terça-feira, 28 de junho de 2011

Ignaczak e Serginho: melhores líberos da Liga em quadra em Brasil x Polôni

Dupla é a mais eficiente na defesa de acordo com as estatísticas da Federação Internacional de Vôlei; no passe, ‘intruso’ Murilo é o mais preciso

Por GLOBOESPORTE.COM Katowice, Polônia

montagem vôlei Krzysztof Ignaczak Serginho (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM) Ignaczak e Serginho: melhores líberos da Liga até o
momento (Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)

As dores nas costas foram tão grandes no ano passado que Serginho cogitou abandonar a seleção brasileira. Convencido por Bernardinho e pelos companheiros a continuar no grupo pelo menos até os Jogos Olímpicos de Londres, o líbero de 35 anos tem mostrado na Liga Mundial 2011 que mantém o alto nível de atuações. Quarta e quinta-feira, nos confrontos contra a Polônia no encerramento da fase de grupos, o jogador terá, do outro lado da quadra, um rival à altura em sua função.
Krzysztof Ignaczak, líbero da equipe de Andrea Anastasi, aparece nas estatísticas da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) como melhor líbero e melhor defensor, seguido de perto por Serginho. Entre defesas e passes perfeitos, o brasileiro leva a melhor em números absolutos: 240 contra 229. Mas, a média de sucessos por set do europeu é levemente superior: 6.94 contra 6.86.
- Não tenho costume de olhar estatísticas e não as utilizo como parâmetro. A defesa, na verdade, é reflexo de todo o sistema defensivo da equipe, que inclui também o saque e o bloqueio. Há muitos líberos bons no voleibol mundial, e o polonês e o americano (Lambourne) estão entre eles. São dois jogadores que já possuem alguma experiência. Pensei em deixar a seleção simplesmente porque não sabia como iria voltar da cirurgia que fiz nas costas. Tecnicamente, nunca tive dúvidas das minhas condições - disse Serginho.
Ignaczak tem números mais favoráveis nas defesas mas, no passe, é apenas o 13º mais eficiente. Apesar de deixar o adversário para trás no quesito, Serginho permanece na segunda colocação, desta vez atrás de um companheiro. Com 69.67% de aproveitamento nas 211 vezes em que foi acionado, Murilo encabeça a lista dos melhores na tarefa.
Murilo na partida de vôlei (Foto: Reuters)Murilo se estica pelo passe perfeito: ponteiro tem quase 70% de aproveitamento (Foto: Reuters)

Se na recepção o caçula da família Endres tem desempenho impressionante, ofensivamente ainda está bem atrás dos maiores pontuadores do torneio. Eleito o melhor jogador da competição e do mundo em 2010, o ponteiro tem exatos 100 pontos até o momento, 85 deles de ataque.
- Sempre treinei muito a recepção, e este é um fundamento ao qual damos muita atenção. Como não sou um atacante tão alto, sempre soube que precisaria ser um bom passador. Além disso, sempre gostei - disse Murilo.
O finlandês Mikko Oivanen, com 199 pontos, é quem mais marcou até agora. O polonês Bartosz Kurek, de 22 anos, é o segundo maior pontuador da Liga, com 170 bolas no chão.

Já classificados para a fase final da disputa, Brasil e Polônia cumprem tabela e encerram suas participações do Grupo A nesta quarta e quinta-feira, às 15h30m. O SporTV transmite todos os lances, ao vivo, direto de Katowice.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/06/ignaczak-e-serginho-melhores-liberos-da-liga-em-quadra-em-brasil-x-polonia.html

Musa alvinegra, gandula combina paixão e trabalho no Engenhão

Em meio a elogios da arquibancada, Fernanda Maia alimenta
o sonho de trabalhar como preparadora física no Botafogo

