domingo, 30 de outubro de 2011

Para encher de moral

Caio Jr. destaca atuação do Botafogo, apoio da torcida e retorno da confiança
Torcida foi muito elogiada por Caio Júnior (AGIF / BFR)Torcida foi muito elogiada por Caio Júnior (AGIF / BFR)

Após três derrotas, uma vitória era o que o Botafogo mais precisava para elevar a autoestima, de jogadores e torcida, para a reta final do Campeonato Brasileiro. O triunfo sobre o Cruzeiro levou o Glorioso aos 55 pontos e deu a confiança necessária é o time, na opinião de Caio Júnior.

O técnico comemorou muito o resultado, elogiou a determinação de seus jogadores e a participação da torcida. Agora, é aproveitar o domingo e a segunda-feira de folga, assistir aos jogos do adversário, e começar a se preparar para enfrentar o Figueirense.

Confira os principais trechos da entrevista coletiva de Caio Jr:

CHANCES DE GOL

"A análise que faço de uma equipe é que o mais difícil é criar. Quantas situações de gol tivemos, quantas vezez entramos na área? No primeiro tempo, jogamos em cima e criando. Ninguém quer perder gols, são características de cada lance. O que vale é que foi uma vitória difícil, mas muito importante, trouxe aquela confiança que de certa forma se perde nas derrotas".

SEGREDO EM CASA

"É um time que ataca, então chama o torcedor a seu favor. Sofremos com isso porque não é fácil só atacar, você corre riscos. A impostição de buscar o gol o tempo todo faz o torcedor ajudar, incentivar e se torna uma bola de neve positiva".

RECUO DO TIME

"Quase quebrei o vidro da cabine (risos). Treinamos muito compactação, a defesa sair. Mas uma coisa é falar, outra é conseguir fazer. Entra também uma outra questão. O que o Cruzeiro fez, ficou posicionado no primeiro tempo e começou a sair com os volantes no segundo, abrindo para contra-ataques. Houve a imposição do adversário. A entrada do Everton foi fundamental, por dentro, pressionou o meio-de-campo do Cruzeiro e ainda escapou para atacar".

EXPULSÃO

"Quero explicar que não fui em direção ao árbitro. Entrei em um pedacinho do campo, preocupado com os jogadores, em perder alguém. Fui lá tirá-los para não haver expulsão. O auxiliar me avisou, desisti no meio do caminho. Quando volto do intervalo, sou avisado que estava expulso. Acabou tendo ponto positivo que foi a reação do torcedor, que tem realmente que pressionar o árbitro. Não tem que apitar a nosso favor, mas corretamente. É o que queremos até o fim do campeonato".

DESGASTE

"Pesou bastante. Os jogadores que foram à Colômbia, como Fábio Ferreira e Cortês, terminaram esgotados. Aí todos vão entender o porquê do time misto. Tem lógica o que temos falado. Foi um período difícil, muita viagem e cansaço, mas precisávamos dessa vitória. Liberei dois dias todo mundo, voltamos na terça-feira à tarde. Não porque ganhamos, mas porque precisamos voltar e recarregar a bateria para mais um jogo importante.

CORTÊS

"Parabenizei porque jogou o jogo inteiro em Bogotá, não foi fácil atuar assim hoje. E vêm acontecendo gols no setor dele, o que o deixa preocupado. Ele entendeu que o importante é fazer bem o setor defensivo, depois o ofensivo. E Maicosuel ajudou muito, fez grande partida de novo e está crescendo na reta final".

ELKESON

"Quando trabalho com jogadores como Elkeson, que é humilde no sentido de ouvir e aceitar dicas e conselhos, é muito gostoso. Muitos meninos aqui têm essa humildade. Elkeson vai ser um grande jogador por isso. Basta continuar com mentalidade boa e positiva, apesar da pressão de ter que ganhar sempre. Foi uma página virada na carreira dele, vai engrenar mais".

VOLTA POR CIMA

"Se for ver, é a segunda vez que superamos um momento de duas derrotas consecutivas. Dá moral, não deixa uma crise ser instalada. Foi muito importante. Sabia que ia ser jogo muito nervoso, 1 a 0 foi uma goleada. Teremos um jogo com um adversário que é um dos mais perigosos fora de casa, o Figueirense, mais uma partida muito complicada, vamos estudar bem e nos preparar".

