terça-feira, 12 de julho de 2011

Pecados capitais! Mano Menezes aponta erros da Seleção no torneio


Treinador enumera problemas nos jogos diante de Paraguai e Venezuela. Erros de posicionamento e individuais são os que mais incomodam

Por Julyana Travaglia, Leandro Canônico e Márcio Iannacca Direto de Campana, Argentina

Mano Menezes treino Seleção (Foto: Mowa Press)Mano Menezes aponta os quatro pecados da
Seleção nos primeiros jogos (Foto: Mowa Press)

A Seleção Brasileira patinou nas duas primeiras rodadas do Grupo B da Copa América. Foram empates com Venezuela (0 a 0) e Paraguai (2 a 2). Os resultados ligaram o sinal de alerta para o compromisso desta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), contra o Equador, em Córdoba. E para o time não voltar a tropeçar a correr o risco de ficar fora das quartas de final do torneio, o técnico Mano Menezes sabe os “pecados” que os seus comandados cometeram nos dois primeiros compromissos.
Não foram sete pecados, como na “Divina Comédia” de Dante Alighieri, mas quatro. E foram justamente esses problemas que, na opinião de Mano, atrapalharam a Seleção Brasileira diante de venezuelanos e paraguaios. Pressa para decidir os jogos, erros de posicionamento e individuais, oscilações nas partidas e falta de entrosamento por conta do pouco tempo de preparação para o torneio foram os pontos citados pelo comandante.
Mano acha que apenas o tempo pode resolver os problemas da equipe. Para ele, até mesmo o espírito do novo grupo será construído de tal forma. Segundo o treinador, a equipe sofreu a virada para o Paraguai, no último sábado, justamente por ter se afobado no início da etapa final.
Temos boas individualidades e precisamos colocar isso dentro de uma equipe. Isso é um problema"
Mano Menezes
- Nos primeiros minutos apressamos o jogo e acabamos cedendo dois ou três contra-ataques que quase nos custaram o jogo. Estamos construindo uma equipe, que vai ter seu espírito construído junto com tudo isso – disse.
Porém, o maior problema, na visão de Mano, não foi a afobação da equipe. Os erros de posicionamento e individuais são os que mais incomodaram o treinador nas duas primeiras partidas do torneio.
- Cometemos alguns erros individuais de avaliação. Às vezes você se arrisca em um lance e acaba fazendo uma jogada espetacular. Porém, se perde a bola, isso pode custar caro – disse o comandante, sem citar a falha do lateral-direito Daniel Alves que proporcionou o segundo gol da equipe paraguaia.
Outro ponto que chamou a atenção do comandante foram as oscilações durante as partidas. A equipe não consegue ainda manter o mesmo padrão durante os 90 minutos e, em determinados momentos dos confrontos, corre risco e sofre pressões desnecessárias. Para Mano, as individualidades dos atletas vão começar a se aparecer quando o grupo se acertar como equipe.
- Temos boas individualidades e precisamos colocar isso dentro de uma equipe. Isso é um problema e temos discutido com frequência. Tenho certeza que tudo isso vai acontecer com o passar dos jogos.
Os “pecados” do time de Mano podem ser amenizados já nesta quarta-feira, em Córdoba. O confronto entre Brasil e Paraguai será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha o duelo em Tempo Real.

Memória EC: após o tetra, Brasil nunca iniciou tão mal uma Copa América

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2011/07/pecados-capitais-mano-menezes-aponta-erros-da-selecao-no-torneio.html

T. Armando Nogueira: enfim titular, Rivaldo se torna o craque da rodada

Mais dois são-paulinos, Marlos e Dagoberto, entram no time do fim de semana
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
;
Após três derrotas seguidas, o São Paulo voltou a vencer e elegeu mais um craque da rodada, que vai levar o "Armandinho". Na vitória tricolor por 2 a 1, diante do Cruzeiro, Rivaldo teve participação decisiva nos gols e levou nota 8,5, a melhor da 9ª rodada no Troféu Armando Nogueira. Enfim titular, no primeiro jogo sem Paulo César Carpegiani no comando, o meia se esforçou para provar que ainda pode atuar em alto nível. Ao seu lado na equipe do fim de semana, figuram mais dois são-paulinos: o meia Marlos e o atacante Dagoberto, autores dos gols da boa apresentação no Morumbi.
< ="foto componente_materia midia-largura-620">
Seleção da Rodada # 9 (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)Seleção da Rodada # 9 (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)

