sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Apesar de incerteza, Diego Souza garante: 'Quero jogar no Vasco'


Se dependesse apenas do meia-atacante Diego Souza, ele já seria jogador do Vasco. O atleta explicou que precisa atuar e, como está na reserva do Galo, com o técnico Dorival Júnior, reforçou o interesse em jogar na equipe de São Januário. As negociações entre Atlético-MG, Vasco e Traffic estão bem adiantadas e, a qualquer momento, ele deverá ser anunciado oficialmente como jogador do time carioca.

"Sou um atleta que precisa estar sempre em atividade. Quero jogar no Vasco. Quem sabe isso vai acontecer, mas não posso confirmar nada ainda, porque não tem nada resolvido. Não é certo chegar e falar que estou saindo, porque daqui a pouco as coisas não dão certo e eu vou ficar aqui", disse.

Depois de manifestar seu desejo, Diego Souza declarou que a decisão sobre sua saída do Atlético-MG está nas mãos da diretoria alvinegra. "É uma oportunidade que posso ter em outra grande equipe. As coisas estão fluindo. Tudo é uma questão profissional", disse o jogador, que preferiu não comentar sua participação no time do Galo neste inicio de temporada.

"Eu nem joguei direito ainda este ano. É até um pouco difícil dizer se estou rendendo o esperado ou não. A questão é que eu preciso jogar e estou tendo essa oportunidade. Se der certo, estou indo embora", diz.

Para que o negócio seja efetivado, falta o pagamento, por parte do Vasco, de 500 mil euros, valor que o presidente atleticano Alexandre Kalil só aceita receber à vista. O restante da negociação será pago pela Traffic, empresa que também detém porcentagem dos direitos do jogador.

FONTE:
 http://esportes.br.msn.com/futebol/artigo-espn.aspx?cp-documentid=27806174

Com gols no fim, Coritiba vence e avança na Copa do Brasil

COPA DO BRASIL 2011



                              Time derrotou o Ypiranga por 2 a 0, em partida com lance polêmico, e vai enfrentar Brusque ou Atlético-GO  Lycio Vellozo Ribas
Rafinha passa pela marcação do Ypiranga, no jogo de ontem, no Couto Pereira: meia fez um gol e deu o passe para o outro (foto: Franklin de Freitas)

Foi mais difícil que o esperado, mas o Coritiba está classificado para a segunda fase da Copa do Brasil. A vaga foi obtida após uma vitória de 2 a 0 sobre o Ypiranga, ontem à noite, no Couto Pereira. Na partida de ida, o time paranaense havia vencido por 1 a 0, em Erechim (RS). O próximo adversário na competição nacional será Brusque (SC) ou Atlético-GO.

Por ter vencido o primeiro jogo, o Coritiba jogava por um empate qualquer. E quem esperava um ímpeto ofensivo igual ao visto diante do Atlético, no último domingo, viu a equipe coxa-branca esbarrar em um adversário bem postado. “A verdade foi que pegamos uma marcação muito forte, como no primeiro jogo”, justificou o técnico Marcelo Oliveira, sobre as dificuldades da equipe na partida.

O momento crucial da partida aconteceu aos 27 minutos do segundo tempo. Foi quando o árbitro Mílton Etsuo Ballerini voltou atrás na marcação de um pênalti para o time da casa. O lance mudou o panorama da partida. Só a partir daí os coxas-brancas cresceram e conseguiram matar o jogo, em dois contra-ataques. “É que no segundo tempo eles tiveram que sair (para o jogo) e cansaram”, afirmou o treinador. “Fica o aprendizado de que Copa do Brasil é difícil”.

O jogo - O Coritiba começou a partida no 4-2-3-1 das ultimas partidas. Do outro lado, o Ypiranga tinha o mesmo 4-2-3-1 – com Giovani de articulador, Jeovan pelo lado direito, Tiago Pereira na esquerda e Rafael Santiago (ex-Coritiba) como referencia na área – e conseguiu anular os coxas-brancas. Como os gaúchos precisavam de uma vitória, foram para cima nos primeiros minutos.