Danilo Santos



FONTE:
http://www.bfr.com.br/oclube/noticias/caio+jr+destaca+atuacao+do+botafogo+apoio+da+torcida+e+retorno+da+confianca.asp

Mais uma vitória

Juniores derrotam o Vasco e seguem firmes na luta pelo título do OPG
Wellington comemorou muito quando o jogo terminou (Crédito: Luana Motta/BFR)Wellington comemorou muito quando o jogo terminou (Crédito: Luana Motta/BFR)

Os juniores do Botafogo derrotaram o Vasco, em Itaguaí por 1 a 0. A partida foi válida pela 1ª rodada do returno do Torneio Otávio Pinto Guimarães. Wellington fez o gol que deu a vitória para o Glorioso. O Alvinegro segue na liderança do grupo com 10 pontos.

Na primeira etapa o Botafogo precisou enfrentar dois adversários: o Vasco e o vento. O primeiro perigo de gol aconteceu logo a um minuto com Castro de cabeça. Aos 12, Renan Lemos cruzou e Jadson, de primeira, quase marcou.

Dominando a partida, o Glorioso teve sua melhor chance de abrir o placar aos 35 minutos. Jadson deu ótimo passe para Castro, o atacante tentou tirar do goleiro, mas a bola acabou indo para fora. A primeira etapa terminou sem gols.

No segundo tempo, o Glorioso fez valer o fato de estar jogando a favor do vento. Aos 8 minutos, Jeferson arriscou de fora da área e o goleiro vascaíno defendeu o chute em dois tempos. Aos 24, Jeferson repetiu a jogada e esbarrou de novo no goleiro. No minuto seguinte, o Alvinegro teve Fabiano expulso.

Sentindo que o Botafogo tinha mais volume de jogo, o técnico Eduardo Húngaro tirou Gegê e colocou Wellington. A substituição deu certo e o camisa 18 acabou decidindo a partida. Aos 37 minutos, o atacante invadiu a área após ótima jogada individual e soltou uma bomba na saída do goleiro. Um golaço! Aos 45, Vitinho arriscou de fora da área e o goleiro fez grande defesa e evitou o segundo gol alvinegro.

Quando o árbitro apitou o fim do jogo, os jogadores se abraçaram e comemoraram mais uma importante vitória na competição. No próximo sábado, o Glorioso irá enfrentar o Volta Redonda no Caio Martins.

O Botafogo foi a campo com a seguinte formação: Andrey, Ryan (Vitinho), Alemão, Ulisses, Renan Lemos, Gabriel, Fabiano, Jadson, Jeferson, Castro (B. Medeiros) e Gegê (Wellington). Téc: Eduardo Húngaro.

Confira o golaço de Wellington que deu a vitória para o Botafogo



FONTE:
http://www.bfr.com.br/oclube/noticias/juniores+derrotam+o+vasco+e+seguem+firmes+na+luta+pelo+titulo+do+opg.asp


Após ano perfeito, Juliana só quer férias antes da reta final para Londres


Campeã de tudo em 2011 ao lado de Larissa afirma que precisa descansar antes dos Jogos, mas convites para amistosos podem atrapalhar os planos

Por Luna Vale Rio de Janeiro

Juliana, do vôlei de praia, no Tá na Área 1 (Foto: Júlia Pecci / SporTV.com)Juliana quer descansar antes das Olimpíadas de
ano que vem (Foto: Júlia Pecci / SporTV.com)

Campeãs da Copa do Mundo, do Circuito Mundial e do Pan-Americano. Após um ano de grandes conquistas, Juliana e Larissa  vão em busca da única que falta na carreira: a medalha olímpica. Mas antes, é preciso descansar. Por conta do grande número de competições oficiais e dos convites que surgem para disputar desafios e torneios amistosos, elas passam o ano viajando pelo Brasil e pelo mundo. Pelas contas de Juliana, ela passa de 12 a 14 semanas do ano em casa, o equivalente a três meses.
Apesar de um 2011 praticamente perfeito, Juliana afirma que algumas coisas precisam mudar na preparação para as Olimpíadas. Faltando cerca de nove meses para os Jogos, a atleta reclama da grande quantidade de compromissos e da falta de férias.

