domingo, 6 de novembro de 2011

Apático, Timão perde do lanterna América-MG, mas se segura na ponta

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 Série A


Apático, Timão perde do lanterna América-MG, mas se segura na ponta


 A CRÔNICA
por Leandro Canônico

O Brasileirão tem cada coisa... de maluco! Neste domingo, em Uberlândia, estava tudo armado para uma festa do bando de loucos. Estádio lotado, com milhares de corintianos, e pela frente um adversário já com um pé na Série B do Brasileirão. Mas o América-MG, lanterna da competição, derrubou o líder Corinthians com uma vitória por 2 a 1. Faz algum sentido?
Fábio Júnior abriu o marcador, em pênalti mal marcado a favor do Coelho, e o Timão empatou com Chicão, de volta após oito rodadas afastado, também de pênalti. Mas o gol da heroica vitória dos mineiros saiu dos pés de Amaral, em cobrança de falta aos 42 minutos do segundo tempo. Frustração para o Timão!
A derrota para o lanterna só não teve um gosto mais amargo porque o Vasco, concorrente direto pelo título nacional, também perdeu para o Santos. O Corinthians segue líder, com 58 pontos, o mesmo que os cariocas, que têm uma vitória a menos. O América-MG, com 28, continua amargando a última colocação, com chances remotas de permanecer na elite do futebol nacional.

O próximo jogo do Corinthians será contra outro time que luta contra o rebaixamento - o Atlético Paranaense, domingo, às 17h (de Brasília), no Pacaembu. Já o América-MG pega o Fluminense, sábado, às 19h, no Engenhão.

Liedson Corinthians x América-MG (Foto: Ag. Estado)Liedson, do Corinthians, em disputa com Micão, do América-MG (Foto: Ag. Estado)

Dois pênaltis, duas medidas
O clima de Pacaembu armado pela torcida do Corinthians no Parque do Sabiá, em Uberlândia, impulsionou os alvinegros para o ataque logo de cara. Ainda mais depois que o sistema de som do estádio anunciou, com apenas um minuto de bola rolando, gol do Santos em cima do Vasco, concorrente direto ao título. O bando de loucos festejava.

Sem dar espaços ao América-MG, o Timão tentou algumas vezes com Liedson, muito acionado nos 15 minutos iniciais. Ao artilheiro da equipe no Brasileirão, no entanto, faltou pontaria e paciência. Aos 11 minutos, por exemplo, ele foi “fominha” e cabeceou cruzamento que seria para Danilo. Mandou mal!
Dois minutos depois, um problema para o Corinthians. Alex, que retornara de lesão, voltou a sentir dores musculares na coxa esquerda e deixou o gramado para a entrada de Emerson. Com três atacantes, o estilo de jogo do Timão mudou, mas a soberania alvinegra continuou. O Coelho estava apático e desorganizado.
Mesmo assim, um chute de fora da área de Rodriguinho, aos 16 minutos, obrigou Julio Cesar a grande defesa. Quase dez minutos depois, Fábio Santos criou a melhor chance do Timão até então. O lateral arrancou pela esquerda, invadiu área e bateu colocado. Neneca, porém, se esticou e fez boa intervenção.
O jogo estava bom para o Corinthians. E o gol esquentava. Mas um erro da arbitragem mudou o rumo do jogo. Aos 32 minutos, o árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima viu falta de Alessandro em Kempes dentro da área. Na cobrança, Fábio Junior balançou as redes e colocou o Coelho em vantagem.
Aos 44 minutos, no entanto, o Timão também teve um pênalti em seu favor. Emerson disputava bola com Amaral e quando percebeu que o adversário o segurava, caiu na área. Na cobrança, Chicão, em seu retorno ao time titular, deixou tudo igual no placar do estádio João Havelange, em Uberlândia.

Pouca ação
O Corinthians voltou para o segundo tempo apostando no toque de bola para envolver o adversário. E o América-MG, ainda desorganizado e com pouca técnica, era presa fácil para os visitantes. Mais recuado, Emerson tentava buscar o jogo, armar as jogadas e ainda aparecer para finalizar.
Aos 12 minutos, o técnico Tite resolveu tirar Alessandro, pendurado com o cartão amarelo e já suspenso para o duelo com o Furacão, e colocar Weldinho. Dessa maneira, a braçadeira de capitão voltou para Chicão, que a tinha antes de se desentender com a comissão técnica e perder a vaga de titular.

Apesar de mal na partida, o Coelho levava perigo nas poucas vezes que tinha chance, como aos 15 minutos. Após vacilo de Fábio Santos, Kempes se aproveitou e obrigou Julio Cesar a importante defesa. O lance animou os mineiros, que pressionaram, mas a falta de qualidade do time impedia voos maiores na partida.

