horas. O jogo terá transmissão ao vivo do SporTV.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/01/rio-de-janeiro-atropela-o-minas-em-casa-e-assume-lideranca-da-superliga.html

Com vitória rotineira, Rafa Nadal é primeiro nas oitavas em Melbourne


Número 2 do mundo passa por qualifier e segue sem perder sets no torneio

Por GLOBOESPORTE.COM Melbourne, Austrália

Muitas trocas de bola, poucos erros não forçados e uma vitória que nunca esteve ameaçada. O triunfo de Rafael Nadal nesta sexta-feira no Australian Open teve todos os elementos de um jogo típico do número 2 do mundo contra um rival claramente inferior. Por 6/2, 6/4 e 6/2, em 1h55m, Nadal bateu o qualifier Lukas Lacko (119 do mundo) e se tornou o primeiro tenista classificado para as oitavas de final do Grand Slam australiano.

Rafael Nadal tênis Australian Open 3r (Foto: Getty Images)Rafael Nadal cometeu 19 erros não forçados em três sets  (Foto: Getty Images)

Lacko até deu trabalho no comecinho do primeiro set. Depois de perder o saque no primeiro game, o eslovaco lutou e devolveu a quebra no segundo. O azarão ainda equilibrou vários games, mas quase sempre foi superado nos pontos decisivos.

Nadal terminou a partida com 27 bolas vencedoras e 19 erros não forçados, contra 17 e 30 do adversário, respectivamente. O número 2 do mundo vai enfrentar o compatriota Feliciano López (19 do mundo), que venceu um emocionante jogo de cinco sets contra o americano John Isner (17): 6/3, 6/7(3), 6/4, 6/7(0) e 6/1 em 3h26m.

Depois de vencer o primeiro set e conseguir uma quebra de vantagem no segundo set, López bobeou e cometeu quatro duplas faltas quando sacava para abrir 2 a 0. Isner se recuperou na parcial e forçou o tie-break, quando pôde impor seus potentes saques e empatar em 1 set a 1. O americano não se mostrava totalmente recuperado da longa partida de mais de 4h na segunda rodada, e López levava vantagem nos pontos longos. Assim, o espanhol venceu o terceiro set e parecia rumar para um triunfo não tão complicado.

No começo do quarto set, Isner já não se deslocava tão bem, mas seguia sacando bem e mantendo a parcial parelha. Mais uma vez, os dois jogadores foram para o tie-break e, como aconteceu antes, Isner foi superior, vencendo pot 7/0.

Foi o último gás do americano. No quinto set, já com quase 3h de jogo, López estava inteiro, enquanto seu adversário se movia cada vez menos. Não houve drama. O espanhol conseguiu duas quebras e não voltou a falhar com seu serviço. Por 6/1, lópez avançou pela primeira vez às oitavas na Austrália.

Blog Saque e Voleio resume o quinto dia de jogos no Australian Open


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/01/com-vitoria-rotineira-rafa-nadal-e-primeiro-nas-oitavas-em-melbourne.html

Oswaldo comanda mais um coletivo na despedida alvinegra de Saquarema


Delegação do Botafogo volta nesta sexta-feira para o Rio e estreia domingo contra o Resende. Sem novidades no time, Jobson faz treino físico isolado

Por Thales Soares Direto de Saquarema, RJ

Enquanto aguarda uma definição do caso Rojas, que teve sua contratação colocada em dúvida por causa de um problema cardíaco, o Botafogo finalizou sua preparação em Saquarema para a estreia do time no Campeonato Carioca, domingo, às 19h30 (de Brasília), contra o Resende, no Engenhão. Nesta sexta-feira, o técnico Oswaldo de Oliveira comandou mais um treinamento coletivo para entrosar ainda mais os titulares.

Jobson treino Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Jobson faz treinamento físico no Botafogo e não participa de coletivo (Foto: Thales Soares/Globoesporte.com)

Mais uma vez, a escalação foi a mesma do início da pré-temporada: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel, Elkeson e Andrezinho; Loco Abreu. A novidade foi a ausência de Jobson do coletivo, já que vinha participando do time reserva constantemente. Suspenso por doping até março, o atacante, reintegrado para a temporada após problemas indisciplinares, fez apenas um treinamento físico no campo.

Depois do treinamento da manhã desta sexta, a delegação do Botafogo vai almoçar no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) antes de voltar para o Rio. Na chegada, todos serão liberados. A reapresentação está marcada inicalmente para sábado pela manhã, no Engenhão, para uma última movimentação. A partir daí, concentração para o jogo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/01/oswaldo-comanda-mais-um-coletivo-na-despedida-de-saquarema.html

Caso Rojas: diretoria adia definição da contratação para próxima semana


Lateral chileno teve um problema no coração detectado em exame clínico antes de assinar e seguirá no Rio até que o clube, com calma, se defina

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro e Saquarema

A novela que se transformou a oficialização de Rojas no Botafogo ganhará mais alguns dias extras. A diretoria gostaria de resolver o caso com rapidez para recorrer, se preciso, a um plano B antes do início do Campeonato Carioca. Mas não é isso que vai acontecer. Como é feriado prolongado no Rio de Janeiro, o caso ficou para semana que vem. Assim, o Alvinegro poderá decidir, com calma, se o problema cardíaco detectado nos exames clínicos é importante o suficiente ou se os testes realizados pelo lateral-esquerdo no Chile são capazes de garantir a validade do contrato.

Rojas segue no Rio de Janeiro, hospedado em um hotel da Zona Sul da cidade, aguardando como nos últimos oito dias. E sem treinar em General Severiano ainda. O vínculo seria de três anos, e o Botafogo pagará R$ 2 milhões, à vista, à Universidad de Chile, que está de sobreaviso e, apesar de já ter dado adeus ao capitão, observa o caso e não contratou nenhum substituto.

O dinheiro da transação será empregado até o fim do mês em outro reforço se o chileno for reprovado. A expectativa é a de trazer um outro lateral, mas o zagueiro nipo-brasileiro Marcus Túlio Tanaka, do Nagoya Grampus, antigo sonho de Oswaldo de Oliveira, não saiu da pauta.

