terça-feira, 1 de março de 2011

Ainda cabeludo, Muricy conquistou o México e fez história há quase 30 anos

Nos tempos de meia, treinador do Flu levou o modesto Puebla ao seu primeiro título nacional, em 83, e ficou marcado como sétimo maior goleador

Por Cahê Mota Direto da Cidade do México

Um trabalho que deu frutos também no México. Se a identificação com o São Paulo, a carreira supervitoriosa como treinador e o êxito imediato com o Fluminense transformam a história de Muricy Ramalho em exemplo de sucesso no Brasil, não é preciso muito tempo na companhia do técnico em solo mexicano para saber que a vocação para vencer também se fez presente longe de casa.
Muricy Puebla Campeão (Foto: Puebla80s.blogspot.com)Muricy (3º agachado da esquerda para direita) no time campeão em 82-83 (Foto: Puebla80s.blogspot.com)

Ainda de cabelos longos e revoltos, e logo após a frustração de não ter ido para a Copa de 78, o então apoiador de estilo hippie, como ele mesmo definiu, resolveu tentar a sorte na América do Norte. Mais do que isso, não apostou em clube dos grandes centros, como o América, adversário desta quarta, pela Libertadores, ou o Chivas, de Guadalajara. Seu destino foi a desconhecida Puebla, localizada a pouco menos de duas horas de carro da Cidade do México, com fauna e flora ricas, mas que estava longe de ser atraente pelo futebol. Esta, por sinal, era a missão de Muricy, que ainda não carregava o Ramalho em sua “nomenclatura profissional”.
Tenho amigos no México, já passei férias por aqui. É um país que me abriu as portas"
Muricy Ramalho
Missão dada, missão cumprida. Essa poderia ser a frase dita pelo atual treinador do Fluminense. Entre 1979 e 1985, foram seis anos de idolatria, bom futebol e uma temporada histórica: 1982-83. Como principal jogador da equipe, Muricy conduziu o modesto Puebla ao primeiro título mexicano de sua vida. Fato que só se repetiria em 1989-90, e garantiu ao brasileiro a eternidade no clube.
Foi no “Franja”, como o time é chamado, que Muricy encerrou a carreira, em 1985, e, oito anos mais tarde, iniciou a trajetória como treinador. De volta ao México para comandar o Fluminense em partida contra o América, nesta quarta, às 21h50m (de Brasília), no Azteca, pela terceira rodada do Grupo 3 da Libertadores, o ex-meio-campo já não exibe mais as alvoroçadas madeixas, mas precisou de poucos minutos para reforçar a certeza da grandiosidade do feito realizado quase 30 anos atrás.
Mesmo à paisana, bastou que o comandante tricolor colocasse o pé no setor de desembarque do Aeroporto Internacional Benito Juaréz para que fosse cercado por jornalistas ávidos por informações sobre o compromisso diante dos americanistas e recordações do período em Puebla, onde, inclusive, realizou seu casamento.
Muricy, porém, foi sucinto na resposta, apesar de reiterar sua gratidão e carinho pelo país.
- Tenho amigos no México, já passei férias por aqui. É um país que me abriu as portas.
Além do título conquistado em 83, Muricy chamou a atenção dos mexicanos também por demonstrar sua faceta de goleador: em 154 jogos, foram 57 gols, que o colocam na sétima posição na lista de artilheiros do clube.

Elogios ao futebol mexicano e atenção com altitude
Muricy Puebla Campeão (Foto: Puebla80s.blogspot.com)Muricy celebra conquista em gramados mexicanos
(Foto: Puebla80s.blogspot.com)

Tendo como exemplo o próprio passado, o treinador chegou ao México ciente da necessidade de repetir o sucesso, dessa vez pelo Fluminense. Em comparação, Muricy Ramalho falou sobre a evolução do futebol mexicano ao longo dos anos e fez elogios.
- Mudou a estrutura dos clubes. Na nossa época, não existia CT, treinávamos onde jogávamos. Hoje em dia todos têm uma estrutura. Mudou a parte econômica, se paga e se contrata mais. Por isso, o futebol mexicano está em alta.
Já acostumado com os estádios mexicanos, o técnico manteve a seriedade até mesmo ao comentar o reencontro com o Azteca. O estádio, palco do tricampeonato mundial da Seleção, em 1970, é especial para os brasileiros, e leva Muricy a ter outras boas recordações.
- Não penso em 70, penso em quando jogamos por lá. Até fui com o São Caetano em 2003 e me classifiquei na Libertadores no Azteca contra o próprio América.
Preocupação mesmo, só a mudança da velocidade da bola devido a altitude de 2.235m é capaz de causar em Muricy. E isso também é fruto da experiência em Puebla.
- Os goleiros sofrem demais. Eu mesmo, não era de bater faltas, e quando cheguei lá fiz um monte de gols assim. Justamente por essa questão da bola.
No primeiro treino na Cidade do México, na tarde de segunda-feira, o treinador enfatizou as questões das finalizações e velocidade da bola. Com dois pontos em dois jogos em casa, o Fluminense é o terceiro colocado em sua chave, e um tropeço dificultará muito sua vida. O exemplo para dar a volta por cima, porém, está perto. Logo ali, em Puebla.
Muricy Puebla Campeão (Foto: Puebla80s.blogspot.com)Muricy (primeiro da direita para esquerda) com troféu e camisa do título (Foto: Puebla80s.blogspot.com)

FONTE:

Fifa confirma datas e sedes da Copa das Confederações até o fim de julho

Competição é tida como fundamental pelo comitê organizador para mostrar a imagem do Brasil no exterior. São Paulo corre o risco de ficar fora

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro

FRAME - Maracanã Reforma Projeto (Foto: Reprodução / TV Globo)Maracanã é um dos estádios que estão na briga
para receber o torneio (Reprodução / TV Globo)

A Fifa vai anunciar até o fim de julho as datas e as sedes da Copa das Confederações de 2013, no Brasil. A informação foi confirmada pela entidade ao GLOBOESPORTE.COM. Cinco cidades serão escolhidas para receber a competição, considerada fundamental pelo comitê organizador da competição (COL) para mostrar a imagem do país um ano antes do Mundial de 2014.
- As sedes e datas da Copa das Confederações da Fifa serão anunciadas no máximo até o fim de julho de 2011 - confirmou a entidade por e-mail.
De acordo com Ricardo Trade, coordenador de operações do comitê organizador da Copa do Mundo de 2014, o presidente do COL e da CBF, Ricardo Teixeira, considera a Copa das Confederações de fundamental importância para a imagem do país.
- O presidente (Ricardo Teixeira) tem sempre dito que a Copa das Confederações será um evento muito importante para nós. Temos uma competição antes da Copa do Mundo que já conta com Espanha, Brasil e Japão. É uma competição que servirá para mostrar a imagem do Brasil. Queremos passar a ideia que não somos apenas um país bonito para receber, mas que podemos prestar bons serviços e realizar um grande evento - afirmou Trade.
A princípio todas as cidades estão na briga para receber a Copa das Confederações. Para a escolha da Fifa, porém, os estádios devem estar prontos até dezembro de 2012. Com isso, a tendência é que algumas cidades com o cronograma de obras atrasado fiquem fora da competição, entre elas São Paulo e Natal. Enquanto a primeira vai iniciar o projeto em abril, a outra sequer finalizou a licitação para escolher a empresa responsável pela construção, o que deve ocorrer apenas no dia 3 de março.
Os candidatos mais fortes para receber a Copa das Confederações são os seguintes: Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Porto Alegre e Salvador. Em 2009, na África do Sul, quatro cidades receberam a competição, que teve o Brasil como campeão: Bloemfontein, Pretoria, Joanesburgo e Rustemburgo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2011/03/fifa-confirma-datas-e-sedes-da-copa-das-confederacoes-ate-o-fim-de-julho.html

Botafogo se prepara para mudar jeito de jogar sem Loco Abreu

Grupo alvinegro lembra que perderá nas jogadas de bola aérea, mas destaca necessidade de acertar passes para vencer o River-SE

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Loco Abreu no treino do Botafogo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Loco Abreu será desfalque contra o River-SE
(Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)

Com uma inflamação no nervo ciático, Loco Abreu não enfrenta o River Plate-SE, no jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil. E a ausência do atacante também representará uma mudança no estilo de jogo do Botafogo que entra em campo nesta quarta-feira, depois de perder por 1 a 0, em Aracaju.
Os jogadores do Botafogo admitem que a principal delas é em relação às jogadas de bola aérea. Portanto, o que a torcida deve ver no Engenhão será uma equipe que valorizará os toques, buscando dessa forma a vitória por dois gols de diferença, necessária para classificar o Alvinegro à segunda fase da competição.
- Sem o Loco Abreu, nosso time não dever tanto jogo aéreo. Não sou tão alto quanto ele e gosto mais da bola no chão - disse Caio, que deverá ser escolhido pelo técnico Joel Santana o substituto de Abreu.
Renato Cajá, que é um dos responsáveis por municiar os atacantes, deve exercer a função com a companhia de Everton, que deve ser confirmado por Joel Santana como titular. O camisa 10 admite que o Botafogo poderá sentir a falta de Loco Abreu, mas acredita que há um outro elemento que precisa ser ajustado para que a equipe volte a vencer e afaste a zebra.
- A gente precisa da bola certa, do último passe - resumiu.
  
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/03/botafogo-se-prepara-para-mudar-jeito-de-jogar-sem-loco-abreu.html

Elefante Branco', Maria Lenk receberá nado sincronizado

...
'Elefante Branco', Maria Lenk receberá nado sincronizado
"Parque tem piscina olímpica e tanque para saltos"

Tido como o maior ''elefante branco'' que ficou como herança do Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, o Parque Aquático Maria Lenk finalmente ganhou um uso. Praticamente fechado desde o Pan, o complexo esportivo passará a ser a casa da seleção brasileira de nado sincronizado, de acordo com a informação divulgada nesta segunda-feira pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos).
O parque aquático, parcialmente coberto e composto por uma piscina olímpica, outra de aquecimento e um tanque para saltos ornamentais, será agora usado para que as atletas brasileiras se preparem para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Desde 2008 o Maria Lenk é administrado pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), que, ao assumir o local, prometeu transformá-lo em uma importante ferramenta para o desenvolvimento do esporte no país, o que até aqui não se tornou realidade.
'A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) entende que esta iniciativa do COB irá atender aos grandes objetivos do nado sincronizado e agradece o esforço do Comitê Olímpico para dar as melhores condições às nossas atletas. A CBDA e o COB caminham juntos com o objetivo único de trazer resultados cada vez mais expressivos para o país', comentou o presidente da CBDA, Coaracy Nunes.

FONTE:
http://esportes.br.msn.com/esportes/artigo.aspx?cp-documentid=27844722

Vasco regulariza reforços para apagar vexame da Taça Guanabara

Aproveitando boa fase desde a chegada de Ricardo Gomes, o time de São Januário quer usar os reforços para estrear bem na Taça Rio

Embalado por três goleadas desde que Ricardo Gomes assumiu o comando técnico do time, o Vasco se prepara para entrar na disputa da Taça Rio, sexta-feira, contra o Macaé, com o moral elevado e, mais do que isso, com muitos reforços dentro de campo.

A diretoria já regularizou a situação da maioria dos recém-contratados. Bernardo, Leandro e Elton, todos estão com a situação regulamentada na Federação Carioca e aptos a estrear pelo time cruzmaltino. Tudo dependerá das observações que Ricardo Gomes vai fazer ao longo da semana.

O único que ainda não foi inscrito para a disputa do segundo turno do Campeonato Carioca é o meia Leandro Chaparro. Mas a situação do argentino deve ser resolvida a tempo da partida de sexta-feira. Com isso, a expectativa é de que a campanha vascaína seja completamente diferente da realizada na Taça Guanabara e a esperança de disputar o título é grande.

Enquanto aguarda para anunciar a contratação do meia Diego Souza a diretoria inaugura os novos vestiários de São Januário, que vêm se somar com a pintura das arquibancadas e a reforma da área social do estádio. "Esse é apenas o começo de um projeto que temos de transformar o nosso tradicional estádio em uma belíssima e moderna arena multiuso", disse o presidente Roberto Dinamite.

FONTE:
 http://esportes.br.msn.com/futebol/artigo-espn.aspx?cp-documentid=27848000

Cartola chama torcida de mal educada, mas nega influência e descarta Abel

O futebol é muito dinâmico, não perdoa ninguém. (A decisão foi ) Até para preservar o adilson, porque o torcedor é muito mal educado. A reação da torcida no sábado foi constrangedora', disse
Cartola chama torcida de mal educada, mas nega influência e descarta Abel
Fernando Caetano

O Santos surpreendeu na noite deste domingo e decidiu demitir o técnico Adilson Batista. Nesta segunda, o diretor de futebol do clube, Pedro Luís Nunes explicou a decisão, negou qualquer influência da torcida na demissão e ainda descartou o nome de Abel Braga como o novo treinador do clube, já que eles só poderia voltar ao Brasil em junho.

"O futebol é muito dinâmico, não perdoa ninguém. (A decisão foi) Até para preservar o Adilson, porque o torcedor é muito mal educado. A reação da torcida no sábado foi constrangedora. Achamos melhor rever a nossa posição e trocar o técnico", disse Pedro Luís.

"Se fôssemos nos pautar pela pressão da torcida, talvez o Dorival tivesse permanecido. Em função da forma como o time vinha se comportando surgiu a manisfestação da torcida. Nós respeitamos a torcida, ela pode fazer o seu protesto, mas a decisão é da diretoria", completou, lembrando da confusão envolvendo Dorival Júnior e Neymar no ano passado.

No Bate-Bola, Fernando Caetano fala sobre coletiva com Pedro Luís Nunes; veja!O dirigente ainda admitiu que, olhando para os números, o trabalho de Adilson no Santos não era ruim, mas disse que o desempenho do time dentro de campo não estava sendo como o esperado.

"De certa forma o time nao vinha se apresentando muito bem. Ainda que estatisticamente falando temos mais de 60% de aproveitamento, que são número de campeões. Porém, o desempenho nos últimos jogos não vinha correspondendo. O tempo vai dizer se foi a opção certa. O que temos certeza é que nesse momento foi a melhor decisão", disse Pedro, que ainda elogiou Adilson e disse que o técnico deixa o clube pela porta da frente.

"Lamentamos profundamente a decisão que foi tomada em função do profissional que é o Adilson. (Ele é) Sério, estudioso, muito trabalhador, ficava todos os dias estudando futebol. Ele está saindo pela mesma porta que entrou", completou.

Futuro - Quanto ao próximo nome, Pedro Luís espera uma definição o mais rápido possível, revelou que Abel Braga já foi o primeiro nome a ser procurado, mas já está descartado. Segundo o dirigente, o treinador não vai deixar o Al Jazira, dos Emirados Árabes, antes do final do seu contrato e só poderia desembarcar na Vila Belmiro em junho.

"Quem procuramos imediatamente foi o Abel, mas agora estamos trabalhando com outros nomes. Ele tem uma questão moral de relacionamento com o clube. É um compromisso moral, ele quer cumpri o contrato até o final. No melhor cenário, só poderia vir em junho", disse Pedro Luís, que negou também o nome de Carlos Alberto Parreira, lembrando que ele não quer mais ser treinador.

Outro nome que começa a surgir com força é o de Ney Franco, atualmente na seleção brasileira sub-20. O técnico é aprovado por Neymar, grande estrela do clube e que teve o convívio com o treinador no Sul-Americano de Peru. Pedro Luís desconversou quando perguntado se a relação com a CBF era boa o suficiente para o Santos poder contratar Ney. "O relacionamento é bom, mas não entendi o motivo da pergunta", disse.

FONTE:
http://esportes.br.msn.com/futebol/artigo-espn.aspx?cp-documentid=27842559