quinta-feira, 2 de junho de 2011

Buracos no gramado do estádio Morenão são cobertos com areia

América-MG e Internacional jogam em Campo Grande no domingo, pela 3ª rodada do Brasileirão. Grama irregular também é preocupação para atletas

Por GLOBOESPORTE.COM Campo Grande

O estádio universitário Pedro Pedrossian, conhecido como Morenão, foi inaugurado em 1971 em Campo Grande e já foi palco de partidas históricas. Atualmente é o principal e único estádio em Mato Grosso do Sul com infraestrutura suficiente de arquibancadas, banheiros e cabines de imprensa para receber grandes clubes. O problema é a condição precária do gramado.
Os atletas que já jogaram no estádio do Morenão dizem que o gramado parece uma colcha de retalhos por causa dos remendos. Várias espécies de grama lado a lado, e no meio uma erva daninha, o que provoca ondulações no gramado. Quando o atleta chuta a bola, ela sai quicando ao invés de rolar.
O meia Jean Carlo, do Comercial de Campo Grande, já defendeu o Palmeiras, Cruzeiro e Fluminense. Atuou nos melhores gramados do Brasil e exterior. Para ele, o tapete verde faz toda a diferença em uma partida.
- Um dos principais fundamentos do futebol é passe e domínio, e isso você tem dificuldade. Às vezes lá de cima você olha um gramado perfeito, mas quando chega dentro do campo, ele está irregular ou desparelho - afirma o atleta.
Por diversas vezes o gramado do Morenão foi alvo de críticas da imprensa esportiva. Um dos principais problemas apontados pelos especialistas é o fato de a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), administradora do estádio, alugar o espaço para eventos como shows musicais. No dia 19 de março, um show de uma dupla sertaneja deixou o gramado em péssimas condições. Até as traves foram serradas para montagem da estrutura do evento.
Às vésperas de receber mais uma partida importante, o gramado está repleto de problemas. Para evitar acidentes com os atletas, a administração do estádio encheu de areia os buracos maiores, e não são poucos não.
- Nós mesmos aqui no Comercial, dois jogadores saíram de um jogo porque torceram o tornozelo em uma falha do gramado. Isso prejudica e muito - comenta o técnico comercialino Amarildo de Carvalho.
A administração do estádio informou que o Morenão não vai receber nenhuma preparação especial para América-MG x Internacional, além da manutenção de rotina.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/ms/noticia/2011/06/buracos-no-gramado-do-estadio-morenao-sao-cobertos-com-areia.html#edicaocampeonato-campeonato-brasileiro-2011

Irreverente Joel Santana é destaque da Revista ESPN de junho

Nos bastidores da entrevista concedida à equipe da Revista, Joel mostrou-se à vontade com as câmeras e disse que futebol é parecido com receita de bola
Irreverente Joel Santana é destaque da Revista ESPN de junho
Reprodução/ESPN

Joel Santana é um dos destaques da Revista ESPN do mês de junho. O treinador, que deixou o Botafogo no final de março, após 14 meses à frente do clube, declarou que futebol é parecido com receita de bolo e cada time tem um sabor.

Durante entrevista concedida à equipe de reportagem da Revista, contou que sempre participa de futebol com amigos, mas não para jogar. "Sabe o que eu vou fazer lá? Vou ‘cornetear’. Eu fico ‘sacaneando’ todo mundo", brincou Joel

FONTE:
http://esportes.br.msn.com/futebol/irreverente-joel-santana-%C3%A9-destaque-da-revista-espn-de-junho

Barcelona lidera ranking de clubes; melhor brasileiro, Santos é 13º

Finalista da Copa Libertadores da América e campeão paulista, o time da Vila Belmiro é o mais bem colocado do país
A IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) anunciou, nesta quinta-feira, mais um de seus rankings de clubes do futebol mundial. Mais uma vez, o Barcelona aparece na primeira colocação. O brasileiro na melhor posição é o Santos, na 13ª posição.

O ranking leva em consideração o período de 1º de junho de 2010 a 31 de maio de 2011 e, com a pontuação atribuída pelos alemães responsáveis pela IFFHS, o Barcelona lidera com 317 pontos, dez a mais que o segundo colocado, Real Madrid.