Mesmo com a constante inversão de Rafinha e Davi pelos lados do campo, o time da casa so conseguiu tocar na bola dentro da área adversária aos 21 minutos (com Emerson, sem perigo), só deu o primeiro chute a gol aos 17 (com Léo Gago, para fora) e só exigiu a primeira defesa do goleiro Luiz Carlos (ex-Paraná) aos 33, em falta cobrada por Marcos Aurélio. Nos 10 minutos finais, os coxas brancas tiveram mais chances de gol, mas não aproveitaram.

Para o segundo tempo, Marcelo Oliveira desfez o 4-2-3-1, colocando Tcheco no lugar de Davi e adiantando Marcos Aurélio para o ataque – a formação ficou no 4-4-2. A estratégia não deu resultado. A partir dos 25 minutos, o 4-2-3-1 foi reformatado, com Tcheco pelo meio e Marcos Aurélio e Rafinha pelas pontas.

Além dessa mudança, dois outros fatores ajudaram o Coritiba. Um foi o cansaço de um adversário que precisava vencer a partida. O outro, por incrível que pareça, foi um pênalti cometido pelo zagueiro Glauco, que o árbitro marcou e, depois de conversar com um dos auxiliares, voltou atrás e cancelou. O lance, em vez de representar uma possível vantagem no placar, caso o pênalti fosse convertido, funcionou como efeito psicológico. Os coxas-brancas se encheram de brios e passaram a contra-atacar com grande vontade. Nesse tipo de jogada, Eltinho abriu o placar, aos 33 minutos, e Rafinha marcou 2 a 0, aos 39. O Coritiba só não fez mais gols porque Bill perdeu duas chances incríveis. Mas, no fim das contas, não fizeram falta. O time paranaense estava classificado.

Coritiba
Edson Bastos; Jonas, Pereira, Émerson e Eltinho (Lucas Mendes); Leandro Donizete (Willian), Léo Gago, Rafinha, Marcos Aurélio e Davi (Tcheco); Bill. Técnico: Marcelo Oliveira
 Ypiranga
Luiz Carlos; Thiago Gasparino, Glauco, Mateus e Branco (Cassiano); Pansera (Elcimar), João Paulo e Giovani; Jeovan (Silvestre), Rafael Santiago e Tiago Pereira. Técnico: Agenor Piccinin.
 Gols: Eltinho (33-2º) e Rafinha (39-2º)
Cartões amarelos: Tiago Gasparino, Glauco, João Paulo, Rafael Santiago, Eltinho
Árbitro: Milton Etsuo Ballerini (SP)
Renda: R$ 97,140
Público: 8.640 (pagante), 10.188 (total)
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba, ontem


FONTE:
http://www.bemparana.com.br/index.php?n=173051&t=com-gols-no-fim-coritiba-vence-e-avanca-na-copa-do-brasil