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Roupas largas, meias compridas e, em algumas ocasiões, cabelo preso. A gandula que está à beira do campo nos jogos do Botafogo no Engenhão nem parece aquela que por duas vezes foi uma das finalistas na disputa pelo posto de representante do Alvinegro no concurso Musa do Brasileirão. Desde 2009, Fernanda Maia contribui, mesmo que indiretamente, com seu clube de coração, dando um toque especial às partidas da equipe em casa.
O GLOBOESPORTE.COM acompanhou a rotina de Fernanda nos dias de jogos no Engenhão, desde sua chegada ao estádio, incluindo sua atuação durante as partidas do Botafogo. Combinando profissionalismo e paixão, ela tem lugar cativo na linha lateral no setor Leste do estádio, sempre acompanhando o ataque do Botafogo.
gandula fernanda maia botafogo  (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Fernanda, gandula do Engenhão: musa a serviço do Botafogo (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Fernanda chega ao Engenhão 1h30m antes do início de cada partida. Num vestiário, troca a calça jeans e os saltos pelo calção, camisa larga, meias compridas e tênis. Assim como os outros nove gandulas, ela integra tarefas como encher bolas e até limpar o carrinho-maca. O trabalho começou em 2009, depois que foi ao estádio posar para algumas fotos, ainda quando concorria ao posto de musa do Botafogo. Dali nasceu o convite para estar mais perto da sua paixão.

Clique aqui e confira a galeria de fotos de Fernanda, gandula-musa do Botafogo!

- Um funcionário anotou meus contatos e me ligou depois oferecendo o trabalho. Comecei como ascensorista, mas sempre quis ser gandula. O Botafogo disse que não havia mulher gandula e que nem teria roupa feminina. Mas eu garanti que não me importava, pois sempre amei futebol e sonhei ver os jogos de perto - disse.

Sonho é integrar comissão técnica do clube de coração


A feminilidade fica por conta de Fernanda, de 22 anos, que adapta seu uniforme dobrando as mangas da camisa e o calção. Além disso, não dispensa a maquiagem e as unhas feitas antes de entrar em campo. Formada em Educação Física e atualmente trabalhando como instrutora numa academia, ela vislumbrou a carreira como a melhor maneira de viver mais de perto o mundo do futebol. E revela o desejo de estreitar ainda mais os laços com o Botafogo.
Fernanda Maia gandula Botafogo (Foto: Divulgação)Sem o uniforme de gandula, Fernanda posa para
o Musa do Brasileirão (Foto: Divulgação)

- Quando fui escolher uma profissão, também pensei no jornalismo para estar mais perto do futebol. Minha opção pela educação física foi pelo sonho de trabalhar como preparadora no Botafogo. Sei que é preciso experiência, mas gostaria muito de um dia fazer parte da comissão técnica do futebol, nem que fosse começando nas categorias de base.
Ao entrar em campo, Fernanda é muitas vezes reconhecida pelos torcedores na arquibancada do Engenhão. Mas mesmo sob os gritos de “musa” e algumas piadinhas, Fernanda garante não perder o foco de cada lance das partidas. Ela lembra que é fundamental acompanhar cada jogada e estar atenta à marcação do árbitro para saber quem deve receber a bola na reposição. Mesmo assim, diz que não costuma passar por situações constrangedoras por causa do assédio.

- Todos me respeitam muito. Amigos meus que vão ao Engenhão dizem que alguns me reconhecem e gritam “gostosa”, mas eu nem ouço. Às vezes se manifestam quando eu pego na bola, mas nunca fui desrespeitada. De qualquer maneira, não dou muita ideia. Tenho pouco contato com os torcedores, mas também acabo ficando um pouco escondida por causa das roupas largas - ressaltou ela, que namora há seis anos com um botafoguense.

Estão abertas as inscrições para o Musa do Brasileirão 20011. Clique aqui para saber mais!


Moradora das imediações do Maracanã, Fernanda Maia diz ter começado a frequentar os jogos do Botafogo aos 14 anos, sempre acompanhada dos amigos. Mas é no Engenhão que vive suas principais emoções, criando uma tabela entre trabalho e paixão. A admiração é direcionada a Maicosuel, por quem se mostra preocupada cada vez que sofre uma falta.
- Até pergunto aos médicos se ele está bem, fico sempre nervosa quando isso acontece. O Maicosuel tem postura de ídolo, mostra amor pelo Botafogo. Por isso adoro ele - se declara.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/06/musa-alvinegra-gandula-combina-paixao-e-trabalho-no-engenhao.html

Sharapova atropela, obtém vitória 400 na carreira e vai à semi em Londres

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Ex-número 1 enfrentará a alemã Sabine Lisicki por uma vaga na decisão