A decisão de cautela sobre o jogador é baseada no respeito com a vontade dele de se transferir para o Glorioso, fato primordial para o avanço das conversas, no começo do ano. E também assegura que o corpo médico alvinegro contate outro especialista para ouvir um segundo parecer. No domingo, contra o Resende, às 19h30, no Engenhão, quem desempenhará a função na estreia da equipe no Carioca é Márcio Azevedo, titular, ao menos, ao longo da Taça Guanabara.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/01/caso-rojas-diretoria-adia-definicao-do-acerto-para-proxima-semana.html

Delegada diz que Marcelinho Paraíba pode pegar pena de seis a 10 anos


Herta de França quebrou o silêncio e concedeu entrevista coletiva nesta sexta

Por Phelipe Caldas e Silas BatistaJoão Pessoa e Campina Grande

Marcelinho Paraíba sendo transferido para Penitenciária (Foto: Chico Martins / Futura Press / Ag. Estado)
Add caption
Na época, o jogador Marcelinho Paraíba chegou a ficar algumas horas preso em penitenciária de Campina
(Foto: Chico Martins / Futura Press / Ag. Estado)


delegada herta de frança em campina grande (Foto: Nicolau de Castro / Jornal da Paraíba)Delegada Herta de França diz que laudo comprova
'beijo lascivo' de Marcelinho contra a vítima
(Foto: Nicolau de Castro / Jornal da Paraíba)
A delegada Herta de França falou nesta sexta-feira em Campina Grande sobre o inquérito em que ela indicia o jogador de futebol Marcelinho Paraíba (do Sport Recife), acusando-o formalmente do crime de estupro. Ela diz que os laudos feitos constataram “lesão leve nos lábios" da advogada Rosália Zabatos de Abreu que indicam “beijo lascivo”, que é o dado sem permissão. Assim, o atleta foi indiciado pelo artigo 213 do Código Penal, que fala sobre o crime de estupro, e se condenado pode pegar pena de seis a 10 anos de prisão.
- O laudo da perícia traz elementos suficientes para indiciar o jogador – resume a delegada em entrevista coletiva realizada na Central de Polícia da cidade, a segunda mais importante da Paraíba.
Precisou o delegado regional de Campina Grande, Wagner Dorta, enviar uma diligência a residência da delegada convocando-a para comparecer à Central de Polícia. A entrevista coletiva aconteceu no local a mando de Dorta.Assim, a delegada quebra um silêncio que começou na última quarta-feira, quando o conteúdo do inquérito vazou para a imprensa já no final da noite. Durante toda a quinta-feira a delegada se isolou, não atendendo aos telefonemas e não comparecendo à Delegacia da Mulher (em que ela é titular). Ela, inclusive, não pretendia conversar com a imprensa.
No encontro com a imprensa, ela disse também que a peça processual foi enviada ao Ministério Público da Paraíba, ao qual cabe decidir se o caso será levado à justiça ou se será arquivado.
 O advogado de Marcelinho, Afonso Vilar, falou sobre o caso e disse que já esperava a decisão (assista ao vídeo ao lado).
Entenda o caso
Marcelinho Paraíba foi preso ao lado de mais três amigos: João Crivaldo da Silva, Leandro Silva e Wellington Porto da Silva. Além da acusação de estupro que pesa contra Marcelinho, os quatro ainda foram enquadrados na acusação de desacato à autoridade policial e resistência à prisão.
O grupo participava de uma festa em Campina Grande, terra natal do jogador, para comemorar a boa campanha de Marcelinho Paraíba na Série B de 2011. Ele marcou 12 gols pelo Sport e foi peça determinante para o acesso do clube à Série A.
Por volta das 4h30, Marcelinho teria tentado beijar a força a vítima. Ela é irmã do também delegado de Polícia Civil Rodrigo Pinheiro. Os advogados do jogador confirmam a tentativa de beijo, mas disseram que o atleta não passou disto.
Marcelinho Paraíba preso  (Foto: Futura Press)Marcelinho Paraíba ficou preso por 12 horas em
novembro de 2011 e agora é inidiciado por estupro
(Foto: Futura Press)
O irmão da vítima, no entanto, que foi quem chamou a polícia e formulou a acusação, diz que Marcelinho Paraíba passou para a agressão diante da recusa da mulher em beijá-lo. Ele teria puxado o cabelo dela e a mordido. O irmão, que também vai responder a processo sob a acusação de ter feito disparos dentro da casa do jogador, diz ainda que ele tentou estuprá-la.
Histórico
Esta não é a primeira vez que Marcelinho Paraíba se envolve em polêmicas. Em janeiro de 2010, inclusive, ele foi condenado a seis meses de prisão em regime aberto acusado de agredir um homem em uma casa de show de Campina Grande, em junho de 2004. Tal como agora, o atleta estava em sua cidade natal comemorando o final da temporada (na época ele jogava no futebol europeu, cujo calendário termina no meio do ano) e se envolveu na briga.
Dois anos antes, em 2002, a primeira confusão grave. Marcelinho foi detido aparentemente bêbado dirigindo em alta velocidade na Alemanha. Depois, já como atacante do Wolfsburg, também no país europeu, ele foi acusado de se envolver em uma briga numa boate de Berlim, em que teria quebrado uma garrafa de cerveja no rosto de um outro cliente.

Federer salva set point, vence e está nas oitavas


Número três do mundo precisou de 2h17 para superar o croata Ivo Karlovic por 3 sets a 0

Federer salva set-point, bate gigante e aguarda Tomic (Foto: Barbara Walton/EFE) Federer aguarda Tomic ou Dolgopolov (Foto: Barbara Walton/EFE)

TENISNEWS
Publicada em 20/01/2012 às 09:03
Melbourne (AUS)

No jogo 998 de sua carreira, Roger Federer, número três do mundo, continuou dando show no Aberto da Austrália. Na madrugada desta sexta-feira, o suíço garantiu a sua vaga nas oitavas de final do torneio, após eliminar o gigante croata Ivo Karlovic, número 57 do mundo.

O suíço ex-número 1 do mundo superou o croata Ivo Karlovic, 2,08m, por 3 sets a 0 com parciais de 7-6 (8-6), 7-5 e 6-3, em 2h17min de jogo. Essa foi a vitória número 230 em Grand Slams do Federer.

