quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Cortês sobre a Seleção: 'Ainda não caiu a ficha'


Lateral-esquerdo do Botafogo foi um dos destaques da vitória sobre a Argentina, em Belém

Cortês pela Seleção Brasileira - Brasil x Argentina (Foto: Mowa Press) Cortês foi um dos destaques da Seleção Brasileira contra os Hermanos (Foto: Mowa Press)

LANCEPRESS!
Publicada em 29/09/2011 às 08:17
Rio de Janeiro (RJ)

Cortês, lateral-esquerdo do Botafogo, parecia não acreditar quando desembarcou no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, sendo o centro das atenções da imprensa presente no Aeroporto Tom Jobim. O jogador não sentiu o peso da estreia e foi um dos destaques da Seleção Brasileira na vitória por 2 a 0 sobre a Argentina.

- Ainda não caiu a ficha. Isso só vai acontecer quando chegar em casa e ver o tape do jogo.


O lateral até brincou com a responsabilidade de vestir a camisa verde-amarela.
- Não é pesada. Dá para vestir.

O título da Superclássico das Américas vem no momento de rápida ascensão da carreira de Cortês. Em janeiro, ele foi contratado pelo Nova Iguaçu junto ao Quissamã para o Campeonato Carioca. Depois, chegou ao Botafogo e por fim à Seleção Brasileira.

- Não imaginava isso. Deus abriu estas portas para mim.

Cortês revelou que ainda treinará pelo Botafogo nesta quinta-feira e em seguida, sairá para comemorar a vitória e a boa atuação com a esposa.

FONTE:

Paula Pequeno e Natália ficam fora do grupo de 12 atletas no Sul-American


Jogadoras não são inscritas na competição, mas seguem treinando com a seleção em Lima. Paula retorna à equipe para o Pan-Americano

Por GLOBOESPORTE.COM Lima, Peru

Natália e José Roberto Guimarães volei (Foto: Divulgação / CBV)Com dores, Natália foi cortada por José Roberto
(Foto: Divulgação / CBV

Na véspera da estreia do Brasil no Campeonato Sul-Americano feminino de vôlei, em Lima, no Peru, o técnico José Roberto Guimarães anunciou os dois cortes que precisava fazer na equipe. As ponteiras Natália e Paula Pequena seguem treinando com a seleção, mas não disputarão a competição que começa nesta quarta.
Natália passou por uma operação na canela esquerda no início de junho, voltou a jogar, mas reclamou de dores no local. Fora do Sul-Americano, Paula Pequeno volta à equipe para o Pan, quando Sassá será cortada.

- A Natália voltou a sentir um pouco de dores na canela esquerda, o que é natural após a cirurgia. Resolvemos segurar a parte de salto nos treinamentos para ela chegar 100% na Copa do Mundo. No Sul-Americano vamos usar a Sassá e, no Pan-Americano, a Paula retornará à equipe. Com isso, já temos definidos os grupos para as duas competições – explicou Zé Roberto.

Para a estreia contra o Paraguai nesta quarta-feira, às 18h (de Brasília), o técnico terá à sua disposição as levantadoras Dani Lins e Fabíola, as opostos Sheilla e Tandara, as ponteiras Fernanda Garay, Mari, Jaqueline e Sassá, as centrais Thaisa, Fabiana e Juciely e a líbero Fabi.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/09/paula-pequeno-e-natalia-ficam-fora-do-grupo-de-12-atletas-no-sul-americano.html

Festa após vitória levou Mario Fernandes a perder voo para Belém


Jogador não se apresentou para viajar com a Seleção Brasileira na segunda

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre

mario fernandes grêmio (Foto: Agência Estado)Lateral treina normalmente após perder o voo
(Foto: Agência Estado)

A principal causa da ausência de Mário Fernandes na apresentação dos jogadores convocados pelo técnico Mano Menezes tem endereço fixo em região boêmia. Segundo uma fonte ligada ao Grêmio, logo após a vitória do sobre o Avaí, em Florianópolis, o lateral-direito tricolor dirigiu-se ao Be Happy, casa noturna localizada na Cidade Baixa, bairro próximo ao Centro de Porto Alegre, no fim da noite deste domingo.