Por SporTV.com Londres

Durou apenas 59 minutos a tortura da diminuta eslovaca Dominika Cibulkova, de 1,61m de altura. Maria Sharapova fez a rival eslovaca correr de um lado ao outro do começo ao fim do jogo, aplicou 6/1 e 6/1 e avançou às semifinais do Torneio de Wimbledon pela quarta vez.
Maria Sharapova tênis Wimbledon quartas (Foto: EFE)Maria Sharapova comemora intensamente uma das quebras de saque nesta terça-feira (Foto: EFE)

A russa, ex-número 1 do mundo e atual sexta colocada no ranking, foi campeã do torneio em 2004, quando tinha 17 anos, mas não chegou à decisão em 2005 e 2006. Desde então, Sharapova não conseguia mais figurar entre as quatro melhores no Grand Slam britânico.
Sua próxima adversária em Londres será a alemã Sabine Lisicki, 62 do mundo, que só entrou no torneio graça a um wild card (convite) da organização. Nesta terça, Lisicki derrotou a francesa Marion Bartoli (9 do mundo) em três sets.
Cibulkova confirmou o saque no primeiro game do jogo, mas logo ficou clara a superioridade de Sharapova, que entrou em quadra confiante e executando seus golpes com a potência costumeira e dominando as trocas de bola do fundo da quadra. Logo no terceiro game, a russa conseguiu a primeira quebra da partida, abrindo 2/1. No quinto, com uma dupla falta de Cibulkova, Sharapova abriu 4/1. A ex-número 1 não perdeu as rédeas e, depois de vencer seis games seguidos, fez 6/1.
A série alcançou oito games seguidos quando Sharapova quebrou Cibulkova no segundo game do segundo set, mas a eslovaca enfim interrompeu a seca no terceiro game - cortesia de um slice ruim de Sharapova, que ficou na rede e cedeu a quebra. Não adiantou muito. Com uma direita para fora, Cibulkova perdeu o serviço novamente no quarto game e, cinco pontos depois, Sharapova já tinha 4/1 de dianteira no set. Dois rápidos games depois, a partida estava encerrada.



À espera de 'ajuda' da Câmara, Timão crava preço do estádio: R$ 850 mi

Luiz Paulo Rosenberg diz que obra não passará deste valor e aguarda aprovação de projeto para cumprir prazos com a Fifa

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo

estádio corinthians obras (Foto: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)O terreno do estádio, em Itaquera, está passando por terraplenagem (MarcosRibolli/ GLOBOESPORTE.COM)

Na guerra de preços com a construtora Odebrecht, o Corinthians acredita que levará a melhor. Nesta terça-feira, o diretor de marketing Luiz Paulo Rosenberg revelou que o valor do estádio alvinegro, em Itaquera, não passará de R$ 850 milhões. O dirigente prometeu cumprir o prazo estipulado pela Fifa para a entrega das garantias financeiras, em 12 de julho, e aguarda por uma decisão positiva da Câmara Municipal pela aprovação do projeto de lei para incentivos fiscais na zona leste.
Timão e Odebrecht negociam nos últimos meses para fixar um preço pela arena, que seria a sede da abertura da Copa do Mundo de 2014. A empresa entregou um orçamento de mais de R$ 1 bilhão, rejeitado imediatamente pela cúpula alvinegra. O presidente corintiano, Andrés Sanches, e Rosenberg queriam que os gastos não ultrapassassem os R$ 700 milhões.
- Uma coisa é ter estimativa do custo da obra. Outra é introduzir a estimativa do que vai ser a variação de custo no prazo de três anos. Não escapa muito de R$ 750 a R$ 850 milhões. Tenho de prever reajuste de mão de obra, de cimento... O Corinthians não faz loucura e não assume dividas que não pode honrar - explicou o diretor de marketing.
Enquanto isso, o Corinthians espera por uma definição dos vereadores paulistanos sobre a aprovação dos incentivos fiscais na casa dos R$ 420 milhões. A primeira votação seria realizada nesta terça-feira, mas foi adiada para quarta depois que o presidente da comissão de justiça Adilson Amadeu (PTB) pediu vistas do projeto, mesma atitude de Aurélio Miguel (PR) na semana passada.

