segunda-feira, 18 de abril de 2011

CBV remarca Sollys/Osasco e Vôlei Futuro para quarta-feira em SP


A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) confirmou nesta segunda-feira a nova data da primeira partida entre Sollys/Osasco (SP) e Vôlei Futuro (SP), pelas semifinais da Superliga feminina de vôlei. O jogo será realizado nesta quarta, às 17 horas, no Ginásio José Liberatti, em Osasco (SP), com SporTV.
A partida estava prevista inicialmente para a última terça-feira, mas foi cancelada devido a um acidente envolvendo o ônibus que levava a delegação do Vôlei Futuro ao ginásio.
O segundo jogo da série semifinal entre as equipes está marcado para sábado, às 10 horas, no Ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba (SP), com TV Globo. Se necessária, a terceira partida acontecerá no dia 26, às 20h30, no Ginásio José Liberatti.
Quem ganhar o confronto irá enfrentar o Unilever na decisão da competição. A final provavelmente será no dia 30, no Ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte.
FONTE:

Médicos celebram melhora de Stacy, mas não sabem se ela voltará a jogar

Líbero do Vôlei Futuro fará toda a recuperação no Brasil. Diretora do clube diz que jogadora americana pode atuar como dirigente da equipe

Por Mariana Maziero São Paulo

Stacy Sykora está consciente, respirando sem ajuda de aparelhos e reconhece seus amigos e familiares. O diagnóstico parece simples, mas é extremamente significativo para os médicos. No entanto, não há garantias de que a atleta volte a jogar.

De acordo com o neuro-cirurgião Manoel Jacobsen, que trata da líbero do Vôlei Futuro no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o caso de Stacy era extremamente grave e, embora sua evolução tenha sido rápida, ainda é cedo para avaliar a capacidade de raciocínio e pensamento. Na parte motora, não houve comprometimento.

- Sequelas, aparentemente, ela não tem. Nem motora, nem na fala. Mas quando se tem um paciente na fase aguda, não se pode estabelecer diagnósticos precisos. Ela ainda vai passar por mais exames respiratórios, entre outros, e por um tempo de observação. É certo que o atendimento foi feito no momento certo, que a conduta tomada foi da mais avançada, e a intervenção médica foi favorável ao caso. Mas ajuda muito o fato de se tratar de uma atleta, que tem capacidade de recuperação muito superior que uma pessoa sedentária – explicou Jacobsen, que concedeu uma entrevista coletiva na manhã deste domingo.

A expectativa é que, nos próximos dias, Stacy já deixe a Unidade de Terapia Intensiva e passe para o quarto. A neurologista Samira Apóstolos, que também acompanha o caso, afirmou que a jogadora passa por momentos de flutuação, ou seja, seu comportamento oscila entre a hiperatividade e a sonolência.

- É preciso que esse sistema seja controlado para que ela retome seu sustento natural, para que se alimente sozinha e que exija menos cuidados. Só assim ela deixa a UTI. Ela está consciente e reagiu muito bem à chegada da mãe e da irmã no hospital. Isso é muito positivo.

Para os familiares, ver Stacy se recuperando foi um alívio. A irmã, a enfermeira Keri Sykora, falou que tem esperanças de ter sua irmã de volta, assim como era antes de sofrer o acidente.

- Eu agradeço muito o tratamento que estão dando a minha irmã, aos médicos e ao hospital. Agradeço aos fãs de todos os lugares pelas mensagens. Só tenho de dizer obrigada pelas orações. A Stacy é forte e vai continuar melhorando, logo teremos a minha irmã de volta – falou.


Stacy pode seguir no Vôlei Futuro como dirigente
Segundo Marcela Constantino, diretora do Vôlei Futuro, Stacy deve concluir seu tratamento no Brasil.

- Vamos acompanhar o tempo todo nessa fase mais inicial. Ela vai ficar no Sírio (Libanês) o tempo que for necessário, até ir para sua casa, aqui mesmo, no Brasil. A irmã não tem previsão de voltar aos Estado Unidos, e uma amiga está vindo de lá. Talvez venham outras pessoas. Ela está feliz aqui, ela gosta do Brasil. Está confortável com a chegada da mãe e da irmã, pega na mão, fica agarradinha, pede para que elas fiquem perto. A recuperação vai ser inteira aqui no Brasil. Todos estão felizes com o tratamento e a família está impressionada com o que se tem feito com a Stacy por aqui – afirmou.

Marcela ainda revelou que o Vôlei Futuro tem planos para ter Stacy como integrante da comissão técnica do time e que falavam disso na noite do acidente.

