sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Sheilla, após derrota para os EUA: 'Pensar duas ou três horas e esquecer'

Oposto da seleção brasileira admite má atuação contra algozes americanas na estreia da Copa do Mundo e pede recuperação rápida na competição


Por SporTV.com Nagano, Japão

Após a derrota do Brasil para os EUA por 3 sets a 1, na estreia da Copa do Mundo de vôlei, em Nagano (Japão), a oposto Sheilla admitiu a má atuação das brasileiras e afirmou que é preciso esquecer o resultado contra as americanas, algozes desde a vitória na final do Grand Prix, em agosto, na China. Segundo a jogadora, o ritmo do campeonato, com 11 jogos em 15 dias, exige uma recuperação rápida para a próxima partida, contra o Quênia (assista ao vídeo acima).

- Os EUA jogaram bem, não vou tirar o mérito delas, defenderam muito bem. Mas acho que a gente sacou mal em alguns momentos, e isso facilitou a derrota. Houve horas em que elas estavam usando muito as meios simples e a gente, do contrário, não usamos tanto as nossas meios. Foi o primeiro jogo, tem muito campeonato pela frente, temos que pensar o que fizemos de errado sim, mas pensar só por duas ou três horas e depois esquercer – disse a atleta ao "SporTV News".
Sheilla parabenizou as americanas pela vitória e preferiu não discutir o fato de ter enfrentado as algozes logo na primeira partida da Copa do Mundo.

Zé Roberto na derrota do Brasil contra os EUA na Copa do Mundo no Japão (Foto: FIVB)Sheilla, primeira da direita, ao lado das jogadores e otécnico Zé Roberto (Foto: FIVB)

- Não sei se teria sido melhor ou pior ter pegado os EUA mais para frente, não vou ficar discutindo isso, poderíamos estar mais cansadas fisicamente também. Mas pegamos de cara, poderíamos ter aproveitado mais o momento do jogo, deixamos passar um pouquinho, ela estão de parabéns.
Para a ponteira Paula Pequeno, a seleção vai precisar trabalhar o lado psicológico junto da parte física.

- Vai exigir muito a parte física. É um campeonato longo de exigência não só física, mas também psicológica. O grupo vai ter que estar muito forte para suprir essa parte. Cada uma vai ter que se cuidar muito. O campeonato é longo. A parte física nesse momento vai exigir muito.

O próximo adversário do Brasil será o Quênia. O canal SporTV transmite todos os lances ao vivo, às 7h20m (de Brasília), direto do Nagano White Ring.

Acompanhe as notícias do SporTV News


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2011/11/sheilla-apos-derrota-para-os-eua-pensar-duas-ou-tres-horas-e-esquecer.html

Baghdatis assusta, mas Djokovic reage e passa à semi na Basileia

TÊNIS INTERNACIONAL  2011


Número 1 do mundo consegue virada e vai encarar japonês no torneio suíço

Por GLOBOESPORTE.COM Basileia, Suíça

Por um set inteiro, Marcos Baghdatis sacou bem, foi mais consistente e jogou como sério candidato a eliminar o número 1 do mundo no ATP 500 da Basileia. Novak Djokovic, entretanto, reagiu a tempo. O sérvio reduziu seus erros enquanto viu o adversário parar de encaixar os ótimos saques do começo. No fim, Nole saiu com a vitória de virada por 2/6, 6/2 e 6/3.

Novak Djokovic tênis Basileia quartas (Foto: AFP)Novak Djokovic comandou a partida a partir do segundo set (Foto: AFP)

O resultado desta sexta-feira significou a sexta vitória de Djokovic em seis jogos contra Baghdatis. Curiosamente, o tenista do Chipre venceu sets em todos os duelos, mas jamais conseguiu a consistência necessária para superar o atual líder do ranking.

Neste último confronto, Djokovic acabou com o bom momento do rival logo no começo do segundo set. Desde que perdeu o serviço pela primeira vez, Baghdatis pouco ameaçou o número 1. Nole também abriu o terceiro set com uma quebra e, depois disso, apenas administrou a partida.