- Dependemos apenas dessa vontade da Câmara de prestigiar São Paulo com a abertura da Copa. É uma questão política, ligada à vontade da cidade de São Paulo. Tenho confiança que a lógica vai prevalecer, independentemente de ser para o Corinthians ou terem vereadores do São Paulo. O bem estar vai ser atendido - ressaltou Rosemberg.
O Corinthians tem até o dia 12 de julho para entregar à Fifa as garantidas financeiras de que a obra seja concluída para a Copa do Mundo. São pouco mais de duas semanas para que o clube assine o contrato com a construtora. Segundo o dirigente, não há motivo para desespero.
- Temos um projeto aprovado pelo padrão Fifa. Nós estamos ultimando os detalhes de custo para fechar um contrato com a Odebrecht. Uma vez aprovado o projeto de lei, todos os prazos serão cumpridos. E no dia 27 de julho, quando a Fifa divulgar a tabela, lá vai estar escrito que o estádio da abertura é o do Corinthians. Não tem impasse. O que estamos fazendo é usando o prazo para minimizar custos. Não é nada de estrutural. Estamos tranqüilos.
Caso o clube sofra uma derrota na Câmara, Rosenberg promete que o Timão não abandonará a obra. O clube retomaria o projeto de apenas 45 mil lugares, o mesmo elaborado antes de ser indicado como palco do Mundial, capacidade que inviabilizaria o jogo de abertura.
- O Corinthians continua com seu projeto. O estádio vai ser construído - finalizou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2011/06/espera-de-ajuda-da-camara-timao-crava-preco-do-estadio-r-850-mi.html

Oliveira chega ao Rio: 'Quero mostrar meu valor'

Meia-atacante faz exames à tarde e assina contrato com o Botafogo até o fim de 2011. Ele é o sexto reforço do clube

Claudio Portella
Publicada em 28/06/2011 às 14:18
Rio de Janeiro (RJ)

Alexandre já com a camisa do Fogão (FOTO: Claudio Portella)
Prestes a ser anunciado pelo Botafogo, o meia-atacante Alexandre Oliveira chegou no aeroporto Santos Dumont na tarde desta terça-feira. Lá, ele foi recebido por um funcionário do clube que o encaminhou para General Severiano onde faz os exames médicos e assina contrato. Em princípio, ele fica até o fim do ano, mas o Glorioso ainda tenta aumentar o vínculo até o meio de 2012.


Os reforços do Fogão chegam primeiro no seu celular!


- Estou muito feliz em poder atuar em um clube como o Botafogo. Venho para ajudar o grupo. Tenho acompanhado os jogos e os últimos resultados foram bons. Meu objetivo é dar muitas alegrias à torcida alvinegra. Trabalhar com Caio Junior novamente será um prazer. Conheço a comissão técnica dele e sei da competência dos profissionais que o cercam. Vou buscar meu espaço e mostrar o meu valor, a minha qualidade - disse ao LNET!.

Alexandre Oliveira é o sexto reforço do Glorioso para o segundo semestre de 2011.

FONTE:
http://www.lancenet.com.br/botafogo/Alexandre-Oliveira-chega-Rio_0_507549263.html

Federer leva susto de freguês, mas vira jogo e avança às quartas de final

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Suíço derrota Youzhny em Wimbledon e vai encarar Jo-Wilfried Tsonga


Por SporTV.com Londres

Roger Federer tênis Wimbledon oitavas (Foto: Getty Images)Roger Federer mostra preocupação durante a
virada sobre Mikhail Youzhny (Foto: Getty Images)

