sexta-feira, 3 de junho de 2011

Gata do dia em Roland Garros: nas duplas, tcheca é uma linda campeã

Andrea Hlavackova, de 24 anos, triunfa com a compatriota Lucie Hradecka

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Andrea Hlavackova tênis duplas Roland Garros final troféu (Foto: Getty Images)
O nome é difícil de pronunciar, mas a beleza é nem fácil de notar. A tcheca Andrea Hlavackova e seu sorriso cativaram quem assistiu à final de duplas nesta sexta-feira, em Roland Garros. A jovem de 24 anos e sua compatriota Lucie Hradecka bateram a indiana Sania Mirza e a russa Elena Vesnina por 6/4 e 6/3 e levantaram o troféu (fotos: Getty Images).
Andrea Hlavackova tênis Roland Garros final dupla troféu (Foto: Getty Images)
Hlavackova, à direita nas fotos, ocupa atualmente o 97º posto no ranking de simples e o 43º do de duplas. Os pontos conquistados em Paris, no entanto, a colocarão a tcheca de 1,74m de altura e 62 quilos em uma posição de maior destaque.
Andrea Hlavackova tênis Roland Garros final dupla troféu (Foto: Getty Images)
Na chave de simples, Hlavackova não teve sorte e estreou contra Victoria Azarenka, número 4 do mundo e uma das favoritas ao título. A bielorrussa não deu chances e eliminou a tcheca.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/06/gata-do-dia-em-roland-garros-nas-duplas-tcheca-e-uma-linda-campea.html

Natália passa por cirurgia na canela e deve ficar dois meses sem jogar

Ponteira da seleção operou em São Paulo na quinta-feira, mas já recebeu alta

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo

Ponteira da seleção brasileira e do Rio de Janeiro, Natália passou por uma cirurgia na tarde de quinta-feira para retirar um tumor benigno na canela esquerda. A jogadora, que ficou internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no entanto, já recebeu alta nesta sexta. De acordo com o médico Julio Nardelli, que fez a operação, a atleta deverá voltar às quadras em torno de dois meses. Ela, então, retornaria a tempo da disputa do Grand Prix de vôlei.
Natália no treino da seleção de vôlei (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Natália faz trabalho de musculação logo após se apresentar em Saquarema (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

- Ela está ótima, está tudo bem. Fez a operação ontem à tarde. Era uma dor que a incomodava há uns cinco meses e vinha piorando. Era um tumor superficial na tíbia, na canela, mas precisava mesmo operar – afirmou o médico da seleção.
Natália, através de sua assessoria, disse estar aliviada após a cirurgia.
- Eu me sinto alivida por ter descoberto o que me causava tanta dor. Estou tranquila, sem dor e confiante na recuperação
A decisão de operar a jogadora foi tomada após ela se apresentar à seleção, em Saquarema. No início, chegou-se a pensar que a ponteira tivesse uma periostite (inflamação na membrana externa do osso) na canela esquerda. Depois de exames mais detalhados, o nódulo foi descoberto. Natália, no entanto, se junta ao grupo novamente na próxima segunda-feira. Ela já poderá fazer alguns trabalhos físicos, mas só deverá voltar ao trabalho com bola em seis semanas.
- Na próxima semana, ela já poderá fazer um trabalho de alongamento. Mas só poderá voltar a correr, pular e trabalhar com bola em seis semanas. O retorno às quadras deverá ser em dois meses, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da recuperação.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/06/natalia-passa-por-cirurgia-na-canela-e-deve-ficar-dois-meses-sem-jogar.html

Comemorando dez anos do tri, Guga vê jogo de Nadal em Roland Garros

Então número 1 do mundo, brasileiro venceu o torneio francês em 2001

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Gustavo Kuerten tênis Mariana Soncini Roland Garros (Foto: AFP)
Gustavo Kuerten está em Paris para comemorar o décimo aniversário de seu terceiro título em Roland Garros e, nesta sexta-feira, sentou-se na quadra Philippe Chatrier para ver a partida entre Rafael Nadal e Andy Murray, válida pelas semifinais. O catarinense esteve acompanhado de sua mulher, Mariana Soncini (foto: AFP).

Para lembrar o último feito histórico de Guga em Paris, o GLOBOESPORTE.COM publica, nestas duas semanas, a série "Memórias do Tri", com relatos do ex-número 1 do mundo sobre aquela campanha de 2001. Clique aqui e acompanhe todos os episódios.

http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/06/comemorando-dez-anos-do-tri-guga-ve-jogo-de-nadal-em-roland-garros.html

Federer abate Djokovic, vai à final e mantém Nadal na ponta do ranking

ROLAND GARROS 2011
Suíço dá show e enfim interrompe sequência de 43 vitórias do rival sérvio



Por GLOBOESPORTE.COM Paris

As 43 vitórias seguidas e os mais de seis meses sem perder ainda não foram suficientes para colocar Novak Djokovic no topo do ranking mundial. A uma vitória da ultrapassar Rafael Nadal, o atual número 1, o sérvio esbarrou em um Roger Federer inspirado. Em uma partida emocionante e cheia de variações, que só terminou às 21h40m de Paris, quando a luz natural se esgotava, o suíço brilhou. Fez 7/6(5), 6/3, 3/6 e 7/6(5), em 3h39m, e enfim abateu Djokovic.
Roger Federer tênis Roland Garros semi (Foto: Reuters)Roger Federer, em excelente forma, executou 18 aces e 50 bolas vencedoras (Foto: Reuters)
O triunfo coloca Federer em sua quinta final em Roland Garros. Campeão em 2009, o suíço reencontrará seu algoz das decisões de 2006, 2007 e 2008: Rafael Nadal, que completou 25 anos nesta sexta-feira e ganhou de presente do maior rival a manutenção de seu posto no alto da lista da ATP. O espanhol, porém, ainda precisa ser campeão em Paris para não cair. Caso Federer levante o troféu, Djokovic deixará a capital francesa como o número 1.