Djokovic, que agora acumula 67 vitórias e três derrotas na temporada, avança para as semifinais do torneio suíço, no qual foi campeão em 2009. Seu próximo adversário será o japonês Kei Nishikori (32 do mundo), que vem de vitória sobre o cazaque Mikhail Kukushkin (113). Com 21 anos, Nishikori disputa o torneio graças a um convite da organização.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/11/baghdatis-assusta-mas-djokovic-reage-e-passa-semi-na-basileia.html

Oficial: Vasco x Botafogo será, como previsto inicialmente, no Engenhão


CBF alega cumprimento do TAC assinado pelo Vasco em agosto e o esgotamento do prazo para um eventual acordo entre as partes

Obs do blog;
" PRESIDENTE DO VASCO ROBERTO  DINAMITE É DESMORALIZADO  PELA
CBF DEMONSTRANDO NÃO CUMPRIR COM O QUE ASSINA E NEM COM SUAS  PALAVRAS EM ACORDO VERBAL COM O PRESIDENTE DO BOTAFOGO"


Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Torcida Botafogo Engenhão (Foto: Alexandre Cassiano/Globo)Jogo será com renda dividida igualmente
(Foto: Alexandre Cassiano/Globo)

O Vasco teve seu pedido negado, e o clássico diante do Botafogo, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, será mesmo no Engenhão, às 19h de domingo, 13 de novembro. A CBF alegou dois motivos para a não transferência do jogo para São Januário. O primeiro é o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmando entre o Vasco e o Ministério Públido do Rio de Janeiro, em agosto deste ano. O segundo é o esgotamento do prazo para um novo acordo entre as partes.  Não é permitida a troca de locais de partidas em menos de dez dias. O Botafogo já havia se mostrado oficialmente contra a mudança. A renda será igualmente dividida.

O TAC, divulgado pelo site oficial da CBF, diz que São Januário não comporta clássicos regionais de grande apelo devido ao "difícil acesso", o que dificulta o policiamento e o tráfego no local. Diz ainda que a "limitação da estrutura de segurança externa ou interna do estádio" expõe risco aos torcedores e que os organizadores do jogo seriam responsabilizados por qualquer dano causado aos presentes.

O termo, no entanto, ressalta que "clássicos de menor apelo" poderão ser realizados na Colina desde que sejam autorizados pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros. Há um parágrafo que diz que o clube adversário pode tentar impugnar a realização da partida em São Januário junto à CBF.

O Termo de Ajustamento assinado pelo presidente Roberto Dinamite, representando o Vasco, é válido até 31 de dezembro de 2016.

FONTE^
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/11/oficial-vasco-x-botafogo-sera-como-previsto-inicialmente-no-engenhao.html

CBF CONFIRMA CLÁSSICO CONTRA O VASCO NO ENGENHÃO


A CBF confirmou em seu site oficial que o clássico entre Vasco e Botafogo, dia 13, está mantido para o Engenhão. O Vasco queria que o jogo fosse disputado em São Januário.
 
A CBF, inclusive, utiliza um documento assinado pelo presidente vascaíno, Roberto Dinamite, no Ministério Público, em que se compromete que São Januário não pode receber clássicos até o fim do ano e que o estádio precisa passar por obras de melhorias.

FONTE:

Brasil mostra fragilidade emocional e perde para os EUA na estreia da Copa

Seleção fica perdida em quadra no 4º set e começa mal o torneio no Japão
Por GLOBOESPORTE.COM Nagano, Japão
>
O filme se repetiu. Nesta sexta-feira, diante das algozes da final do Grand Prix, a seleção brasileira voltou a cair. Na estreia na Copa do Mundo, o time de José Roberto Guimarães mostrou mais uma vez fragilidade emocional e deixou que o abatimento se refletisse na qualidade do jogo. Os Estados Unidos fizeram o dever de casa, ignoraram as rivais e venceram por 3 sets a 1, parciais de 25/22, 17/25, 27/25 e 25/19, em 1h46m.

- Foi uma partida visivelmente atípica. Todas nós estivemos abaixo o tempo inteiro. Tirando a parte técnica e tática, alguma coisa pesou mais do que o normal. Não podemos fazer dos EUA um bicho-papão. Tenho certeza que vamos aprender com isso, e espero que joguemos melhor. Já temos que pensar no jogo deste sábado - disse Paula Pequeno.
O adversário deste sábado será o Quênia. O canal SporTV transmite todos os lances ao vivo, às 7h20m (de Brasília), direto do Nagano White Ring.

