domingo, 11 de dezembro de 2011

Brasil goleia o Paraguai e conquista o bi invicto no Sul-Americano de Praia

Seleção aplica 7 a 0 na final, chega a sua vitória de número 400 no esportee conquista seu primeiro título sob o comando do técnico Guga Zloccowick

Por GLOBOESPORTE.COM Manta, Equador
 
André, Brasil x Paraguai - final do Sul-Americano de futebol de areia (Foto: Divulgação / CBBS)No primeiro título de Guga, André deixou sua marca
na final contra o Paraguai (Foto: Divulgação / CBBS)
 
Se a seleção brasileira de futebol de areia tem encontrado dificuldades contra equipes de outros continentes, sua hegemonia na América do Sul continua intacta. Na noite deste domingo, na final dos Jogos Sul-Americanos de Praia, disputados na praia de El Murciélago, em Manta, no Equador, o Brasil goleou o Paraguai por 7 a 0 e conquistou o bicampeonato invicto do torneio, com o melhor ataque e defesa: 32 gols pró e nove contra. Além disso, o time alcançou a marca de 400 vitórias em 419 jogos oficiais na modalidade. Na competição geral, este foi o último dos 12 ouros do país, que fechou o quadro de medalhas na liderança.

André, Bruno Xavier, Sidney, Dino Tambaú, Anderson, Souza e Fernando DDI marcaram para o Brasil. Bruno Xavier, que balançou as redes nove vezes, terminou como um dos artilheiros da competição ao lado do equatoriano Conforme. Na disputa do terceiro lugar, o Equador subiu ao pódio após derrotar a Argentina por 7 a 6.

Brasil, futebol de areia, Jogos Sul-Americanos de Praia (Foto: Wander Roberto / Inovafoto)Seleção terminou torneio com o melhor ataque, defesa e um dos artilheiros (Foto: Wander Roberto/Inovafot
 
Este é o primeiro título da equipe sob o comando do técnico Guga Zloccowick. O treinador pernambucano, de 34 anos, assumiu o cargo há exato um mês, e levou o time à decisão nas duas competições que disputou até agora. Em novembro, no Torneio Internacional de Dubai, nos Emirados Árabes, a seleção perdeu para a Rússia e ficou com o vice-campeonato.

- É um título que coroa o trabalho que estamos fazendo e a dedicação desse grupo maravilhoso. Fico feliz por ver o Brasil novamente no alto do pódio de uma competição importante, como são os Jogos Sul-Americanos, vencendo adversários tradicionais, jogando bonito e sendo eficiente. Todos estão de parabéns pela entrega, pela vontade, o grupo fez por merecer o título.

Com a taça, a seleção desembarca no Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira. O grupo de jogadores que vai disputar a Copa Lagos, na Nigéria, entre os dias 16 e 18 de dezembro, embarca na tarde do mesmo dia para a África, ao lado do técnico Guga Zloccowick e do preparador-físico Joelson dos Santos. No quadrangular na Nigéria estarão, além de brasileiros e dos anfitriões, as seleções da Inglaterra e da África do Sul.

Confira todas as medalhas do Brasil nos Jogos Sul-Americanos de Praia:
Ouros: wakeboard, futebol de areia, rúgbi, handebol de praia (duas), surfe (duas), vela (três) e vôlei de praia (duas)
Pratas:
wakeboard, maratona aquática, surfe
Bronzes: maratona aquática, surfe, vela e vôlei de praia

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/eventos/futebol-de-areia/noticia/2011/12/brasil-goleia-o-paraguai-e-fatura-seu-primeiro-titulo-com-o-tecnico-guga.html

Em jogo eletrizante, Botafogo supera Macaé e leva o Carioca de Futsal

Alvinegro vence final e volta a triunfar dentro das quadras. Confronto marcado pelo equilíbrio é decidido apenas na prorrogação

Por SporTV.com Rio de Janeiro
 

Em um jogo equilibrado, acirrado e eletrizante, o Botafogo mostrou seu poder de reação e superação e derrotou o Macaé por 2 a 1 na prorrogação (perdendo por 3 a 1 no tempo regulamentar), garantindo o título do Campeonato Carioca de Futsal. Os gols do Alvinegro foram marcados por André, Pedro Rei e Lecão.

