quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Depois de terremoto, Vesnina elimina Jelena Jankovic em New Haven

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Na retomada da partida, interrompida no terceiro game por causa do tremor, russa vence por 2 sets a 1 e terá Anabel Garrigues como adversária



Por GLOBOESPORTE.COM New Haven, Estados Unidos

Depois de ter sido paralisada no terceiro game por conta do terremoto de magnitude 5,9, a partida entre a sérvia Jelena Jankovic e a russa Elena Vesnina foi retomada. E quem levou a melhor foi Vesnina. Com a vitória por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 2/6 e 6/4, ela avança à segunda rodada do WTA de New Haven.
A sua próxima adversária será a espanhola Anabel Medina Garrigues, que eliminou a qualifier russa Ksenia Pervak. Mais cedo, a italiana Francesca Schiavone garantiu lugar nas quartas de final ao derrotar a romena Monica Niculescu por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/1.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/08/depois-de-terremoto-vesnina-elimina-jelena-jankovic-em-new-haven.html

Tempo joga a favor, e Muricy revê o Flu com mais motivos para sorrir


Cinco meses e 11 dias após pedido de demissão, santista conquistou dois títulos e tem média melhor que Tricolor, ainda órfão do comandante de 2010

Por Cahê Mota Rio de Janeiro

Fim de casamento quase sempre é assim: marcado por brigas, acusações e traumas difíceis de serem superados. E o divórcio entre Fluminense e Muricy Ramalho não foi diferente. Como celebridades, as duas partes viveram uma união rápida, mas marcada por manchetes e flashes. Em 10 meses e meio, o amor reinou e resultou em um filho esperado há 26 anos pelos tricolores: o título do Brasileirão. No dia 13 de março, porém, a relação chegou ao fim. Mais cinco meses e 11 dias se passaram e nesta quarta, às 20h30m (de Brasília), na Vila Belmiro, os antigos apaixonados se reencontram pela primeira vez para escreverem mais um capítulo de uma história repleta de amor e mágoas.

Como também é comum nos términos de relacionamentos, o tempo é visto como melhor remédio para curar as feridas do passado. E neste quesito o relógio andou mais rápido para Muricy. Alvo da torcida tricolor no confronto diante do Santos, em partida adiada da oitava rodada do Brasileirão - em mais um episódio que irritou os cariocas -, o treinador continua colecionando sucessos na carreira, enquanto, desde sua saída, as coisas ainda não entraram nos eixos nas Laranjeiras. Se os ratos que o ex-treinador revelou existirem na sede social já não fazem mais parte do dia a dia do clube, as vitórias também não são mais tão comuns e o ano que começou como promissor caminha para um desfecho decepcionante.
Desde que saiu do Flu, Muricy foi campeão estadual, da Libertadores e conquistou 56,9% dos pontos. Já
o Tricolor caiu nas duas disputas e
tem 53,5% de aproveitamento

Por outro lado, Muricy Ramalho não demorou muito para reencontrar a paz e as conquistas. Menos de um mês depois de pedir demissão, após um Fla-Flu, pela Taça Rio, alegando insatisfação com as condições de trabalho no Tricolor carioca, o técnico trocou o Rio de Janeiro pela Baixada Santista. Ao lado de Neymar, Ganso e cia., levantou os troféus do Paulistão e da inédita Libertadores. À distância, observou ainda o Fluminense fazer o caminho inverso e ser eliminado de forma frustrante tanto no Estadual, para o Flamengo, quanto na competição continental, ao ser goleado pelo Libertad (PAR), em Assunção, por 3 a 0, pelas oitavas de final.
Como se não bastassem os títulos, a frieza dos números também comprova que Muricy foi mais feliz ao fazer valer a frase: “Vida que segue”. No Peixe, foram 31 partidas, com 15 vitórias, oito empates e oito derrotas, o que garante um aproveitamento de 56,9%. Já o Flu, em 28 compromissos, foi superado em 11, empatou três e triunfou em 14, ficando com 53,5% dos pontos.
Nesta trajetória, Enderson Moreira e Abel Braga tiveram a missão de fazer com que o clube revivesse os momentos gloriosos do antecessor. Tudo em vão. O processo de reformulação tricolor ainda é lento e a saudade do ex-guerreiro, como era chamado pelo torcedor, só é superada pela mágoa pela forma como o “desquite” foi realizado. Mais do que perder o antigo ídolo, os tricolores não engoliram as críticas de quem tanto veneravam. De herói, Muricy passou a ser traidor e o reencontro desta quarta ganhou ares de decisão.