Grandes do Rio reforçam independência, mas não racham com C13

                                                                                              Rio de Janeiro (RJ)
Na quarta-feira, os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro avisaram que vão negociar os direitos de transmissão dos próximos três campeonatos brasileiros de forma independente, indicando que um rompimento com o Clube dos 13 era iminente. Nesta quinta-feira, em entrevista coletiva no hotel Windsor, no Rio de Janeiro, os presidentes Maurício Assumpção, do Botafogo, Patrícia Amorim, do Flamengo, Peter Siemsen, do Fluminense, e Roberto Dinamite, do Vasco, descartaram que vão seguir os passos do Corinthians e pedir desfiliação da entidade.
"Não há interesse em romper om o Clube dos 13, mas de retomar a essência. O Rio está na vanguarda, consegue perceber que o coletivo precisa prevalecer. A essência deve ser mantida, mas o processo deve evoluir", argumentou Patrícia Amorim.
"Nenhum de nós temos qualquer problema com o Fábio Koff e o respeitamos muito. Ainda fazemos parte do Clube dos 13. Então ele é o presidente da associação da qual fazemos parte, ainda. O Clube dos 13 deixou de cumprir seu papel, de representar as maiores equipes do futebol brasileiro", lamentou Maurício Assumpção.
Peter Siemsen, presidente do Fluminense e motivador do protesto carioca, foi menos ponderado, e abriu a possibilidade de um desligamento no futuro. "No momento, estamos extremamente pragmáticos com a negociação dos direitos de transmissão para 2012. Não queremos deixar o Clube dos 13, mas, caso não mude, isso pode acontecer nos próximos anos. É um grito de independência em relação à situação atual", avisou.
Maurício Assumpão ainda negou que a causa da permanência no C13 é a dívida de R$ 60 milhões que os clubes cariocas têm com a entidade. "No que me consta, não creio que o C13 seja uma instituição financeira. Não temos uma real dívida com eles. Nossas dívidas são com outros parceiros comerciais e o C13 é quem nos repassa. Elas existem sim, e serão honradas", prometeu.
De qualquer forma, os presidentes das equipes reforçaram o descontentamento com a forma como as negociações dos direitos de transmissão dos próximos três campeonatos brasileiros foram conduzidas e, novamente, Maurício Asssumpção foi o porta-voz do grupo.
"Não não estamos concordando com o modelo de negociação. É uma questão que vai mudar a nossa vida nos próximos três ou quatro anos. Isso não foi uma atitude política. Percebemos que, entre nós, as dúvidas eram as mesmas. Temos uma oportunidade única de os clubes resolverem muitos dos seus problemas. Temos a possibilidade de trazer para dentro dos clubes parceiros comerciais que nem vislumbravam participar do futebol. Agora, com quem nós vamos fechar, o que faremos, é um próximo passo", explicou.
"A gente não tinha confiança de que daria certo para os próximos anos. Não foi um passo político, foi um passo comercial, baseado em dados técnicos, como nós conversamos", acrescentou Peter

FONTE:
 http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2011/02/botafogo/grandes-do-rio-reforcam-independencia-mas-nao-racham-com-c13.html

Grupo repete discurso da eliminação para o Fla: 'Ainda não acabou'

Jogadores transferem para a Copa do Brasil pensamento de otimismo após novo resultado decepcionante

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

jogadores Botafogo x Flamengo (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Jogadores durante a disputa de pênaltis contra
o Fla (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Como consolo para a eliminação da Taça Guanabara, o Botafogo encontrou a disputa do segundo turno do Campeonato Carioca. E para manter o ânimo após a derrota por 1 a 0 para o River Plate-SE, pela Copa do Brasil, o Alvinegro se apegou ao confronto de volta, na próxima quarta-feira, no Engenhão. Para os jogadores, ainda não é o momento de lamentar a péssima atuação em Aracaju.
- Vamos trabalhar para dar a volta por cima, porque ainda não acabou. Sabemos da responsabilidade que é defender o Botafogo. Não fizemos um bom jogo, mas temos a partida de volta. Nós jogadores acreditamos - destacou o lateral-direito Alessandro.
Para Somália, que foi mantido na equipe titular e mais uma vez terminou uma partida atuando na lateral esquerda, a eliminação para o Flamengo não teve influência na atuação do Botafogo contra o River Plate-SE. O jogador ainda descartou que a equipe sinta de alguma forma o mau retrospecto recente na Copa do Brasil, da qual foi eliminado ainda na segunda fase nos últimos dois anos.
- O retrospecto não é bom, mas acredito é na competência. Ainda não acabou, assim como ainda não acabou o Campeonato Carioca para o Botafogo - frisou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/02/grupo-repete-discurso-da-eliminacao-para-o-fla-ainda-nao-acabou.html

Parceria campeã: ex-genro de Luxa, Maldonado dá sorte com o técnico

Juntos, eles já ganharam cinco campeonatos por Santos e Cruzeiro. Neste domingo, podem melhorar o histórico com a Taça Guanabara