Após ter vencido o primeiro confronto da decisão, o Botafogo tinha a vantagem do empate. Mas, mesmo assim, tomou mais iniciativa nos primeiros minutos do jogo, parando nas boas defesas do goleiro Guiga, do Macaé.

Apesar do volume de ataque maior, o Alvinegro foi castigado nos últimos segundos da primeira etapa. Oportunista, o goleiro Guiga, do Macaé, percebeu o goleiro alvinegro adiantado e arriscou um chute de longe, acertando em cheio no gol: 1 a 0 Macaé.

O resultado continuou favorável para o Macaé durante quase todo o segundo tempo. No entanto, faltando apenas três minutos para o fim do confronto, o Botafogo armou uma pela jogada ensaiada e André mandou para o fundo da rede, colocando o Alvinegro com as duas mãos na taça.

Mas o balde de água fria veio logo no minuto seguinte. Usando a jogada do goleiro linha, o Macaé encontrou, nos pés de Alisson e na base da velocidade, o seu segundo gol.

O Botafogo ainda perdeu, nos minutos finais, o pivô Gabriel, que cometeu falta dura e levou cartão vermelho. Logo depois, Wilson ainda encontrou o terceiro gol, dando, sem querer, a vantagem para o Alvinegro, que pôde voltar para a prorrogação com o mesmo número de jogadores em quadra.

Prorrogação emocionante
No segundo minuto da prorrogação, Pedro Rei recebeu livre e marcou um golaço, colocando o Botafogo novamente em vantagem. O Macaé, por sua vez, não deixou barato. No fim do primeiro tempo da prorrogação, Fabrício recebeu um belo passe de Wilson e empatou novamente o confronto.

Aos três minutos do segundo tempo da prorrogação, Lecão, oportunista, finalizou com precisão o contra-ataque alvinegro e colocou, novamente, o Botafogo na frente e com o título na mão. A partir de então, foi so segurar o resultado e comemorar o título. Festa botafoguense no Maracanãzinho.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/noticia/2011/12/em-jogo-eletrizante-botafogo-supera-macae-e-leva-o-carioca-de-futsal.html

'Feliz e guerreiro', Brinner já sonha: 'Será um prazer jogar com Jefferson'

Novo zagueiro do Botafogo elogia o goleiro da Seleção e apresenta seu estilo de jogo para a torcida botafoguense: 'Sou rápido e bom no jogo aéreo'

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
 

Brinner nem chegou a General Severiano e já sonha em atuar ao lado de Jefferson, goleiro alvinegro e da Seleção Brasileira. Logo depois de acertar a sua tranferência por quatro anos e assinar um pré-contrato, o zagueiro de 24 anos, ex-Paraná, falou como jogador do Botafogo e rasgou elogios ao camisa 1 (veja nos vídeos dois gols do jogador pela Série B).

- Estou feliz. A expectativa é a melhor possível. Espero chegar ao Botafogo em janeiro e representar bem o clube. Vou dar meu melhor. Será um prazer jogar com o Jefferson, goleiro da Seleção Brasilera. Sem falar no Antônio Carlos, no Fábio Ferreira, que também são grandes zagueiros. Vou trabalhar no dia a dia e tentar pegar um pouco da experiência deles. Sei que essa transferência será muito boa para mim e quero ajudar a levar o Botafogo aos títulos - disse Brinner.

Brinner nunca trabalhou com qualquer dos jogadores do elenco atual do Botafogo. Nem com o técnico Oswaldo de Oliveira, que chegará em janeiro para comandar a equipe em 2012. Até por isso, o novo reforço fez questão de se apresentar aos futuros companheiros e à torcida alvinegra.

- Sou um zagueiro guerreiro, que está sempre brigando pelo grupo. Também sou rápido e bom no jogo aéreo. O torcedor pode ter certeza de que darei meu máximo pelo Botafogo. Eles não vão se arrepender da minha contratação - garantiu o zagueiro, que chegou ao Paraná no meio de 2011 e foi um dos poucos destaques da equipe na Série B, tornando-se, inclusive, capitão.

- Cheguei no meio da temporada e o Paraná tinha outros seis zagueiros. Mas fiz meu trabalho quieto, de boca fechada. Aos poucos fui conquistando meu espaço e virei capitão da equipe durante a Série B.