Muricy Ramalho saída Engenhão (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)Muricy entra no carro para deixar o Engenhão e o Flu, no dia 13 de março (Ivo Gonzalez / Agência O Globo)

No vestiário, entretanto, a preocupação é que o clima inflamado das arquibancadas não se reflita em campo. Após Abel Braga “defender” o companheiro de profissão em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, foram os jogadores que fizeram questão de transformar em cordial o ambiente para a partida. Tanto que Mariano prometeu um carinho ao ex-comandante antes de a bola rolar.

Mariano, lateral do Fluminense
- O professor Muricy teve uma grande passagem aqui, foi um grande amigo, me ajudou bastante, foi importante para o título. Vai ser bom reencontrá-lo. Vou lá dar um abraço e agradecer por tudo que fez por mim e pelo Fluminense.

Rafael Moura seguiu a mesma postura do lateral-direito. Grato por ter sido indicado por Muricy para retornar às Laranjeiras no início do ano, o atacante optou pelos elogios.
- Foi o cara que me trouxe para cá. Tenho um respeito enorme por ele. Não tenho nada contra. Sabemos que há muitas trocas de comando. É sempre bom rever um amigo, um profissional vencedor, mas hoje cada um defende o seu.

Ciente das rusgas que ainda existem com torcedores e até mesmo parte da diretoria, Abel Braga voltou a abordar o tema em entrevista coletiva na véspera do confronto e fez questão de reforçar que sua equipe entra em campo para encarar o Peixe como um todo.
- O Fluminense não joga contra o Muricy, joga contra o Santos. Cada um segue sua vida. Os jogadores do Fluminense são gratos, inclusive, pelo título conquistado.

A favor dos tricolores nessa disputa particular está a campanha no Brasileirão. Ao contrário do que foi costume nos últimos anos, o time de Muricy Ramalho tem rateado na competição e é apenas o 15º colocado, com 18 pontos, sete a menos que o Flu, nono com 25 e um jogo a mais. Caso vença o próprio Tricolor e o Grêmio, em outra partida adiada, porém, o Peixe diminui para um a diferença e leva para a tabela de classificação uma rivalidade cada vez mais à flor da pele e marcada pelo amor e pelo ódio.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/08/tempo-joga-favor-e-muricy-reve-o-flu-com-mais-motivos-para-sorrir.html

Tite fala em coerência, mas procura novas opções táticas para o clássico


Treinador quer usar semana sem rodada para testar situações para duelo contra Palmeiras. No entanto dá pistas que pode seguir com Alex e Danilo

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo

tite corinthians coletiva (Foto: Ayrton Vignola / Agência Estado)Tite em entrevista coletiva no CT do Corinthians
(Foto: Ayrton Vignola / Agência Estado)

Tite terá uma semana de muito trabalho no Corinthians. A derrota por 2 a 0 para o Figueirense, no Pacaembu, e a sequência de apresentações abaixo do habitual fizeram o treinador repensar. Para o clássico contra o Palmeiras, domingo, às 16h, em Presidente Prudente, o treinador não confirma a formação que utilizará, mas admite que estudará novas possibilidades.

O Corinthians vem jogando com dois meias (Alex e Danilo) e dois atacantes (Jorge Henrique e Liedson). O desempenho, porém, caiu bastante em comparação com o período em que tinha três homens na frente – Willian ocupava a vaga de Alex. Além de rendimento, o Timão perdeu também velocidade para atacar e sufocar o adversário.

- Eu tenho a semana para trabalhar e sexta-feira posso dar uma resposta mais concreta. Há essa possibilidade de utilizar a equipe com dois homens de velocidade pelo lado. Quero ter tempo de treinamento para responder e para encontrar alternativas – afirmou.

O treinador, porém, indica que ainda está bastante paciente com o rendimento da formação com dois meio-campistas, usada nas últimas cinco rodadas. Tite acredita que o novo sistema precisa de tempo para render tudo que pode. Outra possibilidade é usar o chamado “losango”, com um volante, dois meio-campistas, um armador e dois atacantes. Diferente do 4-2-3-1, como ele gosta de explicar, de agora.
- Preciso de três partidas, no mínimo, para avaliar um atleta. A atenção que eu tenho é para não ficar olhando, mudando e voltando para uma situação anterior. É ter coerência. Mas, se tiver que mudar, botar um meia apenas, o losango, vou fazer – acrescentou.