Por Eduardo Peixoto e Richard Souza Rio de Janeiro

Maldonado tem um currículo de respeito. Campeão chileno, bicampeão brasileiro, campeão da Copa do Brasil, do Rio-São Paulo, tetra do Paulista e bi do Mineiro. Uma particularidade acompanha metade dessas conquistas: a companhia de Vanderlei Luxemburgo. Os dois ganharam cinco títulos juntos, resultado de uma parceria de sucesso.
- Foi o treinador com quem mais ganhei títulos. Foram dois paulistas (Santos), um Brasileiro, um Mineiro e uma Copa do Brasil (todos no Cruzeiro).
A boa relação saiu do campo, e Maldonado já foi genro do treinador. O fim do relacionamento com uma das filhas de Luxa não comprometeu a amizade longa e vitoriosa.
- O Vanderlei me conhece desde quando cheguei ao Brasil, com 20 anos. Passei três anos no São Paulo, depois ele me levou para o Cruzeiro e criamos uma relação de amizade. Deu sorte para os dois. Em todos os times que eu ia trabalhar com ele era campeão. Tomara que aconteça aqui no Flamengo.
Luxemburgo Maldonado Flamengo (Foto: Montagem sobre foto da VIPCOMM)Luxemburgo e Maldonado são parceiros de longa data (Foto: Montagem sobre foto da VIPCOMM)
Neste domingo, o Rubro-Negro disputa a final da Taça Guanabara contra o Boavista, no Engenhão. Apesar do inchaço no tornozelo esquerdo, o chileno voltou a treinar normalmente com o grupo e está à disposição.
- Acho que o Vanderlei procura levar os jogadores que ele sabe que na hora de entrar em jogos decisivos vão responder. Espero que possamos ganhar muitas coisas juntos ainda. O que valoriza o jogador são os títulos, estamos aqui para isso.
O Rubro-Negro volta a treinar na tarde desta sexta-feira. A final da Taça Guanabara será às 16h (de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM detalha os lances em tempo real.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2011/02/parceria-campea-ex-genro-de-luxa-maldonado-da-sorte-com-o-tecnico.html

Andrés nega dívida com Clube dos 13 e abre Corinthians a leilão com TVs

Presidente usou repasse direto das cotas à entidade para justificar os débitos e disse que clube pode negociar com qualquer emissora
Andrés nega dívida com Clube dos 13 e abre Corinthians a leilão com TVs
Andrés usou repasse direto para negar dívida e abriu o Corinthians a 'leilão' com TVs
O presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, seguiu os representantes dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro e também falou, nesta quinta, sobre a decisão de negociar os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de forma independente. Na coletiva, negou que o clube tenha dívidas com a entidade usando os repasses diretos de cota como argumento e ainda abriu uma espécie de 'leilão' para TVs que queiram transmitir os jogos do time que comanda.

"Tem a RedeTV, a Bandeirantes, A Gazeta... A paritr de amanhã qualquer emissora é só procurar o Corinthians. Nunca negociei, quem negociou ou vai negociar é o [vice-presidente de marketing do Corinthians, Luis Paulo] Rosenberg", afirmou o cartola alvinegro, que confirmou o encontro com representantes da TV Record, uma das interessadas na aquisição do Nacional para TV aberta ao lado de Globo e Rede TV!.

"Tive com a Record ontem [quarta]. Eles me ligaram, retornei a ligação e fiquei mais de duas horas com diretores da Record. Não tem problema nenhum. Cada um vai procurar o melhor para si. Não quero prejudicar ninguém. Não sei porque isso assusta tanto", disse. Mais cedo, à ESPN Brasil, o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, já havia revelado tal reunião.

"A dívida que tenho com o Clube dos 13 não e dívida, porque o dinheiro é do Corinthians. Realmente tenho uma dívida, só que em vez de vir a cota para mim, vai para eles e em setembro não devo mais nada. O que posso fazer é mandar uma carta [à TV Globo] e pedir para mandarem o dinheiro direto para mim, mas não vou fazer isso", argumentou sobre os débitos que o Corinthians tem com o Clube dos 13 - cerca de R$ 22 milhões - e que impediriam o clube de deixar a entidade.

Andrés ainda defendeu o fato de negociar à parte, inclusive citando o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o qual está sendo "estuprado" na opinião do presidente do Atlético-MG. "A Lei Pelé, o Cade lá, não tem que ser democrático e tudo? Nada mais justo que cada um negociar o seu. Se a Band transmitir uns jogos, a Record outro, a Globo outros e a Rede TV! outros, melhor ainda. Vocês tem que brigar por isso", seguiu o corintiano, ratificando a ideia que mais lembra um leilão.

