domingo, 25 de setembro de 2011

Na Vila Belmiro, Figueirense acaba com sequência invicta do Santos

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 - Série A


Sem Neymar, suspenso, Peixe foi um time previsível. Borges até fez o seu, mas quem brilhou foi Júlio César, autor de dois gols do time catarinense



Por Adilson Barros Santos, SP

Acabou a sequência de jogos sem derrotas do Santos. E o Figueirense, que não vencia há cinco partidas, acabou com seu jejum em grande estilo ao bater o Peixe por 3 a 2, na Vila Belmiro, brecando a ascensão santista, que não perdia havia oito partidas e vinha de quatro triunfos consecutivos.

Neymar, suspenso, não jogou, e o Alvinegro Praiano se tornou um time previsível. Artilheiro do Brasileirão, Borges ainda marcou o seu, mas quem brilhou foi o atacante Júlio César, autor de dois gols dos visitantes.

Com o resultado, o time catarinense foi a 36 pontos e passou o Santos, que estacionou nos 35 - mas com duas partidas a menos. O Figueira é agora o décimo colocado, e o Peixe, que tinha começado a sonhar com título nas últimas rodadas, caiu para 11º. A última derrota do Peixe tinha ocorrido na própria Vila: para o Coritiba, também por 3 a 2, no dia 17 de agosto.

henrique SANTOS X FIGUEIRENSE (Foto: Agência Estado)O Santos de Henrique perdeu para o Figueirense na Vila Belmiro: 3 a 2 (Foto: Agência Estado)

Jogo bom
Confiando na qualidade do trio Pittoni, Deretti e Wellington Nem, jogadores muito rápidos, o técnico Jorginho, do Figueirense, adotou uma estratégia de jogo simples: marcação forte no meio de campo e saídas rápidas para o ataque. Deu certo. O time catarinense, mesmo com menor posse de bola (41% contra 59% do Santos), levou perigo nos contra-ataques.
Em sua primeira estocada, o Figueira chegou ao gol, aos oito minutos de jogo. Henrique fez falta em Júlio César na meia-lua da área santista. O próprio Júlio cobrou a falta com força. A bola passou no meio da barreira e foi em cima de Rafael, que não conseguiu afastar. O camisa 1 do Peixe admitiu o erro e pediu desculpas em seguida.
O Santos tinha dificuldades para entrar na área catarinense. Uma multidão de camisas listradas bloqueava a entrada da área. Sem Neymar, o Peixe não tinha a jogada improvisada, o drible que abre espaços. Tornou-se um time de toque. De um lado para outro. Faltava arriscar mais. Um chute de fora, quem sabe...
Pois foi exatamente o que fez Borges. Iluminado, o goleador santista, que até então brigava muito com os defensores adversários sem conseguir se desvencilhar, recebeu na entrada da área, aos 24, livrou-se do marcador e, de pé direito, fuzilou para fazer seu 19º gol em 22 jogos. Ele marcou pela sexta rodada consecutiva.
O Santos, porém, não comemorou por muito tempo. Dois minutos depois, num contra-ataque perfeito, o Figueirense desempatou. Ygor lançou Welligton Nem, que recebeu ainda no meio de campo e partiu livre em direção ao gol. Não havia ninguém à sua frente. Os zagueiros santistas, que haviam subido ao ataque para um escanteio, não conseguiram voltar a tempo. Nem carregou a bola até a área e tocou na saída de Rafael.

A equipe da casa foi para o abafa, mas seguia com dificuldades para entrar na área adversária. Felipe Anderson, que tinha a missão de aprofundar as jogadas, errava muitos passes. A bola só chegava perto da meta defendida por Ricardo em bolas pelo alto. Numa dessas jogadas, Kardec desviou cruzamento da esquerda e deixou Borges livre para marcar. O goleiro do Figueira, porém, abafou. Estava muito difícil para os santistas criarem. A solução, mais uma vez, foi o chute de fora.
Já aos 46 minutos, Felipe Anderson fez sua primeira boa jogada pela direita. Deu uma meia-lua em seu marcador e cruzou para trás. A bola passou pela área e sobrou para Léo, que vinha entrando pela esquerda. O veterano lateral-esquerdo emendou de canhota, um tiro seco, rasteiro, empatando a partida.