Tite não quer eleger a menor velocidade dos armadores como culpada pelas últimas atuações ruins. O técnico entende que toda a equipe é responsável pela queda de produção.
- Vou repetir o que falo para os atletas: não acreditem quando falam que você é o cara ou o culpado. Esporte é conjunto. É tático, físico, emocional e técnico - finalizou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2011/08/tite-fala-em-coerencia-mas-procura-novas-opcoes-taticas-para-o-classico.html

De uma só vez, Wozniacki espanta o terremoto e o fantasma das estreias

TÊNIS INTERNACIONAL  2011


Após cair nas aberturas de Toronto e Cincinnati, número 1 do mundo se recupera em New Haven e passa com facilidade pela eslovena Polona Hercog



Por GLOBOESPORTE.COM New Haven, Estados Unidos

Número 1 do mundo, Caroline Wozniacki cansou dessa história de ser eliminada em estreias. Após cair duas vezes em rodadas de abertura, a dinamarquesa começou bem a campanha no WTA de New Haven, nos Estados Unidos. Nesta terça-feira, ela bateu a eslovena Polona Hercog com facilidade, por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/0. E resolveu se recuperar justamente no dia em que um terremoto assustou a Costa Leste dos Estados Unidos.
O tremor de magnitude 5.9 chegou a interromper as atividades no torneio de New Haven, e o público teve de esperar para ver a líder do ranking mundial em ação. Mas Wozniacki não decepcionou e precisou de apenas 1h13m para despachar a rival eslovena.

Wozniacki tinha perdido nas estréias dos torneios de Toronto e Cincinnati, nas duas últimas semanas. E agora terá pela frente justamente uma de suas algozes. A adversária na segunda rodada em New Haven será a americana Christina McHale, que a eliminou em Cincinnati.
Nesta terça-feira, McHale eliminou a espanhola Carla Suárez Navarro, também por 2 sets a 0, com um duplo 6/2.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/08/wozniacki-espanta-o-fantasma-das-estreias-e-vence-em-new-haven.html

Sharapova' brasileira tem apoio de Guga e sonha ser profissional

Bia Maia, 15 anos, possui físico semelhante ao da musa russa. Após Roland Garros e Wimbledon, atleta se prepara para juvenil do US Open
Por SporTV.com Florianópolis

Ela é comparada a Maria Sharapova, mas seu estilo de jogar tênis, segundo o próprio técnico, é diferente. A tenista Bia Maia, 15 anos, tem chamado a atenção em Santa Catarina pelos traços físicos semelhantes ao da musa russa e também pelo desempenho dentro das quadras. A jovem atleta vai disputar seu terceiro Grand Slam juvenil, em setembro, nos EUA, e conta com o apoio de Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland Garros (assista ao vídeo).

- É melhor do que ser a Guga brasileira – disse o ex-tenista ao "SporTV News" referindo-se ao apelido de Bia.
Com 1,82m de altura, Bia treina no Instituto Larri Passos, em Florianópolis (SC), local frequentado pelo ídolo Guga. O tricampeão de Roland Garros elogia a tenista e vai além da simples comparação com Sharapova.

- O brilho nos olhos de acordar de manhã e ir para a quadra de tênis, de querer trabalhar. Essa é a beleza que eu vejo nela, esse desejo de jogar tênis, acho que é isso que vai fazer ela chegar longe – ressaltou o ex-atleta.

Bia Maia sharapova brasileira (Foto: Reprodução SporTV)Bia Maia é comparada à russa Maria Sharapova (Foto: Reprodução SporTV)

O técnico de Bia, Roberto Carvalho, vê na tenista um estilo de jogo diferente da atleta russa.
- Acho que a Bia, por ser canhota, joga um pouco mais com top spin, fazendo a bola passar um pouquinho mais alto da rede. A Sharapova gosta de jogar mais plano. Mas não deixa de ser um grande incentivo para ela por ser uma jogadora de grande sucesso. Tomara que um dia ela chegue a fazer algo que a Sharapova conseguiu – declarou.

Aos 15 anos, Bia treina para a disputa de seu terceiro Grand Slam juvenil. Em 2011, a tenista já participou de Roland Garros, em maio, e de Wimbledon, em junho. Em setembro, compete no Aberto dos EUA, que será transmitido pelo SporTV. Segundo a tenista, seu sonho é chegar ao nível dos atletas profissionais.
- Em Roland Garros eu tomei um susto, não porque eu tivesse medo, mas foi porque eu percebi que eu estava lá, porque é um grande sonho jogar lá no profissional. Wimbledon foi mais tranquilo porque eu já havia passado por Roland Garros – revelou a tenista.