Zé Roberto na derrota do Brasil contra os EUA na Copa do Mundo no Japão (Foto: FIVB)Zé Roberto tenta colocar o Brasil de volta na partida: time se descontrola emocionalmente (Foto: FIVB)

O jogo
Para a partida, Zé Roberto optou pela base titular do Sul-Americano, mas com Fernanda Garay no lugar de Mari. No início do jogo, porém, a nova linha de passe sofreu, e os EUA chegaram à frente na primeira parada técnica. A seleção cedeu pontos bobos, como em uma invasão de Sheilla na linha de três pontos. O treinador brasileiro pediu tempo e colocou Tandara e Sassá em quadra. O time esboçou uma pequena reação e fez o treinador Hugh McCutcheon parar a partida. As adversárias responderam bem à chacoalhada e fecharam o set em 25/22.
Na segunda etapa, o Brasil saiu na frente desde o princípio. Dani Lins explorou mais as jogadas rápidas com Fabiana e Thaísa. Quando as centrais ficaram marcadas, mandou uma bola atrás da outra para Fernanda Garay cravar na quadra rival. A levantadora também foi eficiente no serviço e, em 24 minutos, a seleção empatou a partida: 25/17.

Dani Lins na derrota do Brasil contra os EUA na Copa do Mundo no Japão (Foto: FIVB)Dani Lins e Fabi tentam fazer a defesa (Foto: FIVB)

O terceiro set, decisivo para as pretensões das duas equipes no jogo, começou bastante disputado, com leve vantagem brasileira. Sheilla cresceu com jogadas de meio fundo, respondendo às investidas de Destinee Hooker e Foluke Akinradewo, principais pontuadoras dos EUA. Mas, quando mais precisou pôr a bola no chão, o time verde e amarelo falhou. A vantagem de 22 a 20 desapareceu, e dois set points foram desperdiçados. Na única oportunidade em que tiveram de fechar a parcial, as americanas se aproveitaram de uma indecisão da defesa brasileira e retomaram a ponta no placar: 27/25.
Mari entrou na vaga de Garay no quarto set. A escalação da ponteira não surtiu o efeito esperado, e os EUA largaram na frente com alguma facilidade. Insatisfeito com uma série de opções de Dani Lins, Zé Roberto chamou Fabíola para a armação. A nova mudança também pouco influiu na mudança de postura do time. Desatentas, as brasileiras perderam lances simples e cederam pontos por indecisão, deixando as rivais com cinco pontos de vantagem. O abatimento tomou conta do grupo verde e amarelo, e as americanas arrancaram. Após pedido de tempo do Brasil, Fabiana ressurgiu em quadra, e Garay voltou marcando um ponto atrás do outro. Infelizmente, já era tarde. Com um saque brasileiro na rede, as atuais campeãs do Grand Prix selaram o fim do confronto:25/19.

jogadoras do EUA comemoram vitória sobre o Brasil na Copa do Mundo no Japão (Foto: FIVB)Americanas comemoram mais uma vitória sobre o time verde e amarelo (Foto: FIVB)

FONTE:

Com Gerson como atração principal, Bota anuncia ‘7 é Fogo’ de novembro


Clube vai lançar camisa especial do ex-jogador no Engenhão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O Botafogo anunciou, nesta quinta-feira, as atrações do “7 é Fogo” de novembro, o penúltimo da série, já que em 2012 não haverá mais o evento. O principal destaque é o lançamento da camisa especial de Gerson, o canhotinha de ouro. O evento será realizado no Engenhão, neste sábado, antes do jogo contra o Figueirese.

Além da camisa de Gerson, outro evento que promete atrair a atenção do torcedor é o vídeo feito pelo “caçador”, mascote voador da equipe. No jogo contra o Cruzeiro, o balão fez imagens da torcida durante o jogo que serão exibidas antes do duelo deste sábado, contra o Figueirense.

Confira a lista de eventos do “7 é Fogo” de novembro:
1- Nova edição do programa “incêndio”
2- Lançamento da camisa de Gerson antes do jogo contra o Figueirense
3- “Tem que ter paixão no estádio” – vídeos da campanha serão exibidos no Engenhão. Dois mil adesivos serão distribuídos.
4- Visão do caçador – vídeo com imagens do mascote será exibido antes do jogo contra o Figueirense
5- Gerson no espaço Glorioso – ex-jogador ganha exposição na loja oficial
6 – Lançamento do livro “a magia do 7”
7 – 7% de desconto na loja oficial do clube.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/11/com-gerson-como-atracao-principal-bota-anuncia-7-e-fogo-de-novembro.html#equipe-botafogo