Questionado se a torcida corintiana deveria estar preocupada de os jogos do time não serem mais transmitidos pela TV aberta por conta do imbróglio, Andrés garantiu que fechará com alguma emissora. Mas não titubeou em dizer que se nada der certo usará a TV do próprio clube. "Eu tenho intenção de fechar com uma rede de televisão brasileira, a melhor que se encaixar nos planos do Corinthians, ponto. Mas se acontecer de ninguém transmitir o jogo do Corinthians, a TV Timão transmite", enfatizou.

FONTE:
http://esportes.br.msn.com/futebol/artigo-espn.aspx?cp-documentid=27795313

Bellucci vê merecimento em vitória; Larri cobra menos 'excitação'

TÊNIS INTERNACIONAL



Brasileiro sabe das dificuldades que terá para encarar Nicolás Almagro, que venceu o Aberto do Brasil e o ATP de Buenos Aires, ambos no saibro, em busca de uma vaga inédita na final do torneio mexicano
Em uma maratona de 3h09min de partida, o paulista Thomaz Bellucci venceu de virada o polonês Lukasz Kubot, 134º do mundo, por 2 sets a 1, em parciais de 6-7 (5-7), 6-3 e 6-4, e se classificou para as semifinais do ATP de Acapulco. Com dificuldade no começo do jogo, Bellucci afirmou que, por merecimento, a vitória foi justa para quem atuou melhor no embate.

"Eu mereci ganhar este jogo por tudo que fiz durante a partida", disse o brasileiro. "Saí muito bem no primeiro set, me compliquei e acabei perdendo o tie-break. Mesmo assim me mantive firme. O Kubot sacou e devolveu muito bem, então eu tive que me defender o tempo todo para poder atacá-lo. Foi um grande jogo, nós dois jogamos muito bem", avaliou.

O técnico Larri Passos analisou com um bom gosto a atuação de Bellucci contra Kubot. Para ele, o seu novo comandado ainda tem pontos a corrigir, mas vem melhorando gradativamente.

"Thomaz esteve perfeito até o 3-1 e 40-15 do primeiro set. Ainda falta nestes momentos controlar a excitação, mas está no caminho certo. Está controlando melhor as perdas e diminuindo as frustrações rapidamente. Isso pra mim é um grande avanço nesta semana", observou o treinador.

Bellucci sabe das dificuldades que terá para encarar Nicolás Almagro, que venceu o Aberto do Brasil e o ATP de Buenos Aires, ambos no saibro, em busca de uma vaga inédita na final do torneio mexicano. Os dois se enfrentaram no ano passado, no Masters 1000 de Miami, e o espanhol levou a melhor, vencendo por 2 sets a 1.

"Almagro está jogando praticamente com a confiança no automático, está numa excelente fase. Mas eu também estou bastante consciente do que tenho que fazer, venho fazendo uma boa semana e será, sem dúvida, um bom jogo", finalizou o número 1 do Brasil. 



FONTE:
http://esportes.br.msn.com/esportes/artigo-espn.aspx?cp-documentid=27804989

Unilever dá show e atropela o Pauta/São José

SUPERLIGA FEMININA DE VÔLEI 2010/2011


A Unilever (RJ) não teve dificuldades para alcançar a 16ª vitória na Superliga Feminina de Vôlei 10/11. Nesta quinta, o time dirigido pelo técnico Bernardinho passeou em quadra e venceu o Pauta/São José (SC) por 3 sets a 0 (25/9, 25/12 e 25/14), em 1h07 de jogo, no ginásio da cidade de São José (SC).


A campeã olímpica Valeskinha, da Unilever, deu um show em quadra e mostrou o porquê é a maior bloqueadora da história da Superliga. Eleita mrlhor em quadra, a atleta marcou cinco pontos dessa forma e, agora, soma 620 acertos neste fundamento. Na sua cola está a central do Vôlei Futuro Fabiana, com 609 pontos. O bloqueio foi o principal fundamento da Unilever na partida. Foram 17 pontos neste fundamento contra apenas três das adversárias.