Acompanhe as notícias do SporTV News

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2011/08/sharapova-brasileira-tem-apoio-de-guga-e-sonha-disputar-profissional.html

Arrasador, Brasil passa pela Itália e inicia voando fase final do Grand Prix

VÔLEI INTERNACIONAL 2011

Saque desmonta defesa italiana e meninas vencem facilmente por 3 a 0 em Macau
Por GLOBOESPORTE.COM Macau, China

O Brasil começou com pé direito a fase final do Grand Prix feminino de vôlei. Sem dar qualquer chance à equipe adversária, o time comandado por José Roberto Guimarães bateu a Itália por 3 sets a 0 (parciais de 25/16, 25/17 e 25/17), nesta quarta-feira, no Macau East Asian Games Dome, na China, e lidera o grupo B ao lado dos Estados Unidos, que derrotaram o Japão pelo mesmo placar (25/22, 25/17 e 25/23).
Brasil 3 x 0 Itália, Grand Prix vôlei, Macau (Foto: FIVB / Divulgação)Brasil Thaisa foi a maior pontuadora na avassaladora vitória do Brasil sobre a Itália (Foto: FIVB / Divulgação)
        
Com o resultado, o sexteto brasuca segue com 100 % de aproveitamento na competição. O triunfo desta quarta foi o décimo, sendo o segundo no torneio sobre as rivais (3 a 1 na fase preliminar).
As meninas brasileiras já começaram se impondo no duelo com o modificado quadro europeu
(apesar de contar com os reforços de Piccinini, Lo Biaco e Gioli, a camissão técnica italiana resolveu poupar Del Core, Costagrande, Ortolani e Arrighetti). Com um jogo consistente e de muita velocidade, a seleção logo abriu 11 a 4. Mas uma reação das rivais, que diminuíram para 11 a 9, fez o duelo aparentemente mudar de cara e passar a impressão de ficar mais parelho.
Com ótimo desempenho no saque, a seleção, porém, logo se recompôs e tornou a mandar, ampliando o marcador para 17 a 11 e fechando a primeira parcial em 25 a 16 após largada de Sheilla.
A Itália voltou mais agressiva para o segundo set e saltou na frente, fazendo 5 a 3. Mas Thaisa, com um saque arrasador, desmontou a recepção contrária e fez o Brasil virar para 9 a 5, mais uma vez sobrando em quadra. E também contando com grande atuação de Fabiana, quase insuperável na rede, o sexteto amarelo selou a parcial em tranquilos 25 a 17.
O Brasil veio disposto a matar logo o jogo no terceiro set, mas a Itália se aproveitou de alguns erros do ataque nacional e virou para 6 a 5. Muito conscientes e mostrando segurança, as meninas brasucas novamente retomaram as rédeas e abriram 9 a 6. A partir daí o que se viu foi uma irresistível arrancada do time brasileiro rumo à vitória. E, depois de um ataque de Tandara, a seleção fechou o set em 25 a 17 e o jogo em 3 a 0.

Dani Lins, Sheilla, Fabiana, Thaisa, Mari e Paula Pequeno, além da líbero Fabi, iniciaram a partida. Entraram no decorrer Natália, Tandara e Fernanda Garay. Thaisa (17), Sheilla (13) e Fabiana (12) foram as melhores pontuadoras do quadro nacional.

As meninas brasileiras voltarão à quadra nesta quinta, também às 2h30 (de Brasília) e com transmissão da Globo e do Sportv, desta vez medindo forças com as japonesas. O time nacional encerra na sexta-feira, contra os EUA, sua participação na etapa que classificará quatro equipes (duas de cada grupo) às semifinais da competição.

Brasil e EUA largaram na frente no Grupo B, que conta também com Itália e Japão. No A estão a anfitriã China e mais Rússia, Sérvia e Tailândia. As primeiras partidas desta chave ainda acontecerão nesta quarta.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/08/arrasador-brasil-passa-pela-italia-e-inicia-voando-fase-final-do-grand-prix.html

Botafogo fecha a trinca sobre o Galo e avança na Copa Sul-Americana


Gol de Herrera e terceira vitória sobre o Atlético-MG em 13 dias garantem a vaga do Alvinegro nas oitavas de final da competição internacional

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro

Um é pouco, dois é bom, três é... melhor. Três vitórias em apenas 13 dias. Foi o que conseguiu o Botafogo sobre o Atlético-MG. Depois do triunfo por 2 a 1 em Ipatinga, há duas semanas, o clube carioca voltou a vencer nesta terça-feira, por 1 a 0, no Engenhão, fechou a trinca carioca sobre os mineiros e garantiu a sua classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Herrera, de pênalti, marcou o único gol da partida. O outro jogo da série foi válido pelo Campeonato Brasileiro: 3 a 1, no sábado.