O revés desta sexta significa também que Djokovic perde a chance de estabelecer a maior série de vitórias da história do tênis. Com 43 triunfos consecutivos, ele fica atrás do argentino Guilllermo Vilas (46) e do tcheco Ivan Lendl (44), que jogava com nacionalidade americana. Para Federer, a final contra Nadal será sua 23ª vez na decisão de um Grand Slam. O suíço tem 16 títulos, marca recorde no tênis em todos os tempos.
Federer começou a partida arrasador, quebrando o saque de Djokovic logo no primeiro game. O sérvio, porém, não demorou a se assentar no jogo e, levando a melhor no fundo de quadra, devolveu a quebra logo em seguida. Nole ainda teve de salvar break points no terceiro e no quinto games antes de quebrar Federer no sexto e abrir 4/2.
Novak Djokovic tênis Roland Garros semi (Foto: Reuters)Novak Djokovic  executou 41 bolas vencedoras e cometeu 41 erros não forçados (Foto: Reuters)

A maré parecia favorável a Djokovic, mas o suíço jogou um excelente sétimo game e recuperou a quebra. Mesmo assim, Federer encarou dois set points no décimo game. O ex-número 1 jogou quatro pontos incríveis, se salvou e ganhou confiança. O jogo foi para o tie-break, e o suíço rapidamente abriu 4/2, com o saque a favor. Nole reagiu e fez 5/4, mas seu bom momento acabou. O sérvio cometeu três erros não forçados consecutivos no momento mais importante da parcial, e Federer saiu com a vitória: 7/6(5).
O jogo seguiu parelho, com o número 3 salvando um break point logo no primeiro game do segundo set. No quarto, foi Federer quem ameaçou. Nole salvou dois break points, mas mandou uma direita que tocou na fita e saiu, cedendo a quebra ao oponente. Com o suíço fazendo uma ótima partida e dando pouco ritmo a Djokovic, o sérvio errou mais do que o normal e continuou com dificuldades em seu serviço.
Federer, entretanto, não aproveitou nove break points (cinco destes foram set points) e ainda precisou passar por um susto. No nono game, sacando em 5/3, depois de abrir 30/0, cometeu dois erros seguidos e deu um break point ao oponente. Só que Djokovic nem teve a chance de jogar o ponto. Federer disparou um ace e, dois pontos depois, viu uma esquerda de Djokovic ficar na rede e decidir o set: 6/3.
Roger Federer tênis Roland Garros semi (Foto: AP)Federer vibrou muito a cada ponto importanteque vencia contra Djokovic (Foto: AP)

Em 174 jogos de Grand Slam na carreira, Federer jamais perdeu depois de abrir 2 sets a 0, mas Djokovic ignorou a estatística. O sérvio começou melhor o terceiro set, quebrou o saque do suíço no segundo game e tomou a dianteira do placar. Diferentemente do que aconteceu nos sets anteriores, não houve mais quebras. Nole não cedeu nenhum break point e, embora o suíço tenha mantido o saque com firmeza pelo resto do terceiro set, não conseguiu a virada. Com um ace, o número 2 do mundo fez 6/3 forçou o quarto set.
Com o passar do tempo, os serviços começaram a prevalecer com facilidade, e os dois tenistas passaram a confirmar sem problemas. Na quarta parcial, a primeira chance de quebra só apareceu no nono game, com Federer sacando em 4/4. Ele se salvou com um bom saque, mas desperdiçou um game point ao jogar uma curtinha na rede e pagou caro por isso. Nole acertou uma ótima direita cruzada para chegar a outro break point e, desta vez, Federer jogou uma direita longa.
Bastava Nole confirmar para forçar o quinto set, mas o número 3 do mundo fez um começo da game espetacular e chegou a três chances de quebra. Nole escapou de dois, graças a ótimos serviços, mas Federer encaixou uma direita vencedora e devolveu a quebra. O suíço ainda salvou dois break points no 11º game, com dois saques indefensáveis.
A decisão foi mais uma vez para um tie-break e, assim como aconteceu no primeiro set, o ex-número 1 do mundo aproveitou suas chances. Os dois tenistas trocaram mini-breaks no início e seguiram empatados até a virada de lado, em 3/3. Nole, então, jogou uma direita na rede e viu Federer encaixar mais dois saques indefensáveis para chegar a três match points. O sérvio ganhou um ponto com uma bola que tocou na fita e morreu do lado do rival e escapou do segundo match point com um ace. Mas o suíço encaixou um ace na sequência e encerrou o assunto.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/06/federer-abate-djokovic-vai-final-e-mantem-nadal-na-ponta-do-ranking.html

Na véspera do jogo contra a Polônia, treino sério, mas com brincadeiras

Adversários se encontram rapidamente na quadra do Maracanãzinho

Por Helena Rebello Rio de Janeiro

Para encerrar a preparação no Rio de Janeiro para os confrontos com a Polônia, às 10h da manhã de sábado e domingo, dias 4 e 5 de junho, no Maracanãzinho, Bernardinho trabalhou bastante o conjunto. Diferentemente de quinta-feira, quando fez muitas atividades de bloqueio, nesta sexta o treinador não focou em um fundamento específico e preferiu simular situações de jogo.
vôlei Murilo Giba Brasil (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)Murilo e Giba durante o treino do Brasil no Maracanãzinho (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)

Mas, mesmo com o foco total no duelo contra os europeus, o treino brasileiro também teve alguns momentos de descontração. Como a maior parte dos jogadores da seleção pertence a três clubes da Superliga (Sesi, Florianópolis e o recém-criado RJX) e já trabalha junto há alguns anos na seleção, a brincadeira também tem espaço.

Gustavo, que mandou alguns saques para fora durante a prática, foi um dos que ouviram as piadinhas.
- É todo mundo amigo, e um mexe com o outro. Falam “Faz isso contra o Sesi, quero ver fazer assim contra o RJX...” – revelou o central.
vôlei treino polônia (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)Anastasi comanda o treino da Polônia nesta sexta
(Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)

Quando a seleção se preparava para deixar o ginásio, ocorreu um breve encontro com os adversários deste fim de semana. Sem muito papo, os comandados de Bernardinho terminaram de conceder entrevistas aos jornalistas e logo deixaram o local.