A supremacia do fim de semana foi do Tricolor Paulista, mas outras três equipes ainda colocaram dois jogadores na seleção da rodada: Palmeiras, com Maurício Ramos e Maikon Leite, Atlético-MG, Patric e Guilherme Santos, e Grêmio, Marcelo Grohe e Mário Fernandes.
Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas no Brasileirão. Os autores das notas são sempre os comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM.
GOLEIRO
Uma belíssima atuação recheada de defesas difíceis fez de Marcelo Grohe, do Grêmio, o dono da camisa 1 na seleção da rodada. O Tricolor venceu o Coritiba, por 2 a 0, e, por pouco, o gremista não se tornou o quarto goleiro a pintar como craque da rodada, o que já aconteceu com Rogério Ceni (São Paulo), Júlio César (Corinthians) e Fernando Henrique (Ceará). Por sinal, os três foram bem avaliados neste fim de semana com 7,5 para o são-paulino e 7 para os dois alvinegros.
LATERAL-DIREITO
A ousadia no clássico mineiro garantiu a vaga de Patric na lateral direita da equipe deste fim de semana. Sem deixar espaços na defesa, o jogador teve lampejos de um ponta direita, acertou chute na trave e ajudou o Atlético-MG a superar o rival América-MG por 2 a 0. Ele levou nota 7. Com notas 6,5, Jean, do São Paulo, e Cicinho, do Palmeiras, foram outros destaques.
ZAGUEIROS
A dupla de zaga da rodada teve a mesma nota: 7,5. No caso do palmeirense Maurício Ramos, ele fez um dos gols do 3 a 0 sobre o Santos e mostrou, pelo segundo jogo seguido, que deve ser motivo de preocupação dos seus companheiros de posição, pois, além de seguro na defesa, o atleta vem mostrando veia de artilheiro. Já o gremista Mário Fernandes, além de ajudar a segurar o ataque do Coritiba, ainda apareceu no ataque para dar um cruzamento perfeito para o gol de Gilberto Silva. Três zagueiros ainda tiveram nota 7: Rhodolfo (São Paulo), Dedé (Vasco) e Titi (Bahia).
LATERAL-ESQUERDO
Na 7ª rodada, o Atlético foi goleado pelo Inter, por 4 a 0, e a imagem da derrota foi Guilherme Santos, expulso, que deixou o campo sob vaias e xingamentos. Após cumprir suspensão, ele voltou ao time para o clássico contra o América e uma atuação redentora. O atleta alvinegro apoiou constantemente com direito a uma assistência para o gol assinalado por Jônatas Obina. Nota 7,5 e só aplausos para o atleticano. Bem avaliados com 6,5, apenas mais três jogadores da posição: Juan (São Paulo), Bruno Collaço (Grêmio) e Márcio Azevedo (Botafogo).
VOLANTES
Juninho Pernambucano voltou a atuar em São Januário e, mesmo diante do pior público da rodada, fez valer o ingresso de quem apareceu no estádio para ver a equipe cruz-maltina bater o Inter, por 2 a 0. Escalado como volante, o Reizinho levou perigo nas cobranças de falta, lutou muito e ajudou bastante o sistema defensivo: nota 8. Três atletas empataram com 7,5, mas quem entrou na seleção foi Willians, do Flamengo. Além de ser o maior ladrão de bolas do fim de semana, o que não chega a ser uma novidade, já que ele foi o líder deste fundamento nos dois últimos campeonatos brasileiros, o atleta fez o gol da vitória por 1 a 0 no clássico diante do Fluminense. Fahel, do Bahia, também deixou o seu contra o Botafogo, mas a sua equipe só empatou por 1 a 1. Mesmo sem fazer gol, Serginho teve a mesma nota por aparecer bem no ataque e na defesa do Atlético-MG.
MEIAS
A armação ficou por conta dos são-paulinos. Com 8,5 e 8 respectivamente, Rivaldo e Marlos foram os eleitos para a seleção da nona rodada. Craque do fim de semana, Rivaldo teve uma chance como titular sob o comando do técnico interino Milton Cruz, fato que não acontecia com Paulo César Carpegiani, recém-demitido do Morumbi. Ele deu assistência no gol de Marlos e lançou novamente o companheiro, que deu o passe para Dagoberto marcar. Decisivos, os dois ajudaram a equipe a manter a terceira colocação. Com nota 7,5 e um golaço, Elkeson, do Botafogo, passou perto de figurar na equipe do fim de semana pela terceira vez na competição.
ATACANTES
Uma das vagas no ataque foi para o são-paulino Dagoberto, com nota 8, pelo gol que assegurou os três pontos e a movimentação intensa que dificultou muito a vida dos defensores cruzeirenses. Maikon Leite, avaliado com nota 7,5, também garantiu a sua posição no time. Ele fez o primeiro gol sobre o Peixe, infernizou a defesa do seu ex-clube e saiu ovacionado pela torcida do Verdão. Jônatas Obina, do Atlético-MG, teve a mesma nota e também marcou um dos gols alvinegros.