Com a partida morna, à torcida do Corinthians restou comemorar mais um gol na Vila Belmiro, quando o Santos fez 2 a 0 no Vasco. Embora tivesse recuperado o controle da partida após uma pequena pressão do Coelho, o Timão finalizava pouco no segundo tempo. Quase nada, na verdade. Neneca pouco teve trabalho.
Acalmado pela derrota do Vasco e tranquilo com a falta de força do América-MG, o Corinthians tentou administrar bem o empate. Evitou se arriscar muito, embora tenha tido algumas chance pontuais na parte final do jogo. As circunstâncias da rodada faziam o Timão olhar para essa igualdade como se fosse vitória. Acabou castigado no fim. Aos 42 minutos, Amaral, de falta, chutou à meia altura, e Julio Cesar aceitou. Gol do América. Vitória do lanterna sobre o líder. E o lanterna seguiu lanterna e o líder seguiu líder. Coisa de mal

FONTE:
http:oboesporte.globo.com/jogo/brasileirao2011/06-11-2011/america-mg-corinthians.html

Ídolo no Ceará, Dimas Filgueiras jogou com Garrincha e escrevia suas cartas

Soldado Alvinegro' volta ao comando do Vozão pela 40ª vez para tentar livrar o time da Série B. Técnico lembra passado ao lado de grandes craques no Bota


Por Raphael Andriolo Direto de Fortaleza

Dimas Filgueiras nasceu e foi criado no morro de São Carlos, no bairro do Estácio, Rio de Janeiro. Mas esse carioca de 67 anos é ídolo bem longe das suas origens. Na última semana, ele assumiu o comando técnico do Ceará pela 40ª vez e foi recebido com festa pelos torcedores. O que pouca gente sabe é que o "Soldado Alvinegro", como é carinhosamente chamado pela torcida do Vozão, jogou 12 anos pelo Botafogo e atuou ao lado de grandes craques, como Garrincha, Zagallo, Nilton Santos, entre outras feras.
- Fui tetracampeão juvenil, seleção olímpica... Depois fui bicampeão com o Botafogo na década de 60, naquele time bom que tinha Manga, Joel, Nilton Santos, Zagallo, Gérson, Jairzinho, Garrincha... O Zagallo, além de jogar comigo, foi meu treinador no Botafogo - lembrou Dimas, mostrando as fotos e os recortes de jornais da época espalhados na mesa da sua casa, em Fortaleza.

As cartas do Mané...
O convívio com o craque das pernas tortas fez de Dimas mais que um companheiro de time. O ex-lateral-esquerdo tinha a missão de escrever as cartas que Garrincha mandava para as fãs. Mané era uma espécie de Neymar da época, mas sem a badalação das mídias sociais e de tanta imprensa.
– Como eu era uma pessoa que vivia junto com o Garrincha, escrevia as cartas dele nas viagens e tínhamos uma amizade muito grande. Naquela época, o Mané tinha um reduto de fãs e várias mulheres, e era preciso responder às cartas. Aí, era eu quem respondia, né. Ele pedia para mim porque tinha uma certa dificuldade de escrever, e eu tinha essa facilidade. Depois disso, não havia uma excursão que eu não estava dentro - contou dando risadas.

Dimas Filgueiras, técnico Ceará EE (Foto: Raphael Andriolo/Globoesporte.com)Dimas Filgueiras recebe faixa de campeão pelo Botafogo (Foto: Raphael Andriolo/Globoesporte.com)

Do Botafogo Dimas foi para o Fortaleza, arquirrival do Ceará, time que o idolatra. Ele chegou no Tricolor de Aço em 1971 e ficou cerca de um ano. Quando fala sobre o passado vermelho e azul brinca com a ironia do destino:
- Os torcedores do Ceará tem que agradecer muito ao Fortaleza. Se hoje estou aqui e tenho uma história no Ceará foi por causa deles. E estou no clube há 40 anos - brincou.
Uma vida no Ceará


Dimas Filgueiras, técnico Ceará EE (Foto: Raphael Andriolo/Globoesporte.com)Dimas revive o passado com recortes de jornais e
fotos (Foto: Raphael Andriolo/Globoesporte.com

Em 1972, Dimas se transferiu para o Ceará e não saiu mais do clube. Quando se aposentou como jogador começou a ajudar o clube da forma que podia. Virou funcionário e desde então já foi supervisor, diretor, vice-presidente de futebol, coordenador da base e treinador. Ganhou o carinho da torcida e se tornou uma espécie de anjo da guarda. E essa gratidão pode ser vista nas arquibancadas do CT Vovozão e do estádio Presidente Vargas. Ao som de "Olê, olê, olê... Dimas, Dimas...", ele comanda os primeiros treinos após o seu retorno.

- Quando tem crise, chama o Dimas - disse um torcedor.
- Não existe Ceará sem Dimas, nem Dimas sem Ceará - completou outro alvinegro.
Já são 485 jogos no comando da equipe, segundo informações do clube. E Dimas não esconde de ninguém que o Ceará, para ele, é como se fosse um filho mais velho. O segredo dessa bela história? Gentileza.
– Eu não mando, eu peço. Quarenta anos não são 40 dias. O Ceará é uma coisa que mora dentro do meu coração.
O apelido "Soldado Alvinegro" veio de um repórter, que o comparou com um militar no quartel e, quando chamado, está sempre à disposição. E com a frequente dança dos técnicos no futebol brasileiro, uma pergunta ficou no ar: ainda existe amor à camisa? E se você recebesse uma bela proposta de outro time?
Dimas comanda primeiro coletivo em seu retorno ao Ceará (Foto: Divulgação / Ceará)Dimas comanda primeiro coletivo em seu retorno ao
Ceará (Foto: Divulgação / Ceará)
– Existe, pelo menos da minha parte. E nunca! Eu sou treinador do Ceará e de mais ninguém. Não tem proposta que me tire de dentro do Ceará. Nem dinheiro, o dinheiro não é tudo na vida - declarou.

Missão: xô, rebaixamento
Dimas reconhece que não esperava o 40º chamado do Ceará, mas aceitou prontamente a missão de livrar o time do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. No primeiro desafio, derrota para o Fluminense (1 a 2). Agora o treinador tem apenas seis jogos para tirar o grupo do 17º lugar na tabela de classificação, com 32 pontos. E confiança não falta ao Soldado.