- Como sabemos que a Stacy adora o Brasil, temos projetos dentro da comissão técnica para ela. Temos planos e já falávamos disso. Aqui é um bom lugar para ela continuar sua carreira. Naquela noite mesmo estávamos falando disso, comentando da importância que ela tem para o grupo – revelou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/04/medicos-celebram-melhora-de-stacy-mas-nao-sabem-se-ela-voltara-jogar.html

Bellucci pode encarar Nadal nas oitavas do ATP 500 de Barcelona

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Número 1 do Brasil estreia contra colombiano no torneio espanhol

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona

Thomaz Bellucci e Rafael Nadal podem voltar a duelar no circuito. Na chave do ATP 500 de Barcelona, divulgada neste sábado, brasileiro e espanhol são favoritos até um possível encontro nas oitavas de final do importante torneio.
Número 1 do Brasil e 31 do mundo, Bellucci é o 13º cabeça de chave e estreará contra o colombiano Santiago Giraldo (49 do mundo). Se confirmar o favoritismo, o paulista jogará na segunda rodada contra o vencedor da partida entre os espanhóis Rubén-Ramírez Hidalgo (98) e Albert Ramos (108 - convidado da organização). Vencendo ambos jogos, Bellucci vai às oitavas.
Nadal, por sua vez, é o principal cabeça de chave e ganha folga na primeira rodada. Assim, o tenista da casa só precisará vencer um jogo para alcançar as oitavas. Sua estreia será contra o vencedor do jogo entre o espanhol Daniel Gimeno-Traver (61) e o italiano Potito Starace (76).
Bellucci e Nadal já se enfrentaram duas vezes - ambas em Roland Garros. Em 2008, na primeira rodada, o espanhol fez 7/5, 6/3 e 6/1. Em 2010, nas oitavas, o placar foi 6/2, 7/5 e 6/4 para Nadal.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/04/bellucci-pode-encarar-nadal-nas-oitavas-do-atp-500-de-barcelona.html

Botafogo vence o América, mas está eliminado do Campeonato Carioca

CAMPEONATO CARIOCA DE FUTEBOL 2011 - 2º Turno - TAÇA RIO


Rivais não tropeçam e impedem que Glorioso entre na zona de classificação. Clube fica fora de semifinal de turno pela primeira vez desde a TG de 2007



por Thiago Fernandes
O Botafogo entrou em campo, neste domingo, contra o América, sabendo que não dependia apenas de suas forças para se classificar para a semifinal da Taça Rio. O clube até fez sua parte e venceu a partida, disputada em São Januário, por 3 a 1 (com dois gols de Lucas e um de Loco Abreu, para o Botafogo. Bruno Reis descontou), mas os resultados da rodada deixaram o atual campeão carioca fora da competição. Esta é a primeira vez desde a Taça Guanabara de 2007 que o clube fica fora de uma semifinal de turno.
Com a vitória, o Botafogo foi a 14 pontos e terminou a Taça Rio em terceiro lugar do Grupo B. Fluminense, que bateu o Nova Iguaçu por 1 a 0, e Olaria, que empatou com o Vasco por 2 a 2, são os dois classificados da chave para a semifinal da Taça Rio.

Ao fim da partida, os poucos torcedores presentes ao estádio (1558) lembraram que o time alvinegro não terá tempo para remoer a eliminação. Nesta quarta, a equipe encara o Avaí, na Ressacada, pela Copa do Brasil. No primeiro jogo, as equipes empataram em 2 a 2 e, por isso, o Leão joga com a vantagem de poder empatar por 0 a 0 ou 1 a 1.

Por sua vez, o América, que foi rebaixado no Campeonato Carioca, se prepara agora para a disputa da Copa Rio, que dá vaga na Série D e na Copa do Brasil.

Sem vaias e no ataque

Ao contrário dos últimos jogos, a torcida do Botafogo começou a partida apoiando o time, sem vaiar nenhum jogador. Em campo, a equipe pressionou o América para buscar os gols necessários para sonhar com a classificação. E nem foi preciso muito esforço para conseguir balançar as redes. Mesmo sem dar nenhum chute, o Glorioso ficou em vantagem no placar logo aos 13. Somália tocou para Lucas na direita e o lateral cruzou fechado. O goleiro Paulo, do América, tentou tirar, mas mandou para dentro de seu próprio gol. Mesmo com o gol, o Botafogo seguia fora da zona de classificação, já que o Olaria também vencia o Vasco. O telão de São Januário, entretanto, não mostrava os resultados dos outros jogos.
Loco Abreu Botafogo x Olaria (Foto: Cezar Loureiro / O Globo)Loco Abreu ganha disputa na marcação com zagueiro do América (Foto: Cezar Loureiro / O Globo)

A superioridade do Botafogo fez com que o time quase ampliasse algumas vezes o placar. Cidinho, que fez uma boa estreia no time titular, obrigou Paulo a fazer boa defesa após receber passe em profundidade, ganhar na corrida e chutar cruzado. Em outra jogada, o meia ainda tentou bater colocado, após driblar dois adversários. O chute saiu ao lado.
Jogada parecida havia feito Loco Abreu minutos antes. O uruguaio roubou a bola de um adversário, partiu para cima e iludiu dois antes de chutar para fora. O jogador também chegou perto do alvo depois de receber na entrada da área, dominar e chutar no canto. A bola passou tirando tinta do gol.
Apesar de estar rebaixado, o América mostrou espírito de luta e tentou dificultar a vida do Botafogo. Mesmo assim, o Diabo só ameaçou o goleiro Jefferson no primeiro tempo em um chute cruzado de Paulo Reis. O goleiro alvinegro, entretanto, fez boa defesa e impediu o gol de empate.