Graças a Deus esse bom desempenho ajudou a despertar o interesse do Botafogo e neste sábado podemos concluir a negociação. Tenho certeza de que 2012 será um ano muito bom para mim.

Depois de assinar um pré-contrato neste sábado, Brinner assinará o compromisso definitivo com o Botafogo, com duração de quatro temporadas, na próxima terça-feira, após a realização dos exames médicos de rotina. O Alvinegro adquiriu todos os direitos federativos do zagueiro junto ao Paraná e também 30% dos econômicos que eram do clube paranaense. O restante, 70%, pertence à empresa Amaral Sports.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/12/feliz-e-guerreiro-brinner-ja-sonha-sera-um-prazer-jogar-com-jefferson.html

Alex: 'Estou apostando todas as minhas fichas em 2012'

Jovem atacante do Botafogo acredita que na próxima temporada conseguirá se firmar na equipe titular

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
alex botafogo gol coritiba (Foto: Satiro Sodré / AGIF)Alex comemora seu gol sobre o Coritiba
(Foto: Satiro Sodré / AGIF)
 
Com algumas oportunidades no time titular do Botafogo, o atacante Alex fez gols importantes, mas ainda não pôde dizer que se firmou em 2011. No entanto, o jovem jogador, que marcou cinco gols no Brasileirão, avaliou como positiva a temporada que se encerrou no último dia 5 e projeta dias muito melhores em 2012.

- Na medida do possível e com as oportunidades que eu tive eu aproveitei. Tive um temporada positiva e vou buscar a titularidade em 2012. Eu acho que criei uma expectativa grande para esse ano, mas agora estou apostando todas as minhas fichas em 2012 e acredito que pode ser meu ano de afirmação no Botafogo - disse Alex, em entrevista à Rádio Globo.

Para conseguir o seu objetivo, o atacante terá de arrumar um espaço que foi ocupado pelo uruguaio Loco Abreu, ídolo da torcida alvinegra, e o argentino Herrera. Mas não se inibe:

- Eu estou muito feliz no Botafogo. Vou fazer o melhor dentro de campo e conquistar meu lugar como titular, é claro respeitando todos dentro do time.

Clique aqui e veja vídeos do Botafogo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/12/alex-estou-apostando-todas-minhas-fichas-em-2012.html

Cesar Cielo, Emanuel e Diego Hypolito concorrem ao prêmio Melhor do Ano

No feminino, Fabiana Murer, Fabiana Beltrame e Maurren Maggi estão na final da tradicional premiação oferecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
A remadora Fabiana Beltrame e as saltadoras Fabiana Murer (atual campeã) e Maurren Maggi (premiada em 1999 e 2008) são as três atletas finalistas do prêmio Melhor Atleta do Ano. No masculino, o nadador Cesar Cielo (campeão em 2008 e 2009), o ginasta Diego Hypolito e o jogador de vôlei de praia Emanuel estão na disputa do principal troféu da premiação oferecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Dois seis que estão na briga, apenas Diego e Maurren não foram campeões mundiais em 2011.

A votação para a escolha dos melhores do ano será através do Globoesporte.com e do site do COB, a partir desta terça-feira.  Além dos indicados ao prêmio principal, o COB anunciou os melhores em cada uma das 47 modalidades. O anúncio dos vencedores acontecerá no dia 19 de dezembro, durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro.

Fabiana Beltrame, Fabiana Murer e Maurren Maggi, no feminino, Cesar Cielo, Diego Hypólito e Emanuel Rêgo, no masculino, concorrem ao troféu Melhor Atleta do Ano 2011 (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Fabiana Beltrame, Fabiana Murer e Maurren Maggi, no feminino, Cesar Cielo, Diego Hypolito e Emanuel Rêgo, no masculino, concorrem ao troféu Melhor Atleta do Ano 2011 (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
 
Um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte escolheu os melhores atletas em cada uma das 47 modalidades e definiu os três indicados em cada categoria, masculina e feminina, para concorrer ao troféu Melhor Atleta do Ano. O grupo também apontou os vencedores da principal premiação. Esses votos terão 50% na eleição final, após computados os votos dos internautas.
Além do Melhor Atleta do Ano, serão premiados: Melhor Atleta por Modalidade; Melhor Técnico – Individual e Coletivo; Melhor Atleta Estudantil e Universitário; Troféu Adhemar Ferreira da Silva e Troféu COI – Esporte e Responsabilidade Social.