FONTE;
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/07/t-armando-nogueira-enfim-titular-rivaldo-se-torna-o-craque-da-rodada.html

Seleção volta ao Brasil exaltando a Rússia: 'Não somos tão superiores'


Bernadinho diz que Brasil precisa acertar detalhes para próximas competições

Por João Gabriel Rodrigues Guarulhos, São Paulo

Bernardinho desembarque seleção vôlei (Foto: João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)Bernardinho durante o desembarque
(João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)

A seleção brasileira de vôlei desembarcou na manhã desta terça-feira, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, sem muito a lamentar. Após o vice-campeonato na Liga Mundial, na Polônia, o técnico Bernardinho e os jogadores preferiram exaltar o bom desempenho da Rússia na final. Para o treinador, o momento é de descansar para, na volta aos treinos, acertar alguns detalhes para as próximas competições.
- Nós não ganhamos todas, mas já ganhamos muitas. Eu tenho dito isso, mas o pessoal parece que não ouve. Acho que nós ganhamos até mais do que merecíamos, não somos tão superiores assim. Mas vai ver o detalhe já tenha contado a nosso favor. desta vez não foi(risos). É o primeiro campeonato do ano, ainda temos muito pela frente. A Rússia mostrou que vai ser uma grande rival, assim como outras seleções, como EUA, Cuba. Às vezes, vencemos por detalhes a nosso favor. Desta vez, foi o contrário. Claro que acontece. Nunca houve uma queda no vôlei da Rússia. Sempre estão entre os melhores. Os contra-ataques deles foram mais efetivos e é um time que tem um porte físico melhor também – afirmou o técnico Bernardinho.
Eleito dono da melhor recepção do campeonato, Murilo também afirmou que a seleção precisa acertar alguns detalhes, principalmente pensando na Copa do Mundo do Japão, de 20 de novembro a 4 de dezembro, onde o Brasil vai buscar a vaga para as Olimpíadas de Londres.
Murilo desembarque seleção vôlei (Foto: João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)Murilo diz que seleção precisa acertar detalhes
(João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)

- São detalhes. Detalhes que antes nos faziam vencer, mas dessa vez foi diferente. A Rússia foi melhor. Não acho que jogamos tão mal, mas poderíamos ter ido melhor. Agora, quem tem de ser batida é a Rússia. Temos de correr atrás.

O líbero Serginho, que jogou a final com problemas musculares, negou que o vice tenha sido uma frustração para a equipe.

- Por que frustração? Frustração seria se não tivéssemos chegado à final. Do outro lado, tinha a Rússia, que foi muito bem. Mas não acho que a Rússia seja a adversária a ser batida agora. Foi apenas um jogo, e digno de uma final. Quantas Ligas nós não ganhamos de 3 sets a 2?