Mudanças, vitória e frustração
Lucas gol botafogo (Foto: Ag. Estado)Lucas comemora seu gol (Foto: Ag. Estado)

Apesar da vitória parcial, Caio Junior parece não ter gostado da atuação de sua equipe no primeiro tempo. No intervalo, o treinador tirou Everton e Guilherme e colocou Bruno Tiago e Lucas Zen. Lucas, apesar de ser volante, atuou improvisado na lateral-esquerda. A mudança no meio se mostrou acertada logo aos 10, quando Bruno fez boa jogada na área e tocou para Loco Abreu ampliar.
Minutos antes, o Glorioso quase ampliara, em boa trama de Lucas e Herrera na direita. O atacante recebeu na grande área e tocou para Cidinho chutar. O zagueiro Arcelino salvou em cima da linha. O meia teve outra boa chance em jogada individual, mas chutou para fora.
Longe de São Januário, o Olaria seguia vencendo o Vasco e o Fluminense derrotava o Nova Iguaçu, resultados que eliminariam o Botafogo. Mesmo assim, o time alvinegro ainda teve forças para buscar o terceiro. Lucas cobrou no ângulo falta sofrida por Bruno Tiago. Com o jogo decidido, o Botafogo diminuiu o ritmo e o América aproveitou para diminuir. Bruno Reis cobrou falta no canto esquerdo de Jefferson.

No apito final do juiz, o Glorioso não pôde comemorar a vitória. A eliminação da Taça Rio foi avisada pelas arquibancadas: "Não é mole não, Copa do Brasil agora é obrigação"

AMÉRICA 1 X 3 BOTAFOGO
Paulo Wanzeler; Michel, Alan, Arcelino e Assis; Léo Oliveira (Emerson), Leandro, Bruno Reis e Paulo Roberto; Guilherme (Ruy) e Wellington. Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, João Filipe e Guilherme (Lucas Zen); Arévalo, Somália, Cidinho e Everton (Bruno Tiago); Herrera e Loco Abreu (Caio).
Técnico: Marcelo Buarque Técnico: Caio Junior
Gols: Lucas, aos 13 do primeiro tempo e aos 36 do segundo tempo, e Loco Abreu, aos 10 do segundo tempo para o Botafogo. Bruno Reis, aos 45 do segundo tempo, para o América.
Cartões amarelos: Guilherme (Botafogo) e Alan, Bruno Reis, Leandro e Michel (América). Cartão vermelho: Ruy (América)
Estádio: São Januário. Data: 17/4/11. Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá. Auxiliares: Ediney Guerreiro Mascarenhas e Marco Aurélio dos Santos Pessanha.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/campeonatocarioca2011/17-04-2011/america-rj-botafogo.html
       

Nos pênaltis, Grêmio passa pelo Ypiranga e chega às semifinais

CAMPEONATO GAUCHO DE FUTEBOL 2011 - 2º Turno - TAÇA FARROUPILHA


No tempo normal em Erechim, partida termina empatada por 1 a 1. Victor defende uma cobrança e sai com herói de campo




por GLOBOESPORTE.COM

Em mais um jogo eliminatório emocionante para o Grêmio no Campeonato Gaúcho, desta vez em Erechim, a equipe treinada por Renato Gaúcho venceu o Ypiranga por 4 a 2 na decisão por pênaltis, após empate em 1 a 1. A partida foi disputada na tarde deste domingo, no Estádio Colosso da Lagoa, pelas quartas de final da Taça Farroupilha. Com o resultado, o Grêmio está classificado para a semifinal do segundo turno, contra o Cruzeiro.
Os dois gols foram marcados com pés esquerdos. Douglas, no primeiro tempo, colocou o Grêmio em vantagem. Mas, após o intervalo, Giovani empatou para o Ypiranga.

O Maestro voltou
 Por dois jogos consecutivos, Douglas desfalcou o Grêmio. Gripado, o camisa 10 tricolor não atuou no empate com o Santa Cruz e na derrota para o Oriente Petrolero. Não foi à toa, portanto, o sorriso aberto pelo treinador quando anunciou, na última sexta-feira, que o 'Maestro' voltaria ao time contra o Ypiranga. A alegria de Renato Gaúcho se justificou aos 23 minutos. De fora da área, Douglas recebeu, mirou, e com o pé esquerdo programou a bola para atingir o ângulo reto formado, no alto, pelo poste direito e pelo travessão. Um golaço.
Apesar da boa atuação de Leandro, outro titular que voltou ao time, até o gol de Douglas o Grêmio não conseguia concluir com precisão. Borges chegou a errar um inacreditável lance sem goleiro, dentro da pequena área, servido por Leandro. Logo depois, o zagueiro Rodolfo repetiu o feito do colega, embora sem a mesma facilidade encontrada pelo centroavante.
Com a vitória parcial, o Grêmio estancou o ímpeto dos anfitriões, que não pouparam Victor de chutes à média distância. Mesmo pouco familiarizado com a posse de bola, o volante Adilson encarregou-se de responder, concluindo três vezes - uma para muito longe, outra passando perto, e a terceira no poste esquerdo.
Ainda no primeiro tempo, entretanto, Adilson acusou dores no tornozelo esquerdo e foi substituído pelo volante Fernando.