- Precisamos de tempo para curtir todos esses títulos. Não tivemos descanso. Precisamos recarregar para estarmos leves nas Olimpíadas - comenta, em entrevista ao SPORTV.COM, após participar do programa "Tá na Área".

O plano da dupla é tirar os meses de dezembro e janeiro de férias, mas Juliana sabe que isso é muito difícil, ainda mais ficando no país. Além das quatro etapas que faltam do Circuito Brasileiro, a dupla tem convites para dois amistosos contra as americanas Walsh e May e para o desafio Brasil x Estados Unidos.

Retrospecto positivo no México


Juliana Vôlei de Praia (Foto: Crédito: Washington Alves / Inovafoto / COB)Juliana se impressionou com o carinho no México
(Foto: Crédito: Washington Alves / Inovafoto / COB)

As americanas, inclusive, são as maiores rivais das brasileiras. Mas, este ano, não deu para as gringas: dos seis confrontos, a dupla nacional venceu cinco. E foi exatamente um jogo contra Walsh e May que fez com que Juliana e Larissa conquistassem a torcida mexicana, há seis anos.
A primeira vitória sobre as americanas aconteceu em 2005, na última etapa do Circuito Mundial, na cidade de Acapulco. A televisão local transmitia as partidas do campeonato e a dupla brasileira ganhou diversas etapas naquele ano. Por conta de algumas embaixadinhas que fazia antes das partidas, Juliana recebeu o apelido de "Ronaldinha".
A atleta conta que não acreditava quando o técnico da dupla mexicana exaltava o carinho que a população local tinha por elas.

- Quando chegamos lá, ficamos surpresas. Eles acreditavam mais do que a gente que íamos vencer. Antes do jogo da semifinal, uma criança me deu uma camisa de Nossa Senhora de Guadalupe e eu vesti. A torcida na arena veio abaixo - relembra.

A partida entrou para o Livro dos Recordes como a mais longa e com o maior número de pontos em um jogo de vôlei de praia. Foi 1h42m de disputa, com o segundo set terminando em 42 a 40. A dupla brasileira demorou cinco horas para sair da Arena, entre cansaço e atendimento aos fãs. Na volta, Juliana lembra ter ficado impressionada com a repercussão do título. No embarque para o Brasil, já na Cidade do México, agentes da alfândega mexicana pediam para tirar fotos, o piloto, que mantém contato com Juliana até hoje, as convidou para ir à cabine e anunciou que elas estavam no voo.

Quartos separados para evitar brigas


Juntas desde 2004, Juliana e Larissa têm personalidades muito diferentes. A primeira gosta mais de cidade, praia e música, enquanto a segunda é mais calma, preferindo fazenda e tranquilidade. Com tanto tempo de convivência, brigas são inevitáveis, mas para tentar diminuir o desgaste, as duas ficam em quartos separados quando viajam. Juliana reclama que o celular da companheira não para de tocar enquanto ela quer descansar.

Elas somam mais de 15 títulos entre competições brasileiras, continentais e mundiais. A última conquista foi a medalha de ouro no Pan-Americano de Guadalajara. A final não foi fácil. As brasileiras enfrentaram as donas da casa e uma arena lotada. Dessa vez, obviamente, os mexicanos torceram contra.

Juliana e Larissa (Foto: Mariana Canedo)Larissa e Juliana com uma das conquistadas
neste ano, do Pan (Foto: Mariana Canedo)

- A gente nunca tinha passado por isso. Eram cinco mil pessoas torcendo contra, o chão tremia - comenta, acrescentando que a medalha foi dedicada ao pai, aniversariante no dia seguinte.

Mesmo frustrando a festa dos torcedores locais, Juliana conta que elas foram aplaudidas ao conquistar o título. E as próprias adversárias reconheceram que o carinho foi por conta da história das brasileiras naquele país.
Juliana não gosta de pensar nas Olimpíadas de 2016. Mas confessa que seria um sonho encerrar a carreira após uma medalha olímpica em casa. Comenta que ambas estão na plenitude fisicamente e garante que pretende continuar a parceria com Larissa até quando o corpo aguentar.

Planos de ser mãe no futuro
Com uma rotina tão desgastante, Juliana afirma que não tem como pensar em filhos agora. Com 28 anos, ela garante que é o que mais quer na vida e cita o exemplo da ex-jogadora Leila, que foi mãe aos 38 anos.