– Sempre digo que sentar naquela cadeira ali é como sentar-se numa cadeira elétrica. Acho que o Ceará tem total condições de reverter esse quadro e chegar à Sul-Americana. A fase ruim passou, agora é a fase boa. Vamos para o tudo ou nada - finalizou Dimas.

Em confronto direto para escapar da zona de perigo, o Ceará enfrenta o Avaí neste domingo, às 17h (horário de Brasília), na Ressacada. Você confere a partida em Tempo Real no
GLOBOESPORTE.COM.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/2011/11/idolo-no-ceara-dimas-filgueiras-jogou-com-garrincha-e-escrevia-suas-cartas.html

Botafogo arruma papelada para enfrentar América em Juiz de Fora


Segundo informações do repórter Gustavo Henrique, da Rádio Globo, o Botafogo está conseguindo as liberações junto ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar para que o jogo contra o América-MG, com mando de campo da equipe mineira, seja realizado em Juiz de Fora, cidade onde a torcida alvinegra é enorme.
 
O Estádio Municipal Radialista Mário Helênio hoje opera com capacidade reduzida por causa da falta de laudos dos órgãos competentes e o Botafogo tenta obter a papelada. O América-MG disse já ter em mãos uma proposta da Prefeitura de Juiz de Fora para que o jogo seja lá. Vale lembrar que o clube mineiro, virtualmente rebaixado, optou por levar seu jogo contra o Corinthians, neste domingo, para Uberlândia, onde faturaria com a presença maciça da torcida corintiana.
 
Ainda de acordo o repórter Gustavo Henrique, as chances do jogo ser em Juiz de Fora estão em 90%.


Fonte: Redação FogãoNET 


FONTE:
http://www.fogaonet.com/noticia.asp?n=22308&t=botafogo+arruma+papelada+para+enfrentar+america+em+juiz+de+fora

Blog faz duras críticas: 'Falta treinador, perfil e estrela para ser campeão'


O torcedor já conhece o filme.
Foi assim diante do Santos, contra o Avaí e agora com o Figueirense.
O Botafogo treme diante da possibilidade de assumir a liderança do campeonato. O time não tem preparo emocional e muito menos bola para ser líder.
Mas dessa vez foi ainda pior. A torcida sofreu e constatou com os próprios olhos a ineficiência da equipe e a incapicidade do técnico Caio Jr.
Covarde como de hábito, Caio escalou apenas um atacante, Loco Abreu, e preferiu encher o time de voltantes como Renato, Marcelo Mattos e Léo.
O resultado era esperado. 45 minutos jogados no lixo, derrota parcial e desespero no segundo tempo com Herrera já no time na vaga de um dos volantes.
Caio Jr demorou para perceber que Elkeson estava abatido, mal fisicamente e se arrastando em campo. Alterou tarde demais.
O velho jogo ‘chuveirinho’ não funcionou. Foram mais de 10 escanteios e 30 bolas jogadas na área.
A torcida, desconfiada como de hábito, sai com a certeza de que o título é ilusão e a vaga na libertadores nunca esteve tão ameaçada. 
Resta saber até quando a diretoria irá apoiar Caio Jr.
Falta ao Botafogo, treinador, perfil e estrela para ser campeão.


Fonte: Blog do Bruno Voloch - UOL 


FONTE:
http://www.fogaonet.com/noticia.asp?n=22319&t=blog+faz+duras+criticas+falta+treinador+perfil+e+estrela+para+ser+campeao

Na luta pela ponta, Vasco encara o Santos, que ensaia para o Mundial

Equipes perseguem vitória na Vila por motivos distintos. Enquanto time da Colina busca o título, Peixe está concentrado no sonho da terceira estrela


Por GLOBOESPORTE.COM Santos e Rio de Janeiro

Dedé Neymar chamada Arena (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do vasco)No primeiro turno, Dedé anulou Neymar
Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do vasco)


Ensaiando para a disputa do Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão, o Santos recebe neste domingo, às 17h (horário de Brasília), na Vila Belmiro, o Vasco, que briga pelo título do Campeonato Brasileiro. O time da Colina, porém, não terá uma missão fácil no confronto válido pela 33ª rodada. O técnico Muricy Ramalho, do Peixe, vai escalar os melhores jogadores que têm à disposição. Mesmo sem chances de título, o Alvinegro Praiano quer "azeitar a máquina" para o Mundial. Ou seja, nada de poupar: Paulo Henrique Ganso, Borges e, principalmente, Neymar, um dos 23 selecionados para a eleição de Melhor do Mundo da Fifa, estarão em campo.