Figueira define no contra-ataque
Os times pareciam ter gastado tudo no primeiro tempo. A etapa final foi sofrível. O Santos passou o tempo todo rondando a área do Figueirense, mas, como na primeira parte do jogo, não conseguiu furar o bloqueio. A diferença é que, na etapa inicial, o time paulista acertou o alvo nos chutes. Borges teve a bola a seus pés em dois lances dentro da área. Em ambos, mandou para fora.
O Figueirense passou o tempo todo preso em seu campo, dando clara impressão de que estava satisfeito com o empate. O técnico Muricy Ramalho fez mudanças no Peixe tentando aumentar o poder ofensivo. O lateral-direito Pará entrou no lugar de Felipe Anderson, e Danilo, que atuava na ala, passou para o meio. Em seguida, Diogo entrou no lugar de Alan Kardec. O Peixe foi para o abafa, mas a defesa do Figueira se segurava bravamente.
De repente, uma escapada. O time catarinense, obediente ao esquema armado por Jorginho, aguardava uma oportunidade para contra-atacar. Ela veio aos 37. Júlio César escapou pelo meio e passou para Wellington Nem, que invadiu a área e tentou driblar Léo. Acabou derrubado na área pelo ala santista. Pênalti, que foi convertido por Júlio.
O Santos tentou intensificar sua pressão, mas o time catarinense, bravo, guerreiro, se segurou bem e ainda criou chance de ampliar o placar. Júlio César chegou a acertar a trave num chute de fora. Fim de jogo, e o Figueira interrompeu a ascensão santista.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/09/na-vila-belmiro-figueirense-acaba-com-sequencia-invicta-do-santos.html

Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa avançam e fazem final em Salvador

Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia


Favoritas passam por disputas do dia e se encaram mais uma vez na decisão



Por GLOBOESPORTE.COM Salvador

Na final, as principais favoritas. Melhores duplas da temporada no Circuito Brasileiro, Juliana e Larissa e Talita e Maria Elisa farão a decisão da etapa de Salvador. Neste sábado, as duas parcerias passaram pelas disputas do dia e conseguiram a classificação para a final, neste domingo, às 9h30m.

Atuais líderes da temporada, com 2.320 pontos, Juliana e Larissa foram campeãs da etapa baiana em 2007 e 2010. Em 2009, as campeãs foram Talita e Maria Elisa, que ocupam a segunda posição na classificação, com 1.880 pontos.

larissa juliana vôlei de praia Salvador (Foto: Mauricio Kaye/CBV)Larissa e Juliana estão na final em Salvador (Foto: Mauricio Kaye/CBV)

Juliana e Larissa iniciaram o dia nas oitavas e precisaram vencer três partidas para chegar à decisão em Salvador. Na primeira partida, as campeãs mundiais derrotaram as irmãs Maria Clara e Carolina por 2 sets a 0 (21/17 e 21/16). Nas quartas, a vitória foi sobre Karin/Raquel (SUE/SP), por 2 a 1 (21/14, 8/21 e 15/11). Na semifinal, as líderes do ranking superaram Val e Shaylyn, em dois sets (21/16 e 21/11).

- Senti câimbras em todo o corpo, acredito que por conta de alguma coisa que comi. Estava muito mal na segunda partida e, sinceramente, não sei nem como conseguimos ganhar. Consegui me recuperar para a semifinal e senti menos. Agora, é descansar para a decisão e tirar energias não sei de onde - afirmou Juliana.

Melhores da primeira fase, Talita e Maria Elisa abriram o dia nas quartas de final, com uma vitória sobre Renata e Pri Lima por 2 sets a 0 (21/16 e 21/17). Na semifinal, a dupla venceu o apertado duelo com Ângela e Lili para chegar à final: 21/15, 19/21 e 17/15.

- Juliana e Larissa têm muita garra e sempre estão em ótima condição física. Não acho que o fato de termos jogado uma partida a menos irá fazer diferença. Fizemos uma campanha mais regular do que elas e, se temos uma vantagem, certamente é esta - disse Maria Elisa.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/09/julianalarissa-e-talitamaria-elisa-avancam-e-fazem-final-em-salvador.html

Estrelas em terra do surfe, Pearson e Stosur ganham chave da Gold Coast


Campeã mundial dos 100m com barreiras em Daegu e vencedora do US Open, em Nova York, são homenageadas em sua cidade-natal

Por Das agências de notícias Gold Coast, Austrália

Terra das maiores estrelas do surfe australiano, a Gold Coast prestou homenagem a duas novas campeãs. A tenista Samantha Stosur, vencedora do US Open, e a velocista Sally Pearson, ouro nos 100m com barreiras do Mundial de Daegu, receberam nesta segunda-feira a chave da cidade.