A maior pontuadora da partida foi a oposto Sheilla, da Unilever. A atacante teve 16 acertos - 14 deles no ataque e dois no bloqueio. A ponteira Mari, da Unilever, que está retornando às quadras após cinco meses afastada devido a uma cirurgia no joelho direito, jogou os dois primeiros sets. A atacante marcou sete pontos.

Com o resultado, a Unilever manteve a liderança da Superliga. O time carioca voltará à quadra neste sábado, mais uma vez em Santa Catarina. Em Brusque, na Arena Multiuso, o time carioca terá pela frente o Brusque (SC), a partir das 19h.

O Pauta/São José também jogará no sábado, mas a partir das 10h30 contra o Macaé Sports (RJ), no ginásio São José, em São José.

Confira os outros resultados desta quinta:

São Caetano 3 x 2 BMG/Mackenzie (25/16, 15/25, 25/14, 23/25 e 15/05), em 1h56 de jogo, no ginásio Lauro Gomes, em São Caetano do Sul (SP)

BMG/São Bernardo 2 x 3 Usiminas/Minas (22/25, 17/25, 25/19, 25/22 e 09/15), em 2h02 de jogo, no ginásio Baetão, em São Bernardo do Campo (SP)

Brusque 0 x 3 Macaé Sports (22/25, 18/25 e 19/25), em 1h34 de jogo, na Arena Multiuso, em Brusque (SC). 



FONTE:
http://esportes.br.msn.com/esportes/artigo-espn.aspx?cp-documentid=27801603