Confira os vencedores em cada modalidade:
Atletismo – Fabiana Murer
Badminton – Daniel Paiola
Basquete – Marcelo Huertas
Boliche – Marcelo Suartz
Boxe – Everton Lopes
Canoagem slalom – Cássio Petry
Canoagem velocidade – Nivalter Santos
Ciclismo BMX – Renato Rezende
Ciclismo estrada – Murilo Fischer
Ciclismo mountain bike – Rubens Valeriano
Ciclismo pista – Sumaia Ribeiro
Desportos na neve – Mirlene Picin
Desportos no gelo – Luiz Fernando Manella
Esgrima – Guilherme Toldo
Esqui aquático – Marcelo Giardi
Futebol – Neymar Santos
Ginástica artística – Diego Hypólito
Ginástica de trampolim – Giovanna Matheus
Ginástica rítmica – Angélica Kvieczynski
Handebol – Chana Masson
Hipismo – adestramento – Luiza Almeida
Hipismo – CCE – Serguei Fofanoff
Hipismo – saltos – Bernardo Alves
Hóquei sobre grama – Thalita Cabral
Judô – Leandro Guilheiro
Karatê – Lucélia Brose
Levantamento de peso – Fernando Reis
Lutas – Aline Ferreira
Maratona aquática – Poliana Okimoto
Natação – Cesar Cielo
Natação sincronizada – Nayara Figueira
Patinação artística – Marcel Stürmer
Pentatlo moderno – Yane Marques
Polo aquático – Marina Canetti
Remo – Fabiana Beltrame
Rugby 7 – Diego Lopez
Saltos ornamentais – Cesar Castro
Squash – Thaisa Serafini
Taekwondo – Marcio Ferreira
Tênis – Rogério Dutra
Tênis de mesa – Hugo Hoyama
Tiro com arco – Ana Marcelle dos Santos
Tiro esportivo – Ana Luiza Ferrão
Triatlo – Reinaldo Colucci
Vela – Robert Scheidt / Bruno Prada
Vôlei de praia – Emanuel Rêgo
Vôlei – Murilo Endres

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/noticia/2011/12/cesar-cielo-emanuel-e-diego-hypolito-concorrem-ao-premio-melhor-do-ano.html

Embaladas pelo título, meninas do Vôlei Futuro atropelam na estreia

Time de Araçatuba não teve dificuldades para vencer o Mackenzie, em Belo Horizonte, no primeiro jogo da Superliga de Vôlei

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
 
Vôlei Futuro vence a partida de estreia da Superliga, contra o Mackenzie (Foto: Divulgação/ Vipcomm)Vôlei Futuro vence a partida de estreia da Superliga, contra o Mackenzie (Foto: Divulgação/ Vipcomm)
 
As mulheres do Vôlei Futuro estrearam na Superliga de vôlei com propriedade. Nesta sexta-feira, em Belo Horizonte, venceram sem dificuldades o Mackenzie por 3 sets a 0 (25/19, 25/18 e 25/23). Embaladas pelo título paulista, as jogadoras começaram com o pé direito.

O time de Araçatuba não chegou a ser ameaçado em momento algum da partida, mesmo atuando fora de casa. O cansaço por ter feito a final na última quarta-feira também não atrapalhou a equipe do interior, que venceu o primeiro set por 25 a 19.

Sem diminuir o ritmo, o Vôlei Futuro venceu o segundo set com a mesma facilidade e sem dar chance para o time da Capital. O placar voltou a ser largo: 25 a 18.

Já no terceiro set, a equipe do interior paulista não conseguiu abrir muita vantagem, mas ficou sempre na frente do marcador. Fernanda Garay, maior pontuadora da equipe, liderou o Vôlei Futuro para a primeira vitória, que terminou com 25 a 23 no terceiro set.