O adversário do Botafogo na próxima fase da competição internacional ainda será definido. Na noite desta terça-feira, Universidad Vallejo-PER e Independiente Santa Fé-COL se enfrentam na Colômbia. O primeiro jogo terminou empatado em 1 a 1. O vencedor ainda terá de encarar o Deportivo Cáli-COL para que, enfim, seja conhecido o próximo rival do Alvinegro. As oitavas serão disputadas nos dia 28 de setembro, 5 ou 19 de outubro.

Pelo Campeonato Brasileiro, a equipe do técnico Caio Júnior volta a campo no próximo sábado, às 18h (de Brasília), para disputar o clássico contra o Fluminense, no Engenhão. Já o Atlético-MG, que vem de seis derrotas seguidas e está na zona de rebaixamento da competição, também terá um clássico pela frente, diante do Cruzeiro, no domingo, às 18h (de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
herrera comemora gol do botafogo sobre o atlético-mg (Foto: Fábio Castro/AGIF)Herrera comemora o gol da vitória do Botafogo sobre o Atlético-MG (Foto: Fábio Castro/AGIF)

Domínio do Galo, gol do Bota
Graças à vitória por 2 a 1, em Ipatinga, há duas semanas, o Botafogo entrou em campo jogando pelo empate e podendo até perder por 1 a 0 que mesmo assim ficaria com a vaga. A tranquilidade, no entanto, logo virou relaxamento. E foi o que bastou para o Atlético-MG quase abrir o placar em dois chutes do volante Serginho. Dominando a posse de bola, a equipe mineira trocava passes com facilidade e só não levava mais perigo ao gol de Jefferson porque esbarrava em suas próprias limitações técnicas.

Com 15 minutos de partida, o técnico Cuca se viu obrigado a fazer a primeira substituição. Após sentir uma fisgada na coxa direita, Dudu Cearense deu lugar a Mancini. Com o apoiador visivelmente fora de forma, a mudança não alterou o ritmo da partida. Apostando nos contra-ataques para confirmar sua classificação, o Botafogo irritava os poucos torcedores que compareceram ao Engenhão com muitos erros de passe. Com apenas uma finalização (de Elkeson, em cobrança de falta) nos primeiros 45 minutos, os jogadores logo passaram a ser vaiados. E quem assustou novamente foi o Galo: Caio chutou de fora da área e Jefferson não conseguiu segurar. Na sequência da jogada, Fábio Ferreira afastou o perigo.
Quando a primeira etapa parecia se encaminhar para um 0 a 0 sem graça, o Botafogo achou um gol. Herrera recebeu a bola na área, se enrolou com o zagueiro Leonardo Silva e caiu. Pênalti que o próprio Herrera cobrou no meio do gol para abrir o placar.

Times mais ofensivos e placar inalterado
A vantagem no placar não convenceu o técnico Caio Junior, que fez duas alterações no intervalo: Márcio Azevedo entrou no lugar de Cortês e Alex substituiu Felipe Menezes. Cuca respondeu logo depois com as entradas de Magno Alves e Daniel Carvalho nas vagas de Jônatas Obina e Richarlyson, respectivamente. As mudanças deixaram o jogo mais aberto e as oportunidades começaram a aparecer. Elkeson quase marcou um golaço ao arrancar do meio-campo e chutar raspando a trave esquerda de Renan Ribeiro. Magno Alves também esteve perto de balançar a rede ao acertar cabeçada no travessão de Jefferson após cobrança de escanteio.
O Galo, no entanto, passava a impressão de que poderia jogar por semanas a fio que mesmo assim não conseguiria balançar a rede. O time até tocava bem a bola, mas sempre pecava no detalhe final, como em duas chances claras perdidas por Mancini e Magno Alves. Os dois times ainda ensaiaram alguns ataques, mas erraram as finalizações. Aos 43, enfim, o Galo encontrou o caminho do gol, em cabeçada de Mancini. Mas a arbitragem anulou o lance, corretamente, por impedimento. No fim, 1 a 0 no Engenhão, que teve público pagante de 4.070 pessoas (renda de R$ 59.240,00).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-sul-americana/noticia/2011/08/botafogo-fecha-trinca-sobre-o-galo-e-avanca-na-copa-sul-americana.html