- Ele foi para o Be Happy e perdeu a hora. Foi isso - disse a fonte.
Segundo um funcionário da casa, Mário Fernandes frequenta o local aos domingos com relativa assiduidade. É a tradicional noite do sertanejo universitário no calendário de festas promovidas pela casa.

No último fim de semana, entretanto, havia uma alteração na rotina. Às 5h, Mário Fernandes precisava embarcar de Porto Alegre rumo a São Paulo, onde faria conexão a Belém, local da partida desta noite de quarta-feira, contra a Argentina.
Mesmo assim, Mário Fernandes arriscou visitar a casa. E lá, com os amigos - entre eles um companheiro de Grêmio - e a namorada, permaneceu descontraído. Resultado: perdeu o voo. Para remediar a situação, quando a notícia se tornou pública, o Grêmio divulgou uma nota oficial atribuindo a ausência de Mário Fernandes a uma "recusa devido a problemas particulares".

Cogitaram-se questões psicológicas, porque Mário Fernandes já havia "fugido" do Grêmio no início de 2009, quando chegou do São Caetano, permanecendo durante um mês na casa de parentes até ser convencido a voltar. Mas o motivo para a falta era mais simples: a diversão na festa o fez esquecer-se de cuidar do relógio.

Os dirigentes do Grêmio e seu empresário conhecem os detalhes da história. Ainda na segunda pela manhã tentaram embarcá-lo em um voo às 13h para Belém, mas a versão oficial foi mantida - e o próprio jogador não queria mais seguir viagem.

Sem uma punição ao jogador, ele voltou a treinar normalmente na terça e segue participando das atividades. A ideia no clube é acompanhar mais de perto os passos de Mário Fernandes e evitar que ele se envolva com "más influências". A versão oficial será mantida, também, para evitar uma desvalorização do jogador, que há muito desperta o interesse de grandes clubes europeu

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2011/09/festa-apos-vitoria-levou-mario-fernandes-perder-voo-para-belem.html

Atual campeã, Caroline Wozniacki cai no WTA de Tóquio diante de estoniana

TÊNIS INTERNACIONAL  2011


Líder do ranking é eliminada pela número 43 do mundo em 2h23m



Por GLOBOESPORTE.COM Tóquio

Caroline Wozniacki ficou pelo caminho. Atual campeã do WTA de Tóquio, a dinamarquesa foi eliminada pela estoniana Kaia Kanepi em 2 sets a 1, parciais de 7/5, 1/6 e 6/4, nas oitavas de final do torneio. A partida durou 2h23m.

tênis Kaia Kanepi atp de pan pacific  (Foto: Agência Reuters)Kanepi comemora a vitória sobre a número 1 do mundo e atual campeã em Tóquio (Foto: Agência Reuters)

tênis caroline wozniacki wta de pan pacific (Foto: Agência Reuters)Wozniacki perde por 2 sets a 1 para estoniana e não defenderá o título em Tóquio (Foto: Agência Reuters)

Durante o jogo, Wozniacki se defendeu como pôde da rival. A líder do ranking da WTA salvou nove break points, mas não resistiu em outras cinco oportunidades. As duas atletas cometeram seis duplas faltas no somatório dos três sets, e Kanepi cravou quatro aces, um a mais que a dinamarquesa.

Além da estoniana, estão garantidas nas quartas de final Agnieska Radwaska, Victoria Azarenka, Marion Bartoli, Maria Kirilenko, Vera Zvonareva, Petra Kvitova e Maria Sharapova.

