quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Assumpção nega acordo escrito e alfineta Dinamite: 'Palavra vale mais'


Caso mudança seja confirmada, partida contra vascaínos precisa ter renda e público dividido, como foi no primeiro turn

Mauricio Assumpção lança candidatura à reeleição (Foto: Wagner Meier) Mauricio Assumpção no lançamento de sua candidatura à reeleição (Foto: Wagner Meier)

Raphael Bózeo
Publicada em 03/11/2011 às 13:06
Rio de Janeiro (RJ)

O local do clássico entre Vasco e Botafogo segue indefinido. Depois de Roberto Dinamite declarar que pretende levar a partida para São Januário, o presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção revelou que o trato feito no início do Brasileirão, que definia a realização de todos os clássicos cariocas no Engenhão, é verbal e aproveitou para alfinetar Dinamite.

- A palavra vale mais do que papel, principalmente, se tratando da qualidade do relacionamento que temos - cutucou.


Caso a mudança para a Colina História seja confirmada, o mandatário alvinegro declarou querer condições iguais às do primeiro turno, quando a renda e o público foram divididos e o confronto aconteceu no Engenhão.

- A coisa tem que ser recíproca. Se eu vou jogar na casa do adversário, quero saber em que condições serão. Este ano os jogos têm sido feitos no Engenhão e com a mesma regra, de renda e público dividido nos dois jogos. Acho que pleiteiar jogar em casa é correto, mas quero saber das condições. É importante a polícia dar condições para jogar em todos os lugares de forma igual - disse o mandatário alvinegro.

Mauricio ainda disse que se o jogo contra o Vasco for marcado mesmo para São Januário, a CBF tem que fazer o mesmo com a partida entre o Cruz-Maltino e o Flamengo, na última rodada.

- Se o nosso jogo for lá, eles tem que marcar contra o Flamengo também na mesma hora. Qual a diferença? Tem que existir igualdade - disse.

FONTE:
http://www.lancenet.com.br/botafogo/Assumpcao-igualdade-condicoes-jogo-Vasco_0_584341625.html

Túlio brinca: 'Se vencer o Bota, depois uso a camisa por baixo contra o Fla'


Volante reafirma amor eterno pelo clube carioca, mas diz que triunfo no sábado é importantíssimo para o Figueira conseguir vaga na Libertadores

Por Fred Gomes Rio de Janeiro

Alvinegro fanático, o volante Túlio viverá uma saia justa no sábado, às 19h, no Engenhão. Seu time, o Figueirense, precisa de uma vitória para seguir sonhando com uma vaga na Libertadores. Já o adversário, o Botafogo, clube pelo qual torce, é um dos fortes candidatos ao título. Atrapalhar sua maior paixão futebolística na busca pelo caneco não seria doloroso? Ele admite que sim, mas, em tom de brincadeira, propõe um acordo.

- É difícil... É complicado. Não posso fazer nada para ajudar o Botafogo no sábado (risos), temos chances reais de Libertadores e vamos lutar por isso até o final. Mas eu posso compensar depois. Vamos enfrentar Flamengo, Fluminense e Corinthians, três adversários diretos. Se vencermos no sábado, depois tento compensar tirando três pontos dos rivais diretos. Jogo com a camisa do Botafogo por baixo contra Corinthians...

O jogador ri e depois fica em silêncio até ser perguntado sobre o Fla:

Túlio tem duas passagens pelo Botafogo (2003 a 2005 e de 2007 a 2008)
- E contra o Flamengo nem se fala, contra o Flamengo principalmente (risos). Acho que o Botafogo precisa pensar mais em Vasco e Corinthians, mas contra o Flamengo, pela enorme rivalidade e por tudo que aconteceu nos últimos tempos, visto a camisa (risos) - insistiu, às gargalhadas.

Embora prometa tentar dar uma força para o Botafogo nas rodadas seguintes, ele acredita no título do Glorioso mesmo após um eventual revés contra o Figueira.
- Acho que dá. Se o Botafogo ganhar quatro jogos, vai chegar brigando no clássico para ser campeão contra o Fluminense. Acho que o campeão fará no máximo 72 pontos (se perder no sábado, os cariocas chegam no máximo 70), então chega forte na briga - avaliou.