O Vasco tem 58 pontos, mesmo número do Corinthians, que lidera o Brasileiro porque tem uma vitória a mais que a equipe carioca (17 a 16). Para assumir a ponta, a equipe de São Januário precisa fazer a sua parte e secar o Timão diante do América-MG. Já o Santos, com 45 pontos, não briga por título, já tem vaga na Taça Libertadores assegurada por ser o atual campeão e também não corre risco de rebaixamento.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A Rede Globo transmite a partida para RJ, RS, PR, ES, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP, DF, Recife e Petrolina (PE); o Premiere 1 também exibe, através do sistema pay-per-view.


header as escalações 2
Santos: enfim, o técnico Muricy Ramalho vai conseguir escalar um time que se aproxima bem do que será utilizado no Mundial de Clubes. O meia Paulo Henrique Ganso volta após 63 dias afastado por causa de uma lesão muscular na coxa esquerda. Com isso, o atacante Alan Kardec volta para o banco. O artilheiro Borges, que não jogou as duas últimas partidas também por lesão muscular (coxa direita), retorna ao time. Neymar ganhou folga após marcar quatro gols contra o Atlético-PR, sábado passado, no Pacaembu, voltou a treinar na última quinta e está confirmado. O lateral-esquerdo Léo, que se recupera de uma tendinite no pé esquerdo, não joga. O zagueiro Durval seguirá improvisado no setor, com Bruno Rodrigo formando dupla de zaga com Edu Dracena. A escalação está confirmada: Rafael, Danilo, Bruno Rodrigo, Edu Dracena e Durval; Adriano, Henrique, Arouca e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Borges.
Vasco: o técnico Cristóvão Borges não conta com seus três primeiros volantes titulares. Romulo está suspenso. Eduardo Costa e Jumar, machucados. Felipe, que vinha atuando como lateral-esquerdo, é outro desfalque por conta de dores na coxa esquerda. Julinho será o substituto. Nilton deve ter uma chance desde o início na proteção aos zagueiros. Fellipe Bastos e Allan disputam a outra vaga no setor. Se por um lado as notícias não são tão boas, por outro, elas são animadoras. Retornando de suspensão, Fagner e Diego Souza estão confirmados. O restante do time, não. A escalação vascaína deverá ser: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Julinho; Nilton, Fellipe Bastos (Allan), Juninho Pernambucano e Diego Souza; Eder Luis e Elton.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Santos: Elano se recupera de lesão muscular na coxa direita. Não tem data para voltar. O volante Alison, que operou o joelho direito, só retorna no ano que vem. Não há suspensos.
Vasco: Romulo está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Felipe sentiu dores na coxa esquerda e foi vetado. Eduardo Costa, com um estiramento no adutor da coxa esquerda, e Jumar, com estiramento na coxa direita, também não jogam.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Santos: Adriano, Bruno Aguiar, Danilo, Elano, Henrique, Léo, Neymar e Pará.
Vasco: Allan, Eder Luis, Julinho e Juninho Pernambucano.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
O aspirante ao quadro da Fifa André Luiz de Freitas Castro (GO) apita a partida, auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO). Ao todo, André Luiz participou de 12 jogos, aplicou 62 cartões amarelos (médiade 5,1) e cinco vermelhos (média de 0,4), marcou 391 faltas (média de 32,5) e quatro pênaltis no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelho e 35,6 faltas. Destes amarelos, 29 foram para mandantes e 33 para visitantes. Ele apitou uma partida de cada equipe na Série A deste ano: Grêmio 1 x 1 Vasco, pela quinta rodada, e Santos 4 x 5 Flamengo, pela 12ª.

header fique de olho 2
Santos:
relacionado entre os 23 melhores jogadores do mundo, que concorrerão à Bola de Ouro da Fifa, Neymar tem apenas mais três jogos para convencer os eleitores de que merece estar entre os três finalistas (a eleição termina no próximo dia 18). Ele terá de mostrar serviço contra Vasco, Ceará e Atlético-GO. No dia 5 de dezembro, a Fifa anuncia o resultado.
Vasco: Fagner e Eder Luis voltam a fazer dupla pelo lado direito, que ficou desfalcado nas últimas partidas contra o São Paulo, pelo Brasileiro, e diante do Universitário, do Peru, pela Sul-Americana. A dupla é responsável por oito gols do time na competição nacional e por 12 assistências das 32 de todo o elenco, um aproveitamento de 37,5%, mais de um terço.

header o que eles disseram

Borges, atacante do Santos: “Entendemos que o torcedor santista não queira ver o Corinthians sendo beneficiado, mas nós não pensamos nisso. Vamos em busca de uma vitória contra o Vasco porque precisamos adquirir ritmo para o Mundial”.
Elton, atacante do Vasco : “O time do Santos tem muita qualidade, não vai ser fácil. Mas o Vasco tem tudo para sair daqui com a vitória, com certeza”.
header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* Os mandantes costumam se dar bem nos confrontos entre Santos e Vasco pelo Campeonato Brasileiro. Em 2007, o Vasco fez 4 a 0, no Rio, e o Santos venceu por 1 a 0 na Vila. Em 2008, goleada santista, em Santos: 5 a 2. Em São Januário, Vasco 1 a 0. Ano passado, nova goleada alvinegra na Vila: 4 a 0. No Rio, o time da Colina fez 3 a 1. No primeiro turno deste ano, em São Januário, 2 a 0 para os mandantes.
* A última vez que o time da casa não saiu vitorioso foi em 2006, quando houve empate em 1 a 1 no Rio.
* Curiosamente, foi também no Brasileirão de 2006 que o Vasco venceu pela última vez na Vila: 2 a 0, gols de Abedi e Morais. Desde então, três jogos e três vitórias do Peixe.
* Levando-se em conta apenas os pontos que as duas equipes somaram no segundo turno, Santos e Vasco dividem a quarta colocação. Em 13 rodadas do returno, o Peixe soma 23 pontos (sete vitórias, dois empates e quatro derrotas). Já o Vasco, também com 23 pontos, tem seis vitórias, cinco empates e duas derrotas. O líder da segunda parte do campeonato é o Fluminense, com 28 pontos.
header último confronto v2
No duelo do primeiro turno, em São Januário, o Vasco venceu por 2 a 0. O confronto foi disputado no dia 3 de agosto e valeu pela 14ª rodada. Bem marcado por Dedé, Neymar não conseguiu fazer muita coisa. O zagueiro ainda foi à frente e marcou um dos gols. Diego Souza, que também esteve em noite inspirada, marcou o outro. Confira os principais lances da partida no vídeo acina.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/11/na-luta-pela-ponta-vasco-encara-o-santos-que-ensaia-para-o-mundial.html