A atividade comandada pelo técnico italiano Andréa Anastasi, iniciada às 11h30m, foi bastante semelhante ao trabalho brasileiro. Após o aquecimento, os jogadores testaram jogadas com opostos, centrais e ponteiros. O camisa 6 Kurek foi um dos mais acionados.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/06/na-vespera-do-jogo-contra-polonia-treino-serio-mas-com-brincadeiras.html

Ataque total! Mano escala Robinho, Neymar e Fred para pegar a Holanda

No último treinamento antes do amistoso deste sábado, no Serra Dourada, técnico do Brasil monta esquema ofensiva e ensaia jogadas de bola parada

Por João Paulo Garschagen, Leandro Canônico e Márcio Iannacca Direto de Goiânia, GO

A Seleção Brasileira vai com um esquema bastante ofensivo para o amistoso deste sábado, contra a Holanda, às 16h10m (de Brasília), no estádio Serra Dourada, em Goiânia. No treinamento da tarde desta sexta-feira, o técnico Mano Menezes escalou a provável equipe com três atacantes: Robinho, Neymar e Fred.
Elano também ganhou uma chance no meio de campo da Seleção, formando o setor com os volantes Lucas Leiva e Ramires. A defesa, por sua vez, continua igual. Assim, a provável escalação para o jogo é: Julio César; Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Lucas Leiva, Ramires e Elano; Robinho, Neymar e Fred.
Neymar e Robinho no treino da Seleção Brasileira (Foto: EFE)Neymar e Robinho no treino da Seleção Brasileira (Foto: EFE)

No treinamento desta tarde, o técnico Mano Menezes parou a atividade por várias vezes e trabalhou bastante as jogadas ensaiadas em faltas e escanteios. O comandante da equipe verde e amarela trabalhou também a defesa, já pensando no forte jogo aéreo da seleção holandesa.
O trabalho da Seleção Brasileira nesta sexta-feira foi movido a muita gritaria. Com aproximadamente dez mil pessoas na arquibancada, os jogadores ganharam apoio extra, especialmente Neymar. Quando o garoto partia para o escanteio ou tocava na bola, suas fãs faziam um grande alvoroço na plateia.

GALERIA DE FOTOS: imagens do último treino da Seleção antes do amistoso


A única vez que os gritos não foram direcionados a Neymar foi quando Robinho fez uma boa jogada de ataque e escutou seu nome sair da boca da galera.
Essa será a sétima partida da Seleção Brasileira na era Mano Menezes. Até aqui, sob o comando do treinador, o Brasil venceu Estados Unidos, Irã, Ucrânia e Escócia. E perdeu de Argentina e França. Depois de encarar a Holanda, o grupo embarca para São Paulo, onde será o duelo com a Romênia, na terça-feira.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2011/06/ataque-total-mano-escala-robinho-neymar-e-fred-para-pegar-holanda.html

Deixado de lado pela Conaf, laser pode causar até cegueira em jogador

Luz nos olhos dos atletas é cada vez mais comum. Especialista alerta para riscos enquanto comissão de arbitragem trata o problema superficialmente

Por Diego Rodrigues* Rio de Janeiro

Luz, câmera... paralisação. Virou rotina nos estádios. Em dias de jogos à noite, a torcida local costuma usar o artifício da luz a laser para prejudicar a visão, principalmente, do goleiro adversário. Apesar de ser tratado superficialmente pela comissão de arbitragem, um especialista ouvido pelo GLOBOESPORTE.COM avisa: o laser é muito perigoso e pode até levar à cegueira.
Na quarta-feira, em São Januário, o goleiro Edson Bastos, do Coritiba, não titubeou e, assim que o objeto começou a ser utilizado pelos vascaínos, solicitou ao árbitro Paulo César de Oliveira que paralisasse o primeiro jogo da final da Copa do Brasil. O juiz atendeu ao pedido e aguardou a resolução do problema. No entanto, no jogo contra o Cerro Porteño, em Assunção, Neymar não teve a mesma sorte e passou muito tempo perseguido pela luz nos olhos.
De acordo com o oftalmologista André Maia, médico da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o contato com o laser é muito perigoso.
- Há casos descritos de queimadura da retina e até perda da visão em pessoas que frequentaram festas "rave" e tiveram contato com raios laser desse tipo. Isso tinha que ser considerado arma e proibido nos jogos de futebol. A potência é muito alta e pode queimar a retina.
neymar santos laser cerro porteño (Foto: agência Reuters)Neymar foi alvo de laser da torcida durante partida
contra o Cerro Porteño (Foto: agência Reuters)

O laser com alcance de aproximadamente 300 metros custa em torno de R$ 50 e, na maioria das vezes, vem da China.
- Basta que a luz chegue dentro do olho, que é uma lente de 60 graus. O laser é concentrado no centro da visão, onde pode até cegar - destaca o médico.
Um árbitro, que preferiu não se identificar, contou que o assunto é pouco abordado pela Comissão Nacional de Arbitragem de Futebol (Conaf). A discussão é superficial, sem qualquer determinação para, por exemplo, paralisar a partida. Os árbitros são livres para determinar, de acordo com seus critérios, as atitudes a serem tomadas.
- Para dizer a verdade, (a Conaf) aborda de maneira superficial e fica pelo bom senso do árbitro, dependendo do quanto está atrapalhando o jogo. Temos essa autoridade de paralisar - disse o juiz.
O GLOBOESPORTE.COM não conseguiu entrar em contato com Sérgio Corrêa, presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, para falar sobre o problema do laser nos estádios.

Polícia tenta coibir o uso
Assim que é identificado algum laser atrapalhando os jogadores, o árbitro comunica à Polícia Militar, que tenta encontrar de onde vem os disparos luminosos e coibir a ação. Algumas tentativas por parte da arbitragem, no entanto, são frustradas.
- Em um determinado jogo, foi pedido para anunciar no sistema de som do estádio, mas não fomos felizes. Vivi uma outra situação, em que estava como reserva e o árbitro percebeu primeiro. Ele me pediu para procurar o policiamento, que identificou de onde estava partindo. Mas é difícil para o árbitro ver. Geralmente quem observa primeiro são os reservas. E nesse caso o árbitro pode parar o jogo, que acho ser o melhor caminho, pois serve como advertência - contou o juiz, que não se lembra de ter sido atrapalhado por laser.