Confira os outros resultados:
Maria Sharapova (RUS) 2 x 0 Julia Goerges (ALE) - 7/6 e 7/6
Maria Kirilenko (RUS) 2 x 0 Ana Ivanovic (CRO) - 6/3 e 6/1
Victoria Azarenka (BLR) 2 x 0 Klara Zakopalova (CZE) - 6/3 e 7/5
Marion Bartoli (FRA) 2 x 0 Shuai Peng (CHN) - 6/2 e 6/1
Vera Zvonareva (RUS) 2 x 0 Iveta Besenova (CZE) - 6/1 e 6/2
Petra Kvitova (CZE) 2 x 0 Vania King (EUA) - 6/1 e 7/6
Agnieska Radwanska (POL) 2 x 1 Jelena Jankovic (SRB) - 2/6, 6/4 e 6/0

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/09/atual-campea-caroline-wozniacki-cai-em-toquio-diante-de-estoniana.html

Brasil começa bem no Sul-Americano feminino e passa fácil pelo Paraguai

VÔLEI INTERNACIONAL 2011


No primeiro jogo em Lima, seleção faz 3 sets a 0 em apenas 49 minutos



Por GLOBOESPORTE.COM Lima, Peru

Comemoração Brasil x Paraguai Sul-Americano volei (Foto: Divulgação / CSV)Seleção brasileira comemora a vitória contra o time
paraguaio (Foto: Divulgação / CSV)

O Brasil confirmou o esperado favoritismo na estreia do Campeonato Sul-Americano feminino de vôlei e atropelou o Paraguai nesta quarta-feira. O time comandado por José Roberto Guimarães sofreu 24 pontos em todo jogo e, em apenas 49 minutos, venceu por 3 sets a 0, parciais de 25/7, 25/9 e 25/8.
- O resultado foi o esperado. O Paraguai está começando no vôlei e a diferença técnica entre os dois times é muito grande. Amanhã vamos enfrentar o Chile que também tem uma equipe jovem. Nós temos que fazer o nosso jogo e continuar a busca pela classificação para a Copa do Mundo -  afirmou Zé Roberto.
Novidade na seleção para o Sul-Americano, a ponteira Jaqueline começou como titular na partida desta quarta-feira. Além da jogadora, a seleção começou a partida com Dani Lins, Tandara, Sassá, Juciely, Fabiana e a líbero Fabi.

Nesta quinta-feira, o Brasil encara o Chile, novamente às 18h (de Brasília). Antes, às 16h, o Paraguai terá a Argentina pela frente.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/09/brasil-comeca-bem-no-sul-americano-feminino-e-passa-facil-pelo-paraguai.html

Novak Djokovic compara e admite: 'Futebol é mais difícil do que tênis'


Número 1 do mundo deu a declaração após participar de jogo na Sérvia

Por GLOBOESPORTE.COM Belgrado, Sérvia

Djokovic participa de jogo de caridade na Sérvia (Foto: Getty Images)Djokovic posa para foto com as meninas do time
feminino do Estrela Vermelha (Foto: Getty Images)

Número 1 do mundo, o sérvio Novak Djokovic mostrou estar recuperado da lesão nas costas que o tirou da semifinal da Copa Davis ao participar de uma partida de futebol beneficente em Belgrado. Após a atividade, Nole traçou uma comparação entre o esporte mais popular do mundo e o tênis:
- Definitivamente, o futebol é mais difícil. Tive que estar sempre atento para não ficar "fora" do jogo e também para não ser egoísta e passar a bola.
O sérvio marcou um gol de pênalti na vitória por 4 a 2 de seu time, composto também pela equipe feminina do Estrela Vermelha, sobre um combinado de atores do país. A partida teve como objetivo buscar recursos para colocar novas incubadoras em maternidades da Sérvia.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/09/novak-djokovic-compara-e-admite-futebol-e-mais-dificil-do-que-tenis.html

Campeões com a Seleção!