- Agora é a hora de ganhar dinheiro. Ter filho para a babá criar? Então eu não vou ser mãe, só vou colocar no mundo. Eu quero ver, quero trocar fralda. Não dá, tem que ser planejado com calma.

A atleta namora há quase três anos com o carioca Rodrigo, que a acompanha em quase todas as viagens nacionais. Ele é praticamente um amuleto da sorte, já que Juliana garante que joga melhor quando o namorado está por perto. No último mês, ele tirou férias para acompanhá-la no Circuito Mundial e ouviu da rival americana Walsh que a brasileira realmente melhora quando Rodrigo está por perto.

Morando em Fortaleza, a atleta encontra o namorado sempre que consegue passar pelo Rio. No próximo fim de semana, Rodrigo vai aproveitar para acompanhar a namorada na etapa de Maceió do circuito nacional. O único problema é que o namorado é muito ciumento, enquanto ela garante ser muito tranquila.

- Eu falo para ele: "Imagina se eu fosse bonita?" - brinca.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/ta-na-area/noticia/2011/10/apos-ano-perfeito-juliana-so-quer-ferias-antes-da-reta-final-para-londres.html

Azarenka derrota Zvonareva em sets diretos e está na final em Istambul

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Bielorrussa segue sem perder sets no WTA Championship e, neste domingo, lutará com Petra Kvitova pelo título e pela vice-liderança do ranking



Por GLOBOESPORTE.COM Istambul, Turquia

Victoria Azarenka é finalista do WTA Championship, em Istambul, torneio que reúne as oito melhores tenistas da temporada. Neste sábado, a bielorrussa, número quatro do ranking mundial, derrotou a russa Vera Zvonareva, sexta do mundo, por 2 sets a 0 (6/2 e 6/3), em 1h42m. Na decisão, ela encara a tcheca Petra Kvitova, que venceu a australiana Samantha Stosur.

tênis azarenka wta championship (Foto: Agência Reuters)Bielorrussa comemora ponto contra a russa Vera Zvonareva na Turquia (Foto: Agência Reuters)

Azarenka dominou a partida desde o início. Só na primeira parcial foram três quebras a seu favor, contra uma da rival, e aproveitamento de 88% do primeiro saque. Zvonareva, por sua vez, sofria com o serviço. Foram apenas sete pontos conquistados com o segundo serviço e número idêntico de duplas faltas.

No segundo set, a bielorrussa voltou a abrir vantagem no começo da parcial, só que permitiu uma quebra quando tinha 4/2. O relaxamento, porém, durou apenas um game. Azarenka fez 5/3 e, no game seguinte, fechou a partida.

Neste domingo, Azarenka, que ainda não perdeu um set sequer no torneio, fará um duelo com Kvitova pela segunda posição do ranking. Se for campeã, a bielorrussa assume a vice-liderança. Caso perca, se mantém no quarto posto e permite que a tcheca chegue ao segundo lugar.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/10/azarenka-derrota-zvonareva-em-sets-diretos-e-esta-na-final-de-istambul.html

Após grande atuação, Neymar fica a quatro gols de chegar ao centésimo

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 - Série A


Média da atual temporada credencia o atacante a atingir marca no Mundial de Clubes. Título no Japão pode encerrar ano de 2011 praticamente perfeito



Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo

 A grande exibição na goleada do Santos por 4 a 1 sobre o Atlético-PR, sábado, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro, colocou Neymar muito próximo de atingir uma histórica na carreira. Com os quatro gols marcados, o atacante chegou aos 96, ficando a apenas quatro de chegar ao centésimo com 19 anos.
Para alcançar a marca ainda em 2011, Neymar tem mais oito partidas pela frente: seis do Brasileirão e outras duas do Mundial de Clubes. A média da temporada, aliás, o credencia a isso. Em 42 duelos, foram 21 gols, 0,5 por duelo. A tendência, porém, é de que ele seja poupado pelo técnico Muricy Ramalho em alguns duelos do torneio nacional para não correr riscos de lesões perto do torneio no Japão.
Desde que estreou como profissional do Santos contra o Oeste, dia 7 de março de 2009, pelo Paulistão, o atacante acumulou números impressionantes. Somente no Peixe são 78 gols em 154 partidas (não estão contabilizados os jogos e os gols nas categorias de base do clube). Já na Seleção Brasileira principal, anotou outros oito, somando mais nove pelo sub-20 e um pela sub-17.
- Sempre falei que amo jogar futebol. Quando estou dentro dessas quatro linhas me sinto uma criança brincando com a bola. Estou sendo muito feliz jogando futebol – afirmou.

