domingo, 20 de novembro de 2011

Sandro: O Santa Cruz sempre foi meu time de coração

Responsável por trazer Zé Teodoro para o Arruda, ex-zagueiro relembra carreira e diz que viveu no Botafogo o melhor e o pior momento no futebol

Por Bruno Marinho Recife
 
Sandro, auxiliar-técnico do Santa Cruz (Foto: Bruno Marinho / GloboEsporte.com)Sandro, o braço direito de Zé Teodoro
(Foto: Bruno Marinho / GloboEsporte.com)
Quando se fala na temporada vitoriosa do Santa Cruz em 2011, é quase impossível não mencionar o técnico Zé Teodoro. Apontado como principal responsável pela conquista do Campeonato Pernambucano deste ano e do acesso à Série C, o treinador é unanimidade no clube e na torcida. Porém, se o comandante coral foi e continua sendo essencial para o Mais Querido, como definir então a importância da pessoa que conseguiu convencê-lo a aceitar o desafio de trabalhar no Arruda? O gerente de futebol tricolor Sandro Barbosa, de 38 anos, pode até não ter o seu nome gritado nas arquibancadas, mas contribuiu decisivamente para que as vitórias, as classificações e os títulos voltassem a fazer parte da rotina do Santa Cruz.
- Zé diz que só veio por causa de mim, pois confia muito na minha palavra. Foi uma negociação tranquila, mas ele queria luvas, só que nem de goleiro tinha na época. Eu disse: “Zé, não tem dinheiro não. Vem e depois a gente recebe”. Ele veio com um salário muito baixo para ajudar o Santa Cruz, com um salário de jogador. Acho que foi o menor salário que ele pegou na vida dele como treinador. Veio sem dinheiro na mão, com o clube só com cinco jogadores, mas veio fazer um trabalho que deu certo – ressalta Sandro Barbosa.
Ele conheceu Zé Teodoro em 2005, quando este o treinou no Sport. Além do Rubro-negro, onde iniciou a carreira, Sandro Barbosa defendeu outros grandes times do futebol brasileiro, como o Santos, por quatro anos, e Botafogo, por outros seis. Até no futebol português, o zagueiro jogou, quando vestiu a camisa do Belenenses, mas acabou não se adaptando com o estilo de futebol praticado do outro lado do Oceano Atlântico e fez o caminho de volta apenas seis meses depois. Após mais uma passagem pelo Sport, jogou ainda pelo Guarani, pelo Vitória e pelo Treze até ir para o Santa Cruz, clube onde acabou pendurando as chuteiras em 2009 e para o qual torce desde criança.
- É o meu time de coração. Sempre torci desde pequeno por conta do meu irmão, que me levava para o Arruda em todos os jogos. Foi quando eu me apaixonei pelo Santa Cruz, amei mesmo esse clube. Foi o único time que eu vesti a camisa e me arrepiei – revela Sandro Barbosa, que, em outubro do ano passado, assumiu o cargo de gerente de futebol do Tricolor.
Em uma entrevista exclusiva ao GLOBOESPORTE.COM, ele explicou por que defendeu, desde o início, o nome de Zé Teodoro como a melhor opção para comandar o Santa Cruz e falou sobre as expectativas do clube para a próxima temporada, além de relembrar fatos marcantes da sua carreira dentro das quatro linhas.

Sandro, auxiliar-técnico do Santa Cruz (Foto: Bruno Marinho / GloboEsporte.com)Sandro, auxiliar-técnico do Santa, revela paixão pelo clube coral. (Foto: Bruno Marinho / GloboEsporte.com)
GLOBOESPORTE.COM: Todas as vezes em que é questionado sobre o que o levou a treinar uma equipe que, desde 2009, não encontrava a porta de saída da Série D, Zé Teodoro sempre apontou como um dos motivos que o convenceram a aceitar o desafio o fato de o convite ter partido de você. Qual é realmente a sua contribuição para a vinda dele para o Arruda?