Titulares, Jefferson e Cortês se destacam em vitória sobre a Argentina
Jefferson e Cortês: dupla se destacou no time titular e ganhou título na Seleção Brasileira! (Crédito: Arquivo)Jefferson e Cortês: dupla se destacou no time titular e ganhou título na Seleção Brasileira! (Crédito: Arquivo)

A histórica ligação entre Botafogo e Seleção Brasileira ganhou novos componentes nesta quarta-feira, no jogo de volta Superclássico das Américas, entre Brasil e Argentina, em Belém. Jefferson e Cortês foram titulares e tiveram atuações de destaque na vitória por 2 a 0, garantindo o título do torneio. Além disso, eles aumentaram o número de participações de alvinegros representando o país.

Em sua 14ª vez na Seleção principal, Jefferson fez sua segunda partida consecutiva como titular, ambas sem ser vazado. Na primeira, teve atuação segura e não levou gols no empate em 0 a 0 com a Argentina. Desta vez, destacou-se com excelentes defesas. Convocado pela segunda vez, Cortês fez sua estreia em grande estilo, saindo de campo ovacionado e ampliando para 94 o número de jogadores do Botafogo que já atuaram com a Amarelinha.

Outro representante do Botafogo, o meia Elkeson ficou no banco de reservas e também foi campeão com a Seleção! Parabéns ao Brasil e aos três alvinegros pelo título!

Confira abaixo os jogadores do Botafogo que atuaram pela Seleção principal:



JOGADORES ESTREIA JOGOS GOLS
Abelardo de Lamare 21 / 07 / 1914  1  -
Rolando de Lamare 21 / 07 / 1914  1  -
Luiz Maia de Bittencourt Menezes 08 / 07 / 1916  6  -
Benjamim de Almeida Sodré (Mimi) 12 / 07 / 1916  2  1
Osny Augusto Werner 18/ 07/ 1916  -
Aluízio Pinto Vieira de Mello 07/ 01/ 1917 
Francisco Police 27/ 01/ 1918 
Luiz Bento Palamone 01/ 06/ 1919  
Alfredo Silva (Alfredinho)  02 / 10 / 1921 
Joaquim Antônio Leite de Castro 22 / 10 / 1922 
Sylvio Serpa (Alemão) 11 / 11 / 1923 
Estanislau de Figueiredo Pamplona 17 / 12 / 1925 
Nilo Murtinho Braga 06 / 01 / 1929 
Benedicto de Moraes Menezes  22 / 07 / 1930 
Carlos Antônio Dobbert de Carvalho Leite 22 / 07 / 1930  26  14 
Heitor Canalli 04 / 12 / 1932  18 
Martim Mércio Silveira  04 / 12 / 1932  27 
Paulo Goulart de Oliveira (Paulinho) 04 / 12 / 1932 
Victor Corrêa Gonçalves 04 / 12 / 1932  3* 
Roberto Gomes Pedrosa  27 / 05 / 1934  19  40* 
Ariel Augusto Nogueira  03 / 06 / 1934  20 
Octacílio Pinheiro Guerra  06/ 06/ 1934   12
Germano Boettcher Sobrinho  01/ 07/ 1934   5* 
Paulo Samuel Santos (Dondon)  07/ 09/ 1934  
Rogério Braga Filho  07/ 09/ 1934 
Vicente Paulo Mattos da Graça  07 09/ 1934 
Walter Guimarães (Waldyr)  09/ 09/ 1934 
Áttila de Carvalho  14/ 09/ 1934  7
Álvaro Lopes Cançado (Nariz)  16/ 12/ 1934  
Rodolpho Barteczko (Patesko)  16 / 12 / 1934 14 
Sylvio Hoffmann Mazzi 16 / 12 / 1934 
Waldemar de Britto  16 / 12 / 1934 
José Perácio  05 / 06 / 1938  6
José Procópio Mendes (Zezé Procópio)  05 / 06 / 1938  10 
Aymoré Moreira  18 / 02 / 1940  11* 
Heleno de Freitas  17 / 05 / 1944  18  15 
Ary Nogueira César  20 / 12 / 1945  13* 
Ivan José Macahyba Dias  05 / 01 / 1946 
Octávio Sérgio da Costa Moraes  03 / 04 / 1949 
Nílton dos Santos  17 / 04 / 1949  85 
Oswaldo Alfredo da Silva "Baliza"  17 / 04 / 1949  0* 
Araty Pedro Vianna  06 / 04 / 1952 
Gérson dos Santos  16 / 04 / 1952 
Manoel dos Santos (Garrincha)  18 / 09 / 1955  48  13 
Waldir Pereira (Didi)  01 / 04 / 1956  53  18 
Mário Jorge Lobo Zagallo  10 / 03 / 1959  24 
Paulo Valentim (Paulinho)  15 / 03 / 1959 
Waldir Cardoso Lebrego (Quarentinha)  17 / 09 / 1959  17  17 
Amarildo Tavares da Silveira  30 / 04 / 1961  19 
Rildo da Costa Menezes  02 / 05 / 1963  24 
Gérson de Oliveira Nunes  30 / 05 / 1964  38  11 
Jair Ventura Filho 07 / 06 / 1964  101  42 
Haílton Corrêa de Arruda (Manga)  06 / 06 / 1965  15  15* 
Adhemar Bianchini de Carvalho  17 / 06 / 1965 
Antônio Parada Neto  05 / 06 / 1966 
Sebastião Leônidas  19 / 09 / 1967 
Ismael Moreira Braga  19 / 09 / 1967 
Paulo Cézar Lima "Caju"  19 / 09 / 1967  46  10 
Roberto Lopes de Miranda 19 / 09 / 1967  15 
José Carlos Gaspar Ferreira (Zé Carlos)  19 / 09 / 1967 
Carlos Roberto de Carvalho   17 / 07 / 1968 
Waltencir Pereira Senra 07 / 08 / 1968 
Rogério Hetmanek   12 / 04 / 1970 
Nei da Conceição Moreira  04 / 10 / 1970 
Hércules Brito Ruas  11 / 07 / 1971  14 
José Márcio Pereira da Silva (Zequinha)  11 / 07 / 1971 
Wendell Lucena Ramalho  06 / 06 / 1973  5* 
Dirceu José Guimarães  13 / 06 / 1973  10 
José Luiz Carbone  25 / 06 / 1973 
Francisco das Chagas Marinho  25 / 06 / 1973  27 
Nílson Severino Dias  23 / 01 / 1977 
Gilberto Alves (Gil)  20 / 02 / 1977  25 
José Rodrigues Neto 08 / 06 / 1977  15 
Paulo Sérgio de Oliveira Lima   15 / 05 / 1981 1* 
Perivaldo Lúcio Dantas 08 / 07 / 1981 
Jorge Luiz Rocha de Paula   28 / 10 / 1981 
Ricardo Rogério de Brito (Alemão)  17 / 06 / 1983  19 
Geraldo Pereira  24 / 08 / 1983 
Josimar Higino Pereira  12 / 06 / 1986  15 
Mauro Geraldo Galvão  10 / 05 / 1989  25 
Valdeir Celso Moreira  17 / 10 / 1990  12 
Renato Portaluppi 27 / 03 / 1991  12 
Márcio Roberto dos Santos  22 / 01 / 1992 
Carlos Alberto Costa Dias  15 / 04 / 1992 
Válber Roel de Oliveira 31 / 07 / 1992 
Túlio Humberto Pereira Costa  04 / 05 / 1994  13  13 
Jefferson Vieira da Silva   29 / 03 / 1995 
Sérgio Manoel Júnior 29 / 03 / 1995 
Joubert Araújo Martins (Beto)   20 / 07 / 1995 
Osmar Donizete Cândido  08 / 11 / 1995
Marcelo Gonçalves Costa Lopes 
28 / 08 / 1996  22 
José Roberto Gama de Oliveira (Bebeto)  25 / 03 / 1998 10 
Jefferson de Oliveira Galvão  14 / 09 / 2011  2 0* 
Bruno Cortês Barbosa 28 / 09 / 2011  1

TOTAL (1914 a 2011) = 94 JOGADORES.

