quarta-feira, 25 de maio de 2011

Rival desiste e Djokovic chega a 41 jogos invicto

ROLAND GARROS 2011


Sérvio, número dois do mundo, nem precisou chegar ao fim da partida para aumentar sua invencibilidade



TENISNEWS
Publicada em 25/05/2011 às 13:23
Paris (FRA)

Novak Djokovic liderava sua partida de 2ª rodada em Roland Garros, mas nem precisou completar sua vitória. O sérvio viu o abandono do romeno Victor Hanescu quando vencia por 6-4, 6-1 e perdia a 3ª parcial por 3/2. Na 3ª fase, ele faz clássico contra Juan Martin Del Potro.

O primeiro set foi equilibrado até o décimo game. Djokovic confirmava sem problemas e Hanescu mantinha a igualdade. Justamente quando não poderia perder o saque, o romeno vacilou, perdeu o serviço e a parcial por 6 a 4.

Com a vantagem na partida, Djokovic se sentiu bem mais confortável e atropelou o rival rapidamente na segunda série. Sem sustos, ele abriu 5 a 0 sem nenhum problema, antes de liquidar o set por 6 a 1.
No último set, Hanescu voltou ao jogo e confirmou seus serviços, embora se safando de break points. Em um dos intervalos, ele, com dores na coxa direita, pediu atendimento médico, mas voltou à quadra. Quando liderava a série por 3 a 2, o romeno desistiu e deu a vitória a Djokovic.

Com a vitória, Nole chegou ao 41º triunfo consecutivo, o 39º na invicta temporada. Ele enfrenta Del Potro na próxima etapa pela quarta vez na carreira. Nos três duelos anteriores, três vitórias de Djokovic. O último encontro ocorreu no Masters 1000 de Roma e acabou com triunfo do número 2 do mundo por 6-3 e 6-4.

FONTE:
http://www.lancenet.com.br/mais-esportes/Rival-desiste-Djokovic-chega-invicto_0_487151377.html

Gata do dia em Roland Garros: amiga de figurão rouba atenções no torneio

Sócio de gigante francesa de mídia vai bem acompanhado ao torneio

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Arnaud Lagardere amiga tênis Roland Garros afp (Foto: AFP)
Com tanta beleza e tanto talento dentro de quadra, raros são os momentos em que as lentes dos fotógrafos voltam-se para a arquibancada. Aconteceu, porém, nesta quarta-feira, quando Arnaud Lagardere, sócio da gigante de mídia francesa que leva seu sobrenome, entrou na quadra 1 de Roland Garros acompanhado de uma linda morena (fotos: AFP).
Arnaud Lagardere amiga tênis Roland Garros afp (Foto: AFP)
Identificada pelas agências de notícias apenas como uma "amiga" de Lagardere, a moça roubou as atenções, enquanto sorria e trocava beijos com o empresário durante a partida entre o francês Richard Gasquet e o espanhol Marcel Granollers.
Arnaud Lagardere amiga tênis Roland Garros afp (Foto: AFP)
Curiosamente, quatro anos atrás alguns veículos de imprensa sugeriram que Lagardere e Gasquet eram homossexuais e mantinham uma relação amorosa. Os dois negaram veementemente. O tenista é agenciado pela empresa de Lagardere desde aquela época.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/05/gata-do-dia-em-roland-garros-amiga-de-figurao-rouba-atencoes-no-torneio.html

Novos Meninos da Vila tentam passo inicial para decisão após oito anos

Em 2003, geração de Robinho e Diego chegou à final da Libertadores, mas caiu diante do Boca. Agora, Neymar e colegas jogam semifinal tentando ir além

Por Adilson Barros e Julyana Travaglia Santos, SP

Elano no treino do Santos (Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)Elano fez parte da geração que levou Peixe à final
em 2003 (Foto: Ricardo Saibun / Santos F.C.)

Uma nova safra de Meninos da Vila tenta levar o Santos novamente a uma final de Taça Libertadores. Nesta quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), no Pacaembu, o Peixe disputa o primeiro jogo das semifinais contra o Cerro Porteño-PAR. A última vez que a equipe praiana chegou à decisão da competição mais cobiçada do continente foi em 2003, com Diego, Robinho, Elano (que está de volta), Renato, entre outros garotos. Enfrentou o Independiente Medellín-COL e avançou com duas vitórias (1 a 0, na Vila; 3 a 2, em Medelín).
Agora, a geração de Neymar e Ganso tenta repetir o feito, mas buscando um final diferente: há oito anos, o Alvinegro perdeu o título para o Boca Juniors. Seria a consagração da geração que, de 2010 para cá, deu dois títulos estaduais e a Copa do Brasil ao Santos.