O começo foi ruim, com mais erros do que o normal e um set perdido. Roger Federer, entretanto, se recuperou a tempo, virou o jogo e, pela 11ª vez em 11 jogos, derrotou o russo Mikhail Youzhny, atual número 17 do mundo. Por 6/7(5), 6/3, 6/3 e 6/3, o hexacampeão de Wimbledon, avançou mais uma vez às quartas de final do Grand Slam britânico.
Terceiro colocado na lista da ATP, Federer agora enfrentará o francês Jo-Wilfried Tsonga (19), que derrotou, também nesta segunda, o espanhol David Ferrer (6) por 6/3, 6/4 e 7/6(1).
Federer e Youzhny fizeram um set inicial parelho, sem chances de quebra. O suíço, no entanto, errava mais do que de costume. A decisão só veio no tie-break e, mesmo assim, de forma surpreendente. O número 3 do mundo abriu 4/1 e parecia rumar para mais uma vitória rotineira, mas cometeu um par de erros e deixou Youzhny vencer cinco pontos seguidos para chegar a dois set points. O russo errou uma direita na primeira chances, mas comemorou o triunfo por 7/6(5) quando Federer cometeu um erro não forçado de esquerda.
O momento ruim do suíço não demorou muito. Federer reduziu seu número de erros e passou a fazer Youzhny batalhar mais por seus pontos. O resultado veio logo no quinto game, com a primeira quebra de saque do jogo. O número 3 terminou a parcial com apenas dois erros não forçados, e um slice de Youzhny que ficou na rede no nono game deu ao favorito mais uma quebra e o empate na partida: 1 set a 1.
O russo assustou no primeiro game do terceiro set, conquistando três break points (0/40), mas Federer se salvou de todas e uma quarta chance de quebra, obtida pouco depois por Youzhny. As chances desperdiçadas custaram caro, já que o hexacampeão quebrou o saque do russo no segundo game. A história se repetiu no terceiro e no quarto games, com um break point perdido por Youzhny e outro convertido por Federer. Logo, o suíço abriu 5/0. O russo ainda devolveu uma das quebras e encostou em 5/3, mas o suíço não vacilou e, no nono game, fez 6/3.
O quarto set começou com Federer chegando a três break points (0/40) e Youzhny dando a quebra de graça. Acreditando que uma bola do rival tinha quicado fora, o russo parou o ponto e pediu o replay. O Hawk-Eye confirmou a bola boa e, consequentemente, a quebra de serviço.
Assim como no set anterior, Youzhny teve um break point para igualar o jogo logo em seguida, mas Federer se salvou com um ponto impecável. A quebra de vantagem foi o suficiente, e o número 3 do mundo ainda quebrou Youzhny novamente no nono game para selar a vitória.

Pironkova repete façanha e derruba Venus mais uma vez em Wimbledon

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Semifinalista em 2011, búlgara avança às quartas de final novamente
Por SporTV.com Londres

Tsvetana Pironkova mais uma vez derrotou Venus Williams em Wimbledon. Pelo segundo ano seguido, com o mesmo placar, a búlgara de 23 anos derrubou a pentacampeã na grama da quadra mais famosa do mundo. Por 6/2 e 6/3, a número 33 do ranking mundial deixou o Grand Slam britânico sem nenhuma Williams e avançou às quartas de final do torneio.
Tsvetana Pironkova tênis Wimbledon oitavas (Foto: Reuters)Tsvetana Pironkova comemora sua segunda vitória sobre Venus em Wimbledon (Foto: Reuters)

Pouco antes, também nesta segunda-feira, Serena, irmã mais nova de Venus e tetracampeã do torneio londrino, também se despediu. A americana, que não perdia há 17 jogos em Wimbledon, foi superada pela francesa Marion Bartoli.

Pironkova, por sua vez, tentará igualar a campanha de 2010, quando só parou nas semifinais. Sua próxima adversária será a tcheca Petra Kvitova (8 do mundo), que vem de uma imponente vitória sobre a belga Yanina Wickmayer (19) por 6/0 e 6/2.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2011/06/pironkova-repete-facanha-e-derruba-venus-mais-uma-vez-em-wimbledon.html

América-MG pega o Flamengo sem o zagueiro Otávio e o meia Luciano

Jogadores, no entanto, devem virar reforços para o final de semana

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Otávio no treino do América-MG (Foto: Tarcisio Badaró / GLOBOESPORTE.COM)Otávio está vetado para o jogo desta quarta-feira
(Foto: Tarcisio Badaró / GLOBOESPORTE.COM)

O técnico Mauro Fernandes não poderá contar com o zagueiro Otávio e o meia Luciano para a partida contra o Flamengo, nesta quarta-feira, a partir das 19h30m (de Brasília). Os dois jogadores foram vetados pelo departamento médico, mas podem ser novidade para o duelo do final de semana, contra o Santos.