* Os dados são do pesquisador Pedro Varanda


Botafogo de Futebol e Regatas

FONTE:

Ousado e alegre, Brasil retribui a Belém: vitória e título sobre Argentina

Com bela atuação de Lucas, Neymar, Cortês e Ronaldinho Gaúcho, Seleção faz 2 a 0 nos hermanos e conquista o Superclássico das Américas
Por Gustavo Rotstein e Leandro Canônico Direto de Belém, PA

A torcida paraense abraçou a Seleção Brasileira e a resposta veio com muita ousadia e alegria, o lema que Neymar repete diariamente no Twitter e carrega na chuteira. Ao melhor estilo brasileiro, o time de Mano Menezes venceu a Argentina por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, no Mangueirão, em Belém, e ficou com o título da estreia do Superclássico das Américas – na ida, em Córdoba, empate por 0 a 0. A primeira conquista da era Mano teve assinatura de Lucas e Neymar, duas das principais promessas do país para a Copa do Mundo de 2014.
É verdade que o time da Argentina não estava com suas principais estrelas. Mas Argentina é sempre Argentina, né Mano? Portanto, dá para dizer que a Seleção acabou com o jejum diante de adversários de peso, depois de derrotas para os hermanos, para a França e para Alemanha. Além disso, muito embora o Superclássico das Américas não seja um torneio tão importante, essa conquista ajuda a minimizar um pouco o fracasso na Copa América.
O que chamou a atenção nesta quarta-feira, além do apoio incondicional da torcida paraense, foi a desinibição de jogadores como Cortês e Lucas, dois dos melhores em campo. Além, é claro, da ousadia e alegria de Neymar, que infernizou os argentinos, e da experiência de Ronaldinho Gaúcho, que com toques precisos e dribles desconcertantes mostrou que está se achando novamente na Seleção. Ao final, gritos de “olé” e de “é campeão” dos paraenses, um show à parte na torcida
.
lucas gol  brasil x argentina (Foto: Reuters)Nova geração: Cortês teve boa atuação e viu os gols de Lucas e Neymar em Belém (Foto: Reuters)
A Seleção Brasileira volta a jogar no próximo dia 7 de outubro, contra a Costa Rica, em San José. Pouco tempo depois, no dia 11, o desafio é contra o México, em Torreon. Para esses dois amistosos, o técnico Mano Menezes voltou a convocar jogadores que atuam na Europa. E também alguns que jogam no Brasil.

Ousadia e alegria

Antes de a bola rolar, um pouco de falta de educação e um show da torcida paraense. Se no momento do hino nacional argentino algumas pessoas vaiaram, em sinal de desrespeito, quando o sistema de som do Mangueirão encerrou o hino brasileiro antes da hora, a galera toda continuou cantando. Um lindo espetáculo.
Já com a bola rolando, os 45 minutos do duelo desta quarta-feira foram bem melhores do que os 90 em Córdoba, no empate por 0 a 0 da primeira partida. Xodó da torcida e alvo dos gritos histéricos das garotas, Neymar mostrou ousadia e alegria logo nos primeiros minutos, com dribles curtos no meio de campo.
danilo  brasil x argentina (Foto: EFE)Danilo é derrubado pela seleção argentina na
tentativa de levar o Brasil ao ataque (Foto: EFE)