O jogo de volta será na próxima quarta-feira, em Assunção. Quem passar, enfrenta o vencedor do confronto entre Vélez Sarsfield e Peñarol, que começam sua disputa na próxima quinta-feira, em Montevidéu.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances, em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A TV Globo transmite para os estados de SP, RS, MG (exceto Juiz de Fora), GO, TO, MS, MT, BA, PE, MA (exceto Balsas) e PA (exceto Santarém). O SporTV 2 e o SporTV HD mostram ao vivo para todo o Brasil. O uruguaio Jorge Larrionda apita a partida, auxiliado pelos também uruguaios Pablo Fandiño e William Casavieja.
header o que esta em jogo
Santos: invicto há 13 jogos, o Peixe tenta se manter em ritmo de decisão para passar pelo Cerro. A ideia dos alvinegros é tentar vencer bem esse jogo de ida para ter mais tranquilidade na partida de volta, quarta-feira que vem, em Assunção.
Cerro Porteño: assim como o Santos, os paraguaios definiram a Taça Libertadores como prioridade. O técnico Leonardo Astrada tem escalado reservas no campeonato paraguaio. O Cerro confia que pode arrancar, ao menos, um empate no Pacaembu. Na primeira fase, os dois times dividiram o Grupo 5 com Colo Colo-CHI e Deportivo Táchira-VEN. Na Vila Belmiro, os paraguaios conseguiram um 1 a 1.

header as escalações 2
Santos:  Sem poder contar com o lateral-direito Jonathan e com o meia Paulo Henrique Ganso, machucados, o técnico Muricy Ramalho irá mandar a campo o mesmo time do segundo tempo da partida contra o Once Caldas-COL, quarta-feira passada, pelas quartas de final. Pará será escalado na lateral-direita. No meio, um trio de volantes: Arouca, Adriano e Danilo, sendo que o último atuará mais avançado. Elano terá liberdade para armar. Essa é a escalação: Rafael, Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Arouca, Danilo e Elano; Neymar e Zé Eduardo.
Cerro Porteño: Sem problemas com lesões, o técnico Leonardo Astrada deverá mandar a campo a mesma base que eliminou o Jaguares-MEX, nas quartas de final. A escalação provável: Diego Barreto, Iván Piris, Mariano Uglessich, Pedro Benítez e César Benítez; Luis Cáceres, Rodrigo Burgos, Javier Villarreal e Iván Torres; Jonathan Fabbro e Roberto Nanni.
header fique de olho 2
Elano (Santos): será escalado mais adiantado, como um meia, fazendo a função de Paulo Henrique Ganso. Ele jogou assim no segundo tempo do jogo contra o Once Caldas e agradou a Muricy Ramalho. O camisa 8 tenta chegar à sua segunda final de Libertadores. Era um dos destaques do time de 2003.
Jonathan Fabbro (Cerro Porteño): está em boa fase no Cerro. Principal articulador de jogadas da equipe paraguaia, rápido e com bom arremate de fora da área.
header o que eles disseram
 Muricy Ramalho (técnico do Santos)“Nós vencemos o Cerro no Paraguai, na primeira fase, mas isso não quer dizer nada. Já passou. Agora é semifinal. Eles chegaram muito bem, conseguiram se classificar às oitavas vencendo o Colo Colo fora de casa. Estão com moral”.
Pedro Benítez (zagueiro do Cerro Porteño)"Sorte nossa que o Ganso não vai jogar, porque ele é uma grande jogador. Ele tem muita qualidade e isso faz uma diferença grande Mas o Neymar joga e temos de ter muito cuidado."header números e curiosidades
* Este será o quinto jogo entre Santos e Cerro Porteño na história da Taça Libertadores. São duas vitórias santistas e dois empates. Um desses triunfos, no dia 28 de fevereiro de 1962, é histórico. Nesse dia, na Vila Belmiro, o Peixe venceu por 9 a 1. Até hoje, é a maior goleada da competição.
* A última vez que uma das semifinais da Libertadores teve um confronto entre brasileiros e paraguaios foi em 2006, quando o Internacional eliminou o Libertad após um empate sem gols em Assunção e uma vitória por 2 a 0 em Porto Alegre.
* Desde que Muricy Ramalho chegou à Vila Belmiro, o Santos ainda não perdeu. O técnico estreou no empate sem gols com o Americana (14/04, pelo Campeonato Paulista) e obteve oito vitórias, quatro pelo estadual, do qual foi campeão, e quatro pelas Libertadores. Foram cinco empates, com 17 gols marcados e 5 sofridos.