Para Bruninho, a Rússia foi campeã não apenas por conta de grandes exibições individuais, como a do oposto Maxim Mikhaylov. O levantador afirma que a seleção rival estava em um dia inspirado.
- Temos de dar méritos à seleção toda. Não foi só dele (Mikhaylov). Foi o dia dos caras mesmo.

A seleção retomará os treinos no início de agosto. O próximo compromisso será a disputa do Sul-Americano, que será disputada em setembro, em casa. O foco, no entanto, é mesmo a Copa do Mundo do Japão. Por isso, Bernardinho pensa em usar a seleção B na disputa do Pan-Americano, que será realizada em outubro.
- Ainda temos de debater isso, mas a Copa do Mundo é a competição mais importante do ano. É a prioridade da seleção. Vamos conversar com os clubes, até para não bater de frente com os interesses dos patrocinadores deles. Temos de lidar com isso.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/07/selecao-volta-ao-brasil-exaltando-russia-nao-somos-tao-bons-assim.html

Djokovic segue no topo; Nadal corta diferença para menos de 2.000 pontos


Em semana de Davis, única mudança no top 10 é Fish: de oitavo para nono

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O espanhol Rafael Nadal ficou esta semana a menos de 2.000 pontos do sérvio Novak Djokovic no Ranking da ATP. O sérvio perdeu 130 pontos, relativos a torneios do ano passado. A única mudança no top 10 foi Mardy Fish. O americano, que perdeu o jogo definitivo da eliminatória Estados Unidos x Espanha da Copa Davis: cedeu um posto e caiu para nono.

Djokovic estreou na segunda-feira passada como número 1 do mundo após ganhar a final de Wimbledon sobre Nadal. A vantagem era de 2.015 pontos. Agora é de 1.885.

O brasileiro melhor colocado na tabela é Thomaz Bellucci, na 34ª posição com 1.225 pontos. Depois dele, Ricardo Mello aparece na 86ª posição, com 609.
O ranking da ATP contabiliza os 18 melhores torneios das últimas 52 semanas.

Classificação:
1. Novak Djokovic (SER) 13.155
2. Rafael Nadal (ESP) 11.270
3. Roger Federer (SUI) 9.230
4. Andy Murray (GBR) 6.855
5. Robin Soderling (SUE) 4.325
6. David Ferrer (ESP) 4.150
7. Gael Monfils (FRA) 2.755
8. Tomas Berdych (RCH) 2.470
9. Mardy Fish (EUA) 2.435
10. Andy Roddick (EUA) 2.110
Melhores brasileiros:
34. Thomaz Bellucci (BRA) 1.225
86. Ricardo Mello (BRA) 609

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/07/djokovic-segue-no-topo-nadal-corta-diferenca-para-menos-de-2000-pontos.html

Apoiado pelos ‘hinchas’, Messi ajuda Argentina a se garantir nas quartas

COPA AMÉRICA 2011


Camisa 10 dá duas lindas assistências, e hermanos derrotam a Costa Rica com autoridade. Agüero, com dois gols, também brilha e assume a artilharia



Por Marcos Felipe Direto de Córdoba, Argentina

Ufa! Depois de péssimas exibições contra Bolívia e Colômbia, a Argentina finalmente fez o que dela se esperava na Copa América. Contando com bela atuação de Lionel Messi, os anfitriões venceram com total autoridade a Costa Rica por 3 a 0, no estádio Mário Kempes, em Córdoba, e se garantiram nas quartas de final. O camisa 10, que teve seu nome gritado antes, durante e depois da partida, foi eleito o melhor em campo pelos torcedores: deu passe para dois gols (Di María e Agüero). O genro de Maradona, por sinal, fez outro e assumiu a artilharia da competição com três gols.
Apesar da boa atuação, Lionel Messi completou nesta segunda 15 jogos oficiais sem gols pela seleção - o último foi contra a Venezuela, no dia 23 de março de 2009, pelas eliminatórias da Copa. Por se tratar de um amistoso, a partida contra o Brasil, no dia 17 de novembro de 2010, em Doha, não entra nessa contagem.