Empate emocionante
 No segundo tempo o Ypiranga não se mostrou resignado com a derrota por apenas 1 a 0. Em vez de somente preocupar-se em evitar mais gols do Grêmio, jogou de forma equilibrada, tanto na defesa como no ataque.
De qualquer lugar do campo os jogadores do Ypiranga arriscavam. Desde a etapa inicial. Estratégia que deu resultado aos 17. Giovani, em chute improvável, acertou um canhotaço entre Victor e o poste direito, empatando a partida: 1 a 1.
Na sequência, Renato Gaúcho recorreu ao banco de reservas, trocando Douglas e Leandro respectivamente por Carlos Alberto e Lins. E na saída do garoto Leandro, até então destaque tricolor na partida, o treinador do Grêmio ouviu vaias e alguns murmúrios de 'burro, burro'.
Nos minutos finais, Grêmio e Ypiranga se atiraram ao ataque. O jogo tornou-se emocionante. Borges, depois Sylvestre, acertaram conclusões no travessão em duas oportunidades consecutivas. Insuficientes, entretanto, para desfazer a igualdade no placar.


Vitória nos pênaltis
 Na decisão da Taça Piratini, contra o Caxias, o Grêmio conquistou o título do primeiro turno vencendo nos pênaltis, com índice de 100% no aproveitamento das cobranças - treinadas quase diariamente em Porto Alegre.
E Borges abriu as cobranças mantendo a média tricolor: 1 a 0 para o Grêmio. Cleiton empatou com a mesma precisão. Mas Lúcio foi parado por Luiz Carlos, que defendeu a segunda cobrança tricolor. Na sequência, Saulo manteve a igualdade em 1 a 1, acertando o poste esquerdo.
Rochemback recolocou o Grêmio à frente. E Frede empatou. Carlos Alberto fez o terceiro gol tricolor. E Victor defendeu o chute de Branco, deixando o Grêmio a um chute da semifinal.
Gabriel garantiu a vitória por 4 a 2 para o Grêmio nos pênaltis, com categoria, fazendo os tricolores vibrarem nas arquibancadas.


Próximo jogo 
Ainda sem dia definido, o Grêmio enfrenta na semifinal o Cruzeiro, fora de casa - o local também não foi confirmado, pode ser o Estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre (com gramado sintético) ou o Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas.
YPIRANGA 1 (2) X (4) 1 GRÊMIO
Luiz Carlos; Gasparino, Glauco, Frede e Branco; Saulo, João Paulo, Cassiano (Sylvestre) e Giovani (Vitor Hugo); Cleiton e Tiago Pereira (Gilvan). Victor; Gabriel, Rafael Marques, Rodolfo e Neuton; Fábio Rochemback, Adilson (Fernando), Lúcio e Douglas (Carlos Alberto); Leandro (Lins) e Borges.
Técnico: Agenor Piccinin. Técnico: Renato Gaúcho.
Data: 17 de abril de 2011. Local: Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim. Árbitro: Leandro Vuaden, auxiliado por Paulo Ricardo Conceição e João Lúcio Júnior.
Gols: Douglas (Grêmio), aos 23m do primeiro tempo. Giovani (Ypiranga), aos 17m do segundo tempo.
Cartões amarelos: Frede, João Paulo, Glauco (Ypiranga); Gabriel, Fernando (Grêmio).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/gaucho-2011/17-04-2011/ypirangars-gremio.html

Coritiba goleia Roma na 20ª vitória seguida e fica perto do bi estadual

CAMPEONATO PARANAENSE DE FUTEBOL 2011 - 2º Turno

Vitória por 4 a 1 em Apucarana deixa Coxa a um ponto do título e perto de recorde nacional de vitórias seguidas, em poder do Palmeiras desde 1996

por Luciano Balarotti
Sem dar chances para o azar na luta pelo bicampeonato estadual, o Coritiba continua impossível em 2011. Goleou o Roma, por 4 a 1, em Apucarana, neste domingo, chegou a 20 vitórias consecutivas na temporada e abriu novamente cinco pontos de vantagem sobre o rival Atlético-PR no returno.
Agora, o Coxa depende de um empate no clássico Atletiba do próximo domingo, na Arena da Baixada, para garantir o título com uma rodada de antecipação. O Roma ficou muito distante de se classificar para a decisão do título do interior e luta apenas contra o pouco provável rebaixamento no Campeonato Paranaense.
Mas não é só isso. O time que venceu todas as partidas que disputou em 2011 está mais proximo de igualar um recorde nacional, em poder do Palmeiras desde 1996. Se na quarta-feira, nas oitavas de final da Copa do Brasil, o Coxa vencer o Caxias fora de casa na segunda partida - no primeiro jogo, goleou o clube gaúcho por 4 a 0 -, chegará ao 21º triunfo consecutivo, mesmo número alcançado pelo Verdão.
Emerson, zagueiro do Coritiba (Foto: Divulgação/Coritiba)Emerson comemora gol na vitória sobre o Roma (Foto: Divulgação/Coritiba)
Coxa começa bem, mas permite reação apucaranense


