Uruguai e Argentina fazem duelo de gigantes e reacendem rivalidade copeira
Luís Suarez e Aguero são bons coadjuvantes no duelo entre Forlán e Messi
Argentina e Uruguai fazem o primeiro clássico da Copa América neste sábado, às 19h15 (de Brasília), no Estádio General Brigadeiro Estanislao Lopez, em Santa Fe, pelas quartas de final. O duelo, além de ser o mais esperado dessa fase, reacende uma rivalidade histórica entre os vizinhos de Rio da Prata, considerados 'copeiros', na grande competição entre seleções da América do Sul.

ACOMPANHE O JOGO NO ESPN.COM.BR/TEMPOREALA última vez que ambos se enfrentaram de forma decisiva foi nas Eliminatórias para o Mundial de 2010, quando os argentinos, necessitando da vitória, foram até Montevidéu e bateram os anfitriões por 1 a 0, com gol de Bolatti, garantindo sua vaga na África do Sul e forçando o Uruguai a buscar uma vaga na repescagem, contra a Costa Rica.

Na Copa América, no entanto, a vantagem recente é uruguaia. Mesmo sendo os maiores campeões da disputa (14 troféus para cada), os dois países acabaram relegados a um segundo plano nos torneios recentes, já que o Brasil ganhou quatro das últimas cinco edições da Copa (a outra ficou com a Colômbia).

Os dois se enfrentaram em confrontos decisivos para o seu futuro já na longínqua competição de 89, no Brasil, quando Sosa marcou dois e o Uruguai saiu vencedor, em partida válida pela fase final, um grupo de quatro seleções que ainda tinha o Brasil, campeão naquela ocasião, e o Chile.

Dois anos antes, na Argentina, assim como dessa vez, o final foi o mesmo. Vitória celeste por 1 a 0 nas semifinais, em pleno 9 de julho, feriado da Independência hermana. E é respeitando isso e o momento atual de Forlán, Suarez e companhia que os donos de casa pregam cautela com o adversário.


"Não se pode deixar de respeitar o Uruguai e a sua grandeza. Estamos falando de enfrentar um adversário que ficou em quarto lugar na última Copa do Mundo e que conta com atletas de primeira linha do futebol mundial. Sabemos que as dificuldades serão enormes, mas vamos jogar em nosso país e nos imaginamos na grande decisão", disse Sergio Batista, técnico da Argentina.

Oscar Tabárez, técnico do Uruguai, também demonstra muito respeito ao adversário. "O Uruguai terá que estar em um dia muito inspirado, com as coisas dando muito certo para o nosso lado. Além disso, esperamos que a Argentina não esteja desta maneira também. Trata-se de um clássico, a ser decidido nos detalhes", analisou.

As duas equipes estão com as escalações definidas. Na Argentina, Sergio Batista decidiu que vai manter a formação que derrotou a Costa Rica, mantendo Tevez fora do time e colocando Aguero, Di Maria e Higuain entre os titulares.

Já Oscar Tabárez tem um sério problema, pois não poderá contar com o zagueiro Sebastián Coates, suspenso por acúmulo de cartões amarelos. Diego Godín, recuperado de inflamação na garganta, briga pela vaga com Victorino, que começou a competição como titular.

FICHA TÉCNICA:ARGENTINA X URUGUAI
Local: Estádio General Brigadeiro Estanislao Lopez, em Santa Fe (Argentina)
Data: 16 de julho de 2011 (Sábado)
Horário: 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Amarilla (Paraguai)
Assistentes: Nicolás Yegros (Paraguai) e Luiz Sánchez (Venezuela)

ARGENTINA: Sergio Romero, Pablo Zabaleta, Nicolás Burdisso, Gabriel Milito e Javier Zanetti; Javier Mascherano, Fernando Gago e Lionel Messi; Angel Di María, Gonzalo Higuaín e Sergio Agüero
Técnico: Sergio Batista

URUGUAI: Fernando Muslera, Maximiliano Pereira, Diego Lugano, Victorino (Godín) e Cáceres; Álvaro González, Diego Pérez, Arévalo Ríos e Álvaro Pereira; Luis Suárez e Diego Forlán
Técnico: Oscar Tabárez

FONTE:
http://esportes.br.msn.com/futebol/uruguai-e-argentina-fazem-duelo-de-gigantes-e-reacendem-rivalidade-copeira