Ivanovic aplica pneu, repete a dose e fatura o bi no Torneio das Campeãs

TÊNIS INTERNACIONAL 2011
Ex-número 1 derrota espanhola e triunfa em Bali pelo segundo ano seguido

Por GLOBOESPORTE.COM Bali, Indonésia

Em dois anos de Torneio das Campeãs, só deu ela. Ana Ivanovic, convidada para defender seu título em Bali, não decepcionou. A ex-número 1 do mundo confirmou seu favoritismo neste domingo e levantou mais uma vez o troféu. Por 6/3 e 6/0, ela derrotou a espanhola Anabel Medina Garrigues, número 28 do mundo, na decisão.

Ana Ivanovic troféu Bali final (Foto: AFP)Ana Ivanovic, campeã em Bali pelo segundo ano consecutivo (Foto: AFP)

Atual 26ª colocada na lista da WTA, Ivanovic não perdeu um set sequer em Bali. Na estreia, aplicou duplo 6/3 em cima da italiana Roberta Vinci (22). Na semifinal, superou a russa Nadia Petrova (31) por 6/1 e 7/5. Neste domingo, ela nem precisou brilhar. Mesmo com 23 erros não forçados, a tenista sérvia dominou Medina Garrigues desde o começo.
A espanhola, curiosamente, chegou à decisão sem vencer um match point. Em sua primeira partida, ela contou com a desistência da francesa Marion Bartoli (9) após o primeiro game do terceiro set. Em seguida, na semifinal, Medina Garrigues vencia o terceiro set por 4/0 quando a alemã Sabine Lisicki (18) desistiu.
O Torneio das Campeãs reuniu as sete tenistas que mais somaram pontos nos eventos da série International (menos importantes que os Premiers, torneios de primeiro escalão do circuito mundial feminino) e uma atleta convidada. Este ano, assim como em 2010, o convite foi para Ivanovic.

FONTE?
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/11/ivanovic-aplica-pneu-repete-dose-e-fatura-o-bi-no-torneio-das-campeas.html

Caio Júnior culpa 'fator gol' e critica mentalidade do futebol brasileiro

OBS. DO BLOG "O treinador a meu ver mexe muito no time, fala de mais e demonstra ser derrotista, relembrando coisas passadas, menosprezando o Clube em Campeonatos passados, ao dizer que sempre  lutamos contra o rebaixamento e que fazem 16 anos que conquistamos o Título, fazendo criticas a torcida, ao invez de reconhecer seus erros nas escalações".

Para treinador, postura da torcida contribuiu para o nervosismo do time

Por Fred Huber Rio de Janeiro

O técnico Caio Júnior foi o principal alvo da ira da torcida do Botafogo neste sábado, no Engenhão, na derrota para o Figueirense por 1 a 0. A escalação de Léo e a presença de Herrera no banco já não tinham agradado, e foi só o adversário sair na frente para as vaias começarem. A cada substituição, ele foi chamado de "burro". Perto do fim, os alvinegros gritaram que o clube não precisa do treinador (veja o vídeo com os principais lances do jogo).

Na entrevista após a partida, Caio Júnior, apesar do tom ameno, demonstrou desco
.
- Acho normal as vaias, o torcedor é paixão. Muito pior se fosse rebaixamento e estivesse sendo xingado. E o Botafogo já viveu isso. Torcedor não muda muito.

Caio Júnior teve dificuldade para explicar o motivo da derrota e disse que o "fator gol"  foi decisivo. O treinador voltou a alfinetar a torcida alvinegra que, segundo ele, jogou nervosismo acumulado em cima dos jogadores.

- Acho que o jogo foi dentro do previsto. O Figueirense é um adversário veloz, joga no contra-ataque. Era para ser um placar apertado mesmo. O fator gol no início foi decisivo. Foi um gol atípico e nós sentimos. Finalizamos muito mais, mas se criou um clima tenso, normal para uma torcida que não ganha um Brasileiro há 16 anos. O nervosismo foi para dentro do campo, mas depois houve uma reação positiva, o time tentou sempre o gol, que não saiu.

Na explicação, sobrou até para a imprensa.
- Aqui no Brasil, infelizmente, só se analisa o resultado, a questão tática fica de lado. Mas não sou eu que vou mudar isso, são vocês que têm de mudar essa mentalidade no futebol brasileiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/11/caio-junior-culpa-fator-gol-e-critica-mentalidade-do-futebol-brasileiro.html

Brasil supera a invicta Alemanha e vence a segunda na Copa do Mundo

Fernanda Garay torce o tornozelo direito e sai de quadra carregada

Por GLOBOESPORTE.COM Nagano, Japão
No terceiro dia da Copa do Mundo, o Brasil consegue sua primeira vitória de peso. Com uma bela atuação de Thaisa, maior pontuadora do jogo, as meninas do técnico José Roberto Guimarães fizeram 3 sets a 1 (25/21, 23/25, 25/23 e 25/21) e quebraram a invencibilidade da Alemanha
.
Fabiana vôlei Copa do Mundo (Foto: Divulgação/FIVB)Fabiana passa por cima do bloqueio alemão (Foto: Divulgação/FIVB)
 
O único momento preocupante do dia foi a lesão de Fernanda Garay, que torceu o tornozelo direito durante o segundo set e teve de deixar a quadra carregada, às lágrimas. Ela fez tratamento à base de gelo no local e não voltou para a partida. Até o fim do jogo, não havia informações sobre sua continuidade na competição.