De virada, Grêmio perde fora de casa para o Junior Barranquilla-COL

COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2011


Borges marcou primeiro, mas colombianos alcançaram a vitória por 2 a 1

por Eduardo Cecconi
 O Grêmio saiu na frente mas não conseguiu manter o resultado. De virada, os tricolores gaúchos perderam para o Junior Barranquilla-COL por 2 a 1, na madrugada de quinta para sexta-feira, pela segunda rodada do Grupo 2 da Taça Libertadores . A partida, disputada no Estádio Metropolitano, em Barranquilla, na Colômbia, quase ficou marcada por um gol antológico do zagueiro Rodolfo, em chute de antes do meio do campo, um minuto antes de o Grêmio sofrer o segundo gol. No fim, o árbitro deu apenas um minuto e meio de acréscimo.
Borges abriu o placar para o Grêmio. Hernández e Viáfara marcaram os gols colombianos. O Junior Barranquilla-COL agora isola-se na liderança da chave, com 6 pontos. O Grêmio, pelo saldo de gols, é o segundo colocado, com 3 - ao lado do León de Huánuco-PER. O Oriente Petrolero-BOL está na lanterna, sem nenhum ponto.
Início promissor
Minutos antes do início da partida, Renato Gaúcho se viu obrigado a modificar o time do Grêmio. Com dores no joelho direito, Lúcio não passou no derradeiro teste físico, e deu lugar a Adilson no meio-campo. Carlos Alberto já estava confirmado.
Com as novas camisas azuis celestes o Grêmio jogou da forma como gosta seu treinador. Mesmo fora de casa, contra aproximadamente 30 mil torcedores adversários, os gaúchos posicionaram-se de início no campo de ataque.
Víctor Cortes Juniors Barranquilla x Grêmio (Foto: EFE)Víctor Cortéz tenta o gol diante Roldofo, que voa tentando cortar a bola, André Lima e Victor (Foto: EFE)
E assim surgiu o primeiro gol. Trocando passes, o Grêmio cercou a área do Junior Barranquilla-COL. E quando perdeu a posse, não recuou. Pelo contrário. Fábio Rochemback adiantou-se, roubou a bola, e deu origem à combinação finalizada pelo disparo de canhota do centroavante Borges, aos 4 minutos. A bola ainda tocou o travessão antes de entrar: 1 a 0.
Dez minutos depois os colombianos responderam, acertando o poste esquerdo defendido por Victor. Mas a sorte acompanhou o Grêmio no lance e, ao invés de passar a linha, a bola voltou para a área, e foi afastada pelo bico do pé esquerdo de Rodolfo.
Pressão aérea
Com jogadores altos, o time da casa investiu nos cruzamentos. Houve uma sequência de cinco escanteios, todos anulados pela defesa tricolor. O Grêmio já esperava por isso, e o combate à bola alta foi estudado em vídeos, e treinado em campo.
Mas foi pelo chão que saiu o empate do Junior Barranquilla. Aos 28, o ágil Giovani Hernández apanhou um rebote rasteiro na área gremista, e com categoria empatou.
Borges gol Grêmio (Foto: EFE)Borges comemora o seu gol (Foto: EFE)
Aquele início promissor do Grêmio não mais se repetiu. Embretado pela pressão colombiana, o time gaúcho passou a cometer faltas. Carlos Alberto, amarelado, colocava sua permanência em campo sob risco iminente:
- Mais uma falta e ele vai expulsar o Carlos Alberto - disse Renato, à beira do campo.
Sete minutos depois do empate o treinador gremista substituiu Carlos Alberto, colocando o lateral-esquerdo Bruno Collaço no meio-campo - à exemplo do modelo de jogo elaborado a partir da presença do titular Lúcio no setor. Evitou a expulsão do camisa 22, e conseguiu arrefecer o ímpeto do Junior.
Pé no freio
Do vestiário, o Grêmio saiu mais tranquilo. Voltou a valorizar a posse de bola, trocando passes na intenção de retirar do Junior Barranquilla-COL a velocidade de suas transições ofensivas.
Bem posicionado, e articulado, o Grêmio recomeçou melhor o jogo. E teria a chance de passar à frente se o árbitro mexicano Marco Rodríguez tivesse marcado pênalti no centroavante Borges. Lançado na área, ele foi puxado pelo zagueiro, mas o juiz ignorou o lance.
A estratégia tricolor, entretanto, deu certo. Não se repetiram a pressão, a insistência ou a rapidez de movimentos ofensivos dos anfitriões. Pelo contrário. Com boas atuações de Rochemback e Douglas, o Grêmio controlou o segundo tempo com passes curtos, tabelas e marcação eficiente.
Incrível é pouco
Em um minuto, o jogo incendiou-se novamente. Aos 28 o zagueiro Rodolfo quase marcou um gol antológico no Estádio Metropolitano. Do meio-campo ele percebeu o goleiro Rodríguez adiantado, e bateu forte.
A bola tomou a direção certa, mas bateu no chão dentro da pequena área, subiu e encobriu o travessão. Durante frações de segundos o público silenciou completamente. E todos, atônitos, assistiram à salvação do goleiro. Rodolfo já corria para comemorar, e ajoelhou-se lamentando o azar. Incrível.
E aos 29, o Junior virou a partida. Após cruzamento, o volante Viáfara completou uma linha de passes aéreo e antecipou-se ao goleiro Victor: 2 a 1. Placar que persistiu até o final.
Próximos jogos
Pela Taça Libertadores, o Grêmio volta a jogar às 20h15m da próxima quinta-feira, dia 03 de março. Será no Estádio Olímpico, contra o Léon de Huánuco-PER, pela terceira rodada do Grupo 2.
Antes, às 16h de domingo, o Grêmio encara o Cruzeiro-Poa pela semifinal da Taça Piratini - o primeiro turno do Campeonato Gaúcho - também no Olímpico.
Junior BARRANQUILLA-COL 2 X 1 GRÊMIO
Rodríguez; Gómez, De Almeida, Macías e Fawcett; Viáfara, Páez (Valencia), García e Giovane Hernández; Bacca e Cortéz (Cárdenas, depois Barahona). Victor; Gabriel, Paulão, Rodolfo e Gilson (Vinicius Pacheco); Fábio Rochemback, Adilson, Carlos Alberto (Bruno Collaço) e Douglas; Borges e André Lima (Júnior Viçosa).
Técnico: Óscar Quintabani. Técnico: Renato Gaúcho.
Data: 24 de fevereiro de 2011. Local: Estádio Metropolitano, em Barranquilla, na Colômbia. Árbitro: Marco Rodríguez, auxiliado por Marvin Torrentera e José Luiz Camargo (trio mexicano).
Gols: Borges (Grêmio), aos 4m; Hernández (Junior Barranquilla-COL) aos 28m, no primeiro tempo. Viáfara (Junior Barranquilla-COL), aos 29m do segundo tempo.
Cartões amarelos: Cortéz (Junior Barranquilla-COL); Adilson, Carlos Alberto (Grêmio).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/libertadores-2011/24-02-2011/atletico-junior-gremio.html

Mesmo sem gol ‘cajuína’, Túlio encanta Barras em empate com ABC

Em busca do milésimo gol, artilheiro passa em branco no 1 a 1, mas é ovacionado e ganha faixa de capitão

Por Diego Ribeiro Direto de Teresina

Barras-PI e ABC-RN empataram por 1 a 1, gols de Marquinhos Vitória e Irineu, e vão ter de se enfrentar no jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil. É só isso o que é possível falar do jogo desta quinta-feira, no Albertão, sem citar o nome de Túlio Maravilha. Mesmo sem marcar o prometido ‘gol cajuína’, homenagem à bebida típica do Piauí, o artilheiro foi o centro das atenções em campo, nas arquibancadas e, principalmente, nos vestiários. Se o time conseguir uma vitória no jogo de volta, passa de fase para enfrentar o Vasco. Túlio deixou aberta a possibilidade de participar dessa partida, na próxima quarta-feira, em Natal. Mas precisa fechar um novo acordo com a diretoria do clube piauiense.
Túlio Barras x ABC (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)Túlio na área do ABC em busca do gol prometido à torcida do Barras (Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)
Cerca de uma hora antes do jogo, Túlio já se aquecia com os companheiros de equipe e orgulhava o técnico Denílson Azevedo, ex-zagueiro de América-RJ e Corinthians. Bastante participativo, puxou os exercícios comandados pelo preparador físico e se deu ao luxo de sair do vestiário para dar entrevistas. Torcedores e alguns repórteres aproveitaram para tirar fotos com o ídolo.
Na hora da famosa corrente, ainda dentro do vestiário, foi o veterano de 41 anos quem pediu a palavra. Citou sua corrida pelo milésimo gol (sem marcar nesta quinta, segue com 956), mas falou como se estivesse no elenco há muito tempo. Apesar de ter chegado a Teresina na segunda-feira.
- Estamos aqui há um mês e meio nos preparando para este dia. Vamos para dentro deles, jogar como guerreiros, verdadeiros gladiadores – gritou o atacante, já vestindo a camisa 7.
Túlio (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)Túlio coloca a faixa de capitão antes do jogo
(Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)
O técnico Denílson deu moral ao artilheiro: o credenciou como capitão do time. Depois de fotos com árbitro e assistentes e mais alguns fãs que conseguiram entrar em campo, chegou a hora de seguir seu objetivo: o gol ‘cajuína’.
Artilheiro é muito marcado
Em campo, porém, o atacante foi vigiado de perto pelos zagueiros do ABC, principalmente Irineu, ex-Cruzeiro e Flamengo. Malandro, Túlio fingia cansaço por várias vezes para depois disparar e pedir por uma bola que nunca vinha. Sua primeira chance só veio aos 25 minutos, quando recebeu um cruzamento da esquerda e, com um leve toque, girou e já saiu da marcação. Em vez de chutar, porém, caiu, tentando cavar um pênalti. A jogada funcionou para a torcida, que gritou o nome de Túlio e xingou a arbitragem.
Com muita marcação sobre o capitão, quem aproveitou foi o meia Marquinhos Vitória. Logo no primeiro minuto do segundo tempo, o meia aproveitou espaço aberto por Túlio e finalizou, abrindo o placar. Mesmo assim, quem foi mais festejado foi o camisa 7, estrela da noite em Teresina.
Já desgastado na segunda etapa, Túlio viu de longe o gol de empate do time potiguar, marcado por Irineu. Depois, em vão, parou na área para aguardar cruzamentos. Se o gol ‘cajuína’ não saiu, ao menos a combatividade de Túlio conquistou a torcida. A cada carrinho ou tentativa de roubo de bola, as arquibancadas iam ao delírio. Em um jogo, o artilheiro já é ídolo de todas as torcidas no Piauí.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/2011/02/mesmo-sem-gol-cajuina-tulio-encanta-barras-em-empate-com-abc.html