Entrevista com líbero Stacy, do vôlei, emociona repórter Marcos Peres

Correspondente do SporTV esteve com a americana que em abril deste ano sofreu um acidente de ônibus que a deixou em coma
Por SporTV.com Rio de Janeiro

Em abril deste ano, o ônibus que levava a equipe do Vôlei Futuro para semifinal da Superliga em sofreu um acidente. A única vítima grave foi a líbero Stacy Sykora, que sofreu traumatismo crânio-encefálico. A americana ficou em estado de coma. Mas, para a surpresa dos médicos, se recuperou rápido, e em 36 dias deixou o hospital. Há cinco semanas ela voltou a treinar em Anaheim (Califórnia), casa da seleção americana de vôlei. O correspondente do SporTV nos Estados Unidos, Marcos Peres, entrevistou a jogadora e relatou ao "Redação SporTV˜" o que foi, para ele, uma experiência de vida.

- Foi a entrevista mais emocionante da minha carreira. Essa personagem tem uma história com o Brasil. Ela quer voltar depois de ter sofrido um acidente gravíssimo. Ela poderia ter perdido a vida e ter perdido a habilidade de jogar. É uma das melhores atletas do mundo no vôlei. Essa moça acrescentou bastante na minha vida durante a entrevista. 

Marcos Peres também repercutiu a rápida passagem de Neymar - 12 horas - pelos Estados Unidos. A convite de um de seus patrocinadores, o craque do Santos esteve em uma partida da Liga Americana de futebol, em Nova York, apenas para tirar fotos com David Beckham e Thierry Henry, astros do Los Angeles Galaxy e New York Red Bulls, respectivamente.

- A estratégia era falar sobre Neymar na Europa. Ele foi anunciado como "superstar" da Seleção Brasileira, entrou com a bola do jogo, tirou a foto com os capitães dos times e os árbitros. Depois assistiu a partida, viu o gol do Galaxy e aos 20 minutos do segundo tempo já estava voltando para o aeroporto.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2011/11/entrevista-com-libero-stacy-do-volei-emociona-reporter-marcos-peres.html

Ivanovic começa bem no Torneio das Campeãs e passa para as semifinais

TÊNIS INTERNACIONAL 2011
Atual campeã e convidada da organização, sérvia supera italiana sem susto

Por GLOBOESPORTE.COM Bali, Indonésia

Ana Ivanovic não teve problemas no primeiro dia da defesa de seu título no Torneio das Campeãs, em Bali. Por 6/3 e 6/3, a sérvia (número 26 do mundo) superou a italiana Roberta Vinci (22) e se classificou para as semifinais da competição.

Ana Ivanovic tênis Bali Torneio das Campeãs (Foto: EFE)Ana Ivanovic comemora ao executar uma bela direita angulada que deixou a italiana sem reação (Foto: EFE)

Na próxima fase, a ex-número 1 do mundo enfrentará a russa Nadia Petrova (31), que também estreou com vitória ao derrotar a chinesa Shuai Peng (16) por 6/4 e 6/3.

O Torneio das Campeãs reúne as sete tenistas que mais somaram pontos nos eventos da série International (menos importantes que os Premiers, torneios de primeiro escalão do circuito mundial feminino) e uma atleta convidada. Este ano, assim como em 2010, o convite foi para Ivanovic.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/11/ivanovic-comeca-bem-no-torneio-das-campeas-e-passa-para-semifinais.html

CBF diz que decisão sobre local de Vasco x Botafogo só sai nesta sexta

Diretor de comunicação diz que entidade ainda não recebeu parecer da PM
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O diretor de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, afirmou na noite desta quinta-feira que a entidade só vai decidir na manhã desta sexta-feira o local do jogo Vasco x Botafogo, dia 13, às 19h. Inicialmente marcado para o Engenhão, o clássico poderá ser realizado em São Januário, a pedido do Vasco, mandante da partida. Segundo Rodrigo Paiva, a CBF ainda não recebeu o parecer da Polícia Militar, dando ou não o aval para a realização da partida no estádio vascaíno.
A alteração do local da partida vai na contramão do artigo 14 do regulamento geral das competições, que diz que "quaisquer modificações nas tabelas das competições somente poderão ocorrer se autorizadas pela DCO e publicada no sítio da CBF em um prazo não inferior a 10 dias anteriores a data da programação da partida em foco". Ou seja, uma mudança nesta sexta, dia 4, estaria fora do prazo de dez dias antes da partida. No entanto, há uma brecha no parágrafo 2 do próprio artigo, que diz que "o prazo estabelecido não se aplica aos casos de modificações decorrentes de decisão judicial, ou de motivos de força maior quando óbvia e efetivamente reconhecidos como tal".

faixa clássicos em são januário vasco (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Em faixa, torcida do Vasco pede os clássicos em São Januário (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)

Mais cedo, o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, disse confiar na realização da partida em São Januário.