A seleção brasileira feminina estreou na competição na sexta-feira com derrota para os Estados Unidos, mas venceu seu segundo desafio no Japão com uma tranquila vitória sobre a fraca equipe do Quênia. Com o resultado deste domingo, o Brasil fica com seis pontos, mesmo número da Alemanha. A Itália, invicta após três partidas, tem oito e lidera. Os Estados Unidos (duas vitórias em dois jogos), que ainda jogarão no domingo contra a Coreia do Sul, têm seis e podem chegar a nove pontos e retomar a liderança.

Brasil melhor nos momentos decisivos
O time brasileiro começou bem, tomando a dianteira logo no começo do primeiro set, mas as alemãs reagiram. Aproveitando-se de um mau momento do ataque brasuca, o time europeu conseguiu a virada e assumiu a liderança com 14/13.
O jogo seguiu parelho até 21/21, quando o time alemão começou a errar. Primeiro, perdeu a vantagem com um erro da levantadora Weiss. Depois, um bloqueio de Fabiana e Dani Lins deixou o Brasil à frente por 23/21. Um ataque para fora de Grun e outro bloqueio das brasileiras deram números finais à parcial: 25/21.

Fernanda Garay dá susto
O segundo set também foi parelho, mas as alemães estiveram sempre à frente. Com um contra-ataque de Brinker, o time europeu abriu 14/9, maior vantagem em toda a parcial. Dois pontos depois, o Brasil sofreu outro baque. Fernanda Garay torceu o tornozelo direito ao descer de uma tentativa de bloqueio e saiu de quadra carregada, chorando.
As brasileiras ainda encostaram no placar quando Paula Pequeno explorou um bloqueio e Kozuch jogou um ataque na rede. O placar ficou em 22/21, e Paula teve a chance de empatar em um contra-ataque, mas a defesa alemã funcionou bem. Foi a última chance do Brasil. Por 25 a 23, o time europeu fechou o set e empatou a partida.

Thaisa aparece bem no bloqueio
A terceira parcial foi a mais dura e ninguém conseguiu abrir vantagem até perto do segundo tempo técnico. Só quando Grun jogou um ataque na rede é que o Brasil teve 16/13, maior diferença no placar até então. A Alemanha, no entanto, conseguiu igualar o placar em 17/17 depois de bloquear Sheilla e aproveitar um contra-ataque com Grun.
Foi aí que os bloqueios de Thaisa fizeram a diferença. A meio-de-rede conseguiu três pontos seguidos no fundamento, deixando o Brasil novamente à frente - agora por 21/17. A vantagem, que parecia definitiva, foi-se rapidamente. Um bloqueio em cima da própria Thaisa, um erro de recepção de Sassá e um contra-ataque de Brinker colocaram a Alemanha de volta no jogo: 22/22.
Entretanto, a mesma Brinker que empatou o jogo falhou quando não podia. Jogou um ataque para fora e deu dois set points para as brasileiras. Na segunda chance, Paula Pequeno atacou e viu a defesa oponente mandar a bola para a arquibancada. Por 25/23, o Brasil ficou à frente outra vez.

A vantagem de 2 sets a 1 deixou as brasileiras ainda mais à vontade, e as alemãs não tiveram chance no quarto set. Com o placar em seu favor desde os primeiros pontos, o Brasil manteve seu jogo sólido durante toda a parcial e, por 25/12, selou o triunfo.

Resultados deste domingo na Copa do Mundo
Em Hiroshima
Itália 3 x 0 República Dominicana - 28/26, 25/13 e 25/12
Argentina 3 x 1 Argélia - 25/18, 25/12, 20/25 e 25/16
China x Japão
Em Nagano
Sérvia 3 x 1 Quênia - 19/25, 25/22, 25/11 e 25/11
Brasil 3 x 1 Alemanha - 25/21, 23/25, 25/23 e 25/21
Estados Unidos x Coreia do Sul

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/11/brasil-supera-invicta-alemanha-e-vence-segunda-na-copa-do-mundo.html

Poupado para a Copa, Giba se diz no ponto para repetir boa forma da Liga

Ponteiro sofreu com periostite e ficou fora do Campeonato Sul-Americano

Por Helena Rebello Saquarema, RJ
 
volei Giba treino seleção saquarema (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Giba faz musculação (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
 
Uma periostite (inflamação na camada mais externa do osso) na canela esquerda fez de Giba apenas mais um espectador da seleção brasileira nos últimos três meses. A comissão técnica da seleção masculina, em acordo com a equipe médica, decidiu poupar o ponteiro de amistosos e do Campeonato Sul-Americano para que a recuperação fosse plena. Um sacrifício calculado em prol do principal objetivo do ano. Tudo para que o capitão chegasse com força máxima na Copa do Mundo.

- A canela está boa. Sempre vai doer alguma coisa. A melhor coisa é que não chegou a dar uma fratura, dar nada. É o mais importante. Ficando aqui só treinando, com fim de semana de folga, tive como chegar em uma condição física muito boa. Tenho condições de jogar agora como fiz na Liga (Mundial) – disse o paranaense.