Com o triunfo, a Argentina chegou aos cinco pontos, ficando com o segundo lugar do Grupo A. A Colômbia, que derrotou os bolivianos na véspera, terminou em primeiro. Agora, na próxima fase, os hermanos esperam o segundo colocado da chave C, que pode ser o Uruguai. Nesta terça-feira, a Celeste pega o lanterna México e, vencendo, deve ficar com a vice-liderança. Dividindo a primeira colocação provisória, chilenos e peruanos se enfrentam no mesmo dia.
Já os costarriquenhos permaneceram em terceiro, com três pontos, mas com um saldo negativo de dois gols que tende a prejudicá-los nos critérios de desempate. O 3 a 0 para a Argentina ajudou, quem dira, o Brasil, que pode se classificar com um simples empate diante do Equador.


Confira a classificação atualizada e a tabela de jogos da Copa América-2011
Aguero Messi gol Argentina (Foto: Reuters)Di María, Agüero e Messi: os nomes da vitória da tranquila Argentina sobre a Costa Rica (Foto: Reuters)

Gritos para Messi e... Pastore
Antes de a bola rolar, a torcida mostrou que estava disposta a abraçar Messi, mandando para escanteio o papo de que o jogador não conta com a simpatia dos seus compatriotas. No aquecimento, o craque teve o nome gritado em uníssono. Ele timidamente acenou para as arquibancadas. Além do camisa 10, os reservas Tevez, ídolo popular, e o meia Javier Pastore, que é natural de Córdoba, foram bastante ovacionados.
Com quatro mudanças em relação à equipe que decepcionou nas duas primeiras rodadas, a Argentina começou com Messi recuado no meio de campo e três atacantes: Agüero e Di María, abertos, com Higuaín centralizado. A Costa Rica, recuada e precisando apenas do empate para se garantir na segunda fase sem fazer contas - situação totalmente diferente do rival -, tinha apenas Campbell na frente.
Higuain Argentina Johnny Acosta Costa Rica (Foto: Reuters)Higuaín perdeu muitos gols e não agradou (Reuters)

Tentando pressionar, os hermanos chegaram com perigo pela primeira vez aos oito minutos. Após cruzamento de Messi, a bola sobrou para Burdisso, que chutou em cima do goleiro Moreira. Dois minutos depois, o camisa 10 fez jogada individual, driblou dois marcadores e arrematou. A bola, que tinha endereço certo, desviou na zaga e foi para escanteio.


Bola na trave e pressão argentina
Aos 13, Messi quase abriu o placar em cobrança de falta sofrida por ele próprio. Diante de uma acuada e fechada Costa Rica, os anfitriões seguiam pressionando. Aos 20, após lindo lançamento de Gago, Agüero passou por um marcador na esquerda e chutou rente à trave. Burdisso, de cabeça, carimbou o travessão depois de um escanteio batido por Messi logo em seguida.
Disposto a retribuir o carinho da "hinchada", Messi continuava desequilibrando. Às vezes, forçando a barra como quando, aos 26, pediu pênalti após tentar o drible em Calvo. O árbitro peruano Victor Rivera enxergou bem e não assinalou. A torcida, entretanto, não perdoou e xingou a pobre mãe do juiz.


Tendo seu nome gritado de tempos em tempos, “La Pulga” levava a equipe ao ataque. Agüero e Higuaín, porém, desperdiçavam chances claras frente à frente com Moreira. Para se ter uma ideia da força ofensiva argentina, com menos de 35 minutos de partida, o time já havia arrematado oito vezes, o dobro de finalizações que conseguiu em todo o confronto contra a Colômbia na quarta-feira passada.

Água mole em pedra dura...
De tanto insistir, o gol acabou saindo ainda na etapa inicial. Zabaleta arriscou de longe, Moreira espalmou para o meio da área e Agüero, atento, não perdoou (veja acima). Explosão de alegria no gramado e nas arquibancadas. Eram 45 minutos. Na saída para o vestiário, a torcida reconheceu a boa atuação dos hermanos e, especialmente, de Messi, que, mais uma vez teve seu nome entoado pelos “hinchas”.
Sem querer saber de segurar o magro resultado, a Argentina voltou para o segundo tempo com o mesmo ímpeto da primeira etapa. Com Messi inspirado, os hermanos ampliaram logo aos sete minutos. O craque do Barcelona recebeu na intermediária, levantou a cabeça e deixou Agüero na cara do gol. O genro de Maradona dominou e, de chapa, colocou no fundo da rede: 2 a 0.
Aguero gol Argentina (Foto: EFE)Agüero deixou outro também no segundo tempo e assumiu a artilharia da Copa América, com três gols (EFE)