 Vale lembrar que recordista é o americano Jimmy Connors com 233 partidas ganhas.Federer teve de lutar contra o forte serviço do croata, que ao longo da partida totalizou 15 aces. No primeiro set, sem quebras, a partida só foi decidida no tie-break, com Karlovic tendo um set point a seu favor no 6-5, porém, com uma jogada espetacular, o suíço salvou o set point para em seguida obter um mini break e confirmar o set com um ótimo winner de direita, fechando a parcial em 8-6 no tie break.

No segundo set a partida permaneceu muito equilibrada com os dois tenistas confirmando os seus serviços. Karlovic mesmo levando muitas passadas continuava a subir na rede, enquanto Federer prosseguia com os seus winners de fundo de quadra. Quando a partida se encaminhava para o tie-break, o croata sacando em 5-6 sucumbiu a pressão de enfrentar Roger Federer na quadra central, e jogando um game muito abaixo do esperado teve o seu serviço quebrado e o set perdido em 7-5.

Na terceira etapa da partida Federer manteve a tranquilidade de sempre e quebrou o saque do croata no quarto game da partida abrindo 4-1. Karlovic continuava com sua série incrível de aces, porém já era tarde. Sem perder nenhum serviço e jogando de maneira perfeita no fundo de quadra o suíço fechou o terceiro set em 6-3, garantindo assim sua vaga para as oitavas de final.

Na próxima rodada Roger Federer enfrenta o vencedor do confronto entre o cabeça de chave número 13, Alexandr Dolgopolov contra a sensação australiana Bernard Tomic, 38° colocado, que se enfrentam nessa manhã de sexta-feira.

Tomic tem apenas 19 anos e foi quadrifinalista de Wimbledon no ano passado. Além do mais, a revelação australiana venceu três top 15 no torneio-exibição de Kooyong neste ano.

Clijsters domina na devolução, bate Hantuchova e vai às oitavas de final


Belga aguarda por possível reedição da final do Australian Open de 2011

Por GLOBOESPORTE.COM Melbourne, Austrália

Na última vez que se enfrentaram, há duas semanas, Kim Clijsters sentiu dores no quadril e abandonou quando liderava o jogo contra Daniela Hantuchova. Foi a primeira vitória da eslovaca em dez jogos contra a rival. Nesta sexta-feira, no Australian Open, o duelo teve um final mais conhecido. Por 6/3 e 6/2, em 1h15m, Kim Clijsters levou a melhor. A belga garantiu, assim, uma vaga nas oitavas de final em Melbourne.

Kim Clijsters tênis Australian Open 3r (Foto: AFP)Kim Clijsters e sua potente direita levaram vantagem na maioria dos pontos do fundo de quadra (Foto: AFP)

Atual campeã do Grand Slam australiano, Clijsters fez a diferença com a devolução de saque, vencendo 54% dos pontos iniciados por Hantuchova. A belga agora, na tentativa de defender seu título no Australian Open, avança para enfrentar a vencedora do jogo entre a chinesa Na Li (número 6 do ranking) e a espanhola Anabel Medina Garrigues (28).

Caso Li triunfe, chinesa e belga reeditarão nas oitavas o duelo que decidiu o Australian Open do ano passado. Na ocasião, Clijsters triunfou por 3/6, 3/6 e 6/3 e conquistou seu quarto título de Grand Slam. A campanha em Melbourne também fez a belga assumir por uma semana a liderança do ranking da WTA.

Clijsters começou o jogo desta sexta-feira mais firme, ameaçando o serviço de Hantuchova. A eslovaca também jogava bem e salvou quatro break points antes de finalmente mandar uma bola para fora e ceder a quebra. A ex-número 1, contudo, vacilou na sequência. Sem conseguir encaixar um primeiro saque, Clijsters viu Hantuchova devolver a quebra com um retorno vencedor. Pouco adiantou. Do fundo de quadra, a belga era superior, e nova quebra no oitavo game resolveu o set. Pouco depois, Clijsters enfim sacou e fechou o set por 6/3.

A segunda parcial começou como acabou a primeira: Clijsters quebra Hantuchova. A eslovaca teve uma chance de reagir no segundo game, quando teve três break points seguidos. No terceiro deles, com Clijsters praticamente batida no ponto, Hantuchova mandou uma direita não forçada para muito longe. A belga confirmou o serviço e voltou a dominar. Outra quebra no quinto game deu 4/1 de frente para a ex-número 1.
A eslovaca lutava e esboçou uma reação quando devolveu uma das quebras, mas seu saque pouco incomodava a belga. Clijsters voltou a quebrar no sétimo game para abrir 5/2 e, em seguida, sacou para fechar o jogo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/01/clijsters-domina-na-devolucao-bate-hantuchova-e-vai-oitavas-de-final.html

Em processo de fritura, Luxa perde o cabo de guerra com Ronaldinho


Jogador e Assis teriam a garantia da presidente Patricia Amorim de que o técnico não continuará no cargo. Joel e Renato Gaúcho estão em pauta

Por Eduardo Peixoto, Janir Jr. e Richard Souza Rio de Janeiro e Sucre, Bolívia

O caldeirão borbulhante do Flamengo virou frigideira. E dentro dela está Vanderlei Luxemburgo. Em crise com Ronaldinho Gaúcho e sem qualquer respaldo da presidente Patricia Amorim, o técnico entrou em processo de fritura. Enfraquecido, Luxa perdeu o cabo de guerra com o astro do time e vê sua permanência no comando do Rubro-Negro tornar-se cada vez mais difícil.

Ronaldinho e Assis, irmão e empresário do jogador, teriam a garantia da presidente de que o técnico não continuará no cargo. Ao camisa 10, a mandatária teria pedido tranquilidade e assegurado que o treinador será demitido após o jogo da próxima quarta-feira, contra o Real Potosí, na Bolívia, pela pré-Libertadores. O aviso foi dado em forma de ligação, domingo passado, antes do amistoso contra o Corinthians, em Londrina, enquanto o atacante se preparava para deixar o ônibus que levaria a delegação ao estádio do Café.