- O que o Vasco está fazendo é o trâmite normal de todos os jogos. O Vasco está exercendo um direito dele, que é jogar em São Januário. O Vasco fez todo o trâmite que deve ser feito. Já jogamos no campo do Botafogo, que é o Engenhão, a casa deles. Agora, queremos jogar no nosso campo - disse Dinamite.
Para rebater os argumentos do Vasco, o Botafogo se refere a um acordo para que todos os confrontos sejam realizados em condições iguais aos do primeiro turno. Mas o acordo, segundo o próprio presidente alvinegro, Maurício Assumpção, não foi documentado.
O dirigente, no entanto, exige que o Vasco divida igualmente a quantidade de ingressos à venda e a renda com o Botafogo. Ele disse que houve um entendimento verbal entre os clubes.

- O Vasco tem todo o direito de jogar na casa dele. Só quero saber se eles vão me dar as condições, como metade do público pagante, da renda, todo o conforto? Se oferecerem isso para o Botafogo, obrigatoriamente o jogo com o Flamengo tem de ser lá também. Se não, é crise. Não há critério. Há a polêmica e é isso que eu peço. As pessoas têm de ser coerentes. Não há nada assinado, mas as coisas foram conversadas. Em se tratando de pessoas como o Roberto, a palavra vale mais que uma assinatura.

Internamente, no Botafogo, há a confiança de que o local do clássico será mantido no Engenhão.

Clique e veja vídeos de Vasco e Botafogo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/11/cbf-diz-que-decisao-sobre-local-de-vasco-x-botafogo-so-sai-nesta-sexta.html

Seleção feminina inicia caminho para Londres e título inédito contra pedreira

VÔLEI INTERNACIONAL 2011


Equipe de Zé Roberto Guimarães estreia na Copa do Mundo do Japão nesta sexta contra os Estados Unidos, único time a derrotar o Brasil na temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Nagano, Japão

A seleção feminina de vôlei inicia nesta sexta-feira, às 7h20m (de Brasília) sua caminhada em busca de uma vaga em Londres-2012 e do inédito título da Copa do Mundo. E o primeiro passo será um bem complicado. A estreia brasileira na competição no Japão será contra os Estados Unidos, único time que conseguiu derrotar o Brasil nesta temporada. O SporTV transmite o confronto no Nagano White Ring, em Nagano.

Volei Fabiana Grand Prix (Foto: Divulgação/FIVB)Brasil inicia disputa da Copa do Mundo nesta sexta contra os Estados Unidos (Foto: Divulgação/FIVB)

A derrota para a seleção americana aconteceu no dia 28 de agosto, em Macau. Depois de derrotar a temida Rússia na semifinal do Grand Prix, a equipe do técnico José Roberto Guimarães ia em busca do nono título na competição, mas foi derrotado por 3 sets a 0 pelos Estados Unidos.

José Roberto Guimarães, final Grand Prix volei (Foto: Divulgação / FIVB)No último jogo entre as seleções, Zé Roberto se
irritou muito (Foto: Divulgação / FIVB)

- Esse é um jogo importante para as nossas pretensões na Copa do Mundo. Estamos vindo de uma derrota para os Estados Unidos na final do Grand Prix. As americanas têm hoje uma das melhores equipes do mundo. É um time difícil de ser marcado. Vai ser uma pedreira – afirmou Zé Roberto.

A Copa do Mundo é disputada no sistema de pontos corridos, com os 12 times que participam da competição se enfrentando, e o campeão sendo aquele que somar mais pontos. Além do título, três vagas para os Jogos de Londres estão em disputa.