Na comemoração, cumprimentos ao camisa 10 que, mais uma vez, teve o seu nome gritado pela torcida. Agüero, supostamente o herói com dois gols, nem esquentou a cabeça e ainda apontou para o companheiro.
Em desvantagem, a Costa Rica se lançou mais ao ataque, fato que abriu mais espaço para os anfitriões que seguiam criando oportunidades. Aos 15, Messi deixou Higuaín na boa. O atacante do Real Madrid penetrou na área e, na hora do chute, foi puxado levemente por um marcador. O árbitro mandou o jogo seguir.

Messi, o garçom
O pênalti não marcado não fez falta. Aos 18, Messi mais uma vez deu uma de garçom e deu passe açucarado para Di María bater com violência em chances para Moreira. E a trilha sonora no Mario Kempes voltou a ser “Ole, Ole, Ole, Messi, Messi...”.
Tranquila e com a vitória assegurada, a Argentina tirou um pouco o pé do acelerador mas, mesmo assim, ainda teve oportunidades de ampliar com Higuaín, Di María e Lavezzi - acertou a trave em lance incrível. Mas a torcida em Córdoba pouco se importou e fez grande festa com a classificação.
Messi Argentina Josué Martínez Costa Rica (Foto: EFE)Desta vez, Lionel Messi conseguiu se livrar da marcação adversária com facilidade (Foto: EFE)

argentina 3 x 0 costa rica
Romero, Zabaleta, Burdisso, Gabi Milito e Zanetti; Mascherano e Gago; Messi; Agüero (Lavezzi), Higuaín (Pastore) e Di Maria (Biglia). Moreira, Duarte, Acosta e Calvo (Brenes); Salvatierra, Cubero, Leal, Mora e Elizondo (Valle); Martínez (Madrigal) e Campbell.
Técnico: Sergio Batista. Técnico: Ricardo La Volpe.
Gols: Agüero, aos 45 do primeiro tempo; Agüero, aos sete, e Di María, aos 14 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Gabi Milito, Zanetti, Lavezzi (Argentina); Calvo, Salvatierra (Costa Rica).
Estádio: Mario Alberto Kempes (Córdoba). Data: 11/07/2011. Árbitro: Victor Rivera (PER)

FONTE:
.http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-america/noticia/2011/07/apoiado-pelos-hinchas-messi-ajuda-argentina-se-garantir-nas-quartas.html

Wozniacki chega à maioridade e se mantém na liderança no ranking


Ranking da WTA não apresenta mudança no top 10. Serena Williams cai da 172ª para a 175ª colocação; melhor brasileira é Ana Clara Duarte: 226ª

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Caroline Wozniacki comemora vitória sobre  Mona Barthel (Foto: Reuters)Wozniacki completa 21 anos (Foto: Reuters)

Com uma lesão nos ombros, Caroline Wozniacki abandonou, na última quarta-feira, o WTA de Bastad na segunda rodada. Nesta segunda-feira, dia em que completa 21 anos, a dinamarquesa teve um motivo para comemorar: segue na liderança do ranking, com a mesma pontuação: 9.915 pontos.

No dia do aniversário, a número 1 do mundo preferiu não comentar sobre a lesão. Apenas agradeceu aos fãs.

- Obrigada pelas mensagens de aniversário - disse a tenista, em sua página no "Twitter".
Wozniacki tem 17 títulos na carreira, cinco deles nesta temporada. O último deles foi em Copenhague, onde conquistou o bicampeonato, em junho. Depois, ela foi para Wimbledon, onde parou nas oitavas de final.
A lista da WTA não apresentou mudanças no top 10. A americana Venus Williams segue na 34ª colocação. Sua irmã caçula, Serena, caiu de 172ª para 175ª. Venus jogou somente três torneios na temporada: Australian Open, Eastbourne e Wimbleson. Serena participou apenas dos dois últimos.