Tulio Figueirense (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)Túlio se diz muito feliz no Figueirense e mostra-se confiante no time (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)

Quem ouve Túlio falando do Botafogo tem a certeza de que se trata de um alvinegro de berço, mas isso não procede. Quando pequeno, o coração dele até "batia em preto e branco", mas por outro clube.

- Era santista, mas era santista mesmo (risos). Desde que me tornei profissional, mesmo já jogando pelo Goiás, meu maior sonho não era nem jogar pela Seleção e sim pelo Santos. Depois que vesti a camisa do Botafogo, isso acabou completamente. Inclusive, quando estava jogando pelo Botafogo, recebi uma sondagem do Santos e não quis ir. Sou botafoguense - garantiu o jogador, pai dos botafoguenses Thaís, 7 anos, e Vitor, de 4 anos.

Em tom mais sóbrio e deixando a brincadeira de lado, o experiente jogador, de 35 anos, prevê um duelo complicadíssimo com o Botafogo, classificando-o como uma "prova de fogo".

- É um jogo muito difícil, uma prova de fogo. Estamos invictos há 11 jogos e é preciso ir em busca de algo histórico, inédito para o clube, que é a vaga na Libertadores. Temos de pensar jogo a jogo e depois brinco se posso vencer Fla, Flu e Corinthians. No sábado, será complicado, o Botafogo é o time de melhor campanha dentro de casa - analisou.
Internamente sempre cogitamos vaga na Libertadores, discordei do Jorginho ao pedir sigilo. Tínhamos de assumir uma postura maior"

Túlio, com fé no Figueira
A mesma personalidade demonstrada para declarar sua paixão pelo Botafogo, Túlio já havia escancarado ao declarar, bem antes do que seus companheiros de Figueirense, total confiança na busca por uma vaga na próxima Taça Libertadores. O time catarinense tem 50 pontos, dois a menos do que o Flamengo, último integrante do G-5, e cinco abaixo do adversário de sábado.

- Desde o início da temporada o discurso era muito moderado. Falavam em pensar em continuar na Série A, mas no fundo todos sabiam que dava para fazer coisa muito maior. Desde a minha primeira entrevista, falei que queria coisa inédita. Até cheguei a discordar do Jorginho, que pedia sigilo sobre o tema Libertadores. Como ele não é carrancudo, isso foi feito de forma muito democrática. Acho que era preciso assumir uma postura maior, não podíamos ficar apenas como franco atirador - encerrou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/figueirense/noticia/2011/11/tulio-brinca-se-vencer-o-bota-depois-uso-camisa-por-baixo-contra-o-fla.html

Com pérola de Túlio, Assumpção lança candidatura à reeleição


Com novo vice-presidente geral, atual mandatário do Botafogo destaca melhorias no clube nos últimos três anos

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro

Em uma casa de espetáculos da Lapa, bairro do centro do Rio de Janeiro, o atual presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, lançou nesta quinta-feira a candidatura à reeleição para a presidência do clube para o triênio 2012-2013-2014. No evento, o mandatário alvinegro teve ao seu lado o novo candidato a vice-geral. Caso a chapa seja eleita, Paulo Mendes substituirá Antônio Carlos Mantuano. Na parte final do evento, Maurício e Paulo tiveram a companhia de Túlio Maravilha. O ex-jogador do clube deu seu apoio ao atual presidente do clube.

Lançamento da candidatura do Maurício Assumpção, Paulo Mendes e Tulio Maravilha (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com) Assumpção (dir), com Paulo Mendes e Túlio Maravilha durante o lançamento de sua candidatura à reeleição  (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)

- Estou feliz de apresentar a candidatura à reeleição porque tenho projetos concretizados. Tenho orgulho dessa equipe que tem trabalhado comigo – disse Assumpção, durante o evento.

Com o lema “compromisso e trabalho”, Maurício Assumpção destacou os feitos de sua gestão, salientando as melhorias feitas na sede de General Severiano e a evolução da equipe de futebol, que disputou uma vaga na Libertadores no ano passado e agora luta contra Corinthians e Vasco pelo título.