SANDRO: Quando Antônio Luiz Neto (presidente do Santa Cruz) me convidou para trabalhar no clube, eu falei para ele que, se fosse para trabalhar com a verdade, eu estaria no meio, mas, se fosse para trabalhar com a mentira, eu estaria fora. Quando chamei Zé Teodoro, que foi uma ideia minha, o clube não tinha dinheiro. Surgiram vários nomes de treinadores numa reunião, mas eu não concordei, pois eu queria um treinador que viesse do interior de São Paulo. Eu tinha trabalhado com Zé no Sport em 2005 e sabia o perfil dele. E o Santa Cruz não poderia ter um treinador muito calmo, muito tranquilo, precisava de um ganhador de perfil agitado e que não deixasse imprensa, torcida, diretor ou presidente escalar time. Eu mostrei a Zé Teodoro que ele vinha para um clube que ia honrar os compromissos com ele, que ia dar, dentro das suas possibilidades, uma estrutura para ele trabalhar e que ele ia ter carta branca para contratar jogadores e escalar. Ele aceitou, veio e fez um trabalho honesto. É a maneira dele trabalhar. Ele é um cara do bem, deu certo e não é doido de ir embora. Com certeza, ele fica para a próxima temporada.

GLOBOESPORTE.COM: Por falar em temporada, você imaginava que a deste ano seria uma das mais vitoriosas da história do Santa Cruz?

Não imaginávamos que íamos ser campeão pernambucano, que íamos revelar cinco jogadores da base como revelamos Natan, Memo, Renatinho, Éverton Sena e Gilberto (atacante vendido ao Internacional), que a gente ia encarar de frente o São Paulo na Copa do Brasil. Mas da Série D, eu sabia que a gente iria sair, mas essas outras conquistas não esperava.

gol Santa Cruz-PE x Cuiabá-MT (Foto: Futura Press)Santa comemora acesso à Série C
(Foto: Futura Press)
GLOBOESPORTE.COM: O quanto a conquista do título do Pernambucano no início do ano contribuiu para motivar o grupo a acreditar e conquistar o acesso à Série C?
Serviu para mostrar que o clube e os jogadores eram grandes. Mesmo com as condições mínimas de dinheiro, tivemos condições técnicas, táticas e administrativas para bater o Sport e o Náutico, que são os times ricos da cidade. Então, chegamos na Série D com a obrigação de subir. Na competição, o Santa Cruz só perdeu dois jogos (contra o Guarani, por 2 a 1, na 1ª fase) e foi por um gol de bola parada aos 48 minutos do segundo tempo (E a primeira decisão contra o Tupi por 1 a 0 em Juiz de Fora). E, dentro de casa, só tomamos um gol (na vitória por 2 a 1 sobre o Alecrim-RN, também na 1ª fase). Isso é sinal de grandeza. E a gente sabia que era grande, por isso que a gente subiu porque, na hora que tínhamos que tomar as rédeas, a gente tomou. Passamos sufoco porque éramos o time a ser batido. Os jogadores sabiam que eram bons, que o time era bom, que o clube era grande e perceberam que tinham obrigação de subir. Nós subimos por obrigação mesmo.

GLOBOESPORTE.COM: O apoio dos torcedores tricolores foi fundamental para esta ascensão do Santa Cruz no futebol estadual e nacional?
Com certeza. Até porque o dinheiro foi a nossa principal dificuldade. Mas o Santa Cruz tem um grande patrocinador: a sua torcida. Que time dá renda de R$ 1,5 milhão na Série D? Quem tirou nossa dificuldade maior foi o nosso torcedor. Ele nos ajudou e, se não fosse ele, o clube estava morto. A torcida empurra, cobra, é chata, mas o que motiva os jogadores é ver o estádio lotado com 70 mil torcedores.
Sandro, auxiliar-técnico do Santa Cruz (Foto: Bruno Marinho / GloboEsporte.com)Sandro agora quer o Santa na Série B em 2013
(Foto: Bruno Marinho / GloboEsporte.com)
GLOBOESPORTE.COM: Quais as expectativas para a próxima temporada? O que o Santa Cruz vai almejar em 2012?
Vamos querer o mesmo sucesso, mas sabemos que é muito difícil conquistarmos tudo o que conquistamos novamente. Vamos trabalhar na mesma linha, com o mesmo raciocínio e a mesma maneira, para podermos obter o principal objetivo, que é voltar para a Série B.