header último confronto v2


Noite de 14 de abril. Penúltima rodada da fase de grupos da Taça Libertadores. Após um início ruim, o Santos dependia de uma vitória sobre o Cerro, em Assunção, para seguir na competição. Um empate não eliminaria a equipe brasileira matematicamente, mas daria chance a Cerro e Colo Colo jogarem por um empate entre si na última rodada. Para piorar as coisas para o Peixe, Neymar, Elano e Zé Eduardo, suspensos, não puderam jogar. Mas havia Ganso e o meia jogou por todos. Com atuação brilhante, ele liderou a vitória alvinegra por 2 a 1, gols de Danilo e Maikon Leite (confira o vídeo acima).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2011/05/novos-meninos-da-vila-tentam-passo-inicial-para-decisao-apos-oito-anos.html

Bellucci joga bem, domina rival e vai à terceira rodada em Roland Garros

Brasileiro erra pouco e consegue 100% de aproveitamento nos break points

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Thomaz Bellucci fez o básico, mas fez muito bem. Mais sólido e batendo na bola mais forte do que o italiano Andres Seppi (número 51 do mundo), o brasileiro foi agressivo na medida certa e preciso durante todo o jogo. O resultado foi uma vitória fácil por 6/1, 6/2 e 6/4, em 1h30m.
thomaz bellucci tênis roland garros (Foto: AFP)Thomaz Bellucci sobe à rede na Quadra 6 de Roland Garros (Foto: AFP)

Sem ceder uma quebra de saque e com 100% de aproveitamento em break points - converteu as cinco oportunidades que teve -, Thomaz Bellucci garantiu, assim, uma vaga na terceira rodada em Roland Garros. Ele agora espera o francês Richard Gasquet (16), que enfrenta o espanhol Marcel Granollers também nesta quarta-feira, em Paris.
É a segunda vez em Paris que Thomaz Bellucci chega à terceira rodada. Ele agora tenta repetir sua melhor campanha em Roland Garros, obtida no ano passado, quando alcançou as oitavas e foi eliminado pelo espanhol Rafael Nadal.
Desde o começo, Bellucci mostrou muito mais volume de jogo que seu adversário. Mais firme do fundo de quadra e impondo suas bolas fundas e pesadas, o brasileiro atacou na medida certa, sem correr riscos desnecessários. Rapidamente, o paulista abriu 5/0. Seppi "furou o pneu", mas Bellucci confirmou o serviço no sétimo game, fechando a parcial em apenas 20 minutos: 6/1.
O número 1 do Brasil não mudou em nada sua estratégia no segundo set. Continuou fazendo o básico e dominando o jogo diante de um adversário que não mostrava recursos para alterar o rumo do jogo. Mais uma vez sem ceder uma quebra de saque, Bellucci controlou a parcial e venceu rapidamente: 6/2 em 27 minutos.
O terceiro set começou com uma ameaça de Seppi - sua única em todo jogo. O italiano fez um belo segundo game, jogando de forma agressiva, e teve dois break points. Bellucci, porém, abafou a tentativa de reação e não cedeu a quebra. Seppi só resistiu até o sétimo game, quando o brasileiro obteve a quebra definitiva - a quinta em cinco chances. Depois disso, foi questão de tempo para que Bellucci fechasse o jogo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/05/bellucci-joga-bem-domina-rival-e-vai-terceira-rodada-em-roland-garros.html

Botafogo anuncia acerto com Elkeson

Meia assina contrato de quatro anos e já treina na tarde desta quarta-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

elkeson botafogo apresentação (Foto: Satiro Sodré/Divulgação AGIF)Elkeson fecha com o Botafogo e já treina nesta
quarta (Foto: Satiro Sodré/Divulgação AGIF)