Sem entrar em muitos detalhes, Maurício falou sobre a necessidade da construção de um centro de treinamento para a equipe profissional. O Engenhão, que seria uma opção para a equipe, está descartado pela quantidade de pessoas que circulam no espaço,devido aos projetos sociais apoiados pelo clube. Segundo o presidente, até o fim do ano, há a possibilidade de haver novidade sobre um terreno que receberá o CT alvinegro.

- Temos um terreno na Zona Oeste. Venho negociando há um ano. Agora, ganhou corpo. Não quero adiantar muita coisa, mas acredito que até o final do ano teremos novidades.

Lançamento da candidatura do Maurício Assumpção (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com) Assumpção disse que projeto do CT alvinegro
avançou (Thiago Fernandes / Globoesporte.com)

Convidado a encerrar a apresentação da candidatura, o atacante Túlio Maravilha, atualmente no Bonsucesso, arrancou gargalhadas dos presentes. Logo após Maurício Assumpção ressaltar que o site de sua candidatura contém todos os projetos para de sua campanha, o jogador brincou:

- Está faltando o projeto gol mil do Maravilha - disse Túlio, referindo-se a seu projeto de marcar o milésimo gol de sua carreira com a camisa do Botafogo em 2012, arrancando aplausos e sorrisos dos convidados.

No evento, estiverem presentes alguns dirigentes da atual gestão e também atletas da natação e do pólo aquático. João Felipe Coelho e Henrique Moniz, atletas do pólo que representaram o Brasil no Pan-Americano e conquistaram a medalha de bronze, foram chamados ao palco para servirem de exemplo como atletas bem sucedidos dos esportes olímpicos. O presidente aproveitou o momento para anunciar que as piscinas do Mourisco estarão liberadas em breve para que as equipes alvinegras voltem a treinar lá.

FONTE^
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/11/com-presenca-de-tulio-assumpcao-lanca-candidatura-reeleicao.html

Santistas ignoram briga pelo título e prometem ir para cima do Vasco


Vitória do Peixe sobre a equipe carioca ajudaria o Corinthians, maior rival do Alvinegro Praiano. Jogadores do Peixe dizem não ligar para isso

Por Adilson Barros Santos, SP


Borges no treino do Santos (Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)Borges é o artilheiro do Campeonato Brasileiro
(Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)

Uma vitória do Santos sobre o Vasco, domingo, às 17h (horário de Brasília), na Vila Belmiro, pela 33ª rodada do Brasileirão, beneficiará o Corinthians, principal rival do Alvinegro Praiano. Os jogadores do Peixe, no entanto, dizem não ligar para isso. Entendem que a torcida santista fique contrariada com o sucesso da equipe do Parque São Jorge, mas dizem que vão jogar para vencer a equipe da Colina, pois querem ajeitar o time para o Mundial de Clubes.
O Corinthians lidera o campeonato nacional com 58 pontos, mesmo número do Vasco, que fica em segundo por ter menos vitórias (17 a 16). O Santos, com 45 pontos, está em décimo lugar. Não briga por título, já tem vaga na Taça Libertadores assegurada e também não corre risco de rebaixamento. O único objetivo do Peixe é se preparar para a competição em dezembro, no Japão.

– Não temos nada a ver com Corinthians, nem com as equipes que estão brigando pelo título. Temos de fazer o nosso trabalho, que é nos prepararmos bem para o Mundial. Os times que querem ser campeões têm de fazer o seu papel. O nosso é brigar sempre pelas vitórias – afirmou o atacante Borges.

Contra o Vasco, o técnico Muricy Ramalho vai escalar os principais jogadores que têm à disposição, confirmando o discurso de Borges.

– Temos o foco no Mundial e precisamos de ritmo. O maior objetivo é chegar ao Mundial em boa forma – completou o artilheiro.