Neymar comemora gol do Santos contra o Atlético-PR (Foto: Miguel Schincariol / Ag. Estado)Neymar comemora um de seus quatro gols contra o Atlético-PR (Foto: Miguel Schincariol / Ag. Estado)

Nova estrela da Vila Belmiro, Neymar só não conseguirá superar a marca estabelecida pelo maior gênio do futebol mundial. Pelé chegou ao gol 100 tendo apenas 17 anos, ao marcar duas vezes no empate por 2 a 2 diante do Botafogo-SP, dia 27 de julho de 1958. Contra o Atlético-PR, o atual ídolo santista celebrou seus gols com socos no ar, como fazia o Rei do Futebol em suas comemorações.

- Fico feliz com tudo o que o Pelé já falou sobre mim. O soco dele é de cima para baixo. O meu é de baixo para cima. Preciso encontrar um novo jeito para comemorar (risos) – disse Neymar.

OS 96 GOLS DO CRAQUE NEYMAR
78 Santos (profissional)
8 Seleção Brasileira
9 Seleção sub-20
1 Seleção sub-17
Marcar quatro gols em um único jogo não é novidade para a joia do Peixe. Em 14 de abril do ano passado, ele anotou cinco na goleada por 8 a 1 sobre o Guarani, na Vila Belmiro, pela Copa do Brasil. Já em 17 de janeiro de 2011, fez os quatro do Brasil na vitória por 4 a 2 sobre o Paraguai, no Peru, pelo Sul-Americano sub-20.

Neymar pode fechar a temporada em grande estilo depois de conquistar o Paulistão e a Taça Libertadores. Mais do que dar ao Santos o terceiro título mundial, o garoto, segundo a imprensa espanhola, está na lista dos 50 jogadores que concorrerão à Bola de Ouro. O anúncio será em 9 de janeiro de 2012. Messi, provável adversário do brasileiro no Japão, tenta o tricampeonato.
- É uma felicidade muito grande aparecer em uma lista como essa jogando no Brasil. Fico muito feliz por tudo que passei na minha carreira, as coisas boas e ruins. Só tenho a agradecer a todo mundo – completou.

FONTE :
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2011/10/apos-grande-atuacao-neymar-fica-quatro-gols-de-chegar-ao-centesimo.html

Brasil despreza rótulo de time B, vence Cuba e é bicampeão no vôlei


Com poucos jogadores do time principal no elenco, seleção tem início arrasador e conquista a medalha de ouro nos Jogos de Guadalajara neste sábado

Por João Gabriel Rodrigues Direto de Guadalajara, México

Um início arrasador deu a impressão de que o título viria com uma surpreendente facilidade. Não foi bem assim. Mesmo sem os apagões dos outros jogos, o vôlei brasileiro teve trabalho diante da forte seleção cubana. Nos passes precisos de Bruninho, nos saques de Wallace de Souza e na vibração de Gustavo, porém, a vitória veio. Por 3 sets a 1, parciais 25/11, 24/26, 25/18 e 25/19, a equipe, formada basicamente por reservas do time principal e com Rubinho no lugar de Bernardinho, conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.

Pan vôlei Brasil x Cuba pódio (Foto: EFE)Para a seleção brasileira de vôlei, o momento mais esperado do Pan de Guadalajara (Foto: EFE)

- Mesmo sendo time misto, existe a pressão. Temos de vencer sempre. E hoje conseguimos isso aqui - afirmou Bruninho, um dos únicos integrantes da seleção principal em Guadalajara.

O Brasil garante seu quarto título na história da competição, o segundo em sequência. Além dosJogos do Rio, a seleção também foi campeã em 1963, em São Paulo, e em 1983, em Caracas. Uma semana antes, as meninas levaram o ouro em Guadalajara, também em cima das cubanas. O bronze foi para a Argentina, que, antes da final, derrotou o México.