Vanderlei Luxemburgo e Ronaldinho no treino do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)Vanderlei Luxemburgo e Ronaldinho em Sucre: relação azedou (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Assis ouviu o mesmo, só que na última quarta-feira. Na reunião realizada na Gávea para tratar da crise entre Fla e Traffic e dos cinco meses de salários atrasados de R10 (R$ 3,75 milhões), o choque entre o jogador e Luxemburgo entrou em pauta. O empresário condicionou a permanência do craque à saída do técnico. Ou Ronaldinho, ou Vanderlei. A presidente garantiu que Luxa sai.

- Ronaldinho não fica com o Luxa. Garantiram isso a ele – disse uma pessoa ligada a Assis.

Vanderlei soube da ligação de Patricia para o jogador e entrou em contato com ela para confirmar. Na sala de embarque do aeroporto de Guarulhos (SP), ficou uma hora no telefone celular com a mandatária, andou de um lado a outro com ar preocupado e ouviu uma negativa da presidente. Patricia não repetiu o que dissera ao camisa 10.

A história também chegou aos ouvidos de Alex Silva. Contrariado com o atraso no pagamento de R$ 250 mil de luvas e irritado com o vice de finanças Michel Levy, o zagueiro decidiu que não compactuaria com a situação e tomou o caso como mais um motivo para abandonar o barco. Antes da viagem à Bolívia, deixou hotel em que a delegação se concentrava e não voltou mais.

Internamente, os nomes de Joel Santana e Renato Gaúcho estão em pauta. O primeiro tem a preferência de Patricia Amorim, enquanto um forte movimento entre os conselheiros do clube fortalece o segundo, que já teria sido inclusive sondado. A preferência de Ronaldinho também pesa. O astro da companhia sugeriu Renato, que tentou levá-lo para o Grêmio em 2011.

Crise estoura na pré-temporada
Patricia Amorim manteve longas conversas com dirigentes rubro-negros nesta quinta-feira. E ouviu conselhos sobre a gestão do futebol e ataques a Vanderlei Luxemburgo. Existe um consenso no clube de que entre o técnico e Ronaldinho Gaúcho, a permanência do ídolo seria mais benéfica do que a do treinador. Além da rixa com o vice-presidente de finanças, Michel Levy, Luxa está em processo de fritura entre conselheiros e pessoas que têm forte influência no alto escalão.

A relação Vanderlei-diretoria-Ronaldinho começou a azedar de vez durante a pré-temporada do time em Londrina. Depois de Michel Levy ter dito que “um ou dois jogadores marqueteiros estavam fazendo barulho” por conta de luvas e direitos de imagem atrasados, Luxemburgo saiu em defesa do grupo na cobrança pública por salários atrasados.



O técnico direcionou seus ataques a Levy, e fez questão de colocar um escudo em Patricia Amorim. Mas a presidente abriu fogo contra o treinador.

- Quem manda no clube sou eu. Se o treinador quer ser vice de finanças, e o vice de finanças quer ser treinador, a coisa não vai acabar bem – afirmou Patricia Amorim.

Poucos dias depois, Luxa prometeu o revide:

- De repente fui mal interpretado, ou quiseram dar um cala boca no Luxa: fica aqui e cala a boca. Vou trabalhar muito para classificar o time para a fase seguinte da Libertadores. Depois, vou me posicionar sobre tudo que aconteceu na pré-temporada.

Mas a resposta de Luxa pode ser dada já como ex-treinador do Flamengo. As declarações de Patricia Amorim irritaram Vanderlei. Durante todo o tempo em Londrina, o treinador comentou com pessoas próximas sua vontade.

- Vou largar tudo. Estão brincando com o Flamengo – ameaçou Vanderlei, em conversas com diversos membros da comissão técnica.

Além da fritura, também aconteceu o esvaziamento do técnico no episódio em que Ronaldinho Gaúcho foi flagrado pelas câmeras do hotel em Londrina entrando no quarto onde estava hospedada uma mulher.

Vanderlei vive às turras com Michel Levy, vice de finanças, e também não fala a mesma língua do diretor executivo Luiz Augusto Veloso, aliado de Patricia Amorim

Depois de ter cruzado com o camisa 10 em atitude suspeita, o treinador fez uma varredura nos arquivos de vídeos das câmeras do circuito interno do hotel. Juntou as provas e repassou para a diretoria e departamento jurídico.

O vice-presidente jurídico Rafael de Piro foi a Londrina para solucionar o caso. Apesar das claras evidências, o jogador não aparecia acompanhado da mulher nas imagens. Luxa cobrou uma atitude enérgica da diretoria, que preferiu abafar o caso e deu apenas uma advertência ao camisa 10.

Vanderlei também não fala a mesma língua do diretor executivo Luiz Augusto Veloso, aliado de Patricia Amorim.

A presidente do Flamengo dá claros sinais de desgaste com o futebol. E com Vanderlei. Ao seu redor, sofre pressão pela demissão de Luxa e a manutenção de Ronaldinho Gaúcho, que marcou a virada do problemático ano de 2010 para 2011.

FONTE>
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2012/01/em-processo-de-fritura-luxa-perde-o-cabo-de-guerra-com-ronaldinho.html

Agora treinadora, Jackie abre 'portas' da praia para jogadoras de quadra

Membro da comissão técnica das seleções femininas de base, ex-jogadora planeja intercâmbio e defende filosofia de trabalho para vôlei de praia
Por SporTV.com Rio de Janeiro

No fim dos anos 80, Jacqueline Silva trocou o vôlei de quadra pelas praias, onde conquistou o ouro olímpico. Anunciada nesta quinta-feira como nova integrante da comissão técnica das seleções brasileiras femininas Sub-19 e Sub-21 de vôlei de praia, a ex-jogadora imagina que o trajeto pode ser repetido mais vezes antes das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Por isso, fez questão de deixar as "portas" da praia abertas para quem quiser arriscar o desafio.