Veja mais vídeos do Santos no site do SporTV

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/11/santistas-ignoram-briga-pelo-titulo-e-prometem-ir-para-cima-do-vasco.html

Mais disciplinado do Brasileiro, Bota comemora ‘marcação limpa’


Equipe recebeu 61 amarelos e quatro vermelhos em toda a competição

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro

antonio carlos fabio ferreira botafogo treino (Foto: Satiro Sodré/Agif)A dupla de zaga do Botafogo tem quatro amarelos comAntônio e nenhum com Fábio (Foto: Satiro Sodré/Agif)

O Campeonato Brasileiro ainda não terminou, mas o Botafogo já tem pelo menos um motivo para ficar satisfeito. Até à 32ª rodada, a equipe é a mais disciplinada da competição. Em todo o torneio, o Glorioso recebeu 61 cartões amarelos e quatro vermelhos, totalizando 65 advertências. A curiosidade é que o segundo colocado nessa lista é o líder Corinthians, com 64 amarelos e cinco vermelhos, totalizando 69. O Vasco, vice-lider, é o time que menos recebeu vermelhos, com apenas dois em sua conta (veja a tabela com os times menos advertidos abaixo).
Para os jogadores do Botafogo, os números não impressionam. Segundo Alessandro, não receber cartões é uma ordem expressa do técnico Caio Júnior.

 - Primeiramente, a gente evita fazer faltas e tomar o cartão amarelo. O Caio não gosta que jogador tome cartão amarelo para que não corra o risco de alguém ser expulso. Quando um adversário está de costas, não podemos fazer falta. Ali atrás, a gente tem a orientação de cercar e dar o bote na hora certa. Até para não fazer uma falta que pode render uma jogada perigosa para o adversário – explicou o lateral.

Clube Ama Ver Total
Botafogo 61 4 65
Corinthians 64 5 69
São Paulo 68 6 74
Ceará 65 10 75
Santos 72 6 78
Vasco 81 2 83
 O volante Marcelo Mattos analisa a questão por outro ângulo. Para o jogador, o esquema de marcação coletivo facilita a que o Botafogo consiga tomar a bola dos rivais sem precisar recorrer às faltas.

- A marcação do Botafogo começa sempre na frente e um precisa ajudar o outro. Tem situações em que o adversário pega a bola e já tem dois de nós em cima dele. Assim, fica mais fácil roubar a bola e tem menos risco dele tentar um drible. O Caio também manda a gente nunca reclamar com o árbitro. Ele não quer que a gente tome cartões de bobeira.

O disciplinado Botafogo volta a campo neste sábado, contra o Figueirense. O jogo tem início às 19h (horário de Brasília) e será disputado no estádio do Engenhão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/11/mais-disciplinado-do-brasileiro-bota-comemora-marcacao-limpa.html

Vasco joga mal e perde para La U peruana em Lima


Em dia com jogadores sem inspiração, Universitario vence por 2 a 0 no jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-American

  • Universitário (PER) x Vasco (Foto: Paolo Aguilar/EFE) Vasco não fez boa partida em Lima e terá de se recuperar em São Januário (Foto: Paolo Aguilar/EFE)
LANCEPRESS!
Publicada em 02/11/2011 às 23:45
Lima (PER)

Assim como o rival Flamengo, o Vasco foi derrotado na Copa Sul-Americana por um time que tem mesmo apelido: La U. Sem inspiração na noite desta quarta-feira, o time misto de São Januário sucumbiu à pressão do Universitario, em Lima, no Peru, e saiu em desvantagem no jogo de ida das quartas de final da competição, sendo derrotado por 2 a 0.
Com o resultado no Estádio Nacional, o Vasco precisa de uma vitória por três gols de diferença para se classificar para as semifinais no jogo de volta, que será realizado na próxima quarta, em São Januário.


PERUANOS COMEÇAM NO ATAQUE
O jogo começou com a equipe peruana tomando a iniciativa. Pressionado por um estádio lotado, o Vasco não conseguia levar perigo ao Universitario. Aos nove minutos, Douglas não conseguiu chegar no atacante Ruidíaz, que acabou finalizando sem força para Fernando Prass fazer a defesa facilmente.
Aos 21 minutos, mais uma vez Ruidíaz faz grande jogada, e cruzou para Fano, que de cabeça quase marcou. Nilton salvou o time cruz-maltino. Aos 30, falha geral na defesa vascaína e Fano quase ficou mais uma vez próximo de abrir o placar. Três minutos depois, Flores se enroscou com Fagner e caiu dentro da área. O juiz ignorou e mandou seguir.
Mas, aos 37 minutos, Torres sofreu falta do zagueiro Douglas dentro da área. Pênalti bem marcado pelo árbritro Carlos Vera e convertido por Ruidíaz, com categoria.