O Vôlei Futuro volta a jogar nesta terça-feira, às 20h30m, contra o Rio do Sul. Será a primeira partida em casa do time de Araçatuba como mandante.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/sorocaba/noticia/2011/12/embaladas-pelo-titulo-meninas-do-volei-futuro-atropelam-na-estreia.html

Federação confirma datas e locais dos jogos pela Taça Guanabara

Flamengo vive situação inusitada com jogo às 17h de uma sexta-feira. Quinta e sexta rodadas dependem da tabela da Libertadores

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
ronaldinho gaucho comemoração flamengo campeão taça rio (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Atual campeão, Flamengo estreia num sábado
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)
 
A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (
Ferj) confirmou datas e horários da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca. Atual campeão estadual, o Flamengo enfrentará na primeira rodada o Bonsucesso, às 17h do dia 21 de janeiro, no Engenhão. No mesmo sábado, o Fluminense encara o Friburguense, às 19h30m, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.
No dia seguinte, o Vasco recebe o Americano, às 17h, em São Januário, em partida transmitida pela TV Globo. Ainda no domingo, o Botafogo enfrentará o Resende, às 19h30m, no Engenhão.
O Flamengo viverá algumas situações complicadas. E até inusitadas. No dia 1º de fevereiro, o Rubro-Negro fará o jogo de volta contra o Real Potosí pela Pré-Libertadores. No dia 3, uma sexta-feira, está marcada para 17h a partida diante do Olaria, no Engenhão, válida pela terceira rodada da Taça Guanabara. E já no dia 5, no domingo, será realizado o clássico contra o Botafogo, pelo Grupo A.

Por conta da Pré-Libertadores, o Flamengo fará sua estreia contra o Bonsucesso com um time reserva, já que o grupo principal estará em Sucre fazendo a ambientação para encarar os 4 mil metros de altitude de Potosí. O jogo de ida será no dia 25 de janeiro.

As partidas Vasco x Volta Redonda, Flamengo x Madureira, Americano x Fluminense, e Botafogo x Olaria, todas pela quinta rodada, aguardam o anúncio da tabela da Taça Libertadores para que datas e horários sejam definidos.

O clássico Vasco x Fluminense, pelo Grupo B, será às 19h30m do dia 12 de fevereiro (domingo), pela sexta rodada. De acordo com a federação, o jogo poderá ser realizado em São Januário, caso o Botafogo atue no mesmo domingo - se jogar no sábado, o clássico seria no Engenhão. A decisão também depende da tabela da Libertadores, segundo a Ferj.

A primeira semifinal da Taça Guanabara está marcada para o dia 23 de fevereiro, na Quarta-feira de Cinzas, o que fará com que o carnaval seja de trabalho para alguns jogadores.

A Taça Rio continua com indefinições quanto a data, horário e local dos jogos dos quatro grandes, mas teve seu início antecipado: em vez de um fim de semana (3 e 4 de março), será na quarta e na quinta-feira (29 de fevereiro e 1 de março).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2011/12/federacao-confirma-datas-e-locais-dos-jogos-pela-taca-guanabara.html

Central do Mercado: sábado de boas notícias para torcida do Corinthians

Timão acerta com atacante Gilsinho, ouve de Paulinho que irá permanecer e também ganha ânimo na disputa para ter o argentino Montillo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Montillo no treino do Cruzeiro (Foto: Washington Alves / VIPCOMM)Montillo deu aval para o Corinthians conversar com
o Cruzeiro (Foto: Washington Alves / VIPCOMM)
 
Neste sábado, no primeiro fim de semana após o término do Campeonato Brasileiro, o dia foi de algumas novidades no mercado de transações dos clubes brasileiros. Os destaques foram Montillo, Paulinho e Fabrício. Em conversa com o Corinthians, o meia do Cruzeiro deu o aval para os dirigentes procurarem a Raposa para negociar o valor da transferência, avaliada em cerca de R$ 36 milhões. A outra boa notícia para os corintianos foi a declaração do volante Paulinho. Ele disse desconhecer o interesse do Inter de Milão e avisou que fica no Parque São Jorge. Além disso, o clube acertou com o atacante Gilsinho, que estava no Júbilo Iwata, do Japão.

Para os cruzeirenses, as novidades até o momento não são boas. O volante Fabrício não chegou a um acordo para renovação de contrato e está muito perto de se transferir para o São Paulo. De acordo com o próprio atleta, tudo será resolvido até a próxima quarta-feira.