Edson Bastos admite malandragem para esfriar jogo
Laser (Foto: Reprodução)Laser com alcance de 200 metros pode até
causar cegueira (Foto: Reprodução internet)

Afetado pela luz no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, o goleiro Edson Bastos, curiosamente, disse que o raio não o atrapalhou tanto e que pediu a paralisação da partida para esfriar o time do Vasco.
- Naquele momento era bem nítido onde o laser estava. Era um tubo enorme e dava para ver bem. Realmente eu pedi para parar, pois acabou dificultando. Mas também foi mais o momento para esfriar um pouquinho o jogo, hora de usar a malandragem e da experiência. Aproveitar para acalmar um pouco, principalmente o início do jogo, o que era bem importante. Até para os mais novos entrarem na partida, passar aquela adrenalina, a ansiedade. (O laser) até que não atrapalha tanto - declarou o goleiro.
A opinião de Edson Bastos não é compartilhada por Renato, meia do Flamengo.
- Quando foca e acerta o olho, atrapalha muito, ainda mais quando é o verde. O vermelho, nem tanto. No jogo contra o Ceará atrapalhou na hora que fui cobrar uma falta. É como um flash de foto na visão - contou.
Atrapalha muito. Conseguem mandar diretamente no
olho e praticamente cega
naquele momento"
Fernando Prass, goleiro do Vasco
Adversário de Bastos na final da Copa do Brasil, o vascaíno Fernando Prass também se coloca no campo oposto quando o tema é o laser:
- Atrapalha muito. Conseguem mandar diretamente no olho e praticamente cega naquele momento. Quando estamos nos movimentando, é mais difícil acertarem, mas em faltas, por exemplo, é mais fácil mirarem o olho. Se for na hora exata da batida, prejudica.
Chamativo e perigoso, o raio laser verde acende a luz vermelha no futebol brasileiro.
*Colaboraram Bernardo Pombo, Gabriel Hamilko, Fred Huber e Janir Júnior


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/06/deixado-de-lado-pela-conaf-laser-pode-causar-ate-cegueira-em-jogador.html

Nadal festeja aniversário com vitória sobre Murray e sexta final em Paris

ROLAND GARROS 2011


Espanhol completa 25 anos e vai tentar seu sexto título em Roland Garros



Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Nada como comemorar um aniversário com uma vitória. No caso de Rafael Nadal, que completou 25 anos nesta sexta-feira, o presente veio na forma de uma vaga na final em Roland Garros. O número 1 do mundo jogou bem, derrotou Andy Murray por 6/4, 7/5 e 6/4e se garantiu em sua sexta decisão no Grand Slam francês. Campeão do torneio cinco vezes (2005-08 e 2010), o espanhol espera a semifinal entre Novak Djokovic e Roger Federer para conhecer seu próximo adversário.
Rafael Nadal tênis Roland Garros semi (Foto: EFE)Rafael Nadal vibra com uma de suas 32 bolas vencedoras na partida (Foto: EFE)

O jogo de domingo será a 12ª vez que Nadal decidirá um Grand Slam. Nas 11 finais que disputou até hoje, o espanhol venceu nove. Ele ocupa atualmente a sétima posição na lista dos maiores vencedores de Grand Slam, atrás de Roger Federer (16), Pete Sampras (14), Roy Emerson (12), Bjorn Borg (11), Rod Laver (11) e Bill Tilden (10).

Sólido desde o começo
Em Roland Garros, Nadal tenta se igualar a Borg, único com seis títulos na terra batida de Paris. Até hoje, o atual número 1 do mundo só foi derrotado uma vez no torneio - diante de Robin Soderling, nas quartas de final em 2009. Com o triunfo desta sexta sobre Andy Murray, quarto colocado no ranking, Nadal acumula 44 vitórias e uma derrota na carreira em Paris.
Murray começou o jogo agressivo, tentando subir à rede e usar curtinhas, mas Nadal estava sólido do fundo de quadra. Logo no terceiro game, com o escocês à rede, o espanhol acertou uma passada de esquerda na paralela e conseguiu a primeira quebra. Depois de salvar três break points, o número 1 ainda conseguiu outra quebra para fazer 4/1 e, depois, 5/1 com o serviço.
O número 4, contudo, ainda teria chances na parcial. No oitavo game, viu Nadal cometer três erros seguidos e recuperou uma das quebras. No décimo, teve mais dois break points para empatar o set em 5/5, mas não converteu nenhum. No primeiro, errou uma esquerda. No segundo, viu Nadal se salvar com um saque-e-voleio. O espanhol, então, confirmou o saque e fechou o set: 6/4.
Andy Murray tênis Roland Garros semi (Foto: Getty Images)Andy Murrayteve chances, mas desperdiçou muitos break points nesta sexta-feira (Foto: Getty Images)

O segundo set começou tão equilibrado quanto o fim do primeiro. Do mesmo modo, Nadal foi melhor nos pontos importantes. No segundo game, salvou dois break points. No quinto, viu Murray lhe dar um game de presente. O escocês fez uma dupla falta, jogou uma curtinha na rede e errou uma direita. O número 1 não bobeou, e conseguiu a quebra com uma esquerda vencedora.
O jogo seguiu com os dois tenistas alternando bons momentos, mas com dificuldade para vencer no serviço. Nadal perdeu o saque no sexto e no oitavo games, e Murray, no sétimo. Depois de dois saques confirmados, foi Muray quem sucumbiu. Depois de abrir 40/15, o número 4 cedeu a quebra no 11º game. Nadal, com 6/5 no placar, não perdeu mais nenhum ponto e, por 7/5, fez 2 sets a 0.