GLOBOESPORTE.COM: Você foi revelado no Sport, onde conquistou títulos, marcou vários gols de falta e chamou a atenção de outras grandes equipes do futebol brasileiro pela qualidade e potência do chute. Como você define a importância do Rubro-negro na sua carreira?
Na verdade, eu comecei no América. Estava no infantil, mas me mandaram ir embora porque disseram que iam acabar com a base. Fui para o Botafogo, o Treze e o Auto Esporte (equipes da Paraíba), mas não deixaram nem eu treinar. Com 15 anos, eu fui para o Arruda, mas não me deixaram passar nem pelo portão, pois disseram que não tinha treino para meninos. Então o Sport foi o clube que me abriu as portas. Foi o começo de tudo. Fui para o Sport com 15 anos e passei pelo infantil, juvenil e juniores. Quando fiz 18 anos, fui para o profissional e, com 19, já era capitão do Sport, onde passei sete anos.
GLOBOESPORTE.COM: Em seguida, você foi para o Santos, onde passou quatro temporadas, e depois seguiu para o Botafogo, clube que defendeu de 1999 a 2004. O que você destaca dessas suas passagens pelo futebol paulista e carioca?
Os quatro anos no Santos foram muito bons. Fui campeão do Rio-São Paulo Conmebol e trabalhei com grandes treinadores, como Leão, Luxemburgo e Candinho, que são pessoas com que aprendi muito. Depois fui para o Botafogo, emprestado por 10 meses. Mas o clube comprou meu passe e passei seis anos lá. Tive uma paixão pela torcida, que nunca me vaiou em seis anos. Fiz vários gols, caí com o time, subi com ele. Tive uma frustração que foi não ser campeão da Copa do Brasil, quando perdemos o título para o Juventude ao empatar por 0 a 0 na final no Maracanã em 1999. Mas o Botafogo foi o lugar onde eu mais me senti bem de jogar.

GLOBOESPORTE.COM: Ainda com relação ao Botafogo, além de capitão, você era muito querido, e não apenas pela torcida, mas também pelos próprios jogadores. Tanto que você foi um dos poucos do grupo que não foi crucificado pela queda para a Série B em 2002. No ano seguinte, você ajudou a equipe a retornar à Primeira Divisão. Pode-se dizer que foi vestindo a camisa do clube carioca que você viveu as suas maiores emoções como jogador de futebol?
Com certeza. No Botafogo, vivi o melhor e o pior momento da minha carreira. O melhor foi quando eu subi com o Botafogo de volta para a Série A e o pior momento foi quando caí com o Botafogo para a Série B. Você cair em um time grande é muito difícil.

GLOBOESPORTE.COM: Do Rio de Janeiro, você foi para Portugal para defender o Belenenses, mas ficou apenas seis meses na Europa. O que motivou o seu retorno para o Brasil em tão pouco tempo?
Eu não consegui me adaptar. No futebol português, o treino deles é jogo. Então, para se adaptar, é difícil. Eles queriam que eu treinasse como se fosse jogo, mas eu não conseguia. No Brasil, é diferente: a gente treina para jogar, nos deixam treinar para jogar bem e não nos matam no treinamento para chegarmos mortos no jogo. Tinha um contrato de um ano, mas pedi para ir embora antes.

GLOBOESPORTE.COM: Uma vez novamente no Brasil, você ainda defendeu as cores do Sport - mais uma vez, do Guarani, do Vitória até encerrar a carreira no Santa Cruz. Em todos eles, vivenciou conquistas e decepções. Você se arrepende de algo na sua carreira?
É verdade, passei por altos e baixos na minha carreira. Quando voltei para o Sport, fiquei um ano. Mas foi uma passagem horrorosa, pois não ganhei nada. Não ganhamos o Pernambucano no ano do centenário e não classificamos para a Série A em 2005. Depois, fui para o Guarani, onde passei seis meses, mas saí porque não pagavam ninguém. Foi quando o Vitória me convidou, fui e fiquei dois anos. Joguei a Série C, subi para a Série B e depois para a A e fui campeão baiano. No final, vim parar no Santa Cruz. Mas não me arrependo de nada não. Comecei no futebol com 15 anos e parei com 36. Fui vitorioso, joguei em grandes clubes e não lamento nada da minha carreira.