Em seguida, aparece o atual campeão da Liga Europa, o Porto, que conquistou três troféus na atual temporada e tem 291,5 pontos, pouco mais que o quarto colocado Manchester United. Já distanciado, o Manchester City aparece em quinto. Atual campeã mundial, a Internazionale de Milão é apenas a sétima colocada.

Fato interessante se dá na 29ª colocação. O Deportes Tolima, que eliminou o Corinthians da Libertadores, aparece na frente de diversos grandes clubes, como, por exemplo, o Milan, atual campeão italiano.

Os brasileiros melhores colocados são, além do Santos, que é o 13º com 208 pontos, o Internacional de Porto Alegre, 16º, com 204.

Veja o ranking da IFFHS dos melhores clubes do mundo:1 - Barcelona (Espanha) - 317 pontos
2 - Real Madrid (Espanha) - 307
3 - Porto (Portugal) - 291,5
4 - Manchester United (Inglaterra) - 285
5 - Manchester City (Inglaterra) - 254
6 - Villarreal (Espanha) - 250
7 - Internazionale de Milão (Itália) - 246
8 - Dínamo de Kiev (Ucrânia) - 222,5
9 - Schalke 04 (Alemanha) - 218
10 - Vélez Sarsfield (Argentina) - 213
13 - Santos - 208 16 - Internacional - 204 38 - Cruzeiro - 179 48 - Grêmio - 164 65 - Fluminense - 150 69 - Palmeiras - 148 100 - Goiás - 116 113 - Vasco da Gama - 112 125 - Avaí - 106 137 - São Paulo - 102 142 - Atlético Mineiro - 100 157 - Corinthians - 95 173 - Atlético Paranaense - 92 194 - Ceará - 86 213 - Botafogo - 82 246 - Flamengo - 78 305 - Vitória - 70 376 - Atlético Goianiense - 64


FONTE:
http://esportes.br.msn.com/futebol/barcelona-lidera-ranking-de-clubes-melhor-brasileiro-santos-%C3%A9-13%C2%BA

Sereias da Vila gravam com Fernanda Lima para o programa 'Amor e Sexo'

Jogadoras do Peixe recebem a apresentadora no CT Rei Pelé, em Santos

Por GLOBOESPORTE.COM Santos

fernanda lima ao lado das sereias da vila (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo)Fernanda Lima é presenteada pelas Sereias da Vila
(Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo)

As Sereias da Vila receberam uma visita ilustre na última quarta-feira. Fernanda Lima, apresentadora do “Amor e Sexo”, da Rede Globo, esteve no CT Rei Pelé para gravar com as jogadoras do time feminino do Santos.

O tema da conversa foi a experiência que as atletas tiveram como modelo. Em abril deste ano, as Sereias participaram de uma sessão de fotos para um calendário santista (Relembre como foi o ensaio).

No fim da visita, Fernanda Lima ainda foi presenteada com uma camisa personalizada do Peixe.
fernanda lima ao lado das sereias da vila (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo)Apresentadora gravou com as jogadoras para o programa "Amor e Sexo" (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo)

FONTE:

Duplas faltas derrubam Sharapova, e Na Li vai à final em Roland Garros

ROLAND GARROS 2011


Vice na Austrália, chinesa disputará sua segunda decisão de Grand Slam



Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Era a melhor chance da carreira para Maria Sharapova vencer Roland Garros, o único Grand Slam que lhe falta no currículo. Sem rivais perigosas como Serena Williams, lesionada, e já contando com as eliminações de Kim Clijsters, Vera Zvonareva e Maria Azarenka, a ex-número 1 aparecia como favorita. Dez duplas faltas, porém, impediram que ela chegasse à final. Encontrando problemas com o vento e diante da agressiva chinesa Na Li, Sharapova sucumbiu. Por 6/4 e 7/5, a chinesa de 29 anos avançou à final do torneio francês.
Na Li tênis Roland Garros semi (Foto: Reuters)Na Li, número 7 do mundo, deve subir para a quinta colocação no ranking da WTA (Foto: Reuters)