Break points não convertidos pesam
O espanhol aproveitou o embalo e aplicou um duro golpe no adversário quando conseguiu uma quebra de saque no primeiro game e, em seguida consolidou a vantagem fazendo 2/0. Mesmo sem conseguir mudar o ritmo do jogo, Murray teve chances sempre que jogou um tênis agressivo. Faltou, porém, converter os break points.
O primeiro deles veio no quarto game, mas o espanhol se salvou com um belo saque. O último, no oitavo game, com um paralela de Murray que ficou na rede. Em toda a parcial, o escocês perdeu seis chances de quebra. Na partida inteira, converteu apenas três de 18 break points.
Rafael Nadal, como quase sempre, não perdoou. Na hora de sacar para fechar o jogo, dominou o game. Com uma paralela de esquerda que o oponente não conseguiu defender, fechou o duelo e se ajoelhou no saibro da quadra Philippe Chatrier, comemorando a vaga em mais uma final.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/06/nadal-festeja-aniversario-com-vitoria-sobre-murray-e-sexta-final-em-paris.html

Governo de Minas Gerais garante entrega do Independência em 2011

Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspende edital de licitação da segunda fase das obras e pede informações sobre aumento do valor gasto

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

obras estádio Independência (Foto: Marcos Antônio Astoni/Globoesporte.com)Reformas do Independência continuam em BH
(Foto: Marcos Antônio Astoni / Globoesporte.com)

Em obras de modernização para ser usado pelos clubes de Minas durante a reforma do Mineirão para a Copa do Mundo de 2014, o Estádio Independência, em Belo Horizonte, poderá sofrer atraso na conclusão dos trabalhos.A entrega estava prevista para dezembro de 2011. A dúvida surgiu em reportagem publicada, nesta quinta-feira, pelo jornal "Hoje em Dia". E um possível adiamento na entrega do Independência poderia atrapalhar a realização do Campeonato Mineiro de 2012.

O Independência sempre foi uma das principais alternativas dos clubes da capital mineira – América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro –, quando o Mineirão ficava indisponível. No entanto, como o 'Gigante da Pampulha' também passa por reformas, visando à realização da Copa do Mundo de 2014, os times têm mandado os jogos na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, na região metropolitana de Belo Horizonte.
O empecilho estaria na suspensão, no último dia 20 de maio, por parte do Tribunal de Contas do Estado (TCE), do edital de licitação da segunda e última fase das obras. O TCE solicitou ao governo estadual mais informações sobre os motivos do aumento dos gastos na reforma. Inicialmente, estavam previstos R$ 46 milhões no primeiro edital, publicado em 17 de novembro de 2010. No entanto, o valor subiu para R$ 125 milhões. Seriam R$ 95 milhões bancados pelo governo mineiro. O restante é proveniente de recursos federais. Além disso, foram encontrados no segundo edital itens publicados no primeiro, o que é proibido por lei.
A assessoria de imprensa do TCE confirmou que o processo referente ao edital de licitação do Independência está nas mãos de um novo conselheiro, Sebastião Helvécio, que não está em Belo Horizonte. O conselheiro Elmo Braz Soares, responsável por suspender a licitação, em 20 de maio, aposentou-se. A troca do comando do caso poderá atrasar as obras da segunda etapa. No entanto, a Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) negou.
obras estádio Independência (Foto: Marcos Antônio Astoni/Globoesporte.com)Estádio remodelado terá capacidade para 25 mil pessoas (Foto: Marcos Antônio Astoni / Globoesporte.com)

Governo mineiro
A assessoria de imprensa da Secopa confirmou que o edital de licitação da segunda fase das obras está suspensa. No entanto, afirmou que os trabalhos seguem normalmente, no que se refere à primeira etapa. A empreiteira responsável é a Andrade Valadares, a mesma que, em 12 de maio, foi habilitada pela Secopa para conduzir a etapa final da reforma do estádio.
O Governo de Minas garantiu que, apesar do embargo da segunda licitação, o Independência será entregue em dezembro deste ano, última previsão oficial para o fim das obras.
O governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, em evento realizado nesta quinta-feira pela manhã, minimizou a situação e mostrou segurança em relação à inauguração do Independência ainda neste ano.
- A obra ficará pronta no fim do ano. É claro que o governo não é construtor, nem a empresa de engenharia. Dependemos daqueles que contratamos, mas todos os cronogramas indicam que a segunda etapa vai começar por agora. A licitação já foi feita. Nós vamos concluir ao fim deste ano. Este é o nosso planejamento.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/06/governo-de-minas-gerais-garante-entrega-do-independencia-em-2011.html

Peñarol segura o Vélez e vai encarar o Santos na final da Taça Libertadores

Uruguaios perdem por 2 a 1 em Buenos Aires, mas avançam pelo gol fora de casa e agora vão reeditar a decisão de 1962. Naquela ocasião, deu Peixe

Por GLOBOESPORTE.COM Buenos Aires

Foi difícil, suado, mas o Peñarol, tradicional clube uruguaio, conseguiu vaga na final da Taça Libertadores após 24 anos (foi campeão em 1987, na última vez que foi finalista). Jogando no estádio José Amalfitani, em Buenos Aires, o time aurinegro foi derrotado por 2 a 1 pelo Vélez Sarsfield, mas ficou com a vaga por conta do gol fora de casa (vencera o jogo de ida, no Uruguai, por 1 a 0). Mier fez o gol do Peñarol, Tobio e Santiago Silva viraram. O Vélez ainda teve um pênalti, aos 30 do segundo tempo, mas Silva, que é uruguaio, bateu por cima do gol e jogou no lixo a chance de classificação da equipe argentina.
Santos e Peñarol reeditam desta forma a decisão da Libertadores de 1962. Naquela ocasião, o Peixe levou a melhor e se sagrou campeão da competição pela primeira vez. No primeiro jogo, em Montevidéu, vitória santista por 2 a 1. Depois, na Vila Belmiro, triunfo uruguaio por 3 a 2. A decisão foi então para campo neutro, no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, e o Santos levou a taça após vencer por 3 a 0.
mier peñarol x velez (Foto: Agência Reuters)Mier comemora após abrir o placar para o Peñarol (Foto: Agência Reuters)

Por ter feito melhor campanha que o rival na primeira fase, o Peixe terá a vantagem de jogar a segunda partida da grande final dentro de casa. O primeiro jogo está, a princípio, marcado para 15 de junho, em Montevidéu. A volta deve ser dia 22, no Brasil.