Fim da novela. O Botafogo anunciou a contratação do jogador Elkeson, adquirindo 100% de seus direitos federativos, que eram divididos entre Vitória e Benfica, de Portugal. O meia assinou contrato de quatro anos com o Alvinegro e já realizará seu primeiro treino na tarde desta quarta-feira no Engenhão.
- Estou muito feliz e orgulhoso de estar no Botafogo. É uma satisfação muito grande vestir essa camisa, que tantos grandes jogadores já usaram. Felizmente, deu tudo certo. Agora, quero mostrar meu futebol e fazer o meu melhor pelo clube - afirmou Elkeson, em entrevista ao site oficial do clube.
Depois de meses de negociação - o presidente do Vitória, Alexi Portela, confirmou que o clube procurou o Botafogo em dezembro de 2010 -, o jogador chegou ao Rio de Janeiro nesta quarta-feira. O Fluminense também tinha indicado interesse pelo meia, mas a negociação não foi concluída.
Com a compra de 100% dos direitos federativos do jogador, o Botafogo pagou cerca de R$ 4,7 milhões pelo novo reforço. O Vitória recebeu R$ 2,3 milhões e o Benfica levou R$ 2,4 milhões. Além da quantia, o clube baiano também terá três jogadores do atual elenco alvinegro em troca. Um deles deve ser Rodrigo Mancha, volante que foi pedido pela diretoria nordestina. Os outros dois atletas serão definidos em um prazo de 45 dias.

FICHA TÉCNICA:
Nome: Elkeson de Oliveira Cardoso
Posição: meia
Nascimento: 13 de julho de 1989, em Coelho Neto (MA)
Altura e Peso: 1,80m e 77kg
Clubes: Vitória e Botafogo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/05/botafogo-anuncia-acerto-com-elkeson.html

Coritiba recebe o Ceará na batalha pelas finais da Copa do Brasil

As duas equipes precisam mostrar que os bons resultados obtidos anteriormentes não ficaram no passado

Por GLOBOESPORTE.COM Curitiba
Geraldo do Ceará disputa bola com Léo gago do Coritiba (Foto: Jarbas Oliveira / Ag,. Estado)Geraldo disputa bola com Léo Gago, do Coritiba, no
empate (Foto: Jarbas Oliveira / Ag. Estado)

Coritiba e Ceará protagonizam na noite desta quarta-feira a partida mais importante da temporada de ambos. Campeões estaduais e com grandes resultados na Copa do Brasil, desclassificando times do quilate de Flamengo e Palmeiras, eles colocam em jogo não só a vaga para a final do torneio, mas também a chance de mostrar que todo o trabalho anterior não ficou para trás.
Por coincidência também, os dois times passam pela mesma fase complicada e nos últimos três jogos não venceram suas partidas. Pelo lado do Ceará, a equipe empatou com o Flamengo na segunda partida, empatou com o Coritiba no primeiro jogo e, pelo Brasileiro, perdeu para o Vasco na estreia. O Coritiba vem de uma derrota para o Palmeiras por 2 a 0, empate com o Ceará e também derrota na estreia, para o Atlético-GO. 
A decisão da partida em casa é colocada pelo técnico Marcelo Oliveira como um ponto favorável para o Coxa, que terá o estádio todo ao seu lado. No entanto, o time continua sem o zagueiro Pereira e o meia Marcos Aurélio, um dos principais nomes do time e que está machucado.
Pelo lado do Ceará, o único desfalque do time é o zagueiro Fabrício, que se recupera de um estiramento. Mas o goleiro Fernando Henrique, que fechou o gol na primeira partida, já declarou que os jogadores do Ceará não pretendem fazer figuração e não estarão a passeio na capital paranaense.  
A partida entre Coritiba e Ceará será realizada nesta quarta-feira, às 21h50, no estádio do Couto Pereira, em Curitiba. Ela será transmitida pela Rede Globo e o GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos. O árbitro deste duelo será Wilson Luiz Seneme e auxiliado por Emerson Augutos de Carvalho e Alessandor Rocha de Matos.
header o que esta em jogo
Coritiba: O Coritiba precisa vencer para obter a classificação inédita para a final da Copa do Brasil e se recuperar da série de três jogos sem vencer e sem marcar gols. Se conquistar um resultado positivo, o Alviverde chegará à decisão da Copa do Brasil após bater na trave em três oportunidades (foi eliminado nesta fase pelo Grêmio em 1991 e 2001 e pelo Internacional em 2009).
Ceará: a classificação sobre o Coritiba significa manter vivo o sonho de disputar a Taça Libertadores da América, além de igualar a melhor campanha do clube na Copa do Brasil. Em 1994, o Vozão chegou à final contra o Grêmio, mas perdeu o título após o empate em 0 a 0 em Fortaleza e a derrota por 1 a 0 em Porto Alegre. Para manter a concentração, a delegação está na capital paranaense desde segunda-feira.