- É um campeonato longo e cansativo com 11 jogos em 15 dias. Então não tem descanso, mas não é difícil só para nós e sim para todos os times. A Copa do Mundo é um título que ainda não temos e isso é uma motivação a mais – destacou a ponteira Mari.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/11/selecao-feminina-inicia-caminho-para-londres-e-titulo-inedito-contra-pedreira.html

Djokovic supera polonês em menos de 1h e vai às quartas na Basileia


Número 1 do mundo se junta a Federer entre os oito melhores do torneio

Por GLOBOESPORTE.COM Basileia, Suíça

Desta vez não houve máscara nem susto. Novak Djokovic precisou de apenas 55 minutos para passar às quartas de final do ATP 500 da Basileia, na Suíça. O número 1 do mundo aplicou 6/1 e 6/2 sobre o qualifier polonês Lukasz Kubot (64 do mundo).

Djokovic comemora vitória sobre Lukasz Kubot (Foto: Reuters)Campeão em 2009, Novak Djokovic tenta recuperar o título do torneio suíço (Foto: Reuters)

Nole, assim, se junta a Roger Federer, que já estava classificado para as quartas. O próximo adversário do sérvio será o cipriota Marcos Baghdatis (59), que superou o qualifier suíço Michael Lammer (327) por 7/6(2), 6/7(2) e 6/3.

Federer, por sua vez, enfrentará Andy Roddick (15). O americano, que jogou nesta quinta, teve uma ótima atuação depois de perder o primeiro set conseguiu uma importante vitória de virada sobre o tcheco Radek Stepanek (25). As parciais foram 2/6, 6/3 e 6/3.

Confira os resultados desta quinta na Basileia
[WC] K. Nishikori (JAP) 2 x 0 A. Seppi (ITA) - 6/3 e 7/6(4)
[1] N. Djokovic (SER) 2 x 0 [Q] L. Kubot (POL) - 6/1 e 6/2
[7] A. Roddick (EUA) 2 x 1 R. Stepanek (TCH) - 2/6, 6/3 e 6/3
F. Mayer (ALE) 2 x 0 I. Ljubicic (CRO) - 6/3 e 6/1
[LL] M. Kukushkin (CAZ) 2 x 0 [Q] J. Blake (EUA) - 6/3 e 6/4

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/11/djokovic-supera-polones-em-menos-de-1h-e-vai-quartas-na-basileia.html

Caio testa Léo e Lucas no time titular e deixa Herrera e Alessandro fora


Habitualmente segundo volante, Renato é posto na armação. Alessandro deixa o treinamento como dores no tornozelo esquerdo após choque

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro

O técnico Caio Júnior escalou uma equipe diferente no treino tático desta quinta-feira. O volante Léo entrou na vaga de Herrera, deslocando Renato, que costuma forma a dupla de volantes com Marcelo Mattos, para a armação. Na direita, Lucas foi escolhido como titular. No dia anterior, o treinador havia colocado Alessandro na direita e armou a equipe com a estratégia habitual com dois meias e dois atacantes. Na prática, o desenho da equipe não muda e segue no 4-2-3-1. A grande diferença é na questão tática.
Com Léo em campo, Renato fica centralizado, no lugar normalmente ocupado por Elkeson, mas tem missão de voltar para marcar constantemente. Na formação desta quinta, o camisa 9 caiu pela direita, no lugar de Herrera e tem, assim como Maicosuel, mais liberdade para atacar sem ter que se preocupar tanto em recuar para ajudar no sistema defensivo.

Alessandro do Botafogo (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)Alessandro recebe tratamento no tornozelo esquerdo (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)

A formação não chega a ser uma novidade, já que o time treinou assim no fim do treino desta quarta, mas com Alessandro na direita. Contra o Avaí, em Florianópolis, o Botafogo jogou desta forma no segundo tempo e conseguiu pressionar o adversário, embora tenha saído derrotado.

Alessandro machuca tornozelo
Durante o treino, Alessandro deu um susto. O jogador disputou bola com Cortês e ficou caído em campo. Depois de atendimento, o lateral voltou ao treino, mas não aguentou as dores no tornozelo esquerdo e teve que deixar o gramado. Após ser avaliado pelo departamento médico, Alessandro soube que o problema não é grave e que terá condições de jogo no sábado.
O Botafogo enfrenta o Figueirense, neste sábado, no Engenhão. O jogo, válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, será disputado a partir das 19h (horário de Brasília).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/11/caio-testa-leo-e-lucas-no-time-titular-e-deixa-herrera-e-alessandro-fora.html