Uruguaios dominam no início
O Peñarol começou o jogo melhor que o Vélez. Logo com dois minutos, Martinuccio entrou livre e, cara a cara com Barovero, obrigou o goleiro a fazer grande defesa. O próprio Martinuccio, de cabeça, esteve perto de abrir o marcador novamente, aos 19.
Santiano Silva na partida do Velez contra o Peñarol (Foto: Reuters)Santiago Silva se estica: atacante perdeu pênalti
no fim do jogo para o Vélez (Foto: Reuters)

Afoito, o Vélez não conseguia penetrar na bem postada defesa uruguaia. O time argentino se limitava a tentar bolas altas para a área, buscando o grandalhão atacante Santiago Silva, uruguaio que teve passagem apagadíssima pelo Corinthians, em 2002. Para piorar, o Vélez ainda perdeu o capitão Cubero, machucado. Tobio entrou em seu lugar. O Peñarol, por sua vez, era sempre perigoso quando buscava o ataque, principalmente com Martinuccio.
Aos 33 minutos, os visitantes abriram o placar. Ortiz afastou mal uma bola e, quando ela voltou em sua direção, furou ao tentar rechaçar pela segunda vez. Olivera recolheu e deu passe açucarado para Martinuccio, que limpou a marcação perto da entrada da área do Vélez. O camisa 10 então serviu Mier, no lado esquerdo. O meia bateu rasteiro e correu para o abraço.

Vélez tem gol mal-anulado
Com o gol, o Vélez passou a precisar marcar três vezes para ficar com a vaga. O time, enfim, acordou, e pressionou em busca do empate. Aos 41, após bela triangulação, Martínez empurrou para a rede, mas a arbitragem errou ao anotar impedimento e anular o gol argentino.
No último lance da etapa inicial, entretanto, o Vélez conseguiu empatar. Após falta batida em elevação para a área, Zapata raspou de cabeça, o goleiro Sosa deu rebote e Tobio entrou como um raio para deixar tudo igual. Festa no José Amalfitani.

Na volta para o segundo tempo, como era de se esperar, o Vélez tentou pressionar em busca dos dois gols que lhe valeriam a classificação. Entretanto, encontrou pela frente um Peñarol tranquilo e muito bem postado defensivamente.
 Virada argentina na base da raça
Vendo seu time ameaçar apenas em bolas altas e chutes de longe, o técnico Ricardo Gareca, do Vélez, tratou de lançar o jovem Álvarez, que é comparado pela imprensa local a Kaká. O jogador melhorou levemente a movimentação ofensiva da equipe argentina, mas a penetração na defesa do Peñarol seguiu complicada.
Aos 20 minutos, o Peñarol teve uma grande chance de matar o jogo. Em rápido contragolpe, Martinuccio disparou pela direita e rolou de presente para Olivera, na grande área. O atacante chutou por cima do gol uma grande oportunidade.
No minuto seguinte, o Vélez virou. Após bola levantada na área, Martínez escorou para trás e Santiago Silva soltou a bomba de canhota. A bola ainda bateu no poste esquerdo de Sosa antes de entrar.

'El Tanque' chuta a vaga do Vélez nas nuvens
Com a torcida inflamada e precisando de mais um golzinho, o Vélez foi para cima. Nem mesmo a expulsão do zagueiro Ortiz, aos 24, freou o ímpeto do time argentino. Aos 30, Martínez roubou uma bola rente à linha de fundo e foi derrubado na área por Guillermo Rodríguez. Pênalti, que o artilheiro Silva se apresentou para bater. "El Tanque" escorregou na hora da cobrança e acabou isolando a bola, para desespero da torcida do Vélez.
Daí em diante, o panorama foi de ataque dos donos da casa e contragolpes do Peñarol. O placar, entretanto, não foi mais alterado e os uruguaios puderam comemorar a classificação.
Ficha técnica:
vélez sarsfield 2 x 1 peñarol
Barovero; Cubero (Tobio), Sebá Domínguez, Ortiz e Papa; Fernández, Canteros, Zapata (Ramirez) e Moralez (Álvarez); Martínez e Santiago Silva. Sosa; Alejandro González, Valdez, Guillermo Rodríguez e Darío Rodríguez; Freitas, Corujo, Aguiar e Mier (Estoyanoff); Martinuccio (Albin) e Olivera.
Técnico: Ricardo Gareca. Técnico: Diego Aguirre.
Gols: Mier, aos 33, e Tobio, aos 45 minutos do primeiro tempo; Santiago Silva, aos 21 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Santiago Silva (VEL), Estoyanoff e Albin (PEÑ). Cartão vermelho: Ortiz (VEL).
Estádio: José Amalfitani, Buenos Aires (ARG). Data: 02/06/2011. Árbitro: Enrique Osses (CHI). Auxiliares: Francisco Mondría (CHI) e Patricio Basualto (CHI).

FONTE>
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2011/06/penarol-segura-o-velez-e-vai-encarar-o-santos-na-final-da-taca-libertadores.html

Renato é a grande atração do terceiro 'Sete é Fogo'

Apresentação do jogador terá a presença de Gerson, na próxima terça-feira, e uma camisa com número dourado em edição limitada

Por Thiago Fernandes e Thiago de Lima Rio de Janeiro

O Botafogo lançou nesta quinta-feira a terceira edição do projeto “Sete é Fogo”, evento organizado pelo departamento de marketing do clube. A grande estrela dessa edição é o recém-contratado Renato. O jogador será apresentado na próxima terça-feira, às 12h30m, no salão nobre de General Severiano. Um telão ficará do lado de fora para que a torcida possa acompanhar. Gerson, o “Canhotinha de Ouro”, irá entregar a camisa número oito.
Renato assina contrato com o Botafogo (Foto: Divulgação / Site Oficial do Botafogo)Renato é o grande reforço do Botafogo para o Brasileirão  (Foto: Divulgação / Site Oficial do Botafogo)

Além da apresentação, Renato vai participar de outras duas ações. Sete sócios serão escolhidos para participarem da sua primeira coletiva de imprensa. Além disso, o jogador ganhará uma edição limitada da camisa oito com o número dourado.