Vice-campeã do Australian Open, em janeiro, a chinesa, atual número 7 do mundo, disputará sua segunda final de Grand Slam neste ano. Ela se torna a primeira tenista de seu país a alcançar a decisão em Roland Garros e tentará fazer história ao levantar o troféu - nunca uma chinesa foi campeã em um dos quatro principais torneios do circuito mundial.
Sharapova, por sua vez, deixou escapar o Career Slam - nome dado ao feito em que um tenista conquista os quatro Grand Slams, mesmo que em temporadas diferentes. Em sua casa, a russa, atual número 8 do mundo, tem os troféus de Wimbledon/2004, US Open/2006 e Australian Open/2008. Sua campanha em Roland Garros este ano foi a melhor de sua carreira, igualando a de 2007, quando foi eliminada por Ana Ivanovic na semifinal.
TÊnis sharapova roland garros (Foto: Agência EFE)Sharapova só pôde lamentar seus problemas com
o saque nesta quinta-feira (Foto: Agência EFE)

Li começou a partida jogando um tênis ainda mais agressivo que o de Sharapova, tomando a iniciativa dos pontos antes da russa. A tática funcionou para a chinesa, que executou três bolas vencedoras e quebrou o saque da adversária no segundo game. A ex-número 1 saiu ameaçou no terceiro game, mas não converteu nenhum dos três break points que conseguiu.
Sharapova só se recuperou no sétimo game, quando se defendeu bem para chegar a uma chance de quebra e, no ponto seguinte, forçou um erro de Li. O jogo, a partir daí, ficou tecnicamente ruim, com muitas falhas. Sharapova, brigando contra o vento, fez três duplas faltas e cedeu nova quebra no oitavo game, mas Li também cometeu dois erros no nono game e devolveu a "gentileza".
Sacando em 4/5, Sharapova cometeu uma dupla falta a um erro não forçado e se viu diante de três set points. A russa salvou o primeiro, mas errou uma direita fácil, com a quadra aberta, e deu o primeiro set para a chinesa: 6/4.
O jogo seguiu tecnicamente ruim, e Li cometeu uma dupla falta para perder o primeiro game da parcial. Mesmo sem fazer nada espetacular, Sharapova manteve a vantagem. No oitavo game, contudo, a ex-número 1 voltou a ter problemas no saque. Depois de duas duplas faltas e dois erros forçados por devoluções profundas da adversária, a russa cedeu a quebra e o empate: 4/4.
Li continuou confirmando o serviço e, diante da pressão, Sharapova sucumbiu. No 12º game, jogando para forçar o tie-break, a russa cometeu uma dupla falta e um erro forçado para ´dar dois match points à chinesa. Logo no primeiro, outra dupla falta - sua décima no jogo - decidiu a vaga na final de Roland Garros em favor da chinesa.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/06/duplas-faltas-derrubam-sharapova-e-na-li-vai-final-em-roland-garros.html

Fiéis escudeiros' ajudam Mano no comando da Seleção Brasileira

Profissionais da comissão técnica preparam equipe antes dos jogos. Sidnei Lobo, auxiliar técnico, acompanha treinador há quase oito anos

Por SporTV.com Goiânia, GO

Além do técnico Mano Menezes, outros profissionais são responsáveis pelo preparo dos jogadores da Seleção Brasileira antes do time entrar em campo. Carlinhos Neves, preparador físico, Francisco Cersósimo, o Chiquinho, preparador de goleiros, Rafael Vieira, analista tático, e Sidnei Lobo, auxiliar técnico, são os "fiéis escudeiros" do treinador no comando do Brasil. Este último, companheiro há quase oito anos de Mano.
- Nós começamos em um time de menor expressão, defendendo uma equipe muito pequena, e, hoje, chegamos à Seleção. A gente está seguindo uma trajetória juntos - disse Sidnei Lobo ao SporTV News.
Sidnei Lobo começou o trabalho com Mano Menezes em 2003, quando tinham juntos a missão de levar o modesto Iraty, do Paraná, à fase final da Série C do Campeonato Brasileiro. Antes de irem para a Seleção Brasileira, os dois trabalharam no Corinthians, após passarem por diversos clubes nos quais Lobo se tornou o auxiliar técnico oficial de Mano.