A lateral direita tem sido uma das posições que os times mais têm procurado jogadores no mercado. Destaque do Goiás neste ano, Douglas desperta o interesse do Internacional, Atlético-MG e Santos. O Peixe, no entanto, pode até sair da disputa, já que neste sábado anunciou a contratação do lateral Jonas, que teve boas atuações no Coritiba.

Além de buscar opções novas para os elencos, os clubes estão de olho nas renovações para não perderem seus valores. Neste sábado, o Bahia teve uma boa notícia: Souza e Lulinha, que pertencem ao Corinthians, devem permanecer na próxima temporada. O Flamengo ainda luta para renovar com Thiago Neves e Renato. Este último disse que "só vai esperar até certo ponto" a diretoria. Já o Grêmio tenta manter Douglas. Para isso, fez uma proposta de prorrogação por mais dois anos e espera a resposta do jogador.
Entre os técnicos, o Figueirense tenta acertar com Adilson Batista, que é considerado caro, mas é o desejo da diretoria catarinense.

Quem fechou
Além do Santos e do Corinthians, que acertaram com o lateral-direito Jonas (Coritiba), e com o atacante Gilsinho (Júbilo Iwata), respectivamente, o Botafogo chegou a um acordo com o zagueiro Brinner, ex-Paraná, por quatro temporadas. O jogador é considerado uma grande aposta do clube.

Especulações do dia
Sem ambiente para continuar no Botafogo, o atacante Caio teve seu nome especulado em um possível interesse do Benfica, de Portugal. Na imprensa italiana, o zagueiro Breno, do Bayern de Munique, foi colocado como opção para o Roma, que está em busca de um defensor. O jogador é um sonho de consumo do São Paulo, clube que o revelou.

Curiosas
Ao que parece, houve um problema de comunicação entre Grêmio e Portuguesa sobre o meia Marco Antônio. O time gaúcho anunciou a contração do jogador na sexta, mas neste sábado o vice de futebol da Lusa, Luís Iaúca, disse que o atleta está sob contrato e que o Grêmio será acionado na Justiça. No Olímpico, os dirigentes acreditam que não cometeram irregularidade.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/12/central-do-mercado-sabado-de-boas-noticias-para-torcida-do-corinthians.html

Campeão em 2010, Juan Carlos Ferrero volta ao Brasil Open em 2012

Espanhol não esteve na Costa do Sauípe este ano, mas vai a São Paulo

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
 
Juan Carlos Ferrero tênis Brasil Open 2010 (Foto: Koch Tavares/Divulgação)Juan Carlos Ferrero levanta o troféu do Brasil
Open de 2010 (Foto: Koch Tavares/Divulgação)
 
Juan Carlos Ferrero não defendeu seu título no Brasil Open este ano, mas voltará ao país para disputar a edição 2012 - a primeira realizada em São Paulo. O tenista espanhol, ex-número 1 do mundo e atual 50º na lista da ATP, teve sua presença confirmada nesta sexta-feira.

O campeão de 2010 se juntará outros nomes de peso, como o também espanhol Fernando Verdasco, o francês Gilles Simon e o argentino David Nalbandian. O Brasil Open será disputado de 13 a 19 de fevereiro, na capital paulista.

- É um prazer voltar a jogar no Brasil. Estou fazendo uma boa pré-temporada e meu objetivo é vencer novamente o Brasil Open. Sei que não será fácil, pois já temos bons jogadores confirmados - afirmou o espanhol, que pretende voltar ao top 20 em 2012.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/12/campeao-em-2010-juan-carlos-ferrero-volta-ao-brasil-open-em-2012.html

Al Sadd toma sufoco, mas vence o Espérance por 2 a 1 e está na semi

Equipe do Qatar começa mal a partida, mas se mostra eficiente e conta com lances duvidosos para avançar. Na quinta-feira, enfrenta o Barcelona

Por GLOBOESPORTE.COM Toyota, Japão
 
O Al Sadd, do Qatar, será o adversário do Barcelona na semifinal do Mundial de Clubes. Neste domingo, a equipe suportou uma forte pressão do Espérance e contou com duas marcações duvidosas da arbitragem para vencer por 2 a 1, gols de Al Khalfan e Koni. Darragi descontou para os tunisianos.
Quem acordou mais cedo para acompanhar a partida se decepcionou com o nível técnico dos times, mas, em compensação, viu um jogo bastante movimentado. Foram cinco gols, dois deles anulados, e muitas chances criadas.

