quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Federer espanta fantasma e vence Del Potro na estreia em Cincinnati

Suíço joga bem e elimina argentino, seu algoz na final do US Open de 2009


Por SporTV.com Cincinnati, EUA

Roger Federer finalmente espantou o fantasma que o perseguia desde o US Open de 2009. O suíço, atual número 3 do ranking mundial, bateu o argentino Juan Martín del Potro na estreia do Masters 1.000 de Cincinnati, nesta terça-feira. Ele deixou a eliminação precoce no torneio em Montreal na semana passada para trás e venceu por 6/3 e 7/5, em 1h32m de partida.
De quebra, o suíço ainda encerrou um jejum contra o argentino. Antes desta terça, ele tinha vencido seis jogos sobre o rival, mas tinha sido superado nos últimos dois: na final do US Open e no ATP Finals de Londres, ambos em 2009. O próximo adversário de Federer será o americano James Blake, 84º do mundo e convidado da organização do torneio de Cincinnati.

Roger Federer tênis   (Foto: Getty Images)Roger Federer derrota Juan Martín del Potro na estreia do Masters 1000 de Cincinnati (Foto: Getty Images)

Com um bom saque, Federer perdeu apenas quatro pontos em seus games de serviço e não permitiu break points para Del Potro no primeiro set. O suíço venceu o rival por 6/3, com muita facilidade, sem ser ameaçado uma vez sequer na parcial.

O segundo set seguiu o mesmo enredo até o sexto game, quando o argentino finalmente conseguiu a chance de quebrar. Entretanto, Federer sacou bem e reagiu em seu game. Del Potro perdeu o saque no 11º game e o suíço fechou a parcial em 7/5, com 35 pontos vencedores no jogo.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2011/08/federer-espanta-fantasma-e-vence-del-potro-na-estreia-em-cincinnati.html

Maria Sharapova passa fácil por rival australiana na estreia em Cincinnati

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Russa, ex-número 1, vence Anastasia Rodionova em apenas 1h11m de jogo



Por GLOBOESPORTE.COM Cincinnati, EUA

Maria Sharapova tênis   (Foto: Getty Images)Sharapova vence na estreia (Foto: Getty Images)

Ex-número 1 do mundo, Maria Sharapova estreou bem no WTA de Cincinnati nesta terça-feira. Ela atropelou a australiana Anastasia Rodionova, 113ª colocada no ranking, por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/3, em apenas 1h11m de partida. A russa pega a vencedora do duelo entre a compatriota Svetlana Kuznetsova, cabeça de chave 14, e a tcheca Petra Cetkovska, vinda do qualifying.

Atual sétima colocada no ranking feminino, Sharapova se aproveitou dos erros de saque da rival, que ganhou apenas 39% dos pontos. Ela quebrou seis vezes a australiana, que conseguiu confirmar dois break points. A russa tem agora quatro vitórias contra Rodionova no currículo.

Cabeça de chave 6, a tcheca Petra Kvitova, campeã de Wimbledon, também não teve problemas para eliminar a sul-africana Chanelle Scheepers por 7/6 (3) e 6/3, em 1h34m. Sua próxima adversária será a vencedora do jogo entre a alemã Andrea Petkovic e a sueca Sofia Arvidsson.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/08/maria-sharapova-passa-facil-por-rival-australiana-na-estreia-em-cincinnati.html

Com verba do COI, dupla de Vanuatu chega ao Circuito e sonha com 2012

Circuito Mundial de Vôlei de Praia


Elwin/Matauatu aproveita dinheiro para comprar material de treino, viajar para etapas e ter técnica estrangeira. Nesta terça, joga qualifying na Finlândia



Por SporTV.com Aland, Finlândia

Para treinar, é preciso pegar o barco e seguir para outra ilha. Para sonhar, foi preciso receber dinheiro do programa Solidariedade Olímpica, do Comitê Olímpico Internacional (COI) - e ultrapassar o conjunto de 83 ilhas de Vanuatu, país no sul do Pacífico, há 31 anos independente da França.
Miller Elwin, 23 anos, e Linline Matauatu, 20 anos, estreiam, nesta terça, na etapa de Aland, na Finlândia, do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Jogam o qualifying, que vale oito vagas no torneio principal, a partir desta quarta. Para elas, o sonho é chegar aos Jogos Olímpicos de Londres, no próximo ano.
Matauatu e Elwin, vôlei de praia, Vanuatu (Foto: Divulgação/FIVB)Matauatu e Elwin em ação no evento-teste: dupla terminou em nono entre 24 parcerias (Foto: Divulgação/FIVB)

No último fim de semana, as jogadoras de Vanuatu estiveram entre as 24 duplas que disputaram o evento-teste olímpico em Horse Guards Parade, instalação que receberá o vôlei de praia nas Olimpíadas de 2012. Terminaram em nono lugar, numa competição da qual as principais duplas se ausentaram.
- Quero a vaga olímpica - diz Elwin.
- Acredito que iremos aos Jogos Olímpicos. Estamos fazendo nosso máximo - completa Matauatu.
A tarefa será complicada. No ranking do Circuito Mundial, elas aparecem apenas em 72º lugar. Só 24 duplas terão vaga em Londres no feminino: 16 saem pelo ranking, e as outras oito serão decididas em torneios continentais. É nessa via que elas esperam alcançar a classificação. Elwin e Matauatu passaram pela primeira fase do torneio classificatório da Ásia.
A mudança de panorama, que possibilitou à dupla sonhar com os Jogos, veio com o dinheiro do programa Solidariedade Olímpica, do COI, que investe em diversos países ao redor do mundo, inclusive no Brasil.
Com isso, a dupla de Vanuatu pôde comprar equipamento de treino (rede, bolas, marcação de quadras), viajar para etapas e contratar uma técnica, a australiana Lauren McLeod.
- Elas melhoraram muito no último ano e meio. Subiram mais de 200 posições no ranking mundial - ressalta a treinadora.
Neste ano, as jogadoras de Vanuatu disputaram cinco das 12 etapas. O melhor resultado foi a 25ª posição em Quebec, no Canadá. Nas outras, os resultados foram: 57º lugar em Xangai (China), 41º em Pequim, 41º em Gstaad (Suíça) e 41º em Klagenfurt (Áustria).
- Acho que o dinheiro do COI é realmente o que fez surgir esse projeto nosso. Não teríamos tido a chance de ir ao Circuito Mundial e eu não estaria aqui sem essa verba - analisa McLeod, a técnica australiana.
Das 24 duplas que estiveram em ação em Londres, na última semana, no evento-teste olímpico em Horse Guards Parade, 17 disputam a etapa da Finlândia do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. O evento-teste foi apenas com duplas femininas.
Após pisar a quadra olímpica, Elwin e Matauatu miram a próxima temporada.
- Ainda temos muitos desafios pela frente - encerra Matauatu.
Londres é o maior deles.

Assista a vídeos de vôlei de praia

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2011/08/com-verba-do-coi-dupla-de-vanuatu-chega-ao-circuito-e-sonha-com-2012.html