Assista à matéria completa do SporTV News no vídeo acima


Em 2010, o coordenador de preparação física Carlinhos Neves deixou de renovar contrato com o São Paulo para se manter exclusivamente ao lado de Mano Menezes na Seleção Brasileira. Em 2011, abriu mão do Atlético-PR para se concentrar na Copa América. Para ele, o trabalho dos profissionais ao lado de Mano contribui para que a Seleção cumpra seus objetivos.
- É uma responsabilidade muito grande fazer parte da comissão técnica da Seleção Brasileira e do Mano. A gente encara isso com muita seriedade para que tudo que se faça se transforme em resultado. Não há outra verdade no futebol que não seja o resultado - afirmou.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2011/06/fieis-escudeiros-ajudam-mano-no-comando-da-selecao-brasileira.html

Vasco domina a tensão, vence o Coritiba e abre vantagem na final

COPA BRASIL 2011


Alecsandro faz o gol da vitória de 1 a 0 que deixa o time da Colina a um empate do título inédito da Copa do Brasil. Coxa vai para o tudo ou nada



Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Depois de passar três jogos sem conseguir vencer em seus domínios pela Copa do Brasil - contra Náutico (0 a 0), Atlético-PR (1 a 1) e Avaí (1 a 1) -, o Vasco finalmente fez o dever de casa. E no melhor momento possível. Na noite desta quarta-feira, em São Januário, o time venceu o Coritiba por 1 a 0 no primeiro jogo da final da Copa do Brasil (assista ao gol no vídeo acina). Com muitas dificuldades para controlar a afobação e o nervosismo no primeiro tempo, o time comandado por Ricardo Gomes contou com um gol de Alecsandro para sair na frente na finalíssima.
Agora, o Vasco precisa de um empate no jogo de volta, quarta-feira que vem, no Couto Pereira, em Curitiba, às 21h50m (de Brasília), para conquistar o título inédito e voltar à Taça Libertadores. Depois de atingir nesta temporada a maior sequência de vitórias na história do futebol brasileiro (24), o Coxa caiu de produção depois da goleada de 6 a 0 sobre o Palmeiras e agora terá de reencontrar o seu melhor jogo para vencer por dois gols de diferença e dar a volta olímpica que também seria inédita. O seu estádio lotado é uma das apostas para a virada, e a pressão nos minutos finais do jogo no Rio pode ter sido um bom sinal. A equipe alviverde não vence há quatro partidas: Palmeiras (2 a 0), Atlético-GO (1 a 0), Corinthians (2 a 1) e Vasco.
Antes, os dois times, provavelmente com reservas, se enfrentam no fim de semana pelo Campeonato Brasileiro, domingo, às 16h (de Brasília), também no Couto Pereira.
vasco x coritiba alecsandro gol (Foto: Marcelo de Jesus/Globoesporte.com)Alecsandro comemora o gol homenagenado o pai, Lela (Foto: Marcelo de Jesus/Globoesporte.com)

A euforia vista em São Januário lembrou os jogos da Libertadores de 1998, quando o Vasco fez do estádio o seu caldeirão para conquistar o título. O folclórico torcedor Mister M, presente em todas as partidas daquela conquista, voltou com força total e ganhou a companhia de um torcedor fantasiado de Elvis Presley, com direito a guitarra e afins. A presença das belas gêmeas do nado sincronizado, Bia e Branca Feres; do ídolo Geovani; do ator Rodrigo Hilbert; do velejador paraolímpico Lars Grael; ex-zagueiro Odvan; e do ex-BBB Kadu formava uma imensa panela de pressão num dia diferente. Afinal, depois de alguns anos, o Vasco estava de novo numa final importante.

Mas, antes do duelo, os velhos problemas do futebol brasileiro. O ônibus do Coritiba foi alvejado por uma pedra na chegada da delegação a São Januário. Ninguém ficou ferido, e a polícia não conseguiu prender o responsável pela agressão. A entrada dos torcedores também foi bastante confusa nos portões 18 e 5. Além disso, a quantidade de ingressos falsos foi grande. Vários torcedores foram impedidos de entrar. Um funcionário usava alto-falante para alertar o público do problema.