A Gold Coast revelou talentos como os campeões mundiais de surfe Mick Fanning e Mark Occhilupo. Joel Parkinson, quarto colocado do ranking, também mora lá.

tenis atletismo Samantha Stosur e Sally Pearson Gold Coast (Foto: AFP)Pearson (à esq.) e Stosur exibem as chaves gigantes na Gold Coast (Foto: AFP)

FONTE:

Brasil vence a atrapalhada Venezuela e carimba passaporte para a Copa

VÔLEI INTERNACIONAL 2011

Seleção decide título do Sul-Americano contra a Argentina, neste domingo

Por Helena Rebello Direto de Cuiabá

O passaporte estava pronto, apenas esperando o carimbo. O jovem time venezuelano ainda colaborou, com um erro primário de posicionamento na segunda etapa, e cedeu ao Brasil uma passagem mais fácil do que a esperada para a Copa do Mundo, em novembro, no Japão. Com o triunfo em sets diretos (25/14, 25/15 e 27/25), a seleção chega invicta ao duelo contra a Argentina que, neste domingo, às 12h, valerá o título do Sul-Americano.

Os hermanos folgaram neste sábado. Na sexta, com o time reserva, os rivais de domingo bateram o Paraguai e se garantiram na Copa do Mundo.

Sidão no jogo de vôlei do Brasil contra a Venezuela (Foto: Jefferson Bernades / Vipcomm)Marlon levanta para Sidão definir na vitória contra a Venezuela (Foto: Jefferson Bernades / Vipcomm)

No segundo set, os venezuelanos não conseguiam acertar o posicionamento. Por isso, a partida teve de ser paralisada algumas vezes. Bernardinho, inclusive, tentou ajudar os rivais a acertarem a rotação. Com os erros, os adversários deste sábado deram pontos seguidos de graça aos brasileiros.

- Foi um jogo meio atrapalhado no sentido tático e técnico. Eles erraram a formação no segundo set, e isso meio que nos desconcentrou. Não poderíamos ter relaxado ou dado moral. É um time de meninos, mas que quer ganhar. O importante é que nos classificamos para a Copa do Mundo - afirmou Dante.

Brasil passeia no primeiro set
A seleção entrou em quadra com força máxima: Sidão, Lucão, Marlon, Wallace, Murilo, Dante e Serginho. E, desde o princípio, encaixou o serviço, facilitando o trabalho do bloqueio. Sidão se transformou em muralha e conquistou os dois primeiros pontos no fundamento. Quando o passe venezuelano saiu na mão, Kervin Pinerua se destacou. Mas a estrela solitária pouco pôde fazer contra um conjunto inspirado.

Idolo Herrera solicitou dois tempos antes mesmo da segunda parada técnica, e seus comandados ficaram mais ligados. O esboço de reação sumiu quando Bernardinho colocou Bruninho e Théo em quadra. A dupla ajudou a aumentar a vantagem verde e amarela no placar e, quando saiu, viu do banco Sidão cravar uma bola espirrada pela defesa: 25/14.

Erro primário facilita vida do Brasil
Brasil no jogo contra a Venezuela no vôlei (Foto: Jefferson Bernades / Vipcomm)Bloqueio brasileiro funcionou contra os
venezuelanos (Jefferson Bernades / Vipcomm)

O início do segundo set foi atrasado porque os venezuelanos não acertavam o posicionamento em quadra. O levantador estava cruzado com um dos centrais ao invés de estar cruzado com o oposto. Quando a bola foi ao ar, no serviço de Paez, os adversários surpreenderam. Com o bloqueio bem prostrado, abriram 4/0. O problema na rotação, porém, fez com que os meninos fossem penalizados pela arbitragem e perdessem a concentração. Bernardinho precisou ajudar os rivais para que o jogo seguisse.

- Eles erraram os números. Tanto eles quanto os juízes não sabiam como posicioná-los. Ajudei para poder ter jogo, porque parava, parava, parava. Foi horrível. Não conseguíamos dar continuidade à partida - afirmou o técnico
.
Na brecha, o Brasil cresceu e assumiu a ponta na primeira parada técnica. A Venezuela somou um erro atrás do outro, e nem a chamada de atenção do treinador surtiu efeito. Lucão se agigantou na rede e alargou a vantagem brasileira, contando ainda com os pontos cedidos em sequência pelo equívoco de posicionamento. Em um bloqueio de Théo, o Brasil marcou 2 a 0: 25/15.