O zagueiro Otávio, que foi titular na lateral-direita no último jogo, sofreu uma entorse no joelho esquerdo em um jogo-treino na última semana. O jogador passou por exame de imagem e nenhuma lesão foi detectada. Segundo o médico do clube, Cimar Eustáquio, ele deve ser liberado para os treinamentos nesta terça-feira, mas ficará fora do jogo contra o Rubro-Negro.
- Ele teve uma torção no joelho na quarta-feira. Deu uma preocupação, mas o exame não mostrou nenhuma lesão efetiva. Sem lesão significativa, nós o liberamos para a atividade de campo. Não deve ter problema nenhum, não para o jogo de quarta-feira, mas para o de sábado.
O retorno do meia Luciano era cogitado, mas será adiado. O médico do Coelho destacou a evolução do jogador, que desfalcou a equipe nos dois últimos jogos.
- O Luciano está evoluindo da dor na coxa. Ele ainda apresenta um pequeno desconforto. Na semana que vem devemos liberá-lo para a parte física e a partir daí deverá estar à disposição do treinador.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2011/06/america-mg-pega-o-flamengo-sem-o-zagueiro-otavio-e-o-meia-luciano.html

Mari pede dispensa a Zé Roberto e não disputa a Copa Pan-Americana

Ponteira alega razões pessoais para não viajar com o grupo para o México

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Mari no treino da seleção de vôlei (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)Mari em treino da seleção no CT de Saquarema
(Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)

Um desfalque de última hora vai diminuir as opções do técnico José Roberto Guimarães na Copa Pan-Americana, que será disputada de 29 de junho a 9 de julho. Sob a alegação de problemas pessoais, Mari pediu dispensa ao treinador e não viaja com o restante do grupo, na noite desta segunda-feira para o México, local do torneio.
Nenhuma atleta será convocada para a vaga da ponteira. Assim, o Brasil terá Paula Pequeno, Fernanda Garay e Suelle para compor o setor. No mesmo período, Sassá, iniciamente convocada para a competição, estará defendendo a seleção de novas na Yeltsin Cup, na Rússia.

Entre as levantadoras, Zé Roberto conta com Fabíola e Dani Lins; Sheilla e Juliana Nogueira serão as opostos, Fabiana, Thaisa e Juciely, as centrais e Fabi, a líbero da equipe.
O Brasil está no Grupo B da competição e enfrenta, na ordem Trinidad e Tobago, Costa Rica, Porto Rico, Peru e Estados Unidos. A chave do Grupo A é composta por Cuba, Argentina, República Dominicana, Chile, México e Canadá.

FONTE:


Por 51 anos, Brasil brilhou pouco na principal competição do continente

Série do 'Jornal Nacional' lembra nossas três únicas conquistas do Campeonato Sul-Americano de Seleções, disputado entre 1916 e 1967

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Entre 1916 e 1967, o principal torneio de futebol da América do Sul era conhecido como Campeonato Sul-Americano de Seleções. Durante estas seis décadas, 29 edições foram disputadas, e a Seleção Brasileira sagrou-se campeã em apenas três ocasiões. As três conquistas foram nos anos em que o Brasil sediou o evento: 1919, 1922 e 1949.
Em 1919, a Seleção Brasileira somava apenas cinco anos de existência. E o futebol ainda era um esporte dominado pela elite, branca e carregada de preconceito racial. Mesmo assim quem comandou o Brasil rumo ao título foi um mulato.

CONFIRA O SITE DO JORNAL NACIONAL


Fruto da união de um alemão com uma ex-escrava, Arthur Friedenreich tornou-se um dos
primeiros exemplos da linhagem mestiça que, ao longo de tantas décadas, marcou a história
vitoriosa da Seleção Brasileira.
- Ele era um tipo diferente. Mulato, cabelo crespo e os olhos azuis, que ele tirou do pai -
descreveu o radialista Luís Mendes.
Friedenreich Copa América (Foto: Reprodução)Arthur Friedenreich (no centro) tenta a jogada pela Seleção Brasileira, no ano de 1919 (Foto: Reprodução)

- Mesmo sendo mulato, ele era adorado entre as elites. A minha maior tristeza é não ter visto
esse cara jogar de verdade - disse Alexandre da Costa, autor de 'O Tigre do Futebol', biografia
de Friedenreich.

Era um time que despertava
paixões porque jogava um futebol refinado"
historiador A. C. Napoleão, sobre o time de 1949

No dia 29 de maio de 1919, no estádio das Laranjeiras, o Brasil encarou a poderosa equipe uruguaia, que havia vencido as duas primeiras edições do Sul-Americano e gozava de pleno respeito dos adversários. Mas a reverência mudaria de lado.
O 0 a 0 manteve-se no placar ao final do tempo regulamentar e também da primeira prorrogação. Somente no segundo período extra de 30 minutos Arthur Friedenreich fez o gol da vitória brasileira. Tão logo acabou o jogo, recebeu dos próprios uruguaios o apelido de El Tigre.