De pênalti, Ruidíaz balançou a rede do Vasco (Foto: Pilar Olivares/Reuters)
Antes do término da primeira etapa, Flores quase ampliou após receber passe de Ruidíaz. Ele colocou a bola por cima do arqueiro vascaíno, mas Nilton, novamente, impediu o gol do time peruano.

MELHORA NÃO DÁ GOL DE EMPATE
No segundo tempo, o Vasco começou bem melhor do que na primera parte. Mesmo assim, ainda sem muita criatividade, mas com mais força ofensiva, quase empatou em cobrança de falta de Bernardo. Aos 12 minutos, a grande chance da equipe brasileira. Alecsandro recebeu belo passe de Allan e bateu na saída do goleiro Llotonp. A bola acabou batendo na rede pelo lado de fora.
Com o gol perdido, veio o castigo. Fano recebeu bola de Torres e tocou na saída de Prass: 2 a 0 para o Universitario.

Após o gol do time da casa, o técnico Cristovão Borges resolveu colocar o Vasco mais para frente. Diego Rosa deu lugar ao atacante Leandro. Desorganizado e sem muita inspiração, o Cruz-Maltino tentou ir ao ataque e passou a ter mais posse de bola. Mas com Alecsandro isolado, pouco levou perigo ao Universitario, que soube cadenciar a partida até o término.

FICHA TÉCNICA
UNIVERSITARIO (PER) 2 X 0 VASCO
Local: Nacional, Lima (PER)
Data/horário: 02/11/2011 - 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Vera (EQU)
Auxiliares: Christian Lescano (EQU) e Carlos Herrera (EQU)
Cartões amarelos: Rabanal, Vitti (UNI); Nilton, Leandro, Bernardo (VAS)
Cartões vermelhos: Não houve
Gols: Ruidíaz 37"/1ºT (1-0) e Fano 14'/2ºT (2-0),

UNIVERSITARIO (PER): Llotonp, Mendoza, Galván, Galliquio e Rabanal; Miguel Torres (Ampuero), González, Flores e Vitti (Torres); Ruidíaz e Fano (Andy Polo). Técnico: José Del Solar.
VASCO: Fernando Prass, Fagner, Douglas, Nilton e Julinho (Marcio Careca); Diego Rosa (Leandro), Fellipe Bastos, Allan e Bernardo; Diego Souza (Patric) e Alecsandro. Técnico: Cristovão Borges


FONTE:
http://www.lancenet.com.br/vasco/Vasco-joga_0_583741820.html

Vôlei é campeão da Taça Paraná

Mirim feminino bate Fluminense na final e é o melhor do Brasil na categoria


A equipe campeã da Taça Paraná na manhã desta quarta-feira (Crédito:BFR)A equipe campeã da Taça Paraná na manhã desta quarta-feira (Crédito:BFR)

Espetacular. Essa é a palavra para a conquista do time mirim feminino do Botafogo na manhã desta quarta-feira. Na base da raça, as meninas do Fogão bateram o Fluminense por 3 a 2 na decisão da Taça Paraná, no Ginásio Tarumã 1, em Curitiba. Com uma campanha invicta nos 8 jogos da competição, o Alvinegro sagrou-se campeão do torneio mais importante da categoria no país.

A conquista não veio com facilidade. A Taça Paraná é considerado um verdadeiro campeonato brasileiro do vôlei de base no país. Para conseguir tal feito, o Alvinegro teve que bater os rivais Flamengo e Fluminense, assim como outras forças do vôlei nacional. O torneio contou com a presença 15 equipes da categoria, e 89 no total. Nos últimos cinco dias, foram cerca de 1000 atletas disputando títulos das categorias mirim, infantil e infanto-juvenil feminino e masculino em seis sedes, todas em Curitiba.

As meninas comandadas por Pedro Henrique seguem na disputa no Estadual, onde travam duelo com o próprio Fluminense pelo título. As alvinegras venceram a primeira fase da competição em clássico dentro da casa do rival e podem enfrentar o clube das Laranjeiras novamente na grande final.