- Nossa expectativa é que jogadoras de quadra reforcem a praia. Não é convencer, mas abrir as portas da praia para as jogadoras de quadra. Não só as jogadoras, como os treinadores de clube. Tentar fazer um trabalho em conjunto. Os melhores jogadores de praia saíram da quadra. E anos atrás, logo que comecei a jogar, os atletas eram encontrados na praia brincando. Os treinadores passavam, viam os atletas jogando vôlei de praia e chamavam para a quadra. A gente tem que pensar que isso não pode estar separado, com ciúme ou nada disso. Uma coisa completa a outra. A gente tem a esperança de que isso seja claro e que todos possam desenvolver o trabalho junto - afirmou Jackie Silva ao "SporTV News".

Jacqueline não revela nomes, mas diz que já tem "reforços" em mente para o vôlei de praia.
Vôlei de praia jaqueline Jorge Barros Marco Antonio Albuquerque comissão técnica da base (Foto: Divulgação / CBV)Jacqueline é a nova integrante da comissão técnica
da base (Foto: Divulgação / CBV)

- Imagino jogadoras que já têm experiência, já fizeram muito até pelo país mesmo, representando a seleção brasileira e talvez queiram aceitar um desafio desse tipo. O que é importante é que esse trabalho está abrindo as portas para receber esses atletas, mostrando que vôlei de praia não é um bicho papão. É uma transição possível de fazer, principalmente para esses atletas que tem um lastro de experiência de decisões, de experiências olímpicas, de mundiais. É um atleta que já é formado, já é maduro. É o ideal nesse pouco período que temos até 2016. Não vou dar nomes porque não dá para comprometer ninguém. Mas se alguma dessas atletas tiver interesse de ao menos passar por essa experiência, nós estamos dispostos a oferecer o melhor de nosso trabalho.

A ex-jogadora comanda um núcleo de treinamento no Rio de Janeiro e espera levar essa experiência para essa nova função. Para ela, é importante um trabalho integrado entre centros de treinamentos de todo o Brasil, criando uma filosofia para o vôlei de praia no país.

- É uma rede que nós devemos criar e todo mundo seguir um mesmo plano. A gente vai tentar passar isso para desenvolver uma consciência de um jogador de voleibol de praia. Seguir uma linha, seguir um formato. Que amanhã ou depois, se não for eu nesse cargo, que outro que vier dê continuidade a esse trabalho. Mas o trabalho vai ser plantado agora. É a confederação dando suporte para fazer com que o trabalho do voleibol de praia seja bem desenvolvido de uma forma democrática, por todo o Brasil - destacou.

Como o trabalho ainda está iniciando, Jacqueline prefere não colocar muita pressão por resultados já em 2016.

- Eu acho que essa turma de Sub-19, Sub-21 tem 2016 muito perto, né? Mas tem 2020, 2024, tem que botar para frente. Porque isso é um trabalho contínuo. É difícil determinar se um jogador é capaz de, em tão pouco tempo, se adaptar e ter tanta experiência para jogar em nível olímpico, que é bem alto. Depende muito da qualidade do jogador, da consciência, requer bastante experiência de jogar, de jogar fora. Isso vai depender muito de quanto esse atleta está disponível.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2012/01/agora-treinadora-jackie-abre-portas-da-praia-para-jogadoras-de-quadra.html

Gata do dia na Austrália: alemã faz bonito e avança às oitavas de final


Julie Goerges nunca havia passado da terceira rodada em um Grand Slam

Por GLOBOESPORTE.COM Melbourne, Austrália

Julia Goerges tênis Australian Open 3r (Foto: AFP)
Fãs do tênis bonito em Melbourne Park tiveram motivo para comemorar nesta sexta-feira. A alemã Julia Goerges, uma das atletas mais belas em atividade, voltou a vencer no Australian Open e passou às oitavas de final de um Grand Slam pela primeira vez na carreira. Atual número 23 do mundo, a jovem de olhos azuis derrotou a italiana Romina Oprandi por 3/6, 6/3 e 6/1. Nas oitavas, Goerges vai duelar com a faorita polonesa Agnieszka Radwanska, oitava colocada no ranking mundial (foto: AFP).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/01/gata-do-dia-na-australia-alema-faz-bonito-e-avanca-oitavas-de-final.html

Federação do Rio divulga trios de arbitragem para estreia do Carioca


Destaque para a partida entre Bangu e Volta Redonda, no domingo, que terá a arbitragem de Grazianni Maciel Rocha

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FFERJ) divulgou nesta quinta-feira as escalas dos trios de arbitragem para a rodada de estreia da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca de 2012
.
No sábado, o jogo entre Fluminense e Friburguense, às 17h (de Brasília), no Estádio Moça Bonita, em Bangu, terá o trio de arbitragem Leonardo Garcia Cavaleiro, Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço Massarra dos Santos. No mesmo dia, Wágner do Nascimento Magalhães, auxiliado por Rodrigo Pereira Jóia e Diogo Carvalho Silva, apita o duelo entre Flamengo e Bonsucesso, às 19h30m, no Engenhão.

No domingo, o confronto entre Vasco e Americano, às 17h, no Moacyrzão, terá Rodrigo Nunes de Sá, Lilian da Silva Fernandes Bruno e André Izaura Maffra Marcelino de Sá. Já Wagner dos Santos Rosa apita a estreia do Botafogo contra o Resende, às 19h30m, no Engenhão, com os assistentes Ediney Guerreiro Mascarenhas e Marco Aurélio dos Santos Pessanha.

Entre os pequenos, destaque para a partida entre Bangu e Volta Redonda, no domingo, no Estádio Moça Bonita, às 17h, que terá a arbitragem de Grazianni Maciel Rocha com os auxiliares Eduardo de Souza Couto e Francisco Pereira de Sousa.