- Durou 150 minutos a final contra o Uruguai, que tinha um grande futebol, tanto que (posteriormente) foi duas vezes campeão olímpico, outras duas vezes campeão do mundo - contou Luís Mendes.

Em 1922, um título esvaziado por desistências


Em 1920, o Uruguai voltou a vencer a disputa e em 1921 a Argentina faturou o seu primeiro
Sul-Americano. O Brasil organizou novamente a competição em 1922, mas ela acabaria esvaziada por dois motivos: primeiro, a ausência nos jogos de Friendenreich, lesionado; segundo, pela desistência de uruguaios e argentinos no meio da competição.
- Uruguai e Argentina foram embora antes porque se consideraram roubados. Tanto que a
final foi contra o Paraguai - salientou Mendes.
A decisão contra os paraguaios terminou com um 3 a 0 para o Brasil, gols de Nego e Formiga
(2). Era a segunda conquista brasileira.

1949 - A consagração de Ademir Menezes
Ademir Menezes Copa América (Foto: Reprodução)Ademir Menezes, o artilheiro da Seleção em 1949

Os brasileiros precisariam esperar 27 anos para dominar novamente a América do Sul. Passou tanto tempo que o estádio das Laranjeiras tornou-se acanhado diante de São Januário, maior e mais confortável. Em 1949, o campo do Vasco recebeu os jogos principais do  torneio.
E naquele ano o Brasil atropelou os adversários. Venceu o Equador por 9 a 1, a Bolívia por 10 a 1, a Colômbia por 5 a 0, o Peru por 7 a 1, teve goleada no Uruguai por 5 a 1... Apesar das vitórias, todos queriam ver o centroavante pernambucano Ademir Menezes, idolatrado pela torcida e que o técnico Flávio Costa, por birra, diziam, quase não usou ao longo da competição.
- E aí o Flavio Costa resolve botar o Ademir. Resultado: ele entra, faz três gols, o Brasil ganha de 7 do Paraguai e a partir desse dia ficou-se sabendo que a Seleção Brasileira sem o Ademir não era a Seleção Brasileira - contou o jornalista e escritor João Máximo.
- Jair Rosa Pinto, Ademir Menezes, Zizinho, Barbosa, Bauer... Era um time que despertava
paixões porque jogava um futebol refinado – lembrou o historiador Antônio Carlos Napoleão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-america/noticia/2011/06/brasil-campeao-da-america-tres-primeiras-conquistas-da-selecao.html

Nadal vence jogão de 3h52m contra Del Potro e passa às quartas de final

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Número 1 do mundo acumula 18 triunfos consecutivos em Wimbledon


Por SporTV.com Londres

Ao todo, foram 104 golpes vencedores e apenas 37 erros não forçados executados por Rafael Nadal e Juan Martín del Potro no jogaço que durou 3h52m e teve só duas quebras de serviço. Melhor para o número 1 do mundo, que brilhou em dois tie-breaks e triunfou por 7/6(6), 3/6, 7/6(4) e 6/4 e avançou às quartas de final do Torneio de Wimbledon.
Rafael Nadal tênis Wimbledon oitavas (Foto: Getty Images)Rafael Nadal vibra quando enfim consegue quebrar o saque de Del Potro (Foto: Getty Images)

Com o príncipe William e Kate Middleton, a duquesa de Cambridge, na plateia, Nadal somou seu 18º triunfo consecutivo no Grand Slam britânico. A última derrota do espanhol na grama londrina foi na final de 2007, diante de Roger Federer (Nadal não jogou em 2009 porque estava lesionado). Ele agora enfrentará o americano Mardy Fish (9 do mundo), que derrotou o tcheco Tomas Berdych (7) por 7/6(5), 6/4 e 6/4, também nesta segunda-feira.