Zé Teodoro e Sandro, Santa Cruz (Foto: Bruno Marinho / GloboEsporte.com)Sandro foi o responsável por converser Zé Teodoro a trabalhar no Arruda. (Foto: Bruno Marinho)
FONTE:

Seleção vence na estreia na Copa do Mundo de vôlei

VÔLEI INTERNACIONAL 2011
 Equipe comandanda pelo técnico Bernardinho derrotou o Egito por 3 a 0

Copa do mundo de volei masculina - Brasil x Egito (Foto: Divulgação/FIVB) Murilo (oito) foi eleito o melhor da partida (Foto: Divulgação/FIVB)
 
LANCEPRESS!
Publicada em 20/11/2011 às 09:01
Kagoshima (JAP)
 
A Seleção masculina de vôlei estreou com pé direito na Copa do Mundo de vôlei, em Kagoshima (JAP), na manhã deste domingo. A equipe, que derrotou o Egito por 3 sets a 0 (25/19, 25/13 e 25/19), terá como próximo adversário na busca pela vaga olímpica os Estados Unidos.
O destaque do duelo foi Murilo Endres, que foi eleito o melhor da partida.

Os brasileiros começaram bem a partida e já no segundo tempo técnico abriram 16 a 10 no placar. Na reta final, Bernardinho fez a inversão, entraram Bruno e Theo, e o Brasil venceu  por 25 a 19.
A etapa seguinte começou disputada, mas foi só um susto para o time, que fechou a parcial em 25 a 13. O que chamou mais atenção no set foi a saída de Dante, que sentiu dores no abdômen obliquo, para a entrada de Giba.
No terceiro set foi a vez de Marlon precisar ser substituído por Bruno depois de sentir a panturrilha esquerda. O Egito conseguiu estar abrir dois pontos de vantagem, mas os brasileiros empataram em 10 pontos. A parcial seguiu equilibrada e, com ponto de saque de Bruno, o Brasil fez 15 a 14. Daí em diante, os brasileiros dominaram o set e venceram por 25 a 19.

Os brasileiros voltam à quadra nesta segunda-feira, às 4h (de Brasília), nesta segunda-feira.

FONTE:
 http://www.lancenet.com.br/mais-esportes/Selecao-estreia-Copa-Mundo-volei_0_594540557.html

'Estou pronto para jogar', diz Djokovic

Recuperado da lesão no ombro direito, o sérvio se considera bem preparado para estrear o Master Cup

Novak Djokovic (Foto: Arnd Wiegmann/Reuters) Confiante, o sérvio quer o título (Foto: Arnd Wiegmann/Reuters)
 
EFE
Publicada em 19/11/2011 às 17:49
Londres (ING)
 
O tenista número um do mundo, o sérvio Novak Djokovic, disse neste sábado que está recuperado de suas dores no ombro direito e fisicamente pronto para disputar a Masters Cup, que começa nesta segunda-feira, em Londres.

"Meu saque esteve quase 100% nos últimos dois ou três dias, o que significa, para mim, que meu ombro está bom neste momento", afirmou o sérvio, que estreia no torneio contra o tcheco Tomas Berdych.

"Nole", que realizou uma das melhores temporadas da história do tênis, com dez títulos, três deles de Grand Slam e somente quatro derrotas, procura na capital britânica conquistar a taça da disputa entre os oito melhores tenistas do momento.
O estado físico do sérvio é uma grande incógnita, já que o número um teve que abandonar o Masters 1000 de Paris antes das quartas de final contra o francês Jo-Wilfried Tsonga por uma lesão em seu ombro.
Djokovic está no grupo A do torneio junto com o espanhol David Ferrer, o escocês Andy Murray e o tcheco Berdych, e só pode enfrentar o suíço Roger Federer e o espanhol Rafael Nadal, nas semifinais, caso estes se classifiquem.
O número um do mundo assumiu o primeiro posto no ranking da ATP ao vencer o espanhol na final de Wimbledon, e logo depois conquistar mais uma vitória sobre o mesmo adversário na final do US Open.
Apesar de enfrentar a reta final de uma longa temporada, o sérvio, de 24 anos, ainda tem a ambição de conquistar mais um título.
"Todo mundo sabe que este torneio é um prêmio pelas conquistas conseguidas durante o ano para a maioria dos jogadores", declarou Djokovic.
"Cada um dos jogos será de grande nível, portanto, é preciso estar muito bem preparado para vencê-los", afirmou "Nole".

FONTE
http://www.lancenet.com.br/mais-esportes/recuperado-pronto-jogar-Djokovic_0_593940710.html