Muita tensão no ar
Com os nervos à flor da pele, os dois times começaram o jogo abusando das faltas e dos passes errados. Qualquer marcação da arbitragem gerava protestos e palavrões dos mais pesados. Ansiosa, a torcida do Vasco colocava uma forte energia em campo. E um dos únicos que conseguia absorver essa força no início era Felipe, que usou toda a sua experiência para colocar a bola no chão e fazer o time respirar. O meia vascaíno tabelava com facilidade e fazia o time rodar. Já pelo lado do Coritiba, a afobação se traduzia em muitos chutões que a zaga do Vasco conseguia anular. Às vezes, com dificuldade.
vasco x coritiba felipe (Foto: Luis Alvarenga / Globo )Abusando da experiência, Felipe comandou o time do Vasco em campo (Foto: Luis Alvarenga / Globo )

Fernando Prass teve que trabalhar em chute de Bill, e o Vasco deu o troco em bela jogada de Diego Souza, que costurou adversários dentro da área antes de bater para o salto de Edson Bastos. Aos poucos, o camisa 10 passou a chamar a responsabilidade e dar as conhecidas arrancadas. O Coritiba melhorou a partir do momento que Anderson Aquino passou a tocar mais na bola e tranquilizar o time, enquanto Bill incomodava os zagueiros vascaínos com muita luta, e Rafinha corria sem parar. O time paranaense aproveitava os espaços dados pelos donos da casa e, a partir dos 35 minutos até o primeiro tempo, passou a ter mais a bola no pé. Organizado, o Coxa trocou vários passes e quase marcou no fim do primeiro tempo, mas Bill não alcançou o cruzamento de Jonas.

Afobação, o principal problema dos dois times
Na saída para o intervalo, um jogador de cada lado apontou a afobação como responsável pelo empate parcial sem gols.
- O que não podemos é nos afobar. Temos de colocar a bola no chão - destacou Diego Souza, que teve a opinião compartilhada por Davi, do Coxa.
- Estamos muito afobados. Roubamos a bola na defesa e queremos sair de qualquer jeito. Assim não dá.

Gol de Alecsandro e homenagem ao pai
As palavras de Diego Souza foram ouvidas e compreendidas pelo time. Tanto que, logo aos cinco minutos, Diego, com tranquilidade, recebeu na intermediária e acionou Allan. O volante, que joga improvisado, mostrou talento dos grandes laterais ao cruzar na cabeça de Alecsandro, que fez com perfeição o seu dever de ofício: testou para o chão e abriu o placar para o Vasco: 1 a 0 e explosão na Colina. Na comemoração, Alecsandro homenageou o pai, Lela, e fez a careta, marca registrada do ex-atacante que, curiosamente, integrou o time do Coritiba campeão brasileiro em 1985.
O Coxa não sentiu o gol e criou duas boas chances em sequência. Na segunda, a mais perigosa delas, Fernando Prass teve que fazer defesa difícil após chute de Bill. Mas, aos poucos, as duas equipes passaram a sentir o desgaste, fruto do ritmo alucinante do primeiro tempo.

Pressão do Coxa no final
Bernando ainda ameaçou em cobrança de falta por cima do gol, e os visitantes arriscaram vários ataques rápidos que deixaram os vascaínos de cabelo em pé. A pressão foi muito grande, e aos 47 a bola quase entrou em conclusão de Emerson. Mas o time da Colina controlou os nervos para abrir vantagem na decisão. Agora é tudo ou nada no Couto Pereira.

VASCO 1 X 0 CORITIBA
Fernando Prass, Allan, Dedé, Anderson, Márcio Careca; Rômulo, Eduardo Costa, Felipe (Felipe Bastos), Bernardo e Diego Souza; Alecsandro (Elton).  Edson Bastos, Jonas, Emerson, Demerson e Lucas Mendes; Willian, Léo Gago, Rafinha e Davi (Geraldo); Anderson Aquino (Marcos Paulo) e Bill (Leonardo).
Técnico: Ricardo Gomes Técnico: Marcelo Oliveira
Gols: Alecsandro, aos 5 minutos do segundo tempo
Público pagante: 17.922. Público presente: 21.365. Renda: R$ 756.765
Cartões amarelos: Anderson Aquino (Coritiba)
Local: São Januário, Rio de Janeiro. Data: 01/06/2011. Árbitro: Paulo Cesar Oliveira (SP-FIFA). Auxiliares: Carlos Berkenbrock (SC-FIFA) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP-FIFA).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/2011/06/vasco-controla-tensao-bate-o-coritiba-e-abre-vantagem-na-final.html

Bellucci e australiana perdem match point e ficam fora da final nas mistas

RILAND GARROS 2011
Número 1 do Brasil formou parceria com a bela Jarmila Gajdosova



Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Por um ponto, Thomaz Bellucci e Jarmila Gajdosova não foram à final de duplas mistas em Roland Garros. O brasileiro e a australiana tiveram um match point no match tie-break, mas não conseguiram converter. O americano Scott Lipsky e a também australiana Casey Dellacqua, que já haviam perdido três chances, aproveitaram o quarto match point e venceram.
Por 7/6, 2/6 e 14/12, Lipsky e Dellacqua avançaram à final da modalidade e vão enfrentar a dupla cabeça de chave número 1, formada pela eslovena Katarina Srebotnik e o sérvio Nenad Zimonjic

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/06/bellucci-e-australiana-perdem-match-point-e-ficam-fora-da-final-nas-mistas.html

Na final! Santos empata com o Cerro no Paraguai com sorte e competência

COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2011


Gol contra, defesas de Rafael, expulsão de Dracena. Peixe sai na frente, leva empate, sofre pressão, mas garante vaga na decisão da Libertadores

Por Adilson Barros e Julyana Travaglia Direto de Assunção, Paraguai

A final chegou! Os Meninos da Vila, comandados por Neymar, estão na decisão da Taça Libertadores. A vaga veio depois de muito sofrimento, num empate em 3 a 3 com o Cerro Porteño-PAR, nesta quarta-feira, em Assunção. Mas, enfim, é a chance de conquistar a competição mais cobiçada do continente, oito anos depois. Em 2003, o time de Diego e Robinho perdeu o título para o Boca Juniors. Agora, Neymar e seus "parças" tentarão levar o Alvinegro ao tão esperado tricampeonato continental - os dois primeiros foram em 1962 e 63, com Pelé em campo.
Mas para que a vaga viesse foi necessário sofrer muito. O anfitrião, apoiado por 25 mil torcedores incansáveis que lotaram o estádio General Pablo Rojas, fez trapalhadas e deu chances ao Peixe. O time da Vila Belmiro terminou o primeiro tempo vencendo  por 3 a 1, uma vantagem que parecia bem confortável. Ilusão. A reação paraguaia na etapa final foi exemplar, mas insuficiente. O Alvinegro impediu a virada com sorte, competência, talento de Neymar e muita qualidade do goleiro Rafael. O Cerro teve seu esforço reconhecido: foi aplaudido ao fim da partida. O empate foi suficiente porque o Santos havia vencido o jogo de ida, no Pacaembu, quarta-feira retrasada, por 1 a 0.

O adversário santista na decisão sai do confronto entre Peñarol e Vélez Sarsfield, que fazem o jogo da volta nesta quinta-feira, às 21h50m (de Brasília), no estádio José Amalfitani, em Buenos Aires. A equipe uruguaia, que venceu a primeira partida por 1 a 0, no Centenário, joga com a vantagem do empate. O time argentino precisa vencer por diferença de dois gols, e o placar de 1 a 0 a seu favor levará a decisão da vaga para os pênaltis. Independentemente do adversário, o Peixe tem o direto de jogar a segunda partida em casa porque teve melhor campanha que as duas equipes na fase de gruupos. As finais estão previstas para os dias 15 e 22 de junho.
Para a decisão, a Conmebol exige um estádio com capacidade de, no mínimo, 40 mil lugares, o que descarta a Vila Belmiro. O duelo decisivo pode ser no Pacaembu, onde o Peixe já jogou agumas vezes nesta temporada, ou no Morumbi, onde o time decidiu a Libertadores de 2003.

Sorte e competência ao Santos
Talvez nem o mais otimista dos santistas pudesse prever um primeiro tempo como o desta quarta-feira. Um gol rápido, que esmoreceu o Cerro Porteño. Um gol de Zé Eduardo. Ele mesmo, criticado nas últimas partidas, completou cruzamento de Elano e acabou com um jejum de 14 jogos: dez pela Taça Libertadores e quatro pelo Paulista.
ze eduardo love santos x cerro porteño (Foto: Agência Reuters)Jogadores comemoram o gol de Zé Love, o primeiro do Santos na partida (Foto: Agência Reuters)