De um lado estava uma equipe africana que conquistou três títulos em 2011. Do outro, um time asiático com recursos para contratar os renomados atacantes Keita e Niang e ter o uruguaio Jorge Fossati no comando técnico.
Kader Keita, do Al Sadd (Foto: AFP)Kader Keita deu trabalho aos zagueiros do Espérance, principalmente pelo lado direito (Foto: AFP)
Eficiência define placar nos primeiros 45 minutos

O Al Sadd começou a partida trocando muitos passes e tentando cadenciar a partida. Só que a proposta de jogo não dava certo, pois havia pouca movimentação por parte dos atletas. Enquanto isso, o Espérance, assim como o Mazembe em 2010, mostrava disposição e apostava na velocidade de seus jogadores de ataque, sobretudo Mskani e N'Djeng. Este último, por sinal, foi quem criou a primeira chance do jogo. Aos 18 minutos, o camaronês aproveitou uma bobeada da defesa, viu a bola cair em seus pés na grande área e acertou a trave de Mohammed em rápida finalização.

O lance animou os tunisianos, que passaram a arriscar mais. Ao todo, foram 13 chutes a gol na primeira etapa. As melhores oportunidades vieram com Msakni, aos 24 e aos 26 minutos. No lance inicial, ele entrou livre na área, mas finalizou longe. Em seguida, fez boa jogada individual pela esquerda, se livrou de dois adversários e Mohammed espalmou
.
Quando tudo indicava que o Espérance abriria o placar, Keita, aos 32 minutos, tratou de jogar uma ducha de água fria nos africanos. Sempre caindo pelo lado direito, ele recebeu longo lançamento, se livrou do lateral Chammam e soltou a bomba próximo à linha de fundo. Ben Cherifia, que ainda não havia feito uma defesa sequer, rebateu a bola para o alto e viu Al Khalfan aparecer de surpresa no segundo pau e cabecear para as redes.

Abatido com o gol, o Espérance não conseguia mais assustar o time do Qatar, que, por sua vez, tentava encaixar um contra-ataque.

Lances polêmicos marcam segunda etapa

Kasola Mohammed, Al Sadd (Foto: AFP)Darragi, camisa 10 do Espérance, foi o autor do
único gol da equipe tunisiana no jogo (Foto: AFP)
O segundo tempo começou animado, e a bola parada foi determinante para o placar ser movimentado novamente. Logo aos 3 minutos, Belhadj cobrou falta no segundo pau, o sul-coreano Lee desviou para o meio da área e o zagueiro Koni, quase dentro do gol, só escorou. Bonita jogada ensaiada.

Perdendo por dois gols de diferença, só restou ao Espérance partir para o ataque. Desorganizados, ameaçavam apenas em bolas alçadas na área. E foi dessa forma que os tunisianos conseguiram o gol de honra. Aos 15, nova falta. Cruzamento venenoso e Darragi só resvalou na bola. Porém, o toque foi mais do que suficiente para tirar a bola das mãos do goleiro.

O gol fez com que Fossati recuasse o time. O zagueiro Tahir foi chamado para proteger a defesa. A partir daí, era clara a preocupação do técnico em evitar o empate. A decisão, no entanto, era arriscada, já que ainda restava meia hora de jogo.

Prova disso é que, em dois lances, a equipe foi salva pelo trio de arbitragem. Primeiro aos 33 minutos, quando N'Djeng recebeu passe de Msakni dentro da área e marcou. Só que o auxiliar assinalou impedimento. A marcação do bandeirinha se repetiu aos 44, quando Ayari teve gol anulado incorretamente.

Desespero da torcida do Espérance, maioria no estádio em Toyota, e que chegou a atirar objetos em campo. Festa do Al Sadd, que volta a campo na próxima quinta-feira, às 8h30m (horário de Brasília), para disputar o jogo mais importante de sua história, contra o Barcelona.

FONT::
http://globoesporte.globo.com/futebol/mundial-de-clubes/noticia/2011/12/al-sadd-toma-sufoco-mas-vence-o-esperance-por-2-1-e-esta-na-semi.html: