sexta-feira, 4 de março de 2011

Vasco começa a Taça Rio como iniciou o Carioca: com derrota

CAMPEONATO CARIOCA DE FUTEBOL 2011 -2º Turno - TAÇA RIO


Depois de duas goleadas seguidas, time cruzmaltino estreia mal no segundo turno do Estadual: Macaé 3 a 1

por GLOBOESPORTE.COM
As goleadas seguidas após a estreia do técnico Ricardo Gomes animaram a torcida do Vasco, que esperava uma grande estreia na Taça Rio. Mas o sonho virou desilusão, e o time de São Januário começou o segundo turno do Campeonato Carioca como iniciou o primeiro: com derrota. Desta vez foi para o Macaé, por 3 a 1, no estádio Cláudio Moacyr, na cidade do norte-fluminense, na noite desta sexta-feira. Esta foi a primeira vitória do Macaé sobre uma equipe grande do Rio e a primeira derrota de Ricardo Gomes no comando do Vasco.
O carnaval dos vascaínos será triste, e a esperança é que a decpeção vire cinzas e renasça em forma de folia na quarta-feira, quando a equipe volta a campo para enfrentar o Duque de Caxias, em São Januário. Já o Macaé pega na segunda rodada da Taça Rio o Americano, em Campos, no mesmo dia.

Vasco levanta e depois revolta sua torcida no primeiro tempo


Mal o jogo começou o Macaé partiu para o ataque e ameaçou o Vasco com menos de dois minutos com um forte chute de Bill, ex-jogador cruzmaltino que deixou Felipe na reseva no início de sua carreira. Fernando Prass defendeu parcialmente, e Anderson Martins jogou a bola para escanteio. O Vasco, que não começou bem, errando muitos passes, respondeu aos seis, também com um chute de longe, de Fagner. A bola desviou nas costas de André Gomes e passou raspando o travessão.
vasco x macaé lance de jogo fagner (Foto: FOTOCOM.NET)Ex-Vasco, Bill conteve as investidas de Fagner e marcou o terceiro gol do Macaé (Foto: FOTOCOM.NET)

Aos poucos o time de São Januário foi tomando conta do jogo, o Macaé recuando, e quase que a equipe de São Januário fez o primeiro, aos 12, em ótima jogada de Ramon pela esquerda. O lateral colocou a bola por entre as pernas de Marcos Tamandaré, invadiu a área, mas chutou por cima. O lance levantou a torcida vascaína presente ao Cláudio Moacyr. Aos 23, após cobrança de falta da esquerda feita por Fellipe Bastos, Marcel raspou de cabeça, e Lugão fez grande defesa.
Após esse lance, o Macaé pareceu ter percebido que não poderia continuar na defesa, esperando o adversário, pois acabaria levando o gol. A iniciativa deu resultado. Aos 26, a defesa vascaína bateu cabeça, a bola foi para a meia-lua, onde estava Luis Mario, que chutou de primeira. Fernando Prass fez defesa firme, salvando o seu time. Quatro minutos depois, a equipe da casa teve um gol invalidado, feito por Marcos Tamandaré, que estava impedido.
O Macaé cresceu em campo e, aos 33, Bill cruzou bem da esquerda para Luis Mario, que deu um verdadeiro chute com a cabeça: a bola entrou no ângulo direito do estático Fernando Prass, que nada pôde fazer para evitar o gol.
A vantagem no marcador não acomodou a equipe da casa, mas foi o Vasco que quase empatou, com Romulo, diante de Lugão, chutando em cima do goleiro. Um minuto depois, aos 38, o Macaé ampliou, para desespero da torcida vascaína: Siston, outro jogador formado em São Januário, invadiu a área, após toque de Marcelo, e tocou por cima de Prass para marcar: 2 a 0.

Inexplicavelmente no fim da primeira etapa, jogadores de defesa do Vasco ficaram tocando a bola para maior irritação de sua torcida, que vaiou até o fim do primeiro tempo. Houve um desentendimento entre Dedé e Luis Mário assim que a etapa inicial acabou, mas revoltado mesmo estava o torcedor vascaíno, que reclamou bastante do desempenho do time.

Vasco pressiona, marca, mas leva o terceiro no fim
 O técnico Ricardo Gomes mandou o Vasco para o segundo tempo, que foi disputado sob chuva, com duas modificações para tentar a reação: Bernardo no lugar de Jeferson, e Elton no de Marcel. A equipe passou a tomar a iniciativa do jogo e, depois de duas boas chances com Bernardo, uma fora e outra dentro da área, fez o seu gol: Eder Luis fez boa jogada e serviu Elton na esquerda, já dentro da área. O atacante dominou e bateu forte, de pé esquerdo, para marcar.
O gol animou o time e a torcida do Vasco, que passou a rondar a área do assustado Macaé. Aos 12, o técnico Marcelo Buarque pôs Romário no lugar de Siston para melhorar a marcação no meio-campo macaense. Três minutos depois, Ramon perdeu a cabeça, deum pontapé em Luis Mário junto à linha lateral e foi expulso de campo pelo árbitro Péricles Bassols.
Mesmo com um jogador a mais, o Macaé ficou acuado, quase sem entrar no campo adversário e o jogo parecia treino de ataque contra defesa. Aos 25, Fagner deu belo passe para Eder Luis na direita, o atacante vascaíno limpou Eduardo Luiz e bateu de canhota, já dentro da área, a bola passou à direita de Lugão, pela linha de fundo. Depois desse susto, o Macaé procurou avançar sua marcação e tocar a bola no ataque para não ficar levando sufoco.
O campo pesado prejudicava o time que precisava criar chances para empatar e a equipe que não podia ficar simplesmente se defendendo, que não conseguia sair com eficiência da defesa para o ataque. Assim, a partida caiu muito tecnicamente. Melhor para quem vencia.
Mesmo assim, aos 40, Eder Luis teve ótima chance, chutando de virada, dentro da área: a bola passou raspando à trave direita. Mas a sorte, ou melhor, o azar do Vasco foi selado aos 45, com um gol lindo de Bill. O lateral viu Fernando Prass adiantado e colocou a bola por cima do goleiro vascaíno para fazer o terceiro e garantir a vitória do Macaé.

Macaé 3 X 1 VASCO
Lugão; Marcos Tamandaré, Eduardo Luiz, Ciro e Bill; Gedeil, Osmar (Victor Hugo), André Gomes e Siston (Romário); Luís Mário (Bruno Luiz) e Marcelo. Fernando Prass; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Romulo, Fellipe Bastos, Felipe (Márcio Careca) e Jeferson (Bernardo); Eder Luis e Marcel (Elton).
Técnico: Marcelo Buarque Técnico: Ricardo Gomes
Gols: Luis Mario, aos 33 minutos, e Siston, aos 39, do primeiro tempo; Elton, aos 7, e Bill, aos 45, do segundo tempo.
Cartões amarelos: Dedé, Fagner, Fernando Prass, Bernardo (Vasco), Marcos Tamandaré, André Gomes, Siston, Osmar, Lugão, Ciro (Macaé). Cartão vermelho: Ramon (Vasco)
Estádio: Cláudio Moacyr (Macaé). Data: 04/03/2011. Árbitro: Péricles Bassols. Auxiliares:  Lilian da Silva Fernandes e Eduardo de Souza Couta

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/campeonatocarioca2011/04-03-2011/macae-vasco.html

STJ valida medida que determina que São Paulo devolva Taça das Bolinhas

Impasse sobre troféu segue. Diretor do Tricolor diz que caso 'vai demorar'. Dirigente do Fla afirma que rival pode cometer crime de desobediência

Por Richard Souza e Eduardo Lamas Rio de Janeiro

Taça de Bolinhas (Foto: divulgação)A Taça de Bolinhas está em poder do São Paulo.
O Fla quer a devolução (Foto: divulgação)

Dois depois de conseguir uma decisão favorável na Justiça na disputa pela Taça das Bolinhas, o São Paulo sofreu um revés em sua tentativa de manter o troféu. E o impasse sobre o destino do troféu permanece. Nesta quinta-feira, a ministra Isabel Gallotti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu que a medida cautelar determinada pelo juiz da 50ª Vara Cível do Rio de Janeiro, Gustavo Quintanilha Telles de Menezes, segue válida. Na semana passada, o magistrado decidiu que o clube paulista tem que devolver o troféu para a Caixa Econômica Federal (CEF).
A ministra Isabel Gallotti rejeitou a suspensão da ação, solicitada pelo clube paulista. Segundo a ministra, o São Paulo "busca reformar a liminar na medida cautelar em trâmite no Rio de Janeiro, o que torna incabível a reclamação", conforme o site do STJ.
Cada lado conta com uma decisão favorável na Justiça. Na noite da última terça-feira, o juiz Marcelo Mesquita Saraiva, da 15ª Vara Cível da Justiça Federal de São Paulo, analisou ação de manutenção de posse apresentada pela diretoria do Tricolor Paulista e decidiu que o troféu deveria permanecer no Morumbi até o término da discussão.
Ja a ação na Justiça do Rio, que determinou a devolução da taça para a Caixa, foi movida pelo Flamengo, que teve o título de 1987 reconhecido pela CBF e deseja a posse da peça, destinada ao primeiro pentacampeão brasileiro. O troféu foi entregue ao São Paulo pela Caixa uma semana antes de a Confederação Brasileira de Futebol considerar que o Fla também é campeão de 87.
A posição da ministra Isabel Gallotti foi bem recebida pelo vice-presidente jurídico do Flamengo, Rafael de Piro.
- A decisão do STJ prestigia a decisão tomada no Rio de Janeiro. Por enquanto, a taça vai para a Caixa. O São Paulo terá que devolvê-la sob pena de ser enquadrado na prática do crime de desobediência. Aí é um descumprimento deliberado – disse o dirigente do Fla.
Já o diretor jurídico do São Paulo, Kalil Rocha Abdalla, considera que o caso ainda "vai demorar".
- Na verdade, (ela) não está mandando devolver. Isso vai demorar ainda. Não está entrando no mérito da ação. Ela diz que uma ação é válida, mas não diz que a outra está inválida. Isso provavelmente vai ocasionar um conflito de competência. O processo em si, daqui de São Paulo ou do Rio, ainda ninguém contestou. Nem de um lado, nem do outro a questão está decidida. O que há são duas liminares - disse Abdalla, acrescentando que o clube paulista não tomará qualquer medida por enquanto.
No mesmo dia em que o São Paulo conseguiu a decisão na Justiça paulista, que permite ao clube manter o símbolo, o departamento jurídico do Flamengo ingressou na Justiça com um pedido de alteração da ação original. O Rubro-Negro quer que a Taça das Bolinhas saia do Morumbi e vá direto para a Gávea, sem passar pela CEF.
Confira o texto publicado pelo site do STJ
São Paulo Futebol Clube não consegue suspender decisão sobre Taça das Bolinhas
A medida cautelar determinada pelo juiz da 50ª Vara Cível do Rio de Janeiro em relação à destinação da “Taça das Bolinhas” segue válida. O São Paulo Futebol Clube (SPFC) não conseguiu suspender a decisão. A reclamação apresentada ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) teve seguimento negado pela ministra Isabel Gallotti nesta quinta-feira (3).
Para o clube, o juiz carioca contrariou decisão do STJ de 1999 que teria decretado o Sport Club do Recife vencedor do Campeonato Brasileiro de Futebol Profissional de 1987. Segundo alegou o SPFC, o Clube de Regatas do Flamengo pretende rediscutir o tema, já resolvido pelo STJ.
"O STJ já se manifestou a respeito de quem é o campeão do ano de 1987 e tal decisão já transitou em julgado há mais de 11 anos, não sendo possível nenhum órgão, seja ele do Poder Judiciário, ou a própria CBF, decidir de maneira diversa do disposto no título judicial", afirma o pedido do time paulista, que pretendia manter consigo a “Taça das Bolinhas”. A Justiça do Rio de Janeiro determinou sua devolução à Caixa Econômica Federal (CEF).
Recurso inviável
Mas, conforme explica a ministra Isabel Gallotti em sua decisão, o STJ não se manifestou sobre o mérito da questão, isto é, sobre quem efetivamente é o campeão brasileiro de 1987. O agravo de instrumento julgado em 1999 apenas confirmou a inviabilidade de ser apreciado pelo STJ o recurso especial da União (representando o Conselho Nacional de Desportos – CND) contra decisão favorável ao Sport.
Naquela ocasião, o STJ se limitou a reconhecer a ausência de requisitos processuais necessários para admitir o recurso, passo anterior ao exame pretendido, à época, pela União. “Como se vê, sequer foi tangenciado o mérito da causa no exame do recurso especial, não se podendo afirmar, portanto, que tenha sido ofendida a autoridade de decisão do STJ”, afirmou a relatora.
Segundo a ministra, o SPFC não busca preservar a competência ou a autoridade da decisão do STJ de 1999, mas reformar a liminar na medida cautelar em trâmite no Rio de Janeiro, o que torna incabível a reclamação".


FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/03/stj-determina-que-sao-paulo-devolva-taca-das-bolinhas-para-caixa.html

Matemática transforma revanche em decisão

Vitória sobre mexicanos no Engenhão será fundamental para Flu sonhar com classificação; argentinos podem ajudar

Mobile - Fluminense x Nacional - Muricy (Foto: Photocamera) Matemática para a classificação faz torcida do Flu quebrar a cabeça (Foto: Photocamera)
LANCEPRESS!
Publicada em 03/03/2011 às 14:21
Rio de Janeiro (RJ)

O Fluminense terá 20 dias para superar o abalo da derrota para o América-MEX, quarta-feira, no Estádio Azteca. Tempo para repensar as deficiências do time, aparar as arestas e, então, encarar sua primeira decisão de fato nesta Libertadores. A vitória na revanche contra os mexicanos será fundamental para o Tricolor continuar a respirar na competição. Caso contrário, haja cálculos para encontrar um lugar para os brasileiros entre as duas vagas para a próxima fase.
Confira abaixo as diferentes simulações e o que o Fluminense terá que fazer (ou torcer) para não pôr um fim precoce ao sonho da conquista continental.
TRÊS VITÓRIAS GARANTEM VAGA
Mesmo a quatro pontos do segundo colocado (América), o Flu ainda depende das suas próprias forças para chegar às oitavas de final. Isso porque a equipe mexicana e o Argentinos Jrs. se enfrentam na quinta rodada e, inevitavelmente, um adversário pela classificação perderá pontos. Com isso, basta à equipe de Muricy Ramalho vencer os três compromissos restantes da primeira fase.
O problema é que essa "simples" tarefa inclui vencer os tradicionais Argentinos Jrs. e Nacional-URU longe de seus domínios. Por isso, é bom o Flu começar a fazer as contas para o caso de um possível tropeço (no caso, empate) nesses dois jogos.
DECISÃO CONTRA O AMÉRICA
Libertadores é cheia de decisões. Mas, no próximo dia 23, contra o algoz mexicano, o Tricolor terá uma verdadeira decisão pela frente. Somente com a vitória os brasileiros voltarão a encostar na zona de classificação. O ideal seria o triunfo com pelo menos dois gols de vantagem, para melhorar o saldo de gols - que pode ser o fiel da balança na briga com os americanos.
Revanche contra o América, no Engenhão, será decisiva (Crédito: EFE)

Se empatar, os tricolores terão que suplicar às forças superiores para que as Águias estacionem nos sete pontos, ou, o mais improvável, que os argentinos percam próximos jogos (dois deles, em casa). Desnecessário dizer que o Flu, assim, precisaria marcar seis pontos nos dois últimos duelos.
Nota: caso perca seu próximo confronto e o Argentinos Jrs. vença o Nacional-URU, em casa, o Flu estará eliminado.
TORCIDA PARA OS ARGENTINOS
Argentinos Jrs. pode ajudar o Flu a chegar às oitavas da Libertadores (Crédito: Reuters)
Não é só pela idolatria de Conca que os tricolores torcerão pelo sucesso dos compatriotas do Mago nos jogos seguintes. Caso passe pelos uruguaios e pelo América, o Argentinos Jrs. chegará à última rodada, justamente contra o Flu, já classificado, e, consequentemente, um pouco mais relaxado ao confronto derradeiro.
Além disso, caso a equipe brasileira faça sua parte até lá, poderá até se dar ao luxo de segurar o empate em Buenos Aires.
Mais fácil do que entender a matemática, porém, é torcer pela volta de Fred, Emerson, Deco & Cia.; e pelo retorno da magia de Conca, que ainda não disse a que veio em 2011. Com eles, os gols, fórmula simples da vitória, poderão manter vivo o sonho tricolor do título inédito da Libertadores.
Próximos confrontos na Libertadores:
23/3 Fluminense x América (MEX) - Engenhão (RJ)
6/4 Nacional-URU x Fluminense - Parque Central, Montevidéo (URU)
20/4 Argentino Jrs. x Fluminense - Diego Armando Maradona, Buenos Aires (ARG)

FONTE:
http://www.lancenet.com.br/fluminense/Contas-Flu_0_437356350.html

Blatter desmente Kassab e não confirma abertura em São Paulo

Presidente da Fifa afirma que local da partida de abertura da Copa 2014 ainda não foi escolhido e que será uma decisão esportiva, não política

Blatter (Foto: EFE) Blatter criticou o atraso nas obras dos estádios brasileiros (Crédito: EFE)
LANCEPRESS!
Publicada em 03/03/2011 às 18:27

Após reunião com o Comitê Organizador da Copa 2014, o presidente da Fifa, Sepp Blatter, desmentiu o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que afirmara que São Paulo seria a sede do jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014. Semana passada, Kassab dissera que o futuro estádio do Corinthians, que já vem chamado de Fielzão e de Itaquerão, seria o palco da partida.
- Acabamos de ter a primeira reunião do comitê organizador, e não foi decidido onde a partida de abertura será disputada. Então vamos esperar e ver, mas a decisão sobre o estádio escolhido deverá ser esportiva, não política - criticou Blatter em coletiva de imprensa.
A Fifa confirmou apenas que o futuro estádio do Corinthians será palco das partidas realizadas em São Paulo, mas não confirmou o local do jogo de abertura da competição, que pode acontecer ainda em Brasília ou Belo Horizonte.
- Ainda não temos nenhum estádio pronto, nem em São Paulo e nem no Rio de Janeiro. Talvez eles nem estejam finalizados a tempo de receber jogos da Copa das Confederações - completou Blatter.
Depois das declarações de Blatter, a assessoria do prefeito Kassab corrigiu as declarações do político:
- Realmente a decisão cabe à Fifa, mas São Paulo está se esforçando da melhor maneira possível para receber a abertura da Copa.

FONTE:
http://www.lancenet.com.br/corinthians/Blatter-desmente-Kassab-abertura-Paulo_0_437356493.html

Mano não perde a oportunidade de brincar com Ronaldo

Treinador comentou sobre o jogo contra a Romênia, que marcará a despedida do Fenômeno da Seleção

LANCEPRESS!
Publicada em 03/03/2011 às 14:46
Rio de Janeiro (RJ)

Mano brinca com jogo de despedida para Ronaldo
Uma das grandes diferenças de Mano Menezes para seu antecessor, Dunga, é o modo como o atual treinador da Seleção lida com a imprensa, e, na entrevista coletiva desta quinta-feira, quando Mano anunciou os nomes dos 24 jogadores que representarão o Brasil em amistoso contra a Escócia, no próximo dia 27, o técnico deu uma aula de como misturar respeito com bom humor.
Perguntado por um jornalista se haveria camisa extra grande para Ronaldo usar em sua partida de despedida da Seleção, um amistoso contra a Romênia, que acontecerá em junho, Mano condenou a piada do repórter, afirmando que o Fenômeno foi um grande jogador e que merece muito respeito, mesmo quando tratado de forma cômica.
No entanto, o próprio treinador, que trabalhou com o atacante no Corinthians, não perdeu a oportunidade de brincar com seu ex-comandado:
- Estou pensando em preparar a Seleção pra esse jogo em Itu, porque sei que ele gosta muito de lá.

FONTE:
http://www.lancenet.com.br/selecao/Mano-perde-oportunidade-brincar-Ronaldo_0_437356394.html

Jefferson quer fazer milagres para ficar bem na Seleção

Goleiro destaca que tem maior responsabilidade por convocação

Loco Abreu e Jefferson (Crédito: Ricardo Ramos e Wagner Meier) Jefferson já pegou até pênalti nesta temporada, contra o Bangu (Crédito: Wagner Meier)
LANCEPRESS!
Publicada em 03/03/2011 às 19:31
Rio de Janeiro (RJ)

Convocado mais uma vez para a Seleção, nesta quinta-feira, Jefferson já impressionou a torcida alvinegra por grandes defesas, mas acredita que pode chegar ainda mais perto de fazer milagres. Com Julio César, da Inter de Milão (ITA), e Victor, do Grêmio, como concorrentes pela titularidade, o goleiro do Botafogo sabe que precisa chamar a atenção e ser herói.
- Respeito o Julio e o Victor, mas estou focado em conquistar meu espaço. Preciso salvar o Botafogo, fazer mais pelo clube. Assim é que vou aparecer. Ser da Seleção faz minha responsabilidade aumentar - disse.
Depois de passar por disputa de pênalti contra o River Plate-SE e sair vitorioso, Jefferson contou como se comportou nas duas cobranças desperdiçadas pelos adversários, que chutaram por cima da meta e ajudaram na classificação do Glorioso para a segunda fase da Copa do Brasil.
- Estava meio tenso. Quando os caras mandaram por cima, cheguei a sorrir de alívio - comentou o camisa 1.

FONTE:
http://www.lancenet.com.br/selecao/Jefferson-milagres-moral-Selecao_0_437356514.html

Oficial! Ney Franco permanece na Seleção Brasileira Sub-20

Em nota oficial, o treinador agradece convite do Santos, mas afirma que está concentrado no projeto da CBF

Desembarque da Seleção Brasileira sub 20 - Ney Franco- (Foto: Ricardo Ramos) Ney Franco foi campeão do Sul-Americano Sub-20, no Peru, nesta temporada (Foto: Ricardo Ramos)
LANCEPRESS!
Publicada em 03/03/2011 às 23:35
São Paulo (SP)

A Confederação Brasileira de Futebol confirmou na noite desta quinta-feira que o técnico Ney Franco vai permanecer como técnico da Seleção Brasileira Sub-20 e coordenador das seleções de base. Através de uma nota divulgada no site oficial, a entidade rechaçou assim qualquer possibilidade de Ney assumir o comando do Santos.
Com a decisão, o presidente santista Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, que via o comandante como o mais indicado para o cargo, terá de procurar outro nome. Marcelo Bielsa, que dirigiu o Chile na Copa do Mundo da África do Sul, é um dos cotados.

Nota na íntegra:

Em virtude das seguidas notícias dando conta de uma possível ida para o Santos, o técnico da Seleção Brasileira Sub-20 e coordenador das seleções de base, Ney Franco, ratifica a sua decisão de dar seguimento ao projeto profissional na CBF.

Técnico campeão do Sul-Americano Sub-20, no Peru, Ney Franco tem como planejamento imediato a disputa do Mundial da Colômbia, de 29 de julho a 20 de agosto, e acima de tudo um projeto mais amplo, que vai até 2016, quando termina o seu contrato.

- O convite do Mano no final do ano passado me deixou orgulhoso, pois além da função de técnico, ele incluía um projeto de preparação das seleções de base, na formação de gerações que poderão representar o Brasil nas Olimpíadas de 2012 e na Copa do Mundo de 2014.

Ney Franco deixa claro assim que vai continuar com exclusividade à frente das divisões de base da CBF, apesar de se dizer gratificado com o convite do Santos, para desenvolver um trabalho que vem executando com todo apoio da entidade.

- Essa é uma decisão que tomo de maneira definitiva. Tenho consiciência da importância do meu trabalho e quero desenvolvê-lo por completo, até o final.


FONTE:
http://www.lancenet.com.br/selecao/Oficial-Franco-Selecao-Brasileira-Sub-20_0_437356563.html

Mano anuncia os 24 convocados. Ronaldinho fora

Lucas, do São Paulo,  Henrique, do Cruzeiro, e Jonas, do Valencia, são as novidades para a partida contra a Escócia

Convocados (Foto: Reuters e Eduardo Viana) Lucas, Jonas, Elano e Maicon estão na lista de Mano (Foto: Reuters e Eduardo Viana)
LANCEPRESS!
Publicada em 03/03/2011 às 13:09
Rio de Janeiro (RJ)

O técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, convocou, nesta quinta-feira, 24 jogadores para o amistoso contra a Escócia, no próximo dia 27 de março, no Emirates Stadium, em Londres. A equipe vem de derrotas para Argentina e França nos últimos dois compromissos, ambas por 1 a 0.

O meia Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo, ficou fora. Entre as novidades, o meia Lucas do São Paulo, o volante Henrique, do Cruzeiro, e o atacante Jonas, ex-Grêmio e atualmente no Valencia, da Espanha.
Nove entre os jogadores convocados disputaram a última Copa do Mundo, na África do Sul, no ano passado. O zagueiro Lucio, o volante Elano e o lateral-direito Maicon estão de volta à Seleção após o Mundial.

Confira abaixo a lista de Mano Menezes:

GOLEIROS

Julio Cesar (Inter de Milão - Itália)
Jefferson (Botafogo)
Victor  (Grêmio)

LATERAIS

André Santos (Fenerbahce - Turquia)
Daniel Alves (Barcelona - Espanha)
Maicon (Inter de Milão - Itália)
Marcelo (Real Madrid - Espanha)

ZAGUEIROS

David Luiz (Chelsea - Inglaterra)
Luisão (Benfica - Portugal)
Lúcio (Inter de Milão - Itália)
Thiago Silva (Milan - Itália)

MEIAS
Lucas (Liverpool - Inglaterra)
Elano (Santos)
Elias (Atlético de Madri - Espanha)
Henrique (Cruzeiro)
Jadson (Shakhtar Donetsk - Ucrânia)
Lucas (São Paulo)
Ramires (Chelsea - Inglaterra)
Sandro (Tottenham - Inglaterra)
Renato Augusto (Bayern Leverkusen - Alemanha)
ATACANTES

Neymar (Santos)
Alexandre Pato (Milan - Itália)
Nilmar (Villareal - Espanha)
Jonas (Valencia - Espanha)

FONTE:
http://www.lancenet.com.br/selecao/Mano-anuncia-convocados_0_437356366.html

El Loco corre na esteira, mas só volta quando estiver 100%

Atacante ainda sente dor e segue em fisioterapia. Data do retorno é incerta

Loco Abreu (Foto: João Matallo) Loco Abreu faz primeira corrida na esteira após lesão (Foto: Guilherme Martins)
LANCEPRESS!
Publicada em 03/03/2011 às 16:55
Rio de Janeiro (RJ)

Em recuperação de inflamação no nervo ciático, Loco Abreu deu nesta quinta-feira sinais de que está melhor, mas segue sem previsão de retorno. Como parte da fisioterapia, o atacante de 34 anos trabalhou pela primeira vez na esteira desde o problema, há uma semana, e mostrou desenvoltura na corrida apesar de ainda ter sentido dores.
Mesmo com a evolução clínica, Loco Abreu só voltará ao time quando estiver 100% fisicamente para evitar uma recaída e por isso segue sem previsão de retorno. O departamento médico ainda não quis confirmar, mas o camisa 13 está praticamente vetado para jogar neste sábado, contra o Volta Redonda, na estreia na Taça Rio.

FONTE:
http://www.lancenet.com.br/botafogo/Loco-Abreu-desenvoltura-corrida-fisioterapia_0_437356463.html

Dupla de ataque marca, e Grêmio se recupera na Libertadores

COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2011



No Estádio Olímpico, Tricolor bate o León de Huánuco (Peru) por 2 a 0, com gols de André Lima e Borges

por Eduardo Cecconi
Ter dois centroavantes no time titular pode ser uma vantagem. Principalmente se ambos estiverem em boa fase. Na noite desta quinta-feira, mais uma vez André Lima e Borges marcaram e foram decisivos para uma vitória gremista.
No Estádio Olímpico, o Grêmio fez 2 a 0 no León de Huánuco (Peru), pela terceira rodada do Grupo 2 da Taça Libertadores. Com o resultado, a equipe gaúcha recupera-se da derrota na rodada anterior, para o Junior de Barranquilla (Colômbia), e agora soma seis pontos, mesmo número do time colombiano, que tem um jogo a menos. O time peruano tem três em três partidas.
André Lima Grêmio comemoração (Foto: EFE)André Lima comemora com os companheiros o primeiro gol da vitória gremista (Foto: EFE)

A terceira rodada se completa na próxima quarta-feira, dia 9, quando Oriente Petrolero-BOL, ainda sem ponto, e Junior Barranquilla se enfrentam na Bolívia. Pelo saldo de gols, o Grêmio retoma a liderança provisória da chave.
Uma chance, um gol

Sem o lateral Lúcio, machucado, e o zagueiro Paulão, negociado com o clube chinês Guangzhou, o Grêmio manteve-se no 4-4-2, com o meio-campo em losango. Carlos Alberto permaneceu no time titular, atuando mais à esquerda, com os centroavantes Borges e André Lima na frente.
E o León reprisou fórmula adotada pelo Oriente Petrolero na primeira rodada, no Olímpico: 4-4-2 em duas linhas, adiantando-se para tirar espaços e velocidade da articulação gremista. Também deu certo.
Não fossem as encenações para matar tempo nas cobranças de tiro de meta, e o goleiro Flores sequer seria notado. Frente a oito jogadores distribuídos na intermediária em dois pelotões, o Grêmio nada conseguiu criar. A torcida ficou impaciente. Sem vaias, mas com princípios de murmúrios nas arquibancadas. Lamentos a cada passe errado, a cada desarme sofrido.
Mas, também a exemplo da partida de estreia, o Grêmio salvou-se em gol de bola parada no final do primeiro tempo. Se contra o Oriente Petrolero, o meia Douglas marcou de pênalti, desta vez ele cruzou em falta lateral para o centroavante André Lima fazer de cabeça, aos 41, na única oportunidade gremista no primeiro tempo.
Mais bola parada
A indefinição sugerida pelo parcial 1 a 0 se desfez cedo na etapa final. E o alívio mais uma vez se apresentou graças a uma bola parada. Carlos Alberto foi derrubado na lateral direita, Douglas repetiu a precisão no cruzamento, e André Lima sofreu pênalti.
O próprio autor do primeiro gol requisitou a cobrança. De imediato, ainda ao chão enroscado com o zagueiro Araújo que o impediu de cabecear, André Lima ergueu o braço esquerdo, como quem pretende se fazer visto. Depois, chegou a conversar com Renato Gaúcho à beira do campo. Mas coube a Borges a batida: forte, sem chance para o goleiro: Grêmio 2 a 0, aos nove minutos.
Coube ao León arriscar mais, finalmente abrindo os espaços ocupados durante metade da partida. Dessa forma, o Grêmio cresceu, com as passagens dos laterais Gilson e Gabriel, e com as assistências de Douglas.
André Lima desperdiçou boa chance, concluindo para fora. Insistindo para ampliar, embora sem perder a segurança defensiva, o Grêmio manteve o 2 a 0 e conquistou sua segunda vitória em três jogos na fase de grupos da Libertadores 2011.
Próximos jogos
Durante o carnaval, os jogadores do Grêmio recebem folga de três dias. O próximo jogo está marcado para as 21h50m de quarta-feira, dia 9 de março, no Estádio Olímpico. Será contra o Caxias, pela decisão da Taça Piratini - o primeiro turno do Campeonato Gaúcho.
O próximo duelo pela Taça Libertadores, contra o próprio León, está indefinido. Inicialmente marcado para 15 de março, o Grêmio tenta confirmar o confronto para o dia 17, no Peru.
Grêmio 2 x 0 León de huánuco-per
Victor; Gabriel, Rafael Marques, Rodolfo (Mário Fernandes) e Gilson; Fábio Rochemback, Adilson, Carlos Alberto (Bruno Collaço) e Douglas; André Lima (Escudero) e Borges. Flores; Espinoza, Jorge Araújo, Cardoza e Suárez; Ferrari (Cevasco), Zegarra, Céspedes e Orejuela; Carlos Elias (Otálvaro) e González Vigil (Rodríguez).
Técnico: Renato Gaúcho. Técnico: Franco Navarro.
Data: 03 de março de 2011. Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Árbitro: Enrique Osses, auxiliado por Patricio Basualto e Sergio Román (trio chileno).
Gols: André Lima (Grêmio), aos 41m do primeiro tempo. Borges (Grêmio), aos 9m do segundo tempo.
Cartões amarelos: Fábio Rochemback, Gabriel e Gilson (Grêmio); Ferrari, Zegarra e Araújo (León de Huánuco-PER).
Público: 28.605 torcedores. Renda: R$ 612.469,00.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/libertadores-2011/03-03-2011/gremio-leon-de-huanuco-per.html