header as escalações 2
Coritiba:  O zagueiro Demerson, que levou uma pancada no jogo de ida e foi desfalque na estréia do Campeonato Brasileiro, disputa vaga com Cleiton. O restante do time deve ser o mesmo que perdeu para o Atlético-GO, no último domingo: Edson Bastos, Jonas, Demerson (Cleiton), Emerson, Lucas Mendes; Leandro Donizete, Léo Gago, Rafinha e Davi; Anderson Aquino e Bill.
Ceará: Apesar de não divulgar a escalação, o técnico Vagner Mancini tem duas dúvidas para a partida. A primeira é se manda a campo um time com dois ou três volantes. Além de precisar de mais cautela por jogar fora de casa, a má fase de Thiago Humberto pode fazer o treinador preferir por mais um homem de marcação no meio de campo. Nesse caso, Heleno e Eusébio são as opções. A outra dúvida do comandante é no ataque. Mesmo não atuando bem, Iarley deverá ser o titular, com Nicácio e Washington disputando a outra vaga. A zaga deve ser a mesma do primeiro jogo, formada por Diego Sacoman e Cléber. A novidade fica por conta do lateral-direito Boiadeiro, que se recuperou de lesão, treinou normalmente e está confirmado na equipe..
header fique de olho 2
 Rafinha (Coritiba): Melhor jogador do Coritiba no jogo de ida, o meia Rafinha quer repetir a atuação no Couto Pereira para ajudar o time paranaense a conquistar a vaga na final
Marcelo Nicácio (Ceará): na reserva desde que renovou o contrato, após chegar a ser dispensado do clube, o atacante Marcelo Nicácio deve voltar a ser titular diante do Coritiba, já que Washington não teve boa atuação no jogo de ida. Nicácio foi o artilheiro do Campeonato Cearense com 14 gols e já fez cinco pela Copa do Brasil.
header o que eles disseram
 Marcelo Oliveira (técnico do Coritiba)Se até, em algum momento no primeiro jogo, no final principalmente, administramos para trazer para cá, a gente vai buscar com toda a determinação, com qualidade, com força e com vibração essa vitória dentro de casa.”.
João Marcos (volante do Ceará) – “Nos últimos dias estudamos a forma do Coritiba jogar. A expectativa é a melhor possível. Sabemos do favoritismo deles, mas temos totais condições de ir para lá e trazer um resultado positivo. A responsabilidade de vencer é deles, a torcida vai pressioná-los e poderemos nos classificar com empate com gols”

header números e curiosidades
* Decidir a vaga para as finais da Copa do Brasil em casa representa uma pequena vantagem. Em 22 edições da competição, houve 44 semifinais e quem jogou em casa se classificou para a decisão em 23 oportunidades, enquanto os visitantes no jogo de volta se classificaram 19 vezes
*A Copa do Brasil 2011 vai ter um campeão inédito. Dos quatro semifinalistas, Vasco e Ceará já foram vice-campeões uma vez, enquanto Avaí e Coritiba buscam decidir a competição pela primeira vez na história.
* As equipes se enfrentaram 6 vezes na história da Série B do Campeonato Brasileiro, com duas vitórias do Coritiba, contra um triunfo do Ceará e mais 3 empates. Nos gols marcados, nova vantagem do Coxa: 8 a 6.

header último confronto v2
Na primeira partida da semifinal, Ceará e Coritiba não saíram do zero no estádio Presidente Vargas. O goleiro alvinegro Fernando Henrique, com defesas importantes, foi o grande destaque da partida.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/2011/05/coritiba-recebe-o-ceara-na-batalha-pelas-finais-da-copa-do-brasil.html