Giba acredita que não só ele, mas todo o grupo, chegará em alto nível ao torneio no Japão. O atleta do Florianópolis disse que a decisão da comissão técnica de enviar um time misto aos Jogos Pan-Americanos foi fundamental para que o elenco principal evitasse um maior desgaste com viagens e pela sequência de partidas.

- Não tem como atender bem o calendário inteiro. É muito pesado. Ano pré-olímpico é sempre muito difícil. Precisamos disso, senão acaba estourando todo mundo. Acho que o Bernardo fez muito bem de colocar os mais novos no Pan. É bom para irem pegando experiência quando tiverem que assumir a seleção. No caso do Gustavo, que se machucou na Liga Mundial e ficou um tempo fora, foi importante para ganhar ainda mais ritmo e dar uma equilibrada no time – analisou.

Giba no treino da Seleção de vôlei (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)Giba aguarda a vez de sacar no treino em Saquarema (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)
 
A seleção viaja na próxima terça-feira para a França. A delegação passará três dias treinando na Europa para minimizar os efeitos da mudança de fuso horário. No Japão, o Brasil estreia no dia 20 de novembro, contra o Egito, na cidade de Kagoshima. São 12 seleções no torneio, e todos jogam contra todos. Os três melhores classificados garantem vaga nos Jogos de Londres.




FONTE;
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/11/poupado-para-copa-giba-se-diz-no-ponto-para-repetir-boa-forma-da-liga.html

Nishikori ignora desinteresse de Nole, vira com pneu e vai à final na Basileia

TÊNIS INTERNACIONAL 2011
 Japonês enfrenta Roger Federer, que venceu o duelo suíço contra Wawrinka

Por GLOBOESPORTE.COM Basileia, Suíça
 
Kei Nishikori foi duplamente superior neste sábado. O japonês conseguiu fazer frente a Novak Djokovic e, com grandes jogadas, virou sobre o sérvio na semifinal do ATP 500 da Basileia. Quando o líder do ranking perdeu o interesse pela partida e puxou claramente o freio, o número 32 do mundo mostrou respeito pela torcida e pisou ainda mais no acelerador. Com um pneu na terceira etapa, selou a vitória, de virada, por 2 sets a 1 (parciais de 2/6, 7/6(4) e 6/0).  Na decisão, terá como adversário Roger Federer, que levou a melhor no duelo suíço contra Stanislas Wawrinka.

Enquanto Djokovic perdeu a chance de jogar sua 12ª final na temporada, Nishikori chega pela primeira vez na carreira à disputa de um título de ATP 500. Com o feito, o atleta nipônico deve alcançar a 25ª posição no ranking na próxima semana.

tênis Djokovic (Foto: AP)Djokovic lamenta ponto perdido contra Nishikori  (Foto: AP)
 
Djokovic quebrou o serviço de Nishikori duas vezes já no início do jogo. O japonês deu o troco na única oportunidade que teve na parcial, e o sérvio solicitou atendimento médico. Após receber tratamento do fisioterapeuta no ombro direito, o número 1 do mundo voltou à quadra, quebrou pela terceira vez o saque do rival e fechou o set em 6/2.

tênis Kei Nishikori (Foto: AP) Kei Nishikori derrotou o sérvio (Foto: AP)
 
No início da segunda etapa, o tenista nipônico endureceu a partida se pôs em vantagem sobre Nole pela primeira vez. Com uma quebra no quinto game e a confirmação na sequência, abriu 4/2. O sérvio, porém, venceu três games seguidos e virou para 5/4. Nishikori igualou o placar outras duas vezes e forçou o tie-break. No desempate, o número 32 do ranking mostrou ousadia e empatou e jogo com 7/6(4).

Embalado, Nishikori voltou para a terceira parcial com jogadas ousadas e surpreendeu o sérvio. Quando o japonês abriu 3 a 0, o número 1 do mundo pareceu abrir mão da partida. Forçou desnecessariamente várias bolas e até recolheu a raquete em um lance. O asiático ignorou a falta de interesse do rival e soltou o braço. Com um pneu, selou a vitória de virada sobre o líder do ranking.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/11/desinteressado-djokovic-leva-virada-de-nishikori-que-vai-final-na-basileia.html
 

No duelo alvinegro, o 'indesejável' visitante Figueira bate o Botafogo

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 - Série A

Catarinenses acabam com invencibilidade dos cariocas no Engenhão e atingem provisoriamente o G-5. Caio Jr. é hostilizado pela torcida
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
O Botafogo, dono da casa, defendia invencibilidade de 14 partidas no Engenhão neste Campeonato Brasileiro. O Figueirense pisava em campo como um visitante indesejado: nos últimos oito jogos fora, vencera cinco e empatara três. No interessante duelo alvinegro, neste sábado, de poucos espaços e muita luta, o sonho botafoguense de alcançar a liderança, ainda que provisória, esbarrou na intenção dos catarinenses em brigar por vaga para a Libertadores e, por que não, voltar a sonhar com título, apesar de remotíssimas chances matemáticas. E o Figueira levou a melhor por 1 a 0.
Com um gol de Júlio César, logo aos cinco minutos, o time catarinense saiu com uma vitória que o deixa com 53 pontos ganhos e provisoriamente na quinta colocação, o sonhado G-5.  O Botafogo, que perdeu a invencibilidade no Engenhão e viu o técnico Caio Jr. ser hostilizado pela torcida, se mantém com 55, na terceira posição. Mas, no domingo, terá de torcer para Corinthians e Vasco não dispararem na tabela e não ser alcançado pelo Fluminense para se manter próximo na briga pelo título.
Na próxima rodada, os cariocas farão clássico importante com o Vasco, domingo, no Engenhão. O Figueira, invicto há 12 partidas, receberá o Atlético-MG, no sábado.
Julio Cesar comemora gol do Figueirense sobre o Botafogo (Foto: Bruno Gonzalez/Agência O Globo)Júlio César marca 10º gol no Brasileiro e dá vitória ao Figueirense (Foto: Bruno Gonzalez/Agência O Globo)
Gol rápido do Figueira