Confira abaixo a lista dos trios de arbitragem da primeira rodada da Taça Guanabara:
Sábado - 21/01
Madureira x Macaé - Conselheiro Galvão - 17hs
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Auxiliares: Luiz Antonio Muniz de Oliveira e Luiz Cláudio Regazone
Quarto Árbitro: Daniel Victor Costa Silva

Olaria x Nova Iguaçu - Rua Bariri - 17hs
Árbitro: Diego da Silva Lourenço
Auxiliares: Wendel de Paiva Gouvêa e Silbert Faria Sisquim
Quarto Árbitro: Celso da Silva Tavares

Fluminense x Friburguense - Moça Bonita - 17hs
Árbitro: Leonardo Garcia Cavaleiro
Auxiliares: Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço Massarra dos Santos
Quarto Árbitro: Márcio Mendes Cabral

Flamengo x Bonsucesso - Engenhão - 19:30hs
Árbitro: Wágner do Nascimento Magalhães
Auxiliares: Rodrigo Pereira Jóia e Diogo Carvalho Silva
Quarto Árbitro: Rafael Martins de Sá


Domingo - 22 de janeiro
Boavista x Duque de Caxias - Bacaxá - 17hs
Árbitro: Marcelo Venito Pacheco
Auxiliares: Michael Correia e Luiz Felippe Scofield Guerra Costa
Quarto Árbitro: Sidney Roberto de Moraes Salvino

Vasco x Americano - Moacyrzão - 17hs
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá
Auxiliares: Lilian da Silva Fernandes Bruno e Andréa Izaura Maffra Marcelino de Sá
Quarto Árbitro: José Waldson de Matos Modesto

Bangu x Volta Redonda - Moça Bonita - 17hs
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha
Auxiliares: Eduardo de Souza Couto e Francisco Pereira de Sousa
Quarto Árbitro: Tarcizo Pinheiro Caetano

Botafogo x Resende - Engenhão - 19:30hs
Árbitro: Wagner dos Santos Rosa
Auxiliares: Ediney Guerreiro Mascarenhas e Marco Aurélio dos Santos Pessanha
Quarto Árbitro: Carlos Renato Souza dos Anjos

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2012/01/federacao-do-rio-divulga-trios-de-arbitragem-para-estreia-do-carioca.html

De olho no alto da tabela, Osasco e Vôlei Futuro se encaram na Superliga


Empatadas com 21 pontos e atrás apenas do Rio de Janeiro, equipes medem forças na noite desta sexta-feira, às 18h30m, com transmissão do SporTV

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Na tabela, o número de pontos é o mesmo: 21. Sexta-feira é dia de tirar as diferenças na quadra. Segundo colocado na Superliga feminina pelo saldo de sets, o Vôlei Futuro recebe o Osasco, que vem logo atrás, em jogo válido pela nona rodada do turno. A bola sobe às 18h30m, no ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba (SP), com as duas equipes de olho no líder, Rio de Janeiro, que não joga nesta sexta. A partida terá transmissão ao vivo do canal SporTV.

Jogadoras do Vôlei Futuro comemoram vitória (Foto: Divulgação/ Vipcomm)Time do Vôlei Futuro duela em casa nesta sexta-feira (Foto: Divulgação/ Vipcomm)

- Será um jogo difícil. Os dois times já se enfrentaram muitas vezes nesta temporada. Só no Paulista, foram cinco confrontos. Isso tudo cria uma rivalidade. Por toda a história do time do Sollys/ Nestlé e por tudo que o Vôlei Futuro está fazendo, esta partida já é um clássico - afirmou o treinador da equipe de Araçatuba, Paulo Coco.

O Osasco entrará em quadra com dois desfalques: a levantadora Fabíola, que sofreu um edema ósseo no joelho direito, e a oposto americana Destinee Hooker, que foi lesionada na mão direita.

Na última rodada, o Vôlei Futuro perdeu a invencibilidade na competição, ao ser derrotado pelo Sesi-SP, por 3 sets a 2. Para Paulo Coco, a equipe precisa ter uma maior regularidade.

- O Vôlei Futuro precisa ser mais regular em quadra. Nos últimos dois jogos, disputamos 10 sets e não tivemos uma boa regularidade. Contra o Sesi, fomos eficientes no bloqueio, mas faltou uma aplicação tática. Se não mantivermos um padrão tático, nosso jogo fica descaracterizado. Temos que buscar ser mais regulares. Nosso sistema de defesa e bloqueio precisa funcionar bem contra o Osasco, que é uma equipe muito eficiente na recepção - disse Paulo.

O time do Osasco lidera quatro fundamentos da Superliga. As paulistas aparecem em primeiro lugar nos rankings de bloqueio, ataque, levantamento e recepção. Para o técnico do Osasco, Luizomar de Moura, o jogo desta sexta-feira será disputado.


- É um jogo de grandes estrelas dos dois lados. A tendência é que seja uma partida bem estudada por ambas as partes, mas acredito bastante no diferencial que o grande atleta apresenta nesses clássicos. Espero que as nossas jogadoras, mesmo estudadas, consigam fazer uma boa partida - afirmou o treinador.

Confira os outros jogos desta sexta-feira
19h30 - São Bernardo x Sesi-SP -no ginásio Baetão, em São Bernardo do Campo (SP)
20h - Praia Clube x Rio do Sul, no ginásio Praia Clube, em Uberlândia (MG)
20h - Macaé x Mackenzie, no ginásio Juquinha, em Macaé (RJ)
20h - Minas x São Caetano, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/01/de-olho-no-alto-da-tabela-osasco-e-volei-futuro-se-encaram-na-superliga.html

Wozniacki passa fácil por romena e pega Jankovic nas oitavas



A dinamarquesa Caroline Wozniacki segue firme na busca pelo primeiro título de Grand Slam de sua carreira. Nesta sexta-feira, ela derrotou com facilidade a romena Monica Niculescu por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/2 em 1h16min de disputa, e avançou às oitavas de final do Aberto da Austrália.


Líder do ranking mundial, a dinamarquesa terá nas oitavas de final seu primeiro grande desafio no Grand Slam australiano. Ela tem confronto marcado com a sérvia Jelena Jankovic, ex-número 1 do mundo, que atropelou a revelação norte-americana Christina McHale com 6/0 e 6/2.
AFP
Wozniacki deixou para trás a romena Monica Niculescu e está nas oitavas de final do Aberto da Austrália

Wozniacki e Jankovic são velhas conhecidas do circuito profissional. Já se enfrentaram sete vezes, com vantagem para a sérvia, vencedora de quatro confrontos. Mas nos últimos três jogos, nas semifinais do WTA de Dubai e Charleston, e nas quartas de final do WTA de Roma do ano passado, a vitória ficou com a dinamarquesa.