A melhor brasileira é Ana Clara Duarte: 226ª, com 254 pontos.

Top 10 do ranking mundial feminino:

1) Caroline Wozniacki DIN 9.915
2) Kim Clijsters BEL 7.625
3) Vera ZvonarevaRUS 6.695
4) Victoria Azarenka 6.465
5) Maria Sharapova RUS 6.141
6) Na Li CHN 5.855
7) Petra Kvitova TCH 5.437
8) Francesca Schiavone ITA 4.860
9) Marion Bártoli FRA 4.230
10) Samantha Stosur AUS 3.405

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/07/wozniacki-chega-maioridade-e-se-mantem-na-lideranca-no-ranking.html

Seleção feminina bate dominicanas e leva título da Copa Pan-Americana


No méxico, brasileiras começam o ano vencendo por 3 sets a 0

Por GLOBOESPORTE.COM Ciudad Juárez, México

vôlei Brasil comemora o título da Copa Pan-Americana  (Foto: Divulgação / NORCECA)Fabi comemora o prêmio de melhor recepção da
competição (Foto: Divulgação / NORCECA)

O ano começou bem para seleção feminina de vôlei. O Brasil conquistou, na madrugada deste domingo, o título da Copa Pan-Americana, disputada no México, ao bater na final a República Dominicana por 3 sets a 0 (25/20, 25/22 e 25/19), em 1h19 de jogo. As brasileiras venceram a competição de forma invicta. Foram sete jogos e sete vitórias. Na primeira fase, quatro triunfos seguidos por 3 sets a 0 contra Trinidad & Tobago, Costa Rica, Porto Rico e Peru.
O time verde e amarelo encerrou a participação na fase de classificação com uma vitória por 3 sets a 2 sobre os Estados Unidos. Na semifinal, triunfo sobre Cuba por 3 sets a 1. Na decisão, 3 sets a 0 sobre as dominicanas. Este foi o terceiro título brasileiro na competição. As meninas também venceram em 2006 e 2009.

Na premiação das melhores jogadoras do torneio, o Brasil ficou com três prêmios. Sheilla foi eleita a melhor jogadora; Thaisa recebeu o prêmio de melhor bloqueio e Fabi foi considerada a melhor recepção. Para a capitã do Brasil, Fabiana, as brasileiras atuaram de forma eficiente na partida decisiva.
- Foi um bom jogo. Nós sacamos e bloqueamos muito bem. Agora vamos comemorar - disse a campeã olímpica.

Já o treinador, José Roberto Guimarães, lembrou que esse é apenas o início da preparação das brasileiras.
- Estou satisfeito com o resultado. As partidas contra a República Dominicana são sempre boas e nós jogamos no mesmo nível. Nós temos que continuar a nossa preparação para os próximos torneios - explicou Zé Roberto.

O jogo
O Brasil começou bem a partida e abriu três pontos em um saque errado das dominicanas (8/5). Thaisa se destacou com uma boa sequência de saques e ajudou o Brasil a abrir cinco pontos (15/10) em um ataque da ponteira Fernanda Garay. Também coube a ponta brasileira selar a vitória no set por 25/20, com mais um belo ataque na diagonal.

O segundo set foi equilibrado. A vantagem das brasileiras chegou a cinco pontos (17/12), mas as dominicanas se recuperaram no final da parcial e a diferença caiu para apenas um ponto (23/22). A partir daí, o bloqueio das brasileiras começou a funcionar e foi em um ponto nesse fundamento que o time verde e amarelo fechou o set por 25/22.

No terceiro set, as brasileiras não deram chances para as dominicanas e fecharam a parcial por 25/19, selando a primeiro título do Brasil no ano. Festa verde e amarela no México.

Classificação final da Copa Pan-Americana:
1) Brasil
2) República Dominicana
3) Estados Unidos
4) Cuba
5) Porto Rico
6) Argentina
7) Canadá
8) Peru
9) México
10) Trinidad & Tobago
11) Costa Rica
12) Chile

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/07/selecao-feminina-bate-dominicanas-e-leva-titulo-da-copa-pan-americana.html