Confira as sete ações do clube:
1- Exposição Paulo Azevedo, ex-presidente do clube, na Loja oficial no clube, a partir das 12h de terça-feira, dia 7
2 – Lançamento do boneco de Garrincha, com a presença de Maicosuel, na próxima terça, dia 7, às 19h na loja oficial do clube
3- Terceira edição do programa incêndio
4- Lançamento da nova home do site oficial
5 – Apresentação de Renato, 12h, na sede de General Severiano.
6 – Sete sócios vão participar da coletiva de Renato
7 – Oito de ouro – edição limitada da camisa de Renato com o número dourado

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/06/renato-e-grande-atracao-do-terceiro-sete-e-fogo.html 

Menos desgaste e carinho da torcida: vantagens da série de jogos no Brasil

Previsão é de casa cheia nos duelos contra a Polônia no Maracanazinho

Por Helena Rebello Rio de Janeiro

seleção brasileira vôlei   bruninho (Foto: Helena Rebello/Globoesporte.com)Bruninho comemora partidas em casa: menos
desgaste (Foto: Helena Rebello/Globoesporte.com)

Os confrontos com a Polônia serão os primeiros compromissos da seleção masculina em território nacional nesta temporada. Em seguida, a equipe comandada por Bernardinho receberá os Estados Unidos em Belo Horizonte e Porto Rico, já pelo returno da fase de grupos da Liga Mundial, em São Paulo. A sequência de jogos no país foi bastante comemorada pelos atletas, que perderão menos tempo com deslocamento do que os adversários.
- Não ter que viajar, ir de um lado para o outro, sair do país e voltar depois, é importante para nós. Ficamos menos desgastados e com mais tempo para trabalhar.
A presença da torcida é outro ponto destacado pelos jogadores brasileiros. Nos dois primeiros jogos da competição, em San Juan, o ginásio local estava relativamente vazio, com pouca torcida até para os donos da casa. Gustavo, que não atua pela seleção em território nacional desde 2008, se mostrou animado com a procura da torcida por ingressos. Nesta quarta-feira, os cariocas fizeram fila para comprar os 1.700 ingressos que restaram para os duelos deste fim de semana.
- É muito legal para nós ter a torcida sempre incentivando, a arquibancada lotada. Para nós é estimulante. É sempre uma honra ter a presença de todos.
Nascido no Rio de Janeiro, Bruninho aguarda torcedores especiais no complexo do Maracanã.
- É muito especial ficar perto dos amigos, dos familiares. É sempre uma experiência maravilhosa. Da minha parte vai vir a maior galera, a família toda e, com certeza, alguns amigos – disse o levantador.
fila vôlei brasil liga mundial (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)Cariocas fizeram fila no Maracanãzinho nesta quarta-feira (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)

FONTE:

Schiavone repete campanha, supera Bartoli e vai à final em busca do bi

ROLAND GARROS 2011


Italiana não disputava uma decisão desde Roland Garros, no ano passado



Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Faz tempo que Francesca Schiavone não disputa uma final. Quase um ano. Foi no dia 5 de junho de 2010 que ela beijou o saibro de Roland Garros e levantou seu primeiro troféu de Grand Slam. Pois nesta quinta-feira a italiana de 30 anos garantiu que estará em quadra no sábado para defender seu título. Por 6/3 e 6/3, a atual número 5 do mundo derrotou a francesa Marion Bartoli, 11ª do ranking, e garantiu sua vaga para lutar pelo bicampeonato.
tênis Francesca Schiavone roland garros (Foto: agência Getty Images)tênis Francesca Schiavone comemora no saibro da quadra Philippe Chatrier (Foto: agência Getty Images)

Depois de 12 meses de poucos altos e muitos baixos, Schiavone finalmente reencontrou sem bom tênis. O WTA de Bruxelas, duas semanas atrás, foi o primeiro torneio em que ela alcançou as semifinais desde Roland Garros/2010. Antes de Paris, a italiana perdeu os últimos cinco jogos que fez contra adversárias do top 15.
Nesta quinta, mesmo em uma quadra Philippe Chatrier repleta de fãs barulhentos que apoiavam a tenista da casa, Schiavone jamais perdeu a compostura. Não cedeu um break point sequer na primeira parcial e aproveitou a oportunidade que teve.
No oitavo game, depois de um belo voleio, conseguiu duas chances de quebra. Bartoli se salvou com uma esquerda no primeiro break point, mas mandou uma bola na rede na sequência e sucumbiu. Schiavone não bobeou e sacou com eficiência para fechar a parcial. O ponto decisivo foi uma esquerda da francesa que caiu fora.
Bartoli animou os franceses quando começou o segundo set com uma quebra - cortesia de dois erros não forçados seguidos de Schiavone -, mas a empolgação durou pouco. A italiana devolveu a quebra no terceiro game e voltou a se impor do fundo de quadra.
No sétimo game, duas direitas - uma cruzada e uma paralela - colocaram Schiavone à frente, com uma quebra de vantagem. A italiana abriu 5/3, e o público, vendo sua tenista a um game da eliminação, passou a gritar ainda mais. Não adiantou. Com o serviço, a tenista da casa cedeu três match points quando cometeu uma dupla falta. Logo no ponto seguinte, Bartoli não alcançou uma paralela de esquerda de Schiavone, e a italiana comemorou mais uma vez.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/06/schiavone-repete-campanha-supera-bartoli-e-vai-final-em-busca-do-bi.html

Zezé Perrella diz a rádio que Gilberto continuará no Cruzeiro

Presidente do clube mineiro afirma que conversou com o jogador e que ele ficará até o fim do ano em Minas