A torcida azulgrana, que fez uma linda festa antes do início da partida, murchou. O otimismo paraguaio foi por terra logo aos dois minutos. Sorte do Santos. Superior tecnicamente, o time alvinegro passou a ter campo para jogar. O Cerro se abriu. Havia um enorme espaço entre os meias e a zaga da equipe de Assunção. Por ali, Danilo e Arouca circulavam livres.
Neymar, até então, não havia acertado lances. Trocava de posições com Zé Eduardo, mas ainda não havia conseguido uma jogada mais incisiva. O Cerro foi para o abafa. O técnico Leonardo Astrada mexeu com apenas dez minutos. Sacou Torres para a entrada do meia argentino Iturbe, lançando o time à frente.
De repente, um chutão. Edu Dracena mandou a bola para cima para afastar o perigo. Não tinha a menor intenção de armar alguma coisa. Só que ela pingou à frente de Neymar. Antes do atacante alcançar, Pedro Benítez tocou de cabeça para o goleiro Barreto. Era só encaixar, mas o camisa 1, numa espanada bisonha, mandou a bola para dentro da sua própria meta. 2 a 0. Agora, o Cerro precisaria de quatro gols. E o goleiro foi anotado na súmula como o autor do gol.
A situação do Peixe era confortável. A do Cerro, desesperadora. Mas um sopro de esperança percorreu as lotadas arquibancadas da Olla Azulgrana, como o estádio do Cerro é conhecido, quando Iturbe cobrou escanteio para César Benítez escorar de cabeça, sozinho. A zaga santista ficou olhando. Neste momento, o estádio "explodiu":
- Si, se puede (sim, é possível)!
Astrada, então, foi para o tudo ou nada. Tirou o volante Burgos e colocou o atacante Lucero. Uma mudança suicida. Abriu-se um imenso buraco atrás da linha média paraguaia. Foi nesse espaço vazio que Arouca arrancou livre para armar a jogada do terceiro gol, marcado por Neymar. Nesse momento, a vaga santista na final da Libertadores era questão de tempo. De 45 minutos e mais os acréscimos.
 santos x cerro porteño neymar (Foto: EFE)Neymar marca e comemora. A vaga santista na final estava ficando encaminhada (Foto: EFE)

Pressão: não podia ser tão fácil
Era natural que o Cerro Porteño voltasse para o segundo tempo em cima do Santos. O que não foi normal foi a forma como o Peixe aceitou a pressão. Abusando dos chutões, o time da Vila Belmiro não conseguia acertar dois passes seguidos para sair de trás. O domínio paraguaio logo resultaria em gol, marcado por Lucero.
O jogo da equipe paraguaia se concentrava do lado direito, em cima de Alex Sandro. Havia muito espaço para o contra-ataque santista. O que não havia era qualidade no passe nas saídas de bola. Neymar e Zé Eduardo, longe demais um do outro, não se encontravam em campo. Assim, era Cerro em cima. Cruzamentos na área santista. Um atrás do outro. E o Peixe se segurando.
Para tentar aumentar o poder de marcação de sua equipe e roubar alguma bola no meio, Muricy Ramalho tirou Elano, que já não conseguia armar nada, e colocou Possebon. Em seguida, substituiu Zé Eduardo por Maikon Leite. A estratégia era clara: roubar a bola e explorar os dois velozes jogadores de frente.
A mudança melhorou a marcação santista, mas acabou com o poder de armação de jogadas. Muricy acreditava que Arouca pudesse sair de trás com a bola dominada, como no lance do terceiro gol. O volante, porém, foi mais um a ficar lá atrás, rebatendo bolas. Neymar e Maikon, sozinhos na frente, só viam a bola de longe. Virou um treino de ataque contra a defesa. Faltava ao Cerro, porém, mais qualidade nas conclusões. Quando o time paraguaio conseguiu invadir a área santista, Rafael apareceu. Aos 33, num lance crucial, ele salvou um chute de Cáceres, dividindo a jogada com o adversário usando a mão esquerda. Jogada corajosa.
A pressão era tanta que a defesa alvinegra sucumbiu aos 36. Como entrar na área adversária estava difícil, Fabbro recebeu na meia esquerda, livrou-se de dois marcadores e mandou a bomba certeira de fora. Um golaço! A vantagem do Peixe ainda era enorme, mas foi um baque. Desde que Muricy Ramalho assumiu o comando da equipe, há 15 partidas, o time ainda não havia sofrido sequer dois gols num jogo só.
Virou drama. Jogo de Libertadores. No momento em que o Santos tentava o desafogo, cavando uma falta na entrada da área, Muricy caiu no chão após ser atingido na cabeça por um objeto. Ele chegou a se ajoelhar por causa da dor e precisou de gelo no local. Faltavam dois gols para o Cerro. Cabia ao Peixe segurar os paraguaios. Para aumentar ainda mais a carga dramática do jogo, Neymar ainda acertou a trave na cobrança dessa falta.
Mas o Cerro devolveu carimbando o travessão aos 48, com Cáceres, pouco depois de Neymar finalizar nas mãos de Barreto. O jogo foi quente até os últimos segundos. Edu Dracena ainda foi expulso. E Rafael, no minuto final, segurou o último chute de Fabbro. Ufa! Apito final e a vaga garantida.
CERRO PORTEÑO-PAR 3 X 3 SANTOS
Barreto, Piris, Uglessich, Pedro Benítez e César Benítez; Cáceres, Júlio dos Santos, Burgos (Juan Lucero) e Ivan Torres (Iturbe); Fabbro e Bareiro (Nani) Rafael, Jonathan (Pará), Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Adriano, Arouca, Danilo e Elano (Possebon); Neymar e Zé Eduardo (Maikon Leite)
Técnico: Leonardo Astrada Técnico: Muricy Ramalho
Gols: Zé Eduardo, aos dois minutos, Barreto (contra), aos 27,  César Benítez, aos 31, e Neymar, aos 46 minutos do primeiro tempo. Juan Lucero, aos 15 minutos, e Fabbro, aos 36 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Iturbe, Uglessich (Cerro); Alex Sandro, Jonathan, Elano, Rafael e Edu Dracena (Santos)
Vermelho: Edu Dracena
Local: Estádio , General Pablo
Rojas em Assunção (PAR). Data: 1/6/2011. Árbitro: Wilmar Roldán (COL). Auxiliares: Abrahan González e Eduardo Diaz (COL).