Poucas quebras dão o tom do jogo
O primeiro set foi parelho, mas o número 1 teve mais chances no saque do adversário. Del Potro, contudo, manteve o jogo igual graças a seu ótimo serviço. Nadal teve dois set points no décimo game e mais um no 12º, mas o argentino se salvou - sempre com ótimos primeiros saques - e forçou o tie-break. O número 1, porém, já havia demonstrado sentir dores no pé no meio do 12º game e pediu atendimento médico.
Enquanto Del Potro reclamava da paralisação com o árbitro de cadeira, Nadal teve o tempo médico e voltou meio hesitante para a quadra. O argentino abriu 3/0 no game de desempate, mas o número 1 se recuperou e fez 4/3. Del Potro, graças a uma esquerda para fora de Nadal, chegou a ao set point (6/5), mas jogou uma bola na rede e perdeu a chance.
O espanhol não perdoou. Depois de vencer um rali de 21 rebatidas com uma paralela de backhand que tocou na linha, Nadal viu Del Potro cometer uma dupla falta para selar a parcial em 7/6(6).
A falha não abalou o campeão do US Open/2009, que voltou bem para o segundo set. Embora disparando menos aces, Del Potro variou mais com o serviço, usando bem o saque-e-voleio e dando menos chances e Nadal. O argentino, que também errou pouco (três falhas não forçadas em todo o set), teve um break point no sexto game, mas não converteu. No oitavo, porém, uma bola de Nadal para fora deu a vantagem a Del Potro. Com o serviço, o argentino dominou o nono game, fez 6/3 na parcial e empatou o jogo em 1 set a 1.
Juan Martín del Potro tênis Wimbledon oitavas (Foto: Getty Images)Del Potro escorrega, cai e só levanta com a ajuda
do fisioterapeuta (Foto: Getty Images)

Tombo de Del Potro assusta
No quinto game do terceiro set, o argentino deu um susto em seus fãs. Depois de escorregar e cair de mau jeito, Del Potro reclamou de dores no quadril e saiu de quadra para ser atendido. No retorno, contudo, o argentino pareceu bem e não perdeu ritmo de jogo. Em mais um set sem break points, a decisão foi novamente para o tie-break.
Nadal saiu na frente e, quando Del Potro errou uma direita fácil, cedeu um mini-break de vantagem e teve de sacar em 2/4. Nadal chegou a três set points (6/3), e o argentino ainda salvou um dos set points com um ótimo saque, mas o espanhol encaixou uma boa paralela de esquerda no ponto seguinte, forçando o erro do oponente e fechando o set em 7/6(4).
No quarto set, o número 1 do mundo enfim conseguiu quebrar o saque de Del Potro pela primeira vez. Depois de um erro não forçado do argentino, Nadal encaixou uma indefensável paralela de esquerda e abriu 3/2. Pela primeira vez no jogo com uma quebra de vantagem, o espanhol não desperdiçou a chance. Confirmou seu saque até o fim do jogo e fechou em 6/4.

Musa do Brasileirão: confira algumas candidatas já inscritas no concurso

Torcedoras podem fazer suas inscrições até o próximo dia 7 de agosto

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

candidatas musa do brasileirão (Foto: Divulgação)Candidatas inscritas no concurso (Foto: Divulgação)

A sexta edição do concurso Musa do Brasileirão, parceria de sucesso entre Esporte Espetacular, GLOBOESPORTE.COM e Caldeirão do Huck, vem recebendo muitas inscrições desde o dia 9 de junho. Algumas meninas já marcam presença na disputa pelo prêmio de torcedora símbolo de 2011.

As candidatas podem fazer suas inscrições até o próximo dia 7 de agosto. Saiba como participar desse concurso que ganhou destaque no Brasil. Clique aqui!


Confira algumas candidatas:

Dani Mangá (Bahia)
Patrícia Bellé (Grêmio)
Dani Furlan (São Paulo)
Camilla Amaral (Santos)
Camila Queiroz (Fluminense)
Kamila Meira (Coritiba)
Mayara Valentim (Botafogo)
Greice Tereza (Corinthians)

Este ano, ao se candidatarem, as torcedoras devem preencher um questionário, mandar até 10 fotos e até 5 vídeos mostrando sua paixão pelo seu time. A produção do concurso vai analisar as respostas e todo material recebido. Cada candidata terá uma página de perfil, com os dados da sua inscrição, disponível no site do concurso para que os internautas possam conhecê-las.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/musa-do-brasileirao-2011/noticia/2011/06/musa-do-brasileirao-confira-algumas-candidatas-ja-inscritas-no-concurso.html