Wozniacki catimba, salva três set points e avança à terceira rodada

ROLAND GARROS 2011


Número 1 discute com árbitro no tie-break e quebra ritmo de rival canadense



Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Uma dose de talento, outra de regularidade e até um pouco de catimba. Usando todas suas armas, Caroline Wozniacki escapou de disputar um perigoso terceiro set e avançou por 6/3 e 7/6(6), à terceira rodada em Roland Garros. Sua vítima nesta quarta-feira foi a canadense Aleksandra Wozniak, número 162 do mundo, que chegou à chave principal depois de passar pelo qualifying.
tênis carolina wozniacki roland garros (Foto: agência Reuters)Wozniacki cometeu menos erros do que sua adversária nesta quarta-feira (Foto: agência Reuters)

O momento decisivo de jogo foi marcado por uma longa reclamação da número 1 do mundo com a árbitra de cadeira. Depois de mandar uma bola para fora e ficar atrás no tie-break por 6/3, Wozniacki dirigiu-se à árbitra e questionou a marcação, mesmo depois de a oficial descer da cadeira e conferir a marca deixada no saibro.
A interrupção claramente afetou a concentração da canadense, que vinha jogando bem até ali. Wozniak cometeu três erros não forçados em sequência a desperdiçou os três set points. Dois pontos depois, a qualifier errou um voleio e perdeu o jogo.

Classificada para a terceira rodada, Wozniacki agora vai enfrentar a vencedora do jogo entre a eslovaca Daniela Hantuchova, cabeça de chave número 28, e a italiana Sara Errani. A dinamarquesa precisa alcançar as quartas de final para assegurar a liderança do ranking. Caso seja eliminada antes, pode ver Kim Clijsters conquistar o título e deixá-la para trás.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/05/wozniacki-catimba-salva-tres-set-points-e-avanca-terceira-rodada.html

Mauro Galvão relembra tempos de Vasco, mas deixa coração de lado

Atual superintendente do Avaí fala sobre idolatria, Juninho Pernambucano, dupla de zaga atual, mas diz que nesta quarta o time catarinense vai vencer

Por Rafael Cavalieri Direto de Florianópolis

Aos 34 anos, em 1997, chegava ao Vasco Mauro Galvão. A idade avançada não serviu de desconfiança, afinal de contas, a qualidade com a bola sempre foi a característica marcante do então zagueiro. E se alguém torceu o nariz se arrependeu já que logo em seu primeiro ano conquistou o Campeonato Brasileiro. Depois vieram mais grandes conquistas que o colocaram na galeria dos grandes ídolos do clube, como o Carioca de 1998, a Libertadores no mesmo ano, o Rio-São Paulo de 1999 e mais um Brasileiro, em 2000.
Mauro Galvão, superintendente de esportes do Avaí (Foto: Rafael Cavalieri / GLOBOESPORTE.COM)Mauro Galvão, ex-zagueiro do Vasco e atual dirigento do Avaí (Foto: Rafael Cavalieri/GLOBOESPORTE.COM)

O passado de glórias no clube ninguém apaga, mas nesta quarta-feira o coração terá de ficar de lado. Após deixar os gramados e não engrenar na carreira de treinador, Mauro Galvão virou dirigente e hoje tem o cargo de superintendente de esportes do Avaí, rival do Vasco na luta por uma vaga na final da Copa do Brasil. Apesar de torcer pelo sucesso de seu trabalho, ele não esconde o carinho pelo Vasco, por sua torcida e também pelo Rio de Janeiro, cidade que sua esposa escolheu para morar com a família.
Neste bate-papo com o GLOBOESPORTE.COM, Mauro Galvão relembrou seu passado de glórias pelo Vasco, avaliou a dupla de zaga atual que, na opinião do técnico Ricardo Gomes, tem potencial para repetir o sucesso da parceria que Galvão teve com Odvan, comentou o retorno do antigo companheiro Juninho Pernambucano e, entre outros assuntos, admitiu saudade dos tempos em que jogava bola.

Confira abaixo a entrevista:

GLOBOESPORTE.COM: Quando foi que você decidiu que deixaria de ser treinador para trilhar os caminhos de dirigente de futebol?
Mauro Galvão: - Tudo aconteceu naturalmente, não foi nada planejado. Após me aposentar, comecei na comissão técnica do Vasco. Em 2003 o Eurico Miranda pediu para eu assumir o cargo após trocar a comissão técnica. O clube vivia um momento complicado financeiramente e eu tinha identificação. Foi a solução encontrada para acalmar os ânimos. Deu certo, fizemos um campeonato razoável. No ano seguinte fui para o Botafogo. O panorama era o mesmo. Uma coisa é você contratar quem quer e a outra é quem pode. O trabalho não desenvolveu. E ao mesmo tempo fui conhecendo o outro lado.