Na terceira etapa, Rodrigão entrou na vaga de Lucão. Marlon usou bem o central do Sesi, mas os venezuelanos, com a rotação correta, comandaram em um primeiro momento. A vantagem, que chegou a ser de três pontos, desapareceu quando Dante foi acionado no fundo de quadra e colocou o Brasil na frente na segunda parada técnica: 16/15. O equilíbrio, reflexo da melhora de nível técnico, manteve o jogo emocionante até o fim. Quando os rivais empataram em 23 pontos, Bernardinho pediu tempo. A seleção ainda perdeu dois match points, mas Dante selou a vitória em sets diretos: 27/25.

jogadores do Brasil no jogo contra a Venezuela no vôlei (Foto: Divulgação / CBV)Jogadores da Venezuela ficaram perdidos em quadra; os brasileiros, irritados (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

Na segunda partida do dia, a Colômbia bateu o Paraguai por 3 sets a 1 (25/9, 25/23, 26/28 e 25/23). No encerramento da rodada, o Chile superou o Uruguai por 3 sets a 0, parciais de 25/15, 25/20 e 25/28) e assumiu temporariamente a terceira colocação no torneio. Como folgam neste domingo, os comandados de Daniel Nejamkin dependem de outros resultados para saberem sua posição final na tabela.

No último dia do Sul-Americano, a rodada terá dois jogos simultâneos às 8h (horário de Brasília). Colômbia e Uruguai se enfrentam no ginásio da UFMT, enquanto Venezuela e Paraguai duelam no Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/09/brasil-vence-atrapalhada-venezuela-e-carimba-passaporte-para-copa.html

Djokovic prepara casamento e chama Murray para ser padrinho, diz jorna


Machucado, sérvio vai aproveitar tempo fora para se casar com namorada

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha

Andy Murray Novak Djokovic tênis Australian Open final 30/JAN/2011 (Foto: Getty Images)Murray e Djokovic se abaraçam após final no
Australian Open (Foto: Getty Images)

Nesta semana, Novak Djokovic afirmou que deve ficar um mês fora das quadras por conta de uma lesão nas costas. E, de acordo com o jornal catalão “Sport”, o número 1 do mundo vai aproveitar o período para se casar com a namorada, Jelena Ristic, com quem sai desde 2005. Segundo a publicação, um dos padrinhos será um dos rivais do sérvio em quadra: o britânico Andy Murray.

Djokovic e Murray se conheceram ainda crianças. Desde então, os dois criaram uma grande amizade fora do circuito. Agora, podem estreitar ainda mais os laços.

No último domingo, Djokovic abandonou a quarta e decisiva partida entre a Sérvia e Argentina, pela Copa Davis. Ele perdia por 7/6 (5) e 3/0 para Juan Martin Del Potro quando, sem resistir mais às dores nas costas, abandonou o jogo. Por isso, pôs em dúvida sua participação no ATP 500 de Pequim e no Masters de Xangai, em outubro.

- Não foi tão sério quanto pensamos. Foi uma ruptura parcial do músculo das costas. E, por isso, preciso descansar. Eu espero estar recuperado até lá (torneios na China). De qualquer jeito, não vou me arriscar e piorar a lesão. Por isso, é complicado dizer por quanto tempo vou descansar.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/09/djokovic-prepara-casamento-e-chama-murray-para-ser-padrinho-diz-jornal.html

Mesmo jogando mal, Fla vence América-MG de virada e quebra jejum

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 - Série A


Time, que não vencia há dez partidas, melhora no segundo tempo. Mas gol de cabeça de Thiago Neves aos 43 foi irregular: Deivid estava impedido



Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Depois de dez rodadas, o Flamengo voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Mas foi uma virada sofrida. Os poucos rubro-negros que se aventuraram a ir ao Engenhão debaixo de chuva e frio - a maioria dos 6.886 pagantes - ainda alimentavam a esperança de ver a equipe mais agressiva, com vontade de pôr fim ao longo jejum. Foi só a bola rolar para perceberem que o duelo no Engenhão com o lanterna América-MG seria complicado. Muito em parte por causa do técnico Vanderlei Luxemburgo, que escolheu uma formação confusa. Após a apatia no primeiro tempo, o treinador promoveu três alterações no segundo. Ofensivo e pelo menos com mais disposição, conseguiu virar a partida e sair de campo com vitória por 2 a 1.

Mal na partida, Thiago Neves marcou o gol da vitória, de cabeça, aos 43 minutos. Só que de forma irregular - Deivid estava impedido na jogada. O América-MG abrira o placar no primeiro tempo, com gol de pênalti de Kempes. Na segunda etapa, após as alterações de Vanderlei, Deivid empatou aos 16, para depois o camisa 7 rubro-negro marcar o gol salvador.

Apesar do resultado, o time não conseguiu voltar ao G-5, pois o Fluminense empatou com o Atlético-PR por 1 a 1, soma também 41 pontos e leva a melhor no critério de desempate por vitórias (13 contra dez). Na próxima rodada, o Flamengo terá um jogo importante e difícil: vai encarar o São Paulo, no domingo, no Morumbi. O América-MG, que permanece na lanterna, com 19 pontos, vai encarar o Palmeiras no sábado, no Pacaembu.