Mal a bola rolou no estádio Bom Jesus da Lapa, o Coritiba já abriu o marcador. O zagueiro Juninho deu um presente para Rafinha, que tocou na medida para Everton Ribeiro dominar e tocar na saída do goleiro, abrindo o placar ao dois minutos.
Parecia que a 20ª vitória consecutiva do Coxa viria com facilidade, ainda mais quando Rafinha bateu de fora da área e o goleiro Rudy desviou com a ponta dos dedos, salvando o Roma, aos cinco. Um minuto depois, Bill furou cruzamento e desperdiçou ótima chance de ampliar o marcador.
O Roma pouco chegava ao ataque, mas soube aproveitar muito bem a primeira chance real de gol. Aproveitando o espaço aberto na esquerda da defesa alviverde, Alex tocou para Cassiano que, dentro da área, teve pouco trabalho para empatar, aos 12 minutos.
O gol animou o time da casa, que partiu para o ataque e quase virou o jogo com Warley, que bateu para fora após bom cruzamento de Alex, aos 19. Três minutos depois, foi a vez de Luís Paulo chutar para fora, após rebatida na área alviverde.
Marcos Aurélio respondeu em chute que passou perto da trave, aos 28 minutos. Bill também errou o alvo por pouco, aos 36, antes de perder gol feito, embaixo da trave e sem goleiro, aos 40 minutos. No lance seguinte, Juninho cabeceou por cima do travessão, desperdiçando boa chance para o Roma.

Coxa volta melhor e goleia no segundo tempo
Na etapa final, o Coritiba também precisou de pouco tempo para chegar ao gol. Que quase veio aos quatro minutos, em toque fraco de Bill que a zaga desviou para o travessão. No lance seguinte, o atacante finalmente desencantou, aproveitando o rebote do goleiro depois de cobrança de falta de Marcos Aurélio.
O Roma respondeu em levantamento de Alex para a área que quase enganou Edson Bastos. Mas o goleiro afastou o perigo, ao contrário de Rudy no lance seguinte. Em cobrança de escanteio, Emerson surgiu por trás da defesa adversária para marcar o terceiro, aos 14 minutos.
Os volantes Willian e Léo Gago exigiram duas boas defesas de Rudy. Mais trabalho ainda teve Edson Bastos para evitar o gol de Doriva. O Coxa então já jogava com três zagueiros, mas foi só após Jeci se lesionar e deixar a equipe com dez jogadores que o quarto gol saiu.
Em raro lance de perigo na parte final do jogo, Marcos Aurélio recebeu na marca do pênalti, se livrou da marcação e tocou com categoria no canto de Rudy, aos 43 minutos. Ainda deu tempo para Warley desperdiçar cobrança de pênalti, acertando uma bomba na trave de Edson Bastos, aos 47 minutos.

roma 1 x 4 coritiba
Rudy; Cassiano (Daniel Marques), Luís Paulo, Juninho e Rogerinho; Eurico, Doriva, Alex e Lira (Cipó); Neno (Danielzinho) e Warley. Edson Bastos; Jonas, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Léo Gago, Rafinha (Jeci) e Everton Ribeiro (Geraldo); Marcos Aurélio e Bill (Leonardo).
Técnico: Richard Malka. Técnico: Marcelo Oliveira.
Gols: Everton Ribeiro, aos dois e Cassiano, aos 12 minutos do primeiro tempo; Bill, aos cinco, Emerson, aos 14, e Marcos Aurélio, aos 43 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Lucas Mendes (Coritiba).
Data: 17/04/2011. Local: Bom Jesus da Lapa, em Apucarana.

São Paulo empata, vira líder e vai pegar a Lusa nas quartas de final

CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL 2011 - Série A1 - 1ª Fase


Placar de 1 a 1 com o Oeste e tropeço do Verdão diante da Ponte Preta em Campinas deixam o Tricolor na primeira colocação da primeira fase



por GLOBOESPORTE.COM
O São Paulo não ganhou, mas comemorou. O empate de 1 a 1 com o Oeste (assista aos gols ao lado), em Mogi Mirim, e a derrota do Palmeiras para a Ponte Preta – 2 a 1 em Campinas – fizeram com que o Tricolor terminasse a primeira fase do Campeonato Paulista na liderança, com 41 pontos (superando o Verdão no primeiro critério de desempate: número de vitórias - 13 x 12). Na fase seguinte, o adversário dos são-paulinos será a Portuguesa. A equipe de Itápolis também se classificou e irá encarar o Corinthians nas quartas de final. Os jogos serão no próximo fim de semana.
Já garantido no Paulistão e também visando o compromisso da quarta-feira, quando começa a disputar a fase de oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Goiás em Goiânia, o técnico Paulo César Carpegiani optou por descansar boa parte dos seus principais jogadores e mandou a campo apenas três titulares: o goleiro Rogério Ceni, o zagueiro Rhodolfo e o meia Lucas.