Início arrasador
Nada de apagão, afobação ou algo do gênero. Ao contrário de todos os outros jogos, quando cometia erros por tentar apressar a definição do ponto, a seleção entrou em quadra em sintonia. Saque, bloqueio, defesa e ataque. Tudo funcionava da melhor forma possível. Após duas defesas pelo meio, Chupita subiu à rede para marcar o primeiro ponto da partida.
Quando Wallace de Souza foi para o saque, o Brasil passou a atropelar. Após a primeira parada técnica, Bruninho, de bloqueio, fez 9/3. Cuba parecia não acreditar. Sem confiança, o forte ataque cubano não conseguia superar a defesa brasileira. O primeiro erro brasileiro veio quando o placar já estava 20/9, em saque de Gustavo. Mas foi num serviço na rede de Cuba que a seleção fechou o primeiro set em fáceis 25/11.
Lipe comemora ponto do Brasil no vôlei contra Cuba (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Lipe (à esq.) festeja (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)

Um ataque para fora de Wallace de Souza deu início ao segundo set. Cuba voltou melhor. Depois de ótima defesa de Bell, Leon mandou uma pancada no bloqueio brasileiro e abriu 3/1. Os erros brasileiros passaram a ser mais frequentes, e Cuba foi para a primeira parada técnica à frente no placar, com 8/6.
Os cubanos, até com certa facilidade, mantinham a vantagem no placar. Bell, em uma pancada pelo meio, fez 13/10 e saiu vibrando em direção à torcida brasileira, sob vaias. Bruninho, em excelente deixadinha de segunda, deu o troco. O Brasil encostou de vez em ataque pelo meio de Wallace Souza: 14/13. O jogo seguiu equilibrado, mas Cuba voltou a se desgrudar no placar, com bloqueio de Perdomo, que provocou os rivais na rede.
Pouco depois, Leon se esforçou para salvar uma bola, atropelou uma voluntária e ganhou aplausos da torcida. A vantagem cubana ainda era de três pontos, mas foi por água abaixo após ataque para fora de Bell, ace de Thiago Alves e ponto de Wallace Martins pela ponta: 22/22. Foi o próprio Wallace quem virou, explorando o bloqueio cubano.
A partida, então, ganhou em emoção. Cuba voltou a empatar e, após belo rali, Mesa recolocou sua seleção à frente no placar. Em seguida, mais um ataque certeiro e os cubanos chegaram ao empate, com 26/24.

Mario Junior comemora ouro do Brasil no vôlei (Foto: AP)Mário Jr. comemora durante a vitória brasileira por 3 sets a 1 neste sábado, no México (Foto: AP)

Brasil diminui os erros e vence terceiro set
Cuba manteve o ritmo e abriu 2/0 no terceiro set. Com ponto de Éder, a seleção empatou, e as duas equipes passaram a se alternar no placar. Mas foi o Brasil quem foi para a primeira parada técnica à frente, com 8/6. Os cubanos chegaram ao empate com Hernández, explorando o bloqueio brasileiro: 12/12.
A seleção, no entanto, manteve a calma. Depois de um ataque de León para fora, o Brasil voltou a ter dois pontos de vantagem, com 15/13. O Brasil voltou a se desgarrar no placar e conseguiu sua maior vantagem em invasão cubana na rede: 21/16. Um bloqueio triplo de Chupita, Éder e Wallace Martins encaminhou a vitória na parcial. Mesmo após saque na rede de Thiago Alves, Cuba não reagiu. Ao explorar o bloqueio rival, Wallace Martins fechou o set: 25/18.

Perto do ouro, a seleção manteve o ritmo no quarto set. Cuba buscou o equilíbrio no início, mas depois de um saque de Hernández na rede, o Brasil deslanchou. Com uma pancada de Chupita na diagonal, fez 16/12 e se encaminhou para a vitória. A diferença, que tinha chegado a cinco, caiu para três. Podia cair para dois quando Leon ainda salvou uma bola milagrosa com o pé, mas um ataque certeiro de Gustavo fez o Brasil respirar de novo. Dali em diante, o bloqueio se impôs, a vantagem voltou a crescer, e o ouro veio na deixadinha de Wallace Martins: 25/19 e festa verde-amarela na quadra.

Brasil comemora ouro no vôlei do Pan (Foto: AP)Com o título assegurado, os jogadores fazem a festa na quadra em Guadalajara (Foto: AP)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogos-pan-americanos/noticia/2011/10/brasil-despreza-rotulo-de-time-b-vence-cuba-e-e-bicampeao-no-volei.html