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

A novela Gilberto parece ter chegado ao fim. Na noite desta quinta-feira, o presidente do Cruzeiro, Zezé Perrella, afirmou à Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, que o meia continuará no clube mineiro até o fim do ano. Gilberto pretendia voltar a morar no Rio de Janeiro e o Botafogo seria a opção.
- Eu conversei com o Gilberto. Ele vai ficar. Falei com ele que a partir de janeiro eu deixo ele ir morar com as filhas, libero ele do compromisso, caso queira. Ele é um profissional extremamente dedicado, que tem uma relação muito boa comigo. Eu o trouxe para o Cruzeiro lá atrás, em 1998. É um menino muito bom, a gente gosta muito dele e ainda vai nos dar muita alegria - afirmou Perrella.
Com isso, o sonho do Alvinegro carioca de contratar o jogador terá de ser no mínimo adiado para 2012.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2011/06/perrella-diz-radio-que-gilberto-continuara-no-cruzeiro.html

Bernardinho liga o alerta, e Murilo prevê ‘jogão’ contra a Polônia

Treinador teme que, sem a pressão para garantir-se na próxima fase, seleção europeia dê trabalho ao time brasileiro nos confrontos no Maracanãzinho

Por Helena Rebello Rio de Janeiro

Bernardinho no treino da seleção de vôlei (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)Bernardinho no treino da seleção de vôlei
(Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)

Sede da fase final da Liga Mundial, a Polônia tem a classificação garantida no Grupo A, independentemente dos resultados que conquiste. E, mais até do que os ataques do eficiente Kurek, essa falta de responsabilidade é o principal motivo de preocupação de Bernardinho. Acostumado a jogar contra os europeus precisando do resultado tanto quanto seus comandados, o treinador teme que, sem pressão sobre os ombros, os adversários surpreendam o Brasil.
- Diferentemente de Porto Rico, a Polônia tem um time mais alto, de mais tradição, acostumado a participar de grandes competições. Embora já esteja classificada, vem com o desejo de bater o Brasil. Mas vão estar sem responsabilidade e devem jogar mais soltos. Eu gosto de jogar com eles presos, também sentindo o peso da responsabilidade. Dessa vez eles não vão sentir isso.
Para o técnico, uma das principais armas do rival deste fim de semana é o saque flutuante. Para acertar a recepção, reforçou, já nesta quarta-feira, as atividades com os passadores. Destaque nos duelos com Porto Rico, em San Juan, João Paulo Bravo vê outras razões para se preocupar.
- É um time muito forte fisicamente, que cria problemas nesse sentido. Eles têm um bloqueio muito alto. Temos que ser um pouco mais espertos nesse jogo do que fomos no último fim de semana.
Dispensado da primeira rodada devido a problemas pessoais, Murilo assistiu de casa, pela televisão, à vitória polonesa por 3 a 0 sobre os Estados Unidos. O ponteiro também alertou tanto para o saque quanto o bloqueio rivais e disse acreditar em um espetáculo diante da torcida carioca.
- Tem tudo para ser um jogão.
Brasil e Polônia se enfrentam às 10h dos dias 4 e 5 de junho, no Maracanãzinho. Os dois confrontos serão transmitidos pela Rede Globo. Com seis pontos, a equipe de Bernadinho lidera o Grupo A, seguida justamente pelo adversário desta rodada, que tem três pontos na classificação.
Murilo no treino da seleção de vôlei (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)Murilo no treino da seleção de vôlei (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)

FONTE;

Cariocas apontam paulistas como rivais a serem batidos em Recife

Maior rivalidade interestadual brasileira, Rio e São Paulo podem fazer a final do Torneio de Seleções, caso vençam seus respectivos duelos pela semifinal

Por Flávio Dilascio Rio de Janeiro

Showbol Flamengo x Fluminense (Foto: Divulgação)Marquinhos, campeão carioca pelo Flamengo, aposta em uma final entre Rio e São Paulo. (Foto: Divulgação)

Maior rivalidade interestadual brasileira, Rio e São Paulo poderão medir forças na final do Torneio de Seleções de showbol, caso vençam seus respectivos jogos na semifinal, os quais serão realizados nesta sexta-feira, em Recife, a partir das 18h30m, com transmissão do SporTV. Maiores potências do showbol no país, as duas seleções contam com nomes consagrados na modalidade, como Robert, Marquinhos, Bruno Reis, Gonçalves, Valber, Alex Dias, André Cruz, Dinei, Viola, Axel e agora Djalminha, que se integrou ao time do Rio de última hora. A histórica rixa faz tanto cariocas como paulistas apontarem o respectivo rival com adversário a ser batido na competição.
- Rio e São Paulo são os favoritos nesse Torneio de Seleções, porque têm jogadores mais qualificados e com mais experiência no showbol - opina Marquinhos, campeão carioca há três semanas pelo Flamengo.
Contundido na semifinal do Estadual, o meia ficou se tratando nas duas últimas semanas e já está recuperado da fisgada na coxa, sentida na partida diante do Vasco.
Destaque do time de showbol do Flamengo, Djalminha foi inscrito de última hora no Torneio de Seleções. O jogador, que vem sofrendo com uma inflamação no nervo ciático, estava em uma viagem particular à Europa e voltou às pressas para participar da competição.
Viola no showbol (Foto: Divulgação)Viola é um dos destaques da seleção

paulista (Foto: Divulgação)
- As dores ainda incomodam, principalmente porque eu parei o tratamento nessa semana em que estive na Europa. Na terceira rodada do Carioca, estava doendo muito, mas, com a parada de uma semana, fiquei me tratando e não senti quase nada na semifinal e final. Agora, vou para o sacrifício e tentarei jogar o máximo que eu aguentar - revela o ex-meia de La Coruña, Palmeiras, Guarani e Flamengo.
Quanto às previsões, ele coloca Rio e São Paulo como favoritos, embora ressalte que Pernambuco vem com um time forte.
- Enfrentei a seleção pernambucana jogando pela seleção brasileira e empatamos. Eles têm um time muito bom, mas São Paulo continua sendo o nosso maior rival nessa disputa - finaliza ele.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/showbol/noticia/2011/06/cariocas-apontam-paulistas-como-rivais-serem-batidos-em-recife.html#equipe-botafogo