A torcida do Botafogo compareceu bem. Foram mais de 25 mil presentes ao Engenhão. O jogo começou frenético. Com Lucas na lateral direita, Léo como volante e Renato adiantado no meio-campo - Herrera acabou sacado -, a intenção de Caio Jr. era fazer o Botafogo avançar sem perder o bom poder de marcação.  Era grande a cautela, principalmente com os avanços do lateral-esquerdo Juninho. O técnico, no entanto, viu sua intenção de aumentar a força defensiva acabar em cinco minutos. E foi pelo outro lado que saiu a jogada. Pela direita, o Figueirense mostrou - e bem - o seu cartão de visitas. Wellington Nem tocou para Júlio César, que soltou a bomba de longe, com a canhota. A bola ainda resvalou em Fábio Ferreira e surpreendeu Jefferson, encoberto: 1 a 0 Figueira.
O camisa 99 não só jogou uma ducha na torcida alvinegra como deu outro susto, pouco depois, pela esquerda. Dessa vez, Jefferson conseguiu defender. E aí foi a vez de o Botafogo apertar. A marcação da defesa adiantou, a torcida começou a empurrar, e o time saiu um pouco do sufoco inicial. Tanto que Loco Abreu, após falha de Roger, teve duas chances seguidas para empatar o jogo. Na primeira, Wilson fez grande defesa. Na outra, a bola resvalou em Roger, que se redimiu.

Poucos espaços
A essa altura, o Figueirense já dava campo para voltar a surpreender nos contra-ataques. O Botafogo procurava, principalmente pela esquerda, com Maicosuel, criar logo uma boa chance. O meio-campo do Figueira, no entanto, encurtava os espaços. A solução da equipe carioca passou a ser a bola aérea. Em uma, Antônio Carlos cabeceou rente à trave.
Se Elkeson, Maicosuel e Renato tinham dificuldades de deixar um isolado Loco Abreu de cara para o gol - Cortês pouco subia para ajudar -, o Figueirense arrumava sempre um espaço na defesa alvinegra para perturbar. E desperdiçou uma chance de ouro. Juninho avançou para o meio e tabelou com Júlio César, que livre, no meio da zaga, arrancou, driblou Jefferson e mandou para fora.
Wellington Nem também começava a encaixar bem o contra-ataque catarinense. A torcida do Botafogo, já impaciente, vaiava o time. Maicosuel e Elkeson alternavam de lado. Renato não superava pelo meio o bom bloqueio do Figueira, que desarmava bem. Bolas paradas e centros para a área também não adiantaram. No fim do primeiro tempo, gritos de burro para Caio Jr. mostraram a insatisfação da torcida.

Herrera em campo
Caio Jr. mudou de ideia e atendeu aos apelos da torcida: Herrera entrou para fazer companhia a Loco Abreu no ataque. No lugar de Léo, aquele mesmo escalado para aumentar a marcação no meio-campo. No Figueirense, Bruno Vieira, que havia feito um bom primeiro tempo, saiu, machucado, para a entrada de Pablo.
Com o atacante argentino aberto pela direita, Elkeson passou a circular mais. Mas não estava inspirado. A torcida voltou a apoiar o Botafogo, que ainda tinha dificuldade em encontrar espaços. Até a altura dos 20 minutos, o lance que mais provocou frisson foi uma jogada pela direita, em que o coro da arquibancada pediu pênalti de Édson Silva em Lucas - foi logo no começo, aos quatro. O árbitro Héber Roberto Lopes mandou o jogo seguir. E o Figueirense, sempre perigoso nos contra-ataques, perdeu uma chance de ampliar o placar aos 19, quando Wellington Nem recebeu de Coutinho e bateu rasteiro. Jefferson salvou.

Vaias e gols perdidos
A torcida do Botafogo começou a desanimar. Elkeson e Maicosuel caíam de rendimento. O primeiro isolava as cobranças de falta. O segundo errava muitos passes. Caio Jr. trocou Elkeson por Everton. E ganhou mais vaias. No Figueira, Jonatas já havia substituído Túlio. E Coutinho, machucado, também saiu para a entrada de João Paulo.
Debaixo de gritos ofensivos a Caio Jr., Lucas quase empatou aos 34. Pouco depois, o lateral iniciou outra boa jogada. Centrou na cabeça de Loco Abreu, que serviu Everton. O camisa 10 perdeu a maior chance para o Botafogo. No fim, o time, já sem pernas, via Lucas cair ao esbarrar com a bandeirinha de escanteio e ouvia a torcida voltar com os gritos de burro ao técnico Caio Jr. "O Botafogo não precisa de você", vociferava, após um palavrão, para o treinador. O Figueira, comandado por Elias no meio-campo, só tocava a bola para o tempo passar. Ainda levou um susto com Loco Abreu, de cabeça, aos 45. Mas a bola foi para fora. E a missão acabou sendo cumprida.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2011/05-11-2011/botafogo-figueirense.html