Confira a trajetória das meninas até a conquista:

29/10

Fube-SC 0 x 2 Botafogo
Positivo-PR 0x 2 Botafogo

30/10

Botafogo 2 x 0 Flamengo
Botafogo 2 x 0 Copa Integração

31/10

Botafogo 2 x 0 Círculo/Dom Bosco
Tijuca 0 x 2 Botafogo

1/11 - Semifinal

Sogipa-RS 2 x 3 Botafogo

2/11 - Final

Botafogo 3 x 2 Fluminense

Rodrigo Paradella



Pensamento positivo

Bicampeão brasileiro, Alessandro volta ao time em busca de mais uma conquista


Mantido no time, Alessandro conversa com Caio Jr. (AGIF / BFR)Mantido no time, Alessandro conversa com Caio Jr. (AGIF / BFR)

O Botafogo busca o tricampeonato brasileiro e Alessandro também. O lateral-direito, que já conquistou a competição por Vasco em 1997 e Atlético-PR em 2001, sabe o quanto representa este título. Esta é a maior motivação dele e do clube na reta final.

"Caio Júnior sempre fala da importância de ser campeão brasileiro. Ter no currículo ajuda bastante. Ganhei duas vezes e aprendi que grupo campeão precisa ter amizade e vontade de vencer. O pensamento é bem positivo de conquistar o título. Em momento nenhum passou na cabeça que estivéssemos fora da disputa, mesmo quando estávamos a cinco pontos do líder. Já caiu para três. Estamos bem focados e bastante confiantes", diz Alessandro, que se mantém tranquilo com a possibilidade de o Botafogo virar líder sábado, quando enfrenta o Figueirense, no Stadium Rio.

"Já tivemos oportunidades de assumir e não conseguimos por detalhes. Mas foi bom para o grupo amadurecer. Achavam que o Botafogo estava fora, voltamos à briga. Temos que saber o momento certo de assumir a liderança e matar o campeonato", explica.

Em treino tático nesta quarta-feira, no Stadium Rio, ele foi mantido entre os titulares. O time foi: Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel e Elkeson; Herrera e Loco Abreu.

"Estou trabalhando da mesma maneira, esperando começar a partida. Graças a Deus voltei à posição, quero dar continuidade ao trabalho, fazer um bom jogo e continuar na equipe titular", comenta Alessandro, que pediu ainda à torcida que siga incentivando até o fim.

Danilo Santos



FONTE:
http://www.bfr.com.br/oclube/noticias/bicampeao+brasileiro+alessandro+volta+ao+time+em+busca+de+mais+uma+conquista.asp

Federer 'cochila' diante de freguês, mas avança às quartas na Basileia

TÊNIS INTERNACIONAL  2011


Em casa, ex-número 1 do mundo tenta seu quinto título no torneio suíço



Por GLOBOESPORTE.COM Basileia, Suíça

Por cerca de 20 minutos, Roger Federer esteve irreconhecível. Mostrou pouca energia, errou muito e até cometeu três duplas faltas no mesmo game. Foi o suficiente para o suíço perder um set para o freguês Jarkko Nieminen (66 do mundo), mas não para tirá-lo do torneio. O ex-número 1 do mundo acordou a tempo, venceu o terceiro set com folga e, por 6/1, 4/6 e 6/3, passou às quartas de final do ATP 500 da Basileia, em seu país.

Roger Federer tênis Basileia oitavas (Foto: AP Photo)Roger Federer é o primeiro tenista nas quartas de final na Basileia (Foto: AP Photo)

Nieminen, o mesmo que eliminou Thomaz Bellucci na primeira rodada do torneio, agora tem 12 derrotas em 12 duelos com Federer. O set vencido nesta quarta-feira foi o primeiro que o tenista finlandês conseguiu beliscar contra o atual número 4 do mundo.

Classificado para as quartas, Federer segue em frente para tentar seu quinto título na Basileia (foi campeão em 2006, 2007, 2008 e 2010). Seu adversário nas quartas de final será o vencedor do jogo entre o alemão Florian Mayer (22) e o croata Ivan Ljubicic (31).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/11/federer-cochila-diante-de-fregues-mas-avanca-quartas-na-basileia.html