Sem o zagueiro Alex Silva e Ronaldinho, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, e o volante Willians, com problemas musculares, Vanderlei optou por um esquema com dois volantes (Maldonado e Airton), três meias (Renato Abreu, Bottinelli e Thiago Neves) e apenas um atacante, Jael.

O time parecia um bando. A saída de bola era feita com lentidão, os laterais pouco apareciam para o jogo e os meias abusavam no erro de passes, principalmente Thiago Neves e Bottinelli. O Flamengo só conseguiu levar perigo numa cobrança de falta de Renato Abreu, por cima do gol. E só. Thiago Neves parecia um outro jogador, com dificuldades de progredir as jogadas. Bottinelli não parava de irritar a torcida. Jael mal conseguia matar a bola. Com 20 minutos de jogo, a equipe já estava sob vaias.

thiago neves flamengo x américa-mg   (Foto: Jorge William/Globo)Thiago Neves comemora e recebe abraços após gol da vitória sobre América-MG (Foto: Jorge William/Globo)

Gol do América
Com tantos erros e sem o menor interesse de jogar futebol, a equipe rubro-negra deu asas ao América-MG, cujo objetivo inicial era explorar os contra-ataques. Aos poucos, o time de Givanildo percebeu que a vitória era possível. E só não saiu do primeiro tempo com uma goleada porque o goleiro Felipe não deixou. Fez duas defesas sensacionais - um chute da meia direita de Kempes, aos 16, e uma falta cobrada por Amaral com perigo, aos 44.

Outro destaque do Coelho, Kempes inscreveu-se no Inacreditável Futebol Clube aos 20 minutos. Levou vantagem sobre Maldonado e David Braz (que não atuava desde 10 de agosto e voltou sem ritmo) e também tirou Felipe da jogada, mas bateu para fora. Sorte do atacante é que Bottinelli facilitou as coisas ao cometer pênalti numa entrada ridícula em Luciano. Dessa vez, Kempes não perdoou. Felipe até foi no canto direito, mas a bola morreu no fundo da rede, aos 29 minutos.

Foi o suficiente para o Flamengo ficar mais tenso na partida. Até Felipe, destaque do time, quase entregou o ouro, ao sair mal numa jogada. Nada foi pior, no entanto, do que a chance perdida por Bottinelli. O passe de Jael - incrível, mas é verdade - foi na medida para o meia bater fraco e sentenciar sua saída para a segunda etapa. Àquela altura, tanto ele como Thiago Neves eram os alvos preferidos da torcida, que passou a perseguir também Léo Moura, em péssima fase, e Vanderlei Luxemburgo.

Reação do Fla
O treinador rubro-negro arriscou todas as fichas ao fazer três mexidas de uma só vez no intervalo. Trocou Maldonado por Diego Maurício, Bottinelli pelo garoto Thomás e Jael por Deivid. O time ficou num 4-3-3. Com Diego Maurício pela direita, Léo Moura enfim foi à linha de fundo, centrando na medida para Thiago Neves, que não alcançou a bola e perdeu um gol feito na pequena área.
Logo depois, Junior Cesar, na altura da meia-lua, bateu de fora da área, obrigando Neneca a trabalhar pela primeira vez na partida, espalmando para escanteio. O pequeno domínio do Flamengo no começo da segunda etapa não o livrava de sustos. O América-MG esperava o momento certo de dar o bote, e Luciano só não ampliou o placar porque Felipe fez a terceira grande defesa na partida.
Léo Moura acordou por cinco minutos, o suficiente para fazer outra boa jogada de linha de fundo e centrar na medida para Deivid, que escorou para a rede, marcando seu décimo gol na competição e empatando a partida aos 16 minutos.

Dominado pela primeira vez na partida, Givanildo mexeu no América-MG. Tirou Luciano e Sheslon para pôr Rodriguinho e Gláuber.  Depois, trocou Kempes por Irênio. Já queria segurar o empate. O Fla continuou na pressão, e, aos 43, após rebatida de bola em lance de Deivid, impedido, Thiago Neves escorou de cabeça e virou a partida.

Welinton ainda fez o torcedor tremer até o fim ao cometer
falta quase dentro da área, aos 48. Mas a vitória tão esperada chegou Pelo menos, o time saiu do sufoco.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/09/mesmo-jogando-mal-fla-vence-de-virada-o-america-mg-e-quebra-jejum.html