A bielo-russa Victoria Azarenka também passou sem maiores dificuldades às oitavas de final em Melbourne. Com três quebras de serviço, ela derrotou a alemã Mona Barthel, algoz da tcheca Petra Cetkovska, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4 em 1h28min de disputa na Hisense Arena.


O próximo compromisso da terceira colocada do ranking mundial é contra a tcheca Iveta Benesova, que chegou às oitavas em Melbourne ao derrotar a russa Nina Bratchikova por 6/1 e 6/3. Elas já fizeram três partidas, duas no ano passado, sempre com vitórias de Azarenka em sets diretos.


FONTE:
http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2012/01/tenis/wozniacki-passa-facil-por-romena-e-pega-jankovic-nas-oitavas.html

(Maneiro!) Clube fará ações pré-jogo e 'surpresa' na escalação


O Estádio Olímpico João Havelange abre suas portas em 2012 para o torcedor alvinegro matar a saudade daquilo que mais gosta: vibrar de perto com o Botafogo. A equipe encara o seu primeiro desafio da temporada neste domingo, às 19h30, na estreia da equipe rumo ao título da Taça Guanabara. E como não poderia deixar de ser, o reencontro entre a torcida alvinegra e o seu time do coração será marcado por uma série ações de marketing antes, durante e após a partida.

No "Jogo é show", Lopes Maravilha comanda a festa na descontraída função de "Mestre Sem Cerimônia", em evento que terá como atrações DJ, estreia da revista eletrônica no telão, visitação para torcedores nas instalações do estádio, Seleção da Galera e uma nova e inédita forma de apresentar os jogadores no telão. Um clipe com o planejamento do Marketing 2012 também será exibido: ótima oportunidade para ver o que o Botafogo reserva para o seu torcedor nesta temporada.

"Ano a ano nós temos trabalhado com o objetivo de transformar a experiência de assistir a um jogo do Botafogo no Stadium Rio num espetáculo maior do que uma partida de futebol. Neste ano vamos dar um passo à frente, o nosso projeto é ter esse conjunto de ativações ampliado jogo a jogo e ancorado por um Mestre 'Sem' Cerimônia que vai colocar ritmo e mais interatividade com a torcida", explicou Marcelo Guimarães, Diretor de Marketing do Botafogo.

Confira abaixo as atrações da partida de estreia:

Mestre Sem Cerimônia - O humorista e apresentador Lopes Maravilha comandará a festa do campo durante o pré-jogo, de onde vai interagir com os torcedores no seu estilo irreverente. Ele apresentará todas as ativações que ocorrerão no estádio com muito bom humor
.
Escalação no telão - Em 2011, o Botafogo inovou apresentando seu elenco no telão através de um clipe especialmente produzido com cada jogador. Esse ano, nova surpresa inovará mais uma vez.

Visitação - Conhecer o campo, recepcionar os jogadores e assistir aos jogos de um local privilegiado, tudo gratuitamente? Torcer para o Botafogo no estádio mais moderno da América Latina nunca foi tão prazeroso. Três torcedores serão escolhidos em promoção realizada na página oficial do clube no Facebook! Fique ligado!

Fogo na Tela - O torcedor que chegar cedo ao estádio e curtir as ações de marketing do clube poderá curtir a estreia de um novo quadro do telão do estádio: o Fogo na Tela. A revista eletrônica fará um raio-x com as principais notícias do futebol, dos esportes olímpicos, agenda cultural e terá entrevistas ao vivo.

Seleção da Galera - Onze torcedores alvinegros, escolhidos aleatoriamente, formarão a Seleção da Galera. Os contemplados serão fotografados e anunciados no telão do estádio em uma montagem na forma de escalação tradicional.


Clipe Marketing 2012 - O clipe oficial com as principais ações de marketing para 2012 será exibido no telão. Há promoções, concursos, campanhas, homenagens, enfim, uma série de projetos que o torcedor que estiver no estádio terá acesso com exclusividade e em primeira mão. O Botafogo é pioneiro na divulgação de um plano anual de marketing, o que só reforça a sua posição de vanguarda no relacionamento com o seu torcedor.


Fonte: Site Oficial do Botafogo 


FONTE:
http://www.fogaonet.com/noticia.asp?n=24028&t=maneiro+clube+fara+acoes+pre-jogo+e+surpresa+na+escalacao

Carioca 2012: fora da Libertadores, equipe é elogiada pelos rivais


Léo Moura diz que time levará tempo até se adaptar a um novo técnico, e Fernando Prass vê Botafogo em vantagem por se concentrar só no Carioca

O reforço do Botafogo com o maior currículo estará no banco de reservas. O técnico Oswaldo de Oliveira é motivo de esperança para torcedores que passaram parte de 2011 reclamando de Caio Júnior. Uma mudança de comando parece necessária para um time que, de candidato a título brasileiro, ficou até sem vaga na Libertadores.

Os rivais logicamente respeitam o Botafogo, mas apresentam visões diferentes sobre o que encontrarão pela frente. Léo Moura acha que o time alvinegro pode demorar a se adaptar à nova filosofia, Fred elogia a manutenção da base e os reforços, e Fernando Prass vê o Alvinegro em vantagem em relação a Flamengo, Fluminense e Vasco.

- Chega com motivação maior por ser o único que não está na Libertadores e leva vantagem... tem mais tempo para trabalhar - ressaltou o goleiro cruz-maltino.
info_analistas_botafogo (Foto: arte esporte)
Com o talentoso e problemático Jobson de volta ao elenco, o Botafogo começou sua pré-temporada no dia 4 de janeiro. Outros reforços são o meia Andrezinho (ex-Inter) e o zagueiro Brinner (ex-Paraná). Depois de treinos no Rio de Janeiro, foi para Saquarema, na Região dos Lagos, para se inspirar no Centro de Treinamentos de um dos esportes brasileiros mais vencedores dos últimos anos: o vôlei. O lema pregado na parede d'Os Três Mosqueteiros já foi adotado e é com ele que Oswaldo pretende comandar sua equipe: "Um por todos, todos por um".