CLASSIFICAÇÃO: confira como terminou a primeira fase do Campeonato Paulista
Jogando em Mogi Mirim por causa de uma punição em decorrência de mau comportamento da sua torcida no clássico com o Corinthians na Arena Barueri, o São Paulo até começou melhor. Sob o comando de Lucas e com alguns bons momentos de Rivaldo e Wellington, o Tricolor ia criando chances. Do outro lado, o Oeste só arriscava poucas bolas de fora da área.
A primeira oportunidade clara foi num arremate de Cléber Santana que acertou a trave aos 36 minutos. Mas foi só a equipe do interior ser ameaçada para dar a resposta. Dois minutos depois, aos 38, Dionísio deu lindo passe para Reinaldo, que apareceu nas costas da defesa e chutou forte para estufar a rede de Rogério Ceni.
lucas são paulo x oeste (Foto:  Wander Roberto/VIPCOMM)Lucas foi um dos três titulares escalados diante do Oeste (Foto: Wander Roberto/VIPCOMM)

No segundo tempo, Carpegiani fez três mudanças – trocou Edson Ramos, Rivaldo e Willian José por Ilsinho, Marlos e Henrique – e conseguiu melhorar a equipe. E justamente dois dos que entraram na etapa final participaram a jogada do gol de empate. Aos 26, após jogada de Ilsinho e Lucas, a bola sobrou para Henrique deixar tudo igual.
O gol animou a torcida, mas o principal motivo de comemoração veio de Campinas. Quando o sistema de som do estádio de Mogi anunciou a virada da Ponte Preta para cima do Palmeiras (2 a 1), os tricolores sabiam que estavam pulando para a liderança da tabela. A essa altura, o rival da próxima fase seria o São Caetano. Mas um gol da Portuguesa no Canindé, sobre o São Bernardo, no último minuto, colocou a Lusa no caminho dos são-paulinos.
A Federação Paulista de Futebol define nesta segunda-feira à tarde, em reunião na sua sede, as datas e os locais os jogos da próxima fase. As quartas de final e as semifinais serão disputadas em jogos únicos, sem as partidas de volta, e a vantagem se resume ao mando de campo, já que igualdade nos 90 minutos leva a decisão para os pênaltis.
SÃO PAULO 1 x 1 OESTE
Rogério Ceni; Xandão, Rodrigo Souto e Rhodolfo; Edson Ramos (Ilsinho), Wellington, Cleber Santana, Rivaldo (Marlos) e Junior Cesar; Lucas e Willian José (Henrique) Gabriel; Dedê (Serginho), Cris, Paulo Miranda e Fernandinho, Adriano Alves, Dionísio, Márcio Passos, Marino e Roger; Reinaldo (Alex Wiliam)
Técnico: Paulo César Carpegiani Técnico: Luiz Carlos Martins
Gols: Reinaldo (O), aos 38 minutos do primeiro tempo e Henrique (SP), aos 27 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Junior Cesar, Rhodolfo e Xandão (SP)
Estádio: Romildo Gomes Ferreira, em Mogi Mirim. Público e renda: 5.550 pagantes / R$ 121.970,00  Data: 17/4/11. Árbitro: Aurélio Sant'anna Martins. Auxiliares: Reinaldo Rodrigues dos Santos e Osny Antonio Silveira

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/paulista-serie-a-2011/17-04-2011/sao-paulo-oeste.html


Ronaldinho perde pênalti, Fla tropeça no Macaé e pega o Flu na semifinal

CAMPEONATO CARIOCA DE FUTEBOL 2011 - 2º Turno - TAÇA RIO


Rubro-Negro empata com o time do Norte Fluminense por 1 a 1 e não aproveita empate do Vasco com o Olaria. Craque vacila aos 49 do 2º tempo



por Richard Souza
Metas traçadas, mas cumpridas pela metade. O Flamengo entrou em campo na tarde deste domingo garantido nas semifinais, mas com a intenção de vencer o Macaé para ter chance de terminar a fase de classificação da Taça Rio na liderança do Grupo A e aumentar a séria invicta para 22 partidas. Faltou pouco para dar tudo certo. Faltou um gol. Um gol de Ronaldinho Gaúcho. O craque do time, vice-artilheiro da equipe na temporada, desperdiçou um pênalti aos 49 minutos da etapa final, no último lance do confronto. O empate por 1 a 1, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, distante cerca de 120 km do Rio, deixa o Rubro-Negro com 16 pontos, na vice-liderança.

O primeiro lugar da chave esteve nas mãos do time de Vanderlei Luxemburgo, já que o Vasco empatou com o Olaria, em Macaé, por 2 a 2, e chegou a 17. Sendo assim, no cruzamento da próxima fase, o Fla enfrenta o Fluminense. Vasco e Olaria jogam mais uma vez na outra semifinal, provavelmente no sábado, já que o clássico deve ser no domingo, no Engenhão.
O Flamengo volta a jogar na próxima quarta-feira, mas pela Copa do Brasil. O time começa a disputa contra o Horizonte-CE nas oitavas de final, às 21h50m (de Brasília), no Engenhão. O Macaé termina em sexto no Grupo B, com oito pontos, e vai se preparar para a estreia na Série C do Brasileirão, em 16 de julho, contra o Marília, em casa.