Você ainda passou pelo Náutico e só depois foi assumir um cargo de direção no Grêmio. Como foi o convite?
- Fui percebendo que poderia dar minha contribuição nessa função. Apareceu o convite do Grêmio e pelo meu passado no clube aceitei. Foi legal. Infelizmente a Libertadores em 2009 não veio, apesar da bela campanha na primeira fase e eu acabei saindo. O futebol tem essa cultura do imediatismo. Fui para o Vitória e fiquei apenas seis meses, mas tive participação no vice da Copa do Brasil de 2010. Agora estou no Avaí, que é um clube sério e faz um trabalho proveitoso da maneira que pode.

O que é mais difícil: marcar um rival como zagueiro, comandar um time na beira do gramado ou exercer as funções de dirigente?
- Depende. São vários fatores. Em campo você tem o prazer de fazer o que mais gosta. Como treinador você precisa preparar as atividades, analisar os rivais, avaliar estrutura, lidar com egos... São muitas responsabilidades. Como dirigente tem muito disso e vai além: você monta elenco, comissão técnica, por vezes tem de lidar com demissões e trocas. Mas por ter vivido 30 anos como jogador eu pude adquirir bastante experiência para trilhar esse caminho. Se fosse virar dirigente de vôlei, aí sim poderia ter dificuldade.

Vamos relembrar seus tempos de glória no Vasco. Você faz parte da galeria de ídolos do clube. Qual a importância do Vasco na sua vida?
- Foram anos maravilhosos. Cheguei ao clube em 1997 com 34 anos. Senti que era um momento interessante. Já conhecia a cidade e o Grêmio, meu clube anterior, vivia um momento ruim. Cheguei e encontrei um time muito bom e as coisas foram acontecendo de maneira maravilhosa. Foram títulos todos os anos. A cada temporada eu renovava meu contrato.

Você esperava tanto sucesso em São Januário?
- Sinceramente não. O Vasco vinha de um ano razoável, sem grandes campanhas. Mas foi tudo se encaixando. Em 1997 a gente tinha jogadores como o Luisinho, o Juninho, Felipe, Pedrinho... Na frente, o Edmundo jogando muito, e o Evair, que foi fundamental para equilibrar o ataque. O time tinha técnica e vontade acima de tudo. A gente ia para cima mesmo, com velocidade e jogadas trabalhadas. Foi um grande time.
Mauro Galvão, superintendente de esportes do Avaí (Foto: Rafael Cavalieri / GLOBOESPORTE.COM)Mauro Galvão na sua sala no Avaí
(Foto: Rafael Cavalieri / GLOBOESPORTE.COM)

E na zaga era você e Odvan, uma das grandes duplas do clube...
- Pois é. Na época o Eurico disse para mim: "Vou trazer um jogador lá de Campos. O cara é forte e vai jogar do seu lado". Eu concordei e realmente deu certo. Eu tinha a técnica e ele compensava com a força.

Como foi o retorno a São Januário? Os torcedores o trataram com muito carinho, não é?
- Torcedor não é burro. Eles sabem que todas as vezes que vesti a camisa do Vasco eu honrei e fiz de tudo para o clube vencer. E sempre tive um comportamento exemplar, sem entrar em qualquer tipo de polêmica. Isso é raro hoje em dia. Mas foi emocionante ver o carinho. Até porque muitos não sabiam que eu estava no Avaí e me perguntavam o que fazia ali. Quando descobriam que eu estava pelo rival brincavam dizendo que queriam me ver tristes por um dia (risos).

A dupla de zaga atual do Vasco é formada por Dedé e Anderson Martins. Recentemente os dois foram eleitos os melhores do Campeonato Carioca e já foi falado que eles possuem as qualidades necessárias para repetir o que você fez com Odvan. Concorda?
- O Anderson foi meu jogador no Vitória e eu até o indiquei ao Rodrigo Caetano. É um zagueiro técnico, com o perfil necessário para brilhar no futebol carioca. E o Dedé também está jogando muito. Eles encaixaram e podem brilhar, mas tudo depende dos próprios companheiros. Jogávamos bem, mas somos lembrados pelas conquistas. Só espero que a conquista não seja agora, na Copa do Brasil (risos).

Você jogou com o Juninho Pernambucano no Vasco. Como vê o seu retorno ao futebol brasileiro após anos na França e no Qatar?
- Estou muito contente por ele. O Juninho é um símbolo do Vasco e precisa mesmo ser badalado. Mas ao mesmo tempo não pode ser exposto. Precisa de um plano para brilhar aqui. O nosso campeonato é complicado e congestiona em alguns momentos. Mas pela sua qualidade e profissionalismo tenho certeza de que vai brilhar novamente aqui. Sempre torci muito por ele.

Ver antigos companheiros como ele e Felipe aumenta a saudade de jogar bola?
- Aumenta sim. Mas já foi meu tempo. Estou com 49 anos. Eles tem hoje mais ou menos a idade que eu tinha quando cheguei ao Vasco em 1997. Fico feliz porque vejo eles desenvolvendo uma carreira longa como eu fiz. Sei que ajudei os dois de alguma forma.

Para finalizar, quais os planos futuros do Avaí?
- O primeiro é conquistar essa Copa do Brasil e depois continuar o bom trabalho. O clube tem projetos interessantes para ampliar o estádio, continuar a construção de um CT e entrar de vez na projeção nacional. Além, é claro, de fazer uma campanha cada vez melhor na Série A do Campeonato Brasileiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/2011/05/mauro-galvao-relembra-tempos-de-vasco-mas-deixa-coracao-de-lado.html

Federer arrasa ‘local’ e segue firme em Roland Garros

Sem esforço, suíço vence Maxime Teixeira por incontestáveis 3 a 0 e passa à terceira rodada em Paris

Por GLOBOESPORTE.COM Paris, França

Sem correr riscos, Roger Federer passou como um jato para a terceira rodada do Roland Garros ao derrotar, na manhã desta quarta-feira, o jovem francês Maxime Teixeira por 3 a 0, parciais de 6/3, 6/0 e 6/2). A partida durou 1h24min e acabou servindo de aquecimento para o suíço, que enfrentará na próxima fase o vencedor do embate entre o sérvio Janko Tipsarevic e o espanhol Pere Riba, que se enfrentam também nesta quarta.
tênis roger federer roland garros (Foto: agência Reuters)Roger Federer não teve trabalho para passar à terceira rodada em Roland Garros (Foto: agência Reuters)

Disposto a decidir logo a fatura, o número 3 do mundo não perdeu tempo e impôs sua categoria diante do inexperiente rival que, mesmo com total apoio dos torcedores, nada pôde fazer para evitar a iminente derrota.
Federer venceu o primeiro set por 6 games a 3, e ampliou a vantagem com um pneu sobre Teixeira (181º no ranking da ATP). Sem dar espaço para o azar, o suíço liquidou a fatura no terceiro set, fazendo 6 a 2 e carimbando rapidamente seu passaporte à terceira rodada.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/05/federer-arrasa-local-e-segue-firme-em-roland-garros.html

Empresário: Gilberto ainda tem chance de acertar com Botafogo

Representante pede paciência, bom senso e avisa que meia do Cruzeiro pode decidir seu futuro até esta quarta-feira

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

gilberto cruzeiro (Foto: VIPCOMM)Gilberto: futuro entre Cruzeiro e Botafogo
(Foto: VIPCOMM)

Se pelo discurso de Zezé Perrella ficou ainda mais difícil contratar Gilberto, nas palavras do empresário, ainda há esperança para o Botafogo. Reinaldo Pitta afirmou que nos próximos dias o caso terá um desfecho. Assim, o destino do meia ainda pode ser General Severiano, mesmo com o presidente do Cruzeiro deixando claro que o valor da possível negociação é R$ 5 milhões.
- A possibilidade ainda existe, mas o que peço neste momento é paciência a todas as partes. Até o fim da semana haverá uma mensagem concreta, e acredito que até esta quarta-feira poderemos teremos uma definição - disse.
Segundo Pitta, a questão não está exclusivamente nas mãos de Gilberto, que tem contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2012, mas, num primeiro momento, teria manifestado o desejo de retornar ao Rio de Janeiro para ficar mais perto da família nos últimos anos de carreira. Para o procurador, todas as partes envolvidas precisarão conversar até que haja um acordo.
- Ninguém tem uma responsabilidade maior no momento. O mais importante é haver bom senso d as partes, já que existe respeito entre todos - destacou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/05/empresario-gilberto-ainda-tem-chance-de-acertar-com-botafogo.html