A ausência na Libertadores fará o Botafogo se concentrar no Campeonato Carioca, sobretudo no primeiro turno. Porém, a partir do dia 14 de março, quando a Taça Guanabara já terá sido encerrada, a equipe terá outra competição para disputar, a Copa do Brasil, que pode ser o caminho para chegar mais rápido à competição sul-americana de 2013.
infocampinho_estaduais_botafogo 2  (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
FONTE:

Estreante no Carioca, Oswaldo revive histórias de sua paixão pelo Rio


Nascido e criado em Realengo, técnico do Botafogo lembra momentos inesquecíveis da competição e o começo inspirado pelo professor Parreira

Por Thales Soares Direto de Saquarema, RJ

O Campeonato Carioca é considerado o estadual mais charmoso do Brasil. A fórmula com a possibilidade de três finais, o número de clássicos e o Maracanã, quando estava aberto, se tornavam atrações de primeira grandeza para o público. Durante muito tempo, Oswaldo de Oliveira, nascido e criado em Realengo, não passou de um simples torcedor apaixonado pelo Rio e o seu futebol. Neste domingo, às 19h30m (de Brasília), contra o Resende, no Engenhão, quando estiver no banco de reservas para comandar o Botafogo, participará pela primeira vez da competição em sua carreira.

Oswaldo de Oliveira no treino do Botafogo (Foto: Alexandre Cassiano/Agência O Globo)O técnico Oswaldo de Oliveira comanda o treino do Botafogo (Foto: Alexandre Cassiano/Agência O Globo)

Oswaldo já comandou os quatro grandes clubes do Rio, mas não teve a chance de trabalhar como treinador no Campeonato Carioca. Em 2002, quando estava no Fluminense, a disputa aconteceu simultaneamente ao Torneio Rio-São Paulo e à Copa do Brasil. Waldemar Lemos, seu irmão e auxiliar na época, assumiu o comando de uma espécie de time B, ficando à beira do campo nos jogos.

- Só ia torcer na Bariri - disse Oswaldo, sobre o estádio do Olaria. - O Campeonato Carioca é a lembrança mais tenra que eu tenho do futebol. Meu pai (Oswaldo) me levava aos jogos quando eu era garotinho. Tinha apenas seis anos de idade quando fui pela primeira vez ao Maracanã. Em 1957, vi o Fluminense vencer por 1 a 0 o Botafogo, com um gol do Escurinho em cima do Adalberto (goleiro), que ainda encontro até hoje - contou.

A memória de Oswaldo é privilegiada. As lembranças do Campeonato Carioca estão guardadas num lugar especial para o treinador. O jogo, muitas vezes, pouco importava. A companhia do pai e o talento dos jogadores era suficiente para ir ao Maracanã. Assim, foi se apaixonando cada vez mais pelo futebol, com a ajuda do Santos de Pelé, na época, presença constante no estádio.

- Meu pai era vascaíno, mas não influenciava na nossa escolha. Não pressionava a gente. Poderíamos torcer pelo time que a gente quisesse. Adorava ir ao Maracanã. O Santos foi uma grande paixão da minha vida. Assistia a muitos jogos. O segundo que vi foi uma vitória do Vasco sobre o Fluminense (2 a 1) - comentou Oswaldo, aos 61 anos de idade, com um sorriso no rosto ao falar sobre as histórias do Campeonato Carioca.

Toda essa paixão começou cedo. Oswaldo também teve o sonho de muitas crianças e tentou ser jogador de futebol. Na meia direita, fez testes em Vasco, Bangu e Fluminense, onde chegou a ser chamado para uma nova avaliação, mas não foi adiante. Um encontro com um futuro mestre, no entanto, o fez perceber que havia outras formas de se envolver com o esporte mais popular do país.

- Eu era aluno de um tal (Carlos Alberto) Parreira no ginásio e no científico. Ele dava aula de Educação Física no Colégio Daltro Santos, em Bangu. Acabei inspirado por ele, que chegou a ser meu técnico no time do colégio. Jogava de meia-direita. Acabei virando ponta e fui para a lateral quando apareceu um melhor do que eu. Até ir para o banco de vez - brincou o treinador.

No começo da adolescência, viveu seus grandes momentos no Maracanã. Ele teve a chance de acompanhar monstros sagrados da história do futebol, especialmente do Botafogo, como Garrincha e Nilton Santos ("já como quarto-zagueiro"). O Anjo das Pernas Tortas deixou lembranças naquele jovem, que preza pela inteligência do jogador de futebol dentro de campo para saber improvisar nas horas em que menos se espera.

- Lembro em 1963 de um lance incrível do Garrincha. Ele se preparou para cobrar uma falta e se agachou para ser encoberto pela barreira e o goleiro não poder saber de onde partia. Quando via, a bola já havia passado. O jogo acabou zero a zero, mas isso ficou marcado. É o que sempre falo sobre a inteligência do jogador - disse Oswaldo, que viu a chance de ir ao estádio como torcedor diminuir com o crescimento na profissão. - Em 1975, já estava no Bonsucesso e, até 1978, ainda conseguia assistir aos jogos. Cheguei a ver o golaço do Roberto Dinamite, com um lençol no Osmar (Vasco 2 x 1 Botafogo, em 1976).
Em busca de seus jogos inesquecíveis na competição e, quem sabe, com uma conquista, Oswaldo ainda lembra do clássico mais marcante que viu no Maracanã, pelo Campeonato Carioca. O empate em 3 a 3 em 1964 o deixou com os nervos à flor da pele. No fim, viu uma imagem que nunca mais foi capaz de esquecer depois de quase 50 anos.

- Ubiraci fez 1 a 0 para o Fluminense. O Flamengo virou com Berico e Osvaldo Ponte Aérea. O Fluminense ficou na frente de novo com dois gols do Amoroso. Mas, na saída de bola, o Ditão foi para a área e sofreu o pênalti. O Osvaldo cobrou e marcou. Foi sensacional esse jogo. A gente estava indo embora do Maracanã, quando aconteceu o pênalti. Voltamos para ver. Lembro de um senhor jogando um daqueles rádios antigos para o alto. Espatifou-se no chão. É uma cena da qual não me esqueço - disse Oswaldo, que depois de anos vividos no Maracanã, disputará seu primeiro jogo no Engenhão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/01/estreante-no-carioca-oswaldo-revive-historias-de-sua-paixao-pelo-rio.html