Confira a classificação completa da Taça Rio
Sem gols e sem graça
Foi um Flamengo diferente daquele que o rubro-negro está habituado a ver. Vanderlei Luxemburgo mudou meio time. Por obrigação, colocou Ronaldo Angelim no lugar de David Braz, suspenso. Por cautela, preservou os pendurados Léo Moura, Welinton e Willians. Galhardo, Jean e Fierro entraram, respectivamente. O treinador também preferiu poupar Thiago Neves. O camisa 7 ficou no banco, e Darío Bottinelli ganhou uma chance no meio-campo.
Tão tímido quanto nas poucas entrevistas que concede, o argentino esteve discreto em campo. Luta não faltou, mas ainda está distante daquilo que Luxemburgo enxergou no jogador. Foi o técnico quem pediu a contratação de “El Pollo”. Escalado como atacante, Ronaldinho teve de buscar jogo para auxiliar na armação. A primeira boa oportunidade surgiu na bola parada ensaiada, logo aos seis minutos. O camisa 10 cobrou falta da entrada da área, e Jean apareceu de surpresa. A cabeçada parou no goleiro Everton, e a zaga afastou o perigo.
O Macaé adotou uma postura cautelosa. O time do Norte Fluminense procurou ficar com a bola, rondou a grande área do Flamengo e assustou duas vezes em chutes de André Gomes e Johnatan. O primeiro errou a pontaria, e o goleiro Felipe espalmou a tentativa do lateral-direito.
Ronaldinho foi o mais perigoso entre os rubro-negros. Se movimentou bem, auxiliou na marcação, acertou e errou alguns passes, e assustou em chute da entrada da área. Apesar do péssimo estado do gramado do Raulino de Oliveira, ele conseguiu fazer a bola rolar até Deivid no ataque, num lindo lançamento. Everton saiu nos pés do atacante.
O Macaé voltou a incomodar em lance polêmico. Robson chutou cruzado, e Felipe espalmou. Indignado, o goleiro partiu na direção do árbitro para reclamar que o jogo fora interrompido para atendimento médico de Danilo, do Macaé, apenas depois da conclusão do atacante. O camisa 1 acabou punido com cartão amarelo por reclamação.

- É um jogo complicado, o campo não ajuda muito, fica difícil para controlar. A maior dificuldade é encontrar o tempo de bola para acertar um bom passe – resumiu Ronaldinho, na saída de campo.

Ronaldinho, até ele, falha

O descanso de Thiago Neves durou só 45 minutos, período em que Luxa teve paciência com Bottinelli. A chance de Deivid no ataque fora interrompida com o mesmo tempo. Diego Maurício voltou do intervalo no lugar do camisa 9. Sem um homem de área, Thiago, Ronaldinho e Diego se revezaram na linha de frente com boa movimentação. Aos 57 segundos, o camisa 10 lançou Thiago na área. O toque por cobertura, com capricho, tirou o goleiro Everton da jogada, mas André Gomes salvou quase sobre a linha.
Renato tentou de longe, e Everton defendeu. Danilo respondeu da mesma forma para o Macaé, e Felipe pegou. Mais ágil e disposto em campo, o Rubro-Negro partiu em busca da vitória e fez pressão. Funcionou. Aos 12, Ronaldinho cobrou escanteio na segunda trave, e Jean cabeceou sem ângulo pelo lado direito. André Gomes tentou salvar, mas colocou para dentro: 1 a 0. Festa para o zagueiro, que anunciou a aposentadoria para o fim de 2012. Gol para colocar o time na liderança da chave.
O Macaé empatou com Bruno Luiz, dois minutos depois, mas a arbitragem marcou impedimento. Bill e Danilo desafiaram Felipe, mas o goleiro parou ambos. Foi com um bonito chute colocado que Thiago Neves quase ampliou, aos 17. A bola bateu nas duas traves e não entrou.
Thiago fez o time jogar mais e melhor. Ronaldinho, que havia feito um bom primeiro tempo, deu algumas boas arrancadas e distribuiu bons passes. O Flamengo, no entanto, não soube definir o resultado e deu brechas. O Macaé encontrou o atalho. Aos 33, Robson chutou, Felipe deu rebote, e o atacante Hyantony, sem qualquer marcação, completou de cabeça para o gol vazio: 1 a 1.
Faltava força ao Rubro-Negro para reagir. O Macaé, por pouco, não conseguiu virar. Felipe fez boa defesa em chute cruzado de André Gomes. A chance de vencer, no entanto, voltou a surgir. Aos 47 minutos, o árbitro marcou pênalti de Marcos sobre Diego Maurício. Ronaldinho, como sempre, pegou a bola para cobrar. Apoio dos companheiros, da torcida, 49 minutos no cronômetro. O chute, no entanto, se perdeu sobre a meta de Everton. Ele também erra. O Fla-Flu, que não ocorreu na final da Taça Guanabara por um tropeço tricolor, está marcado: domingo, 24 de abril.   
fLAMENGO 1 X 1 MACAÉ
Felipe, Galhardo (Fernando), Jean, Angelim e Rodrigo Alvim; Maldonado, Fierro, Renato e Bottinelli (Thiago Neves); Ronaldinho e Deivid (Diego Maurício). Everton, Johnatan (Marcos), Eduardo Luiz, Ciro e Bill; Gedeil, Osmar, André Gomes e Danilo; Robson e Bruno Luiz (Hyantony).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo. Técnico: Toninho Andrade.
Gols: Jean, aos 12, e Hyantony, aos 33 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Maldonado, Felipe e Fierro (Flamengo); Bruno Luiz e Marcos (Macaé).
Estádio: Raulino de Oliveira, em Volta Redonda/RJ. Data: 17/04/2011. Árbitro: Philip Georg Bennett. Auxiliares: Luiz Cláudio Regazone e Diogo Carvalho Silva. Público pagante: 3534. Público presente: 5330. Renda: R$ 61.420, 00