FONTE;
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2011/06/na-final-santos-empata-com-cerro-no-paraguai-com-sorte-e-competencia.html

Com namorado e pais em São Paulo, Dani Lins afirma: 'Estou em casa'

De volta à capital paulista para defender o Sesi, levantadora garante estar motivada com o novo desafio na carreira: 'Estou muito mais confiante em mim'

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo

Dani Lins levantadora Sesi (Foto: João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)Dani Lins retorna a São Paulo para jogar pelo Sesi
( João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)

Dani Lins nasceu no Recife, morou em São Paulo e vivia desde 2006 no Rio de Janeiro. Agora, após aceitar a proposta do Sesi, que estreia nesta temporada sua equipe feminina, a levantadora está de volta à capital paulista. A mudança não assusta, ela garante. Afinal, eram vários atrativos para o seu retorno.
Os pais de Dani Lins já moram na cidade. Mas uma outra presença foi importante na hora de aceitar a proposta. Namorada de Sidão, campeão da Superliga pela equipe masculina do Sesi, a levantadora confessa que o fato de ficar ao lado do jogador também pesou.
- Claro que pesou, né (risos)? É difícil namorar à distância. Mas meus pais já moram aqui também. Estou me sentindo em casa – afirmou a levantadora, que já defendeu o Osasco.
Dani Lins se diz motivada com a mudança de clube. Em ano pré-olímpico, a jogadora afirma que é a hora de encarar um novo desafio.
- Sei que só consegue as coisas quem trabalha muito. Quero continuar a fazer isso. As Olimpíadas estão aí. Então, todo mundo quer se firmar. Venho com ânimo há muito tempo. Estava com vontade de conhecer outras jogadoras, outro técnico – afirmou.
Após uma temporada irregular, a levantadora garante que está mais confiante em seu jogo. Para Dani Lins, o último ano foi de superação.
- Estou muito mais confiante em mim. Eu não estava conseguindo render tudo o que poderia. Foi um ano de superação mental. Estou muito mais animada.
A jogadora também comentou o retorno de Fernanda Venturini às quadras. Dani Lins acredita que a veterana só tem a somar ao seu antigo time, o Rio de Janeiro.
- Ela disse que vai voltar mais para brincar, se divertir, né? Mas vai ser muito bom para o vôlei. Só vai ter a somar.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/05/com-namorado-e-pais-em-sao-paulo-dani-lins-afirma-estou-em-casa.html