Com a Argentina recuada e em busca do contra-ataque, a Seleção Brasileira procurou explorar a velocidade de Lucas, que aos 18 minutos foi acertado no nariz por Papa e teve de ser atendido para estancar sangramento. O meia, porém, só fez valer seu futebol na parte final do primeiro tempo.
Foi dos pés do são-paulino que saiu a melhor jogada de ataque do Brasil, aos 38 minutos. O garoto arrancou pelo meio, deixou os marcadores para trás e colocou Borges em boa condição. O atacante do Santos cruzou para Neymar, mas seu companheiro de clube não alcançou a bola. O lance, porém, foi bonito.
Antes disso, Neymar já havia dado mais uma demonstração de alegria e ousadia. O garoto partiu para o ataque, deu um drible da vaca e tentou cruzar. Sem sucesso.
Fora isso, a Argentina arriscou em poucas bolas alçadas na área. E Ronaldinho Gaúcho, que algumas vezes colocou a mão na virilha, dando sinais de incômodo, tentou em duas oportunidades marcar em cobranças de falta. Ambas passaram longe do gol de Orion. E o 0 a 0 permaneceu no placar.

Ousadia e alegria – Parte 2

A boa atuação da Seleção Brasileira no primeiro tempo continuou no segundo. E co Lucas sendo o destaque. Logo em seu primeiro lance, aos oito minutos, o meia do São Paulo abriu o placar. Ele recebeu ótimo passe de Danilo, ganhou de Sebá na velocidade e bateu na saída do goleiro Orion. Um belo gol!
Se o ânimo da torcida paraense já era grande, depois do gol aumentou ainda mais. Melhor para a Seleção Brasileira, que empurrada pela torcida ficou mais solta em campo. A cada toque de Neymar na bola, aliás, a arquibancada fervia e os gritos das meninas tomavam conta do estádio Mangueirão.
Aos 14 minutos, um lance curioso envolvendo Neymar e Guiñazu, do Internacional. O argentino foi desarmar o santista com um carrinho e na hora que segurou na camisa do craque brasileiro arrancou um dos números 1 das costas do camisa 11. O atacante, aliás, teve de trocar de uniforme.
Ronaldinho Brasil x Argentina (Foto: AFP)Ronaldinho arrisca de falta: craque do Flamengo levantou a taça do Superclássico (Foto: AFP)

Com a vantagem e a torcida empolgada, o ambiente ficou favorável para os jovens, como queria Mano Menezes. A ousadia e alegria de Neymar, que deu chute no ar e infernizou os argentinos, contagiou também Bruno Cortês, que fez a festa pelo lado esquerdo do ataque. Só não deu mais para Lucas, substituído e aplaudido aos 24.
Mas quem disse que não tinha espaço para os veteranos brincarem? Ronaldinho Gaúcho também se empolgou e adotou a ousadia e alegria. Diante desse cenário, o segundo gol era questão de tempo. E aos 30 minutos, Cortês fez ótima jogada e tocou para Diego Souza, que cruzou para Neymar coroar sua atuação: 2 a 0.
Enfim, a Seleção Brasileira voltou a mostrar sua essência e a convencer, mesmo que contra uma Argentina cambaleante. De um jeito ou de outro, esse é o primeiro título do Brasil na era Mano Menezes e no projeto Copa 2014. Que venham mais!
brasil 2 x 0 argentina
Jefferson; Danilo, Dedé, Réver e Cortês (Kleber); Ralf, Rômulo e Lucas (Diego Souza); Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Borges (Fred). Orion; Cellay, Sebá Dominguez e Desábato; Pillud (Mouche), Fernandez, Canteros (Bollatti), Guiñazu e Papa; Montillo e Viatri.
Técnico: Mano Menezes. Técnico: Alejandro Sabella.
Gol: Lucas, aos oito, e Neymar, aos 29 minutos do segundo tempo.
Cartão amarelo: Desábato (Argentina)
Público: 35.642 pagantes (43.038 presentes). Renda: R$ 2.579.160,00.
Local: estádio do Mangueirão, Belém (Pará). Árbitro: Jorge Larrionda (Uruguai). Auxiliares: Maurício Espinosa e Pablo Fandino (ambos do Uruguai).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2011/09/ousado-e-alegre-brasil-retribuiu-belem-com-o-titulo-sobre-argentina.html