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/campeonatocarioca2011/17-04-2011/flamengo-macae.html




Cruzeiro garante liderança geral com vitória magra em cima do Uberaba

CAMPEONATO MINEIRO DE FUTEBOL 2011 - 1ª Fase


Meia argentino Montillo marcou, de pênalti, o gol da partida. Time comandado por Cuca joga com vantagem na próxima fase do Mineiro



Por GLOBOESPORTE.COM

Para quem estava acostumado a ver o Cruzeiro aplicar goleadas, tanto no Campeonato Mineiro, quando na Libertadores, o 1 a 0 deste domingo em cima do Uberaba foi decepcionante. Montillo, de pênalti, marcou o único gol do jogo. O magro resultado, porém, foi suficiente para manter a vantagem do time comandado pelo técnico Cuca - que terminou a etapa de classificação em primeiro lugar - na próxima fase da competição estadual. Já o Uberaba, apesar da derrota, confirmou a permanência na principal divisão do Mineiro.

O Cruzeiro volta a jogar no final de semana que vem, pela primeira partida das semifinais, contra o América TO, que terminou a fase de classificação em quarto lugar.
As duas equipes fizeram uma partida sem graça, com poucas emoções. Uma cabeçada de Wallyson para o gol, logo aos 10 segundos de jogo, deu o cartão de visitas cruzeirense ao Uberaba. Parecia que o time comandado por Cuca iria dominar o jogo. Depois do susto que todos levaram aos dois minutos, quando Pablo caiu de mal jeito no campo, o domínio foi total do Cruzeiro.
Aos oito minutos, Montillo cobrou falta cruzando para a área e Leo tentou de cabeça, quase abrindo o placar. Aos 14, depois de uma cobrança de escanteio, Gil cabeceou na rede, mas pelo lado de fora, enganando parte da torcida, que chegou a gritar gol. Mas o time da casa acordou e saiu para o ataque. Aos 15 minutos, Felipe tentou de cabeça, mas a bola bateu na trave e não entrou.
O Uberaba partiu para cima da equipe celeste e perdeu a melhor chance do jogo até o momento. Marcinho dominou pela direita e, em vez de tocar, preferiu cruzar para a área, já que Cadu chegava sozinho. O atacante chutou de primeira, mas a bola foi para fora, encobrindo o gol.
O jogo ficou mais equilibrado e, aos 42, Gustavo arriscou de fora da área, mas para fora. No contra-ataque, Cruzeiro sai em velocidade pela direita e, enquanto Wallyson cruzava para a área, Balduíno derrubou Ortigoza na área. Pênalti cobrado por Montillo, que mandou no canto direito de Fernando, sem chances de defesa.
Na volta para o segundo tempo, o técnico Nenê Belarmino pediu marcação mais intensa em Monitllo. E o jogo ficou equibilibrado no meio-campo. O Cruzeiro chegou com perigo aos 13 minutos, em cabeçada de Ortigoza. O goleiro Fábio pegou na bola pela primeira vez dois minutos depois, depois de uma bola recuada da defesa.
Aos 20 minutos, o Uberaba fez duas modificações, colocando um atacante (Hugo) e um meia (Ewerton Maradona) descansados. Menos de um minuto depois, Cuca também trocou peças, colocando Pedro Ken no lugar de Henrique. Pediu ao atacante para dar velocidade ao jogo.
Mas quem levou perigo foi o Uberaba, que quase empatou aos 24 minutos numa cabeçada sem jeito que acabou saindo pela linha de fundo. As duas equipes passaram a disputar mais a bola, criando chances, mas sem eficácia. Aos 38 minutos, Hugo tentou cabecear dentro da pequena área e quase empatou. Mas a partida terminou, mesmo, com o magro 1 a 0 no placar.
Uberaba 0 x 1 Cruzeiro
Fernando; Felipe, Rodrigo e Balduíno; Rômulo, Gustavo, Gabriel, Cristiano Brasília (Ewerton Maradona) e Bruno Campos; Cadu (Hugo) e Marcinho. Fábio; Pablo, Gil, Léo e Diego Renan (Fabrício Carioca); Marquinhos Paraná, Henrique (Pedro Ken), Everton e Montillo (Reis); Wallyson e Ortigoza.
Técnico: Nenê Berlarmino. Técnico: Cuca.
Motivo: 11ª rodada do Campeonato Mineiro. Data: 17/04/2011. Horário: 16h (de Brasília). Árbitro: Emérson de Almeida Ferreira. Auxiliares: Marcus Vinícius Gomes e Ricardo Vieira Rodrigues.
Público: 3.336 pagantes. Renda: R$ 47.140,00 Cartões amarelos: Éverton (Cruzeiro); Cristiano Brasília (Uberaba), Rodrigão (Uberaba)
Gol: Montillo, de pênalti, aos 42 minutos do primeiro tempo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/mineiro-2011/17-04-2011/uberaba-cruzeiro.html